[Música] boa tarde bom dia boa noite boa noite meus queridos e queridas querid mais uma vez bem-vindos querides não a Beyond The Cave btc Não bct não é btc uma noite especial convidado aí meu brother de de muito tempo atrás Aí lá da sent lá de sent lá terra do José Bonifácio certo coisa maravilhosa mas antes de apresentá-lo devidamente com honra com Garbo e tudo PV que que nós Temos que falar para o pessoal aí bem é nossos ritos iniciais aquilo que a gente sempre faz em todo episódio primeira coisa que eu gostaria de falar
é para você que tá nos ouvindo aí nos assistindo de casa não deixe de se tornar um apoiador do nosso canal é fundamental porque a gente gera conteúdo aqui mas nada é de graça né Reginho não tem almo de graça E é fundamental a participação de todos vocês que são capitalistas e sabem que tudo tem um Custo né é cara e vocês reclamam que não tem coisa boa que a gente não traz então tem que ajudar não tem jeito V quando tem um negócio bom você vai lá e apoia e meu e são míseros r$
2 por mês ganha uma das camisetas que a gente tem no site eu tô aqui vestindo uma delas o último convidado levou que eu tinha terça-feira e não chegou as outras não não trouxemos camiseta dessas vez dessa ve que nós trouxemos o guid do Fernando urs levou a última que eu tinha eu fiz o pedido mas Chega só sábado então partir da semana que vem teremos novamente vamos mandar uma pro pro Brunão que ele merece lá ganha uma camiseta faz parte do nosso grupo de WhatsApp bita bate-papo lá faz pergunta pro convidado sabe antes e
assiste ao vivo então muito obrigado aos nossos apoiadores aí e qual que é o link Reginho pra gente não esquecer apoia apoia.se bar Beyond aí na tela tá mais fácil N agora eu não esqueço hein certo é isso aí e para você também que tá Assistindo a gente não se esqueça de acessar a nossas redes seguir lá no Instagram seguir no YouTube também porque tem muita gente que segue a gente no Instagram mas não segue no YouTube e vice-versa então é é fundamental E aí basicamente é @be cave PDC like garotinho é ajuda a gente
a crescer aí por favor quem temos hoje nosso querido Bruno prand Bruno aí tem 40 anos é formado em direção de empresas e análise e desenvolvimento sistemas pela Fatec lá Em SS consultor de ti e apaixonado por história geral né E principalmente história Romana que é o que a gente vai falar hoje galera sensacional hein 5 anos aí já vem produzindo podcast Roma nua e crua é uma forma independente autônoma aí né tava me contando que ele faz de casa mesmo e é animal botar um negocinho para ele que você ver vai melhorar muito Fala
aí PV depois a gente fala isso é isso aí sua ideia é contar a história da civilização Romana desde a Fundação da Cidade 75 antes de Cristo até sua queda em 476 né o império romano do ocidente caindo ali né porque depois ainda os cara falando que vai ter que mais 1 anos para frente até contar o final do Império Bizantino atualmente podcast aí tá contando a história do Tibério segundo imperador romano aí depois de Augustos Então meu meu rei você tem um um um belo caminho pela frente mas muito obrigado e parabéns pelo trabalho
cara ouvi vários episódios Aí recentemente e é muito legal muito bom obrigado aí prazer est aqui com vocês Prazer poder participar dessa banca aqui de célebres intelectuais de amor de Deus e quem sabe posso dar minha minha contribuição aqui meus meus dois centavos e Cara acho que assim né Roma ela influencia tanto a nossa vida e é uma história tão fenomenal né que a gente tem às vezes algumas falsas concepções né a gente geralmente quando pensa em Roma pensa no glamor pensa no Coliseu e eles nascem assim tão posso dizer assim tão underdogs tão eh
como assim ninguém dava nada para eles e de repente os caras são os donos do mundo ocidental e entender toda essa dinâmica todo esse desenvolvimento para mim é fascinante né eu tô há 5 anos aí fazendo podcast são 147 episódios da história né seguindo a ordem cronológica Essa é a minha pegada eu gosto de ir na sequência de eventos e Eu também faço uns episódios bônus que aí com com os apoiadores ou quando eu quero abordar um tema específico que não necessariamente tá ali na linha do tempo então juntar tudo aí tem uns 180 episódios
e 5 anos de Bastante trabalho e tem sido gratificante onde eu tô aqui então genial não e cara abrindo portas né você tava falando pra gente Brunão do do teu éos lá né cara que na verdade era você adquirir esse conhecimento mais maturado dentro de você e você usou essa Tua ideia para poder criar algo pros outros também exato É acho que é o fan né que é um físico famoso ali do projeto marata ele tinha um ditado que ele fala se você quer aprender alguma coisa ensina e aí foi meio essa pegada né quando
eu comecei a me aprofundar na história Romana cada vez ficava mais fascinado e fala cara não vou precisar contar essa história e aprender mais né porque aí eu realmente tenho que gulhar de cabeça tem Que preparar ali os eventos colocar na língua do do tempo entender ali os personagens E aí foi essa pegada inicial de cara Quero aprender e aí quando eu comecei eu falei bom também é um baita trabalho produzir vocês sabem né Aí eu falei PR arrumar pelo menos 50 louco aí que vão querer me ouvir se eu achar eh eu continuo se
eu não achar eu faço alguns e depois sigo estudando por mim sempre gostei de estudar história como Hobby mas aí eu cheguei logo esses 50 Doidos aí ah também vem crescendo legal o podcast eh e tô aí 5 anos segundo as minhas estimativas aí tem mais uns 5 anos pela frente e bora lá é muito trabalho mas é bem gratificante também cara eh Então como você eu vou normalmente a gente a gente vai num papo bem né Sem linha do tempo mas como você mesmo colocou que você gosta de pensar na linha do tempo e
a gente tá falando de algo que é uma história muito rica com muitos personagens com muitas Batalhas com muitas Idas e Vindas muitos assassinatos é é uma coisa eu acho que fica mais fácil mesmo vamos começar do começo então certo eh você falou do da Roma eh pequenina da da romí cola da de de Rômulo e Remo queria que você começasse um pouco aí sei que tem uma ideia muito de Mito porque o que a gente não tem né depois do do incêndio o que a gente tem de escrito mesmo cara data de 200 anos
antes de Cristo 100 e pouco antes de Cristo né Então como que foi Isso Conta pra gente um pouco desse desse início aí é então assim tem dois períodos assim quando a gente fala de história Romana né a gente tá do mito de criação ali de 753 até 3 753 antes de crist né até 390 aantes de Cristo em 390 a Roma vai ser saqueada pelo senones uma tribo gaulesa vamos botar fogo em tudo então assim não tem registro histórico o que tem são os romanos ali a partir do século I antes de. Cristo contando
A história de antes mas não tem registro histórico consistente daquela época Lógico que alguns fragmentos sobram a arqueologia consegue corroborar algumas coisas consegue desmentir algumas outras mas a gente diz assim que história história mesmo que a gente tem registro que a gente pode eh mergulhar E e ter mais veracidade dos fatos assim comprovar os fatos é de 390 Anes de Cristo para frente né e o mito assim já é para mim muito interessante Porque eh eu né morei fora então Eh já passei aí um pouco pelo mundo morei na Austrália morei na Europa morei em
Manaus e eu gosto de de culturas diferentes gosto de aprender gosto de eh entender essas dinâmicas sociais e Roma ela nasce assim multicultural desde de de sempre porque o o mito começa com a guerra de Troia então a guerra de Troia aquela lá que tem o os gregos contra os troianos né tem aquele cavalo E tal e o mito da criação de Roma né que Eneias que era um dos Generais ali do do Príncipe Eitor quando perde ali A Troia cai ele consegue juntar alguns soldados consegue juntar ali alguns membros familiares e sai né com
alguns barcos procurando um novo lugar para se estabelecer ele roda um pouco ali pro Mediterrâneo e vai chegar ali na região do Lácio na Itália que é mais ou menos ali região central da Itália assim pro Mar tiio né pensando assim olhando no mapa o lado esquerdo ali do Marc Mediterrâneo lado esquerdo da bota e lá ele chega onde tem é a panturrilha da bota o outro lado canela canela canela canela o tibial e ele chega ali tem os povos latinos né Eh que já estão ocupados ali eles começam a lutar com Esses povos tentando
se estabelecer e como ali o do antigo ele é muito dinâmico em termos de Gueta tá todo mundo sempre se matando ali Enquanto os troianos e os latinos tão guerreando outras tribos em volta também estão se aproveitando e os gregos ali né os troianos não conseguem se estabelecer os latinos também não conseguem expulsá-los E aí eles resolvem fazer um acordo e fundir as tribos ali fala cara em vez de a gente ficar se matando vem vocês aqui né casa com as nossas esposas com as nossas filhas gente casa de vocês e a gente Faz um
bembolado aí Divide o poder e e se estabelece né como Os troianos assim eles eram bem mais sofisticado do que os povos latinos naquela época eles eram não era uma sociedade estabelecida ali eles eram povos seminômades pastorais e os troianos já tinham né mais uma ideia de como fazer cidade de Ciência Política ciência militar mas os latinos já eram faca na caveira né por isso que os tranos também não conseguem se estabelecer quando eles se fundem Eles começam então a assim ter uma Prevalência sobre os outros os outros povos latinos né que existiam várias tribos
ali eh latinas e é sabinos umbros etc e eles se estabelecem ainda não é Roma isso tá vai passar algumas gerações desde que Esses povos se fundiram aí até vim a história ali do eh amúlio e a esqueci o nome do do pai ali também que eram o mas amente ali o chefe tribal que seria o rei ali da tribo né ele tinha uma filha e tinha um irmão e não tinha filhos né o irmão tava Tentando passar o pegar o poder ali e consegue né vai dar um golpe de estado ali e e expulsar
o rei pega a filha dele Manda para ser uma virgem vestal e é só que depois essa filha dele aparece grávida de gêmeos né que vai ser o Romulo e Remo Ela diz que foi o Deus Marte que a engravidou Então acho já assim já legal acho Como assim alguns mitos que permeiam né a nossa religião da virgem engravidado por um Deus e etc né Lógico não é bem exatamente a mesma História mas eh Como dizia Mark twen a história nem se repete mas ela rima bastante então Eh esses dois filhos supostamente aí né seriam
dois Bastardos né Lógico que ela fala que é Filho o pai é Marte mas eu não eu não tenho essa leitura mitol lógico essas coisas para mim el lá deu para alguém lá e aparece grávida e aí o o o netor lembrei que é o amuli no metor que era os dois irmãos ali um que expulsa o outro ele mandou um soldado da Fim nesses nenéns que tinham recém-nascido né Porque fala cara assim a gente não pode eh criar esses dois aí porque daqui a pouco né eles eram netos do Rei eles vão querer tomar
o poder de mim então ele paga um cara lá para jogar os os bebês no rio tibre aí também você vê a história de Moisés por exemplo beb é cara é mas é muito que me chama atenção porque assim eu o mitos ele é algo muito importante pra formação de uma de uma Cultura de uma sociedade né Marte Deus da Guerra né aí você vê o que que foi toda a história de Roma né eu isso é uma coisa que a gente não sabe se é verdade ou não como você tá dizendo né mas cara
essa ideia de você transformar um um mito uma simbologia isso cria cara gerações é não só Marte como Vênus também né porque o Eneas que era o Troiano ele se dizia descendente de Vênus né Então aí vai ser a junção da da deusa do amor com o deus da guerra que Aí Engraçado que Roma até se você lê o contrário é amor né então é verdade verdade mas eh então tem bastante simbologia aí e Roma vai ser essa mistura aí de amor e guerra né Eh mas aí tem esses dois meninos que o o o
amu lá manda eh o netora agora me confundi com os nobios aqui não lembro quem é quem mas ele manda lá ó dá fim desses moleques né porque joga eles no rio tibre o cara vai pegar vai jogar eles no rio Diz a lenda né que o rio Tava numa cheia então ele vai meio que deixa ali na beira do rio não jogar ali no meio pros caras se afogar deixa ali perto falou ó daqui a pouco né Tá enchendo aqui natureza vai fazer a é toma conta e aí que vem a história da loba
que acha os meninos e os amamento e tal e assim tem uma historiadores modernos que acham que a história da loba diz respeito a uma prostituta né porque as lupas até era um nome paraa prostituta Em latim era lupa e a ideia é que talvez fosse uma prostituta estéril e o quem acha é o marido dela na verdade né os meninos ali na no leito do rio como não podia ter filho ele leva para cuidar e aí eles são criados ali como pastores né como pessoas simples e eh como a região ali como eu falei
era ainda a eu vou voltar um pouco aqui para explicado um pouquinho da Itália ali porque só para pra gente se situar então A Itália mistura do [ __ ] é uma mistura do caramba Então até que foi do último país a unificar foi Itália Alemanha 1870 cara dep entendeu foram os últimos países europeus a se unificarem foram Itália porque é uma mistura fid uma mistura caramba e já era naquela época que depois vão muitas outras mas assim quem que era ali na Itália quem que eram os povos vou dizer assim civilizados tá quem que
era de civilização ali né porque a gente tá Falando aqui em 700 antes de Cristo quando a gente pensa em cultura ocidental nesse período a gente tá pensando nos gregos né que os gregos ali Desde da idade do ferro ali do começo do 1000 e pouco eles já tinham cidades bem estabelecidas as Polis e do da Grécia pro Oeste ali cara já era assim bem mais como posso dizer atrasado né mas na península itálica tinha duas civilizações bem estabelecidas que seri Os etruscos que ficavam ali no norte da Itália tá E os gregos né porque
tinha as cidades gregas da Magna Grécia que eram no sul da Itália tá cí também né a sicília ela começou a ser um pouco depois tinha e ela era meio dividida entre os cartagineses e os gregos ali é interessante vai ser um Bel motivo para para quando a chegar nas Guerras Púnicas exato cara e assim eh então assim tinha os gregos que eram os povos né mais civilizados os etruscos e Como um tava no norte outro no sul eles faziam comércio entre si passavam Ali pela pelo meio da Itália né pelas rotas terrestres e ali
que então assim tinha uma um burbur mas tanto os etruscos quanto os gregos ali da da Península Itálica eles viam os romanos como os bárbaros todos os povos ali não era só né os latinos os sabinos tinha e ecos úmbrios uma série de povos ali que eram Sami que eram meio pastores meio nômades não Eram cidades tão bem estabelecidas assim né Lógico tinha povoamento e tal mas não com grandes templos não com com grandes edifícios era uma coisa ali bem rudimentar comparado com os etruscos e com com os gregos ali da máquina Grécia então eles
né Eh quando esses crianças são criadas são criados ali no meio de povos seminômades pastores que estão em guerra constante assim sem parar sempre um tentando dominar rebanho do outro um tentando né Sempre Vingança e esses Romulo e Remo conforme vão crescendo eles vão ganhando uma fama na região porque eles são muito bons de briga então quando tentam tomar coisa del Eles tomam conta eles botam os cara para correr e eles vivem pegando rebanho e outras coisas dos outros povos né E eles vão ganhando eh fama na pela região e um um um dos povos
ali tentar armar uma uma uma armadilha ali uma emboscada para capturar Esses gêmeos que estão ficando aí tão famosos né e Consegue capturar um deles e aí quando eles vão levar né pro pro rei ali pro eh pro chefe ali tribal para julgar o chefe tribal é o vô dele que tinha sido expulso pelo pelo irmão e quando ele começa a conhecer a história né quem é você quem é teu irmão né vê a idade começa a relacionar os fatos né da onde vocês vieram Cadê tua mãe Ah vai que adotado ele começa a falar
opa pera aí pera aí isso aí será que são meus netos e aí ele em vez de julgar e matar lá o o O remo que acho que é quem eles capturam eles vão atrás lá da da mãe do do Pai entende mais da história a ele descobre Não são meus netos e eles trazem então o romul e o remo de novo ali pr pra cidade pr pra corte ali da da cidade de albalonga que é da onde eles e na época Roma ainda não existia né ainda a cidade albalonga que seria ali a a
cidade principal dos Latinos eles não se adequam bem ali na vida de cor porque eles foram criados Como pessoas humildes simples né eh e e a Corte não vê eles muito bem eles também não não se adequam e resolvem que não vamos fundar uma cidade nós mesmos vamos atrás de um espaço pra gente e fundar a nossa cidade E aí eles vão lá para para essa região onde fica Roma que tem As Sete Colinas né Eh são sete morros que circundam Roma ali o palatino aventino eu não lembro todos os nomes dos Morros Mas eles
ficam naquela região e falam que vão estabelecer uma cidade Ali e eles querem disputar quem vai ser o rei né quem vai ser o chefe ali os dois irmãos querem ser o rei eles falar não vamos fazer o seguinte vamos cada um para um morro e a gente vai ver quem os deuses vão escolher E aí o um Vai pro morro palatino outro Vai pro morro aventino e o remo recebe uma um uma botre um uma ave desce ali para ele e as aves eram ali mitologicamente eh ligadas aos deuses e o remo Então vai
correndo Pro irmão fala Opa eu recebi o sinal eu vou ser o rei só que o Rômulo ele recebe depois sete águias né sete eh autos a a mesma ave descem depois aí eles começam a brigar para falar cara os deuses me escolheram porque mandou uma ave primeiro em mim e o outro fala não os deuses me escolheram porque eles me mandaram sete Avis ao invés de uma E aí eles começam a brigar por causa disso e o Rômulo mata o Remo e aí a gente tem o primeiro frat sídio ali de Roma já já
Começa no já começa aí também dá para fazer uma relação aí com cem Abel por isso que eu acho que assim é é muito interessante estudar a história e ver que como vários pedacinhos assim de de mitologia eu vou dizer estão presos em várias culturas diferentes né e beleza ele Funda a cidade Não sozinho lá ele Funda com mais outras 100 pessoas que vai ser o primeiro Senado romano né então dali eh vai ser o que eles chamam dos patrícios vão ser Os descendentes Desses fundadores né o Rômulo mais os os os senadores ali e
eles fundam a cidade só que a cidade tem eles né e mais ninguém então o que que a primeira coisa que eles precisam fazer é atrair cidadãos para virem pra cidade e ocuparem aquele espaço né eh e aí o que que eles fazem eles basicamente abrem as portas para qualquer um que quiser vi virar um cidadão de Roma nesse primeiro momento e aí quem que vem bandido bandido [ __ ] escravo que fugiu [ __ ] nem V porque nem depois as mulheres aí vai dar vai ser mais engraçado como que eles como eles atraem
as mulheres depois primeiro era primeiro atraer cidadão E aí quem vem é exatamente isso pessoa que tá exilada né porque como eu falei toda a região tá sempre em treta ali então as pessoas fogem quem é escravo o escravo consegue fugir tem um cara todo endividado ele vai falar pua vou vou pra Roma então Roma se estabelece com a história da história das sociedade então O cara é um o rei o primeiro rei é um fracido né O cara matou o irmão para estabelecer e os primeiros cidadãos era só gente que não queria de nenhum
lugar e aí beleza mas aí tem um Senado tem eh os cidadãos que chegaram só que não tem mulher né E aí é o segund e tem que multiplicar a população então se não tem mulher não tem outra geração de R mas não pode acabar na primeira então o que que eles fazem eles começam a mandar comitivas diplomáticas ali para todas as Tribos em volta pedindo direito de casamento olha Pô né traz que a gente quer juntar Manda umas filhas aí a gente né vai a gente paga Dote os cara tenta ali de alguma forma
atrair mulherada e não consegue porque ninguém tipo assim os caras era visto ali na região como a hisória da hisória numa região que era considerada a hisória da Itália então era assim né o parafraseando aqui o o Edir Macedo o cocô do cavalo do bandido era a galera Então ninguém queria E aí o Que que que eles fazem para conseguir atrair uma mulherada eles vão dizer que vão fazer uma baita festa para Saturno ali convidam todo a região que é uma festa supostamente religiosa E aí prometem que vai ter de tudo vem que a gente
né vai ter comes bebes cerimônias e um monte de coisa o pessoal vai então supostamente aí para essa festa de Saturno e enquanto tá rolando essa essa festa esse evento religioso o Rômulo dá um sinal E eles começam então a capturar todas as mulheres e expulsar todos os homens da festa né então eles estavam na região deles qu estavam os armado o pessoal tinha ido para um tinha ido paraa festa não tinha para briga algo religioso ninguém tava pensando em levar arma nada assim então os romanos conseguem tocar os homens para correr e sequestrar a
mulherada que vai ser a primeira a as primeiras cidadãs de Roma ali esse episódio ficou conhecido como Rapto das Sabinas que a maioria das mulheres eram de eh sabinas da tribo dos sabinos que é uma tribo vizinha ali de Roma e dali vai começar agora uma guerra porque essas pessoas né que essas tribos Esses pessoal que perdeu ali as suas filhas as suas mulheres vão tentar recuperar mulheres eles tentam ali atacar os romanos logo de cara os romanos repelem esses ataques e os sabinos Então vão eh se preparar melhor para voltar no outro ano e
realmente com mais preparo eh né Com com mais estratégia voltar para recuperar as esposas as mulheres né as esposas são dos Romanos e eles voltam no ano seguinte começa uma [ __ ] guerra ali uma uma [ __ ] treta para eh os sabinos tentando reav as mulheres Romanos tentando segurar as mulheres né enquanto tá rolando a guerra vem as sabinas que já estavam ali umas grávidas umas já tiveram filhos umas né já estavam ali eh pras mulheres da época elas vam casar Com quem os pais direcionasse então elas tanto faz para elas tanto faz
tanto sabo ROM é e assim não sei aqui eu tô tirando a minha cabeça né mas acho que pras mulheres fica até uma coisa as coitados de Cinza uma coisa mais pô o cara Me sequestrou e tal e até depois assim desse sequestro quando os romanos vão falar com as mulheres eles prometem eles vão ser super cordiais e vão falar cara a gente a gente sabe o que a gente fez né de errado a gente usou uma religião a Gente atraiu a gente sequestrou vocês então assim eles falam pras mulheres né que elas estão lá
em choque que acabaram ser capturados família delas expulsa o que que vai acontecer com a gente fala cara a gente é atado pela noss Nossa honra de tratar vocês da melhor maneira possível a gente vai ser o melhor esposo que a gente puder Porque isso é uma obrigação Nossa devido ao que a gente fez né então assim eh quando os sabinos voltam eles estão lutando quem vai parar A guerra vão ser as mulheres sabinas porque elas vão se jogar no meio da Guerra mesmo os caras tá com a espada elas vão se jogando no meio
e elas né se jogam a no pensando que aindas são tripos pequenas Tá então não é uma guerra com milhares de pessoas é 500 sei lá exatamente mas é uma coisa pequena elas se jogam no meio e elas falam assim olha cara na moral nos matem a gente a gente não tem nada a ganhar aqui porque ou a gente vai ficar órfão né perder Nossos pais nossos irmãos Nossa ou a gente vai perder nossos maridos então assim pra gente é um perde perde aqui então faz o seguinte mata a gente depois vocês se matam E
aí os Car Pô né essa atitude das sabinas faz eles reconsiderar e aí os sabinos e os e os romanos vão fazer um acordo vão se fundir Então já fundiu com troianos agora estão fundindo com os romanos com os sabinos e eles vão então dividir o poder ali o Rômulo e o e o rei dos Sabinos que era o Tito né Depois o Tito acaba morrendo aí não vou entrar muito aqui senão cada uma derivada his é cada derivada aí vai que eu quero avançar um pouco mais mas assim eles dividem o poder inicialmente depois
o Rei morre o o o o Rômulo fica ali Como Rei principal e essas essa tribo agora de Latino Romano Sabino fundida começa a a cada vez ganhar mais força ali na região e vão se estabelecendo como uma força dominante ainda dentro Ali do da meiuca Ali da Itália que era onde tinha os povos mais eh atrasados vou dizer assim né Eh aí vamos ter esse período de sete reis de Roma né o Rômulo foi o primeiro então depois que ele morre aí também é cheia de envolta ali O Rômulo vai vazer várias coisas né
ele vai fundar as legiões né que as legiões romanas nessa é époc das legiões não tem nada a ver com o que a gente pensa ali sobre quando a gente vê um filme uma série né das aquelas legiões imperiais Isso aí vai ser lá na reforma do Mário e vão ser ainda como se fosse torcida organizada sabe não era uma coisa muito é não tinha não era aquele esquema tipo ferindo não não era uma máquina de guerra como depois ela se transformou e eu quero que depois você fale sobre isso mas a gente deixa mais
pra frente lá porque eu eu gosto muito até pros ouvintes saberem assim eu eu assim às vezes permeio um pouco pelo meu podcast um pouco de mitologia quando tem assim Mas não é muito a minha praia eu gosto muito de coisas humanas mesmo meu foco é sempre político militar social e econômico então eu sempre quero entender como tá economia da de Roma na época como é que tão as brigas eh políticas ali como é que são dividida a sociedade e principalmente como é que é o exer porque no final tudo se resolvia na espada ou
