Muito bem. Então, ah, então nós vamos ler esse livro juntos, OK? E ele vai ter, vocês vão ter, vocês têm acesso ao CLMON. Clesmo vai est todas as atividades, tudo, todo o material complementar. A aula também vai tá lá. Inclusive, provavelmente já tem liberado para vocês o material complementar dessa aula de hoje, pois vocês vão poder, às vezes eu vou imprimir, às vezes não. Quando for muito Grande eu deixo lá, vocês vão lendo online. Quando for mais curto para pouparmos papel, né, a humanidade. E então nós vamos ler juntos. Isso aqui tá totalmente, esse livre
livro que nós escolhemos tá totalmente associado a esse, a esse módulo, né? Pregar a palavra. Esse aqui é pregando paraa glória de Deus. Então eu quero, a primeira coisa a se desmistificar neste módulo, ah, não é apenas para Pregadores, OK? Mas ao mesmo tempo é para pregadores, tendo em conta que todos nós somos um pregador da palavra, ok? Não precisa subir num púlpito para ser um pregador. Vocês estão no dia a dia, vocês estão nos vossos trabalhos, nos vossos ambientes, famílias, etc. Em algum momento vocês vão ter a oportunidade de pregar a palavra. A partir
do momento que vocês expressam o evangelho com alguém, é uma forma de pregação da palavra. Então, o que que Nós vamos aprender em específico nesse módulo? Como pregar a palavra, OK? Porque existe a nossa ideia que é às vezes achamos que estamos pregando a palavra, existe o que nos ensinaram, existe o que o que vários teólogos falam e depois existe o que a Bíblia fala. Então, existe aí o que nós temos que ver é o que a Bíblia fala. E de acordo com o que a Bíblia fala, quem de tudo isso que nós já recebemos
tá mais coerente, ok? Então se apliquem mesmo. Ah, às vezes Vão ter nomes técnicos, não se assustem com isso. Faz parte da teologia. O meu objetivo é traduzir esse nome técnico o máximo possível para que você consiga entender, ok? Tem dúvidas? Pergunte, não leve para casa, porque depois você não vai perguntar, você não vai querer mais saber e vai ficar no passado. Então pergunte aqui, tire suas dúvidas, atividades, façam as atividades porque valem nota, são facinhos de se responder. É tudo de escolha múltipla, Quem sabe aí escolha múltipla. Não precisa escrever nada, é só sim
ou não. Sim ou não? Não aperte tudo sim, sim, sim, que pode dar errado, ok? Eh, e também vai ter a única questão de texto que nós vamos ter é em relação ao livro, OK? Geralmente nós pedimos fazer um pequeno resumo das páginas que nós vamos lendo. Então, a cada aula vou falar, nós vamos falar assim, olha, ou vai tá lá no CLMO, né? Eh, essa essa até os próximos 15 dias vocês têm que ler da página X a X, fazer um resumo de X a X, OK? Então, é o único texto que tem que
se escrever. >> Então, vamos orar, >> compartilhar aí no Google aí. >> Maravilha, pessoal. Eh, só para dar aqui base para vocês de alguns livros que nós vamos trabalhar nesse módulo. Nós, que eu digo é eu dando o conteúdo, né? Nós estamos trabalhando, vamos trabalhar esse esse livro que chama Tesouros Ocultos, que é eh um método de interpretação judaico-messiânico. Então, Eles vão trazer aqui como que ah os primeiros apóstolos eh o Antigo Testamento, eles interpretavam as escrituras, OK? e como que a partir da do Novo Testamento, reforma, etc., usaram de adaptação com esse conceito aqui
para conseguir se interpretar a Bíblia. Vamos também trabalhar o que lês, que é um clássico, né? é um livro muito completo nesse sentido, fala sobre exegese hermenêutica, que é entender basicamente o que que eles falaram lá no Passado, como que aquilo se aplicava pra cultura da época e como que isso hoje se aplica no nosso tempo. Então é isso que o livro trata. Nós vamos também trabalhar aqui pregação e pregadores, que eh trabalha muitos aspectos sobre realmente pregação, como montar um sermão, como montar uma um contexto evangelístico, como conversar com alguém eh sobre o evangelho
e etc. Infelizmente, pessoal, é triste falar isso, mas o índice de pessoas que não Conseguem falar do evangelho tendo anos de cristão, falar do evangelho no até dentro de casa, isso é é muito grande. Então, isso é muito mal para um cristão. Se nós não sabemos falar da nossa fé, isso é muito mal pro cristão, ok? Por quê? Porque eh não é só o fato, isso fala muito do que nós recebemos também da parte do Senhor, né? Quem nos apresentou o evangelho? Como nos apresentar o evangelho. Então, eh, quando Jesus vem, ele causa um impacto,
Mas nós precisamos conhecerlo a ponto de saber falar sobre ele. OK? Maravilha. Antes do mais, falando aqui sobre aqui, falando sobre os nossos nossas parcerias, nós temos aqui a Saved, ela tá produzindo roupas aqui da escola, vai produzir mais coisas também. Os irmãos que tiverem interesse, depois eu vou jogar lá eh os valores para vocês no grupo. Quem tiver interesse pode encomendar, tá bem? Ok. Então o objetivo hoje dessa aula vai Ser o quê? Explicar as quatro razões para estudar a escritura: revelação, verdade, maturidade e reforma. Reforma aqui não é num contexto de reforma protestante,
aqui é restauração. É uma forma de restaurar a ideia sobre a interpretação bíblica. Definir, nós não vamos aprofundar hoje, mas nós vamos definir exegese hermenêutica e distinguir lá e antigamente que eu falei para vocês, o que que eles falavam, ensinavam lá, o que que eles queriam Dizer lá no passado e como que isso se aplica hoje, né, o aqui e atualmente. Então, exegese é isso, é lá e antigamente, hermenêutica aqui, atualmente. Nós vamos identificar as principais lacunas que existem, que é o tempo, a cultura, a língua, a história, né? Porque imaginem assim, imaginem o que
é, vamos supor que nós somos o pessoal que foi escolhido por Deus para escrever a Bíblia, eh, nós ou nossos familiares. Aí, vamos supor, o meu avô Escreveu um livro da Bíblia, OK? Aí o bisavô do Gilberto escreveu outro livro da Bíblia. Olha, olha a distância que já não percorremos aqui de tempo, né? Depois, sei lá, a minha filha lá na frente vai escrever outro livro da Bíblia. Então, existe todo esse contexto dentro das escrituras e o mais incrível é que ela se complementa independente do tempo em que uma levou para em que cada capítulo
levou para ser escrito, cada livro levou para ser escrito. Então, Existem de fato lacunas e tudo isso fazem parte de uma correta interpretação. Nós precisamos conseguir entender tudo isso para ter uma correta e interpretação e aplicar um texto com responsabilidade, indo do sentido original até a aplicação em Cristo, né? Sem inventar significado, né, irmãos? Já quero desmistificar aqui, abrir aqui, ó. Ah, é isso, o Senhor me falou, não sei o que não. Nós temos que entender contexto, temos que entender que nem Tudo fala, ou grande maioria das vezes não fala, não tem o vosso nome
na Bíblia. OK? Não tá escrito nosso nome. Sempre que o Senhor fala, ele fala de uma forma macro. Ele tá falando paraa humanidade. E por ele nos inserir no seu plano, isso nos atinge. É completamente diferente do que ele tá falando, algo específico para nós e só para nós, né? Como se fosse a última bolacha do pacote. Então nós vamos ver tudo isso para que a gente consiga de fato aplicar Essas coisas importantes na nossa vida, né? Então, por esse é o primeiro ponto que nós vamos ver, por estudar ou por é importante estudar a
Bíblia, OK? A primeira razão da importância estudar a Bíblia é porque ela é uma revelação da parte de Deus, né? É o Senhor nos revelando a história dele. É o Senhor nos revelando quem ele é. É o Senhor nos revelando. É como se ele estivesse cont eh falando sobre ele e nos dando a oportunidade de conhecer isso, né? E Quando nós olhamos paraa Bíblia, um da uma das características, atributos que o Senhor nos mostra, que a palavra de Deus nos mostra, é que ele é santo. E a palavra santo, ela não vem trazer num primeiro
momento, a ideia eh só do aspecto de santidade, né? a ideia de intocável ou a ideia de eh a de do que toca distância, mas vem falar de algo que é separado, que é incomparável, ou seja, de tudo que existe ou que sempre existiu, não há nada igual a Deus. Então, a quando a palavra santidade, né, vocês lembram aquela passagem que de Isaías que os anjos estão cantando santo, santo, santo. Então, basicamente o que eles estão descifrando ali para toda a terra, para toda a humanidade, é isso. De tudo que se criou e de tudo
que existe ao longo de todo sempre, não há nada que se compare a Deus, ok? Então, a primeira base, o primeiro entendimento que nós temos que ter da importância de estudar a Bíblia é essa, é que ela é a Revelação do próprio Deus, OK? Então, ele está de fato, como diz aqui nesses pontos, né? Ele está de fato numa categoria exclusiva. Nada se compara a ele. Ele só pode ser conhecido se ele mesmo decidir se revelar, não é? Então, nós olhamos aqui um pouco pra nossa salvação também, né? Por muito que haja uma ação nossa
em dizer o sim e caminhar a partir desse sim para uma transformação de vida, o fato é que ninguém chega a ele se ele não vier Primeiro. Possível, porque tudo que o ser humano sabe fazer e faz muito bem é pecar. É ou não é? Então, como como a própria palavra diz, né? Todos nós estávamos mortos em delitos e pecados. Então, todos nós estávamos caminhando na justa condenação, foi dada para todo ser humano por conta da consequência do pecado. Até aí ninguém conseguia se se achegar a Deus. Então, ele próprio teve que vir e nos
dar essa oportunidade. Então, essa também é uma é uma Importante eh um importante ponto para se estudar a Bíblia, para nós compreendermos isso. Por quê? O que que pode gerar, eu pergunto a vocês, uma compreensão contrária disso. O que que pode gerar se você entender que de alguma forma você consegue se achegar a Deus sem que ele antes se achega a vocês? Que tipo de consequência? Que tipo de ação, que tipo de pensamento pode gerar num ser humano isso? Vocês conseguem me dizer algum ponto? >> Como? >> Somos maiores que >> somos maiores que eles.
Ok. No sentido de superioridade, né? >> Igual, né? Vanglorial é igual. OK. Mais >> orgulho. Sim. E de fato essa é a tragédia da história, né? Porque através do orgulho foi justamente essa proposta da serpente, né? Ah, ele tá falando que é impossível, não sei o quê. Não, ele sabe que do dia Que tu comeres isso, tu vai ser igual a ele, né? Então ele não, primeiro que eles não estavam enxergando que eles já eram iguais em imagem de semelhança, né? Depois lá, quem lembra da situação da Torre de Babel? Superioridade. O homem quis se
achegar até o topo, né, para dizer que ele também tinha a mesma capacidade que Deus e etc. Então, de fato, isso pode. Então, quando você tem uma interpretação correta sobre quem Deus é, primeiramente Revelação de quem Deus é, isso já muda tudo. Nós conseguimos nos colocar na posição que o ser humano nasceu para ser, filho, servo e alguém que está debaixo dos pés do Senhor. Amém. A Bíblia é Deus escrevendo sobre si. O que ele não revelou pertence à sua soberania. Então, não tente bater cabeça com aquilo que você não eh entende das escrituras, do
que não tá escrito lá. Se não estiver escrito lá, não é para você saber, irmão. Tá tudo bem com isso, OK? Não tente aqui entrar por campos. E eu sei que tem muita gente que entra, tenta entrar por campos, teoria de conspiração e etc. Coisas que vão levando a a ideias que a Bíblia não expõe, nem de forma eh em contexto e nem de forma explícita, OK? Então, o que é oculto pertence a ele. Estudar a Bíblia não é opcional, é existencial. Vocês percebem que isso aqui é um ponto fulcral. Não é só o o
crente, ele não tem que estudar a Bíblia só porque é uma Opção. Vocês não estão com essa oportunidade aqui de estudar só porque é uma opção, porque querem atingir mais conhecimento. É porque faz parte da vossa essência. Se não conhecerem Deus, vocês não conhecem quem são vocês. Aí você talvez possa pensar, quantos anos que eu já perdi não estudando? Quanto tempo que eu já não me conheço? Quanto tempo eu não conheço o Senhor. De fato, irmãos, é o que acontece. Nós não conhecemos o Senhor, porque tudo na Nossa vida é importante, menos isso. E não
é o fato de ler só, é estudar. A Bíblia foi criada, o compêndio da Bíblia foi criado para ser estudado o tempo todo. OK? Isso não é só para teólogos, isso não é só para pastores, isso não é só para líderes, é para todo o cristão. Eu sei que o império romano, o papa veio trazer uma ideia diferente e aí todos nós ainda continuamos desfrutando um pouquinho disso porque é uma opção, é uma oportunidade de nós não nos Esforçarmos para estudar. Mas a reforma veio quebrar isso, veio mostrar que todos têm e podem ter a
oportunidade de estudar as escrituras, porque isso faz parte da nossa essência, OK? Imagine então basicamente isso. O que que é? Eh, um personagem que vamos supor um personagem aqui para nós entendermos bem essa ilustração aqui, esse primeiro ponto. Imaginem o que é irmão João aqui. O irmão João cria eh cria um personagem, cria um boneco. Sabe aqueles bonecos de fantoch? Cria esse boneco aí. Qual é Qual é o os dois? dois conceitos que podem existir aqui dentro de uma ideia de que Deus se revela a nós. É como que o irmão João pode se fazer
conhecido a esse boneco ou essa pessoa, vamos supor que criou uma pessoa a essa pessoa, ele entrando dentro da história, não é? Diferente de que se o irmão João nunca se apresentar a essa pessoa, o que que vai acontecer? essa pessoa vai continuar vivendo a vida Dela, vai nunca vai entender de fato quem é o seu criador ou de onde surgiu, de onde veio, quem é. Só sabe que existe. Quando vocês olham paralelo da Terra, é isso que acontece. As pessoas só sabem que existem estão aqui para viver e um dia vamos embora para algum
lado. Agora o a diferença do nosso Deus para os outros deuses que se apresentam ao longo da história é essa, é que ele não só nos cria, ele entra na história e se Apresenta, se revela a nós. E isso causa uma grande diferença, um grande impacto, porque ao se revelar, ele nos dá a entender quem ele é, quem nós somos e por estamos aqui. Isso faz total diferença. Então, esse é o primeiro ponto para se estudar a Bíblia. É o objetivo é ele se revelar e nós também eh nos conhecermos a partir dessa revelação. OK?
