[Imaginago] Shrek, é certamente a franquia mais maluca e sem noção da Dramworks. Mas apesar do alto teor de comédia, ele tem uma história muito séria até por trás de tudo que tá acontecendo ali, que muita gente nunca percebeu. -Talvez não funcione com burros.
[Imaginago] Hoje, eu vou te contar aqui porquê que a Fada Madrinha é a grande culpada por tudo o que aconteceu em todos os quatro filmes do Shrek. Desde a maldição misteriosa da Fiona sobre o pai do Encantado, a maldição do Rei Harold E até mesmo sobre a estranha relação do burro com a dragoa. E como que eles foram capazes de ter filhotes.
Eu sei que você já se perguntou isso. Esse vídeo é justamente uma grande linha do tempo Pra você que quer ver e entender a história por trás da história, tá? Do ponto de vista, é claro, da principal arquiteta de tudo, a Fada Madrinha.
-Os ogros não vivem felizes para sempre! ♪ [Imaginago] Fala, galera. Eu sou o Imaginago bem-vindos a mais um vídeo.
E bom, vamos lá contar essa história, aproveitando pra falar da origem dessa vilã que é uma das mais cruéis da Dramworks. Só pra deixar extremamente claro, esse vídeo aqui vai explodir a sua cabeça. Até porque tem várias teorias aqui que na minha opinião são muito embasadas, tá?
E que você até pode chamar de verdade. -Minha dieta já era. Espero que esteja satisfeito.
[Imaginago] Já deixa o seu like agora no vídeo aí. E pô, se inscreve no canal também, né, cara. Pra poder receber outros vídeos do universo de Shrek Ou assistir os que eu já postei aqui, que são vários!
A história da Fada Madrinha, que influencia todo o universo do Shrek começa com o grande desejo dela de se tornar parte da realeza de alguma forma. A gente sabe que a Fada é muito poderosa, isso ninguém tem dúvida. Mas se tem uma coisa que a Fada não consegue fazer de jeito nenhum é transformar-se em um membro da família real.
Certo dia então, a Fada Madrinha… Ela não era necessariamente Madrinha, ela encontra um homem. Especificamente um rei, chamado Uther. Uther era um rei casado com uma rainha.
Porém, ele teve um caso fora do casamento com a Fada Madrinha. Vivendo um relacionamento apenas em segredo a Fada Madrinha tinha esperanças de que um dia, talvez o Rei iria abandonar a sua atual esposa e se casar com ela. Virando assim, finalmente, parte da família real.
Ela era teoricamente apaixonada pelo Rei, ela amava o Rei Uther. Certo dia, a Fada Madrinha engravidou do Rei inclusive. E o filho veio a ser batizado de Encantado.
Porém, Encantado não era um príncipe. Talvez esse nome, inclusive, seja um dos desejos, né… “Vou dar o nome de Encantado. Porque quando ele virar príncipe, vai se chamar Príncipe Encantado”.
Mas ele não era príncipe justamente porque ele é fruto de um relacionamento fora do casamento do Rei com a Rainha oficial. O Rei Uther enganou a fada por um bom tempo dizendo que um dia ele iria se separar da rainha. Iria se casar com a Fada, além de assumir o filho Encantado.
Porém, os dias foram passando, semanas passaram. Meses se passaram, anos se passaram, e nada. Nada do Rei Uther, o safado, assumir a Fada Madrinha como ele havia prometido, e o seu filho Encantado.
Porém, certo dia o Rei revelou que sua esposa dele, a rainha oficial estava grávida, eles estavam esperando um filho! -Insolente, covarde. .
. [Imaginago] A Fada Madrinha, então, explodiu de raiva, né. E eu acho que daí que surgiu o tom de vilã nela.
Esses traços de psicopatia aumentaram. Ela se vinga do Rei Uther de uma maneira bizarra que é assassinando ele! Justamente por ele ter enganado ela por todos esses anos.
Sendo assim, sobraram apenas a esposa do rei, a Rainha. E o filho deles dois que também… Enfim, a Fada não quis descontar nos dois. Esse filho era ninguém menos do que o Arthur Pendragon, né.
Do terceiro filme do Shrek. Sim, aquele cara que tinha direito ao trono de Tão, Tão Distante. A mãe do Arthur é irmã da Rainha Lilian, tá?
