[Música] Little Nightmares três para os íntimos, pesadelinhos minúsculos. Terceira parte. Veron Nightmares é com certeza uma das maiores franquias de terror que a gente já teve nos últimos tempos, muito popular principalmente aqui no YouTube e que o público tava bastante bastante ansioso pro lançamento de Little Nightmares 3, que a gente já tava aqui há vários anos esperando. Muitas pessoas Animadas e muitas também um pouco apreensivas, principalmente agora que o jogo lançou e a maioria das revisões são mistas, né? Temos bastante gente que gostou do jogo, tem muita gente que achou o jogo ruim, decepcionante, caro.
E hoje a gente tá aqui para poder falar principalmente da história do jogo, todas as teorias, aquele famoso vídeo, né, para destrinchar a história pedaço por pedaço, principalmente para você que pode não ter entendido tudo que você viu Em Little Nightmares 3. Segura minha mão e vamos nessa, vai. Vou explicar pedaço por pedaço desse troço hoje. E é claro que depois eu vou tirar um tempinho, sim, para poder falar o que eu achei do jogo, se realmente o jogo tá bom mesmo ou se realmente tá meio bosta como as pessoas estão falando. Mas enfim, acho
que eu não me apresentei ainda, né? Oi, tudo bom? Como é que vocês estão hoje? Vocês estão bem? Eu sou o Link e eu tenho um canal de teorias, de mistérios, De jogos e das coisas que eu gosto de falar de vez em quando. E antes da gente começar, não esquece de se inscrever aí no canal para me ajudar a continuar fazendo vídeos nesse estilo e de pegar alguma coisa para comer. Como esse aqui é um vídeo grande, seria legal você ter alguma coisinha para poder ficar mordiscando enquanto isso, né? Enfim, sejam muito mais que
bem-vindos à história de Little Nightmares 3. Senta aí e vem comigo. Go! [Música] O terceiro Little Nightmers é provavelmente o primeiro jogo totalmente separado de todo o resto da franquia. Para vocês que não sabem muito, Little Nightmares já teve três jogos, sendo um deles de celular, né? Very Little Nightmes, o primeiro e o segundo Little Nightmares oficiais e dois quadrinhos que também foram lançados há um tempo, um deles para celular e o outro deles que foi mais lançado em mídia física Mesmo. E essas mídias todas aí eram meio que centradas nos mesmos personagens. Very Little
Nightmers como primeiro jogo, abordava um pouco ali o personagem da Six, que era protagonista de Leon Nightm 1, e aparecia como um dos principais do dois também. Aqui no terceiro jogo a gente já tem uma base de sinopse diferente. Para vocês entenderem Litton Lightmares 3, a única coisa que vocês precisam de toda a franquia é uma série de áudio conhecida como Sounds of Nightmares. Eu já fiz um vídeo de uma hora falando sobre toda a história da franquia do Nightmares e lá eu falo sobre essa série. Mas um breve resumo para você que não viu
aquele vídeo. Sounds of Nightmares foi lançado como uma série de áudio bem parecida com um podcast, só para você poder ouvir, sabe? Essa história aqui, ela dá uma base muito forte pr você entender o que é o universo de Lon Nightmes, já que é a série sobre um doutor conhecido como Oto. Esse cara, desde que ele era criança, vivencia algumas coisas meio estranhas. Ele tinha uma irmã que ambos viveram uma infância meio traumática e essa irmã dele, quando eles eram crianças, ela desaparecia às vezes quando tinha pesadelos. Até que um dia ela desapareceu completamente e
esse moleque cresceu, se tornou um doutor e ele fazia várias pesquisas que ele ia gravando com crianças que passavam por essa mesma condição. Ele chegou para uma Conclusão que crianças que passavam por traumas muito grandes, tristeza, angústia, raiva, quando essas crianças iam dormir, é quase como se elas fossem levadas para um outro plano ou uma outra dimensão. Essa dimensão ele chamou de lugar nenhum. Lá você tinha criaturas, você tinha um mundo que não fazia muito sentido, as regras do tempo e as regras gerais do nosso universo não funcionavam lá direito. E esse doutor em algum
momento desapareceu do seu sanatório. Essa história é crucial para vocês entenderem o que tá se passando em Little Nightmares 3, porque bom, aqui nós já temos pela sinopse do jogo que estamos falando de uma história onde duas crianças que eram amigos de infância, Low e a Lony, estão tentando fugir de lugar nenhum. E é isso. Esse é todo o contexto que a gente precisa saber, porque aí sim falar do jogo. E é assim que tudo começa. [Música] [Música] Eu vou falar para vocês que o design desses dois personagens novos é bem maneiro. Tipo, o Low
tem um design muito maneiro, mas eu gosto muito do design da Lone. A roupinha meu de aviadora dela, achei maior fofo. Assim como nos primeiros jogos, nós começamos como se algo estivesse chamando o protagonista. Em Little Nightmares 1, Six tinha uma visão de uma guixa bizarra chamando ela e depois ela acordava. Em Little Nightmares 2, o Mono tinha uma visão de um corredor com uma porta. Aqui a gente vê um espelho. Conhecemos então Low e Alony. Diferente de todos os protagonistas que a gente teve até agora em Little Nightmares, eles realmente são amigos há muito
tempo. Temos muitas ceninhas ao longo do jogo para poderem demonstrar essa amizade. Quando Low ou Alone caem, se machucam, qualquer coisa tira muito impacto do outro, o que é bastante fofo, né? Diferente de uma Outra amizade aí que deu errado. [Música] Low pretende fugir de lugar nenhum junto com sua amiga e de vez em quando ele puxa um mapa mostrando pra gente mais ou menos para onde devamos ir. E o jogo já começa direto nesse lugar. Entramos por um grande muro nessa cidade conhecida como Necrópolis, uma cidade que fica no meio do deserto. Como primeira
área do jogo, devo admitir para Vocês que ela é bastante grande e bastante bonita. Temos muitas coisas que chamam atenção aqui, principalmente pelos seus detalhes, assim como todo o Little Nightmares, como nós não temos diálogos, todo o ambiente aqui é muito curioso. Durante todo o Little Nightmares 3, uma coisa que acontece muito é nós vermos muitas figuras enforcadas. Quando a gente entra na cidade, temos corvos enforcados, temos algumas imagens de pessoas enforcadas e Conforme vamos passando pelo jogo, vemos bonecos, vemos outras pessoas, brinquedos, entre várias outras coisas. É como se fosse um simbolismo que o
jogo quer deixar ali por alguma razão, mas a gente não sabe porquê. Até porque não faz nem tanto sentido assim corvos enforcados, né? Ou talvez faça. Conforme vamos vagando pela cidade, uma coisa que chama muita atenção são as pessoas petrificadas que temos em volta. As diversas estátuas de pedra são Interessantes, principalmente pela vestimenta delas. Quando você para para poder perceber, vê que a maioria delas utiliza roupas quase como se fossem de sacerdotes ou de monges que vivem longe da sociedade. Aquelas roupas mais de pano ornamentadas. Uma coisa bizarra das pessoas petrificadas é que parece que
elas estão assim só pelo lado de fora, porque muitas das estátuas a gente vê abertas com corvos em volta e dá para ver que os Órgãos internos das pessoas estão todos normais, o que talvez dê até a impressão que elas estejam vivas. Não demora muito pra gente entender porque todo mundo tá petrificado em necrópolis. É por causa disso. Esse daí é o Baby Doll. E sim, o design dele é bem legal, mas eu não consegui evitar de rir quando eu vi ele pela primeira vez, porque, mano, para vocês também parece que ele tem aquele design
do bebezão do Toy Story 3. Sei lá por, Mano. Mas eu bati o olho nele e é isso que eu enxerguei. Talvez seja meio idiota da minha parte, talvez. Baby Doll é uma ideia descartada lá do Little Nightmares 2 que aparece nos livros de artes de conceitos como uma das figuras gigantes que poderiam aparecer lá no segundo jogo. Estranhamente, ele aparece bem aqui em um lugar meio deslocado. Ele é o primeiro inimigo grande a aparecer e é o único, inclusive que a gente tem nesse ambiente meio de deserto, onde na Maioria das vezes a gente
