Boa tarde, senhoras e senhores. Sejam muito bem-vindos e bem-vindas a mais um episódio dos Economistas Podcast. Para quem não me conhece, meu nome é Guilherme Cadonhoto, sou economista, analista de investimentos, credenciais que compartilho com meu colega de bancada, Ricardo. Certo, Ricardão? Isso aí seu Guilherme >> Ricardão. Mais um episódio aqui com a nossa parceria já de longa data [risadas] consagrada, né? >> A Raz, que é a marca de roupa que hoje Ricardão e eu estamos trajando, né? Eu tô aqui com a calça, com tênis. Ricardão tá completamente trajado de Reis, certo, Ricardão? >> Da cabeça
aos pés, >> certo? E para 2026 e para 2026 a gente tende a continuar com essa parceria. >> Vamos nessa. Tô juntos. Sucesso, né? Ó, último episódio do ano e hoje a gente Vai falar de um tema importantíssimo, principalmente pra gente, certo? Porque Ricardo acabou de comprar um carro novo e eu estou querendo comprar, [risadas] estou na saga. Inclusive Ricardo cotou com o parceiro, com o corretor dele seguro, né, para um carro que eu queria comprar e já desisti. Ficou muito caro. Então, hoje temos aqui um especialista para nos ajudar com essa decisão, com a
minha decisão e entender se o Ricardo fez uma boa escolha também. Ricardão, Certo? Eu estou satisfeito, mas eu posso agora sair daqui triste, né? Vamos descobrir. >> É boa. Então, estamos aqui pela primeira vez com o Thiago Tecar, dono da loja de carro mais famosa da internet, a Tcar Imports, e ele tem mais de 17 anos de experiência em vendas. Cara, seja muito bem-vindo. Prazer receber você aqui nos Economistas. >> Obrigado pelo convite aí. Já tô chateado que comprou um carro, não me cotou, não Cotou comigo, [risadas] então já começou com o pé esquerdo. Vou
fazer de tudo para falar que foi uma má compra dele o carro, [risadas] só para ele ficar chateado, brincando. Obrigado pelo convite, é o prazer táar aqui e vamos embora. Vamos falar sobre carro. Isso aí eu acho que eu entendo um pouco. Faz 17, na verdade fazem 29 anos. Fazem 29 anos. Agora em janeiro vai fazer 30 anos >> que eu acordo, >> tomo banho, escovo os dentes, tomo o café, vou vou para uma loja de carros. Então, cara, isso aí eu eu sei fazer. >> Tem um pouquinho. >> Então, fazem 29 anos que eu
faço isso. Então, não tem como. Mesmo que eu não quisesse aprender, você tem é obrigado a aprender. >> Eu tenho 17 anos a a tecar, mas eu comecei >> trabalhando numa loja de carros fazem 29 anos. >> Legal, pô. Show de bola. E empresário bem-sucedido, né, Tecar? >> Graças a Deus. Aí estamos na luta aí. Não é fácil aqui no Brasil. Hoje eu faço alguns vídeos institucionais, né? ou quer comprar, vender, clica aqui. E uma das uma das uma das frases que eu uso é: "Eu tenho 17 anos CNPJ e no Brasil você ter 17
anos o mesmo CNPJ é algo >> dificílimoim". Então hoje eu uso isso ao meu favor. Janeiro eu faço 18 anos de CNPJ. Então sempre quando eu vou fazer Uma propaganda da minha empresa, da minha loja, eu dou eu dou ênfase nisso aí. Vou fazer 18 anos o mesmo CNPJ, porque cara, não é fácil o negócio é loucura, loucura. >> Fácil. Parabéns, cara. Vocês consideram um bom vendedor? >> Cara, existe melhores, mas eu não sou ruim, >> entendeu? [risadas] Vamos ver se é bom hoje, hein? Porque eu quero comprar um carro, hein. >> Boa, boa, boa.
Cliente tá aqui quicando. [risadas] A bola tá quicando, Thago. >> Se você tiver uma vontadezinha de comprar, vai comprar. Vai [risadas] comprar. >> Tá bom. Então, tá bom, pessoal. Seguinte, hein. A Reise, obviamente, ela sempre manda, manda presente pra gente, certo, Ricardão. Então, a gente não precisa nem comprar uma roupa. Show de bola. Isso aí top demais. E roupa boa, roupa bonita. E obviamente nosso Convidado a gente não vai deixar de mão abanando aqui também. Inclusive curiosidade, né? Os tênis da Reis eles são inspirados em carros. Então inclusive Thagão ganhou um hoje que eu acho
que você gosta. >> Eu só vim por causa do tênis. [risadas] Fala que é de tênis. Eu falou: "Então vou". >> Então a Reis mandou aqui pro Thiago um RS8 Avan cinza. >> Pô cinza eu não tenho. Tenho preto, Branco, pô. Obrigado. >> Os car já conhece cinza eu uso, pô. Uso bastante. >> Não, show de bola, pô. Vê aí é bonitão, você curtiu depois experimenta aí, ó. >> Bonito, hein? Bonito, hein? Bonito, bonito. >> Combina com com >> combina com o look. >> Com look, pô. Show de bola. >> Usarei. Usarei. >> Show. Pessoal,
se você quiser conhecer Um pouco mais dos produtos da Rise e tudo mais, tem desconto. Cupom de desconto é os economistas. Então, vai lá no site da Reise, tem roupa, pô, tem acessório, óculos, carteira, mochila. Inclusive, eu tomei maior capote com a mochila da Reaz lá na Far Lima com aqueles patinete. Ela ficou intacta, meu amigo. Pô, então, ó, >> antiqueda, antiqueda, >> antiqueda, aprovada. Se você for cair, joga ela para trás, vai funcionar e ela Vai continuar bonitona, tá, Thagão? Bora lá. Hoje então, cara, eh, eu a gente quer passar sobre vários aspectos, né,
desse de carro e tudo mais. A gente quer falar de carro chinês, a gente quer falar por de carro popular, de carro de luxo e depois você vai me ajudar a escolher um bom carro aqui para para porque eu tô pensando em termos de orçamento, né? Carro confiável e tudo mais. Mas cara, o primeiro ponto que eu queria conversar com você e bater um Papo contigo, você já tem 30 anos aí, você comentou comigo, sim, >> vendendo o carro e tudo mais. Você tem um determinado carro ou tem uma determinada marca que você fala o
seguinte, ó. Quando o cliente, o brasileiro, brasileiro compra carro, esse tipo de carro aqui, essa marca ela desvaloriza muito. Isso daqui prejudica pra caramba as finanças de quem compra. Tipo, pô, esse aqui, ó, cuidado, manutenção, desvalorização. Muito, cara. Os carros franceses valoriza bastante. Carro francês. Quando você compra ele, Peugeot, Citroë, Renault, quando você compra ele, ele você tem uma vantagem ali, porque ele tem um preço legal. Eh, comparado às outras marcas, ele tem um carro completo, um preço legal, eh, em relação aos outros. Só que ele tem uma, o Peugeot tem uma mafama igual as
Land de Rover, ele evoluk. Então, pela essa mafama, hoje os peuge nem são nem são ruins. É, já teve uma época que era Muito ruim. Hoje em dia são carros até bons, mais ou menos. É bom, mas é carros, são carros bons. E e então pel devido a essa fama, >> quando você compra um carro francês, é Renault, Pejot Citroen, quando você vai fazer a revenda dele no usado, você perde você perde uma um um valor eh expressivo. E quando você compra carro, é perfil, carro de milionário, carro de rico. Que que é carro bilionário?
Carro de rico? Se temos a BMW, a marca BMW. Você comprou até uma série 3,20, 330, você vai tranquilo. Se você for para uma série 5, que que é a série 5? Já é uma carro do carro, aquele cara que anda com motorista, >> série 7, patrão. Cara, vai lá, compra o zero, ele não tá nem preocupado quanto que vai ser depois. Quando você compra uma BMW, uma BMW série 5 para cima, quando você for vender, você vai perder um caminhão de dinheiro. Eh, Audi, Audi A7, Audi A6, que também é o carro do Milionário.
E o carro de luxo elétrico hoje. O carro de luxo elétrico hoje, você tá, quem quem tá comprando o carro de luxo elétrico hoje, por exemplo, quem comprou TAN, pagou 1 milhão, hoje é 500, 400. Então assim, hoje o carro o o elétrico, 100% elétrico tem que ser o carro mais barato, carro popular elétrico. Esse vai. O carro de luxo elétrico, quando você compra hoje você tá perdendo um valor muito na revenda quando fica usado, um valor muito muito Alto, igual os carros de milionários, os carros que eu citei aqui antes. Então >> é assim,
vai comprar um carro, >> eh não não inventa, cara. Não inventa. Você sabe que até pegando um gancho nisso, eh se eu falar muito, vocês me cortam. >> Não, que isso, cara? É, e assim, eu já, pô, algumas pessoas falam assim: "Pô, Tecar é um cara que não é um cara muito técnico e não manja muito de carro". Eh, eu sou, existe pessoas técnicas que, pô, Quantos cavalos tem o carro, sabe tudo o parafuso do carro. Eu, eu me aprimorei na minha vida em saber o que que é o que que é bom de mercado.
Então, que qual o o tempo? Eu saí do menos um, eu era o cara que era lavador de carros, me tornei que eu me tornei hoje. Que qual foi meu foco? Onde que eu gastei minha energia? não foi estudando sobre a a o a parte técnica do carro. Eu não eu nunca perdi tempo com isso. E o que que eu qual que o tempo que eu tinha? Eu Gastava energia com quê? O que que vende? O que que como é que vai ser minha vitrine? Porque a vitrine de carros é igual uma vitrine de roupa,
loja de roupa. Eu tenho que saber o que que vai vender, qual o que que tá me dando menos, menos pós-venda, o que que o pessoal acha que dá pós-venda e não dá pós-venda e o pessoal tem medo de comprar e eu vou comprar barato. Por exemplo, a Evok. Aí vou que todo mundo tem medo de evoke porque tem uma máfama E eu fui estudar sobre isso. Pera aí, deixa eu ver isso aqui a fundo. Hoje eu sou a loja que mais vende EVOK no Brasil de seminovas. E aí que acontece? Eu As pessoas têm
medo de comprar EVOK. As outras lojas têm medo de comprar EV. O dono de Evoke vai nas lojas, ninguém quer mandar nada. Eu eu como eu sou eu compro EVOK, eu não tenho medo de EVO, eu pago barato e as pessoas que querem comprar uma EVOK, que tem medo da EVO, fala: "Pô, vou comprar na TK porque pô o Tcar, se ele tá vendendo, eu posso confiar nele." Então eu vendo a EVO pela minha credibilidade, não pela credibilidade do carro. >> Uhum. >> Então, olha a jogada que eu fiz. Eu gastei minha energia estudando um
um nicho ali, o que que eu poderia fazer para poder ganhar mais dinheiro, honestamente. Então, eu não gasto minha energia estudando sobre o carro. Ah, mas que peça que vem nesse carro? O que que Não, eu não, eu sou eu sou bem eh eh assim eh bem fraco nesse sentido, porque eu não gasto energia com isso. A energia que eu gasto é o seguinte, eu tenho uma empresa aqui para para tocar essa empresa que fatura alguns milhões. Que que eu vou fazer para poder ganhar mais dinheiro com essa empresa, honestamente, pagando imposto, fazendo dessa forma.
