um shopping em Recife tinha um protocolo de segurança para avisar sobre a presença de homo sexuais no estabelecimento hã quando questionados sobre isso mostraram que não entenderam nada sobre o quão problemática é essa postura nas sábias palavras do Medeline Brasília Bora passar raiva vamos falar com a Sofia alanca aqui no plantão do meteoro vamos lá [Música] tô respirando fundo perguntar o então Ana isso aí veio à tona com uma reportagem da Maria Carolina Santos no jornal Marco Zero teria acontecido aí no shoppinga Recife um priam não se identificar tiram uma foto da parte de trás
dos cch de um cchá de dos seguranças ah do crachá do crachá e daí a gente tem aí Ana a imagem dessa foto a gente pode colocar na tela aí então essa imagem aí então Aí ó códigos e ocorrências e daí tem ali ó 01 furto simples 02 elemento suspeito 03 04 desinteligência E por aí vai Socorro emergência pessoa embriagada loja fechada loja esquecida aberta enfim vazamento de água gás ou combustível várias coisas aí mas você percebe que tem até escada rolante parada sabe Uhum agora tem um e algumas aí que são meio complicadas tipo
eu já li né elemento Suspeito o que exatamente é um elemento suspeito né desconfio que tem uma escala pantone é eu eu eu tava pensando nisso mesmo desinteligência eu também achei meio estranho que diabos que quer dizer isso Ah isso é um termo policial para briga ah ok então esse ok então esse não é problemático o o elemento suspeito continua achando mas o que pegou mesmo Ana e que gerou inclusive denúncia na eh na OAB foi o 30 que é homossexual daí você fica Ok é por que que precisa de um código de ocorrência para
homossexual você quando as pessoas entram nesse nesse estabelecimento eles perguntam para as pessoas assim e aí né porque né exatamente e enfim daí Ana é o rapaz que tirou essa foto aí ele relatou ao jornal Marco Zero algumas situações estranhas que ele passou e nesse shopping daí a gente pode pegar ir lá pr pra reportagem tá aí na tela né código homossexual para seguranças do Shopping Tacaruna gera denúncia por homofobia daí a gente pode descer ali no segundo parágrafo que ele conta na hora que vi o crachá me passaram várias coisas na cabeça e tantos
eventos e situações que fizeram sentido a discriminação corriqueira que já havia anotado tantas vezes naquele ambiente comigo e com outros não se tratava da conduta de algum colaborador específico mas do próprio protocolo administrativo do shopping eles literalmente institucionalizaram a discriminação em discriminação em razão da sexualidade afirmou esse rapaz para o Marco Zero enfim Ana eh diante disso foi feita uma denúncia a comissão de diversidade da OAB e daí o shopping se manifestou Hum Com relação a a a essa denúncia a gente pode voltar ali na reportagem e para o sexto parágrafo que eles trazem uma
uma parte da nota do shopping a nota do shopping afirma que aspas isso são aspas da da nota os códigos são utilizados em casos de emergência para resguardar o direito e segurança de todos sem nenhuma orientação discriminatória no caso em questão reconhecemos que o erro o erro e nos desculpamos pelo uso inadequado do termo mas o único objetivo era garantir o direito amplo a todas as pessoas pedimos Desculpa por qualquer interpretação fora desse contexto asseguramos que estamos revisando todos os termos adotados aí Ana eu não consigo deixar de de me perguntar eh O problema não
é o termo usado né É você pode colocar o termo que você quiser aí nessa nesse lugar o problema é simplesmente ter homossexual como uma ocorrência se você quer trocar o termo e colocar homoafetivo gay lgbtq a mais etc não vai mudar ess o problema não vai mudar o fato de que vocês estão colocando uma ocorrência para isso você tem uma ocorrência para entrou um heterossexual no shopping não tem então por que Dios você precisa de uma ocorrência para entrou um homossexual no shopping sabe o que que que risco que esse homossexual oferece sabe é
é uma coisa assim realmente não cara sabe me expliquem me expliquem por favor por que que tem que identificar o homossexual só me diga isso se conseguir me explicar isso sem ser discriminatório eu eu posso dizer Ok realmente não tem problema tá aí mas enfim enfim Ana eh o além dessa reportagem do Marco Zero A gente também teve uma uma reportagem Aí do Brasil 24 S sobre esse caso e eles trouxeram aí uma fala da Liana C né uma jurista e vereadora em Recife que ela cravou é homofobia a gente pode ir lá pro Brasil
