155. 12 horas se você é uma pessoa que tem 25 anos que é a média da Galera queer assistir esse canal você passou esse tempo acordado considerando as 7 horas de sono dá até para colocar menos Horas de Sono porque geralmente Ainda mais hoje em dia a gente dorme todo errado e se você se encaixa nisso pelo amor de Deus vai ver o vídeo que eu falo sobre isso para você consertar tua vida tá mas me ponto é o seguinte cara tu tá aí praticamente Vamos botar 160. 000 horas mais do que isso acordado até o momento isso foi de vida que você realmente viveu até agora com brasileiro certo o que quer dizer que querendo não você tem mais de 160.
000 horas estocadas armazenadas de experiência direta ou indiretamente com o português e eu garanto que você não vai aprender inglês francês italiano Russo qualquer idioma enquanto você não entende justamente isso aprendizagem de idioma só se dá quando esse idioma vira parte do seu estilo de vida quando ele vira parte da tua rotina quando se torna uma coisa que é normal por que que eu falo isso porque a gente aqui no Brasil é doutrinado é criado com essa ideia de que um idioma é uma tarefinha que você vai fazer é o exercicio Zinho é o deverzinho é a listinha de vocabulário é a gramática é o blá blá blá é essa palhaçada do que não leva bosta nenhuma Por que que não leva nada porque enquanto você entender um idioma com uma matéria você vai tratá-lo justamente como você trata outras matérias você vai separar um tempinho para dar uma estudad fazer o exercicio Zinho e acabou lembra cara a gente faz isso contra as matérias para que aqui para guardar algumas informações por tempo suficiente não para aprender só para memorizar para executar a tarefa L na provinha no Exercício tirar notinha passar e seu bom aluninho ol que bonitinho né tapinha na cabeça legal você passou vai pegar o seu empreguinho vai o ponto é esse certo enquanto você não entender que esse idioma que você quer aprender tem que estar na sua vida todos os dias não é opção cara não é que ajuda um pouquinho Poxa gente é legal você não não é que tem que tá não tem outro caminho irmão enquanto você não viver esse idioma todos os dias tu não vai aprender cara aí que logicamente surg o problema de John faz sentido eu não moro lá fora entretanto o que que eu vou fazer cara como que eu vou viver esse dioma todos os dias se eu não estou no país você não tem necessidade de falar com gringo se eu não trabalha na multinacional até a gente que trabalha ainda assim tem esse mesmo problema aí que tá o ponto cara pensa no seguinte quando você faz uma coisa aí o meu mantra todos os dias várias vezes ao dia você não necessariamente faz por necessidade geralmente coisas que a gente faz todos os dias repetidas vezes é por hábito e se você quer desenvolver um novo hábito você precisa como fala o James Clear autor do livro hábitos atômicos você precisa focar em Sistemas não objetivos pensa da seguinte forma o amigo a amiga o familiar a pessoa que você conhece pode ser até eu seja quem for que quis ficar flant no inglês no espanhol no idioma que for e que você também quer ficar vocês dois tiveram o mesmo objetivo anos atrás essa pessoa conseguiu e você não que que mudou cara o objetivo foi o mesmo certo ela logicamente usou um sistema fez coisas que você não fez ela levou um estilo de vida que você não levou aí que entra o meu ponto Cara essa pessoa eu garanto para você tirando pessoas que tiveram oportunidade por conta de questão financeira viajar para outro país ficar não sei quanto tempo lá fazer intercâmbio e tal não tô falando essas pessoas tô falando de pessoas que não saíram do Brasil até o momento eu aqui por exemplo e que ficaram fluentes ou em idioma ou em múltiplos idiomas sem sair de casa digamos assim como isso é possível cara a pessoa simplesmente fazia a vida dela ter esse idioma como parte normal não é uma tarefa que ela ia executar é uma coisa que está no videogame que ela joga na música que ela ouve na série que ela assiste tá no dia a dia dela cara