Muito bem. Um segundo ponto, voltei para trás. Por a Bíblia é a verdade, né? A Bíblia geralmente traz paralelos sobre trevas e sobre luz. E nem sempre é para falar sobre escuridão, ah, maldade, né? E nem sempre também é para falar sobre bondade e e céu e andinhos, né? A às vezes ela vai trazer essas duas conotações também de ignorância e de verdade revelada. OK? Que que me digam o que que acontece quando nós estamos andando no escuro, por exemplo, vocês já saíram assim do quarto, tentaram dar uma de aventureiro, Sem ligar nenhuma luz para
ir buscar água ou alguma? Exatamente. Quando tem aquela cama, aquela cama que parece que anda contigo e tu dá o topinho do dedo ali no que grita. Exatamente. É, é basicamente isso. Quando nós não conhecemos a verdade, nós estamos como quem anda no escuro. Nós estamos, nós vamos caminhando ao longo da nossa vida, mas tropeçando, batendo nas quinas da cama da vida e sem compreender de fato o que Tá acontecendo no todo, qual é o propósito do Senhor com todo isso. OK? Mas quando a gente acende a luz, meus irmãos, aí a gente consegue ver
tudo que tá na casa e a gente consegue caminhar de forma correta, ok? Então, a Bíblia ela existe justamente para isso, para nos trazer luz, para nós compreendermos eh eh cada trajetória dessa vida. E mesmo quando nós não compreendemos os aspectos, as circunstâncias da nossa vida, nós temos esperança, porque a luz Ela nem sempre vai clarear o o objeto que está do nosso lado ou a circunstância que está no nosso, mas ela sempre vai dar uma nítida noção do caminho que nós devemos continuar trilhando, continuar seguindo, porque é o que a palavra diz: "Conhecereis a
verdade, ela >> vos libertará". Então, o que liberta a mente humana é >> Então, se você não lê Bíblia e estuda, o que que acontece? >> O contrário, né? Ignorância, trevas, você tá andando no meio do escuro. Ah, você tá vivendo todos os dias andando como quem tá com a luz apagada. E aí o Senhor nos chama através desse versículo para mostrar que a verdade quando ela é corretamente compreendida, ela nos dá luz em todos os aspectos. E o evangelho ele tem algo a falar sobre todos os aspectos da nossa vida, ok? Isso não quer
dizer que você vai abrir a Bíblia e você vai achar a solução pro seu Problema de hoje. Mas você vai ler a Bíblia e por muito que você não ache solução, você vai ter uma segurança, você vai ter uma certeza, você vai ter uma convicção. Ele tá ali, ele tá lá, ele tá em todo momento, ele tá em toda a história. OK? E isso nos dá uma uma garantia, isso nos dá paz, isso nos traz paz. Então, a Bíblia mostra justamente isso. Ela joga luz na nossa vida e por isso nós a partir daí conseguimos
a passar a ver. Não sei se vocês já se já Se pegaram em algum momento da vida onde as pessoas geralmente vem e fala assim: "Ah, chega toda empolgada, né? Uau, olha, já falei sobre isso, né? Uau, olha, olha o que que o que que o Senhor me revelou aqui. Eu tava lendo a palavra. Meu Deus, que palavra, como que eu nunca vi isso?" E a pessoa assim: "Ah, legal". Aí tu já se frustra assim: "Meu Deus, mas como tu não tá vendo isso? Meu Deus do céu!" Por quê? Porque geralmente é isso. Existe o
fato de nós Lermos as escrituras, mas existe um momento exato em que aquilo vai entrar dentro de nós. Ok? E é nesse momento é o que existe um conceito dentro do da do estudo eh do original que é nós temos três três fases na nossa vida, que é no que toca as escrituras. Entender, conhecer e a fase mais importante, experimentar. Então, entender, você pode ler, você pode ouvir pregações, você pode ouvir muita coisa. OK, entendi. A minha filha também entende muita coisa, mas ela continua fazendo as neira. conhecer, você já passa para uma próxima fase.
Você de fato tá compreendendo aquelas coisas, mas ainda não tá praticando. Aquilo de fato você ouviu, aquilo de fato entrou na sua mente, mas ainda não é uma prática na sua vida. Mas quando você experimenta, experimentar que fala de se tornar, você consegue praticar, você consegue Viver, você consegue eh olhar de forma diferente. Vamos supor, você entende a passagem de Mateus, eh, de Mateus, quando o Senhor vai falar: "Olha, se você buscar primeiramente o reino e sua justiça, as demais coisas vão acrescentar". Então, quando você tá passando por situações muito difíceis, seja financeira, seja independente,
mas você continua firme, convicto, em paz, totalmente tranquilo, não se desespera, não tenta achar nenhum outro meio Subjetivo para resolver aquele problema, porque aquilo já está dentro de você. Percebe? É uma diferença. Agora, eu só podia poderia só entender e conhecer essa palavra, mas continuar tentando com as forças do meu braço tentar resolver as situações, OK? Então essa é a diferença. O que como cristão nós temos que buscar? Experimentar cada palavra, cada momento que estamos estudando, cada momento em que conhecemos ao Senhor. OK? Então a palavra ela vem nos libertar Disso, da opressão, porque é
o contraste que nós temos que pensar é isso, é que sempre que o contrário de nós não vivermos sobre uma liberdade da palavra >> é a opressão. É, vivemos sobre a opressão dessa vida, sobre o sistema que tá nos pressionando sempre a a buscar um falso sucesso, uma falsa ideia eh eh de de vida feliz, uma falsa ideia de casamento feliz e etc, quando só a palavra tem o poder de nos libertar de fato. OK? Então, o nosso momento ou a Nossa vida deve ser refletida em buscar a palavra de Deus para que ela nos
transforme por inteiro. OK? Então, como eu falei, verdade não serve só para saber, serve para andar, para discernir, para obedecer. Não é um versículo isolado que liberta. Isso também é importante. Nós entendemos, ó, quando fala que a palavra vos liberta, não é o versículo, OK, irmãos? É o contexto, é toda a palavra do Senhor, é toda a Bíblia, OK? Ela é quando ela é bem Compreendida também, né? Então, interpretação errada, ela pode oprimir, manipular, justificar pecado com a Bíblia. E vocês vêm, é só olhar pro contexto de várias igrejas no mundo, né? Quantas pessoas usam
a palavra de Deus para manipular pessoas? Quantas pessoas usam a palavra de Deus para destruir sistemas? Quantas pessoas, irmãos? Várias e várias e várias. Então, a palavra de Deus, ela de fato pode e tem esse poder, Infelizmente, de eh manipular, né, de trazer as pessoas a uma falsa consciência. Não sei se vocês já viram aquele o filme, O Livro de Eli. Já que ele ele é a única Bíblia, inclusive tá em Brail, só descobrem no final, né? Mas é a única Bíblia no mundo e todo o mundo todo da época tá perseguindo aquela Bíblia, porque
o cara, o o chefão lá, o mazão, sabia que aquilo era fonte de vida. aquilo poderia. E um fato curioso é que em Genebra, inclusive, ah, eh, acho que foi 2013, não, 2019, foi foi o país, a, no caso da Suíça, né, foi o foi o país, foi a cidade considerada a melhor cidade para se viver. Por quê? Porque é uma cidade que tá em torno da palavra de Deus. Não sei se vocês sabem, Calvino vem de lá e tal. Lá, primeiro ponto, lá ninguém quer saber de solterologia. Eles não conhecem Calvino como cara que
fala sobre calvinismo. Eles conhecem Calvino como cara que abriu a primeira escola pra sociedade. O cara que revolucionou todo o país através da palavra de Deus. Ele viu, não, a, o conhecimento não pode ser só para pessoas ricas, tem que ser para todos. Então, ele abre uma escola e revoluciona o mundo da época. Então, Calvino, ele teve uma grande influência no através da palavra de Deus para trazer conhecimento e qualidade de vida para toda a sociedade para ver como a Palavra de Deus tem um poder incrível se o homem se deixar de fato ser liberto
por ela. Ok? Então, ao mesmo tempo que ela tem o poder de destruir pessoas, quando é mal usada, né? Ela também eh inclusive já num contexto histórico, guerras foram armadas por causa da palavra de Deus, não é? Quem vê aí os filmes lendários aí dos dos guerreiros da fé que lutavam pela palavra de Deus, vocês vão ver que guerras eram armadas por causa disso, As inquisições. Exatamente. Tudo isso. Então, é importante entendermos de forma correta para que ela eh seja de fato uma verdade na nossa vida. O outro ponto, a Bíblia é o caminho paraa
maturidade. OK? Quando nós lemos, vamos ler, abram as as Bíblias aí, vamos ler Hebreus, capítulo 5. Quem achar pode ler. Hebreus capítulo 5:13. >> Maravilha. Vamos lá interpretar Corretamente essa passagem. Esse texto aqui, ele basicamente tá fazendo um paralelo aqui de leite e alimento sólido. Então, essa passagem aqui não tá falando sobre profundidade da revelação, OK? Não tá falando o quanto a palavra é profunda ou não. Ela tá falando aqui qual é a diferença entre leite e o alimento sólido. É quem processou o alimento. Ele até usa aqui o contexto de uma mãe, né? Mamãe
que tá produzindo leite. Qual é o trabalho do Filho, gente? Uma mãe quando produz o leite? >> Só tomar, só engolir, não é? >> Só engolir. Não tem que fazer absolutamente nada. Exatamente. Esse é o paralelo. Então, qual é o contexto aqui pras nossas vidas? É, talvez te choque um pouco, é que quando você tá ouvindo uma pregação, quando você tá ouvindo res, quando você tá a tá em palestras, em seminários, quando você tem um pregador favorito e que você Fala: "Uau, que profundidade, que culto maravilhoso, que culto extraordinário, porque a palavra foi impactante, o
autor de Hebreus tá falando: "Isso é leite. Isso é leite. Alguém já processou e tu soltar, ó, papinha na boquinha. E o que que acontece com alguém que consegue comer alimento sólido? É alguém que precisa ir lá e preparar. Vai ter que cortar a cebola, vai ter que pôr o Sal, vai ter que pôr o azeite, vai ter que preparar o teu alimento. Nas nas épocas antigas ainda tinha que caçar, né? O cara tinha que sair de casa ainda para caçar, não é? no mercado, vai ter que preparar o alimento e depois comer. É isso
que ele tá falando aqui. Ele tá falando que a maturidade não é atingida por quem está processando para você, não negligenciando a importância disso, mas quem tá processando para você depois só engolir. A maturidade é atingida no Momento em que você abre a Bíblia, estuda a Bíblia e a partir daí você conhece a verdade. E aí nós perguntamos: "Meu Deus, que caminho é esse, né?" E a imaturidade é tão baseada isso. Às vezes nós temos uma vida, meus irmãos, dentro do cristianismo e nunca estudamos a Bíblia. Só estamos recebendo o leitinho. Somos especialistas em, se
for olhar o nosso YouTube, tem não sei quantas horas de pregações vistas. Não, estamos aqui todos os domingos, 52 domingos intactos. Mas isso não é atingir maturidade. A maturidade é quando você abre as escrituras e o Senhor começa a te revelar a verdade e você começa a de fato ingerir aquele alimento. É através da busca, do preparo. OK? Então essa é a base de uma vida madura, né? Então o cristão maduro é aquele que desenvolve em si uma disciplina e tudo isso exerce. Vai ter que exigir. Vai ter que exigir. Não vai descer um anjo
do céu, abrir a Bíblia para ti, irmão. Vai ter que exigir disciplina. Você vai ter que, de fato, tirar um tempo do seu dia, parar tudo que você tá fazendo e estudar as escrituras. Vai ter que ser. Assim como você acorda para se alimentar de manhã, assim como você tem toda rotina da sua vida, a mesma coisa acontece com a Bíblia. OK? Até aqui entendemos. Maravilha. Vamos para um quarto ponto. Então, a Bíblia é o livro da reforma. Então, como eu falei para vocês, não está relacionada à reforma protestante, mas está relacionada à reforma de
pessoas. É uma restauração interior, é uma transformação. A Bíblia, ela tem esse poder de tirar o homem de um estado caído e transformar a imagem de Jesus. Ao longo de toda a nossa vida, nós estamos passando por essa transformação, ok? Então, como eu falei para vocês, ela já teve capacidade de transformar Sociedades. Quem dirá transformar um homem e uma mulher, né? Então isso é muito importante. Ela basicamente trouxe educação pública, ela transformou governos estruturados, né? H, e o que que nós precisamos ter através desse dessa compreensão? Uma convicção. Não sei se eu botei aqui. Sim,
