Uma empresa que vende pen drive, cartão de memória, que quase ninguém estava olhando, se valorizou em apenas 8 meses, mais de 2. 200%. O CEO do chat EPT avisou que isso aconteceria, porém ninguém ouviu.
Então, em 2024, em uma entrevista ao vivo, Smanse algo que mudou tudo, que a maior limitação da inteligência artificial não era a inteligência, era a memória, era o armazenamento energia. que a IA precisaria de infraestrutura e precisaria de forma urgente. A maioria das pessoas viu essa entrevista e simplesmente seguiu a vida.
Mas investidores que ninguém conhecia olharam para trás para empresas velhas que já fazem a mesma coisa há muito tempo e que a IA precisaria de tudo isso. Compraram. E quem comprou, por exemplo, a SanDisk, essa empresa que vende pen drive, que vende cartão de memória em apenas 8 meses, investindo $.
1. 000, já tem hoje 22. 000.
E nesse vídeo eu vou te mostrar como isso aconteceu, quais empresas seguiram esse mesmo caminho e como você aí do outro lado pode aproveitar por oportunidades. Esse pen drivezinho, o vermelho ou azul é clássico. Com certeza você já teve ou conhece alguém que tem.
É cartão de memória pra câmera. Com certeza a San Disk é uma empresa icônica desse segmento e ela não começou há pouco tempo, já existe há quase 40 anos. foi fundada em 1988, chegou a dominar 20% desse mercado de armazenamento.
Ela teve o seu IPO, ou seja, foi listada na bolsa de valores dos Estados Unidos lá em 1995. Nessa época estávamos ainda no saco do nosso pai. Qualquer pessoa com pouco dinheiro já poderia comprar uma parte da Sandis.
Teve o estouro da bolha. com lá no começo dos anos 2000. A ação despencou, depois novamente voltou a subir e isso durou até 2016.
Nesse ano, outra empresa, a Warston Digital, resolveu comprar sem disc por 19 bilhões de dólares. Ou seja, ela saiu da bolsa de valores. Quem tinha ação recebeu proporcional ao que a Warstein pagou e acabou.
Por 9 anos você não poderia comprar ações da SanDisk. Não tinha gráfico, não tinha nada. Porém, no dia 24 de fevereiro de 2025, a Western Digital separou ela de volta e ela voltou a ser negociada na bolsa de valores.
Ela estreou na bolsa de valores por volta dos 34, sem grandes holofortes da mídia, já que era uma empresa que não estava no hype, não está ligado à inteligência artificial. A maior parte das pessoas nem percebeu. Ela chegou a se valorizar um pouco poucas semanas depois, porém teve uma grande queda e aqui as pessoas não tem a dimensão das coisas.
Então, do topo até o fundo chegam a cair mais de 50%. E o que nós tivemos lá em março, abril do ano passado, o tarifa do Trump, porém um ano depois foi uma das empresas que mais se valorizou de toda a bolsa americana, mais do que qualquer empresa de tecnologia, mais que Nvidia, mais que Google, mais que Apple. Então vocês podem ver que no fundo do poço ela chegou a ser negociada a $27 e nós temos o gráfico subindo desde então e parece aquele negócio não acaba mais.
Subindo com força e chegando no momento atual que estamos gravando esse vídeo por volta dos 988. Até chegou a subir mais. Passou dos 1000.
Quem comprou na mínima multiplicou o seu patrimônio em mais de 30 vezes. E agora vem a grande dúvida, o que aconteceu? Como essa empresa de pen drive e cartão de memória foi capaz de fazer tudo isso?
Muitas pessoas se perguntam se isso aqui é uma bolha prestes a explodir. Então, quando a Sandisk voltou lá no começo de 2025, o mercado não estava nem aí, sem hype, sem iá no nome, ninguém recomendando, mas tinha algo que ninguém estava vendo, que estava sendo armado desde 2022. Então, em 2022 e 2023, o mercado de memória entrou em colapso.
Excesso de estoque, preços despencando, prejuízo generalizado. Então, as grandes empresas como Samsung, SK, Micron, as maiores empresas do mundo, cortaram a produção de forma agressiva. Afinal, se já tá com o estoque cheio, o preço tá despencando, não faz sentido continuar produzindo.
pararam de expandir a fábrica, pararam de investir em capacidade nova. Tudo isso para conseguir sobreviver a essa crise. Porém, logo após veio a popularização da IA.