A mãe da Fiona. E por isso ele é primo da Fiona. A teoria que eu tô falando aqui, que inclusive é uma teoria que eu desenvolvi é que o Encantado é filho do Rei Uther.
Isso é uma coisa bem fácil de acreditar, né. Se você reparar na semelhança absurda, chega a ser incomodativo o quanto o Arthur parece o Encantado, o seu suposto irmão. Fora que o Encantado também é parecido com a sua Tia, a Lilian, tá?
E isso, cara, não pode ser uma coincidência. É por isso que a Fada Madrinha, ela quer desesperadamente transformar o Encantado em um príncipe especificamente. Porque ele é filho bastardo de um rei de verdade.
Ele tem metade um sangue real ali. Além dessa obsessão dela de se tornar parte da realeza. É como se ela tivesse, cara, 50% do caminho andado.
É claro que em nenhum momento o Encantado ficou sabendo que ele era filho de um rei, né, o filho bastardo. Ou até mesmo que ele era irmão do Arthur. Esse segredo morreu com a Fada Madrinha lá no segundo filme.
Que talvez um dia poderia contar pra ele, ou não. Ela tava muito na expectativa que de fato ele iria se casar com a Fiona. Mas voltando aqui pra linha do tempo, a gente tem o seguinte: A Fada Madrinha, ela tá ali sozinha com o seu filho bastardo.
Querendo se tornar da realeza. Eis que surge então essa história do nada, um sapo. Sim, um sapo chamado Harold.
Esse sapo especificamente é o sapo do conto A Princesa e o Sapo. A gente sabe que Shrek é uma paródia de vários contos de fadas. E essa história não poderia faltar, é uma das mais famosas.
Precisamente, a Rainha Lilian, a mãe da Fiona e Rei Harold são A Princesa e o Sapo do universo do Shrek. Só que nessa história, a princesa nunca beijou o sapo. Porque isso seria bem nojento, mesmo ele falando.
Beleza, Tiana? É nojento esse negócio. A gente sabe disso porque a Rainha Lilian fica surpresa no final do filme Shrek 2 quando descobre que o seu marido era, na verdade, um sapo.
-Harold? -Queria que nunca me visse assim. [Imaginago] Bom, esse sapo, né, ou apaixonado ainda pela princesa ou querendo beijá-la para se tornar um humano teve seu pedido negado, ela não beijou ele.
Mas ele resolve ir atrás da Fada Madrinha pra pedir o seu famoso “felizes para sempre”. Aquela mesma poção da beleza, aquela que transformou o Shrek quando ele bebeu, em um ser humano, e o Burro bebe pra virar um Alazão. Ele então se transforma em um jovem rapaz, e aí você vai na tua teoria aí.
Se você acha que ele, na verdade, era um humano que fez um acordo com certo rapaz aí pra ficar rico mas acabou virando um sapo, porque deu errado, o cara era um pilantra. Ou se de fato, ele era apenas um sapo que era apaixonado pela Lilian e pediu pra virar um humano pra ficar com a Lilian. Vai na tua teoria, mas isso aqui não vem ao caso.
O fato é que ele, na forma humana, beija o seu amor verdadeiro que era a princesa Lilian, os dois se casam E ambos futuramente tem uma filha. Eu acho justamente que ele era um príncipe antes porque a rainha não pode se casar com qualquer cara. Então ele ser um príncipe, mesmo que pobre faz com que ela possa se casar com ele.
Mas antes deles terem a filha, vou te falar qual o plano da Fada Madrinha por trás disso tudo, porque nada é de graça aqui. Teoricamente, a poção que a Fada Madrinha deu pro Harold tinha uma espécie de modificação. Ao invés de transformar ele 100% em ser humano provavelmente, a Fada Madrinha alterou a poção para que ele pudesse manter ainda o gene de sapo dentro dele.
Isso aí pra mim é fato, que ele tem uma parte sapo dentro dele. Porque naquela cena do bar, aquela sapa, ela dá em cima dele. No momento a gente não entendeu, mas agora tudo faz sentido.
Ele ainda tinha um sapo dentro dele uma parte de sapo que atraiu uma sapa fêmea. Ou talvez, isso realmente possa simplesmente fazer parte da composição daquela química ali… daquele troço ali, da poção do “felizes para sempre”. Pode ser que o Shrek, quando ele era humano ainda mantivesse dentro dele o gene reprodutivo de um ogro dentro dele, um cromossomo, vamos dizer assim.
