fala pessoal tudo bem sejam muito bem-vindos a mais um encontro ao vivo e diário aqui estão me ouvindo bem estão me vendo bem também por aí perfeito estamos em mais um encontro aqui do nosso quadro alergia mimimi e hoje galera o nosso tema é sobre exclusão de solução Esse é o termo mais técnico tá com o tema exclusão de solução mas eu coloquei aqui o título para você que tá acompanhando talvez a gravação você perceba o título aqui a abaixo desse vídeo no canal do YouTube ehon o que que eu faço quando eu estou com
um problema emocional Então quando você está sofrendo com ansiedade você está com humor mais deprimido enfim o que que você faz nesse momento é sobre isso que a gente vai falar hoje tá eu já quero começar compartilhando a tela aqui com você pra gente comear me diz aí se vocês estão vendo a tela compartilhada então né perfeito Então vamos lá tão vendo aí Ótimo então já vamos começar direto ao ponto com o conteúdo de hoje onde vai falar sobre um apelido que eu dei para isso tá eu não sei se existe esse nome acredito que
fui eu que apelidei que é exclusão de solução beleza para quem tá no Instagram não vai conseguir ver a tela compartilhada tá para quem tá no Instagram não vai conseguir ver a tela compartilhada você precisa ir pro nosso canal do YouTube caso você queira ver o que eu tô compartilhando aqui e tudo mais tá bom pelo Instagram não tem como ver a tela compartilhada Beleza então exclusão de solução vamos lá galera Qual que é o nosso qual que é Nossa teoria aqui primeira coisa que eu quero que você entenda é que isso é de acordo
com as crenças do Edenilson tá não é uma coisa que eu aprendi alguma formação não é uma coisa que a gente necessariamente ensina paraos nossos alunos é uma forma a minha forma de pensar sobre resolução do problema certo então você pode adaptar isso na sua vida ou não talvez vai fazer sentido para você o que eu vou te trazer aqui ou não então é uma forma de Conduta de como que você pode estar solucionando questões de ordem emocional de acordo com a minha experiência de 10 anos já na área tá bom caso você não queira
aplicar e não não queira trabalhar nesse entendimento Tá tudo bem mas na minha opinião e todas as pessoas que eu vi aplicando isso funciona muito bem então vamos pegar um exemplo aqui de Problema Emocional V pegar um exemplo aqui de uma pessoa que vem para você ou ela foi diagnosticada enfim com depressão tá não foi por você como terapeuta talvez eh foi ali com psicólogo com psiquiatra ela foi diagnosticada ou não com depressão por ou não porque tem pessoas que se autod diagnosticam né Elas pegam e se identificam com sintomas ali e tudo mais e
eh se autor rotulam com esse Problema Emocional não é a melhor estratégia não recomendo que você faça isso mas infelizmente no mundo de hoje as pessoas estão buscando no YouTube sintomas de Tal Coisa Nossa eu sinto esse esse esse Então eu tenho a depressão Essa não é a melhor forma mas existem pessoas que estão fazendo isso Independente se a pessoa foi diagnosticada ou não Ela está deprimida qual que seria a qual que é no caso a abordagem que a maioria das pessoas faz isso que eu vou te mostrar aqui é o que as maioria das
pessoas faz num primeiro momento e depois vou te mostrar a forma que eu entendo a resolução dessa questão Então vamos pegar aqui a malinha do tempo e o que que essas essa pessoa geralmente faz o que que as pessoas à sua volta geralmente fazem quando estão se sentindo deprimidas Qual que é a primeira ação que as pessoas fazem me conta chuta qual que é a primeira ação geralmente essa pessoa vai ao médico e não dizendo que você não tem que ir ao médico tá e muitas vezes ela já começa até com remédios às vezes até
tarja preta para aquela para aquele problema eu tenho quase certeza se você conhece alguma pessoa que aconteceu isso aonde ela tava se sentindo ansiosa sentindo enfim eu não estou normal eu estou com algum problema Estou agitada tô estressada enfim e às vezes ela foi num médico e tá tudo bem E o médico começou ali a colocou uma Sertralina colocou en enfim colocou algum remédio para auxiliar ela naquela questão emocional certo geralmente essa a primeira abordagem né Às vezes a pessoa até antes de ir no médico ela vai num terapeuta barra psicólogo e às vezes esse
