Sejam bem-vindos a mais um episódio do podcast do manual do homem moderno o seu melhor amigo na internet Voltamos para nossa segunda temporada e hoje eu recebo aqui Bruno Perini criador do você mais rico e um dos hosts o podcast ou sócios ele é formado em engenharia já teve passagem pelo exército e a esposa da Malu Hoje ele trabalha criando conteúdo sobre educação financeira investimentos empreendedorismo e outros temas O Bruno Também é um dos sócios do grupo primo ao lado de nomes como Tiago negro e o Joel J e hoje ele vem falar um pouquinho
aqui com a gente sobre como trazer um pouco mais de riqueza para nossa vida seja bem-vindo Bruno Obrigado pelo convite só tenho duas correções quais são porque eu sou formada em artilharia pelo exércitoria Eu acho que o pessoal aqui engenharia porque teve um site que colocou e arranqueu muito bem aí todo mundo copia dele Só que não é e artilharia também o cara fala será que é isso mesmo que engenharia o pessoal tem comparação no mundo civil e no mundo militar não tem comparação artilharia é o cara que vai atirar para destruir um ao 20
Km à frente 40 Km à frente mas é artilharia e o Joel ele não tá mais no grupo primo a gente não continua sendo amigo tudo mas ele vendeu a partida dele pra gente então duas correções são duas correções seja bem-vindo uma felicidade gigante de Trazer você aqui Agradeço o convite Espero poder agregar E aí eu queria começar o nosso papo trazendo aqui um cara que eu acredito que você deve gostar bastante é um cara que eu admiro bastante também que eu te inferno eu gosto e fala num livro O trabalho quatro horas por semana
ele diz uma frase que é assim é Fox sem ser produtivo em vez de focar-se em estar ocupado que que você acha que é o que ele quis dizer com esse trecho aqui no livro bom Primeiro você falou do team ferres eu só tô aqui por conta do TIM faries é mesmo esse livro trabalhe 4 horas por semana ele mudou minha vida não que eu trabalho por semana muito longe disso nunca vou trabalhar provavelmente isso não sei se eu te enviar hoje trabalhou apenas isso também mas eu lembro até hoje eu estava na rodoviária de
Campinas e aí tinha uma livraria eu fui perder um tempo na livraria como eu sempre fazia e eu vi a capa do livro do team ferros era branca E dourada com um cara numa rede e tinha lá trabalho quatro horas por semana fique rico tinha uma outra coisa assim e viva onde quiser daí eu falei caramba que livro interessante eu peguei eu li aquele livro e falei eu não sei o que não sei quando ou como mas um dia eu vou ter um negócio na internet aquilo ficou na minha cabeça e na frente acaba acontecendo
Então ele mudou minha vida esse livro não era livro que eu já li Se eu ler esse livro Hoje eu vou achar ele Ruim muito provavelmente mas naquele momento me deu um vídeo para ter uma ideia de um dia para um negócio online e você acha que essa questão aí de você focar em sem produtivo e invés de estar ocupado chega mais ou menos um pouco naquela comparação que acho que eu já vi você falar bastante também de a diferença de você ser esperto de você ser inteligente eu acho que são coisas diferentes né Eu
sempre falo que o meu pai e a pessoa mais inteligente que eu Conheço Tá talvez até tem um gancho sim eu acho que eu entendi Onde você quer chegar mas eu sou mais esperto porque mesmo meu pai sendo mais inteligente eu aloquei a minha menor inteligência numa área que é mais rentável que é o mercado financeiro e essa questão entre estar ocupado e ser produtivo é mais ou menos a mesma coisa se eu quiser eu posso passar o dia altamente ocupado e mesmo assim não produz nada eu posso ficar só Respondendo os mil convites que
chegam no WhatsApp em vez de botar uma pessoa para fazer isso para mim por exemplo posso ficar olhando minha caixa de e-mail que vai ter infinitas ofertas de coisas que eu não quero comprar eu posso ficar vendo um monte de detalhes fazendo um verdadeiro trabalho de sipo né que da mitologia era um cara que foi clonada rolar uma pedra muito alta até o topo de uma montanha e quando chegava lá rolava abaixo para ele recomeçar a tarefa Então Você vai estar ocupado o dia inteiro mas não vai ter produzido nada no final das contas e
ser produtivo não você pode passar uma hora do seu dia produzindo Mas aquela uma hora pode ser alocada em algo que vai mudar sua vida tem aquela ideia do Pareto que ela se popularizou até por conta do tio infery eu acredito ela era muito má ideia da economia e ela saiu dessa área e ele fala disso no trabalho quatro horas por semana que a ideia do 80/20 né ouviu Fred o Pareto ele era um economista italiano cientista político polimata ele tinha conhecimento de várias áreas e ele foi estudar a distribuição de terras na Itália e
ele viu que 80% das terras pertenciam a 20% das famílias e aí criou-se com isso 8020 as relações né de por exemplo 80% do retorno de um portfólio vai vir de 20% dos ativos tem vários retornos você pode conferir que acontece assim na prática só que uma conclusão do palito Que é menos divulgada é que ele foi olhar mais a fundo essas famílias né que faziam parte dos 20% que tinha 80% das terras ele viu que dentro daqueles 20 tinha 20%, que era dono de 80% dos 80 então se você faz a relação percentual fica
quatro para 64 e dentro desses quatro tinha 20% 08 que eram donos de 80% das 64% das terras então ficava uma relação de 08 para 51% no final das contas na nossa vida tem coisas que são assim Você coloca 08% do seu tempo alocado em uma certa atividade que vai ser responsável por 50% resultado no ano Às vezes isso acontece muito no mundo de lançamento de produtos online o cara ele faz todo um trabalho para na abertura do carrinho ele ganha mais dinheiro do que ele ganhou nos cinco meses anteriores Eu tenho quatro datas onde
eu abro o carrinho então eu posso falar que eu vendo muito quatro dias dos 365 do ano então dá um pouco mais de 1% e esses Quatro dias são responsáveis por mais de 50% do faturamento na barca Bruno Perini Então eu tenho essa questão do Pareto na minha vida então o que mais agrega minha vida hoje a produção de conteúdo por exemplo eu posso fazer muita coisa na minha empresa eu posso olhar mais de perto a área do RH não é melhor alocação de ativos eu posso por exemplo olhar mais perto era da contabilidade posso
olhar relação com as startups que a gente tem no portfólio nada disso vai Ser uma melhor alocação de ativos comparado a estar em frente a uma câmera gravando no meu caso eu sou mais produtivo fazendo isso e como é que alguém que não tem a rotina que o Bruno penini tem uma pessoa que talvez esteja até num ramo completamente diferente que o seu consegue localizar dentro da vida dele do cotidiano dele o que que ele tá sendo produtivo e no que que ele tá se mantendo ocupado Geralmente as tarefas mais importantes são aquelas que a
gente Adia fazer isso é um primeiro ponto né entre aquilo que é importante porque vai fazer a sua vida decolar e aquilo que é urgente é pagar as contas que estão vencendo naquela semana é tomar uma série de providências imediatas que no final das contas até são importantes mas naquele prazo mas não te levam adiante urgente costuma ganhar importante essa é a primeira área fora isso você tem que pensar em que local você quer chegar se você Pensa assim ah daqui a cinco anos eu quero ter muito mais dinheiro investido eu quero estar mudando de
carreira eu quero ter uma outra profissão bom então toda hora para fazer alguma coisa tem que se perguntar né isso que eu estou fazendo é realmente algo que vai me levar mais perto desse objetivo ou não se não for então provavelmente você tá ficando só ocupado e não tem como você não estar ocupado se você não tem ninguém para delegar tarefas né mas Dentro da sua rotina você tem que ter um tempo dedicado para aquilo que é realmente importante e que vai mudar sua vida no longo prazo que seja uma hora do seu dia e
o mais interessante é que você tem de fazer isso pela manhã porque a chance de não fazer é muito menor tem uma frase daquele autor americano marketing onde ele disse que se você se você tiver que comer um sapo faça o pela manhã se tiver comer dois como maior primeiro porque fica mais fácil depois Né Então coloque como prioridade do seu dia aquilo que é mais importante até porque se você faz o mais importante do dia de cara aquele dia já foi produtivo você pode não produzir mais nada o dia inteiro mas você vai ter
a sensação de mais importante eu entreguei agora quando é o contrário você faz um milhão de coisas pequenas mas todas desimportantes no final do dia você fala cara eu fiquei rodando na barata tonta e não produz nada esse coisa de produzir Também tem muito a ver com disciplina né do quanto que a gente consegue pegar tarefas o quanto a gente consegue cumprir tarefas com regularidade né Constância Qual que você acha que é o caminho para a gente conseguir adquirir disciplina no nosso dia a dia Isso é uma pergunta boa porque pessoal pensa que como eu
fui militar Eu Aprendi a ser disciplinado lá dentro né E na verdade não o exército foi só um filtro porque no concurso que eu passei Era para Escola Preparatória de Cadetes do Exército de lá e lá vai direto para a academia militar das Agulhas Negras né eram 470 vagas teve um 700 aprovados as chamadas 470 primeiros mas um monte de gente embora nas primeiras semanas foi chamando todo mundo chamou até a última pessoa do concurso todos que foram aprovados foram chamados porque se você entra lá dentro ver aquele ambiente cheio de regras cheio de horários
inflexível com atrasos você era punido Você perdi o seu fim de semana e ficava lá um regime de internato sem poder sair podia até ser preso preso ficar atrás de grades mesmo por conta de coisas disciplinares que sabe são bobas no olhar de quem tá de fora então aquele ambiente expulsava que era não era disciplinada e mantinha aqueles que eram e eu só me mantive lá dentro eu já era disciplinado antes eu não sei falar para você o porquê que eu já era disciplinado então eu nunca tive que me preocupar em Desenvolver disciplina eu sempre
fui agora que eu posso falar para quem está assistindo é que foi algo muito recompensador na minha vida sobre tudo no mercado financeiro eu acho que é um dos mercados que mais premia a disciplina e eu digo isso pelo seguinte né você tem histórias tem uma especialmente com as fantástica que não é nacional é americana Mas vocês podem até pesquisar na Wikipédia no Google procure por James read r e ad vocês vão Achar alguma coisa menos mais ou menos assim foi um frentista faxineiro e filantropo multilionário americano como é que o cara que era faxineiro
e frentista virou multi milionário né quando o James Reed morreu ele tinha mais de 90 anos ele tinha uma fortuna de 8 Milhões de Dólares né que foi construída com investimento ao longo do tempo por quê Porque ele foi um cara disciplinado ele começa a investir cedo não parou mais e No final da vida ele tinha construído essa Fortuna só por ter feito aquilo todo mês corre queiramente ainda que o ambiente fosse nada corriqueiro aí se você olha para isso o resultado do James Grid faxineiro e frentista durante boa parte da vida dele se aposentar
