o socialismo o estado é satânic b Ainda bem que eu não sou socialista aí agora por exemplo no Brasil que a gente tem toda essa ideologia de Paulo Freire nas escolas que que você acha de Paulo Freire nas escolas cara o Paulo Freire ele tem um currículo bem renomado inclusive is já quero morrer é mas é o factual e o estado finlandês utiliza muito das práticas de educação dele H é mais aqui no Brasil que o pessoal tem muita birra com ele mas no fim das contas vários países utilizam algumas metodologias dele metodologia dele de
ensino que é boa é a abordagem do contexto social de você entender da onde que veio aquela pessoa para você traçar um plano de ensino direcionado para essa pessoa especificamente é o que a Finlândia costuma fazer no no currículo deles né É muito mais maleável né então você entender da onde a pessoa vem para onde ela vai ir né tá é que isso não tá bem no no do trabalho de Paulo freira E outra coisa se eu fizer um currículo direcionado para cada pessoa aqui no Brasil não dá aliás no Brasil eu preciso o contrário
O que que tá no no currículo do Paulo primeiro o seguinte o currículo do Paulo Freire já é uma fraude é igual o Lula que tem doutorado né O Lula tem doutorado Por quê o o Lula tem doutorado o Lula tem doutorado ele foi ele se não me engano foi Acho que Portugal universiário de Portugal concedeu o doutorado para ele ele tem D mais honores causa não é simbólico honores causa não é simbólico ele tem doutorado que são os mesmos doutorados que o Paulo Freire tem is é um currículo é uma fraude ele o Paulo
Freire não estudou não Ele estudou só que ele tem doutorados H honores causa que isso é feito igual por exemplo é um doutorado que você não defende Car não não não é o que que o doutorado honores causa em tese o que deveria ser que não aconteceu no caso do Lula e nem do Paulo Freire tá isso acontece no jornalismo você cria um monte de prêmios para validar pessoas do seu viés político Então você pega um cara como o Emílio Zurita tá que é o maior comunicador de rádio que se tem no Brasil hoje acho
que isso é até meio quase que incontestável tá um ou maior né no mínimo um dos maiores comunicadores de rádio O Emílio Surita Emílio da JEM Popo tá de sacanagem comigo aí você vê ele quando você vê ele ganhando o prêmio de rádio aí você vê um monte de jornalis inha que não é nada mas o cara tem um monte de Prêmios por quê Porque ele é da turminha ele tem viés isso infelizmente acontece na educação então o cara que fala o que eu quero ele ganha títulos o que que seria o doutor o que
que é um doutorado tá o doutorado você vai expandir o limite do conhecimento então o conhecimento vai até aqui eu vou pegar na borda do conhecimento e vou ampliar eu vou vou estudar além daquilo e tem eu tenho é obrigatório que não é obrigatório no mestrado é obrigatório no doutorado eu trazer uma contribuição nova pra ciência tá pelo menos ciências exatas né humano o cara fala o cara já vi doutorado que o cara fez eh Diário de ele transando com homem homem transando com homem em banheiro público ele fez doutorado o cara é doutor em
D bunda isso existe tá isso existe no Brasil tá mas em exatas o negócio via de regra é sério isso existe no Brasil tá em exatas vias de regra é sério então eu tenho um doutorado eu expandir o limite do conhecimento então eu vou eu vou ter que fazer um monte de aulas eu vou fazer o meu estudo e tal aí vou fazer escrever a Minha tese apresentar numa banca se for aprovado eu ganho o título de doutor o que que é o dor honores causa Às vezes tem um cara que não teve oportunidade de
estudar tal numa academia tal não sei o qu mas é um cara que trabalha por exemplo na indústria e ele é muito reconhecido pelo conhecimento que ele tem ele aprendeu muito praticamente então a academia reconhece o conhecimento de esse cara e dado o conhecimento reconhecido ele Depende do lugar ele passa para uma banca e tal não sei o quê e aí ele ele não passa por todo o processo de assistir as aulas de escrever a dissertação Mas pelo conhecimento que ele adquiriu durante 30 anos de indústria ele ganha um doutorado honores causa certo isso era