né se consolidava na espada então ainda é a apesar de não ser muito organizado nem nada e eles Eram muitos bons guerreiros né e e conseguem se estabelecendo ali frente aos outros povos ainda seminômades ali não frente aos etruscos ou aos Gregos né que ainda são que ainda vem os romanos como cara quem éesse ess escória aí esses bárbaros esses Eh esses é ninguém eh bom com Rômulo vai fazer criar as legiões vai estabelecer os primeiros Senado com 100 pessoas vai fazer essas divisões políticas etc né vai criar uma estrutura vai realmente né fundar a
Cidade etc e depois ele morre também de maneira misteriosa não caixar um corpo Tem duas versões da história ali o polibio o Tito Lívio cada um dá uma versão diferente um ele tava no trono outro ele tava revisando as tropas mas assim de qualquer jeito acontece um evento misterioso e ele desaparece contado 700 700 anos depois tá políbio é depois quea políbio genial 700 anos depois po libro que era grego né Beleza que tem origem grega isso é E vai ser Capturado na gu genial essa história é animal essa história é animal bom mas V
tá derivar não vamos derivar não e assim aí depois o Rômulo desaparece E aí começa de novo uma briga dos sabinos e dos Romanos para ver quem vai escolher o segundo rei o Rômulo não teve filho né foi arrebatado aí sei lá desapareceu então Eh os romanos queriam lógico continuar com o poder o sabinos falar não a gente devia dividir vocês né a gente já perdeu nosso reio estamos sendo Comandado por Romano faz tempo e aí depois de uma discussão política eles até tentam vão fazer não cada um é o rei um dia cada um
rei um mês T então fazer algumas coisas que não D certo fal não vamos ter que escolher um rei de novo e fica decidido que vai ser o seguinte o próximo rei de Roma tem que ser Sabino porém quem vai escolher são os romanos Então os romanos vão votar quem eles querem que seja o rei Sabin os romanos eu digo Senado ali né os 100 que Fundaram ali não a população ainda tinha zero eh escolha escolha ali e aí não era uma democracia não não ainda vou falar que ainda bem que Vai ficar ruim para
mim E aí eh o segundo rei vai ser um cara completamente diferente de Rômulo que vai ser o numa Pompilho que é um cara completamente religioso e um cara que nem morava em Roma ele morava ali numa cidade adjacente quando vão buscar o Cara lá Olha você foi eleito seu não re falou não pelo amor de Deus não quero não queria mesmo outsider total né É mas o pessoal fala cara olha hoje a gente vai entrar em guerra civil porque né ninguém quer decidir aqui os romanos só querem vocês e a gente quer que estejam
Sabino então ou vai ser você ou vai ser guerra civil cara aí ele fala ele vai falar não vou beleza só que o cara ele muda completamente Roma da água pro vinho sai desse povo bárbaro Completamente Marcial né que só vivia em treta e tudo né até para pegar mulher é tudo é treta e ele vai transformar Roma numa entidade religiosa assim você saber ele vai né estabelecer vários templos ali em Roma vai trazer o templo das virgens vestais paraa Roma que lé como eu falei a a mãe do Roma Remo virou uma virgem vestal
mas não era em Roma tinha que mandar ela para outra cidade então ele traz ele vai vazer o Templo de Jano que vai ficar 40 anos com as portas Fechadas que é esse templo se tivesse em guerra as portas estavam abertas se tivesse em paz as portas estão fechad só ficou com a porta fechada durante o numa Pompílio mais ninguém né E aí o numa ele fica ele Funda o cargo do pontifex Maximus que é o cargo do Papa hoje muito interessante que é o o Papa hoje fontex Maximus e foi o numa pompil eí
o segundo rei de Roma que fundou esse cargo e ele quis naquela época deixar separado do Rei então o rei vai ser uma coisa e o Pontifex Maximus que a gente pode chamar aí o sumo sacerdote tem que ser outra pessoa porque ele não queria já misturar né religião com essas coisas que a gente par Ah isso é coisa da Revolução Francesa não cara olha estado laico já sugu aí já surgiu aí então lá em sei lá 720 A gente estaria mais ou menos aí por essa época antes de Cristo E aí depois vão ter
uma sucessão de de Reis né vão ter sete reis Romanos vou dar uma acelerada aqui que senão é muita Coisa aí vão cada Rei vai estabelecer E aí do quarto ao sétimo Rei vão ser os reis etruscos aí é isso que i falar etrusco deu uma deu uma chacoalhada Então por que cara qual que é aí tem assim a história o mito né que o primeiro rei ali que era o o tarquínios e ele Diz a lenda que ele erao Prisco isso a primeira a lenda diz que ele era o quê ele era um cara
ele ele era da etrúria mas ele era filho Eh de grego com uma mulher etrusca então ele não conseguia eh alcançar o o os cargos políticos as coisas que ele conseguia que ele queria na etrúria Porque como ele tinha sangue grego filho do mesilar grego ali com o pessoal barrava ele um pouco e a terra das oportunidades na época aí fazer América essas coisas segundo a lenda ali seria os romanos então ele parte para Roma porque ele fala cara em Roma eu vou conseguir me estabelecer muito melhor Então ele chega em Roma lá ele vai
construir o primeiro circos máximos que vai ser depois né o o protoc coliseus é o protoc Coliseu ali na época não era para guerra eh de gladiador era mais para corrida de Big então mas vai ser o primeiro estádio assim de massa vamos dizer que eventos para população inteira assistir e tal ele vai fazer uma reforma no exército que aí eles vão deixar de lutar como um bando de alucinado e vão passá-lo tá no sistema de falange grega Que aí eu vou daqui a pouco dar uma explicadinha aí como que eles funcionavam mas aí eles
passam a ter um exército muito mais bem estabelecido eles vão também aumentar o Senado aí o Senado vai chegar aí até 300 pessoas né quando o sabinos esqueci de falar quando o sabinos e os romanos se fundem 100 senadores sabinos se junta aí o Senado passa a ter 200 pessoas e com quando esse Tarquínio Prisco vira rei ele vai trazer mais 100 são os etruscos Para fazer parte ali o Senado ficar de 300 aí vai ficar 300 por muito tempo latinos sabinos e etruscos cada um com 100 no jogo é mais ou menos isso mais
é mais ou menos isso é E aí mas assim o que os historiadores pensam e É que na verdade não é que esses caras viraram rei de Roma e sim que as que as cidades etruscas dominaram Roma e que Roma virou meio que um um cliente deles né mas que os romanos Vão colocar como se fosse a história que os romanos contam é que Eles migraram né que o primeiro rei migrou e e se estabeleceu lá mas como um rei Romano não como um rei etrusco mas né O que a história pensa é que não
os etruscos devem ter dominado a região e os romanos depois contam desse dessa história para ficar mais legal para eles né aí ele vai ter o depois que o tarquin Prisco morre vai ser o sérvio Túlio que é um um adotado ali porque ele era um um filho de escravo mas a mulher dele dizia que se serve o t quando era Nenê ele a cabeça dele pegava fogo Enquanto Dormia tinha umas coisas ali que aconteciam com eles misteriosas e ela meio que convence o Tarquínio Prisco adotar o sérvio Túlio para porque ele né era magnífico
aí só que o o tarc Prisco também tinha filhos biológicos que é o que vai dar a treta ali que e depois que o servio Túlio morre e vai vi o Tarquínio o Soberbo né que é um cara era realmente ali muito tirânico né ele tem relação com o primeiro ou não com o Primeiro Tarquino sim agora pelo nome assim só deve ser deve ser Neto é se eu não me engano é Neto tá mas é esse cara era muito tirânico e o que vai desencadear ali então a queda da monarquia né Depois dos sete
reis vai ser filho filho né então filho do Prisco filho do Prisco porque aí teve o filho adotado e o filho biológico que queria né Então teve essa treta aí e depois ele consegue e o cara ele é muito ditatorial ele começa assim por mais que tivesse um Rei a tradição ali é que eles O Senado né aristocracia eles se tratavam como iguais o o rei Era ali o primeiro entre iguais né E aí esse cara começa a abusar ele começaa chamar comitiva ali pedir reunião do Senado não aparece deixa todo mundo esperando ele se
vê alguém reclama dele ele incrimina as pessoas mata E aí já tava criando assim uma inimizade muito grande ali dentro da aristocracia com ele mas quem vai desencadear mesmo a A queda da República vai ser o filho dele que é o sexto Tarquínio porque ele vai estuprar a Lucrécia que era ali a filha de um de um oficial Romano ali e colatino então enquanto o colatino tá em guerra ali fazendo algum em alguma Campanha Militar esse sexo Tarquínio que tinha indo numa festa na casa dele viu essa Lucrécia e se como posso dizer assim se
deslumbrou se deslumbrou um pouco dema deu uma Perdida na noção se passou se passou e Aí quando os Homens da Casa estão em guerra ele vai lá invade e estupra a Lucrécia e ela ela vai ser o símbolo do que deveria ser ser uma mulher Romana ali por muito tempo né porque o que que ela faz aí ela manda pede para mandar mensageiros pro pai pro marido que estão lá em guerra e falar olha vem que aconteceu alguma coisa E aí os caras o cara não sabe exatamente o que acontecer quando ela chega ela conta
né foi estuprada e tal depois que ela conta ela Se suicida pela deshonra de ter sido estuprada e is já o nome da família aí que tipo aí que diando angu o rei mesmo ele tava fora da cidade também o Soberbo o Soberbo estava fora da cidade então quando eles dão o primeiro golpe ali e estabelecem a república o cara nem tá lá então e vai ser ali V eleger os primeiros cônsules E aí começa a ter essa questão da República de não ter mais rei e aí os romanos ficam traumatizados então com Com tirania
com concentração de poder e agora eles decidem que não vão ter mais rei e que eles vão ano a ano escolher não um mas dois cônsules né então que vão ser quem vai dividir o poder ali por um ano e queria ter dois porque um podia verver tal o outro já ninguém ficar com muito poder né vão estabelecer ali corsos honorum porque não é só o cargo de cônsul que seria o o principal ali que você Vai eleger vão ser uma série de cargos mas aí que eles estabelecem a República supostamente em 509 antes de
Cristo tá depois o o rei que tava fora se junta com cidades etruscas Tenta recuperar o poder não consegue né eles vão ser eh batidos ali no campo de batalha e tem uma história legal que os dois primeiros cônsules de Roma um é o Colatina e o outro é o bruto e durante essa guerra aí que tá rolando né os o Tarquínio Prisco t tentando recuperar o poder e os romanos os cônsules tentando né manter Eles afastados tentando garantir que a sua revolução ali se consolide os filhos do bruto que é um dos cônsules começam
a entrar em contato com o tarquin o Soberbo ali para tentar negociar alguma coisa para ele olha se a gente né Abre o portão para você que que a gente ganha aqui então eles começam a abrir negociação ali para trazer o rei de volta Aí surge a corrupção não cara mas é o aproveitando isso que você fala que surge a corrupção mas Eh existe uma ideia de quando uma uma monarquia se degenera para um para um autoritarismo um tiran ismo assim o que acaba meio que tomando conta é uma oligarquia né cara é é não
foi um golpe completamente oligárquico E essa era Patrícia é uma era bem Oligárquica na verdade sim é é é é é um pouco parecido do ponto de vista com com o golpe da República no Brasil assim apesar de é falar da Rússia por exemplo apesar de não achar que era que não que não que Não acho que existia uma tirania no Brasil no no segundo reinado mas assim como como no caso era do do tarquin Soberbo né mas meio que a consequência é essa tá muito longe de uma de uma de uma resp pública tá
mais perto de uma oligarquia é era uma oligarquia né mas assim qual que a ideia ali que eles iam poder votar eu vou falar um pouquinho porque quando vai estabelecia a república não é só os senadores ali aristocracia que de fato vai poder votar Né no final final eles só eles vão poder ter os cargos ali inicialmente mas eh só pegar o gancho final aqui para vai lá que isso aqui é tudo mito ainda né então mas assim o que que aconteceo exato os filhos do bruto tentam comunicar ali com o antigo Rei tentar fazer
um acordo para trazer ele de volta e descobrem que isso tá acontecendo e qual que era a punição para traição Porque eles estão trao a pátria né Então eles deveriam ser condenados à morte e São né só que o o pai deles que é o broto como cônsul podia fazer um perdão como se fosse né um perdão consular ali podia Ou pelo menos tentar de alguma forma reduzir a punição dos filhos só que ele não faz nada ele deixa que os filhos sejam assassinados por tentar se rebelar contra o estado e aí solidifica que o
estado vem primeiro que a família que Roma vem primeiro que tudo pelo menos essa é a interpretação que eu tiro tá que eh para mim iso é um mito e assim Que que eles querem dizer né Que cara é mais importante o estado do que a família e o bruto não fazer nada por isso que o bruto vai ser o grande e sinônimo de república até quando Júlio César vai ser assassinado vai ser um bruto que vai é isso que é falar não é o mesmo bruto de Cont são anos é são quase 700 anos
aí de diferença não 700 não 400 anos de diferença e mas é o descendente e é uma das coisas que eles usam para falar pro bruto olha Cara a gente tem que ah você é bruto como é que a gente né Você vai deixar alguém se estabelecer como tirano aí tu não vai Honrar tua família e tal mas aí depois a gente entra no Gil uma ideia é meio fascista né velho é palra fascista vem dos faxes né que é o símbolo de autoridade Romana então quando tinha um magistrado ele chegava no lugar aí tinha
sindicatos italianos né esses fates aí e mas ali aí só complementando porque que também acham que essa data da da Fundação da República é uma mentira é porque é o seguinte né Atenas vira democrática em 508 an de Cristo e aí quando os romanos foram escrever a história ele falou Pô a gente vai deixar a Grécia ficar na nossa frente não vamos colocar que a gente virou República em 509 que a gente deu fim nos Reis antes que a Grécia deu fim antes que Atenas deu fim então assim muito dificilmente Eles foram eh antes dos
gregos deram fim e tentaram estabelecer algum tipo de Governo como chamar democrático né ou com Participação Popular quem podia na eh acho que eu chamava Assembleia curiata Se não me engano nessa época que é quem podia votar então falei que aí o o exército se estabelece passar um pouquinho aqui pro exército né virou Falange grega só para entender um pouco como eles lutam nessa época e como é que eles se organizam eh quem podia votar e quem podia participar de exército nessa época Desde Da época dos reis até aqui né exército não era como a
gente pensa hoje né a gente pensa em exército quem é que vai pro exército é ainda mais ser soldado é o pessoal né de classes mais desprovidas ao menos você vai ser o oficial etc né mas você não pensa Ah vou vou ser des exército porque aqui mas lá na época em Roma até nesse período ainda todo tá isso aí só vai quebrar com as reformas do Mário lá no no no século I mas só podia lutar no exército quem tinha Propriedade então assim você não precisava ser um aristocrata para lutar no exército Mas você
tinha que ter Terra Você tinha que ter posse senão você não lutava e e você que tinha que se armar também né Então tinha um cinco classes dentro de Roma ali que podiam ter que podiam participar do exército que faziam parte dessas assembleias populares que iam eleger os magistrados poderiam votar poderiam fazer tudo e são as pessoas que TM posse e que conseguiam se armar Porque também o exército assim não tinham não era o estado Romano que pagava o exército era cada um se mantinha individualmente então eles eram ali os os fazendeiros né tinham suas
F sua terrinha E quando chegava ali a época de guerra ou porque era o período ou porque tá T tendo alguma necessidade Ah eles se juntavam uma milícia uma milícia exatamente um exército de milí mas aqui desde o do quarto Rei Romano ali que seria o o o o etrusco que eles Já começam a ter uma disciplina muito diferenciada que eles já começam a se estabelecer e lutar como Falange grega que era ali basicamente como todo o mundo lutava naquela época tá E aí Se alguém quiser uma referência não sei se vocês já viram o
filme 300 Ah tá que exatamente aquilo Então qual que era a ideia da falange grega né É você fazer um bloco de pessoas então aí né tanto horizontal quanto eh na vertical ali então quanto maior o Seu Bloco mais chance você tem de vencer só que você precisa de um de um lugar plano para lutar você precisa de um terreno ideal e como todo mundo lutava assim todo mundo meio que as Guerras eram meio que combinadas ia pro campo de batalha ali todo mundo ia procurar um terreno onde seria bom PR as falanges tá E
os romanos começam a exceder porque eles são mais disciplinados que eles são mais valentes são mais Corajosos mas assim Eles lutam igual a todo mundo e aí tem essa forma de lutar basicamente em blocos quem tá ali exposto realmente a morrer e matar vão ser as duas três primeiras fileiras o resto do pessoal para trás e quanto maior o comprimento mais chance você tem de ganhar porque assim quando a gente pensa em batalha do mundo antigo cara 90% 95% das mortes vou acontecer quando um dos exércitos quebra quebra assim né perde a coesão então Você
vem num bloco fica os dois blocos se atacando e cara quase ninguém morre aqui fica duas TR horas lutando morre três quatro pessoas só que quando você consegue quebrar essas primeiras linhas e o exército perde a coesão aí já era aí começa é que o formato da Espada Era outro formato né nem era espada aind digo espada porque a gente as pessoas conhecem como mas é um gládios então o gládios vai chegar depois e ele é de de você socar não é de você cortar essa Época era na lança Mas essa época era lança ainda
não tinha nem a gladios ainda né era escudo e lança esse era E aí você até usava a cavalaria mas a ideia da cavalaria era proteger seu flanco porque esses essas falanges gregas uma vez que você é flanqueado ou pegam você pela retaguarda você é um bloco virado pra frente se pega pelo lado pelas costas acabou você morreu então a cavalaria surgir ali para você não deixar a pessoa te flanquear né ou Seja igual o 300 por exemplo que era um terreno assim Estreito por isso que os caras ficaram ex os Car ficaram anos e
anos lutando lá porque ninguém conseguia passar e E aí eles vão estabelecer aí também como vai ser o tamanho da legião né os romanos fazem algumas coisas assim deles de estabelecer um tamanho de Legião etc que aí vai ser estabelecido como 5000 homens é uma legião isso vai ficar basicamente para sempre ali em Roma né É Esse mesmo tamanho e Legião como se fosse um batalhão por exemplo isso são 5.000 homens tá então 5.000 homens juntou 5000 soldados é uma legião nessa época eles lutavam como esse bloco único mesmo e todo mundo lutava assim então
não tinha muita ideia para que que a gente vai revolucionar nada é todo mundo luta assim mas os romanos já começam a eed por serem mais disciplinados por serem faca na caveira mesmo eles cara se tem ala coisa que os romanos fazia não Rgar cara esperte beleza matou eles nunca pediam a arreg eles falam daqui a pouco vou junar outro exército volto pco vou voltar volto até cara até assim na Segunda Guerra púnica O Aníbal vai vencer os romanos cara pelo menos umas quatro batalhas gigantescas que eles destroem ele ele muda a sociedade romana completamente
porque ele mata todo mundo mas dep Deixa eu cheg só ele só ele só faltou ele invadir Roma né ele ficou no portão né aí Fábios Máximos sim vai chegar lá vai chegar lá vai chegar lá vai chegar essa é a melhor parte chegá mas ali o Roma já lutava diferente aí depois já era diferente aí já era gládios né aí já era gládios e mas era 5.000 mesmo as regiões sempre foram 5.000 né isso não mudou né 5e for então com o Rômulo quando começou o Rômulo aí assim não tem o número exato né
porque não tem registro mas acreditava que eram cerca de 300 pessoas com 300 Cavaleiros E aí lá quando vira Realmente Falange ali no quarto rei que aí estabelece que ficou 5.000 pessoas e dali vai ficar tá e deixa eu ver onde eu parei aqui foi não foi eh que eu também me a gente tava ali na na Funda na na na proclamação da república né Então aí brutos aí depois de brutos matou os filhos mata os filhos tá estabelecem aí tem essa Assembleia curiata que é quem podia votar né E quem podia participar de exército
não por que Que estava falando de exército que quem quem tinha as Posses quem tinha posse e você tinha que prover sua própria ferramenta tá então você tinha que comprar seu escudo sua lança seu sua armadura é isso E aí nem todo mundo tem né então vai tendo das classes que quem tem lá os equites que seria os cavaleiros é quem consegue prover uma armadura completa mais cavalo Então vai tendo assim até né Infantaria pesada e tem também o pessoal da infantaria leve Que é Arc e flech aquelas pedras tipo dav glias sabe então também
você podia ser se você não tem dinheiro nenhum você ia ficar de Infantaria leve ali se você com tanto que você tivesse posse E aí Conforme você ia tendo mais dinheiro você podia se equipar melhor e e ter um ranking melhor ali tá Pergunta a questão de ter posse por exemplo dinheiro tá relacionado com uma questão do propósito para que ter que lutar tipo eu vou lutar porque eu ten uma terra e não vou deixar Que ninguém invada minha terra exato o que eles achavam o seguinte se você não tem nada a perder para que
tu vai arriscar tua vida então arrisca a vida quem vai perder a fazenda quem vai perder os escravos que tem quem vai perder as poes que tem Então essa é quem vai ter quem vai ter a família estuprada ou morta é Ah mas aí todo mundo tem família néam a família estuprada ou morta mas assim eles não tinham posto ou a ideia né da época é você não tem nada A perder então você mas provavelmente o pensamento da época entre violentar uma mulher e ter uma terra é preferível ter a terra então com certeza né
e a terra era a origem da riqueza ali não tinha muito e outra forma de de ganhar dinheiro que não fosse pela terra né e beleza aí depois que como é que quando se estabelecem se consolida a república mesmo né aí vai começar at ter assim Roma vai estar Sempre em guerra com todo mundo ali mas assim aí politicamente como é que fica né economicamente Eles ainda são povos pastores eles começam a explorar o leito do rio tibre que era rico em Minas de sal na época tinha era mina não né mas era o leito
do do Rio tibre tinha depósitos de sal e sal era um um mineral muito importante na época então eles começam a explorar eles começam a a se estabelecer produzir né Roma com R R lá era pastor seminômade eles como começa Se vincular mais na terra né produzir grãos etc e eh como como que era a organização política do o Além do Senado eh tudo o resto do da que que você tinha lá né desde o começo da república então aí a gente vai ter os cargos magistrados tá que seria esse corsos Honor com cônsules chegando
ali no final né então e também tinha os cargos religiosos ali que os sacerdócio também eram votados Então você queria ser eh O sacerdote de Marte o sa de jupter e qualquer coisa Que fosse você também era votação ali né quem podia votar era essa Assembleia curiata que quem quem tinha terra e quem podia participar do exército né E já começa uma divisão assim uma uma briga política uma briga de classe porque era o seguinte né quem dominava essas classes que podiam votar era os equs e os senadores né que é a classe senatorial que
é né os senatores Quem era aristocracia Ali quem via que era os patrícios e os equites também era quem Podia prover armadura completa lança escudo peitoral caneleira todo o equipamento e geralmente também né os senadores como era limitado mas também os equit geralmente iam ser patrícios né E aí no começo começa assim beleza Vocês têm direito a voto né o o Quem era plebeu Então essa é a diferença Patrício era quem Os descendentes ali dos 300 senadores ali que né o 100 que fundar a cidade mas os 200 ali que chegaram depois esses é er
os patrícios e os Plebeus era quem tinha posse né podia plebeu era todo mundo mas eu digo plebeu que importava ali para pra organização política de Roma era quem tinha posse e podia votar né e podia votar e eleger só que eles eram proibidos de ter cargos então eu votava mas eu votava num Patrício e isso começa a incomodar os plebeus né Vai ter até um episódio que chama secessão das plebs porque que é duas coisas aí né é como a gente muda muda a história evolui mas a gente acaba Caindo no mesmo lugar dívida
dívida eh começa porque é o seguinte como eu falei você tinha que se equipar e arma na época era extremamente caro você comprar um escoto seria equivalente comprar uma sei lá um carrão do Ana aí então uma espada legal uma uma armadura e como Roma tá sempre sendo atacada sempre constando de coisa sem então gauleses foderam rolê ainda nem nem era nos gaules ainda ali volciano os ecos os povos em voltas ali mesmo sempre Atacando e de perto mesmo de perto mesmo al os vizinhos só que tá sempre não tem um ano que não tem
a guerra sem parar e aí todo ano dívida Então os patrícios faz o quê Olha a gente tem precisar lutar o cara fala pô meu tô sem dinheiro só tenho aqui meu escudinho ten minha lança Não te empresto dinheiro não compra aqui uma armadura não compra não sei o qu aí lançaram o Bolsa escudo não tinha porque Qual que é o problema aí esses car e o que ia lá Lutava expulsava os cara ou dominava a terra ou só que quando eles voltava pra Roma o cara falava então agora me paga agora me paga aí
o cara beleza aí não tinha dinheiro aí começava aqui a cair em servitude que se você não conseguia pagar sua dívida você virava um servo que era como se fosse o escravo que podia deixar de ser escravo se você pagasse a sua dívida só que se tu é servo do cara e não trabalha logo você não paga então os playb começam a ficar Putto da vida porque fala cara a gente vai defende a cidade né toda hora aqui tá defendendo morrendo lutando E aí o que que a gente ganha em troca a gente vira servo