é muito melhor do que o resultado de um monte de gente altamente educada que nos Estados Unidos foi para Harvard né que tinha as melhores colocações profissionais e o cara não juntou esse patrimônio todo ao Longo da vida e qual a diferença dos dois um foi disciplinado o outro talvez não tenha sido talvez tivesse até mais conhecimento isso não acontece fora do mercado financeiro o James ridd como faxineiro não conseguiria operar um coração melhor do que um cirurgião ele não conseguiria montar um foguete melhor do que um engenheiro ele não faria uma arma nuclear melhor
do que um engenheiro que especialização em física algo assim agora nas Finanças o cara que é muito Disciplinado consegue melhor do que os profissionais porque a recompensa é Faça aquilo por muito tempo e o tempo vai te premiar que é o efeito do juros compostos então não sei se eu vi isso muito cedo mas eu sempre tive disciplina é algo que realmente muda a vida porque quase tudo de bom na vida vem do efeito do juros compostos ao longo do tempo e quando eu falo juros compostos entendo o seguinte né você tem juros simples que
por exemplo uma taxa de 10% sobre um Capital de r$ 2.000 o efeito vai ser sempre r$ 200 ao longo do tempo você não tem esse juros aplicados também sobre o retorno e nos compostos você tem 10% sobre 2000 dá 200 aí quando foi incidir de novo a 10% sobre 2 e 200 aí já dá mais o resultado e depois sob esse resultado ainda então cada resultado soma no principal para gerar um resultado ainda maior é tipo academia exatamente você nunca volta pro zero você sempre tá a partir do momento que Você é exatamente você
vai um dia você obteve um ganho no dia seguinte você tá melhor porque já tem aquele ganho e obter um ganho um pouquinho acima é um efeito de juros compostos relacionamentos você tem um primeiro encontro Muito bom ótimo se tiver um segundo vai ser ainda melhor tem mais intimidade entre aquelas pessoas um terceiro vai ser melhor é uma relação vai ser construída ao longo do tempo se for só um encontro pode ter sido Ótimo mas foi só aquilo então é efeito de juros compostos gerando mais confiança mais relacionamento mais conhecimento sabendo que a outra parte
quer e com dinheiro é a mesma coisa mas para que você veja esse efeito de juros compostos na academia Em relacionamentos ou com dinheiro tem que ter a disciplina de fazer várias vezes e assim vendo sua rotina vou pegar o que eu vi hoje você tava de manhã treinando sim teve gravação de Podcast antes de Vir para cá então você gravou um podcast antes de gravar um podcast Então veio para cá ainda tem o seu podcast ainda tem o seu curso ainda tem um casamento para manter uma sociedade para manter também que também tem um
trampo de tudo que você faz tem uma coisa que você é indisciplinada que você vai falar [ __ ] isso aqui é um jogo devia ser um pouquinho mais assim olha quando eu quero procrastinar o leio Mas é uma coisa positiva ainda né as pessoas foram Pensar assim então eu sou um cara disciplinado mesmo eu acho que para o trabalho muitas vezes acaba sendo mais disciplinado do que para o relacionamento né E a minha esposa tem que dar uma cobrada assim falar já tá demais tá trabalhando muito né Vamos tentar um pouco conversar um pouco
mais e ela me cobra quanto a isso Ela sabe que ela tem que me cobrar também eu não vejo nenhum problema nisso mas acho que por trabalho eu não preciso muito de Toques assim nossa tem que fazer eu já me cobro bastante até porque nesse mundo de internet você tem dois fatores que podem ser muito bons ou muito ruins dependendo de Onde você está que é o fato de que é muito fácil começar Isso é ótimo para o iniciante qualquer pessoa com uma câmera no celular em casa pode começar só que isso é muito ruim
para quem já começou porque o tempo todo é concorrência nova chegando e por conta dessa facilidade Você tem o Segundo fator que essa baixíssima barreira de entrada se todo mundo pode fazer e se a recompensa muito grande porque o cara consegue ficar milionário muitas vezes muita gente vai tentar e vai ter um cara que ele vai começar a fazer não vai ter família não vai ter nenhum tipo de ocupação ele vai ser obcecado pelo que ele faz e se eu não for tão obcecado quanto esse cara ele vai me passar então eu sou absolutamente viciado
no meu trabalho eu trabalho Muito eu trabalho aquilo que eu preciso para entregar o que eu quero e a gente tem metas bem ambiciosa bem ambiciosas lá no grupo eu acho que é não tem para onde correr na internet vai ser isso tem uma frase de um empreendedor que é americano Ele nasceu na Índia Mas está radicado nos Estados Unidos que é o naval Ravi cante eu gosto dele porque ele também Gosta bastante dos estoicos trabalhou com tecnologia tem uns pensamentos bem interessante o Ravi Kant Ele fala que Os Vencedores em qualquer jogo são aqueles
que se viciaram tanto naquilo que continuam jogando ainda que os resultados da Vitória sejam ganhos cada vez menores né marginais decrescentes Ou seja você ganhou você tá feliz ganhou uma próxima você tá feliz mas só um pouquinho mais a ponto de talvez nem ter diferença acho que na internet é a mesma coisa só vai ter sucesso aqueles que foram totalmente obcecados pelo que fazem porque a Competição é muito grande não tem uma Norma trabalhista que fala O Blogueiro só pode gravar 8 horas de conteúdo depois ele tá proibido para nivelar competição não tem cara que
vai gravar o dia inteiro dele e ele vai atrair mais views e vai conseguir ganhar mais dinheiro com isso e vai ter mais capacidade de reinvestir então fica o tempo todo pensando em como é que eu posso fazer para aumentar uma barreira que não existe de entrada para os Competidores do meu nicho e uma dessa ia ser muito produtiva e aproveitando um pouco desse gancho eu quero trazer aqui uma pesquisa para a gente falar um pouquinho sobre equilíbrio tem uma pesquisa recente que é do ISMA que é o stress madding Management Association que é uma
associação do controle de estresse e ele derrotou recentemente que o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de Burnout olha interessante como é a Gente também é o país mais ansioso do mundo né mas aí é claro a gente vive no Brasil não tem como não ser ansioso no Brasil eu colaborar com isso mesmo é não tem como como é que eu consigo manter essa alta performance essa disciplina ao mesmo tempo que eu não tô queimando o motor da máquina eu não tô entrando no estádio Burnout porque aí a gente
consegue fazer o contrário trabalhamos tanto a ponto de não conseguir mais trabalhar por causa disso Sim onde você Acha que tá o ponto de equilíbrio Eu acho que o ponto de equilíbrio é pensar nessa Performance em longo prazo porque pensando no dia de hoje como eu já fui no podcast tô aqui agora eu tenho uma aula pra dar à noite não vou conseguir fazer muito conteúdo no Instagram por exemplo Então hoje Meus concorrentes vão produzir muito mais do que eu nesta rede social agora dentro de um mês de um ano de dois anos de cinco
anos eles vão conseguir produzir mais do que eu eu já Não tenho certeza então eu sempre fico pensando em como eu posso me manter mais produtivo no longo prazo é por isso que por exemplo eu tenho uma meta no audireinos onde eu tenho lá para esse ano 270 treinos para ser entregues porque eu entendo que se eu treinar se eu tiver bem como eu físico eu serei mais produtivo longo prazo eu não preciso de meta de leitura hoje em dia porque eu já tenho esse hábito de ler quando eu quero procrastinar Eu leio mas Lá
atrás eu tinha essa meta porque eu entendi Aqui quanto mais conhecimento eu tenho mais eu posso dividir mais interessante eu me torno para mim audiência e com isso eu consigo criar uma certa barreira competitiva que vai me proteger no longo prazo a mesma coisa em relacionamento mas com a minha esposa eu sou muito mais feliz então isso protege a minha produtividade no longo prazo na minha felicidade a longo prazo então por isso que a gente tem que Separar um tempo para convívio então pensar a longo prazo é muito importante para essa parte porque se o
cara ele pensa só em produzir em um Horizonte de um ano esse cara vai se entupir de drogas né sei lá de anfetaminas aquela que o pessoal toma para caramba Não fuja não não era esse é que depende de você estar falando uma droga muda né aqui como é que o pessoal toma para produzir que é tipo aquela droga daquele filme Talvez seja essa ritalina Não Era exatamente o nome mas enfim tem várias drogas dessa né Então recomendando nada para ninguém aqui vem vem no mercado financeiro o pessoal usa esse negócio aí arrodo lembra até
quando eu tive mal da coluna eu fui no médico ele falou o que que você toma assim de remédio regulado eu falei nada dele falou não pô você tem eu tinha 32 anos na época você tem 32 anos como é que você não toma nada falei nada para Acordar eu falei ah café ele para dormir nada eu falei não já estou com sono mesmo eu dei tudo da nossa geração isso daí ele falou não cara no mercado financeiro você tem que tomar alguma coisa para acordar uma para dormir e outra pra performance melhor durante o
dia e aí com certeza esses caras no horizonte de um ano vão performar mais do que eu em termos daquilo que eles vão fazer o único ponto é será que estão alocando o tempo eles na área mais Interessante possível talvez não a isso me dá uma vantagem e o outro é que no outro ano eles vão ter um problema ou talvez não No outro ano mas daqui a cinco anos eles vão ter um problema não é um ritmo sustentável então penso sempre ao longo do tempo né Eu Quero manter produtivo e aí o que que
eu penso eu tenho que ter dois vídeos na semana no meu canal do YouTube de educação financeira um podcast por semana pelo menos às vezes dois Stories todo dia se Eu tiver fazendo isso eu sei que eu tô mantendo um ritmo onde num espaço de cinco anos é muito difícil que um concorrente meu tenha produzido muito mais do que eu e se dorme bem muito muito bem Cara não tem problema para dormir não que essa tendência de uma outra questão eu vi que vocês recentemente começaram com Wesley né sim e maravilhoso Ele é muito bom
muito bom muito bom e é muito doido né como a gente tá começando a Olhar a gente tinha todo aquele papo do trabalho enquanto Eles dormem esse tipo de coisa e como a gente tá olhando esse tipo de lugar comum e não pô dorme você vai trabalhar melhor se você dormir você vai pensar melhor você vai ter escolhas melhores Você tem visto a gente ressignificar o pelo menos repensar essas cobranças de performance nos últimos tempos eu acho que as pessoas elas são muito doidas cara porque por exemplo eu acabei de falar que eu sou Viciado
naquilo que eu faço né mas eu sei que para fazer isso melhor ao longo do tempo eu tenho que basicamente dormir então é aquilo que eu disse do cara ter uma obsessão muito grande para ter um sucesso num prazo muito curto e aí ele é um problema na máquina agora eu não sei se o pessoal tá ressignificando isso não que eu vejo por aí é bem diferente né o que eu vejo a minha volta eu sou um cara que eu prezo muito pelo meu descanso e felizmente eu Durmo muito bem eu acho que o fato
de dormir muito bem faz com que eu consiga acordar pela manhã mas disposto para treinar melhor para estar mais longe e vou ao longo do tempo para produzir mais então o sono é muito importante até esse ditado trabalha enquanto Eles dormem né de brincou não podcast que trabalha enquanto Eles dormem e morra mais cedo no final o cara fica menos longivo eu tenho visto não sei se você tem essa mesma percepção Principalmente quando a Gente tá falando às vezes de direção de algumas empresas algumas figuras de seo a gente tem visto cada vez mais o