>> Então essa que é a parada. E as pessoas fal, pô, eu tenho que eu tenho que entender de carro. Não entender de Carro, então eu tenho que saber que que tem o carro, o que que vem no carro. Não, isso aí o cliente sabe mais que você. O cliente quando tá atrás no carro, ele ele estudou mais sobre o carro do que você. >> Perfeito. >> Então é é nesse nicho que eu vou, entendeu? >> Pô, legal, cara. Você trouxe dois dois pontos aqui que eu queria abordar, né? Porque meu primeiro carro foi um
Peugeot, cara. Foi um Peugeot 206, >> pô. Na época também não tinha grana e tudo mais. Apareceu a irmã de um amigo meu que, pô, ela ia estudar na Irlanda e tudo mais e tinha um Peugeotzinho. Falou: "Ah, quer?" Eu falei: "Porra, quero, né? Paguei 10 contos no Peugeot". Ele já tinha, pô, sei lá, 15 anos de uso, um negócio assim. Eh, e aí você comentou que os carros, né, os franceses, eles melhoraram aí ao longo do tempo, mas ainda tem essa má fama. >> Mas você acha que conhecendo um pouco aí nesse mercado automotivo,
dá pra gente dizer que carro francês é bomba ou não? Hoje você pode comprar um carro, você não precisa, não espera aquelas grandes BOs que antigamente você tinha? Se você for pensar na parte comercial, pô, vou perder dinheiro amanhã, aí eu aconselho não pegar que você vai per você comprar um Volkswagen, um Chevrolet e um Peugeot, qual que vai ser a Diferença? Você vai pegar um Peugeot por um preço mais acessível, com mais opcionais do que um Volkswagen. Então enche os olhos, fala: "Nossa, cara, pô, carro bonito, tem mais opcionais, >> acabamento melhor. >> Acabamento
ali." Então você fala assim: "Pô, eh, vou comprar esse carro aqui". Só que hoje em dia não quebra mais Peugeot, não é mais igual antigamente, quebra igual qualquer outro carro, mas na hora que você for revender, devido a Essa fama, a vai diminuir pessoas para comprarem o carro, você vai acabar perdendo mais dinheiro. >> Então, pô, compra, cara, se você não for pensar na revenda, compra. Então, o cara que não tá muito preocupado em perder dinheiro, mas quer andar com um carro bom, um pouco mais confortável, com melhor acabamento, ele pode ir num francês. >>
É que na verdade que o cara que tá comprando um francês, ele tem que estar Preocupado e perder dinheiro que ele ainda tá duro, né, mano? [risadas] Entendeu? Verdade é essa, não é verdade? O cara tá num nível da vida dele que ele tem que se preocupar, cara. [ __ ] eu tenho que fazer conta aqui do do meu dinheiro porque eu não tô no estágio de um milionário falar: "Ah, vou comprar e não tô nem aí". Entendeu? Mas tem um ponto, eh, você colocou, o carro, ele quebra agora como qualquer outro, >> como qualquer
outro. >> Então ele ainda tá pagando por uma por uma fama pregressa. >> Isso aí, >> teoricamente, com o tempo, isso não deveria normalizar e ele entrar num num ritmo de desvalorização normal como os outros, já que ele quebra como os outros. >> Na verdade, assim, >> se o mercado fosse racional, >> uma vez ordinária, a vida interdinária. Se uma vez você pegar a fama de alguma Coisa, para tirar essa fama, cara, >> é difícil, né? Difícil, cara. Tipo assim, igual Evok, as Evokes nova, cara, não, cara, quebra igual qualquer outro carro, normal, mas evol,
o pessoal não quer nem saber. Então, quando você fala alguma coisa em colocar o dinheiro, eh, a a você tem que ver o que que estão falando. E aí quando eu falo sobre conteúdo de carro francês, por exemplo, aqui eu vejo várias pessoas compravam comigo, até cara, eu tenho Peugeot não Sei quantos anos e nunca me deu problema. Realmente, sim, real. Só que pegou uma má fama. Carro francês pegou uma fama. Eu eu tava conversando ontem com com o revendedor que ele abriu loja de carros nos Estados Unidos e ele tá ele tem uma loja
de carros, ele era do Brasil, tinha uma loja de carros aqui e abriu uma loja de carros nos Estados Unidos, o Alex. E eu conheci ele ontem batendo papo, fiz até um coiso pro YouTube e ele falou que nos Estados Unidos não tem carro francês. Falei assim: "Não tem. Eu já fui paraos Estados Unidos alguma, algumas vezes, mas eu nunca parei para >> reparar >> para reparar". Ele falou: "Não, não, não tem lá, não tem carro francês, >> porque o carro francês é um carro mais fraco, entendeu? Eles melhoraram muito hoje. Pode comprar normal, vai
quebrar igual outro carro, mas tem fama. >> Uhum. Cara, o sabe uma coisa >> dizer que você pegou um Peugeot, não, né? Então tá beleza. [risadas] >> Não pegou. Cal. >> Tô curioso para saber qual que ele pegou. Curioso. >> Calma que a gente quer saber, ele tá tá preocupado também. Ele já tá vendo que ela vem pedrada aqui. >> Sabe uma coisa que eu sempre fico pensando, cara? E aí queria muito uma percepção sua, porque você vê vários memes na internet daquele lá, pô, será Que eu pego um carro mais básico? 0 km, eu
pego uma lasanha cortada e sou feliz, sabe? Pô, nessa de carro zero, >> mas, pô, logicamente com menos opcionais, menor conforto, um nível menor de acabamento ou um carro usado. >> E aí, óbvio, né, pô, não vou comprar carro usado em uma loja que eu não conheço. Vou lá no TK que ele coloca a cara lá, se ele me vender uma bomba, eu vou falar: "Pô, >> cara, é [ __ ] me vender uma bomba e tudo Mais, vem no podcast aqui, boa tarde, sejam bem-vindos economistas". Tem cara, aquele cara vendeu, [risadas] então, pô, eh,
e aí eu compro um carro usado, né, já com alguns anos ali e tudo mais, mas que eu tenho um pouco mais de nível de conforto. Qual que é a sua visão sobre isso, pô? Tem o o cara que tá em um determinado o que o que que qual que seria o ideal para cada tipo de pessoa assim? >> Tá, vamos lá. Eh, tudo depende também, Não tem uma resposta exata. É, se você pegar um carro resto de rico lasanhando, aí você tá meu tá tá morto. Então vamos analisar aqui. Pô, eu tenho 200 e
200 e poucos mil000, R$ 210.000, R$ 220.000. Eu compro um Corolla Cross 0 km 2025 ou eu compro uma BMW 320. Então vamos lá. Nós estamos falando de uma BMW 320 já modelo novo, frente nova, um carro você chega bem para caramba nos lugares, muito mais legal do que uma Corolla Cross. O brand vai te dar um, Vai te dar muito mais uma marca pessoal, você com uma BMW do que um Corolla Cross. E uma BMW 320, que é a modelo novo, a primeira, não quebra. Vai quebrar igual qualquer outro carro normal, não vai te
dar manutenção. É trocar óleo, filtro e pôr gasolina e andar. Então assim, se se você estudar nesse ponto aqui, pô, eu pego um um um Corolla, um Corolla Cross Zero que não te entrega nada perto de uma BMW 320 de Imagem, de carro, de nada, ou eu pego uma BMW 320, pode pegar a BMW 320 de olho fechado. >> Uhum. >> Agora você fala assim: "Não, eu quero pegar uma um carro de 150.000 zer ou pego uma Range Rover lá 2013. [risadas] Aí você, aí de rico você vai ficar de rico você vai ficar pobre,
de pobre você vai ficar liso, [risadas] entendeu? Você vai tu vai tomar seu dinheiro porque é Um carro muito velho. Então o maior problema do carro é o carro velho. Você pegar carro 2013, 2014, 15, pode ser a marca que for. A Mercedes. Mercedes é uma marca boa, vai quebrar. BMW. BMW é uma marca boa. Você pega uma BMW 2013, 14, 15, vai quebrar. Então, qual que é o qual que é o valor que eu tenho no bolso? Cara, eu tenho aqui um valor que não dá para pegar um um carro muito legal. Aí vai
pro mais básico para você não errar. Porque Quando você quando você é tá começando a sua vida ali ser é mais duro ali, você não pode errar. >> Se você errar você volta tudo pro começo de novo. >> Perfeito. >> Você você quando você já tem um dinheiro, você pode errar. Ah, comprei um elétrico lá, me ferrei. Vida que segue, pô. Você fica meia hora chateado e vai embora. Agora quando você tá começando sua vida errar, você volta pro Para estaca zero. Então assim, se você tiver um valor já um pouquinho melhor de 200 pau
para cima, já dá para dá para você pegar um carro seminovo. Agora abaixo de 150 pau, cara, aí já você tem que olhar com calma, direitinho, o que que eu vou fazer. Aí já aconselho não arriscar, não precisa pegar zero, mas pega uns semizero ali. Eu acho que carro zero, eu nunca comprei um carro zero, >> não. >> Nunca comprei o carro zero porque você Perde muito dinheiro. Então assim, ah, eu vou comprar um um Volkswagen zero, não precisa, cara. Deixa alguém comprar e alguém vai. Nós estamos falando aqui de não perder dinheiro, certo? >>
Sim. >> De a aqui a parada é a economia. Deixa alguém comprar o zero. Pessoa comprar o zero, usar seis meses, você compra dessa pessoa que ela vai já vai perder um que emplacou zero, saiu da loja perde. Então não precisa comprar o zero, cara. Não Precisa. Eu nunca comprei carro zero porque eu trabalho com isso. Então pô, eu não tenho necessidade de pegar um zero. Se eu posso pegar um quase zero por por um valor valor menor, a pessoa que tirou da concessionária vai perder. Então aí a pessoa fala assim: "Ah, mas eu quero
pôr no meu nome, quero ter o prazer de tirar o plástico". Então você não é liso, você tá com dinheiro e tá comum. Tô falando aqui do cara que tá começando, entendeu? É mais ou menos Isso. >> Sabe o que que você o ponto aqui que você trouxe? Você falou: "Pô, uma uma BMW 2020 que é 320 >> Aham. >> Pô, legal. Ela é um carro bom já. Frente nova, traseira nova, tudo mais. Inclusive, acho que foi o último carro que você postou no Instagram. Eu falei: "Pô, eu vendo, eu vendo quas de vender umas
10 por mês dessa daí". >> Cara, eu entrei lá, acho que foi o Último carro que você postou e é a 2020 realmente. Falei, pô, e ela parece a 2025 por fora igualzinho. >> IG muda detalhes. Eu compro todas. Quem tiver aí BMW 320, 2020, [risadas] ona que eu compro. >> Aí, pô, passando, falei, pô, mas dentro ela já muda um pouquinho, mas sabe o que que eu queria te perguntar? E você falou, pô, mas a BMW 2015, 2013 já é um carro mais antigo, vai quebrar. Então, >> qual que seria, na tua visão assim,
