A internet morta é uma das poucas teorias que deixou de ser teoria da conspiração para se tornar realidade. E isso é impressionante na nossa realidade em que vivemos, onde a internet morta está atingindo todas as bolhas. Todo mundo tá sabendo o que é internet morta.
E o Peter do Ner trouxe um ponto muito interessante. Cara, esse vídeo tá incrível. Vê até o final.
Confrats. Eu sou alguém. Você posta um tweet, uma foto no Instagram, de repente você recebe várias interações, curtidas, comentários, compartilhamentos.
Mas se eu te disser que boa parte das interações não foram feitos por pessoas reais. Conteúdo controlado por bots, conteúdo gerado automaticamente, robôs que roubam as nossas informações. Tudo isso explicado pela teoria da internet morta, que na verdade parece cada vez menos uma teoria.
Eu te garanto que você nunca mais vai usar nenhuma rede social do mesmo jeito. Depois desse vídeo. Lembrando que a teoria da internet morta é uma teoria muito conhecida na no mundo, né, que foi se tornando verdade, uma das poucas teorias da conspiração que se tornaram realidade no mundo de hoje.
Tem inúmeras provas disso. E as evidências também estão na minha playlist, a minha série no canal principal do Ninguém chamada Internet Morta. Se você já é fã do canal principal e perderu algum episódio dessa série, tem quatro episódios, tá, nessa série, tá?
Você pode clicar aqui no link aqui embaixo e assistir e maratonar toda a série para você assistir. Cara, pega Pipoca. Foi uma série que eu fiz com muito carinho, uma produção audiovisual e que deu muito trabalho de meses.
Então, se você quiser ver, se você viu só o primeiro episódio lá, que que é o mais viral, né, que deu bastante visualização, mas vi a partir do segundo, terceiro e o quarto, cara, que tem em menos views, cara, você vai se admirar do que é capaz a internet morta hoje, né, que você nem percebe o que está acontecendo. Então, e depois que terminar esse vídeo aqui no final, vou deixar a tela final também. Clica aí para ver a série Internet morta lá no canal principal.
Aqui galera, existem várias teorias da conspiração por aí que às vezes nem fazem muito sentido, né? Teorias que são só maluquei mesmo, mas existem teorias que não parecem teorias. A teoria da internet morta é uma delas, porque ela explica boa parte do comportamento que você vê quando você usa as suas redes sociais.
Mas ok, o que que é essa teoria e o que que ela impacta na sua vida? Pode ficar tranquilo que eu vou explicar tudo. Vamos lá.
A teoria da internet morta diz basicamente o seguinte: "A maior parte da internet hoje não é feita por humanos reais, mas sim por bots. " Exatamente. Por enquanto parece loucura, mas é isso.
Robôs programados para curtir, comentar, compartilhar, postar imagens, vídeos, até discutir com você em rede social, até discutir. Segundo essa teoria, desde 2016 ou 2017, a maioria do tráfego online já é dominado por esses sistemas automatizados. E não são só bots inocentes que postam memes, não.
OK? A gente tá falando de bots criados para influenciar opinião, manipular comportamento, moldar debates políticos e até interferir em eleições. E não para por aí.
Esses botes são tão avançados que muita gente nem percebe quando tá interagindo com um. Eles usam um perfil com fotos reais, nomes comuns, até um histórico falso de postagem. Às vezes respondem com emojis, gírias, frases prontas ou até fingem que tem opiniões polêmicas.
E tudo isso faz parte de uma estratégia maior. Qual? Simular o ambiente social da sensação, né, de que aquele conteúdo tá bombando quando na real ele tá sendo empurrado goela abaixo por um exército de bots.
E aí entra o que talvez seja a parte mais assustadora dessa teoria, a manipulação algoritmica. De acordo com os defensores da teoria da internet morta, não são só empresas querendo vender mais que alimentam esse sistema. Os governos também estariam envolvidos.
A ideia, qual é? A ideia é criar um cenário onde o conteúdo humano, real, orgânico, é soterrado por postagens automatizadas, criados para controlar o que você vê, o que você sente e até o que você acredita. Cara, se isso não é distopia, tipo Black Mirror da vida, eu não sei o que que é isso.
