Olá meu Pib per capita Olá minha inflação tudo bem com você seja bem-vindo a mais um episódio desse canal e lê essa notícia aqui comigo da BBC News Brasil Brasil é o segundo pior em mobilidade social em ranking de 30 países sobrevivente eu não sei o que é mobilidade social é o seguinte mobilidade social é basicamente a chance que uma criança de baixa renda tem em ter um futuro melhor que a realidade que ela nasceu ou seja mobilidade social é você deixar de ser um pobrezinho para você ficar um cozinho certo então essa notícia aqui quer dizer que o Brasil é o segundo pior país para você conseguir enriquecer em um ranking de 30 países enriquecer mesmo sobrevivente não isso quer dizer que inclusive você não consegue melhorar de vida em relação a 30 países Nós somos o segundo pior outra notícia que brasileiro pobre precisaria viver nove gerações para chegar à classe média mobilidade social no Brasil é uma das mais restritas do mundo segundo estudo da ocde Ou seja você que nasceu pobre precisaria viver nove gerações se você tem nove vidas sem mais do que meu gato kéber para chegar à classe média e a gente vê esse post aqui no Reddit como fica rico honestamente no Brasil eu não sei se isso é uma pergunta um desabafo ou um início de discussão Parece que todo rico que eu vejo só é rico porque veio de família rica ou porque é pilantra ou bandido um tempo atrás eu estava andando no meu Milo de carrinho quando vi um cara passar de Ferrari e fiquei pensando em como será que ele tinha conseguido a riqueza dele e como eu poderia fazer para conseguir também aí semana passada vi uma reportagem de um cara pilantra que fingia ser jogador de póker para as pessoas ricas investirem nele e o bicho pegou a grana e comprou uma Ferrari que eu acho que é a mesma que eu vi isso me dá muita raiva parece que eu nunca vou ter condição de alcançar um patrimônio grande se não for na pilantragem observação É lógico que eu não quero nem preciso ficar rico para comprar Ferrari eu só quero ter independência financeira para poder viver minha vida sem me preocupar com as contas plano de saúde poupança para comprar uma casa para morar e etc e a gente vai ver aqui uma resposta que eu acho bem interessante toda pergunta inteligente já traz com ela semente da resposta no Brasil mobilidade social mais uma vez é a palavra do vídeo né mobilidade social é bastante limitada e a riqueza em grande parte herdada só para contextualizar O que é ser rico para você ou seja a que dificilmente quem é pobre se torna Rico a gente é um dos piores países para isso como a gente viu lá no estudo da ocde e ao mesmo tempo quem é rico aqui no Brasil tende a ser herdeiro dificilmente alguém monta um patrimônio do zero Aqui no Brasil é claro que existem exceções é claro que a gente tem exemplos de pessoas que conseguiram isso mas é muita sacanagem você achar que você vai conseguir só porque poucas pessoas conseguiram Falando nisso Olha eu quero conversar com você sério nesse vídeo então eu quero te mostrar Por que 90 9% dos brasileiros jamais vai conseguir ganhar muito dinheiro jamais vai conseguir ter a vida que planeja e para que você não seja uma pessoa que sofra com isso nesse vídeo aqui a minha proposta é te dar uma luz de como você pode fazer parte do 1% tá e relaxa relaxa que parece muito Coach esse conteúdo Mas vai ser um conteúdo bem pé no chão para você entender o que é que te limita O que é que limita o brasileiro O que é que faz o brasileiro ficar cada vez mais pobre vamos lá a gente tem que começar tá com a ilusão da riqueza Como assim sobrevivente é o seguinte existe um grande mito no Brasil de que é só você se esforçar que você fica rico naturalmente eu acho isso o perdão da palavra tá uma idiotice porque se ficar rico fosse questão de esforço fosse questão de hábitos fosse questão de alguma coisa específica não existiria Gente Pobre Porque qualquer pessoa que trabalha em subemprego tem motivação suficiente para ter os hábitos corretos para ficar rico milionário mas não é como os querem que você acredite Essa é a famosa