Escuta isso de novo. Qualquer mudança, qualquer mudança na prova do Enem que faça a prova ficar mais fácil é péssima para quem se esforça. Sempre, sempre, sempre, sempre.
Quando aconteceu, sempre dou esse exemplo, quando aconteceu a pandemia, foi bom para algum país? Não, foi péssimo para todos os países. Todos os países do mundo na pandemia tomaram um prejuízo absurdo e paralisaram a economia.
Mas no final das contas, do meio da pandemia para depois, quem ficou melhor do que já tava antes? principalmente a China. Por quê?
porque era um país extremamente forte, extremamente forte, extremamente adaptável, um país com ritmo insano. Então, quando a gente tem qualquer tipo de chacoalhada no tabuleiro, qualquer tipo de mudança, se ela for fácil, isso é sempre um problema grave, porque isso justamente beneficia quem é vagabundo. Imagina só que a prova do Enem, é só vou dar um exemplo bem drástico que você vai perceber.
Imagina que a prova do Enem fosse uma prova 100%, a prova de matemática inteira, somente de porcentagem. Imagina isso. A prova toda é porcentagem.
Vai cair só porcentagem. 5% de 180, 5% de 200 e 7% de 48. Só isso a prova toda.
Sem questões de porcentagem. Quem é profissional e tá estudando há 4, 5 anos ou 2 anos, mas domina tudo, vai acertar quantas questões de 100 questões de postagem? Vai acertar quantas?
100. E quem é muito vagabundo, muito desocupado, não fez nada, não estuda nada direito, vai acertar quantas? 95 questões.
Olha a diferença. Quem é muito, muito, muito burro, muito jumento, 80. Olha que absurdo.
Olha que absurdo. Entende isso? Se você pega uma prova que nem o Enem, eu já falei isso para vocês, isso aqui que é bom, que te deixa imune a qualquer tipo de notícia que vai sair, porque toda hora sai uma notícia de car mudanças, mudanças e a galera vem com medo disso.
Isso é um absurdo. A gente tem que torcer pra prova sempre ficar cada vez mais difícil. Por quê?
Qualquer tipo de chacoalhada no tabuleiro que aumente o nível de dificuldade da prova. Então vamos lá. Se a prova a partir de agora tiver questões ainda mais conteudistas, sempre beneficia quem estudou mais.
Sempre, sempre, sempre, sempre. Então não é como se a gente pudesse falar assim: "Não, Pedro, a prova difícil fica difícil para todo mundo e fácil fica fácil para todo mundo". É só que todo mundo não é igual, as pessoas são diferentes.
Então, uma prova difícil fica difícil para todo mundo, sim, mas ela favorece justamente quem é melhor. Então você tem que só se fazer uma pergunta: "Eu sou da classe dos estudantes menos esforçados? Eu sou da classe dos estudantes que estão torcendo para ficar mais fácil da classe dos estudantes que estuda menos do que a média.
Se você estuda mais do que o normal, cara, que seja só duas horas por dia. Se você estuda duas horas por dia, para você já é melhor que ela fique mais difícil. Se tu estuda duas por dia, já é melhor.
Agora, quanto mais você estuda, mais tu beneficia-se de provas muito difíceis. Então, se tu estuda 6 horas por dia, aí já é outro nível. Se você estuda 6 horas por dia, você vai ser amplamente beneficiado de uma prova muito mais severa.
Se tu estuda 8 horas por dia, mais ainda, eu garanto para vocês, eu garanto para vocês o que que vai acontecer esse ano. Imagina só que a prova fique muito difícil, imagina isso, tá? Mudou a prova, né?
Agora a prova só vem com questão conteudista de matemática. Vem ali das 45, 15 de matemática básica. Inés de 30 e poucas, vem 15.
E o restante vem 10, 15 de geometria, cada vez mais difícil, e depois 10, 15 de álgebra, análise combinatória e logaritmo e funções. Cara, isso ia ser uma maravilha, uma maravilha, uma maravilha, uma maravilha. Quem é fracote?
Quem ficou eh faltando duas semanas paraa prova vendo aulão de matemática básica, porque passou o ano todo que nem um vagabundo, vai entrar em desespero, vai sair da prova reclamando, vai sair da prova chorando e tu vai ver quanto que essa pessoa vai acertar. Em invés dessa pessoa acertar o que ela acerta atualmente, que é a pessoa vai paraa prova que nenhum vagabundo não estudou nada e consegue acertar 25 em matemática, isso isso vagabundo. Pessoa, é óbvio, tem gente que é muito, muito, muito, não teve educação nenhuma, acerta 10, acerta 12, mas tô falando assim, muita gente aí que não tá nem pra prova, ah, vai de qualquer jeito, né?