o Limite de idade de um carro para você considerar, pô, tô considerando comprar um carro usado? Qual que é o limite de tempo que esse carro, de idade, né, que esse carro precisa tem que ter? >> Eu acho que o ideal ali, o ideal, tá? Eh, eu acho que o ideal é 5 se anos, cara. 5 se anos é é legal assim, passou disso aí, já começa. Vai dar, eu venho carro lá na loja a partir de 2016 para cima, porque eu tenho uma garantia terceirizada que só Cobre 2016, então 10 anos. >> Mas eu
eu evito. Eu acho que assim, o ideal ali carro 2020, 19 18, se for bem novinha. Então vamos pôr 5 a 6 anos é o ideal de você comprar um carro legal, um carro bem conservado, que vai te dar pouca manutenção. Legal. >> Você vai levá-lo por quanto tempo? >> Se aí aí vai como você anda com o carro, né? Você consegue levar mais uns 2 3 anos. Tranquilo, tranquilo. >> Legal. E aí só que aí você não vai Vender para você. >> É, se passar os 10 anos eu não consigo pegar por causa da
garantia que eu tenho uma garantia na loja que eu dou garantia de um ano de um carro. >> O louco. >> É um ano. Então você compra o carro na tem uma garantia de um ano. Só que é uma garantia terceirizada. Eu pago por uma seguradora e a seguradora dessa garantia e ele só incluem carro de 10 anos de uso. Então qualquer carro que você Comprar meu lá na loja, você que tá assistindo aí, eu vou dar um ano de garantia terceirizada pela Gestalto. Então se for um carro 2015, eu não consigo. Agora vira no
ano, aí tem que ser carro 2017. Então é o prazo deles. Então eu não consigo anunciar um carro lá que eu não vou dar garantia. >> Entendi. Legal. Perfeito, cara. Bom, bom. A gente tá indo pro caminho bom aqui. Já tô, já tô me orientando bem aqui, Ricardão. Já tô. Depois eu vou sair daqui direto pra loja do car. >> Sair daqui direto >> Vamos ligar aqui pro meu gerente aqui. Eu vou fazer uma venda ao vivo. [risadas] Fazer uma venda. Vai ser o primeiro podcast que eu vou vender um carro. >> Ia ser loucura,
hein? Ia ser legal, hein? Eu iria. Se fosse você, eu faria isso aí. [risadas] >> Ia dar uma [ __ ] audiência. >> Car vende carro ao vivo no podcast. Já tá bom. >> Bom pr caramba. Levou o prêmio vendedor do ano. >> É, pô. Não, esse é [ __ ] É legal. >> Recado importante para você que é investidor e sabe que não adianta ficar só olhando o gráfico subir. Tem que entender o porquê. E a gente vai te dar solução agora. O porqu você vai descobrir no portal Investimentos.com.br. Lá você vai ter o
raio X completo das empresas. A gente vai entregar isso para você. Indicadores super importantes, lucro, endividamento, as margens, os dividendos que vocês tanto gostam, tudo lá. mastigadinho para você fazer as melhores análises e encontrar o ativo que tava procurando pra tua carteira. Então, olha, não vacila. Quer encontrar o ativo certo pra sua carteira, investimentos.com.br. >> Cara, agora uma dúvida, né? Nos últimos anos a gente viu, cara, o mercado chinês chegar forte aqui na no no Brasil, as marcas chinesas chegando muito forte aqui no Brasil. E aí a gente tem uma percepção primeiro, primeira coisa, pô,
a gente vê carro chegando aqui com opcional para caramba, coisa que antes era era restrito para carro, tipo de 500 pau para cima. Então você vê o comando de voz, pô, abre teto sozinho, tal, massagem no banco, carro de carão tem Massagem, resfria, ar condicionado, elétrical, >> já vi que [risadas] elétric elétrico, >> não é? Tal. E pô, beleza. Primeira pergunta, antes da gente entrar na questão do do carro chinês. Você percebeu que, pô, essas marcas chinesas vindo aqui ajudaram a segurar o preço dos carros, digamos, de tradicionais aqui no Brasil? Porque minha percepção é
essa, tipo, pô, se não fosse a as marcas chinesas, acho, pô, sei lá, um Renegade Ia tá perto de 200 pau, pô. >> Na verdade, o carro chinês é bom em tudo, só não só não só não tem autonomia. Você não consegue andar por muito, por uma quilometragem muito grande. Então vocês, só não consegue andar com o carro, resto resto tudo pula, dança, toca música. [risadas] >> Só esqueceram de falar andar. Quero andar, quero daqui para para o Rio de Janeiro. Não dá. >> Então beleza. O carro chinês é o Seguinte, eh, o carro elétrico
no, quando eu falo chinês, eu vou eu vou vou englobar o elétrico junto com colocar o Tesla, tudo. Eh, a parte positiva é que eles fizeram as marcas tradicionais se coçarem. Os caras entregavam qualquer coisa pra gente e a gente era obrigado a aceitar o que tinha. E os carros chineses vieram com uma tecnologia [ __ ] >> Uhum. >> [ __ ] painelzão. E é o que você falou, Com um monte de opcional. E aí as marcas tradicionais teve que começar a melhorar o nessa parte de tecnologia dos carros, que era uma porcaria. Então
esse é o ponto positivo da da do desses carros chineses estão vindo para cá. Só que enquanto a gente não tiver uma estrutura aqui no Brasil, não vai. Quem determina, quem determina se um carro vai vender ou não é é a classe mais pobre. Então, como é que eu sei que um carro vai vender bem ou não vai? Se vai emplacar no mercado Ou não? É a classe mais pobre que determina isso, não é a mais rica. Sabe por quê? >> Por quê? >> Consegue entender por não? O rico, quando sai uma novidade, o rico
ele ele vai lá e compra zero e ele quer pagar para ver. Então ele vai lutar preocupado se ele vai comprar uma can pagar por 1 milhão. Não importa. Quando o rico compra o carro, ele usa, ele revende numa numa numa loja de seminovos. Tem Que ter uma classe mais pobre interessada naquele veículo. Então vira uma moeda de troca. Quando você tem alguns carros que não tá no radar da classe mais pobre ou a classe mais pobre tem medo de comprar aquele carro por causa de manutenção ou tem medo de comprar aquele carro pro para
de perder dinheiro. A a classe mais pobre não compra aquele carro da classe mais rica e o carro engessa, não tem uma moeda de troca, aí começa a não ter saída e aí Trava. Então não adianta vir as os chineses aqui eh despejar milhões de carros aqui para as pessoas comprarem as novidades e depois a classe mais pobre ter medo de comprar esse carro e não conseguir revender ou ter uma manutenção muito cara. E aí inessou, quando inessou não vende, as lojas não vendem, não não vai ter saída mais. Travou o negócio trava, tem que
ser um ecossistema ali. Então é onde fala, você vão falar do Audi aqui, você pega um Audi A1, A3, A4 E A5. É o todo mundo compra. Beleza? Então você a Audi a A3, a qu não vou nem falar da um, fala só da três a 4 e a cou zero, vende, vai, vai caindo nas classes mais pobres e eles vão comprando. Você pega uma Audi A6, A7, não tá no radar do pessoal da classe mais abaixo, eles não querem esse carro. Então quando o milionário vai lá, ele compra esse carro, paga uma nota, quando
ele vai vender, ninguém, a classe mais pobre não quer esse carro. E é onde fica parada na Concessionária, na loja, não tem revenda. E é onde que vira um elefante branco, >> que não tem. Então quem vai determinar o comércio é a classe mais pobre. Aí começou o carro elétrico, começou a ter carro elétrico, chegou aqui não sei quantos mil, milhões de carro elétrico aí tudo quanto é lado. Aí você vai no churrasco, pô, comprei um carro elétrico, cara. Fui fazer uma viagem no Rio lá, não consegui viajar, não Consegui porque não tinha carregador. Pô,
eu também, pô. Fui levar, eu fui trogar meu carro numa loja lá, nenhuma loja quis pegar, aí começa a ter aquela fama. Aí a classe mais fala: "Não quero, meu dinheiro já não é, já não é tanto, já não é muito. Eu vou arriscar e comprar um carro que eu não sei se eu vou vender, se eu vou conseguir usar. Não quero. >> Uhum. >> Então, quem vai determinar isso é sempre A classe mais pobre. E os carros chineses, o ponto positivo é esse, que eles vieram para dar uma >> melhorada. As marcas tradicionais tiveram
que melhorar, mas enquanto não tiver uma estrutura, o negócio não funcionar 100%, não vai andar. >> Quanto o cara de baixo não se sentir confortável >> em vão, vou comprar porque eu vi que não, se der BO, já tem aqui uns caras que consegue resolver e tudo mais. >> Eu consigo carregar, eu consigo andar. E se amanhã eu quiser precisar me apertar e precisar vender, qualquer um compra. Uhum. >> Vai embora. >> E e híbrido? >> Híbrido é bom. Híbrido é o seguinte, o híbrido é o ideal hoje. Hoje híbrido é sensacional, cara. Sensacional. Peguei
uma CN híbrida para minha esposa tinha uma CN, minha esposa tinha uma CN combustão normal. Peguei uma híbrida Para ela agora. Maravilhosa, carro maravilhoso, top. Então o híbrido é hoje o híbrido é o é o é o é o legal, só que a longo prazo nós vamos ter que ver porque são dois motores, a manutenção vai dobrar, >> tudo é tudo novo. Então hoje os carros híbridos não são tão velhos, mas quando começar a ficar velho, 15 anos de uso, aí nós vamos começar a ver como é que vai ser isso aí na mão da
classe mais pobre, que é o que eu falei, que é o que Determina eh a eh como vai ser a a o comércio dos carros. O o por que que o híbrido tá indo bem? Porque o híbrido zero, o milionário comprou, aí veio para uma classe mais pobre, tá usando, tá legal. Vê para uma classe mais pobre, tá usando, tá legal. Ainda não, não teve o problema. >> Sim. >> Quando se começar a dar problema lá lá embaixo, aí começa a afetar lá para cima. Já o elétrico já começou já dar Problema agora na segunda.
Comprou zero, a Tican zero. A segunda, o segundo estágio já começou já não conseguir vender. Aí já começou a dar problema agora. Então já travou. >> Já travou a venda do novo. >> Já travou a venda do novo. Se você for na Porche, nem a Porche pega tacan. Vai lá, por vai lá falar se eu quero dar uma pegar. Eles vão vão dificultar o máximo que eles não vendem. >> Caraca, aí é [ __ ] hein? >> É isso. Sabe o que que eu fico pensando, cara? É, não sei se você acompanha muito manutenção de
carro e tal, mas quando eu tinha o Peugeozinho, eu sempre levava e meus amigos também tinham outros carros assim, a gente levava sempre no mecânico lá, no Guzula, cara. E o Guzula, velho, [ __ ] >> desenrolava, >> Guzula, >> [ __ ] ele ia lá, desenrolava tudo e [ __ ] beleza, arrumava. E o Guzula tá lá Faz 30 anos. Meu pai conhece o cara, pô. O pai dos meus amigos conhecem o cara, todo mundo leva o carro lá. Só que, pô, eu imagino o cara chegando com um carro elétrico lá no Guzula, sabe?
