Salve salve família, bem-vindos a mais um Flow. Eu sou o Igor. Hoje eu vou conversar com o Raul Sena, cara. Investidor sardinha o canal dele, né? >> É isso. É isso aí. >> Sardinha porque é uma um peixinho e você quer passar a imagem de que você é um uma sardinha dentro de um tanque de tubarões e a sardinha é muito mais inteligente. Tô brincando, tô brincando. [risadas] >> No mercado financeiro e fala que investidor sardinha é um investidor pequenininho, né? Então, é como se fosse um time de futebol chamado Pernas de Pau. É uma
piada com um jargão de mercado financeiro que é quem não sabe investir. >> Então, tem muita gente que chega no teu canal justamente porque não sabe investir, né? >> Por isso investidor sardinha. >> É um excelente nome no fim das contas, Né? >> E já tinha uma busca no Google, né? Só fiquei com ela para mim, então consegui substituir ali. Eu fiz pensando no se, cara. >> Tá certo, cara. Bom, eu já vi isso daí antes. Teve uns que eu vi e não rolou muito. Por exemplo, eu lembro de um que eh me chamou atenção
que era do era um podcast do Leon e da Nils que o nome do podcast deles era Quero ouvir porque eh Quero Ouvir podcast, tá ligado? >> Mas eles foram mais audaciosos do que eu acho. É porque eu fui um pouco mais e tranquilo. A palavra investidor Serginho, ela tinha umas buscas ali de árias, umas 3000, 4000 buscas. Eu pensei, se eu conseguir virar o sinônimo disso, né, eu vou conseguir pegar todas essas. Mas era uma palavra pequena. Acho que se fosse uma coisa muito mais ampla, sei lá, ações, eu não conseguiria. Se o canal
chamasse ações, não ia rolar, mas É um nicho menor, né? >> Malandramente. >> É, malandramente. Ali eu fiquei com E o pior é que hoje em dia, cara, boa parte das pessoas nem sabem o que que significa mais o jargão e sabe o que significa o canal. >> Suponho, eu suponho que as pessoas acham que você é o sardinha e daí você é o investidor sardinha. >> Sim. E eu recebo todos os insultos por isso. É porque aí todo mundo, quando o Cara tá falando, os caras mais antigos de mercado, quando eles estão falando, não,
o investidor sardinha que não sabe de nada, é o cara pensa, tá falando de mim. >> Entendi, [ __ ] Entendi. [risadas] >> Pô, qual é, cara? O Raul é gente boa. Ra >> é gente boa, porque isso acompanha o cara, ele não sabe de [ __ ] nenhuma. Isso [risadas] acontece muito isso aí. >> Bom, antes da gente continuar esse papo aqui, é, deixa eu falar para vocês dos Parceiros, estão, do parceiro que tá com a gente aqui hoje, que é a KTO, cara. E bom, a KTO é uma plataforma de jogos de bet,
né? E é muito importante que você entenda, primeiro de tudo, que não é um jeito de você ganhar dinheiro, tá? Primeira coisa. Agora, se você sabe o que tá fazendo e curte esse tipo de coisa, cara, KTO é o melhor lugar para você se divertir e adicionar uma camada de emoção ao teu evento esportivo. Então, você tá assistindo lá um jogo do Mengão, por exemplo, né? Eh, eu espero que você esteja assistindo o jogo do Mengão. Eh, você pode apostar lá no Mengão e tem várias ferramentas dentro da KTO, lá na plataforma que que é
o que fazem da da KTO o melhor lugar para você. tem um monte de eh promoção, dá para você criar inclusive a tua própria múltipla, porque tem várias ferramentas dentro da plataforma lá também. E como eu falei, promoção, cara, como a chance extra. Vamos dizer que você apostou no Não, no tá, você apostou no São Paulo e o São Paulo perdeu o jogo. Cara, e a KTO, ela te devolve até R$ 25 para você tentar de novo dentro da plataforma lá, tá? Eh, lembrando, gente, mais uma vez, não é um jeito para você ganhar dinheiro,
não é para você se divertir, tá? para você usar o dinheiro ali que você usar para se divertir. E se você acerta eh os teus palpites lá, você ganha pontos na liga do milhão, que é o maior campeonato de apostas do Brasil, Tá? Então, cara, se você gosta, sabe o que tá fazendo, é responsável, é maior de 18 anos, a KTO é a tua casa de apostas, tá bom? Vai lá. E bom, se quiser mandar uma mensagem pra gente, tem o Live Pix aí, né, Dian? Tem o Live Pix aqui, ó. Tem o QR code
bem aqui, tem também aí na descrição e você pode mandar umas mensagens pra gente. O Jeanzão vai escolher as cinco melhores aí e a gente vai ouvi-las aqui no final do programa. Então, sei lá, faltou falar De alguma coisa aqui, você tem uma dúvida específica, fica à vontade. Essa é tua chance, meu irmão. Manda uma mensagem aí para nós que o sardinha tá aqui para responder nós. Tô, tô aqui, tô aqui. [risadas] >> Cara, é bom para começar, tu ficou bom de mexer com grana a partir do YouTube ou tu foi estudando? Da onde essa
referência? Porque porque assim no brasileiro não é muito, não tem o perfil muito de investir, certo? Eu não sei se Isso tem mudado ao longo do Não é um perfil mesmo de investidor, >> mas não tem assim, se a gente comparar, por exemplo, com a sociedade americana, tem uma percentual muito maior de pessoas que investem lá do que aqui >> a metade da população contra 4%. >> Exato. Aqui a gente tem, eu suponho, olhando para esses números, eu suponho que a gente tem aqui uma um dos principais motivos para isso rolar é que a gente
ganha menos dinheiro mesmo, né? E eu diria que talvez um segundo motivo é um total desconhecimento do que tá acontecendo lá. Mas eu queria ouvir de você, cara. Por que que a gente investe? Por que que o Brasil como sociedade investe pouco na tua opinião? Olha, quando você pega os números, né, da população brasileira, 98 milhões de pessoas vivem, recebem algum tipo de benefício do governo. Então, já inviabiliza a gente chegar no número de 50% de investidores. Se eu tenho que, se O governo tem que dar dinheiro para alguém sobreviver, já ficou complicado. Boa parte
da população brasileira ganha um salário mínimo. Quando você fala de um salário mínimo, se o cara consegue sobreviver, eu já acho que é [ __ ] o cara já devia me dar aula de investimento. Eu não sobrevivo com um salário mínimo. Então, >> acho que esse é o principal ponto, né? Quando a gente pega o Brasil e olha a renda, não tá em condições de investir. É claro, tu vai ter uma simplificação das pessoas falando, ah, falta de informação, falta de conhecimento, cara, você pode ter todo o conhecimento do mundo. Se você tirar todo o
meu dinheiro, eu não tenho como investir também. Então, assim, se você pegar e me colocar para ganhar um salário mínimo, eu não invisto mais nada. Ainda tô devendo sei lá quanto por mês, porque eu gasto tipo 20 vezes isso. Então, como é que eu vou fazer algum tipo de Investimento? Acho que esse primeiro passo, né, da cara uma sociedade muito muito ferrada assim pelo sistema e o cara paga ainda 30 40% de impulso em cima desse dinheiro que já é minúsculo. Então, ah, e eu acho que é isso. Eu acho que tem a ver mais
com a carga tributária e o salário do que, pô, o brasileiro não quer pouca grana mesmo, né? >> É, falta dinheiro mesmo. >> Mas tu conhece o cara que vai lá, que Entra no teu canal lá, que mais ou menos quem que é esse cara aí? >> Já é um cara de classe média e classe média alta. Eu não foco tanto. É, tem muitos canais de investimento que foca, né? Por exemplo, primo pobre, muito bom, muito legal, foca naquele cara, pega na mãozinha do cara que tá começando e tal. O meu conteúdo já é muito
mais técnico e normalmente exige um grau de escolaridade um pouco maior. Então eu pego ali a classe média mesmo, é a Classe média média em diante, assim. Então até o cara mais ricaço atendo muito gente do agronegócio e tal. Então eu pego esse cara que tem um pouco mais de renda assim do que a o trabalhador brasileiro mediano, assim, pega muito funcionário público, médico, desenvolvedor, essa galera mais assim. Tu tem 32 anos, Raul, tu é jovem para [ __ ] Jovem? Eu não sei, mas tô Calma aí, calma aí, calma aí, calmaí. Tu é jovem
para [ __ ] Eh, quanto tempo tá Fazendo isso? >> Nossa, cara, na internet desde 2019, joga aí se anos, acho. >> E antes tu já mexia com dinheiro? Antes eu já ensinava a galera, mas em fórum e numa comunidade no no Facebook chamada Investidores B and Hold, cara. Aí eu tinha uma comunidade lá, a galera tinha comunidade, eu só ficava respondendo dúvida o dia inteiro, então fazia isso de graça, não era meu trabalho, eu era investidor e aí, pô, tentava responder a Galera ali. E em algum momento eu decidi criar um site, cara, que
é o investidor Serginho. Eu criei um site cadastrando o que que as empresas da bolsa faziam, porque antigamente só tinha o ticker, né? Então você vai lá e falar, você pega um código da empresa, você vai investir uma galu e aí as pessoas não sabiam que a empresa fazia e comprava ela. Eu achava isso um delírio. Aí eu escrevi sobre o que que cada empresa fazia. Começou assim meu Trabalho. >> Por que que isso é um delírio? Assim, em geral, eh, tem algumas coisas que, bom, eu não sou desse mundo mesmo, inclusive eu acho que
é uma parada que eu tinha que solucionar. Eh, eh, mas assim, eu tenho algumas, eu lembro de um, eu tenho um amigo que o pai dele muitos anos atrás, assim, o cara fala: "Não, meu pai tá tranquilo, pô. Meu pai tá, meu pai põe dinheiro lá na Petrobras lá, qualquer coisa lá, tá? Tem um dinheiro Lá. É, >> é o que eu quero dizer que tem umas empresas que elas estão no imaginário popular como empresas que são boas empresas de se investir, né? Eh, então não me parece muito, pelo menos assim, com galera com pouca
informação, não me parece muito improvável que alguém invista em alguma coisa por causa da onda, por causa do da do hype de certa forma ou até por conta de uma reputação que aquela pessoa ouviu falar sobre Aquela empresa ali. Mas por que que tu achava um absurdo o cara investindo as paradas que ele não sabe nem o que que faz? >> É, cara, porque no geral você vai perder muito. Olha o que que você tá falando. É só você se ouvir. Que que você acha um absurdo colocar dinheiro? >> Parece um absurdo, né? nem o
que que é. Então, >> mas é muita gente que faz isso, cara. >> Ah, cara, na época, acho que hoje em Dia, não sei, mas na época era 90% dos investidores pessoa física, assim, e o cara não tinha a menor ideia. Não existia essa de o cara saber dados de uma empresa, o cara pesquisar quanto que a empresa lucra ou quantas vezes lucro. A galera só ia lá e tratava aquilo como: "Ah, eu tô investindo". Só que não tava investindo, o cara tava colocando dinheiro em ações. É muito diferente assim, sei lá, o investimento não
é uma coisa você coloca dinheiro em algum Lugar. O investimento é uma coisa você fez uma análise e toma decisão racional. Quando você vai investir num projeto aqui dentro do Flow, por exemplo, você vai olhar lá, [ __ ] uma audiência, quanto que eu consigo tirar de retorno com aquilo, dá para pagar os funcionários e tal. Na bolsa você tem que fazer a mesma coisa, só que você tá analisando uma empresa que você não cuida. Então é muito pior, né? Porque aqui pelo menos você manda. Se você Falar assim: "Ah, eu quero agora tirar cinco
maluco daqui, você tira empresa de bolsa". Não, que quem decide é a equipe lá, os acionistas majoritários e tal, então você tá na mão dos outros. Acho que o mínimo que você tem que fazer é uma análise ali e tudo. Aí eu comecei fazendo isso e aí como era muito difícil explicar isso em texto, um dia assim, cara, eu comecei, eu gravei um videozinho e tal, falei: "Ah, vou mandar pro cara aqui". Porque eu, eu tava Tratando com o cara, perdão, eu eu vou vou te chamar de burro, mas eu tava lidando com um cara
que ele tinha uma incapacidade de entender o que eu tava escrevendo, cara. Aí eu falei: >> "Alérgico ao conhecimento". >> Totalmente. Aí eu falei: "Cara, eu vou gravar um vídeo e mostrar para esse cara". Quando eu gravei o vídeo, eu vi aquele, a galera gostou muito, deu like para [ __ ] A galera da comunidade, né? Era do Álvaro essa comunidade, Inclusive ele tem um canal também. Eh, e aí, cara, eu olhei aquilo, falei: "Cara, que legal, né, velho? Gravei um vídeo aqui para explicar o cara, os caras gostaram assim". E e essa eu tô
falando o lado romântico da coisa. Além do que eu trabalhava com internet, bastidores, eu sabia quanto dinheiro dava e eu sabia que era um caminho para que eu construísse uma instituição financeira, que é o que eu sempre quis fazer, assim. Então, eh, eu, eu encontrei ali o Caminho porque eu tava tentando juntar dinheiro para abrir uma instituição financeira, só que eu não tinha nada a ver com o mercado de investimento, mas eu queria fazer uma instituição financeira, então, um banco. E aí eu falei: "Cara, esse é um caminho talvez um pouco mais próximo, né? Me
deixa um pouco mais próximo do meu objetivo, sabe? >> Quem diabo tem o sonho de ter um banco, cara?" >> Cara, eu desde que eu tenho 19 anos de idade, cara, você vê, o Vandinho tá aqui, ele tá ali na audiência aqui. O Vandinho quando acho que 10 anos atrás, 11 anos atrás, [ __ ] tinha 21 anos, eu virei para ele, falei: "Cara, gente, vou fazer um banco, cara". E e hoje ele é meu sócio, tal, porque foi uma das primeiras pessoas que não achou que esse era um delírio. Eh, todo mundo que eu
falava isso, eu falava em alto e bom som para todo mundo que eu ia fazer um Banco. E e tipo, meio que era absurdo, todo mundo meio que dava risada assim. Mas é porque eu tenho uma uma crença de que o Brasil seria um país melhor se as instituições financeiras eh acreditassem um pouco mais nos empreendedores que querem fazer indústrias. O Brasil é um país desindustrializado. Um dos meios para resolver isso, já conversou com várias pessoas, você conversou com presidentes e tal, a galera fala: "Pô, precisa ser via estado, né?" Mas a gente Precisava ter
uma camada de investidores maiores que topasse o risco de empreender junto com alguém. Venture capital, né? A gente precisa de dinheiro. >> Cara, sensacional. Eu eu tô contigo. Continua. Vai. >> E então assim, eu falei, cara, se eu conseguir convencer as pessoas a investir e a tomar risco, o próximo passo é, cara, vamos agora comprar empresas de empresários que querem Industrializar. E a gente teria um caminho para industrializar o país a partir do mercado financeiro. Eu acho que os banqueiros brasileiros, eles estão muito acostumados a uma taxa de juro muito alta, tão muito acostumados a
não ter que fazer muita coisa e e eles e tudo bem, né? O Brasil é uma das maiores economias do mundo. Esse dinheiro é bom, só que eu prefiro, sei lá, menos de 10% dessa comissão, só que o bolo fosse 30 vezes maior. E aí meu objetivo é esse. Eu queria fazer um banco para que a gente possa mudar a realidade do país. Eu sei, parece que eu sou [ __ ] mas e eu tenho um bom projeto, sabe? Não parece, você ainda mais você tá você tá fermentando essa ideia há 11 anos, >> então
e eu falo para todo mundo, desde a primeira turma da da UVP lá, eu entro todo mundo que entra na escola, eu chego para todo mundo, falo: "Cara, a gente vai fazer um banco." E da primeira vez que ouviram isso, pô, até os alunos Deram risada. E daí nas últimas turmas agora, ninguém ri mais, porque depois que emitiu o cartão de crédito, tal, que a galera fala: "Pô, tá perto". [risadas] É porque antes era um doido. Mas a diferença entre um louco, né? É, e o e o cara que é muitas vezes é visto como
alguém inteligente é algum tipo de resultado. Eu acho que as pessoas conseguiram materializar algum tipo de resultado. Pô, quando eu falei isso a primeira vez, eu não tinha e não Gerenciava nada. Hoje eu gerencio bilhões de reais. Imagina que é tem uma distância entre aquele menino que fala: "Pô, vou fazer um banco e um cara que hoje em dia controla uma empresa, pô, 200 funcionários, bilhões deais ali, uma das maiores consultorias de investimentos do país." Acho que isso é é isso. Eu era meio louco assim, eu sei. É muito absurdo, né? Nunca é bom. com
21 anos tu Mas é que, cara, eu gosto desses dessas metas meio malucas porque são Elas que te empurram no fim das contas, né? Porque, por exemplo, se a tua meta, um cara que que tem a meta, o meu cara, o objetivo da minha vida é ganhar dinheiro, cara, pagar minhas contas e e ficar em paz. A hora que o cara alcança isso, porque dá para alcançar, se tu correr atrás para [ __ ] e tudo mais, dá para alcançar, né? Talvez não todo mundo, mas uma galera consegue alcançar esse patamar aqui de, né? Resolver
o problema ali da grana de casa. Quando Alcança isso daí, o que que vem depois? Tu pensou, sonhou meio baixo, tá ligado? >> É, não. >> E o que? E um cara sem o sem um um motivo para ele se movimentar, ele tá meio [ __ ] Aconteceu comigo. Tô falando isso porque isso aconteceu comigo. Teve um momento da minha vida que, [ __ ] eu tava fazendo umas live lá no Facebook e de repente eu não tinha mais que pagar a parcela do carro porque tava quitado, porque eu tinha que já Tinha feito as
paradas, já tinha resolvido tudo, tava sobrando dinheiro para eu guardar e tal. Eu, fodeu. E agora? E agora o que que eu faço, mané? [ __ ] E agora? E agora? Por isso que parte desse sentimento resultou no flow, inclusive, >> cara. E e eu tava, enquanto a gente tava lá embaixo, eh, vai parecer que é puxação de saco, mas não é. Eu vou explicar, vou chegar no raciocínio, mas a gente tava lá embaixo, eu falei: "Cara, o Flow muito provavelmente um dia vai ser, sei lá, maior que a Globo, eventualmente, sim, por conta do
da idade média da audiência da da Globo. Essas pessoas vão ficar mais velhas, eventualmente vão falecer e você tem um público com uma audiência maior que vai ter crescido te ouvindo. Vocês estão tanto na primeira camada ali, na geração Z e até a geração mais jovem que essa e tem uma galera que já é mais jovem que te acompanha. Então, por sucessão Natural, em algum momento vai ser isso. E daí a gente entrou aqui e é tipo uma casa com uma [ __ ] de coisa bagunçada na entrada. Aí eu fiquei assim, [ __ ]
os malucos são donos do, provavelmente do maior conglomerado de mídia de 2050. E é isso aqui, é uma casa e tem uma galera ali embaixo. Aí eu fiquei pensando, eh, o Brasil, ao mesmo tempo que a gente não tem eh as mesmas oportunidades, não tem vent capital e tal, se você pensar bem, as frutas estão Muito baixas. Olha o que que você conseguiu construir. Você vai falar assim: "Não é porque a gente é [ __ ] para [ __ ] Não tô dizendo que não seja, mas também é fruto da incompetência dos pares. É fruto
do do resto do mercado, dos dinossauros do mercado que controlam muito dinheiro, deles não terem enxergado essa [ __ ] no começo e ter parado com isso. Eles podiam ter de parado, eles não precisavam ter deixado ser tão longe. Eles podiam ter comprado No começo. Não, mas podia ter comprado no começo. >> Não, mas comprar, destruir é melhor, >> não é? Porque você compra para destruir. É a Mas se destruir sem comprar é melhor. >> Mas é porque chegou num dia, deve ter tido esse dia na vida, sempre tem esse dia em que vocês estavam
ali, cara, vocês tinham um projeto, mas vocês tinham medo ainda, porque tem uma hora que você não tá ricaço, você não tá Cheio de grana, sabei o quê. E deve ter tido um dia que vocês estavam com medo para [ __ ] que tava muito barato para acabar com essa [ __ ] É, é que o cara chegasse e fala: "Cara, você não quer um programa na Globo larga? É isso?" Você ia falar: "Porra, dentro, você ia falar." É porque tem um momento que você não deu certo ainda e que e é esse o a
janela, cara que eventual hoje você não vai conseguir refletir sobre isso mais porque agora, pô, você já não tem mais Medo. Você construiu esse negócio desse tamanho. >> Você tá errado. >> Tô errado. Por quê? Eh, porque eu sou maluco, entendeu? Eh, eu sabia que isso aqui ia dar certo desde a concepção. Para mim era só uma questão de tempo, como foi mesmo, tá ligado? Então, com certeza. A gente teve vários momentos que a gente teve medo, mas não que a gente ia que a gente cor risco de não dar certo. O que a gente,
o risco real Que a gente correu foi de não ter fôlego, de chegar no momento de dar certo. Por eh, a gente pagou para existir dois anos e tal, tá ligado? Pagando para existir. Aquela lembra que eu te falei, pô, tava legal, tava no Facebook fazendo as live, tava com uma grana. Então a gente a gente a gente bancava essa bancava o bagulho aqui mesmo, dois anos e pouco. Eh, para nós era só uma questão de tempo. Isso é maluquí. Eu não sei te falar se eu tinha Assim na minha cabeça sempre fez muito sentido
porque a fórmula é muito boa e é e tinha muito tesão envolvido e quando tem muito tesão envolvido num projeto que ele tem que [ __ ] então é é são os potenciais se encontrando e doideira pau na máquina, vamos embora. Então eu juro para você, meu irmão, se fosse para fazer algum bagulho na Globo, por exemplo, não ia. Eu até ia, mas não para fazer o flow, para fazer outra coisa. Não dá para fazer o flow na TV. Tipo, eu Não, primeiro que eu preciso de uma janela de tempo que não tem na TV.