meritocracia Ah você deve se esforçar que aí você se esforçando você tem sucesso na vida e isso é uma grande mentira as pessoas vêm com esse discurso faça esses hábitos de milionários e se torne o próximo milionário Ah eu só investir de forma concreta em ações que você será o próximo ren buffett Ah o Steve Jobs também começou numa garagem você consegue e todo esse discurso cara é cansativo é cansativo porque tem gente que acredita na meritocracia tem gente que que acredita que é só se esforçar é só fazer o seu corre Certinho é só você fazer o que é correto que você vai ter sucesso tem gente inclusive citando a Bíblia para isso a pessoa vem citar Deus falando com Caim se procederes bem ou seja se você fizer o que é certo não é verdade que você vai ser aceito porém se você fizer mal o pecado já tá na sua porta o seu desejo vai ser contra você mas é teu dever dominar o seu desejo pessoal fala assim ah se você fizer certo você vai ser aceito se você fizer errado você não vai ser aceito e isso é pecado as pessoas utilizam a Bíblia para justificar isso e mais uma vez esforço é importante eu não tô dizendo que a meritocracia é um mito para tentar te convencer a não se esforçar cara eu jamais vou fazer isso com você esforço é importante só que não é nada garantido que se esforçando você vai conseguir chegar no mesmo nível de quem não precisa se esforçar é essa grande injustiça Você lembra de Naruto você assistiu Naruto tá você é um otaco pedido sim que eu sei e tá vendo aqui a luta do Gara e do Rock Lee todo mundo conhece essa luta tá pelo amor de Deus ela foi ao ar a 35 milhões de anos atrás que que acontece aqui a gente tá vendo um grande exemplo de como é que funciona a meritocracia na prática o Rock Lee não tem jutsus certo ele só tem ta jutsus ou seja o jutsu dele é cair na porrada enquanto o gara tem tudo de mão beijada ele tem uma areia que defende ele automaticamente a gente vê que nessa briga aqui é um cara que já nasceu com poder que nem precisa se esforçar cara ele não soa porque a própria areia dele ataca a própria areia dele defende ele já Em contrapartida a gente vê o Rock Lee que é um cara que passou a vida inteira se esforçando e mesmo assim perdeu a luta Amã sobrevivente ele provou que o esforço é ah não Provou nada a vida real é assim na vida real cara você é o Rock Lee você é o cara que tenta se esforçar que tenta fazer a coisa correta mas o que tem de Gente apadrinhado O que tem de gente com dinheiro acaba com as suas oportunidades A Culpa É das pessoas não mas há uma desigualdade nisso não tem essa pessoa aqui o gara da vida vamos pensar que é o playboyzinho de hoje em dia ele te julga dizendo que você não estuda direito cara você tem que pegar três ônibus para chegar na faculdade o playboyzinho reclama que é só questão de esforço sendo que a vida dele é a mais confortável possível você na verdade você não tem que se esforçar mais você na verdade queria encontrar o seu círculo de conforto para entrar nele e se sentir confortável alguma vez na sua vida ai sobrevivente eu acho que você está com um discurso coitadas não é isso só tô dizendo que no mundo real você é o Rock Lee brigando contra a gente que é al Gara só que ao invés de areia as pessoas têm dinheiro é justamente o que essa tirinha diz aqui enquanto você cara se Meg esforça para tentar subir na vida quem tem dinheiro Quem tem uma boa família quem tem boas condições já tá indo pro topo naturalmente é por isso que a mobilidade social no Brasil é tão baixa porque pessoas com dinheiro já T todas as portas abertas enquanto você que não tem dinheiro que não tem condições que não tem uma boa família que não mora num bom local tem que conquistar as coisas na base da porrada é claro que você tem que se esforçar para subir cada degrau Mas você sabe que o seu esforço não vai te levar tão longe quanto que a outra pessoa consegue sem esforço nenhum é triste né É triste isso só que detalhe Quando eu digo isso eu não estou dizendo que não existe mérito é claro que quem se esforça aumenta as chances de dar