que antes era o cara que tava por trás da máquina por trás da operação é um cara que sei lá o diretor que anotava coisa vai embora a gente tem visto essas pessoas tomarem um protagonismo então cada vez mais de ter visto os seus dando palestras apresentando marcas se tornando quase que celebridades dentro do Corporativo mas esses caras discutindo também muito estilo de vida né Muito de como é exercício de como se apresenta de como falar bem Você acha que tá aumentando a exigência um pouco desses cargos altos administrativos dentro de empresas eu acho que
não tá aumentando a exigência nesse nível do karatê que tá aparecendo e falando essas coisas acho que algumas pessoas viram que você tem um grande ganho quando você começa a aparecer Lógico que não tem um custo Zero nisso né você vai ter pessoas que não vão gostar de você falar para muita gente é sempre complicado porque cada um vai ter um gosto vai se sentir ofendido de uma maneira subjetiva diferente se são 100 já é impossível se são 1000 ou 10.000 ou 100 mil acabou sempre que você for falar você vai ofender alguém e alguém
não vai gostar de você por conta disso ainda que você não tenha tido a mínima intenção de ofender aquela pessoa então não é um custo zero mas os Benefícios Eles são muito maiores do que os malefícios acho que o pessoal viu isso até porque se ou a não ser que ele seja um seo fundador ele tá naquele carga pode ser demitido Então se esse cara ele já tem um público ele já tem um algo mais agregar de fato ele tem uma barreira competitiva ele tem uma vantagem contra outras pessoas na hora de disputar um certo
cargo Mas isso acontece muita empresa menor você não vê um seo de banco aparecendo um cara que Já tem 20 anos assim de carreira corporativa É Difícil acontecer é que a gente tá vendo é movimento inverso o mercado de influenciadores no marketing digital ele começou muito informal e ele está se profissionalizando E aí o que eu tô vendo até São influenciadores começando a aparecer menos para virarem ansioso muita gente quer fazer essa transição e eu não sei se é uma boa não viu porque é pensar em locação de recursos escassos eu não acho que eu
Seria dentro do grupo primo um melhor senhor que a gente poderia ter gente que é muito melhor do que eu para fazer as tarefas de um senhor agora essas pessoas não são melhores do que eu para produzir o conteúdo porque se elas fossem elas estavam maiores do que eu em rede social até uma discussão que eu tive com o Thiago né sobre a locação de recursos escassos porque ele falou cara eu tô sendo menos influenciador e mais se ouve para mim tem que ser o contrário Tem que ser mais influenciador porque aí que você gera
um baita diferencial alavancas empresas todas do Grupo e menos ciou porque essa parte a gente tem executivos muito bons aqui na empresa que podem desempenhar esse cargo tão bem talvez até melhor do que você você falou do Thiago negro é queria fazer uma pergunta aqui para você que acho que a pergunta de ouro para qualquer um que vai pensar e abrir um negócio que é como escolher ou decidir se uma Pessoa é um bom sócio nessa pergunta altamente complexa porque essa daí Porque às vezes você descobre que não é um bom sócio tarde demais né
Quanto você acha que é o caminho assim que que você levaria como critério cara bom primeiro que é muito fácil errar nisso muito muito fácil até porque o que eu for falar aqui não vai servir tanto porque pessoas são totalmente complexas acho que não tem nada mais difícil do que ele dá com Pessoas o pessoal fala que física é difícil por exemplo não física segue leis entendeu Você consegue calcular o lançamento de um foguete você não né mais um físico consegue calcular o lançamento de um foguete para ver quando ele vai chegar na lua e
com a precisão absurda Eu gostei da ideia fazer que ele deu você não você não é simples assim mas para esse cara com software tudo ele vai calcular vai ser realmente muito preciso então Física Não é difícil psicologia é difícil pessoas são difíceis pessoas são imprevisíveis se eu pego por exemplo esse copo aqui e jogo ele num lago ele vai afundar isso que vai acontecer se eu pego um pedaço de isopor e jogo ele no Lago ele vai boiar é física Isso vai acontecer se eu pego uma pessoa e joga no Lago ela pode afundar
ela pode boiar ela pode nadar ou ela pode sair do Lago e me jogar lá dentro para levigativo você não sabe o Que vai acontecer então qualquer regra com pessoas é cheio de porens assim e de observações porque não vai funcionar para todo mundo agora eu acho que o principal e isso eu digo porque a gente acertou errou dentro do grupo Teve sorte que entraram e saíram é o alinhamento contra a visão de longo prazo porque o Tiago é um cara muito focado em longo prazo e eu também sou um cara muito focado em longo
prazo e como a gente não precisa tirar o dinheiro Agora a gente pode reinvestir para que a empresa cresça cada vez mais se você tenta colocar um sócio para dentro que ele tem uma visão diferente e ele quer agora o resultado e não investir para crescer mais vai dar problema ao longo do tempo então o principal é um alinhamento quanto a longo prazo a gente pode entender que essa sociedade qualquer cidade de negócios ela é muito parecida com um casamento e no casamento é a mesma coisa onde que As coisas vão começar de errado enamente
longo prazo você tá com a pessoa se ama tudo gosta muito um do outro se dão super bem um quer ter filho e outro não uma hora a gente sabe isso vai acabar pô a não ser que um dos dois mude de ideia porque eles não têm o mesmo plano de longo prazo para seguir juntos então o principal é alinhamento de longo prazo essa é a receita para que uma sociedade tenha mais chance de dar certo e assim como num casamento a principal causa de Separação são problemas financeiros em sociedade também se a empresa tá
ganhando dinheiro tá gerando lucro é muito mais fácil que ela se mantém estável e com a sociedade funciona ao longo do tempo se ela não está aí começam os problemas então empresa tem que dar lucro a premissa básica do nosso negócio somos uma empresa que busca o lucro O que anda meio fora de moda no mundo que a gente vê nos últimos anos antes da subida do juros né E tem uma Coisa que eu vejo principalmente em sociedade e ele fala um pouco aqui de experiência própria que às vezes a gente acaba tendo pessoas que
são muito boas ou que tem Às vezes tem o mesmo plano a mesma ideia a mesma concepção mas que talvez não sejam exatamente as pessoas para trabalhar em juntos ou até mesmo quando você trabalha junto e aí meu advogado ele eu tenho um advogado que ele é ótimo disso assim fala muito isso comigo de que às vezes o Cara tem um sócio mas o sol se não trabalha tanto quanto ele e acaba tendo aquela frustração do eu tô aqui você tá ali né É difícil você chegar nesse equilíbrio do às vezes um bom amigo não
vai ser um bom sócio e às vezes um bom sócio pode ser um péssimo amigo mas ele ainda é um excelente sócio pra sua empresa né empresa não tem muito coração né aí tem uma frase do Rockefeller onde ele diz que preferia amizade surgida dos negócios do que Negócio surgidos na amizade então esse é um ponto bem interessante citando até o meu caso com o Tiago a gente era concorrente ficou amigo durante esse período E aí demorou quatro anos para a gente sentar e conversar sobre sociedades né e somos sócios há quase três anos agora
então é um tempo grande relacionamento igual casamento né você não conhece a pessoa e casa na hora você primeiro namora depois você ficar noivo em mais Ou menos tempo para depois casar sociedade foi exatamente igual e até eu posso citar um caso que aconteceu com a gente eu falei no começo do podcast né o Joel não é mais nosso sócio né vendeu a parte dele para a gente O João é um cara que eu admiro pra caramba né super focado trabalha para [ __ ] igual a gente e Poxa poderia falar horas e horas bem
do Joel aqui por que que não deu certo se ele é um cara que eu admiro se ele é tão bom assim a gente gosta dele Amigo até hoje porque no final das contas o alinhamento tava diferente para o longo prazo não porque ele criou o resultado agora Ele também é um cara focado em longo prazo mas porque a gente viu que nosso caminho era Finanças no final das contas o que até meio óbvio né que é a área de Fora fala Poxa um grupo primo Tinha que trabalhar com a parte financeira só que a
gente deu umas voltas a gente falou não vamos tentar lançar uma plataforma De programação por exemplo porque nosso público pode estar demandando Isso tá muito aquecido o mercado marketing digital a gente foi para umas outras áreas tem um braço de MBA lá dentro que tem várias áreas diferentes também mas a gente percebeu que se a gente coloca esforço assim em uma área nunca vai ser tão bom quanto colocar esse mesmo esforço em Finanças o resultado lá vai ser maior então pensando em locação de recursos escassos a gente viu que Financia zero corre e o Joel
Falou cara eu não sou Finanças Então embora eu Adore isso aqui a gente seja muito amigo acho que eu vou sair vou vender minha parte para vocês porque ao longo do tempo esse braço vai crescer mais do que o restante E aí vai ficar mais importante Se as pessoas terão que ser mais sócias e eu vou naturalmente ser diluído do negócio porque vai ser o justo inclusive no longo prazo ele falou antes disso acontecer quero vender a Minha parte para vocês né eu falei poxa entendo raciocínio mesmo que ele falou comigo eu falei cara não
entendi daí depois ele me explicou eu falei não faz sentido então às vezes né um cara que é um ótimo amigo que é uma pessoa que você admira que é altamente competente muito boa no que faz não vai virar um bom sócio para ficar no longo prazo porque o plano de longo prazo dele vai ser diferente então novamente aquela questão da visão de longo prazo igual ele pode Ter uma ótima visão de longo prazo também mas tem que ser muito parecida convergente com a sua e você falou aí do seu sócios e quero falar aqui
do da sociedade que você tem também com a sua esposa que apresentam podcast com você Como é que é trabalhar com a esposa bicho é complicado não hoje em dia é muito mais simples do que lá atrás né e eu acho que é uma complicação que vale muito a pena não que novamente falando de pessoas não Existe uma regra absoluta Então você tem que trabalhar junto com seu cônjuge não é isso mas a gente ficou com um nível de alinhamento muito maior depois começou a trabalhar na mesma área porque quem foi para rede social primeiro
foi a Malu que a minha esposa e aí depois que ela deu certo que eu resolvi ir e quando ela começou em rede social eu ainda no exército tinha um pouco de ciúme daquilo falava caramba ela passa o dia no celular chega em casa cansada do Trabalho ela tá trabalhando ainda depois que eu fui junto pra rede social eu passava mais tempo no celular do que ela porque eu entendi o que ela estava fazendo né E aí para ter um resultado também eu me viciei entre aspas naquilo Então hoje é muito mais simples a gente
