Porque o brasileiro não tem uma vida digna. O brasileiro trabalha muito para ter um salário carniça. Pô, velho, qual que é a chance do nosso país ter R$412 salário mínimo?
Quem que é a mula que acha que dá para viver com 1412, né? Brasil não conteário apenas. Eu até falo, qual que é o melhor aplicativo para ganhar dinheiro no celular?
É o despertador, velho. Bota aí, acorda e vai trabalhar, entende? Porque isso é o que funciona, o resto é o que pode funcionar e normalmente não funciona.
Só que eu falo, né, que tem diferença entre você ser pobre e você ser cagado. Tem diferença. Eu era, o que que é um cagado?
O cagado é o pobre que tá muito ferrado, mano. Ele deve para todo mundo, tá com nome sujo, tá todo ferrado. O que que é o pobre que não tá cagado?
É o pobre que tem uma vida assim, mas não tá devendo para ninguém. E esse foi o tipo que eu fui a vida inteira. Pergunto se eu tive AirMax na minha vida.
Nunca tive. Teve um IP, iPad, iPhone? Nunca tinha tido, mas nunca tive dívida também.
Mesmo casado, ganhando um salário ali, a renda familiar minha e da minha esposa, nós dois juntos. Tinha época ali que girou 4. 000 por mês, os dois.
Primeira vez que eu usei cartão de crédito foi com 36 anos. Sou uma pessoa como qualquer brasileiro que nunca teve educação financeira na escola, que não estudou escola particular com com aula de de, sei lá, de inteligência financeira e emocional. Só que eu consegui fazendo a a as minhas coisas, fazendo muita renda extra, ter uma vida de qualidade, mesmo sendo pobre.
Passei muito desejo, muito sonho, mas nunca fui lascado, entende? Isso que é a diferença, né? E aqui eu não tô dando uma uma regra universal, uma regra brasileira.
Eu tô falando com base na galera que me segue, que é 2 milhões no YouTube e 15 milhão no Instagram. Sem dúvida nenhuma, tá todo mundo mudando de vida porque tá parando de ostentar e tá tirando o cartão de crédito da vida. Cara, não tem a favor de cartão?
Seja, só tô falando a realidade do meu canal. Todo depoimento que eu recebo de gente que tá saindo da pobreza fala a mesma coisa. Duda, desde que eu tirei o cartão de crédito da minha vida e eu e parei de viver pros outros, parei de viver para usar meu dinheiro para impressionar os outros, a minha vida tá mudando.
Não mudou o salário, não. Não foi promovido e tá ganhando oito pau, não continua ganhando os três que sempre ganhou. Só que parou de fazer cagada com cartão de crédito e parou de viver para impressionar o vizinho, tá conseguindo sair da pobreza.
Então esse que é o ponto, né? Eu tô prometendo assim, cara. Você é brasileiro, você merece ter uma vida digna de pelo menos conseguir comprar uma tuba sem ficar no cagheiro no no fim do mês.
Você conseguir sair com a tua família para pagar um cinema sem ficar com medo porque não tem dinheiro no cartão, tem que parcelar o cinema, sabe? É isso que eu quero. Não é transformar a vida de alguém para ficar bilionário.
É falar: "Vamos sair dessa nha miserável que você tá podre aqui, velho. E dá para fazer e é rápido. Vai exigir sacrifício, mas é rápido você sair dessa miséria e pelo menos ter uma vida digna, porque o brasileiro não tem uma vida digna.
Brasileiro trabalha muito para ter um salário carniça. Pô, velho, qual que é a chance do nosso país ter R$412 salário mínimo? Quem que é a mula que acha que dá para viver com 1412, né?
Brasil não conteário apenas, principalmente levando em conta que a média salária aqui é 2 pau e pouco, né? Tem gente que ganha menos, tem gente ganha mais, mas a média é pouco. Cara, uma casa e um supermercado já dá isso, né?
Você não paga água, luz, gás, gasolina, carro, não tem como, né? E aí o segundo caminho que é o quê? empreender.