247 que tá aí ó Shopping de Olinda cria código homossexual para segurança revela sites daí a gente pode pegar e descer direto ali pro sexto parágrafo que fala lá jurista e vereadora Liana C Lins se manifestou sobre o caso seg ela aspas O shopping taruna está cometendo um crime de homofobia não existe justificativa para tal absurdo além de respeito é necessário combater esse tipo de crime Olha gente quem tá diz ó senhores advogados do Shopping Tacaruna quem tá dizendo é a Aliana CNE Lins não é a Sofia labanca nem a Ana lesnes que tá mas
enfim Ana e é isso e uma última informação só que eu queria trazer aqui é que en eu tava lendo um pouco mais sobre esse caso sobre esse shopping eu vi que existe uma série de outras notícias de Abril desse ano de 2024 falando que desabou uma parte do teto desse Shopping então só queria dizer que eles deveriam gastar mais tempo cuidando eh para que que o shopping não caia em pedaços e menos tempo ficando prestando atenção na sexualidade das pessoas que estão entrando lá dentro mano eu eu eu não consigo imaginar qualquer justificativa chat
tá aqui perguntando da cadeira antifascista tá perguntando né o que eles faziam caso entrasse um homossexual e aí aí diz rosmy perigo de homossexual homossexual zar o shopping inteiro imagina que horror cara né cara ser homossexual não é um risco à segurança de ninguém é certo do próprio homossexual que eh eh que que sofre com a discriminação de gente idiota né que faz esse tipo de de código aí na na segurança do Shopping vamos combinar se tem alguém que é um risco aí no caso são seguranças e o próprio Shopping que criou esse protocolo né
cara não eu tô eu não tô eu não tô conseguindo não Não tô conseguindo digerir a nota a nota ainda se saiu com Ai desculpa Nós não fomos politicamente corretos na nossa homofobia não e aí na meteu tiraram do contexto né é que me explica o contexto que contexto Qual é o contexto no qual isso faz sentido contexto que contexto teria ficado não não teria ficado menos pior mas eles podiam ter saído não a gente tem esse código porque o segurança vai lá e dá um abraço na pessoa né teria sido completamente mentira mas menos
esquisito Talvez né ai Uhum é isso Sofia depois da gente passar esta raiva ficamos para aqui Espero realmente que a justiça aja nisso daí né também vamos combinar assim isso é crime é crime no país né vamos lá eh ficamos por aqui vou dar um recadinho eu tenho que deixar o sangue baixar a temperatura para poder ir pro recadinho vamos lá muito obrigada por ver esse vídeo até o final e hoje eu falei isso muitas vezes né E especialmente por enfrentar assuntos que a gente não quer ver que fazem a gente passar raiva que fazem
a gente querer tacar uma cadeira em alguém né É É preciso mesmo a gente enfrentar mesmo que que sejam coisas terríveis porque de novo se a gente não fala sobre isso continua acontecendo como acontece com tanta gente todos os dias todos os dias né se você não não não sente essa dor tenta imaginar o que que é você passar o dia inteiro sendo sendo discriminado você você não poder entrar no shopping que o segurança bom muita gente né não apenas não apenas o público lgbtq a mais muita gente sofre tenta imaginar você que tá numa
posição de Privilégio tá eh enquanto isso desculpa a raiva não passou Tá eu vou queria agradecer você por est aqui assistindo esse vídeo até o final mesmo com toda essa expressão de raiva e convidar você para conhecer a nossa TV CRM de Brasil onde a gente fala sobre assuntos que nos empolgam mas às vezes também não um pouquinho de raiva tá por exemplo hoje às 9 horas da noite estreia um vídeo sobre Harry Potter a gente fez o que muita gente prega para fazer a gente separou a autora da obra e a gente constatou que
a obra também é muito problemática Então hoje as nossas conclusões ali às 9 horas da noite com direito a recadinho do coração ó de fazer chorar quase chorei no começo dessa Live aqui gravando esse recadinho do coração hein fica dica se você participar do nosso clube de canais na TV cringe você pode mandar um recadinho do coração muito emocionado e talvez talvez me fazer chorar durante uma live se se uma coisa não não te atrair a outra talvez certamente atrairá né chat ficamos por aqui beijos vamos lá eu volto aí falar com vocês hein [Música]