Fala galera sejam muito bem-vindos mais uma vez aí o lendários podcast a gente tá aqui como sempre com Igor gante Fala galera beleza e hoje a gente tem o prazer de conversar com o Artur Adame nosso aluno da formação já tá sendo conhecido aí como lendinha por muitos o Artur tem apenas 18 anos tá ainda no ensino médio e já tá tendo alguns resultados bem massa aí vai ser um prazer falar com ele hoje E aí Artur Boa Tarde aí como é que tá boa tarde e primeiramente obrigado por né pelo convite é tô na
formação faz acho que se meses já tô já tô em andamentos com alguns projetos e foi um um das melhores coisas que eu que eu acredito que eu tenha feito por enquanto de aquisição como curso e a formação em si uma comunidade muito boa e traz muita informação que massa cara e até sobre Sobre isso né Como que você entrou como é que você conheceu a formação como é que conta um pouco dessa história aí essa eu gosto dessa história porque ela tem uma revir volt Zinha E como você já comentou eu tô no ensino
médio ainda faç parte do terceiro ano e no começo do ano tinha muito trabalho muita muita coisa eu não gostava de fazer porque demandava tempo eu preferia trabalhar e no meio disso eu usava a inteligência artificial para fazer tudo os trabalho fazia Absolutamente quase todos daí quando tinha por exemplo prova virtual assim que não valia a nota Eu também colocava por lá porque não ia tomar meu tempo né E daí meu pai viu isso Começou a achar interessante porque ele não via tudo que tinha possibilidade de Inteligência Artificial e eu comecei mostrando as coisas que
dava para fazer mostrava por exemplo na antiga versão já tinha o a criação de páginas de Word então eu colocava todas as informações ele fazia Ali só era só clicar e baixar já tava tudo formatado meu pai achou isso muito legal como ele já já empreende faz um tempo ele achou a formação e daí ele veio conversar comigo pô Achei um curso aqui sobre inteligência artificial e que que você acha de eu comprar para eu fazer primeiro momento eu pensei cara não não não vou daí passou uma duas semaninha ali eu falei mas e se
eu for né daí aceitei por ideia do meu pai influência da minha mãe entrei na Formação não deu acho que duas semanas já tava fazendo algumas coisas para dentro da empresa do pai que massa mano isso é muito louco né porque é muito difícil esse impulso vir de uma pessoa mais velha geralmente não fala o contrário né Isso aí não tem nada a ver e que você tem que sei lá ficar no caminho comum na faculdade ou ir trabalhar em algum lugar exato e a gente ficou sabendo assim que tu começou a a criar essas
soluções e tal e começou a Vender elas para algumas pessoas tu pode falar mais ou menos quanto tu fechou um contrato aí de de a um o agora eu tô fazendo um projeto para uma escola Aonde a base do do contrato ele tá na faixa de 150.000 uhum o projeto inteiro mais a mensalidade daí dependendo da quantidade que seja necessário massa e esse projeto Ele tá em andamento em mais ou menos acho que três instituições no momento eu vou fazer mais algumas apresentações provavelmente semana que vem então Talvez esse valor dê uma mudada também tenha
que aumentar a régua Sim e eu percebo assim que a dificuldade muita dificuldade da galera não é nem criar né às vezes é muito sei lá vender ou para quem vender ou se conectar e e eu vejo muitas vezes que é uma coisa mais psicológica assim que a galera tem o receio de é uma trava Porque se tu apresentar o negócio é muito é muito fácil de vender entendeu pra grande maioria das empresas Qual foi o Diferencial assim que tu viu que fez tu conseguir te conectar com essas pessoas ou conseguir encontrar essas pessoas para
realmente conseguir vender a solução sim acredito que uma das coisas mais fáceis para você vender além de ser algo que você compre é algo que você consiga trazer a melhor solução esse projeto com as escolas que eu comentei que eu já tô tratando com três eu era uma dor minha era algo que Me incomodava porque eu trabalho de manhã estudava de tarde e daí de noite eu tinha o tempo para sei lá ir na academia sair com os amigos e daí perto da madrugada eu revisava a matéria da escola só que às vezes eu não
não tinha o apoio dos professores eu ficava com alguma dúvida e eu pensava pô e agora tentava mandar mensagem só que nenhum professor vai ficar acordado até 11 hor da manhã da da noite para responder um aluno da aí eu comecei usar Inteligência Artificial tirava a foto do das páginas do da apostila mandava pra Inteligência Artificial e pedia ajuda ali além dela me trazer uma resposta muito mais clara ela trazia uma resposta também não de uma pessoa de pelo amor Deus me deixa dormir trazer uma resposta de uma pessoa que queria ajudar e minhas notas
começaram a melhorar bastante então trazer uma solução daquilo que te ajuda ou você pode trazer uma ajuda muito melhor para quem tá comprando acredito Que facilita na venda é o que o Pereira aminho também fala você não vende algo você ajuda a pessoa a comprar e como é que foi esse processo assim de você você já criou algum tutor PR tua escola teus colegas a galera olhar para isso como é que foi eu eu tinha criado esse para mim daí eu tinha criado um para cada matéria e daí nesse processo eu minhas notas elas foram
Mel melhorando e daí o coordenador ele veio Falar comigo pensou Pô esse cara tá colando nota dele tá aumentando isso daí não tá fazendo muito sentido daí me meus colegas também eles começaram a ver isso falar cara o que que tá fazendo e daí no final das contas eu apresentei pro para um amigo amigo meu a ideia tipo ele é meu melhor amigo a gente tava conversando ali eu tava mexendo no celular daí eu comecei a tirar foto da puxa f por que que tá tirando foto daí eu apresentei tudo o negócio comecei a Importar
tudo pra Inteligência Artificial mostrei para ele e falou cara vende sim daí que me veio na cabeça né pô vou oferecer pra escola então pô massa mano que daí eu percebi que não era uma dor única e exclusivamente minha outros colegas eles também tinham essa dificuldade só que como eles também não não têm todo esse ensino igual tem na formação ou não não tem esse conhecimento ou dinheiro para pagar por exemplo a openi de forma que você tem Aquele uso limitado acaba piorando a situação então trazer essa solução para dentro da escola facilitaria muito mais
implementando tanto no WhatsApp então seria uma plataforma muito mais usada e trazendo resultado muito melhor que doideira é isso é louco porque tem uma coisa que tu que tu falou que chamou atenção que é Ah eles ainda não tinham esse conhecimento e todo o mercado disruptivo todo o mercado de ascensão tecnológica uma parada que grande parte Das pessoas não entendem que onde tá realmente o dinheiro é na assimetria de conhecimento tipo tu ter um conhecimento que ele é muito valioso e que outras pessoas não TM ele e aí por elas não ter elas vão vão
estar dispostas a pagar para ou tu ensinar elas ou tu fazer aquilo por elas tá ligado que é exatamente o que aconteceu contigo só que o mais louco do teu caso é que isso aconteceu de uma forma totalmente orgânica tipo tu tava tu tava estudando Teu pai te trou trouxe a parada tu começou a fazer o curso depois tu criou para ti e depois tu começou a vender aquilo que tu tinha criado sem de forma natural tipo muito louco e é é louco isso também porque antigamente a janela para você fazer isso era muito mais
demorada né Para você aprender essa nova tecnologia para você adotar isso para você começar a ter resultados e hoje em um dois anos a gente tem uma curva de adução absurda na ia e hoje Qualquer Pessoa tem acesso a qualquer tipo de conhecimento e pode fazer criar soluções como essa e já sair vend coisas que pessoas nem imaginam que já seja possível né Muito acessível e o que que tu pretende fazer agora assim tu quer expandir esse negócio tá pensando em fazer ir para outros caminhos de eu acho que essa ideia que eu tive para