Por exemplo, no livro lá o Segredo da Mente Milionária, o cara fala: "Se você quer ficar rico, você tem que se tornar seu próprio chefe não adianta. " E aí, isso eu dou, é um chacoalhão que eu dou muitas vezes pra galera lá no canal, justamente falando isso que eu acabei de falar. Não pense que o teu salário vai mudar tua vida.
Não vai, cara. Antes de ter o canal Primo Pobre, eu tinha seis fontes de renda. Eu fazia coisa pr caramba.
Então, por isso que eu tinha um salário baixo, mas nunca fui lascado. Se eu fosse só dependendo o meu salário, eu estaria lascado. Eu não teria comprado meu apartamentinho de 50 m² em Osasco.
Seis fontes de renda. 6 eu trabalhava normal no CLT, 9 horas por dia, 8:48 com 1 hora 12 de almoço, né? Eu dava aula particular de tudo quanto é coisa.
Então eu ia é não de música, mas de tudo quanto é coisa de música, né? Teoria, bateria, violão, dava aula particular. Eu fazia site.
E o fazer site eu aprendi no YouTube. Uma hora de vídeo eu aprendi, ganhava 400 pau por site que eu fazia. E às vezes eu fazia um site em um 4 horas, 5 horas, né?
fazia site. Eu tinha o meu canal de música que querendo não, dava ali $80, 400 conto por mês já complementava. Para quem ganha três, você já tá falando de mais de 10% do salário de renda extra.
Eu tinha uma banda de músicos para casamento que eu tocava de sábado em eventos. Tem uma fase, tem um monte de oportunidade. É isso que eu ia falar.
O Brasil é a terra da oportunidade. Só que ninguém ninguém não dá para falar que é fácil. Como você acha que era minha vida?
Aí surgiu o canal Primo Pobre. Aí eu pensando, mano, meu Deus do céu, velho. Outra fonte renda, mano.
Eu não aguento mais viver. Tinha vez que eu ia dormir 4 horas da madrugada gravando, editando os vídeos do canal de música e no dia seguinte eu tinha que acordar cedo para ir pro trampo. Só que você pensa, se eu tivesse deixado essa oportunidade, foi ela que mudou minha vida.
Se eu tivesse falado: "Ah, galera, sinto muito, foi só esse vídeo aí de amortização, vai te lascar que eu já tenho coisa pr caramba". Eu fiz e pastei tanto que, ah, que que foi o ano do cão? Foi 2021.
Foi um ano que eu trabalhei que nem o cão, velho. Mano, eu não aguento mais. Eu falo, né, que minha pálpebra tava até tremenda assim, sabe, de estress e tal.
Só que eu falei, eu vou ralar esse ano, mas eu vou quitar meu apartamento, eu vou ter uma vida de qualidade, porque eu não quero a vida inteira. E aí, isso é uma das dicas que eu dou pra galera do canal. Cara, é melhor você trabalhar que nem uma mula por um ano e sair da pobreza do que continuar levando com a barriga e ser pobre até os 80.
E em um ano dá para você sair dessa situação. Dá para você mudar de vida, só que vai ter que ter sacrifícios e renúncias, né? Esses dias eu fiz um vídeo, não dá para comprar um AirMax, né?
Não dá. É, eu falo, se você tem que, não dá comprar um iPhone, passar lá em R$ 14 vezes R$ 1000. Dá, não dá.
Você tem que entender qual que é a tua prioridade, é sair da pobreza ou é realizar seus prazeres temporários, né? Eu gosto muito de frase de efeito. Aí esses dia eu coloquei uma frase lá que era assim: "Se você gasta tudo que ganha com quem gasta tudo que ganha com prazeres temporários, se torna escravo de uma pobreza definitiva.
Então dá para você sair, né? Aí no final do ano eu fiz um vídeo que é como sair da pobreza até 2025. Aí dá uma olhada, porque essa é o a minha meta para quem segue o canal, sair da pobreza.
O que que é ser pobre? No meu ponto de vista, eu não me eu não me apego a valores. 3.
