o Botafogo foi eliminado do Intercontinental e perdeu a chance de ser campeão mas nesse vídeo a gente vai fazer um resumão de todas as vezes que um clube brasileiro foi campeão do mundial Não tem melhor lugar pra gente começar essa viagem através da história voltando pros anos 60 na primeira vez que um clube brasileiro disputou um mundial no caso naquela época Ainda a Copa Intercontinental esse torneio era disputado entre Os Vencedores da Libertadores e da Champions League na época começando lá em 1960 né quando o Real Madrid e p arol se enfrentaram mas a primeira
vez que um clube brasileiro participou foi em 62 quando o Santos venceu o penharol na final da Libertadores e se classificou para pegar o Benfica no Intercontinental era um confronto entre o famoso ataque do Santos de mengalvio Dorval Coutinho Pelé e pepe contra o Benfica de Mário coluna e Eusébio e o resultado só poderia ser dois jogaços né em Santos o peixe largou na frente com um 3 A do com direita doblete do Pelé e na volta amigo mesmo com os portugueses super confiantes de estarem jogando em casa ali o fato é que o alv
negro Praiano destroçou os encarnados numa partida inesquecível o Santos abriu 5 a 0 contra o Benfica com direito a três gols do Pelé incluindo um absurdo em que ele sai passando por todo mundo e outro em que ele dá uma caneta humilhante antes de meter o Gol o Benfica ainda descontou duas vezes mas o placar fechou 5 a do e o Santos foi então naquele momento o primeiro clube brasileiro a levar o Intercontinental só que isso viria Claro a se repetir foi em 1963 logo depois o Santos mais uma vez venceu a Libertadores né para
cima do Boca Júniors E assim se classificou para enfrentar o Milan no Intercontinental aquele Milan Tinha alguns nomes bem interessantes né como o craque Diane Riveira e o maldini mais o Cesar né hoje conhecido como o maldini vô enquanto do lado Santista a base era a mesma que tinha Vencido o Benfica no ano anterior lá no sanir teve Claro um golaço do Pelé que depois também marcou de pênalti mas foi o rosto soneiro que venceu por 4 a 2 e ficou perto da taça não bastasse a vantagem o jogo de volta na Baixada Santista tinha
um pequeno problema Pelé se machucou e ficou fora do confronto assim o Milan abriu e ampliou o placar indo pro intervalo com a mão o pé e a cabeça na taça até que no segundo tempo surgiu ali o time da virada o canhão da Vila PEP comandou a remontada com golaço de falta o Santos devolveu o 4 A2 e Forçou a disputa para um terceiro jogo de desempate esse jogo foi muito menos movimentado e teve até o César maldina expulso mas num pênalti que o goleiro tentou se adiantar até arrisca da pequena área os tempos
de fato eram outros né O Dalmo converteu marcou o único gol do 1 a 0 e consagrou o Santos como bicampeão mundial e aí o brasileiro precisou esperar ali basicamente duas décadas para ver novamente um time do nosso país e disputar lá contra um europeu né isso porque depois do bissanti o próximo confronto do mundial foi na Copa Europeia Barra sul-americana ou Intercontinental ali né entre o Flamengo de Zico Leandro e Júnior aquele timaço absurdo contra o Liverpool do Astro Kenny doulas lá em 81 agora a final já era disputada em jogo único e em
campo neutro né E foi lá no Estádio Nacional de Tóquio no Japão que o Flamengo botou os ingleses na roda foi um sonoro 3 a 0 construído ainda no primeiro tempo que deu o primeiro e único título mundial ao clube carioca com dois gols do Nunes e um do Adílio sem falar no show a parte do Zico que foi o maestro da orquestra Rubro Negra e eleito o craque da partida ganhando inclusive um carro de presente do patrocinador já que nessa época aí esse torneio também tinha o nome alternativo de copa Toyota e claro todas
essas conquistas que a gente tá falando aqui são muito marcantes né Para nós brasileiros aí e mesmo o Flamengo tendo ganhado duas libertadores recentemente e conseguindo outras glórias né com certeza esse Mundial continua sendo um dos pontos altos aí da história do Rubro Negro a Copa europeia Sul americana né continuou com esse nome aí para 1983 e agora chegou o momento do Grêmio enfrentar o Hamburgo pela glória máxima hoje em dia o Hamburgo tá muito longe dos holofotes né mas naquela época tinha um grande Esquadrão que chegou Inclusive a ficar 36 jogos sem perder e