Um híbrido lá no Guzula, >> pra não é muito mais complexa a manutenção? Você tem essa, eu não tenho essa noção. >> É, na, na verdade assim, tecnicamente eu não sei dizer como é, mas todo mundo fala que é muito mais simples. O carro Elétrico é muito mais simples. Parte mecânica não tem mulher, pouca menos peça, mas a gente não tem essa aparelhagem ainda, a gente não tem, é tudo novo. Mas se, por exemplo, você pega o carro elétrico, carro elétrico, o pneu é diferente. Pneu do carro elétrico é diferente. Eu não sabia também. O
pneu é diferente, a suspensão é diferente, o carro é mais pesado. Então começa umas são mudanças novas que alguém vai pagar pato agora. Alguém vai pagar esse pato Pra gente poder eh colocar o o trem no trilho. Uhum. >> Então, nesse começo, quem que quer pagar o pato? >> Uhum. >> Quem que vai querer pagar para ver? >> Ricardo não pagou. >> Paguei. >> Ricardo não tem dinheiro. Bo. Ele falou assim: "Pô, não. E tem outro carro em casa, né, Ricardo?" E aí o pessoal assim, ó. Esse é meu, essa é minha, foi Minha consideração,
né? Tipo, >> se eu for se eu for pro Rio de Janeiro, eu não vou com o meu carro. Muito provavelmente o que eu vou fazer, vou alugar um carro para ir pro Rio de Janeiro, car >> ou vou com o dela, que é combustão, >> ou então se eu quiser eu alugo um, vou volto, resolvi minha, até porque eu não vou pro Rio de Janeiro todo final de semana, então eu não vou comprar um carro pensando no na ida pro Rio de Janeiro, eu vou comprar um carro pensando pro meu dia a dia. São
hoje eu tô completando, hoje é dia, tá? Tô completando dois meses com carro, 4500 rodado, >> ó. Então ele usa só aqui dentro da cidade, aí funciona, ele vai pega, vai da casa dele, primo cas, volta, eh, carrega tranquilo, você entendeu? Mas ele é limitado. Aí é limitado. Aí tem que ser, aí tem que ser uma família que tem dinheiro para ter dois carros. >> Agora você imagina, você tem um dinheiro para ter um carro só. >> É, aí aperta. Aí você fica no risco, você vai, você vai ter que ficar muito limitado pra autonomia
que ele tem ali. E por >> e morar em casa. >> E morar em casa. Porque a as guerras que estão tendo aí nos condomínios para você poder instalar a unidade de carregamento. >> No meu, no meu prédio ela fala que eu Vou colocar um carregador elétrico, vou arrumar maior briga. [risadas] Você foi trocar um aparelho da academia, já foi maior revolução, queria trocar uma um aparelho da academia custava R$ 4.000. Imagina fal que vai colocar um carregador de elétrico lá. >> Então assim, e e o que acontece do carro elétrico? O carro elétrico hoje
você tem lá 400.000, vamos falar uma família tradicional aí, classe média, você tem dinheiro para ter um carro de 300, 400.000 1000, beleza? 250.000. Aí você tem um carro da família, uma SUV, uma X1, carro 250 pau, tem uma X1, uma BMW X1, é o carro da família. Então você vai trabalhar, você vai transporte ou você vai de Uber e você tem aquele carro da família que sua esposa usa para buscar os filhos na escola e vai aqui, tem que ir para Campos de Jordão. Vamos, vamos com BMW X1. Agora, se você tem só um
carro elétrico, como é que você faz isso? Não é você você confie para Campos De Jordão e voltar, porque o carro elétrico é o seguinte, você começa a andar com ele, a autonomia começa a cair, aí chega uma hora você tem que desligar o ar, desliga o ar para poder para não para porque eu vou ficar na mão. Aí você, pô, começou aí desligou o ar, você tem já diminuir a velocidade para poder gastar menos. >> Uhum. >> Não tô achando onde carrega. Aí você achou um lugar para carregar, tem fila >> e demora. >>
Demora, demora e tem fila. Aí você fala: "Beleza, bom, uma viagem que ia durar aqui 2 horas, meia, 3 horas, já virou 5, 6 horas, tem que esperar. E se não tiver quebrado o carregador, você tá entendendo? Então assim, é algo e complexo. Eu não sou contra carro elétrico. Eu acho os carros elétricos que eu andei, cara, animal, top, >> top. >> Os caras tinha que fazer, sabe o que? Eles tinham que ter um esquema no teto solar que já carregava, >> meu. Maravilhoso. Aí, pô, e me acabou o problema, você não carrega, ele se
autocarrega, nem se dá para fazer isso aí, entendeu? Acabou. Aí, aí pode fechar todas as as outras montadoras lá que aí vai aí vai voar. Aí é só quem gosta do barulho do motor mesmo. >> Ô, mas enquanto ficar nisso aí, cara, não é difícil. Difícil o o carro do Ricardo é topic. Você pegou, pô. Eu Peguei o EX5 da Dilly. >> Tá. Não, [ __ ] carro >> não. [ __ ] eu achei animal assim, né? >> Não, animal. Animal. Só que essa parada aí do do você usar o carro, né? Quem tem dois
carros ou quem usa dentro da cidade vai >> para quem já quem igual a minha vida é uma loucura, cara. Hoje eu tô aqui, amanhã eu não tenho um cronograma certo para mim já não dá certo. >> Sim. O você na sua loja, você compra Carro de marca chinesa, tal ou não? Mas por quê? >> Não, não é porque as as poucas experiências que eu tive com carro elétrico, meu, o o carro para mim é é é meu é meu é dinheiro, cara. Carro para mim é é o meu produto de venda. Meu produto de
venda. Então, olha o carro como dinheiro. >> Uhum. E os poucos carros elétricos que eu peguei na loja consignados, por exemplo, Tesla. Na minha loja entrou Mais ou menos uns cinco, seis Tesla até hoje consignado. Não vendi nenhum. Todos que chegaram, nenhum. Nós chegou, nós anunciamos o carro bonito, pá, tudo certinho. Ficou um tempo na loja, o cliente levou embora, não vendeu nenhum. Ô, eu fiquei, eu peguei uma IPACE na troca, uma Jaguara e Pace na troca de um barco que eu tinha. Peguei porque não tinha opção. Eu fiquei um ano com o carro. Um
ano com o carro. Sabe como é que eu vendi o carro? Chamei um amigo Meu que que é da internet, falei: "Cara, vamos fazer uma ação aqui, ó. Você compra o carro, não consigo vender. E eu até palestra eu prometi para ele dar uma palestra para ele, tipo assim, meu, para poder >> colocou no pacote, >> coloquei, [risadas] fez um tibage, >> a minha palestra hoje eu cobro R$ 60.000. Eu dei uma palestra para ele, então se eu for fazer a conta, cara, e Para vender, então não consegue. Então o o como minha loja é
uma loja de carros de luxo, não entrou nenhum BID dos os de entrada. Então eu não tenho essa base se vende, não vende, não é o que eu trabalho. Eu trabalho com carros de luxo e os carros elétricos de luxo nenhum vendeu, cara. É quando a gente fez o aquele papo com o Sérgio Ribe, >> Sim. A informação que ele trouxe pra gente é que essa parte da base, essa não para em concessionária, >> porque o cara do Uber quer. Sim. Aham. >> Então eu eu sempre vou falar o que eu vivo, >> lógico. >>
Então o que eu vivo é o de luxo, porque o cara de carro de luxo, ele não vai fazer conta quando tá gastando de gasolina ou não. A o pessoal que compra esses carros mais baratos faz conta, pô, tô economizando tanto de gasolina. >> Só uma pergunta que eu queria fazer para você, porque você falou, você tocou num Ponto legal. Você falou assim, pô, trabalho com carro de luxo e aí acabei de ver aqui, né? No seu Instagram tem lá uma BMW 320, pô, 215. 215 pau. Só que hoje você vai pegar um carro >>
ah, popular zero, bicho. >> 100 pau. >> 100 pau. Sem 100 poucos mil. >> Popular. >> Você acha que esse movimento tá ajudando o teu negócio? >> Muito, mas muito, mas muito. Cara, o Cara que vai lá pagar 100.000 num carro básico zero, o cara não tem informação nenhuma assim de nada. Ele foi, comprou e não sabe de nada. Não faz sentido. Você tá entendendo? você comprar um carro ali, sei lá, carro da Volkswagen de entrada, pagar quase 100.000, cara, >> plástico puro. >> Isso aí é aquele, sabe que isso aí é aquele pessoal que
já vem, não, o carro para mim tem que ser zero. Tem um pessoal assim, né? >> Carro para mim tem que ser zero. Eh, e a pessoa tá tá fechada nisso. Então, ela quer comprar zero, não quer saber de Ela acha que vai comprar um carro usado numa loja e vai ter problema. Cara, eu vou fazer 18 anos de loja. Eu vendo, cara, não sei quantos mil carros já vendi na minha vida e eu só faço amigo. Ah, mas nunca não, já teve nesses nesses oito anos já deve já teve ali eh eh algumas divergências
normal, mas eu só faço amigos. Então, cara, se for assim, então Não tinha não tinha uma loja de seminova aberta. >> Uhum. >> Então, assim, a pessoa que compra zero é a pessoa que tá ali, não conhece nada, não quero saber, eu prefiro comprar porque senão vou ter problema. Não, existe muitas lojas boas, muitos carros seminovos bons que você vai comprar melhor do que você comprar um zero. Mas muito, mas muito. >> Legal. >> Só pesquisar. >> Não, só depois eu vou entrar na questão das marcas aqui pra gente falar qual que são as marcas
legais que que eu também vou querer me ajudar. Mas antes eu queria tirar uma dúvida com você. Por exemplo, você falou: "Pô, >> né, o carro os elétricos aqui híbrido, tal". E que que você acha daquele do BID Song Plus lá? Porque esse era um carro que eu falei assim: "Pô, é interessante aquele SUV lá que é híbrido, é é uns 200 E tá quanto? 250, 300 pau, né? Novo zero. Você não pegou nenhum? >> 240, eu acho. >> É assim, olhando de fora, eh, nós estamos falando carro aqui de uns 250 pau. É isso,
>> cara. É assim, você tem R$ 250.000, é dinheiro, é grana. >> Uhum. >> Você tem R$ 250.000 R$ 1.000 lá que você trabalhou, você conquistou, foi difícil você conquistar aquele dinheiro lá Suado. Aí você tem a opção de comprar um carro bonito, um carro que te entrega bastante opcional, mas o comércio dele é duvidoso, ou você vai para uma Mercedes BMW Audi. >> Uhum. >> Que é tradicional. Aí você você vai pôr na balança, de cada 10, nove, vai falar assim: "Cara, por mais que aquele carro era maravilhoso, lindo, mas e amanhã? Será que
eu vou vender? Será que tem essa credibilidade? Será que vai dar certo?" Não, eu não vou arriscar, vou para BMW. Então preciso você vai vender 10 BMW, 20 BMW para vender um carro chinês, >> porque a credibilidade, você tá pegando R$ 250.000 seu para pôr num produto, um patrimônio. Vou pôr algo que eu não sei, é é uma incógnita ainda. É maravilhoso tudo, mas e aí, será que amanhã eu vou vou eu vejo o TK falando que aí isso aí não dá para usar e eu vou aqui que não erra? >> Uhum. >> Então eu
se eu eu se eu fosse colocar o dinheiro, eu não ia arriscar, >> cara. Não vou eu vou no básico aqui do que queria inventar. >> Uhum. Deixa para quem inventar quem tá com muito dinheiro. Os cara muito rico. >> Ricardão. Ah, [risadas] inventa aí. Vai. Vou inventar. >> Se der chabu vende pô. Não tem problema, né? Tal. >> Isso. E assim, gente, se amanhã o carro elétrico emplacar vai ser mais um produto que eu vou colocar na minha vitrine. Então, maravilhoso. Eu não tô. >> Você torce para dar certo, né? >> Eu torço para
dar certo. Tipo assim, lindo, maravilhoso. Só que hoje eu tenho que falar o que eu vivo. O que eu vivo é isso. >> Cara, um ponto legal que você trouxe aqui e você falou: "Pô, eu trabalho com carro de luxo para você. O que que que Define que que é um carro de luxo? >> Cara, para mim define um carro de luxo é as marcas eh as marcas importadas. Eu acho que se se você comprar, por exemplo, um Jetta de 200.000, é um Volkswagen, é um baita carro, é um carro animal, entrega muito, mas não
é um carro de luxo pelo Volkswagen. Então, para mim, na minha visão, o carro de luxo são as marcas eh importadas. BMW, Audi, Mercedes, Land Rover, Jaguar. >> É isso. >> Legal. Uma coisa que eu ia perguntar para você, cara, eh, eu tava pesquisando o carro e aí vou até, né, já vou abrir aqui. Aí eu, pô, tava pesquisando a Mercedes, tal, BMW, enfim. Só que eu tava pesquisando, eu falando lá no GPT, né? Ah, pega aqui quantas reclamações você tem disso, os bo que você tem disso, tal. E aí, putz, >> dá umas errada,