trabalhando junto um da conselho no negócio do outro os nossos negócios Hoje são separados a mala não tá no grupo primo Então antes a gente tinha uma empresa com dois braços diferentes tinha Uns negócios do Bruno e os da Malu e até para evitar de brigar que é uma coisa que naturalmente aconteceria a gente definiu Olha a propriedade privada é a maneira de resolver conflitos eu falei poxa é isso aqui que funciona no mundo então vamos adotar nossa empresa também e Como assim né Pensa num condomínio na sua casa que é sua é você quem
manda você quer pintar as paredes de roxo que você adora no Bank você faz o que você quiser agora na Área comum do condomínio se alguém tenta pintar academia de roxo é um monte de gente vai achar e com razão porque afinal era comum então tem que ser uma decisão conjunta agora na sua casa você soberano que a sua propriedade então a gente fez a mesma coisa a mala tinha um negócio dela onde ela era Soberana eu podia aconselhá-la mas ela tomava a decisão mas diz ideias não tinham hierarquia mas decisões tinham Então quem decidia
era o dono do negócio e Aquilo passava a valer e ela fazia a mesma coisa na minha área depois que a gente passou a fazer isso o número de brigas assim por conta de trabalho diminuiu muito e os ganhos assim temos de alinhamento de conversa foram incríveis né Eu acho que a gente tá hoje na melhor fase do nosso casamento a gente tá há sete anos juntos casados mas estamos há 13 anos juntos desde que a gente começou a namorar e tá incrível assim poder trabalhar com uma pessoa que A gente sabe você viu mudar
ao longo do tempo porque eu casei com uma estudante eu tava formando em Ciência Política ela casou com um jovem oficial do exército tem nada a ver o que a gente faz hoje com o que era lá atrás e nem tanto eu admiro muito mais a Malu de hoje do que lá de trás que eu já conhecia e eu não sabia o que viria se transformar por conta das coisas que ela conquistou da maneira como ela trabalha então é muito bom só que é é difícil você separar as Coisas o pessoal muitas vezes pergunta como
é que você faz para separar trabalho de porque eu imagino uma briga que vocês têm de coisa de trabalho e eles têm que se eu tivesse que dormir com quem trabalha comigo não ia ter paz imagina que às vezes você taco aquilo na cabeça e precisa dar beijo de boa noite ainda que que é isso tem gente que consegue separar a gente não consegue pessoa fala não a gente quebra o pau no trabalho mas depois foi para casa trata Como se nada estivesse acontecendo não a gente é meio passional nesse ponto não consegue separar tão
bem logicamente a gente tem maneira de lidar com esses conflitos a gente já combinou diversas vezes que não pode dormir Obrigado já diversas vezes Deus cumprimos o combinado né mas a gente consegue lidar com isso no geral a tanta maluco Quanto teu somos pessoas flexíveis e a gente reconhece quando tá errado então isso ajuda muito até uma coisa boa para a Sociedade além de casamento é ter sociedade ou casar com uma pessoa que é flexível Porque se o cara é muito inflexível em quase tudo vai dar problema uma hora pô não tem como e você
falou de casamento você até citou rapidamente eu trouxe aqui essa pesquisa que eu sempre acho legal desse tá foi um levantamento que foi feito pelo SPC né serviço de proteção ao crédito que E aí junto com a Confederação Nacional de Lojistas a cndl o banco central que eles Revelaram 46% dos casais costumam brigar por questões ligadas ao dinheiro E aí entre os motivos pelos quais brigam Então os gastos que ultrapassam a condição financeira Como que você vê que um casal pode conversar de dinheiro pode ter suas metas de dinheiro sem ter discussão sem ter treta
cada casal é um casal né porque por exemplo Malu e eu tudo é junto desde sempre até porque no começo quem tinha Renda na casa era eu como militar e a Malu tava na faculdade ainda e quando ela passou a ter renda a gente incorporou pagava o bolo das despesas comuns investiu uma parte outra parte era disponível para consumir de acordo com o combinado que nós tínhamos no orçamento Então acho que o combinado não sai caro a primeira coisa é definir um orçamento Agora se vocês vão tratar tudo como algo comum ou se cada um
vai pagar um proporcional do orçamento um ganha 10 Outro ganha cinco Então quem ganha 10 arca com o dobro das despesas por exemplo em comparação ao 5 tem que ver o que funciona melhor para aquele casal agora o melhor né não tem fórmula pronto melhor vai ser aquilo que vai funcionar durante mais tempo e que vai manter as duas partes satisfeitas porque se uma parte ela está insatisfeita ao longo do tempo essa insatisfação vai aparecer na verdade ao longo do tempo não em Pouquíssimo tempo na primeira briga a insatisfação vai aparecer então o principal é
fazer algum tipo de combinado definir um orçamento conjunto onde as duas partes contribuem se uma parte não gera Renda por exemplo contribuiu de uma outra forma sendo mais econômica poupando algum tipo de gasto que a os dois teriam dentro de casa agora tem que ter algum combinado porque é o combinado não sai caro e o principal é novamente aquilo que a gente falou de Uma sociedade quando ela é lucrativa não dá tanto problema agora a hora que começa a aparecer dívidas despesas com juros aí começa a dar problema infelizmente a realidade do Brasileiro né Aqui
no Brasil é totalmente como as pessoas terem dívidas é tão comum que viram o normal né anormal é você não ter dívida em investir e isso é uma péssima situação até porque desenha uma figura no futuro Horrorosa que a mentalidade do investidor por exemplo é a seguinte você Ganha um X você economiza parte disso digamos 10% é um número bom para se ter no começo como meta e aí você economizando você se abstém de consumir hoje Você consome menos o que dói inclusive até comparado com todo mundo que consome tudo que pode talvez mais um
pouco só que você investe isso para ter o maior poder de consumo no futuro isso é positivo você vai conseguir ter um poder de consumo lá no futuro investir nesse dinheiro e o que que o endividado Faz ele consome hoje tudo que ele ganha e às vezes mais esse mais vem de uma dívida essa dívida no Brasil tem juros altíssimos então para pagar o juros da dívida ele tá tocando tem menos no futuro então no futuro e extrapolando para décadas no futuro nós estaremos menos produtivos seremos mais velhos as despesas estarão mais altas porque somos
um país de inflação relativamente alta na média de uns 6% ao ano é ao longo do tempo Você não sabe como é que tá o mercado de trabalho se aquilo que você faz hoje e que talvez você faça muito bem porque altamente especializado ainda vai existir Quais são as implicações da Inteligência Artificial de um chat GPT que monta roteiros de vídeos que fazem petições jurídicas eu vi um advogado no Twitter do outro dia falando Ah mandei o chat PT fazer uma petição ficou 100% a ponto de substituir um advogado não ficou 70% a ponto de
substituir meu Estagiário sim então a gente não sabe por isso mais importante é poupar o dinheiro agora e para conseguir poupar como é muito fácil consumir se não fizer esforço nenhum Você consome tudo que você ganha as duas partes têm que ter um combinado dentro de um relacionamento e aí o combinado vai mudar porque porque depende de como vai começar o relacionamento no meu caso Malu e eu não tínhamos nada quando a gente começou então é muito fácil falar que olha desse Nada que a gente tem tudo é dos dois cara nada agora são um
relacionamento onde alguém já constituiu o patrimônio na pessoa já tem apartamento carro a outra não nada aí é mais difícil né aí por isso que tem que ter um combinado sentar na mesa e discutir realmente uma relação para falar olha como é que vai ser para que a gente tem um mínimo de briga possível porque senão discutir vai ter briga ao longo do tempo então é uma discussão que ela é ruim quando acontece No primeiro momento mas ela poupa muito trabalho e Redenção depois e também saber jogar para o time né porque é um acho
que quando você por exemplo eu hoje eu moro sozinho eu decidi comprar um tênis caro é uma escolha minha então o próprio meu orçamento eu vou falar pô eu vou comprar esse tênis cara aqui e vou ficar sem sei lá comer fora por três semanas não sei um pouquinho mais que três semanas um pouquinho mais mas dentro de um Casamento você decidir fazer isso não espera aí pô esse aqui é o dinheiro que vai da escola das crianças o dinheiro que é da compra do mês é importante saber que a partir do momento que você
tá numa relação você não pode mais tomar uma decisão egoísta sem levar em consideração a parte vai ser afetada também né É verdade é bem complexo essa parte eu dei uma olhada aqui e uma coisa que eu acho muito legal é o quanto você Fala no seu conteúdo sobre seu pai e querendo manter um pouco aqui nosso papo nesse coisa de família assim o quanto que você vê que esse ambiente familiar que você cresceu com educação do seu pai com a questão do seu pai com a leitura esse incentivo ele ajudou na sua formação bom
se eu fosse botar assim em termos sabe percentuais 95% do que eu sou veio da minha formação Familiar 5% porque eu me expus ao mercado financeiro/internet mas esse 5% dentro daquele Pareto geraram um monte de resultado mas a influência da minha família foi grandíssima e meu pai foi um grande exemplo para mim só que meu pai separou da minha mãe quando eu tinha 10 anos né eles decidiram nos separar e eu vi meu pai muito pouco por ano mas mesmo assim ele sempre teve muito presente na minha educação e era um exemplo eu comecei a
ler porque eu queria ser o meu Pai eu até brinco né que quando a gente era pequeno eu e minha irmã minha mãe ia com o shopping com a gente pegava a parte difícil levava as duas crianças e a gente era terrível ficasse batendo assim o tempo inteiro para comprar roupa e meu pai falava na livraria ler um livro então o tempo todo meu pai tava com um livro na mão e eu achava meu pai Mega inteligente ele sentar para estudar comigo no colégio para fazer o dever de casa né ele sabia tudo o que
não era tão Complexo né porque era a primeira série segunda série tudo aí depois vai ficando mais né mas eu falava Nossa meu pai é muito inteligente ele lê muitos livros então associei a questão de que seu ler muitos livros eu vou me tornar uma pessoa inteligente também e eu comecei a fazer isso até uma vez eu tava testando meu pai depois dos meus pais já separados eu fui passar férias na casa dele e aí ele tava com um monte de livros pela casa eu via que isso não Acontecia antes porque minha mãe tinha um
bom senso de falar Dá Uma segurada nisso quando ele separou e ficou solteiro a gente aí na cozinha eu ia pegar assim uma coisa na cozinha e falava Pai cadê o biscoito dele ah procura aí entre armas de armas e Revolução dos Bichos deve estar ali no canto e aí eu peguei um dicionário e comecei a querer testar aí pegava lá e falava pai o que que é liturgia né Aí falava ah liturgia são rituais né aí Passava algumas páginas e falava pai o que é uma pessoa intransigente dele um sinônimo de intolerante aí uma
hora eu falei palavras tão aleatórias que ele falou que você tá lendo que tem essas palavras eu falei não é o dicionário dele falou para de ler esse negócio aqui de poucas letras né E vai ler um livro de verdade eu lembro até hoje desse diálogo então isso foi um grande exemplo para mim e eu não tenho filho hoje mas chega muita pergunta na minha caixa Sobre isso né nossa como é que eu faço porque eu falo muito do meu pai para influenciar o meu filho a ler ou como é que eu faço para ensinar