para I PR as escolas é é uma veia que ele ele me toca bastante no no projeto Porque como era uma dorm eu me Sinto meio que na obrigação de ajudar os outros também massa Então esse eu provavelmente eu vou tocar mas uma das coisas que mais eu gostei dentro da formação também é a parte de automações Eu já trabalhei em setor financeiro também era auxiliar de setor financeiro e tem muito processo muito processo que é todo dia a mesma coisa se eu trouxesse uma automação por exemplo para uma empresa onde tem o setor financeiro
com 10 pessoas Dá para automatizar o Processo no mínimo as oito e dá para realocar todas as pessoas em outros setores para trazer um melhor desempenho pra empresa então essa parte de automação é é um lugar muito grande dá para fazer muita coisa então provavelmente acho que eu vou manter nessa linha mesmo a criação de Agentes pra implementação ou em escola ou empresas e as automações em si eu queria até entender um pouco mais sobre isso que você trouxe que já Trabalhou já fez várias coisas diferentes e Da onde veio isso você trabalha desde quanto
tempo e por que que você geralmente a gente não vê antigamente era mais comum né o pessoal mais novo já trabalhar mas hoje em dia quando é mais difícil o pessoal que tá na escola começar a trabalhar ou já querer ganhar o próprio dinheiro onde é que você viu que pô eu não vou seguir esse caminho aqui de só estudar eu quero já começar a trabalhar olhar para outras Coisas como é que foi essa jornada eu comecei a trabalhar relativamente cedo né normalmente se começava antigamente trabalhar desde os 13 14 eu eu comecei nos 15
eu comecei a trabalhar como SDR Eu só tipo respondi o pessoal no tudo pelo WhatsApp daí depois disso eu ajudei mais na parte de vendas também saindo desse setor daí eu fui pro setor financeiro e daí eu tava trabalhando até ano passado no setor financeiro como auxiliar e daí eu entrei Nesse mercado de a eu acredito que eu comecei a trabalhar em si mais por ajudar mesmo em casa e por uma concepção tipo eu não não gostava da escola o o sistema de ensino ele é ele é bem quebrado você basicamente poniza todo mundo e
não é para ser assim as pessoas elas são diferentes e tem a necessidade de ser diferente se fosse todo mundo igual ia ser um mundo totalmente sem graça só que não dá para você só largar a escola e ir Embora assim e começar a trabalhar então eu não dava tanto foco assim pra escola e cuidava mais da parte do trabalho pensava Cara o que que eu vou fazer e todos os trabalhos que eu Fazia tudo que eu tinha que fazer mais de duas vezes eu começava a achar chato porque começa a ser exatamente a mesma
coisa uma coisa que eu percebi Também depois de entrar no no mercado de i é que Teoricamente você trabalha quando você quer ou quando você precisa e eu acabo trabalhando até Final de semana então quando você não tem a necessidade de você trabalhar e você ganha por aquilo que você rende tu trabalha muito mais então esse essa padronização que eles querem de escala se por um ou trabalhar das 8 à 6 Não não gosto de nada que tire a minha liberdade massa eu boto fé a gente falou sobre isso semana passada sobre o lance de
a gente fazer a parada porque tem gosto de fazer o Vinícius falou tipo a gente tava falando com um cara que ele fazia Engenharia eletrônica né eletrônica e aí ele disse que não tinha nenhum ânimo para fazer aquela parada que ele tava lá só empurrando com a barriga e hoje trabalhando com Iá ele faz as coisas sem obrigação nenhuma né Tipo nem vê o tempo passar e tô falando do sistema de ensino eu me identifico muito com isso também cara tipo eu passei exatamente por isso ir a escola e e é um paradoxo porque eu
gostava muito de estudar mas odiava ir à escola tá ligado e eu ainda fiz Faculdade tu pensa em fazer Faculdade Não eu tava até pensando em fazer uma faculdade de programação alguma coisa assim só que o ramo que a IATA tá vindo talvez eu nem precise é é é possível pô já já experimentou o gostinho do nocode já já viu que D de fazero mais com as previsões que estão que estão saindo aí n que até 2026 27 A maioria dos programadores vão vão acabar inclusive no Google hoje 25% dos códigos já são feitos por
is a né eu vi essa Notícia aí pô é o negócio vai ficar louco e cara o que e como é que tu vê esse lance assim do no code cara tu tipo antigamente a programação era a profissão do Futuro né E aí surgiu um movimento no code de uma forma bem acho que quando surgiu foi bem assim discreto só que com o i eu vejo que negócio deu teve uma ascensão agora n principalmente esse ano de 2024 que foi muito violenta né sim e e óbvio né Quanto mais complexo o projeto Mas tu vai
precisar eh Entender de código e tal só que eu vejo que principalmente para quem tá criando MVP quem tá criando Startup criando empresa acaba tendo uma velocidade muito grande no no code né e eu não sei o que que tu vê tu acha que vai ser necessário ainda programar ou tu vê que é um futuro que o nocode vai dominar totalmente a parada eu acredito que como o mercado ele sempre tende a ser um pouco mais padronizado e sempre querer manter a Ordem como sempre tá talvez demore um pouco mas eu acredito que essa parte
de no Code em si ela não demora para para se tornar meio que padrão assim por exemplo a criação de Agentes ela antes você precisava entender de de código várias e várias tipos de linguagem fazer importação de dados toda essa estrutura entender como faz a chamada de api hoje em dia por exemplo tem os superagentes que eu eu gosto de trabalhar com eles coloca a chave api faz todo prompt Bonitinho e consegue importar direto ele conectando no WhatsApp ou você pega a linha de código e daí coloca dentro de um site sim então acaba se
tornando muito mais fácil que seria algo muito mais demorado e muito mais complicado que você fosse criado zero sim isso também por exemplo em plataforma de automação para você fazer uma automação na parte de código é muita coisa e principalmente se você for fazer coisas com várias etapas conectam em coisas Diferentes então essa parte no code que ele acaba agilizando muito ele cria mais possibilidade e as pessoas podem criar startups sem tanto tanta dificuldade em si sim cara o que eu acho mais louco de tudo isso também é que antigamente para você ter aí 18
anos e começar a trabalhar e já ter sucesso em alguma área você dependia de est posicionado muito bem ou de ter uma família que te ajudasse nisso ou senão você ia ter que ralar demais Trabalhando manual serviços braçais né E hoje em dia qualquer pessoa que tem acesso a um celular e tem acesso a internet já consegue ganhar dinheiro at través da própria internet Inteligência Artificial prestar serviço então a gente tá vivendo numa érea muito disruptiva e o Artur aqui prova para todo mundo mais do que nunca que só não faz quem não quer né
é o negócio é tá louco muito louco e qual qual ferramenta tu tá usando mais de Automação de para automação tá curtindo mais assim ou criação de agente e tal pra automações em si eu gosto muito do n8n por conta da da estrutura que ele tem e o custo também ele é bem custo benefício sim você tá usando o VPS próprio ali tipo dentro do teu servidor ainda não eu tô para comprar um agora daí o make ele também é muito bom só que ele é bem limitado antes eu usava o make também só que