profissional encaminha ela pro médico certo às vezes esse profissional aqui encaminha ela pro médico muitas vezes acontece isso também tá E aí depois que ela faz isso muitas vezes a pessoa incl inclusive continua nesse ciclo aqui né continua no terapeuta no psicólogo ou aumentando a dose do remédio e afins tenho certeza que talvez vocês conhecem pessoas que já aumentaram a dose de remédio várias vezes já trocaram de remédio várias vezes certo isso aqui é a linha comum que geralmente as pessoas fazem Tá o que que é a nossa teoria a minha teoria pessoal de exclusão
de solução deixa eu apagar aqui qual qual que seria o melhor entendimento para mim quando a pessoa ali tá se sentindo mais deprimida está depressiva e tudo mais qual que seria a melhor a qual que é a primeira coisa que ela tem que começar a tentar eu não gosto muito dessa palavra mas tentar fazer na rotina dela a primeira coisa antes de ir no médico Antes de procurar medicamento seria fazer uma higiene do Sono primeira coisa de todas seria uma higiene do Sono Elson Por que que a primeira coisa deveria ser uma higiene do sono
porque o sono é um dos principais reguladores de humor o sono é um dos principais reguladores de humor pessoas que TM privação de sono pessoas que não dormem bem não dormem direito vão dormir muito tarde de acordo com o cronotipo dela Mas independente ela vai dormir muito tarde essas pessoas tê no humor dela fica Experimenta você ficar dois dias sem dormir você vai perceber que você vai ficar mais irritado você vai ficar mais estressado Então a primeira coisa deveria ser a higiene do Sono a primeira coisa a primeira abordagem porque isso já vai melhorar drasticamente
a qualidade de vida dela drasticamente mas ela também tá com insônia ela não consegue muito regul o sono primeiro que isso não é maioria das pessoas muitas pessoas conseguem a questão é a falta de prática e de aderir isso na vida delas mas imaginemos que ela tem dificuldade para dormir eles o que que essa pessoa tem que fazer se ela tá com dificuldade para dormir mas ela entendeu o que é a higiene do Sono a primeira coisa que ela deveria fazer ela precisa fazer atividade física de preferência diária não duas vezes na semana três o
certo seria atividade física diária e entendo uma atividade física não como academia tá Geralmente as pessoas acreditam que a atividade física é musculação não você pode fazer atividade física que você se sentir melhor mas é importante para nós seres humanos fazer uma atividade física diária beleza por que que a atividade física é importante vai ajudar naquele primeiro Pilar ali porque ela vai gastar as calorias que estão em excesso no corpo dela e ela vai conseguir se desligar melhor à noite então aquela pessoa que muitas vezes tá agitada que tá com muito pensamento e não consegue
dormir se desligar ou demora muito Ela deita mas ela demora muito para se desligar um dos motivos é que ela tá com excesso de energia no corpo dela que ela não gastou em nenhum momento do dia o que que seria o certo fazer atividade física e de preferência atividade física ali no momento funcional do dia né manhã e tarde ah se você só tem horário da noite para fazer atividade física é melhor do que nada certo mas se fosse manhã ou Tarde seria o melhor dos mundos lembra eu tô falando o que é o melhor
tá agora você vai ter que adaptar esse melhor cenário pra tua rotina então quando eu estava no concurso por exemplo eu sabia o que que era o melhor ali que era regulação do som tudo mais mas eu não conseguia fazer só que quando eu comecei a entender sobre a neurociência do comportamento e afins eu comecei a melhorar mesmo numa rotina que não era tão funcional Então antes eu tomava por exemplo energético e café meia-noite no Poo de gasolina porque eu tava trabalhando aí o que que eu comecei a fazer beleza eu não vou conseguir dormir
ter que ficar acordado mas pelo menos eu não vou me entupir de café e energético vou ficar cortado de outro jeito aqui Você entende então eu tô melhorando mesmo que aquele ambiente meu não esteja tão funcional ainda Então entendo a atividade física deveria ser diária ou manhã ou tarde finalzinho da tarde não De preferência à noite mas se só tem à noite vai à noite tá Zoom fiz atividade física desculpa fiz a higiene do Sono fiz atividade física mas ainda estou me sentindo deprimida ainda estou com depressão tô com os mesmos sintomas percebe que a