Segundo, que eu uso uma linguagem que não combina com a TV, tá ligado? Então assim, e isso daqui é meio que a minha alma e eu eu essa é a parte mais legal do meu dia, tá ligado? poder táar aqui conversando com alguém que eu considero [ __ ] Então, eh, eu sabia que se alguém me oferecer lá no começo, a, inclusive lá no começo tentaram comprar nós, pô. >> [ __ ] é isso. >> Mas eu só não queria ficar de doido sozinho. É porque eu falei que eu queria fazer um branco. Eu só
queria provar que tem [risadas] gente mais Você só caiu no ve >> não somos dois doidos. Eu me identifico quando você fiquei, eu fiquei falando e ficou, todo mundo ia falar assim, a audiência inteira tava ouvindo, falando: "Cara, esse maluco é retardado". Aí eu só queria provar que não sou só eu. >> Claro que não, cara. Tem gente assim. >> Você tava falando do do te do quando você falava para as pessoas que você queria ter um banco, as pessoas te achavam maluco. Cara, quando eu falava para as pessoas que ia fazer um podcast, as
pessoas falavam que isso não ia dar certo, que não dá dinheiro, etc. L. >> E agora o que que a gente consegue fazer? Você olha para esse lugar aqui, não tem nada fabricado no Brasil, quase, sabe? É, é isso. Se pegar tudo aqui, vai Tá escrito made in China. Agora, quantos malucos tem, igual eu e você, que estão dispostos a industrializar o país, cara? Tem um monte. É, é isso que a gente precisa convencer as pessoas. Então quando eu criei o VP, pô, eu creio que essa mentalidade. Falei: "Cara, um dia essa galera vai confiar
em mim para [ __ ] porque eles vão ter confiado o dinheiro deles e vai ter rendido para [ __ ] E daí eu vou virar para eles falar: "Beleza, agora tem mais 200 Malucos igual a mim pra gente multiplicar capital, você vai lá e vai investir e vai dar errado eventualmente". Porque tem um monte de cara igual a gente que não tá disposto a largar o osso, mas o cara vai tentar e não vai conseguir. Mas se a gente conseguir convencer, cara, 3, 4% da população a colocar dinheiro nesses caras, o Brasil vira outro.
E não precisa, não tô falando de eleger presidente da república nem nada. A Gente precisa o seguinte, cara, dinheiro para um cara que fala: "Velho, eu vou construir um microfone desse no Brasil". Esse cara, ele é tão doido quanto a gente, só que tem potencial hoje, sabe? Não tem esse cara só no mercado financeiro ou só no mercado de mídia. Acho que a gente precisa fazer a população entender que esse cara tá se [ __ ] no Brasil. E quando um brasileiro tem que mudar de país para fazer isso lá fora, é um fracasso que
a Gente teve como nação. E é isso que mantém a gente nesse lugar meio merda que a gente tá, sei lá quantos anos, que o Brasil não tem crescimento real, cara. Você pega e analisa assim, não tem crescimento da economia e cada vez mais gente trabalhando em quê? loja de shopping, vá, tal que não tô dizendo que isso é errado, mas isso não vai levar a gente para lugar nenhum. Comprar coisa da China, bugang, e vender aqui, não vai levar a gente para lugar nenhum, sabe? >> Aham. Você tem toda a razão. Mas como é
que convence os caras a fazer um movimento como esse com a Selíica 15%, cara? >> Então, é por isso que vem a parte da da educação, que isso foi o processo que eu fiz inicialmente, porque isso não vai render só 15%. É engraçado que todo mundo fala: "Ah, não, no Brasil não compensa empreender isso." Normalmente o cara que tá falando isso é um empreendedor é muito absurdo isso, né? Porque assim, eh, eu tenho muita vontade de às vezes estar na mesa quando eu ouço um cara falar isso, porque eu falo: "Cara, então fecha sua empresa,
[ __ ] né? Se não vale a pena e eh por que que você tem uma empresa? Por que que é sempre o empresário que tá falando isso? Vira CLT, então, pô, assina sua carteira. Ah, não, aí eu não quero." Então é muito fácil, esse lugar é muito confortável. Esse lugar de, pô, empreender no Brasil é impossível, é Difícil para [ __ ] a gente não tá conseguindo. Tá bom. E e você faz o quê? Ah, não, sou empresário. Tem que parar de desacreditar as outras pessoas. Elas também têm direito de tentar, sabe? Ah, não.
É difícil, pô. É difícil. E vai ser difícil sempre. E foi difícil pr mim, foi difícil para você, mas não deu certo, não funcionou. A gente não ganhou grana pr [ __ ] Você quer voltar assinar a carteira 10.000, eu pago para esse salário. Não quer. Ninguém quer, pô. Por qu? E aí, como é que a gente fica falando que a gente empreender é difícil? Então, é difícil, [ __ ] Difícil é esse CLT, pegar ônibus 5 da manhã, pô. É difícil pr [ __ ] você acorda 5 da manhã. >> Não, >> eu também
não. Eu também não. Ó que coincidência. A gente não pega ônibus lotado 5 da manhã e tal. Mas a gente pode falar que empreender é [ __ ] no Brasil, pô. Pagar umas guias é difícil, Burocracia do governo, etc. Mas muito pior do que isso, [ __ ] é você não ter perspectiva nenhuma, você não conseguir, sabe, pensar em alguma coisa mais que isso. Então essa esse foi o not, sabe? É isso que eu queria quando eu comecei a fazer o que eu fiz. Eu ainda quero. Eu não cheguei nem 1% do que eu preciso
para eu considerar que a UVP fez alguma diferença no país. A gente ensinou, sei lá, 50.000 pessoas a investir e tem essa mentalidade hoje. Agora a gente tá Procurando os projetos. Acho que a partir do ano que vem a gente deve começar a procurar esses projetos pra gente fazer investimento, colocar essa galera, fazer umas rodadas. Galera, mostra para mim um projeto de industrialização. Não precisa, eu não tô falando que eu vou mudar o país inteiro, sabe? Mas eu acho que se a gente tiver essa visão, eu começo a fazer diferença, porque outras pessoas vão querer
me copiar. Eh, é, é isso que funciona, Sabe? O cara vai olhar e falar: "Caralho, o Raul tá ganhando um dinheiro muito fácil, eu vou fazer também." E daí vai vir mais gente querendo vent capt, etc. Porque startup hoje em dia virou sinônimo de piada, né? Desempregado. O cara que põe estatupira no ninguém é porque não tem emprego. Antigamente você acreditava nisso, hoje em dia ninguém acredita. Porque tá, cara, era umas coisas que não fazia nada. É um monte de prestação de serviço chamado de empresa. Isso não é empresa, a gente precisa de indústria, coisa
gigante, negócio legal, sabe? >> Interessante. É bom. É, é o lance dos startup, das startups dos startupeiros, realmente tá uma, é, eles estão meio embaixo agora, né? Não é mais, não tem mais aquele mundo de dinheiro que tinha para esses caras, né? Porque no Brasil nunca chegou a ter. E e olha que que louco, né? Se você olhar hoje, o cara tem a história lá do do Pedro Franches, O Henrique do Bugraz, os caras que fundaram a Brex, né? São bilionários. Você imagina que esses caras estavam no Brasil, velho? Eles estavam aqui do nosso lado
de São Paulo. Os caras fundaram lá para Garme, venderam a empresa sabe bilhão e e aí eles tiveram que se mudar pros Estados Unidos para entrar na lista da FOBS como os caras mais ricos. Você não acha lastimável que a gente tenha perdido dois dos melhores cérebros do do mundo? Talvez esses caras Estão lá agora gerando dinheiro pros Estados Unidos porque não dava para fazer aqui. Quando você vê ele dando entrevista e tal, você tem ele dando entrevista. O moleque tem 29 anos, velho. Construiu um império, 19 b sei lá, de patrimônio. Você olha para
aquilo, você fala: "Caralho, cara, esse cara tava aqui, esse cara, por que que a gente deixou esse cara embora?" Não dá para continuar isso acontecendo, sabe? Igor, eu fico pensando, velho, por que Que a gente tem que ficar só esperando isso da política de algum lugar? A gente tem que fazer alguma coisa. Se esses caras continuarem indo embora, a gente nunca vai sair do lugar, velho. Se todos os gênios brasileiros tiverem que ir embora ou entrar no mercado financeiro, que não gera e uma industrialização, não gera quantidade de empregos necessárias, porque hoje em dia o
que dá dinheiro no país, sei lá, você pega 10 maiores fortunas do país, seis é banqueiro. >> E eu vivo disso também, mas eu tô dizendo, a nossa parte tem que ser menor. Eu não tô eh dizendo que não deve existir, que não é importante o mercado financeiro, mas a nossa fatia do bolo tem que diminuir um pouco. Eh, é isso que é o importante. fatia do banco tem que diminuir um pouco e a gente tem que ter mais indústria, mais geração de emprego, porque isso gera gente de qualidade, sabe? É isso que eu fico
pensando. >> Mas >> emprego bom. >> Sim. Pra gente fazer isso daí a gente eh eu acho que tem alguns trens que já passaram, né? Tipo, não dá pra gente fazer qualquer >> qualquer projeto de indústria no Brasil, de industrialização aqui no Brasil. Acho que a gente devia est pensando no que que no que está no que é futuro, né? Então, ah, aqui esse que é um grande um grande problema também. A gente já Perdeu vários bondes aqui. Não dá mais pra gente, >> não dá >> fazer, sei lá, dá pra gente fazer, dá pra
gente competir com um carro, por exemplo, no Brasil. >> Não, nem elétrico. A China pegou elétrica e motor já era. Motora, combustão, já era lá fora, né? É, não dá. >> Então, que tipo de industrialização que tu propõe? Ah, mas a gente tem que Começar de algum lugar, mesmo que a gente comece com aquilo que é a agroindústria, vamos começar a industrialização de alimentos, a gente tem o a matéria-pra mais barata, tá tudo aqui. Agora no Brasil hoje para você pegar e vender soja direto pra China, você paga zero tributo. Se você transforma em óleo
de soja que tributa. Acho que a gente poderia começar com um programa de incentivo a a industrialização da agroindústria, que Acho que é o básico, sabe? Estão fazendo agora um projeto lá em Goiás, que é o trigo do do serrado. Isso é um projeto massa. A BRAPA, né? Foi uma empresa, poucos poucos investimentos que o Brasil fez, todos deram certo. Todos. Se você pegaera, em BRAP, etc. dos pequenos investimentos assim que o Brasil colocou em alguma coisa e ficou gigante. Se você pega mesmo empresas corruptas do Brasil, eu falo esse exemplo para as pessoas entenderem
o quanto investimento faz Diferença. A Odebrecht, o que que ela tinha de diferente das outras construtoras do mundo? Investimento, não é? E aí o que que ela fez? Ela conseguiu ter obra em 16 países. Cara, tudo corrupto, tudo errado. Não tô e elogiando os métodos, mas olha o tanto que deu certo, eh, o tanto que os caras conseguiram expandir, né? eh, geraram bilhões e bilhões e bilhões. Então, acho que eh tá faltando no Brasil uma pequena quantidade de dinheiro. Quanto que Custou para fazer o flow, por exemplo, cara, perto do retorno que você gera de
imposto hoje, eh, compensa. É isso que eu tô falando. E e tem caras com esse potencial. Acho que não é, não tô falando pra gente copiar a China, copiar os Estados Unidos, etc. Acho que a gente precisa olhar hoje para quem tem coragem de industrializar coisa no Brasil e oferecer grana para esses caras para que eles sejam minimamente competitivos, porque eles não são. O cara tá com uma Taxa de juros na China lá 3%, taxa de juros dos Estados Unidos 4, a gente 15. Só que se você ficar com pedaço do equity desse cara, se
a gente usa o mercado de capitais de maneira inteligente, se esse cara vende um pedaço dele da empresa, é zero a a taxa de juros, porque é o cara vira dono de um pedaço do negócio, sabe? Tem esse caminho. E e eu acho que e dá para fazer. É isso que eu tô falando. Não é impossível. Eu já convenci um monte de Gente que dá. Se você perguntar hoje quem quer investir na, [ __ ] vai um monte de gente quer. Então o, a única coisa que eu preciso aprender é fazer e as pessoas que
confiam em mim confiar em outros caras que t o mesmo potencial. Tá cheio de cara com potencial no Brasil. Acho que é é isso que a gente precisa fazer as pessoas entenderem. >> Tu que vai fazer a curadoria desses caras, mané? >> Cara, quem faz é o investidor, acho. Acho que eu posso apresentar os projetos, mas quem tem que clicar no botão é o investidor, né? É, acho que cada um tem que fazer análise de risco, etc. Mas a gente pode dar voz porque eu tenho mídia também. Então posso chamar o cara no programa, falar:
"Cara, apresenta aí seu projeto você conseguir captar, beleza". Sabe? Acho que é isso. Acho que é esse o caminho que a gente quer fazer. >> Entendi. Entendi. Bom, cara, eu tenho, Eu tenho, o Jean tava falando com você antes de começar aqui, que a gente tem um amigo que é CFO e ele ouve você para [ __ ] E o Jean falou que acordava te ouvindo lá, né? E bom, então tem um perfil, esse o Bruno, que é esse cara que eu tô falando, ele é muito nerd de grana, no sentido de sabe o que
fazer com a grana. Quando eu vou falar, quando quando a gente foi falar assim, não, pô, tem que eh arrumar, pô, tenho que prestar atenção No meu dinheiro aqui, cuidar, não sei que ele, ó, se você for fazer essa [ __ ] aí com alguém que não seja eu, vou ficar puto, tá ligado? Então, ele é ele é ele é nerd, ele manja desse bagulho aí, assiste tu lá para se manter atualizado também. Eh, esses caras que que gostam muito desse tema, que tão inclusive te assistindo lá, eh, o que que qual que é qual
que é o principal conteúdo que eles estão procurando? É porque tu faz atualização Do que tá acontecendo o tempo inteiro, >> cara, porque tu tá, tu falou que tinha uma galera ali que o nome do bagulho é investidor sardinho, os cara pequeno, mas o Bruno, por exemplo, ele já manja, entendeu? É outra parada, >> tem três públicos principais. Então é assim, tem uma galera, eu tento pegar a galera pelo humor também, então tem um programa todo domingo que é o Júlio da Bolsa, é um programa de humor, de piada, cara. Basicamente eu tô, eu pego
o Cenário político econômico e conto ele, só que fazendo piada com todo mundo. Eh, sei lá, se o Lula fala uma cagada, eu usou o Lula, usou o Bolsonaro no mesmo episódio. Isso funciona porque atrai ódio também de uma parte da galera que é muito apaixonada por política. Eu tomo pau dos dois lados. E aí obviamente todo mundo esse vídeo você vai compartilhando porque o cara pega aquele treixo ali, compartilha com o amigo dele para sacanear. Pô, o cara gosta para [ __ ] Do ele manda, olha, eh, zoando piada. Eh, e aí é isso.
Então, brincando com a careca do Chandão, as coisas assim meio eh de humor mesmo, no tom político, humor, mas é, você mantém bem formado, só que sem ser chato. >> Esse é um público grande do canal. você tem um público que o cara busca, eh, ele tá buscando, eh, chegar na na classe média ali, é a minha menor parte do público, mas é o cara que tá, poxa, eu preciso descobrir alguma forma de Crescer na minha carreira, alguma coisa nesse sentido. Eu fui executivo durante muitos anos, então eu faço um pouco de conteúdo voltado para
para, pô, como é que você sobe na carreira mesmo. Eh, ensino mesmo, cara, como é que funciona estrutura de empresa. Ah, o mas vou ter que puxar a saco dos outros, vai. Daí eu explico como é que funciona isso, como é que faz isso da maneira inteligente. Isso é uma uma grade que o cara tem que fazer. Se você quiser crescer na Carreira de executivo, se você quem não puxa saco, puxa carroça. Acho que é esse o o ponto central da coisa. E aí eu explico um pouco disso. Então isso que entra um pouco de
mentalidade, talvez, mas é uma coisa prática. Não faça conteúdo tipo coach, você sobe na montanha para gritar. É uma parada meio, cara, você vai chegar no seu expediente amanhã, vai seguir essas três atividades aqui, vai melhorar, sabe? E funciona. Porque eu fiz isso na minha vida, né? Pô, eu cheguei lá, eu tinha 19 anos, virei diretor de um jornal, pô. e não era meu pai que era dono, então eu sei fazer isso. Eh, pode criticar os métodos, os resultados, não. Então é um conteúdo. Daí tem um conteúdo muito técnico de investimento, que é muito provavelmente
o que o Bruno eh gosta mais, que às vezes que eu pego uma coisa e, pô, explico a cozinha porque eu tenho uma plataforma de investimentos, eu vou lá e mostro, [ __ ] olha como é que a Gente arranca dinheiro. E aí eu explico do jeito e eu mostro tudo. Na na minha empresa, tudo que a gente faz é em público e, cara, eu não tô nem aí, eu mostro mesmo que vai me ferrar, sabe? O que que ferra? Olha, ah, consultoria é bom, é melhor do que assessoria. Depende para quem. Se o cara
pega uma consultoria e enfia todo seu dinheiro tesouro, você li você paga fi. Aí eu lá e explico isso. O cara vai ficar pagando valor anual. Nem sempre é bom. Às vezes Os caras estão te sacaneando e eu mesmo uso esse mecanismo. Então eu falo: "Pô, só paga se me quiser, porque eu te expliquei como é que é o golpe aqui, né?" E eu vou lá e explico isso. Então, nas minúcias, isso é uma coisa que a galera gosta muito. Eu sempre fui muito transparente com relação ao que a gente faz, assim. E aí tem
um quarto conteúdo que é cara beabá ali para ensinar o cara a investir. Mas tudo isso, cara na prática é para tentar levar o cara para Dentro da escola. Porque quando eu levo o cara para dentro da minha comunidade, primeiro a gente tem um faturamento, óbvio, né? O slogan da VP é lucros abusivos. Eh, então o cara começa a me dar dinheiro, tem que pagar. Quem quer ter rir tem que fazer rir. É a primeira regra do capitalismo. Você não pode ensinar capitalismo para alguém falar: "Não, eu só tô aqui pelo propósito. O propósito é
o [ __ ] O propósito é dinheiro na conta". Então, leva o cara Para dentro da comunidade. Ali dentro ele aprende, pô, de verdade, e ele começa a fazer parte da comunidade onde ele tem ali todos os outros produtos, porque na verdade ele me paga para virar meu cliente em outros produtos, que é o cara do agro que é gigante e tal, e ali dentro tem uma rede assim, seguro, tudo quanto é coisa, tudo que é de mercado financeiro, se envolve dinheiro, a gente resolve. Então, conta pra PJ, qualquer coisa tá ali dentro. Ou seja,
eu vou Abrir uma instituição financeira com CAC negativo, cara. Para um cara atrair um cliente para dentro de um Banco Itaú na vida ali, por exemplo, um Banco do Brasil e tal, o cara tem que gastar R$ 400 para cada abertura de conta. >> Não VP é o contrário. O cara me paga 3.000 para virar meu cliente. Então isso que a gente criou. E aí eu mostro pros caras, olha e aqui dentro ainda valeu a pena para [ __ ] para você, porque tem tudo isso aqui e fez sentido, né? Porque Eu te mostrei todas
as formas, te ensinei a investir e tal. Então, o que a gente acredita é num jogo de transparência, assim, basicamente é esse o formato aí que o cara se aprofunda quando chega nesse quanto mais transparente, mais autêntico e mais falar a verdade, menos dor de cabeça tu pode, tu tem chance de ter no fim das contas, >> a gente precisa ter noção, a gente vai lá e falar: "Cara, se você quiser pedir O dinheiro de volta para pedir também, [ __ ] É, não, não é um problema. É, cara, você fizer até o final, não
valeu a pena para você, pede o dia de volta, não tô nem aí". Então, acho que foi isso que fez crescer na prática, porque a gente tem um um jeito de comunicar que eu não trato a pessoa como se ela fosse idiota. Eu acho que simplesmente por isso. Eh, o investidor Serg é um canal que não te trata como se você fosse idiota. Eh, tipo assim, eu nunca tô e Mesmo quando eu tô fazendo alguma coisa que não é 100% boa para você, eu tô te falando, cara, é, me [ __ ] mas me avisa,
tá ligado? Eu acho que é isso, a relação boa é isso, um brother seu, cara, às vezes vocês podem ter algum conflito, alguma coisa, o cara chegar para você e falar: "Cara, Igor, você vai comprar meu carro aí, mas [ __ ] tá com a bateria zoada?" Legal, você pode comprar o carro sabendo que tá com a bateria zoada, não pode. Pode fazer um bom negócio ainda assim. Agora, se o cara é seu amigo e não te fala que a bateria, >> [ __ ] E aí o mercado financeiro nunca entendeu isso, porque o mercado
financeiro ele acredita que é melhor você levar o cara na na engambelação. E eu descobri que quanto mais transparente, mais escroto eu era com a relação à transparência, cara, maior ficava. Tanto é que eu bato todo mundo em visualização, [ __ ] meu canal faz 8 Milhões, 7 milhões por mês, cara, é impressionante. São números que me chocam. E a única diferença é essa, cara. A gente mostra a gente bebendo, o povo faz programa e tal. Não tem. Eu sou um ser humano normal que tô tentando construir uma instituição financeira. E ia convite pra galera.