E o burro ainda tinha ali o gene de burro na sua forma de cavalo. -O que isso tem e a ver com a história? [Imaginago] Eu tô falando isso justamente pra seguir com a teoria de que quando o Harold se casou com a Lillian e os dois tiveram uma filha Fiona herdou metade do gene do pai e metade da mãe, sendo assim, uma ogra.
-O quê? ! [Imaginago] A Fiona não foi amaldiçoada pra virar uma ogra.
Na minha teoria, ela já nasceu assim. Afinal, os ogros são uma mistura de sapo com ser humano, então faz sentido. A Rainha Lillian, claro, não fazia ideia do que tava acontecendo ali, porque ela nasceu assim.
E o Harold, claro, já tinha ideia do que tinha acontecido. Ele foi lá, então, na Fada Madrinha Porque só podia ser culpa dela, e questionou: “Minha filha, por que minha filha nasceu parecendo um sapo? ” A Fada Madrinha, então, explica pra ele o que realmente aconteceu.
E oferece pra ele um acordo. Ela poderia criar uma poção ali, um tipo de maldição, magia pra fazer com que a Fiona seja uma humana para sempre não tenha aparência de ogra. Mas contanto que o Harold prometa que sua filha se casaria com o Encantado.
Tudo isso pra entrar pra família real, como ela sempre quis. E lembrando que o Encantado, seguindo essa teoria, é primo da Fiona! Porque ele é sobrinho da mãe dela, vai vendo!
O Harold, sem muita escolha… E também pra não decepcionar a Lillian, ele aceita o acordo. A fada faz uma magia temporária pra Fiona vire humana durante o dia, e ogra durante a noite. com isso, assim que ela desse um beijo do amor verdadeiro em qualquer pessoa que viesse ali, a maldição seria desfeita E ela seria uma humana permanentemente.
O plano, então, era deixar a princesa numa torre, de um castelo isolado para que ela vivesse lá sozinha por vários anos, sem passar fome ou frio Contanto que não saia do castelo. Com isso, a Fiona iria se acostumar com a solidão. Isso era um jogo psicológico.
Isso aí, esse tempo todo sozinha, faria com que ela de fato se apaixonasse pelo primeiro homem padrão que aparecesse ali o primeiro homem padrão que aparecesse pra salvar a sua vida e tirá-la do castelo. Já reparou isso? No filme nunca foi explicado porque a princesa foi mandada pra um castelo que tinha um dragão ali ao redor.
Eles só falaram: “Ah, ela tava lá botaram ela lá e ficou lá por vários anos”. Por quê? A gente tem que entrar na teoria pra explicar.
Ah, e o dragão, a gente tem que falar do dragão aqui. Vamos nessa. Deixa o like no vídeo aí agora Que você não deixou lá atrás porque você tava de bobice.
Agora você deixa aí, por favor, pra ajudar. Porque olha a trabalheira que tá dando esse negócio aqui. Vamos falar agora da origem da dragoa, do dragão.
Eu não sei se dragão tem feminino, dragão nem existe. Ou existe? Bom, certo dia, uma mulher que não poderia ter filhos, uma mulher normal.
Ela era uma pessoa estéril, ela foi até a Fada Madrinha pedir o seu “felizes para sempre”, como várias pessoas pediam. Ela queria ter um filho, mesmo sem marido. Porque se passa numa época medieval, sei lá, alguma coisa do tipo.
Era muito difícil que uma mulher que não pudesse ter filhos tivesse um marido. A galera era meio sem noção, então você sabe como é. Convenientemente com a teoria, isso aconteceu numa época em que a Fada Madrinha já estava arquitetando ali como ela ia amaldiçoar a Fiona e como isso ia transformá-la em um membro da família real.
E o Encantado, claro, num rei, né, futuramente. -Coincidência? Acho que não!
[Imaginago] Com isso, a Fada Madrinha criou um acordo pra essa mulher Que lembrando, era estéril, incapaz de ter filho. Ela falou disse: “Eu te dou filhos… “Se você me deixar te transformar em um dragão temporariamente”. A ideia era que a dragoa ficasse lá protegendo a torre de vários príncipes, né.
Príncipes e guerreiros que pudessem ou quisessem resgatar a princesa. Porém, assim que o Encantado chegasse pra resgatar a Fiona a dragoa que tinha uma parceria com a Fada Madrinha, iria deixá-lo passar. Porque o Encantado é fraco, ele não ia conseguir derrotar o dragão.