como ele traz muito bug traz traz bastante variação de de Informação e importação acabei migrando para n8n mesmo Hum e paraa criação de de agente em si eu gosto bastante dos superagentes que ele ele é uma forma bem estruturada e a própria plataforma da Open também ah pode por conta da daquela requisições que você consegue fazer Uhum massa Ah e você não quer contar pra gente como é que foi processo que agora você tá conheceu uma pessoa aqui no Encontro do HUB né conheci eu vim no no Encontro do do HUB daqui de Floripa daí
Conversando ali com o pessoal conheci o Rodrigo e a gente trocou contato que ele tinha que embora mais cedo naquele dia o acho que é aluno da mentoria né do Alan é ele é aluno lá da mentoria e daí a gente trocou contato no dia ele tinha que ir embora mais cedo daí fiquei por lá no dia seguinte mandei mensagem a gente começou a conversar a gente precisava ver alguma um era importação de dados sobre Importar para um banco de dados alguns dados em si e ele precisava de ajuda para essa automação da onde o
agente enviasse os dados Entrei em contato a gente conversou durante um tempo e daí a gente marcou a reunião a gente foi pra reunião já tava com tudo estruturado Mostrei mais ou menos o que que dava para fazer tinha pegado a documentação do do sistema em si e depois disso a gente ele ele gostou bastante da das ideias e e a gente fechou uma parceria Que daí eu ajudo ele nessa parte de automações e daí agora eu tô trabalhando junto com ele também Cara isso é muito louco que a gente tá fazendo aqui né porque
agora a gente tem os hubs que são locais onde os membros podem se encontrar localmente e a gente então cria todo esse networking né onde alunos vá da mentoria pode encontrar alunos da comunidade da formação e eles fazem negócios entre si e acabam sustentando todo esse Ecossistema pra gente né e acabam asseverando o resultado de forma muito mais rápida e exponencial então ISS acaba sendo um acelerador gigante também é esse é o diferencial do tipo de ter uma comunidade de Fato né ter um ecossistema e ter várias porque o que que acontece a maioria dos
cursos são cursos né tipo ah é um curso tu vai lá assiste as aulas tem suporte e tudo mais mas tem um ecossistema que é tipo tem aulas aí tem comunidade mesmo plataforma Aí tem uma uma outra plataforma que é tipo uma ferramenta como superagentes aí agora a gente vai ter um Marketplace também que é paraa galera colocar os projetos lá E aí também tipo tu pode compartilhar teu projeto para outra pessoa pegar teus templates tudo mais tá ligado tu pode colocar oferecer serviço tipo E aí vai criando aí tem Unos encontros onde as pessoas
se encontram presencialmente tudo isso cria um ecossistema que faz todo mundo ter mais Progresso todo mundo prosperar mais junto até porque o próprio curso e conteúdo por se só vai morrer né a gente já vê hoje como a gente tá agora em maj black friday vários info produtores abrindo tudo que eles TM por um preço que não pagaria nenhhum décimo do que V né e e a gente vê cara gigante aí que fazia lançamento agora tendo audiência pequena e vendendo tudo muito barato e a galera não querendo mais saber né tanto porque muitos conteúdos já
estão batidos Mas porque hoje em dia você consegue acessar qualquer conhecimento na palma da sua mão do é isso é doideira Inclusive tem um ensaio chamado I pencil é eu lápis que é um lápis contando como ninguém conhece um processo de fabricação de um lápis até TRS anos atrás né agora com a inteligên artificial ficou mais fácil isso mas até 3 anos atrás ninguém no mundo sabia como fazer um lápis do começo ao final por quê Porque a madeira tem um processo de Extração o grafite tem um processo de extração aí você tem que fazer
a pigmentação do grafite o grafite você tem que misturar a Cila e e a queimar uma temperatura específica você precisa da cova que tem uma reação química a borrachinha também é uma extração de látex o metal ali você precisa fazer uma metalurgia complexa Então são uma cadeia de pessoas através do livre mercado que consegue montar um lápis Olha a complexidade disso sim Então hoje você Só bota no chat de PT como fazer um lápis e tem todos os processos lá no começo a final você consegue extrair isso né então a gente tá com o conhecimento
literalmente Na Palma da Mão o que muda a diferença Hoje realmente é o ecossistema e são as pessoas que fazem isso acontecer com maior velocidade e falando em pessoas cara como é que tu lida com essa parada porque tipo Tu é um cara jovem entendeu hum é novo Pô 18 anos eu tava fazendo Besteira aí pelo mundo tá liado tipo ra sei lá indo pra festa Dando rolê e e como é que é assim com os amigos entendeu Tipo porque tu é louco Tu tem uma empresa e vai pra escola tipo é é muito inclusive
a gente tava até ajeitando a data aqui porque Pegou recuperação né recuperação e daí talvez não desse para fazer hoje mas deu boa na não é estranho para ti assim tipo os ambientes é como é que você vê isso ass tipo uma hora tá aqui com a galera Da academia pensando em faturar milhões e daí chega lá na escola você você sente esse choque também você acha que você é diferente dos teus colegas ou ou toda a tua turma já é mas já tá nesse nesse foco esse esse choque térmico ele ele acontece primeira vez
que eu eu percebi isso assim de uma forma muito nítida foi quando teve o encontro do HUB daqui eh eu eu saí da escola tipo eu no dia seguinte teve no dia anterior teve aula De noite daí eu fui para para casa dormir fui pro evento já logo de manhã cedo e daí eu cheguei eu comecei a conversar com o pessoal E daí eu percebi que eu não precisava simplificar as coisas que eu tava explicando eu conseguia falar na linguagem natural explicando as coisas que Teoricamente eram difíceis pros outros e o pessoal entendia e foi
uma troca de informação e Foi incrível maravilhoso Porque daí eu conversava com o pessoal tinha um monte De ideia a gente abria o computador começava a trabalhar ali junto voltei pra escola segunda-feira olhei pro pessoal comecei a conversar perguntaram Ah como é que que foi eu comecei a explicar o pessoal legal fala em Português daí fica por isso tem uma única pessoa na minha sala que é o Mateus meu amigo ele ele também não entende muito dessa parte mas toda vez que eu vou escutar ele fica caro Isso daí deve ser incrível porque tu não
para De falar disso é cara isso a gente vê com várias pessoas ao nosso redor nossa família nossos amigos né difícil de de explicar a velocidade das coisas a gente tá numa bolha na real né por isso que é fácil de falar quando tu cheg chega no meio de uma galera que tá estudando o mesmo conteúdo tipo ah tu vai falar de uma automação tu vai falar de uma ap tu vai falar de uma parada assim a galera vai entender né sim mas é é bom Mateus ficar ligado Mateus cola nele cara tô Falando fica
ligado cola nele depois ele vai vir aqui falar com a gente mas é é muito louco isso cara tipo de de tá na escola ainda e tá empreendendo tá criando empresa mas tu já tem esse essa veia na família assim tu falou que teu pai tem empresa né que que ele faz S meu pai ele é do do Ram imobiliário né ele tem Construtora massa e ele trabalha desde pequeno também uhum daí eu acho que eu puxei essa essa parte meio de de querer empreender sempre por Por conta dele sim porque meu pai ele já
abriu várias empresas também já vendeu várias empresas e eu sempre via ele acordando cedo ia por exemplo sentava ia ler um livro porque era o único tempo que ele tinha e daí depois disso ele saía trabalhar passava o dia todo fora depois voltava dava atenção pra família inteira depois ia dormir fazia todo esse processo todo santo dia e sempre fazia cara era eram cois casas incríveis projetos quando não tinha gente para Conseguir atender ele ia lá fazia ele fazia todos os processos Ah não tem gente para construir ele ia lá ah não tem gente para