Vou bora. Cara, a mesma coisa que vocês fizeram aqui. Acho que é é por isso que eu gosto do Flow, né? Eu tava falando, você falou que eu tava fingindo que eu assisti o programa, Assisto o programa para [ __ ] Porque eu acho que vocês construíram com a galera, cara. Toda vez que vocês iam mudar qualquer coisa, vocês chegavam e perguntavam, sabe? Sempre foi isso. Então vocês criaram a comunidade. As empresas tradicionais elas vão perder para comunidades. Porque você chega aqui e fala: "Cara, o cara não tá vendo um podcast, ele tá vendo, pô,
a parada que ele construiu junto com o Igor ao longo desses anos. Ele passou pelas crises, Pelo nabo, teve que te defender. É quando, pô, dá merda, o cara tá lá, [ __ ] olha a merda que os caras fizeram. Aí o cara tem que ir lá e te defender. Pô, gosto muito de você, mas olha a merda que a gente fez e tal. E o cara se sente parte daquilo. E e eu acho que todas as empresas do futuro vão ser isso, enquanto antigamente as empresas falavam: "Ah, não vale nada um negócio que tem
uma imagem de alguém muito forte". Eu acho que na nossa geração só Vale as empresas que tem um cara gigante por trás e que tem um rosto pro cara culpar, tipo Muskal. interessante, porque eh me parece que é por aí mesmo que a gente tá caminhando, sabe? Em alguns lugares tem alguma eh vai tem alguns eventos que eu vou, os caras me convida para falar e eu falo exatamente isso e um exemplo que eu uso direto é o da Carla da Simed. >> [ __ ] ela é fod, >> tá ligado? Por quê? Porque ela
pôs uma Cara na Cimed, né? Então minhas filhas conhece a Carla da Simed. Isso é maluquice. >> Mas você é doido de de indústria farmácia. Você tá falando, cara, você tá falando de indústria química. É é um negócio assim, ó. Sei lá, o cara fabrica remédio e você conhece >> e carmed >> e e não assim, mas aí isso foi a a jogada de marketing genial, né? Para colocar na na coisa das pessoas. Mas Quando você pega essas empresas hoje e antigamente você falava: "Não, empresa só tem valor quando você tira, descentraliza da figura e
tal", cara, pelo contrário, olha só, vai mudar qualquer coisa na OVP. Um banco normal, o cara tem que mandar 2.000 avisos, fazer sei lá o que, o [ __ ] qualquer instituição financeira, a mesma coisa. Eu entro numa live literal, é isso. Eu entro numa live e falo: "Galera, a partir de tal dia, a chinela vai cantar Aqui e agora funciona desse jeito". Todo mundo, "Bô, beleza, entendemos, né?" E, e todo mundo entendeu na hora e funciona. A mesma coisa que aqui, cara, deu qualquer coisa, você fez lá seu vídeo, pô, nabo, imagina aquilo numa
empresa global de comunicação, seria uma crise, tipo assim, que você não ia conseguir resolver desse jeito. Você tem que gastar milhões de de marketing com a galera dando avisozinho da, sabe, toda hora e recall de de compra de carro, tá Ligado? Você tem que gastar milhões fazendo aquilo. Você chegou aqui, foi uma conversa sincera ser cagaço, né? [ __ ] gente, é isso, né? Fizemos tal merda aqui. Pera aí, me ajuda que fodeu. Então assim, aquilo isso é incrível e é por isso que tem tanta força. É por isso que, cara, é incopiável. Eh, é
esse que é que é inopiável que não tem como copiar você. >> Ah, não tem como copiar eu. >> E a mesma coisa, o Steve Jobs já fez Isso lá atrás, né? É engraçado como todo mundo acha, ah, o Steve Jobs era uma entidade e tal e fala: "Ah, mas se esse cara morrer, você tá em risco". Pelo contrário, aí que agora a marca vale, porque ele não pode mais falar merda. Eh, eh, morto. Você pode falar assim disse Steve Jobs. É, agora [risadas] então a gente vale mais morto do que vivo. Porque você vai
falar, [ __ ] de acordo com a filosofia de apresentação de programas de Igor 3K, é assim que se Faz perguntas. Aí, você nunca disse isso, mas vão dizer que você >> já pensou, cara? >> Vai ser isso, >> [ __ ] >> Vai ter um cara sentado na mesa aqui do Flow falando, [ __ ] assim como dizia Igor, não sei se vocês se lembram naquele tempo. É isso, cara. Daqui 50 alguém me citando daqui a 40 anos, tá ligado? >> Vai isso, >> cara. Mas vai ser real isso. Em 2070 vai est um
cara aqui sentado falando, pô, o Igor, nosso fundador do projeto, né? Ele acreditava nessa filosofia e você vai, tá bom, você não pode negar. É, é. E aí você vale muito mais porque não tem como, entendeu? O cara falar que você não disse. >> Bom, tomara que minhas filhas fique bem, então, né? >> Vão ficar bem para caral. Só não vender, né, as ações. Ficar assim. >> Pois é, só não vender as ações, né? Mas isso daí é uma outra parada que, ó, por exemplo, a gente aqui, nunca teve dinheiro de ninguém também, cara. Aqui
é só >> só de vocês mesmo. >> Só nossos. >> [ __ ] Ô, isso é [ __ ] Isso é respeitável, não é? Então, >> difícil, >> cara. Difícil. E eu acho que o mais difícil é dinheiro dos outros, Sinceramente. Porque imagina se aqui agora tendo que dar satisfação para três, quatro malucos quearam. >> Pois é. Não, já tive, já apareciam infinitas propostas nesse sentido aí. Infinitas é [ __ ] mas várias propostas nesse sentido aí. E a minha avaliação é sempre, é sempre assim, é sempre essa que é, cara, eu não preciso de
um cara aqui para me cobrar relatório todo mês, mano. Ou a cada três meses me cobrando relatório, desse cara. Se for para Chegar alguém aqui, tem que ser alguém que chegue para somar, >> não tem que ser audiência, cara. É esse o lance. Se for para ter esse cara, é vender 10% pra audiência, velho. Porque ninguém entende melhor do que quem tá assistindo essa [ __ ] sei lá quanto tempo. Cara, você quer, vamos supor que vocês quisessem dominar, vamos comprar, você tá falando que não encaixa na TV, mas se você comprar uma TV, talvez
encaixe, que ela é sua. Então você fala, Velho, vamos fazer a contramão do mercado, vamos voltar, tem um canal TV. Tô falando só uma ideia, é horrível essa ideia, mas é só nesse sentido, cara. 10% aqui vamos vender para vocês e a gente compra a rede de TV ali e a gente consegue agora abrir. Cara, eles que tm que comprar, sabe? Porque quando o cara é sócio também, ele tem um cu na reta também. Se se ele ficar falando mal do programa, ah, ele vai criticar o programa, ele tá perdendo dinheiro Também. Então, todo mundo
começa a auxiliar, sabe? Eu acho que eh quando a UVP for ter sócios, eu quero que seja, pô, a galera que construiu comigo, sabe? Empatia, porque dá, eu acho que é isso que a gente tem que convencer agora, o mercado a fazer, cara. É o que que o cara ganha investindo numa coisa que ele não sabe nem o que que é. Tem que investir no flow que ele sabe o que que é. Tem que investir em coisas que ele acompanha, sabe? A gente tem que Convencer essas empresas a buscar o mercado de capitais para que
sejam os próximos bilionários. Acho que é esse o lance. Eu eu sonho muito, né, cara? Eu sou um cara. >> Não sei, cara. >> É porque eu fico te vendo, eu não sei o que você tá pensando. Sua cara é muito enigmática. Não sei se você tá pensando assim, [ __ ] eu convidei um maluco com muitos problemas pro >> Não, não, não, não. Pelo contrário, Assim, eu fico o o que me, eh, não é impressiona, mas o que chama minha atenção é que tu me parece ser um cara que, bom, sabe, entende profundamente o
que tá falando. Eh, pensou nas coisas, nas possibilidades que tem em volta do que tu tá falando e enxerga uns caminhos que a maioria das pessoas não enxerga. Por quê? Não, provavelmente não tem o teu, a tua a tua história, a tua base, a tua, o que tu sabe. E também não tem muita coragem No fim das contas, tá ligado? >> Precisa dar um pouco de coragem. >> Precisa, mas é é isso que o Brasil tá precisando, né, cara? Nos últimos anos, eu acho que o que faltou no brasileiro, a gente foi aguentando um monte
de coisa. É só isso e tudo. >> Mas a gente é, esse é o brasileiro, a gente aguenta um monte de coisa o tempo inteiro. >> É nada, é uma hora esse o negócio explode. É, é isso que Olha assim, ó. O Brasil nunca teve estabilidade por mais de 30 anos, não. O negócio tá, a chinela, tá perto de cantar. Então é, o Brasil ele vai aguentando, aguentando até não aguentar mais. Você pega todas as revoltas que estourou. A gente é um povo brabo, cara. Se você pegar e analisar ao longo da história, não tem
essa calma toda, não. É porque você tem gerações e gerações, mas a panela de pressão, ela vai pegando pressão ali até que as coisas estoram. O Brasil mudou, o Brasil ficou independente, né? O Brasil eh fez, [ __ ] tirou o rei querendo ou não, beleza, não concorda com o golpe, mas acontece. Eh, eh, o país não tá sempre numa linearidade, lembra que a gente era uma colônia, né, uma colônia de um país europeu e hoje em dia a gente tá entre as maiores economias do mundo. Onde é que tá Portugal entre as maiores economias
do mundo? Não tô vendo. Então, não é assim. É porque a gente gosta muito de enxergar o brasileiro como esse Povo manso, como esse povo não hostil. Tudo bem, como é que a gente ficou com metade de um continente sendo a galera mais tranquila da vida? É isso. A gente é o melhor de tapinha nas costas do mundo. [ __ ] põe a gente na ONU, então. Não para abrir, põe pra gente para cuidar, né? Porque então a gente é [ __ ] Não é assim. Foi muita bala também. É, é porque hoje em dia
a gente perdeu essa memória, a gente perdeu os valores da da civilização ali brasileira de modo geral E a gente tá sem heróis. Acho que é isso. As pessoas não têm em quem se inspirar. A gente a gente apagou nossos heróis, sabe? A gente pegou e falou: "Todo mundo é canáhaa, todo mundo é caná, todo mundo é caná". E também tem uma dificuldade que os nossos heróis eh depende de quem tá falando quem são os heróis, porque o cara ele pode olhar para um cara que para um para um um personagem ou para uma uma
figura que para sem que sempre teve um um jeito de Olhar e agora a gente coloca em cheque esse jeito de olhar e olha de outro ângulo e aquele cara é um filha da [ __ ] >> Então o que que acontece? Eh, depende do meu viés político, inclusive os heróis do passado, porque >> mas todo mundo é assim. É porque esse é um problema. O problema do Brasil é ficar falando demais sobre essa parte. Porque assim, se eu te falar que um cara acordava e e bebia o whisky com champanhe da hora que acordava
e fumava O dia inteiro até a hora de dormir e que foi esse cara que resolveu a Segunda Guerra Mundial, é o Churchill. Você pode contar só essa parte. Você admira um bêbado? Alguém admira um bêbado? Não, o Church não é nada mais era que um bêbado, né? Mas isso a gente não conta. A gente vai lá e conta a história dele a partir da guerra e tal. essa ótica. A mesma coisa a gente foi fazendo com o Brasil. Só que agora qual que é o problema? Você olha para a criança, a Gente tem que
aprender a mentir, cara. O brasileiro vai ter que voltar a mentir sobre os ícones da nação. Porque a gente tá pegando pras crianças e tá falando assim: "Olha, eh, o presidente da República, os dois foi preso, os dois últimos presidente da República." Aí o cara fala: "Porra, tudo bem, não dá para então minha filha se inspirar em virar presidente da República, porque virar presidente da República no país, aparentemente, ia virar bandido. Não dá Para ela querer falar que vai virar uma deputada também, que você fala: "Porra, deputado tal" tal, a gente fica falando o tempo
todo que todo mundo é ladrão e todo mundo é ladrão, todo mundo é ladrão, todo mundo é ladrão. Não é possível que todo mundo seja ladrão de fato, muito provavelmente a gente só tá exagerando. Só que a gente precisa reconstituir essa memória pra gente ter alguma coisa para falar para as crianças, cara. Porque se quando a gente Pega o olha para empresário, se a criança fala que é ser empresário, a gente fala que o cara é bandido. Se a gente fala que o cara só nega impulso, o qu se todo mundo é bandido, a criança
vai crescer e falar o quê? [ __ ] o lance é ser bandido, porque nesse país só funciona assim. Então a gente tem que pelo menos começar a mentir. A gente pode pegar uns caras que morreu há muito tempo e começar a falar que eles era legal. Eu eu acho que esse é o caminho Que a gente precisa, porque se você quem que é o teu favorito desses car, >> não sei, mas qualquer um me serve. Eu tô disposto a mentir por qualquer um que que a gente quiser, sabe? Eh, e em vez de pegar
e falar que eu tô disposto, cara. A gente pode começar a falar que Dom Pedro II é legal pr [ __ ] que [ __ ] era muito fiel as coisas. >> O Dom Pedro Iir, é Dom Pedro Ieo que tem o problema, é o segundo que era. Mas o a gente pode começar a falar que ele era Legal pr [ __ ] A gente tem que falar que alguém era legal. É porque senão, cara, como que a gente vai construir e os jovens, o futuro e tal, se o cara não tem para quem se
inspirar? Porque a primeira coisa que você precisa, você olha para alguém, o cara tá aqui, tá lá na casa dele, né? Daí ele tá lá, tem o filho dele tá vendo, você tá vendo flow aqui, o filho tá assistindo o programa, >> ele tem que olhar para você e falar: "Cara, eu quero ser igual esse cara Ali." Aí se você pega todos os ícones que o cara olhar e falar que quer ser igual, você fala: "Não, o fulano é vagabundo, cara. Fodeu". Porque essa criança, ela vai crescer sem um referencial. Eu acho que o grande
problema do Brasil é esse. A gente tá sem referência, a gente tá sem solo. Porque uma nação que você não tem para quem olhar e admirar e falar: "Cara, isso é admirável, isso é bonito". A gente também fica sem a referência do Que que é errado, porque se você não tem a referência do certo, não tem como você falar o que que é errado, né? Porque precisa desse desse antagonismo. No Brasil só tem errado. A gente precisa de alguém para falar que tá certo. É [risadas] isso. E que todo mundo concorde. Não dá para ser
uma coisa, [ __ ] sei lá, vamos falar do jogo, sabe? Vamos, vamos usar alguém como repar Santos. Acho que o Silvio Santos ele tem uma boa, uma boa reputação Geral, né? >> Se se se a gente acredita nisso, vamos acreditar, vamos manter assim. Acho [risadas] que a gente precisa. É, é isso que eu tô falando. Acho que o Silvio Santos é o Cam é louco, virou empresário. Acho que eu prefiro essa história. >> Uma história ali, né? >> Então, eu prefiro essa. Eu acho que a gente precisa começar a ter essas histórias com mais
frequência para que a Gente crie, né, essa identidade nacional a partir de, [ __ ] no Brasil não tem só bandido, porque não é verdade isso, porque não daria para viver num país onde todo mundo é bandido. Esse negócio que o brasileiro é corrupto, não é? A galera acorda, cara, você pega ônibus 4, 5 da manhã tá lá a galera, a tiazinha indo fazer merenda na escola para alimentar as crianças. Tem a pessoa que vai limpar chão o dia inteiro e vai voltar para casa às 20 horas. Se ela Tivesse coragem de roubar, ela não
fazia isso. Você não vai ver ladrão eh eh entrando no ônibus para trabalhar 12 horas por dia. Então, como é que a gente fala que o brasileiro é corrupto? Corrupto é quem tá falando essa merda, cara. É porque não faz sentido você pegar e distestorcer a realidade. 90% do povo é trabalhador para [ __ ] né? E aí, pô, tem 10% que é um problema. 90, não sei, mas boa parte, mas acho que a maior parte, >> você imagina se a gente tivesse 20% de bandid falando o seguinte, nessa sala tem 10 pessoas, dois aqui
tá tá roubando o equipamento. Não tem nexo, não, não, não, não dá não. Então, você foi roubado os equipamentos aqui já da empresa? Você contratou a galera que levou? Roubaram [risadas] lá na G nunca teve. [ __ ] que merda. >> Mas também você nasceu no Rio de Janeiro, né, velho? [risadas] Brincada. Perdão. Meu Deus, minha boca. Bom, mas é bom. O carioca ele é conhecido por por ser por saber se virar. Mas hoje não é um bom dia para tu mijar nos carioca. >> Não, não era nem bom [risadas] dia, nem para falar isso,
cara. Nunca é um bom dia. Eu odeio programa ao vivo. É sabe? >> Não, mas relaxa, ninguém liga não. Tá tudo bem. >> Liga os cara, galera do teu canal lá é chatona, fica pegando pé. Não é, mas é porque, [ __ ] se quer alguém pega o Corte. Põeis só eu falando isso. >> Pô, pelo amor de Deus. Se o cara tiver maldade de pegar uma piadinha que você fez de direcionada à minha pessoa e inverter essa [ __ ] eu me disponibilizo de te defender. >> Beleza. Então, estamos junto. Vai me defender. >>
Bom, tá maluco, [ __ ] Babaquice do [ __ ] Calma aí, né? [ __ ] [risadas] fodeu. Até me perdi aqui na [ __ ] da linda. Mas você tem razão, cara. Eh, eu Também acho que a gente tem poucas referências, poucos poucos heróis para olhar. Muitos desses foram destruídos. >> Foi nos últimos anos, né? A gente destruiu tudo. >> E dá para dizer que a gente tem alguns mais no geralmente do campo do esporte, né? Porque veja, ser rico no Brasil é feio, né, cara? O, eu acho que o brasileiro até gosta de
rico. Pera, de rico gosta, não gosta de rico que enriqueceu trabalhando. É porque assim, >> é, pô, faz sentido. >> É porque tem umas uns conteúdos na internet que você vê assim falando: "Ah, o novo rico, cara, o novo rico não deveria ser o cara que a gente deveria estar admirando, porque não é o cara que ele trabalhou e ficou rico nessa geração." E aí parece que a gente tá olhando pro contrário, a galera tá falando, "Não, como se vestir como o o herdeiro, né? As por que que você quer ser herdeiro?" Eu não consigo,
Sinceramente, entrar na minha cabeça o cara querer dizer que, ah, não é, vamos admirar o estilo de roupa, o estilo de sei lá o qu do old money. Que palhaçada é essa, cara? Você tá me dizendo o seguinte, mais vale e ter dinheiro que veio do seu bisavô, mais bonito é do que ter aberto a empresa e ficado rico? Que loucura. Eu nunca entendi esse delírio. Tanto é que quando alguém me fala, pô, ah, não é Raul, tem tal coisa de novo rico, fala: "Então vou comprar, pô". É, É, é isso. Eu tô para começar
a comprar umas camisetas escrito Hugo Boss G meio do da pedra, porque se é isso que vai me mostrar, deixar claro que eu trabalhei, eu tô feliz, então. Então tenho que começar com isso. Porque >> Mas tu tem uma apost, >> cara? Não vou comprar. Eu vou comprar, tem que tem que atropelar também as pessoas. >> Que isso, cara? >> É, pô, isso não [risadas] que isso, cara. Atropelar não. Não, >> mas não é coisa de novo rico atropelar. >> É coisa de influencer. Influencer é o quê? nov rico. Olha aí influência nem rico é
cara [risadas] é que o conceito de riqueza no Brasil é um conceito muito abstrato. É sobre coisas e não é sobre quantidade. >> Tem toda a razão. Você tem toda a razão. Inclusive e discorra um pouco mais sobre isso aí, sobre o conceito de rico no Brasil. >> O que que a gente fala assim, ó? Se você pegar um cara, tá andando no trânsito, você vê um cara dentro de uma >> de um carro conversível, vai. O cara tá ali dentro de um conversível >> com relojão, cabelo penteado para trás, camisa cara, né? comprado na
Nicardo Almeida, no shopping. O cara vai olhar para ele e falar: "Porra, aquele cara é rico". >> Uhum. >> "Ninguém sabe, aquele cara pode estar endividado, feito o [ __ ] para ter comprado aquele carro e etc." É que no Brasil a gente considera, tava até lendo o livro do do cara, você leu o coisa de rico do livro, ligado nesse livro aí, >> pô, todo mundo deve estar falando para você chamar o cara, né? Eh, eu acabei de fazer isso ao vivo, mas é que é bom mesmo, livro, desculpa. Eh, e aí, cara, ele
escreve ali sobre isso, né, que é o acesso a essas coisas de rico. Ele fala, Eu acho que ele sintetiza muito bem isso, que o brasileiro ele quer ter acesso às coisas de rico, não necessariamente ele quer ter acesso ao dinheiro, né? Tanto é que você tem uma entrevista muito famosa do Ronaldo, do fenômeno, que muito boa, que ele fala que não tem a menor graça andar de Ferrari na Europa, porque não tem os pobres para ver, né? É, é isso, mas é porque é outro ano, outra geração. Então ele tá falando aquilo ali. Então,
no Brasil a gente avalia se você é bem-sucedido ou não a partir do quão caro os objetos que estão ao seu redor parecem, né? É, é um conceito, não tem nada a ver com dinheiro isso. >> Pois é. E quando na verdade o cara que é rico mesmo, o cara que inclusive o cara que é o o novo rico, o que que ele tá o que que ele tá fazendo então? Porque o o uma dos preconceitos que se tem do, entre aspas, novo rico é justamente o cara parecer e fazer força para parecer Rico. >>
É, mas é porque assim, ó, a gente vem de um país, como é que é isso, ó? Você foi lá, você era uma criança rica? Não, >> eu, >> né? [ __ ] imaginei que >> quem dera, [risadas] imaginei que você não tem muita cara de old money. Quando eu vi você andando descalcinho de short aqui, eu não imaginei que você era old money. [risadas] >> É, eu também nasci quebrado. Daí o que Acontece quando você chega lá na escola e tal, todo mundo quebrado e daí você vê alguém que tem um tênis melhor, aquilo
dá certa visibilidade, né? Dá certo status, todo brasileiro quer parecer rico. A gente é humilhado ao longo da vida inteira, cara. Tiram do pobre no Brasil até o direito de sonhar. Nem sonhar você pode, cara. Você a fam a mãe de pobre, ela é instruída para fazer sonha demais. Não sei se já ouv, você para de sonhar essas coisas que você não É para você não. Você é ensinado desse jeito, cara. A primeira coisa que você faz no dia que você ganha qualquer dinheiro no Brasil é: "Caralho, agora eu posso fazer a merda que eu
quiser nessa porra". Porque a vida inteira todo mundo, seu pai, sua mãe, sua avó, todo mundo falando para você: "Cara, para de sonhar, viaja com isso não, isso não é coisa para você, isso não é para você, isso não é para você". De tanto isso não é para você, uma hora esse troço Estoura, cara. E aí você vai e falar: "Agora é para mim e aí agora vou comprar tudo quanto é coisa". Por isso que todo mundo que ganha dinheiro no Brasil fica gordo, né? Ah, >> pô, vou te falar que quando eu comecei a
a eu percebi que eu tava legal quando uma vez que eu tava com vontade de comer uma parada e é doido, porque assim, nem é, tô falando de coisa de rico, [ __ ] não, mas é que assim, quando eu percebi que comendo McDonald's, por exemplo, não Precisava mais ser um evento, pedir uma pizza, não precisava ser aniversário de ninguém, eu assim, [ __ ] agora eu posso comer o que eu quiser, [ __ ] >> Aí é, aí é a hora que você venceu na vida, né? Para mim, para mim foi a primeira vez
que eu que eu me toquei que, pô, [ __ ] tô num momento legal da minha vida, tá ligado? >> Mas será que não foi mais impactante quando você comprou, tipo, uma casa melhor, um carro melhor, que você falou Assim, [ __ ] que >> cara, sim, mas eu vou te falar que a primeira coisa para mim mesmo que que falou assim, [ __ ] agora foi quando eu percebi mesmo que assim, eu pagar e eu roubar o McDonald's era dava no mesmo, tá ligado? Tipo, como não ia fazer nenhuma diferença para mim pagar aquele
lanche ali. >> Ah, éante, sim. Quando eu me toquei isso nisso daí, [ __ ] Então, pera aí. Tô num momento que eu nunca tinha vivido Antes, tá ligado? Porque até então eu tô falando de coisa pequena mesmo. Começou a ir foi assim, [ __ ] >> Porque eu eu para mim era esse tipo de coisa, [ __ ] Pedi uma pizza era um evento, não era tô a fim de comer uma pizza. Não tem essa, não tinha essa [ __ ] de tô a fim de comer qualquer coisa. Eu ia e nem pensava nisso.