podemos ver esses pontos primeiro. Então, a escritura não é só devocional, é fundamento pra vida pública e comum. A reforma voltou a pôr a Bíblia no centro, né? Vem daí que vem a ideia de sola escritura, ou seja, a Bíblia como centro para que ela de fato possa transformar todas as áreas da sociedade, inclusive a nossa vida. OK? Quando o povo tem acesso ao texto, mas a educação, a fé deixa de ser dependente de mediadores. Por quê? Porque quando a Bíblia é o centro, ela quebra todos os paradigmas, é, que a, inclusive, a Igreja Católica
tinha de ter uma pessoa Mediadora, não é? De fato, ao longo de toda a história, a acontece muita mudança até mesmo dentro da Igreja Católica. Eh, em no século 4, se eu não me engano, teve um concílio chamado Vaticano 2, onde houve algum houveram alguns padres que se reuniram e tomaram essa decisão. Não, nós vimos aqui que não é só uma pessoa a mediar, não é só uma pessoa que faz esse acesso a Deus. Todas as pessoas têm a capacidade de ler as escrituras e Entender a revelação de Deus. Porém, isso foi um grande choque,
um grande debate, né? E eh não foi muito, não teve muito peso dentro da Igreja Católica. E nós sabemos que ao longo de toda a história eh eh isso muda em alguns contextos da Igreja Católica e outros não. Mas a reforma ela foi um marco histórico. Por quê? porque ela veio realmente trazer um ciso, uma divisão. Ela colocou a Bíblia como centro e a partir daí trouxe a ideia para que todos Nós conseguíssemos ter acesso eh sem dúvida, às Sagradas Escrituras. E isso de fato traz um impacto. Por quê? Porque a partir daí nós conseguimos
começar a compreender quais são os planos e objetivos de Deus através da Bíblia, né? Porque quando sem só um mediador, nós vemos todas as consequências que podem causar a partir daí, que aí vem a manipulação, vem todo tudo aquilo também. Se vocês forem ver um pouquinho da história da igreja, tudo que Aconteceu ao longo da história da igreja, eh, não na era apostólica, mas após isso, que até teve um marco na história que foi a idade das trevas, o a era das trevas, né? Foi por causa da manipulação, foi por causa do poder que o
homem tinha através da palavra de Deus, usando a palavra de Deus. Então, quando a reforma vem, ela vem quebrar isso e trazer oportunidade para que o homem consiga de fato olhar para as escrituras e falar: "Não, meu irmão, Isso aí tá errado. Isso não é a verdade. Isso não é a escritura". OK? Então, ela traz de fato uma convicção para todos nós que sem educação não é possível ter acesso à Bíblia. Sem Bíblia não há acesso à verdade e sem verdade não há transformação. Ok? Então, essas são as bases eh de uma Bíblia que veio
trazer de fato reforma. Palavra de Deus. Então, ela não só transforma indivíduos, essa é a base, mas ela transforma eh pessoas também, né? Não só transforma eh Indivíduos, mas também transforma cidades, sociedades. Que isso? Já falei, é, era isso que tava falando para vocês. OK. Maravilha. Então, o que que a Bíblia é, meus irmãos? Para quem nunca viu nos índices da Bíblia, geralmente traz isso em algumas Bíblias de estudo. Ela é composta por 66 livros, não é, que foram, vamos dizer assim, numa linguagem Bem simples, foram oficializadas dentro dos concílios como eh inspiradas por Deus.
OK? Depois temos 40 autores. Depois temos 16 anos eh de autor para autor. Então pensem aí, passa de bisavô, né? Eu dei o exemplo do bisavô, mas passa do bisavô. >> Depende se o bisavô for >> é for Abraão. Exatamente. >> Exatamente. Depois temos a também a situação de de ser diversas culturas. Pensa em quantas pessoas que foram Escrevendo a Bíblia estavam inseridas em culturas diferentes, depois contextos históricos diferentes. Então tudo isso pensa a complicação que não seria, mas se não fosse uma obra divina, a complicação que não seria para compilar uma Bíblia, né? Mas
por ser obra divina, isso tudo foi possível. E além disso é um dos livros mais vendidos no mundo todo. A Bíblia continua sendo um dos livros mais vendidos do mundo todo. Uma um livro que nunca conseguiu ser Destruído, né? Eh, uma religião que nunca conseguiu ser também destruída, que é o cristianismo e todo o contexto. Enfim, há de fato mão divina nisso, né? Nós conseguimos enxergar isso. Ah, e ainda assim ela mostra uma única história redentiva, por muito que existam vários livros. Nós conseguimos ver de capa a capa de Gênesis Apocalipse uma história completa. Deus
contando a sua história. Toda a Bíblia, apesar de ter todas essas lacunas, é totalmente Inspirada pelo Espírito Santo, porque a fonte ou o fundador, o autor é o próprio Deus. OK? A Bíblia também é dividida em dois testamentos, o Antigo Testamento e o Novo Testamento para isso é importante. Ela foi dividida nesses dois aspectos para a nossa compreensão, porque a Bíblia não era dividida. Ela nem tinha capítulo, nem tinha versículo, nem tinha nome no sumário, não tinha nada. Era um era um livro completo. Se nós compreendermos essa maneira, já Vamos entender que não há aqui
uma divisão de Antigo e Novo Testamento, né? A Bíblia é um todo. E o que que o que qual é a dificuldade? É nós que não conseguimos compreendê-la, porque ela foi escrita para contar uma única história. OK? Então, quando ela ah nós vemos dentro dessa divisão do Antigo Testamento, ela falando sobre criação, queda, formação de Israel, promessa messiânica. E no novo ela vai trazer um conceito de cumprimento em Cristo, Fundação da igreja, consumação futura. Toda a Bíblia aponta para Jesus. OK? Isso é importante pensarmos também, porque se nós não entendemos a Bíblia como um todo,
nós vamos começar a separar o que a gente gosta e o que a gente não gosta, não é? Quantos vocês já ouviram assim, ah, não, Antigo Testamento, meu Deus, aquele Deus sanguinário não pode ser o meu Deus matando criança, matando família, que isso não é o meu Deus, não. Meu Deus é o Amor, é reg na cabeça. Meu Jesus é o que tá no Novo Testamento, né? Essa é a grande divisão que todo, quase todo ser humã cria por uma má compreensão, uma má interpretação das escrituras. Então, quando a gente entende a história de Deus
e não nos colocamos como centro, né, que geralmente são pessoas que se colocam no centro, né, o meu Deus é o Deus que tu tá criando realmente. Pode ser o teu Deus, não é o Deus da Bíblia. O meu Deus Não é assim. Então nós vamos começar a ser igual às vezes existem pregadores que só tiram as coisas boas do Antigo Testamento. Não, o dízimo é do também pode ser pro Novo Testamento, mas a matança não, não sei o quê. Esse é o mal, meus irmãos. Interpretar corretamente a Bíblia nos livra dessa maldição, né? Paulo
vai falar em Gálatas. Se você tirar qualquer tipo de tio, mesmo que seja um anjo descendo do céu para falar outro evangelho, seja Anátoma, seja maldição. A Bíblia é um todo. OK? Isso é importante. Eh, diversos gêneros literários. Isso também é importante. Por quê? Porque a Bíblia tem 40 43% de narrativa, 33% de poesia e 24% de discurso e argumentação. Então, a Bíblia não é só uma história contada de capa a capa. A Bíblia tem vários sentidos ali, gêneros literários. E nós precisamos ter uma interpretação correta para compreender, né? Se você chega lá em Cantares,
você vai ver toda Uma, o pessoal até fala que aquilo é pornográfico, porque, né? Mas é importante entender o que é poesia, o que que é o que que é alegoria. Eh, nem tudo, por exemplo, em Apocalipse você pode levar pro literal, nem tudo também é é alegoria, história. Então, eh, o que nós precisamos compreender é isso, é que a Bíblia ela é dividida em vários tipos de contextos diferentes, seja em gênero, seja em livros, seja em divisões. E nós precisamos compreender a a melhor Maneira de interpretá-la para que a gente consiga ler e estudar
de forma correta, OK? e ter uma compreensão não habitolada das escrituras. Então, cada gênero aqui se adequa a um determinado contexto, né? OK, já pulei aqui, não tem problema. Então, se adequa a um determinado contexto. Então, vai, isso também depende muito de da fase que cada homem estava vivendo na altura. Por exemplo, nós vemos as lamentações, né? Era um Momento de tristeza, eles estavam vivendo aquilo. Então foi proporcional ser escrito aquilo naquele momento. Depois vemos momentos de guerras com Davi, com os os reis, né? Então cada momento da história também foi marcante e e e
importante para aquela escrita, OK? Que não seria em outro momento da história. Um outro ponto é que a Bíblia é um livro para toda a vida. Então esqueça essa frase assim: "Esse ano eu vou estudar a Bíblia toda". É Impossível. Não, você vai estudar a Bíblia durante toda a sua vida. Você pode ali seguir um plano de leitura, um ano de de leitura bíblica, etc. Mas o importante é nós não termos pressa, irmãos, estudar a Bíblia também, OK? Você pode fazer um plano, mas ao mesmo tempo estudar, ao mesmo tempo tirar um tempo para eh
meditar, ler eh bom bons, isso é importante, bons comentários bíblicos, OK? Nem tudo é bom. É bons livros complementares. Hoje nós temos Acesso a isso. Antigamente o pessoal não tinha. É tão interessante isso. Se vocês pararem para pensar, nem o povo do Novo Testamento, nem os apóstolos tinham a Bíblia para se guiar, meus irmãos. A Bíblia não tava compilada ainda. Eles às vezes tinham e nem todos podiam também ter os rolos da Torá na altura, porque os rolos ficavam dentro dos templos. Os tempos só podiam entrar os sacerdotes e os e os alunos dos sacerdotes
que podiam ter acesso e nem era um acesso completo, Não era um livro completo, era uma página às vezes. OK? Então eles todos foram guiados, muitos deles pela tradição oral, pelos que eles iam ouvindo ao longo de toda a história. Isso é tão interessante. Nós vamos ver aqui também que geralmente quando vocês iam ver um discurso, se vocês lerem ali o Novo Testamento, vocês vão ver, quando eles vão dar um discurso, muitos deles primeiro olham o ambiente em que estão e aí se eles vão falando para judeu, então Vou lá atrás. Lembram lá da época
do meu do nosso dos nossos patriarcas, Abraão, não sei o que. lá na época de Moisés. Então eles vão contando toda uma narrativa para chegar até o Cristo, OK? Então muito do Novo Testamento foi constituido só depois é que a Bíblia foi compilada como um todo. Ok? Então isso também é importante para nós compreendermos esses pontos de que a Bíblia é um livro a ser estudado durante toda a nossa vida para que a gente Consiga atingir uma mentalidade coerente. OK? Assim, >> e mesmo assim não vamosar o vídeo sobre o tabernáculo. >> É, >> eu
não consigo exatamente, exatamente. Tem muita coisa também que nós não vamos compreender, mesmo estudando, né? Mesmo entendendo. Ah, e nem sabemos também. Às vezes as pessoas falam eh assim, não, só vamos Saber quando o Senhor voltar e nem sabemos se ele vai querer revelar, né? Se não tá escrito em lado nenhum, que ele vai revelar tudo, né? Imagina o que que é um Deus eterno revelando tudo para nós. Ah, calma aí, né, gente? Vamos lá. Porque revelar já tá bom. Então é isso. Visite muitos livros. Tem uma frase muito famosa, né? Visite muitos livros, mas
more na Bíblia, OK? Quem gosta muito de leitura aí, quem não gosta, se aplique em gostar, né? Na escola vai ser Quase que obrigado, mas quem gosta, leia muitos livros. Mas a Bíblia precisa ser sua morada, sua casa, OK? Quanto mais estudarmos, mais nós vamos perceber aquilo que o Senhor quer trazer. Amém. Então, nós temos que pensar na Bíblia como um grande quebra-cabeça do Senhor. Imaginem ele dando uma peça por dia para você. Aí você vai lá e monta o quebra, monta mais uma parte do quebra-cabeça. Monta mais uma parte. É assim a vida toda.