gente tá indo por exclusão tem pessoas galera que vai parar aqui tem pessoas que apenas regulando o sono elas já tem uma melhora drástica no humor delas e elas não precisariam mais nada então você percebe que é Eu Tô excluindo as soluções Opa higiene do sono não deu boa continua com o problema não quer dizer que eu vou parar com a higiene do sono eu vou continuar fazendo meu sono regulado e vou fazer atividade física tem pessoas que fizeram atividade física ELS mas ainda estou deprimida ainda estou não estou legal opa então eu vou continuar
fazendo atividade física mas vou colocar outra solução aqui então essa daqui não foi eu continuo fazendo essa aqui não foi eu continuo fazendo geralmente a pessoa pode não ter tido nesse caso aqui uma remissão total dos sintomas Mas ela já melhorou não tem como você não melhorar sua qualidade de vida se fizer atividade física adequada a você entenda que não é qualquer coisa é adequada suas individualidades e uma higiene do sono não tem como em certo nível ela vai melhorar talvez ela não melhore como ela gostaria devido aos sintomas que ela tá sentindo beleza mas
ela vai melhorar a qualidade de vida dela Elson fez atividade física tá fazendo higiene do sono mas ainda tá se sentindo deprimido O que que você faz você regula dessa pessoa porque essa pessoa ela pode est se alimentando de uma forma muito disfuncional comendo alimentos hipercalóricos hiperpalatáveis e ela está inflamada e afins ela tá prejudicando todo o sistema digestivo dela que faz parte e influencia o nosso sistema nervoso por exemplo quando você toma café eu já falei muito isso quando você toma café depois das 2 horas da tarde você em geral vai piorar tua qualidade
de sono lá à noite lá à noite se você tomar café 3 4 horas da tarde você vai piorar a tua qualidade do Sono imagina quem toma café 7 horas da noite 6 horas da noite pior ainda então a qualidade do Sono piora se a qualidade do Sono piora ela vai piorar o humor dela no outro dia você percebe que uma coisa vai puxando a outra então a alimentação é uma coisa que precisa ser regulada é importante comer a quantidade ideal de proteínas de frutas verduras e afins isso daí geralmente é uma nutricionista que vai
prescrever para você então isso daqui a parte de alimentação galera ela influencia diretamente os nossos estados emocionais influencia diretamente essa queixa aqui de depressão diretamente então se a pessoa está com humor deprimido pode ter certeza que a maioria dos casos ela está se alimentando mal ela não está se alimentando de uma forma funcional mas imaginemos que Edilson é essa pessoa é difícil né ela fez higiene do Sono fez atividade física tá fazendo uma alimentação ótima mas ela ainda está deprimida hum Beleza ela vai continuar fazendo a alimentação dela e qual que seria a próxima abordagem
próxima abordagem recomendada seria o médico aonde ele vai analisar questões de questões vitamínicas e hormonais ou pode ser um farmacêutico que vai analisar o farmacêutico não não tem autorização para prescrever hormônios nem nada mas questões vitamínicas vitamina D e tudo mais ele consegue fazer a análise daqueles exames de sangue que você faz análise eh depois que você faz exame de sangue ele pode fazer essa análise para escrever para você a suplementação então seria um médico um farmacêutico ali tá Elson por qu que é importante o médico que olhe esses exames Então você tem que saber
se o médico enfim analisa tudo isso a ao e não é um médico por exemplo que você vai chegar e acontece e ele apenas vai te Tacar um remédio tarja preta porque existem questões hormonais que fazem você ter a tal da depressão vou te dar um exemplo pessoas com hipotiroidismo podem desenvolver pressão teve uma pessoa próxima aqui da do meu círculo de amigos de amizade aonde ela foi e o médico aqui da minha cidade dito o melhor médico não vai nesse psiquiatra ele é o melhor da cidade aí Perguntaram para mim né Eh como sabiam
que era terapeuta e tudo mais eu falei não vai lá nesse médico né já que você tá se sentindo assim enfim não vou ficar colocando o dedo ali no que vocês querem fazer vai lá nele para ver o que ele vai falar ela chegou nesse médico e aí ela primeira coisa que o médico fez foi tacar remédio eu falei pô tá tudo bem às vezes tacou ali aquele remédio de tarja preta para amenizar alguma coisa que tava muito latente né pensamento negativo tentativa de suicídio enfim e colocou remédio ali beleza tá tudo bem 30 dias