vender ele ia lá ah não tem não tem gente para cuidar do negócio porque ele o o vendedor teve que sair ele ia independente do horário independente da ocasião então essa parte de Sempre buscar e fazer e tá ali sempre querendo ajudar e fazer o máximo que der provavelmente eu tenho quase certeza que eu puxei dele b e como ele já teve Várias empresas também um dos projetos mais lindos que eu vejo que ele já fez foi o Condado lá de Urubici Ah é um projeto lindo o Condado é tipo um condomínio o que que
é é um condomínio de multipropriedade eh é como se fosse uma rede de hotelaria né é um terreno de 100.000 M qu com 24 cabanas e é dividido em multipropriedade Então você não tem a preocupação de por exemplo ter que pagar 100% de um imóvel que você vai usar 30 dias por ano sim e Nesses outros 300 dias que você ia deixar ele desocupado vai ter gente ocupando você pode alugar os dias que você não for tem serviço de hotelaria ou seja ele vai cuidar de tudo para ti você não vai ter que chegar e
cortar o mato não vai ter que chegar ou limpar tudo ou se preocupar de se alguém invadiu ou roubou alguma coisa ele vai estar sempre sempre preocupado e sempre sendo cuidado com manutenção massa Então essa preocupação você consegue tirar ela e Esse projeto ele tem afiliação com a intercambiadora também então você pode trocar suas semanas lá do Condado por semanas em mais de 80 países então essa parte de liberdade você tem a livre espontânea vontade da hora e tu chegou a a utilizar alguma coisa assim de pro teu pai pra construtora que tu conseguiu enxergar
assim de aplicação já a parte de automação agora eu tô automatizando alguns processos dentro da empresa Eu tava fazendo a criação também de um Agente para fazer o agendamento das reuniões para pro setor de vendas Esso Eu ainda tô fazendo em processo porque demanda muito material e agora também eu tô estruturando a parte de ads funil de vendas e eu quero fazer o agendamento direto então fazer um ecossistema completo ele vai fazer o anúncio vai fazer a página já faz a página de vendas e o atendimento pós o pós o a página já é automático
então a pessoa deixou o cadastro quer entrar em contato a Inteligência artificial já entra em contato direto passa todas as informações que a pessoa quer e já agenda a reunião Nossa violento Cara isso é muito legal de você se você ter oportunidade de um negócio próximo você já conseguir implementar você ganha muita velocidade e ganha repertório também né e a partir disso para você levar essas soluções para outras pessoas que TM uma dor ou um negócio parecido você consegue escavar de forma muito Mais fácil então quem tem um negócio aí consegue aplicar já no próprio
negócio ou de algum conhecido da família isso é é muito bom e é o investimento do teu pai de Roy né é tipo jogou a formação ele Já devia estar pensando nisso tipo jogou a formação para te fazer já já tá colhendo Mas ele tem algum background de tecnologia assim ele é engenheiro alguma coisa assim arquiteto Não ele só é empreendedor é e mas ele tinha tem algum background de tecnologia ou ele só viu Estudando e e achou o curso e falou ah quer fazer foi só isso que massa mano que ele é ele é
da daquela geração onde você precisa tá ali fazer é tudo na mão e não sei o quê projeto é tudo na mão é vender é aqui sim Sempre Olho no Olho ol no olho Então esse processo ele ele sempre foi meio quadrado em todas as empresas só que o meu pai ele sempre tenta tenta buscar inovação trazer coisas diferentes tanto que o conceito de multipropriedade ele é Teoricamente Recente ele é de 2018 e nem nem é todas as empresas que conhecem ou que trabalham com isso sim então ele sempre busca trazer o melhor desempenho e
as melhores soluções para alguns problemas e ele viu essa potencialidade da Inteligência Artificial e como ele ele até começou a assistir a formação também mas ele não não engajou tanto é daí Ele olhou e pô moleque tá aí né Sim vamos jogar ele para lá sim ah da hora mano pô da hora e não tá bravo não que você Pegou recuperação Ah eu não sou muito aplicado na escola faz um tempo já eh é sempre sempre deixei isso bem claro lá na família né eu não não me importo muito com a escola mas eu vou
fazer só o necessário para passar desdeo desde isso eu sempre pego a recuperação porque dá para passar de recuperação então eu não tenho tanta necessidade e teus pais levam de boa assim esse de sim e e o lance da faculdade se eles não te cobram tipo ah Tem que fazer uma faculdade ah cobrar cobra né eu era para ter me inscrito no ENEM e daí eu dei aquele leve migué de Ah eu esqueci de pagar e não sei o quê é a galera faz essa eu não conheci esse mingu não você se inscreve traz o
comprovante de inscrição ali não você tá inscrito não sei o qu vai cair o boleto Para tu pagar só que daí né o boleto pô boleto você perde tá ali no Meio do e-mail o e-mail também já tem um monte de coisa do trabalho pô essa é uma boa Pô mas já fez Enem não você soubesse disso só simulado ficou ficou qu quro anos também né na faculdade qu anos também fiquei faltava 1 e meio para me formar Eu também faltava um para me formar falava pô fica aí cara já fez tanto tempo eu também
pensava Nossa mas vou jogar todo esse tempo todo esse tempo no lixo mas é que assim quando a gente tá decidido que a gente quer fazer uma coisa como é que eu vou ficar 1 ano e meio mais dividindo energia foco Responsabilidade com isso né senão a gente não estaria aqui hum é isso é verdade é tá louco eu fiquei 4 anos também eu me arrependo de não ter saído antes P assim te arrep ter saído me arrependo de não ter saído antes tá ligado e não que eu seja contra faculdade mas eu acho que
assim a grande maioria das pessoas entra numa faculdade sem querer entrar sem querer tá lá sim Tipo se é uma parada que nossa meu sonho é ser advogado Meu sonho é ser médico Psicólogo sei lá aí tem um órgão regulador tu precisa da universidade para fazer a parada e tal não para ganhar grana é mas quer fazer tipo ah quero ganhar grana aí vou fazer Liberdade financeira tem gente que não nasce para algumas coisas né cara e é louco também quando eu tava na faculdade na metade do curso eu já sabia que eu não queria
mais eu falava PR PR minha família ah não sei se é isso e daí eu falava Tá mas e que qual qual curso tu Quer fazer então como assim não sei é mas eu acho que assim a faculdade é válida se tu quer trabalhar tipo ah eu quero trabalhar num lugar assim fazer e daí eu lembro que eu abri a lista da ufsk lá e tinha Tipo C Cent e poucos cursos eu olhava um por um assim procurava cara qual que eu quero fazer não sei acho que nem um na R e depois que eu
saí do direito eu fiz vestibulo pra ufsk pra psicologia tá ligado é aí eu eu passei Só que eu pensei Ah [ __ ] eu não vou fazer tá ligado mas mas que bom que eu não fiz pô que bom mas tipo eu acho que é justo assim fazer facum mas só se o cara tem essa essa missão assim essa pretensão sim porque é que tem pessoas também eu acho que tu assim pelo pelo jeito que você tá falando principalmente das instituições de ensino Tem pessoas que não curtem estudar dentro de uma estrutura né eu
tipo institucional Eu Nunca curti o lance mais é de eu tenho que estudar Isso aqui porque eu tenho que tirar tal nota na prova aí eu tenho que ler essa parada para tirar a nota da tipo o bagulho é é não faz sentido ende até porque a forma de absorver conhecimento mudou muito só que a escola ela continua desautorizada né escola faculdade por exemplo a grade curricular da faculdade principalmente pública é muito difícil de atualizar a forma de absorver e testar conhecimento e validar Isso então o próprio modelo de ensino na real tipo de professor