Um dia, quem sabe você consiga ver Qual é a figura final desse quebra-cabeça. Mas até lá continue montando. Amém. Vocês lembram dessa frase aqui? Teve uma frase dessa usada aqui numa pregação do do Isaque, né? Ele disse que a Bíblia é incrível porque a Bíblia não é só um livro que nós lemos ela, mas ela também nos lê. Isso de fato vem de um contexto dentro da interpretação. Hebreus vai dizer que ela é como uma espada, né? Uma espada afiada, dois gumes, ela transpassa. E o que que isso quer dizer? que ela ela ela vem
aqui nos rasgando por inteiro, mostrando e revelando para nós o quão ruim nós somos. Quem acha aí que é bom? Você é ruim, meu irmão. Você é bem ruim igual eu. Então essa esse é o poder. Eu sei que muita gente não quer ler Bíblia por causa disso, que ela vai revelar o que nós não queremos saber, né? E aí nós precis preferimos um Jesus genérico, que a gente vai criando e montando segundo as nossas vontades, porque esse Jesus Não fala mal de nós. Mas quando você lê Bíblia, você vai ver que é bem pior
do que do que estão falando de você. Às vezes, né? Às vezes os irmãos ficam chateados, nossa, falaram mal de mim. E é mentira, meu irmão, tu é bem pior que isso. Falaram, foi bem. Então, a Bíblia ela tem esse poder, ela tem o poder de nos ler. Ela é uma arma contra eh o pecado, é uma arma de condenação, né? Um bisturi cirúrgico. Ela vai expor as nossas intenções, revela as nossas Motivações, confronta os nossos pecados, produz transformação. Isso aqui é importante. Revela porque tem tem irmãos que falam assim: "É o que o meu
coração me guiar". Cuidado, coração é enganoso, meu irmão. É o que a palavra de Deus te guiar. E aí, óbvio, o espírito às vezes vai te dar uma sensação, às vezes vai te dar uma uma noção clara, às vezes vai te dar uma impressão, forma com que o espírito vai Trabalhando é diferente, porém o coração é enganaroso. Cuidado, OK? Não se fie muito bem nele que ele às vezes dá umas vaciladas. E e mesmo assim, mesmo quando nós estamos essas sensações, a palavra é que vai ditar se essa sensação é certa. >> Correta. Exatamente. >>
Ela tem que ser, >> como é que Paulo diz, sobre os espíritos, é >> testar os espíritos, não é? É testar tudo aquilo que nós temos de serção. Às Vezes uma certeza que nós temos, nós quando vamos ler a Bíblia, ela é contra essa certeza. contra essa. Exatamente. >> Hã, >> exatamente. Exatamente. Então, quando nós vamos ler a Bíblia, ela tem um poder incrível de nos interpretar. Então, veja, não é só nós que temos que saber interpretar a Bíblia. Ela nos interpreta e ela já fala logo: "Olha, isso aí não é bíblico, OK?" Então, às
vezes é muito honesto da nossa parte tomarmos decisões Que nós não queremos saber de Bíblia. OK, irmão? É até honesto da sua parte. Você não quer guiar, ser guiado pela Bíblia, decisão sua. Mas a Bíblia ela não aprova. Nossas decisões erradas, ela não aprova negocia, né? Tem muita gente tentando negociar ali, dar um jeitinho para ver se aonde que a Bíblia vai se encaixar aqui. Ela não se encaixa, ela é direta. duas regras principais de interpretação, portanto, meus irmãos, é Exegese e hermenêutica, OK? Imaginem aqui, eh, vou dar uma explicação aqui. Eu acho que pros
homens é mais fácil. Quem gostava de futebol nas escolas, né, geralmente tinha dos homens. Exato. Por isso que alguns Pronto. Mas que seja basquet ou qualquer coisa no recreio, nós íamos pedir às vezes pros professores, né, uma bola para ir jogar no recreio, no intervalo e etc. E aí eles não dava. Aí O que que os o o o os adolescentes da altura faziam? Pegava uma latinha, né? Qualquer coisa virava futebol. >> Uma. Exatamente. >> Aí a pergunta é: isso era futebol? Sim. E não. Por qu? Sim, porque nós estávamos ali jogando, porém não, porque
não tinha regras, não é? Não era a regra do futebol. Aí quando a gente cresce, a gente vê que já não dá para jogar com uma latinha. Precisamos da bola de fato, precisamos das regras, juízes, etc. Então, interpretar a Bíblia é isso. É quando você não entende interpretação correta, você é como um adolescente que tá jogando com uma latinha futebol. você tá lendo a Bíblia, você tá lá todos os dias tentando se aplicar de fato, mas quando você começa a entender interpretação, consegue de fato interpretá-la corretamente, você tá jogando o jogo conforme eh é chamada
a jogar, OK? com as regras necessárias, eh, eh, com a, a contextualização, Com a ideia de cultura, com a ideia do que que eles falaram naquela época, o que que eu vou dar um exemplo muito claro. Imaginem o que que é vocês sendo João agora, escrevendo Apocalipse, OK? Imaginem João naquela altura, nós aqui olhando para João lá atrás e nós falando assim, ó: "João, interpreta o que Não, Deus fala assim: João, interpreta o que é um helicóptero". Me digam o que que o João provavelmente diria. Ele nunca viu um helicóptero. É Daquela época. >> Uma
avea de quatro asas, duas. >> Tão vendo >> uma queada, >> não é? Então, basicamente, muita coisa de Apocalipse é isso. É João tentando, e isso tem a ver com hermenêutica, isso tem a ver com interpretação, é nós conseguirmos decifrar, conseguirmos entender com trazer pra nossa mente humana aquilo que é uma mensagem divina. Então você, tu tem que ter, é igual Quando nós estamos falando com criança, com criança você não tem que mudar todos os aspectos das suas palavras, do seu, para para que ela entenda ao máximo. É assim. Então, interpretação é isso, é nós
conseguirmos compreender o que a Bíblia trouxe lá atrás para que a gente consiga aplicar no nosso dia, OK? Então, nós podemos ler a Bíblia, passar informações e interpretá-las na nossa maneira e muitas vezes vão ser de forma infantil. Por quê? Porque nós não Compreendemos a o a estrutura que foi criada para a interpretação. Ah, France, mas isso quer dizer que eh todas as pessoas do dos do tempos antigos faziam isso? Sim, todos. desde lá do tempo. Podia não ter o nome técnico, nós vamos ver aqui, podia não ter esse nome técnico hermenêutica, até porque nem
vem de um contexto eh cristão. Nós vamos ver que vem na mitologia grega, mas todos usavam regras de interpretação. De uma geração paraa próxima, eles Precisavam entender o que que tinha se passado lá atrás. Era era muito eh natural para os judeus entenderem parábolas, irmãos. Aquela linguagem que Jesus trazia dos campos de não sei o quê, isso não fazia confusão nenhuma para eles, porque eles viviam no dia a dia aquilo. Causa é para nós que não sabemos nada daquilo. Por isso que nós temos que ir lá atrás entender o que que se passava, né? O
que por que ele fala das minas, por que ele fala das virgens Que tá totalmente relacionado a casamento para pro judeu era muito, é um contexto normal do dia a dia, OK? É igual falar hoje de de carro pro Gilberto, é igual falar futebol para alguns, é igual por quê? Porque para nós é tá dentro do nosso contexto, então não é anormal. OK? Então a a interpretação bíblica é são regras importantíssimas, né? E quando a gente ignora, nós vamos viver, nós vamos pregar, às vezes nós vamos ensinar coisas que nós Achamos que estão corretas, mas
totalmente. E aí existe uma um problema que é o orgulho que entra aqui, sabe? a Gabriela, dos irmãos mais antigos, principalmente, que é: "Ah, não, eu aprendi assim e a minha vida toda foi assim, eu não vou mudar agora". É, meu irmão, então vai vai sendo burro até o fim da sua vida, porque não é bíblico. Uma oportunidade que a Bíblia nos dá. E um bom, um bom eh emuta, ele é o princípio é humildade. Ele é humilde. Ele não tem problema nenhum de reconhecer: "Meu, eu errei 20 anos essa interpretação e tá tudo bem
agora. Eu vou aprender corretamente. Essa é a base de um bom pregador, de um de um bom eh hermeneuta, de uma pessoa que realmente compreende a importância de estar sempre reformando, reformando o seu homem interior. Aquilo que a gente aprendeu há 20 anos. Se tiver errado, meu irmão, tá errado e tá tudo bem. Vivi 20 anos errados. Senhor, misericórdia, Me cobre com o teu sangue, me perdoa e agora eu quero viver corretamente. OK? Isso é importante. >> Pronto, por isso é que a gente fica eh, vamos dizer assim, fascinados quando vem uma pessoa, por exemplo,
como o Isaac, que sabe o contexto judaico e isso e pessoas que na internet nós temos trazendo o contexto judaico, a gente fica fascinado porque ele traz todo o entendimento original daquelas passagens, não é? >> E então acaba por depois transformar a maneira como nós aplicamos ou entendemos agora o que é atual. Uhum. >> Muitas das vezes aquilo que é interpretado já nem faz sentido para o hoje, mas há uma essência para ser aplicada, um princípio para ser aplicado, não é? >> Então é por isso que é necessário nós fazermos a exigés de todo o
contexto histórico, né? >> É isso. É muito simples. É igual, né? Nós brasileiros chegamos aqui em Portugal, a gente tem que entender a cultura, o contexto, tudo para conseguir se adaptar. Se a gente rejeitar de início tudo que a cultura tenta propor, nós vamos, o máximo que nós vamos conseguir é ter comunidades brasileiras, é viver com brasileiro aqui, porque nós não vamos conseguir ter uma ligação com portugueses, nós vamos conseguir ter uma conversa, um diálogo. Isso é para todos os contextos da vida. Então é importante A gente sempre, meus irmãos, sempre, o princípio é esse,
Jesus ensinou, né? Sede mansos e >> sede mansos e humildes. Mansos e humildes, né? fala da nossa ação e da nossa reação. Então, humildade é o principal fator. Então, a Bíblia, ela vai possuir uma natureza dupla. OK? Eu pulei isso aqui, mas então é isso. Exegese lá e antigamente, o que o autor quis dizer pros primeiros leitores? Contextos, destinatários, gênero, Palavra, intenção, resultado, sentido original, hermenêutica aqui e atualmente, como aquela, como a verdade eterna que foi aplicada lá no passado há 2000 anos atrás, há 4000 anos atrás, 6.000 1 anos atrás se aplica hoje construir
então uma ponte de do século 1 até o século XX, né? O resultado, uma aplicação fiel e não uma invenção, né? Gordon Fi, que foi o é o autor que escreve, inclusive entendes o que? Diz: "As escrituras são a palavra de Deus nas Palavras dos homens. Por isso, então, existem essas duas abordagens exegese e hermenêutica". OK? Então, sem uma exegese correta, a aplicação vai virar uma invenção, OK? Por quê? Porque nós, como não conhecemos a história do passado, nós vamos inventar qualquer coisa, meu irmão, e qualquer um. E hoje tem seguidor maluco para qualquer pessoa.