só fica resolvendo puzzles. Passamos por uma áreas esquisitas aqui e ali, onde nós encontramos umas pessoas enforcadas, encontramos outras petrificadas, mas nós não temos nenhum sinal dessa civilização aqui. O que enquanto eu estava jogando me fez perguntar bastante que diabo que esse bebê gigante está fazendo andando pela cidade. Facilmente, de todos os inimigos de Little Nightmares que tinham aparecido até aqui, esse é o mais Deslocado. Quando você tá jogando Little Nightmares 1 e você encontra os chefes de cozinha, por exemplo, eles estão na cozinha, né, trabalhando. Ou então quando você tá jogando Little Nightmares 2
e você encontra um doutor dentro do hospital, tudo isso faz um pouco de sentido, mas um brinquedo gigante com a figura de um bebezão no meio de uma cidade parece muito estranho. Muitas pessoas associaram a ideia dizendo que ele era como se fosse uma figura divina Que o pessoal dessa cidade deveria adorar, né, por causa das roupas deles de sacerdotes. Mas então, o bebezão poderia ter matado todo mundo. Eu acho essa ideia meio balela e acho que a explicação mais fácil que a gente poderia ter para ele é o seguinte: se você não assistiu meu
primeiro vídeo lá de uma hora que eu falo de Little Nightmares 1 e 2, nesse vídeo eu falo sobre os quadrinhos iniciais que a gente teve de Little Nightmares. Esses Quadrinhos eles falam sobre entidades mais poderosas que a gente tem aqui no mundo de Luron Nightmes. Nessas terras aqui, em lugar nenhum, jovens, em geral, em cada jogo, a gente vai tendo algumas entidades grandiosas que elas funcionam quase como se fossem tipo uns semideuses desse mundo, sabe? A gente tem aqueles perseguidores que ficam vindo atrás da gente durante o jogo todo, tipo cozinheiros, chefes, médico, professora,
esse tipo de coisa. Mas, por exemplo, em Little Nightmares 1, nós temos uma Geishaxa, que é a pessoa que comanda todo o ambiente ali do navio onde se passa o primeiro game. E lá no Little Nightmares 2 a gente tem uma entidade de transmissão, sabe? Que é quase como se fosse o bicho que controla todas as televisões, todos os rádios do mundo, que são criaturas mais fortes. Essas entidades mais fortes, elas estão em guerra umas com as outras. Pelo menos é isso que é dito no quadrinho. Então eu Acredito que faça bastante sentido que esse
bebezão aqui ele serve a alguma entidade enquanto a cidade serve a outra. Sendo assim, esse lugar aqui foi só um lugar onde rolou uma treta. Justamente por isso, parece que o bebezão apareceu e saiu matando todo mundo. Se vocês forem observar direitinho, a maioria das pessoas da cidade parecem estar surpresas com ataque, dando a entender que o bebezão passou e saiu petrificando todo mundo de Surpresa. E se a gente for jogar o jogo, dá para você ver que ele não é muito rápido para conseguir fazer isso, né? [Música] Low e Alone não passam muito tempo
assim dentro dessa cidade de areia. Inclusive o Baby Doll aqui, ele é bastante distraído, não é muito difícil de você passar reto por ele e vemos ele algumas poucas vezes. Na real fica de noite, muito rápido enquanto estamos vagando por aqui e logo acabamos enfrentando ele Uma vezinha só. Percebam no detalhe em que os corvos ajudam Low e a Lone nessa luta por alguma razão. De qualquer jeito, o bebê acaba pegando a gente um pouco depois e lançando a gente pra parte mais baixa de necrópolis, fazendo com que essa parte inicial do jogo realmente pareça
meio confusa, porque a gente só fica aqui por mais ou menos o quê? 30 minutos. Então seguimos adiante. [Música] [Música] Se você tá se perguntando, Link, o moleque acabou de atravessar o espelho. Sim, e a gente tem tipo três detalhes importantes que rolam depois dessa cena aqui. Então vamos um por um. O primeiro é essa cena. Não é a primeira vez que Lon Nightm faz uma cena nesse estilo. Lá no segundo jogo tinha toda aquela cena do mono que depois se revelava ser uma cena do passado, meio do futuro. Aqui é meio que A mesma
coisa. Isso daqui é um flashback. Percebam que quando o Low acorda nesse cenário que parece meio que um hospício, ele ainda tá com as suas roupas bem mais limpas e não tá usando sua máscara de corvo que ele usa depois. Então isso daqui é uma lembrança. Fica marcado aí então L em algum momento estava preso numa espécie de hospício ou manicômio antes dele fugir e começar a vagar por lugar nenhum. Parece que ele estava preso por algum tipo de criatura Grande também da qual ele tinha medo de mostrar os seus desenhos. Seja lá por quê.
O segundo e o terceiro detalhe são o seguinte. O segundo detalhe é quando eles atravessam o espelho. Low parece conseguir atravessar numa boa, mas a Lony parece que ela cai e fica um pouco machucada no espelho de alguma forma. Mas tá, seguimos adiante até irmos até a fábrica de doces. Aqui sim, eu senti pela primeira vez que eu tava jogando Little Nightmares. Essa É uma área que tem várias conexões e referências aos outros jogos da franquia. Na fábrica de doces é onde a gente encontra um pôster, por exemplo, do The Mall, que é o navio
onde se passa Little Nightmares 1. Encontramos esse pôster em alguns outros lugares, em outros jogos. Parece que o navio do primeiro jogo é bastante famoso aqui no mundo de Little Nightmares, né? É na fábrica de doces, onde a gente consegue também algum contexto do que tá rolando Aqui, dessa área de lugar nenhum que a gente não tinha visto em nenhum dos outros jogos. A fábrica de doces, ela tem um conceito parecido com o navio do demol. Aqui são produzidos pirulitos, balas, doces, porém eles são feitos com o que tiver na frente. Se você der uma
olhada de pertinho em todos os doces que são produzidos, você sempre vai perceber que eles ficam vazando líquido. Eles sempre tem alguns pedaços de outras coisas, tipo braço, perna, pedaços de Pessoas. E aparentemente não é uma opção você fazer comida normal em Little Nightmares. Você precisa fazer botando pedaço de gente, senão não vende. Uma das referências mais interessantes a Little Nightmares 2 são os cenários aqui. Eu adoro quando o Lon Nightm faz esses takes para poder mostrar o quão grande é esse mundo e o quão pequeno é o nosso personagem. Nossa, [ __ ] demais.
Nesses cenários da fábrica, voltamos a ver pela Primeira vez em três jogos aquelas pessoas mais gordinhas, né, bem parecidos com os clientes lá do Little Nightmares 1. Aqui nós temos alguns deles que são levados por esteiras para poder trabalhar, enquanto outros nós vemos tendo um descanso no horário de almoço assistindo televisão. A gente sabe por conta do Little Nightmares 2, né, que a transmissão fica sempre absorvendo as pessoas como se fosse um vício na TV. Lá no Lon Nightmes 2 a Gente tem umas pessoas que até perderam o rosto por causa disso. Aqui no três
aparecem algumas pessoas ali conectadas na TV e essa não é a única vez. Em vários outros momentos do jogo temos televisões ligadas com aquela exata imagem lá da entidade do segundo jogo da franquia. Então, legal, tá tudo bem conectado, pelo menos por enquanto. Não conseguimos vagar por muito tempo na fábrica de doces antes da gente encontrar alguns pequenos empecílios, Tipo esse troço aqui. O bicho feio da miséria. Olha o dente dessa coisa. Birros do céu. O nome dessa aqui é inspetora. É a funcionária chefe do local da fábrica. Ela vigia todo mundo com câmeras para
saber se todos os funcionários estão trabalhando. Apesar de que a maioria deles estão descansando e a maldita não faz nada. E é óbvio, né, que ela vê duas crianças vagando por ali de forma pacífica e ela já bota o olho e pensa: "Vou matar, não tem essa". Um Detalhe muito interessante sobre essa perseguidora aqui é que ela realmente é um daqueles inimigos que não parecem ser feitos de carne, como outros grandes na franquia. Tipo, se você for voltar no L N Lightm 2, por exemplo, o doutor, né, apesar dele ser bem bizarro e todo deformado,