viu? Esses os >> Então, mas aí eu falei, falei, a gente tinha um episódio com você já, já falei, Então tô mais tranquilo, né? Vou perguntar pro cara mesmo. Só que o que que o GPT ele foi me levando a assim, porque eu eu o que que eu não gosto, cara, eu não gosto de ter BO, sabe? Então eu quer eu quero comprar um carro porque eu não corro o risco de lógico que isso é é [ __ ] mas eu quero diminuir ao máximo a chance disso acontecer, de estar numa estrada, de tá na
rua. Pô, eu sempre direto. Tô na estrada direto? Não, sempre você tá na estrada, você vai Viajar para qualquer lugar, você vê um carro, outro parado, você fala: "Puta, lá o cara". Tristeza. Imagina o BO do cara. >> Bo. Pô, eu fui para Ubatuba no feriado, fiquei 8 horas para descer para Ubatuba e ainda encontrei uns três, quatro carros quebrado. Falei: "Cara, o cara já tá pegando [ __ ] de um trânsito." >> Sabe quando eu ver isso que eu faço, eu fico ver que marca que é? Peugeot Peugeot Land Rover. Peugeot. >> Ex. [risadas]
Eu falo também. Eu falo: "Ó lá também comprou, comprou uma Land Rover aí também." Eu falo, você nem quis comprar pompe. >> Se você passar por um corona quebrado, você não vai nem se ligar, né? Passou. Falei, é isso aí. >> É, você nem vai se ligar. >> Esse é o azarado, hein? É azarado. >> Azarado. >> Corola quebrada é difícil. >> É, mas aí qual que é o ponto? Ele me levou para um Lexus. >> Deus me livre, >> pô. Lexus, ó, esse aqui é um carro confiável que pô, >> se você morar nos
Estados Unidos, lindo. >> Por quê? Que >> que aqui não tem comércio, >> não tem? >> Aqui não tem. O Lexus é o seguinte, o Lexus é uma extensão da Toyota. >> Sim, >> Lexus é Toyota. A nossa cultura aqui não compra Lexus, não compra. Sei se é porque de propaganda, o que que é, mas não compra. Então assim, carro maravilhoso, baita carro, mas na hora que você for revender, você vai perder um camião de dinheiro. Então compra o Toyota, que é é abaixo do Lexus. Lexus é um carro mais luxuoso, vai para um Toyota,
mas é, não vai quebrar, não vai te dar problema. Mas só que quando você tudo que você Economizou ali de manutenção, quando você for revender, você vai perder dinheiro. >> Mesmo se eu já pegar uma usada passar, >> comprax, não compra aqui no BR. Muda paraos Estados Unidos, compra uma casa em Orlando e compra um Lexus, aí você vai ser feliz. Aqui no Brasil não, cara. Não tem comércio, cara. >> Quem que você conhece que tem um Lexus? >> Ah, ninguém aqui. Ninguém. [risadas] >> Você seria o primeiro. >> Eu seria o primeiro, pô. >>
Entendeu? Então assim, não é que é um carro, carro muito bom, carro muito bom, maravilhoso, mas o comércio aqui no Brasil é muito restrito. >> Caraca, não tinha essa percepção, cara. >> Você vê como o chat dá as erradas, né? Você colocou sua localização que você mora no Brasil, >> não é? Ó, bom ponto. Eu tava falando português, ele poderia ter se ligado, mas ele não >> é isso, entendeu? Não. >> Então, mas não é um carro ruim, tá? Um carro muito bom, muito bom. Entrega muito mais que o Toyota, mas não tem comércio. >>
É por é o que eu é o que eu já ouvim falando aqui, é o radar da classe mais pobre. A classe mais pobre não tá no radar dele um Lexus. Toyota, ele sabe que é confiável comprar um Toyota Honda, tem problema, vai confiável. Mas um Lexus não é igual o Volvo. O Volvo, você Nunca viu alguém pobre falando assim: "Quando eu ficar rico, meu sonho é ficar rico comprar uma Volvo". Não tá no radar dele, não. Não é um, é, é o carro do rico de berço, mas o, o cara que é mais, mais
pobre nunca foi o son dele comprar uma Volvo. >> Uhum. >> O cara para comprar uma Volvo tem que ser uma pessoa que viaja muito para fora, conhece a marca e já já vem de família. Pô, o Volvo é um carro porque o Volvo é um carro muito bom. >> Sim. >> Volvo novo. As Volvo velho é lasanha. Então [risadas] assim, é, então assim, não tá no radar do do do cara mais pobre comprar uma Volvo, um Lexus e aí é onde que você vai perder dinheiro. >> Uhum. >> Hum. Mas e e é e
a Volvo? >> Volvo é a mesma coisa. A Volvo é menos que a Não, menos que a Alexus. A Volvo. Legal. Sim. Ó, a Volvo é o seguinte, a Volvo ela é boa enquanto tá na garantia de fábrica. >> Hum. >> Garantia de fábrica vai pode comprar confiável. A hora que ela sai da garantia de fábrica aí, aí já não aconselho porque a manutenção dela é muito cara. é muito, é, é uma manutenção mais um pouco mais cara do que as outras. Então, quando você compra uma Volvo nova ali, tá na garantia de fábrica, vai,
legal, Maravilhosa. As Volvos elétricas são muito boas, carregador deles é diferente, tudo, só que saiu da garantia de de fábrica, aí já cai nessa classe mais pobre, é onde o pessoal já sabe que é caro, o pessoal não compra. >> Legal. Você começou, você trouxe lá no começo, você falou da Evoke e o o Thalis, que é o nosso analista de cripto aqui, o sogro dele tem uma EV, ele fala: "Porra cara, maior bomba o negócio, porque >> fica acende luz e ninguém sabe porque que aquela luz tá acesa, não sei que ano que é,
tá, mas ele pegou, ele tirou da da concessionária zero, né, o sogro dele, >> pô, acende a luz, não sabe o que que é, leva lá, os caras não sabem arrumar e tal e agora tá tentando vender e não consegue vender. Pô, se não, se for das eu compro já passo contato. >> Então, mas é a Evok, ela é bomba até que ano ali >> não, na verdade assim, a Evoke velha, cara, a Land Rover velha é bomba. >> Qualquer uma >> é igual a Volvo. >> É, é igual a Volvo. Então você pegou uma
EVO 2013, 2014, é, é 15, é velho. Agora você pegar uma nova 2020, pô, você pode, eu venho um monte, eu venho hoje eu fiz um vídeo, gente, você que tem essas EVOs aqui, ó, eu compro 2018 para cima, eu compro. Então, assim, eu compro todas. E assim, você tem que saber comprar, pegar Um carro bom. Às vezes essa que você tá falando do do seu amigo aí, às vezes ele tirou zero em 2013, é, >> rodou 150.000 km e e não sei, pode ser, >> pode ser. Mas assim, a qualquer carro velho >> é
ruim. Qual que é, cara? Então, qual que é o melhor carro para eu comprar? O mais próximo do zero. Qual marca? O mais próximo do zero. Então, o zero aqui é 0225, você vai perder dinheiro. Então, o mais próximo Do zero é o melhor carro. Quanto ficar mais distante do zero, é o pior carro. Então não, a parada é essa. O que que eu vou comprar? O mais próximo do zero >> que você conseguir. Você conseguir. Pô, quero um carro de luxo. Então o que que eu consigo com o dinheiro que eu tenho? Carro de
luxo, mais próximo do zero. Pô, eu vou pegar esse modelo aqui. Tem segredo. O carro é igual a gente a gente é ser humano. Eu já tô com 45. Aí já começa a fazer checkup. Aí daqui a pouco Já tem que fazer exame aqui, exame ali. Aí vai ficando, aí você pega duas dois, dois senhores de idade conversando, só fala de dor, doença. Pô, tô com [risadas] a dor aqui, pô, tô fiz o exame aqui. É só isso. Carro é igual, pega um carro 2012, 13, vai querer o quê? O carro é infinito. >> Uhum.
>> Então é normal. Então a gente não pode e eh generalizar. Aí você pega as EVOs, pô. Evoque feita lá na lá em lá na Inglaterra. A rainha andava de de Land Rover com uma marca inglesa, andando nas ruas. de Londres. Aí chega para todo inglês. É, você sabe como é que é inglês, né? Horário britânico. Eles são certinho. Eu uma vez eu peguei um trem lá, o trem saía meia e 33, o trem saiu meio dia:3. Então os caras são aí faz tudo certinho, vem pro Brasil, >> começa a andar, tatuapé, guardar na ferr
de Vasconcelo, já não faz as revisões, já leva no no mecânico Tião, com todo Respeito, já leva no Tião, >> no Guzula. Aí já no Putz, coloca esse óleo aqui que fica melhor. Pô, essa peça aqui, essa peça do Peugeot cabe aí. Começa. Vamos rebaixar aí. Como é que faz? >> Você acha que na mão da rainha o carro ia dar problema? Fala a verdade, >> não dá, né? É, é simples, cara. É. E outra coisa que eu falei também, outra coisa, eu vim com uma teoria aqui que eu Queria que o os telespect tel
telespect os pessoal que tá assistindo aí, >> pessoal assindo a gente aí, >> telespectador. Telespectadores. >> Pô, palavra difícil. >> Olha essa minha teoria. O público, o público do Corolla, do Ronde, do mais do Corolla é o público mais de idade. É o público, são os senhores de idade, que é um carro que, meu, >> não tem emoção nenhuma. Tinha um Corola, Eu troquei ele. >> Numis, né? >> Dois. Boa. Então vamos lá, ó. Analisa. >> É isso. Não quero dor de cabeça com o carro, pô. >> Então o o cara o cara mais velho,
ele já passou por tudo na vida. Ele não quer cheção de saco, ele quer ir num restaurante tomar um vinho bom e não ter problema. Ele não quer ostentar, ele não quer nada. Então ele vai lá, compra um Corolla. Aí você vai lá, o público do Corolla é o pessoal mais de idade. O pessoal vai lá, anda, anda devagar com o carro, respeita as sinalizações, eh, faz as revisões em dia, faz tudo certinho. Aí você pega o público da Land Rover, molecada, não respeita nada, usa o carro, faz tudo que não pode com o carro,
não faz as revisões em dia, tudo. Será que se eu mudasse esse público, pegasse esse público da Land Rover e começasse a comprar Corolla e pegasse os senhores de Idades do Corolla e começasse a comprar Land Rover, não ia mudar isso? As Land Rover não iam durar mais que o Corolla? O jeito como usa, o jeito que faz a manutenção é simples. O público da Land Rover é um público mais jovem, usa o carro como se não houvesse amanhã. >> Uhum. De qualquer jeito. >> E o público do Corolla é um público mais velho. Eles
usam com cautela. Então é lógico que um Corolla vai durar muito mais do que uma Land Rover, porque quem Tá usando o carro, a forma que tá usando é diferente. Faz sentido? >> Faz sentido. Faz sentido, pô. >> Isso. >> Só um um você comentou, né? Pô, carro de luz para você é Mercedes Audi BMW. Eu sempre tive essa o Lexas entrou recentemente aí, mas já >> considerei tal. >> Mas entre essas três e essas sempre foram, né, pô? 10, 20 anos atrás falava Assim: "Ah, carro de luxo, Mercedes Audi e BMW, né? entre essas
três aí eu falo muito de de eu sempre preferi Mercedes, pô. Acho que ela tem um acabamento mais legal, pô. Ela tem um um um design mais bonitão dentro. E para mim sempre o interior do carro sempre, pô, valeu demais, né? E eu sempre curti mais Mercedes. >> Só que em termos de mecânica, qual que você acha dessas três aqui que vai te dar menos BO, que você enxerga lá que Que dá menos BO aqui? >> Tá. É assim, depende do modelo do carro, tá? Às vezes são uns modelos da Mercedes que dá mais incheção
de saco, mas assim, analisando grosso modo, Audi é terceiro lugar. >> Terceiro lugar de vendas e manutenção. Audi é terceiro. O que vai te dar mais manutenção das três vai ser Audi. O que vai o mais difícil de vender é Audi. >> Sério? >> Em relação às outras duas, tá? Em Relação às outras duas. >> É a a que vai te dar menos manutenção é a Mercedes. >> Pouco menos que a que a BMW. Pouco pouco menos que a BMW. Que vendo muito a BMW. E a melhor de comércio é a BMW. Então assim, a
BMW é o que mais vende, a Mercedes dá um pouco menos de manutenção que a BMW, mas é pouca coisa e a Audi fica embaixo ali. É um carro mais barato, é um carro que dá um pouco mais de manutenção e é um carro comércio um Pouco mais restrito em relação às outras duas marcas. >> Caraca. >> Então relação a relação aí ficou melhor pra BMW, me parece. >> É, eu eu se você falar assim, qual que você compraria a compra BMW que não vai ter erro. >> Qual o carro do Tecar? Hoje eu tenho