o doutorado Hon tipo uma faculdade da vida é é é mas fa Mas beleza então todos os doutorados todas as eh os doutorados dele que eu vi aqui 35 não não mas a maioria absurda maioria o Paulo Freire tem 35 é doutorados eu 35 é você acho que ele fez 35 doutorados São qu anos fazer um doutorado ele foi convidado por Harvard para ser professor visitante isso tem que tomar muito cuid já leu algum livro do Paulo freir não Jáu qual qual a principal crítica é o Paulo freir o método del primeiro que ele não
tem método ele não tem método ele não tem um método existe vários métodos de ensino ele fez uma coisa boa que que que é óbvia qualquer idiota se você professor faz isso normalmente que ele ficou conhecido por causa de um curso que ele fez para adultos que na minha opinião é um fracasso porque uma boa parte das pessoas desse curso desistiu do curso dele dos que não desistiram que falam que se formou você não sabe como se cara se formou se esse cara realmente aprendeu a ler se ele tinha capacidade de compreender o que ele
táa lendo você não sabe então eu considero a experiência Paulo Freire que foi este curso que ele fez ele fez um curso para adultos que se eu não me engano 1/3 desistiu imagina o curso imagina o seguinte em 40 essa a proposta dela em 40 ou 45 dias não lembro em 40 ou 45 dias você ia ser Alfabetizado Imagina você não conseguir explicar pra pessoa a grandeza disso Fi meu ó o que você deveria fazer em 10 anos na escola cara que você não leva 10 anos para ser fal batizado Mas você vai fazer aqui
em 45 dias de graça você vai poder ler você vai poder ter uma conta no banco fazer o seu cheque como é [ __ ] mas imagina você ter o fracasso de conseguir explicar isso PR as pessoas a ponto de 1 ter3 da turma desistir 1 terço de pessoas que tinham uma condição muito desfavorável trab sabe con essas pessas comunidade 10 tinha cara lá que trabalhar 10 horas por dia é difícil a gente tem que entender o contexto 10 horas por dia eu trabalho quando eu tô de férias mas na na lavoura não não tudo
bem Tá mas trabalho diferente igual que o é não é assim ah só chegar e e o cara que às vezes não tem incentivo é o cara não tem incentivo que tinha que dar o professor Mas tudo bem cara mas 45 dias para alfabetizar uma pessoa é mesmo se o cara sei lá velho é difícil PR [ __ ] isso aí mas tudo bem igual aprender se o cara não trabalhar o cara não trabalha vai F cara que não é Alfabetizado ele não tem conhecimento ele uma nova líu lavoura por 20 30 anos tem lá
40 anos cara não é tão é o contexo é muito complicado mas no final das contas você não não viu essas pessoas alfabetizadas de verdade isso não se mediu isso e nada mas tudo bem qual que foi a única ideia Qual foi o diferencial esse processo ainda existe esse processo vamos lá esse Esso qual que foi o di que se usa ainda que foi a única coisa que você pode chamar de contribuição e não é invenção dele um monte de gente já fazia tá e você estudou pela Cartilha Caminho Suave é o meu foi cartilha
não me lembro cartilha aliás é uma pessoa que é um crime no Brasil você não tem uma entrevista dessa pessoa que é a Branca Alves de Lima que que que alfabetizou milhões de pessoas nesse país com essa Cartilha Caminho Suave que era uma cartilha Espetacular tá essa cartilha te ensinava via associações Então você i aprender o a o b o c aí por exemplo para aprender o b o b era de bebê aí tinha o desenho de um bebê Então você aí o o É isso aí o u era de uva Então você via a