e e né E vai cada hora se ferrando mais chega uma hora que eles falam Olha a gente precisa no mínimo negociar essas coisas de dívida aí porque a gente não se endividou pai no [ __ ] desculpa palavreado a gente se individou para salvar ROM os homens livres que estamos sendo escravizados Exato E aí que que a gente qual que é o prêmio de salvar a cidade cair em Servidão não cara vamos vamos conversar e aí os os patrícios são muito ruos falar cara beleza que vocês laram mas assim quando tu pegou o empréstimo
tu sabia como é que era o esquema né ninguém te enganou aqui ó pega aqui não não vou te cobrar não tu sabia que tem que pagar se não paga esse é é regra agora não vem dar de malandra aqui não querer pagar tuas dívidas vai pagar a Lei deve ser cumprida aí uma hora os playb se revolta Fale então beleza então faz o seguinte não luta mais meu velho não fica aí vocês em Roma Se vira aí com a vizinhança e Eles saem de Roma e abandonam é isso E aí é esse é o
episódio conhecido como a secessão das plebs né E aí eh outros povos vão saber vão começar a atacar Roma e aí os patrícios T que ceder um pouco né E eles vão voltar lá atrás dos Plays falar cara não vamos Vamos fazer eh Essa foi a primeira greve que se teve teve registo primeira greve foi assim que surgiu o movimento grevista aí é engraçado que quando a gente pensa em luta de classe n parece uma coisa que surgiu lá comunista cara não isso aqui tô falando 700 anos né antes de Cristo já tinha esse esse
tipo de problema aí eh disputa de classe e aí eles vão fazer um acordo que aí vão criar cargos magistrados para plebeus que vai ser o Tribuno das plebs então alguém que vai ser eleito vai ser magistrado vai poder vetar o cônsul vai poder propor lei vai ter realmente poder de fato os outros cargos tinham que ser patrícios né esse cargo tem que ser plebo então se você é Patrício você nem pode concorrer a tribuno da pleb então eles vão ceder um pouco ali de poder e espaço pros plebeus mas pros plebeus que tinham um
posse também na né plebeu per rapada não é mas ISO assim então os plebeus que tinham Posse e pensando assim também da da fundação da cidade né que lá em 750 e pouco até agora que a gente tá aí no ano né 550 mais ou menos aí da história que tô falando da secessão das plebs muita coisa aconteceu Então teve o Patrício que fez cagada com o dinheiro ficou pobre o cara é Patrício né tem a família consegue traçar lá sua linhagem pro eh pros fundadores da cidade mas ele já virou pobre e tem plebeu
que não tem sang que virou Ficou rico mas não é Patrícia Ficou rico então assim Pat tem um monte de coisa que já aconteceu aí nesses 200 anos de Roma mas era o qu tipo uma casta por exemplo seh era plebeu eu não podia para ser Patrícia eu tinha que ter linhagem isso dos Pais fundadores digamos assim exato tipo igual os dallet lá na na Índia lá exato mais ou menos uma coisa mais ou menos assim e aí beleza aí eu assim por muito tempo agora vai ficar nessas brigas ali ainda Roma ainda basicamente ali
na Região se expandindo um pouquinho mas eh sem com povos latinos povos seminômades Ainda nada contra eh essas cidades mais estabelecidas e quando o os plebeus chegam ali começam a ter poder né eles começam a ter vários tipos de reivindicação a aí uma quando a gente pensa em Roma também vem muito o Direito Romano na nossa cabeça né olha o direito Roma e o direito romano e a fundação do direito ocidental ou do direito como todo quem for advogada aí Hoje tiver estudando direito o cara tem aula de Direito Romano na faculdade né E aí
os romanos começam o quê né os plebeus ganham mais espaço ganham algum tipo de poder político Mas eles vem que continuam sendo sempre prejudicados né então por exemplo quando tem alguma disputa legal o Plebeu sempre perde porque não tinha uma lei escrita objetiva E aí quando não tinha uma lei escrita objetiva que todo mundo sabia como é que os advogados Patrício sempre Ganhava as causas eles tizam um decreto de não sei aonde Olha tem aqui achei um documento de no no templo tal que diz isso então eles sempre achavam uma maneira de se dá bem
né em detrimento dos plebeus aí os plebeus começam a exigir uma lei objetiva né o cara queremos que a gente qual queer a lei a gente tem que saber qual que a lei aí vai surgir a lei das 12 tábuas vai ser a 50 de anos de luta dos plebeus para conseguir uma lei objetiva E aí vai ser Escrito a lei das 12 tábuas então cada uma das tábuas fazia a relação a um a há um tipo de direito né direito da família direito de dívida direito não sei o qu né Então essa lei das
12 tábuas aí estabelecida E aí todos passam a conhecer a lei né Essas tábuas ficavam eh expostas ali no fórum então todo mundo podia ter acesso só que quando eles começam a ver isso eles começam a ver que Opa tem umas coisas aí que eu também não gostei muito não então por Exemplo na lei ali estabelecia que um Patrício não podia casar com o Plebeu né E isso fazia o quê limitava os plebeus ter acesso aos cargos magistrados mais altos aos sacerdócio E aí eles vão ficar lutando para poder ter mais espaço né E aí
vão depois que estabelece essa lei que vai ter a lei das do tas aí começa outras brigas para eles terem ou né acabar essa lei que proibia o relacionamento os o csul ainda só podia ser Patrício eles queriam que um cônsole Pudesse eh plebeu depois eles vão conseguir que necessariamente um dos cônsules vai ser plebeu o outro Patrício E aí eles vão começar um processo de expansão toda vez que a aristocracia cede um pouco e Roma para de ter tanta luta interna é quando eles vão se expandindo cada vez mais entendeu porque eu eles têm
mais uma coesão social maior e isso deixa eles mais fortte perante a redondez ali que era tudo como Roma não é que o Roma É a O Patinho Feio ali o que é diferente não todo mundo é o mundo é assim né quem quem tá em cima tem vantagens e quando os romanos ali se sentem mais eh unificados eles vão tendo eh evolução tá aí eu vou acelerar um pouco aqui pra gente entrar no process isso aí é por volta de 390 400 antes de Cristo né as 12 tábuas que é uma época dos gauleses
que eles invad isso isso é um pouco antes aí dessa dessa invasão é vou vou passar pelos gaules depois eu vou para Gules hoje seriam o qu os franceses Então cara boa pergunta eles assim eram originários da gala que hoje o território francês é Franco espanhol ali né a região né sim mas assim geneticamente ho porque depois porque que chama França em vez de galha ali né Porque os povos germânicos os Francos que depois que errou makai vão invadir ali e vão se soor ali seriam os Francos mesmo os visigodos tomam Roma são várias tribos
Germânicas que depois vão derrubar o império ocidental ali vão se estabelecer em várias partes e os Francos São que se estabelecem ali no que seria a Gália ó aqui ó século 1 antes de Cristo pega Bélgica pega céltica desce pra aquitânia essa região da França e Espanha assim o norte da Espanha pedaço da França pegando Bélgica Holanda é aquele centrão europeu ali assim os galeses eram de etnia Celta né e as celtas dominava toda aquela Europa ali na Ibéria né na Espanha Portugal teve uma mistura ali de povos Celta com ibérico Celta ibéricos aí tem
já uma bagunça e o e o como dizer assim os gaules S uma evolução dos Celtas vou dizer assim mas eles eram uma cultura Celta e e vinham ali já mais daquela região da Itália os os galeses que invadem Roma porque ele na península Itália cabou ali a Itália tem os Alpes né E aí do outro lado dos Alpes tem a Gália tem a a Suíça hoje né a Eh Luxemburgo exato Einstein essa região e o aí por volta do ano 390 os gauleses começam a sair dos alpos eles atravessam e começam a se estabelecer
na península itálica né parte ali né porque também eh não é que fosse uma coisa só existiam várias variações dessas tribos gaulesas ali dentro também tá não era uma coisa completamente unificada mas Parte dessas tribos né Eles saem ali da galha através Começam os Alpes começam a se estabelecer na península itálica no norte isso vai causar guerra deles com os etruscos que quem dominava o norte ali eram os etruscos enquanto tá tendo guerra dos etruscos com os gauleses né pela região ali pelo controle do Vale do Rio pô no norte da Itália os os romanos
vão meio que entrar na Treta né E vão entrar assim né vão ser chamados ali para fazer meio um corpo diplomático os etruscos pedem ajuda dos Romanos os Romanos vão lá entender o que tá acontecendo e a família dos Fábios não Fábio aí mas o os como posso dizer assim os os Fábios máximos os isso a família dos Fábio Fábio máximos vai ser ali na guerra mas é da família dos Fábio que já era uma família famosa ali eles nos mandam Três Irmãos Fábios ali vamos se três Fábios não sei se são irmãos ou mas
todos da mesma família para ser a comitiva diplomática para falar com os gauleses ali entendeu o que tá Acontecendo né dá uma remediar não sei bem se era remediar Mas eles foram ali meio que Averiguar o que tá acontecendo se os Gales são uma ameaça para os romanos não se é só pros etrus como é que eles vão se posicionar ali vão me né e assim quando essa comitiva diplomática Romana tá conversando com a comitiva diplomática dos gauleses por alguma razão eles se desentendem e os Fábios matam a comitiva diplomática dos gauleses isso no mundo
antigo apesar de Não ter ono não ter nada existia regras que os diplomatas eram sacrosanto você não podia fazer nada contra isso mesmo que o cara fosse lá declarar guerra falou ó vamos aqui a gente vai começar uma guerra contra você o cara falou beleza depois a gente traz os exércitos você vê isso até no 300 também né você vê que o Car que vai lá anunciar a guerra conversar tal voltar e aí ele acaba matando o cara jog persa lá no né exatamente então S já tinha essa coisa Que não exatamente don't kill the
messenger né o mensageiro ali o diplomática você era sacrosanto e assim era extremamente mal visto era uma coisa Bárbara você tratar mas assim por alguma razão eles se desentendem E aí essa tribo dos senones é uma tribo gaula né com o rei deles era o Breno ele fica muito puto falar [ __ ] mano com razão com razão vocês violaram as regras básicas aqui de diplomacia mano tá louco aí ele vai mandar lá para Roma a Emissário vai falar olha eu quero a cabeça né Eu quero que vocês me mandem esses Fábios esses Fábios para
cá e eu quero reparação né Eu quero grana de reparação os romanos ficam enrolando os Car Ah não a gente não achou eles Ah porque os caras era muito influente em Roma a família dos fabios ali já era uma família muito bem estabelecida E aí quando os senones vem que cara os romanos não vão mandar os caras mandar os cara não pagar reparação eles param a Luta com os etruscos E aí diz a leenda que eles vão descendo ali né do Norte da Itália até os Tito Lívio escreveu isso Aí sim sim e eles vão
descendo e vão passando por todo mundo né então puto Exército de galis passando ali na região o normal seria todo mundo lutar e eles vão mandando mensageiro para todo lado falou a gente não quer treta com ninguém a gente tá indo paraa Roma pegar os ranos ou seja ficou pessoal o negócio ficou Pessoal azedou a maionese meu rei os cara passaram por Milão Turim não sai lá no norte vem por aí des esses nomes ainda mas era isso aí e aí assim os romanos vão encontrar os os senones no campo de batalha assim porque as
cidades sempre são pontos fortificados e assim quando você pensa em defesa seria muito melhor você enfrentar um exército de dentro da sua cidade do que você enfrentar um exército no campo de batalha porque a cidade te Dá vantagens defensivas absurdas só que era completamente covarde visto como covarde se você não né se o cara traz ali oo campo de batalha e você não vai você é um covarde tá bom w né então não porque os caras vão depois atacar sua cidade mas assim cara já é assim é um jeito de você acabar com a morar
do Exército é os caras falar ah seus né seus talvez não seus fracotes seus fracotes Mud Mor por que que vocês não vem aqui né Tá vendo medos com medo Medinho Esse aí que é os romanos que são Então se os romanos vão enfrentar eles no campo de batalha saem não vão ficar na cidade né vão tentar parar ali o exército do Breno e vão tomar um belo de um pau e aí os romanos correm pra cidade Eles correm tão desesperados que esquecem de fechar o portão da cidade eles assim os soldados correm pra Cidadela
que era o ponto mais fortificado ali né mas já tinha o primeiro muro essas coisas fica ali Aberto os senones quando chegam ficam até meio em choque pensando [ __ ] aqui é uma armadilha né os caras deixaram o portão aberto né E aí vem que não é invadem a cidade tentam lá deslo jar os os romanos da Cidadela mas Cidadela era um ponto muito fortificado e fic ali um impasse onde os senones não conseguem desalojar os romanos né da Cidadela e os romanos não conseguem quebrar o cerco e vai passando meses ali e assim
pensa exército aí estaria na Casa agora não lembro exatamente o número mas era imagino aí cerca de 20.000 soldados o exército senone E assim se pensar 20.000 pessoas acampados ao relé fazendo as necessidades por ali então conforme vai passando o tempo que vai ficar completamente salubre sim os próprios tenores vão ficando doente pegando malária os comando estão ferrado porque não consegue ajuda e tal logística comida tudo né E aí eles Resolvem fazer um acordo que é uma coisa completamente desonrosa pros dois lados até né porque os romanos vão ter que pagar pros senones levantarem o
circo e embora e os caras que desceram lá da lá vieram do Norte para cá sim cabanis também é desonroso é é desonroso porque assim você aceitar dinheiro para ir embora ó o espírito Guerreiro é que você tinha que dominar a cidade na na porrada ali né se você precisou né se você aceitou receber um dinheiro ser Subornado para embora não é muito legal mas dada a situação que os romanos estão se ferrando os senones estão se ferrando eles vão pro Não beleza vamos fazer esse acordo aí os romanos vão pagar os senones para ir
embora aí tem também histórias diferentes ali de ah depois os romanos conseguem recuperar o que Eles pagaram mas assim basicamente se eu não me engano são 1000 libras de ouro que eles cobram dos Romanos algo assim mais ou menos em 500 Kg de ouro que pô uma Cidade Ouro [ __ ] é ouro para [ __ ] e ainda quando eles começam a trazer o ouro lá para pagar os senones eles vem que a balança dos caras tava desregulado a favor do do senones né aí os romanos vão Pô cara essa balança aí já tem
mais de 500 Kg aí porque que não aí o cara fala Vocês estão reclamando ele pega uma espada que ele tinha lá cerca de 13 Kg uma [ __ ] espada gigante joga no da balança do outro lado falando agora vai colocar mais que lí estão reclamando Vocês perderam otário senones que depois de um tempo R não sei se você sabe invadiram o Rio de Janeiro né esses malandro aí é mas tinham vários e e o assim eu não não entendo metade da do né dessa história toda mas mas é mas é muito louco porque
futuramente tem várias outras eh pequenas etnias que se juntam para tentar atacar Roma entendeu primeiro você tem os gauleses eh é eu não sei tem C depois que vai ser com os etruscos a preta ali que os romanos vão Primeiro absorver os etruscos eh só só pra gente ter uma ideia nessa época que a gente tá falando Roma já tem Qual tamanho estamos falando de quantas pessoas lá dentro Sam minita cara boa pergunta como a gente não tem registro é difícil saber difícil ainda não dá pr saber agora mas lá para 100 antes de Cristo
dá para você ter uma boa noção sim porque aí tem registo tem sensores começam tem os sensors né Ah eles que criaram sensor eles que criaram um dos Cargos elegíveis eraa o senso diferente dos outros cargos que você elegia todo ano o o sensor né o sensor ele era eleito a cada 5 anos e ele que classificava se você podia participar de exército você podia então ele que estabelecia ali Lógico que sempre tem muita corrupção e muita coisa mas ele que ia basicamente dizer né quantas pessoas T como Quantas classes quem pertence a qual classe
então mandou contar lá quando Jesus nasceu então é Muito mas cara é uma ide é uma ideia de você dividir as funções públicas de uma forma você consiga ter controle cara é muito uma ideia de lei u organizacional fornecer o que pro estado também mas mas eu digo assim é uma forma de enquanto o grego ele te traz uma questão Filosofal uma questão da de de da busca da vida de entender o Cosmos da ética o romano ele te traz uma ideia de de planejamento de como como Que funcion disina hierarquia eles eram bem hierarquizados
assim como sociedade mas depois dessa treta aí da né do do cena ones são expulsos aí Ah quando eles estão indo embora eles incendeiam uma cidade E aí por isso que perto esses registros né sabe se ele incendiou começou aí tem algumas mas é real é que teve um grande incêndio e Roma fica completamente destruída ainda não era uma cidade de Pedro de mármore é Basicamente palha madeira né madeira palha tem até assim tinha construções de pedra mas a grande maioria não era nada de pedra ali alguns templos tav o fórum mas assim as pessoas
moravam em casas de madeira e tocou fogo em tudo e basicamente começa o pessoal chega a cogitar eh a mudar de Roma não se estabelecer ali tá eu pulei uma parte ali mas Roma quando ela entra nessa treta e eles ficam tão folgados para mexer com senones porque eles tinham Dominado a primeira cidade etrusca que é a cidade de veios né Roma foi estabelecida ali no Rio tibre então Numa margem do rio tibre tava Roma no norte tinha uma cidade etrusca que sempre foi muito maior que Roma sempre foi muito mais poderosa e quando os
romanos conseguem dominar essa cidade que eles se sentem [ __ ] agora agora é não agora a gente é fora PR [ __ ] a gente é [ __ ] por isso que eles vão lá tirar a onda com senones [ __ ] a gente é arrumada Vai aí senones dão põe a sandália na umidade neles rapidinho ali mas assim o pessoal pensa em abandonar Roma e mudar para veus sabe porque veus estava sendo eles mataram todos os homens de veio e eh escravizaram as mulheres mandaram né as criança e mulher foi escravizada e foi
sai tiraram da cidade para para ir pras famílias que compraram E aí eles estão colonizando ali com Romanos daquela cidade eles pensam cara na real vamos abandonar Roma de vez e vamos Mudar para veios que cara isso aqui né destruiu aí faz outro paralelo também não sei se vocês gostam da segunda guerra mundial mas a cidade de Dresden depois de ser completamente bombardeada os alemães pensam em abandonar Dresden e construir ela em outro lugar porque né os aliados bombardearam destruíram completamente a cidade então eu também acho acho legal esses Paralelos ali mas Roma foi completamente
aí saqueada tem o cara que é o segundo fundador de Roma aí Que é o Marcos F o Camilo eu tô passando assim bem porque eu quero chegar nos eventos mais legais a gente já tá falando ali de briga de pô bairro quero quando começar é paau e pedra vamos chegar no Quero chegar na na na no glamur Bomba não HK né E aí assim tinham dominado vezes estavam nessa soberba toda tomaram um pau aí e aí eles pensam né E aí esse Marcos foi o Camilo que foi o cara que conseguiu dominar veus porque
se não me engano são 7 anos seguidos Lutando contra veio sem foi a primeira vez que assim na época como eu falei era o que você falou eles eram milícia então Os caras eram fazendeiros chegava a época lá de Março a eu não lembro exatamente ali o o p Mas eles tinham ali primavera verão para fazer guerra né eles não ficavam fora disso L chegava entre safra que o negócio não tava dando lá no solo vamos guerrear para sumir a terra do outro P ou os cara era meio o padrão ali né mas aí quando
começa a Melhorar o camp os caras vem que tentar roubar tuas tuas plantação ali o começo das das Guerras quando os romanos vão estabilizando eles vão montando as plantações dele os povos em volta era tudo seminômade Pastoral o que que eles fazia pô monar a plantação aqui vou pegar meu gado que tava no inverno ali morrendo de fome e vai comer as plantações dos Romanos P papar de trigo aqui comida de qualidade para nossos rebanhos vamos deixar E aí as briga era Isso né os romanos tentando expulsar os povos seminômades que queriam pegar as áreas
plantadas ali dos Romanos para meio que servir de de de pasto pros bichos dos cara e também roubar para eles trigo etc eh mas vamos lá então depois de veios aí eles esse Marcos foi o Camilo aí também é uma figura muito interessante que vale a pena se aprofundar um pouco nele mas ele que fala não vamos restabelecer Roma quando eles falam cara Roma era assim Era um Pântano né então pra Roma se estabelecer de fato eles tiveram que drenar isso Ali vai falar disso Pô a gente tá aqui Roma era o lixo né que
porque o ninguém tinha ocupado aquela região não é porque olha [ __ ] região legal Rômulo foi lá porque era assim a terra que ninguém queria né E eles tiveram que drenar era um [ __ ] panta Sista de então assim eles falaram cara a gente transformou né merda em Roma E agora na é porque a gente queimou a Cidade que a gente vai abandonar não vamos eles vão reconstruir a cidade e tal e aí vai começar depois a guerra com samnitas que é muito interessante cara tem uns eventos ali que que aí que Roma
vai primeira vez mudar o seu sistema vai construir um sistema próprio militar vai sair das falanges Gregas e vai construir o sistema manipular eh e mas eu vou falar um pouquinho mais Paraa frente disso aqui tá então que que começa os samas que também era um povo ali do centro da Itália meio seminômade meio ainda Pastoral mas eram guerreiros assim formidáveis os Car era muito bom de guerra e eles estavam expandindo mais pro sul né e enquanto os romanos estavam em treta mais com os etruscos ali pro nor o os os os samnitas estavam se
expandindo mais pro sul invadindo as cidades da Magna Grécia colônia grega né É E as colônias gregas pedem até ajuda para PR para reinos gregos para vir ajudar combater os samnitas e os samnitas começam a atacar a região de capua que é ali ao sul de Roma né e é uma região riquíssima é a região mais rica ali mais fértil da Itália então era o pessoal de capo era conhecido pelo pessoal da boa vida porque era lá que eh assim era a terra do Mel ali né tudo se tudo plantava dava certo todo mundo No
resto da Itália é muito montanhoso você tem pequenos espaços de plantação ali capo era a a região da abundância e os cara Vivi no no bem e por causa disso eles eram considerados os piores guerreiros porque eles viviam enpas ali na mordomia perto dop hoje assim tipo Brother hoje ainda tá reclamando é então assim e aí ositas começam atacar capua E os romanos e os samitos existiam um acordo de de convivência ali nenhum né os romanos estavam querendo expandir pro Norte os samnitas estavão expandindo mais pro sul e eles não brigavam muito entre si até
capa começar a ser atacada pelos samit Eles não conseguem muito se defender Eles vão pedir ajuda paraa Roma e aí Roma cresce o ourho porque cara capo era tipo a cidade mais rica ali eles Fala pô vou como é que a gente vai perder esse filão aí eles tentam ali meio que né pô fala que samit não ataca capa aí os samit fala cara cuida do teu quintal cuida do meu a Gente tem o nosso acordo e aí o pessoal de capa vai fazer uma coisa impensável né que que eles qu vão fazer porque eles
tentam chamar os romanos para ajudar eles os romanos fala cara a gente não pode ajudar vocês a gente tem um acordo bit que que os pessoal de capa faz então o seguinte Roma a gente entrega a nossa cidade para vocês a gente vai virar um cliente de Roma agora vocês mandam a gente obedece capo é de vocês aí os romanos não tem como não aceitar né os Cara fala [ __ ] aí os romanos vão mandar eh as tropas as tropas não mandei emissários pro samitos falou olha agora a capa é Nossa né antes a
gente você estavam aí atacando os caras eles eram Independentes Mas agora eles não são mais capoa pertence a Roma então vai lá atacar Magna Grécia sai da capo aí e os samnitas não aceitam E aí que vai começar a a guerra samnitas vão ser três guerras samnitas né Essa vai ser a primeira E aí assim eu vou polar também Porque ainda é eles ganham a primeira Ele eles eles chegam a a ter sucesso contra os romanos né uma série de batalhas né a e e assim os samnitas Onde eles moravam porque se como é que
é a geografia da Itália né então a Itália é aquela bota né no Mediterrâneo ali então pensando ali na na canela da bota é o mar tiio né ali na parte de baixo é o mar Jônico uhum e na na panturrilha ali é o Mar Adriático então assim é é essa essa bota no meio dela ela é uma é uma Cabeia de montanha que ela vai descendo então assim o meio da Itália é muito montanhosa uhum eles er o que nos leva a Segunda Guerra Mundial também Inclusive a participação Brasileira lá em Monte Castelo Monte
Castelo montees é o pessoal fala mal da participação Brasileira da segunda guerra brasileiro brasileir eu tava dando uma olhadinha aqui para quem tá tá tá em casa hoje os sanitas eles seriam mais ou menos onde tá Nápolis ali pessoal é um pouco mais Para cima subindo ali né um pouco aima é Nápolis era Anápolis era uma cidade grega já mas é um pouco ao norte não é mas é perto tá é perto é eles pegam um pouco da puggle assim e e e e e sobem um pouquinho e sabe a que onde que é ali
é como é que chama aquelas cidades lindas que tem é então mas aquelas cidades lindas que tem ali Costa malfitana Costa malfitana ali é bem nessa região da Costa malfitana mas assim aí o que que o que que acontece né aí o vão comessas Guerras a primeira assim não não faz os romanos mudarem tanto em termos de de militar mas o que acontece como os romanos V estavam como Falange e esses os cara era povos da montanha Hum então Falange tinha que lutar num terreno clano para ser efetivo os caras ganhava na vantagem os caras