uma porche. [risadas] Na verdade é o seguinte, eu eu na verdade eu tô sem carro, tenho Chevete, >> eu eu tinha Ferrari, eu vendi e hoje o carro da minha família, que é o carro que que a minha família usa, é uma CN, uma porche KN CP. Uhum. >> E o próximo carro que eu vou pegar, vou pegar uma G63. Já tá, já tô vendo já pegar uma GM63, que é aquele, aquele Jeep >> da Mercedes quadradão. Esse aí é o sonho da minha esposa, da Nicole. >> É. Então, porque acontece, hoje eu moro três
quarteirões da minha casa, da da Minha loja. três quarteirões. Então eu tenho um carro só porque eu não preciso ter dois. >> Uhum. >> Eu pego um carro da loja meu lá e ando três quarteirões. Agora eu tô mudando por jardins, eu precisar ter dois carros. Aí que que eu fiz? Eu vou deixar minha, vou dar pra minha esposa uma G63. >> P >> por que que eu vou, por que que eu vou dar para ela? Primeiro que ela gosta. Segundo que ela vai andar bem menos do que eu, vai fazer menos quilometragem com o
carro. E é um carro transformando um carro de 25 milhões >> Uhum. Então assim, e é um carro que a gente vai sair no final de semana, a gente sai de M63 e eu vou ficar com a CN com o P, que é um carro que eu gosto pro dia a dia. >> Achei que você falava do Chevete, pô. >> Não, o Chevete é pro final de semana ali pr para tirar uma onda. >> Para tirar uma onda. Mas o Chevete chama mais atenção que todos, cara. [risadas] >> Então, hoje hoje o carro que eu
tenho hoje é uma CN com. >> Legal. >> Eu gosto. >> Ó, agora se falando aqui, você tá me ajudando aqui a decidir, tá? Tô entre aqui. >> Você a galera que tá assistindo aí, né? É exato. A galera também que tá assistindo aqui, os caras são Investidores, né? Investidoras tem o dinheiro aí. >> Ó, eu vou fazer, eu vou fazer uma condição aqui pra galera pr pra sua audiência. >> Cupom >> diferenteou fazer, ó. Fazer um negócio fria. Até para você vai dar bom, hein? >> Ó, quero ver, ó. O cara quer vender ao
vivo, heo vivo. [risadas] >> Você vai sair, ó. Quem tiver assistindo aqui, quem tiver assistindo aqui, vai lá No Tecar, no Instagram da Tecar. É carro acima de 2021. Para cima, não pode ser abaixo, tem que ser para cima. 21, 22, 23, 24, 25. Se der 30% de entrada. >> Hum. >> 30% de entrada, pode dar um carro na troca. 30% de entrada. Primeira parcela só daqui um ano. Primeira parcela só daqui um ano. >> Só que assim, sujeito análise do banco. Não sou eu que analiso o crédito, é o Banco. Então se der 30%
de entrada, >> primeira parcela só dezembro de 2026. >> Ô louco. >> É isso >> aí. É bonito. Ó, ficou boa aqui, hein, a condição, hein? Guilherme. >> Não, calma aí. Vamos chegar agora nos modelos. Ele até se arrumou na cadeia aqui. >> É, só que [risadas] só que vai dar para pegar a 320. Tem que ser 21. >> Não, não tem problema. Aí você primeiro, Eu não não sabia que eu não gosto tanto de BMW, cara? Eu prefiro muito mais Mercedes, cara. >> Cara, a Mercedes eu acho que o interno da Mercedes hoje já
tá mais bonita. Interna ali eu acho que tá tá mais bonito, mas como eu vendo tanta BMW, cara, tanta assim, é um carro que vende muito. Eu tenho pouca quase nada de de retorno. Quase nada de retorno. Então, um carro que eu aconselho para todos os amigos, cara, porque eu vendo muito, pô. Eu vendo um monte de BMW e quando você vem no carro usado, alguns dão retorno. >> Sim. >> E a BMW quase zero. Quase eu vendo 10 por mês. Então, cara, pode comprar de olho fechado. >> Caraca, doideira. Então, tem a BMW aí
que é a 320, né? >> 320. >> E qual que é a Mercedes da mesma na mesma categoria? >> C300. C300. É ali um carro da mesma da Mesma pegada, um carro painelzão. Eu falei esse dia até falei no no Igor do Flow, cara, você tá numa C300, aquele painelzão, porque o painel da Mercedes novo é maravilhoso, assim, ó. >> Ah, é bonito demais. >> Nossa, lindo assim, ó. Ó, saída de ar, >> saída de ar ací você é aquele tal negócio. Eu, a percepção que eu tenho, eu que era um cara pobre, mano. Pô,
você tá na radial leste num trânsito, aí você tá lá de terno, um perfumão legal, Cheiroso, ar condicionado, aí você olha assim, tá começando a anoitecer, aí você olha aquela, aquele painelzão da Mercedes assim, ó, aí você olha assim, fala: "Caralho, venci na vida, mano". [risadas] na vida. Você é louco. Aí você olha pro para fora assim, mano. Vem na vida aquele o perfume do seu perfume assim no ar condicionado, [risadas] aquele painelzão colorido. Cara, vem, não preciso mais disso aqui. Aí, aí só que Não pode olhar o helicóptero passando. Não, não, não, não. Isso
aí não. Isso aí para mim tá tranquilo. Eu não sou muito cara da comparação, mas ah, queria um carro legal e confiável, então acho que tô entre esses dois aí, a BMW e a Mercedes. >> Mer SUV. Você não gosta >> não? Silver a minha esposa gosta. Qual que é o ponto? A gente mora num prédio, cara, num que a vaga ela é ruim. A vaga ela é fixa no prédio e eu peguei a pior Vaga do prédio, que é bem >> mudar. Você não pensa em mudar não, né? >> Não, agora não. Não, [risadas]
só vou mudar só que é vendedor. >> Tem outro carro. Mas por qu é ela? Ela >> para pegar uma vaga melhor para você poder pegar um carro legal. Não, mas a BMW tá tá tá show. É que os carros do SUV tem mais saída. Por quê? Por que que o carro SUV vende mais que um carro sedan? Porque o SUV atende a família. Exato. >> Você tem, você tem uma criança pequena, pô. Um carrinho de criança colocar no porta-mala de um carro cedo é ruim. >> Aham. >> É uma briga. >> Dois eu tenho.
>> Então é uma briga. Não dá uma SUV. Dá. >> Então, mas qual que é SUV aí que compete com esse? >> Aí você vai para uma e nesse, nesse mesmo grau. Isso. >> BMW X1, >> Audi Q3. Eh, a a nova GLA tá linda, cara. G nova. Tá linda. >> Mas a áudio você já me falou aqui, eu já fiquei preocupado que as três não. Audio é assim, eu falei assim comparada com as três ali. Sim, >> mas se você for comprar, por exemplo, um um Audi, você vai pagar mais barato que uma Mercedes
e com uma e com e que uma BMW. Então, dependendo do seu bolso, eh, eh, vai valer a pena. Agora, se eu não me engano, audi lançou uma Audi A5 agora Para competir com a 320. Uhum. >> É, cara, assim, eu não vou lembrar agora exatamente. Audi A5, >> pô. Bonito, hein? Não, o carro é maravilhoso. Os caras fizeram um carro maravilhoso, mais completo que a que a BMW, se eu não tiver enganado, é por um preço um pouco menor ou igual. Então assim, então você tem uma vantagem de comprar Audium >> nesse sentido. Mas
não é ruim. Não é que é ruim, é que eu falo da BMW 320, porque Assim, é colocar e vender, eu vendo toda hora. Coloque. Hoje falta a BMW para eu vender. >> Se tivesse mais, >> se tivesse mais, eu vendia mais. Eu até que eu rodo vídeos meus na internet só atrás de BMW 320. Caraca, que loucura. E qual que quais são os carros lá que você tipo assim que, cara, é parece que virou estátua, é patrimônio da loja que você comprou e você se arrepende. Você fala: "Ó, esse Daqui eu não recomendo". Por
quê? Porque você é um cara, >> você já tá dando bom dia para ele quando eu tenho uma parada comigo que é assim, >> ó. Mas uma coisa, deixa eu te falar uma coisa aqui antes de você responder. Você não, quando você fala isso, você não pensa: "Puta, mas se eu falar mais difícil de eu vender". Eu peguei meu essa essa pace elétrica aí eu fiz maior fale Brasil inteiro soube que eu não vendi o carro. [risadas] >> A Jaguar tá brava com você. >> Para mim para mim tudo vira conteúdo, cara. Tudo vira conteúdo.
Tudo. Às vezes não na hora que eu tô passando o perrengue ali, mas logo após vai virar. Eh, eu é eu que eu sou um cara que eu aprendo rápido. Eu tipo assim, cara, eu não vou ficar tentando eh eh batendo na mesma tecla e deu. Então assim, alguns carros passaram que eu não que eu falei, não quero mais. Discover, a Discover 4 lá, Land Rover Discover 4. Aquela Quadradona, >> a nova? >> Não, não, a antiga. Esquece, não vende mais, >> ó. >> Esquece. >> É, não vai vender. Só expolar e a Range Rover,
a Land Rover, Range Rover, que é aquela EVO grandona, esquece. >> As novas é muito cara, >> muito cara. E a e as antigas não vende mais. Então, carro elétrico, Tesla, Tesla não vende. Então, assim, passaram alguns carros que você fala: "Cara, isso aqui não vai, >> isso aqui não vende". E aí eu falo, gente, não compra isso, não compra aquilo. Ah, corola, mas cor, cor, mas não te dá prazer nenhum. Então eu vou falar ali de acordo com o que eu vivo. Então hoje é esses carros aí, é Discover, Discover 4, Range Rover, eh,
e Tesla, >> cara, não vende, cara. >> Entendi. >> Não vou nem generalizar o carro elétrico. Vai. >> É, não. E é engraçado você falar do Corolla, cara, porque teve o Rabibe, ele veio aqui duas vezes já, né? E aí no um corte dele que viralizou muito, velho, foi ele falou assim: "O cara que compra Corolla, o cara não gosta de carro, meu amigo, que a galera começou como não gosta de carro, eu amo ver o Corolla, ele não me dá problema ele. Então, [ __ ] eu >> Corolla assim, Corolla é a pessoa mais
velha que já, cara, não quer, >> não quer problema, não quer. Eu preciso de algo para me locomover. >> Uhum. >> Um carro para me deixar do ponto A ou ponto B. Pronto. Exatamente. Você, você leu o Toyoteiro. É isso. >> Isso. É, é isso. Então, tipo assim, [ __ ] já tô de saco cheio, já passei por mundo na vida, tô aposentado. Tá, tá Bom, cara. Agora não quero inação de saco. Coral. >> Legal. Ô, Car, sabe uma coisa que eu ia perguntar para você? Você tá ali, pô, sentindo muito essa questão. Você falou
até inclusive, ó, você vem lá com 30%, primeira parcela só para tal. >> E aí, cara, eu juro, né, pô, no Brasil sobe, cai, sobe e cai. Você sente impacto de de venda de aumentando ou reduzindo na loja, no movimento assim? Isso é e eu percebo que você, né, se Compartilha os conteúdos, tipo assim, você tá em contato com vários vários grupos de vários vendedores para entender se tá bom, se não tá, você sente que isso impacta ou como você já trabalha com um cara mais de luxo, esse cara é crise, não é crise, esse
cara tá sempre ali querendo comprar. Cara, o Brasil é muito grande. É muito grande. Se você ficar restrito ao seu bairro, a ao seu a sua cidade ali para vender carro, você vai você vai sofrer um pouco Mais. A minha loja hoje, minha vitrina é o Brasil. Eu faço um trabalho Brasil. >> Eu vendo carro pro A, já vende carro pro AC a Porto Alegre. Então assim, minha vitrina é Brasil. Então o Brasil é muito grande, sempre vai ter alguém comprando. >> Uhum. O que eu sinto assim, pô, deu um, aconteceu lá, ó, eh, o
Lula começou a brigar com o Trump lá, os bancos ficaram com medo, começaram a a segurar um pouco a aprovação da da do fichas. Aí você fala assim: "Pô, esse mês aqui eu Poderia ter vendido X carros, pô, mas teve umas tantas fichas aqui que o banco não aprovou, então diminui um pouco, caiu um pouco minhas vendas por causa disso, mas sempre vai vender, sempre vender." Mas às vezes você sente a questão da aprovação dos bancos. Se o banco dá uma segurada, parece que o banco fica meio, não é que medo, o banco não tem
medo, mas o banco fala: "Cara, vou ficar mais cauteloso aqui, vou dar uma segurada". Então acontece isso aí às Vezes, mas é o que eu falo, tem que fazer um trabalho via Brasil. Quando a vitrina é o Brasil fica um pouco mais fácil. >> Entendi. E a maior parte dos carros que você vende, eles são à vista ou é financiado? >> A maior parte é financiado. Hoje eu sou na zona leste, eu sou a loja de luxo que mais financia carros na zona leste. Hoje é minha loja número um, porque eu não pego cheque, eu