educação financeira para o meu filho sendo que eu não tive isso de fábrica em casa eu acho que a melhor influência para uma criança é o exemplo crianças aprendem através do observação e da imitação se você ver como é que é uma criança aprende o português é assim depois ela vai para a escola para aprender gramática para Aprender a escrever a ortografia uma estrutura com coerência coesão ao longo do tempo agora a falar é basicamente imitando os pais se você olha uma criança de 3 anos falando palavrão a única certeza que você tem é que
os pais falam muito palavrão por essa criança ficou desbocada então é a mesma coisa com leitura mesma coisa com Finanças quer que o seu filho se interessa por ler Leia na frente dele que é que ele se interessa por uma correta do dinheiro Faça a mesma coisa em casa para que ele aprenda aquilo veja você fazendo veja você sentado por exemplo com uma tela de computador aberta no Home Brow que ele com o tempo venha se interessar por aquilo é o que naturalmente vai acontecer já que pelo menos no primeiro momento né O Grande Herói
de uma criança é o seu pai e sua mãe as crianças imitam que a gente faz né minha sobrinha de quatro anos pega lá a mão vazia não é mais assim ela faz assim hoje em dia Para fingir que tá falando no telefone porque ela vê o pai fazendo ver a mãe fazendo e fazer a mesma coisa e você acha agora indo para o oposto Como que eu faço quando eu tenho uma criação ruim quando eu não tenho um exemplo dentro de casa você acha que tem solução para de alguma maneira se reprogramar de adquirir
esses hábitos quando você crescer num contexto onde não é pregado bons hábitos ou boas culturas por exemplo bom acho que dentro De Finanças eu posso falar que eu sou um exemplo disso porque minha família me deu uma ótima educação mas a minha família não era equilibrada em termos financeiros né fizeram dívidas demoraram muito para começar a investir o dinheiro e a minha sorte foi que quando eu tinha uns 17 anos meu pai tava nessa fase de começar a investir dinheiro tinha colocado um pouco de dinheiro em Fundo de Investimento que tava indo muito bem naquela
época era 2006 eu quis fazer igual Então dessa sorte mas não era caminhada que eles tiveram fizeram como toda a família pega crédito para comprar carro pagar parcela com juros Ah quer comprar máquina de lavar passar lá no cartão não deu para pagar Então paga só o mínimo e deixar a dívida como lá então ele se ter uns pés pelas mãos na parte de gestão financeira E aí eu tinha Duas escolhas ou repetir aquele padrão na minha vida ou eu olhava aquilo e o sofrimento que era gerado Porque nunca me faltou nada mas também não
sobrou muita coisa quando eu tava na fase da escola Se eu quisesse sair no cinema por exemplo não tinha uma mesada para fazer isso eu tinha que pedir dinheiro e minha mãe falava não tenho não dá para você ir é fazer o quê aí não tinha como eu pensei Poxa eu não quero passar esse tipo de restrição no futuro como é que eu posso fazer para não passar esse tipo de restrição tenho que fazer diferente do que meus pais estão Fazendo eu gosto muito de ler livros antigos a relativamente pouco tempo Acho que coisa de
um ano eu li Plutarco que era um Historiador grego que vivia em Roma ele tinha uma coleção que infelizmente português tem pouquíssimos livros quero ouvir das comparadas onde ele comparava sempre um grande grego e um grande romano e tem talvez no melhor desses né uma comparação entre a vida de Júlio César e Alexandre o Grande e tem umas frases assim do Alexandre que São incríveis né o Alexandre por exemplo ele falou para o seu Generais não sabem que a melhor maneira de manter a Vitória duradoura é não copiando os vencidos então se você ver uma
pessoa apanhando das Finanças não copia o padrão dessa pessoa e a gente tem essa percepção de cá se a família faz tudo direitinho a criança vai fazer também concordo se faz tudo errado a criança vai fazer também tudo errada até certo ponto porque se a gente fosse pensar assim né ah uma Criança que foi abusada então ela vai quando for adulto vai abusar de outra pessoa se fosse assim através né de juros assim de juros que eu digo não mas de simplesmente progressão então o mundo hoje estaria com todo mundo cheio de abusadores e abusados
no final das contas e tem muita gente mas muito menos do que era pra ter se fosse simplesmente repetição do padrão então o ponto é que aquilo que acontece com a sua família não é o seu destino Você pode usar como aprendizado tem sempre aquela história da meu pai era alcoólatra e por isso eu sou alcoólatra mas tem o mesmo cara que fala e por isso eu não bebo então uma questão de escolha também Lógico que o ponto de partida se altera E aí para algumas pessoas vai ser muito pior do que para outras a
trajetória de construção de patrimônio enfim de crescimento evolução pessoal mas dá para fugir dessa cena e vamos pensar agora que eu pô tô Ouvindo esse papo tô inspirado tô curtindo cara quero começar a pensar no meu patrimônio longo prazo quero começar a organizar Minhas Finanças mas eu tô quebrado de dívida tô usando o cartão de crédito para pagar o cartão de crédito que é um clássico brasileiro uma coisa icônica que a gente consegue fazer por aqui qual que é o primeiro passo para começar a organizar minha vida financeira a partir do momento de Endividado o
primeiro passo é resolver essa questão das dívidas que geralmente é uma questão de fluxo que eu quero dizer né o seu fluxo de pagamento aquilo que você recebe não suficiente para pagar o seu fluxo de gastos Então você tem que resolver ou diminuindo gastos ou aumentando aquilo que você ganha nossa né reinventou a roda que não é super básico Poxa mas é tão básico porque que você não faz porque que 90% das pessoas não fazem Então esse é o ponto o básico Para você começar a investir fazer sobrar dinheiro e não ter dívidas porque não
adianta nada eu chegar para alguém e falar não começa a investir aí é o cara começa a investir para ganhar 1% ao mês que a gente tem renda fixa hoje no Brasil enquanto ele paga 4% de juros no empréstimo pessoal enquanto ele paga 11% no cheque especial não adianta você repete esse processo de investir para ganhar um enquanto você paga quatro ou 11 você quebra no longo prazo Então a Primeira coisa é avalia sua situação Inicial Então você tem dívidas a dívida tá onde Ah tá no cartão tá no cheque especial troque essa dívida extremamente
cara por uma dívida mais barata e tem uma regra quanto à questão de fazer dívida quanto mais fácil for o acesso a um dinheiro que não é seu mas caro ele é cartão de crédito na tua mão já tá aprovado você pode gastar o que você quiser você não pagar aí que vem o juro cavalar cheque especial já tá na sua Conta tem que falar com ninguém é só tirar é quase mágico né você tira nada acontece só muda o dígito na tela aí você tá com dinheiro na mão então se você quer juros mais
baixos tem que falar com alguém tem que no gerente banco tem que por exemplo fazer um consignado Onde você consegue deixar lá um contracheque pra diminuir gastos né público dá para fazer isso aposentado então o primeiro ponto é tem dúvida ela é cara troque por uma dívida mais barata Que que é isso a dívida tem uma opção de juros troca por uma que tem três que ainda é um [ __ ] de um juro eu queria poder investir meu dinheiro a 3% ao mês né o resultado seria fantástico resolveu essa questão da dívida cara para
barata não faça mais dívidas E aí é complicado porque como eu disse ou você aumenta a sua renda O que costuma dar mais trabalho ou corta os seus gastos o que imediatamente é o mais fácil é ser feito mas é doloroso porque exatamente Você aumentar o seu padrão de vida é muito simples você diminuir é bem mais complexo é bem mais complexo e a tragédia do brasileiro até extrapolando isso é nível mundial hoje em dia mas é que geralmente tudo que a pessoa ganha ela gasta é um motivo para isso também como investir algo um
pouco mais complexo um cara vê Poxa mercado financeiro é muito complexo aqui eu deixo para depois um dia eu aprendo tão muito novo vou aproveitar a vida quando Eu tiver 30 40 anos eu aprendo então o cara vai deixando para depois E aí ele fala Sobrou um pouquinho bota na poupança não rende nada basicamente nem cobre inflação em muitos períodos entende vê Poxa poupar não adianta eu vou gastar tudo que eu ganho e a medida que ele vai ganhando mais porque com 20 ele costuma ganhar pouco com 25 g mas com 30 tá ganhando mais
ele vai aumentando o padrão de vida dele também vai gastando mais mas não faz reserva Então a hora que por algum motivo essa fonte de pagamento Ela desaparece ele ficou desempregado o negócio dele quebrou o cu de vida tá alto e ele entra numa situação de dívidamento e como ele nunca estudou Finanças ele pega crédito nos piores não é piores locais possíveis porque ele quer aquele dinheiro fácil não quer ter trabalho e o dinheiro fácil custa mais caro então o primeiro ponto é depois de você ter feito todas as tradições de dívida começa a poupar
Dinheiro paga a dívida mais rápido parou de pagar a dívida você vai começar a investir esse dinheiro e aqui no Brasil a gente tem uma renda fixa que paga muito bem então você consegue correndo relativamente pouco risco e quando eu digo risco é risco de perder o principal né você pode emprestar dinheiro para o governo por exemplo eu via título público para correr quase nada de risco porque você está emprestando para quem é o dono da Máquina de criar mais dinheiro mais reais você consegue uma recompensa de mais de 1% ao mês hoje e o
principal começa a fazer isso esse tipo de investimento mais cedo possível porque é isso que faz diferença na acumulação de patrimônio principalmente é o efeito do tempo se a gente pega uma forma de juros compostos você tem lá basicamente que o montante final é igual Capital Inicial vezes entre parênteses 1 mais a taxa de juros elevado ao tempo e o tempo é o Único fator que eleva a fórmula que torna ela realmente exponencial eu posso dar um exemplo numérico disso para mostrar o quanto vale a pena começar antes ainda que com pouco dinheiro porque as
pessoas falam Poxa não tem mais dívida sobra um pouquinho aqui quero começar a investir mas Bruno são 300 por mês é muito pouco né r$ 300 reais por mês eu ganho r$ 3 de juros no mês que que isso vai mudar minha vida em um mês nada em dois meses nada em 12 Meses quase nada em 24 também pouca coisa agora em 10 anos em 20 anos em 30 anos muda para caramba o exemplo que eu posso dar é o seguinte até te perguntar quem você acha que vai estar melhor no final imagine dois investidores
tá dois investidores investidor a e o b eu quero que você me diga quem vai estar melhor com 65 anos o investidor Ah ele começou a investir com 20 ele pega r$ 300 por mês que é o que muitas pessoas falam que é pouco dinheiro e investe todo mês ele Vai fazer isso dos 20 aos 30 rendimento dele 1% ao mês e depois ele parou não fez mais nada até o 65 anos a gente pode até falar com o investidor a é o investidor que ele começou cedo mas ele é preguiçoso porque ele investiu dos
