copa do mundo não é só a reunião de grandes craques e seleções fortes nos bastidores da Copa tem muita coisa que acontece a gente não fica sabendo então no vídeo de hoje vamos contar mais de uma dúzia de curiosidades de copa do mundo incluindo um técnico que convocava com base nos signos dos jogadores um time que queria jogar a Copa do Mundo Sem chuteiras e uma taça roubada mais de uma vez Então bora a gente começa com uma das grandes diferenças entre o Futebol de Clubes e o de seleções a celesias em teoria não podem
sair comprando jogadores contratando para melhorar a sua equipe né Tem até a questão da naturalização de jogadores e tal mas se você atuou por uma competição oficial com uma seleção não pode defender outra essa é basicamente a regra mas no passado não era assim e isso possibilitou alguns casos muito curiosos por exemplo o do Luiz Monte que em 1930 jogou a copa do mundo pela Argentina inclusive chegando na final e sendo vice Quem Sabe numa próxima né E foi de fato em 1934 na próxima edição lá estava o Luiz Monte novamente na Copa do Mundo
vocês defendendo as cores da Itália e aí vai para a final contra a Checoslováquia e vence sendo até hoje o único jogador a disputar sinais diferentes de copa do mundo por duas seleções distintas e a gente teve outros casos famosos né como o do grande Húngaro ferengue fuscas que defendeu a Hungria na Copa do Mundo e depois ele vai para a Espanha e acaba jogando mais uma copa dessa vez defendendo a fúria imagina se isso continuasse até hoje né chega um Lewandowski da vida percebe que não vai ganhar nada com a Polônia resolve fazer o
pedido de cidadania alemã que ele tem direito e começa a jogar pela Alemanha quem sabe assim não teríamos tido o 7 a 1 né teria sido 12 tem mais um caso muito interessante de um jogador em uma final o Hector Castro disputou a finalíssima em 1930 pelo Uruguai e acabou tendo um acidente que fez com que o braço dele tivesse que ser amputado mas mesmo sem o seu braço direito ele vingou bastante pra defender a sua seleção e inclusive foi dele o primeiro gol do Uruguai na história das Copas ele também Marcou um gol na
final em 1930 ajudando o Uruguai a vencer a primeira Copa do Mundo da história um feito marcante para um cara que nunca desistiu e certamente se superou de forma brilhante outra coisa que é muito diferente é o público na Copa do Mundo né hoje em dia qualquer Copa vai lotar os jogos e Geralmente os ingressos são o olho da cara realmente muito disputado você conseguir ir assistir um jogo no estádio e muito caro lá em 1930 a copa do mundo tinha acabado de ser criada era novinha e não tinha todo esse prestígio Então a primeira
partida que foi uma vitória da França pra cima do México parece que teve cerca de apenas 1.000 torcedores no Estádio é difícil saber ao certo porque não tinha tantos registros na época Mas é isso que a gente achou num livro sobre a história das copas do mundo agora um lugar onde sempre tem um comparecimento massivo de pessoas é aqui nos vídeos então se você tiver curtindo o cara contribua deixando o like que ajuda demais o canal e faz com que o vídeo seja divulgado pra mais gente beleza valeu pela força o que também não dá
pra imaginar nos dias de hoje é uma seleção simplesmente decidindo não participar da Copa do Mundo né as eliminatórias são acirradas e geralmente tem até a seleção grande ficando de fora como por exemplo Itália campeã da Euro 2020 que não conseguiu se classificar para Copa do Mundo 2022 mas lá atrás era o contrário algumas seleções faziam birra para não participar você sabia por exemplo que o Uruguai que foi o primeiro vencedor de copa em 1930 se recusou a jogar em 1934 exatamente o que que aconteceu foi que como a copa do mundo era na América
do Sul algumas seleções europeias se recusaram a viajar para participar e portanto quando em 34 a Copa do Mundo Foi na Europa O Uruguai em Retalhação digamos assim e falou também não vou Vale lembrar que nessa época as viagens eram longas e feitas de barco Tá e isso voltou a acontecer em outras edições em 1950 por exemplo seleções que já tinham conseguido se classificar pra Copa do Mundo resolveram não participar a Argentina por exemplo e assim com medo de ficar sem participante e suficiente para a copa né a FIFA resolveu convidar as seleções que não
