Falando em ser agressivo o verstappen na largada né jogando o noris para fora e aí começam as polêmicas muita gente questionando Nossa mas ele pode fazer ele ou todo mundo né pode fazer qualquer coisa na largada né porque a gente sabe que tem todas as regras a Fórmula 1 de disputa por posição mas elas não valem tanto paraa largada né é meio que é liberado para ele fazer o que ele fez na na largada Como que você vê isso Eh você acha que que faltou um pouquinho pro Norris pensar pô ele pode me jogar para
fora aqui eu vou tentar não ficar do lado de fora do vaping que ele vai espalhar né porque é muito comum nessa lagada de de ostin alguém espalhar para lá né é eu acho que ele é na cabeça tá vez esperando pode ser que o overstep espalha Vai espalhar na no meio da curva mas normalmente quando isso acontece você tem um pouco de área na zebra que você pode ainda tracionar e acelerar bem mas eu acho que ele não tava esperando que o stepa espalhar tanto para fora assim aí os dois acabaram se atrapalhando eí
a Ferrari passou eh mas no final eu acho que para mim eu acho legal a fórmula 1 deixar os pilotos brigarem na principalmente na primeira volta tá todo mundo arriscando o pneu tá mais frio aquela primeira freada eh ninguém sabe exatamente aonde frear vai ter pilotos arriscando mais outros menos então Eh isso para mim é automobilismo eu achei top demais tem que ser assim todas as corridas é o pessoal reclama às vezes mas eles não sabem que os pilotos que pediram para ser assim que tem que liberar mas aí ao longo da corrida precisa os
Comissários entrarem em jogo aí para policiar alguns exageros daí chega no final da corrida o Norris tava com o pneu muito mais novo seis voltas mais novo por conta da Estratégia da McLaren também é bom lembrar que ele chegou nessa situação no final com o pneu mais novo porque ele também cuidou bem do pneu acho que tá um pouco na moda agora ficar pegando no pé de tudo que o Norris faz e daí não lembra das coisas boas que ele faz ele cuidou muito bem do pneu ao longo de toda a corrida e por isso
que ele conseguiu essa estratégia diferente chegou lá com uma volta com seis pneus seis voltas mais um pneu com seis voltas mais novo e chega com muita ação para cima do verstapen e o vestap defendendo muito bem usando a b do carro bateria do motor para conseguir se se defender até que chega no momento que eles entram na curva lá do a lado com o Norris um pouquinho na frente mas aí no Apex na na tangente da da curva o verstapen tá na frente isso na regra da Fórmula 1 significa que a curva é dele
e ele vai lá e espalha norvis passa por fora e ele deveria ter e devolvido aquel aquela posição não devolveu levou 5% 5 segundos de de punição que que você acha de tudo isso Pietro você gosta primeiro dessa mudança que foi feita na regra da Fórmula 1 para esse ano que o que conta é o Apex O que conta é você chega na frente na tangente da curva a curva é sua é que eu eu não acredito que toda a situação pode toda a situação na corrida é diferente então eu não essa regra que é
muito assim preto ou branco não para mim não não não funciona entendeu porque toda a situação é diferente eu acho que o os stewards da fia precisa eh olhar para toda a situação individualmente entendeu porque por exemplo a punição foi Foi justa foi porque eu assim tomou 5 segundos de punição e e Mas do lado do nores eu entendo que e eles não concordaram porque quando você vê na no ponto de frenagem o nores antes de entrar na curva ele tava na bem na frente do ver steppen aí o verst verst naturalmente por dentro Tira
o pé do freio então naquele momento nor já tinha passado aí o vers Tira o pé do freio chega no Apex naturalmente o cara por dentro vai entrar mais rápido então ele chega e fica assim um pouquinho na frente do nors um bico na frente e como ele entrou muito rápido os dois Ele espalhou muito o verstapen conseguiu manter Eu acho que um pneu na faixa branca mas espalhou totalmente pra zebra o norres não tinha para onde ir e claro que foi passou muito né Eh mas eu acho que os dois t t razão o
que o nores ele aproveitou um pouco demais é quando o verstapen espalhou ele acelerou muito né no lado de fora da pista naquela área de escape bem passar o ver stepping muito fácil eu acho que se ele tivesse segurado um pouquinho aí só entrado na próxima curva lá do a lado eu acho que aí eu não eu não acho que eles iam dar punição Mas como ele realmente passou o ver steppen muito lá por fora e conseguiu acelerar e aproveitar eu acho que aí ficou claro que eles iam dar punição para ele mas essa regra