000, 5, 10, 20, não, porque tem gente que tá cagada que é médico, né? Então eu não me apego a isso. O que que eu considero uma vida pobre?
É a pessoa que tá toda endividada, é a pessoa que não tem nenhum dinheiro no banco e é a pessoa que trabalha o mês inteiro só para pagar conta e boleto. É isso que eu quero resolver na vida das pessoas. se ela quer ser milionária ou não, aí vai pro Primo Rico, vai pro Bruno Perini, vai para onde quiser, pode acompanhar, mas a minha meta é essa e eu não quero sair dessa meta.
Então, pensando nisso, que tá a dívida, tem um dinheiro no banco, eu não tô falando de 100. 000, mas 5. 000 você já tá num nível que ninguém tá, né?
E parar de trabalhar só para pagar conta e boleto para que você possa desfrutar a vida, porque você trabalha para ter esse direito com a sua família e não agoniado, né? Então tem que resolver essa situação, porque eu falo muito no canal, o pobre que tá lascado, ele não curte a vida, ele tá lá na balada lá, uhu, só que dentro aqui tá no ma cagaço, ele sabe. Caramba, mano, será que eu vou conseguir pagar isso?
Não dá para eu tomar outro drink. Exato. Não, eu já tô cheio, né?
Então o pobre quando tá todo endividado nessa situação, ele não curte, ele não tem paz, não tem graça viver. Ele tá trabalhando ali sabendo que no quinto dia útil todo o valor que ele vai receber por todo esse trabalho já tá comprometido. 200 e poucas horas trabalhar por mês para pagar conta.
Então isso que eu quero resolver. E aí eu falo, né, lá no vídeo como que eu faço para sair dessa situação, Duda? Cara, segundo a Serasa, a média de dívida dos brasileiros tá entre 3 e R$ 4.
000. Então vamos pegar aí 3 pau e meio, vai pr arredondar aqui, vai para deixar no meio termo, tá? 3 pau e meio.
Pô, velho, não é o fim do mundo, né? Eu falo no canal, eu acho incrível como a galera tem dificuldade de quitar 3 pau e meio de dívida, mas não tem dificuldade de comprar um iPhone de 8. 000.
Como a galera tem dificuldade de limpar o nome. Nossa, eu tô há 20 anos com nome sujo, mas cada ano ela tá com tênis novo. Ah, mas caduca isso aí, cara.
É pior que não caduca. Vai. Esse é o papo, né?
Essas crenças aí, nossa, eu abomino lá no canal, mano. Paga suas dívidas, criatura, né? E aí, se você for pensar, tudo bem, pega aí 3 pau e meio.
Cara, hoje em dia tá cheio de empresa que renegocia a dívida com até 99% de desconto. Tem feirão da Sera, tem acordo certo, tem um monte de empresa. Então, no mínimo, essa dívida de 3 pau e meio, você consegue quitar ela por dois.
Agora vamos. Ai, meu Deus, como é que eu faço para fazer isso? Galera, pelo amor de Deus.
Dois meses fazendo Uber à noite, depois do seu trabalho, você já quita isso aí, mano. E tem um vídeo lá no meu canal que chama 52 ideias de renda extra. É um vídeo que tá indo para 3 milhões de views já.
E eu dou 52 ideias para todo tipo de gente. Para quem gosta de vender, para quem não gosta, para quem tem tempo, para quem não tem, para quem tem família, né, cara? Se você for ver nos comentários, tem dois tipos de pessoa.
A pessoa que fala: "Ah, não dá, não dá. A culpa é do sistema, a culpa é do governo não, enquanto a sociedade não mudar". E tem gente que tá falando: "Caramba, Duda, eu fiz isso aí que tem mais dívidas em três meses".
Entende? Ninguém tá falando que o caminho é fácil. Eu só tô falando, você prefere ser pobre a vida toda ou trabalhar por um tempo e resolver isso aí?
Vai ficar esperando alguém resolver teu problema ou tu vai resolver teu problema? É, é chamar a responsa, sabe? paraa pessoa.