Fez ali uma matematicazinha básica, sabe fazer só regra de três, esse cara sabe fazer só a regra de três. E só sabendo regra de três, o cara faz o quê? 28, 30 acertos.
Aí isso quebra a nota de todo mundo. Isso zoneia muito a nota de todo mundo. Zoneia muito.
Esse cara tira 28, 30 C, já fica com quanto a média dele de matemática? 700 e blau, 750. Às vezes quando a TR vem boa numa prova mais difícil você ia ver que esse cara que tira 28, 30, ele ia tirar 14, ia tirar 13, não ia conseguir desenrolar.
O que ele não estudou, ele não ia acertar. E você que é mais estudioso, que é mais focado, você ia se dar muito bem. você ia acertar pô 38, 39, 40, mas ia ser 38, 39, 40, que ia explodir tua nota, ia te diferenciar absurdamente, entendeu?
Então, ano passado a prova foi mais fácil, isso é fato, a prova foi mais fácil e é isso que temos aqui, ó. A moleque, ele fala: "Ano passado eu fiz 152 e minha nota foi ridículo. " Um monte de gente fez 150 e poucos acertos.
É claro que as notas foram muito menores. Claro que foram muito menores. Por quê?
Uma prova fácil para caramba. Em 2018, primeira vez que eu passei, eu fiz 141 acertos e eu passei de boa, né? Passei de boa, passei, passei bem aessa, né?
Fiquei com a média 812 aplicada, mas a média, média C ficou, se eu não me engano, 802, porque a prova de 2018 primeiro foi foi na até aquele ano. A prova de 2018 até aquele ano ela foi a mais difícil da história. Então, quando chegou aquele ano, a de 2018 foi a mais difícil.
Natureza veio conteudista num nível inimaginável, que todo mundo tava esperando chuva ácida, só coisinha bananada que sempre caiu em natureza, problema ambiental até o talo. E veio uma cacetada de química, química orgânica com reações orgânicas, veio um monte de coisa complexa, veio carbono quiral, coisa que a galera não tava acostumada. Isso foi uma maravilha.
Foi uma maravilha. Então, torçam. Mesma coisa, a redação, a pior coisa é a correção de redação do Enem desse jeito que tá muito muito estranha, muito fácil.
Chega o cara lá analfabeto, escreve qualquer bosta, qualquer modelo com espío ali mal aplicado, 920. Aí tu passou o ano todo, tu sabe que que é oração subordinada adversativa, que que é tudo, sabe? Sabe todas as paradas, sabe quando que bota vírgula no aposto, quando é estrutura condicional.
E tu tira o quê? 920 também. 960.
Tá louco. Isso aí é uma tragédia, entendeu? Torça para tudo ficar mais difícil.
Tudo, tudo, tudo. Correção da redação, correção da prova de prova de matemática com questões mais difíceis. Tudo mais difícil vai sempre ser melhor para quem estuda.
Agora, para quem não estuda, isso aí é o que você vai ver, a galera do Twitter revoltada, reclamando. Ai, que sacanagem, a prova tá difícil, coisa que eu nem estudei na escola, meu amigo. É óbvio.
E a o pessoal reclama, né? A prova tá uma uma merda porque cai coisa que quem é da escola pública não viu porque nem teve aula. Então você tá sugerindo que a gente nivele a prova do Enem pelo que se dá na escola pública?
Pô, a escola pública do Brasil é uma merda. Todo mundo sabe disso. Isso é outro problema que é culpa dos governantes.
A gente vai nivelar com isso. Então, no Enem só vai ter o que deu na escola pública. Então, vai ter o quê?
Vai ter o quê? Mal vai ter notação científica, mal vai ter movimento uniforme, porque tem um monte de escola pública aí que passa 3 anos de estromé sem ver. Movimento uniforme.
Tem noção do que que é isso? Então assim, todo mundo sabe que no Brasil é cada um por si. Você tem que dar um jeito de estudar e ficar inteligente.
É fato, por isso que você tá aqui. Então vamos nessa. Mas tá alinhado já, porque já me perguntaram isso algumas vezes, então não vou responder mais.
Mudança na prova do Nem. Sempre torcendo para ficar mais difícil.