Nem pensava nisso. Papo de vou ali jantar com minha namorada, não tinha essa [ __ ] É, eu eu não fui quando quando eu Fiquei mais jovem, eu já comecei a ganhar >> porque tu é novo, né? Porque tu é muito novo, tu tu ganhou dinheiro novo, ainda mais novo assim, pelo menos esse dinheiro, não dinheiro, mas esse dinheiro, esse dinheiro mais normal. Mas quando eu falo, eu eu sou de uma família que tem muitos membros, né? Minha minha mãe e meu pai tiveram três filhos que então a minha família era maior, a gente não
saía para jantar fora de casa, sabe? A gente fez uma viagem só de família, eh, assim, na vida, que a gente foi pra praia quando eu era bem pequeno, que meu pai tinha ganhado uma grana maior e tal, e a gente foi paraa praia assim, mas eu não me lembro porque eu era, eu tenho foto só, né, a a viagem em família, assim, no geral a gente ia paraa casa dos parentes, assim, viajava de carro às vezes para ir pro interior da Bahia. Minha mãe nasceu numa cidade de Madação Desidéria no interior da Bahia. A
gente Ia para lá, ficava na fazenda e tal. Eh, mas fazenda que você fala não é tipo fazenda. Tu falando, [ __ ] >> E o que que tu foi, como é que tu foi parar lá em Goiânia? Então, >> cara, meus pais eh já vieram pra Goiana. Foi assim, meus dois avôs faziam a mesma coisa. Meu avô ele era, cara, não sei como é que chama, camponês, cara, porque tinha acabado já o regime ali meio de de você trabalhar por comida, mas na prática não acabou. No Brasil durou Muito tempo. Então, meu avô, ele
trabalhava na propriedade da minha avó lá em uma cidade que se chama São Desidério, próximo de Barreiras ali, que é uma cidade até grande do interior da Bahia. E aí, cara, quando ele se casou com a minha avó, eh, a mãe da minha avó tinha a expectativa, ele era peão da fazenda, ela tinha a expectativa de que ele quisesse assumir a fazenda, né? Queria assumir essa fazenda, só que ele era um cara muito orgulhoso, cara. Aí Ele saiu de lá de pau de arara e veio mudar para Goiás sem nada. Mudou para Goiás sem nada.
Ele queria descer para São Paulo, só que aí na metade do caminho tava estavam construindo Brasília, pô, tava rolando uns empregos ali perto e falou: "Cara, vou ficar aqui mesmo". E daí ele ficou lá, então ele ficou em em Goiânia, ali, começou a trabalhar de de orelha, não sabia nem fazer isso, cara, porque para ser pedreiro você tem que ter uma função e Tal. Então, nos primeiros dias colocaram ele numa em Goiás, estavam desmatando o Goiás, né, para poder construir. Tinha até a propaganda flyer da cidade. Venha para Goiás e enriqueça quatro vezes mais, porque
te dava um pedaço de terra, mas não para qualquer um, só se você tivesse terra em outro lugar. Então não rolou para ele, coitado. E daí ele é [ __ ] Mas aí os caras que ganharam essas terras tinham que desmatar ela para poder e plantar e tal. E aí tudo, cara, Fechado, mata fechada. Ele passou dias e dias ali, cara, derrubando madeira sem nem saber se era de noite, se era de dia e ganhando só tipo comida mesmo. Então ele ficou nessa um tempo, depois ele acabou conseguindo virar pedreiro mesmo, tinha sete filhos, sei
lá, acabou conseguindo virar pedreiro mesmo, e daí ficou ali. E nesse bairro que ele morava, chama Jardim Novo Mundo, um bairro mais pobre, meu pai morava ali perto também. E a história do meu pai é Basicamente a mesma, só que em vez de ter vindo da Bahia, o pai do meu pai e a mãe do meu pai vieram da Paraíba. Então eles desceram mesmo esquema, construção de pedreiro. Os dois foram pedreiros a vida inteira. E daí também mesmo esquema, virou pedreira ali e ficou ali dentro. Então aí meus pais eles nasceram nesse contexto, né? Então
filho de retirante, é assim que chama, né? A galera que vem do do do Nordeste. Então eles começaram a trabalhar ali. Meu pai, Cara, ele queria ser artista plástico, imagina ser filho de pedreiro falando que você vai ser artista plástico. Uma [ __ ] >> pô. Imagina para você falar que queria ser investidor, pô. >> É. É, mas meus pais era meio, meu pai era meio comunista assim, cara. Então é, ele achava ma absurdo, pô. Foi o dia mais, talvez maior decepção do meu para a vida. não é investidor. Eu falei que queria ser empresário.
Eu cheguei em Casa, >> te conto agorinha. Mas espau pai juntou dinheiro, >> tipo, a vida toda. Tem um podcast que eu gravei com o meu pai para comprar uma caixa de lápis de corro, velho. E aí falava assim que foi o dia mais feliz da vida. Ele juntou dinheiro, tipo assim, 3 4 anos ali, sabe, da de criança vendendo coisa, chocolate na época da ditadura. Por isso que meu pai virou com isso, que os militar batia nele, que ele tava Vendendo coisa na rua em vez de estar na escola. E daí ele ficou com
raiva e para sempre comeu comum, né? Então juntou o dinheiro para comprar lápis de cor e tal e acabou virando artista plástico. E aí minha mãe, cara, ela trabalhava em escritório e tal, apaixonou pelo meu pai artista, na primeira bimbada engravidou do meu irmão. >> Entendi. >> E daí f vira vida, velho. Foi assim. Daí >> teu pai então em fim virou artista Plástico, >> cara. Virou, mas não deu grana não, né? Artista artista no Brasil se fodeu. >> Tá, mas [ __ ] Virou artista plástico. >> É, ele virou artista plástico. Fato, ele tem
umas telas e tal, mas nunca ganhou dinheiro com isso. E agora que ele morreu, algumas telas tá des falando uma grana, cara. É sacanagem, né? E pior que tô falando, mas tipo assim, não dinheiro relevante, mas tipo 7.000. Aham. Dinheiro uma tela enquanto eu era vivo. E aí ele virou designer gráfico também. E então ele foi isso. E minha mãe era fotógrafa, cara. Minha formou depois de velha, já com 30 e poucos anos ela entrou na faculdade, mas morreu com 40, então ficou pouco tempo. Mas ela foi fotógrafa. Eh, cara, ela fotografou muita coisa assim,
fotografava fazenda e tal. O quê? Achou ela jovem para morrer? Ah, minha mãe morreu, eu tinha 18 ainda. >> [ __ ] cara, teus dois pais, teus pais morreram há muito tempo. >> Meu pai morreu no ano passado. É. >> É. Nesse foi? Ano passado? Não, esse ano, pô. Meu pai morreu esse ano. >> Passado >> foi? >> Hum. >> [ __ ] R, tu fala disso tranquilão. Que bom. >> Ah, cara, é, eu aproveitei muito meu pai assim, porque já tinha perdido minha mãe, então já tava meio traumatizado já. Eu já imaginava que e
que pudesse acontecer. Meu pai era muito boio, meu pai fumava pr [ __ ] e bebia. E tipo assim, todo dia, mulherengo, tudo errado, cara. O símbolo um excelente pai. O >> que que é errado, Raul? O cara tá viviando, [ __ ] >> Não, um excelente pai. Mas eu falar assim, eh, pros padrões sociais vigentes, todo errado. Minha mãe amava meu pai, a vida inteira e respeitou isso Nele. Ele era mulherengo que desde sempre tanto que se separaram, continuaram amigos e tal, mas ele era um cara que, tipo assim, 5 da manhã, meu pai
já com 50 e poucos anos tava na rua. Meu pai teve um filho, meu pai tem uma filha de 7 anos, morreu recente, já tinha uma filha. Então assim, sempre um cara mulherenga. E eu imaginava que ele eventualmente ia morrer, porque, pô, gordão, fumando, bebendo, feita a capivara todo dia. É, é óbvio que, mas Assim, não era uma coisa que ele fazia. sem saber, né? Meu pai era um cara super inteligente e tal. O podcast com ele que eu gravei, eu entrevistei meu pai, eu tenho esse vídeo, acho isso muito massa. Eu tenho a entrevista
com o meu pai assim, e daí é isso. Então eu imaginava já que ele ia morrer. Então aproveitei muito meu pai, diferente da minha mãe, que você nunca imagina que a mãe vai morrer, né? Mas e e com 18 anos, [ __ ] eu me fodi, fiquei morando sozinho. E eu Acho que eu não teria construído nada se minha mãe não tivesse morrido, cara. Essa é uma das grandes coisas que eu fico pensando na minha vida, assim, >> porque >> eu era muito feliz, já tava tudo muito certo, assim, eu gostava de morar com minha
mãe, ficar em casa, eu era meio acomodado assim, eu não era, eu não tinha essa visão de querer ficar ricaço, >> é o sufoco que tira a gente do lugar no fim das contas, >> cara, quando minha mãe morreu, eu acho que mudou tudo na minha cabeça. Foi assim, ó. Eu preciso tr tinha uma banda de punk rock, velho. >> Tá? >> E daí eu gostava muito daquilo e tal. Aí no dia >> que que tu tocava? Era música autoral. >> Eu cantava, cara, é muito ruim, cara. >> Mas era música autoral. Era que infelizmente,
cara, lamentava. >> Mas tu nunca fez uns coverzinho? >> Não, eu cantava música, tô eral artista, pô. Que >> não, brincadeira, só era ruim mesmo. >> Ou seja, você que faz cover, você não é artista. >> É, tô brincando. [risadas] >> Que isso, cara? Olha, olha a raspa que o maluco me deu. >> Brincando. Se os caras encher teu saco da internet, c disso, eu vou lá. [risadas] Ele tá falando isso muito. Ele vai ter que me defender de muita coisa. Então daí, cara, e no dia que a minha mãe faleceu, eu lembro que eu
fui, era isso, trabalhava já no jornal, gostava de trabalhar para [ __ ] sempre gostei. Então, eu tinha programado o jogo, tinha feito servidor pirata de jogo, sempre fui, sempre gostei de trabalhar, Ragnarok, jogo. Ah, tá. >> Sempre gostei de trabalhar e passava a madrugada escrevendo, gostava, sempre trabalhei desde que eu era novinho, assim, eu minha carteira assinada desde Os 15 anos, cara. Eu trabalhei num numa editora de livros. É. >> E daí eu sempre gostava de trabalhar, só que aí eu fazia os shows também. Então eu ganhava dinheiro e eu já investia, mas não
sabia investir, então só deixava dinheiro no banco. Confiei no Brades me ferraram. É, cara, todo meu dinheiro ficou lá rendi 80% da CI, cara, muitos anos. Nossa, que raiva. Aí eu já era de guardar dinheiro, mas não de investir, porque eu não sabia disso. Ninguém sabia No Brasil. E aí, cara, eu fazia show e tal. E eu lembro que um dia assim, logo depois que a minha mãe morreu, tava no palco assim cantando e e me deu um, olhei pras pessoas ao redor assim e daí a galera tudo bebendo e fumando uma coisa e tal
ali aquilo. Falei assim: "Caralho, que merda que eu tô fazendo na minha vida?" Me deu tipo uma agonia, sei lá, a roupa, eu tinha um piercing, negócio. Eu olhei para mim mesmo, eu não sei, cara, deu alguma coisa na minha Cabeça que fez assim, ó, puf, sabe? Virou uma chave. Eu falei assim: "Cara, se eu tenho alguma proposta, porque eu queria que o Brasil melhorasse, etc." Eu falei, cara, ficar tipo vendo a galera fumar e beber mudar o país, sabe? Tipo, eu não tô fazendo nada. Eu eu olhei e falei: "Cara, eu sou um peso
na terra". A minha sensação imediata foi essa. Eu falei: "Cara, eu sou um peso na terra". Tipo assim, eu fico falando mal dos políticos, etc. Mas eu falei: "Eu sou Muito pior, cara". Pelo menos os malos estão envolvido em fazer alguma coisa, né? Não tô fazendo nada, sei lá, eu canto para uma galera ficar loucona e é isso. E eu não senti que aquilo era o melhor que eu podia fazer. Acho que foi isso, sendo e tô sendo gentil com as palavras, >> foi. E daí eu cheguei em casa, tirei os pistos, joguei fogo na
nas camisetas de banda tudo, comprei roupa social e no outro dia, cara, pra frente, um ano Depois disso, eu tinha virado diretor do jornal que eu trabalhava e tal. E [ __ ] minha vida executivo, começou a escalar e tal. Então, eu acho que foi foi >> os cara da banda ficaram puto. >> Ah, nunca mais a gente se falou, cara. Nunca mais a gente se falou. É, ficaram puto também porque, pô, eu virei o contrário do que eu era, né? Sei lá, eu era, pô, o cara que falava o dia inteiro contra o sistema,
tal, que odiava os mercado financeiro e tal, mas eu olhei e Eu falei: "Cara, se eu quiser fazer alguma diferença, vai ter que ser a partir desse sistema, né? Se esses caras que mandam no país, então, pô, viram deles que vai funcionar melhor." >> Eu sou dessa opinião também, irmão, porque que que adianta, vamos lá, tem você tem um temos um problema do tamanho desse que você tá falando aí, que é eh como é que a gente transforma o Brasil num país eh que tem chance de dar certo, né? [ __ ] problema gigante. O
que que tá impedindo isso daí? Tem o tem um um sistema e e falar sistema fica meio etéreo, mas temos um estado que funciona de uma forma específica, >> que é corrompido para >> que é corrompido, que ele é eh parasitado por uma galera por conta da própria forma como tudo funciona, que é eh o jeito que as eleições se dão, o jeito que as propagandas políticas se dão, o a o fato de o cara poder prometer Qualquer coisa na campanha não cumprir, não acontece nada. Tem uma porrada de coisa viciada nesse sistema, né? Que
a palavra sistema é meio fica meio que sistema hoje em dia, [ __ ] sei lá, velho, é meio essa palavra foi surrupada, mas o que eu tava querendo dizer era, sabe, status qu? Sim, sim. Total. E e um problema desse tamanho é não adianta você encará-lo. Tu já jogou RPG? >> Para [ __ ] >> então tá. Não dá para você encará-lo como um berserk, >> tá ligado? Na minha opinião, o melhor jeito de encarar um problema desse tamanho, dessa complexidade, é como um ladino, tá ligado? É o cara que ele é dissimulado, ele
vai ele vai participar daquilo sem participar, manja? E tipo, ele ele entra na coisa, no jeito com a intenção de de certa forma minar aquilo por dentro, não tendo necessariamente destruindo, mas >> mas cara, fazer do nosso jeito, >> mas fazendo alguma coisa que ninguém tá fazendo porque não interessa que essa outra coisa seja feita. Um exemplo claro de algo que eu acho que a gente que que deveria ter muito mais atenção no Brasil e e é um clichê do [ __ ] mas é educação porque sem essa [ __ ] e [ __ ]
que é um projeto de que os caras vão ver resultado daqui a 50 anos. Daqui a 50 anos o cara ele ele não vai votar em você por causa de uma coisa que tu vai Fazer que vai dar resultado por causa de educação, né, cara? Porque quanto mais bem educadas são as pessoas, pior fica pr pro político, né? >> Exato. Eles estão conflitados. >> Então aí aí então na minha opinião, como é que a gente resolveria essa [ __ ] uma porrada de gente comprometido com essa missão, entrando no sistema. >> É isso. >> E
a partir do sistema e usando essa [ __ ] >> e cada um na sua esfera. Eu acho que é é porque quando a gente pensa na lógica de um sistema, de um status qu, parece que a galera se reuniu numa cúpula e definiu que as coisas seriam assim. Não, cara, cada um foi fazendo por si, né, sem um projeto de longo prazo. Cada um foi tomando conta daquilo que era mais importante para si e se beneficiando e votando leis para se beneficiar cada vez mais. E e até que virou isso, essa estrutura construída desse
jeito. A Gente não precisa quebrar nada do que tá aí, não precisa de ruptura, não precisa de nada disso. O que a gente precisa é, cara, essas cadeiras já existem. Se a gente simplesmente começar a ocupar elas aqui, cara, com outra visão, e eu acho que fizeram muita coisa até aqui pra gente também, né? Entregaram um país muito diferente do que pegaram, né? Mas se você pegar o Brasil e voltar para 1930, era um país, cara, completamente vítima da fome. Era um país Completamente caótico. Melhorou, as coisas melhoraram e o país está melhorando. Agora, a
nossa geração, acho que o galera dos 30 até 45 anos, é, é uma geração meia apática diante das coisas. Tanto é que até hoje a maior parte dos polícios são muito mais velhos. A gente já deveria ter tirado esses caras do lugar e ter assumido a posição ali, [ __ ] a gente precisa de político, a gente precisa, né, dos nossos banqueiros, a gente precisa dos Nossos, da nossa geração, vir e falar, cara, como é que a gente acha que as coisas deveriam ser? Eu acho que é esse o o o ponto que a gente
tá agora, né? A gente precisa, pô, precisado de gente de mídia, você tá aí e tal. E a gente precisa começar a dar nossas opiniões e falando assim: "Olha, gente, eu não concordo com isso do jeito que tá aqui. Até aqui vocês foram muito bem. Parabéns, agora vocês tm que aposentar, pô. Entrega a chuteira que a gente Quiser jogar, né? Ah, talvez você sente que a nossa na nossa geração ela foi meio pulada no sentido do debate polí a gente. É, >> tipo, não era comum, era pelo menos assim no no meu mundo era absolutamente
comum o cara falar: "Não, pô, não gosto de política não. Quer saber por a real mesmo que eu acho? A gente foi criado pela galera do movimento hip, esses filhos do movimento HIP, essa galera não queria nada com nada, velho. Nossos Pais, eles não queriam nada com nada. A real é essa. Eles estavam assim, sei lá, eles queriam democracia para quê? Sei lá, eu quero votar. Aí tudo eles, eles queriam uma grande festa. Eles achavam que o mundo é uma grande festa. Daí início de grande festa, grande festa, eles não ficaram muito preocupados com nada
e daí eles entregaram pra gente um mundo meio catimbado, que agora a gente vai ter que fazer alguma coisa, porque pra não fizeram e eh a parte deles, Entregaram esse negócio pra gente. Os políticos eles nos deram a nossa herança. É uma herança maldita esses caras, pelo amor de Deus. A gente não queria isso. Então é é um negócio que a gente vai precisar fazer alguma coisa. Tô falando sério, cara. >> Não, que é engraçado que é verdade. É, >> é muito problemático isso que eles entregou na nossa mão, sabe? E aí eu acho que