certo na vida só que ar as chances de dar certo não é garantia de dar certo você pode ser a pessoa mais disciplinada do mundo você pode estudar Melhor que todo mundo você pode subir na vida você pode crescer você pode chegar o mais longe possível muitas vezes ainda assim você vai ficar atrás de quem já tem tudo de mão beijada como a gente vê aqui os jovens bilionários essa notícia aqui do wol todos os jovens bilionários do mundo são herdeiros veja Quem são e aqui a gente tem a Lívia vo 19 anos ela tem 1,1 bilhão de Dólares o equivalente a quase 6 bilhões de reais bilhões de reais tem o Clemente del Vec 19 anos aproximadamente R4 bilhões deais e a lista é absurda Isso é só para você ver que todos os bilionários são herdeiros a sobrevivente Quer dizer então que eu vou ser pobre para sempre Calma a gente vai conversar sobre isso e o problema eu não tô aqui querendo despejar ódio a quem é bilionário certo O problema não é a pessoa ser bilionária o problema é quem é rico Nem precisa ser bilionário é quem é rico querer te vender que é possível chegar perto deles fazendo x ou Y sendo que eles já nasceram projetados pro Sucesso e você nasceu projetado pro fracasso eu sei que isso é pesado eu sei que é pesado falar isso mas economicamente falando você foi projetado para dar errado financeiramente falando você foi projetado para dar errado é triste isso e desculpa eu trazer essa negatividade eu venho de uma uma série de vídeos felizes brincando sobrevivente Mas essa é a realidade o Brasil projetou você para dar errado e a gente vai ver como isso acontece vou te explicar porque que não dá para ganhar dinheiro no Brasil primeiro de tudo a gente tem uma concentração de riqueza absurda sobrevivente eu não sei o que é concentração de riqueza eu vou te explicar agora olha essa notícia aqui do rádio agência 10% mais ricos concentraram 51% da renda em 2022 isso quer dizer que os 10% mais ricos do Brasil possuem 51% da riqueza do Brasil você consegue ver isso os 10% mais ricos do Brasil tem metade do dinheiro do país inteiro e disso tudo 37% é das mulheres ou seja a maioria de homens né a pesquisa indica que os 10% mais ricos concentraram 51% da renda total do Brasil em 2022 já a metade dos declarantes representam pessoas com menor renda que detém 14% do total de ganhos em relação à riqueza que soma bens e direitos declarados no Imposto de Renda a concentração é ainda maior os 10% mais ricos concentram 58% da riqueza nacional outro dado mostrado no estudo é que quanto maior a renda maiores são as despesas dedutíveis caso você não entenda de Imposto de Renda as despesas dedutíveis são despesas que você consegue apresentar na declaração e você não é cobrado por isso você recebe um desconto por isso que é despesa médica despesa com dependentes com a Previdência enfim o Distrito Federal é a Unidade Federativa com a maior renda média do país equivalendo a mais de 14. 000 por mês por pessoa cara você chega perto de ganhar R 14$ 144. 000 É surreal né É surreal a gente pode ver aqui em 2021 tá a gente vê que aqui nesse primeiro gráfico é a população do Brasil a gente vê que em vermelho são as pessoas Miseráveis ou seja em 2021 50% da população do Brasil é considerada miserável aqui os mais pobres em 2021 40% era considerado pobre aqui a classe média 9% e os mais ricos 1% você pode pensar sobrevivente eu entendi é ruim aqui 50% da população do Brasil Ser miserável mas faz sentido 1% ser mais rico né Porque rico é raro mesmo é difícil ser rico mas aí a gente vem pra segunda parte do gráfico que mostra a riqueza no Brasil quem é miserável tem 0% de riqueza no Brasil quem é pobre que tá aqui em amarelinho tem 21% da riqueza do Brasil quem é 9% aqui a classe média detém 31% da riqueza no Brasil e quem é rico tem metade da riqueza do país inteiro você consegue entender a seriedade disso você consegue entender como isso é surreal de existir quem é rico 1% 1% mais rico tem 50% de toda a riqueza do país e você provavelmente você tá entre pobre e miserável aqui olha o que que sobra para você é revoltante