uva você fazia associações e o u tava dentro de um desenho lá da Uva isso atraía a criança era uma coisa fenomenal tá isso aí excelente qual que foi o negócio que Paulo Freire fez que é óbvio que ele fez inteligente mas é óbvio e outras pessoas já faziam isso na hora de ensinar primeiro usar Paulo Freire para ensinar criança já idiota porque o que ele fez foi para ensinar adulto não ensinar criança então o que que ele fez eu não posso ficar ensinando para um adulto uvo viu a uva o bebê coçou a barriga
tá porque onde ele vai usar isso então Paulo Freire a proposta dele era ensinar a escrever cimento pão ensinar a escrever coisas que que os adultos precisavam escrever era essa a ideia a ideia fo boa boa tá mas basicamente toda a metodologia de ensino ele é isso basicamente e se você lê o eu li a pedagogia do do do Oprimido primeiro que é mais fácil ler princpio AD nton Alguém já leu princípe AD Nilton não cara se ele Isaac Nilton É pô cara Isaac Nilton parece que ele quer que você não entenda ele é um
por isso que eu não li meu Deus do céu cara é de pega esse livro Só só passa o olho não vou pegar carar meu é um livro difícil cara Paulo freira é mais difícil você não entende nada que o Car fala primeiro que o cara o que o pega qualquer vídeo dele falando ele não fala nada com nada por isso que eu entendo que o aluno foi embora eu i embora tambémo Freire é usado na escola hoje que muita gente fala eu já ouvi falar isso alguns educadores falando isso pessoal fala de Paulo Freire
mas na escola brasileira não tem Paulo ess é o famoso Espantalho é um Espantalho isso daí não é tem você fala tanto e não não é tem bastante tá mas primeiro o que se você ler a pedagogia do oprimido ela é absurda o cara que concordar com aquilo el tem algum problema mental porque tem coisas lá do tipo assim eh o aluno é um Oprimido e o professor é um opressor já começa errado tá sempre é relação de poder é uma coisa bem marxista mesmo sempre luta de classes relação de poder então eu sou professor
eu automaticamente sou opressor eu não posso gostar daquelas crianças ou dos meus alunos e querer ensinar eles eu automaticamente Sou professor e os alunos são oprimidos tá e a opressão ela causa uma mágoa uma marca e isso ao longo do tempo pode se tornar violência mas a violência do Oprimido contra o opressor É Amor Paulo Freire disse isso então se os alunos estão revoltados com o professor ele se junta e e espanca o professor de acordo com Paulo Freires é amor então se você acha isso certo faz o né faz alguma coisa tá errada e
na hora que você tira a relação de poder isso é Paulo Freire que tem nas escolas Isso foi uma das coisas que acabou com ensino no Brasil você tirar a relação de poder no Japão que se o professor é Deus dentro da sala de aula isso tá aqui o professor você fala não o professor ele tem que ser igual ao aluno não eu não eu não posso por definição ser igual ao aluno então usar Paulo Freire já é estúpido para adulto para criança meu é um crime é criminoso usar Paulo Freire para criança Rodrigo não
é contra hierarquia tanto é que não eu não sou marxista eu tenho críticas mas mas eu eu gosto de hierarquia não eu foco muito mais desenvolvimento econômico essa parte do Paulo freir eu se o rolandinho me falou que você não é esquer ele é legal sou ele falou ele é esquerdista revolucionário mas ele ele não é Tô brincando é muito contrário eu sou muito reformista no método da reforma essa parada do Paulo Freire não não lê o livro lê o livro eu duvido que você não vai se indignar daqui eu tô focando muito desenvolvimento econômico
daqui uns 10 20 anos eu pego isso aí Porque para mim é o mais importante mesmo é desenvolver a as matrizes econômicas né mas mais importantee legal legal Até porque eu vou falar uma verdade que é uma coisa que o brasileiro não se preocupa tanto cara a economia é a base do negócio se você tiver a grana todo o resta dá jeito sim mas tem coisas que precede isso ensino cultura precede isso o dinheiro ó essa esse é o melhor exemplo cara olha só que interessante Eu Eu Mesmo sendo de esquerda eh eu reconheço que