Isso aí pode ter certeza. Inventou uma coisa, já tem Gente seguindo. OK? Então, se não tivermos uma compreensão correta do que que aconteceu lá atrás, há dois, qu ou até há 6000 anos atrás, nós não vamos conseguir. Nós vamos ter que inventar qualquer coisa e ou usar como alguns, né, que falam que o Antigo Testamento já foi abolido. E sem uma hermenêutica, que é o que nós vivemos hoje, correto? O texto vira museu histórico, OK? Porque o máximo que nós vamos também falar é que tudo aquilo que foi aplicado no passado Era para aquele tempo
e agora é a nova igreja ou agora a Bíblia precisa ser atualizada. Quem já ouviu isso aí? Pronto, >> só para termos um bocado de noção dessa necessidade, até o próprio Jesus dizia aos discípulos qualquer coisa e os discípulosam: "Ó, ó mestre, a gente não entendeu, quer dizer, vocês andam há tanto tempo comigo e ainda não entenderam. Agora imagina eles que não entenderam o que viviam no contexto, Imagina nós estamos totalmente eh miléios à frente que não entendam contexto examente eles que estavam andando, né? É, >> é mesmo isso. >> Então é isso. Estudar a
Bíblia sem regras é infantil. Estudar com método é maturidade. Sem interpretação correta não há uma aplicação correta. Então lembrem-se sempre disso, por favor, meus irmãos. Isso é muito importante. Então, por que que nós estamos a Bíblia? Porque Ela revela quem Deus é. Ela é a verdade que ilumina. Ela conduz a maturidade, ela reforma vidas e sociedade. Ela é história da redenção e ela nos transforma profundamente. OK? Pronto. Nós vamos entrar nesse ponto agora. Por que nós precisamos de de hermeno? Vamos abrir aí Mateus capítulo 9, pessoal. O que que tá acontecendo aqui? Aqui tá acontecendo
a conversão de Mateus. Mateus se converte. Ele era Publicano, cobrador de impostos. Ele se converte e aí no outro dia Jesus vai e e vai pra casa dele, vai comer lá na mesa dele e tal. E de repente, isso acontece muito no Brasil, né? pessoal vai entrando dentro de casa, ah, tem café aí, vai entrando. E de repente o pessoal começa a entrar dentro das casas da da casa de Mateus e começa a sentar e comer. Pessoal que era pecador e publicano, né, considerados pecadores e publicanos, ou seja, a margem da Sociedade para um contexto
dos fariseus e dos ricos da época, porque vale lembrar que na altura não havia classe média, existia os extremamente pobres e os ricos. Só Jesus era extremamente pobre. Eh, o que que acontece? E aí começam a entrar esse povo. Aí a pergunta é aqui, por que que eles tiveram essa atitude? Por que eles decidiram, sabendo já da reputação de Jesus, entrar na mesa, entrar na casa e sentar à mesa do lado De Jesus, coisa que eles não fariam certamente com pessoas de de na alta sociedade, com fariseus. Não entrariam nunca, meus irmãos, no tempo esse
tipo de pessoa, nem sequer passariam perto. Por quê? Jesus vem mostrar justamente o contrário, que tem um lugar na mesa para todos. OK? E é importante pensarmos isso por quê? Porque muitas vezes nós não vamos ter destaque. Muitas vezes nós não vamos, por muito que sejamos a fazer Esse essa escola, nós não vamos subir no público. Muitas vezes nós não vamos estar fazer parte do da equipa de louvor. Eu tô falando das coisas mais destacadas, né, entre aspas, das igrejas. E tá tudo bem. O mais importante é todos nós compreendemos que dentro de uma hernéutica
correta, todos nós temos um lugar na mesa. E como filhos, assim como esses pecadores e publicanos, eles não só queriam conhecer Jesus, ele Eles queriam interpretá-lo da maneira correta. Como filhos, todos nós temos essa oportunidade de conseguir entender as palavras do nosso Senhor para interpretar corretamente no nosso contexto de vida diante da sua família, talvez diante de um filho que não se converteu, talvez diante eh de esposa que não se converteu, talvez através de de pessoas da família que ainda não se converteram, de amigos e colegas dentro De um contexto de trabalho que estão sempre
a massacrar nossa mente por causa do evangelho, por causa e do cristianismo. Independente. O Senhor nos ensina todas as maneiras, a forma com que em cada momento conseguimos aplicar a sua palavra quando nós interpretamos de forma correta. Porque nós podemos ir para dois extremos ou ser religiosos e falar: "Todo mundo vai pro inferno, eu não Quero saber de ninguém por não interpretarmos". Que ele chama-nos a sabedoria. O que que é sabedoria? é aplicar corretamente a revelação, o momento certo, o ambiente certo. Se a pessoa não nunca vier na igreja, ok, ela pode ser salva na
mesa, meu irmão. Não tem que vir pra igreja para ser salvo. Então, às vezes a gente é habitoladamente religioso, porque não interpretamos as palavras do nosso Senhor. E aqui ele tá mostrando que é um lugar na mesa para todos. O que é importante é conseguir interpretar as palavras dele. É o que o Rui tava falando. Às vezes até os próprios discípulos não estavam entendendo. Os apóstolos não tavam entendendo. Ele até falava para Pedro: "Pedro, agora tu não compreendes mais um dia, muito em breve, não te preocupa, tu vai viver tudo isso e vai de fato
morrer como por mim". Então, às vezes nós não vamos entender Agora, mas lá na frente nós vamos compreender. O importante, a vida do discípulo é marcada por isso, é conhecer e prosseguir em conhecer. E agora vocês sabem que não é ouvir pregações, é estudar a palavra de Deus. Amém? Então, a primeira coisa que nós precisamos entender é isso. Para construir uma boa interpretação bíblica, nós temos que entender o que a palavra de Deus está dizendo, o que ela quis dizer e como que isso vai reverberar, como que isso vai Transformar a minha vida e como
que isso vai se aplicar no meu dia a dia e como isso vai chegar até a próxima pessoa. Todas essas forças, >> não é? Eu que não passei, >> que ainda não é isso. OK. Então, nós precisamos construir um caminho de interpretação, um caminho de conhecimento. Então, nós vamos aprender sobre a primeira palavra que é hermenêutica, OK? Que é o que nós, vou começar ao contrário intencionalmente Para nós termos uma clareza do hoje, né, do que nós vivemos hoje. Então, a palavra ela vem do grego, né? Ela é uma palavra grega e que significa interpretar
ou explicar, nãoé? E ela, por incrível que pareça, ela vem, então, dentro da ela tá dentro da mitologia grega que é de um deus chamado Hermes, que ele era filho de Zeus e da deusa Maia. E ele era o quê? Ele era um mensageiro dos deuses. Ele tinha um trabalho de eh não tinha um poder Específico, ele tinha um trabalho de ser mensageiro. Ele traduzia o que os deuses diziam. falando mitologia grega, né, gente, por favor. Ele traduziu que os deus depois você o Franço acredita no Zeus. >> Exato. Essa é a hora. Tá vendo
aí? Eh, então ele ele traduzia a mensagem divina para o ser humano. Esse era o papel dele. Por isso que daí vem hermenêutica de Hermes, né, que inclusive tá totalmente associado a Nós, que nós temos que fazer justamente isso, que é ler as escrituras, palavras divinas para traduzir para o ser humano, OK? que é o papel inclusive do sacerdote, né, dentro de um contexto agora de compreensão do Novo Testamento. Então, na teologia, a hermenêutica é a ciência e a arte de entender e comunicar a mensagem de Deus. Então, dentro da ciência possui regras, métodos e
princípios. Dentro da arte, porque exige uma sensibilidade espiritual, uma Prática e um discernimento do contexto. É aquilo que eu tava falando para vocês sobre discernir os ambientes em que nós estamos inseridos. Nem sempre vai ser momento de falar. Às vezes vai ser no momento de falar. Então nós precisamos discernir. Não é chegar falando: "Ah, eu não quero saber, é assim que eu sou mesmo". Não, não, não, não. Calma. Já não é você. Já não é você. Você agora pertence a Cristo, vive as característic. Isso não é abolirmos a Nossa identidade, as características não é, mas
é para ganhar o todo. Às vezes a gente precisa e às vezes não. Muitas vezes nós precisamos perder. OK? Então vamos só saber um pouquinho mais sobre Hermes. Basicamente é esse deus, esse >> homem valente, >> esse homem valente. Aí olha só. Ah, então dentro da mitologia grega, a cada aspecto de que Hermes também se vestia, usava, tinha uma uma Uma um significado. Por exemplo, as sandálias de Hermes eh representavam rapidez e diligência. Isso trazendo pro nosso contexto é que o intérprete, nós os hermeneutas, devemos ser zelosos e ágeis em levar a mensagem de Deus
ao povo sem demora ou preguiça no estudo. Amém, irmãos. Vamos aprender com o Hermes aí. Compra uma sandália igual a dele para >> Olha aí o nos ensinar. >> Exatamente. Tá vendo? Exatamente. Ó, Mais um contexto cultural, né? Exato. Não, mas com o chinelo não dava muito certo >> não. Mas essas essas aí têm em asas, mano. Não esquece. Aqui vai. É verdade. >> Eu lembro docos desse cara. É verdade. O caduceu, que é esse bastão aqui que ele que ele usa, né, com serpentes, não é esse aqui que ele usa com serpentes, era o
símbolo da autoridade do mensageiro. Então, na Teologia a nossa autoridade não vem de nós mesmos, mas da fidelidade ao texto que estamos a interpretar. OK? Não pode ser igual. >> Pois é. Ponto. Era o três, né? Não, tá. Ah, eu tô voltando, tô voltando. Ponto três, o papel do mediador, ou seja, o seu trabalho em si. Ele tá sempre, hermes, tá sempre em movimento entre o céu, o Olimpo, né, e a terra. E a hermenêutica é exatamente isso. É a Ponte que traz a verdade eterna para a realidade prática da igreja local na Terra. OK?
Então, ã, o nome técnico de hermenêutica vem desse conceito. Então, na metodologia grega, eh, Hermes, né, era o filho de Zeus e Maia. Ele não era apenas um garoto de recados, ele era um intérprete, né? Então, o termo, a palavra hermenêutica é de origem grega, mas o conceito, a prática é de origem bíblica, até porque os próprios judeus já utilizavam esses meios de Interpretação. OK? Então, a origem dessa palavra, eh, então, foram os gregos, né, como conforme eles eu vos falei, foram os gregos os primeiros a trazer esse contexto e e sistematizar todo o contexto
de interpretação, especialmente para entender os os poetas da altura, os filósofos da altura. E eles criaram essa ciência de interpretar as coisas, né, de decifrar. Mas a teologia cristã, ao longo dos séculos, especialmente nos Primeiros séculos, emprestou esse termo técnico da filosofia grega, porque ele descrevia perfeitamente o que os cristãos já viviam com as escrituras, OK? Então, emprestou eh eh eu tô basicamente dizendo que não não é para pros gregos dizerem assim, fomos nós que criamos, não. Os judeus já faziam isso, só que não tinham o nome, né? É como eh só após eh só
após essa compreensão dos gregos é que eles passaram a ter a dar um nome a isso. >> Eu acho eu acho que que acaba por ser um problema para nós como cristãos >> darnos o braço a torcer de que muitas coisas que nós temos como conceitos cristãos outras culturas >> até do paganismo. >> É do paganismo. do mesmo a igreja, o conceito de igreja, eclésia, assembleia vem do do grego, >> do grego. É, >> então torceda que realmente, OK, não é Uma novidade, mas sim algo foi adaptado para o cristianismo, né? >> Examente. Um bom
livro, inclusive para compreender isso, tem dois, né, que é o >> aqueles da Bíblia, >> é aqueles da Bíblia e os outros da Bíblia. Ou seja, ele vai trazer todo um contexto de como muitas práticas do Antigo Testamento pelos judeus vinham de outros povos, vinham de outras culturas, OK? Eh, para quebrar também um pouco da nossa religiosidade, né? Chamar tudo de Pagan, não quer dizer que eles não eram pagões, né? Mas eh mas muitas coisas foram copiadas nos termos técnicos pelo povo judeu e depois até pela igreja no Novo Testamento. OK? Então a história por