Em meados de 2024, a demanda por memória começou a crescer. Então, os data centers da Amazon, do Google, da Microsoft perceberam que precisavam de muito armazenamento, muito mais do que eles possuíam, porque cada modelo de A treinado gera quantidades absurdas de dados. Dados esses que precisam ser armazenados.
Isso em escala gigantesca. E o produto que faz de maneira mais eficiente é a memória Nand. Não são essas memórizinhas pro público em geral que são devagares.
Inclusive hoje em dia tem até SSD que liga no USBC que vai com força. Isso aqui já ficou ultrapassado. Porém a San Disk tinha esse mais avançado.
Porém veio o grande problema que as fábricas foram cortadas em 2022 2023 e para simplesmente reestruturar essa fábrica para ter a produção notálo. Isso não acontece do dia pra noite. Setembro de 2025 a situação explodiu.
Todas as memórias Mand foram compradas, não tinha mais estoque. Como consequência o preço disparou 246% em um único ano. Imagina uma memória que custava R$ 100, depois de 1 ano passa a custar R6, sendo que 70% desse aumento aconteceram nos últimos 60 dias de 2025.
E o que aconteceu? diz que fabrica essas memórias teve o lucro disparando. A empresa que no primeiro trimestre do ano anterior tinha lucrado 104 milhões de dólares, um ano depois lucrou 803 milhões.
Quase oito vezes mais o lucro da empresa disparou e como consequência a cotação das ações também subiu, como vocês viram aqui, igual um foguete. E a San disk não foi a única. Enquanto todo o mercado financeiro estava olhando pr as empresas no Hype, a Microsoft, Google, essas empresas de A, nós tínhamos outras empresas oferecendo infraestrutura que estavam esquecidas.
A Western Digital, a mesma empresa que comprou a Sandisk e depois listou lá novamente na bolsa de valores, também oferece esse tipo de HD que é sete vezes mais barato que o SSD por terte. E o resultado? Então vou procurar aqui essa empresa na Quant Fury, corretora que nós utilizamos para investir fora do Brasil.
E vocês podem ver a grande valorização de abril do ano passado para cá, mais de 1200%. Outra empresa, a Micron, pode pesquisar aí que fabrica memória RAM há décadas. Os gamers sabem que do ano passado para cá o preço da memória rank você coloca no seu computador explodiu, virou ouro e junto com isso explodiu a cotação da empresa que lá em abril de 2025 estava por volta dos seus 60 e hoje já se encontra por volta dos 493, quase 700% de valorização.
E o que essa empresa fez para ter essa valorização? Silenciosamente, ela começou a mudar sua produção para HBM High Ben Rich Memory, que é a memória utilizada dentro das GPUs da Nvidia. E a Micron virou uma fornecedora essencial paraa Nvidia.
E agora nós temos a mais desconhecida de todos, a Lumentum, que eu também estou procurando aqui na Quant Fury. Ela fabrica componentes óticos para telecomunicações, lasers, cabos, equipamentos de rede e ninguém falava sobre elas. E vocês veem que todas as empresas aqui t algo em comum, então elas oferecem a estrutura para que a inteligência artificial consiga funcionar.
Os data centers são gigantescos. Dentro deles, nós temos muita informação que precisa viajar de um lugar para outro com velocidade. E Alum fabrica exatamente esses componentes para fazer tudo isso acontecer.
Em março de 2026, esse ano, a Nvidia fez um investimento estratégico, 2 bilhões de dólares na empresa, além do compromisso de fazer uma compra de vários bilhões em componentes. A ação, desde o tarifá do Trump até o momento atual, subiu mais de 1500%. Nós temos também Bloom Energy, então uma empresa que não faz nada parecido com as outras, que é memória RAM, que é memória de vídeo, que é fibra ótica.
É uma empresa de energia. Ela fabrica células de combustível, uma tecnologia de geração de energia limpa e descentralizada, uma empresa que estava estagnada, porém chega a inteligência artificial. Os data centers consomem muita energia, eles precisam de cada vez mais.