depois ela voltou no médico e ele pegou e aumentou a dose do remédio e adicionou um outro eu falei Opa agora não não não tá meio certo que ele tá fazendo eu acho eu falei posso te te orientar a fazer umas outras questões encaminhei ela para um profissional da confiança minha certo e esse profissional pediu exames coisa que o primeiro médico não tinha feito pediu exame de sangue então você imagina só o médico só chegou e tacou os remédios tarja preta tá tudo bem na cabeça dele ele pode est certo mas o outro médico o
outro que ela consultou pediu exames E adivinha só a pessoa tava com hipotiroidismo Ou seja a tireoide dela tava desregulada se a tireoide está desregulada ela vai ter problemas do humor e daí o que que esse outro profissional fez ele pegou e começou a regular tireoide dela isso faz um ano galera desse fato que eu contei para vocês ela parou com todos os remédios tarja preta regulou a tireoide e tá feliz da vida se ela talvez não tivesse feito isso eu não tô falando que os remédios T não são funcionais não tá galera lembra que
eu estou indo só por uma ordem de talvez prioridades e você perceber que talvez não precise ir direto para um tarja preta Você pode verificar talvez outras coisas que possam estar acontecendo regulou a tireoide acabou galera não no caso dela não precisou de mais nenhuma intervenção aí ela obviamente começou a fazer atividade física porque o humor melhorou faz higiene do Sono atividade física e tá tudo bem e não precisou daqueles remédios tarja preta deu para entender essa lógica Então essa seria a abordagem e a pessoa vai começar a suplementar vou te dar um exemplo vitamina
B12 quando a pessoa tem deficiência de vitamina B12 ela vai ter dificuldade em concentração em questões cognitivas então às vezes a pessoa chega com essa queixa para você no na terapia e você vai conseguir auxiliar ela mas ela tá com deficiência de B2 é importante entrar com essa intervenção um profissional obviamente que não não é o terapeuta né um médico um F outra coisa que Andressa colocou aqui nos comentários a Ferritina mulheres muitas vezes T deficiência de Ferro devido à menstruação e tudo mais causa muitos sintomas desagradáveis que ela po se confundir com outra questão
essa questão ali do ferro dela não suplementar o ferro você entende vitamina D a mesma cois então o conjunto dessas dessas questões vitamínicas e hormonais que é um médico um farmacêutico que vai est analisando pode agravar problemas de ordem emocional aí essa pessoa Às vezes vai ficar tomando tarja preta ali pro resto da vida toma Ali há 5 anos e nunca olhou os outros exames clínicos dela para saber se tinha desregulação de alguma coisa eu não estou falando que é só isso você entende mas é uma coisa que é importante ser olhada nesse contexto por
um profissional ali adequado ele a pessoa fez a pessoa fez tá a pessoa fez o exame e tudo mais começou a suplementar tomava uma vitamina B2 de vitamina D Porque ela tava com deficiência homens por exemplo homens eu já atendi um rapaz que a gente tava fazendo técnica e sessão e sessão e sessão aí eu falei para ele a gente chegou na na décima sessão eu falei cara a gente não teve um avanço significativo como geralmente a gente tem numa décima sessão por exemplo aí eu falei para ele viu consulta com esse meu amigo aqui
um médico colega meu para verificar o que pode estar acontecendo aí como eu tinha contato com esse profissional e ele me deu essa abertura o o cliente né Ah ele fez lá os exames ele tava com deficiência de testosterona pro homem deficiente de testosterona é ficar na cama o dia inteiro galera ele tava eh se eu não me engano deu 100 150 a testosterona dele eu ia ficar o ano inteiro com ele em terapia e não ia resolver ele tinha que fazer alguma outra questão para regular a testosterona dele você entende a importância de fazer
essa análise eu como terapeuta não faço essa análise mas a gente entendu isso a gente vai aplicando as técnicas e Opa talvez Fulano seja interessante você verificar ali com o médico mas imaginemos que a pessoa agora tá suplementando vitamina e questões hormonais imaginemos que ela tá fazendo isso tá E mesmo assim ela tá com depressão e mesmo assim ela está com esse sentimento com esses sintomas o que que eu recomendaria que é de acordo com essa teoria aqui nossa terapia ou psicólogo Ou seja eu literalmente sou um terapeuta que não recomendo terapia por quê Porque