as ajudas financeiras que vão paraa África são mais prejudiciais digamos assim institucionalmente falando porque não resolve o problema não é só dinheiro tem também você tem que mudar as regras do jogo não é não é às vezes não é nem dinheiro que você precisa você precisa mudar a estrutura da da África a África pô os caras extraem L África tem tudo para crescer hoje ela tem tudo ela tá numa posição geográfica hoje calto manda tudo vendendo um centavo de dólar e depois compra de volta o bem industrializado mas não tem Cultura a parte cultura não
é cultura cultura O Cultural Você tem uma cultura europeia de produzir e armazenar riqueza que você não tem na África É porque ela foi colonizada e que a gente tem uma estrutura de dominância antes de ser colonizada ela não era desenvolvida como outros países que a Grécia era desenvolvido 2600 anos atrás não não não o império malha era extremamente desenvolvido a África é um lugar muito heterogêneo né não dá pra gente resumir o próprio Egito fica na África era uma das civilizações que mais cresceu sim mas aí você tem entre o Egito e o resto
do do Sul paraa África ser um deserto né que é um que é que é pior do que um oceano se atrar ali sim sim então a gente tem várias então é legal esse assunto da África também porque a gente tem eh uma muitas florestas fechadas o que faz com que a gente tenha várias eh grupos enfim tribos diferentes que na Europa é diferente que a gente tem planícies e a gente tem uma uma coesão maior social então por isso que a África tem tantos povos e línguas diferentes que a gente acha que a Europa
é diversa A África é muito mais mas o o ponto da da África África é absurdamente mais não dá nem para comparar do ponto de vista étnico então D nem compar é o então a África ela teve essa condição geográfica desfavorável nesse naquele momento da história né você ter por exemplo você ter e a África Subsaariana né porque o norte da África é diferente é bem é bem diferente mas a África Subsaariana a gente ter várias tribos pequenas o que facilitou a dominação dos europeus né porque era muito mais fácil de você destruir aquilo lá
se você não tem um exército coeso eh você tem pequenas tribos e tal e dominar esse povo e manter essa dominação que agora é econômica até hoje então não tem uma outra escolha os os os os africanos T que pensar nos africanos e desenvolver a indústria Nacional deles e sem o estado isso é impossível a do ação de roupas que os Estados Unidos fez pra África acabou com a indústria de tex da Á é a doação Ela é bem intencionada mas ela não vai resolver intenção o inferno tá cheio que você falou que eu falei
eu não gosto de cachinha que eu posso fazer uma se eu fizer uma pergunta acaba o podcast por guarda ela pro final faz temat faz um super chat em é que aí vai embora mas vamos lá tem super chat aí faz aí depois eu faço perguntais fa faz agora agora se eu fizer você não vai fazer super chat tão cedo V não quer fazer o super chat primeiro não faz aí pô todos não vai acabar o podcast pergunta então eu posso fazer só um uma observação agora qu super chat não só porque o Ciro assim
quando eu fala assim ah vamos pensar que ele fica mais bonito é sei eu tô com insider Robertinho inclusive entrega insider dos nossos convidados Já mandou a para vocês cara esse aí ó é m você falou de doação de roupa mano pudesse então se for doar alguma coisa usa insider porque você vai fazer o maior bem do mundo é um tecido que dura muito mais tempo e não você vai precisar consumir menos roupa é bom para você é bom pro ambiente é um tecido tecnológico é um t-shirt é uma camiseta t-shirt tecido tecnológico te t-shirt
eu não sei nem falar essas paradas americana tá ligado mas é um tecido tecnológico você só vai colocar ela ela vai desamarrotar no seu corpo fica toda bonitona absorve parte do calor faz com seu corpo fica mais confortável e é muito bonita e é bom para ambiente então qu code na tela de desconto vai lá e usa o cupom Três Irmãos é isso e a pergunt e