é o equivalente a uma cidade inteira e a rede tradicional de energia não aguenta toda essa pressão. A Oracle assinou um contrato de 2. 8 GW de capacidade com a Blue Energy e a ação também disparou, saiu dos seus 15 e foi parar nesse momento atual, sendo que estamos tendo uma pequena correção em 221, o que dá uma valorização de mais de 1300%.
Cinco empresas, porém com cinco histórias completamente diferentes, mas com uma coisa em comum, empresas que não nasceram para serem ligadas à inteligência artificial. Todas elas já existiam fazendo outra coisa. Mas a Ia chegou e com toda essa demanda transformou o que elas faziam em ouro.
E agora provavelmente você está pensando duas coisas diferentes. A primeira delas: "Nossa, essas empresas já subiram muito. Será que eu já perdi essa oportunidade?
já perdi essa janela. E a segunda, como que eu faço para investir nisso, porém de dentro do Brasil morando por aqui sobre ter perdido a janela, segura até o final do vídeo, porque nós falaremos, porque uma valorização de 2000%, 1600 ou então 600, 700%, com certeza é muita coisa. Essas empresas já andaram para caramba, mas não diretamente ligado a essas empresas e sim com o momento atual do Brasil.
Então você digita dólar no Google e vê ele hoje muito próximo dos R$ 5. Em vários momentos fiz ganhando abaixo R 4 e chegou a R,95, sendo que há não muito tempo atrás, final de 2024, começo de 2025, o dólar chegou a ultrapassar os R$ 6 e nessa hora muitas pessoas se desesperaram. Nossa, todos os meus investimentos estão aqui no Brasil, eu não tenho nada fora.
E foram lá e começaram a mandar dinheiro para fora com muita força, porém obviamente que pagando muito caro no dólar. Agora, no momento do dólar a R$ 5, muitas vezes abaixo do cinco, as pessoas pensam que vai cair cada vez mais. Porém, entenda o seguinte, primeiro, esse ano, 2026 é ano de eleição.
Daqui a pouco começam os debates, começam os rumores, o que vai trazer volatilidade e além disso, 202 nós temos uma bomba fiscal muito grande para explodir aqui no Brasil. Então, o próprio FMI já trouxe relatório dizendo que a nossa dívida vai ultrapassar 100% do PIB. Esse movimento de desvalorização do dólar é muito mais um movimento global dos investidores estrangeiros mandando dinheiro para países emergentes, principalmente pós tarifaço do Trump, do que de fato o Brasil estar às mil maravilhas, o Brasil ter virado uma suíça.
E a verdade é que aqui dentro do Brasil, as empresas brasileiras, você tem alguma para investir em tecnologia, inteligência artificial, a grande revolução que está acontecendo no mundo? A verdade é que não tem, porém você aqui mesmo do Brasil, começando com pouco dinheiro, consegue investir diretamente no exterior. No passado, eram somente grandes magnatas que conseguiam investir fora.
Hoje, começando com pouco dinheiro, R$ 300, você já consegue investir. Inclusive, estou aqui com a minha conta da Quanti Fúria aberta e vou investir na prática com vocês. Então, eu cliquei aqui nas moedas, tem o dólar, tenho o real.
Primeiramente vou clicar para depositar reais. Já estamos aqui com QR code, código Pix. Eu copio, colei no meu banco e vou mandar o equivalente aqui a R$ 300.
O dinheiro já caiu na conta e como eu vou investir em ativos dolarizados, eu tenho que converter esses reais para dólares. Clico aqui em converter, coloco aqui os R$ 300, tá dando aí $9. E inclusive fazendo esse passo a passo, fazendo seu primeiro investimento aqui dentro, equivalente a 50, você recebe uma recompensa em Bitcoin.
Isso aqui pros nossos seguidores que criarem conta através do link da descrição, vai tá no comentário fixado também. Ou então para você que está assistindo através da televisão, aqui no meio Ria vai colocar o QR code para que você escanei e já entre aqui nessa página da Quant Fury. É uma corretora que você não paga taxas.
Agora sobre essas valorizações absurdas dessas empresas, será que você já perdeu o bonde? Primeiro ponto é que o lucro dessas empresas sim cresceu, não foi somente especulação. Então vocês viram o lucro da Saniskando de um ano pro outro mais de oito vezes.
