Fala aí, meu povo. Eu queria falar sobre a derrota do Flamengo pro Lanz Copa Sul-Americana. Não é um, não é o torneio mais importante do mundo, né?
Acho que em grau de importância pro Flamengo. A temporada é a Libertadores, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e depois ganhar a Libertadores, o Mundial de Clubes. Mas assim, a Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca, o que a gente teve de disputa até agora, o campeonato carioca ainda tem, são os menos importantes, mas eu acho que perder é péssimo e a sensação que o time dá dentro de campo é é muito ruim.
Não existe um novo Flamengo de 2026, mas cada vez menos existe o Flamengo de 2025. E aqui eu acho que é o perigo do Flamengo. A gente viu um Felipe Luiz fazendo meio time de mudanças pro jogo contra o Lanuz.
E quando você parte do princípio que um time quer se construir e que a construção parte de um tijolinho depois do outro, Felipe Luiz deu uma marretada na parede para refazer um time eh para esse jogo contra os argentinos. E eu acho que refez mal. Então, acho que o Flamengo perde o que tinha na temporada passada.
era um time que se defendia muito bem, que teve o melhor desempenho defensivo do das últimas décadas, desde os anos 80, o Flamengo não tomava tantos poucos gols e que controlava muito bem os jogos, até não acho que atacava francamente bem. Tiveram vários jogos que o Flamengo era melhor o que seu adversário, mas custava a atacar e a fazer essa essa capacidade ofensiva, essa capacidade de controle e a sua qualidade prevalecer nos jogos. Tiveram muitos jogos do Flamengo na temporada passada que ficaram longos demais porque o time não tinha punch e essa temporada controla muito pior.
O gol do Lanus, o primeiro gol do Lanus acho que mostra isso, né? O Flamengo perde mais bolas essa temporada. O gol contra o Internacional já tinha sido assim também.
O gol contra o Lanus lá na ida, que o Dela Cruz perde a bola e que depois o Pedro perde uma dividida, é um time que perde bola onde não pode. Os o Flamengo vai encontrar adversários muito fechados que vão querer roubar e correr, né? é o que o adversário do Flamengo quer.
Então o que que o Flamengo tem que evitar? Perdas. E como é que você evita perdas?
Você vai tocar a bola, envolver seu adversário e só vai arriscar um contra um, passe mais difícil quando você souber onde que você vai fazer aquilo, porque você tá pronto para para defender. Tem uma frase do Guardiola que é: tem time que defende mal porque ataca mal. Eu acho que o Flamengo está atacando mal.
Primeiro gol do Lanos é uma lambança entre Ross e Aon Lucas, mas mostra um time ansioso, inseguro, no meio do caminho entre as duas coisas. Se o Rossi vai sair no meio-coampo para antecipar uma jogada e não vai dar um chutão, vai passar a bola para alguém, essa bola não volta pro Rossi jamais. Tá fora do gol.
Essa bola vai pra lateral, essa bola vai pra linha de fundo, essa bola vai, o Arton Lucas abraça a bola com a mão, ela não pode voltar pro Rossi. É um, é uma pataquada entre os dois. E sai o gol do Lanuso.
É um time ansioso. O Flamengo tá assim, com pouca paciência de criar jogo, de armar, de tentar furar a defesa do adversário com alguma coerência. Contra o Lanus, foram 44 cruzamentos no total.
No primeiro tempo que o time não tinha centroavante, foram 20 cruzamentos, três certos. Acaba gerando um pênalti um desses cruzamentos, porque o lateral do Lanus salta errado com com o braço aberto. Mas assim, não tinha muito sentido por ficar cruzando tantas bolas.
Eu acho que o Flamengo ficava cruzando tantas bolas porque ele não sabia furar aquelas duas linhas de quatro muito fechadinhas do Lanuz. Na ida o Felipe Luiz tentou colocar um time sem nove, com dois falsos nove, tentando armar mais as jogadas. A minha sensação que no jogo de volta o que ele tentou era não ter um nove que fixava os zagueiros, né?
Um novezaço para ficar ali entre dois zagueiros, mas o plata que se movimentava um pouco mais e colocar quatro atacantes contra quatro defensores e um quinto lateral se juntando para ter cinco contra quatro na última linha do Lanuz, né? Ele formava no primeiro tempo com Ah, Lino, Plata, Arrascaeta e o Carrascal, né? Rascal de um lado, Lino do outro, eh, Plata e Arrascaeta um pouco mais por dentro.