eu sei que você poderia resolver muito dessas suas queixas fazendo principalmente esses três pilares aqui ou até mesmo esse daqui depois só que obviamente algumas pessoas sofrem com procrastinação elas sofrem com a perfeição por exemplo de uma autocobrança muito grande aí o que que o terapeuta e às vezes o psicólogo faz olha que louco galera olha que louco você procura direto esse prof aqui que eu não recomendo que você procure de primeira você poderia estar fazendo isso daqui Qual que é a primeira coisa que às vezes esse profissional faz um profissional bom dessa área aí
e depois Ah deixa eu só continuar aqui um pouquinho você fez a terapia O psicólogo Aí sim senão Se não houve uma melhora aí sim você vai no médico para verificar esse Star preta afins tomar Então você percebe que a questão ali do tarja preta e afins ela seria uma opção mais tardia comparado a ação que as pessoas fazem hoje as ações que as pessoas fazem hoje é ir direto para cá certo não é isso que você vê comummente é ir direto para cá sendo que a melhor eh na minha concepção aí de 10 anos
atendendo seria a gente trabalhar nesta ordem aqui aí olha que legal né Se ela pega um terapeuta ou um psicólogo bom e e um médico bom nessa nessa parte aqui sabe o que que esses profissionais mesmo assim vão pedir para ela fazer adivinha vão pedir para ela fazer o básico bem feito de novo Vamos pedir para ela fazer essas questões aqui novamente e continuar em manter então às vezes a pessoa não consegue fazer isso aqui sozinha tá E tá tudo bem com a ajuda da terapia ela vai conseguir melhorar essa procrastinação dela melhorar os níveis
de ansiedade dela para lidar com os pensamentos negativos e aí sim ela vai precisar fazer isso mas você percebe que um terapeuta e psicólogo bom eles vão retornar aí com técnicas pra pessoa mesmo assim fazer isso daqui estão conseguindo compreender galera a importância disso então o terapeuta e o psicólogo eles vão trabalhar na queixa que você tá trazendo só que se for um profissional que realmente entende do sistema nervoso de como que funciona as nossas questões emocionais que não é un fatorial é multifatorial eles vão começar a trabalhar Nessas questões aqui para você conseguir ter
mais foco mais concentração mais disciplina no que tem que fazer aqui para você perceber a importância disso Deu para entender galera então o nome disso é exclusão de solução então quando você se pega com alguma queixa com alguma coisa desconfortável na sua vida eu vou falar de mim né quando que eu me pego com alguma questão particular minim algum sentimento algum sintoma que tá vindo sabe o que que eu faço eu não ligo direto para um psiquiatra para eu ir no no no médico que que eu faço eu começo a refletir nas últimas semanas como
que eu tô dormindo eu tô realmente dormindo no horário que é o horário apropriado para mim eu tô levantando sendo exposto à luz solar fazendo uma higiene do Sono correta tô diminuindo os estímulos Luminosos à noite para ir induzindo o meu sono fisiológico Opa tô fazendo isso Ah então não é o problema não tá aqui fiz atividade física nas últimas semanas Epa fiquei só fui um dia na semana então o que que eu faço como primeira abordagem antes de talvez ir paraum médico para resolver o meu sintoma eu volto com a minha atividade física porque
Opa primeiro eu vou fazer isso daqui é é como eu conduzo a minha vida aqui tá Galera tô falando de mim aí eu percebo o que Opa fiz atividade física mas ainda continuei com sintoma como que tá minha alimentação nos últimos dias e não é alimentação de hoje tá é nas últimas semanas para você ter uma ideia intoxicação alimentar não é se você se alimenta no dia aquele alimento vai fazer mal existem vezes que você vai ter uma inação alimentar de coisa que você comeu há quatro dias atrás que vai ter uma resposta tardia no
