[Música] Olá pessoal eu sou o doutor energia mais conhecido como Lucas freios e o tema de hoje é super quente bandeiras tarifárias que é bandeira tarifária primeiro voltar alguns passos e entender como é que funciona o sistema Quem controla e opera o sistema é o operador Nacional do sistema o NS e o NS ele chama as usinas ele despacha as usinas para que as usinas gerem energia e chega energia na sua casa na sua indústria no seu comércio tá como é que ele faz isso ele vai despachando as usinas da mais barata para mais cara
então ele tem toda um ordem de custo aí para que seja utilizado o sistema não fique tão caro em conta de energia aí né E aí então ele vai despachando das mais baratas para mais caras ocorre que em cenários onde a gente tem uma hidrologia desfavorável o que que acontece tem pouca água nos reservatórios e naturalmente o operador ele precisa chamar ele precisa despachar as usinas térmicas que são mais caras e aí ol se ele começa a despachar muita Usina térmica o custo para gerar energia fica cara e quem paga isso quem paga isso são
todos os consumidores de energia os consumidores de energia que estão no mercado livre de energia Eles pagam isso através dos encai em muitas as propostas inclusive da própria li Energy esses encargos aí boa parte deles já está embutido aí na tarifa que a gente coloca então na prática o consumidor da incen isso mas de alguma forma ele tá pagando isso agora quem tá no mercado regulado no mercado cativo você paga isso mediante as bandeiras então todo mês a aneel ela Olha Para esse custo como um todo e ela fala esse mês é bandeira verde bandeira
Verde significa que não tem nenhum custo adicional aquela e daquela tarifa que você já paga porém se for Bandeira amarela vermelha patamar 1 ou vermelha patamar dois que é mais cara você vai ter custos bem relevantes só para ter uma ideia bandeira vermelha patamar 2 vai aumentar o custo da sua energia em 78,77 por mwh esse é o custo hoje da bandeira vermelha tá então você já entendeu o quanto que acontece isso só em cenários aí de crise hídrica vamos dizer assim mas e também entendeu que a bandeira vermelha ela é só e exclusiva paraa
sua para pros consumidores no mercado carti agora entenda aqui trouxe aqui a questão do mercado cativo e do mercado livo se você acha na sua empresa que essa bandeira te traz um custo adicional e te traz imprevisibilidade uma solução é você ir pro mercado Liv de energia nesse produto aqui que eu comentei porque exatamente nesse produto você começa fugir da Bandeira tarifária e também não paga encargos que é o custo dessa energia como um todo não vai ficar mais cara você vai ter muito mais previsibilidade e entender aí o comportamento do seu consumo ao longo
tempo vai ser muito mais simples muito mais tranquilo então eu faço um convite aí para você que tá assistindo esse vídeo coloque a conta da de energia da sua empresa do nosso site o link do nosso site está aqui embaixo tá coloca a conta de energia lá que a gente vai verificar se se você pode se você tem essa possibilidade de migrar para Mercado Livre sem nenhum custo e deixar de ter esse custo alto aí com essa questão da Bandeira tarifária Você gostou desse vídeo curte comente compartilhe aí com seus amigos colegas de profissão e
comenta aqui também Qual é o tema da próximo vídeo que você quer ver pra gente colocar Lead Energy esse é o caminho [Música]