Só que a a o vitimista ele gosta de terceirizar a culpa. A culpa é do sistema, a culpa é da escola, eu não tive educação financeira, né? Eu sempre falo, bom, hoje a opção é tua de assistir a Fazenda ou assistir um podcast de finanças.
A opção é tua de, sei lá, assistir 48 horas de jogo do Corinthians, que eu sou corintiano, ok, mas, pô, você assiste 40 horas de jogo do Corinthians e não assiste meia hora de um conteúdo de finanças, então a opção é da pessoa, né? Aí você pega esse exemplo, vai Uber, que é só um dos exemplos, pode ser 99 ou tantas outras ideias de renda extra, fazer churrasco de sábado, trabalhar em bffet. Cara, o o cara que ele faz Uber à noite, tipo assim, das 18 até à meia-noite, é fácil?
Não, mas só que o cara tira tranquilo R$ 1. 000. Aqui em São Paulo, tô falando, né?
Tem realidades de outras cidades diferentes. Mas tem ideias também para realidades diferentes. Exato.
Exato. E tem um cara que não tem carro, por exemplo, aí essa não serve. Mas [ __ ] que tem out 351.
Muita ideia. É, desculpa. Não tem.
Mas pegando esse exemplo do cara do Uber, se ele faz isso por um ano, ele consegue juntar 12. 000, cara. Ele quita as dívidas dele, monta uma reserva de emergência de três pau e consegue investir aí 10 pau quase, entende?
Você percebe como um ano de esforço faz com que você entre em 2025 totalmente diferente desse ano? Eu não tô falando de comprar curso, eu nem tenho curso. Tô falando de fórmula mágica, não tô falando de chave milagrosa.
O que eu falo sempre lá no canal é o enriquecimento só tem três amigos: trabalho, simplicidade e investimento. Trabalho não é só o seu CLT, é trabalhar. Trabalhar muito, fazer muito.
Que que custa fazer isso por um para mudar tua vida, né? Então é o tipo de coisa que para de ficar comprando curso, caramba, mas velho, você é burro demais, mano. O cara é pobre, ele compra um curso de 2.
000 que te ensina a te ganhar 1000. Caramba, velho. Pelo amor de Deus, né?
Então não tem essa de curso, não tem essa de fórmula milagrosa, não tem essa de chave que foi desvendada depois de décadas, não, não tem, velho. Vai trabalhar, caramba, né? Eu até falo, qual que é o melhor aplicativo para ganhar dinheiro no celular?
É o despertador, velho. Bota isso aí, acorda e vai trabalhar, entende? Porque isso é o que funciona.
O resto é o que pode funcionar e normalmente não funciona. Que tem de gente que paga três pau num curso, cara. 90% das pessoas que compra curso não conclui.
50% de quem compra curso não faz nenhuma aula. Aí o cara tá querendo a fórmula mágica. Ele quer o segredo.
Não tem segredo. O segredo é vai ralar por um ano que nem uma mula, que em 2025 você vai estar diferente desde que você não continue fazendo as neiras no decorrer desse ano. Aí entra a necessidade de educação financeira, que é o que ninguém tem.
A gente não teve na escola, né? Também se vira com com o que dá. Eu gosto muito, mano, de uma frase do livro a psicologia financeira.
Eu sempre falo ela. Morgan Ros é o nome do autor. Ele fala assim: "A verdadeira fortuna é aquilo que ninguém vê, mano.
É isso, entende? Tipo assim, a Duda, mas você ainda usa essa calça velha? Uso, mas não tô preocupado em mostrar para você o quão rico eu sou.
O quão, né? Tem até um outro livro de um cara que ele fala assim que a riqueza e o status andam de de forma oposta. Ou você quer ser rico ou você quer ter estátua.
Sabe o que eu tava conversando desde que eu comecei a a ter o canal, ter network e tal, né? Eu conheci pessoas muito ricas, né? Tipo, muito mesmo.