ele ainda era meio que uma pessoa feita de carne e osso. Se vocês voltarem pro Little Nightmares um, a gente tem os chefes, a gente tem o zelador, eles também eram ali feitos de Pele e osso. No caso da inspetora aqui, ela parece mais como se fosse um bonecão feito de madeira. O jeito que ela se mexe. Dá muito a entender isso. E principalmente esse detalhe aqui. Link. Ela sim, ela se livrou das próprias pernas. Quando a gente chega em um dos pedaços da fábrica de doces, dá para poder ver vários acoplamentos das pernas dela
que se mexem por meio de rodinhas. Ou seja, ela nunca teve pernas. Ela é meio que uma aranha feita De madeira mesmo. E é isso. Ficamos fugindo dela por algum tempo, mas a fábrica de doces também não é um pedaço muito grande do jogo. Salvam-se os momentos, inclusive onde a gente tem umas perseguições bem interessantes que ela se mostra bastante esperta. [Aplausos] Enfim, depois de mais ou menos uma meia hora, uns 40 minutos vagando pela fábrica de doces, você vai conseguir dar um jeito aí na inspetora de um jeito Curioso, né? Toma, desgrossada. bem na
cabeça. Seguindo em frente, encontramos outro espelho e acontece de novo. Flow consegue passar mais uma vez tranquilamente pelo espelho, mas a Lone dessa vez ela demora mais tempo, ela fica desacordada e quando ela realmente volta assim o Low dá um abraço nela. Maió bonitinho, cara. Meu Deus do céu. Os caras eles deram presente pra gente por conta da amizade traidora lá do Little Nightmares 2. Agora a gente tem dois personagens que são amigos de verdade. Olha que fofinhos. E assim que nós saímos do quarto, chegamos a Carnivale, a minha área favorita desse jogo aqui, porque
não quero dizer nada, mas é um parque de diversões. Ah, que massa. Um parque de diversões, cara. Carne veio é praticamente como se fosse um circo na chuva. E diferente das duas primeiras áreas de Little Nightmares 3, que pessoalmente falando, eu acho que Elas são muito parecidas com o dois e com um, sabe? Tipo, a fábrica de doces parece bastante com a escola, ou então a cidade do deserto parece um pouco com a cidade pálida, só que bem mais sem graça, carne veio parece uma área muito mais original. Logo quando a gente chega aqui, a
gente pode encontrar um monte dos gomos. Lembram daqueles bichinhos de Little Nightm e dois que eles estão por aí em quase todo lugar. Você pode abraçar, pode pegar. [Música] Sempre que eu vejo esses bichos, eu acho legal de lembrar para vocês que nós sabemos lá por causa do Little Nightmare Zum que todos os nomos que existem aqui são crianças que foram transformadas pela entidade do Demal. Ou seja, isso aqui é tudo criança que foi capturada e tá fugindo tentando sobreviver. Tenso, né? Mas pelo menos é bonitinho que você pode dar um abraço nelas se você
conseguir e tal. é bem fofo. Enfim, no Ambiente do circo, nós também encontramos aquelas pessoas mais gordonas lá do Lon Nightmares 1. E é legal que aqui eles realmente recebem um destaque. Lá nos quadrinhos a gente já tinha visto eles agindo como pessoas normais, eu acho que mais ou menos normais desse mundo, mas nunca tínhamos visto eles em sociedade. Claro que eles aparecem lá no primeiro jogo comendo, mas não dá para você dizer muito que isso aqui é inciedade. Agora a gente vê Eles realmente se divertindo no circo. Vemos eles enfilerados para poder entrar em
alguma atração ou então se divertido no parque. Mesmo assim, as coisas ainda são meio distorcidas. Você pode tanto encontrar eles ali de boa, né? Tipo, brincando no carrossel, rodandinho, como se eles fossem aqueles frango assado no palito, sabe? Que você vê naquelas máquinas de padaria. Ao mesmo tempo que você pode encontrar isso, sempre bom você fazer uma pinhata com Uma pessoa viva, com você sendo literalmente outra pessoa viva. Diferente do L do Nightmes 1 e dois, aqui, ao invés deles serem chamados só de pessoas ou residentes da cidade, eles receberam um nome oficial, que seria
algo como Dog Giants, tipo Gigantes Dog, e o apelido de The HTS, traduzindo para português, o nome deles seria algo como rebanho, que representa muito bem como eles foram tratados durante todos os jogos, né? Lá em Little Nightmares 1, Eles eram literalmente tratados como gado. Eles comiam a comida e depois eram absorvidos. Em Little Nightmares 2, eles eram absorvidos pela transmissão também e não significavam nada. Aqui, apesar de não ter ninguém sugando a vida deles, eles também parecem ser inimigos deles mesmos, né? Nessa fase, nós também temos um inimigo muito conveniente, conhecido como The Puppets,
que são meio que uma cópia daqueles bonequinhos do segundo jogo. Lembra daqueles alunos estranhos Lá que eles pareciam feitos de madeira, porcelana, e ficavam vagando por aí? Aqui nós temos um bonequinho parecido. No caso, esses aqui são funcionários de circo. Eles têm exatamente a mesma ideia de mecânica, só que mais estranho ainda, porque a cabeça desses aqui sai e eles continuam se mexendo depois que a cabeça sai. Como se eles tivessem vivos para algum tipo de magia, invocação, sei lá. Conseguimos ver eles por aqui dormindo ou trabalhando em barracas, alimentando E ajudando os gordões ali
a se divertir. Eu gosto do detalhe que aqui, apesar de alguns gordões ainda atacarem a gente, a maioria nos ignora, como se eles tivessem mais focados na própria vida mesmo, que é algo que, como eu falei, a gente já tinha visto no quadrinho, mas nunca tinha sido mostrado nos jogos. Se você for passando pelas filas de gordões, por exemplo, eles nem se viram para poder olhar pra gente, só jogam as crianças pro lado e ignoram totalmente. [Música] Enfim, chegamos num trenzinho para entrar mais para dentro do local. Eu acho essa cena fofa por alguma razão.
Chegamos na parte mais adentrada de Carnivil e aqui conhecemos um outro inimigo muito interessante, Kin, o ventriloquista. [Música] >> Nossa, vai se ferrar o boneco dele. Corre! Que Deus me ajude. >> A tradução do nome King seria algo como Parente. E esse boneco que ele carrega junto com ele chamado de Mini King, seria como um mini parente. Esse personagem aqui é bastante interessante e já faz pra gente a primeira conexão que eu tinha falado lá. Lembram-se de Sunds of Nightmares? Sim, esse daqui é um monstro que é citado em SS of Nightmers. Lá ele era
conhecido como homem do terno roxo. Aqui o nome dele foi trocado para parente e mini parente por alguma razão, mas mesmo assim ele é O primeiro perseguidor oficial que foi trazido de uma outra série diretamente pro jogo. E fica-se o destaque que ele é um dos meus favoritos aqui desse jogo. O ventríloco. Ele é bem mais bruto e violento do que os outros perseguidores do jogo. Primeiro de tudo, ele consegue capturar a gente. Massa. O detalhe é que ele captura criaturas vivas, mas ele não mata. Enquanto a gente tá vagando pela casa do ventríloco, vemos
que ele capturou Alguns gomos, que são aquele bichinho, né, que fica andando por aí, nunca fazem mal a ninguém e são super fofos. Tem como ele capturar um nomo enquanto tá perseguindo a gente? Se ele fizer isso, irmão, olha que maluco desalmado. Ele quebra o pescoço do nomo e deixa numa tigelinha de comida, tipo para poder dar comida pro cachorro, que no caso seria aquele boneco de ventríloco dele, que ataca e morde tudo que ele vê. Ele também tem o costume de capturar Crianças vivas. E aqui é um dos únicos momentos de um jogo de
Lon Nightmares que nós vemos uma outra criança de fato viva, capturada ali em uma jaula. Quando vamos saindo para fora, por sinal, ele pega essa criança e retira da jaula. Enquanto nós estamos tentando fugir, disfarçando, dá para poder ver que ele tá tentando ensinar malabares para essa criança. Calmamente. Tipo, a criança erra o malabares, ele pega e ensina de novo. Mas é meio bizarro que não parece Que ele tá ensinando uma criança como um ser humano. Parece que ele tá realmente treinando um animal de circo, sabe? para tentar fazer uma atração com ele, algo parecido.