palestrante o cara vai lá fica uma galera sentada escutando o maluco falar um tempão anotando tipo é é assim há quantos anos lembro daquela época que você tinha um negócio chamado caderno daí tinha a caneta Nossa é isso aí [ __ ] Será se usa ainda será caneta é usar né O meu tá aposentado faz uns anos já escola usa caderno e caneta ainda ou a galera vai de aí o professor falava e sabe o que Você fazia você escrevia exatamente a mesma coisa que ele falou mas a galera pode levar notebook lá não poder
pode mas é quem leva normalmente é o pessoal do pré-vestibular né que daí eles já tão um pouquinho mais familiarizado como é que é mas na escola o pessoal eles levam o caderno assim normalmente para bater ponto tem umas duas pessoas na sala que copia cara eu lembro que a minha professora passava cadeira por cadeira para ver se tu Anotou não isso aí é de lei é de lei Mas isso é o bom da Universidade naidade ninguém te cobra [ __ ] nenhuma Professor tá cagando se tu tá anotando se anotar nem presente é para
mim era ótimo pô pô chegou uma época no direito Olha que bizarro cara eu estudava na na furg né Universidade de Federal do Rio Grande e ela foi eleita a faculdade de direito lá dentro foi eleita a sétima Melhor do Brasil né era top 10 do Brasil só que o negócio era tipo ninguém assistia a aula Mano e a gente fica falando como isso aqui é top pô imagina as outras porque tipo Pô pessoal se alguém da FUR tiver vendo aí algum professor e reitor vai ficar puto mas é real é nosso aluno porque tipo
a a maioria da Galera velho chegou um ponto que ninguém mais assisti a aula a galera só dava presença e embora porque as aul at tem professor que as aulas são muito ruin as aulas eram muito ruins é isso que eu ia falar Tinham dois Professores que eu tive durante os qu anos que eram realmente bons assim o resto cara era mediano para baixo imagina Pega alguém que já tá dando a mesma aula aí faz muito tempo e às vezes a pessoa se sente mal remunerada também ou já tá de saco cheio de saco cheio
e daí isso pô isso acaba afetando a qualidade da aula diferente você aprender através de um de um robô que não tem sentimento não fica doente não tem fome não fica de mau humor vai Sempre te tratar do mesmo jeito vai sempre trat não e o mais louco é que a gente tirava muito 10 cara tipo era a gente tirava muita nota boa assim e eu acho que isso a galera ficava meio [ __ ] com isso assim tipo profess é eu acho que eles ficava um pouco pá assim a gente tirar nota boa e
não assistir a aula deles mas o cara sente meio inútil né É porque é na real entendeu [ __ ] eu posso estudar em casa tá ligado Tipo é só estudar tipo ah vai fazer a prova Professora para explicar a matéria né É mas é que se o cara não explica entendeu É exatamente esse é o problema então tu vai acabar estudando em casa tipo eu sei que me lembro que a gente jogava só ficava jogando truco e agora quando um professor é [ __ ] é bom daí você gosta de ver o cara falar
então eu tinha uma professora de direito vou até falar aqui o nome dela Claudete de processo civil que cara eu assisti a todas as aulas dela e eu não estudei Para nenhuma prova dela e eu tirei tipo 10 9 E5 em quase todas porque tipo era muito boa a aula dela saca eu aprendia tudo na aula dela tanto que não precisava estudar depois SAC era fácil assim ela entendia ela explicava eu entendia e gravava parada assim Tanto que não gosta de de estudar aula lá e chega em casa e assiste curso né É exatamente assiste
curso v o Alan falar lá é fic vendo o Alan falar lá a galera toda eu acho muito melhor esse esse Conceito de você ir paraa casa e você consegue estudar aquilo que você quer sim também me acontece isso de ter um professor específico Onde eu consigo prestar atenção e entender toda a matéria Binho professor de química ele é é maravilhoso ele Explica toda a matéria não encosto no meu caderno minha minha mochila fica fechada fico ali prestando atenção toda a matéria de química eu entendo completamente mas o outro professor de química eu não entendo
nada Porque daí o cara fica lá na explicação sempre daí é isso didática é dom é exato cara lemb quando eu chegava no primeiro dia de Alo assim daí eu Nossa eu não vou estudar é todo mundo tem isso é sempre assim pô primeira semana de escrevia tudo bem bonitinho assim tudo mas pô eu ten os cad L até hoje acho que eu nunca abri o caderno de novo para ver o que eu escrevia porque não faz sentido Não é isso aí é doido cara na na escola mesmo assim eu eu fui um péssimo aluno
eu era Muito iconoclast assim nunca gostei de autoridade então eu entrava muito em conflito com Ah eu era Rebelde já tocava terror você ia pra diretoria ia direto chamava minha mãe Ah não eu sempre fiz amizade com o pessoal da da escola é mais por esse conceito mesmo né porque eu tinha uma visão totalmente contra a vender para eles né pô é também não é eu não eu não conseguiria vender para os Car não gostavam muito de mim lá não lá o Pessoal eles são na escola que eu estudo pelo menos eles são um pouquinho
mais liberais então por exemplo teve uma vez que teve uma aula que ia ter dentro da formação que batia exatamente no horário do da da aula que eu tinha de tarde cheguei na coordenação e falei cara ou eu vou assistir a aula dali da formação dentro da sala ou você deixou ir pra biblioteca assistir não não vai ter muita opção eu preciso assistir essa aula falou não pode ir lá Vai lá na biblioteca não sei o qu porque daí já sabem que eu trabalho com isso não sei o qu Pô isso é legal pô Esso
é legal porque dá uma abertura também para tipo porque tu tá ali para aprender mas tu tem um interesse e tu tá aprendendo outras coisas entendeu então acho que esse é o papel da escola mesmo é te ajudar a aprender não importa o que seja mas aquilo que é do teu interesse que vai contribuir pro teu futuro né que é o que tá gerando resultado sabe como que Vocês vem que pode se transformar escola daqui uns anos agora seguindo esse modelo que a gente tá Ah vai ser tudo professor de ia com essa essa ia
multimodal Muito provavelmente Isso vai acontecer muito rápido exatamente eu já tô querendo colocar isso em algum algumas ofertas para para algumas escolas também daí trazer por exemplo um monitor Zinho ali mesmo que seja ou tipo na entrada ou nos Corredor da escola com todas as Informações ou seja ou do do da planta da da escola tipo ah eu não sei onde é que eu tenho agora a minha aula de química sou do de tal ano Ah não é no segundo andar na terceira porta esquerda traz a informação ou que seja como se fosse um Alexa
coloca dentro da sala só um um aparelhinho para escutar e faz as perguntas por exemplo o professor precisa de um cálculo rápido ali Ah quanto que é ra18 qu vai trazer informação ali tudo Em voz alta a sala também já escuta tudo então provavelmente em poucos anos as escolas já vão estar implementando inteligência artificial em quase tudo Cara isso aí é loucura não tinha parado para pensar ainda sobre a como a gente é que como a gente não tá lá a gente não consegue ver isso tão de perto né É nas escolas né exatamente eu
acho que para escola vai ser muito massa ISO aí tipo vai ser um bagulho meio hogwards Entendeu Uhum é hoje mesmo quadro do Harry Potter já é real né exatamente já é real você bota uma multimodal ali conversa com ela o quadro já interage com você ele pode ver você passar mandar um recado né É isso aí é da hora também o pior vai ser que só vai ser legal estudar depois que eu sair né Pois é vou fazer o projeto inteiro lá vou sair daí a escola vai ficar boa não mas Pensa pelo lado
positivo Cara eu acho que às vezes as pessoas precisam passar ali pela dificuldade digamos assim para Poder elas construírem algo cza pro para no futuro outras pessoas não não precisarem passar por aquilo ter mais facilidade né ex sim daí que vem o propósito né e cara é tipo 18 anos é é muito tu é muito novo entendeu cara para tá fazendo as coisas que você tá fazendo tipo é é muito fora da curva a gente tem um um cara que trabalha com a gente que é o Pedro que ele tem 18 anos assim a gente