E olha que interessante o negócio que um cara me falou esses dias. Ele falou assim: "O pobre". A gente tem três tipos de pessoa, quatro, vai.
O pobre inteligente, o pobre burro, que é o cara que quer ter coisa de rico sendo pobre, é o dublê de rico. Aí a gente tem o rico que gosta de ostentação. E a gente tem o verdadeiro rico, que é o cara que ele é tão rico que ele não gosta de andar com esses ricos ostentação.
Ele não quer nem aparecer, né? É, ele é o low profile que eles falam, né? Tipo assim, um cara que ele é realmente rico, ele não só não quer ostentar, como ele não quer andar com pessoas que ostentam, porque não é o tipo de gente que agrada andar com ele, sabe?
gente que quer provar que é rico, né? E eu achei interessante porque o pobre ele quer parecer o rico. O rico burro, tossicamente falando aqui, né?
O rico burro ele quer que todo mundo perceba que ele é rico. O rico, rico, inteligente mesmo, tá cagando porque pensam dele. Ele faz o que ele quer.
Ele tem liberdade de tempo. Ele pode parar de trabalhar o que ele quiser. Ele pode dar volta ao mundo de barco, qual esposa ele quiser.
Só que ele não tá preocupado com o que vão pensar da etiqueta e tal, né? E aí entra o negócio da ostentação, mano, que eu comecei falando lá no começo, né? tem uma cultura da ostentação que é uma imbecilidade.
Uma coisa é você ostentar, outra coisa é você realizar sonhos. E a diferença que eu faço nisso tá com seu objetivo. O que que eu considero como ostentação?
Não que seja o termo do Micaeles, mas o que que eu considero como ostentação? Quando você compra, como Micaeles é um dicionário, tá jovem? É ostentação.
O que que eu considero como ostentação? Você gastar seu dinheiro para impressionar os outros, para se sentir superior aos outros ou para se sentir aceitou? Uhum.
Então aqui a gente consegue diferenciar bem o que que é ostentação de realização de sonhos. Só que aí é é não dá um passo maior que a perna, que é o perigo, né? E você não fica comprometendo teu salário para realizar o sonho de ter um celular bom.
Cara, você não faz sentido você trabalhar o mês inteiro para pagar um um celular bom. Quer ver o que eu acho legal de sonho? Quem sou eu?
Não dá para padronizar, né? Nem a pau. Mas, por exemplo, tem uma casa própria.
Para mim é realização de um sonho. Corre atrás desse sonho. Porque não é sonho modinha que a ano que vem eu já não quero.
Todo mundo quer ter uma casa, né? Ah, é você ter um carro quitado, você fazer uma viagem top com a sua família pela primeira vez de avião para ir para Maceió. Cara, isso é sonho que, mano, sabe, da hora.
Não, só coisas materiais. Eu, você sabe que eu separo muito? Uma coisa que eu falo é assim, como que o o burro vai, vamos colocar aqui o burro e o inteligente, como que o burro gasta dinheiro?
Ele gasta tudo com prazeres temporários. Ele usa todo o dinheiro dele para curtir a vida, porque ele pode morrer amanhã, né? Frase mais imbecil é essa, tá?
Não use essa frase perto de mim que não vai receber xingo, né? Agora vai chamar de é como que como que o inteligente gasta? Ele curte a vida, ele investe com menos intensidade, com menos com simplicidade, que é um dos três paros do enriquecimento, trabalho, simplicidade e investimento.
Ele curte a vida com simplicidade. É o que eu falo, né? Então, o que que o inteligente faz?
Ele curte a vida com simplicidade, ele monta patrimônio e ele investe pensando no futuro dele, da família dele. Agora, o que que é montar patrimônio? Tem uma divisão importante que é assim: a gente tem os bens duráveis e os bens não duráveis.
Bem não durável é tudo aquilo que você gasta, curte e no dia seguinte acabou. Não tem mais nada. Balada, beber uma Heinekin, viajar.
Não tô falando que viajar é ruim, só que não vira patrimônio, a não ser patrimônio na cultural, né? Enriquece por dentro. É.