E aí quando chegava pela direita o Varela, quando chegava pela esquerda, o Aston Lucas para tentar fazer cinco contra quatro, então encher a área dos caras de jogadores e aí cruzar a bola na área para ver o que acontecia. Os cruzamentos não eram bons. Eu acho que quando é assim, normalmente vale encher a área dos caras e cruzar para quem chega de segunda linha.
Como tinha duas linhas bem montadinhas do Lanus, o Flamengo não conseguia e não conseguiu envolver o Lanus, eh, gerar muitos passes de um lado, atrair o Lanus para cá e depois bola longa pro outro lado para conseguir armar o time. Teve alguma coisa disso quando entrou o Jorginho, porque o Jorginho sabe prender a bola para que alguém venha nele. Então esse cara sai de posição e ele acha o passe para jogar na posição do seu marcador.
Ele conduz a bola para arrastar alguém com ele ali, tirar aquele cara da zona onde o Flamengo vai atacar e depois ele faz um passe. E as bolas longas do Jorginho também, ele foi muito bem ontem. Seis de seis, bolas longas bem feitas do Jorginho.
Dos 56 minutos que ele jogou, ele deu 58 passes, só cinco para trás e teve um aproveitamento de mais de 90% dos passes. O Jorginho melhora muito o Flamengo. A volta dele agora ao time, eu acho que pode dar mais coerência, mais sentido para esse time.
Flamengo tá parecendo uma galinha sem cabeça, tá completamente ansioso e sem sentido o seu jogo. Eu acho que a volta do Jorginho, que eu nem sei se é ele que falha no gol, se ele deveria ter saltado no segundo gol ou não. Ele estava ali na cena do crime, né?
Mas eu não sei se ele deveria ter saltado ou não, mas eu acho que qualidade do Diogo ele vai melhorar muito. Sem o Jorginho, o Arrascaeta não dito ritmo. Eu disse no ano passado isso e alguns torcedores do Flamengo ficaram chateados, não foi nem toma, fiz uma comparação num programa da TNT entre Arrascaeta e Mateus Pereira, que o Mateus Pereira é muito mais de dar jogo pro time, de tocar na bola, de fazer o time jogar.
Aí o Arrascaet é muito mais de jogadas, do passe genial, da finalização, do último toque, tanto que ele tem ótimos números de participação em gols. Mas se a gente for ver, o Arrascaeta não é o cara que quando o Flamengo não sabe o que fazer, quando o Flamengo tá meio que no buraco, que ele vai colocar a bola embaixo do braço, que ele vai colocar a bola no pé e que a partir daqui vamos jogar o que eu quero que esse time jogue. Ele tocou na bola 71 vezes contra o Lanú.
Perdeu 28, perdeu 40% das bolas que tocou. Deu 44 passes, 34 certos em 120 minutos. É muito pouco passe pro camisa 10 que vai chamar o jogo, que não tem espaço para jogar, que vamos procurar espaço.
Não é o Arrascaeta que vai fazer isso. Tentou 12 cruzamentos o Arrascaeta, só um certo. Não foi o dia do Arrascaeta.
O Arrascaeta acho que precisa que o time leve a bola até perto da área e perto da área ele vai se desenvolver bem. Por isso que eu acho que ele é de jogadas e não de jogo. E eu acho que essa partida contra o Lanúcio mostra muito bem isso.
Ele não dá tantos passes, ele perde muitas bolas porque ele arrisca muito. Ele não é de dar sequência no jogo, ele é de arriscar. Eh, então ele não é esse cara que dá o ritmo pro Flamengo.
E também não foi o Lucas Paquetá mais uma vez que ainda não pegou no tranco. Lucas Paquetá não tem nenhuma influência hoje no jogo do Palmeir do Palmeiras. Do Flamengo.
Do Palmeiras também não. Do Flamengo. Eh, é um peixe fora d'água até aqui o Lucas Paquetá.
56 minutos em campo, 32 ações com a bola, 12 perdas, perdeu uma a cada três bolas que tocou basicamente o Lucas Paquetá, 18 passes, nove para trás. Ou ele tocou para trás ou que ele arriscou pra frente, basicamente ele perdeu, não conseguiu ter nenhuma influência no jogo. O Lucas Paquetá tem algo que é o seguinte, o Pedro entrou no segundo tempo, em teoria para jogo aéreo, já que o Lanos estava muito fechado, o Flamengo tava cruzando muita bola na área, coloca o Pedro.