não vendo o carro no Prazo lá. Ou você paga no Pix, ou você paga no cartão de crédito, uma parte, nunca, nunca é tudo, é só uma parte, ou você financia. Então não tem, minha loja é igual concessionária, então não tem um ô me dá o cheque aqui, boleto. Então eu a maioria dos carros que eu vendo lá, a maioria é financiado. Porque se a galera for um pouco é inteligente, a pessoa que trabalha com dinheiro, a pessoa não a pessoa que é CLT, que tem o salário lá, não pode gerar o dinheiro, mas a
pessoa Que trabalha com dinheiro, gira o dinheiro, compensa mais ela pegar aquele dinheiro, colocar na empresa dela, se ela for, se for uma, um bom profissional, for bom no que faz, girar aquele dinheiro na empresa do que ficar o carro, o valor engestado num carro. Hum. >> Você tem um carro lá de 2 milhões, é melhor você financiar uma parte boa e pôr na sua empresa e você paga a parcela e os juros. E eu sou assim, eu faço um Carnê, se o meu carro tiver quitado, eu não, eu falo vou ficar com 15 milhão
e meio aqui na minha garagem parado, não. Pega esse dinheiro, põe pra loja, vamos fazer outro carnê, porque esse dinheiro na minha na minha empresa tá girando e fazendo mais dinheiro para poder pagar a parcela. >> Uhum. >> Então assim, a maioria dos carros que eu vendo é financiado. >> Legal, cara. Interessante. Uma coisa que Eu queria entender, né? Porque a gente fala assim: "Pô, o carro eh primeiro você tem muita loja de carro, pô, espalhada". Aí eu sempre pensei, cara, a margem deve ser pequena, então queria um um pouco dessa sua percepção. Você é
um >> é um você tá há 30 anos no mercado, >> tá? >> E eu conheço vários caras que, ah, eu sou apaixonado por carro, eu vou, pô, ter uma loja de carro. O que que precisa Para para sobreviver nesse negócio por tanto tempo? Ganhar dinheiro e crescer. Obviamente. E segundo, né, que você foi passou lá no plano perfeito com o Thago, com o Perini, com e os caras lá. >> Se você pretende implementar uma alguma das coisas lá que que os caras desenharam, >> Já tô fazendo, já tô fazendo. Vamos primeiro, primeira primeira pergunta,
né, cara? É, é legal você falar sobre Sua imagem, tudo, porque que acontece? O, o pessoal que tá assistindo aí, que vai comprar carro, eles vão atrás de preço. Vai atrás de preço. E você concorda para mim que uma loja que não paga imposto, não emite nota fiscal, é uma loja séria ou não é séria? >> Não é séria. >> Não é séria. Tá, então vamos lá. Isso é legal. É legal a gente falar sobre isso porque pro pessoal que tá vendo, assistindo a gente, quando for comprar Um carro ter essa percepção. Hoje eu, graças
a Deus, eu trabalho 100% certo, eu tiro nota fiscal de tudo. Então eu fiz, eu trouxe até aqui, eu pedi um print aqui pro meu gerente para passar aqui para vocês. Olha isso aqui, ó. Se eu comprar um carro por R$ 100.000, R$ 100.000, eu vender esse carro por R$ 110.000, [ __ ] R$ 10.000, né, meu? [ __ ] [ __ ] ganhou R 10.000 num carro, né? Tá, vamos lá. Lucro bruto R$ 10.000. Vamos lá. Imposto ICMS R$980. >> Caraca, já comeu 20% da tua mão. >> Pis R$ 52,13. Cofins, R$ 240, IRPJ
R$ 800. CSLL R$ 288. Total de imposto R$ 3.360. Me sobrou aqui 6.639. Então, um carro que eu ganhei R$ 10.000, R300 foi imposto, >> 33%. >> Exatamente. A conta, o seu, o teu sócio Levou 33%. Me sobrou 6639. Aí eu tenho que dar garantia do carro. Sabe quantas peças tem uma EVO? >> Quantas? >> 25.000 a 30.000 peças. Eu joguei no chat de EPT para ter essa informação. Depois você joga, confirma aí. Tem 25.000 peças uma EVO. Então eu tenho que dar garantia de 25.000 peças. Aí, eh, eu tenho que dar garantia jurídica para
você cívil, caso tiver Algum bloqueio, tiver algum bloqueio judicial, multa, alguma coisa, eu tenho que dar, eu tenho que garantir para você. Eu tenho que pagar aluguel da minha loja, eu tenho que pagar vendedor. Vendedor meu ganha hoje, se for o carro de estoque da loja, um carro de estoque, ele ganha eh 1% do valor do carro e se for consignado 10% do lucro. >> Uhum. Então eu tenho que pagar vendedor aí eu tenho que pagar água, luz, telefone, internet. Hoje eu na minha Loja eu tenho 20 23 eh colaboradores. Que conta é essa que
vai fechar? >> Caraca, você tem que vender carro para [ __ ] >> [ __ ] eu pago por mês de de imposto, mais ou esse mês aqui eu paguei, se se eu não me engano, foi 300 R$ 380.000 de imposto esse mês. Deixa eu ver se eu tenho aqui o dado. Quer ver? Ó quanto que eu paguei de imposto esse mês? O o meu expandou. Então assim, aí a pessoa vai querer comprar numa loja séria e vai Querer preço. Não tem a conta não fecha. Então assim, eh, você vai comprar um carro, o carro
é seu patrimônio. Deixa eu achar aqui quanto que eu paguei de imposto esse mês. O carro é seu patrimônio. Se você for querer preço, você vai est arriscando seu patrimônio numa loja que não é tão séria, que não, não é que ela não quer ser séria, ela não consegue. Ela não consegue ser porque ela fala: "Cara, não dá, é, é, é impossível". Então assim, você vai você vai eh aqui, ó, tá aqui quanto que eu paguei de imposto esse mês aqui, ó, vou pagar total de nota fiscal esse mês, 439.760. Nossa, >> de imposto, >>
de imposto, mês de novembro. >> Ó lá, mostra pra galera lá, ó. >> 400 e 400 aqui, ó. 439.760. Esse mês aqui de novembro eu pagar de imposto, >> cara. Então assim, eh eh não dá para você comprar um carro, falar: "Eu quero comprar um carro numa loja séria, aonde vai me dar um respaldo, aonde eu vou ter, vou pôr a cabeça no travesseiro e vou dormir e querer que ele ganha pouco." >> Sim, >> não tem conta, não fecha a conta. Então você tem que ganhar bem num carro. >> Uhum. >> Você você tem
dois caminhos. Preço. Você Vai comprar um carro e vai por risco. Não dá para você comprar um carro com preço. Já já tive negociações de tipo assim, ó. E um carro, a nota fiscal do carro é é 27.000 só de imposto daquele carro. E aí eu t outra loja concorrente comigo ali no mesmo carro. O cliente consignado deixou esse carro para vender na minha loja numa outra loja e eu sei o custo e a loja lá tipo assim, pô, mas o que ele tá te vendendo não paga nem minha nota. Esse dia eu fiz um
negócio com uma loja grande e eu comprei um carro e eu falei: "Cara, e a nota fiscal". Falou: "Você é louco? Não tem." [risadas] Falou que você não existe? Falou: "Não, não tem como". Então assim, eh, a pessoa que vai comprar um carro e ela querer preço, quero pagar barato, ela não vai, ela vai correr o risco, porque é muito, o Brasil é é muito caro. O empresa, você fala, você ter 17 anos CNPJ, é, eh, no Brasil é difícil, cara. Sobrev, eu vendo muito, Eu vendo muito com excelência. Eu só vendo, eu não vendo
o carro para ganhar experiência, eu vendo no carro para ganhar dinheiro. Então se eu fazer uma venda para você, a gente é amigo tudo, eu vou te passar pra minha equipe e pô, é isso aqui, esse trabalho é esse. Então esse esse é uma das coisas que eu faço, outra coisa que eu faço, questão de lavagem de dinheiro. Hoje em dia, o que que você vê de lojas caindo lavagem de dinheiro? Porque a pessoa faz a venda e Não faz da forma correta. Eu posso vender carro para quem eu quiser. Eu acordo de manhã, eu
faço algo ilícito. É vender carro é algo ilícito, não é ilícito. E você vê um monte de loja, dando de lojas sendo preso, lojas fechando porque cai em lavar dinheiro, porque vendeu o carro e e se associou com lavar dinheiro. Por quê? Porque não faz da forma certa. Eu vendi o carro pro Ricardo, o dinheiro tem que vir da sua conta. Não, mas o Gui vai te mandar o Dinheiro que ele tá me devendo. Não interessa. Dinheiro tem que vir da sua conta. Ó, eu moro com uma minha esposa aqui, vai te mandar da conta
dela. Vocês são casada no papel? Somos. manda cedão de casamento. Não, a gente só mora junto, não pode. Então tem todas as formas que eu faço para onde eu não caio numa lavageira, não cometo um crime vendendo o carro. Tem acima de R$ 30.000 tem que comunicar o COAF. Você tem que comunicar o CAOF. É uma lei de 1998. Você tem que comunicar o CAF, ó, vendi o carro aqui pro Ricardo e ele me deu R$ 32.000 em espécie. Porque ele me dando dinheiro espécie, se eu não comunico, eu tô lavando dinheiro para ele. >>
Uhum. >> Porque esse dinheiro sumiu. E E o que que eu vou fazer com dinheiro? Eu vou depositar no banco, o banco vai comunicar. O banco é obrigado a comunicar e o banco vai comunicar. Ó, o TECAR depositou R$ 32.000 em dinheiro e Eu peguei o dinheiro do Ricardo e não comuniquei. Ou seja, eu lavei dinheiro para ele. >> Caraca, a culpa caiu em você. >> A culpa caiu em mim. Então, peguei acima de R$ 30.000, tem comunicar o COAF em espécie. Vendeu o carro para político, tem que comunicar o COAF. Vendeu o carro para
funcionário público, tem que comunicar o COAF. Então, são várias coisas. Então, o que que eu fiz aí? Aí agora juntando o plano perfeito. Eu fui No plano perfeito e eles me mostraram como, >> cara, deixa só, só antes, não quero cortar seu raciocínio, mas sabe por, cara? Você falou: "Ó, eu pego um carro a 100 e vendo a 110. Você acabou de pegar uma nota aí, >> você paga 33% de imposto e às vezes o cara fala assim: "Pô, mas o empresário não paga imposto". Quando você distribui o lucro lá, pô, dividendo, é isento. Mas,
cara, ó o quanto que você já pagou De imposto >> na venda do carro, já levou 33%. margem bruta. E >> e hoje a maior briga do meu ramo é o seguinte, nós a gente a gente presta um serviço. >> Uhum. >> A gente presta um serviço e é cobrado o imposto como se a gente tivesse o carro vendendo produto zero. >> Aham. >> E isso é a maior briga hoje nosso do Ramo. E assim, eu poderia ter a nota fiscal de intermediação de negócio. Eu pagaria intermediação de negócio que é de serviço, eu pago
19.33% do lucro. Mas para eu tirar a nota fiscal de intermção de negócio seria assim, ó. Ricardo quer vender um carro. Tem que ser dessa forma aí. Aí dá OK. Quero vender minha BMW aqui, ó. Quero eh 200.000 eu quero no carro. Tá aí você quer comprar o carro. Ele o carro não pode dormir na minha loja, não pode passar a noite. Eu posso Tirar umas fotos e ele leva o carro embora. Aí eu te vendi o carro por 220. Aí que acontece aí você, eu vendi o carro, você coloca os 200.000 na conta dele
e os 20.000 na minha conta. Eu tiro uma nota intermediação de negócio. Aí a hora que eu falar para você que eu tô ganhando 20.000, você fala: "Não, mas é muito, cara. Tá ganhando 20.000, É, poderia ficar para comigo >> no meu caso não, porque o trabalho que eu faço, eu tô lá para ganhar dinheiro. Eu abro, pessoal, é isso aqui. Ponto. Mas a maioria da do funciona assim. Como é que eu vou falar para você colocar 200.000 na conta dele e 20.000 na minha conta, eu falo assim, não, cara. Aí você fala: "Pô, o
cara tá ganhando 20 pau nas minhas costas. Não tô ganhando 20 pau nas suas costas". Daí já vai 19.33%, 33% que é o imposto. Aí você vai querer garantia do carro, você vai querer garantia eh documentação do carro, qualquer coisinha que acontecer, você Vai me ligar. Você tá entendendo a dificuldade de você eh ter loja de carros no Brasil e o e e o código consumidor trata, por exemplo, um carro igual um microondas. A garantia do carro é outra briga nossa do nosso ramo. A garantia do carro teria que ser diferente. Você vende um carro,
você tem que dar garantia do carro inteiro um carro velho. Então assim, é é muito desleal. Aí você fala assim: "Pô, mas o ramo de carro só tem picareta". Cara, >> ele vai levando para isso. >> Ele vai levando para isso. Você fica sem caminho, cara. Você fala: "Pô, como é que eu vou pagar 33% de imposto? Você você vai vai te levando para isso." E aí é onde entrou o plano perfeito, que é aí que eu vou dar solução pra galera. Eu consegui achar o caminho. Eu consegui achar o caminho. Eu trabalho 100% certo.