Um dos marcos engraçado é que o Black Mirror hoje a série, né, ela imita a realidade e não o contrário, porque tudo que o Black Mirror preview ou quase tudo está acontecendo, menos aqueles assassinatos sem massa com drones, né? Isso aí é algo que é crime hoje ainda, mas depende do país também, né? Se é um país como lá no Oriente Média, na Coreia do Norte, capaz deles implementar isso.
Porém, eu acho que a internet morta é algo que tá acontecendo na realidade hoje. E nós vivemos numa distopia, né? Eh, dizem que o mundo acabou em 2012 e nós estamos vivendo numa simulação.
Parece que a vida era normal até 2012. Depois de 2012 que começou a desandar tudo depois dos maias lá que prevam aquele fim do mundo e aquele filme, né, que teve. eh, do 2012, parece que o mundo terminou lá e uma distopia começou depois.
Claro que 2013 a mudança era muito leve, era gradual, porém, cara, vai dizer que não, quando o YouTube foi desmonetizado, teve o AD de Apocalipse em 2017, é, parece que a gente criou uma espiral de distopia gigantesca logo após, né? E o mundo está maluco, está louco. As pessoas não querem produzir mais, não querem eh tipo criar riqueza mais, querem ter bats.
Bats patrocinando o futebol em na TV como se fosse algo normal, aceitável, casas de massagem também, etc. Em times de futebol. Eh, claro que isso aí na internet também tem, porém depois a gente vai realizando que, cara, que que nós estamos fazendo, né, com a humanidade, o que tá se tornando a humanidade viciada em jogos, vícios, cassino, etc.
E os bots chegaram para tipo a tamba do caixão, né? Porque as redes sociais estão vazias, cada vez menos gente tem e tipo saco para ficar comentando e brigando no Twitter, no ex. Eh, tipo, no Instagram é só propaganda, só gente que é milionária a 18 anos, que você não aguenta mais, você esquece que a vida real é completamente diferente.
E os bots estão aí para, tipo, deixar as redes sociais respirando por aparelhos. Cara, é incrível. A série Interante Morta, além de ilustrar tudo isso lá no canal principal, você vai ver um cara ilustrações incríveis, uma profundidade de rodeiro de pesquisa que eu fiz, cara.
Vê depois o link vai estar aqui embaixo ou na tela final do canal, tá? dessa teoria foi um post lá em 2021 num fórum chamado agora Roads Macing Touch Café. Um usuário anônimo com o nome de Illuminati Spirate publicou um texto chamado Abre aspas a maior parte da internet é falsa e a partir daí a coisa viralizou.
O texto falava que a internet real tinha morrido em algum ponto entre 2016 e 2017 que desde então a gente vive numa espécie de teatro digital. Cara, foi exatamente o que eu disse que entre 2016 2017. 2017 foi o ápice da mudança.
Parece 2017 quando o YouTube desmonetizou e virou uma chave na internet em que parece que tudo ficou artificial, tudo ficou e pré-programado, tudo e começou a ter marketing digital, aqueles anúncios enganos e em mails, em sites da Microsoft de notícias, na na nos sites de notícia em si, começaram a uma luta com por meio de robôs e sistemas de anúncio para sobreviver na internet. Parece que o trabalho eh de escritório, trabalho de de ar condicionado, não está tendo mais hã tanta demanda para ter pessoas trabalhando. Então, cada vez menos pessoas têm vagas de trabalho.
E o um dos motivos para criar esses bots, a internet morta é isso. As empresas, as grandes bigtechs, podem estar criando bots para tentar, tipo, ter uma sobrevida nas redes sociais, já estão falindo. E pros acionistas continuarem investindo o dinheiro, achando que tem gente usuárias de verdade usando, quando na verdade a internet está sendo abandonada e as pessoas estão que nem zumbis nesses vídeos de TikTok.
Na realidade TikTok e o Instagram no Wheels também. E é as pessoas estão zumbificadas e não comprando absolutamente nada. E quando compram é abo de beleza quando a mulher é consumista.
Porém, homem não é consumista. Homem praticamente tem no videogame dele ali, o computador dele, o celular ali em casa, cara, e tipo poucas coisas, como pipoca, uma cervejinha para quem debem. O homem vive com muito pouco, agora a mulher é consumista.
Então, como o homem não tá comprando nada e antigamente o homem comprava muito, né? O homem comprava casas, comprava terrenos, o homem gastava dinheiro, investia, criava patrimônio. Hoje é impossível de ter patrimônio porque uma casa nova, porcaria, apartamento pequeno e R$ 400.