e o que que o livro árbitro atômicos fala que se você quer chegar nisso aí tu não tem que nesse objetivo você não tem que focar no objetivo vocês dois tá com mesmo objetivo cara você tem que focar no sistema o que que é o normal o teu normal de fazer o que que você faz no seu dia a dia que você nem pensa em fazer eu dúvido que você acorda hoje você acordou hoje mãe e pensou tá então eu acordei agora eu vou faz sentido eu escovar os dentes depois escovar os dentes eu vou começar a preparar o meu café você não fez isso cara tu levantou foi lá banheiro escovou os Dent fez tuas paradas foi pra cozinha fez o café lá você não pensa em fazer ISO você não se planeja para tá Amanhã quando for às 6:52 eu vou começar a fazer o meu café da manhã não cara você faz por hábito você não pensa em fazer da mesma maneira que eu lá em 2020 quando começou a pandemia em si né e a comecei a trabalhar online e tal tive que da transição eu naturalmente desenvolvi o hábito Eu me coloquei me forcei digamos para desenvolver o hábito de cara começar meu dia tomando café da manhã já entrava no aplicativo rádio guarda em live botava uma estação francesa lá de Paris e ficava ouvindo Unos caras falando não entendia nada no início ou pouquíssimo Mas alguma coisa ou outra eu ia pescando e o principal eu tava me acostumando com a pronúncia o ritmo de fala a cultura deles de fazer certas piadas de ter uma melodia meio que na fala de fazer umas pausas que eu não faço em português porque não acontece aqui então o ponto é é uma parte que é normal do seu dia a dia cara saca aí que entra um outro ponto aqui que é o seguinte Primeiro as pessoas não entendem isso não entendem que para você aprender outro idioma ele precisa estar presente o máximo possível em tudo que você faz cara e se você faz uma coisa prda às vezes não é só porque ela é normal mas ela virou normal porque existe um aspecto de necessidade um aspecto de gosto por isso que é tão importante você entender o segundo ponto que é o seguinte cara para você aprender outro di você tem que ter uma boa relação com ele um bom relacionamento por que que eu uso essa palavra pensa o seguinte não sei se você tem namorado namorada é casada casado tanto faz mas o ponto é uma pessoa que entra num relacionamento naturalmente ela entra nesse relacionamento e fica no relacionamento por anos e anos décadas e décadas por quê Porque tem uma troca que faz sentido ali certo eu dou uma coisa que é muito positiva para você você D uma coisa que é muito positiva para mim tem uma troca ali de amor de de relacionamento de confiança aquilo tudo certo Qual o ponto cara um relacionamento quando a gente pensa em idioma ou conteúdos nesse idioma e tal tem que ter essa mesma troca no sentido de tem alguma coisa muito positiva que eu vou ganhar com isso aí certo Por que que vocês acham que a maioria das pessoas ao redor do mundo inteiro não só no Brasil não consegue terminar um curso de inglês abandona Logo no início no meio tanto faz não é só porque Ah cara é muito trabalho e tal não tem muito adolescente que para também cara por quê não é questão financeira cara é porque é um saco irmão entendeu é uma merda saca sabe que eu tava fazendo hoje mais cedo eu tava pegando revisando material que eu comprei na época né que eu tava fazendo o curso do yes já era fluente mas Brasil né tem que pegar o diplominha aí fazer o curso do yes que minha família se matou para eu conseguir fazer Maravilha e aí eu tenho todo esse material guardar aqui do yes certo e eu tava revisitando hoje cara vocabulário lições ali Aços que pelo amor de Deus cara não faz sentido nenhum fala de reciclagem em inglês reciclagem um adolescente de 14 anos vai falar de reciclagem em inglês de Deus cara tu quer que a gente mantenha a motivação não vai cara e o problema tá na pessoa Claro que não olha o relacionamento que você tá me induzindo at com esse idioma é tarefa é dever é um negócio que não é relevante pra minha vida é um porre cara eu no meu tempo normal tô no computador