sabia fazia os trazia os romanos PR pro morro e aí quando uma Falange perde a coesão porque se você não tiver lutando em bloco cara você com uma lança grande com escud cara Não é muito prático de você lutar vem um cara com uma espadinha Te vira do lado te espeta então assim eles conseguiam ir quebrando a coisão Roman os romanos vão ganhar guerra tá o que vai ser a a coisa que vai revolucionar aí na primeira guerra samnita é porque um um Cloud também que é das famílias ali o ap Cloud Ele vai construir
a Via Ápia sim que vai ligar Roma capua Então vai ser a primeira Rodovia depois vai ter aqu todos os caminhos levam a Roma depois Toda vez que Roma conquistar alguma coisa eles vão levar uma Rodovia vai ser a primeira porque para atravessar ali ou você tinha que ir pelas montanhas e aí levar o exército Ali era uma era horrível né porque primeiro você se expunha demais os caras tava ali e se você quisesse meio que ir você tinha que passar por inúmeros pântanos o que também transformava a logística um pesadelo então o ap Cláudio
aí um cara que vai ser eleito cônsul vai pagar do Bolso dele ele vai construir a Via Ápia que existe até hoje mais de 2000 anos ainda tem essa que vai ligar Roma a capua E aí os romanos vão ter uma vantagem logística muito maior de mover exército mover equipamento mover tudo eh e conseguem ali consolidar né Isso eles vão repetir para sempre depois mas aí é a primeira vez que Roma construi uma estrada ligando uma cidade a outra e e isso traz uma vantagem militar gigante e depois uma vantagem Econômica Porque pô Tem né
espoar a produção exato né acho que a vantagem Econômica é é muito Evidente tarcisão mano o rei das inclusive o inclusive o consórcio asalto inclusive o consórcio que tá fazendo um rodo anel sabe qual o nome do consórcio consórcio Via Apia aí ó não é nada não é nada por acaso né Ó o túnel aí guaruj aí que vai sair então assim o que a gente pode dizer da primeira guerra samita que faz os romanos se elevarem é é é pensar na logística mais né Tem um ditado não Sei se é Romano para falar a
verdade mas para quem gosta de história militar já vai ter ouvido que fala amadores pensam em estratégia profissionais pensam em logística então assim não Import tempo [ __ ] estratégia se tu não consegue manter teu OB exército abastecido Já era cara então assim eu a a partir daí é uma evolução estrutural Romana que é uma das coisas que vão colocar Roma um passo à frente das outras civilizações eh Primeira Guerra vem eles conseguem Fazer um acordo ali comos samnitas tá na o que o O bom que se daí é a construção da dessa Via Ápia
e depois vão ter a segunda guerra samita que é onde Vai forçar a Roma vai ter umas derrotas humilhantes e Vai forçar Roma a repensar o seu exército porque não dá para lutar com os samnitas num esquema de fala de grego aí eu vou também reduzir resumir aqui porque sen não vai ser muito mas eu um episódio que eu gosto muito e para mim é muito emblemático que eu falo cara Que coisa Alucinante que é o desastre das forcas caldin se vocês quiserem procurar a desastre que é 3 21 antes de Cristo desastre das forcas
caldin ou batalha das forcas das forcas batalha das forcas caldin desastre como na segunda guerra na segunda Gu que os caras ficam isolados sem água né então é aí olha só tinha um um líder samnita ali que era o Caio Poncio que era um um general novo brilhant simo e olha só né fake News todas as coisas que a gente Acha que é coisa moderna mas é coisa aqui já tá lá 2000 anos rodando o que que os samnitas fazem eles estão lá eh começaram a atacar capa essas regiões ali que onde eles né de
novo estavão sempre tretando por ali e os samnitas queriam atrair os romanos né para uma emboscada E aí o que que ele faz ele pega um monte de soldado manda para umas regiões ali espalha né num território Manda se veste eles com Os pastor de de ovelha de de Rebanho ali como se fosse o povo ali a peãozada tomando conta dos rebanhos e eles falam para para esses para esses soldados né ó quando os romanos chegarem E capturarem vocês vocês vão dizer que a gente tá atacando a cidade agora esqueci a lucéia acho que luquia
é o nome da cidade que era uma cidade aliada Romana e tenta direcionar os humanos para lá né E aí os romanos estão indo lá procurando onde estão os samnitas né hoje tem satélite essas cois naquela época tu não Tinha nada tu chegava e tu tinha que assim coletar a inteligência do lugar era muito diferente né então os romanos começam aí a andar pela região estão procurando o exército samnita Estavam cercando lucea lucira não é o cara lucira pronto na púa púa aí o eles vão capturando ali vários né desses supostos pastores que vão dizendo
olha eles estão atacando lá luceiro onde estão osid tá atacando luceiro Onde estão osão atacando luceiro aí eles capturam tantos Eh pastores supostos pastores que dão a mesma informação que eles se conv assim pô essa informação é quente né E aí eles tinham Dois caminhos para chegar e glera Ou eles iam para um caminho mais curto mais rápido que passava por essas forcas caldin Ou eles iam para um caminho mais longo como eles estavam confiantes da informação que eles tinham é real eles vão babando atrás do exército samnita e eles entram nessas forcas caldin que
basicamente ali são tipo uma cadeia de Montanha que vai ter uma entrada Estreita aí abre o campão e uma saída Estreita o quanto isso não é Termópolis é mais ou menos isso n Quanto isso não é termes velho é exatamente isso Vel A Batalha dos 300 é isso quando eles entram só que ali o que que eles fazem veja ele qual que foi a ideia dos samnitas né os romanos entram quando eles passam o exército inteiro ali entram na nessa n sua forca caldina eles lacram né a a entrada e a saída Então já Põe
lá defesas naturais que el já tinha defesa assim né muro faz uma coisa rápida ali que eles já tinham pré preparado fora o soldado dados que ficam ali então eles fazem uma barreira né construi uma defesa rápida e deixa os Car presos ali dentro e aí os romanos tentam né sair por uma pela frente pel por trás tentam subir pelas montanhas eles também colocaram seos na montanhas Então os ros ficam ali tentando quebrar né Para Fugir só sair dali das forcas Caldin e não conseguem e ali acabou porque assim o cara tá preso ali não
tem comida não tem água né tem o que eles estão levando mas quando acabar acabou Tu vai morrer de fome Tu vai morrer então o cara fez um golpe de gênio que ele conseguiu travar um exército consular romano ali que nessa época já vai ter uns 20. mil soldados no Exército consular é mais ou menos esse tamanho quatro legiões Então são dois consos geralmente né Cada cônsul vai ter um Exército aí com com quatro legiões e aí tem esse exército preso ali o cara foi tão bem sucedido que ele fica em choque ele era jovem
ele não sabe o que fazer com os romanos aí cara ele vai mandar uma mensagem pro pai vai falar pô manda um mensageiro lá fala pro meu pai cara prendi os cara aqui nas forica caldina Eles não conseguem sair o que que eu faço [ __ ] o cara nunca chegou nessa fase do jogo né e agora Aí o pai manda uma mensagem eu Não lembro qual que foi a primeira e a segunda mas assim são essas mensagens primeiro chega uma mensagem do pai fala mata todos os romanos não deixa ninguém vivo aí ele fala
[ __ ] mata todo mundo velho uma galera tio não tem nem flecha para is os paizão Fala pô e é né meio cruel meio Pô né sei lá é isso mesmo Aí ele manda outra mensagem pro pai quer dizer não mata todo mundo não pai mata todo mundo mesmo aí tipo essa é a instrução aí volta a segunda mensagem Libera todos os romos não faz nada com eles abre a porta e deixa eles ir embora aí ele fala [ __ ] tá de brin algum alguém tá metendo o louco aí no meio né tá
tá tá me querendo me enganar tá me tirando de trouxa não manda buscar meu pai aí o pai fala olha cara é isso que tu tem de opção ou você mata todo mundo e aí você vai conseguir PIS com os romanos por uma geração porque eles não vão conseguir nessa época ainda né Roma ainda era pequena ali então você matou Todo mundo tem que ter propriedade sen não era não dá para fazer levantar exércitos muito rápido então falou você vai garantir uma geração de pais porque os romanos não vão ter capacidade né quando morreu o
exército consular para levantar um exército para desafiar a gente vai ter que esperar pelo menos uma geração ou você libera eles né garante a paz eterna e ganha amigos né Então você fala ou você acaba com seus inimigos ou você conquista amigos Essas são tuas Opções né qualquer outra coisa que você fizer vai dar merda e aí ele acha que as duas opções são muito radicais e escolhe fazer uma terceira opção que o pai D avisa is você não vai acabar com nenhum inimigo assim e você não vai conquistar nenhum amigo e qual que foi
a ideia dele é vazer os romanos passarem no Julgo que que era o julgo eh era uma maneira de humilhar exército na antiguidade então basicamente os soldados iam ter que entregar todas as Armas se entregar né E passar então o julgo é aquela tipo colocava no boi aqui para tu tipo cabreço não sei exatamente como fala mas aquela coisa que você põe para controlar o boi né então eles faziam como se fosse ali um um semicírculo com espada lança com soldados samnitas né então como se fosse um corredor polonês mas só com espada lança E
aí os romanos tem que se rastejando todos osos 20.000 Romanos presos vão ter que se rastejando ali Enquanto os Sam mitas vão cuspindo nos cara vão ou seja umilhou os caras umilhou completamente e esses caras voltam para Roma né eles tinham feito um acordo ali com o cônsul que olha né Vocês vão eh parar com a guerra tinha outras coisas só que os csos Apesar deles controlarem o exército eles não podiam dar Palavra Final Tinha que ser o Senado tá então eles ficam lá com 600 Cavaleiros que era né a chama assim aristocracia e o
cônsul volta com os Outros com o resto do exército para contar pro Senado e eles perderam que eles foram humilhados e que são esses termos que o samnita estão impondo na nossa derrota né E aí agora eh né ainda é apesar de ser pós o o o de Roma lá já sei tem registro histórico ainda é quanto mais perto ali da do desastre menos registro você tem né Quanto mais perto você vai chegando mais mais um um corpo ali documental você vai ter mas aí segunda Alé o o o Cônsul chega lá e fala Olha
né tinha como é que chamava o nome do cara os garantidores era quando você faz um acordo tin os garantidores que é tipo fazer uma cerimônia ali religiosa se promete aos Deuses que vai fazer cumprir o acordo e tal e aí vão levar lá pro pro pro Senado ratificar só que o csul passa olha eu que fiz a merda não ratifica né E se fos era um garantidor e não consegue Cumprir o que você fez a você tinha que voltar pro cara que você não Conseguiu e se entregar para você ser torturado morto etc né
E aí eles vão lá no Senado O Senado não aceita né o cônsul pede pro Senado não aceitar e volta e fala Olha o Senado não aceitou então a gente vai continuar em guerra só que eu vim aqui me entregar para vocês fazerem o que quiserem e os sanitas não aceitam fal Cara vocês estão né cometendo um Sacrilégio vocês estão vindo com legalidade para cima de mim que já era uma coisa de romano achar Olha lei achei uma brecha não vem com essa eles devolvem os 600 Cavaleiros lá que eles tinham ficado como refém ali
para isso fala cara se vocês querem eh como é que é Seria tipo se desentenderem com os deuses vocês que façam isso a gente não vai entrar nessas legalidades aí vocês que estão cometendo Sacrilégio devolve todo mundo e fala [ __ ] não vem com legalidade para cima de mim diz que a guerra continua mas assim tem um um iato aí de 5 anos isso Dentro da da segunda guerra samnita que é a mais longa delas tá tem esse I ato de 5 anos que não tem mais batalhas e aí é nesse período que os
romanos vão reformar o seu exército para voltar e aí que eles vão sair do sistema de falange grega pro sistema manipular que é o primeiro sistema 100% Romano ainda não é os os que a gente vê na na primeira guerra por exemplo não fala de na telev que você fala em filme por exempo você vê em filme aqueles qu er madura igual Que não é ainda assim sim tá com aquele escudo vermelho escuto não é o que tá passando em Gladiador dois não é o que tá passando em Gladiador do ainda não é esses exércitos
aí vão ser reformados no mar mas é o primeiro sistema militar puramente Romano tá então eles vão mudar ali eh como eles lutam Então antes de agora em vez de ser um blocão de né 5000 pessoas ali eles vão quebrar o exér a legão continua tendo 5000 pessoas só que eles vão ser divididos em manípulos que São blocos de 120 dados E aí cada manípulo ele pode lutar de forma independente antes era aquele 5000 lutar um único bloco com entre aspas um único Comandante que faz uma única coisa agora eles vão quebrar em vários blocos
aí de 120 pessoas onde cada bloco lógico quando eles precisam eles lutam como até porque a maioria ainda lutava como falang Greg então eles vão ainda eh muitas vezes lutar dessa forma né mas eles podiam E é isso que vão fazer Depois eles conquistarem os os gregos ali né porque eles criam esse sistema que é completamente flexível comparado com o sistema de falante de Greg que é um bloco único que cara beleza você tá no terreno ideal é imbatível agora você saiu do terreno ideal já é muito complicado e os romanos têm um exército adaptável
para qualquer situação agora então além deles eh se quebrarem nesses manípulos tá aí só última linha então eles eles uma Legião vai ser dividida em vários manípulos de 120 e vão ser três linhas também tá aí acho que com 1400 soldados Car Então a primeira linha que eles vão chamar ali de hastat que vão ser os mais jovens tá então é o pessoal mais jovem com mais estamina que tá ali começando no exército porque eles vão cansar o adversário Essa é ideia aí a segunda linha seria o sprink PS que aí seria quem de fato
deveria acabar com as Batalhas Então os asat cansam os prips acabam com a batalha e a última linha era triari que era ainda eles lutavam ainda com com os equipamentos de falange grega e era o pessoal mais Sênior ali do exército mais realmente experiente com a melhor armadura com melhor tudo mas a ideia é que esse cara nem lutasse né tinha até o ditado Romano na época que Ah chegou na triar quando fala chegou na triar que deu merda entendeu chegou nas últimas consequências porque esses car Ali era basicamente para dar apoio até para não
deixar as outras linhas quererem fugir eles meio que forçavam os Car A tá ali para sempre encarando o inimigo não não fugir né além dessas três linhas principais tinha os velites que era Infantaria leve Tropa de míssil que joga lança que vai jogar Arc Flash essas coisas da [ __ ] dessa artilharia aí é artilharia aí não Infantaria leve e os os romanos não estavam tão avançados aí Não nesse tipo de equipamento ainda eles vão vão aí vai ser mais na na guerra realmente ente contra eh Cartago contra Cartago que eles vão ter que desenvolver
tática de CCO coisa assim mas aí que que era era legal então eram essas três linhas principais tinha esses velites que eram a Infantaria leve que assim fazia parte da legião mas não era era geralmente tropa aliada ou Geralmente as pessoas realmente pobres ali o cara tinham nada de ter não Conseguia comprar equipamentos então levava a pedra para ficar jogando né mas esses caras do V eles e também eles moldam como eles andavam porque assim os vits eles iam entrar num blocão único então assim um bloco coeso escondendo o que tava atrás porque atrás agora
que eles eram manípulos eles andavam como se fosse um tabuleiro de xadrez 120 pessoas aí um espaço para 120 aqui aí 120 aqui e atrás ia preenchendo então quando o exército tinha que recuar ir pra frente E tal eles eles só que os inimigos não vinham porque os velites já ia num bloco ali quando eles engajavam com o inimigo eles faziam uma linha única né mas enquanto não engaja avam eles andavam com esse tabuleiro de xadrez o que facilitava muito a mobilidade deles fora que eles conseguiam ver e qualquer coisa e direcionando manípulos para olha
o cara tá tentando me flanquear aqui antes o exército tinha que parar o Exército o que que a gente faz não cara tentou Flanquear e Os oficiais os centuriões tinham autonomia para comandar os manípulos também então se um um Centurião via que alguém tava tentando flanquear ele podia virar o manípulo dele e atacar ali sem ter que ficar pedindo autorização Então os romanos ficam muito mais eh como posso dizer assim dinâmicos no seu exército E aí que eles vão conseguir vencer os samit que eram povos de montanha ficava traz dos Romanos pro Terreno onde falante
não funcionava E castigando eles agora eles vão conseguir eh vencer com essas reformas aí os samnitas e na terceira guerra samnita n Essa foi a segunda então na primeira tem essa questão de infraestrutura que os romanos vou dizer assim aprendem na segunda eles reformam o Exército e na terceira guerra samnita vai entrar a Itália inteira em Pau assim a Itália tirando a Magna Grécia ali do Sul para cima os etrúria Que já tinham tomado posição ali os romanos começam a expandir tanto que Esses povos todos começam a se organizar e falar cara ou a gente
ou se junta os cara para parar os romanos ou os romanos vão passar o rolo protetor rol compressor e vai dominar tudo e aí na terceira guerra samnita basicamente é isso que acontece todas essas povos se unem não vou entrar aqui aqui também não tem nenhuma batalha assim que vale a pena a gente destacar tanto mas Basicamente se unem todos os povos itálicos contra os romanos e os romanos vencem E aí sim eles estabelecem A Supremacia sobre a península itálica né tirando ali a o sul da Itália que ainda era Magna Grécia que ainda eram
cidades estados Independentes né Mas a partir dali a gente considera Roma uma potência Regional até então ela era cara ali não era nem a potência Regional né o que falei tinha outras cidades outros povos Eles eram Mais Um na Multidão e com era uma faixa Teoricamente Estreita até se você for pegar e ver assim do ponto de vista de Estreita pobre de recurso não era ó os cara então assim o que que eles tinham não tinha nada e é engraçado assim quando tá rolando essas guerras samnitas também é quando o Alexandre o Grande tá conquistando
o mundo todo do outro lado sim tá tá derrubando os persas e o o pai do Alexandre o gande que acho que é o Felipe i seip i é ele Também reforma os exércitos gregos que ele vai mudar da falange grega para falante de macedônica que chama que também é uma uma evolução muito eh importante ali mas assim é legal que esses dois enquanto tão dois exércitos rolando a mesma coisa né se reformando de maneiras diferentes e se consolidando assim absurdamente né e bom na terceira Eles saem completamente campe donos da Itália ali né vou
chamar E aí que vai agora começar na sequência já engata as As Guerras Púnicas assim que é é bem próximo termina cara sei lá tem 20 anos de PIS é bizarro que você é muito é muito próximo então antes vai ter as guerras pirricas também que é muito ah tem pirro também é verdade que inclusive os salaminas ajudam pirro né o os samnitas o salaminas salamina tu falou do da dos gregos já tô com salamina na cabeça os feminitas eles eles dão uma ajuda para pirro né cara tem tem essa ideia os os remanescentes ali
sim sim o O que sobra al o que sobra Vamos tentar Claro mas assim o o a a guerra A treta com o pirro vai começar porque assim depois que os ros ficam o dono da região eles começam a ficar meio metido a besta né já normal rapidinho rapidinho só uma coisinha desculpa te Eh cara tudo isso é Livio é tudo Livio Tito é Tito Livio e políbio que os dois falam dessa época po também fala também fala dessa época também fala el pega políbio também fala um pco apesar de Greg desde do ele Também
vai desde do do mas o que tem de consistente É porque também não sobra todos os livros assim não não chega não lembro polib escreveu vários livros nem todos chegaram né Não não é verdade mas e o do tit Lívio também nem todos chegaram mas os dois escrevem sobre essa época desde do a fundação da cidade pra frente tem o Virgílio também que escreve Eneida mas aí é mais mais anterior É mas você consegue achar isso fácil para quem tá ouvindo a gente fal assim cara quero Saber mais isso dif cara em inglês você acha
em português é mais difícil você acha assim caçando eu como assim falo inglês e entendo inglês bem eu eu acho mais fácil inglês direto não não só mais fácil como ele é mais fid digo porque você tem você tem traduções muito melhores do do do latim pro inglês do que depois você passar pro português você vai perdendo né Eu não sei avaliar para ser sincero assim mais para mim Realmente não por questão de facilidade de achar fontes e e pdfs e o que se mas uma nota também uns livros desse deve ser uma Ah não
você procurando na internet você uns PDF de graça aí que então fica a dica aí galera quem quer procurar mais agora em portugês não sei se vai ser fácil achar mas é TT inglês mas em inglês você acha o pdf do tit Lívio com que com a tradução e pro inglês que meu pode dar uma boa então fica fica é uma boa dica aí pra galera Sim é a pirro a pirro Então por que que pirro vai chegar eh na na TR Porque tem uma cidade ali de tar Taranto acho que é isso que e
eles criam uma briga ali com os romanos porque eles não lembram exatamente qual que é o problema mas uma coisa no porto um acho que uma embarcação Romana ela desvia de Rota acaba parando ali no porto de tarentum porque teve uma tempestade ou coisa assim e o pessoal de tarento distrat ali os romanos alguma coisa eles eles causam Ali com os romanos o tarento que que provoca de de certa forma e os romanos agora vão cobrar conta e tarento vai chamar então o pirro Né que é do o rei de épiro ali para ajudar a
do outro lado né na na Costa do Mediterrâneo ali né isso do do outro lado L do Mar Adriático ali já no no mundo grego que já tinha uma treta com os gregos também né sim o comedia com Então porque aí vai ser o que tá acontecendo no mundo grego nessa época né então acho que é importante Falar porque realmente e faz Vaz de com medo meu velho não então assim a gente teve né a Grécia sempre foi cidades e estados né às vezes elas se juntam tem as ligas eh Atenas foi a potência hegemônica
por um tempo mas assim todas com um certo grau de autonomia Esparta foi um tempo mas eles nunca foram unificados até chegar o pai do Alexandro grande que é o Felipe I que era macedônio PR os gregos ele era considerava eles Bárbaro mas ele Consegue unificar a Grécia sob o seu comando né e a primeira vez que a Grécia fica unificada é com o Felipe I da Macedônia E aí ele morre quem assume ao o Alexandre o Grande o filho ali e o Alexandre o Grande pega essa Grécia unificada e vai tratorizado o que era
o mundo civilizado que tava pro leste que é o império parta eles vão chegar lá na Índia eles vão passar ali até porque Afeganistão Mesopotâmia as persas todas é domino e vai embora né Ah ele chega na Beira do mundo o o Levante ali que é onde tava a judéia os fenícios então ele ele pega tudo que era civilização e conquista o Alexandre grande só que ele passa 13 anos em guerra você nunca perdeu não queria voltar não queria voltar ele nunca perdeu uma batalha ele Conquista tudo mas ele morre e aí assim que ele
morre vai começar a guerra dos diadocos diadoco era o nome do dos Generais ali né E aí o que que acontece Ele criou um império assim Gigantesco e ele vai se quebrar em quatro grandes impérios mais uma porção de reinos menores mais algumas cidades que conseguem fazer uma liga de cidade a liga acho que é aquia esqueci o nome tinha tinha duas ligas ali de cidades confederação de cidades que não eram reinos que cada um tinha mas assim aí o o mundo pós Alexandre né o mundo helênico ele vai se quebrar em vários grandes reinos
e esses diadocos ali estão numa baita treta o Épiro era um um cara supostamente ali relacionado com o Alexandre também e ele também queer construir o império dele porque o império custa fica com o que era o o o antigo Império Persa então ele riquíssimo a Macedônia fica ali com o controle do que era a Grécia que eles chamavam de Grécia própria era ali que seria o mundo grego raiz vou chamar assim eh o o Ptolomeu vai pegar o reino do Egito ali que era riquíssimo vai ficar dinastia Ptolomeu que é daí vem A Cleópatra
e tal eh tem o reino de p mas tinha assim quebrou em vários pedaços e eles estão se lutando ali por hegemonia um sempre tentando pegar espaço do outro e o épiro ele pensa o que o pirro de épiro ele vê que cara eu sou um reino pequeno para ir tentar brigar com os cachorros grande do Leste que são impérios muito grandes ele tava querendo criar o reino dele né épiro já era uma cidade ali que era o Rei e ele pensa vou dominar Magna Grécia e a sicília o Pedaço da sicília que também tinham
cidades Gregas ali como siracusa e outros da Itália é E aí o a a brecha pro piro ir para lá conquistar o império que ele tanto queria foi quando os romanos entram em guerra aí com tarento e tarento vai chamar eh o o pirro para ajudá-los e o pirro chega lá com elefante de guerra primeira vez os humanos vão ter que batalhar com o elefante e tal e ele vence todas as batalhas quer dizer a Última dizem que foi Um empate ali mas aí tem tem até um termo que inglês se usa bastante em português
é difícil ver mas uma vitória pirra Cara não sei se vocês já ouviram esse termo sim sim sim s é quando você ganha mas não leva mais ou menos ele vai ganhando dos Romanos el ah bateu um exército perde gente para caramba e os romanos estão na Itália ão assim perdiu um exército de 15.000 homens e dá um mês eles estão com o Mesmo exército com 20.000 lá de novo e o pirro não consegue repondo né então ele vai ganhando os romanos ganha umas três quatro lutas uma batalhas né e perde um monte de gente