trás disso. Ah, o primeiro ponto, problema de linguagem, né? Se um humano ouvisse um Deus diretamente, ele poderia não entender ou até ser destruído pela glória da mensagem. Quando nós trazemos para dentro da teologia a mesma coisa, né? Qual é o retrato que nos vem à Cabeça? Moisés lá no Monte Sinai, né? Povo falou: "Meu Deus, por favor, fala tu, Moisés, não deixa Deus falar". Então, a mesma coisa. O objetivo de Moisés como intérprete era isso, trazer as palavras divinas para uma compreensão do povo. Eh, então ele tinha a função de traduzir a vontade dos
deuses, né? Ele pegava o que era transcendente e tornava inteligível. Eh, e a conexão teológica. Daí vem tendo esse termo. Assim como Hermes, o o Intérprete da Bíblia, ele tenta pegar a linguagem de Deus e explicá-la na linguagem dos homens. Então, nós vemos isso principalmente quando é contexto pessoas novas convertidas, né? Elas não entendem nada do que estão lendo, né? Às vezes até cristão, mas pronto, mas principalmente nova convertido, não entende nada. E qual é o nosso papel? O discipulado é isso, é nós trazermos uma linguagem muito simples porque a pessoa não tá entendendo ali,
OK? Simples, mas não deixa de ser profundo. >> Só complementar um bocado aquilo que falou agora, não é só copiar, >> é também para que a igreja consiga conversar com cultura. Sim, >> porque tudo o que é instituído na igreja ou no Novo Testamento também é um meio de conversar >> com a cultura para que a cultura também entenda aquilo que o o cristianismo, >> o que é o evangelho, >> o evangelho. >> Exato. >> Que é para complementar, que é para não ficar muito na coisa de que nós copiamos tudo de outros povos, mas
é uma conversa, não é? >> Também conversamos. Exatamente. É isso. >> É isso. É, exatamente. É se adaptar, né? Ainda hoje nós estávamos falando disso, né? Eh, infelizmente às vezes vem muitas igrejas aqui não querem se adaptar ao contexto, né, português, entender as Pessoas e etc. E isso é uma é um problema pro evangelho aqui em si, porque o nosso objetivo não é quer dizer que nós temos que vir aqui só para ganhar português, não. Quem vier, quem o Senhor nos enviar, nós vamos alcançar e vamos tentar, né? Mas o objetivo é nós conhecermos a
cultura e nos adaptarmos da melhor maneira. Então, qual é o ponto de reflexão aqui, meu meu povo? é que o intérprete ele é um mensageiro como todos nós. E ele se ele altera a mensagem de quem enviou, que é a o a causa da má interpretação, se nós temos uma má interpretação, vocês vão ter que pensar assim: "Ah, isso aí é para para não, se você interpreta mal, você tá alterando a mensagem de quem escreveu." Já viram o peso disso? >> Você tá quem já brincou de telefone sem fio? A mensagem do da última pessoa
chega sempre errado. Não tem vezes que eu disse deu >> deu deu dá sempre ruim. Não tem como. É a mesma coisa. >> Então se nós temos uma má interpretação das escrituras, todas as vezes que nós estamos falando para alguém, e vocês podem, quem tem muitos anos de cristão aí provavelmente vai saber, né? Quantas coisas nós já ouvimos erradas lá atrás e só aqui na frente é que a gente falou: "Meu Deus, nada a ver isso com a Bíblia", né? E foram pessoas que fiéis que nos ensinaram, pessoas cristãs que Nos ensinaram, mas que não
tinham essa regra básica, a interpretação. Interpretação. Quantas coisas, né? Vocês já viram aquela aquela aquela polêmica que deu há uns tempos atrás que teve uma entrevista, o cara falou assim: "O cara eh, o cara basicamente tinha relações sexuais com as irmãs da igreja, porque ele de vez eh eh ler vai eh eh ler a palavra adúltera, ele vai e adultera, vai e ele tava, ele leu, isso já é um conceito de português, né? Mas Ele ele leu na Bíblia, vai e adultera com a mulher." E aí ele tinha relações com as irmãs da igreja, porque
ele dizia que tava na Bíblia. Então não é só o primeiro tem que aprender aula de português, né? Pois todo contexto. Porém, interpretação também pode gerar muitos problemas, muitos. Então quando nós somos maus mensageiros, nós estamos alterando a mensagem. E isso ao alterar a mensagem, meu meu irmão, Nós estamos falhando na missão. E isso é uma grande responsabilidade. Tudo aquilo que nós estamos aprendendo, nós vamos ser cobrados por isso. >> Tudo. Por isso, às vezes você, tem gente que quer ficar na ignorância, né? Mas tudo que você aprende, nós vamos ser cobrados por isso. >>
Aí também entra aquela o entusiasmo, né? Às vezes a gente se entusiasma quando tá a pregar, fala e começa a dizer balela e não sei quê, só para tornar tudo mais >> já entra. É verdade. É verdade. É só mensagem. >> Então a hermenêutica, ela serve para garantir que a mensagem de Deus chegueem chegue ao homem sem distorções, simples, pura, sem ruído, né? Às vezes algumas pessoas vão reclamar assim que eh quando tem pregações que se lê muito texto, né? Ah, não, lê muitos versículos durante a pregação. É o único momento em que não há
ruído. Porque sempre que há, por exemplo, Sempre que nós fechamos a Bíblia ou deixamos de ler, vem a nossa interpretação. Por muito fiel que ela seja as escrituras, é uma interpretação. Ela pode ter erros, OK? Quando tu tá só lendo a Bíblia, meu irmão, é só a palavra de Deus. E a palavra de Deus não tem erro. Então, a parte mais importante de uma pregação é quando o pregador está lendo o texto. OK? Fiquem nisso. >> Ou seja, a pregação tem que ter texto. >> Tem que ter texto, né? Não é só >> e contexto,
não é só texto, é texto e contexto. Olha aí, vamos falar disso. Contexto bíblico. Exatamente. Então, os judeus e os primeiros cristãos, eles praticavam a interpretação cuidadosa, muito antes desse termo hermenêutico existir, né? Então, na Bíblia, a necessidade de interpretar surge sempre que há uma distância entre a palavra de Deus e a compreensão do povo. Então, quando as Pessoas não compreendem, é necessário uma interpretação. OK? Nós vemos isso e nós vamos ler. Abram aí algum, alguma pessoa abra Neemias 88, depois outra abra, por favor, Lucas eh 24 27. É um contexto muito interessante aqui. Neemias,
Esdras, né, e Neemias, eles são são tidos aqui como Marco zero. É quando surgiu, segundo os teólogos, é quando surgiu a ideia de interpretação. Vocês vão entender porquê. Quem achar aí pode ler, por favor. >> Ou foi tudo para Lucas? Lucas. >> Foi tudo para Lucas. É mais fácil, né, irmão? É mais fácil de achar. É, eu sei. Neemias 88. >> Amém. >> Glória a Deus. >> Se preocupa que nós aumentamos o tempo de aula. Só procurar aí a Bíblia. >> 88 >> 88. Ler >> oi eh pode ler quem l e leram no livro
na lei de Deus e declarando e explicando o sentido, faziam que lendo se entendesse. >> Que que é essa última essas últimas palavras? >> Tem que se entendesse. >> Exatamente. Então aqui os teólogos dizem que é o marco zero ou o início de toda a interpretação. O que que acontece aqui? Tá vindo de um contexto de 70 anos na Babilônia, OK? E ah Neemias foi levantado juntamente com Esdras e alguns homens para reconstruir o templo de Jerusalém que havia sido destruído pelo povo babilônico. Quando eles voltam, eh, muitos deles falavam o aramaico e não mais
o hebraico bíblico, que havia também sido perdido. Então, Esdras e aqui os levitas, eles não precisavam só ler a palavra de Deus para essa nova geração. eles tinham que interpretar, trazer todo o contexto, traduzir e Explicar tudo aquilo para eles compreenderem. OK? Então aqui nasce a hermenêutica como uma ferramenta de preservação de identidade, porque não era só o fato de construir o templo, era levar aquela nova geração a permanecer dentro da identidade do povo judeu. E para isso era necessário eles entenderem as escrituras através de uma língua que já não era deles, entende? Então aqui
começa eh a ideia de interpretação. Então ler não é o mesmo que entender. Então a explicação é sempre necessária. OK? Quem achou aí Lucas eh 24, né? 27. >> Começando por Moisés e por todos os profetas, clicou-lhes em todas as escrituras as coisas e satisfeito. >> Que que ele fez? >> Explicou a escritura. >> Explicou toda a escritura. Ele começou lá de Moisés e foi explicando tudo. Caminho de Emaú aí, não é? Caminho de Emaús. Vocês lembram dessa história? >> Exatamente. Eles estão andando e Jesus Tá contando toda a história. Toda a história. Toda a
história. E depois tem outra passagem. Quem lembra aí de Felipe Eunuco? O Eunuco que queria falar: "Tô aqui lendo e quem? Mas quem que vai chegar aqui para para me explicar que eu não tô entendendo nada disso aqui?" Aí Deus faz aquele o o o translado, né? Translado e ele aparece do nada e explica. Então essa é a regra básica. O que nós lemos precisa ser interpretado e interpretado De forma correta, ok? Inclusive aqui a palavra que aparece em Lucas, né, explicava, vem da mesma raiz da palavra hermenêutica no grego. Então, em resumo, a palavra
hermenêutica vem dos gregos, mas o coração, o ato de explicar a verdade de Deus vem da própria Bíblia. Então, nós usamos o nome grego porque ele nos ajuda a organizar o método, mas a nossa autoridade vem do fato de que o próprio Deus quer ser entendido. OK? Muito bem. Então, por que, meus irmãos, a hermenêutica ela é necessária, conforme eu falei para vocês anteriormente, por causa das lacunas. Existem quatro abismos que nos separam de uma correta interpretação da Bíblia. A primeira dela é o abismo temporal. Nós estamos a falar de mais de 2000 anos dos
últimos escritos, OK? Quando a Bíblia começa a ser compilada. Então o tempo ele altera o sentido das coisas, OK? Todo o tempo que passou até aqui, ele Alterou muita coisa. E o o o hoje até os próximos anos, os nossos filhos, nossos netos, eles também vão ter outro tipo de tempo. Então, há um abismo temporal aqui, sem falar de 4000 anos atrás, estamos a falar desde Abraão, OK? Então, além disso, há um abismo geográfico e cultural. Então, a Bíblia, ela foi escrita onde? >> Onde? na Terra, >> na Terra, >> Terra, >> planeta Terra, no
universo, no Oriente Médio, OK? Numa cultura agrária, tribal, monárquica. E a nossa mentalidade é ocidental. Nós pensamos em urbanismo e nós vivemos uma democracia completamente oposta. OK? E agora é >> E agora, exatamente. Então, vejam só, existe esse abismo geográfico e cultural. Além disso, existe um abismo linguístico, porque a Bíblia foi escrita em hebraico e aramaico e grego, não é? E Toda a tradução já é, em certa medida, uma interpretação. Vejam só, né? Quando sai do hebraico e do aramaico para o grego, já é uma interpretação. Depois quando vai para português, alemão e etc. Ixe.
Então, muitas vezes, meu, nós temos, meus irmãos, peço isso para vocês, eu sei que às vezes vocês compram aquelas NT, LH, linguagem mais simples, mas muito cuidado com essas bíblias também. eh >> sejam sempre eh criterios em ter mais de Uma versão ou na própria app da Bíblia verem mais de uma versão, porque às vezes muda completamente o sentido da frase, ok? Uma palavra às vezes muda completamente, uma vírgula às vezes muda completamente. Então façam, façam sempre essa análise. Não acreditem que é fielmente aquela a Bíblia que tiver mais próxima do original, mesmo que seja
uma linguagem arcaica, que eu sei que o pessoal fala isso, né? Eh, essas geralmente são as mais fidedignas. OK. >> Tá mais próximo. Por acaso tem uma >> assim e depende porque >> porque a da Igreja Católica ela substituiu alguns >> É, depende. Mas tem uma Bíblia que chama Bíblia Jerusalém. >> Jerusalém. >> Essa é católica. E ela ela tem ela tem um Agora é exato. Tu tem que tu tenha que ter um filtro, né? Depois, se chegar aqui, ah, já começa a bitolar também, a falar: "Ah, a Bíblia Tá faltando livro". Então, tem que
ter um filme, não é só um livro. Atenção, por exemplo, Mateus existem versos que estão ficados e estão retirados. >> Exatamente. Inclusive, há um marco histórico que tá dentro de um livro que é o livro de Tu falou o quê? Mateus, né? O livro de Macabeus, que é um livro apócrifo, um livro que não tá, mas é uma história fundamental o povo de Israel, porque através da revolta dos Macabeus é que começou a as pessoas a terem acesso À Bíblia. >> Não, eles quebraram a ideia de que só existiam uma pessoa capaz de ser mediadora.