já fica cara é muito fora da curva Ele tá trabalhando com a gente entendeu Tá fazendo as coisas que ele faz porque a maioria da galera de 18 anos Sei lá tá se não sei tá jogando um game tá querendo ir pra festa tipo ou pensando no ENEM né também muita gente a tua turma deve tá uma galera tá focad dona no ENEM né mais de 90% da sala toda tava meu Deus do céu preciso passar no ENEM meu Deus do céu corrigindo a prova e meu Deus eu preciso comprar caneta da aí tava lá
eu e meu amigo olhando assim pá Mas será que essa galera ela quer ela Quer mesmo fazer aquele curso será que eles precisam pô isso aqui o que eu é o que eu tenho para resolver minha vida É muita pressão da escola é pressão da família né pressão da sociedade tambm dis Mas tipo antes de de conhecer I que que tu queria fazer eu queria para de programação É Ah pode crer mas se já faz algum já manja de código um pouco de programação um pouco agora eu tô aprendendo mais a parte de JavaScript eu
já sei e Python e daí por conta da Também me obriguei a voltar a estudar Jon Uhum Então essa parte de programação eu já já tenho um pouco mais de familiaridade como apareceu Inteligência Artificial e a maior parte tudo em no code eu deixei essa essa área de lado mas tu queria entrar pra faculdade antes assim queria que curso queria fazer eu ia fazer ads análise e desenvolvimento de sistemas que daí ele traz uma uma ampla informação cara é doideira Isso aí tipo deve ser o que tem uns 4 anos esse Curso é por aí
eu acho que é TR e 3 E5 é é que tem é que tem coisa que é que é muito de perfil também né eu entendo que tem pessoas que elas vão ter mais dificuldade de se colocar para vender uma solução para fazer mas para fazer algo assim de que seja lucrativo digamos assim dê grana mas se tu colocar do lado pô imagina tu passa aí 4 5 anos estudando uma área de tipo de programação ou de qualquer outra área E aí quando sai da faculdade tu é tipo um Profissional sem experiência tá ligado S
tu não sai um cara fodão saca tu sai um profissional meio um tipo durante o roleto pode ser um estagiário mas depois tu sai ali um profissional Junior Zão uhum quanto muitas vezes dentro principalmente dentro dessas áreas de criar soluções de vender coisas de empreender se tu passa qu 5 anos fazendo a mesma coisa mano Já é pô tu sai um monstrão tipo com com mesmo com repertório de 5 anos executando Nossa Velho tipo tu é não tem como não ter dado certo se tu passou 5 anos fazendo a mesma coisa e aprendendo estudando e
executando tipo é impossível é impossível tu não sai muito bom no que tu faz e e já ter um um bastante respeito assim em volta do da daquilo que tu faz né porque no fundo não é só estudo né você poder colocar em prática e trazer algo que realmente funcione é é é o importante em si sim por exemplo na formação tem tem conteúdo Para caramba de todos os tipos de de ferramentas diferentes se eu pegasse para assistir tudo exatamente como tá provavelmente eu não estaria com nenhum resultado provavelmente nem aqui agora cza então você
colocar em prática tudo aquilo que você aprende também é uma forma muito mais fácil de aprender acho que é por isso que eu também não gosto muito da escola é porque que eu vou nomear um uma cadeia de elementos químicos orgânicos Eu não vou usar isso Né sim é tem essa distância né da tipo da aplicabilidade é parecido com o que você você tenha que saber como é que cria eletricidade para poder acender uma lâmpada né Uhum E a gente nem recomenda assistir tudo que tem na formação não senão a pessoa vai ficar Maluca tem
como tem mais de 500 500 aulas eu acho lá tipo é muita coisa 500 horas é 500 horas de aula né E já tá sendo gravado Mais também Ah sim tá sempre sendo atualizado Toda semana semana mas é é é porque são vários caminhos e tipo tem a possibilidade de escolher né O que que tu qual caminho tu quer per mas é fundamental o cara aplicar O que aprende né aplicar o que estuda aplicar por ISO o conhecimento tem que ser em cima da dor que você tem né O problema que você quer resolver você
tendo clareza disso do problema que você quer resolver por exemplo você quer resolver o problema do ensino aí você vai criar Soluções e você vai entender como você pode fazer isso agora se você não tem esse problema aí você vai começar a ver um monte de ferramenta ah e daí Ah vou ver um curs de make agora V curs de n2n daí agora sei fazer várias ferramentas mas você não aplicou nada pro mundo então você nem aprendeu direito você sabe mais ou você sabe mais ou menos a ferramenta você nem lembra depois na hora Exatamente
porque a pessoa ela ter o conhecimento e não usar aquilo para Nada é a mesma coisa que não ter se a pessoa ela não consegue ou ensinar alguém ou colocar Aquilo em prática o conhecimento é inválido a pessoa que ela retém o conhecimento Só para si ela já não tá fazendo juiz a necessidade daquilo porque o conhecimento ele é algo que você deve compartilhar Tanto que uma comunidade como essa dentro da dos grupos da formação todo mundo passa as informações ali por exemplo Ah tô com dificuldade aqui você manda ali o teu Teu problema são
oito pessoas querendo te ajudar mostra uma possibilidade de solução marca reunião marca para conversar vê como que pode resolver e ali se encontra pessoas que também estão com a mesma dor Então você compartilhar as informações ou coisas novas você descobriu traz tanto melhora pra comunidade quanto melhor para todo mundo então todo mundo vai subir junto sim é isso aí é surreal lá engajamento da Galera tem uma coisaa também que o CF Godin fala do tipo que eu vejo muita galera errando nesse sentido de querer criar sei lá uma solução um produto ou uma empresa um
negócio em volta de uma ideia que eles tiveram E aí ele o CF goden fala sobre tu em vez de procurar um cadeado pra tua chave tá Lig em vez de procurar uma uma chave para cadeado aberto procurar primeiro o cadeado fechado e aí depois tu cria a chave para ele tipo primeiro tu encontrar o problema e atrás do problema e aí tu Criar uma solução não tu criar a solução e depois tentar vender ela para ver se que é que é que que a maioria das pessoas faz tipo ah tive uma ideia aqui vou
criar o negócio e aí depois vai ver se tem demanda né quando tipo se tu olhar pro mercado tu vai ver Nossa tem um problema aqui será que as pessoas vão estar dispostas a pagar para mim resolver isso aí para elas e tipo a maioria vai tá ligado e você não acha que agora com a adoção em massa da ia Principalmente após a a eleição do trump muita a legislação vai cair as empresas vão investir mais você vai ter muito mais problemas para resolver como é que você vê isso cara vai ser bizarro eu acho
que assim o trump se eleger ou outra pessoa se eleger é diferente entendeu Eu acho que o negócio é é é Implacável não tem como segurar uhum tipo não tem como frear iar não tem como parar mas a questão a questão que que est dizer do trump foi em relação à Competição com a China né sim não vai acirrar ainda mais vai acirrar ainda mais tá Tá rolando uma uma baita guerra aí não sei se a g tá ligado né mas tipo a a a a China quer o domínio ali de Taiwan por causa da
da tmsc que é uma empresa que faz chips pra Inteligência Artificial e eles são os únicos no mundo que fazem esse tipo de chips Os caras estão ali do lado da China e eles não podem vender pra China eles vendem só paraos Estados Unidos então tipo Os Caras estão num numa guerra gigante aí pelo controle da ia sim e mas por um um lado isso é bom porque eles ficam criando tecnologia tipo a própria Open ey ali com a antropic os caras ficam criando criando tecnologia com competindo e botando as coisas cada vez mais barata