10 aos 20 deixou investido e não fez mais nada depois pegou um Fundo de Investimento deixou lá e não fez mais nada e tem investidor B que pensava Esse a é um trouxa porque não tá aproveitando a vida dele agora e No futuro ele poderia investir muito mais dinheiro o b fez isso ele não começou a investir com 20 começou a investir com 30 só que para compensar que ele começou mais tarde ele começou a investir com mais dinheiro r$ 400 por mês o que é 33% a mais do que o a por mês e
ele investiu todos os meses dos 30 aos 65 anos todos os meses mesmo rendimento 1% ao mês então resumindo aqui os dados a investiu dos 20 aos 30 300 por mês B investiu dos 30 aos 65 400 por mês ambos com a rentabilidade de um por cento veja que o b investiu por um período 3,5 vezes maior do que o a só que o a começou com menos dinheiro mas começou antes quem vai estar melhor com 65 anos pela pegadinha lá até por causa do juros compostos até por ter começado antes e até porque desses
20 aos 30 é dinheiro rendendo em cima de dinheiro provavelmente como ele Chegar aos 30 o que ele já rendeu deve estar lá na faixa dos 400 que o cara tá investindo é o a quando chegar com 30 vai ter quase 70 mil investido enquanto o b vai estar começando Mas você concorda comigo que não é intuitivo pensar que o a teve um destino melhor porque o b vai começar depois mas com mais dinheiro e vai investir por 35 anos pensando em termos de esforço o esforço do B foi maior que durante 35 anos ele
abriu mão de parte do que ele ganha para Investir o ar só faz isso durante 10 anos depois ele parou Ele só não mexeu no resultado e a diferença no final é de 2 milhões basicamente porque o a vai ter 4.5 milhões e o b vai ter um pouquinho mais de 2.5 milhões então só por ter começado 10 Anos Antes com menos dinheiro e depois ele parou o a teve um destino melhor do que o b então para quem tá assistindo aqui é jovem e pensar eu ganho pouco dinheiro não vale a pena começar agora
você tá errado você tem Que começar o quanto antes se o seu pai tivesse começado para você sua mãe tivesse começado seria ainda melhor mas raramente isso acontece tem uns problemas dele não começar nem para eles às vezes vai começar pro filho agora se você tá assistindo isso agora e tem 20 anos começa pra você agora não espera ter 25 não espera ter 30 se você que tá com 30 não começou ainda comece porque é melhor fazer isso com 30 do que com 35 do que com 40 se você já faz para você Mas nasceu
não começou a fazer para ele faz uma previdência privada para criança bota r$ 100 por mês faz isso durante 15 anos até os 15 anos depois não faz mais nada aí quando o filho tiver 30 você fala olha eu fiz um negócio para você eu vou te dar agora com 30 não dá com 20 não que com 20 o jovem não sabe nada vai desperdiçar o dinheiro com 20 com 20 anos tá maluco tá quando tiver 30 dá quando tiver 30 e aí você deve bater uma bolada para resolver a vida dele e qual Que
é o momento e aqui chegando na caixa que é o o uma coisa que você é super reconhecido dentro da internet que eu consigo começar a viver de renda Qual que é o passo assim para eu poder olhar e falar assim irmão se eu quiser parar a máquina tá girando aqui para me sustentar vou fazer uma pergunta aqui Você já fez a conta de quanto você precisa ter investido para poder parar de trabalhar e manter o seu padrão de vida hoje [ __ ] eu já fiz faz um tempinho preciso refazer ela mas deve estar
ali é alta né a gente pode fazer essa conta até agora me dá não precisa nem ser o seu padrão de vida mas vamos pensar num caso hipotético para não revelar seus números assim não sei se as pessoas poderiam saber mas pensa numa pessoa hipotética Digamos que ela ganha 10 mil reais por mês e o que ela ganha o que ela gasta uma economiza nada mas ela vive muito bem com r$ 10.000 por mês Esse é o custo de vida dela quanto essa pessoa precisa ter para poder se aposentar aposentar Há quantos anos vamos Vamos
chutar para poder viver o resto da vida pensando que esse custo vai crescer a velocidade de inflação então aqui umas quatro cinco milhas na verdade hoje fazendo a conta aqui sendo incrível 2 milhões duas milhas por que que eu faço para ter uns 10 mil por mês exato pelo seguinte Imaginasse não ótimo que você pensa que é mais porque é muito melhor ter mais do que ter menos mas qual conta que você pode fazer para definir o quanto você precisa ter investido para poder viver de renda viver de renda não entenda como agora eu sou
multimilionário vou comprar um iate uma lancha vários carros na garagem é um casal Se for esse o seu padrão de vida ideal vai precisar de muito dinheiro agora se o que você quer é simplesmente Parar de trabalhar com que você não gosta para ter mais tempo para não trabalhar ou começar a trabalhar com que você gosta é muito mais simples se essa pessoa que ganha 10.000 ela quer largar o emprego ela só precisa que o patrimônio dela dê 10 mil reais para ela por mês na média ela pode pensar isso ao longo de um ano
pega 120 mil de uma vez no começo do ano vai gastando aos poucos depois e até pode deixar investido isso um pouquinho durante esse período e tem Que ter também um crescimento para repor a inflação Então por que que eu falei que é 2 milhões porque se você imagina que você vai conseguir investir esses dois milhões a meio por cento ao mês hoje é rende um por cento mais inflação Então vamos imaginar que a inflação ficassem os meios por cento ao meio também e é mais ou menos isso que a gente tem de histórico de
plano real 6% de inflação então se você consegue isso você consegue com meio por cento de 2 Milhões 10 mil e os outros 10.000 que renderam se rendeu 1% ao mês ficam lá para serem reinvestidos e crescer ao longo do tempo para repor inflação com isso você consegue viver de renda durante muito tempo e na hora que você vê a falecer nessa pessoa ver a falecer o que vai acontecer com todos nós pelo menos a princípio a gente pensa isso vai saber se alguma coisa vai mudar no futuro com a evolução tecnológica mas ela constitui
um bom patrimônio para Passar esse patrimônio pros descendentes Então não precisa de tanto dinheiro assim se a gente for pensar para que uma pessoa que tem um padrão de assim classe média em São Paulo consiga se aposentar porque esses dois milhões ela junta ao longo de 30 anos de investimento ela consegue fazer isso e qual que você acha que são gatilho é esse Você tem um patrimônio que consiga pagar o teu cu de vida e qual que é o investimento básico assim para essa pessoa jogar Qualquer game que essa pessoa tá começando a entender ou
pelo menos pesquisar entrar no seu canal entrar nos seus cursos para ela começar a entender onde por a grana bom eu vou falar o caminho complexo tá né e vou dar um caminho mais simples mas esse é sobretudo pensando para crianças eu diria jogo do bicho o mais simples Até Pode ser né pode ser bom mas um caminho complexo é que não existe um único investimento que Vai ser sabe o mágico Salvador geralmente a bala de prata é você até pode ter um investimento que ele seja mais destinado para isso seria uma previdência privada por
exemplo mas eu não gosto da ideia de você o único investimento destinado para que você Garanta a sua vida no futuro por uma criança como você já tem que investir o seu dinheiro investiu dela ainda uma previdência privada é muito bom por que que eu digo isso porque você tem Previdências hoje presentes privada é um Fundo de Investimento com características previdenciárias tem vantagem na parte de imposto você paga menos imposto você não tem um negócio chamado come cotas que existe em outros Fundos que é um adiantamento de Imposto de Renda que todo todo ano né
duas vezes ao ano no final de Maio em novembro pega 15% do seu lucro não tem previdência E você tem carteiras diversificadas montadas por Fundos previdenciários Também então se você pensa naquele exemplo de investir r$ 100 por mês que seja durante 15 anos depois parar de investir e deixar mais 15 anos rendendo por um filho esses 30 anos de investimento essa previdência não vai pagar imposto em momento nenhum só quando o filho for usar o dinheiro e quando for pagar imposto é só 10% enquanto se fosse qualquer outro tipo de investimento seria no mínimo 15
no mínimo 15 pode ser mais do que isso E Além disso se fosse um fundo normal de investimento durante 30 anos como esse come cotas índice de duas vezes ao ano pagar imposto 60 vezes e esse imposto é dinheiro que sai do seu resultado para financiar os gastos do governo Então para de contribuir para sua evolução patrimonial não tem mais juros incidindo sobre ele então por uma criança eu considero esse um ótimo caminho até porque você vai dar mão do seu filho com 30 anos e vai ter a vida toda pela Frente para pegar esse
dinheiro e montar uma carteira para ele diversificada agora para gente a previdência eu enxergo muito mais como uma parte de um portfólio que vai ter uma série de outros ativos e aí você pode ter um monte de ativos nacionais e até internacionais porque nunca foi tão fácil antes na história do Brasil você investir fora nunca antes era muito mais complexo hoje em dia até usando apps de investimentos nacionais você tem um Campo lá onde você habilita a sua conta internacional para investir diretamente lá fora e é muito bom você investir fora porque se a gente
pensa em trajetória de moedas né dólar contra o Real era um para um e 94 Depois virou dois para um três para um quatro para um cinco para um na próxima Copa do Mundo Talvez esteja em seis para um já que eles crescem mais do que a gente vai chegar esse trauma de novo não é Questão de tempo é questão de tempo um dia vai chegar e isso eu tô comparando dólar com Real o real é extremamente novo real tem 28 anos a gente pode falar que o Real acabou de sair da faculdade de direito
e descobriu que quer fazer economia sabe o que cada vida ainda se você pega antes aí a diferença de Dólar para as outras moedas era tocava lá porque o real para quem não sabe a nossa décima moeda aqui no Brasil a gente teve Reis teve mil Reis teve Cruzeiro teve Cruzeiro Novo teve Cruzeiro de novo teve cruzado cruzado novo Cruzeiro real então será que com 10 moedas já testadas o Real vai ser a última moeda do Brasil talvez a gente tenha mais um processo e por inflacionário com dinheiro valendo nada enquanto nos Estados Unidos o
dólar era o dólar desde a independência americana é simplesmente O dólar tá lá muito mais sólido do que o Real então no final é uma carteira diversificada se o pessoal for no meu canal do YouTube tem Muito vídeo lá explicando quanto a isso agora não sabe o que fazer uma previdência privada é um bom começo mas para o adulto eu não diria que é a única alocação que ele tem que ter até porque previdência tem um foco em londíssimo prazo um curto prazo imposto sobre ela é muito alto se precisar mexer com dois anos três
anos então por isso não pode ter toda a sua carteira lá dentro show eu tô aqui com algumas perguntas que são perguntas Mais específicas aqui que são de pessoas que gostam muito de você e mandaram pra gente são dúvidas que a gente precisa tirar aqui muito específicas tá são dúvidas bem técnicas tá Bruno então espero que você esteja bem pronto para responder a primeira delas é qual que é a brisa do alface cara isso é uma brincadeira que virou um rios que teve milhões de views assim inclusive teve respostas de especialistas Não porque eu tenho