Tô no celular tô em casa aí tu quer que eu vá para um curso para pegar um livro ficar vend um negócio que não é interativo de maneira geral é exercício para anotar não sei qu Olha que bosta cara tá entendendo por que que eu falo meio desbocado assim com tanta como é que eu falo tanta agitação Porque as pessoas não entendem cara talvez você não entenda que você perdeu Não por culpa sua você foi induzido a perder várias horas da sua vida tendo uma interação com uma interação com o inglês né no cursinho ou no na escola seja o que for inútil cara inútil que era para tu tirar a notinha depois cara E aí o que acontece o curso sempre sai positivo por qu tu ficar pagando mensalidade e depois eles a prova meio que no modo automático ali porque nenhum curso quer aparecer que não aluno não passou porque o curso não é bom não passa todo mundo Dá um jeito aí aprovação quase que automática e vamos embora todo mundo passou olha gente como é que a gente é bom todo mundo passou com 9 e 10 claro né cara se botar 9 e 10 no papel é 9 10 pô entendeu e eu sei disso porque eu já vi isso acontecendo o ponto é qual cara primeiro tem que ser um estilo de vida segundo você tem que entender que um estilo de vida só se estabelece ou por necessidade ou por gosto Então ou você cria uma necessidade de ter esse idioma ou você faz coisas que você gosta tanto com esse idioma que naturalmente você vai querer passar mais tempo com ele cara não tem para onde correr você gosta tanto disso que você vai fazer direto é o exemplo que eu sempre dou Você já viu algum adolescente se matando para jogar FIFA você não viu né cara então qual é o ponto é que qualquer pessoa que escolhe fazer uma ação repetida À vezes de ver uma série ver um filme acompanhar um drama de não sei que fofoca seja o que for é seja coisa boa seja coisa ruim cara seja você ler um livro e comer esse livro direto ou você v Big Brother tem o céu e tem o inferno né o ponto é que não importa que atividade é essa cara o que importa é que ela é recorrente por quê Porque tem um interesse ali Genuino da sua parte e E por que que eu falo disso eu enfatizo tanto essa essa questão da sua parte porque enquanto você não entender esse próximo ponto que é o terceiro para fechar esse vídeo você também não vai aprender que é o seguinte cara enquanto você não fizer o que o Paul pimer que é o autor do livro how to learn a foreign language como aprender o diom estrangeiro que é a minha Bíblia de aprendizagem dias em breve vou fazer um vídeo só sobre esse livro destacando ali os pontos principais que esse livro é incrível até o momento que eu tô gravando esse vídeo ele não tá traduzido se Deus quiser eu mesmo vou trad esse livro porque meu Deus cara é impossível as pessoas não terem acesso ao conteúdo desse livro é ridículo uma das coisas que ele fala e que ele coloca como e é princípio assim fundamental Logo no início do livro é take charge of your own learning tome as rédias da tua própria aprendizagem entende o seguinte cara o verbo aprender vem do latim aprendere que também gerou a palavra apreender apreensão né Igual a gente fala não sei o que foi aprendido na casa sabe não tem essas notícias assim então o verbo aprender Olha a a imagem a imagem do verbo aprender quando uma pessoa aprende a o que que ela faz ela Puxa ela pega né tem um movimento aqui cara só que esse movimento eu não posso fazer por você olha a imagem de apreensão de aprende Eu puxei peguei para mim cara é ativo eu tenho que correr atrás eu tenho que esticar meu braço e puxar Cara eu tenho que ir ninguém vai ir por mim cara tá entendendo eu sei que é óbvio para muita gente mas o ponto é tem gente cara que vive uma vida que é muito passiva que é o modo zumbi cara é o modo automático é piloto automático V embora pega o carro vai pro trabalho trabalho faz o tem que fazer volta não sei que paga ASC lá e fica nesse vai vem assim aí depois você fica surpreso que não conseguir aprender o idioma o inglês o francês seja o que for é claro cara olha a passividade