Eu pago imposto de tudo. Faço tudo 100% certo mesmo, porque eu sou uma pessoa pública. Se eu fizer um negócio, eu fui Agora paraa Suíça, eu vi relógio lá para comprar com [ __ ] preço. >> Só que se eu comprar um relógio lá e eu não declarar aqui, acabou. Eu, tipo, vou arrumar confusão. E para eu comprar lá e declarar aqui, não vale a pena. É melhor comprar no cartão de crédito parcelado. >> Aham. >> Boa. E acontece, que que eu fiz? o plano perfeito. Fui lá no plano perfeito, meu caras me bateram lá
muito, muito. Mas eu eu entrei para falar de um assunto que eu não dominava, que era como eu consegui passar esse meu conhecimento pra galera em escala, que era o plano perfeito. E eles e aí acabou lá o Thiago Negro, o Érico Rocha, tipo assim, o Erico Rocha me pegou pela mão e a gente fez, cara, já comecei a fazer, já estou fazendo já. Eh, que que eu faço hoje? Eu ensino as lojas de carros que querem prosperar, quer vender, vender para Ganhar dinheiro, pagar imposto. Então, o que preciso vender, pagar imposto, ter tempo com
a família, ter tempo de num podcast, minha empresa tá rodando. Então, eu ensino como ser feito, porque os logistas, pessoal de loja de carros, como é que funciona? Já foi assim, você fica bitolado dentro da loja de carro e você fica lá compra, vende, aí o telefone toca, você manda, você fica lá dentro daquele furacão pagando incêndio o tempo todo e você não enxerga nada da Sua vota. Você não tem vida, você não consegue ter tempo com a sua família, você não consegue ter ver sua o dia dos pais da sua filha na escola e
você tudo que você vai fazer, se você não fizer o dono da loja, não dá certo. Você der para outro fazer, não vai. É esse o pensamento. E eu consegui eh eh eu já consegui alguns anos já a ter tempo com a minha família. Eu viajo seis vezes no ano, viagem internacional com a minha família. >> Car, >> eu consigo estar aqui hoje. A minha loja faturou o ano passado, nós faturamos lá foi R 100 milhões deais o ano passado. Esse mês já tá em 115, 120. Então assim, a gente tem um faturamento alto, >>
eu tenho tempo com a minha família e aí o plano perfeito fez o quê? eu consegui passar esse ensinamento, eu faço o acompanhamento de um ano com uma loja de então, alguém tem uma loja de carro ou tem uma loja de carros, eu vendo, mas eu Não tenho vida, eu não consigo ganhar dinheiro, eu faço um acompanhamento de um ano, eu e minha equipe, né, a gente faz um acompanhamento de um ano com essa loja para mostrar o caminho, como é que é feito. Então assim, no primeiro momento você pensa no dinheiro, pô, vou ganhar
bem com isso aí. No segundo momento você começa a ver que você começa a mudar >> a vida >> vida de pessoas, cara. Aí o negócio é Louco. >> Você começa a falar assim: "Pô, o cara tava separando da mulher porque não tava faltando dinheiro em casa. O filho estudando num colégio público e o cara trabalhando igual louco. Aí o cara reata com a esposa, a filha vai para uma escola particular, leva a filha para Disney. Eu e assim comecei a ensinar a galera, eu comecei a ver que o pessoal o óbvio tem que ser
dito, cara, mas você tá Fazendo isso aqui tudo errado, cara. Quantos carros você vendeu esse mês? Eu vendi 20 carros a a quanto, cara? O que você vendeu, você não consegue. Ah, mas se eu se eu baixar o preço, ninguém compra, porque você tá fazendo trabalho errado. Então, o plano perfeito trouxe isso aí. eu conseguir pegar o meu meu conhecimento e passar para outras pessoas e fazer com que pessoas prosperem. >> E aí com isso aí, a um longo a longo Prazo, eu penso em, cara, mudar o ramo, >> mudar o ramo de casa, assim,
começar eh eh a a galera tem a mesma ideologia que eu tenho, que dá para fazer o certo. Quando você começa a fazer o certo, o negócio >> alavanca, >> alavanca. Só quando você tá fazendo o errado porque você não sabe fazer o certo. Você acha que é impossível fazer o certo. Muita gente tá me assistindo aí, principalmente quem for do do ramo De caus falar assim: "Meu, o Tecar tá mentindo, é impossível emitir nota fiscal de tudo. Muita gente, muita, porque não entra na cabeça deles no não como não entrava na minha lá atrás,
fala: "Cara, não é impossível". Não, não é. A existe a fórmula do bolo, a receita que dá para fazer. E isso aí, pô, é são 17 anos, fazem 29 anos que eu tô numa loja de casa. Então, já vi de tudo, já vi de tudo do ramo. Já vi gente picareta, já vi gente honesta, já vi Gente honesta que não consegue prosperar, já vi gente picareta que ganhou dinheiro, depois perdeu. Então já vi de tudo. E aí o que eu fui fazendo? Eu fui tirando o que é de melhor, pô, isso aqui me interessa, é
bom, isso aqui é ruim. Eu fui fazendo uma peneira para poder me tornar o tecar >> animal, >> entendeu? Então e o plano perfeito, o eles me fizeram enxergar como passar isso aí para uma maior escala e eu já Comecei a fazer e já tá tipo assim, animal, cara, animal, animal. Só tenho que agradecer o Thiago Nigro, assim, foi um cara que eu eu cheguei no estágio na minha vida muito alto e depois eu descobri que tinha um infinito pela frente e ele destravou isso aí, cara. Thiago Nigo foi um cara assim fenômeno na minha
vida. Mas >> esse cara é bom, hein? >> Bom, esse cara é bom. >> Esse cara não sei se [risadas] cara bom, Cara. Ele é diferente. Ele é diferente. É diferente. >> A parte que eu gostei demais é ter essa visão de >> inclusive transformar o mercado. Cara, >> é um trabalho que não é simples, não é do dia para noite, né? Propo, mas tem que ter o começo. Tem que começar. >> Exato. Você tem que começar e e isso vai escalar mais adiante, né? Você transforma um, transforma outro. Eu eu já acho que eu
já comecei assim Alguns anos que, pô, vendedor de carro, quem é vendedor de carro é picareta. Eu já, pô, o Tcar não, Tcar é gente boa, cara. Então assim, pô, o cara tá quantos? Porque entrei na internet, pô, esse cara é picareta, pô. Não, o cara é gente boa. Então eu já comecei a mudar isso aí, pô. Tem cara gente boa no ramo, tem muita gente boa. >> É igual qualquer outro ramo. Então quando você fala, pô, agora chegou o momento de eu querer, de eu mudar o Pessoal trabalhar, cara, não vou te vender esse
carro aqui por esse preço que você tava pagando lá, porque eu não consigo. Você quer garantia do carro? Você quer um carro bom, você vai lá. Aqui não é preço. Aqui você vai comprar um trabalho com excelência. Eu vou te dar a garantia do carro. Eu vou te dar um respaldo. Eu eu tô com uma porta na minha loja lá na minha garagem. 500 pau parada que entrou um bloqueio judicial 500.000. Que que eu fiz? Paguei meu Cliente e tô resolvendo. Sou terceiro de boa fé. Acontece. Então, tipo assim, aí você vai numa loja que
ganhou lá pouco, não ganha nada, só tá correndo na esteira, pagando conta. Daí vai falar ass falar para você, cara, nós estamos no problema junto, vamos entrar com ação e nós estamos no problema junto. >> Uhum. >> Essa aqui é a parada, >> cara. Sensacional, cara. Animal. Então, Ó, só para fechar aqui os três carros que eu tenho que ir lá na tua loja e ver. [risadas] C300, C300, >> 320, >> 320 >> e uma Audi A5. Vai >> um A5. Mas tem a cinco dos novos já, do modelo novo lá. >> Tem, tem, tem.
A gente arruma [risadas] >> porrada. >> Recomendada aí, ó. >> Porrada, cara. Queria agradecer >> no perfil que você quer, né? Que é um carro sedan. >> Mas é só para básico. Vamos lá. Eu vou dar uma dica básica pra galera lá. Certo. Ó, vai comprar um carro SUV. Eh, alto padrão. Vai lá, eh, KN, X6 e Mercedes GM63. >> GLE, desculpa. GLE. Aí você vai baixar um pouquinho o padrão. Você vai para X4, você vai pra EVOC, >> tá? >> Aí a Q5 eu já não aconselho >> não. >> Não, já é um carro
ruim de vender. A Q5 não vai. Então, a Q5 não é legal. Eh, e a Mercedes vai para uma GLC Mercedes. >> Aí você vai cair um pouquinho mais o padrão. Você vai para uma X1, a Q3 pode comprar e Audi Audi >> Mercedes GL. Mercedes. >> Boa. Porrada, hein, cara. >> Isso. >> Animal, hein? Animal. Deu a letra, deu caminho aqui. Pronto, tem isso aí. >> Então, ô Tar, só vou querer subindo aqui, hein? Na na régua aqui, velho. >> Isso. >> Show, cara. Queria agradecer. Foi um papo top. Tem alguma coisa que você,
ah, se a galera quiser te acompanhar e se alguém não souber ainda, né? >> Ó, vai lá. Seguinte, ó, gente. Se você Quiser me ver mais ou menos, você vai no @tecar, mais ou menos. Você vai ver lá, eu vou est lá, @tecar. Se você quiser ver minha vida pessoal, @tiagotar, Thago H. Agora, se você quiser me acompanhar muito, aí você vai no YouTube Tcar importes lá. É pedrada, tá de pedrada. >> Legal, cara. Show. Obrigado de novo. Prazer. E se tiver algum logista aí que quiser esse acompanhamento que eu faço anual aí, vai lá
no Tecar, tem o link na Bio lá, chama lá que a gente vai explicar como funciona. E é um negócio muito legal, cara. Muito legal. >> Show. Animal, cara. Queria parabenizar você aqui. Foi um papo legal para caramba. Acho que tirou várias dúvidas, inclusive falando de, pô, muito de empresa, muito de eh eh de imposto. Acho que é legal para caramba também ter essa percepção >> real, né? Porque a gente sempre traz economista aqui. O economista ele traz o Número. >> Mas, pô, a tenho certeza que a galera ah, esse número aí, duvido que é
verdade, pô. Você trouxe até a nota, tipo, pô, isso ajuda muito a tangibilizar o que os caras. >> Lembrando que eu não ganho R$ 10.000 num carro, não, tá? Isso aqui só foi só um um exemplo que eu trouxe. Se eu ganhasse R$ 10.000 no carro, eu ganho muito mais. >> Você ganha muito mais no carro. >> Então, já sei que eu vou pedir desconto Lá, né? [risadas] >> Tô enchendo o saco, cara. De novo, foi animal. Obrigadão >> para aceitar o nosso convite aqui. Fica ah, obviamente o convite aqui para você quiser voltar outras
vezes, né? Pô, aconteceu um negócio legal aqui, quero falar, eu quero falar mais de empresa, quero falar mais de negócio, negócio mesmo pra loja. Pô, fica à vontade, manda uma mensagem pra gente aí, a gente encaixa na agenda porque o papo eu tenho Certeza que vai ser muito bom. Então, obrigado para você de novo. >> Eu que agradeço aí, >> Ricardão. >> Último episódio do ano, fechando com Chavour. Tô com moral aqui, hein? >> Tá com moral. Ganhou tênis, pô. Não sei o qu não. Fechou. Tamos junto. Obrigadão. Obrigadão pela sua audiência todo esse tempo
aí, todo esse ano, >> esse ano, o ano anterior e obviamente nos espera em 2026 porque as coisas vão Ficar ainda melhores, tá certo? Muito obrigado. Até a próxima. Ciao. Ciao.