uma parte da galera da nossa geração só falou assim: "Cara, essa [ __ ] Não é minha não, cara". Só que início de essa [ __ ] não é minha. É de quem? É tua sim. É >> foi entrando na gente. A gente ninguém fez nada. Pô, isso não é problema meu. Isso é problema de alguém. Alguém tem que fazer alguma coisa. Alguém tem que fazer alguma coisa. Nesse alguém tem que fazer alguma coisa, fica uma terceirização por completo desse problema. E daí o que eu tô tentando falar é o seguinte, gente, esse problema É
nosso. É, vamos pegar um pedacinho pra gente, né? Ó, eu faço aqui no meu sistema financeiro, o Igor faz aqui na mídia. Agora a gente tenta eh fazer os políticos agirem da maneira como a gente acredita e eleger políticos que a gente acredita, porque também não dá pra gente não participar. Se a gente só ficar falando mal dos caras que tá lá e não ajudar a botar outros no lugar também não tem como. Então a gente tem que tentar fazer um movimento para que Esclareça a ideia das pessoas, para que outros políticos ganhem, né? Para
que a gente possa mudar essa galera. Mas tu acha que eh nesse caminho de E eu concordo. Eu o parte do meu objetivo aqui é trazer esses caras aqui para que as pessoas tomem formem suas próprias opiniões sobre o por exemplo o Lula ou Bolsonar. É bom, né? Você faz umas perguntas difícil para político. [risadas] >> Não. E aí? E a e o objetivo não é o Objetivo nunca é distratar o cara que tá aqui. >> Não, não é sempre, mas colocar para responder a real. >> Total. E o que acontece com frequência é ao
não destratar o político que tá aqui, eu me torno o defensor desse político que não é verdade. Mas que a internet também >> é internet também. Mas o o que eu o que eu queria dizer é o seguinte, eh, eu considero que esse é o meu papel, eh, Trocar a ideia com esses caras da forma mais humana possível e a audiência idealmente formaria a própria opinião. No entanto, cara, eh, idiota é a maioria em qualquer círculo, >> né? Então, em qualquer lugar que você for, a maioria será de idiotas. >> Ainda bem. Aqui dentro dessa
sala, por exemplo, olha todos esses idiotas aqui. >> Meu Deus. [risadas] >> Tô brincando, tô brincando. Mas mas o o o arruma água para nós aí. Eh, mas que Acontece, >> você falou aí de putz, a gente precisa aprender a votar e precisa inclusive indicar o o Não sei se foi exatamente o que você disse, mas eh existem, pô, a gente precisa colocar uns caras novos lá. Nesse sentido, tu se sente confortável, inclusive de apoiar um político, cara? Cara, hoje hoje não, mas eu acho que eh ao longo dos anos, quando a gente for construindo
mais massa crítica, quando eu for conhecendo melhor Essas pessoas, eh em algum momento, cara, não só penso nisso, como quero fazer doações de campanha generosas, milhões, tanto que eu puder pela lei, eu quero fazer e quero ajudar. Eh, não, não dá, não tem como a gente ficar nessa de eu lavo minhas mãos. É, esse esse ponto foi que nos trouxe até aqui. É tipo assim, >> se eu não fizer nada, eu continuo ganhando minha grana. [ __ ] tá massa para mim, né? Não é que eu tô ganhando Pouco, são muitos milhões. Se eu fizer
qualquer coisa, pode ser que eu me enxa nesses milhões aqui e que comece a ficar ruim pro meu lado. Mas se eu continuar negligenciando isso, eu vou ter simplesmente feito o que a outra geração fez. Tipo, cada um faz o seu, eu ganho minha grana, me viro nisso aqui e deixo isso para lá. Não pode ser assim. A gente precisa vir para um lugar agora onde a gente tá disputando esses espaços. Oficialmente estamos disputando Esses espaços e a gente tem que trazer influências daquilo que a gente acredita que é importante. Como que a gente vai
fazer isso? Quais coisas que a gente concorda primeiro? Eu acho que é o primeiro passo. Tem coisa que a gente concorda. Concorda que pobre no Brasil paga imposto para [ __ ] Acho que a esquerda, a direita concorda. >> Vamos começar a cobrar isso aí então. Pô, esse imposto sobre consumo, troço tá errado. >> Então a gente pode começar com isso. Tem o Dad defendendo isso, o Paulo Guedes defendendo isso, tal. Dá, eu já falei para eles que se eles não aceitarem dar entrevista falando que eles concordam, eu vou cortar e vou mostrar que eles
concordam. Porque alguém precisa fazer isso, provar que eles estão, [ __ ] vocês estão só discutindo ali para pr para decidir quem vai ficar com a caneta na mão. Para com isso, pô. Tem coisa que vocês concordam. Então tinha que ter um Projeto de Brasil com aquilo que a gente concorda. E aí a gente pode começar desse lugar. Eu quero eh e eu qualquer político que quiser defender isso aí, pegar os conjuntos daquilo que a gente concorda que deveria estar mudando, simplificação tributária, etc. Tudo isso, cara, são coisas que todo brasileiro sabe que precisa. Então,
acho que quando e eu sou liberal, não sou a favor, por exemplo, daad, mas quando ele foi lá e falou: "Porra, tem gente que Não tá pagando o tanto de imposto que deveria. Tem 600 bilhões de empresas ali que R$ 600 bilhões deais de empresas que não pagam imposto. Eu sabendo quanto que eu pago de imposto, eu tô puto, pô. Tem que parar isso aí. É, não dá. Eu quero competir de igual para igual. >> Não quero competir com alguém que vai lá e vota uma lei e o cara não precisa pagar imposto. Eu preciso.
Então isso aí é deboche, pô. Tá de palhaçada. Eh, não quero isso. Aí a mesma coisa, cara. Vamos discutir imposto sobre consumo. Não tá certo um cara ir lá e pagar e o cara ganha R$.000 e e pô, 40% disso sem imposto. Tá [ __ ] isso aí. Vamos criar lá o imposto sobre a renda é o melhor. Não, porque ele imposto nenhum. Mas se a gente tiver que discutir o imposto em cima da renda para que a gente mexa nisso, beleza, né? E e e eu até me comprometo a ajudar a não conseguir fugir
mais, porque eu sou especialista em fugir desse tipo de tributo pros meus Clientes, né? E se a gente discutir uma proposta séria que permita um crescimento do país, cara, é isso. Porque a gente precisa, que os empresários não precisam faturar mais. Pra gente faturar mais, o o pobre tem que ganhar mais dinheiro, cara. >> Exatamente, cara. >> Não tem como. É porque senão vai chegar no >> sen vai faturar mais se tiver mais gente para comprar, [ __ ] Exato. Então o que Eu preciso é mais dinheiro na mão da galera. Imposto sobre consumo. Tá
me [ __ ] pô. Meu produto era para ser 30% mais barato. É só eles pegar e arrancar essa [ __ ] de imposto sobre consumo que eu consigo oferecer o preço. Então eu fico mais competitivo, não é isso? A gente fica mais competitivo com a China, fica mais competitivo com com os Estados Unidos. Então tem umas coisas que é consenso, eu acho, sabe? E aí eu tô tentando eh eu tô tentando resolver Primeiro o meu problema para ninguém falar que eu não fiz minha parte. Então é, pô, vamos lá. Mercado financeiro, eu quero ajudar
a resolver de verdade, sabe? Quero que a gente tenha financiamento para bronze projetos. E aí depois disso, quando eu fizer isso, eu presumo que eu vou ter ganhado muito dinheiro fazendo isso. E daí eu quero colocar minha opinião em outras coisas, sabe? Ir lá e pagar quem concorda comigo. Acho que é esse o ponto Principal. Ah, se o cara tá falando, pô, precisamos melhorar isso aqui, cara, tem coisa que precisa. Não dá pra gente viver num país que você acorda de manhã, cara, e você vai lá e vê todo mundo entrando num ônibus se esmagando,
e o cara não consegue ter uma qualidade nem para poder ir pro trabalho, o cara fica até 19, 20 horas e a mulher não consegue comprar uma casa, velho. Que [ __ ] de país é esse? Não é possível que alguém olha para isso e fala: "Não tem que Fazer nada". Não dá. E e eu acho que já passou da hora da gente começar a levar a sério isso, sabe? Vamos fazer alguma coisa. Eh, e não é com essa galera que tá aí, não tem jeito, sabe? Eles, nem todos, tem muitos que pode ser útil
nesse processo. Mas o que a geração passada nos entregou em termos políticos é 90% é craca. E, pô, craca tem que arrancar porque senão o navio não anda, velho. >> É, >> é craca. E uma e uma craca. E é mesmo isso. Não tem, eu ia adicionar, mas não é craca mesmo. Os caras não entende, não entende o que a gente tá fazendo. Inclusive na internet, os caras não, eles estão inclusive meio parado no tempo. >> Até para roubar precisa e crescer o país, cara. Eles não entendem isso, cara. Vamos supor, os caras estão roubando
ali, ah, alguns algum percentual do do nosso PIB. Pô, se esse PIB fosse quatro vezes mais, você tava roubando quatro vezes mais. Usa inteligência, né? Vamos aumentar para você roubar melhor, cara. Acho que é isso. Não tem que A corrupção nunca vai acabar. Tem corrupção na Alemanha, tem corrupção tudo quanto é lugar. Eu acho que o ponto é até para roubar o cara precisa ter um pouquinho mais de inteligência. Eles estão sufocando a a coisa que eles estão tentando roubar. Não faz sentido. Você não pode sufocar o Dinheiro do cara que você tá tá roubando
ali. Não tem jeito, que senão você não consegue roubar mais, né? Eles chegaram no limite, cara. Chegaram no limite. Tipo assim, ô, [ __ ] a gente pagava de imposto 1980, algo em torno de 17%, estamos em torno de 35. Não faz sentido. É loucura isso, gente, pelo amor de Deus. Eh, eh, tem que ter aqui um equilíbrio para que a gente consiga, pô, vamos voltar aqui a produzir, escalar, crescer, tira um Pouco a mão desse negócio aí, daqui a pouco você volta pegar, não tem problema, mas deixa o negócio crescer, porque roubar antes de
existir não tem como, né? Você pega a galinha ali, você rouba o os ovos tudo, não vira mais. Agora você deixar ali dois para chocar ali para ficar na maciota, vira dois pintins, daqui a pouco tem quatro galinhas, você rouba mais, pô. É isso. Acho que esse é o esquema. É, o político tem que entender isso >> aí. Seu político, ladrão safado. Deixa a gente crescer um pouquinho. Deixa, >> deixa crescer para você roubar, pô. Dá, dá 5 anos de pausa nesse troço, né? Estrutura um negócio legal. Pensa na gente só 5 anos, depois vocês
faz 15 anos vocês de novo. >> Tu pensa tu em se tornar político? >> Deus me livre, cara. Não, eu não quero. É porque eu cara, eu faço muita merda na vida física. Sério, tipo, eu gosto de ir numa Festa, eu gosto de, sabe, beber com a minha galera. >> É. E aí, tipo assim, pô, você vira política, tudo, você tem que dar satisfação, sabe? E tá, >> acho que não combina com >> Mas se tu fosse que tu tem alguma coisa que você faria que assim no sentido de, pô, vou tentar tentaria emplacar uma
PEC assim, tentaria mudar um entendimento assado. Eu >> eu não acho que eh eu tenho reformas mais simples. Eu acho que, por exemplo, a gente tem mais de 500.000 normas tributárias. Uhum. Eu acho que esse seria o primeiro lugar que eu atacaria, porque só de você não ter que ter uma equipe gigantesca de contadores e tal para poder financiar uma empresa, eh, para poder começar uma empresa, eu acho que já gera emprego, já ajuda. E aí no outro ponto, eu acho que o Brasil poderia ter um programa, o Brasil Empresta muito dinheiro para grandes empresas.
Não tô dizendo que tá errado, tá? É importante isso. O BNS tá lá fazendo o trabalho dele, mas se eles pegassem um pedaço dessa grana e colocasse um fundo, por exemplo, para para pô, você pode escolher dois modelos de alíquota. Igor, você vai afundar aqui o flow agora. Você pode escolher não pagar alíquota nenhuma, mas a gente é sócio de 20% da sua empresa, fundo soberano brasileiro, vai tudo para lá. >> Ou né, você pode escolher pagar a líquota de imposto do jeito que tá, porque aí se daria 10 anos, por exemplo, para essa empresa
com o governo de sócio, ele vai pegar o lucro, o percentual do lucro. Você tá dando lucro, ele tá ganhando. Então, em cima dessas pequenas empresas, até você chegar em determinado tamanho, poderia ser assim. E ele poderia criar grades em vez de desestimular o faturamento. É assim, Igor, se você conseguir chegar Nesse lugar, a gente te empresta mais 50 milhões, 20 milhões. Um modelo meio que a China fez ali, só que público, sabe? Pode ser, pode ser concurso, cara. Concurso para empresário. Vamos lá prestar um coiso. Eu acho que isso já geraria tanto emprego, geraria
tanta melhoria que eu acho que seria bom, porque a indústria seria competitiva, zero tributo, né? Pode ser que ela seja competitiva. Acho que a gente tá matando uma coisa embrionária ainda. É isso que Eu tô falando. Acho que o governo eh o governo não é um governo, né? É o país, a união, né, como um todo, ela tem matado os projetos antes deles existirem. E é muito triste isso, porque isso não gera emprego de qualidade, etc. A gente precisa ter gente trabalhando em coisas que, pô, você não quer, porque seu filho vai trabalhar num num
supermercado como empacotador. E 90% dos empregos que o Brasil gera hoje, eu não sei esse dado, tô inventando, mas a Maior parte dos empregos que o Brasil gera hoje é desse tipo de emprego. >> Emprego zoado, emprego de de baixa renda, agora se seu filho fala amanhã para você, [ __ ] comecei a trabalhar num lugar que fabrica aeronave, [ __ ] que pariu, você fala, cara, massa, o cara tem como fazer carreira, o moleque tem como evoluir, eu acho que a gente precisa ter essa perspectiva, é geração de emprego de qualidade que o brasileiro
precisa, eu acho. primeiro lugar, né? Porque é é lógico, a gente pode discutir educação e e acho que a reforma da educação ela é central. Acho que é isso. Só que essa reforma da educação, ela passa por um monte de questionamentos, né? O que que é uma educação boa? Hoje isso não é consenso mais no Brasil, né? Eh, o o os nossos maiores especialistas ali de educação, boa parte deles é você tem críticas a isso, né? O Paulo Freire, por exemplo, ele é indeusado fora do Brasil, mas no Brasil você tem uma Crítica ao método
dele, porque ele era comunista. Então, eh, existe um uma treta nesse aspecto. Então, não dá para começar por aí. Acho que a gente tem que começar nessas coisas que é consenso. Todo mundo acha que o empresáriozinho pequenininho deveria receber ajuda, né? Todo mundo acha que o pobre paga imposto demais. Acho que isso aqui nos une. Vamos por esse lugar, sabe? Acho se não tá dando para conversar, você senta na mesa, não tá dando para ter diálogo, tem Que mudar de assunto. Se a gente tiver sentado aqui, pô, tentamos dois assuntos, não tá pegando, vamos mudando
de assunto até a gente achar, não é isso que você faz quando você tá querendo, tá dando em cima de alguém no bar, alguma coisa, pô. Você vai mudando até chegar num ponto que, pô, deu cola. >> Eu não sei mais brincar disso há muito tempo já, Raul. Ah, não. Eu tô casado há tempão, moleque, com a mesma mulher desde 2004. [ __ ] Aí sim. Isso é um Homem estava. Isso é um político que a gente precisa no país. >> Já pensou, moleque? Igor, senador. >> Igor 3K, senador. Você virava senador fação, né, cara?
Mas aí sua vida virar um inferno. >> Ia, >> pô, mas ia ser o útil, por exemplo. Você ia poder impedir a regulação eh errada do >> É, eu ia poder [ __ ] lá a PEC da Globo, por exemplo. >> Então, >> minha prioridade seria essa, [ __ ] a P da Globo. >> É. E >> inclusive é uma das coisas mais absurdas que eu já vi na minha e você já pensou Raul, >> mas você consegue resolver isso aí, >> Raul? Me Vamos lá, vamos fazer aqui você aí que tá com a gente
aqui também, vamos fazer o seguinte exercício. Que que você acha? [risadas] O que que você acharia? Você gosta de cinema? >> Pr [ __ ] pô. [ __ ] >> Qual foi o último filme que tu vi no cinema, >> cara? Vi um filme foi brasileiro, hein, cara? Lá no lá em Guânia tem um cinema que passa filmes antigos. Eu vi, cara, estômago no cinema, que filme massa. >> Tá, tu foi ver lá estômago. Beleza. Um filme brasileiro, não, isso é um exemplo inclusive melhor, tá? um filme Brasileiro. Eh, ao entrar no cinema, você foi
ver lá e quando você pega lá a notinha lá que vem descrito lá os impostos que você pagou, que não vem, mas, né, se viesse, você vê assim, nossa, 6% do valor do meu do meu ingresso aqui foi para financiar criador do YouTube. Que estranho, porque eu tô vendo um filme brasileiro aqui, estômago no cinema não tem nada a ver com o YouTube. Por que que parte do dinheiro que eu tô Pagando para ver um filme no cinema tá indo pro YouTube? É o que eles estão fazendo com o YouTube, com o cinema. Tipo, o
nós nós vamos ter que pagar um uma taxa da Condescine, criadores de conteúdo para financiar o cinema brasileiro. Faz sentido na tua cabeça? >> Meu Deus do céu. >> Ah, eu poderia, mas você que é um criador brasileiro, você pode pegar esse dinheiro. Eu não tenho como lidar com a burocracia Para pegar esse dinheiro. >> Mas isso aí dá e quem escreveu o projeto, >> cara? Esse daí é é bom. Tem, na verdade, são dois projetos parecidos. Esse quem tá relatando é o, ele veio aqui no Flow, Orlando. Então, mas isso aí é a coisa
mais fácil de barrar, cara, porque político depende de voto. Eh, e criar mexer com criador de conteúdo, você tem que aprender que não é uma bom. >> Então, o problema é que os criadores de Conteúdo, eles estão, eles têm um cagaço do [ __ ] Por quê? Falar isso que que eu acabei de falar te coloca numa posição de de extremismos políticos. >> Mas que estão fazendo errado, cara. Vocês não estão sabendo fazer direito. Você vai lá, cria uma federação dos criadores de conteúdo, reúne todo mundo numa saúde. >> Aí eu sou comunista para valer.