né olha o que que sobra aqui para você cara será se você tá aqui no 0% me diz tem como ficar feliz com isso outro gráfico aqui pra gente analisar a sobrevivente mas eu não gosto de gráfico é importante que você entenda aqui ó a gente vê que as classes d e e ou seja as classes mais pobres tem é 28% da população isso aqui esse gráfico acho que eu anotei o ano aqui nesse gráfico aqui a gente vê a distribuição ó de classe D que tá com 28,8 e tem uma renda média de R 862 a classe C que é 27 das pessoas tem uma renda domiciliar ou seja uma renda de todas as pessoas da casa de cerca de r$ 194 quando a gente fala da classe c aqui que é 20% da população tem uma renda domiciliar média de r$ 200 e aqui a gente vai pra classe B2 B1 e depois a classe A e aqui no gráfico a gente consegue ver a questão financeira afastando um pouco aqui do gráfico a gente consegue ver como uma pequena parcela chega até o topo enquanto a maior parte do gráfico fica aqui embaixo Sinceramente eu cara isso me dá depressão ficar pendo essas coisas e quando eu digo isso não é um discurso anti rico tá eu não quero que você odeie quem é rico mas é para você perceber que chegar nesse patamar é absurdamente difícil beirando impossível é você perceber que se alguém consegue concentrar muita grana e tem gente que vive na miséria alguma coisa Tá muito errada é nesse momento que eu critico duramente o capitalismo e vem gente me encher o saco achando que eu tô sugerindo que o Brasil se torne comunista socialista aí é uma falta de inteligência absurda eu posso criticar o sistema atual eu quero apenas que ele se torne menos pior ah mas aqui não existe capitalismo ah pelo amor de Deus vamos lá o segundo ponto do Por que não dá para ganhar dinheiro no Brasil é por conta dos Altos impostos que pesam mais para quem é pobre Eu lembro que a primeira vez que eu ouvi que os impostos pesavam mais para quem era pobre eu não entendi muito bem di como é que vai pesar mais para quem é pobre se quem é rico tem mais dinheiro faz mais compras enfim o que acontece é que os impostos que são altos aqui no Brasil eles pesam mais para quem é pobre porque a maior parte desses impostos é cobrado em produtos e serviços básicos ou seja comida energia e transporte e quem é rico acaba sentindo indo menos porque ele não gasta todo o salário nessas coisas enquanto quem é pobre cara usa Praticamente tudo que tem para poder sobreviver por exemplo para você ter ideia quando o arroz tá lá com o imposto café café tá caro por conta do Imposto Ele custa a mesma coisa para todo mundo só que quem ganha pouco isso é isso é quase o salário do cara isso conta muito no salário da pessoa já quem tem muito dinheiro cara para quem é rico dane-se se Aumentou a gasolina dane-se se aumentou o café para ele não faz diferença nenhuma reama Claro mas não faz diferença para quem é pobre 30 centavos a mais na gasolina é um absurdo qu é pobre r a mais no arroz é um absurdo quem é rico Tanto faz você pode até rear mas tanto faz entendeu se você é rico você não vai passar fome porque a gasolina aumentou centavos Então se cada vez o pobre é mais atolado de imposto como é que o dinheiro pode sobrar para ele fazer algum investimento para melhorar de vida me diz me diz também Haddad se o pobre at a lado de imposto como é que ele pode conseguir melhorar de vida se tudo que o pobre consome tudo inclusive até o que ele não consuma ele paga imposto como é que você vai mudar de vida como é que você tem mobilidade social é um absurdo isso outra coisa que te impede de ganhar dinheiro no Brasil é a tristeza pelas falsas Promessas de enriquecimento eu vou ser bem sincero com você a vida é uma merda tá E aí você pensa cara R 10.
000 por mês resolveria minha vida você coloca isso na cabeça R 10. 000 por mês R 10. 000 por mês e minha vida vai ser melhor R 10.