E é muito gostoso. Eu acho top. Mas isso não vira patrimônio.
Agora consegue vender isso depois, por exemplo. Exato. Exatamente.
Essa é a ideia. Porque por qual que é o problema? Se você chegar para uma pessoa e falar: "Mano, que que você tem aí?
digamos que o cara perdeu emprego. Que que você tem aí que dá para vender para fazer uma grana para pagar o leite das crianças? Nada, né?
Senta aqui no teu estúdio, você tem uma TV grande daquela, você tem dois microfones, você tem o notebook, você tem outro computador, você tem uma parte de coisa, tudo isso é bem durável, é patrimônio que por mais que ai não é um ativo que vai valorizar não, mas dá para eu vender. Esses bonequinos aqui, ó, eu guardo a caixa de todos eles porque eu tenho medo de ficar pobre e se um dia eu precisar vender, eu vendo. E aí, vale bastante.
Isso aí é cavaleiro. É caro pr [ __ ] Então, já tá, já é patrimônio, entende? Tipo, quer ver um exemplo?
Eu era músico, né? Tinha vários violões, cara. Quando eu quis quitar meu apartamento, eu vendi vários violões meus e consegui amortizar.
Mas agora o cara que só vai embalada, gasta tudo com cerveja o tempo todo e rolê com as minas. Que que você tem? Só experiência que tá ficando na memória.
Tem aí um ponto que a gente percebe que a mentalidade é muito importante. O jeito que você lida com dinheiro. E sabe qual que é a treta?
Por não ter educação financeira nas escolas, você é um caso parecido com comigo. Mas a maioria não é assim. E mesmo que a gente não tenha estudado, tem pessoas que pensam diferente e tal.
Eu eu gosto de pensar assim, é muitíssimo possível sair da pobreza, só que vai exigir muitíssimo esforço e sacrifício, né? O custo que você vai ter que pagar. E voltando pra educação financeira, que a gente tava falando lá do teu caso de mentalidade, né?
Como a gente não aprende sobre educação financeira na escola, a gente não relaciona a educação financeira como algo que tem que ser aprendido. A gente acha que educação financeira se aprende com a vida e não é. Se fosse assim, todo rico seria, todo vai seria rico, né?
É interessante. É verdade. Aham.
tem que estudar. Claro que se você teve um contexto que tinha educação financeira dos seus pais, você já tá à frente de muitos. Se você, teu pai era pobre, mas conseguiu pagar uma escola particular que tinha, você já tá à frente também.
Mas a maioria não. Então a gente entender que educação financeira é algo que precisa ser estudado. E o que que é educação financeira?
Ah, Duda, é Faria Lima, é Wall Street. Não. Como?
Três coisas. Eu gosto de fazer sempre tripés assim. O que que é educação financeira?
Como ganhar dinheiro, como poupar dinheiro e como multiplicar seu dinheiro. Isso é educação financeira em qualquer lugar do mundo. Não tem ai eu tenho que ler o livro do Auren Buff.
Não, não tem nada a ver. Isso aí é investimento que é outra coisa, tá? Mas para começar você não precisa complicar.
E esse é o ponto que por anos eu deixei de estudar. Você dava o play no vídeo lá de finanças. Ah, porque a taxa CELIC baixou segundo o COPOM nos últimos 45 dias.
O indexador aqui foi do CDI. É, você fala: "Mano, não é para mim, velho. Deixa quieto.
" É, é para você. É para mim. É para nós, né?
Só que entender que que é educação financeira, ganhar dinheiro. Porque não adianta, o pobre não fica rico sem ganhar dinheiro. Investimento não vai te mudar tua vida, é o trabalho que vai mudar tua vida.
Isso eu falo muito. Investimento não serve para dar dinheiro para ninguém, serve para multiplicar o dinheiro que o pobre ganha trabalhando. Se você não ralar para caramba, você não vai ter dinheiro para investir.
E aí os seus, quer ver? Se você pegar, vai, vamos por partes. Ganhar dinheiro.