Fazendo cute dos criadores. >> Não precisa, não é comunismo não. Uai, Tem federação de empresária. Fega é o quê? Federação das indústrias. Eu faço parte inclusive. É, vai lá, >> bora começar então eu e tu, uma federação. Bora federação. A gente junta a galera e aí fala o seguinte, gente, segunda-feira essa daqui é a nossa pauta, né? E a gente vai pegar três políticas e vamos todo mundo falar que eles são os [ __ ] Ele não aguenta meia hora. Na hora que der, meia hora, velho, de um cara chegando no seu Perfil, todo mundo
ele apaga o projeto deleta e finge que nunca existiu. É assim que funciona com o político. Como é que você acha que fazem, né, no sistema financeiro, nos outros mercados? É tudo isso que os caras fazem. Os caras se juntam numa sala aqui, ó, fulano de tal, quais são nossas demandas? Eles escrevem aquilo que aquilo que é de comum acordo e fala: "Ó, vocês vão fazer". É só isso. Não tem essa discussão, cara. Não, se eles não Fizerem, a gente demite 20% do contingente. Ah, não. Vamos fazer. É isso. E vamos falar que a culpa
é de vocês. Pronto, parou. Então é, é que o problema é que a gente não aprendeu a ser adulto. É esse o problema. O Brasil inteiro, né, já funciona assim. Esse Brasil desses caras mais antigos funciona de jeito. A gente precisa aprender a ser adulto, cara. Eh, o nosso mercado, ele é um mercado extremamente infantilizado. Um mercado que hoje >> não tem uma bancada, não tem um deputado ali que representa a gente no mercado inteiro de lobby, de todo mundo, os caras fazendo tudo quanto é coisa, a gente não faz nada, só vai vir no
nosso, cara. Só vai vir no nosso, porque se todo mundo tem alguém, o agronegócio tem a bancada do agroego, você sabe o nome dos caras, pô. Tá lá e não é escondido. Bancada do agronegócio. Que que, como é que a gente não conseguiu ainda ter esforço político suficiente para falar, Cara, deputados, a gente precisa dessas demandas aqui. Se vocês não fizerem, a chinela vai cantar, meu lindo. É, é assim que funciona. E aí esses caras começam a a entender a importância do nosso setor. Quanto que é o emprego que a gente gera, pô? Qual que
é o volume de dinheiro que a gente gera? Aí a gente vai deixar passar uma [ __ ] dessa? Para quê? Para que que a gente vai deixar eles fazerem isso? >> Pois é. E aí, só que são poucos os caras Que falam essa [ __ ] porque eles têm medo de se envolver com ah, não, mas se eu falar de política, o patrocinador vai embora. >> Não precisa falar de política. Isso não é falar de polí, >> mas [ __ ] eles são meio burro, é assinar uma carta. É só isso. A gente vai
se juntar, junta num congresso aqui, tudo bem, fizemos lá um evento, todo mundo se conhece, isso é bom pr pra indústria de modo geral. Inclusive, dá Para combinar até valor mínimo de tabela, de anúncio. Tem que ser esperto, pô. Todo mercado do mundo tem uma organização central. Só o nosso que não, pô. Todo mundo, todo mundo se reúne, o negócio de carro, todo mundo, as montadoras todas publica cartinha junto, todo mundo. Por quê? >> Inclusive os que se odeiam, né? >> Então, mas é pr gente combinar o suficiente para combinar as regras. >> Você combina
as regras, depois a gente Se mata. É. É, é. Porque primeiro é qual, como que a gente vai se matar, pô? Não vale dedo no olho, tá bom? Não vale dedo no olho, agora >> não vale bote, >> não, não vale, entendeu? Agora o resto vale? Vale, beleza? Então aqui a gente vai competir, porque competir é isso, porque senão se você todo mundo começa a se degladiar entre si e nunca contra o o órgão regulador que tá vindo regular, a gente a gente se [ __ ] Mas é isso que eu Tô falando, que o
brasileiro ele ele acaba sendo um povo pacífico nesse sentido e o criador de conteúo tá agindo como moleque, pô. Não tem que agir como moleque, você é uma profissão, você tem uma empresa, você tem imposto para pagar, sei lá o quê. Ó quantos empregos você gera numa cadeia aqui direta, né? Indiramente mais ainda, porque você pega os anúncios, o cara que tá fazendo um anúncio aí tá lá empregando pessoas e tal. Então, precisa organizar quem vai Representar esses interesses ali, precisa lá apresentar. Como é que eles podem passar uma lei dessa sem chamar eh a
gente para ir lá conversar sobre esse tema? Não pode, velho. É, não tem jeito. O cara não sabe nada sobre isso. O deputado tá legislando sobre uma coisa que ele nem sabe, nunca abriu nenhum YouTube, [ __ ] Não pode >> não. O lobby que tá ganhando lá é o lobby da da das, sei lá, da mídia tradicional. >> Ah, mas não tem outro. Eu concordo com ele. Você tem que fazer mesmo. É, tem outro ponto é justamente esse. Então, o a PEC é feita para eles e a gente se [ __ ] porque a
gente não tá lá falando nada. não quer fazer, não quer falar nada. A gente quer ficar brincando de fazer videozinho na internet achando que isso aqui não é trabalho. É, aí alguém tem que fazer. É, é esse o ponto. Eu, eu eu tô com eles, inclusive, acho que eles estão certo. Ué, tem um cara aqui que tá Te [ __ ] né? Tem, ele não sabe fazer nada, fica lá fazendo videozinho, uh, eu sou sei lá quem. Dá o like. É isso aqui. Aí o cara vai lá, vai, [ __ ] junta com dois deputados
e dáhe nas costas. Já era. É isso. Só que enquanto a gente não aprender a fazer, enquanto a gente tiver agindo igual um menino, a gente vai se [ __ ] É por isso que eu migrei de mercado, odiava o mercado de publicidade por causa disso. Eu achava, meu Deus do céu, como que não tem uma organização Nisso, cara? Fazem o que quiser, do jeito que quiser. A gente só fica aqui a mercer de qualquer coisa. Não faz sentido isso, cara. Não tem nexo. Se for procurar os cara aí, vai tudo. Ah, não, mané. [
__ ] Mas eu tá aí, cara. Eu vou fazer o esforço de procurar uns caras para ver se conseg. >> Mas você consegue fazer isso com certeza. >> Não, o problema é o cara querer, [ __ ] É o que eu tô te falando, os caras não Se envolvem nessa [ __ ] >> cara. Mas não é os caras se envolveram. Isso que eu tô falando, não precisa se envolver. Você faz o seguinte, olha, você tem ali uma uma PCE que tá problemática, correto? Você tem uma emenda, estão tentando passar, >> você tem um um
político responsável por ela, você vai pegar uma carta de todos os criadores de conteúdo, não precisa fazer alarme, é avisando para ele, olha, no dia 7, se o senhor não tiver mudado De ideia sobre o seu projeto, a gente vai apresentar o seu nome nesse programa com audiência estimada de 150.000 pessoas. O senhor tem interesse em negociar? Você vai ver que vai falar: "Nossa, com certeza". [risadas] Pensa que eu não quero as vésperas do ano eleitoral, uma live de 150.000 pessoas falando mal de mim. É só isso. É, é isso que que todas as indústrias
fazem. Você não tem nada de novo, tá? Isso que não é tipo, ah, Descobrir uma roda, todo mundo faz isso. >> Não, total, total, total, total. >> É basicamente isso. Você não lembra que a R que foi obrigada a recuar porque fez um anúncio falando do dia sexta sem carne? Sentou na mamona. O agronegócio 2 minutos resolveu. O cara lá do Carrefur. Ah, não. Carne brasileira não tem a mesma qualidade. É, você vai ficar sem carne brasileira. Todos os caras, velho, os caras não precisou de um telefonema. No mesmo dia todas as empresas de carne,
Sei lá, 150 figorífico, pô, Carrefu tá sem carne, meu lindo. Beijo. Não tem carne. Enquanto o francês não pedi desculpa. O senhor tá lá do CF fou: "Pô, gente, foi mal aí, negócio f empresários, não é sindicato de de funcionários que não é. A galera juntou, falou: "Velho, não, não é por aí que a banda toca não, pô, você vai ouvir. Não é assim que funciona o mundo. Tem que pôr pressão. Acho que é isso o caminho. Sentido, é, Falta uma, falta total um amadurecimento nesse mercado. Eh, e eu acho que essa falta desse amadurecimento
tem muito a ver com a idade mesmo do mercado em si, cara. É, não tem, não tem ninguém aposentado fazendo o que a gente tá fazendo do ponto de vista de criação de E. O problema também é que existe uma preguiça da nossa geração que eu tô falando, existe uma preguiça. Nossa, tipo assim, cara, vou ter que mexer com esses negócios de política e tal. E aí o Mal de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta muito, né, cara? É esse o grande, mas essa frase não é minha bonita, né? Mas
não é minha, não. É, é filosofia. E aí a treta é essa, assim. Ô, eu queria um whisky. Vocês podiam me dar um whisky. [risadas] >> Tu é desses, né? Do whisky. Whisquezinho só um gelo. Hã, a gente achou que você >> pois é, eu tentei ser discreto, eu não queria. >> Até que até que demorou, né? Não foi. >> Mas é porque foi foi ficando >> pass manda o paiiro aí também. >> É porque eu tô eu fico nervoso no ao vivo assim. >> Ah, mas mas já passou, né? >> É. Aí por isso
que agora eu achei tranquilo pedir o whisky. Agora tava mais tranquilo. É porque eu não tô lendo os comentários, senão estaria mais nervoso. Acho. >> Tu é o cara que fica lendo o comentário aqui. A gente faz isso de forma pensada, Inclusive justamente que é para ficar mais em paz mesmo. >> É melhor, é melhor você terminar o programa. Mas assim, quando eu tô no meu ao vivo, as pessoas me conhecem e eu fico extremamente irritado. Eu realmente fico irritado. Não é personagem, tem dia que eu faço live ao vivo e eu dou aula, né?
Só que eu dou aula naquele método professor de de 1970 porque, [ __ ] eu fui educado em Goiás, né? Meus professores xinga, briga, tal. E aí com Os meus alunos, a primeiro sermão assim que o cara toma, porque na live eu tô ali com 1000 pessoas, eu pego um pra crise, fal tá tá fazendo merda, eu já brigo com o cara e todo mundo já fica assombrado suave. Então a galera vê eu dando aula, é sempre isso. Eu dou aula bem irritada. Eu não tenho paciência, cara. Eu não não nasci para ser professor. Apesar
de eu gostar muito de ensinar. Eu acho que eu não não nasci com essa com essa capacidade. >> Quais são quais são os temas que tu que são o do teu domínio de dar aula? >> Cara, mercado financeiro de modo geral, é economia, tal. E eu entendo, eu entendo bem profundamente de análise de empresas e tal, assim, é, é o que eu mais >> bem profundamente, até porque eu era executivo também, então eu entendia disso tanto no mercado comum, né? Eu eu mesmo souciou da da da minha empresa, né? Não precisei trazer a gente ali
Porque eu era executivo e é uma empresa de executivos. Então entendo bem do da minúcia dessas coisas. Eh, e eu entendo muito de algoritmo de publicidade. É mesmo, mas eu nunca dei aula disso, mas é é a minha área que eu, a segunda área que talvez eu mais entenda. >> Entendi. Eu dei aula de inglês, tem tudo a ver. >> É, mas é bom que você pelo menos pode fazer um programa em inglês agora, mas agora todo mundo pode, né? que colocar Tradução simultânea. >> Ah, então é que existe uma diferença entre você ter uma
conversa e você fazer uma entrevista. Eh, numa conversa eu tô trocando ideia contigo, eu tô te entendendo que você tá falando em tempo real, eu posso te interromper, posso, sei lá, interagir com você enquanto você tá falando numa, se eu não entendo o que você tá falando, eu não consigo conversar contigo. Eu consigo no máximo te entrevistar, tá ligado? >> Entendi. Não dá para ter uma conversa. É, como é que eu vou conversar contigo se eu não tô entendendo [ __ ] que tá falando. Eu tenho que esperar um cara me falar como eu vou
te interromper, por exemplo? >> Hum. Nossa, isso é difícil mesmo. >> Mas você já fez entrevista em inglês aqui? >> Já, mas eu entendo em inglês, então vai ficar fácil, eu consigo fazer um E não é entrevista, é uma conversa. Não tô te Entrevistando, >> não. É uma conversa. Então, >> é verdade, não é entrevista. >> Então, se numa uma entrevista pressupõe e um formato diferente mesmo. >> Sim. É, tem uma pergunta já tá feita ali. E já antes de começar o programa, eu já sei que eu vou te perguntar. A, o [ __ ]
eu posso até dar e e pegar uma, puxar uma perninha aqui e outra ali, mas em geral eu tenho aqui um roteiro e sei o que que eu tenho que falar. Eh, na, na Com >> tem nada escrito no papel dele. Falou: "Em geral, tem um roteiro aqui. Tem, tem. Aqui tem o bagulho do que eu tenho que falar mais tarde do Felipe Mid, um bagulho que eu falei no começo da KTO." E é isso. E eu e eu anoto um e eu >> é que o material anda >> e eu anoto umas paradas que
que a gente vai falando ao longo do programa que ah isso que é interessante, acho que eu posso usar no meu dia a dia, tá ligado? Vai dar um. >> Então é é o Flow. Eu aprendo pr [ __ ] cara. Isso daqui é uma, para mim é como se fosse um NBA todo dia. >> É, mas só gente [ __ ] né, cara? >> Só gente [ __ ] >> [ __ ] Deu um, deu um cagaço não entrevistar tipo o presidente, sei lá, você entrevistou, né? Tanto B quanto Lula? >> Carl presidente os
o o os presidenciáveis, eles [ __ ] como é que Eu vou te dizer isso? Sem parecer um babaca. É o seguinte, eh, eu sabia que ia rolar, tipo, não era não era um sonho, era era uma meta a ser alcançada. Entende? Então assim, quando começou o projeto em 2018, eu tipo, a gente falou, ó, em 2020, estamos em 2018, agora não vai dar tempo de falar com os cara, mas em 22 nós vamos falar com todos os presidenciáveis, porque a isso que você fala de de putz, cara, eu queria que tivesse investimento, que o
Brasil fosse Um país industrializado e tudo mais, não sei quê. O meu, a minha pira, o meu viés é na comunicação, tá ligado? Eu gostaria que a gente fosse mais capaz do ponto de vista de da comunicação, que a gente conseguisse eh desenvolver o pensamento crítico. >> Nossa, cara, e esse é um trabalho, mas esse resolve todos os outros. Esse ajuda bastante. >> Não, se você conseguir resolver isso, o resto resolve. Porque e sei lá, o Brasileiro tem discutido muito política, isso fico feliz com isso, >> mas quando você vê o nível do que a
gente tá discutindo é tão ruim, né? É tão >> em geral é o tipo meu superherói. Então >> e não tem um projeto e a gente tá ferrado. A gente tá ferrado porque a gente tem uma eleição. A gente tá ferrado porque você tem uma eleição que no Brasil, olha, acontece a cada dois anos, né? Porque é dois anos o cara Governando, dois anos pensando na próxima eleição. >> Exatamente. >> Como é que você faz um planejamento de mudar? Muito obrigado. Ela ela fez toda discreta. Eu atrapalhei o programa. E o perdão, eh, foi força
do ábito. O, e, e aí, cara, eh, a gente tem essa eleição e aí agora já estamos discutindo a próxima eleição e aí o Brasil fica nesses ciclos de dois anos e a gente não sai do lugar. Cara, você pode reparar, eu não não Posso falar isso, né? vai ser muito complicado, mas é que tipo assim, a democracia brasileira ela promoveu avanços, acho que é é isso, fundamentais, mas é muito difícil a gente olhar pros países do resto do mundo agora e encontrar democracias saudáveis que estão conseguindo crescer e e gerar bons retornos. você vai
ter exemplos, né, dessa coisa tipo, ah, Noruega, sei lá o qu, esses países, pô, pequenos ali. >> E quando a internet veio, ela jogou, parece com querozene nesse negócio. Foi nem gasolina, não, foi um querozene >> que ficou tipo quase impossível eh você conseguir qualquer tipo de estabilidade, né, no país, assim, não tá, não tem mais estabilidade. A gente entra numa eleição, o presidente ele é elito, no outro dia ele já tá tomando porrada, cara. Não tem aquele, não tem essa troca de faixa na bonitinho. Ah, toma aí uns 30 dias, cara. já vem na
paulada no Outro dia, já na paulada e todo mundo criticando e todo mundo criticando e ao ponto que o cara tem que se movimentar de fala cada vez mais rápido e ele não tem como fazer nenhum tipo de planejamento. É assim, sei lá, falou uma coisa errada, no outro dia, [ __ ] que pariu, é muita gente, quanto a informação demorava seis meses para propagar, cara, se fosse fazer uma mudança de uma PEC dessa daí, a gente ia descobrido aqui dois anos, >> quando já tivesse mais do que aprovada. É, >> e agora não rola
mais antes, já tá no meio do caos, assim, então democraticamente tá mais democrático você pensar bem. Só que ao mesmo tempo os países que estão conseguindo fazer planejamento de 10 anos, 20 anos, quem são, hein? R, >> parece que eles estão se desenvolvendo melhor, cara. a China, por exemplo, a Índia, por exemp, >> por exemp eu entendo que você tá falando, eh, a gente tem um o nosso modelo de democracia e na minha opinião, ele precisava pelo menos de um repensar como funciona o mandato do presidente no mínimo. >> Cara, eu acho que precisava, na
verdade, eh, entender que o presidente da República ele é um cargo executivo, correto? Eu acho que o Brasil deveria ter uma eleição adicional, que era a gente votar num projeto de governo e aí Depois para um cara só para executar. Cara, sinceramente, eu cheguei nesse ponto que eu acho que eh isso obrigar as pessoas a entenderem isso. Então, a gente chegaria de quatro em de 10 em 10 anos, por exemplo, fala: "Gente, agora vai ter uma grande votação onde a gente vai decidir quais serão os focos do Brasil." Tem aqui, pô, seis projetos. Então vamos
começa com 100, n volta na internet, os quatro melhores, a gente vai pra eleição, a gente vota nesse Projeto. Tô, eu tô falando assim, eu acho que seria um método mais simples, não tô dizendo que é a solução, gente, só um exemplo, né? E a gente escolhe ali aquele projeto e agora entra o cara que vai executar ele. E daí a gente avalia o cara pelo KPI, igual toque empresa, sabe? Pô, você atingiu tantos por c desse projeto, tantos por c% desse projeto, tantos desse projeto. Aí coloca uma nota para ele, pô, 72% aqui de
conclusão ou 10% de conclusão sóci é Horrível. É, já avisa para todo mundo na eleição, ó, os cara aqui 10% do projeto. Quiser votar, vota. quer fazer concurso de miss, pode votar democraticamente, mas o cara é horrível. Não vai ter discussão mais sobre isso, não. É assim, ó, isso aqui são os o que a meta que ele deveria atingir no projeto que vocês escolheram, né, nos últimos 10 anos e o cara não atingiu nada. Eh, aí eu acho que a gente iria pôr uma eleição talvez um pouquinho mais qualificada. Não tô Dizendo que ia melhorar,
porque tem outras coisas que você vai ter que fazer no flow ali, né, na na na dança do dia a dia. Mas só de ter um norte, cara, o que que a gente tá tentando fazer nesses 10 anos agora? É educação. Então, quais indicadores a gente gostaria de ver no Brasil? É, esses, esses, esses aqui. Tá bom? Então, qual que é o trabalho do presidente da República para ele ter uma boa nota? Que aí dá nota pro cara todo ano, pô, fulano de tal tirou 70, tirou 30, tirou 40. Ia mudar a opinião das pessoas,
eu acho, porque deixa um pouco mais objetivo, sabe? Sabe trânsito, quando você vai furar sinal, tem aquele negócio, tem aquela lombada eletrônica, na lombada eletrônica ninguém atravessa errado. Na outra que fica sem avisar a velocidade que você tá, você se [ __ ] Aquela que vai avisar, que vai aparecer quando você tá escrito, você já dá duas freadas. E o detalhe, tem um velocímetro na frente do carro, mas o fato de ter Uma velocidade do lado de fora te faz pensar melhor sobre aquilo. Então acho que se tivesse um norte, o que que é presidente?