000 por mês e e cara eu vou conseguir comprar tudo que eu quero mas aí o que que acontece você coloca tanto esse negócio na sua cabeça que você começa a ver nas redes sociais o Fulano que ficou rico com marketing digital você começa a ver nas redes sociais quem ficou rico com o YouTube você começa a ver nas redes sociais quem ficou rico com Tigrinho com gatinho com calanguinho Mas isso é uma ilusão por exemplo aqui nos vídeos eu divulgo o curso do Lucas do YouTube sem mimi e também O Viajante eu divulgo esse curso aqui em que ele ensina todo o caminho para você ganhar dinheiro com YouTube todo o caminho para você ter uma renda extra ou ganhar bastante dinheiro até inclusive caso você tenha interesse você pode digitar o cupom sobrevivente aqui e levar o curso pela metade do preço tá o link tá aí no comentário fixado mas não compra agora tá isso aí você pensa depois o que eu quero te mostrar é que nem o Lucas e nem eu dizemos que você vai ficar rico com o YouTube a gente lida com como se fosse renda extra como se fosse uma renda a mais mas não dá para enriquecer assim tão fácil só que você cai no conto do guru do marketing digital no conto do Tigrinho do gatinho calanguinho isso é problemático para você eu gravo vídeo todos os dias por exemplo no YouTube todo dia todo dia eu gravo vídeo tá e eu não tô perto de ficar rico eu não tô perto de ficar rico de forma alguma mas claro que isso me deu mais Liberdade financeira e no final das contas Talvez seja uma questão de corrigir as suas expectativas quando eu falo que o brasileiro pobre fica triste por conta das falsas Promessas de enriquecimento Você pode até mesmo ficar mais pobre ainda porque você jura que vai ganhar 15 20 30 R 45. 000 por mês porque você caiu no conto de um guru o curso do Lucas por exemplo é um atalho mas tudo que o curso ensina Você consegue encontrar no YouTube só que lá tá o pensamento todo estruturado né para você saber exatamente o que fazer mas tudo tá no YouTube tudo tá no YouTube e eu não falo isso de forma a prejudicar o Lucas porque é uma coisa que ele mesmo fala ele mesmo fala isso entende então as pessoas elas não entram em cursos em treinamentos com objetivo de fazer renda extra com objetivo de melhorar a renda delas elas entram nesses cursos com objetivo de ficar RIC E é isso que eu não entendo cara Se existisse fórmula da riqueza tu acha que alguém ia ensinar cara tu acha que alguém ia te ensinar tu acha que se alguém soubesse a fórmula secreta para ganhar R 80. 000 por mês essa pessoa ia vender curso tu acha mesmo tu é inocente desse jeito é claro que curo te ajuda mas você achar que vai ganhar R 80.
000 pelo amor de Deus a sobrevivente mas o meu primo Francisco fez e conseguiu parabéns pro seu primo Parabéns ele é a [ __ ] de uma exceção você consegue entender isso ver essas promessas de enriquecimento te desanima cara quem fica rico com internet é exceção e detalhe tá a internet é uma ótima fonte de renda Isso é verdade eu vivo isso mas separa o joio do trigo eu conseguiria por por exemplo viver só do que eu faço online mas eu moro em cidade pequena mas eu não tenho um curso de vida alto entende a diferença entende fico com raiva porque vocês não entendem isso você fica o tempo todo A então eu vou estudar marketing digital Caramba você faz um treinamento você compra pirat sei lá o que que você faz você baixa no telegam não sei o que que você faz você vê lá o pensamento você vê lá o curso de alguém treinamento de alguém e e e fica na esperança de ganhar muito dinheiro é renda extra é renda extra dá para ganhar dinheiro mas não dá para ficar rico como o carinha tenta te vender no carrão dele se eu vejo um guru num Carrão Ah tô na minha BMW eu já vejo que é um enganador cara aí todo mundo que faz isso errado eu não sei eu não tô dizendo que é todo mundo não tô totalizando ninguém mas se o cara precisa explorar toda uma estética de riqueza toda uma estética de Ai meu Deus como eu sou rico como eu moro no exterior ai como eu sou lindo cara você você o teu tico não conversa com Tec você não percebe que isso é para te enganar não eu sei que a pobreza te revolta e você fica chateado e você quer ganhar dinheiro mas pelo amor de Deus não seja inocente tô falando para você não comprar curso não eu mesmo indico um