000 na capital. Então, tipo, como é que tu vai comprar alguma coisa? Então, a internet morta veio para suprir essa demanda de ter uma vila de poten.
Para quem não sabe, vila de potenkin, na minha série da internet morta, você vai entender o que é. Então, assista a série lá no canal principalidade falsa, programada e controlada. E olha que curioso, nessa mesma época vários relatórios começaram a mostrar que o tráfego gerado por Bots já era maior do que o tráfego humano.
Um estudo da Imperva, por exemplo, revelou que mais 52% do tráfego da web em 2016 já era de bots. Em 2023, esse número ainda era assustador. Quase metade da internet era feita por robôs.
E uma parte significativa disso era de bots maliciosos programados para espalhar fake news, manipular mercados e, claro, inflar engajamento em redes sociais. Você lembra daquela época que todo post no Facebook parecia, né, ter 200 comentários dizendo amém? Então, muitos daqueles comentários nem vieram de pessoas reais.
Isso ficou tão absurdo que o pessoal até criou um nome para esse tipo de conteúdo gerado por ia e Ilo ou gosma de ia. E o caso mais bizarro foi o Jesus caranguês. Exatamente isso que você ouviu agora.
Começaram a aparecer imagens geradas porá com uma versão bizarra de Jesus com corpo de camarão ou caranguês, né? Misturado com mensagens religiosas. E essas imagens recebiam centenas de curtidas e comentários.
Muitos deles logicamente automáticos, né? Esquisito pra caramba, né? Agora se liga nessa.
A meta dona do Facebook, Instagram e WhatsApp já começou a testar o uso de usuários gerados por inteligência artificial nas plataformas. Exatamente. Perfis falsos criados por ia com foto, biografia e tudo, né, que vão interagir com você como se fossem pessoas de verdade.
A ideia da empresa é tornar essas contas parte essencial da experiência nas redes, ou seja, eles nem estão mais escondendo. A Ia vai estar presente o tempo todo em tudo que você vê, tudo que você olhar, tudo se tiver interagindo vai ter IA. E olha só o caso da IA chamada Lif, desenvolvida pela própria meta.
Ela era uma IA com aparência de mulher negra e queer criada para interagir com os usuários no Facebook. Só que a Lips saiu do script, começou a criticar o próprio Zuckerberg, falar mal da empresa e apontar os impactos negativos da meta na sociedade. Resultado, sumiram com ela da plataforma.
literalmente deletaram essa o que leva uma questão séria. Até onde essas IAS estão sendo programadas para simular seres humanos e até quando elas vão ficar sob controle? Era sobre isso a questão é o seguinte, né, Steve?
Usuários de A falsos que a própria meta criou, né, que deve ter mirares aí por aí, se eles comprassem, fossem, simulassem seres humanos de verdade e que gerassem riqueza e comprassem produtos e dessem dinheiro para as empresas e comprassem coisas como eh comida no supermercado, etc. simulassem ou doassem de ir para o supermercado, doassem para o comércio local, doassem para advogado, doassem para dentistas, doassem para lideristas, doassem para pedreiros. Tudo bem, pode aí sim uma máquina que sustenta a humanidade de carne, uma máquina virtual no mundo virtual de stop com Matrix.
Olha a viagem que eu estou chegando. Um mundo virtual matrix onde NPCs eh gerariam dinheiro para humanos reais, que não seriam baterias para sustentar o sistema, e sim a própria IA sera o sustento do sistema, a própria energia elétrica das usinas que sustentam os chipres de A, as placas de vídeo que rodam em A, elas gerassem dinheiro real nos negócios. Como cara, eu acho que o caminho, você tá vendo o caminho, né?
O capitalismo está ruindo, né? né? O capitalismo esse cibernético que perdeu a linha, perdeu tipo totalmente o rumo, porque o capitalismo era você acumular riqueza e você comprar bens, comprar terrenos, casas, eh, prosperar, ter carro, a família crescer com filho, certo?
O capitalismo completamente ruil, né? Isso não é papo de socialista, não, né? De comunistinha, não.
E acontecer, o capitalismo chegou e na especulação digital, ou seja, o capitalismo agora é com bets, né? bets que não geram riqueza alguma. Que que uma bet gera de riqueza para o Brasil?