e ele aquer abandona de ficar ali na no na no sul da Itália e vai pra eh pra ilha da sicília que é onde ele pensa que não vou continuar ganhando aqui né mas aí o o É a primeira vez também que os romanos têm que lutar com as falanges macedônicas essas falanges Reformadas né não mais a Falange grega tradicional mas as falante macedônica que basicamente assim qualquer a grande diferença pra Falange normal é que o escudo fica muito menor e a lança muito maior os caras era pauzudo então geralmente a lança da falange macedônica
ia ter 3 m e a Falange quer dizer a Falange grega tinha 3 M era uma lança de 3 m e a da falange macedônica tinha seis Ô louco então eles ficavam com é E aí também não era só Lan Ele faz bamb N esquema de contrapeso que aí eu ficava assim e como eu falei lá na fal de macedônica só as duas três primeiras linhas que realmente lutavam porque para trás era só para tu ficar segurando deixar o exército quebrar empurrar lá na falan de macedônica não comecei [ __ ] era gigante os caras
ia tudo com essas lançar as primeiras linhas iam com a lança pra frente e ela ia e as linhas de trás iam subindo subindo subindo até ficar 90º por quê Com esse Parecia um porco espinho andando eh Então quem jogava lança essas coisas era muito difícil pegar nos caras porque cara tinha que passar por um mundo de lança ali então era até me um sistema defensivo e quando você lutava contra uma outra Falange grega que tinha que lutar em bloco reto pô o cara vem com com 3 met a mais que você o cara começa
a te matar antes de você chegar e não tem muito o que você fazer jogar lança nele ar que flecha era Quase impossível vencer né só que os romanos vão dar um jeito eles vão perder as batalhas pro pico que ele ainda leva elefante de guerra coisa assim que trazia lá da Índia etc e mas foi aí que os romanos começam então a lutar com as cidades estado grego da Magna Grécia né o pirro também entra lá vence umas batalhas comando mas ele achou pensando Pô vou chegar aqui ele não tinha a menor noção para
Essa época assim PR para ter noção né a Roma Já tá virando uma potência ali na Itália mas pros gregos eles quem é Romano para eles na fila do pon não sabiam para eles era mais um Bárbaro como qualquer outro que tinha lá pro pro ocidente a diferença falar ah um ibérico ou um Romano por a mesma coisa Os Bárbaros da duas ocidente ali né então quando o pirro até chega assim que acho que é uma anedota legal quando o pirro chega e vai lutar com os ros a primeira vez que ele tá com o
exército dele a ele vê os Romanos chegando né ainda do outro lado ali de um vale então eles estão longe ainda para não compir batalha mas os romanos chegam de uma maneira marchando totalmente metódica os Car para constrói um forte já logo assim que questão de horas os caras chega monta um forte guardo forte não sei o qu aí o o piru fala é esses caras não são bárbaros não ele até Vence as batalhas mas assim é é as vitórias pírricas né ele vai perdendo tanta gente que ele fala cara não Adianta ficar aqui eu
vou Vit eu vou morrer de tanto ganhar E aí de novo pegar um gancho aqui para falar de outro tanto de da história né mas que eu gosto bastante também que é a segunda guerra mundial é quando os alemães invadem a União Soviética e aí eles vão né No começo triturando ali Operação Barbarossa Operação Barbarossa quando eles estão vencendo capturando milhões de soldados destruindo milhares de tanques etc mas vão perdendo gente paca [ __ ] e aí eu não lembro qual que era o o o general acho que era o o o guderian que é
um um cara ali estrategista de tanque brilhante que ele fala ele manda uma mensagem pr pra pra Alemanha né Eh é que eu eu vou saber falar em inglês não sei em português como é que ficara traduzido mesmo mas que ele fala lá pro pro autoc comando né militar alemão we are Winning ourselves to Death né a gente tá Vencendo até morrer V se matando de tanto vencer mais ou menos isso talvez seja uma tradução boa ali eh Porque eles estão ganhando mas também o custo tá tão alto que não dá para ficar ganhando dessa
forma é mais ou menos dá para ter uma ou duas dessa não dá para ter 40 néro é aí o pirro vai lá para acaba aqu ele vai pra sicília briga lá com os cartagineses porque ali na na na ilha da sicília ainda os romanos nem tinham chegado era briga era o romano era grego Com cartaginês E aí também o pirro vai lá ajudar em de certa forma os gregos e ele começa a vencer os cartagineses mas é tão caro trazer o pirro e ele começa a cobrar tanto o imposto dos gregos que chamaram ele
que os gregos acaba falar mano vai for pelo amor de Deus devolvem ele pra Itália ele luta uma última batalha com os romanos lá que é Um empate técnico vou chamar mas queer ele fala cara não vai não vou é vou voltar pra Pio porque também começa a ter Problema lá no reino que ele ficou tá anos fora começa a ter os caras tentando tomar o poder dele ali acaba que cheio de dinheiro vai embora para casa fora para casa e não conseguiu estabelecer apesar de ser um dos Generais mais brilhantes cara qualquer assim General
o até o anibel Bark vai falar que ele era o O segundo melhor General só perdia para Alexandre grande era o pirro de épo miltiades e e aí depois que o o pirro Vai embora os romanos meio que agora conquistam toda as cidades estados da Grécia ali e aí a península itálica vira completamente dominada pelo dominada porel Roman depois que o piro vai embora acabou até os gregos já sabia cara olha vamos fazer um acordo com os Romano aqui tem é vir virou potência né virou potência aí eles o que também leva a a disputa
com o cártago né cara por causa do por causa do mar por causa do quando Começa a discupa é uma história mais Alucinante que você que assim eu posso me confundir no detalhe mas quem quiser ouve lá o podcast que aí eu vou no detalhe certo mas como é que eles vão começar a treta com cártago Porque até então com cártago não tinha nada a ver Cartago ficava hoje Onde é a Líbia tá então ela é uma cidade Fenícia Tunísia al né é Tunísia Tunísia Tunísia Tunísia eh mas ali no norte da África eles eram
povos fenícios que foi o povo que Inventou o alfabeto e tal que era L do levante a cidade de de tire e não sei o quê e aí eles eram uma uma colônia ali de Fenícia que se estabelece também e cresce e vira riquíssimo eles controlam os mares né eles eram uma potência marítima eles controlam o comércio os fenícios que estabeleceram rotas comerciais que que existem até hoje então eles eram muito ricos e eles e os gregos que dominavam ali pelo controle do Mediterrâneo Roma até então era uma Potência única e exclusivamente terrestre terrestre né
Roma ela nasce no rio tibre ali ela não nasce no mar até eles fundam a colônia ali em ória que é o primeiro Porto deles mas eles assim eram um povo terrestre e a A treta ali para quem controla o mediterrâneo o comércio do Mediterrâneo era grego Ah e cartaginês então o cartaginês controlava mais assim o mediterrâneo ocidental vamos dizer ali da Península Itálica para lá e os gregos Como é do outro lado da da pesquisa Itálica pro pro nos leva a batalha de salamina também também é naval assim né E E aí por que
que começa a treta aí a sicília era dividida Entre esses dois povos Então tira siracusa ali que era a cidade principal dos gregos e aí mais ou menos Dividida no meio ali metade ocidental da sicília era dos gregos e a outra metade oriental era dos cartagineses e eles estavam sempre em guerra um cont outra el sempre sempre um Tentando tomar a terra do constante briga de grego e e cartaginês e como é que os romanos vão se meter ali a primeira vez e Eh cara parece Game of Thrones não sei se vocês já ouviram mas
as as dinâmica de intriga política Aí tinha uma cidade que era grega que aí siracusa que era a grande cidade ali que vou dizer assim que era a potência grega da sicília né E aí tinha uma cidade grega menor ali que os cartagineses estavam invadindo E aí eles pedem ajuda Para siracusa para expulsar os cartagineses né aí os cag os gregos ali expulsam os cartagineses Só que aí o pessoal do siracusa fica ali na cidade que pediu ajuda meio que dominando eles E aí o pessoal que chamou a ajuda dos gregos agora se vira e
chama a ajuda dos cartagineses para expulsar os gregos que eles tinham chamado para expulsar Jesus aí vem os cartagineses meio que expulsa o pessoal de siracusa E aí se estabelece ali aí eles vão pedir ajuda pros Romanos Agora expulsar os cartagineses e desse que então a cidade chamou siracusa para ajudar expulsar os cartagineses aí siracusa expulsa os cartagineses aí eles pedem os cartagineses para ajudar expulsar os caras de cacus expulsa aí eles chamam não é nemum Romano direto os romanos Eles contratam merc os romanos para ajudar eles agora a expulsar eh os cartagineses os romanos
expulsam os cartagineses só que esses caras se Estabelecem lá e meio que querem dominar essa cidade né agora eles são Mercenários e cara agora né meio que ficam ali e aí é é nesse embrolho aí que os romanos vão parar ali porque aí eles vão pedir ajuda para expulsar os caras de lá e cara assim aí que os romanos vão parar ali né E eles eles ficam aí quando os romanos chegam os gregos e os cartagineses se juntam para tentar expar os romanos e Mas uma vez que os romanos metem o pezinho ali eles não
saem mais a Primeira coisa que eles fazem né Eh Eles foram para expulsar os cartagineses né Aí quando os romanos chegam para expar os cartagineses os cartagineses falam olha gregos aí de siracusa Tá chegando uma outra potência não é melhor a gente ficar com as nossas treta interna e vamos expulsar esses invasores os cara vamos né aí Roma sabe que tem um exército de cacu vindo para pegar eles e um exército vindo lá de LB outra uma cidade cartaginesa lá na Cicília indo pegar eles aí os romanos vendo que tem vendo dois exércitos né para
pinar eles ali eles percebem que os exércitos estão chegando eles fazem contato visual com os dois exércitos Mas eles percebem que os exércitos não estão se coordenando entre si né que os gregos estão indo lá os caras estão indo lá e aí os romanos falam Opa vamos aproveitar enquanto eles não estão coordenados juntos e vamos atacar os gregos eles vão atacar os Gregos primeiro os gregos estavam ali meio que para expulsar quando começa a tomar um prejuízo com os romanos falou quer saber Vamos fazer um acordo com os romanos [ __ ] V ficar morrendo
por causa de cartagines eles se E aí os romanos betem o pé Ali aí como vai começar a guerra né Eh a guerra púnica com os romanos dominando o território da sicília dos cartagineses cara E aí a Primeira Guerra púnica assim já é um um evento Sensacional porque os romanos têm que se Reinventar completamente de novo porque Cartago era uma potência marítima aí assim tem lá no no podcast eu faço um Prelúdio vou dividindo um pouco das civilizações mas assim vamos dar só uma pincelada básica eh os cartagineses eles eram uma potência Mercantil guerra para
eles era uma coisa secundária não era eles não tinham eh soldados cartagineses assim a maioria dos Soldados lógico às vezes Tinha mas assim Os oficiais eram cartagineses e o exército era Mercenário então eles contratavam i éos contratavam gregos contratavam líbios contratavam povos assim do ní povos do norte da África povos da Grécia e povos da península ibérica gauleses e formavam um exército assim então Os oficiais eram cartagineses e eles não tinham exército sempre ali quando aparecia necessidade eles iam contratando e montando ali os seus exércitos e lá no no em Cartago né Eles tinham um
Senado também mas assim para eles único exclusivamente o que valia era quanto dinheiro você tem não importa a tradição os romanos tem essa coisa de Patrícia olha traçar linhagem para quem fundou a cidade por mais que nesse momento os plebeus já podiam né Eh já eram cônsul um dos cônsul já tinha que ser plebeu já era uma vida assim ainda mas ainda tinha muito essa coisa de tradição e mesmo quem era plebeu eh assim ah o que que você contava quando Sua família tinha tradição é Olha meu meu vô foi cônsul meu pai foi o
cônsul eu fui cônsul então assim como você ia vendo a a tradição valia muito e muito mais que dinheiro para pros romanos o núcleo era o militar o cônsul ele tocava não tinha divisão de poder né então ele era o cara o juiz ele era o poder executivo legislativo o o controle militar mas assim pros romanos que importava que você comandava o exército todo o resto era era secundário né e Pros o os cartagineses eles tinham o Senado eles elegia lá o acho que é suf o nome como se fosse o cônsul deles lá mas
ali a eleição para eles era para tocar a vida política e e Mercantil né estabelecer rotas comerciais Abrir colônias não sei o quê não para guerrear guerrear é cara é assim ossos do ofício né a gente precisa porque vai ser atacado e tal mas eles não eh não ligavam pra tradição eraa cara você é rico você é chamado pro Senado tu Era 100 gerações de cara aí da família do ris era aqui importante ris perdeu dinheiro tchau sai do Senado não importa que que você fez que tua família fez entrou outro ganhou mais dinheiro vem
pro Senado então eles eram assim bem diferentes e Cartago era marítimo né e os romanos cara até então não tinha esquadão nenhuma eles vão perder três quatro Marinhas inteiras os gregos tinham as tremes né É eles vão copiar fazer as Triem copião eu lembro mas assim uma coisa é copiar outra coisa é você saber como lutar porque assim Rem e como lutava navio na época né como é que era a batalha naval que os navio podia passar perto fic jogando flecha tentar botar fogo no barco do outro mas a verdade assim a frente tinha um
geralmente era de Ferro nesses tremes que kremes e a ideia era você conseguir manobrar e bater com a parte de Ferro do lado do barco e derrubar o barco então Você tinha aqui terrador você usava vela também quando tinha vento e tal mas assim habilidade de comandar ali fazer aquilo não é uma coisa você aprende do noite pro dia e nem como construir os navios e tal então até a a Marinha romando eles vão conseguir capturar um um navio cartaginês e eles vão fazer engenharia revera E aí vou começar a produzir a Marinha fazendo engenharia
reversa dos navios dos Cap isso seria qual ano isso aí iso é 280 mais ou menos Cara eu eu não sei se vale spoiler mas no Você assistiu o gladiador dois ou não Não ainda não tem uma cena que retrata exatamente essa questão da batalha naval sim é eu eu eu não tinha eu não tinha talvez agora entrando me lembrando esse cara que vai lá pra pra Roma nesse segundo filme ele é da da cartagen né Fala é cártago cártago é de cártago e ele vai paraa Roma e aí ele é filho lá de um
de um de um Imperador Tanto que na época quem era o imperador lá era Gueta e o outro lá alguma coisa assim era o caracola Né isso que são irmãos e aí ele vai virar Gladiador etc e aí cara tem uma cena que retrata exatamente sobre isso né que os romanos vão entrar no barco eles não manjam muito muito aí vem esse cara meu ele dá um banho uma surra no cara muda Rema para trás Rema pra frente bate de frente é porrad é porrada comendo solto cara é então aí os romanos assim vão perder
Algumas Marinhas em os cara constrói 100 200 navios que assim cara pensa assim vou Lógico que eu tô fazendo aqui uma suposição na minha cabeça mas pensa você gasta 5 Bilhões de Dólares para montar uma Marinha destrói ela inteira perde [ __ ] milhares de soldados aí os R volta constrói outra perde outra até eles inventarem que os humanos eram muito inventivos né que eles pensam cara a gente é bom uma luta terrestre os cartagineses é bons de L de barco e a Gente tem que né Cartago tá do outro lado do do mar não
tem como a gente não ter que passar pelo mar né então eles vão criar eles vão primeiro fazer essa engenharia reversa dos navios cartagineses e aí aprender melhor com o navio Mas eles vão inventar uma coisa que chamava o corvo né que aí eles vão vencer uma grande batal naval dos cartagineses e e é muito legal que eles vencem isso e depois vão se [ __ ] V que passar por Isso que essa essa é muito bom depois eu vou pra segunda guerra que senão não não ó V A gente já vou até propor aqui
a gente já tá quanto tempo tem aí ô Thiago sa do celular aí rapaz vou trabalhar aí direito moleque thgo thgo tá de palhaçada he aí meu irmão quanto tempo quanto tempo Car não mas a gente vai fazer o seginte quase 2 horas a gente vai fazer o seguinte Vamos até o final das Guerras Púnicas e que eu já sei que que o Brunão vai voltar daqui umas duas semanas e a gente faz do final das da segunda guerra da da das Guerras Púnicas até até a queda do a volta do império até o final
do porque cara eu quero falar de catilina eu quero falar de Cícero cara eu quero falar dos irmãos Graco é tem muita coisa que é que para mim é a parte até mais animal de Tod é eu também acho o período da queda da República é Se a gente for na boa aí vai falar de Júlio César eu eu juntei aqui uma uma mais ou menos uma uma você tá vendo aqui ó Mas só para ter ideia não deu nem não deu nem 20% do que eu então vamos é que eu falei tem que vir
cortar não vai vai embora pode falar tudo que você quer das Guerras Púnicas é que eu não tenho hora para ir embora não sei você mas eu tô de boa é mas mas aqui depois os cara aí vai ser é não vai ser da hora porque ele volta já volta eu volto quer ele volta Tá aqui do lado quer ver já falo para você a data quem tá ouvindo aí ó a gente vai fazer o epis a segunda parte aqui ó fala agora aqui para você ó dia 12 de Dezembro 12 de Dezembro seias Semar
vamos conversar volta par Com certeza porque a gente porque vem se juntar o nosso exército mas sabe o que eu acho legal porque assim você vai pegar ouvir os caras falando no geral é muito rápido não tem detalhe você não consegue Então vamos aproveitar E e tá tudo certo o cara é meu brother de Infância ele vai voltar aqui ó e vou dar e vou dar uma uma dica aqui hein a gente como é uma história eu vou dar uma dica melhor Segue o podcast do irmão essa essa é isso nemica isso é obrigatório só
fazer uma arte boa para ele que aquele ele Ah tem que ter um Coliseu tem que aquele logo lá tá meio zoada né tá cansado cansado tá cansado tá com preg quer fazer uma parede de presente tá bom vamos vamos te dar uma Uma arte um um logo novo uma identidade visual agora só uma eu acho legal a gente aproveitar isso e já que ele vai voltar eu imagino que depois que ele voltar ainda vai ter muita história para ele contar Car eu acho que ass a gente vai ter que voltar duas vezes porque criar
uma playlist só de Roma É tem que notar cara Júlio César assinou meu podcast tem umas 3 horas pelo menos não Umas 25 horas cara porque assim tem muita coisa eu vi Você falando de Alexandre o Grande por exemplo mundo que tem alguém que aborde Júlio César na profundidade que que pod S só só a Susana Werner sabe abordar Júlio César melhor depois a gente faz a outra proposta agora vamos vamos terminar vamos terminar primeira lá Primeira Guerra porque a mais da hora é a segunda mais da hora é a segunda Com certeza Mas qual
que é a primeira guerra [ __ ] então aí que que os romanos fazem para conseguir ganhar uma grande batalha Naval acho que se não me engano a batalha do do cabo ecmo que chama que cara ter noç ele tá no ano mais ou menos 250 antes de Cristo 220 sei lá por aí né e os caras vão Juntar uma guerra ali no Mediterrâneo com mais de 700 navios de guerra né juntando Car [ __ ] cara eu gosto de história gosto de história militar [ __ ] eu não sei outra batalha que juntou Nem
na segunda guerra nem com na com o mundo industrializado que 700 também cara é muito é muito então assim É barco para [ __ ] e o que que os romanos fizeram para ganhar cara que é muito fascinante eles construíram o corvo o que que era o corvo basicamente Eles colocaram como se fosse mais um mastro ali e que fosse como se fosse uma ponte e com uma ponta aqui como se fosse um pregão então o que que era a ideia né como a ideia era os barcos bateram no outro e os romanos sempre que
tentava ir pra guerra naval el os marinheiros cartagineses era muito melhor e dava uma Lição de humildade nos romanos e o que que os romanos era bom de lutar corpo a corpo lutar né então o que que eles fazem eles constroem esse Corvo Lógico que também só vai ser efetivo nessa batalha depois os cartagineses vão conseguir quer dizer os humanos vão conseguir sempre tirar a vantagem disso mas nunca vão pegar tão desprevenidos quanto foi nessa batalha aí que eles conseguem destruir a Marinha cartaginesa então basicamente o que que os romanos Pensam cara a gente não
sabe lutar de barco mas a gente sabe lutar homem a Homem O que que a gente vai fazer Vamos Construir esse Corvo que eles chamavam né que esse [ __ ] mastro E aí o que que a gente faz quando o navio tem que chegar perto Porque mesmo que você né A ideia é bater um navio no outro na parte né de Ferro a parte mais fácil na mais eh robusta com a parte mais frágil ou você passar perto vai jogando flecha tentar botar fogo na vela do cara botar fogo no Navio do cara né
aí os romanos falem pom vamos chegar que os caras vão chegar perto e a gente desce o corvo E aí [ __ ] um pregão prende um barco no outro ele já serve de ponte e aí em vez da gente ficar lutando com o marinheiro a gente manda nossos soldados invadir o navio dos caras e aí eles conseguem destruir a Marinha cartaginesa tipo pirata dos do Caribe isso aí já né cara eu não vi o é não mas não é tipo assim o cara invade o navio invade é e eles constroem esse Mecanismo ali que
pega os cartagines completamente surpresos Ninguém imaginava para que que tu vai querer né lutar uma guerra naval assim e aí eles vencem Essa guerra né vencem essa batalha conseguem invadir o norte da África até então a batalha tava toda na sicília né então os romanos não conseguiam sair da sicília Ali eles aí tem várias batalhas aí quem quiser ouve lá o podcast que eu vou Batalha A Batalha ano a ano coisa né detalhe A Detalhe mas eh Depois de várias derrotas marítimas principalmente eles vencem inventam esse Corvo e conseguem derrotar Marinha e chega no norte
da África e fala agora a gente invadiu o território cartaginês né a onde tem mesmo ali eles não chegam direto em cartag eles vão pegando as cidades em volta ali derrubando mas aí chega o um cônsul ali que é o reglo e tinha outro cônsul né são dois cônsul todo o Ano os dois estavam juntos eles conseguem vencer essa batalha e chegam ali no no norte África acho que é na cidade de útica se eu não me engano que é a primeira cidade que Eles tomam ali dos cartagineses a guerra já tá rolando há 10
15 anos assim consumiu várias maras assim os romanos estão fazendo empréstimo estão emitindo título de dívida pública uma coisa aqui e 23 anos de guerra eh então aí nessa nessa parte Devia est num uns 15 ainda né mas aí que os romanos realmente dominam essa primeira cidade E aí eles falam Olha o Senado manda um dos consos voltar fala cara Vocês pegaram um monte de tesouro aí dessa cidade rebanho ouro [ __ ] escravo voltam paraa Roma porque a gente tá [ __ ] Então traz o que vocês conseguiram E aí fica só um dos
cônsules ali com cerca aí de 15.000 soldados 2000 cavalarias assim uma força relativamente Pequena e é o csul reggo o cara era muito bom né mas e ele começa a invadir o norte da África ali primeiro cortando as cidades né chama assim clientes ali de Cartago para pegar Cartago depois isolar Cartago e pegar os cartagineses então mandam uma baita força para parar esse cara uma força Agora não vou lembrar o número inteiro mas eles mandam uma força com cavalaria para caramba elefante de guerra soldado de Infantaria para Caramba então uma força muito maior reglo tá
ali com cerca de 10 devem mandar cerca ali de 30.000 soldados Só que os cartagineses tinham medo de lutar com os romanos em combate terrestre porque os romanos dominaram tudo né os cartagineses nunca foram assim conhecidos por ser grandes guerreiros e os cartagineses ficam com medo de encarar o romano e que que eles fazem eles mand esse exército que esse exército vai lá e busca uma posição no Topo do morro que quando você tá no no alto Você tem uma vantagem estratégico achavam eles que teriam né só que é uma cagada porque assim o que
que eles tinham a melhor que os romanos era muito mais cavalaria e tinham uma cavalaria no midia aí que depois eu vou falar um pouco mais quando a gente chegar na segunda e tinham elefantes de guerra que era alguma coisa que os humanos não tinham nada que comparasse ali né arma com arma Ah uma cavalaria melhor que a Outra mas tem cavalaria dos dois lados uma funaria melhor que a outra mas tem elefante era um tipo tanque de guerra da época e os romanos não tinham nada que comparasse da hora só que como eles ficam
ali no no no em cima do morro assim a cavalaria e os elefantes ficam meio inutilizados porque cavalaria você precisa de espaço US não tava lá em cima vai descer não tem como você descer de maneira ordenada não é desce então assim as principais armas deles acabam ficando Inutilizado o elefante desce rolando e os romanos passaram cara 60 70 anos lutando suitas que era povo de Morro então assim eles sabiam todos os truques de guerra de Morro possível então o reglo vai lá com esse exército muito menor faz uma estratégia legal ali depois quiser ouvir
o podcast ali para não perder tempo mas consegue bater essa força muito maior e aí os cartagineses fica em choque fala cara manda uma comitiva diplomática fala se entrega PR Os romanos faz um acordo de paz estamos sem exército estamos [ __ ] vai lá e aí vem uma comitiva diplomática de Cartago se render para Roma né fala olha vocês ganharam Vamos negociar os termos aí e o rgl ele assim ele tava com tanta sede de Glória que ele não aceita a rendição dos cartagineses cartagineses falam Olha a gente vai né destruir Nossa Marinha a