Então, ganhar dinheiro tem a ver com o teu trabalho, com renda extra, com opções de trabalho além do seu trabalho. Isso é uma coisa que desde muito cedo eu falei: "Mano, eu quero aprender o máximo de coisa possível para eu nunca passar fome na vida". Porque se o cara só sabe fazer uma coisa, se der ruim ali, ele vai ter que depender desse mercado trabalho a vida inteira.
Então, procure outras é, procure alternativas de fontes de renda para você. Então, ganhar dinheiro. Sem ganhar dinheiro, você não vai sair da pobreza.
Poupar dinheiro. E aí, ó, educação financeira, ganhar, poupar e multiplicar. Os três amigos do enriquecimento, trabalho, simplicidade e investimento.
As três se complementam aqui. Então, ganhar dinheiro tem a ver com trabalho. Poupar dinheiro tem a ver com que você tem uma vida simples.
Dá para tu fazer um curso, cara. Não, não. Eu talvez eu vou vá ater um dia ainda, mas vou dar de graça pra galera.
Ó, poupar tem a ver com simplicidade, tem a ver com minimalismo, tem a ver com você gastar com o que você precisa, não com o que você deseja. Tua prioridade é sair da pobreza ou ter o que você deseja. Não dá.
Eu falo sempre, né, que quem quer ter tudo sem que abrir mão de nada é bebê, é criança. Então você tem uma mente infantilizada, se você acha que você vai sair da pobreza sem abrir mão do Netflix, Amazon, HBO, Net, Sky e todos os stream, não, não tem como. Vocês viam, eu fiz um vídeo lá, galera, ó, em vez de você usar esse streaming aqui que custa tanto, usa esse que custa tanto.
Ai, mas esse outro aí tem bem menos dorama. Caramba, velho, você tá querendo sair da pobreza ou quer assistir a porcaria do dorama, velho? Entende?
Tipo, é uma falta de prioridade absurda que a pessoa tem na cabeça. Então, o poupar dinheiro tem a ver com ser simples, minimalismo, viver com menos. E é o que a gente tava falando da camiseta, mano.
Muitas vezes viver com menos é muito mais fácil. Eu falo pra minha mulher às vezes, né, amor, às vezes você passa mal para escolher roupa aí porque você tem muitas. Olha, eu, eu boto essa calça aqui, a camisa, bora para onde?
Para palestra, vou assim, é, pro podcast assim, vou pra igreja e assim, mano. Tá bom. Tipo, pega um modelo aí, ó, camiseta ali e o short tá pronto, né?
Só que não. O cara que ele ter, ele quer ter 22 blusas de moletom, ele quer ter oito calça, ele quer ter sei lá quantas camiseta. Vocês viram?
Eu até recomendo pra galera, não sei se você já viu, é muito bom, mano. Tem a ver com esse estilo de vida. Tem uma um documentário na Netflix, chama Minimalismo.
Já não conheço, mano. É muito bom. É tipo uma hora o negócio, já viu, cara?
É dois caras dos Estados Unidos que um começou a viver com menos e ele tinha um amigo que tava com depressão, tava meio triste, sei lá, que tava passando um perrengue lá. E ele falou pro amigo dele: "Cara, vem cá. Eu comecei a viver desse jeito e, mano, você não sabe como tem sido libertador na minha vida viver desse jeito.
Com que jeito? Com menos. Para de querer tudo, 500.
mil coisas. Aí o cara falou: "Beleza, vou tentar". Aí que que ele fez?
Ele encachotou tudo que ele tinha no apartamento dele. Tudo. Acho que deu, sei lá, 32 caixas.
Aí ele falou assim: "Mano, eu vou ver quantas dessas caixas eu preciso nas próximas semanas". Aí eu não lembro, eu assiste lá, né? Mas acho que quatro semanas depois ele tinha usado tipo o conteúdo de três caixas e 29 caixas ele nem abriu.
Aí os caras fazem um cálculo, mano. Olha que absurdo. As casas dos Estados Unidos tem em média 300.