Isso não faz sentido. “Eu fui lá pegar a princesa e não consegui”. Você já viu o Encantado, ele não sabe lutar.
Seria impossível ele passar pelo dragão. Então se ele foi, é porque com certeza tinha uma mutreta pra que ele passasse ali tranquilo. E assim que o dragão, a dragoa deixasse o Encantado passar ela podia ir lá de fato, na Fada Madrinha, e falar: “Ó, acabou meu negócio com você, minha parceria.
Me transforma numa mulher, e com filho! Você me prometeu um filho! ” O que importa é que teoricamente, né, dependia do Encantado chegar lá pra dragoa poder finalizar o seu contrato com a Fada e virar humana outra vez, só que grávida.
E assim, nenhum homem, de fato… Um homem daquele universo poderia vencer aquele dragão. Era um dragão muito poderoso, a gente conhece. Mas ninguém imaginava a força de um ogro irritado e cansado, querendo viver sozinho.
O final disso tudo, a gente já sabe qual foi. O Lord Farquaad, simplesmente porque ele quis ele fez um acordo com o Shrek pra que ele salvasse a princesa da torre. No caso, a Fiona.
A Fada Madrinha não previu que um ogro acompanhado de um burro falante seriam capazes de salvar a princesa. E não só isso, ela não poderia imaginar que a princesa iria se apaixonar pelo ogro que salvou a vida dela! E muito menos que a dragoa iria se apaixonar pelo burro!
Realmente foram vários plot twists. -Está transbordando sua feminilidade! Segue a linha do tempo então.
O Lord Farquaad morre no primeiro filme. E começa o filme Shrek 2, onde nós vemos o Encantado indo na data prevista até o castelo da princesa para resgatá-la e ele não acha nada! -Fiona?
-Não. -Graças a Deus! [Imaginago] Ele não acha a Fiona, tá?
E acontece toda a treta do filme Shrek 2. A Fada Madrinha cobra do Harold a dívida que ele tem com ela. O Shrek vira humano, o Burro vira cavalo.
O Harold, no final do filme, revela que ele é um sapo, né que fez um negócio com a Fada Madrinha no passado. Só que aconteceu uma coisa ali no filme enquanto a gente tava focado ali no Burro no Shrek e no Gato de Botas vivendo suas aventuras lá tentando voltar pra Tão, Tão Distante. Teve um negócio que aconteceu ali que ninguém reparou, nem você.
A dragoa, galera, que durante o filme todo tava sumida do nada ela desapareceu, não faz o menor sentido. Teoricamente, ela foi lá na Fada Madrinha cobrar o trato que elas fizeram lá no passado, enquanto rolava o filme. “Oh, minha filha, eu fiquei lá anos naquela torre esperando seu filho chegar.
Eu não tenho culpa que antes da data prevista chegou um ogro lá e salvou a vida dela, e que eu me apaixonei por um Burro”. Então a Fada Madrinha foi lá e realizou… A Fada Madrinha, se tem uma coisa que ela faz é cumprir acordos. Então, ela realizou o desejo da dragoa.
Só que agora, a dragoa tava com o Burro, né. Então ela não quis mais ser humana, então ela cobrou apenas a questão dos filhotes com o Burro que era impossível de acontecer fisicamente. Não preciso explicar porque é impossível, né.
Um burro ter filho com uma dragoa, eu não quero chegar nesse ponto. Por favor, não me façam fazer isso. Mas vamos lá, vamos embasar essa teoria minha ainda.
Porque o negócio vai ficar doido, mais doido que já tá. Primeiro: a dragoa fica ausente durante todo o filme Shrek . Isso aí pra mim é uma evidência.
Ela aparece no final surpreendendo o Burro. Ela fala uma coisa, inclusive, bem baixinho no ouvido dele Que a gente não sabe o que é, claramente. Mas em seguida, aparecem os filhotinhos ali, fofinhos deles dois.
-O quê? Repete isso, que história é essa? Você tá falando sério?
[Imaginago] A gente só pode supor que tem alguma coisa a ver com os filhotes. E a evidência número 2 é ainda mais inacreditável, porque assim… Se já não tem como, fisicamente, os dois terem filhos… Biologicamente também não. Porque os burros, como muitos de vocês devem saber, são animais inférteis.