gente vai abandonar as colônias da sicília eles oferece muita coisa pros Car assim pros Romanos porque eles Estavam fodidos Falou cara vamos oferecer só que o hego falou não a gente só aceita se Cartago se submeter a Roma e vocês deixarem de ser autônomos né Vocês vão ter que toda a decisão de vocês vai passar vocês vão entregar todas as colônias inclusive do norte da África o toda a decisão de Cartago vai ter que ser ratificada por Roma vocês vão ter que pagar não sei quanto tem que desmobilizar a Marinha tem o cara pede coisa
que fala meu eles falou Calma aí Se vencu uma batalha mas a gente ainda não tá morto Mor vamos fazer um acordo vocês ganharam a gente vai entregar muito para vocês mas né não dá para você querer que a gente se submeta a gente ainda tem exército a gente ainda tem Marinha a gente ainda tem tudo você nem chegou na minha cidade e rgol fica irredutível e falar não eu vou eh eu quero submissão total ou a guerra vai continuar É Tudo ou Nada é tudo ou Nada e aí vem inverno tem que parar el
monto o acampamento de inverno e como eu falei os consos ficavam um ano então assim quando acaba o inverno já tá vindo um próximo cônsul para substituir o hglo que vai perder o comando né e o hglo Fala pô fodeu eu ganhei a guerra naval eu ganhei a guerra terrestre aí vai chegar um filho da mãe nos 45 do segundo tempo assum a glória o último golpe e levar que ele não aí ele vai forçar uma batalha de novo com os Cartagineses Só que os cartagineses né ali num momento de desespero eles vão buscar um
general Espartano o antipo que vai lá para Cartago vai analisar o exército vai falar Tá louco o exército de vocês é muito bom o problema é a liderança de vocês que é uma porcaria pô os elefante tem nenhuma arma que possa Lar contra a cavalaria no Mídia era pô sinistra a melhor cavalaria que tinha no Mediterrâneo inteiro o a Infantaria ibérica ali e e Líbia era muito boa ele Falou cara vocês TM um exército maravilhoso o que falta aqui é um bom comando aí esse General Espartano né com um exército maior aí oferecer batalha pro
hegl que queria a Qualquer Custo batalha tava com o exército bem menor e foi pro tudo ou nada e aí o rgl até fala né hoje ou eu vou est bebendo champanhe em Cartago lá champanhe não mas eu vou est lá bebendo vinho em Cartago cheio de Glória ou eu vou est morto morto né E aí ele vai lá e perde a guerra cara cara Tipo os caras tentaram se entregar ele não aceitou aí por por orgulho a soberba precede a queda a soberba precede E aí assim o cara ele sai do norte da África
sai norte da África ele ele mas ainda tem a sicília então e aí o pior esse outro conso que tava vindo com provisão Com barco com não sei o queê eles vão ser atacados vão pegar num tempestade tentão assim Roma tava Cartago pedindo arrego passa 2 TR meses acabou destruído o exército de Roma destruído mais uma Marinha de Roma e a guerra continuou voltou para estacar zero que os romanos tendo que construir uma Marinha de novo do zero pegar o exército de novo e aí esse RG é né né ele vai lá tentar levar eh
no no no senado ali um uma proposta de pais dos cartagineses fala pede pro Senado não ajeitar e ele volta para Cartago para ser torturado e morto aí tem até uma uma pintura famosa aí do hglo sendo torturado e cara mas assim é comão absurdo né O cara tá um passo de Da Glória os cartagines pedido a rgua ele vai lá e pelo um excesso de soberba faz a guerra continuar mais aí 10 anos e ter que recomeçar do zero aí assim no final depois dessa desse Episódio os romanos não vão conseguir mais voltar pra
África a guerra fica totalmente concentrada na sicília na ilha da sicília o Amilcar barca que é o pai do Aníbal é um general ali que tá dando trabalho pros Romanos tão uma guerra ali meio que tipo empatada sabe Os romanos ganham umas coisas o Amil Car devolve Ah mas assim os os cartagineses os romanos eles eram obstinados uma vez que eles começam a guerra el só só param quando outro arreg capitular e os cartagineses oos negócio deles não era guerra fazer dinheiro essa guerra tava demorando muito tava custando e fala Tá atrapalhando eu ganhar dinheiro
que que eu quero é ganhar dinheiro então o no final Ali vai ter vou chamar assim o Empate técnico e a a a a própria O Senado ali po não na verdade depois os romanos vão vencer uma última batalha naval que aí os os cartagineses vão pedir arrego e falar cara não vou fazer um Record porque [ __ ] tá chega né 23 anos sai dessa [ __ ] tava assim eh ele ganhou várias batalhas Romanos ele ficar muito puto porque primeiro os cartagineses nunca mandam os recursos que ele precisa e segundo assim os os
Cartagineses tinham muita lenha para queimar e o Senado tá querendo pedir arrego Porque pô tá atrapalhando gan dinheiro e o amig kbca fica muito puto e como eu falei os os cartagineses ainda eles exércitos era todo Mercenário né então quando eles pedem para Roma aí a primeira guerra paga Tem que pagar reparação caramba o que que acontece quando eles voltam para Cartago os exércitos né Os Mercenários não são pagos porque os caras falam ó Mercenário Então acabou o dinheiro a gente pagou Roma segura um da aí vou pagar 10% do que a gente prometeu aí
Os Mercenários os cartagineses entram em guerra com o Cartago e Cartago ainda fica ali Acho que mais 5 anos em guerra com os mercenários que estavam lutando contra os romanos e daí que o amilkar né barca que é o cara que tá lutando Ali vai conseguir destruir os Os Mercenários ali vão ter que contratar outros Mercenários para lutar com os Mercenários que eles não pagaram então assim Fez um um monte confusão que confusão aí o Amil carar barca que era um general brilhante mas que assim O Senado não gostava dele porque ele era um guerreiro
e e o Senado tava preocupado gar dinheiro o negócio dele ganhar dinheiro então o amig cara era o cara Inconveniente Pô meu tu quer ficar lutando lutando lutando Vamos né Ganhar dinheiro cara E aí eh o amilkar e o pega o filho faz que é o Aníbal e tem o Asdrubal Aníbal e o mago barca né mas assim o o principal aí vai ser o anibo e o amilkar faz até na época o filho é pequeno vai fazer fazer um ferend lá para os deuses prometer que eles vão ser eternos eh rivais de Roma que
eles nunca vão aceitar Roma que a vida deles vai ser destruir Roma e tal e aí eles Como tem muita gente ali no senado cartaginês tentando dar fim neles mesmo eles né tinha muita disputa política ali também Que eu não vou entrar nesse detalhe mas aí o Amil carar barca fala olha Beleza a gente vai porque se ferrou tanto a gente vai tentar conquistar colônias na península ibérica porque a península IB Galícia né aí que ele vai para Galícia ali né era onde tinha na época As Minas de Prata mais rica E aí ele vai
começar a estabelecer colônias cartaginesas ali aí que vai a cidade de Barcelona é da família barca Cartagena é de Cartago então assim são cidades que o a família Barca vai estabelecendo e criando ali cartaginesas mas que basicamente são ligadas à família barca e vão criando ali né e o o Aníbal vai crescer ali na península ibérica antes dos Pirineus antes dos Pirineus das monas dos Pirineus é e eles vão ali além de construindo colônias estabelecendo cidades eles vão ficar extremamente ricos mas o Aníbal né ele tinha feito essa esse juramento de ódio eterno aos Romanos
aí e vai começar a segunda guerra com assim de uma maneira também como eu posso dizer meio besta sabe mas cara que eh que espetáculo que é isso e como os romanos Vão apanhar do do Aníbal é is tá falando aí de uns 30 anos depois né Isso vai ter um período aí esse ato aí até se estabelecerem lá né tá perdeu é deixa eu até tinha uma Corinha aqui você ó a a a primeira terminou em 241 e a e a Segunda começa em 218 então Daí uns 20 e Poucos Anos né isso e
como é que vai começar a segunda então os romanos estavam quando eles vencem a Primeira Guerra eles faziam um tratado meio que de zonas de influência né então no Mediterrâneo ali até onde os romanos têm influência mesmo que eles não tenham colônia nem nada assim Cara essa área você não chega né eles dividem mais ou menos ali o o mediterrâneo então da ilha da sicília pro pro Oeste os cartagineses teriam supremacia e dali pro pro leste Seria dos Romanos né E só que iam existiam várias cidades estados ali também que ocupavam o litoral ali da
da península ibérica e etc uma dessas cidades chamava sagunto que era uma cidade grega Uma colônia grega que no tratado entre os cartagineses e os romanos estava dentro da esfera de influência cartaginesa mas essa cidade era aliada Romana e aí essa cidade aí eu não lembro exatamente os detalhes mas porque que Eles entram ali em confronto com Aníbal né e os romanos Eles vão pedir ajuda PR os romanos saguntum vai pedir ajuda pros romanos e os romanos vão falar olha vamos lá para Cartago inclusive é um fato um dos Fábios vai lá para Cartago pro
Senado e fala cara Vocês estão mexendo numa cidade que é aliada nossa aí os cartagineses lá no Senado vão mostrar cara legal que eu tratado tá vendo essa cidade aqui tá na nossa área de influência O Senado Até fica puto Senado cartaginês fica puto com Aníbal porque cara ficando confusão né vamos ganhar dinheiro para de ficar arumando confusão mas o Tratado é um tratado então o Fábio vai lá reclamar que olha a gente tá vocês estão mexendo com a cidade de sagun aí os cara pega e fal olha cara nosso tratado sagon tá dentro da
nossa esfera de influência que que vocês estão vindo reclamar aqui aí o Fábio máximo tem também uma ele abre a toga dele segura com as duas mãos assim Ele fala Olha numa mão tenho guerra numa outra Ten o paz que que vocês vão escolher aí o cara os carar falam não a gente escolhe o que tá no Tratado aí ele solta a mão da Paz fica só com a mão da guerra e fala então vocês escolheram a guerra e aí que vai começar a segunda guerra eh Segunda Guerra púnica e Cara o que que é
legal porque aí o que que os romanos estão imaginando que a segunda guerra púnica Vai ser lutada na Península ibérica que é onde tá a cidade de saguntum ali que o anibo consegue tomar a cidade e e destrói ela e o caramba Saquei a cidade e na sicília né pensam que vai ser a mesma coisa só que que o manibel tá planejando invadir a Itália pelos Alpes pelos Alpes com elefantes o elefantes pelo você falou que elefante não sobe morro aí que o Anibal prova o contrário para ser meu rei e assim cara eu vou
muito no detalhe ali porque eu gosto muito disso então Desde que ele sair da Península Ibérica até ele chegar eu vou passando com aí todas as tras que ele tem porque não eles não vão passando por vários territórios é longe é longe é longe velho é é um rolê tipo não é que é perto não então tá lá em Barcelona vai chegar em Roma P bagulho é longe é longe e aí o que que acontece né o os romanos estão se program se programando Para quê Para mandar tropa paraa penís ibérica que estão achando a
gente que vai atrás dos Cartagineses e brigar com eles né enquanto isso então a família barcal tem esses três drub fica né o Asdrubal fica ele fica ali comandando porque ali a cidade ali principal era Cartagena não era Barcelona né que era a era Cartago nova na época que depois nova carta que noa que depois que vai virar Cartagena mas é ali era a base de operação deles então eles tinham muito dinheiro muito recurso o Senado cartaginês não era tão como posso dizer assim alinhado com a Família barca no geral então assim toda vez que
os cartagineses o Amil o bío precisa pedir alguma coisa para Cartago é uma encheção de saco Então qual que é a ideia que que eles vão usar os recursos da Península Ibérica lá eles conseguem recrutar soldado a a os a Infantaria ibérica era era muito boa Inclusive a gládios é uma cópia da enfrentaria ibérica os romanos eh copiam a gládios de de de luta contra provos ibéricos que usava essas celtas Ali é e o cara então o que que o Amilcar se planeja ele pega junto ali um baita exército mais ou menos 50.000 homens né
com elefantes com cavalaria no Mídia com Infantaria ibérica e o caramba e ele vai atravessar até os Alpes os romanos eles estão planejando mandar a gente pra Península Ibérica então o que que eles fazem os os csos do ano ali que é o o guineu Cipião e o público Cornélio Cipião que tão ali tomando conta do Norte da Itália né um dos csos é o público Cornélio Cipião público Cornélio cípios que não é o Cipião africano ainda que é o pai é o pai pai dele é então o que que ele tá fazendo o pai
tá ali tomando conta ele manda o irmão que é o guineu pão Calvo né Com barco com tropa ir pra Espanha e ele fecha ali as passagens dos alpos fica ali mas meio que ninguém imaginava né eles estão juntando gente ali e aí quando o irmão lá tá juntando tropa mais ou menos onde É a cidade de Marcela hoje esqueci como é que era o nome da cidade ali que era uma cidade era uma uma colônia grega mas que era aliada dos Romanos então eles estão usando ali como uma base para eh ir com juntar
a gente ali e ir pr pra península ibérica e aí quando eles estão ali tem o rio rodono ali eles descobrem que tem cartaginês pela área eles ficam completamente Como assim o que que tá acontecendo né e a ideia do do dos Romanos Aí lá é marcé mesmo dominar A as colônias cartaginesas na na península ibérica né acabar com com os barc ali só que o o nosso incrível a a a Aníbal vai conseguir aí ele vai passar cara para ele atravessar os Alpes e tudo ele vai sendo atacado o caminho inteiro então toda el
cara o cara o cara extremamente brilhante né mas aí quando ele chega do outro lado dos Alpes que ele chega ali na península itálica né A primeira parte ali que eu falei que é o norte os povos ali que se estabeleceram Apesar deles serem clientes Romanos eles eram povos azes então quando eles chegam ali eles conseguem facilmente descolar essas tribos que eram aliadas por ROM com os dos Romanos por terem perdido guerras PR os romanos mas eles não são Aliados Romanos ali porque eles respeitam ou TM a mesma cultura e sim porque foi imposto na
espada a isso então quando ele chega ali no Vale do Rio pô ele consegue ainda recrutar um monte de gauls ele consegue virar Cidades contra os romanos ele consegue restabelecer o exército dele o público Cornélio sipião ali o pai né vai ter um pequeno embate com ele ali e vai tomar um pau vai se ferido quase morreu e ele fica meio em choque sabe cara esse cara é barra pesada Tipo ele não esperava que o anel fosse tão bom na verdade el o an somando um destacamento de Cavalaria é só uma primeira ali briga mais
ou menos só entre cavalaria mas ele quase mata o Público Cornélio Cião e essa força que ficou ali no norte da Itália era a força mais fraca porque o grosso eles tinham mandado lá pra pra península Ibéria agora é legal porque vai começar a guerra assim em vários frontes vai ter época que vai est tendo batalha na península ibérica batalha na sicília batalha norte da África e batalha na Itália tô guerra Total guerra Total tipo e você falou aí e e você falou mandou né os elefantes o a cavalaria o exército Pelo pelo pelos Alpes
pelos Alpes e é tipo A Blitz cre pela floresta das ardenas os alemães no no primeiro ataque quando invadem a França ninguém esperava pelas ardenas para poder né falou não e a faz linha imaginou sim que que meu não mas ardenas não ninguém vai vir pela Floresta imava que era impenetrável ali impenetrável mesmaa coisa repete só que de elefante cara era [ __ ] cara o cara era [ __ ] o cara era muito [ __ ] velho e ele assim cara ele Pensava nos mínimos detalhes Então essa primeira batalha que eles têm não é
esqueci como é que é o nome dessa batalha que ela não é muito importante tá mas aí a primeira batalha importante vai ser a batalha do Rio trebia cara e assim o cara era fenomenal porque ele pensava todos os detalhes assim que que quando a batalha do Rio trebon já chega ali dois exércitos consulares quase 40.000 soldados né Romanos eles estão aqui de um lado do Rio e o o o Aníbal do outro lado né Uma hora tem começa esses car muça ali entre os caras ali que tá pegando água comida e aí eles começam
uma escaramuça quase vira uma guerra e o anibel vai desesperado no meio porque ele vai não cara não é guerra quando por acaso eu eu que decido quando a gente vai guerrear como vai guerrear e quais são as condições Então tem um dia anterior tem ess escaramuça que começa com gente Que tá coletando a comida água ali brigado um lado aí vai chegando cada vez mais gente vai crescendo crescendo crescendo aí o o Aníbal só entra ali para tipo não vamos recuar e vai pro outro lado né e os romanos ainda ficam meio o quê
mais cheios de C porque Pens p o Aníbal veio aqui com medo né Ele veio aqui para puxar o exército dele de volta ele não teve coragem de enfrentar gente e tal então ele tá com Pando de um lado é coisa do outro e aí assim é Inverno ou começo de inverno Então assim tá Neve frio para [ __ ] que que ele faz ele acorda na saída da assim na Aurora ali começou a amanhecer ele acorda todo o exército dele ele já tinha preparado um monte de fogueira tipo meu que vou falar assim fazendo
churrascão ali pessoal ficar do lado da fogueira comendo se hidratando tá isso o nas do sol enquanto ele fez isso ele manda a cavalaria no mío atravessar o Rio esse rio trebia e atacar o acampamento Romano Então os romanos não estavam esperando por isso então quando Eles acordam eles estão sendo atacados pel uma pela cavalaria no meio pá E aí o que que os romanos TM que fazer acordar todo mundo né no susto a cavalaria no Mídia fica atacando eles até eles se alinharem começarem a aí tentar empurrando a cavalaria a cavalaria vem voltando então
eles tiram ali eh os 40.000 soldados o o o pblico Cornélio Cipião tá desesperado falando pro csul cara não faz isso você Vai dar merda e o cara n vamos pegar esses cartagineses então a cavalaria vem atraindo isso aí começou sei lá 6 da manhã eles atacando então assim para você organizar um exército inteiro é é difícil então o que que eles o o o animo faz enquanto o pessoal cartaginês lá tá comendo tá se aquecendo se hidratando ele manda o pessoal passar azeite no corpo que é gordura e deixa eh melhora Contra o Tempo
ali frio né você é uma camada mais de proteção os Romanos acordaram não tomaram café da manhã tem que atravessar o Rio gélido que aí os caras vem a água até aqui para atravessar chega noutra margem tem que entrar em formação que eles demoram ali TR 4 horas para entrar em formação Quanto isso além dele ter deixado o exército dele completamente Pronto ele vai esconder soldados cavalaria ali numa num num pân no que tinha em volta e aí quando os romanos vão atacar eles tipo assim né começou a manhã que os caras Não tomaram café
tiveram que atravessar um rio quase congelaram mais 3 horas para entrar em formação e aí quando eles começam a luta né lá pelo meio-dia lá pelo meio-dia os caras até engajos Romano era era fera demais assim fica uma luta meio empatada até chegar essa cavalaria escondida e pegar eles né Tem duas coisas a cavalaria no Mídia consegue pôr a cavalaria Romana para correr e volta para envelopar ele consegue cara geralmente assim é o que Eu falei o exército uma vez que você flanquear um exército naquela época já era quase Vitória o que ele consegue fazer
ele consegue expulsar a cavalaria Romana e voltar com a cavalaria bater dos dois lados e esse pessoal que tava escondido vem e fecha oos cara envelopa os cara em quatro partes velho isso tipo é casa inédito acontecer ainda mais contra os romanos e ele destrói completamente esse exer dos romano é cara 40.000 baixas assim sabe E aí Depois disso ele sai assim vai ter depois a a a batalha do Lago trasimeno que ele também vai fazer assim ele vai atravessar um panton não vai até perder um olho de infecção mas ele ele fica preso num
lugar ali Tenta tirar os romanos numa posição defensiva os romanos não saem e aí ele fala [ __ ] eu não vou né ele nunca vai lutar numa condição inferior inferior aí ele passa por um Pântano que também de novo que como a questão das ardenas lá o pessoal Acha que é intransponível os romanos nem tomam conta do Pântano porque não tem como ele marcha aa quro dias sem parar nesse Pântano sem dormir porque se o cara dorme ele afundava morria então ele pega o exército marcha quatro dias sem parar e aí ele já atravessa
esse Pântano e vai sair nas costas dos exércitos romanos que estavam tentando fechar ele em algum lugar vai pôr os romanos para perseguir ele ele monta uma outra armadilha ali eu vou passar essas Batalhas rápidas asss são brilhantes quem quiser ouve o podcast lá que eu vou no mínimo detalhe mas de novo ele consegue pegar um outro exército romano consular e destruir inteiro dois E aí que que fica o caminho aberto para Roma os romanos já estão em choque nessa época que eu falei ainda quem é no Exército é quem tem posse quem não sei
o qu Então pensa quantas gerações de Elite da Romana que era quem ia tocar ali já morreram no campo de batalha Tá sim não Tem mais nem erdeiro lá não tem mais calma que ainda vai vir a bomba atômica cara então beleza aí depois que ele tem essas teve três derrotas né e duas com os exércitos Romanos completamente aniquilados é quando essa estratégia Fabiana aí elegem um Consul que é o Fábio máximo protector que ele faz a estratégia Fabiana queor né ele ele vai ele vai mas não vai ele ele não oferece batalha então o
que que ele faz o que que o cara tá precis como o cara Tá an o an anibel tá num território hostil né ele tá na Itália na Itália para ele receber suprimento é difícil naquela época tem que mandar Marinha quem controlava os mares era desde do fim da Primeira Guerra [ __ ] era os romanos então para ele receber suprimento via barco era muito difícil os irmão deles ficam mandando o suprimento da Itália mas nem todos chegam então assim é ele precisa construir alianças ali ou dominar na Força PR até e abast lógico e
aí o que que o Fábio máximo faz cara eu vou cercar esse cara nunca oferecendo batalha mas eu vou lá quando ele vai vira uma cidade eu vou lá no dia seguinte desviro a cidade para mim quando eu vejo que tá chegando uma linha de suprimento para ele eu vou lá e corto E aí o Fábio máximo vai passar um ano fazendo isso sem oferecer batalha Desabastecer só desfazendo tudo que o Anibal faz a vai lá consegue conquistar uma cidade ali da Romano aí quando eles vai embora os romanos desvirando a cidade Ah ele vai
vai cercando o Aníbal e nunca deixando o Aníbal eh estabelecer nada ali enxugando gelo an enxugando o gelo O Anibal vai ficar 10 anos na Itália ali né mas não não com o Fábio máximo só o fbio ficou aí o Fábio máximo vai conseguir esqueci o nome do da região mas é lemc ele Consegue travar o o Aníbal num vale que tinha sete saídas né Então tinha um vale aí várias montanhas aqui são Itália tem essa geografia e aí o Fábio máximo consegue fechar essas sete saídas e deixar o exército do cara preso ali então
ele não tem como sair não tem como ser abastecido e ele quer fazer o quê que o o Aníbal lute né em condição de desvantagem Porque eles estão lá fechando em cima de Morro então para né Peguei o Aníbal fech o Aníbal aqui cara olha olha o que o maluco faz né então o que que ele ele vê que ele tá cercado que ele não tem como sair e que atacar uma das saídas é ruim porque ele vai ter que lutar em completa desvantagem então no meio da madrugada do nada veio uma coluna gigantesca de
tochas assim indo em direção a uma saída E aí os romanos vê aquela multidão E pensa Pô o exército do Aníbal tá indo para Sei lá uma dess Saas é vai tentar atacar o que que ele Falou vamos concentrar força né numa saída única e tentar atropelar ali e sair dessa região que a gente fechou ele né E aí quando V vind daquela coluna de de tochas andando pela madrugada indo em direção a uma saída específica os sentinelas ali S um alarmo os romanos vão mandando os soldados das outras saídas e concentrando naquela que supostamente
tá chegando esse exército do Aníbal né E conforme eu vai chegando perto os cara vai achando estranho Maneira que o exército do Aníbal tá se movimentando e tal que que o cara fez ele pegou todos os bois da região prendeu as tochas no chifre e mandou os soldados ficarem lá levando esses bois ali numa direção e aí quando os romanos vão para essa direção que tão os bois ali ele foge por uma outra saída mas assim o cara até para genial para sair é genial eu explico com mais detalhes ali tá aí depois disso os
O Senado em Roma começa a ficar impaciente com o Fábio Máximo Porque fala fica tomando B até covarde tem que carar o Aníbal não sei o qu e tem o o varrão que é o cara mais que vocifera aqui ah o Fábio o Fábio Mimo tá agindo como Romano não sei o quê que estratégia covarde E aí ele promete que vai levantar o maior exército que Roma já viu o normal como foi o exército consular era ter 20.000 pessoas os dois cônsul juntos que já foi as batalhas que o anil ganhou eram 40.000 soldados né
Eh oito quatro para Cada cul e ele promete que vai levantar um exército de 80.000 soldados né vai ser o dobro dos exércitos consulares depois de já ter perdido dois desses E aí esse varrão e o ai caramba Como é que é o nome do outro cônsul que é o cara que vai ficar com o po o Paulo Emílio que é o que o políbio vai ser o depois da guerra na Macedônia vai ser ele que vai vai trazer o polib isso que vai mas como se fori um escravo ali que vai educar a família
e Tudo mas vai ser como se fosse o tutor ali o o historiador da família e tal e aí esses dois consos juntam 80.000 soldados e o Paulo Emílio ele queria usar uma estratégia e o o varrão outra o varrão queria pro pau ao estilo romano e destrui o Aníbal agora com o maior exército que Roma já levantou na história e o Paulo Emílio fala cara não a gente não adianta ir de frente né que nem boi louco para cima do Aníbal que a gente se ferra E aí quando Tinham dois Né geralmente csul cada