É bem grotesco. Eu acho que o detalhe bizarro que mais me chama a atenção do ventríloco é o fato de que ele coleciona arcadas dentárias por algum motivo. Quando você tá vagando pela casa dele, você encontra um buraco cheio de arcadas dentárias. E enquanto a gente tá andando por aí, dá para poder Ver também que tem um corpo de um daqueles gordões mortos e justamente, né, tipo, tem a arcada dentária faltando. Então, seja lá por, parece que quando uma pessoa morre ali no meio daquele lugar, ele pega e pega os dentes da pessoa, sei lá,
por quê. Bem bizarro, né? Não demora muito tempo pra gente atravessar a casa dele, mas os momentos em que a gente tá atravessando por aqui, pelo menos para mim, são alguns dos mais tensos de todo o jogo, principalmente Por alguns detalhes. Tipo, [Aplausos] eu não sei se vocês viram errado, mas o maluco tinha uma arma, já não bastava o caçador no dois, agora tem outro. A gente taca fogo no bonecão de ventríoco dele de uma forma bem sacana e conseguimos fugir com um balão. Fugimos da área de Carnivale, mas não sem antes eu destacar para
vocês outro detalhe curioso, que é que o Low e a Lone conseguem encontrar um outro espelho, Mas esse aqui tá quebrado e por alguma razão o Low não consegue passar por ele, que deixa ele bastante pistola por sinal. Muitas pessoas falaram um pouco sobre como isso era um sinal de que Low na verdade não tinha poderes. Os espelhos na verdade funcionavam talvez em Little Nightm quase como se fossem portais mágicos mesmo. Tipo qualquer pessoa poderia entrar e qualquer pessoa poderia passar pelos portais. Coisa que eu acho bem difícil na verdade porque se Vocês forem se
lembrar lá do Little Nightmares 2, isso também acontecia com o mono que claramente tinha poderes conectados às televisões, mas ele não conseguia passar por uma televisão que tivesse quebrada ou desligada, né? Ele só conseguia se conectar ali com a transmissão se a televisão tivesse em perfeito estado. Então, mesmo assim o low ter poderes ou não fica muito especificado. Se tem uma coisa que é bem diferente do primeiro e do segundo jogos De Leon Lightmares aqui, é que o Low ele parece ser realmente um protagonista bem menos importante do que os outros dois. Em vários momentos
parece que ele é só um moleque que consegue atravessar espelhos. A gente não realmente tem uma entidade grande aqui que controla espelhos, o que é uma coisa que eu tava esperando bastante, mas como não aconteceu, ok, vida que segue. Talvez a gente possa dizer que isso daí é só um poder dele que não foi explorado ainda e Venha ser explorado mais pra frente. Talvez lembre-se que Luron Nightm 3 vai ter duas DLCs que vão ser lançadas depois e elas devem expandir um pouco mais a história. Mesmo pessoal da Bandai falando que eles não vão usar
as DLCs para explicar a história principal, eu não confio na Bandai e eu acho que você também não, né? Concordamos com isso, então. [Música] Nossa, mas é muita sacanagem, né? Tinha 300 balãozinho voando por aí e é claro que o nosso foi atingido, né? Enquanto a gente tá fugindo de balão, aqui também tem uma outra pequena possível conexão com outro jogo de Little Nightmares. Caso vocês não se lembrem, lá em Very Little Nightmes, até na capa tem um balão igualzinho esse. E como a gente não sabe exatamente quando Little Nightmares 3 se passa, se é
antes dos outros dois, se é durante, se é depois dos outros dois, quem sabe isso daqui Não é uma conexão. A gente já viu uma outra criança que tava presa lá fazendo malabares, né, dentro do circo de carnival. Então seria 2P para talvez a protagonista de Very Little Nightmares ter passado por aqui, roubado um balão e fugido. Nessa própria cinemática, por sinal, a gente vê que tem várias pessoas andando com balões. Talvez sejam outras crianças fugindo e indo para lugares alternativos. Bom, infelizmente a gente não consegue saber ao certo, mas Enquanto o balão tá caindo,
Loadmaia e de novo nós vemos aquela memória dele escondendo seus desenhos de alguém com o destaque que aqui quando ele pega seus desenhos de volta, nós vemos que ele também tem junto uma bonequinha da Alone. Curioso, não? Agora as coisas vão começar a escalar num nível bem forte. Então vamos lá. Se liga, acordamos na última área do jogo, um instituto, mas eu acharia mais fácil chamar esse lugar tipo de hospício ou Talvez manicômio. É aqui que as coisas começam a ficar bastante claras, porque esse prédio com certeza é o lugar onde os flashbacks do Low
estavam rolando. Coisa que faz completo sentido, se a gente for pensar que quando Low acordava naqueles flashbacks, nós temos a figura daquela coisa bizarra e grandona vagando por aqui, que dá pra gente já uma noção de linha do tempo. O objetivo principal do jogo, a gente sabe, né, que é o Low tentando fugir de lugar nenhum. O que Significa que quando ele chegou nesse mundo aqui, provavelmente ele ficou preso aqui dentro, nesse manicômio. Ele fugiu, conseguiu sua máscara, conheceu a Alone, provavelmente. E agora, enquanto eles estão tentando fugir desse lugar, ele acabou de alguma forma
caindo de novo aqui. Porém, o lugar tá bem mais destruído, tem plantas em todo lugar. E aqui nós também temos algumas outras referências a outros jogos, tipo, por exemplo, as enfermeiras. [Música] OK, elas não são exatamente uma referência a outro jogo, mas eu acho que vocês conseguem reconhecer que elas são bem semelhantes aos manequins lá do Little Nightmares 2, né? Inclusive esses aqui também tem alguma influência das televisões, né? Tipo, elas ainda tm o buraquinho dos olhos e tals, mas elas não têm mais um rosto. Elas não aparecem tantas vezes dentro do manicômio, mas quando
aparecem são tão horrendas quanto Que aparecia lá no dois. Tem até uma cena que é bastante parecida com você andando no escuro e um monte delas em volta. [Música] >> Nossa, quando o L Nightm quer, ele faz umas cenas, né, que é para você se cagar maneiríssimo, porque haja agonia essas cenas, tá? Meu Deus, manequim e esses bichos que se mexe tudo travado é um negócio impressionante, né? Não importa quantas vezes eles coloquem o jogo, Sempre funciona. Não demora muito para que a gente chegue exatamente aqui, o quarto onde o Low estava preso quando ele
vivia nesse lugar. Quando chegamos aqui, tudo começa a ficar bastante estranho. A Lony tem uma reação bem esquisita quando o Low acha aquela bonequinha dela. E a bonequinha também parece ter algum tipo de poder e mecânica nova que a gente nunca viu antes na franquia. Enquanto você tá segurando essa bonequinha, é quase como Se o Low conseguisse, sei lá, materializar um pouco o passado desse lugar. Ele consegue enxergar o manicômio como ele era antes. Em uma área que você vai ter um buraco, quando você passa com a bonequinha, o buraco não existe. Você consegue ver
ele tranquilamente. Vamos usando essa bonequinha para poder resolver puzzles e andando por aqui e por ali. E enquanto a gente vai caminhando, vamos nos lembrando do fato de que o Low, né, enquanto ele vivia Nesse lugar, tinha alguma coisa que ficava sempre vigiando ele. E essa coisa não apareceu até agora, né? Não demora muito para essa coisa aparecer, pelo menos um pouco dela. Pai, eu nunca te peço nada, mas que aquilo não tenha sido uma perna gigante, por favor. Ai! Os últimos momentos do instituto são os momentos em que esse jogo engata de um jeito.
Eu adorei o design dessa coisa aqui. Mesmo antes dela aparecer. Tá de Sacanagem. Uma mão com um olhinho no meio. Maneiro demais. Agora imagina quando esse bicho aparecer por inteiro. Vai ser massa, né? Eis aí o boss final do jogo. Esse bicho foi chamado pela comunidade de O hipnotizador, aquele que comanda um instituto, um doutor, um médico, talvez um psiquiatra. Esse é um daqueles famosos personagens que a gente já tinha tido um vislumbre dele, porque alguns quadros desse personagem já tinham Aparecido lá no Little Nightmares 1 e no Little Nightmares 2. Inclusive, isso é um
costume muito grande da franquia. Eles sempre dão pequenos teasens de perseguidores que podem aparecer adiante em fotos que vão aparecendo randomicamente no jogo. Tipo lá no Little Nightmare Zom a gente tinha fotos doutor, de personagens que apareceram no dois, de personagens que apareceram agora no três, por exemplo. Isso é bem legal. Mas mesmo que a gente não Considere as fotos aqui, esse é o momento onde para mim a história toda se conectou. Esse daqui, jovens, não é um jogo sobre uma criança que tá virando uma entidade, mas sim é um jogo que conta um detalhe
muito interessante, uma história que já foi contada no universo de Little Nightmares lá naquela série de áudio, Sounds of Nightmares. Lembra da história que eu contei quando eu comecei a falar aqui no vídeo? A história de Sounds of Nightmares era a História de um garoto que quando ele era criança, ele e sua irmã tinham uma infância muito ruim. traumática até a irmã desse garoto. Toda vez que ela dormia e tinha sonhos, ela desaparecia e era levada para lugar nenhum. Essa irmã em algum momento desapareceu e esse cara, conforme ele foi crescendo, ele se tornou obsecado.