não atoa foi campeão da Champions League na época chamada de copa europeia Os Invencíveis do Capitão Félix magath enfrentaram então o imortal tricolor que tinha um timaço com Mário Sérgio Paulo César Caju e Renato Gaúcho e é inclusive dos pés dessa última dupla aí que o placar é aberto no lançamento do Caju pro renight que carregou fez uma jogadaça driblando duas vezes o jogador adversário ali antes de marcar o seu Gol uma pintura e não seria a única isso porque depois o schroder empata no finalzinho mas na prorrogação de novo brilha Estrela do Renato que
mais uma vez com um corte safado no marcador faz o 2 a 1 que então garantiu ao Grêmio o seu primeiro e até hoje único título mundial da história o Renato no Grêmio ganhou a primeira Libertadores dos caras fez isso aí na final do Mundial depois como técnico levou mais uma liberta a estátua lá não é a toa não tá agora a gente pula quase 10 anos pra frente lá pro ano de 1992 quando chegou o momento do São Paulo enfrentar o Barcelona e curiosamente hoje são duas equipes que a gente associa muito né a
títulos continentais aí mas naquela época ambos estavam indo se enfrentar depois de terem vencido pela primeira vez exatamente em 1991 92 é quando o Barcelona conquista sua primeira Copa europeia e 92 também foi a primeira Libertadores do São Paulo então de um lado a gente tinha o Barça histórico do ceman do Guardiola do laudrup do stojkov treinado simplesmente por Johan cff contra o tricolor paulista de Cafu Miller e Toninho Cerezo liderados pelo crack Raí e comandados pelo tel Santana cara só olhando pelos nomes assim Acho que dá para cravar que foi um dos maiores confrontos
da história do do futebol Intercontinental quem abre o placar é a estrela búlgara stoichkov num lindo tapa de canhota mas logo depois o Miller entorto marcador e cruza pro rí empatar no que ele mesmo depois cobra uma falta Marota no ângulo para garantir o primeiro título mundial do São Paulo Raí é brabo hoje era brabo naquela época e o Guardiola perdeu isso aí jogando pelo Barça e não esqueceu tá certa vez ele disse o seguinte não tivemos nenhuma ação para competir com eles quanto mais para ganhar o São Paulo dominou o mundo e o Guardiola
tava certíssimo porque o torcedor Samp Paulino mal teve tempo de Saborear e um ano depois já estava lá pronto para ganhar mais uma vez 10 dessa vez defendendo a sua dominação Mundial contra o Milan e sem o Raí que tinha saído pro PSG só que o Curioso desse título do São Paulo é que eles enfrentavam um Milan que não tinha sido campeão da Champions tá quem foi campeão europeu em 93 foi o olimpique de Marcelia só que como a gente já explicou aqui no canal inclusive eles protagonizaram ali um escândalo de corrupção no futebol e
uma das punições foi não poder jogar esse Mundial então o vice daquela Champions foi no lugar do Marcelia e assim era um Milan que tinha barez tinha maldini e companhia ali indo em busca do seu quarto Mundial eles começaram atacando e quase meteram um gol antológico com o Massaro Mas quem abriu o placar foi o tricolor com o palinha completando ali depois da assistência do Cafu e era só uma palinha do que seria esse jogo porque depois aí no segundo tempo o Massaro empata o Toninho Cerezo coloca o São Paulo de novo na frente e
aí o papan não quis saber desse papo e empatou tudo de novo e o jogo que caminhava pro empate foi definido num lance meio curioso né numa Bola Dividida o Miller pula e acaba fazendo um Gol sem querer um Gol assim feiamente lindo porque com certeza ele não tinha intenção ele tava de costas pra bola mas ao mesmo tempo parece que foi meio que de letra né e com esse gol bisonho aí o São Paulo defendeu o seu título então e foi bicampeão da Copa Continental os caras em dois anos seguintes simplesmente passaram por cima
de Barcelona e Milan e até hoje é o único clube brasileiro que foi bicampeão consecutivo junto com o Santos do Pelé nada mal né e a agora a gente vai para 2000 mas antes é importante dar uma palhinha de Por que a gente tá falando desses intercontinentais como mundiais né primeiramente a FIFA reconhece Ok e segundo que o critério é muito simples na época do Intercontinental o campeão europeu enfrentava o campeão sul-americano quem vencesse era considerado campeão mundial e era o peso que essa competição tinha na época dava-se esse valor que vem sendo Intercontinental você
era considerado campeão mundial Até que em 2000 as coisas mudaram um pouco isso porque surgiu o campeonato mundial de clubes da FIFA para jogar lenha na fogueira e começar a causar confusão A ideia era expandir o torneio e ter mais times então ele foi sediado no Brasil no ano de 2000 e teria não só o Vasco que tinha sido campeão da Libertadores em 98 e o Manchester United que tinha sido campeão da Champions em 99 como vencedores de outros campeonatos também só que tem algumas coisas esquisitas né Por que que o Vasco foi pro Mundial