um tinha o seu exército quando os csul estavam juntos né Eh aí tinha uma disputa de como você usa essas tropas ou você divide o comando né que eles é o que eles vão fazer dividir o comando por dia então cada dia um comandante dessas oito legiões bç oito não 16 legiões ou a gente divide as tropas Como dividir as tropas é o que eles não queriam porque a força e tá nesse número gigantesco né o Eles combinam que então beleza cada dia a gente vai dividir e o anib era muito esperto porque ele tá
sempre com inteligência sabendo como é que cada um é do jeito que cada um é e etc e ele disse pô eu vou vou lutar vou provocar o varrão quando ele tiver no comando porque ele quer o boi louco e quer vim aí é a batalha de canas que para mim Canas é a principal né cara é é assim é uma coisa Alucinante em números tá então assim eu Vou passar um Pou pela estratégia mas assim o anibo já estava nessa região de canas e ele já tá estudando a região faz um tempo porque ele
sabe que os romanos estão levantando exércitos para vir atrás dele e que tá vindo esse super exército então ele vê ali a região inteira ele mapeia posição do sol a brisa quando bate que horas etc e aí ele e quem é os os Generais Romanos como é que é a psique de cada um ali como Cada um pensa como Cada um Age para ver como É que ele vai usar isso a favor dele tá E aí o que que ele faz né ele vai para esse terreno todo de canas vai montar uma estratégia que até
então nunca tinha sido usada e vai provocar o varrão né quando o varrão tiver em comando ele vai provocar o varrão para vir pro pau Canas é Canas é perto da bota ali já é é quando do quando a gente pensa no Como é que chama no no salto ali no salto da bota ali um pouquinho pro norte do salto da bota ali e que ter Uma ideia como tava perto de Roma assim razoavelmente perto entendeu E o que que ele faz tá então como eu falei Geralmente os exércitos lutavam em linha né e ele
vai montar o exército dele em uma forma assim de uma meia-lua de uma ferradura só que ele não eh ele não ele não assim não ele faz essa meia-lua e fecha com as cavalarias do lado então assim para quem tava olhando parecia que ele fez o quê né qual que a ideia que ele quis passar que Que assim quanto mais extensa sua linha mais Rasa ela é em termos de profundidade do soldado atrás Então como ele fez essa meia-lua dava a impressão que ele o quê que ele fez uma linha Estreita e compactou todos os
soldados para ficar com uma linha né Maior assim de extensão porque os exércitos dos Romanos do outro lado era 80.000 homens tá ele devia ter cerca ali de 30.000 30 40.000 aí essas Fontes nunca são muito precisas assim né mas assim já tinha no Mínimo o dobro E aí ele o que que ele quis dar a impressão PR os romanos que ele tinha compactado as tropas dele e os romanos como eu falei nessa lin lutavam no eixo triplo três linha as coisas V ele ter na frente o varrão vendo o que o Aníbal supostamente fez
pensa bom então vou vazer em vez de fazer uma linha ele fez um blocão único eu vou fazer um blocão único porque eu tenho Pô muito mais soldado a vantagem tá toda pro meu lado e aí ele vai fazer assim fecha com A cavalaria faz assim essa meia-lua e ele e o irmão tão na linha de frente porque ele quer comandar a batalha e aí como eu falei como você tá vencendo é quando você vai conseguindo empurrar os outros para trás né então quando você tá empurrando parece que você geralmente que você vencia então o
que que ele queria fazer ele fez essa meia lua cobriu com a cavalaria a cavalaria dele ele era melhor que a do a única vantagem que ele tinha de fato sobre os romanos Era a cavalaria que a dele era melhor então assim que começa a batalha ele deixa os romanos chegar a engajar nesse super bloco gigante os romanos vão não El ele vai recuando e os romanos estão achando que estão ganhando né só que ele tá recuando nessa meia lua Então pensa assim me lua assim quando os romanos vão virando acaba que ela vira e
quando os romanos quando ele para de andar para trás os romanos já estão cercados dentro do um mu e a cavalaria que ele foi lá e Conseguiu expulsar a cavalaria Romana volta e ele envelopa os cara de novo só que tinha 80.000 soldados ali Os caras estão tão compactados né e assim fora assim por que que também os romanos não entenderam direito ele se posiciona num jeito que os romanos ficam contra o sol Então os romanos estão vendo o sol tá no olho dos Romanos então ele não consegue ver direito como os romanos T muita
gente ele também manda cavalaria e ele sabe brisa que horas bate né quando ele Vai atrair ele faz os cavalos dele ficar batendo os soldados só de se organizar levanta uma poeirada então assim tem um [ __ ] poeirão s contra os olhos do dos Romanos os cara não enxergava nada os caras não sabiam direito o que tava acontecendo e para eles que que a gente tá acontecendo tá a gente tá ganhando a gente tá andando pra frente est andando pra frente para g e ele tá recuando estrategicamente então quando ele para de recuar os
romanos já estão Encurralados E aí volta a cavalaria de novo os cara envelopa que é quando tá todos os os romanos estão tão compactados que a galera não consegue mexer o braço para pegar a espada o cara vai passar a tarde inteira matando 80.000 ah vão cerca de 10.000 vão conseguir fugir mas ele vai matar 70.000 Romanos numa única batalha em questão ali de 6 7 horas cara eu até pesquisei quando tava fazendo o episódio que batalha morreu tanta gente só para Dar uma dimensão quem gosta aí de segunda guerra sabe o dia de quando
os aliados invadem ali a Normandia os caras tá com navio de guerra canhão bombardeio caça né os os Sabe quantas pessoas morreram no dia D 40.000 6.000 6 [ __ ] foi 40 cerca de 32.000 a 40.000 baixas aí que é ferido sumiu mas morte confirmada no dia D que é exércitos muito maiores né com metralhadora como arma moderna fogo cara 6.000 baixas no dia D 70.000 nem a bomba atômica eu tava pesquisando nem a bomba atômica matou quer dizer só a bomba atômica matou tanta gente em tão pouco tempo como anb a mobba atômica
no final mata mais gente mas na hora que ela explode né muita gente vai morrer depois de radiação de sede de fome porque até 100000 no momento zero morre menos de 70 que é o que ele mata ali menos 100 100000 é é nessa 100.000 é o que matou assim alguns dias que eles conseguem encar depois mas A estimativa na h ali que morreu entre 40 e 60.000 aí lógico é difícil ser preciso ali cara é não sim sim sim mas evaporou né velho assim cara o cara fez o estrago de uma arma nuclear e
assim a a bomba de Hiroshima at civil né não tem o cara matou gente que tinha Teoricamente poder de fogo igual o dele na verdade melhor porque os romanos tinham equipamento melhor que o do Aníbal né até na verdade tá mais ou menos igual porque essas duas outras Batalhas que o Aníbal mata Tod do exército eles roubam os equipamento Romano que era melhor que ti então quando ele vai lutar em Canas os equipamentos já tá igual porque eles já V ser dois exércitos inteiros e tem os mesmos equipamentos mas assim então cara não tinha vantag
nenhuma na espadinha cara matar 70.000 olha aí a gente tá com a guerra ali na Ucrânia que na guerra da Ucrânia não tem números oficiais de nenhum lado não consegue acreditar em Nada Vamos pensar em gás ali que os israelenses estão bombardeando a 14 meses já e Tom bomba e Gaza tá uma terra completamente desolada segundo mundo os números oficiais morreram 40.000 em 1 ano nessa F cara 70.000 e o mais incrível de tudo é que os romanos não arregam depois disso né Isso que é o absurdo do Absurdo que tu falou cara agora os
romanos não tem o que fazer isso vai mudar total porque se já tinham perdido Elite assim muda completamente a Figura da Guerra agora e da sociedade romana porque a elite romana quem estava ali programado para ser né o o o o o Senado a ele os Generais cara todo mundo já morreu então Roma tem que mudar toda sua dinâmica porque agora eles têm que achar soldado onde não tinha tem que dar chance pra gente que jamais teria chance por causa além de toda a deserção que teve em volta também né que a galera começou a
falar Opa Meu E aí assim uma outra coisa sensacional é que o irmão do O Asdrubal vai pra Cartago porque aí isso que eu falo é muito legal essa Gu porque tá acendo várias enquanto o Anibal tá destruindo a Itália os romanos estão tendo algum sucesso na península ibérica eles conseguem cortar a rota de suprimento da Espanha PR pr pra Itália que é onde tava o anibo né Então como ele não tá conseguindo receber as coisas da onde ele ô mand aí chega ele tem que pedir para Cartago e Cartago Como já tinha várias facções
Rivais da família dele e não gostavam muito dele não gostavam muito da guerra e aí o irmão dele vai lá pedir volta lá para falar com o Senado cartagine volta para falar com o Senado cartag Ness Cara isso assim lógico quem tá escrevendo isso é o tití e o polí então assim vai saber real se mas mas dá para entender o que a gente tem aí ele chega lá e vai pedir pro fala que ele chega porque os os soldados tinha né bracelete anel que simbolizava ali a sua família ele chega Com o Asdrubal chega
com um saco de anel assim de mais de 20.000 anéis da Elite Romana e vai jogar ali nos isso aqui é o que a gente matou E aí o cara vai lá pedir o quê mais tropa mais curso Porque apesar de ter vencido tudo os romanos não arregaram e já estão levantando novos exércitos né agora eles estão tendo que mudar a sociedade romana porque tem que dar oportunidade para quem nunca ia ter porque precisa pegar soldado vai se abrir né velho come abr Começou o sistema de cota né começa a abrir até para quem não
tem propriedade às vezes entrar o cara antes tu precisava ter vamos supor Ali vai um um patrimônio vou D figuras nada a ver aqui mas só para dar uma dimensão né Você precisava ter 300.000 de patrimônio para poder entrar no exército daqui a pouco cara tu tem um pogobol Tu entra porque cara tu tem que tu tem uma vassoura tá bom já qualifica você tem que mudar tudo pogobol cab que quer velho é da nossa Época eu entendi muito bem Car não sab tá vendo falando meu rei depois vocês procuram F go boy velho agora
a eu entendi sabia que os caras entend muda a dinâmica Total social de Roma e aí que vai dar espo pro cip africano que vai ganhar vai ser General com 25 anos o que não era permitido mas assim é legal que ele chega lá em em em na no senal de cartag fala olha né Ó meu irmão venceu a batalha de não sei o qu matou tantos meus soldados venceu T A Batalha matou Não sei o qu dominou todasas cidades dominou não sei qu não sei Aí o cara fala não tá bom você tá dizendo
fez isso aquilo mas que não tava vendo Box pula pula velho é pula pula da Eliana que se f era na nossa época aí dos 90 a que fica quietinho aí velho e aí quando ele vai pedir lá no cartag agora os cara fala assim não tá bom tu ganhou ganhou ganhou Mas que que tu tá pedindo soldado quem vem pedir soldado é quem perdeu né tu ganhou ganhou ganhou Velocidade velocidade velocidade Mas por que tu tá vindo pedir recursos vem pir recursos é qu tá perdido então assim você tá falando que ter mão fez
aconteceu mas você tá aqui com as demandas de um derrotado NC com as demandas de um vitorioso cara que humilhada né tipo assim no final eles vão fornecer e o que S pediu ali eles vão mandar mais dois exércitos que no final eles vão direcionar pra Espanha aí cara é muito detalhe senão mas assim é Tão absurdo que aí cara ele ganha ganha ganha e tem que mendigar porque os romanos não arregam cara E aí quando aparece o cipio o Cipião africano cara que é uma das pessoas assim mais brilhantes o absurdo de brilhant o
que que ele faz o teve que fazer o anibo voltar né tem que fazer então assim quando o Asdrubal foi pedir coisa em Cartago é porque tinha uma força lá que logo no começo da guerra que os romanos mandaram uma força lá para Espanha que Estavam vencendo algumas batalhas né que é o irmão do o tio do Cipião africano o irmão do do do Cipião lá que perdeu a primeira batalha E aí depois deles terem vencido em númeras batalhas eles vão perder e vão ser também completamente eliminados ali na na Espanha e aí os romanos
ficam fodidos o único Fronte que estava dando certo era na Espanha depois da batalha de canas é quando o reino da Macedônia se Alia Cartago e entra em guerra com os romanos então eles perdem Canas o que que acontece o reino da Macedônia entre guerra com os romanos siracusa que era a cidade principal ali da da Grécia que na época não era era um reino aliado né morre o Rei irão E aí a a cidade de siracusa se vira contra que aí abre mais um Fronte cont Então abre um Fronte nas Depois de perder Canas
abre um Fronte da sicília na da Macedônia a Macedônia assim entra em guerra mas é pelo pelo território na ilíria que é logo ali do lado do no Mar Adriático ali né atravessou o Mar Adriático então era esses territórios que os macedônios queriam tomar os romanos não era na península mas era Os territórios que o romano tinha pego um um pezinho ali na ilíria que já é do lado do outro lado do Mar Adriático E aí os macedônios queriam tomar viram que os romanos estavam na baixa falou Pô é a hora então é abre um
Fronte na ilíria siracusa se vira abre um Fronte siracusa a Sardenha também se vira com outos Romanos abre um Fronte na Sardenha e os romanos só estavam tendo sucesso na Espanha perdem todos os exércitos na Espanha cara tu fala como é que os romanos vão sair dessa agora e aí aparece esse peão africano porque o filho do do do do do O Do que tomou pau do lá na O Cornélio Cipião que tomou o primeiro pau do anbio quando ele atravessa os Alpes E aí estão falando quem vai pegar o o comando da Espanha e
ninguém se propõe Porque fala assim qual Que é a ideia dos Romanos não era fazer nada na Espanha a não ser travar rota de né estada de de suprimento para vem seado recurso pro Aníbal lá na Itália então eles não queriam nada a não se travar E aí Ninguém queria primeiro porque os exércitos r foram destruídos ali não tinha né tinha que começar do zero as coisas segundo porque não tinha Glória em você parar uma linha de suprimentos né A Glória seria tirar o Anibal ali então quem tava tentando ali Lutar por Glória Volta a
estratégia Fabiana porque aí depois dacana não tem como não tem gente para suficiente para realmente oferecer batalha pro pro coiso Então é só ficar agora estragando a vida do Aníbal não deixar ele eh se consolidar em nenhum lugar e aí o público Cornélio o Cipião que o o Cipião africano que vai ganhar esse nome depois que ele conquista conquista sim derruba cártago derruba cara E aí meu é o africano vem Por ele ter derrubado era normal você ganhar o c de nome da da da cidade que ou da região que você dominava dominava ali você
ganhava esse cod nome então ele vai lá pra Espanha que único e exclusivamente ele deveria bloquear a rota ali de de suprimento do do as drub pro anibo que tava lá e tava o as drub tava junto juntando o super exército né para levar pro Aníbal e e se juntar e aí o que eles queriam porque o Aníbal aí não tava Conseguindo não tinha força suficiente para derrubar a Roma mas ia chegar o irmão e aí só fala só trava lá né cara E aí ele consegue aí cara o o Cipião africano é um cara
ele era 25 anos na época ele era cabelodo que os Car fic choque assim ninguém e ele vai destruir completamente a as Posses cartaginesas lá na na Espanha em um ano então assim o anibo já tava 10 na na Itália ali 10 não né mas devia até 7 8 anos na Itália causando vencendo batalha atrás de batalha mas não consegue assim avançar avançar não consegue virar uma grande região contra Roma ou se estabelecer em algum lugar ele até vai se estabelecer em capo ali mas assim depois romas vão lá e tira e o Cipião africano
em um ano vai lá e cara elimina os cartagineses do da Espanha elimina e de uma maneira brilhant isss ele copia muito as estraté derru as drub né ele que derrubou Asdrubal e ele copia Muitas das estratégias do próprio Aníbal a batalha que ele pega o o o Asdrubal ele faz algo Tipo na batalha do Rio trebia que ele vai lá fica puxa o Cara Pra Batalha quando ele o outro não tá pronto e aí e ele faz ali um uma manobra de franqueamento que aí vou entrar aqui muito desal tem que ter bastante temp
para explicar o que aconteceu mas ele destrói o AD Ele toma Tom uma Cartago nova ele vira o rei da numídia que é quem forne fornecia a cavalaria Cavalaria é ele ele dos cartagineses dos cartagineses então assim ele faz muita coisa E aí quando ele volta depois que ele Dominou a Espanha O Senado quer tirar o comando dele de novo porque fala não você não merece vai ficar ele vai pra sicília juntar as tropas que tinham sobrevivido a Canas Eles foram né quem sobreviveu a Canas virou Persona não grata em Rome foi mandado para cía
para ser exilado porque não podia mais ficar Na penísula Itálica por causa e outras que sobreviveram de outras batalhas que o cara tinham sido mandado para lá ele vai pegar esses cara vai treinar e vai invadir a África e aí cara ele vai ter vai cominar na batalha de Zama que encontra esses dois e o Tito livel descreve o diálogo dos dois cara é uma coisa bizarra de outro mundo e assim no final eh os dois que cara são dois dos maiores Generais da história vai ter Assim Começa Uma batalha com algumas táticas vou dizer
assim eh heterodoxas umas coisas assim mas no final termina como tipo pancadaria de torcida organizada as duas linhas completamente inteiras lutando uma contra a outra ali e o o cipão africano vai vencer vai a Cartago vai se submeter a Roma e os romanos o odeiam cipão africano quando o cipão africano morre era para ser o cara mais adorado adorado Por várias razões aí no podcast eu abordo porque cara aí eu tenho horas e horas eu devo ter também umas 20 horas só sobre Guerras Púnicas à duas ali para ir nos detalhes questões políticas o que
acontece por que eles odeiam por que mas assim Resumindo né Roma desde que virou República não tinha uma grande figura era sempre Roma o nome era Roma Então porque como tinha dois consos todo ano tudo acontecendo Lógico o cara fez algo mas assim não tinha uma figura que se Sobressaía o Cipião vai se sobressair tanto vai que vai o termo Imperator né que vai ser depois de Imperador Pelo menos eu todo o meu estudo ali de Roma foi a primeira vez que as tropas declaram o Imperator é pro Cipião africano talvez tenha acontecido antes mas
eu realmente posso ter passado por cima ali que que Primeiro eles estão tendo declarar o cara Rei depois que ele vence ele fala não pelo amor de Deus que pensa em rei então aí os cara ah não Pode chamar de rei então é Imperator e e queria assim um culto de personalidade porque aí ele passa entre aspas sem ficar maior que Roma o que leva o Senado a odiar ele de tipo cara é Roma não é você e ele também apesar de vencer o o Aníbal ele deixa o Aníbal no poder ele não o que
que os O Senado queria levar o Aníbal a correntado pra Roma e geralmente no Triunfo lá ele estrangular ele no Triunfo na frente de todo mundo e ele não ele faz um acordo Depois que perde né o Aníbal vai lá para consegue fugir ali depois perde a batalha recua mas ele vai para PR cartag e fala cara acabou a guerra né O Senado cartagines da tenta ele falou cara não existe mas a gente lutar acabou vamos fazer um acordo porque não tem mais o que fazer e aí eles vão ter que se submeter completamente a
Roma mas vai deixar o anibo no poder e isso é uma das coisas que faz e a a elite ali Romana odiar ele no final assim a lápide do E o Cipião vai ser enterrado fora de Roma ele nunca ele vai chegar uma hora ele vai sair de Roma tem o irmão dele também que é o Cipião asiático que depois que meu Deus que tem essas que acaba a guerra púnica aí eles vão cobrar as contas dos gregos também que foram lá chutar os romanos quando tava em baixa né assim vão ser outras coisas assim
tem outros eventos ali mas resumindo é isso E aí o irmão do cipão africano também vai conseguir lá vencer os macedônicos Vencer os selêucidas e ganhar o nome aí de cipão asiático por causa da da que ele venceu ali o seleucidas na Ásia e tal né Eh mas assim a elite odeia os dois e o Cipião africano vai morrer fora de Roma e na lápide dele dá a inscrição era Pátria ingrata Nem meus ossos você terão alguma coisa assim mais ou menos nessa linha tamanho A Perseguição dos caras ali contra o Cipião Apesar dele ser
um herói salvado mas assim aí o que eu falo que é muito interessante porque Aí eu vou abordando também todas essas questões políticas sociais agora que aconteceu isso que morreu Tod Elite que é é os plebeus ali o varrão que faz perde a batalha de canas ele era um plebeu Então os plebeus foram dominando conseguindo mais poder político agora eles vão ter um revés grande Porque vão jogar toda essa conta em cima dele nele fala tá vendo ó os populares aí que fazem merda para [ __ ] não sei o qu não se a gente
deixasse com os fabianos Com o pessoal né mas assim cara e e também depois o cipão lança um um estilo de se engrandecer em Roma que até então não existia né que aí vai ser o Pompeu vai instigar o Pompeu magn o o Júlio César o Sula o Mário a querer essa glória né de você fazer o nome entre aspas assim acima de Roma né você seu cara então assim aí tem tem várias implicações Depois dessa guerra política e e social né e depois que a Segunda Guerra eles vão começar aí de fato Intervir no
mundo grego etc aí lá no ano 150 antes de Cristo 146 prar a segunda guerra púnica termina lá para 200 202 205 por a 196 eu acho que ela vai acabar É mais ou menos por aí não 202 eu acho tá aqui ó deixa eu ver Calma aí Deixa eu confirmar Confirma aí como é que data aí de de que é coisa para [ __ ] tio é é 201 201 101 20 e a terceira começa lá para 150 E aí acaba 146 né é a terceira é a única que é curtinha né aí os
caras botam fogo no rolê e só tinha Cartago né Porque na segunda lem descarta e eles já tinham conseguido isso ó Cartago ficou completamente presa a Roma né teve 50 tem que pagar 50 anos de indenização perdeu todas as colônias em todos lugares Cartago fica só a cidade de Cartago é perdeu porque os ní tomam o sul da a a parte do e mais ocidental da África ali em direção ao Marrocos sim os ní eram um reino cliente dos dos eh cartagineses e depois da guerra os nidos vão ficar um reino Independente Com reino independente
e eles controlam aquela par e eles ficam tomando atacando Cartago toda hora que em teoria Roma deferia defender Cartago uma vez que Cartago se submeteu a Roma e os romanos deixam no mío se apavorar apavorar lá e sempre ficar e eles ficam só naquele pedacinho ali do Norte né ficam E aí depois eles canel e passa 50 anos de indenização que eles tinham que ficar pagando e o engraçado assim cara para Cartago apesar de ficar só uma Cidade passa 50 anos eles estão muito ricos de novo porque para eles cara se fazer a guerra era
uma coisa que custava era um [ __ ] sem guerra eles CONSEG sem guerra pensar assim eu não sei o que pensar mas exército o Roma proteg botar uminho para dentro o o o mediterrâneo é totalmente passivo porque Roma domina tudo então a gente pode mandar barco para todo lugar precisa se preocupar com quase nada cara eles estão fazendo dinheiro como nunca Sim sim e aí passa Reestruturar financeiramente e os romanos aí o que que os romanos vão pegar a brecha ali é quando eles levantam que eles não poderiam em tese levantar um exército né
porque os nidos estão atacando e os romanos estão fazendo nada uma hora eles C fala não vamos levantar um exército para contra-atacar os ní eles perdem ainda se Ferram e dá uma brecha legal PR os romanos declararem guerra com eles os romanos vão cara Sim eles vão os romanos Vão cando colocar exigência para eles eles vão aceitando tudo até os romanos falarem vocês T que levantar tirar a cidade de vocês desmon ela inteiro e levar 14 km para dentro do qual que a influência do catão velho Nisso porque era o cara que é o que
tava sempre falando ó o o cártago tem que ser destruída cártago tem que ser destruída del delen gester o Catão ele vê que que Cartago tá o velho não O jovem o velho o velho o jovem vai est lá na época depois Mas é bom é muito louco você começa a ver velho tipo mano é uma linhagem que vem de um pro outro ali mesmo mas esse é o velho que era o bom esse era o bom velho entre aspas é os dois assim são considerados bons tá o o Catão jovem também na época ali
do do César ele é mas a gente vai a ISO aí vai ser pra próxima pra próxima mas assim o Catão ele ele tem um um episódio ali que ele vê que Cartago tá ficando rica né E principalmente quando Cartago levanta o Exército fala cara aí não dá a gente não pode deixar ele ele começa a fazer todo o discurso terminar com Cartago de lé da s que é Cartago tem que ser destruído então qualquer coisa que os cara discute no fórum por exemplo Ah vamos aprovar sei lá grão é vamos mandar grão pra pra
província da Ibéria que tem teve uma seca lá ele I falar ah vamos aprovar lá uma lei para aí ele termina com mas e Cartago tem que ser destruído toda a Fase do cara E aí tem uma hora que eles manda uma comitiva lá para Cartago para analisar e ele volta com figo figo era uma fruta assim da nobreza era algo muito caro e ele volta com figo maduro ele exibe lá no cenário vocêes estão vendo isso aqui é de Cartago Como é que os caras estão comendo figo não não sei o que aí ele
vai ficar provocando E assim a terceira guerra cara foi os romanos indo atrás e assim a cidade de Cartago nessa época que os romanos vão Destruir tinha cerca de 750.000 pessoas Cartago [ __ ] Cartago vai sobrar 50.000 Ô louco Ah que vai ser tudo escravizado e mandado espalhado pelo Mediterrâneo para eles nem ficarem juntos tocam fogo em tudo destróem tudo e o Paulo Emílio Cipião que foi quem destrói Cartago ele ch segundo políbio disse que ele começa a chorar depois de ver to destruição pensando que um dia isso poderia acontecer com Roma tipo que