Por quem que originou isso? Os fariseus. Houve a revolta dos Macabeus, porque eu sei que toda a gente acha que fariseu é mau, mas antes eles começaram bom. Eh, mas houve a revolta dos Macabeus. A partir dessa revolta, os fariseus pegam a Bíblia e falam: "Não, agora isso vai ser para todo o povo". Só a partir Depois, pronto, criou o poder dentro do fariseu e a partir disso que gerou maldade. Mas antes eles vieram fidedignos nesse sentido de transmitir a Bíblia para toda todas as pessoas, >> porque os livros os livros apócrifos que são os
que são livros que não são inspiração divina, são necessários ser livos e são históricos, né? São históricos. Agora eles não são é inspiração divina. Essa que é o a questão. >> E o quarto é abismo histórico, OK? Que aí entram as circunstâncias políticas, ou seja, que o que quais foram as circunstâncias políticas de toda quase toda a Bíblia, império Babilônico, Persa, Romano, né? Depois, eh, que inclusive moldaram o vocabulário dos profetas e dos e dos apóstolos, né? esses contextos políticos foram mudando também a forma deles pensarem. Então, existe muitas lacunas, as principais são essas, muitas
lacunas que às vezes nos Impedem de ter uma correta interpretação. Então, nós temos que, de fato, ir lá atrás entender o que que aconteceu lá atrás, né, meus irmãos? Ah, e quando que surge então a necessidade? Ela nasce da necessidade do povo de Deus entender a sua vontade quando a língua ou o contexto mudavam. Então, a hermenêutica, ela não surgiu numa universidade qualquer, né? Ela nasce nessa necessidade do povo querer Entender o que Deus tava falando, OK? HH, e como eu falei para vocês, inclusive, eh, depois no clés de vocês vai ter essa história dos
Macabeus, OK? Foi uma história muito linda, inclusive, do povo judeu, porque que acontece? Eles estavam eh houve ali até a eles estavam na época da festa que eles chamam de Chanucá, que é uma festa da dedicação. Ranuchan >> com o quê? >> Tatu. >> Tatu >> não. Tatuém. >> Ah, >> acho que não. >> Não sei. >> Não sei. >> Pronto. E aí o que acontece? Eles estavam, essa festa, festa da dedicação, é uma festa onde eles tem um candelabro, não sei se vocês já viram aquelas, né, aqueles candelabos. Está tudo depois no no apêndice
de vocês ali no na na Complementar. E aí nessa festa de candel eles precisavam do quê? De óleo para manter durante ito dias o fogo aceso. Só que o óleo d nessa altura tava escasso. Eles não tinham óleo. E eles falaram: "Vamos acender na mesma com o que tem." E aí houve o milagre de Chanucá, que eles chamam o Hanucá, que é durante oito dias o fogo não apagou. E aí daí eles dedicam esse tempo, né? E aí tudo tudo aquilo ali dentro dessa festa tem um significado que é a a luz que vem do
Candelabro leva uma reflexão de que é a palavra de Deus, né, que não apaga a nossa chama ou não apaga a nossa revelação, a compreensão das escrituras. Cada ponto tem uma uma um significado. Pronto. E aí vem desse contexto também a revolta deles, que a a principal revolta era que a Bíblia ou a palavra de Deus tava sendo eh manipulada, né? Ela tava sendo eh colocada como uma regra apenas para homens específicos. E aí eles criam, há uma revolta ali dentro dessa Cultura deles que eles conseguem então quebrar esse elo e a partir daí a
palavra de Deus passa a ser para todos. OK? Ã, isso nós já falamos falando também sobre a interpretação que você falou >> do quê? >> Falar cuidado da interpretação que é na tradição. >> Aham. E isso acorde muito também por causa que Tem muito menos palavras repetindo muito, >> repete muito. >> Por exemplo, no Brasil, o Brasil Portugal pena significa pena de galinha, pena na pessoa, tem pena da pessoa, pena. >> É, Brasil não é um bom exemplo, né? Porque >> 78 significados uma palavra. >> É isso aí. O Brasil português possui de 380.000 pode
7.000 palavras e o hebraico 80 a 100.000. E depois cada palav, cada letra às vezes pode significar três ou quatro coisas. Provavelmente significa muito >> exato. Eles até tm uma >> Sim. E depois o judeu, ele tem um tem umas certas coisas que eles, tipo, eles não todo mundo, todo judeu basicamente estuda a Bíblia, estuda a Bíblia. Então, cada um >> hã >> sim, sim. É, depois eles têm Numerologia, tem várias coisas. E aí depois eles, então eles, todo, o contexto deles é estudar a Bíblia. Então, cada um às vezes vai ter uma interpretação justamente
por causa disso, porque cada palavra às vezes pode significar uma cada letra pode significar uma coisa diferente. Então eles t até uma um, uma brincadeira entre eles que é tipo assim, um bom judeu ele monta duas sinagogas, uma para ele e outra pro outro judeu, Para que eles não não se colidam, senão vai ser vai dar sempre debate, né? Porque a o outro ponto também é esse, né? de que quando nós estudamos a Bíblia, a probabilidade de existir maiores debates também vai ser, mas debate saudável, né, irmão? Não é no Instagram e começar a xingar
todo mundo. É debate para nós chegarmos, é, >> chegarmos uma compreensão correta das escrituras. E pronto. E depois na era apostólica e patrística, os primeiros Pais da igreja, né, através da reforma protestante, eh, então os os apóstolos tiveram que interpretar o Antigo Testamento a luz de Cristo. E mais tarde os pais da igreja, começando ali, por exemplo, por Agostinho, eles criaram regras para evitar heresias, né, que surgiam através de interpretações isoladas. Inclusive, uma das maiores heresias que se que surgiu no Novo Testamento foi o gnosticismo, né? Tentando separar Cristo Ali de uma ideia de que
ele era um espírito, para não dizer que ele era homem, né, em carne, porque eles entendiam que a carne é má. Então, Jesus nunca poderia ter sido homem. Então, essa essa heresia assolou o o mundo antigo e os apóstolos, quase todos eles, tiveram combatendo nas suas cartas isso. Ah, inclusive Agostinho escreveu, não vou me atrever a falar essa palavra, doutrina cristian, >> que é praticamente o primeiro manual de Hermenêutica eh da história cristã, né? Ah, e antes da reforma protestante também a igreja, que foi um momento que surge aqui Lutéo e etc. Ah, que a
igreja dizia que só o Papa que interpretava, Lutéo vem, Calvino vem e resgatam essa ideia através do solo da Escritura. E eles trazem essa ferramenta também para ajudar o povo a interpretar. Então, eles abandonam a alegoria fantasiosa, né, e focam no texto literal. OK? E aí surge a Necessidade de ensinar gramática, história, línguas originais, né? Porque quando tu desbrava o texto em si, precisa muita para não tenha para que não tenha esse erro de português como o nosso querido ali desse desse contexto, é preciso estudar outras coisas também. >> Nasceu a língua alumar, voltei foi
a traduzir bíbl que nasceu a língua alum. Exatamente. E uma coisa importante também, meus irmãos, é que Dentro da desse mesmo contexto, até mesmo quando nós falamos de pregações, né? Eu sei que as igrejas trazem esse conta é tu teres um coração para servir. É e não é. Porque tes ter um coração para servir de fato, porém existem dons, irmãos. E nem todos foram chamados pro mesmo. E cada dom precisa ser aperfeiçoado. Então, se tu tem dom de palavra e se de de fato queres pregar, não é só o fato de receberes revelação, não é
só o fato de estudares a Bíblia. Tu precisa aprender técnicas, precisa saber oratória. Outras técnicas que o o mundo nos proporciona, que é exigido e precisa ter um pregador, eh, é preciso ser estudado. OK? Por qual é o nosso objetivo? O pregador, qual o que tem objetivo? Não é só que a para passar a palavra de Deus, é que a pessoa consiga ouvir a palavra de Deus, que ela não durma no culto, né? Que ela esteja totalmente focada. E nós sabemos que a nossa mente vagueia em Muitos momentos, né? Principalmente quando estamos falando uma pregação
de uma hora. Já foi várias partes do mundo e estamos ali ainda no no banco. Então o pregador ele tem que fazer tem que ter técnicas para ainda mais hoje na era da tecnologia que nós somos constantemente ainda mais porque estamos sempre dopamina, dopamina, dopamina, dopamina. Nossa mente já tá sempre agitada. Então o pregador ele tem que ser capaz. Imagina chegar um cara totalmente Monótono ali e não sei o quê e não sei o quê, meu irmão. Ninguém ouve, por muito palavra de Deus que seja, entende? Então o pregador ele precisa de outras capacitações além
da revelação divina, OK? Assim como um do louvor, precisa saber cantar. Primeiro ponto, né? Ter entonação vocal, ter >> primeiro ponto. E tá tudo bem, meu irmão. Se você não foi um cantor, tá tudo bem. Você não é menos. Você não é mais, >> não vai fazer robô. >> Exatamente. Só isso. Encontre o seu dom e capacite-se nele, prepare-se nele. OK? Isso é importante porque depois a gente fica abitolado aí, porque o problema disso é que a gente coloca degrais, né? Degraus dentro da igreja de de coisas mais importantes. Não, quem prega e quem louva
é que é o bambão da da igreja. >> Nada a ver. OK? Isso é importante. Isso faz parte de uma correta interpretação, tá? Isso que fal contrário, o contrário De ser monól é é ser o pregador Jonas, não é? Que é correr, não é? Ele corre, prega e corre, corre, corre, corre, corre. Quem ouviu, ouviu, quem não ouviu, não oui. >> Exatamente. Então tem que ter um equilíbrio em todas as partes. Então, sem hermenêutica, nós vamos tratar a Bíblia como se tivesse sido escrita ontem para nós, ignorando o autor original. Tem muita gente fazendo isso,
né? Hmenêutica, o que o texto Significou, exegés, o que significa hoje? Eh, e sem hermenêutica, o texto vira um oráculo de sorte, onde cada um tira a conclusão que bem entende. É o relativismo. Não, minha verdade é minha verdade, tua verdade é tua verdade e vamos viver assim. Isso não é Bíblia, meu irmão. Não é Bíblia. OK. >> Mas muitos teólogos pensam assim, >> não são teólogos, >> mas é por isso até tudo tem que ter um Filtro. Tudo >> lutam. É sim, mas >> não é porque também é teóico que é tudo tem que
ter um filtro. Nós temos que conseguir ter esse discernimento. Por isso que é importante a vida da igreja local, porque muitos irmãos vão nos dar esse discernimento também. Meu irmão, não vai por aí, meu irmão. Não é bom. Olha, me dá indicação de leitura de livro, meu irmão. Às vezes é uma bomba. Pelo amor de Deus. Cuidado com os livros Que leem. Cuidado com as pregações. Cuidado com os rios. Cuidado com as pessoas que vocês seguem. Cuidado, às vezes o evangelho vem disfarçado com capa de lobo. Muito bom. Então, para caminharmos aqui para o fim,
então se Deus falou por meio de autores humanos, línguas antigas, culturas específicas, em contextos históricos distantes, então interpretar não é opcional, é inevitável. Toda leitura é uma tradução mental e toda tradução envolve Interpretação. Isso tá claro para todos nós, né? Amém. >> Então, o desafio duplo da interpretação, a Bíblia é a palavra divina escrita por autores humanos inserida em cultura e em culturas antigas aplicada a contextos modernos. Interpretar a Bíblia exige discernir a intenção do autor humano. Então você tem que ir lá em Abraão e ver qual era a intenção dele em tomar aquela decisão.
>> A intenção do autor divino, você tem que Ir lá em Abraão e entender o que Deus queria dizer para ele, >> o contexto original. Aí você tem que ir lá em Gênesis pegar o contexto da palavra hebraica e entender e aplicar hoje. Olha que facinho. >> Era só isso. >> E isso chama-se revelação. >> OK? Isso chama-se revelação. >> É por isso que às vezes a gente pergunta: "Fogo, um livro de teologia sistemática com em 2000 páginas, como é Que é possível?" Exatamente. Existe uma regra de estudo. Eh, isso não tá aqui que eu
lembrei agora, que é a a técnica da primeira menção. Todas as vezes que nós, por exemplo, quem quer começar a fazer uma pregação, você Deus te revela uma palavra, por exemplo, qualquer sobre amor ou qualquer coisa. Então, todas as vezes que você, a primeira regra é você tem que ver onde foi a primeira vez que essa palavra apareceu na Bíblia. Então, Por exemplo, conhecer, palavra conhecer, primeira vez que a palavra conhecer aparece na Bíblia, tá lá em Gênesis, quando o homem e a mulher, a palavra de Deus vai dizer que eles conceberam um ao outro.