é é muito complicado porque os dois t tem tem boas razões de Ah é para ser punição e não não era para ser punição mas eu acho que para McLaren quando eles viram aquilo eu acho que eles tinham que ter falado pro nores eh deixar o overstepping passar para não tomar esse risco e como o nores já tava mais rápido com pneu mais Eh mais novo Eh daí tentar passar ali De novo É foi a exatamente o que eu pensei também o que eu escrevi na hora até porque o o restante da das decisões ao
longo da corrida Eles foram muito nessa essa linha né eles foram bem Preto no Branco como você falou com essa regra aí do do Apex então o Max tinha aquela a aquela curva e por isso o norvis não tinha o direito de passar muito menos passar por fora mas sempre que tem tem polêmica quando é muito fácil tipo porque o problema dessa regra é que todo piloto se a regra é você precisa estar na frente no Apex é o Apex que conta então todo mundo vai fazer que nem o overstap eles vão tirar o pé
do freio na entrada da curva entrar muito rápido nem pensando na saída Vai espalhar até a zebra aí o que o outro cara fazer não importa mais porque ele já saiu tá fora da pista né então tipo eh Aí o cara não pode ultrapassar então é é muito é complicada essa regra Era exatamente o que eu ia falar que sempre tem polêmica quando tem o verstappen lutando por posição porque ele age exatamente dessa maneira ele se joga lá você decide se vai bater ou não ele sempre joga muito no limite e dessa vez ele tava
atrás na freada e rolou o carro ali para est na frente na tangente como você tava falando é muito difícil lutar por posição com o Max verstappen porque ele sempre deixa para você a decisão que se vai bater ou não é deve ser muito difícil batalhar com ele porque ele é muito rápido ele corre muito bem o que a gente chama de Race Craft eh que é o estilo de como ele ultrapassa como Ele defende ele é muito muito bom um dos melhores no Grid se não for o melhor eh então é e ele é
muito agressivo eh eu acho que o único o único jeito de batalhar com ele quando você tá disputando um um campeonato mundial é você precisa cheg eh tipo lutar do mesmo jeito que ele que ele faz nas corridas ser eh o quanto agressivo que ele for você precisa ser precisa igualizar ele ser igual foi isso que o Hamilton fez em 2021 né o Hamilton começou o campeonato aliviando para ele daí chega em silverson não alivia depois chega em Monza não alivia o que acontece bate as duas vezes né Realmente é muito difícil lutar com o
Max vestapem na pista e o o Lando as chances dele no campeonato Pietro o que que você acha porque chegou nesse GP dos Estados Unidos tava numa tendência de crescimento da McLaren uma tendência que já vende alguns meses mas ele tendo dificuldade em tirar pontos em relação a overstappen a Red Bull agora parece que se encontrou o carro melhorou um pouco e ele o overstappen conseguiu ampliar a vantagem dele na liderança do campeonato agora são 57 pontos são 136 pontos Se não me engano de em jogo ainda você acho que já deu pro pro Lando
tentar de novo o ano que vem Olha ainda existe a chance mas é muito difícil porque dá para ver que eu não sei se é muito ah o a Red Bull melhorou o carro ou tipo só a pista de Austin eh foi melhor pro carro da Red Bull então o carro da Red Bull se comportou melhor para essa pista e com a Ferrari também não é que a Ferrari assim Putz eu não acho que eles acharam umas coisas eh muito diferentes que ah meu agora em ostin estamos rápido e vai manter isso até o final
da temporada Eu acho que os três times estão bem parecidos e dependendo da pista e uma pista pode eh ser ideal para um time pelas características da pista das curvas eh Então eu acho que você vai ver até o final da temporada eh eu não acho que a McLaren vai conseguir destacar assim ganhar todas até o final da temporada Eu acho que vai est eh eh mudando entre Red Bull McLaren e e Ferrari e a Mercedes né A Mercedes que veio com atualizações para esse GP de Austin e completamente perdida o tempo todo né quando
você tava na beirada da pista dava para ver alguma dificuldade dos pilotos com esse carro alguma coisa que você viu sobre a Mercedes A Mercedes estava tendo muita dificuldade nas curvas de eh de alta velocidade principalmente naquela penúltima curva a gente viu várias vezes os pilotos da Mercedes quase perdendo o carro E aí inclusive eh na classificação o George entrou rápido e eu tava vendo a telemetria eu tenho o meu computador lá com time eu consigo e ver a telemeter de GPS Ele entrou assim 2 3 km muito rápido na curva mas Tentando ganhar tempo