curso Mas compra o diabo do curso com a expectativa correta seja que curso for não cai no papo de de coach bicho enfim o quarto motivo que te impede de ganhar dinheiro aqui no Brasil também é o foco que o nosso maravilhoso governo tem em assistencialismo e não em uma ajuda genuína o governo por exemplo foca em oferecer ajuda como programa social né Bolsa Família e tal e mais uma vez Já gravei sobre bolsa família eu não tô falando que é um programa terrível que não presta mas entenda essa crítica antes de vir aqui nos comentários e me encher o saco certo o problema não é ter assistencialismo o problema é não resolver as causas que levam as pessoas à pobreza e ficar dando bolsa esmola o tempo inteiro eu não sou contra o bolsa família eu sou contra ter o Bolsa família e não dar a mínima pras causas que realmente geram a pobreza ajuda assistencialismo Tem que existir mas tem que existir da forma correta com mínimo de inteligência de quem governa a gente mas a gente é governado por gente estúpida a gente não tem educação de qualidade a gente não tem saúde de qualidade a gente não tem emprego decente a gente não tem segurança mas a gente tem um Bolsa Família Ou seja a gente oferece dinheiro pras pessoas mas a gente não dá o básico que elas precisam para elas por conta própria por exemplo crescerem na vida é dar o peixe e também dar a vara lá ele né mas o que que as pessoas fazem dão só o peixe ajuda para quem é mais pobre é importante o bolso à família é importante só que sem soluções de longo prazo muita gente continua presa nessa situação Sem chance de melhorar de verdade é tapar um buraco com fita adesiva cara O problema é que o bolsa família e os programas assistencialistas são usados de forma eleitoreira ai mas é por o Lula o bolsonaro também os dois são estúpidos o bolsonaro por exemplo criticava o bolsa família bolsonaro atacava bolsa família por achar que o pobre não gosta de trabalhar aí a gente vê o bolsonaro antes das eleições ele vai lá e aumenta o bolsa família porque será né Será se é porque ele se compadeceu de quem é pobre de olho na urna bolsonar aumenta o bolsa família é boa notícia para 14 milhões de pobres e confirma erro do governo de sair do investimento social de 300 bilhões para zero absoluto na pandemia ó meu Deus bolsonaro como ele é lindo e bonzinho né aí o Lula ganha e o durante o governo após bum com bolsonaro lula faz pente fino tímido no Bolsa Família benefício terminou 2024 Com 20,8 milhões de famílias 1,2 por menos que no ano anterior no fim de 2018 que eram 14,1 milhões mas houve alto em 2022 aí chega nosso Presidente corta corta corta corta corta Lula corta 325. 000 do Bolsa Família em um mês e economiza 274 milhões e eu aposto que antes das eleições ainda vai aumentar o valor do Bolsa Família ainda vai aumentar o número de famílias que vão receber o benefício e vai começar também o discurso a favor do pobre você consegue entender isso a gente não foi feito para crescer no Brasil quem é pobre e miserável tem ajudazinha lá mas o que é necessário para que a pessoa cresça e ganhe dinheiro de verdade não é oferecido é por isso que tem gente que chama de bolsa esmola porque acaba sendo uma esmola para quem é pobre sem resolver o problema de quem é pobre o quinto ponto aqui que você que faz você não ganhar dinheiro é a economia do nosso país e essa parte aqui cara pelo amor isso aqui me tira do sério eu já vou arrancar meus cabelos aqui nesse vídeo você tá vendo isso daqui isso aqui é a dívida bruta do governo geral ao longo de 2024 isso aqui é o ano de 2024 inteiro de Janeiro até Fevereiro essa linha aqui laranja é a dívida bruta em Reais certo então a gente vê que a dívida bruta aqui ó só sobe só cresce só AC e aqui a gente tem a proporção do PIB PIB tá sempre aqui na mesma tem alguma pequena variação aqui mas tá praticamente no mesmo nível sobrevivente eu não sei o que que é dívida bruta não sei do que que você tá falando o que que isso significa o seguinte a dívida bruta do governo é o quanto o governo tá devendo de dinheiro juntando tudo que