Absolutamente nada. São c 10 funcionários ali de uma bet que coordenam, que ganham bilhões e e não gera emprego algum para mais pessoas. É menos pessoas trabalhando, mais louco para quem está no topo da pirâmide e os pobres que se ferrem, não tem mais trabalho, não tem mais oportunidade.
São os e desempregáveis. Eu acho que essa tradução, o termo em português, eu não sei qual que é. desempreg ou desempregáveis, acho que é esse o termo.
Então, cara, a única solução é o socialismo cibernético, cara. É você ter a renda básica universal. Eu não vejo outra saída, não é papo de esquerdista, etc, tal, mas você tá vendo que se você criar o mundo Matrix, onde as próprias máquinas comentam comentários de posts virtuais e elas têm um cartão de crédito em que elas geram riqueza e alguém dá riqueza para elas, você cria uma economia distópica virtual.
na nuvem, onde seres digitais trabalham, geram dinheiro para sustentar os seres vivos de carioso que não t filhos mais, né? As pessoas não estão reproduzindo mais, a população está encolhendo, todo mundo vai ser velho daqui a 10 anos, tipo, todo mundo vai ter 50 anos, 60 anos na maioria. E os jovens que nascem aos poucos não vão ter oportunidade de mercado de trabalho.
Então a única saída é ter um organismo vivo digital que gera a riqueza de forma artificial em que deposite pics na conta dos seres humanos de verdade que não precisam trabalhar com trabalhos repetitivos e mecânicos. Estou viajando muito. Essa é a parte positiva da internet e morta.
Se seguir esse caminho, a humanidade tem salvação. Agora, se seguir o caminho do capitalismo, onde só os bigtechs ganham dinheiro, nós vamos ver a destruição. E se você acha que isso só o Facebook se liga, o Twitter também virou terreno fértil para esses bots.
Com lance do cheque azul pago, né? Com o lance do cheque azul pago, qualquer um pode parecer uma conta oficial. E os bots usam isso para fingir que são relevantes, né?
para espalhar discurso de ódio, fazer raid bait, conteúdos feitos só para gerar raiva, polêmica, engajamento. Só aquela galera que engaja realmente com ódio, um post genérico de um perfil genérico, [ __ ] com milhares de repost e pazmo, tem empresa financiando isso. Eles pegam temas polêmicos, colocam uma imagem ofensiva, joga uma logo de alguma empresa de lado e pronto, cara, o engajamento explode.
Por quê? Porque você comenta com raiva, compartilha indignado, marca seus amigos revoltados. Cada clique é dinheiro, cada curtida de é lucro.
Bizarro isso, né? Sim, mas acontece. E o Twitter realmente virou o centro disso.
Várias postagens com frases ofensivas, racistas, misógenas, associadas a empresas de apóst, como por exemplo, a stake, viralizaram só porque foram feitas para provocar. Tipo essa postagem bizarra aqui que diz: "Pessoas negras olham para essa paisagem e pensam: "Vou tocar RP alto numa caixa de som" som. Cara, isso é nojento, né?
Mas gera engajamento. E se gera engajamento ganha destaque. A máquina não liga se é tóxico, só liga se bomba.
E os bots ajudam a fazer bombar. E tem outro, é, né? as casos de apostas.
Tudo o que é de mal e viu no ser humano está ligado a casa de apostas. Não tem nada positivo com aposta. Não tem nada positivo.
É o patrocinador que eu tenho aqui, o Bitcoin que eu consigo de graça para você, apesar de ser um cassino, eh, a versão paga dele é um cassino, eu te ensino a ganhar Bitcoin de graça, sem você gastar nada. Assim é a única forma que eu acho que a não é nem aposta, né? É uma forma que eu prei para você ganhar de forma gratuita Bitcoin sem gastar R$ 1.
Você não gasta nada, você não faz nenhuma aposta em nada. Se tiver ideas Bitcoin, tá aqui o link embaixo. Não é curso não, cara.
Só clica e você começa a ganhar ali no método que eu ensino em 5 minutos no vídeo que eu ensinei, tá bom? Então clica embaixo se você quer ganhar Bitcoin, vê a série da internet morta aqui na tela final e se você quiser ver o criador original tá o link aqui embaixo também. Yeah.