Porém essa alta nos lucros foi por conta das demandas gigantescas que a inteligência artificial está pedindo por infraestrutura. Investimentos esses de a que ainda não se pagam. pode continuar subindo cada vez mais essa demanda e pode, porém, se temos um ruído seca o dinheiro do mundo, o que vai acontecer é que essa demanda vai diminuir e consequentemente o resultado dessas empresas também vai cair.
São empresas que cresceram muito a receita, que sim, você pode investir, porém com uma exposição não muito grande. Não dá para pensar o seguinte, não, que valorizou 2000% e vai valorizar agora mais 2000%, vou botar o dinheiro da minha aposentadoria. Essa aqui é a pimentinha e não o previdenciário.
E muitas pessoas comparam agora essa alta gigantesca da inteligência artificial com a bolha. com que tivemos lá no começo dos anos 2000. Então, final dos anos 90, comecinho ali de 2000, quando estávamos nascendo, o que aconteceu?
Qualquer empresa que tinha internet no nome, mesmo que não tivesse lucro, não tivesse receita, acabava disparando gigantescamente. Tanto que esse aqui é o gráfico da Nasdaq. as 100 maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos.
E hoje vocês podem ver que subiu com muita força, que foi uma grande valorização, porém tivemos aqui no começo dos anos 2000 ela disparando com muita força, porém depois tendo sim uma grande correção. Tanto que tivemos aqui uma queda de mais de 80%. $ Se tornariam aqui menos de 20, porém depois ela ficou muito tempo lateral.
Você pode ver aqui que foi de 2002 até 2009, mais ou menos nesse patamar para depois voltar a subir com força. Porém, eu vejo a situação da IA com diferenças comparada a bolha. com.
Então, hoje nós temos essas empresas que estão puxando a inteligência artificial trazendo lucros gigantescos. Você pega um lucro de Nvidia, você pega um lucro de Microsoft, um lucro de Google. Isso aqui não é somente PowerPoint igual foi no passado.
Você tem que tomar cuidado porque essas empresas podem sim estar sobrevalorizadas. Mas outro ponto interessante é que nos Estados Unidos o mercado de ETFs é muito forte. Você pode investir diretamente na empresa ou então você pode comprar uma cesta de ativos.
E nós temos vários ETFs diferentes, por exemplo, o Spy, que replica o S&P 500. Ou seja, somente com um ativo você está investindo nas 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Esse aqui é o spy e você consegue comprar uma cota aqui dentro da quantf a partir de $10.
Então aqui no Brasil para você investir em uma cota de ETF ou então em uma ação, tem que comprar a ação inteira. Aqui você pode comprar uma fração da ação. Outra possibilidade onde são empresas mais voltadas à tecnologia é o ETF que replica a NASDAQ o QQQ.
Aqui esse ETF investe nas 100 maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Ou então para quem quer investir em empresas, em uma cesta de ativos, mais voltado à inteligência artificial, mais voltado a essa infraestrutura que está ajudando, que está fazendo a acontecer atrás dos panos. Então, dentro desse CTF SMH, nós temos Nvidia, TSM, que é essa parte de chips, Broadcom, Intel, tem a Micron aqui também e temos aqui na Quant Fury para você investir também SMH, você pode comprar uma fração de uma cota e no ETF você está se expondo a uma cesta de ativos, várias empresas do mesmo segmento.
Com esse segmento crescendo, a tendência da cota se valorizar e você não corre o risco específico de ter uma empresa só. Ah, então escolhi somente essa empresa aqui. As outras continuaram crescendo.
Essa aqui não ficou competitiva no mercado. Dentro de um ETF, você foge desse risco. Mas o seu potencial de retorno também acaba sendo menor, porém não é tão baixo igual muitos pensam.
Se a gente puxar aqui do fundo do poço lá no tarif do Trump até o momento atual, subiu 181%. Eu vou comprar aqui os $50 que eu mandei na Quant Fury aqui nesse ETF. Link para você criar sua conta na descrição, comentário fixado aqui no QRcode.
Não se esqueça de colocar o cupom gêmeos para receber a sua recompensa.