teu corpo Então não é só analisar o teu hoje é analisar as últimas semanas como que tá Opa Como que tá as últimas semanas estou me alimentando legal não eu tô meio que dando uma vacilada lado aqui tô comendo porcaria não tô prestando atenção na quantidade de proteína não comi nenhuma fruta então o que que eu faço eu volto pro eixo aqui Opa Voltei pro eixo aqui e Eita Ainda não tô legal que que eu vou fazer vou consultar um médico para verificar minhas questões vitamínicas e hormonais Deu para entender galera e muito do sintoma
que você trouxe aqui da queixa que na verdade não necessariamente precisa ser depressão né qual qualquer outra queixa muito do sintoma que tá aqui já vai ser diminuído nisso daqui nessas nesses Quatro Pilares aqui então literalmente eu sou um terapeuta que não necessariamente recomenda terapia como primeira abordagem a gente teria uma uma quantidade muito menor de pessoas fazendo terapia Se as pessoas se preocupassem mais com isso daqui mas como as pessoas não se preocupam elas vão pra terapia Isso é muito bom e a gente faz ela fazer isso aqui que ela já podia ter feito
sozinha Deu para entender olha que louco né a gente fala para ela fazer o que ela já tinha que estar fazendo antes da terapia só que agora com acompanhamento que talvez seja o eficiente para ela porque imagina só você sabe que você tem que treinar na academia né só que com personal é muito melhor do teu lado então por isso que às vezes a pessoa procura terapia a pessoa sabe que tem que fazer G indução atividade física alimentação mas ela procrastina ela não consegue ela tem compulsão alimentar com um profissional a teu lado vai ser
muito mais fácil então se você às vezes não tá com sobrepeso e tudo mais mas quer melhorar na na academia procurar um um personal trainer vai ser muito melhor muito melhor do que você tentar fazer sozinho só que sozinho não quer dizer que você já não teria resultado Deu para entender então não estou te eh não estou te desincentivando de você ir no médico tá eu quero que fique muito claro isso eu não estou te desestimulando Air em um médico ou um terape aputa vamos deixar claro eu apenas Estou trazendo aqui para você uma nova
forma de pensar sobre suas questões emocionais Deu para entender todo esse rabisco aqui galera alguma dúvida Então esse é o motivo ó esse é o motivo de aqui no nosso acompanhamento por exemplo e isso No começo eu não tinha tá como terapeuta não tinha isso mas esse é o motivo de aqui na nossa Clínica eh em atendimento comigo geralmente com os terapeutas na nossa Clínica a gente engloba no pacote terapêutico H uma nutricionista e um farmacêutico Por que que a gente coloca esses profissionais porque eu sei da importância de regular isso na vida dela então
eu sabendo que é importante ela fazer isso durante o processo de psicoterapia de psicoeducação que a gente tá fazendo nas sessões ela vai potencializar o resultado isso não quer dizer que só a terapia não daria resultado tá galera isso não quer dizer que só a terapia não geraria resultado eu atendi durante aí basicamente 8 anos sem farmacêutico nutricionista no pacote Era só a terapia que oferecia pra pessoa como comumente é feito mas hoje a gente tem parceria com esses profissionais e a gente oferece para eles a condição ali ah de ter uma nutricionista e um
farmacêutico no pacote delas e isso potencializa o resultado porque às vezes as técnicas de destrave mental junto com a regulação de vitamina D B12 enfim questões ali hormonais e a melhora na qualidade da alimentação dela um resultado que ela teria em dois meses ela tem no primeiro mês porque a gente acelera isso porque vários Pilares estão sendo ajustados lembrem-se sempre daquela frase que eu digo os nossos problemas não são unifatoriais não é uma coisinha Porque se fosse uma coisinha você não teria o problema se fosse uma única coisinha que tivesse dando todos os problemas da
sua vida você não teria esse problema porque seria tão fácil de resolver que é só uma coisinha O nossos problemas sejam emocionais ou o que forem eles são multifatoriais Então se eles são multifatoriais é interessante a gente entender todas essas Vertentes de como chegar na resolução do problema Deu para entender perfeito eh eu trouxe esse tema aqui porque algumas pessoas trouxeram essa sugestão lá no nosso Instagram então se você tem sugestão galera para para temas aí pros próximos episódios desses nossos encontros ao vivo manda lá lá no meu Direct tá manda no nosso Direct lá
que eu vou est organizando e a gente vai estar trazendo esses temas aí para vocês