Então, quando ele cresceu, ele se tornou um doutor. Ele abriu um centro psiquiátrico e ele fazia estudos justamente com crianças que Estavam passando por situações parecidas, ou seja, crianças que poderiam ir para lugar nenhum. Em algum momento, esse doutor perdeu totalmente a carreira dele, porque as pessoas o consideravam como um cara maluco. E se você der uma boa olhada no podcast, você vai ver que ele era meio surtado já desde aquela ideia. Não seria muito difícil dizer que talvez ele internasse as crianças de propósito para continuar fazendo seus estudos, procurando por Lugar nenhum, até que
em algum ponto esse doutor foi dado como desaparecido e as pesquisas dele foram encerradas, o que fez com que a gente tivesse um pensamento curioso. O que aconteceu com esse doutor? Será que ele conseguiu chegar em lugar nenhum? E se ele conseguiu, o que aconteceu com ele? Isso daqui é uma teoria minha e não temos uma confirmação oficial disso, mas eu acredito profundamente que essa coisa aqui é o Dr. Oto. E eu acredito que ele Possa ter mostrado, cara, de um jeito bem grotesco, muito como criaturas são feitas aqui no universo de Lon Nightmers. Não
exatamente como elas são feitas, mas como elas nascem nesse ambiente aqui de lugar nenhum. Vamos pensar do seguinte, jovens. De acordo com as pesquisas do Dror Oto lá em Sounds of Nightmares, os mundos pelas quais as crianças iam, eles eram baseados na cabeça dessas crianças. Por exemplo, todo esse hospício aqui, todo o Cenário do instituto, ele pode ser totalmente baseado em crianças pelas quais o Dr. Oto fez experimentos, fez estudos. As crianças talvez tivessem medo dele, medo do hospício. E por conta disso, quando várias crianças começaram a ir para lugar nenhum, esse local foi criado
nessa dimensão. Afinal de contas, isso daqui é praticamente uma dimensão dos sonhos, uma dimensão dos pesadelos. Ela materializa os piores medos das crianças. O fato do Dr. Oto ser uma Pessoa que causa medo nelas também pode ser a razão pela qual quando ele entrou nesse mundo aqui, ele pode ter sido transformado e mutado para virar essa coisa. Talvez seja assim que as criaturas de Little Nightmares tenham um nascimento. Quanto mais medo um ser humano pode causar em uma criança quando ela tá no mundo real, pior é a situação quando ela entra dentro desse mundo. Sabe
aquela boneca que a gente vê lá no começo do jogo, por exemplo? A Baby Doll? Isso faria todo sentido, porque, vamos ser sincero, que aquela boneca tá super destacada e super fora de lugar ali no meio do nado do deserto. Agora, faria completo sentido a gente pensar nisso se aquela fosse uma boneca daquelas de filme de terror ou aquelas bonecas amaldiçoadas ou simplesmente, sabe, tipo o fofão, por exemplo, que era um boneco que tinha no Brasil lá nos anos 90 e todas as crianças tinham medo dele. E se isso daqui fosse só isso, um Design
de boneca que todas as crianças tinham medo. E aí quando várias crianças foram chegando em lugar nenhum, essa boneca foi se mutando e chegando a esse design aqui. Essa daqui é uma das maiores teorias e respostas pr mim a respeito do universo de Leeron Nightmes, mas para isso fazer sentido, esse bicho aqui tem que ser o doutor. Não sabemos a resposta ainda, mas eu espero que seja. OK. A gente enfrenta o cabeçudo aí. a gente desse a porrada nele. Inclusive, Muito zica a luta dele, que talvez você tenha morrido umas 500 vezes porque o Canara
desmorou no cenário na tua cabeça. Nunca na minha vida eu imaginei que eu ia morrer em Little Nightm tomando blitz para uma televisão. Enfim, vencemos, mas todo o cenário daquele local desaba e acabamos caindo com Low e Alone. Essa cena aqui quase me deu traumas de guerra, mas diferente de uma suposta pessoa de capa amarela que apareceu no Primeiro e segundo jogo aqui, a Alone é uma amiga de verdade. Ela cai, mas ela e o Low caem juntos. E aqui vemos uma cena muito, mas muito estranha, essa cena. [Música] Ok, você pode ter pensado que
não entendeu bosta nenhuma dessa cena, mas calma. Você talvez entenda aqui. [Música] [Música] [Música] Esse jogo é muito desgraçado, cara. muito. Ah, Little Nightm 3, seu espertinho. Link, eu não entendi bosta nenhuma do que aconteceu aqui. Calma, eu explico. Lembro daquilo que eu estava falando para vocês de que todas as coisas que nós temos aqui em lugar nenhum, a maioria delas são manifestadas pelas crianças que vêm para cá? Então isso daqui é uma confirmação nua e crua disso, porque assim que nós terminamos o jogo, vejam esse local onde o low tá, o Mundo normal, o
sol ali do lado de fora, a ambientação, uma cama de tamanho comum que você consegue ver que o low ele cabe direitinho naquela cama, roupas, móveis, isso daqui é o mundo real. O Low é a primeira criança na franquia Lon Nightmares que conseguiu fugir de lugar nenhum. E aí, percebam no detalhe, em dois ou três outros momentos em Little Nightmares 3, nós temos cenas onde nós chegamos de fato a um espelho que levava pra saída de lugar nenhum, mas em todas Essas vezes a Alone se recusa a ir até o espelho. O porquê disso? Porque
a Lone não existe. Ela não é uma pessoa. Ela é algo que foi criado por lugar nenhum. E aí, cara, a gente pode ter talvez aqui uma das histórias mais intimistas e mais interessantes que a gente já teve na franquia Little Nightmares. Porque a invés de nós termos uma história sobre a Six, que pode ser meio que uma criança que tá virando uma entidade, ou o Mono, que também era uma criança que tá presa Num loop temporal todo maluco, a história do Low é mais simples. Como uma criança que poderia ir para lugar nenhum, sabemos
que o Low ele tem que ter passado por algum tipo de grande tristeza, algum trauma, alguma coisa pesada que aconteceu com ele. E a gente vê que depois que ele vai pr lugar nenhum, ele sempre fica fazendo esses desenhos onde ele e uma outra criança ficam andando e explorando o ambiente. Talvez a Lone seja uma irmã que ele Tinha ou uma amiga de infância que morreu. Alguma coisa aconteceu com a Lone verdadeira que traumatizou esse moleque. Depois disso, ele foi ver o Dr. Oto. Ele passou por muito tempo passando por estudos, foi estudado pelo doutor
e em algum momento ele acabou sendo transportado e ficou preso aqui em lugar nenhum, onde dentro desse mundo, claro, ele passou por um inferno. Mas aqui dentro, a amiga de infância dele, a prima, irmã, seja lá quem era Lony, aqui Dentro ela existia. E isso pode ser exemplificado por vários momentos em que o jogo deixa isso implícito de um jeito muito bom, cara. Tipo, sempre que o Low é capturado, a Lone, ela continua solta. Vou dar um exemplo. Low e a Lone são capturados pelo ventríloco, mas quando a cena corta, só o Low tá preso
dentro de uma cela. A Lone tá solta. Provavelmente isso deve ser porque a Lone não pode ser vista pelas criaturas. Talvez ela seja só algo dentro da cabeça do Low. É bem Provável. O que deixa todo o final do jogo mais triste ainda é o fato de como o Low era apegado a ela. Porque se você for observar direitinho o final, vai perceber que ele tá tentando consertar o espelho para ver se ele consegue voltar. Ele tava disposto a voltar para aquele inferno só para conseguir ficar em um lugar onde ela existe. Tenso, né? Bem
tenso. Existem dúzas de teorias jovens explicando tudo a respeito desse jogo, mas eu acredito que genamente é um dos Jogos que mais expandem a franquia Nightmers. até então. E mais coloca uns detalhezinhos muito legais pra gente conseguir entender tudo que tava acontecendo até aqui. Em Little Night Smires 2 e 1, nós jogávamos com personagens que eles estavam basicamente ganhando poderes de entidades. Aqui recebemos várias teorias a respeito disso também, principalmente por essas características do Low, que todas lembram os primeiros quadrinhos da Franquia. Para vocês que não leram ou não se lembram exatamente, lá nos primeiros
quadrinhos de Little Nightmares existia uma criatura conhecida como Vento do Norte, que era um bicho com formato meio de pássaro mesmo, que ele sempre andava no deserto. Nos quadrinhos, o vento do norte, ele também conseguia se dissolver em vários corvos. E realmente não ficou explicado lá no começo do jogo como durante uma batalha com um bebezão lá, um monte de Corvos decidiram ajudar o Lou simplesmente do nada. Fora o detalhe que dentro dos primeiros quadrinhos de Lon Nightmes, nós também tínhamos uma criatura chamada de Mirror Monster, né, o monstro dos espelhos, que era um bicho
que conseguia distorcer tudo quando estava dentro do espelho. Essa criatura nunca foi realmente demonstrada dentro do jogo, mas aqui no terceiro nós temos o Lou, que literalmente teve poderes de atravessar espelhos e isso não foi Exatamente aprofundado. No fim das contas, realmente acabamos ficando com baita de um mistério nas nossas mãos aqui a respeito de quem é o Lowen, se ele era realmente alguma entidade que estava sendo criada e não foi, ou se era só um garoto normal que estava se utilizando de espelhos que estavam em aberto ali, e ele conseguia usar essas habilidades por
conta de alguma entidade piedosa que simplesmente deixou o espelho lá ligado e ele conseguiu usar. Eu acredito que talvez seja sim essa ideia, mas bom. No fim das contas, até essa parte específica de lugar nenhum ficou conhecida no Lon Nightm 3 como a espiral, que é meio que tipo esse lugar aqui que a gente encontrou no jogo, né? A cidade lá no deserto, a fábrica de doces e o circo. Muitas pessoas acreditam em diversas teorias a respeito de por exatamente esse lugar seria conhecido como espiral, sabe? tipo o que acontece dentro desse ambiente em si
ou Se ele seria meio que o nome espiral porque funciona como se fosse um ciclo infinito de produção. Caso vocês não tenham entendido. Uma rápida explicação para vocês. Muitas pessoas tm a teoria de que carne veio e a fábrica de doces são meio que conectadas, já que quando você tá andando pelo circo, você vê vários doces, inclusive você vê algumas caixas, né, e alguns pôsters da fábrica de doces, o que poderia significar que a gente poderia ter meio que um acordo, Sabe, do tipo carnevel é um circo que vende doces, vende comida, estraga os dentes