de 2000 sendo que Eles venceram a Libertadores em 98 o Palmeiras venceu depois em 99 mais próximo do torneio e não participou ninguém sabe e não houve uma explicação assim 100% oficial mas o fato é que a FIFA Tomou essa decisão de incluir o Vasco poucos dias antes da final da Libertadores em que o Palmeiras estava jogando além desses clubes também participou o Real Madrid como convidado e o Corinthians como campeão do Brasileirão de 98 mas nesse caso não deu confusão porque eles também ganharam em 99 os clubes participaram de uma fase de grupos e
o Corinthians liderou o seu contando com um empate de 2 A do contra o Real Madrid dois gols de anelka para um lado e dois gols de Edilson capetinha pro outro no que parece outro mundo né parece uma coisa esquisita mas aconteceu e na final o Timão enfrenta o Vascão que também liderou o seu grupo e até meteu taca contra o Manchester United foi 3 a 1 com dois do Romário em duas entregadas monstruosas do Gary Neville e um gol antológico do Edmundo em que ele faz uma espécie de eu tô aqui do Cristiano muito
antes essa comemoração se popularizar né e a grande final desse novo mundial de clubes da FIFA então foi entre Corinthians e Vasco pela primeira vez a decisão não tinha um clube europeu e depois de um 0 a 0 foi pros pênaltis e o Corinthians acabou sendo então campeão mundial com o asterisco de que eles nunca tinham ganhado naquela época a Libertadores bizarrices que a FIFA adora proporcionar Inclusive a coisa fica pior né porque o mundial seguinte foi cancelado então a gente teve a seguinte situação um Corinthians que não foi campeão da Libertadores foi pro mundial
e ganhou e o Palmeiras que venceu a Libertadores em 99 simplesmente não participou do mundial outra coisa bizarra é que esse Mundial de Clubes foi criado em 2000 criou uma baita confusão ali foi cancelado por alguns anos e só voltou em 2005 agora unido com o Intercontinental que jamais tinha parado ou seja por um período a gente teve tanto o Campeonato Mundial de Clubes quanto o Intercontinental rolando o que vai acontecer agora de novo sinceramente dava para fazer um vídeo só sobre coisas esquisitas que não fazem sentido bizarrices de toda essa questão do Intercontinental mundial
e por aí vai mas agora em 2005 o formato Voltou ao mata a Matata mais tradicional com o campeão da Champions o Liverpool e o campeão da Libertadores o São Paulo entrando direto nas semifinais os Reds chegavam para disputar aquele Mundial depois de terem conseguido a champions no famoso milagre de estambul e tinha um time ali com estrelas como Xabi Alonso e Steven Gerard já o São Paulo contava com ótimo os jogadores que também se consagrariam no Campeonato Brasileiro no time ali tinha Lugano amoroso E claro o maior ídolo Rogério seni que Vivi seu auge
e foi justamente quem mais fez a diferença nessa Decisão foi o São Paulo que saiu na frente quando Mineiro volante infiltrou bonito na área do Liverpool aproveitando a marcação ruim do ripia e tocou no canto do Pepe Reina para abrir o placar e é óbvio que o mineiro é lembrado por causa desse Gol Mas quem realmente fez a diferença naquele mundial foi o Rogério seni né ele catou demais na final com atque para uma defesa fenomenal num chute de falta do jard que assim era impossível a bola ir mais no ângulo do que ela foi
e o ci tava lá e foi pegar esse lance é bem curioso para mim porque eu não vi esse jogo né eu tinha 15 anos na época mas assim de tanto ouvir falar seja de pessoas que viveram aquilo ali ou em programas esportivos e tal eu tenho uma lembrança muito vívida desse momento é uma defesa realmente antológica que acaba contribuindo um pouquinho mais né pro Grande legado do Rogério Ceni como um dos melhores arqueiros da história o Liverpool não não conseguiu passar pelo Rogério o tricolor venceu por 1 a 0 e se sagrou então Tricampeão
mundial até hoje o único brasileiro que pode bater no peito e dizer que ganhou três vezes no ano seguinte em 2006 mais uma vez um brasileiro chegava no Mundial agora era o internacional que queria ganhar uma para não ficar só ouvindo pro resto da vida que era o Grêmio que tinha ganhado e eles não né o time do Inter tinha pato e Fernandão por exemplo e Eles venceram a Libertadores para cima do próprio São Paulo e agora encarariam o barc de Iniesta Deco Ronaldinho e companino que parecia um confronto ali muito difícil de se ganhar