ele pegou emprestado ao longo do tempo sobrevivente o governo Pega dinheiro emprestado pega tá ele pega esse dinheiro para pagar compras para fazer obras para cobrir o que falta quando ele gasta mais do que ganha tá E aí é como a dívida como a sua dívida tá com un Bank só que imagina Isso numa escala muito maior esse gráfico aqui mostra que o país o nosso Brasil está gastando muito mais do que ele pode cara pela primeira vez na história a gente ultrapassou os 9 trilhões pela primeira vez a gente chegou aqui nesse patamar a nossa economia não tá boa a nossa economia não está boa tem alguns poucos pontos positivos mas que acabam não virando benefício na mesa de quem é trabalhador na mesa de quem é pobre esse outro gráfico aqui é o gráfico do risco Brasil isso no ano de 2024 também é um risco bem variável mas olha como é que terminou Olha como esse gráfico é crescente sobrevivente não sei o que é o risco Brasil é o seguinte o risco Brasil é quantos investidores Confiam que o país vai pagar as dívidas se o custo Brasil tá alto se o risco Brasil tá alto como a gente viu aqui que está alto sim é porque o Brasil parece mais arriscado para quem investe isso faz os empréstimos e investimentos ficarem mais caros agora se o risco for baixo quer dizer que o mercado confia mais na economia e o país paga menos juros para pegar dinheiro emprestado mas aqui a gente vê dois índices que são preocupantes a dívida bruta só aumenta e por isso o taxade quer colocar tanto imposto quer conseguir tanto dinheiro de qualquer jeito para ver se isso aqui diminui e ainda tem que lidar com o mercado que não confia no que o governo tá fazendo como é que você pode enriquecer assim como é que você pode ter uma vida digna no Brasil assim com tudo isso em jogo então sobrevivente se a riqueza é um mito no Brasil se eu não vou ficar rico mesmo eu tenho que me acomodar sendo pobre sobrevivente é isso esse vídeo todo é para você mostrar para mim que eu tenho que ser pobre e não vou conseguir mais sucesso na vida cara não é não é você deve procurar melhorar de vida Mas isso não vai acontecer da forma Coach ai eu vou acordar às 5 da manhã para ter o meu dia produtivo ai vou malhar [ __ ] [ __ ] vou malar fod para ver se eu fico forte a eu só vou vestir roupa preta porque eu não vou escolher a gente gasta cérebro não na hora de escolher outra roupa essas coisas elas não são inúteis mas pro seu enriquecimento não vale de nada mas você cai em papo de coach você cai em papo de influencer Ai Olha a rotina que fez o Steve Jobs ganhar três meu ovo não teve rotina que fez isso não todo mundo todo rico que você paga pau cara ou foi apadrinhado ou já veio de família com condições aqui no Brasil você só pode se tornar rico se você nascer Numa família rica Se você casar com alguém rico se você mexer com coisa errada se você entrar pra política que a gente vê aqui que acaba sendo também mexer com coisa errada ou empreendendo que é a última opção Ah entendi sobrevivente Então esse vídeo é para você me incentivar a empreender Não é não eu não estou falando que quem empreende enriquece até porque o que não falta é empreendedor pobre no Brasil tá vendo esse cara aqui vendendo água ele é empreendedor tu acha que esse cara aqui fatura 25. 000 por mês não empreendedorismo pode de te enriquecer Mas significa que vai não eu só estou dizendo que as poucas pessoas que enriqueceram no Brasil e não nasceram de famílias ricas claro né enriqueceram através do empreendedorismo Eu recomendo que você empreenda online eu recomendo inclusive o YouTube é o curso que eu divulgo inclusive mas o YouTube não é a única forma de você crescer financeiramente tem outras formas de trabalhar com a internet também você pode ser freelancer pode trabalhar com dropshipping com venda de curso como afiliado com trabalho remoto enfim tem várias opções para você fazer fazer isso significa que você vai enriquecer dificilmente sendo bem sincero eu diria que não é quase impossível mas você pode pelo menos melhorar de vida você conseguir ganhar atualmente R 10.