Tem algo que eu já queria ter falado do Pedro aqui outro dia. O Pedro não é um exímio cabeceador, tá? Eu fui conferir, o Pedro tem 15 gols de cabeça na sua carreira.
15 gols dos 184 que ele marcou. Em 415 jogos, o Pedro fez 15 gols de cabeça. Eh, se for comparar com os gols que ele tem, nem 10% dos gols dele são de cabeça.
O Bruno Henrique é mais. Bruno Henrique pelo Flamengo tem 25 gols de cabeça dos 112 que ele marcou com o Flamengo. Um a cada quatro gols do Bruno Henrique pelo Flamengo quase é de cabeça.
Eh, não é o Pedro. O Pedro é um centroavante de área, corpo lento, mas que joga mais com o pé do que com a cabeça. Então, cruzar a bola na área pro Pedro nem sempre é uma boa.
Pro Henrique talvez seja melhor colocar o Bruno Henrique. Quando o Bruno entrou, ele até tem uma cabeçada no primeiro pau, mas ele foi jogar mais de lado de campo, né? Quando ele entra, joga ele de um lado, o Flamengo meio que termina assim, né?
Ele de um lado, o Paquetado outro, o Cebolinha ainda fazendo ala por aquele lado com Arrascaeta e Pedro por dentro. E aí quando atacava pelo lado esquerdo com aon Lucas, o Bruno fechava para fazer ele Pedro Arrasca um pouquinho mais atrás e paquetado na área nessa ideia do Flamengo de super povoar a área do Lanusa. Então ter o Pedro na área para cruzar a bola pro Pedro não me parece a melhor ideia.
O Pedro é um centroavante, corpo lento, não é um centroavante de arrancadas, de espaço longo, de espaço curto, mas não é de jogo aéreo. Enfim, eh, mau jogo do Flamengo, justa derrota pro Lanuz em dois jogos assim, o Flamengo não merecia muito mais coisa. É um time que não controla bem, que não se defende bem, que não ataca bem e que tá se perdendo em relação às coisas boas que tinha na temporada passada.
Ele não faz mais bem as coisas que ele fazia de defesa, de controle, de paciência, de imposição. E ele nem consegue ser o time que vai, beleza, vai tomar mais gols, mas vai fazer muito mais gols, porque na frente os caras são irresistíveis e ainda não encaixaram. Isso ainda não aconteceu.
O Flamengo tá no meio do caminho entre as duas coisas. Eh, e eu acho que tá no meio do caminho de um time que já tava bem encaminhado, tá? Ou seja, ele tá regredindo entre ser um time que quer atacar mais, que quer ser mais agressivo, que não consegue e que se defende muito pior.
Vamos ver. e buscar coerência no Felipe Luiz nos próximos jogos. Tem agora um jogo contra Madureira, depois vai ter as finais do estadual, depois tem o Cruzeiro de Campeonato Brasileiro e tal, mas o time está fazendo quase tudo pior do que fazia.
Da temporada passada o que que o Flamengo precisava melhorar, atacar pelos lados. Porque por dentro Jorginho organizava bem, tinha uma Arrascaeta perto do centroavante que era muito decisivo e o time se defendia maravilhosamente bem. Não só pela defesa, tá?
Não só porque o Alexandro não tá bem, porque o Ortiz não tá bem e porque não teve Jorginho em boa parte dos jogos até aqui, mas porque como todo o time pressionava muito bem, o time não perdia bolas bobas, então o time não tomava contra-ataque, o time não tomava gol bobo porque controlava, esse ano não controla bem e não ataca bem. Flamengo neste momento é irreconhecível em relação à temporada passada, mereceu perder pro Lanuz e é um time que tem que melhorar de novo muitas coisas para ser o que se espera de um time dominante, como a gente vê no Brasil, na América do Sul ultimamente. É isso, meu povo.
Se você chegou até aqui depois de 10 minutos de vídeo, você deve ter gostado. Então dá um like aí, se inscreve no canal para não perder os próximos. Boa sexta, bom final de semana para vocês, hein?
Ciao. Ciao.