das pessoas e talvez elas acabem morrendo. Talvez quando elas morram, o corpo delas seja enviado pra fábrica de doces para que assim mais doces sejam produzidos. e a gente continue nesse meio que ciclo, sacam? Eu acredito que sim, essa ideia faria sentido, mas mesmo assim, outros ambientes do jogo que são um pouco mais conectados aos personagens principais, por exemplo, o instituto, Acabam ficando meio excluídos dessa ideia. E é claro que temos outros ambientes do jogo que, mano, a gente só não tem explicação nenhuma praticamente, como o deserto lá, né, a cidade de Necrópolis. Muitas pessoas
devem acreditar um pouco nessa ideia que eu falei de que talvez o bebezão tenha aparecido e petrificado todo mundo, mas não temos nada confirmado em si. Quando a gente anda pela cidade, também podemos ver vários detalhezinhos extras, como Por exemplo, tem umas pessoas enforcadas já em algum canto, temos pessoas deitadas em algumas macas com umas bolhas em volta do corpo, talvez já tivesse rolando algum tipo de doença ou infecção aqui em necrópolis, só que isso não foi muito explicado pra gente ainda, então acaba se tornando uma coisa meio off do jogo. Little Nightmares 3, querendo
ou não, ele acaba sendo um jogo que ele é muito dante uma parte da outra. Então é um pouco difícil de você Juntar pra teoria, já que tanto no Lil N Lightmares 1 quanto no Lightmares 2 era muito mais fácil da gente entender o que estava acontecendo, né? Tipo no um, por exemplo, a gente passava o jogo inteiro dentro de um barco. Então era muito fácil de você entender que tinha um zelador que ele trabalhava naquele barco porque ele tomava conta ali das crianças para que elas não fugissem e tudo mais. Depois a gente encontrava
os chefes que faziam a comida daquele barco. A gente Encontrava os clientes que entravam no barco para poder comer a comida. E no final de tudo encontrávamos a Geisha, que era a pessoa que controlava de certa forma aquele barco. Existiam mistérios em Little Nightmares 1 que não poderiam ser explicados só com que a gente tinha naquele jogo, como por exemplo, o fato do zelador e dos chefes ali do negócio eles não terem rosto, né? Eles usavam máscaras. Isso foi uma coisa que a gente só foi descobrir lá no Little Nightmares 2, onde tudo era conectado
com aquela entidade da transmissão, né? que era a televisão, que ficava passando sinais e as pessoas iam meio que tendo rosto sugado pela televisão. Então, todos os personagens de Don Nightmes 2, eles não tinham rosto. O caçador no começo do jogo, usava uma máscara e não tinha nenhuma televisão por perto. Quando nós chegávamos na cidade, a gente via uns personagens que não tinham rosto. Até os manequins que a gente encontrava no dois Tinham certa conexão porque eles tinham perdido uns pedaços do corpo, né? Os pedaços iam sendo substituídos. E a gente tinha assim criaturas que
eram menos conectadas, a gente poderia dizer, com toda aquela coisa da transmissão. Tipo, a escola, por exemplo, ela era uma área meio randômica, né? A gente tinha uma professora ali que o pescoço dela esticava e as crianças eram um negócio meio estranho. Little Nightm, ele sempre teve uma coisa ou outra que a gente não Conseguia explicar completamente. Tipo, os molequinhos que apareciam no dois, eles são inexplicáveis para mim. A gente sabe que existem aqueles bonequinhos ali que são para poder representar pessoas. Talvez seja algum tipo de representação de Bing ou sabe tipo de pessoa criança
chata de escola e tals, mas a gente não sabe exatamente porque eles são representados como uns bonequinho de porcelana que você consegue quebrar a cabeça deles. Nunca fez tanto sentido Para mim. Little Nightmares 3 ele tem muito mais desses momentos porque é tudo um pouco mais desconexo. De fato, para mim a última parte do jogo em si é a única que se conecta com toda a história do Low, né? O que é muito engraçado, na verdade, porque o podcast lá do Songs of Nightmares, ele mostrava pra gente que todos os grandes traumas das crianças são
meio que mentalizados quando elas vão para lugar nenhum. Ou seja, em tese, todo o ambiente ali de Lunon Nightm 3, Talvez ele tivesse sido criado pelo próprio Low, o que fez com que muitas pessoas até tivessem teorias no começo de que, tipo, a cidade de Necrópolis, por exemplo, poderia ser uma representação de uma cidade que o Low vivia, né? Ele poderia ser uma criança que vivia em uma área mais do deserto, sabe? tipo numa Índia da vida, num lugar mais específico. E aí em outros lugares poderiam ser outras representações de coisas que ele gostava, tipo
uma fábrica De doces, porque ele gostava de doces. Ele pode ter ido em algum momento na infância dele visitar uma fábrica em algum tipo de passeio da escola e aí, sabe, ficou com medo da supervisora lá e isso montou a fábrica de doces. E então em outros ambientes, como parque de diversões, ele pode ter encontrado lá um ventríloco e ter ficado com medo de bonecos, o que teria gerado todo o local do parque de diversões. Mas a gente não tem uma certeza absoluta ainda. O fato é Que todos os personagens, as criaturas e os ambientes
terem sido criados pela mente de apenas uma criança em lugar nenhum não é algo que eu considere com 100% de certeza, jovens. Porque Little Nightmares 2, ele tem, por exemplo, um monte de lugares que vão aparecendo, talvez por causa do mono, mas a Six também tá ali no meio. Então qual é o sistema disso? Tipo, uma criança pode entrar no sonho da outra ou é simplesmente, tipo, quando uma criança Aparece em lugar nenhum, alguns lugares aleatórios baseados na cabeça e nos traumas dessa criança aparecem e ficam ali jogados. Porque se a gente for pensar nesse
conceito, talvez vários dos lugares que aparecem em Little Nightm 3 sejam traumas de outra criança. Tipo a cidade de Necrópolis, por exemplo, pode ser uma cidade do deserto que uma criança vivia ali e teve algum tipo de pandemia, sabe? Algum tipo de doença bizarra que matou muita gente. E é por Isso que aquela cidade tá ali. Por isso ela pode soar tão desconexa assim. Essa possibilidade que o podcast trouxe, ela abre 1 milhão de portas diferentes que a gente não estava pensando até então e que podem ser muito curiosas, mas que é claro, a gente
não sabe a resposta até ainda, né? Porque os caras não explica. Talvez os caras vão explicar mais pra frente, duvido. Mas tá aí. Teorias e teorias à parte. Eu acho que inclusive esse vídeo poderia ser um bom ambiente Para colher teorias de vocês. Inclusive, o que você que tá assistindo aqui o vídeo, o que que você acha? Acha que essas teorias aqui minas fazem sentido ou que tem outros rolês que foram acontecendo ao redor do jogo que a gente não pegou com tanto detalhe assim? Vamos transformar essa aba de comentários aí em uma porrada de
teorias aleatórias pra gente ver se a gente consegue decifrar pelo menos alguma coisa que faça sentido desse jogo. Não que isso vá acontecer, Mas a esperança é a última que morre, né? Até agora o que a gente pode dizer é que, mano, essa foi uma baita, uma baita história. Para falar a verdade. Eu realmente fiquei preocupado que a história de Lon 3 fosse ser bem ruinzinha, ou mais ou menos, mas não. Foi uma história curiosamente legal. Agora o tenso é que o vídeo não acaba aqui, né? Ainda falta falar o que eu achei de Little
Nightmares 3. [Música] Essa é a parte onde o vídeo provavelmente vai ficar polêmico, porque é exatamente aquela parte que vocês sabem que eu vou deixar de só falar bem de Leeron Lightm 3 para poder criticar um pouco. Eu acho que pelos primeiros 50 e poucos minutos de vídeo que eu tenho falando bem da história, você provavelmente pode pensar: "Ah, o Link gostou bastante do jogo". Mas obviamente isso não enzenta ele de ter alguns defeitos muito curiosos. Então é, eu já Dei uma boa soprada aqui, agora eu vou ter que morder. Nossa, essa frase ficou meio
gay, né? [Música] Litton Nightm 3 jovens lançou com revisões muito neutras. Isso em qualquer plataforma e até a maioria dos vídeos você vê muita gente falando que o jogo decepcionou ou que não foi tão bom assim. Muitas pessoas, mesmo que deixaram revisões positivas, todas têm críticas ao jogo. Muitas disseram que o Jogo é ruim, que ele é caro, que ele é simples, muito curto ou até mesmo que não parece Little Nightmares. E se você tá meio perdido no por exatamente muita gente tá dividido em opiniões, bom, é um pouco simples de resumir isso para vocês,
mas para quem não conhece a história de Lonightmes, vocês provavelmente não conhecem a história do estúdio Tarcer, certo? Para quem não sabe, lá em 2017, os criadores originais de Don Lightmares são conhecidos como Stúdio Darcier. É um estúdio independente com poucas pessoas que queriam criar um game. Eles tinham a ideia de um projeto que eles colocaram o nome de Hunger e foram tentando lançar e financiar o jogo ali, mas eles não tinham dinheiro para produzir. Então eles conseguiram produzir o jogo graças a Bandai Nanco, que era uma empresa grande que basicamente comprou os direitos do
jogo, mas deixou os caras irem produzir. Ando um pouco mais Direto, a Bandai, eles são os donos de Little Nightmers, enquanto que o pessoal do estúdio Tarcier, eles são os criadores originais, eles são o pessoal que bolou a história, eles que fizeram esse jogo ser incrível como ele é. Se você não é uma pessoa que tá no meio dos games, talvez não saiba que a Bandai é uma empresa bastante criticada por aí, por serem aqueles famosos engravatados que gostam de ganhar uma graninha fácil, sabe? Little Nightbes 1, por exemplo, Lançou cheio de ideias descartadas e
uma dessas ideias até chegou a virar uma DLC depois, porque o jogo praticamente lançou incompleto, ele era muito curto e ainda assim muitas coisas acabaram ficando de fora das ideias originais do pessoal da Tarcer. Depois que o jogo lançou, os caras quiseram fazer HQ, fizeram jogo de celular. Quando o Little Nightmares 2 foi lançado, veio mais e mais disso. Os caras tinham um monte de ideias, de perseguidores, de cenários, Todas coisas que foram sendo descartadas porque não tinha orçamento, o jogo tinha que sair rápido e o pessoal da Tarcer foi tendo problemas com a Bandai.