a gente fica usando e criando coisa e vendendo ti 2025 vai ser muito barato vai ser já tá né 2025 vai ser Bizarro o custo vai ser relevante tu tá Se meses is tipo no início do ano cara PR conectar uma API ali na Open era sei lá Dev ser uns 40 vezes mais caro eu acho que hoje é o negócio barateou absurdamente assim hoje tem o GPT mini também que é sim tem o 4 mini o custo é se eu não me engano é 0.015 por a cada 1000 tokens de entrada é um valor
ridículo tipo é bizarro entendeu É é é bizarro que tu consegue construir uma parada que é muito [ __ ] extremamente útil um custo muito barato com um Conhecimento que é relativamente baixo Você precisa estudar anos para para aprender e tu consegue criar tipo uma empresa por isso que alguém com já 17 18 anos saindo do colégio já pode empreender e já pode começar a ganhar dinheiro exatamente de forma fácil e rápida é exatamente fácil não né mas não é fácil não vou dizer que é fácil entendeu porque é desmerecer o cara fáil se a
pessoa não tiver essa essa vontade essa coisa na cabeça ninguém faz é Mas Também ninguém vai fazer pra pessoa então mas é muito mais fácil que jamais foi né sim é que não é pra maioria é que assim cara tu é um cara muito fora da curva entendeu porque tu também tem tu tem tua inteligência que dá de ver que tu é um cara muito inteligente e tu tem a a estrutura da tua família que é assim já te colocou no caminho de de pensar diferente entendeu porque a maioria como tu falou a maioria da
galera do teu curso da tua escola tá ali cerza Querendo faculdade faculdade faculdade porque o ambiente é o mesmo né porque colocaram na cabeça deles que é só esse caminho que existe sim saca E aí tipo é difícil mesmo o cara quebrar esse paradigma quando o cara tá n geralmente é só quando você se frustra muito já com esse caminho você Dee decide seguir outro né e normalmente é tarde também pessoa já tá lá com quase 50 anos na cara e não gosta do que faz É É aí é duro aí é difícil pô é
que a geração dos Nossos pais passou mais por isso né sim é que eu acho que também não tinha muita opção né velho não tinha não tinha internet para empreender ou é tipo era muito muito mais difícil assim de fazer qualquer coisa precisava conhecer pessoas influentes ter grana eu acho tipo para montar uma empresa antes [ __ ] era uma uma grana Eu acho assim tipo ah sei lá 30 40 anos atrás hoje em dia os cara manda mensagem para nós ai no Instagram e já conseguem alguma coisa né É cara hoje em dia tipo
até sei lá cara para qualquer qualquer coisa assim que tu faça na internet saber editar vídeo cara não chega uma galera no teu Instagram querendo projeto de a toda H toda hora querendo comprar projeto é eu nem posto nada no Instagram eu posto de vez em quando tipo até até fiz um Stories esses dias falando disso os cara me chamando toda hora no nos Stories falando Ah eu quero te contratar para minha empresa os caras nem sabem o que Que eu faço entendeu isso eu acho mais louco eu fico postando ali uns agentes que eu
tô fazendo e tal aí os caras chegam para mim tipo não eu quero te contratar aqui me passa te WhatsApp tá tô com essas ideias eu falei cara não não não tô fazendo nada aqui aí sempre passo para alguém não chama esse cara aqui que ele vai fazer para ti Sim e eu fico pensando cara esse mercado como é que alguém não consegue vender tá ligado eu eu não Vendo nada não ofereço nada e os caras me me quase me imploram assim no na DM para comprar alguma coisa tipo ah faz PR mim quando o
Alan falava isso nós achava que era zoeira né não é real pô eu tenho tipo 700 seguidores ali não tem nem audiência cara é é bizarro é muito Bizarro o mercado ele ele é muito escasso né Tem tem relativamente pouca informação sobre inteligência artificial e toda essa área na internet só que também aparece muita gente como guru no YouTube ensinando a você a como faturar 10.000 em uma semana então eles acabam descredibilizando isso e as pessoas olham com pô não vou entrar nisso daí então Uhum é e daí quem já entrou e quem sabe como
é que faz sabe que também não é bem assim não é tudo um ar de golpe você traz soluções totalmente válidas é eu acho que isso vem muito do marketing digital assim a o descrédito sim porque tá o marketing digital a gente sabe né o negócio é uma selva é o velho oeste só Que ao mesmo tempo eu sei que tem muita gente que faz muita grana com isso só que eu vejo que tem gente que acha que tudo é golpe assim ah que não não existe ganhar dinheiro por exemplo uma frase que eu sempre
sempre vejo as pessoas comentando em vídeos de marketing digital se tu faz milhões por que que tu vende curso e f pensando cara essa essa essa pergunta é muito burra mano não faz o menor sentido tu fazer essa pergunta tipo aí tu tu começa tu começa a pensar Pô pessoal não entende o que que é escala pessoa não entende o que que é que que é criação de produto sem custo Marginal de reprodução entendeu que é um produto que tu pode criar uma vez e vender 10. mil vezes tipo é um bagulho Óbvio assim para
nós que a gente tá dentro da bolha mas a galera acha que ah vender curso isso é coisa de chinelão se tu vem se tu vende tanto aí com a Por que que você tem um curso de a tem um curso Por que que não dá o curso de Graça porque Pô o curso faz eu ter mais clientes o curso faz tipo faz todo o ecossistema expandir tipo o cara o um do um O Bilionário brasileiro mais conhecido que é o Flávio Augusto vende de curso online sim entendeu Tipo e também tudo que é dado
de graça as pessoas acabam não valorizando Então se a gente por exemplo a formação ela fosse algo aberto para todo mundo Muito provavelmente muita muitas pessoas entrariam lá e falaram ah legal vou sair Não mas não tem que ser aberto Pô eu sou contra eu sou contra fazer as coisas de graça também se tu tem um um um trabalho ou um produto que ou alguma coisa que gera valor pras pessoas cara tipo é tua obrigação cobrar entendeu saca porque é uma troca tipo o dinheiro ele serve para isso ele é uma troca de de valor
então tu tem que cobrar pela parada porque é o justo entendeu sim tipo o teu tempo ele vale então se você não cobrar tu tá tá doando o teu tempo de vida press que tá Entrando ali entender que tem um valor atrás exatamente cara É exatamente esse ponto e para e para falar assim pô eu paguei e se ela não gostar então eu pode reclamar ex é porque se ela não se ela não pagou e não gostar e daí como é que eu vou melhorar meu produto é é uma troca entendeu Tipo eu me comprometo
a te entregar isso tu me paga por isso iso se você não gostar devou meu dinheiro você reclama comigo para eu melhorar exatamente agora se você ficar dando Tudo de graça como é que você vai melhorar teu produto não tem como nunca trabalho de graça para ninguém isso aí não existe pô a meio capitalismo mas é cara é É isso aí mas alguma coisa cara que tu que tu lembre assim que foi fundamental nesse processo de sei lá de conseguir vender criar soluções e vender alguma coisa que Ou tu acha que para ti foi tudo
muito natural assim as coisas aconteceram meio que organicamente ou Teve alguma coisa que foi uma dificuldade assim nesse sentido nesse processo dificuldade eu tive no começo eu eu não era uma pessoa comunicativa eu não gostava de falar Não não gostava de de conversar assim tanto que eu não tinha nem muitos amigos na escola né mas isso quanto quanto tempo faz pô Ah faz tempo eu não não sou comunicativo desde não mas quanto tempo faz que tu Porque agora tu tá sendo comunicativo para caramba quanto tempo faz que tu tipo não Era comunicativo e agora eu
