Sérgio e convido ao tempo que convido o vereador João Marcos para uso dos seus 15 minutos inicialmente quero aqui saudar todos os colegas vereadores em nome do presidente interino Everaldo Lira saudar a todos vocês que nos acompanham pelas redes sociais seja pelo Facebook ou YouTube e saudar em especial vocês que estão aqui na casa dees Pacheco na noite de hoje sejam muito bem-vindos sempre a essa casa a vocês de rocha essa casa tá sempre de portas abertas seja para qualquer demanda seja sobre mototaxista seja sobre a iluminação que a gente sabe que é precária seja sobre a situação das vias a falta de saneamento né a necessidade do caminhão limpa fossa que lá tem essa grande necessidade Então essa casa tá sempre aberta para que a gente possa levantar essas pautas e mostrar a necessidade a nosso executivo infelizmente isso não deveria ser necessário a gente tá em século XX O saneamento Já devia ocupar 100% da nossa cidade iluminação pública não deveria ser mais uma pauta a se tratar até porque é segurança pública mas enquanto isso não é resolvido enquanto nossa cidade ainda passa por esse tipo de descaso a gente tem uma obrigação de levantar essa voz e receber cada um de vocês que vem a casa de James Pacheco então sejam muito bem-vindos é muito importante a presença de vocês tá certo Muito obrigado quero aqui iniciar e a noite de hoje ontem dia 28 de outubro comemoramos o Dia do Servidor Público então quero aqui parabenizar todos os servidores do nosso município em especial de Arco Verde parabenizar os servidores da casa gemes Pacheco em nome de kéber que tá aqui todas as segundas-feiras e dizer que vocês são essenciais pro funcionamento da máquina pública ao mesmo tempo que a gente recorre ao poder executivo e pede o fortalecimento do sistema a melhoria da educação a a melhoria da da saúde e como é que a gente pode iniciar isso pelo nosso funcionalismo pelo nossos funcionários quando a gente trata da devida forma não só o reconhecimento salarial que também é necessário mas da qualidade de trabalho qualidade de saúde aos nossos profissionais o reconhecimento vem na população e a gente tem um melhor atendimento a nossos munícipes então que seja valorizado cada servidor do nosso micp seja aquele efetivo seja o contratado seja aquele comissionado mas que todo deha um devido valor até porque uma cidade onde valoriza os seus todo mundo será muito bem atendido e o reconhecimento vem no dia a dia na nossa sociedade então quero aqui parabenizar cada servidor de Arco Verde pela luta incansável a fazer o melhor dentro de todo descaso dentro de todo de toda a defasagem que existe mas ainda coloca o seu nome à disposição dá a vida por Arco Verde então meu muito obrigado a cada um de vocês Professor enfermeiro técnico apoiadores da educação a todos que vocês fazem fazem parte do nosso município de Arco Verde meu muito obrigado também quero aqui trazer um tema eh que eu trouxe aqui em agosto desse ano que é referente a uma temática onde não posso deixar de registrar que acompanhei pelas pelas redes sociais nessa última semana que a Arco Verde recebeu o circuito do Banco vermelho na praça Wi um Siqueira como foi aqui pelo vereador Luciano Pacheco essa é uma luta e uma indicação desse vereador que vos fala no dia 5 de agosto eu tive a a oportunidade de apresentar o projeto do banco vermelho que é de duas jovens do Recife que luta incansavelmente contra o feminicídio dizem não a violência contra a mulher e trazem Esse instrumento que é um instrumento de conscientização onde as mulheres homens também possam chegar perto desse banco sentar e ver número de contato onde você pode denunciar ver os mites que existem entre o homem e a mulher e que o feminicídio tá presente na nossa sociedade e a gente precisa dizer um não um não bem grande até porque a gente vê as mulheres morrendo ainda hoje eu volto a dizer século XXI simplesmente por serem mulheres então um lugar de mulher onde ela bem quer e a gente tem que tratar isso diariamente na nossa sociedade então parabenizo aqui a gestão pela iniciativa e dizer que é muito importante essa casa ser ouvida projeto como esse apresentado pelo v Vereador João Marcos esse que vos fala uma indicação onde fosse trazido o banco vermelho e colocado na nossa praça wion Siqueira o banco e também placas sinalizando aí sobre o que é o feminicídio e dizendo não contra a violência a nossas mulheres também quero aqui trazer uma indicação né ao nosso Poder Executivo que seja já fiz esse pedido anos anteriores e que seja feito novamente a gente tá no finalzinho de outubro mas a necessidade de campanhas de conscientização e também preventivas ao câncer de mama é necessário e a gente sabe da dificuldade da nossa zona rural aos acessos então que seja feito campanhas educativas e atividades com a população da zona rural referente ao Outubro Rosa ressaltando Desta forma a importância de um diagnóstico precoce bem como destacando a necessidade dos cuidados a prevenção contra o câncer de mama é um dos cânceres que ainda e que mais matam na nossa soci iedade e é o que se diagnosticado com precocidade é o que tem o retorno aí