Pô, ele é só para executar, irmão. Não tem nada aqui que que é para fazer fora disso aqui, entendeu? >> Interessante essa visão aí. Interessante essa visão aí, cara. Hoje em dia eu tô eu tô disposto a considerar e trocar ideia e e pensar em qualquer quase que qualquer modelo, porque eh o nosso modelo claramente tá estranho, >> tá errado. Deu errado. Não, eu acho que mesmo se você perguntar pro STF, pros deputados, pros senadores, pro presidente da República, você pode perguntar pro Lula, pro Bolsonaro se foi fácil governar ou se teve governabilidade, eu acho
que eles vão te dizer que tá complicado. É para eles mesmo foi complicado também. É, os dois acabaram presos. É, não sei. [risadas] Então assim, tá difícil, tá difícil para todo mundo. Eh, e os senadores também Estão com dificuldade de saber quais são os limites, os deputados estão com dificuldade de saber quais são os limites. O STF tá com muita dificuldade de fazer o país funcionar também. Então, >> eu acho que todo mundo concorda que eh o modelo deu errado. Acho que a gente precisa de uma nova constituição e e vai essa demanda vai crescer
nos próximos anos. Acho que assim, [ __ ] cara, >> interessante. >> Eu acho que vai ser, mas vamos falar, Pô, democracia é legal para caramba, mas vamos para uma nova constituinte com um pouco mais de estabelecimento aqui do que que pode, do que que não pode. Vamos restabelecer o que o Bolsonaro fal as quatro linhas, né? Vamos restabelecer aqui, decidir o que que pode, o que que não pode. E eu acho que seria um bom momento, talvez, pra gente eh tentar mudar a nossa cabeça de país eh que funciona como concurso de mis, pô,
escolhe o cara que fala melhor, né? É Muito fácil virar presidente da República no Brasil se você tiver uma dialética. Tem >> outro otário que usa a mesma referência que eu. Eu gosto dessa de concurso de miss. >> Você também gosta dessa? Eu devo ter aprendido com você. >> Não sei. Mas >> talvez se você fala isso publicamente, eu posso ter ouvido. >> Mas não é não é muito isso mesmo. >> É isso, é sorrir e tal. E aí é muito fácil desse jeito para esse cara, porque a gente não tá acompanhando nada. O que
que ele tem que fazer? Sei lá, convencer as pessoas que ele é legal. Mas não tem uma nota, né, cara? Porque tinha que ter um sistema nacional de gente concursado. Tipo, galera, tem um concurso público aqui agora que é para você avaliar as metas do governo e aí beleza, essa galera aleatoriamente, né? Põe ali, cara, põe nossos gênios aí Nessa [ __ ] Põe um concurso mais difícil que o Itamarati. E aí a galera vai ali e vota em quantos por cento aquele cara atingiu. Vai ter viés, só que você diminui muito esse viés, né?
Uma votação ali falando quantos por o cara atingiu, né? Do das metas foram combinadas, uma análise mesmo. E a gente vai pra eleição com isso, cara. Como executivo, esse cara aqui talvez não seja tão bom. Pode ser que ele seja um bom deputado, fez boas propostas, Apresentou boas coisas, mas não é um bom eh presidente. E aí ficaria meio que, sabe, innegável que o cara não tá indo bem, não entregou aquilo que o Brasil precisava, sabe? Eu acho que isso seria talvez um caminho mais viável pra gente começar a entender, pelo menos, é porque vai
ser muito difícil explicar pro brasileiro, cara, como é que você explica para alguém taxa de juros do país tá alta porque o governo gasta o mercado financeiro tenta fazer. Eu acho Ridículo. Eu dá vontade de rir quando você vê um cara ticar, não o gasto do governo estoura daí, por isso a gente tem que aumentar a taxa CIC, tá? Taxa Cica é o que, irmão? E o preço da gasolina, velho? Vamos, vamos conversar sério. Você conversar com qualquer cara que vamos falar sério aqui, fala sério comigo. E o preço da gasolina porque não quer saber?
Ah, não. O dólar, car dólar, velho, é doido. Você vai chegar num num mecânico para explicar o dólar, que o Dólar fodeu a vida dele. Ele não vai entender isso. O cara quebrou por causa disso, mas não sabe que foi isso. Então assim, não dá. A gente precisa de algum jeito que o cara consiga comparar. Porque se você pergunta pro cara que gosta do Bolsonaro se o Bolsonaro fez um bom governo, ele fala que fez um governo incrível. Se você pergunta pro cara do Lula se o Lula fez um bom governo, ele vai falar que
fez um governo incrível. Aí, qual que ele vai falar? Um vai, ele Vai pegar os melhores indicadores de cada um e eles vão ficar batendo naqueles indicadores e daí eles vão pegar tudo de ruim e justificar com algum problema gigante. Então, não, porque teve a pandemia, não porque teve sei lá o quê, não porque o mercado financeiro não ajudou, não porque sei lá o que não ajudou. E aí, beleza, todas essas coisas são verdades, tudo isso. Esse povo, o povo não é burro, tá? Tá certo isso. Só que o ponto é, o Brasil Está deste
jeito, desde sempre, desde esses últimos 30 anos. Não foi o Bolsonaro que destruiu o país para quem é quem acredita, né? E não foi o Lula que destruiu o país, não, gente. O Brasil tem problemas que vem antes. O Lula era menino, já tinha problema no Brasil. Tanto é que ele sofreu dos problemas do do país. E o Bolsonaro também. Se você investigar a vida dos dois, eles sofreram com problemas do país. O Bolsonaro até fez protesto Dentro do SS, tal, porque não tava ganhando o salário que ele achava que deveria. Então, eh, eh, nesse
ponto ali, os dois tiveram esses problemas de deficiências do estado de de modo que mostra não pode ser culpa deles. Já nem tava lá, né? Você tem o sarnei com a hiperinflação antes ainda. Então a gente precisa de algum outro jeito de de avaliar esses caras que não tá bom, não tá legal, cara. É, não tá bacana. E e tem que poder discutir isso, sabe? Tem Que poder discutir, cara. Não não não é que um seja gênio e o outro seja estúpido. Nenhum dos dois é gênio. É esse o ponto. Eles são medianos, assim, na
verdade, os dois. Mais ou menos a mesma coisa. Se você olha em números absolutos, o Brasil não mudou tão grandemente assim durante o período de um governo ou de outro governo, pelo menos na minha opinião. Não, desde que eu sou criança falam que o Brasil tá em crise. Não sei que alguém tenha Governado no escondido aí foi eles. [risadas] >> É verdade, é verdade. >> Desde que eu sou criança, eu não me lembro que eu falo assim, gente, agora tá de vento poupa. Na verdade, teve três anos ali entre o período daquela capa do Cristian
Dentou voando, tal. >> Teve uma época que o brasileiro falou: "Agora vai, né? Coração acelerada, alegria tal". Eh, >> que que tu tava fazendo nessa época aí, >> cara? Trabalhando no foi quando eu comecei é 2012 isso. Acho que eu tinha trabalhava no jornal, eh, tava para me tornar executivo e e nessa época eh eu era otimista com a política nacional ao ponto de eu me feriar a diversos partidos e tal. Eu me ferii a diversos partidos, tentei eh, eu queria eu queria virar político antes. Achava que era por aí antes ainda, né? quando era
bem mais novo, assim, menor de idade. E aí, cara, Quando eu conhecia esses caras de perto, assim, eu falei: "Meu Deus do céu, a gente tá muito fodido". Eu me lembro até hoje da primeira vez que eu que eu concluí que a gente tava muito [ __ ] Eu lembro de uma, eu trabalhava no jornal >> e e daí eu tava lendo os balanços do jornal e eu vi que a conta não fechava, né? E daí o cara falou: "Não, mas tá chegando o ano eleitoral". E daí a conta fecha no ano eleitoral. Daí eu
fiquei: "Caralho, é porque daí vem uns dinheiro de fora, né?" Daí eu fiquei, meu Jesus amado, olha esse cabaré, né? Então quando eu olhei para aquilo, eu falei: "Cara, a gente tá muito fodido". Aí eu achei que era Goiás. Então falei: "Pô, não, porque Goiás também é estado mais tradicional. Goiás é monárquico, né? O primeiro governador de Goiás era um Caiado e até agora é o Caiado. Então, e tá funcionando bem a monarquia em Goiás funcionou. Eh, você vê, tô falando sério Assim, eu não tenho >> cara todos os Isso é assim, eu quando o
Caiato teve aqui, eu falei isso para ele. Eh, todos os goianos que eu falo, os cara gosta e não é para puxar o saco do Caiado, não, mas é que é só um fato. Só tô relatando >> o que o que me é relatado também. Eu não tem, tem, tem, mas aqui nessa nessa sala tem 1 2 3 4 o [ __ ] que gosta. Tem. E e detalhe, e, e aqui tem tem uns Esquerdin aqui e o caiado é é tipo de direita para [ __ ] Então, é, >> é, isso é muito interessante.
Isso é uma das coisas mais raro que tem hoje, né? >> É difícil, mas é porque o Caiado é um político eh esperto, cara. O caiado é assim, ele ele não se encaixa no estereótipo da direita, especificamente. Na verdade, ninguém de Goiás se encaixa no estereótipo da direita de verdade, nem da esquerda de verdade. Então, a galera, assim, o Caiado, você vai ver Ele ficar tentando fazer coisa que normalmente essa tentativa de comunicação cultural, por exemplo, é a coisa mais ligada à esquerda. Aí você vai ver o Caiado tentar fazer essa prção. >> Car, ele
trouxe para mim um quadro bonito para [ __ ] Falei: >> "É isso". Olha isso. É da Cora Coralina. Do quê? Não, do da Cora é poetiza. Ele trouxe quadro de quem? >> Era um, eu não não lembro o nome da Artista, mas era feito com uma areia colorida. Sim, sim, sim. É, eu sei como é que é o nome dela. De Goiás, da cidade de Goiás. É. >> E então ele é esse cara. Isso é de uma esperteza que funciona um pouco melhor, porque ele era ela é um cara bem educado também, tal, médico.
Isso tem um efeito na na população brasileira, no eleitorado brasileiro, né? Você tá falando, pô, você não pode falar que o cara analfabeto. Essa crítica se faz a Alguns políticas. Então, o fato dele ser um pouco mais estudado e ele tem esse esse ar de de ser um trabalhador também, porque a família dele vem das poes ali e tal, então ele tem esse essa questão assim. Em Goiás isso é os políticos são costumam ser mais equilibrados, cara. Mesmo a esquerda de Goiás, sabe que a gente tem pouquíssimas referências de esquerda em Goiás, nunca ganhou nenhum
partido de esquerda, mas você tem uma uma política de G chamada Adriana Corse. Eh, e ela ela tem um projeto de empreendedorismo, por exemplo, seria uma coisa muito mais associada à direita, né? Então, Goiás tem esse negócio, tem outra menina muito famosa também, como é que é a vereadora lá que que agora tá bombando, cara, tá gigante na internet. Ela também, ela ela, por exemplo, ela é do PSDB, mas ela é evangélica, tá ligado? Ela é da igreja evangélica. Então, em Goiás não tem essa essa coisa tão >> marcada, >> não. Ainda não chegou isso.
A polarização política em Goiás, ela ela é menos intensa do que as discussões de projetos. E acho que por isso que o A se desenvolve melhor, inclusive. >> Interessante, cara. Vou visitar um algum dia lá Goiânia. Nunca fui. >> É Ávila. Aa, >> Ava. Ava Santiago. Essa menina é muito boa também. E ela é ela é mais que é bem de esquerda mesmo. Mas quando você pega Os projetos ali, você vai ver que são muito mais, tipo assim, não tá tentando, ah, sou Bolsonaro, sei o qu, Lula, >> não. Tá tentando fazer algum bagulho tentando
discutir. Eu gosto, vou vou dizer uma coisa absurda agora, mas eu gosto dos políticos de Goiás. Eu acho que eh não são tão ruins quanto a média nacional. E e faz todo sentido o go tá crescendo, eh, porque eles são muito mais abertos à discussão. Pô, você senta na mesa mesmo com um cara assim do PT e Tal e você troca uma ideia, uma ideia é boa, sabe? Vocês podem discordar, mas você troca uma ideia inteligente. Tem o professor de garoto político de esqueramento, já sentei e troquei ideia com ele assim, tipo, cara, um cara
extremamente inteligente, foi reitor da universidade. Eu não concordo com nada que ele disse. Não é que eu tô dizendo que eu concorde, mas o ponto é, ele não estava fazendo tipo, ah, uma discussão rasa. Ele não é uma pessoa burra, ele Não é uma pessoa que tá querendo fazer voto só. O cara tá ali, pô, não, eu tenho um projeto aqui, eu acredito que a cidade deveria se encaminhar por esse rumo, por isso e por isso e por isso, sabe? Eu acho que quando a gente discute desse jeito, eh, funciona um pouco melhor as coisas,
né? >> Eu gostaria de ver uma discussão >> parte do meu trabalho. >> É isso. Mas eu gostaria de ver uma discussão eleitoral em que as pessoas Estivessem eh não falando: "Ah, seu governo fez isso, fez". Eu gostaria de ver assim: "Cara, tá bom, o que que você acredita de verdade?" Assim, fala para mim 10 coisas que são fundamentais, igual a gente fez aqui, 10 coisas que são fundamentais pro Brasil, né? E e que a pessoa falasse e que o outro confrontasse ela, não dizendo: "Ah, você é corrupto, você é canária, você sabe o quê".
Porque pode ser mesmo, vocês todos são agora, eh, eh, discute assim, ó, Rebate meu argumento com dados, me mostra assim, ó, não implementamos isso, né? Isso aqui foi rolou em tal país e não funcionou. Por exemplo, ah, não, o cara quer refutar o argumento lá sobre o comunismo. Beleza, cara. Se o comunismo é tão legal, por que que na RSS tinha muro para não sair? Eu queria esse argumento, sabe? Pô, então é bacana, é legal assim, mas por que que tem um muro para não sair, então gente? Por que que precisa trancar alguém num lugar
legal? Aí sim, acho que é uma discussão que a gente pode evoluir a partir daqui. E e esse é um argumento raso, tem como rebater. Ele é só um exemplo do >> Sim. Mas eu tô te entendendo. Aham. >> É que eu acho que e quando você conversa nessas coisas muito >> muito palhaçada, a população fica inflamada e e as pessoas não tm a mesma capacidade crítica do que o político que tá falando, porque político é inteligente. É ninguém vira o deputado Federal sendo burro. Não, ruim de tudo ele é carismático no mínimo. >> Mas
é carismático. E o cara tem uma argumentação, o cara tem uma boa dialética assim, quando você vai olhar, você vai analisa os discursos históricos do do Lulo, você vê o Bolsonaro conversando. Cara, pouquíssimas pessoas no mundo tm a capacidade de se conectar tão rápido com as pessoas quanto o Bolsonaro ou o Lula, por exemplo. Quando você olha, se você olhar, você vê o Bolsonaro falando livremente por coisa de 5 minutos, você sai de talvez odiar ele para dar umas três risadas de canto de boca porque você não deveria estar rindo. Mas se é um falar
absurdos e fazer outras pessoas rirem, cara. Fala coisa absurda. Eu comeria um índio com banana, tal. E você pega aquilo, aquilo vira meme. E e eu sei que e e eu sei que é um um esdrúchulo, né? Aquela frase, ele tá falando, falou de pô da loucura, mas aquilo é uma piada de tiozão que Remete a gente, o nosso pai, remete a, sabe, ao avô, remete, sabe, as coisas que ele fala, ele pescando, aquele negócio, fazendo café, você vê ele fala: "Cara, que comunicação boa, que coisa espeta, você pode estudar anos de comunicação que você
não vai conseguir fazer aquilo rápido." E quando você vê o Lula tentando eleger a Dilma também tem um discurso dele histórico, eu já decorei quase que ele ele tá junto, né, ali no negócio, aí ele fala: "Eu, o Trabalhador subalterna", que ele fala que ele foi convidado pra Folha de São Paulo para almoçar, né? E que eles falaram, eu não vim aqui para dar entre fazer o que na Folha de São Paulo? Mas olha o argumento, né? Não, eu vim aqui na Folha São Paulo e eles que me convidaram e começaram a falar: "Por que
que o senhor não fala inglês?" Ele: "Alguém já perguntou se o Bill Clinton fala português?" É um argumento louco, mas quando você vê que ele inflama as Pessoas, daí ele coloca, põe-se no seu lugar bancário, que esse país é feito para ser governado por banqueiros e tal, e ele vai e aí põe-se no seu lugar mulher quando você ouver aquilo, pá. Aí ele vai e levanta a mão da Dilma e a galera toda começa a aplaudir louco. E daí ele fala um, ele cita, né, uma música, um operário em construção, e ele cita aquilo para
comunicar com a base intelectual do PT. Isso é ele no auge hoje em dia não, não tem mais essa Capacidade de discursar, de bate pronto do jeito que ele tinha porque tá mais velho, vai perdendo a capacidade, né? Mas ele no auge, ele era um comunicador fantástico, não é? que tipo assim, eu não gosto nada do Lula, mas quando você pega para falar assim, eu tenho que comer muito feijão com arroz para chegar no nível de capacidade argumentativa disso, ah não, Raul, eu acho que não. Acho que ele é péssimo, então vira presidente da República.
É, é esse o Convite que eu faço para todo mundo. >> Não é aquilo, meu irmão, tu pode, é que as pessoas, hoje a gente tem uma dificuldade de admirar aquilo que a gente discorda, sabe? Tipo, no sentido de, cara, é difícil. Eu concordo com tudo que você falou aí sobre o Lula, tá ligado? Isso não quer dizer que eu que eu goste dele, não. Pelo contrário, eu >> que eu compro as ideias dele. >> Não, nós estamos em lados opostos. Eu e o Lula todo dia, né? Eu, no meu caso, Eh, eu todo dia
lá tô lá no giro da bolsa, pô, se você pegar o giro é 30, 40% do tempo, é lenha e não tem problema nenhum. Agora, você não pode subestimar a, a capacidade que alguém tem de se comunicar, você não pode subestimar a capacidade intelectual de alguém, principalmente se você quer chamar essa pessoa de inimigo, né? Você nunca subestima a capacidade intelectual de alguém que, eu tô dizendo que eles são meus inimigos, esses políticos são meus Inimigos. Eles não não tão levando o país para onde eu quero. Eu nunca vou subestimar a capacidade intelectual deles, porque
eu preciso aprender e muito ainda. Eu não consigo me expressar daquela maneira, pô, eu para ganhar 1.400.000 seguidores, que é eh eu levei 7 anos, é a prova da minha incompetência. Se eu fosse bom mesmo com vídeo, eu tinha feito, né? Hoje em dia nas redes sociais, pô, eh, eu já vi vídeo do de um cara aleatório que começa Ali, o cara chega em 5, 6 milhões de seguidores e meses. Se eu fosse mais competente no que eu faço, a gente tinha menos brasileiro endividado. Eu não sou, eu não tenho capacidade, não tenho competência para
tirar o brasileiro da dívida. Preciso aprender, né? E, e tô tentando. E eu era péssimo para falar ao vivo, por exemplo, não gostava. F, horas e horas estudando, estudando, estudando, ouço o discurso, ouço discurso, discurso, até aprender. Se eu quero me Comunicar, né, se eu tô tentando falar que eu vou mexer em alguma coisa num país, o mínimo é saber comunicar com a população desse país. Então, acho que é o caminho que eu tô eh tentando aprender é esse, assim, e não para virar político, mas para poder, pô, tô quero tirar as pessoas da dívida,
quero que elas aprendam, né, as coisas boas, a investir, a fugir de armadilha de banco, tal. >> Bom demais. Tem pergunta pra gente aí, Vitão? >> Então, a gente tem que pôr o fone, vai sair na TV, como é que é? >> Então, tá bom. Antes de falar de disso daí, tu já tomou hidromel? >> Cara, já. E o meu sócio fabricava hidromel e antes dele dele ser meu sócio, cara. Era um cara de fabricava hidromel, João Pedro. É. >> Então tu sabe que hidromel é é tipo um vinho, só que feito com mel. >>
Sim. >> É. Faz o com mel e faz a fermentação, né? Incrível, cara. >> Isso. Faz a fermentação com massa. Uma coisa maneira também que não tem metanol, entendeu? Não tem como, >> não tem como, >> não tem como. É outro tipo de, é outro jeito de fazer, né? >> É, porque você não precisa descartar nada. O o problema é que o destilado, a primeira cabeça dele, quando você vai tirar, você tem que tirar o metanol, Porque a primeira destilação, processo de destilação para fazer vodica, etc. gera metanol. Aí você tira a coisa de cabeça,
a cachaça também e tal. Depois faz negócio, cortei seu negócio. >> Esses bêbados são [ __ ] né? Os cara manja. Mas exatamente isso. Tem razão, cara. >> Ó, você que tá assistindo aí, nunca experimentou hidromel, cara, essa é uma oportunidade interessante. Por quê? Porque tá tendo, o Felipe Mit tá fazendo Aniversário, beleza, 9 anos. 9 anos. E desses 9 anos, cara, a eles decidiram voltar um pouquinho no tempo e te oferecer além de um desconto sensacional, tá? Você entra lá no site, você vai encontrar já descontos sensacionais. Você também vai encontrar lá, cara, umas
coisas que estavam disponíveis anteriormente, que eu não tenho nada aqui para te mostrar, mas, cara, tem lá eh porta-copo, tem aquela touquinha com chifrinho, tem o o Hidromel com o rótulo clássico selado com cera, tem lá um tem um um uma caneca medieval incrível também, ó. Olha isso aqui, ó. >> Viking >> curtiu? Tá pronto para ir pr pr Ha Ragnarok, pra guerra final dos deuses? Ela é o morango aqui do Nordeste. Bom, e aí você encontra essas paradas aqui lá no site fipia.com.br, além, é claro, do Hidromel, que tem vários sabores e todos premiados
Internacionalmente, cara. Então, entra lá, você não vai se arrepender. >> Todos os sabores foram premiados. >> Premiados internacionalmente. Tá vendo aqueles aquela esses quadros que tem ali, ó? Tem um monte de quadro por aqui, ó. Aham. 91. [ __ ] >> Sei. São sócios lá. >> Somos, >> [ __ ] Muito [ __ ] >> É. E é [ __ ] é bom demais. Então, entra lá Fliipemmidia.com.br. Você pode agora e se você não conhece ainda, vai experimentar, tá? E se você já conhece, refaz aí o teu estoque, tá? Numa época boa para fazer isso.