que você tem no teu dia a dia você acha que na hora de tentar aprender umaa outra coisa você vai ser ativo cara Claro que não velho então você entende que isso tudo meio que volta pro aspecto de estilo de vida e esse terceiro ponto principal que é você precisa entender que aprendizagem necessariamente é individual cara entender você pode entender num grupo Ah eu posso explicar uma coisa para um grupo e vocês vão entender não quer dizer que vocês vão aprender aprender é outra coisa aprender é quando você tenta usar aquela parada é Quando você puxa pra sua vida e você toma as Reds disso você falando não deixa deixa que eu faço deixa que eu vou aprender isso aqui pensa usar o celular jogar Super Mario FIFA Call of Duty qualquer videogame tá usar aplicativos usar o software lá da empresa que você trabalha é fazer conteúdo pra internet seja o que for gravar um vídeo editar um vídeo todas habilidades que você tem hoje até as mais básicas comer beber água engolir andar correr pular seja o que for todas as habilidades que são milhares senão milhões que você tem instalado na tua cabeça você não percebe toda cada uma delas cara every single One cada uma dessas habilidades que você tem foi aprendida por sua conta cara ninguém abriu o teu cérebro encaixou lá a habilidade de correr não ou de andar você foi tentando foi tentando foi tentando aí Opa caiu vamos embora tentou de novo caiu de novo é assim cara não tem que fazer fazer irmão você tem que se jogar pro idioma Cara isso aqui que eu tô colocando no final não é só para te motivar e vamos embora você vai conseguir não é para você entender o seguinte cara que isso tem que ser um estilo de vida não é para você sair daqui Mega motivado faz um negócio em inglês aí pronto já perde a motivação depois de 10 minutos que não entend alguma coisa e acha que não tem entendido você não vai conseguir entender o resto errado é normal é o teu cé apontando ó talvez tá um pouco mais difícil pro nosso nível atual Vamos pegar uma coisa mais básica uma coisa mais simples vamos fazer uns testes em vez disso não ah é que eu sou burro é tá vendo que inglês é muito difícil eu não vou conseguir errado cara 100% errado é estilo de vida é ativação é auto é o que a gente chama de Extreme ownership que é um conceito do jocko willen que é um homão Recomendo a todos vocês consumir o conteúdo dele lê os livros dele cara é incrível tá mudou minha vida e ele tem ele traz esse conceito que de acordo com ele é dos dos é da Marinha né dos Seals que é tipo Bope da Marinha né digamos assim lá nos Estados Unidos que é o que cara Extreme ownership é como se fosse uma responsabilidade extrema no sentido de cara é comigo irmão não tem o que fazer cara Ah que eu não tive tempo não não não você não se organizou Vamos parar com paressa você não se organizou você sabe que não se organizou Aceita que dói menos entendeu no sentido de tipo cara você não se organizou e tá tudo bem Tá bom mas não fica se contando mentira cara é que eu não tenho tempo você tem cara Você tem tempo velho pelo amor de Deus entendeu tu não tem tempo para ficar rolando essa merda aqui no tiktok Então você tem tempo para passar 10 minutinhos com inglês com certeza entendeu então o ponto é é o sistema é o estilo de vida é o que você vai fazer todo dia sem ficar nessa aa lógica doida de não é que é cara é a tarefa é o inglês é que eu tenho que aprender eu tenho que estudar e pegar e anotar e não sei o qu e fazer os exercícios é o dia a dia cara e lembra é o dia a dia acumulada efeito composto você vai fazendo daqui a pouco vira uma bola de neve cara só que tem que fazer o bom e velho que os nossos avós sempre diziam pouquinho todo dia faz um pouquinho todo dia cara agora lembra qual é o ponto você quer acelerar isso o máximo possível faz o máximo possível todos os dias E mais uma vez lembra cara 15. 125 horas uma pessoa de 25 anos que dormiu 7 horas por dia todo dia o que praticamente não existe né então vamos botar aí 170 180. 000 horas cara praticamente 200.