Isso fez com que depois de Little Nightm 2, o estúdio Tarcer rompesse com a Bandai. Ou seja, o jogo ainda existia, a Bandai ainda é a dona, mas a Tarcer não estaria trabalhando nos próximos games da franquia. Então, Little Nightmares 3 foi feito por um outro estúdio conhecido como Super Massive, que fez com que Muitas pessoas tivessem dúvida de, "E aí, esse pessoal do estúdio da Super Massive, eles vão conseguir fazer um bom Little Nightmares? E mesmo que eles façam, o jogo vai ser estragado porque a Bandai tá ali metendo a mão no meio ou
não? Link o que você acha. Bom, sea uma pessoa que jogou o jogo um pouco mais em off, jovens. Eu joguei o jogo sozinho aqui na minha casa, analisando tudo, jogando com meus amigos. Eu realmente tenho decidido jogar jogos mais assim, Ao invés de fazer live para ficar ouvindo a opinião das pessoas, eu gosto mais de montar minha opinião sozinho, sem ninguém me atrapalhando. E posso dizer para vocês o seguinte, jovens, eu acho que mais ou menos, mas eu não acho que a culpa é da Super Massive. Vamos lá. O que eu achei de Little
Nightmares 3 como um jogo? Já vens, Little Nightmares é um jogo bastante fácil de resumir se a gente for tentar revisar ele de um jeito mais sério, né? Afinal de contas, ele é basicamente resumido em jogo e história. E a história de Luron Nightm 3, eu acho que não preciso dizer para vocês, eu achei muito interessante. Inclusive para mim já barra essa ideia das pessoas que falaram que Little Nightmares 3 não parece Little Nightmares. Eu acho inclusive que o pessoal da Super Mive se esforçaram ao máximo que eles podiam para fazer esse jogo na real
parecer muito Lon Nightmes. Os cenários do jogo, Os ambientes. Como que você chega nesse lugar aqui e você não acha que parece Leron Nightmers? as criaturas, os designs, os cenários, o final trágico da história, a forma como o jogo consegue te prender de certa forma. Sim, isso é Lon Lightm. O problema para mim com certeza não tá na história. O problema tá aí, tá no resto, que aí deu bosta. Aí iniciar pelo preço. Já podem jogar aí o primeiro tomate de hate na Bandai. Os caras sempre tiveram Uma mania de lançar jogos muito caros. Little
Nightmare sempre foi uma franquia de jogos curtos e experiências curtas. Mas se vocês forem analisar, ele sempre foi caro demais pro tamanho do jogo. Tipo, Litton Nightmares 1 é um jogo que você consegue zerar em 3 horas me mais ou menos. Os caras da mandai acharam uma ótima ideia lançar por 85 conto o jogo. Logo depois lançaram uma outra DLC que se você for comprar o jogo mais a DLC, você vai pagar tipo R$ 95, R$ 100 por um Jogo que você consegue zerar em tipo 4 horas, 4 horinhas e pouco. Quando Little Nightmares 2
foi lançado, o jogo hoje em dia custa R$ 120. Ele é praticamente do mesmo tamanho que o mesmo assim era mais caro. Detalhe também é que quando ele lançou ele não custava 120 conto não, tá? Ele custava 150. Lilon Nightm 3 é pior que isso. É um jogo de mais ou menos umas 3 4 horinhas, ou seja, ele tem mais ou menos o tamanho do primeiro, mas ele custa R$5. E essa versão do jogo que foi anunciada para duas DLCs, ou seja, os caras novamente devem ter cortado ideias da Super Massive para deixar os caras
colocarem DLC para poderem vender com mais grana. Se você for comprar uma versão que já vem com as duas DLCs anunciadas, essa versão custa 200 conto, que talvez seja um pouco caro demais para um jogo, porque se você começar a jogar numa tarde do sábado ali meio-dia, 4:30, você já terminou o jogo e já tá Vendo vídeo para explicar a história. Se vocês forem dar uma olhada na maioria das revisões do jogo, inclusive jovens, vocês vão perceber que boa parte das pessoas, tanto as revisões positivas quanto negativas, não estão falando que o jogo é ruim,
mas elas falam que o jogo é muito curto pro preço que ele cobra. O que mais uma vez mostra que a Bandai é impressionante, mano. Os caras são inimigos de si mesmos. Se eles tivessem lançado esse jogo aqui a uns 60, 70, Todo mundo ia est pagando um pau, elogiando o jogo, talvez reclamando com algum detalhe aqui e ali, mas é claro falando que pelo preço vale a experiência, mas não. Graças ao preço muito caro, as pessoas obviamente não vão prestar tanta atenção na história assim. E é claro que ainda cabem em alguns outros detalhes,
tipo jovens. A Super Messive realmente se esforçou muito para tentar fazer uma coisa que parecesse com Little Nightm aqui nesse Jogo. Cenários, cores, ambientes, perseguidores. Mas é impressionante como em alguns momentos nesse jogo eu sinto que eles estavam travados na hora de produzir isso aqui. Como se eles realmente precisassem produzir algo que parecesse muito com os dois primeiros jogos para vender mais e não conseguiram se soltar tão bem assim. exemplo, a área do circo. Eu acho essa área aqui irada, diferente. A chuva, os gordão andando por ali, o próprio perseguidor, né, o Ventriloquista, eu achei
a ideia dele muito criativa. E o boss final. Nossa, mas ele tem um design muito da hora. Eu acho impressionante como os caras tiveram a capacidade de fazer um careca de óculos, ficar extremamente assustador como esse maluco ficou. Olha a cara desse bagulho, velho. Maió estranho. Em contrapartida, voltem, por exemplo, pra supervisora que aparece lá na loja de doces. Vocês devem ter percebido que eu mal falei direito dela, porque Sinceramente é uma daquelas partes do jogo que eu senti que eu tava jogando um cosplay de Little Nightmares 2. Ela é basicamente a professora do dois,
idêntica assim, que deixa o inimigo meio bosta, sabe? Meio sem personalidade. Fora a primeira parte do jogo, que é aquela área do deserto, né? Aquela cidade do deserto, é tão interessante aquela área, mas ela apareceu muito pouco. E pessoalmente falando para vocês, sabe esse bebezão gigante aqui Que apareceu no começo, né? O Baby Doll, por mais que ele possa encaixar em alguma coisa na história e nas nossas teorias, sendo bem sincero, o resto do jogo todo é todo num tom meio cinza, meio verde, tudo num negócio meio morto. Essa é a única parte do jogo
inteira que é toda clara, colorida e tem esse bebezão do nada. Eu sinto de verdade que o pessoal da Bandai eles queriam muito que parecesse que eles estão respeitando o legado de Little Nightmares. Então Eles foram lá e pegaram algumas ideias descartadas do dois para poderem colocar aqui nesse jogo pro pessoal achar: "Nossa, que legal, vai ter coisa descartada do dois". Então os caras sabem a história, as pessoas criassem confiança e comprassem o jogo, porque pessoalmente essa área do bebezão aqui é completamente inútil. Fora o fato de que o jogo é muito curto. Se vocês
forem jogar esse jogo de verdade, sem vocês ficarem parando para admirar os lugares Ou morrendo várias vezes, vocês conseguem zerar esse jogo em tipo 3 horas meximo. Então essa área do bebezão aqui, juro, ela mal dura 30 minutos. Você vê ele tipo duas, três vezes e é isso. Eu acho o design dele, a ideia dele muito maneira pros caras simplesmente terem gastado ele tão rápido assim. soa como se eles estivessem meio correndo para poder tentar colocar o máximo de inimigos e coisas no jogo. Fora que, é claro, nós Podemos falar das mecânicas de Lon Nightmes,
que se vocês forem jogar todos os games da franquia em si, em uma ordem cronológica, digamos assim, vocês vão ver que Little Nightmes, ele sempre foi evoluindo com o pessoal da Tarcer, né? Little Nightmerson 1, se você for jogar ele, é um jogo que tem mecânicas legais, mais simples. Você arrasta umas coisas para lá e para cá, pega umas chavezinhas aqui e você usa muito do parkour, como a personagem da Six é pequenininha, né, Num cenário cheio de gigantes e tudo mais. Quando você avança do um pro dois, eles realmente revolucionam bastante. Eles colocam dois