Aproveita e pega lá essas peças my que eu vou chamar de retrô, que não estão disponíveis lá normalmente, só nessa época de aniversário para, sei lá, para você colecionar mesmo, tá bom? Então, filipemmid.com.br, br, o sabor que você quiser. Lembrando, para comprar e para Consumir bebida alcoólica, você precisa ser maior de 18 anos, tá bom? E se beber não dirige, eu esqueci de falar do cupom, né? Porque tem como você ganhar ainda 15% de desconto, que não é geralmente é 10%, tá sendo 15. Usa o cupom flow 15 lá, você vai ganhar ainda mais desconto
no teu carrinho de compras, tá bom? Então não perde tempo, não. Beba com moderação e de novo, proibido para menores de 18 anos, >> cara. E é muito legal o hidromel, sabe? O seguinte, isso aí é a coisa que mais gera assunto quando você vai receber gente em casa. Lá em casa eu tenho uma coleção de bebida. Pô, eu gosto de bebida ára que bebida de tudo quanto é país. E aí quando vai a galera lá eu pego e coloco pra pessoa. E daí eu explico a história. Por exemplo, do do do hidromel. Você tem,
cara, bebida dos vikings, né? Os caras acreditavam que iam morrer. É o pior céu possível. Olha isso. Olha o céu dos vikings. Olha esse Conceito. Vê se você quer esse convite, ó. Se você for um bom guerreiro e daí você vive a vida inteira batalhando, daí você morre numa faca, né? Porque tem que ser, tem que ter uma lâmina que senão você não vai pro céu. Daí você vai ter a oportunidade de ir pro céu. E o que que é o céu dos vikings? >> Ficar brigando para sempre tod >> lutar na guerra. Eu nunca,
eu nunca. >> Não, mas [ __ ] olha só, olha só. A Gente sai na porrada sabendo que já morremos, >> cara. Vai ser horrível. Vai passar dor ainda. >> Ah, mas depois nós vamos tomar um hidromel e comer uma carninha lá todo dia. >> Então, mas eu ia falar eles tanto que hidromel é se você nunca experimentou, tanto que é uma bebida boa. Vale a pena você ir para uma guerra pro resto da sua vida morrer várias vezes só para tomar o Hidromel no final. [risadas] >> Tem tem noção? Não tem como hidromel não
ser a melhor bebida do mundo. É impossível. Porque assim, se o cara experimentou esse negócio e animou, ele falou: "Cara, é dento esse céu." Achei incrível. Obviamente era o hidromel, porque a única parte boa, o resto é morrer. É, então [risadas] >> e brigar facadas. Morrer a facadas somente para trobar hidromel no final e ressuscitar no dia seguinte. >> É o pior céu o o pior pósv, não sei se é o pior, mas um pós-vida de merda para um viking era morrer em paz, né? >> E é isso. Você ficar, você descansar. Ou seja, hidromel
deve ser bom, porque a única parte que pode curar você desse delírio, a única parte pode falar assim, [ __ ] faz sentido é o hidromel, porque é a única coisa que eu vejo de bom nesse >> é bom. Dá o play, Vitão. >> Salve, salve, família. Salve Igor, salve Raul. Raul, o melhor educador financeiro do Brasil. Então, queria tirar uma dúvida. Eu trabalho com CLT, atualmente ganho R$ 3700 e assim, eu tenho investimento em previdência privada junto com a minha empresa, certo? Só que eu queria investir mais 5% disso, pelo menos manter eh em
renda fixa por um longo tempo. Será que ainda eu consigo esse rendimento de 1% ao mês igual atualmente está? Obrigado. Valeu, >> cara. Consegue até mais, sabia? É porque a taxa Selic tá em 15% e hoje em dia a gente tem CDBs no Brasil pagando 17%, por exemplo, com tranquilidade. Então assim, você consegue até mais de 1%. E uma coisa legal, né? você falou que é pro longo prazo, então além de tudo, você ainda vai ter uma tributação menor. Eh, você consegue sim, essa é uma rentabilidade totalmente possível. Eh, então, vale a pena você fazer
os investimentos. E pensando eh no no Sentido da organização tributária, você pode avaliar também, mesmo sendo pro longo prazo, pode avaliar títulos, pô, cri e cá, de empresas mais seguras, que são títulos mais arriscados, você empresta dinheiro direto pra empresa, mas que daí você consegue pegar essa rentabilidade de 14, 15, só que isento de IR, meu irmão, aí é equivalente a tipo 20% de uma renda fixa normal. E tem boas empresas emitindo, tipo madeiro, tal, empresa saudável, sabe? Empresa Zoada. >> Ah, maneiro, >> muito bom. [ __ ] tô vendo que eu vou ter que
entrar na escolinha lá, né, >> cara? A gente tem e a gente cuida do seu patrimônio. Se você quiser, tem a consultoria também. >> Bruno vai ficar puto comigo. [risadas] >> Não, mas manda, fala pro Eu não vou trair o Bruno. Bruno, você cuida, você traz isso para cá. Isso é cuid. [risadas] Jamais trairia o Bruno que me trouxe aqui. Que me falaram que só, só sabem que eu existo por causa do Bruno. Não posso trair o Bruno não. >> Cadê? Dáhe na próxima. Aí, Vitão. >> Traus mandou uma mensagem pelo Pix. Salve salve Igor
e Raul. Hoje sou dono de escola. Por onde começar a introduzir a educação financeira para meus alunos? >> Interessante. Olha, Tem a resposta que vai funcionar e tem a que você quer. A que você quer assim? Não, cara, coloca ali um seminário, inclui um dia na semana a partir disso e coloca ali. Adolescente não funciona nesse método. Uma das melhores palestras que eu dava, eu dava palestra em escola gratuitamente, em algumas escolas para dar palestra. A palestra que mais funcionava era eu pegava e mostrava quantos anos eles tinham e quais os percentuais de Chances, né,
deles nos próximos anos se foderem. Era assim, cara, você muito provavelmente você vai ser um futuro eh não CLT de boa, você vai ser um futuro empacotador do do atacadão lá lá em Goiânia tem um atacadão chamado Atacadão Costa. você vai trabalhar lá, você é o futuro funcionário. Aí eu mostrava o percentual de chance que tinha dele para lá, baseado nas estatísticas gerais do do estado. Então você pode fazer isso no seu estado, pega as estatísticas gerais E tal. E eu mostrava quantos deles tinham realmente chances reais de enriquecer. E aí depois eu mostrava, olha,
considerando a sua idade, ainda que você for muito incompetente em ganhar dinheiro, se você fizer esses investimentos aqui por tanto tempo, necessariamente, mais ou menos com essa idade, você conseguiu ficar mais ricos por% da população. Tinha uma eficácia gigantesca, todos eles abriam e tal, mas eu falava em palavras horríveis, Horríveis. Inclusive eu mostrava foto de meninas jovens com idosos e mostrava foto pro pro pros meninos de homens feios com mulheres bonitas, que eu acho que funcionava bem na no imaginário. >> Entendi. >> É uma é um percentual de futuro que a pessoa não tá muito
disposta, mas e é olha, isso pode acontecer se você não se preocupar o suficiente. >> Tem mais aí, Vitão? >> Então vai, >> gente. >> Bruno Rice mandou uma mensagem pelo Pix. Bruno Ris. >> Salve salve família mto [ __ ] ver os dois canais que mais acompanho trocando uma ideia e saber que influenciei este encontro é um sentimento absurdo. Dianzal, obrigado por isso. >> Você decidiu esse encontro. É isso que [risadas] >> E sabe que é pior? Gostei de você cara. >> Gostou? >> Você é um cara [ __ ] Gostei de você. >>
[ __ ] valeu. Eu já gostava de você agora. Então a gente >> Então agora nós gostamos do eh mutuamente. >> Foi o final mais gay de programa. [risadas] Mas calma, calma que tem mais mensagem aí, né? É. Valeu, Bruno, você é [ __ ] Valeu. >> Vai. >> Anônimo mandou uma mensagem pelo Pix. Salve, Raul. Aulas aqui. Conce um pouco da sua história e seu que o novo boom é a IA. Depois dessa onda, qual seria a próxima? >> Fisher Grant tem suas teses. O diagrama do cerrado já pode ser? Então, eh, eu acho
que a Iá vai gerar um efeito em algumas outras indústrias que as pessoas não observaram ainda, né? Não existe IA sem água, energia, não existe sem essas coisas. Eu tava falando hoje, eu fiz uma piada falando que quem mais Vai ganhar dinheiro nisso são os eletricistas. Imagina a quantidade de data center que essa galera tá construindo, a quantidade eletricista que você precisa para isso. Sinceramente, eu tava olhando porque em Goiás tem a oportunidade de receber, né, um desse negócio, >> um data center grandão. >> É, eu fui olhar, eu fui contar quantos eletricistas tem no
estado, assim, cara, vai acabar os eletricistas mais ou Menos, o apagão dos eletricistas vai acontecer mais ou menos, pô, 12 meses a partir daqui. Vocês vão trabalhar agora, achar que eu sou louco, mas é uma previsão, tô tô cravando para vocês. E mais ou menos um ano o custo de um eletricista vai ter multiplicado por dois ou três, porque não tem de onde eles construírem essas coisas sem pagar essa galera, né? Então, eletricista vai ganhar muito dinheiro e aí essas empresas elétricas ou quem alcançar mais Eficiência energética agora deve ter meios melhores de economizar energia
com isso. Eu acho que deve vir agora uma grande onda, né, de empresas tentando melhorar a eficiência energética dessas máquinas >> ou encontrar outras fontes de energia mais >> mais mais possíveis. Esse sim. E também, mas tipo assim, >> mas aí estamos falando mesmo de um projeto de estado, tipo, China vai Correr atrás dessa >> mas existe balanceamento, né? Deve existir algum jeito, não sei, ainda não tenho a menor ideia disso, não é do meu setor, posso estar falando a maior groszeira do mundo, mas deve existir algum jeito de eh economizar energia nesses processos, deve
ter alguma forma mais inteligente de fazer isso. Entendi. Próprio data center. Isso deve valer mais dinheiro, talvez, do que o o próprio mercado em si, porque é uma data Imagina se você diminui, se você diminui a necessidade energética e de água vai de um datacenter desse em 30%, você tá aumentando a produtividade em 30%. Não, não. E, e, e se estão investindo, sei lá quantos bilhões, o negócio não pode parar de rodar. E o maior problema hoje é energia elétrica, porque quando você olha, eh, e o Trump ali tá falando, fala a brincadeira dele de
anexar o Canadá, é por causa disso, por causa de energia. O Brasil, por exemplo, estão querendo Montar data cent aqui, porque a gente tem energia abundante. Então, a grande questão aqui é quem descobrir como é que economiza o recurso que já era escasso e agora ele ficou extremamente escasso, porque como é que já mantém essas máquinas e Bitcoin e tudo isso? Tudo isso é energia, energia, energia, energia, né? O ser humano, cara, tá gastando energia num percentual que que a gente nunca viu. Alguém vai descobrir algum jeito ou de fazer água do oceano Gerar energia
ou [ __ ] de porque sol já não parece, aparentemente não tá rolando para tampar o planeta inteiro de sol. Inclusive, tem um MP aí para [ __ ] com os caras que gerem energia solar. >> Ah, eu tô ligado, pô. Tem MP para [ __ ] um monte de coisa. >> Ah, velho, mas mas que >> para [ __ ] tem. Mas parece que o Brasil, o, o nosso objetivo é não dar certo. Eh, >> nosso objetivo é [ __ ] os caras que estão dando certo. >> É, não dá certo. É não dar
certo. Porque assim, por exemplo, sei lá, o mundo inteiro tá tentando, pô, eu preciso concentrar a galera dos Bitcoin aqui. O Brasil fez uma lei gigantesca de Bitcoin, cara. Espera o negócio crescer. Parece que não pensa, né? Não, espera o negócio crescer. Quando todo mundo ficar refém do negócio, você tributa. Parece a coisa mais lógica do mundo. Você vai cevando a galera, até traficante de droga sabe disso. Você vai lá, dá pro Cara de graça, na hora que ele viciou, você fala: "Opa, agora é 100zão". Agora os políticos não, o negócio nem começou, os caras
já estão vamos regular, vamos regular. Regula tudo, pô. Regular. Quer que o cara Bom, eh, toca a próxima aí. Vai, tá, vai. >> Luciano à tarde mandou uma mensagem pelo Pix. Salve, Raul. Como está o mercado para consultoria de investimentos? Vale a pena tirar a certificação CEA para 2026? Quero fazer uma transição de Carreira. Olha o o que que acontece quando veio a normativa da CVM que obrigou os assessores de investimentos a mostrar quanto que eles estavam ganhando, você abriu um caminho pro FIBASED, né, que é esse modelo que você cobra um percentual do patrimônio
e não fica ganhando comissões. Isso fez a consultoria crescer bastante, porque a consultoria ela propõe um modelo, não tô dizendo que mais barato, Mas ela propõe um modelo mais ético, no sentido de que o cara que tá te atendendo, ele não tá ganhando e dinheiro pelas recomendações que ele te dá. Hoje em dia o assessor já pode fazer isso também para ser bem claro, tá? Para não ficar essa richa maluca. Então o mercado de consultoria ele tá crescendo, cara, tipo, a níveis absurdos. Tanto é que não só eu, como a Portfell, que é minha concorrente
e é do grupo Primo, né? Os caras estão crescendo, cara, Astronomicamente. Você vira consultor hoje, você tem emprego já imediatamente, porque você tem cinco, seis empresas e a gente clube do valor, cara, Nord, estão fazendo um trabalho muito [ __ ] também. Todos esses caras, todo mundo tá contratando todo mundo que tem no mercado, né? Obviamente quem tem uma marca mais forte consegue contratar os melhores, quem tem uma marca um pouco pior contrata e vai fazendo essa essa seleção. Então é um mercado que Automaticamente tá gerando muita muita muita gente vindo e tal. Agora, esse
modelo ele não é perfeito. As críticas a esse modelo elas vão começar, n eu mesmo vou fazer, inclusive, porque do meu jeito que eu faço sempre. Esse modelo tem muita forma também do cara te cobrar um valor que às vezes, pô, fica mais caro que a assessoria. É possível. Então, eh, vai crescer por um bom tempo até que apresente as incongruências do modelo, porque se o cara não tiver Trabalhando de maneira ética, vai dar problema. tá 100% do mercado trabalhando de maneira ética na consultoria, não. Então, eventualmente vai diminuir de novo o crescimento, a mesma
coisa que aconteceu com as assessorias, vai acontecer com consultoria e etc. Mas por agora é um oceano azul, >> três anos de alegria, vai ganhar dinheiro para [ __ ] todo mundo rico, uhu, sócios, beleza. Bônus anual gigante. Isso aí é o oba obado Financeiro, é a nova onda do verão do mercado financeiro, como todas as outras ondas anteriores. Então tá indo bem, é um bom momento. >> Tá aí então, Raul, [ __ ] obrigado por vir aí, cara. >> Valeu. >> Obrigado pelo teu tempo. Como é que as pessoas te encontram na internet, >>
cara? Pode ser no Instagram. Galera que tá só ouvindo a gente >> é bom no Instagram @urora. É lá que você me encontra aqui no YouTube já tá aqui dentro, né? Tem @investidorsardinha ou Raul Seno também, tá? Funciona e pode me encontrar nesses lugares. >> Mas e o e o teu site? E a tua escola? Onde é que esses caras encontram esse? Teu perfil do Instagram? >> Escola não. A escola é aup.com.br. É bem simples. Auvp.com.br é a escola, cara, maior escola de investimentos do Brasil, né? focada nisso e a gente Devolve o dia da
pessoa se ela não aprender a investir. Só falar que não aprendeu, [ __ ] [risadas] É real, >> [ __ ] Aí não aprendi não, hein. >> É isso. E se a pessoa quiser me enganar, pode. Mas é porque eu eu como bom >> confia para [ __ ] no produto. >> Não, né isso só é o seguinte, é a malandragem da vida, todo mundo tem. Que que eu faço >> na no quando você se matricula na UVP, a gente tem nossa própria plataforma de investimentos e a gente oferece pro cara vários benefícios ali, mas
ele tem que ser aluno da escola. Se ele perde o dinheiro de volta, ele perde o acesso. É, é um, é prático. Então, tipo assim, é tudo bem, você pode falar que não aprendeu, só que você nunca mais abre conta aqui. >> Ah, não, eu até gostei, entendi. Aí não pede mais. Então, na hora do Atendimento, o cara vai lá pedir o dinheiro, fal falou: "A gente vai fechar sua conta?" Ah, não, não, eu gostei, pô. Tava, entendi. Ah, não. Tô pronto. >> Então, pronto, entendi. >> Ah, isso é um esquema mais rápido. >> Ó,
você que tá assistindo a gente aí, ó, segue o Raul. Eh, a gente vai deixar todos os links dele aqui facinho para você no comentário fixado. Você encontra tudo com clique só se você tiver no YouTube. Se você tiver aí, tá ouvindo Isso em algum lugar que você não consegue clicar aqui, é só procurar Raulena na internet aí ou então investidor sardadinha que tu vai encontrá-lo invariavelmente, tá bom? Raul, obrigado pela moral mais uma vez, >> ô, foi incrível. Obrigado vocês pelo convite e inscreve no canal do Flow que 40% não deve ser inscrito. É
sempre assim a estatística média dos canais. [ __ ] é sério. É só apertar o botão. Você tá vendo o episódio inteiro. Você Chegou até no fim. Você deve ter gostado. >> Eu espero que você tenha gostado. Você gostou, que que você, que que você faz no momento você gostou de um vídeo no YouTube? Você dá, você inscreve e deixa o like, que é tipo a gorgeta do do >> Isso. E agora tem um outro botão, se você tiver no celular que é o hype, que eu não sei para que que você é. [ __
] para [ __ ] isso aí. Começa a falar vídeos hypados, aí ele criou uma sessão No celular, [ __ ] >> [ __ ] para mim nem no meu canal nem tem. Você tá reclamando, eles arranca o botão. Cuidado que no meu nem tem. >> Então aí ó, valeu. Dá um hype da dá um hype que que tá funcionando. Mas sério, inscreve. É, e se você não apertar o botão, é, você vai quebrar antes do Natal, >> [ __ ] Então, então, aproveita que você vai se inscrever para não quebrar antes do Natal e
e você vai escrever Aqui nos comentários: "Terei sucesso". Só para eu saber que você chegou até aqui nesse no >> [ __ ] você faz o ele é bom dos gatilhos, né? Por isso que tá grande o canal. Eu te vou vou implementar isso aí. >> Sabe que mar tá grande. Valeu, família. Um beijo para você. A gente se vê depois. Ciao.