Ou seja, eles não são capazes de gerar filhos. Isso porque os burros são o resultado de um cruzamento não natural de espécies com números de cromossomos diferentes. No caso, o burro é a junção de um jumento, ou um asno E a égua, que é a fêmea do cavalo.
Ou seja, o burro a partir do momento em que ele nasce ele já não pode se reproduzir mais, ele vai morrer sem ter filhotes. Se você vir um filhotinho de burro, saiba que ele vai crescer e nunca mais vai ter filhos, porque ele é filho de um asno com uma égua. Imagibiologia pra você que faltou na escola.
Só que tem outra teoria pra fazer… Cara, é um negócio que eu frito só de lembrar. O Burro, na verdade, ele não é um burro. Ele é um menino, um ser humano!
O Burro é um ser humano transformado em burro. Eu vou deixar link na descrição se você quiser ver também o meu vídeo com mais detalhes, eu vou falar aqui. Mas com muito mais detalhes, mais aprofundado sobre essa teoria que eu também inventei… [ri] Era uma época que bananas não sobravam em nenhum lugar da minha cidade.
Mas em resumo, é o seguinte… O Burro é um dos meninos travessos que foram transfomados em burros lá na Ilha dos Prazeres do conto do Pinóquio. [grito] -Mamãe! Mamãe!
[Imaginago] O Pinóquio existe no universo de Shrek. Como todos os contos de fadas, o que significa que é possível o Burro ter sido um dos meninos que não viraram burros por completo. Porque eles ainda eram capazes de falar.
-Leve-o de volta. Ele ainda está falando! [Imaginago] Ele conseguiu escapar dessa ilha, por algum motivo.
E foi parar lá no filme Shrek, com aquela senhora lá… Que não vem ao caso como ele chegou lá e como ele escapou da ilha, mas aconteceu. -Por favor, por favor. Eu não quero ser burro!
Deixa eu sair! -Quietos! [Imaginago] Inclusive, ele já deu vários indícios de que ele foi um menino, tá?
Um ser humano de verdade. Que ele inclusive foi até pra escola. E que ele esconde isso, porque ele tem vergonha, cara.
Pô, ele era um moleque que foi pra uma ilha, porque era desobediente. Acabou virando um burro! Ele esconde essa história, é óbvio.
-Eu tremo só de lembrar dos trotes da minha turma, puxando minha cueca. -Como eles podiam puxar sua cueca se yo nunca te vi usando uma? -Tem certas coisas na vida que é bem melhor não comentar.
[Imaginago] Aí você percebe a grande ironia disso tudo. Porque o Burro é um ser humano transformado contra sua vontade. E e a dragoa é uma mulher transformada em dragão por vontade própria.
A gente vê, inclusive, que ela ainda utiliza rímel e batom, né? Porque a vaidade fica. “Ah, Imaginago, mas se o Burro era um ser humano então por que quando ele bebeu a poção ele não virou um ser humano e sim um cavalo?
” Ah, mas de novo essa pergunta? Toda vez essa pergunta! Sempre tem essa pergunta, isso não faz sentido nenhum!
[grito] Galera, a poção, ela é uma poção da beleza, beleza! Ela não transforma as pessoas em seres humanos, não é essa a regra. O Shrek já foi um ser humano por acaso?
Ele não foi, nunca foi um ser humano, porque a poção não é sobre isso! Ele vira um ser humano porque não existe um ogro no padrão de beleza estabelecido no filme. O quê que é bonito no filme.
Então a alternativa próxima ali foi ele virar um homem. Que inclusive, parece o Detona Ralph, vou falar aqui. Mas enfim, não existe burro bonito.
Então, a alternativa próxima foi ele virar um cavalo grande e saudável. Fui claro? Está claro essa bobice aqui?
-Ignorante! [Imaginago] Essa, galera, é a história do Shrek. Sob o ponto de vista da Fada Madrinha, vocês têm noção disso?
É pra você ver que tudo, desde antes do primeiro filme até aqui foi culpa dela, de uma certa forma. Faz sentido alguma coisa que eu falei aqui? Ou tô fumando banana?
Porque pra mim, essa é a grande verdade do universo de Shrek. Que a Dramworks quer esconder de você! E pra ela não esconder mais nada de você, você vai clicar aqui agora nessa minha cabeça aqui, imaginária, e você vai se inscrever no canal pra receber notificações sempre que eu postar um vídeo novo, tá bom?
Tamo junto, muito obrigado de coração e até a próxima. Valeu, galera. Fui!