tinham conseguido a classificação como por exemplo a França e o negócio fica pior que a Copa tinha quatro grupos e apenas 15 seleções foram participar Então os grupos de não ficariam equilibrados né E aí a França tinha aceitado esse convite da FIFA mas quando percebeu que a viagem ia ser longa para participar da Copa e ia ser maior rolê os caras resolveram desistir e no final das contas dois grupos dessa Copa ficaram com quatro seleções um grupo ficou com três seleções e o último grupo que era o grupo da França acabou ficando com apenas duas
seleções então eles não pensaram em reestruturar a competição não foi Toda torta mesmo e bola pra frente e Isso só aconteceu porque outra seleção resolveu cancelar em cima da hora e por um motivo bem curioso o fato é que vários jogadores da Índia queriam disputar a Copa do Mundo descalços exatamente eles tinham nas Olimpíadas de 48 muitos deles atuados sem as chuteiras né E eles queriam repetir isso na Copa de 50 O problema é que a FIFA não permitia e Eles teriam pedido a Federação indiana que os caras calçassem chuteiras aí para participar dos jogos
caso contrário estariam fora da Copa que a Federação indiana falou estamos fora da Copa como estamos falando do ano de 1950 o registro das coisas é um pouco mais complicado existe uma outra versão que diz que a Índia simplesmente recusou a fazer a longa viagem até o Brasil para participar mas várias Fontes dão a informação desse lance das chuteiras aí tá essa questão de não querer viajar Pode parecer doideira nos dias de hoje mais antigamente a gente tem que lembrar que as viagens eram de barco eram longas e que as federações de futebol não tinham
a mesma grana de hoje então realmente era complicado pagar por uma viagem para toda uma delegação tanto é que lá pra primeira Copa algumas seleções resolveram viajar juntas no mesmo navio o Coach verde não não esse daí né editor pô as delegações da Bélgica da França e da Romênia foram junto com alguns árbitros e também com o presidente da FIFA na época o juiz he-man no mesmo navio rumo à América do Sul no caminho eles pararam no Brasil e receberam a bordo da seleção brasileira E aí foram todos juntos por Uruguai nas duas semanas de
viagem em alto mar eles não tinham como treinar futebol então que eles conseguiram fazer é alguns exercícios físicos como por exemplo ficar correndo no convés de um lado para o outro e Diz a lenda que no navio tinha até entretenimento para os jogadores ali como comediantes e músicos e que no final das contas foi tipo duas semanas de férias assim pros jogadores no navio saca tipo os caras estavam lá viajando e se divertindo não tinha como treinar mesmo Eu mencionei o Jules rimei que foi presidente da FIFA e que também foi um dos grandes responsáveis
pela criação da Copa do Mundo tanto é que ele virou digamos assim a cara da Copa e o troféu levava o nome dele troféu julies e he-man Mas você saber que essa taça já foi roubada e mais de uma vez a primeira vez foi antes da Copa de 1966 na Inglaterra a taça estava sendo exibida pro público e aí quando o seguranças Foram dar uma olhada nela lá como é que tava e ela tinha sumido mesmo com segurança e tudo mais alguém roubou e levou a taça embora E isso gerou uma busca frenética pela julies
Renê incluindo por exemplo a scotlandiar que todo mundo fazendo esforços para achar a taça antes da Copa final se não tivesse taça O Vencedor ia ter que fazer igual nesse bug do Fifa e saca mas que Sherlock Holmes que nada quem a taça foi um cão chamado de picles exatamente o piccolos Estava caminhando né com o seu dono quando ele farejou uma coisa estranha Era um negócio que ele estava ali embrulhado no papel e quando foram ver era a taça Jules he-man ela foi então recuperada e devolvida a tempo da Inglaterra que foi campeã Mundial