da cura Mais Positivo também né Doutor então que seja tratado essa política de conscientização na nossa zona rural as pessoas da zona rural tem mais dificuldade de acesso por ser mais distante mas a gente tem um sistema atualizado que pode ser descentralizado para essas regiões onde pode ser feito campanhas né de prevenção ao câncer de mama levada a nossa zona Rural e outro ponto pegando esse gancho de zona rural que eu quero aqui trazer também é que a gente possa levar mais saúde pra nossa zona rural vou trazer aqui um exemplo em 2020 entregamos e foi inaugurada a praça lá de Ipojuca do povoado de Ipojuca e hoje eu venho aqui fazer uma indicação que seja colocado essas Academias da cidade naquela praça Para que as pessoas possam praticar mais esporte para que tenha um incentivo as pessoas saírem de casa e também ter a condição de praticar alg Não precisar vir lá de Pojuca pra cidade para poder fazer uma academia queem que a gente Dê essa condição ao povo da nossa comunidade então de antemão quero aqui deixar bem claro infelizmente a gestão tá se encerrando ou felizmente tá se encerrando eu acredito que isso não será feito até dezembro mas aqui quero deixar de público registrado em ata que destinare uma emenda impositiva no valor de R 40. 000 para fazer a aquisição de materiais esportivos e também para aquela praça de I Pojuca para que as pessoas possam eh fazer sua suas atividades físicas que a próxima gestão possa colocar um professor de zumba um professor para acompanhar essas pessoas da zona rural para que eles possam ter aí uma saúde melhor e um acompanhamento digno que eles merecem então Eh deixa aqui já de ata uma emenda no valor de r$ 40. 000 para que seja feito uma uma uma academia da cidade Isso é uma verba Estadual Então não é com esse nome mas que tem o mesmo intuito levar Saúde ao povo da nossa zona rural e em especial ao povoado de pujucan e também quero aqui cobrar aproveitar um momento cobrar nossas emendas impositivas relacionado à nossa zona rural eu tive oportunidade nesta casa de fazer uma emenda no valor de 150.
000 para aquisição de uma ambulância pra zona rural em específico povoado de Pojuca descobrimento salgadinho e adjacências fomos atendido infelizmente não entrou no ouvido saiu pelo outro hoje o que a gente vê é demissões e falta de investimento onde necessita ter investimento então a gente encaminhou uma emenda no valor de R 150. 000 para aquição de uma ambulância hoje a gente vê a necessidade de ambulâncias na cidade imagina pro povo da zona rural então Eh Senhor Prefeito peço a vossa excelência que dê atenção essas emendas impositivas saída dessa casa seo não é um pedido do vereador isso não vai aumentar nosso isso sim vai trazer uma melhoria aí pra vida das pessoas da nossa cidade também tive a oportunidade de enviar uma Emenda IMP positiva no valor de R 30. 000 pra reforma do posto de saúde de Pojuca é algo que reclamam muito lá mas infelizmente a gestão nem fez a gente deu a qualidade financeira para que fosse feita dentro do orçamento e mesmo assim não saiu do papel eu não sei se é por questão política eu não sei se é por descaso eu não sei se é por não realmente enxergar a zona rural da forma que deveria ser enxergada mas esse Vereador não se cala traz mostra peda até que aconteça até porque o beneficiado dessas ações é o povo daquela região e são as pessoas que mais TM dificuldades eu sempre uso como exemplo P tenor que é meu avô onde ele teve a Vacaria mais bonita que poderia existir naquela região e terminou sua vida sem nada infelizmente porque quando as filhas dele começou a quando cresceram necessidade de educação tiveram que vir pra cidade isso tem um custo quando precisar de saúde teve que vir pra cidade e para ele dar essa condição a elas teve que vender toda essa Vacaria e terminou a vida sem nada porque o homem da zona rural nunca teve acesso à educação de qualidade à saúde de qualidade a o simples e o báo de uma zona rural que são os acessos as estradas a questão do limpeza de Barreiro a questão de uma aração de terra são coisas simples pra gente mas para eles faz total diferença então que seja dada a devida atenção e o respeito a cada pessoa em cada localidade da forma que eles merecem então quero aqui trazer de uma forma tentando sensibilizar de alguma forma a gestão que possa ser feito algo a gente tá no período de estiagem e ainda não vi nenhuma ação de limpeza de Barreiro na zona rural quando chover esqueça não dá mais tempo porque um Barreiro cheio não tem como fazer uma limpeza dele não tem como desentupi o que tá entupido cheio a gente tem que esperar outra estiagem secar aquele reservatório que poderia ficar cheio durante dois anos para que possa ser feito algo a política ela tem que começar a ser preventiva e deixar de remediar se a gente faz as ações antes a gente depois não precisa remediar porque a gestão vai estar cumprindo seu papel então que seja d a devida atenção a todo Arco Verde mas hoje em especial eu falo da nossa zona rural eh e trago aqui essas indicações e também esse compromisso aqui com a questão da academia da cidade destinando uma emenda de R 40.