Resposta de um especialista para você em resposta especialista já teve nutricionista falando isso que o Bruno falou não tem sentido eu fui num lugar eu falei ah a gente vai gravar o podcast inclusive vamos gravar com Bruno eu falei o cara olhou para mim sério e falou assim fala para ele que a história do alface é um absurdo então mas é uma brincadeira né Mas qual é a história eu leio muito sénica que era um um filósofo romano do século um depois de Cristo e Na época do cênica e um pouco antes um pouco depois
também com certeza os romanos eles consideravam alface como um calmante que deveria ser dado para homens com muita potência sexual então o homem tava lá um touro na cama mulher falava dá um tempo né dava alface para esse homem e aí eu falei isso uma vez não podcast e aí começaram a chegar Os relatos e uma seguidora que falou ah minha avó da valface para os passarinhos ficava na janela para eles piarem menos Porque o alface acalma então o ponto é que ele é mais calmante mas não quer dizer que ele é broxante até o
pessoal da cooperativa de alface já teve gente reclamando comigo faculdade diminuindo as vendas você foi para feira tomou tomou tada né Pois é quando tem um haters hoje no pessoal que plantar alface e hortaliças mas é era uma crença dos Romanos né mas várias crianças lá de trás estava errado o pessoal usava Mercúrio para se tratar tóxico para o Homem né só que ele tá nisso então o Bruno Ele come salada é isso eu não gosto muito de salada não mas não tem a ver com a alface é que eu não gosto muito acho que
estava meio que sem gosto cara acho que é super estimada Pode crer você falou rapidinho do Seneca como é que você vê essa questão do estoicismo Como é que é você pratica você é um estoicista um histórico no seu dia a dia então eu não acho que eu sou histórico assim Acho que As pessoas me veem como um cara mais histórico Mas eu sou um cara meio racismo às vezes quando eu fico com raiva eu fico com muita raiva e depois passa e aí eu fui ler sobre estoicismo para conhecer um pouco mais porque eu
descobri através de um autor que eu gosto muito que eu nasci em Calebe ele falava bastante do Sêneca nas obras dele você tele- do Lógico que vocês negro é ele mesmo Ele tem livros muito bons Eu li quase todos eles só não li um livro dele que é mais técnico sobre a parte derivativos que é de red dinâmico tudo não é uma coisa que eu costumo fazer mexer com derivativos nas Finanças não é minha praia mas eu li o anti-frágio Da Lógica de negro e iludido pela casa eu tenho um livro de aforismos dele de
frases também que a cama de pro custo é muito bom e lá no se eu não me engano antifrágio ele falava que o sênio que era um Pensador Antifrágio porque ele tinha como mantra pessoal que toda vez que acontecer algo negativo na vida dele ele dizia Eu não perdi nada isso não me afeta então Se toda vez que acontece algo na sua vida que é negativo aquilo não te afeta você pode ser afetado por coisas positivas Então você não tem o que perder isso até a ganhar com a passagem do tempo na sua vida e
quando eu fui Pesquisar mais sobre o Seneca eu vi que ele também era um homem mais rico de Roma na época dele Ele tinha uma fortuna e eu coleciono moedas antigas de 300 milhões de denários o Denário foi durante bastante tempo a unidade monetária Romana era uma moeda de prata convenciona-se que naquela época era o pagamento por um dia de trabalho então o cneca tinha uma fortuna de 300 milhões de dias de trabalho ele era muito rico e eu fui ler sobre esse cara e eu gostei bastante eu acho que ele escreve muito bem ele
tinha inclusive obras de teatro Né copiando tragédias gregas assim porque os gregos faziam mais ou menos que a gente faz com Batman né todo mundo que vai no cinema ver o filme do Batman sabe o começo meio e o fim sabe mais ou menos a história que vai acontecer os gregos sabiam também toda a história da trilogia tebana da família do Édipo o cara ia matar o pai sem saber casar com a própria mãe ia ter filhos ia sossegar Mas você tinha lá o sófocos escrevendo sobre isso é que ele escrevendo sobre Isso o sênio
que escreveu sobre isso também não era Romano então era um cara muito curto falava sobre vários assuntos e eu comecei a ler um dos primeiros que eu li dele foi sobre a ira e Esse livro me ajuda muito com a internet porque ele fala sobre como controlar a ira hoje em dia não preciso mais mas lá no começo o peso de opiniões negativas era muito forte e isso acontece com quem tá começa na internet até hoje você tem 100 comentários positivos você fala nossa Tanta gente o elogiando que não dá para responder todo mundo agora
se aparece um negativo você quer responder você quer responder e você às vezes você quer ir na jugular se der para você ir entendeu E aí ele fala lá sobre esse tipo de coisa né Tem basicamente uma frase que virou mantra pessoal toda vez que eu vejo algo negativo na internet e se eu for procurar o vídeo Todo dia um jogo de números como eu falei aqui no começo do podcast mas ele falava que a grande Nobre aquele que a maneira de uma enorme fera escutem diferentes os latidos de cães pequeninos eu falei cara ele
tá certo né Ele não sabe não tinha como ele saber a 2.000 anos que existiriam redes sociais ele tá totalmente correto sobre a conduta em rede social então eu leio bastante estoicismo que é uma uma corrente filosófica que ela começou sem grandes pretensões até o nome estoicismo vem de estoica que era um Pórtico você pensa em Atenas antigas Você tem o Centro da cidade tem um Pórtico o porte como um portão Então os estoicos se reuniam perto do portão e quem tava no centro poderosos quem tava na periferia era o pessoal que não tinha poder
então começou assim e no mundo Romano estoicismo foi muito popular e o Sêneca junto com Marco Aurélio o epiteto foram os maiores pensadores do estoicismo no mundo romano e o Marco Aurélio era o homem mais poderoso da sua época foi imperador romano é o filme Gladiador por Exemplo aquele Imperador que morre e assume o filho dele meio maluco para lutar no Coliseu é o Marco Aurélio e o filho dele cômodo inclusive lutou no Coliseu de fato não contra o máximo os décimos médiuns lá não Gladiador é uma loucura mas ele lutou no Coliseu mesmo ele
se vestir de Hércules entrava lá pra lutar e ele foi morto numa noite de ano novo pelo professor dele um gladiador que ensina ele lotar no Coliseu então é era bizarro também a história do império Romano e você fez as anotações do Marco Aurélio e basicamente uma corrente filosófica que fala pra vocês se preocupar com aquilo que você pode controlar e aceitar o que você não pode né E a gente tem que ter sabedoria de conseguir discernir entre as duas coisas tem um pensamento do cneca também que é um mantra na minha vida outro onde
ele diz que o homem sábio ele se ele procura né pensar em tudo que vai acontecer quando Ele decide fazer uma coisa mas ele não controla os resultados ele fala que o começo tá sobre nós poder mas a fortuna que decide o assunto quando você for começar você olha tudo que pode acontecer agora depois que você começou o resultado não depende só de você cabe a você aceitar muita coisa que vai ver então pensa muito bem antes de começar porque isso tá sobre o seu controle que vai vir depois juntar e quem quiser estudar um
pouquinho mais tem Seneca Leve Tem coisas que outro lugar você acha bacana para dar uma eu diria que o pensar em pessoas que gostam né realmente de ler o cena que é muito bom não acho que é tão complicado de ler mas também eu já li há bastante tempo o cara que quer começar Talvez o melhor autor da atualidade seja um cara chamado Ryan Holiday tá porque ele pega esses antigos e deixa em termos mais palatáveis mas eu gosto muito e eu descobri também que vale muito a pena ler os originais tem Um autor mesmo
porque é muito do que falam que o autor diz quando você vai ler o autor Ele não disse não pô sério se as pessoas parassem para ver o que o nit escreveu invés do que elas leem na internet sobre as frases motivacionais o Brasil vai ficar impressionadas né Seguindo aqui para Sede perguntas que a gente tem aqui então super rápido aqui que minha amiga minha pediu para te mandar que é como que é Apolo Green vai te Patrocinar A Bia deve acompanhar bastante tempo pra gente porque tem uma história engraçada de um perfume que eu
tenho lá em casa que muitas de vez em quando eu uso não costumo usar muito porque a Malu achou um cheiro muito forte Ela não gosta de perfume ela não gosta que eu use mas eu usei uma vez para gravar um podcast com a na época né A Turma do primo que não era ainda a minha turma também E aí o Tiago e o Caique ficaram zoando do perfume que eu estava muito cheiroso e Aí o pessoal começou a perguntar a internet qual era o perfume eu botei lá aquela Paulo Green Mas eu acho que
não vamos atrasar nunca porque eu gosto muito pouco né mas você é um cara vaidoso você costuma Ah me cuida assim mas perfume não é muita minha praia não qual é a tua praia hoje cara eu tenho muita preocupação com desempenho físico Até porque eu tive um problema grave na coluna eu era militar antes então eu já tinha todo ano três provas físicas ao Ano E aí por isso eu já fazia bastante exercício não que por conta disso todos os militares preocupam para caramba com níveis físicos assim de rendimento até porque pouco antes de eu
sair do exército não sei como é que tá agora porque já faz tempo mas eu vi uma palestra que falava que você tava com mais gente com sobrepeso no exército do que fora tinha lá um índice de mais de 50% de militares com sobrepeso na época Sendo que a gente faz educação física todo dia então não era falta de atividade física era alimentação porque tava errada né dentro e fora do quartel mas muito provavelmente fora porque dentro do quartel tinha lá era comida era arroz feijão né carne a pessoa ficar zoando de leite moça essas
coisas quando chamou o governo né mas enfim era comida Então já me preocupava com a parte física eu tenho essa preocupação mas também em termos de performance só que Eu sou um cara vaidoso eu gosto de estar bem assim de físico não gosto de estar com sobrepeso por exemplo Mas qual que é tua belez a musculação corrida é musculação agora de musculação Na verdade eu gosto resultado da musculação né que eu goste eu faço Pode crer E aí você faz mais um puxar um ferro mesmo um funcionário uma musculação mesmo também tem uma parte de
cálistenia que eu gosto mas é mais musculação aí aqui ó essa que eu gostei Eu queria saber se aceitaria ser um charque participar do Shark não hoje em dia não porque pensando assim em alocação de tempo como eu disse produzir conteúdo é muito bom essa parte seria muito boa mas no Shark Thank o que acontece é que o pessoal compra partes de empresas e eles montam portfólio para isso e eles esperam que algumas empresas não vão dar certo outras vão dar mas as que vão dar Certo vão dar um resultado muito melhor do que aquelas
que vão dar errado então pensa que você tem um portfólio de um milhão e aí você investe 100 mil em 10 empresas diferentes aí 8 quebram Beleza você perdeu 800.000 sobra 200 uma fica igual você não ganhou nem perdeu mas a outra que valia um milhão passava ali 20 milhões seus 10% agora valem 2 milhões então só essa empresa pagou todo o prejuízo deu um baita resultado oitenta 20 que a gente falou é a lógica do Investimento anjo desse venture capital né é fazer isso só que você gasta bastante tempo para fazer isso já que