000 itens contando tudo. Sofá, geladeira, copo, talher, né? 300.
000. Aí o cara ele começou a perceber que ter menos é muito mais gostoso, é muito mais leve a vida, sabe? É menos roupa para lavar o tempo todo, sabe?
Você abre o a porta ali, tem camisa preta, uma branca, uma cinza, um jeans, outro. Claro que pra mulher é diferente isso, mas tem mulheres minimalistas que também falam: "Dá para você viver, ter de tudo, mas ter o essencial". E por causa dessa cultura da propaganda, que o objetivo da propaganda é mostrar pra gente que a gente tem que ter algo que a gente não precisa, a gente compra coisa o tempo todo.
Aí você vai pegar esses aplicativos da Shin, da Shope, da AliExpress, você vê aqueles e é uma perdição do [ __ ] isso daí. Tinha antigamente se falava muito, né? Que nós somos a média das cinco pessoas com quem a gente anda, só que depois da pandemia que fechou o cerco aí, né?
A gente começou a ser uma média de quem a gente segue. E se você só segue gente imbecil que fala de ostentação, de coisas caríssimas, de coisas que não é pra pobre, você vai sempre ser pobre porque você tá querendo comprar essas coisas na hora errada. O que é um [ __ ] paradoxo, né?
E aí, voltando, quem que você tá seguindo? Faz uma limpa aí, caramba, você é burro demais, mano. Para que que você tá seguindo um monte de gente inútil?
Sabe, não que eu tô fazendo juízo de valor, mas eu tô querendo falar assim: "Se a tua abordar sair da pobreza, você tem que seguir gente que tá falando. Vamos, como que faz aqui, ó? trabalha, ó, renda extra, mano.
Vamos vender doce lá no no trabalho. Vamos fazer isso. Até porque se se você se insere nesse nesse tipo de assunto, serve até de motivação, né?
Sim, com certeza. E e aí a ideia é [ __ ] olha ali, de fato, o cara o cara saiu da o cara tá falando de sair da pobreza do [ __ ] e ele tá vivendo uma vida tranquila, né? E tranquilo não é não é a mesma coisa que no iate.
Tranquilo é sem dívida. É, tem esse lance, né? Teno, na minha opinião, eh, cara, eu também sou um cara bem, acho que simples é a palavra mesmo, porque a única coisa cara que eu tenho mesmo é o meu carro.
E, e é importante isso de com quem você anda. Eu não falo que você tem que andar, você não pode andar com pobre. Eu falo que você tem que evitar.
O principal ponto é tentar influenciar a primeira pessoa a melhorar. Se tá vendo que não rola, é você não andar com gente que tem mentalidade medíocre, que é gente que só quer gastar dinheiro porque eu posso morrer amanhã. Isso é mentalidade medíocre.
É uma pessoa que não vai evoluir. Ela não tem uma, é, é a mente rica. Não tô falando de riqueza.
Tem pobre que tem mente rica no meu canal, graças a Deus, tem muitos. Tá todo mundo mudando de vida. Tem gente que é pobre que perdeu tudo na pandemia.
Tem gente que é pobre que não tá conseguindo se relocar no trabalho, perdeu o emprego, teve uma doença, que mora numa cidade que tem pouquíssimas oportunidades, bem menos que São Paulo ou Rio. OK, né? Mas o que eu tô vendo no canal é que a galera tá mudando, que tá mudando de mentalidade.
Então a gente tem que tentar andar com gente que tá com esse mesmo propósito que a gente, sabe? E não que, ah, não posso mais andar com gente que não gosta de fin. Claro que pode, é a vida, a vida como ela é normal, né?
Mas tem que tomar cuidado com as influências, porque as influências elas podem tirar o segundo ponto ali, que é o de poupar dinheiro e ter uma vida simples. E por que que você tem que poupar e ter uma vida simples? Porque é com essa simplicidade que você vai ter mais condição de investir.
O investimento não vai te tornar milionário, mas ser constante em investimento vai você vai te fazer ter um patrimônio muito bom.