levantar ela na final depois disso tudo o picols virou celebridade chegou a participar até de um filme né O Espião do nariz frio que conta a história de um cachorro Espião tá aí um filme que eu Definitivamente não quero assistir e o piccolos também foi eleito aí o cachorro do ano uma premiação que obviamente Bota a bola de ouro no chinelo né o que acontecia com a taça da Copa era que o vencedor mantinha ela por alguns anos na época que ia começar a próxima Copa do Mundo ele entregava pro país sede o país sede
depois entregava para o vencedor da nova Copa e assim se mantinha o ciclo acontece que a FIFA tinha uma espécie de desafio no seu regulamento a primeira seleção que vencesse a Copa do Mundo três vezes conseguiria manter a julies René sempre antes de 1966 o Brasil era bicampeão e quando chegou em 1970 com aquele Esquadrão mágico lá venceu o tricampeonato e assim teve direito de manter a juros he-man a taça ficaria para sempre no Brasil mas você não tem como manter alguma coisa que foi roubada de novo foi em 1983 quando um grupo organizou um
assalto a sede da CBF Onde ficava a taça e roubou ela provavelmente com a intenção de derreter e revender algo do tipo E mesmo quando descobriram os responsáveis pelo esquema a taça jamais conseguiu ser encontrada novamente sobrou apenas a réplica que naquela época também estava no museu lá da CBF só que num cofre muito bem guardada toda a segurança do mundo pra réplica e a original ali prontinha para ser roubada na Copa de 62 também teve um sumiço você já ouviu aquela musiquinha que diz [Aplausos] [Música] e a música é assim porque nessa edição da
copa do mundo o Pelé se machuca na fase de grupos do torneio e resta ao Garrincha assumir A responsa E então encaminhar selar essa para mais um título mundial acontece que a semifinal daquela Copa contra o Chile Foi bastante pegada e depois jogar a gente sofrer várias entradas e os chilenos ele resolveu revidar e acabou sendo expulso até aí tudo bem acontecem quem é expulso geralmente perde o próximo jogo mas o Garrincha jogou a final aí você pensa ba naquela época era diferente a regra de repente vermelho não suspendia o jogador suspendia assim amigo Então
como que ele jogou né Olha tem algumas teorias tá uma delas Talvez um pouco ingênua dizia que os chilenos que estavam sediando a copa não queriam jamais ver uma final de copa ser o craque Garrincha então eles imploraram para o garfo a gente ia jogar e para a FIFA fazer uma exceção outros dizem que a Tchecoslováquia adversária do Brasil no final da copa também estava implorando para o Garrincha tá em campo porque eles queriam enfrentar aquele Então como todo mundo queria ver o Garrincha na final Eles resolveram dar um sumiço no árbitro que registraria esse
cartão na súmula Digamos que tem algumas teorias aí para o árbitro desaparecer né mas o fato é que o juizão vazou a expulsão do Garrincha não apareceu na súmula e assim ele ficou livre para jogar Afinal em 62 bom mas tá longe de ser o maior roubo de uma copa do mundo né antigamente contornar as regras era mais fácil até porque Muitas delas não eram bem definidas por exemplo em 54 a Espanha é Turquia se enfrentaram nas classificatórias aí pra Copa do Mundo e os espanhóis venceram um jogo de ida por quatro a um Os
turcos venceram um jogo de volta por um a zero você soma os resultados e dá quatro a dois mas na época a quantidade de gols marcados não era contado que era contado aqui a Espanha Venceu um jogo e a Turquia venceu o outro portanto obviamente que temos que fazer um terceiro jogo para definir que esse classifica Claro ótima ideia chegou no terceiro jogo Então e o jogo acabou empatado em dois a dois vai fazer o que agora um quarto jogo amigo na época não tinha decisão por pênaltis então a ideia brilhante que eles tiveram foi
pegar um moleque lá que tava no estádio vendaram o Garotinho pegaram uma jarra e meteram dois papelzinhos dentro um com o nome da Turquia outro com o nome da Espanha e mandaram o garoto então escolher um dos papeizinhos aleatoriamente e assim no papelzinho a Turquia se classificou para a copa do mundo e a Espanha ficou chupando o dedo e você achando que resolveu alguma coisa no cara ou coroa já era demais né pelo menos não foi na semifinal né amigo ficar de fora por causa da sorte deve doer mas já pensou ficar de fora de