sou eu acho que faz na faixa de se meses também [ __ ] tipo o cara deu um salto quântico na vida tipo é porque eu não senti a necessidade de de conversar e me comunicar assim porque normalmente as conversas não levavam muita coisa daí também entra na parte de parte disso é veio do meu pai né ele sai bastante prevento vai para bastante encontro ele faz parte também do do clube m de baara Camburiu então o pessoal lá é um um Nível diferente e daí eu acabei indo nesses lugares começava a escutar as conversas
gostava dos assuntos percebi que eu só não gostava de me comunicar quando o assunto era ruim sim então você entrar numa conversa onde você se engaja Onde você gosta daquilo que você tá falando além de você não ver o tempo passar você acaba se comunicando Obrigatoriamente porque você vê aquilo de uma forma diferente então se por exemplo tem três pessoas vendo a mesma Coisa são três pontos de vista diferente se eu não me interesso por aquilo não vou hum ocupar o meu tempo de querer dar minha opinião agora se você olha para alguma coisa você
realmente gosta é outra parada você quer ver aquilo da melhor forma possível e se a pessoa não tá vendo aquilo que você consegue ver você quer transmitir aquilo pra pessoa é a mesma coisa com inteligência artificial para mim é cara é um mar de possibilidade infinito e daí Eu chego para mostrar pro meu pai ele tá e como é que faz então tem essa essa diferença ali também barreira massa Ah teu pai é um cara engajados então no empreendedorismo é e um recado que você daria pro pessoal até da tua idade o pessoal mais velho
que tá vendo a inteligência artificial tá vendo o pessoal começar a ter resultado tá vendo muita coisa mudar e não sabe nem por onde começar ou não entende o que tá acontecendo de verdade né O que que você Diria para essas pessoas até pro teu amigo Mateus lá cara acredito que Uma das uma das melhores dicas seria se você não sabe qual faculdade você quer fazer e se você você quer fazer faculdade não faz você vai gastar teu tempo de vida indo para lá estudando matéria que talvez você não queira nem entender vai perder tempo
da sua vida e tempo é a maior moeda de troca que o ser humano tem então Não valeria a pena isso para como começar a estudar de a Como já tem A ia aí a disponibilidade várias plataformas já disponibilizam uso de graça dá para começar o estudo lá existe a base concreta de como você pode começar a estudar no meu Mercado seria por exemplo é tratamento de dados Onde você consegue fazer essa importação para dentro de de um agente o prompt que é a coisa mais importante que existe para dentro de uma inteligência artificial você
dá a base de comando de como que ela deve funcionar e obedecer e pra Automação seria estudar as plataformas em si a como eu uso o n8n ele é apago dá para por exemplo estudar por vídeo alguma coisa assim mas o make ele também libera uma quantidade acho que é mensal que não não cobra sim então o estudo ele tem todo o material na internet obviamente não é com tanta extrema qualidade ou com um um um suporte muito melhor mas para começar e começar a trazer soluções e começar a ganhar dinheiro com isso seria uma
das melhores Formas em questão de ambiente como é que você vê isso em ambiente sempre vem uma frase também que eu que eu ouvi que você é sempre a média das acho que é cinco pessoas que você mais convive então não adianta você ter uma mentalidade de Eu quero mudar ou uma mentalidade de Nossa eu preciso mudar por por Tal Coisa e Tal outra e o seu ciclo social é pessoas que falam de assuntos totalmente diferentes pessoas que por exemplo Ah você quer empreender E você conversa com pessoas que vão pra faculdade ou você você
quer mudar de vida mas você conversa com pessoas que elas gostam de da carteira de trabalho assim eu eu eu respeito a carteira de trabalho mas eu não gosto muito dessa essa padronização também a a escala botar horário certinho para trabalhar de de tal a tal horário cumprindo Tais e Tais funções se você abre a possibilidade você dá mais liberdade pra pessoa e a pessoa além de trazer mais Resultados você consegue um funcionário muito mais feliz sim né eu trabalho trazendo automação e minha demanda ela é você tem que entregar isso daqui até tal data
além de me trazer a possibilidade de fechar com com mu mais muitos mais empresas para vários tipos de coisas diferente eu posso decidir a necessidade que eu tenho para cada coisa isso também Vale da do código moral da pessoa de tipo entender pá eu tenho que entregar isso aqui ou você também entender da Necessidade daquilo que você precisa eu preciso demandar mais tempo para esse projeto porque ele tá demorando um pouco mais Então essa autoconsciência acho que acho que seria muito importante entender aquilo que realmente precisa fazer Nossa cara Pô queria te agradecer por ter
colado aí trocar essa ideia com a gente e cara parabéns pelo por tudo que tu tá fazendo na real assim a gente fica feliz né de é Cara é muito massa é muito massa tipo ver um cara tão novo tipo Estudando entrando dentro da comunidade contribuindo e tendo resultado assim conseguindo fechar contrato tipo é é um lance meio surreal assim e só uma pergunta que eu queria te fazer o que que teus pais pensaram assim em relação a tipo fala assim ah mãe fechei um contrato de r$ 1.000 tipo como é que foi a reação
dele assim tipo What the fuck ou foi de boa ou foi uma coisa você tu acha que eles já já des esperavam assim não o cara vai ser [ __ ] ele vai fazer a Parada é meus pais eles sempre tiveram essa essa crença maior no no meu potencial tanto porque é é o primeiro investimento deles né sim eh sou eu e mais dois irmãos Então como se eu fosse o investimento de teste né aham mass é é o MVP da parada da hora mais velho então isso então por exemplo eu cheguei pro meu pai
por exemplo falando do projeto das escolas do de toda a apresentação eu tinha montado toda a apresentação apresentei Todo o projeto para ele daí chegou na parte de preço dele me olhou tu sabe que isso daí tá tipo dando quase uns 5.000 por hora do teu trabalho né Tipo ninguém ganha isso assim naturalmente falei é faz parte então já está inserido n esse mercado de de negócios e sim e business em si por conta da família já trouxe uma maior familiaridade de entender que pô ele tá ali ele tá mexendo com um negócio que não
tem tanta demanda então ele consegue cobrar Bastante mas a minha mãe ainda é um negócio complicado eu falo assim parece que ela tá pensando Bah Isso daí deve ser num jogo né É o cara tá jogando Tigrinho pirâmide é pirâmide tá fazendo esquema de pirâmide esse moleque massa pô pô é legal que tu colocou tipo teu pai para participar do processo assim tipo fez o pit para ele antes tipo is isso faz diferença até pro cara ir mais seguro também como ele trabalha há anos na na no ramo de construt de construção Ele também já
sabe bastante de venda então ele é como se fosse meu meu assessor de negócios eu ten um mentor tipo eu ten um mentor particular massa que daí eu chego com Projeto Novo falo tá E aí como que eu apresento cara que da hora como é que é o nome do teu pai Joel Joel da hora pô Parabéns Joel pô parabéns mesmo isso aí é é faz toda a diferença na vida do de um filho pô e cara satisfação aí prazer Zão ter te conhecido Obrigado aí por ter colado com A gente e espero que o
pessoal tenha aprendido bastante em relação a a cara fazer as coisas só vai e faz eu acho que assim o meu maior aprendizado hoje conversando com o Artur é ver como ele só pegou e fez ele não ficou pensando estudando tudo ah não vou me preparar foi fazendo e as coisas foram acontecendo né se pensar demais você nunca vai agir é exatamente se pensar demais você nunca vai agir junto então e até o próximo episódio rapaziada Valeu Galera m