personagens na tela. Temos puzzles novos que sempre se aproveitam dessa coisa de ter dois personagens. Você dá pezinho, você sobe em lugares mais altos, você pega baterias e leva pr os lugares. Todas as mecânicas são muito baseadas nessa coisa de que agora a gente tem duas crianças na tela. E quando você avança do dois Pro três, o três ele não tem absolutamente nada de novo. Ele é um copia e cola do dois e do um. Em quase todos os lugares, você arrasta coisas igual no um, você resolve os mesmos puzzles de ficar pegando uma bateria
e levando pr os lugares igual no dois. Você vai pegando chaves. Existem pouquíssimos momentos dentro do jogo em que ele faz algumas coisas levemente diferentes do que a gente tinha no um e no dois, tipo aquela bonequinha da Lone Que você pega no final do jogo, por exemplo, que é como eu falei pra vocês ali eu senti que a Super MV estava realmente mais solta, conseguindo fazer o jogo que eles queriam fazer. Agora, no começo do jogo, por exemplo, pega aqueles bonecos que eles aparecem lá na metade. Pô, são exatamente os mesmos bonecos que os
do Little Nightmares 2, sabe? Que você quebra a cabeça deles, eles morrem. A supervisora é uma versão não muito legal da professora do dois Também, só que ela aparece umas duas, três vezes mais. O bebezão é aquele famoso inimigo grande que nunca te captura, ele só aparece duas, três vezes e não acontece mais nada. Os puzzles do jogo acabam sendo meio fáceis nesse meio do caminho. E um dos últimos pontos que de verdade eu poderia criticar, jovens, e esse aqui eu acho que seria curioso de se criticar, é que o jogo ele é fácil. O
jogo tem um ponto positivo, jovens muito importante, que é Little Nightm 3. Quando você compra ele, você pode jogar em coop, ou seja, você vai jogar e algum brother seu vai jogar junto com você. Lá no Little Nightm 2, você era obrigado a jogar com mono e a Six, ela era meio que um NPC mesmo, né? Ninguém podia controlar ela. Agora no três, né? Mesmo que o jogo seja mais caro, se você comprou ele, duas pessoas podem jogar ao mesmo tempo, o que é legal, mas ao mesmo tempo o jogo é fácil. Tipo, o fato
de você jogar um jogo multiplayer já tira Boa parte do terror do jogo, né? Você pode se assustar, mas não vai ser tantas vezes quanto se você tivesse jogando sozinho. E além disso, os puzzles do jogo são fáceis, você não vai se prender nenhum minuto em nenhum deles. E as perseguições do jogo são as mais fáceis e sem personalidade da franquia. Todos os inimigos aparecem duas, três vezes e depois eles desaparecem e não voltam mais. É fácil de você sobreviver. No máximo, o jogo pode ficar um pouquinho Mais difícil se você jogar sem nenhum amigo
com você, que primeiro você vai ficar maió triste jogando, né, que é um jogo multiplayer, você jogar sozinho, nossa, maió depressivo, por favor, vai arranjar um amigo para você. Ou então se você jogar sozinho, a experiência do jogo, ela vai de 8 a 80 em segundos. Tipo, quando eu joguei sozinho, por exemplo, o bote que tava jogando como a Loney, ela era simplesmente o Albert Einstein. Eu chegava no lugar, ela já ia No lugar certinho que ela tinha que resolver o puzzle e resolvia em segundos sem deixar eu resolver. Eu ficava confuso. O jogo acabou
virando um walking simulator. Eu andava pra frente, o bote resolvia o puzzle para mim e eu ia seguindo. Talvez isso tenha feito com que eu fiquei um pouquinho pistola enquanto tava jogando, porque eu acabei zerando o jogo em tipo 3:20 por causa disso. Mas enquanto isso estava acontecendo, eu dei uma olhada na live Da minha amiga Haruco, que ela demorou tipo 6 horas para jogar o jogo. E isso foi especificamente porque o bote na versão dela era burro. Eu não tô brincando, eu tô falando sério. Tipo, esse é o detalhe. O bote na versão dela
era burro. Ele não realizava os puzzles, ele não fazia os comandos direito e isso fez com que o jogo demorasse tipo duas horas a mais. Então assim, jovens, Lon Nightm 3, assim como todos os outros dois jogos da franquia, Inclusive eu acho que isso vale para todos os jogos, tá? Jovens de Litton Nightmes, ele obviamente não vale o seu preço. E dos três, ele é o que menos vale, porque facilmente ele é o jogo mais fraquinho da franquia, ele é o mais simplesinho de todos. Porém, eu vi muitas pessoas comentando sobre como primeiro o jogo
tava incompleto. Eu acho que todos os Little Nightm jovens são incompletos, literalmente todos. O Little Whitmes 1, ele lançou tão Incompleto que os caras quiseram fazer uma DLC depois para lançarem tudo que eles queriam. Little Nightmares 2 lançou tão incompleto que o pessoal da Tarcer, eles talvez aí, né, tenham saído da Bandai porque não gostaram do resultado final do jogo. Little Nightmares 2 teve até uma tentativa de ser mais infantilizado, se vocês forem se lembrar, o jogo não tinha sangue, porque era uma coisa muito sem sentido, né, já que Little Nightmare Zom era um jogo
Literalmente sobre pessoas que comiam carne de gente, tinha sangue, que só o horror. Aí no dois os caras quiseram que não tivesse sangue pro jogo ser mais pra criança. Lon Netm 3, por exemplo, agora ele voltou a ter sangue, mas mesmo assim ele ainda tem uma categoria meio mais baixa, né? O que realmente me deixa um pouco frustrado com tudo isso, jovens, e me irrita profundamente, é que esse jogo aqui não é ruim. Eu não sou exatamente um cara que faz revisões, porque Sinceramente eu não sou um profissional de jogo, sabe? Eu sou só um
cara que faz vídeo das histórias que eu gosto. Mas se eu fosse dar uma nota, os primeiros Lil Nightmers eu considero que eles são tipo um 9/10, sabe? Esse daqui é um 7/10. Ele não é um jogo ruim, realmente não é, mas ele tem uns defeitos que realmente incomodam se você gosta de Leeron Nightm. Tipo, ele é um jogo curto, ele é um jogo que a história é atrapalhada porque as mecânicas são muito simples, Não tem muita dificuldade, todos os defeitos são associados a bosta da Bandain Nanco, que aparentemente gosta muito mais de dinheiro do
que de fazer um jogo decente. Uma parte boa em tudo isso é que para vocês que não sabem o que aconteceu com o pessoal da Tarcer depois que Lon Nightmares acabou, bom, eu achei até meio tripudiada deles, mas no dia que Lon Nightm 3 lançou, eles lançaram uma demo gratuita do jogo novo que o pessoal da Darcer tá produzindo, Conhecido como Re Animal. Eu tô deixando passar uns trechos aí no fundo para vocês. Re Animal é o jogo novo que o pessoal da Tarcer tá desenvolvendo com todo gosto possível. E eles literalmente, cara, eles estão
fazendo o Little Nightmares que a Bandai nunca deixou eles fazerem. É um jogo que também tem duas crianças, eles também fizeram criança de máscara. Nesse jogo aí, no caso, eles colocaram diálogos, eles colocaram sangue, brutalidade, Tipo, parece muito mais tenebroso do que os três Little Nightmares um em cima do outro. Não tem como dizer que não. Eu fico feliz pelo pessoal da Tarcer. Litten White 3 com certeza absoluta tem uma das histórias mais curiosas que a gente já teve até então na franquia. É uma história muito interessante, a ideia é boa, os personagens são bons.
Graças a Deus eu joguei, eu não detestei o jogo e consegui gostar bastante da história. Por sinal, né? Eu acabei não jogando o Jogo em live, jovens, porque sendo bastante sincero com vocês, eu nunca fui um cara muito de lives, eu não sou tão interativo assim com o público e eu queria jogar esse jogo que é de uma franquia especial para mim. Como eu já tô fazendo esses vídeos aqui de uma hora, que é realmente uma produção que eu faço de coração mesmo, eu coloco meus sentimentos e minhas opiniões e eu tô tentando fazer esses
vídeos aqui serem mais originais, então eu não assisto Vídeo de outras pessoas para poder basear minha opinião. Esse vídeo aqui é o que eu penso no ICRW. Então, espero que vocês tenham gostado. E o que você achou de Little Nightmares 3? Deixa aqui embaixo o comentário por sinal que eu quero dar uma olhada se o público realmente tem uma opinião parecida com a minha ou se é algo que eu tô mais viajando mesmo. Enfim, muito obrigado por terem assistido até aqui. Um beijo, abraço. Valeu. Falou e até. Até mais. Fui. [Música]