uma copa do mundo por causa do seu signo Pois é Diz a lenda que na época que o técnico Raimundo domeque treinava a França era mais ou menos assim isso porque Diz a lenda que o Dominique era fã de astrologia e ele tinha uma preferência pessoal de Não Gostar de jogadores do signo Escorpião era um dos motivos pelos quais ele tinha uma rixa com o Robert Pires e pouco usava esse grande jogador sei lá essa domeque também não gostava do signo de leão e teria dito quando eu tenho um leonino na defesa eu sei que
ele vai tentar se aparecer e prejudicar a equipe o domeleque já declarou que mesmo curtindo muito astrologia ele nunca usou isso como um critério pra convocar ou não um jogador mas ainda assim é bastante curioso né Por exemplo Pelé Maradona e Garrincha são todos de escorpião Será que o domelex se pudesse convocar esses caras não gostaria de contar com eles em campo detalhe que a França de domeleque fez um v chamaço daqueles gigantes na copa de 2010 caindo na fase de grupos né Talvez não tenha sido mal o futebol talvez tenha sido apenas um mercúrio
retrógrado se até aqui a gente falou mais do século passado é porque realmente os primórdios da Copa do Mundo Teve muita bizarrice regras confusas que talvez hoje não sejam tão comuns mas se teve uma copa recente que foi memorável foi a de 2010 na África do Sul começa com os hinos né aquela música Wave em Flag que é considerada por muitos aí uma das melhores E também o famoso Waka Waka da Shakira além do som delicioso das vuvuzelas Ai que maravilhoso né ele faz esse som de zumbido que sozinho já era irritante mas que com
o estádio inteiro fazendo ficava um negócio insuportável mesmo incomodando jogadores que reclamaram das vuvuzelas e também de muitos torcedores do estádio Eles foram práticas comum naquela copa na África do Sul para infelicidade dos nossos ouvidos né e outro objeto muito curioso daquela copa foi a famosa bola Jabulani conhecida por fazer umas curvas malucas ela foi até estudada essa bola que tinha um comportamento realmente muito aleatório assim e por causa disso deixava a vida dos goleiros muito mais difícil né ela era odiada pelos goleirões e é curioso porque se perguntar nomes de bolas de copa do
mundo Provavelmente você não sabe dizer mais que uma ou duas mas certamente uma delas é a Jabulani e a gente fecha esse vídeo de curiosidades com a Copa do Mundo de 2018 quando uma seleção muito pequena encantou todo o planeta pela sua peculiaridade foi a Islândia um país com um pouco mais de 300 mil habitantes tem diversas cidade no Brasil que são maiores que a Islândia em termos de população né Ela acabou virando queridinha de muitos na Copa também por causa por exemplo da sua comemoração Viking que desde que a Islândia apresentou para o mundo
acabou sendo copiado e repetida por diversas outras equipes mas o mais curioso é que diversos jogadores islandês não eram nem profissionais em tempo integral muitos deles dividiam a profissão de futebolista com outras profissões então por exemplo o técnico da Islândia naquela Copa também era dentista o goleiro era diretor e roteirista imagina se isso fosse no Brasil é como se o Rafa que fez o roteiro desse vídeo aqui né fosse o camisa um da seleção no lugar do Alisson Já pensou Então o goleirão islandês literalmente um dia estava lá dirigindo um comercial saca e no outro
dia estava pegando pênalti do Messi na Copa aí ele volta para o trabalho e o pessoal Pergunta pra ele pô como é que foi a tuas férias Ah nada demais só joguei uma copa do mundo e peguei um penal do Messi e vocês pois a Islândia é pequenininha né então nessa conversa hipotética o cara poderia responder eu sei Então essas foram mais ou menos 14 curiosidades da história das Copas a gente espera muito que você tenha curtido e fica o nosso convite para você acompanhar a nossa lista de reprodução com vários vídeos de copa do
mundo tá aparecendo mais ou menos aqui na minha mão Beleza deixa o like antes de sair do vídeo que ajuda muito o canal nos vemos o próximo então grande abraço falou [Música]