os caras erradicaram uma civilização Quase lenar ali e aí ele assim se dando contto né tudo que aconteceu imagina matar 700.000 pessoas e o que sobrou escravizar e destruir os cara destruiram as Fundações de Cartago e aí não sei se é o pobi ou o Tito que fala que eles ainda salgam a terra ali para não nascer mais nada né é isso mas isso Dizem que é mentira assim a arqueologia não conseguiu provar que isso aconteceu e uma fonte fala disso outra fonte não fala né que é o pobi o Tito Liv que Também falam
da da guerra e cara mas assim os caras completamente destruíram e e no mesmo ano eles destróem a cidade de Coríntio também que é quando assim porque depois que acaba a Segunda Guerra púnica vai eles vão começar a tretar com os gregos e aí vai escalando escalando Primeiro eles fazem acordos E aí os gregos têm que ficar entre aspas assim Independentes mas eh ligados a Roma aí quando também vai tendo revoltas e não sei o queê até que 1900 em 146 antes de Cristo os humanos destróem Corinthian o mesmo ano que eles destroem Cartago e
aí acabou eles anexam a Grécia como província também várias províncias né é uma mas assim o queero o mundo grego ele fala não chega não é reino independente não é cidade independente não é [ __ ] é é Roma é tudo província Romana vocês são completamente parte de Roma e aí cara só PR a gente finalizar se não acaba nunca mais vamos pechar o g ass quanto tempo Tem ô vai deou 3 horas já hein meu por aí E assim depis ó três de 3 horas velho só só para você assim para der noção então
nessa época Ainda é o guerreiro fazendeiro É o cara milícia E aí foi assim pega em meio de uma guerra na outra né não sei o quê quando eu volta para ruma o que acontece primeiro teve um um fluxo de escravo nesses últimos 100 anos completamente absurdo porque V só na cidade de Cartago ali foi 50.000 eles destróem é numa outra parte Manda 50.000 eles tem uma guerra ali com não quando for destruir Atenas vai ser depois mas tem outros reinos gregos que eles vão matando assim eh então é chega a 50.000 100.000 50.000 30.000
tem que anexar de uma ca forma essa galera cara não e vai tudo assim escrav então assim quem era o o latifundiário Elite que tinha dinheiro terra não sei o que vai usar esses escravos vai abastecer as Fazenda quem era assim a classe média Romana normal dizer que é quem Trabalhava na fazenda ou tinha uma Fazendinha pequena e tal quem diaa fazend dia pequena ficou tanto tempo fora em guerra que quando ele volta Cara não sei se tem Jardim alguma mas deixa teu jardim três meses sem mexer tu vai ver como aquilo fica Então pensa
se passa décadas assim fora sema tudo mato quando o cara chega os L fundiário tô com [ __ ] fazenda com escravo com uma baita produção você não não consegue mais competir E aí eles têm que ficar Vendendo tudo então assim quando cara quando os romanos voltam que aí vai aparecer os irmãos Graco que vai mudar tanto a política porque assim prb cara os romanos venceram dominaram o mundo civilizado inteiro ali ocidental ficaram mais rico do que nunca e os romanos médios tirando Elite que aí pode ser oou aristocrata Mas tirando Elite cara ficou todo
no mundo extremamente pobre porque não tem mais emprego porque tem es escravo P quem vai pagar se tem e É tanto tanto tanto escravo que assim tava barato né oferta e demanda Depois tem momentos e momentos tem pens que em Roma vai ser melhor ser escravo do que em algumas fases porque escravo o dono tem que tem que cuidar da comida e tem gente tudo passando fome se tu é um melhor ser escravo do que morrer de F às vezes depende né mas é melhor ser escravo então tem épocas que tá assim mas nessa época
é tanto escravo que escravo vale nada né tirando Lógico que Escravidão em Roma Não era como eh a gente pensa nossa escravidão que teve no Brasil que era só para tem o políbio era tipo um escravo e era mas era uma escravo intelectual Elite é então tem o escravo que vai pra mina trabalhar até morrer tem escravo que vai trabalhar em plantação até morrer porque vai ter as três revoltas serviço que vão ter que até do Esparta não sei o que porque ah junta tanto escravo que fica tão barato que assim então cara os romanos
vencem o Mundo e fica mais pobre do que nunca E aí essa dinâmica que antes era Patrícia pleb vai se tornar uma dinâmica de e optimate e popular e que vão virar o muda os campos políticos então assim sempre vai tendo e assim vira muito e aí vai entrar outros atores outras demandas reforma agrária coisa que vamos falar da reforma Ária dos irmãos Graco no próximo episódio que senão a gente não vai acabar nunca cara mas assim é muito fantástica a História como as cadeias de Eventos Eu gosto muito de ver isso né assim por
isso que eu gosto assim acho ruim quando a gente pega assim pontos da história ou às vezes tem gente que tem alha os romanos né caíram porque eles perderam cara não é que eles perderam eles estão sempre em transformação os caras saíram numa cidadezinha de nada conquistaram o mundo então e tá sempre a dinâmica mudando e e reagindo à situação né então eh a dinâmica política dinâmica social Dinâmica Econômica porque no começo eles eram pastor agora os caras dominam o mundo gesco os cara T engenharia fantástica né produção de ciência absurda agora quando eles incorporam
os gregos cara é é muito comércio que aí estabelece até rota da Ceda vai chegar em Roma e cara é muita coisa que vai acontecendo e vai mudando a dinâmica social Não para né então depois vira Império aí Império também tem cidadão aí depois vai ter a guerra social porque Depois os itálicos também que estão lutando com Roma ali aí no podcast eu vou passando muito para essas questões né mas cidadania Romana era só paraos Romanos depois eles estendem pros latinos mas aí todos os itálicos começam a falar cara a gente venceu tudo junto com
vocês velho a gente sangrou igual a gente morreu igual abre também E aí eles entram numa guerra social porque é os itálicos lutando com os romanos para ter direito de cidadania cara aí vem as Assim é muita coisa também depois que aí ó vamos deixar pra próxima mas só para deixar poris que eles começam dominam o mundo civilizado eles começam a ter problema com os bárbaros com os germânicos com os gauleses e assim vai ter a guerra cimbria que é onde vai ter a reforma do Mário que vai transformar esse exército manipular no exército Imperial
que a gente vê na televisão IMP aquela armad legiões meso aquela Legião que a gente pensa como isso é na é Depois dessa Conquista Imperial e uma das coisas é os caras venceram tudo assim eles têm que mudar o exército que na reforma do Mário vai parar de precisar ter ter terra né só precisa ter cidadania Romana ou de alguma cidade aliada para você lutar no exército E por que que eles quebram isso assim uma das coisas é precisar muita gente e a outra é não tem gente com Terra ficou tão concentrado apesar de cara
o cara dominaram o Terra do mundo inteiro em Vez de tu Pens assim Pens 100.000 romanos que tinham Terra então assim e aí quando vai ter né várias tras tem né tomar conta do império enorme você precisa de mais tropa cara eles não TM gente para colocar porque ninguém mais tem terra é é muito pequeno o número e Eles não conseguem abastecer os exércitos el fala Calma calma aí os caras saíram de nada conquistaram tudo como que os caras não tem terra não tem porque olha a dinâmica De concentração de renda e tudo que aconteceu
aí é de assim pessoal tem que quem quiser detalhe ali ouve o Roman no cru ali que a gente vai passando ouve o o romanu cru no Instagram que tem lá para para vocês entrarem tem no YouTube também tem no Spotify é legal que os são capítulos tem uns que são mais longos mas tem uns mais curtos que então são mais objetivos assim eu sei que são vários mais curtos assim eu tento manter uma pegada assim de história história Lógica aí eu apresento tem introdução um pouquinho não sei o quê né Mas eu tento manter
uma pegada máxima Uns vão vão extrapolar porque que às vezes eu não consigo concluir o ponto aí tem uns que vai ter 40 minutos mas é a minoria geralmente eles vão ter 20 entre 20 minutos e meia hora cada episódio e sempre na sequência ali da da Linha do Tempo Às vezes tem que fugir quando tá muita coisa acontecendo em muito lugar aí eu né vou eh distribuindo um pouco Ali ao longo dos episódios a linha do tempo mas cara é é muito legal muito bacana mas ó vamos deixar então ó a gente chegou aqui
começamos na Fundação de ROM E chegamos no final das Guerras Púnicas Aí temos um um caminho longo pela frente mas um caminho que eu acho que é o mais legal assim se bem que eu gosto muito das Guerras Púnicas mas tem um caminho muito legal pela frente que acho que é que é bem rico com muita coisa muita história muita gente e muita Gente Fabulosa de uma vez só e antes da gente fazer o PIT do livro vai ficar o convite né E se não voltar aí a gente vai ficar meio triste com você mas
acredito que irá a nós vamos ter que começar uma outra guerra púnica começar uma outra guerra púnica a gente vai atacar Santos explica pro pro E nem adianta você querer subir com elefante que não certo o PV explica pro pro convidado o que que é o pit do livro que nós temos só nós dois mas a gente deixa Eu tirar só a cerveja aqui hoje e e e e para quem não conhece PR a gente finalizar aqui eu fiz no banheiro urgentemente via de regra são três caminhos mas hoje são dois e aqui a gente
separa em dois momentos tá com base naquilo que a gente conversou no nosso batepapo se a gente quer ganhar um dos dois vai ganhar exatamente você vai são dois momentos você vai escolher quem trouxe um desses livros tem que adivinhar vai ter que adivinhar e no Segundo momento a gente vai fazer um pit ali de um minuto para você levar ali o melhor livoli porque ontem a ver com o Roma ali eu tô vendo a foto George Washington e tem um personagem Romano que chama Cincinato e cinat e tem a cidade de de dos Estados
Unidos que chama porque e e foi uma homenagem a wash já escolheu antes do Pit é isso porque o Washington era considerado Cincinato americano né o Cincinato é um personagem Romano que foi logo depois da República ali que se instaura a república ele é o primeiro não o primeiro mas ele é o primeiro cara que vira um ditador porque ditador só para também fazer né ditador era um era um um cargo que existia na curs R Romana coisa de se meses que é o que eu falei tinha dois R por ano Às vezes a a
crise tá lá brava eles falavam não vamos eleger um ditador que valia por se meses podia renovar por se meses para não ficar Ah um csul muitas vezes um cônsul era Obrigado com outro pelo Men tem o csul playb o csul não sei o quê então assim às vezes precisava de um ditador que colocar cas em para colocar casa emem se meses entregar então assim já tinha ele não tem algumas fontas que falam que ele é o primeiro ditador não foi Ele vai ser o terceiro quarto mas ele é o primeiro que realmente tinha tanto
apelo que ele poderia ter dominado o poder e falado cara é meu tá e teria sido de boa ele se estabelecendo como um Imperador ali ou Mas mas a minha pergunta é você você já escolheu o livro já escolhi Porque pô aí ele f não mas faz o não fodeu vou então quem trouxe não não não primeiro primeiro Tem que apresentar vou apresentar os Liv porque gente eu vou o PV acho que a galera sabe o que tá acontecendo porque não ele eu esqueço que tem gente que tá ouvindo pelo áudio não e mesmo quem
não tá ouvindo pelo áudio não consegue ver qual que é o nome do livro que você tá falando né então Aqui ó são dois livros aqui o primeiro eh história dos Estados Unidos da da da das origens ao século XX né Eh eu diria assim livro bacana mas nada demais na minha opinião assim bem o simples comentário dele já sabe quem já direcionada aí né n não eu acho ess é minha minha opinião mas é bacana e o outro é hansman Hope e é insustentável defesa do Estado do nosso amigo Denis Garcia Xavier da série
breve Breves lições né então E quem que você acha que trouxe com o livro Ô eu já sei né já já ficou meio Óbvio aí mas eu vou vou ter que escolher a história dos Estados Unidos não vai nem ter Pit Então beleza po dar o pit não não tem Pit eu não vou fazer Pit para perder eu trouxe o hanar uma roupa o o PVZ pegou um livro que tava aqui com um brother que também vinha aqui e agora vai levar o livro do brother agora você vai ter que explicar pros outros como é
que você vai dar pro Brother o livro do PV levou a história dos Estados Unidos faz o seu Pit então já que você vem Pit que eu quero também entender um pouco mais descer no faz Prim faz os primeiros seu já que eu já Venci você já venceu aqui foi a primeira vez essa é isso é é inédito Essa é inédito não a primeira vez não o que já venceu antes de fazer o PIT é ah não essa é inédito Essa é inédito é que pô a capa em 180 episódios isso é inédito é a
primeira vez Cara na verdade por que que Eu trouxe o o Hans ran HOPE para você e é primeiro porque para mim era algo que você não teria lido e que você que você não conheceria e Seria algo fora do seu metiê Afinal você é um cara que gosta de história eu falei pô história dos Estados Unidos o cara deve saber né e gosta de das coisas antigas então te traga um cara que ele ele é atual e o roupa cara ele é o cara que escreveu democracia o Deus que falhou esse livro aqui que
é do Denis Ele conta nessa série dele brevas edições ele pega grandes autores que nem o Hope que nem a in Range que nem o Frederick Hay que o Thomas sell que são autores aí liberais libertários e ele destrincha a vida do cara e como que é a produção intelectual dele então ele é um livro que ele vai te levar a conhecer esse cara que ainda tá vivo né é um anarco capitalista que tá vivo ainda que é o pai do m né é o grande farol do M são os dois grandes Capitalistas do do
mundo hoje e ele simplesmente ele fica 300 páginas aqui criticando porque o estado é uma bosta e o por que o estado te leva a a a no final a falência e a guerra então e aí eu falei pô tem tudo a ver e é um cara que ele não conhece e foi por isso que eu trouxe roupa não bom acho que assim interessante eu preciso ler porque realmente não é é fonte que eu consumo assim por isso que eu V trazer um livro legal assim eh vou parafrasear Church Ali né mas que a a
democracia é o pior governo tirando todos os outros e mas não há um Deus né É ess A grande questão tanto é que a democracia nos tá levando algo que a gente não sabe o que vai acontecer né a própria o o próprio a Naci Close de transição política fala que a democracia ela acaba se degenerando né pro para um para um para um é difícil não é e E aí você precisa de uma monarquia para o problema da monarquia aí porque quando a gente fala Mais no império Quando a gente chegar mas assim qual
que é o grande problema né E aí já tem acho que é Platão Aristóteles não lembro quem fez ali também agora a na ciclose ela é Ela é aristotélica que assim Beleza se você tem um um um autocrata ali como posso dizer assim iluminado vamos pegar um Augusto ali o primeiro imperador de Roma cara com certeza não existe nada que avance mais uma civilização do que um um ser iluminado com poder absoluto Iluminado eu digo no sentido que do que que ele deixa de legado pra frente não acho que tem ninguém perfeito sempre vai ter
e eu acho que pessoas com poder né o jogo de poder é é é um jogo difícil e e você se manter lá não tem como você ser assim um cara e como posso dizer totalmente altruísta ser vai ter que jogar o jogo e mas assim você tem um um autocrata iluminado é onde você vai avançar mais a sua sociedade mas ser menor sombra de Dúvida o problema é o dia seguinte e aí eu vou dar o exemplo né do vamos pegar a primeira dinastia Júlio ou Claudiano Ah não não não não não não não
não não não você vai falar isso depois não não não até que eu quero dizer assim não demora uma geração para degenerar e toda a história de Roma ali depois dos imperadores vai ser muito difícil di você pegar uma sequência de Imperador bom vai ter a a o o clímax ali do Império Romano vai ser a idade dos Antoninos onde a gente tem a fase dos cinco bons imperadores é Justino mas mas mas tudo bem mas cara mas assim mas assim só para finalizar por colocando com monarquia Absoluta eu vou brigar não necessariamente precisa ser
uma absoluta porque veja bem né Eu gosto de materialismo histórico o império britânico Império britânico é uma Monarquia Constitucional foi uma Monarquia Constitucional durante grande tempo então aí né E que é uma Possibilidade que a gente teve de de de acontecer no Brasil também é não mas uma Monarc constitucional assim a gente pode ver como democracia né não não necessariamente bom masudo B isso Isso é uma outra ISO Isso é uma isso é um outro ou são outros 500 PV Então faz o seu P você ganhou você ganhou essa merda aí Vel Ah cara eu
trouxe esse livro para você porque eu imaginei que um cara que conhece a história de Roma também poderia se interessar pela a história Dos Estados Unidos certeza esse livro aqui é bem interessante porque ele conta desde a questão dos Pais fundadores eh passa ali por toda a parte da guerra civil né que que os estados que os Estados Unidos enfrentou Você tá lendo aí atrás não cara não tem nada disso contar e aí depois ele também vai contar sobre toda a revolução industrial até chegar a superpotência que a gente conhece hoje então eu trouxe livro
para você não imaginava que você ia escolher Mas eu fico muito feliz aí boa is Aproveite a leitura bosta mesmo é isso você vai escol po levar [Música] a Parabéns Camaro eu eu eu tenho assim eu leio muito pouco sobre aarco capitalismo e para mim eu tenho uma dificuldade de entender a proposta que assim primeiro a gente não tem um materialismo histórico para falar ó Isso foi implantado em algum lugar e deu bom deu ruim como a gente pode medir por Exemplo Governo dos Estados Unidos olhar e falar olha isso aqui foi bom isso aqui
foi ruim isso aqui deu certo isso aqui de errado assim o que eu já li sobre anarcocapitalismo que foi algumas tentativas deem cidades Americanas que fizeram de ter essa cara assim até o que eu conheço eu conheço pouco então assim tô falando do al ignorância Aqui foram todas muito fracassadas e eu acho assim Até onde eu sei por isso que eu acho assim muito Interessante eu ler para de repente alguém que advoga você vê como você tá levando o livro errado né a favor porque você pegou o livro tá falando do meu tem alguma coisa
errada aí nesse rolê já perdeu pegou o livro do cara falando do meu V réis você já perdeu segue vamos seguir o jogo eu queria entender vou te dar esse livro então para você parar de falar doação teórica Car que um anarcocapitalismo vai dar certo não mas eu não acho que vai dar certo bom n não Sou anarcocapitalista tá falando que é uma visão de mundo cara é não então e assim eu eu eu vejo eu tenho acesso a coisas mais caricatas assim né uma uma questão anedótica ó uma cidade Estados Unidos que tentou E
aí Mou assim isso é é o anarcocapitalismo provavelmente não então assim eu tenho eu tenho pouco embasamento para mas eu não t a questão é exatamente essa não acho que mas é mas é conhecimento Eu acho que o Estado tem Não tem como a gente fazer de estado tem um um australiano não mas a gente pode se desfazer de 90% dele Ah não a gente pode eu sou um reformista eu nunca acho que as coisas tão Bas eu sempre acho que a gente tem que estar melhorando então assim mas eu sou um cara ah ou
não funciona não funciona mas tu quer acabar com não quero reformar eu quero que ela fique melhor não é acabar e falar é vamos jogar no L porque el não funcionou não tá legal para mim então Vamos Destruir não é o melhor fórum que a gente tem tá bom tá ruim para [ __ ] mas vamos melhorar aquele Fórum em vez de destruir ele sim a democracia brasileira tá boa me Tá ruim para [ __ ] mas [ __ ] eu não quero ditadura eu quero melhorar de democracia eu quero evoluir ela então Eh assim
quando vem coisas muito radicais eu tento a não conceder assim que eu eu quero vou vou tenho curiosidade vou ler vi ver deveria ter dado para mim essa vitória porque Assim eu tenho uma barreira de entender como é que o como é que o pessoal chega nessa conclusão aí do melei fala com o cachorro dele que explica economia para ele e aí vai dar tudo certo mas ele é tão importante que cara cachorro tá melhorando a Argentina porque a Argentina tava afundada no tamanho do estado Mas isso é outra papa a gente não vai ficar
entr outr verita Argentina Brunão cara irado animal foi muito legal ô eu adorei também deixo aqui eu não Daqu pouco por isso que a gente teve que dividir em três Então no próximo a gente faz uma parte depois outra porque cara foi muito bom te receber é muito legal ainda mais que a gente conhece é um tempão gente que a gente se conhece a gente se conheceu lá atrás né quando a gente era moleque a gente e morou no mesmo prédio com 10 anos de idade é lá em Santos e agora a Estamos nos reencontrando
aí e cara obrigado obrigado por você ter dedicado o seu Tempo aí velho Deixa seu galera então eu cara gente assim eu sou muito eu não gosto de mídia social Então eu tenho Instagram essas coisas você me falar comigo lá eu eu falo mas assim o meu foco é fazer o podcast assim áudio também não tenho vídeo então é mais Spotify ali ou qualquer agregadora que você usa Apple podcast essas coisas ali onde eu tenho mais visualização tem canal no YouTube também mas eu não faço vídeo então fica uma capa ali de fundo Que a
minha arte é pobre para caramba eu faço é meu amigo acho que de ajuda convar quando aqui a gente vai conversar meu rei porque o que eu foco aqui é o meu conteúdo que é o que eu gosto fal cara eu gosto disso aqui Quem se interessar pelo assunto vai entender a profund ade que eu lido e e assim sem falsa modéstia é eu eu não conheço fonte que vai em detalhe tem gente que fala muito melhor que eu um ponto da história mas assim Pegar Roma e destrinchar aliar eu não não conheço e eu
adoraria por isso que eu falo cara é legal porque é um conteúdo que eu queria ter E acho que outras pessoas que chegam em mim me me dão feedback também cara eu nunca vi assim eu sempre quis que curiosidade que massa que você faz isso pô muito obrigado eu falo pô isso para mim é muito gratificante e obrigada aí pelo convite aceito todo tipo de dica aí eu mas realmente tenho Esses pon mídia social interagir ali assim se me chama eu interago mas eu não fico postando nada eu posto sai um episódio novo às vezes
semanas de atrás fou [ __ ] esqueci de de postar não Não me ligo muito nisso mas se me chamar eu respondo todo mundo tá pessoal pode não é que eu que ignoro mas assim eu não eu não eu peco muito nisso Eu também faço podcast por H né não é meu ganh pão então eu sou pai eu sou trabalhador CLT que me consumiu muito eu trabalho com ti Eu preciso estar sempre também me renovando ti você nunca para de estudar eu trabalho com coisas específicas tem que ficar tirando certificação então eu divido muito meu
tempo em estudar o que eu faço como profissão e muito tempo para produzir as minhas coisas ali do podcast da né seu marido seu pai gosto de passar tempo com meu filho romanu e crua romanu e crua aí você acha lá Spotify Instagram YouTube YouTube Twitter Facebook tem até tiktok mas aí Vou te falar tiktok Nunca fiz alguém um cara lá que fez para mim um editor que me ajudava uma época fez postou alumas coisas lá mas eu nem sei a cenha do tiktok eu não consigo não consigo nem nunca postei eu mesmo nada lá
mas quiser aí pessoal me achar fácil de me achar para caramba e assim dá um pouco mais de spoiler aí com meu podcast faço uma linguagem bem formal gosto de ficar fazendo piadinha gosto de ficar fazendo paralelo com as coisas do Brasil dos Estados Unidos né da Guerra quando pá começar a guerra ali de um é um potencia marítimo terrestre vou relacionar com a primeira guerra mundial da Alemanha com com a Inglaterra que E então assim eh e vou muito em questão militar para quem gosta tem gente que não gosto a a maioria dos dos
meus ouvintes é homem né tem os números ali do do Spotify é 13% mulher 87% óbvio né e a mulherada que manda assim para mim e feedback que GO el fal a eu gosto tanto mas pô você fala Foca muito em batalha eu eu palo pulo um pouco isso eu gosto mais quando tá as intrigas políticas e Geralmente a galera homem fica meu A Batalha é uma mais legal quando vai ter às vezes ci três episódios que eu tô intriga por isso quando vai ter batalha saber de treta meu Vel treta não sei o que
aí e eu gosto Então assim eu acho muito fascinante assim essa questão militar porque hoje em dia o general às vezes tá né sei lá tá Às vezes quilmetros c Milhares de quilômetros do Fronte ali cara e lá Júlio cra a galera tava muitas no Fronte o cipão no Fronte o Aníbal na linha de frente ali n Canas ele era o primeiro cara dali então arma de fogo fodeu o rolê Ah foi uma evolução aí mas cara é é muito impressionante que assim no final consolidava as coisas é no campo de batalha e e como
o pessoal botava o deles na reta mesmo né e assim para mim quando comecei a estudar também foi uma surpresa pensar pô no começo que Quem lutava era Quem tinha grana né hoje em dia a gente pensa quem é quem tá indo morrer na guerra é o a cetada e pô lá não começa o militarismo começa ao contrário né era quem tinha poder que que lutava é eu já sei o próximo livro que eu vou trazer para ele não vou falar eu já sei E aí esse eu não perco Arte da Guerra Não não não
Arte da Guerra Não é muito melhor veremos klausevich kus trazer kus aus kus galera muito obrigado pzo valeu Estamos junto Tiagão Obrigado irmãozinho 3:30 aí que tá com o bumbum reto Aí é bom para aprender viu Bia Valeu querida por ter vindo aí Brunão mais uma vez muito obrigado @b Cave PDC seus [ __ ] OB até semana que vem nós até a próxima semana [Música]