tem que é o que a gente vê antes tem uma seleção de empresas tudo depois né o pessoal vai conversar vai conhecer um negócio vai investir vai ajudar na empresa porque as empresas hoje não querem só dinheiro elas também querem um chamado Smart mani ou seja dinheiro e inteligência por trás do dinheiro para fazer a empresa crescer e isso dá Trabalho consome tempo e eu prefiro alocar o meu tempo e o meu recurso no grupo primo eu acho que vai crescer mais lá a gente tem algumas iniciativas de startups que a gente comprou uma parte
mas hoje a gente está muito menos focado em continuar fazendo isso em comparação ao passado e vocês Já pensaram o cogitam abrir um IPO a gente já conversou bastante sobre isso né e a ideia é que pode acontecer um dia para quem não sabe o que é um IPO uma Empresa ela tem a trajetória dela fechada sem estar aberta para o mercado eu moro ela pode falar olha se a gente oferecer ações em Bolsa de Valores fazendo esse nicha ao Public offrey né uma oferta pública Inicial essa sigla ipou Aí você pega 30% da empresa
vende as ações o pessoal compra esse dinheiro entra no caixa da empresa para financiar as operações e passamos por um ciclo em 2020 21 com vários ipous com vários i-peos porque foi um momento muito bom Para isso todo mundo eufórico aceitando pagar preços altos Ótimo para quem queria vender uma parte da empresa agora tem a peão nenhum porque o juros tão altos o dinheiro tá caro ninguém quer financiar uma empresa quer investir em renda fixa não vai acontecer então se a gente quisesse não seria agora a gente pensa se isso vai acontecer um dia porque
Tem uma parte muito chata também de você ter uma empresa pública Porque tudo que Você faz você tem que estar preocupado com acionista minoritário você ganha milhares de solo exatamente e é uma preocupação que deve existir você não pode sacanear o cara pô você tem um dever fiduciário com essas pessoas que confiaram em você no final das contas é muita responsabilidade Então pode acontecer um dia mas eu não vejo isso acontecendo num período de menos de cinco anos por exemplo e para acontecer eu não costumo entrar em ipo nos meus Investimentos porque porque ipou muitas
vezes é o pequeno investidor que não sabe nada do que ele tá fazendo que é 90% no mercado as pessoas não sabe o que estão fazendo elas vão indica simplesmente eles vão servir para dar liquidez para os grandes que estão saindo que eu quero dizer com isso esse exemplo do Shark Tank você vai lá e pega uma empresa no Shark Tank investe nos caras né compra uma partezinha da empresa aí os caras crescem fazem uma Outra rodada de captação outras pessoas entram vende mais uma partezinha a empresa vai crescendo crescendo crescendo crescendo fica muito grande
nisso quem entrou lá atrás ganha um dinheirão aí eles querem fazer um IPO nessa hora um monte de gente antiga sai embolsando o resultado de 10 20 vezes 30 vezes do que foi investido entram os pequenos e muitas vezes quando esse cara tá vendendo o dono da empresa ele sabe muito do negócio dele ele sabe que vale A pena vender por aquele preço que estão oferecendo o momento que é um preço alto fosse um preço baixo ele não venderia Mas como é um preço alto ele vende então ele tá vendendo caro para quem quer comprar
e o resultado de ipou se a gente for pegar nesse último ciclo foi terrível teve uma empresa que caiu 80% depois de 90% depois Então eu só faria um IPO se o mercado tivesse doido para comprar uma parte da minha empresa e eu pudesse vender bem Caro vocês se houve algum dia o grupo primo pode ter certeza o preço vai estar nas alturas pelo contrário não vendo não teria porque vender é só se o mercado tiver tão eufórico a ponto de pagar múltiplos realmente muito altos e perde também um pouco do controle do barco né
também vira capital aberto e outra coisa é maluquices as empresas que eu acompanho em relação com acionista assim muito mais de coisas com consumo é Maluquice é reunião de acionista você vê que os próximos dois três anos a empresa às vezes até roda no lugar são decisão então o que que vai vai agradar o que que não vai agradar então é muito louco né que você precisa ter esse controle do tudo tá conversando com o mercado ou não você dá para manter o controle você continua decidindo só que o ponto é que as suas decisões
se manifestam no preço na hora é hoje a gente não tem ações negociadas em bolsa então a gente Decidiu o preço não muda ninguém querendo vender o grupo primo agora tem ninguém querendo comprar até teve uns Fundos que fizeram proposta pra gente mas a gente não quer vender nesse momento não tem negociação agora em busca e negociação todo dia então impactou sua decisão aparece na hora se o mercado gostou ou não seria achou que isso vai ser bom pra empresa ou não e enfim a pontos positivos porque você consegue botar um dinheiro bom para o
Caixa no Apple consegue se financiar mais fácil Americanas por exemplo né a empresa provavelmente um dos caminhos que ela vai ter para não digo resolver porque essa situação de 40 bilhões de dívida é muito difícil ser resolvida mas um dos caminhos para se equalizar isso seria emitir novas ações você cria mais ações a empresa tem um bilhão de ações ela cria mais 3 bilhões de ações e vende no mercado se vender cada ação por r$ 1 são 3 bilhões que ela bota para dentro do caixa dilui para caramba os cara Estão lá dentro mas o
grupo de controle fala agora tem mais dinheiro para a gente poder trabalhar e tentar salvar a empresa uma empresa que não está em bolsa não consegue fazer isso então tem pontos positivos mas também não é de graça nada na vida de graça sempre vai ter um lado negativo e para a gente encerrar aqui Bruno Qual que você acha que é o hábito Que todo cara deveria ter para viver uma vida mais rica e aqui pode pensar em dinheiro pode pensar em estilo de vida pode pensar no que você quiser eu vou puxar a brasa para
sardinha do dinheiro então porque tem um pensamento do Machado de Assis que o jogo muito interessante né Tem obras incríveis assim tem mais tem uma frase dele eu não lembro onde está essa Frase em qual obra mas ele dizia que dinheiro não traz felicidade mas botava depois um ponto né um traço falando assim para quem não sabe usar então dinheiro resolve muita coisa na vida muita coisa pessoa fala o problema não é dinheiro se você olha bem o problema quase sempre é dinheiro e até para aquilo que não resolve o dinheiro ele pelo menos paga
o melhor remédio e consegue botar um paliativo melhor então O hábito que pôde mudar minha vida a leitura teve muito Impacto me preocupar com a saúde do meu corpo teve muito Impacto mas investir é um baita Impacto que faz também é uma coisa que muda toda a sua vida Aline o seu pensamento com aquilo que mais importa que é o longo prazo porque o investidor é um cara que ele abre mão no presente para ter mais no futuro ele pensa a longo prazo e quando você pensa longo prazo você faz escolhas melhores no final das
contas Quase tudo na vida é isso é escolher entre curto prazo ou longo você pode comer um monte de besteira agora para ter satisfação no curto prazo mas fazendo isso durante um período longuíssimo de tempo você tem mais chance de colher um desfecho pior no longo prazo algum tipo de doença que você venha desenvolver então investir te ajuda a ter essa cabeça lá na frente e dá resultados maravilhosos ao longo do tempo para você ter Realmente uma vida mais rica falando em tempo de dinheiro o que vai te ajudar a ter riqueza em várias outras
áreas né porque riqueza não é só dinheiro eu conheço muita gente que tem dinheiro e aí feliz porque não tá usando bem o dinheiro agora usando bem o dinheiro você consegue Liberdade geográfica você consegue Liberdade temporal você passa a ser dono do seu tempo você consegue mais saúde porque tratamentos de saúde custam dinheiro e o fato de não ter que Se preocupar com dinheiro também já te auxilia a ter uma saúde maior os seus relacionamentos também ficam melhores porque eu tinha muita briga por exemplo com a minha mãe questão de dinheiro lá atrás né E
hoje em dia a gente não briga mais por isso porque tudo que eu vejo assim poxa Ela traz a gente brigava por causa de r$ 1.000 pô e era muito dinheiro para a gente na época hoje em dia não é mais então fica muito mais tranquilo E para isso você precisa de basicamente três coisas só que quanto mais você tiver de uma menos precisa das outras que são juros acima da inflação e nesse momento a gente tem juros muito altos no Brasil tem que ser aproveitados algum Capital Inicial para investir E hoje você consegue fazer
isso com menos de 100 reais você não vai ficar rico com r$ 100 mas você começa a investir com r$ 100 e tempo e quanto mais tempo você tiver de menos juros e de Capital você Precisa e tempo o jovem tem de sobra e desperdiça nós temos muito tempo ainda pela frente até porque a cada ano que passa a expectativa de vida fica maior é muitos falam tá chegando num nível onde parece que a cada ano a expectativa de vida cresce quase um ano se a gente conseguir fazer isso no longo prazo né então vai
saber o que vai acontecer tem muita gente que Aposta que o ser humano pode se tornar eventualmente um ser a mortal E aí não é Que ele nunca vai morrer né mas ele morre se alguém matar ele agora em termos de longevidade talvez a gente tenha recordes e recordes a serem superados ao longo do tempo por conta de avanços tecnológicos Então o que eu diria começa a investir o quanto antes porque isso vai ajudar muito em várias áreas da vida ah eu quero ser mais culto com mais dinheiro você consegue comprar uma escultura Até o
pessoal fala muito aprenda Porque quanto mais você aprende mais dinheiro você ganha mas o caminho também inverso quanto mais dinheiro você ganha mais você consegue pagar por bons professores mentores e mais aprendizado você vai ter então é algo que dá pouquíssimo trabalho para começar Depois leva mais um tempo para você conseguir realmente fazer aquilo muito bem feito mas os resultados eles são desproporcionais é uma área onde o resultado realmente muda vidas Bruno Muito obrigado pela sua presença aqui eu quero trazer aqui quem quiser conhecer mais seu trabalho onde é que te encontra hoje vocês podem
me encontrar no Instagram @bruna_perini tem um símbolozinho de verificado lá porque tem esse monte de fake surgindo todo dia me manda um Fake novo meu né horrível isso com oferecendo golpe etc então eu não tenho nada que eu possa fazer para transformar 100 reais em mil em uma semana já deixou bem claro Que não trabalho com esse tipo de coisa Tá mas no Instagram bruna_peri no canal do YouTube você é mais rico tem vídeo Toda segunda e quarta lá falando sobre Finanças e não podcast junto com a minha esposa a gente faz pelo menos uma
transmissão semanal geralmente na quinta-feira mas alguns dias muda por conta de agenda de convidado mas tá toda semana lá Inclusive a gente ocupa já bastante tempo ficar se revezando junto com o Thiago lá no primocast tenta ter Primeiro e segundo lugar no ranking de negócio do Spotify então tem muita coisa boa no sócios [ __ ] e muito obrigado a todo mundo que assistiu aqui mas a mais esse episódio e começamos nossa segunda temporada prazer incrível estar aqui com vocês e nos vemos em breve valeu