cara porque assim em vários confrontos que a gente falou aqui se tu olhar as escalações Pô o São Paulo de 92 dava pau a pau com o Barcelona o Santos lá na década de 60 era muito superior ao Benfica mas nessa época aqui a gente estava começando a ver a balança pendendo mais pro lado dos europeus o caldo estava começando a engrossar e não acredito que o otimismo era tão grande pro Inter consegui vencer o Barcelona a disparidade era considerada enorme o Inter vencer já era mais ou menos aquela de só acredito vendo eu vendo
não acredito mas faltou avisar isso pro contestado Adriano gabiru Ele entrou na partida no lugar do ídolo Fernandão e pra surpresa de muitos entrou na área deixou o bellet estatelado no chão e fez o gol que sagrou o Internacional honrando de uma vez por todas o nome do clube né e do outro lado é curioso que o Ronaldinho cria do Grêmio né venceu Praticamente tudo que dia na carreira aí pelo menos uma vez mas ele não tem mundial e não tem por causa do Inter Depois dessa conquista do Inter a gente entrou numa era que
realmente tinha esse pensamento de assim pô quem ganhou de time brasileiro ganhou quem não ganhou não ganha mais porque a diferença de nível entre futebol sulamericano e Europeu começou a ficar bastante evidenciada isso até que o Corinthians comandado por tit viajou pro Japão para conquistar o mundo Eles foram enfrentar o Chelsea que tinha sido campeão naquela Champions vencendo o Bayern nos pênaltis enquanto Corinthians tinha conquistado a sua primeira Libertadores e de forma Invicta chegando pro mundial com várias figurinhas carimbadas aí que fazem o coração do torcedor corintiano pulsar Paulinho Danilo Emerson Sheik o goleiro Cássio
e o novo atacante Paolo Guerreiro que tinha chegado a pouco tempo já o Chelsea também tinha grandiosos jogadores né como Peter check o lampar e um jovem razar que também era recém-chegado no clube porém talvez pra sorte do Corinthians o Chelsea não era um campeão europeu normal entre aspas eles ganharam a Champions numa temporada em que não eram nada favoritos o Chelsea estava em crise quando o interino Roberto de Mateu assumiu o clube e de forma muito surpreendente conseguiu guiar os blues pro título da Champions em cima do Bayern de Munique dentro da Aliance Arena
só que na temporada que começou depois do título né em 201213 o Chelsea acabou degringolando e faltando menos de um mês pro mundial o Roberto de Mateu foi demitido então o Chelsea foi pro Japão com o Rafa Benites recém-chegado como técnico o Rafa Benites que já tinha sido více do mundial em 2005 pro São Paulo naquela atuação que foi uma vitória de 1 a 0 do time brasileiro com um goleiro brilhando muito e não é que o Rafa Benites repetiu o roteiro isso porque o Chelsea pressionou bastante dominou o jogo mas esbarrou numa atuação absolutamente
monstruosa do Cássio que não deixou passar nem pensamento na metade do segundo tempo o Danilo finaliza a bola sobra e o Guerreiro só confere de cabeça para fazer o gol do título do Alvinegro Paulista que era então bicampeão mundial mesmo tendo só uma Libertadores é verdade e com um destaque também pro Danilo que ganhou o seu segundo Mundial por clubes Diferentes né ele tinha sido campeão em 2005 com o São Paulo e agora em 2012 com o Corinthians e desde o Corinthians em 2012 nenhum Brasileiro Voltou a se sagrar campeão mundial as coisas parece que
foram ficando cada vez mais complicadas com a gente tendo inclusive muitos brasileiros indo para lá e caindo nas semifinais e inclusive essa vai ser a tônica do super mundial de clubes que tá surgindo agora em 2025 se antes um time brasileiro tinha que cometer um ato heróico e vencer um europeu muitas vezes mais forte com elenco muito mais caprichado em um jogo agora pro brasileiro ser campeão ele pode ter que vencer um europeu três quatro vezes durante o torneio ou seja as chances realmente diminuem muito a gente já encerrar mais calma e o mundial do
Palmeiras em 1951 bom todo mundo no Brasil sabe que esse Mundial causa bastante polêmica a gente entrou de cabeça nesse caso e chegamos a evidências que trazem uma conclusão a gente vai preparar um vídeo bonitinho para vocês e se ele já tiver saído no momento que você tá assistindo isso aqui tá aqui o vídeo para você assistir e chegar à suas próprias conclusões Se gostou desse vídeo deixa o like antes de sair que ajuda muito o nosso trabalho