Palavra conhecer é conceber, ou seja, é uma uma profunda intimidade. >> Não só o conhecer, né? Mas o original do conhecer. >> Original do conhecer. Sim, sim. A primeira vez que eu digo é exatamente, primeira vez. Ah, então é é uma regra simples. Você quer saber, quer começar a montar uma um pensamento sobre isso trés da interpretação, vai lá ver onde aparece ela a primeira vez no original, claro. Eh, na Bíblia, OK? Então, conforme eu tava falando para vocês, então, através da revolução farisa e revolução protestante, o Antigo Testamento, o povo não tinha acesso direto
às escrituras, né? Nós já vimos isso. Alguém que queria saber a vontade De Deus tinha que fazer muito mais do que simplesmente abrir a Bíblia, né? Às vezes as pessoas tinham que viajar quilômetros e quilômetros para procurar o profeta mais próximo para revelar a vontade de Deus, né? Alguns mais ousados, pecaminosos, como Saul, ainda evidentes, mas e depois tinha >> depois tinha a questão do quem sabe o que é isso? urimum, que era o que os judeus faziam para eh eh descobrir a através da sorte a vontade de Deus. OK? Então eles usavam peitoral, era
todo >> é usavam peitoral e tal, não é >> sacerdotes. >> Sacerdotes é >> o sumo >> então é os sumos sacerdotes. Então eles precisavam ir lá >> hã >> oráculos. >> Sim, >> é os oráculos de Deus. É os é os >> então ou o profeta lhes dava a resposta De Deus ou o sacerdote, sumo sacerdote usava o instrumento do Tumim para dizer sim ou não. Então, havia também uma maneira de usar o peitoral do sacerdote com as 12 pedras preciosas para obter a resposta de Deus às perguntas que eles que eles >> ou
seja, é mais um tipo, é mais um um uma prova histórica e cultural de que nem nem sempre, a maior parte das vezes, o senhor respondia por palavrasíveis, era pela sorte. >> E quase começou-se lançar os búzios, não é? Sim, sim. >> É. >> E aí tem uma uma técnica aqui, eu agora não sei, não lembro, eu acho que eu coloquei depois uma coisa para vocês, que aí tinha uma cor específica que quando essa cor brilhava era o sim, quando a cor não, a outra cor brilhava era o não. E quando não brilhava nada era,
eles entendiam que Deus não queria Falar nada. Então segue o vídeo. Sua sorte. >> Nunca foi sorte. >> Você faz >> uma época que não havia o espírito de Deus. Isso é loucura, gente. É, hoje tá aqui. Hoje é só abrir a Bíblia, né? Agora imagina esses caras que >> Então, conforme eu falei para vocês, primeiro movimento foi os fariseus, né? Eles democratizaram o estudo da Torá, Enfatizaram leitura gramática e lógica, criaram tradição interpretativa, o que eles chamam de midras. Segundo movimento, reforma protestante, sola escritura, a Bíblia para o povo. ênfase na gramática no sentido
literal, quebra da mediação sacerdotal exclusiva dos papas, né? Igna hoje há igrejas cristas evangélicas que têm isso, >> tem isso. >> E o povo procura isso também, né? >> Hã? >> E o povo procura isso também. >> Povo procura. Tem medo de falar com Deus. central, >> uma pessoa, uma mediador. >> Então, aquilo que eu tava falando para vocês, né? Através da revolta dos Macabeus contra os gregos na festa no século I, os fariseus tiveram a ideia revolucionária de que a Bíblia é para todos. Então, o primeiro grupo de Pessoas começaram a estudar o texto
das Escrituras para saber a vontade de Deus foram os fariseus em Jerusalém. Eles causaram uma revolução na compreensão da vontade de Deus, porque disseram que a Bíblia era para todos e não apenas para os profetas e sacerdotes da altura. Você falou século >> antes do Cristo. >> Ele não falou antes de Cristo porque que alto faz sentido antes de Cristo. >> Antes de Cristo >> depois de Cristo. >> É, não, na altura os maabelos já nem existiam, né? Então, o perigo da tradição invisível, todo intérprete possui tradição. Isso significa o quê? Que todos nós temos
todo um contexto de vida. Então, quando você entra dentro de uma igreja cristã, depois de anos, você já traz uma bagagem enorme lá de trás, né? traumas dos pais, coisas que vocês passaram em outras igrejas, no catolicismo, isso vem tudo, Vem tudo no kit, vem tudo. E aí você pega a Bíblia, se você não tiver, né, uma compreensão correta, uma interpretação correta, você pega a Bíblia e mistura nesse nesse esse pacote todo. Tu entra ali. Aí é uma misturança. Não, porque a minha avó dizia isso. Ah, porque meu meu meu pastor lá dizia aquilo. Ah,
porque o padre, exatamente. Aí você mistura um monte de coisa e quando vê não é o evangelho, não é? >> E nós aí podemos tirar um um exemplo prático na Bíblia. É o Paulo depois de se converter, não é? ter o a visão de Jesus, de a sua visão de ter sido restaurada. Eh, Paulo, por mais sábio que ele fosse da Torá, ele se isola, ele se sai de Jerusalém durante 3 anos >> Uhum. >> Para estar em comunhão com o Senhor, entendendo as Escrituras à luz agora do Cristo, não é? Então, tirando toda essa
Tradição farisaica que ele tinha e de rabino, que ele era um alta patente ali no cinério, >> ele se retirou para quê? para entender agora através do espírito de Deus, >> sim, >> qual é a verdade bíblica da Torá >> que se cumpriu em Jesus, >> ou seja, retirando toda essa esse perigo da tradição, que era a tradição que o fazia sempre eh seguir aos cristãos seguidor, então é tem realmente tem Esses dois contextos também. É verdade que após isso ele usa muito da tradição também farisaica que ele aprendeu, não é descartar, mas aí nós
entendemos que pode ter duas vertentes, né? Pode ser muito útil quando nos deparamos com um texto difícil, por exemplo, ele compreendia, ele era mestre, né? Ele era, mas também pode fechar a mente para uma pessoa. Aquilo que eu falei para vocês do Gabriela, né? Não aprendi assim, agora é assim até morrer. Então a tradição ela pode prejudicar ou pode ajudar em determinados casos. Então mesmo quem diz, né? Eu interpreto só a Bíblia, na verdade já herdou uma forma de ler, categorias teológicas, ênfases doutrinárias e herdou pressupostos, não é? Então mesmo quem fala isso, por isso
que as regras são muito importantes. Então a tradição pode ajudar na compreensão, impedir. Então o bom hermeneuta é humilde acima de tudo. Ele procura entender de fato com outras Pessoas, com outros livros, eh com a igreja, né? E o método, muito rapidamente, o método pardes, que é a estrutura judaica de interpretação, ela é dividida em quatro pilares. Pardes significa pomar, que representa múltiplas camadas de interpretação, OK? Então, eles vão trazer essa ideia de que é possível interpretar de quatro maneiras a as escrituras. A primeira é o que chama chat, que é o sentido mais simples
e Gramatical, que é um ponto de partida. é onde nós vamos perguntar o que que o texto diz, quem escreveu para quem e qual é o contexto. Essa é é a base. Nós todos os estudos que nós fizermos, nós temos que partir dessa primeira interpretação. Essas primeiras perguntas são fundamentais, OK? Que é o que chamam de exegese também, né? Então, toda interpretação, por exemplo, imaginem o que é vocês lerem um jornal, OK? Vocês estão lendo uma notícia no Jornal, estão lá sentados, não sei o quê. Vejam isso. Vocês vão ler aquela notícia e aí vocês
vão começar a imaginar aquele cenário. Verdade ou não é? Mas imaginem a o fotógrafo ou videógrafo que estão lá no momento da cena. Vai ser a mesma coisa que vocês estão imaginando? Não. Ele vai saber tudo que aconteceu. Ele vai saber os detalhes, ele vai saber como de fato aconteceu aquela situação. Ou seja, é muito traduzido o que muito Reduzido o que tá no jornal de fato com a história verídica. Então, quando nós usamos essa técnica, que é a primeira técnica, nós estamos como quem é o fotógrafo. Nós estamos lá na cena, lá na história,
OK? Segunda técnica é o chamado remés, que é a insinuação. É quando o texto eh aponta além de si mesmo. Exemplo, os tipos de Cristo. OK? Nós vemos várias tipologias, né? tipos de Cristo lá no Antigo Testamento, profecias que são indiretas, ou seja, Que não aconteceram lá no Antigo Testamento e que ainda estão por acontecer, né? Padrões redentivos. Nós vemos histórias no Antigo Testamento, por exemplo, que apontam para o Cristo ou para eh eh por exemplo, tem a passagem de Moisés, né, que fala: "Vai se levantar um profeta muito maior que eu, não sei o
quê". Então aqui nós entramos também no contexto de teologia bíblica. Quem estuda isso já estudou teologia? Nós estudamos isso no primeiro Módulo. Teologia bíblica conta a história de Deus e ela entra dentro desse contexto de interpretação. A terceira é o drash, que é a associação, é a lógica associativa, que é quando você sai de um texto, você tá estudando um texto, aí você vai lá em outro para associar com esse que você tá estudando, OK? Então, a Bíblia faz muitas vezes esse caminho. Você vai saindo, geralmente são pregações temáticas que usam muito isso, né? vão
Associando eh outras lógicas do de outros textos para, por exemplo, Mateus 11. É uma passagem muito interessante que Oséias, que é um contexto de Oséias, né? Jesus tá ali, é no momento em que eh Vamos ler, é mais fácil. Mateus, deixa eu ver só onde tá o texto, né? E eu acho que eu não apontei. Tem mal, mas o contexto aqui é Herodes, ele manda matar todos, vocês lembram dessa história? Manda matar todas as crianças, Né? E aí ele ordena que todos os bebês até 2 anos de idade, >> Mateus 1, né? Não sei não,
não. Eu não apontei o texto, >> mas eu acho que é é logo no início. >> Mateus 215. >> OK. E aí um anjo aparece para José, que que acontece? Em um sonho, ele aparece para José em um sonho, advertindo que ele fugissem pro Egito, né? Alguns anos mais tarde, o Herodes morre e aí novamente o Anjo aparece e fala: "Retorna". OK? E aí o anjo fala assim, eh, aí a passagem fala assim: "Isto foi para se cumprir o que estava em Oséias, né? ou ou do Egito, o que se tava na profecia, do Egito
chamei o meu filho. Agora, o que que acontece aqui nesse texto? Muitos intérpretes têm problema com isso, com esse texto, com essa citação, porque essa passagem de Oséias não tem nada, absolutamente nada a ver com o sentido messiânico. Era uma conotação muito Negativa, inclusive Oséias capítulo 11 verso 1, que fala sobre isso. >> Então, na verdade o texto aqui ele não tem um contexto. O contexto aqui é que Mateus associou acontecimentos com as palavras de outro texto para mostrar que aquele texto anterior fazia uma midrash, né, que é o que nós estamos falando, uma lógica
associativa, assim como naquela altura, né? Qual a profecia do Egito que aparecia em Oséas, né? do Egito, chamei o meu filho assim, agora eu tô fazendo uma associação do mesmo cenário, mas não queria dizer que Oséia, ele não tava querendo dizer, vocês estão a perceber, ele não tava querendo dizer que Oséias era um texto messiânico e nem tava querendo dizer que aquilo era uma profecia sobre Jesus. Ele tava fazendo uma associação, assim como aconteceu lá, tá acontecendo aqui também, tá? OK? Então essa forma de interpretar o drash, Que é a associação, eh, tá relacionada a
isso. É, nós vamos associando o texto. Às vezes eles nem significam ou nem estão dentro do mesmo contexto, mas eles estão associados uns aos outros. E há, e por exemplo, a minha Bíblia tem isso, por isso é que eu encontrei o texto. Há bíblas que têm letras, >> ah, porque chamado os textos paralelos, que é essa associação. >> Por exemplo, o meu Oias 111 tem uma letra A >> que mostra em Mateus 2:15, que é o tal texto, >> OK? >> Do git. >> Então, essas duas passagens são uma maneira útil de conectar o quê?
Acontecimento histórico, né? Mostrar os seus paralelos. E o último aqui é o SOD, mistério, né? É o nível mais profundo. E aqui eh refere-se a uma revelação progressiva, a um mistério do plano redentivo, conexões. Inclusive Quando Paulo fala o mistério, né? A igreja é o mistério de Deus lá em Efésios, eh vai nos mostrar esse contexto, esse essa forma de interpretar. OK? OK. Meus irmãos, vamos ficar por aqui, mas antes eu quero terminar, dar tempo, 3 minutinhos com uma atividade. Jeremias, vamos abrir Jeremias e concluímos aqui a nossa aula. 29 >> é o 11, mas
nós vamos ler do 1 ao 14. Vamos fazer assim pra gente concluir grande, tá? Bem, cada fileira aqui vai definir essas questões aqui, OK? Vocês vão ler de 1 a 14, vocês vão ler o texto de 1 a 14, vocês vão decidir entre vocês a em relação a essas perguntas. Esse texto é uma promessa individual, tá falando para quem? Em que contexto e pode ser aplicado hoje. Então vocês vão ter que identificar o que nós vimos as técnicas do chat, ou seja, o contexto, né? Remas e o Drash que nós vimos agora. Eu vou até
pôr para vocês ali. >> Vocês vão ter que ver então o sentido simples. >> É, agora >> é rápido isso. Vocês tiram de letra. >> Então vocês vão ler juntos aí essa mesa. Ler juntos. Jeremias 29 do 1 ao 14, né? 1 ao 14. Não, o 11 é o texto base aí que vai ser a chave interpretativa, mas vocês vão vocês vão achar aí daí vocês vão ter que responder essas perguntas Aqui desse texto, tá bom? Identificando eh o sentido simples do texto, ou seja, eh o que que aconteceu, o que para quem que o
texto tá se referindo. Vocês vão ter que identificar a insinuação desse texto, né? Se tem alguma profecia, se tem algum tipo de Jesus. e associação se tá associada a algum contexto diferente, se pode ser aplicado pros dias de hoje. OK, vamos lá fazer em grupo. Aí >> nós vamos ter isto tudo, >> vai tá depois disponível lá no clássico. >> Já está disponível, >> já está, né? Já, já liberou já. Chat, >> ponto de partida, né? Que o texto diz, quem escreveu o texto? >> OK. Para quem? Ah, ok. >> Em qual contexto? >> Maravilha.
Aí, ó. Então, carta aos exados da Babilônia. Qual é o Remess? Ou seja, tem alguma profecia? Tem alguma ideia do que que Deus tá fazendo no todo desse texto? Tem alguma insinuação nesse sentido? voltar. >> Hã, >> tem qual? >> Vamos voltar para >> Vamos voltar para Deus. OK. Hã, >> OK. >> Desenvolvimento do povo. >> OK. E algo muito importante, Deus Governa o futuro. >> Exatamente. E Drash, associação, que que vocês enxergaram? Não conseguiram ver >> não. >> Tá associado >> uma esperança redentiva. >> Exatamente. Eles exatamente >> não talvez não texto exato, né?
Mas se eu não me engano meu pai meu pai falando sempre acho que é Entre o quarto pai que tem no culto e ele te responderá. associo ele a 12. Então vocês vão me chamarém e eu responderei. >> Exatamente. Muito bom. >> Isso aí. >> Buscar e macha quando buscar todos vossos coração. >> Então o o verso 11 é uma referência à prosperidade financeira. >> Sim. >> É uma promessa de fidelidade divina no Ex. chegou aqui. Maravilha, meus irmãos. Então, nós aplicamos isso dessa forma, ó. Um pregador ou um membro imaturo, ele pula o texto
simples, ele vive de drast emocional, conexão de textos ou associações. Ele faz associações soltas, ele cria aplicações desconectadas. Agora, um membro maduro, um pregador maduro, ele estabelece o sentido original. entende o contexto histórico, observa padrões redentivos e só então Aplica na sua vida. Amém. >> Glória a Deus por isso. >> Eu tava vendo aqui o livro, vocês me digam. Eu vi que ele tem capítulos aqui. Vocês preferem ler metade de um capítulo? Cada capítulo tem por volta de 15 páginas. É uma página por cada dia até a próxima aula. Um livro normal são três, é
uma página são três páginas. >> A ideia era o seguinte, era a cada Capítulo nós lemos por aula um capítulo, OK? Então são 15, mais ou menos 15 páginas. Fazemos um pequeno resumo do que nós entendemos no Não precisa grandes textos, gente. Um resumo simples do que a gente entendeu do contexto desse capítulo. É tranquilo. >> Vocês vocês vão enviar no Clon, vão escrever lá. Tá bem.