mas aí do nada ele perde a traseira do carro e aí acaba no muro e a mesma coisa com Hamilton na corrida eh carro tá mais pesado então eles estão mais lentos mas ele entrou naquela na penúltima curva e de novo perde a traseir E como eles estavam indo mais lento ele não acabou no muro eh só Acabou lá na na área de escape mas carro tá muito difícil de pilotar eh e principalmente na nas curvas de de alta velocidade e o Hilton inclusive disse que ele pediu mudanças no carro ele já ia largar em
17º 18º e falou olha já que eu já tô aqui muda completamente o carro eu largo dos boxes e tudo bem E a equipe falou não a gente vai deixar o seu carro assim e aí durou que duas TR três voltas ele tava na caixa de brita e segundo a Mercedes foi justamente pelo que o Pedro petro tava falando sobre essa questão do do acerto do carro carro muito difícil a Mercedes agora vai estudar os dados e vai tentar entender como tirar o máximo desse pacote que eles trouxeram agora quem conseguiu já tirar o máximo
do pacote foi a ras né É impressionante como nesse regulamento da da Fórmula 1 as equipes grandes muitas vezes trazem novidades pra pista E as novidades não dão em nada né ou a primeiro O pior é o rendimento do carro e depois melhora a ras esse ano tudo que a ras coloca no carro tá funcionando né E novamente isso aconteceu em oss né Pietro então começamos o final de semana de corrida só com as peças novas no carro do do huberg como um é um final de semana em Sprint é mais complicado você testar coisa
porque você tem um treino e aí você vai direto paraa Sprint eh qual of fine aí vai pra corrida Sprint aí a classificação aí direto pra corrida então Eh teve muito é muito pouco treino nessas corridas sprints eu quando você tem peças novas é difícil você eh acertar e e fazer tipo pegar aquele acerto perfeito eh com aquelas peças mas depois do primeiro treino a gente viu que que tava bom no carro do Nico então direto na na classificação Sprint a gente colocou as peças novas também no carro do do Kevin e a gente viu
que a performance dos dois carros eh tavam muito boas eh não só em ritmo de classificação mas também ritmo de corrida o nosso desgaste do pneu e se você notar o nosso setor três Eh tava muito bom e o setor três é quando é as curvas que você tem eh as curvas mais travadas mais de lenta velocidade que aí quando você tem muito desgaste do pneu quando você começa a tracionar os pneus você perde o pneu traseiro e o nosso carro eh nesse aspecto tava muito bom eh e aí a gente conseguiu pô somar pontos
na corrida Sprint e na corrida principal um p8 eh do Nico do Nico huberg e foi um excelente classificação do Kevin né como você tava falando ele pegou esse carro com as peças novas já direto paraa classificação e foi muito bem né tava falando Pietro do da característica do carro essa cois do carro eBay na parte de baixa velocidade tem a ver com a parte mecânica que vem da Ferrari porque a Ferrari é o melhor carro do Grid e embaixo velocidade né ou é algo da aerodinâmica é da ras mesmo eu eu acredito que é
uma combinação das duas coisas claro que a parte mecânica a maioria também vem vem da Ferrari mas no final é são os nossos engenheiros que acaba decidindo e o acerto e do carro tem muita coisa que a gente pode mudar d eh e isso é um conjunto com a parte aerodinâmica do carro também porque o carro de Fórmula 1 é o que é o mais importante é a carga aerodinâmica Então até se seu carro tiver uma suspensão sensacional se você não tiver o Down Force até nas curvas lentas você você vai perder muita performance então
é é um conjunto e e a gente tava sempre comparando eh com eu nem sei falar o nome do time agora o é o o RBR né é o fiz a caixa RBB o RB Essas são as opções então com os engenheiros a gente sempre tava comparando com eles porque o coda tava sempre muito rápido ou parecido Você viu que a gente tava sempre em nono aí o Sonoda tava logo atrás em 10mo e e a gente via que os o carro deles eram Bom tipo em performance de uma volta mas o desgaste do pneu
deles eram maior e também eles eram não eram tão bons no último setor E isso pra gente era muito bom pr pra corrida e a gente conseguiu ter uma uma boa vantagem neles principalmente na na corrida Sprint