Boa noite, galera. Nós somos o Sem Grosia Podcast. Meu nome, eu quando eu falo o nome, a galera fica achando que meu nome é Fermento mesmo, né? Eu tenho que começar falar, eu sou o fermento. Acho que daí fica o apelido da Mas você sabe que tem gente que acha que meu nome é chileno também, até porque eu uso nos meus livros e eu uso no chileno Gomes, é um nome comercial, né? E tem gente, Um pseudônimo assim, é um pseudônimo. É. E na verdade eu tinha uma antiga empresária, quando eu fui lançar meu primeiro
livro, eu coloquei Marcos Gomes, que é meu nome. Aham. Ela falou: "Adorei o livro, eu só mudaria o nome". Aí eu falei: "O nome do livro?" Ela falou: "Não, não, o seu falei: "O meu é meu nome, como que eu mudaria?" Ela falou: "Não, porque ela falou assim: "Entra aí, procura Marcos Gomes". Aí eu coloquei, tinha milhões, nenhum era eu. Ela falou: "Coloca Chileno Gomes". Já naquela época, as primeiras três páginas do Google era eu. Aí ela falou: "Chileno Gomes é o nome que você tem que usar". E da onde que veio o chileno mesmo?
Meu pai é chileno, né? Meus irmãos são chilenos. Eu tenho dupla cidadania, falo espanhol com os meus filhos, sempre fui, meu apelido a vida inteira foi chileno. Aí ficou chileno. E aí ficou chileno. Bom, então galera, hoje é o meu nome não é fermento, tá? é Víctor, mas eu sou conhecido como fermento para quem é aka aka fermento aka fermento. E hoje a gente vai conversar então com o chileno, quer dizer, com o Marcos aka chileno que é filósofo. Então a gente tá permitindos professor de filosofia. Bom, a gente Pode começar conversando sobre isso, mas
hoje então a gente tá liberado para falar sobre tudo, pô. Eu acho que quando a gente tem um episódio sobre filosofia, é o único episódio que dá para falar sobre absolutamente qualquer assunto. Absolutamente qualquer assunto. Isso que é [ __ ] né? É, é quase gostoso essa liberdade, né? É. E, e ao mesmo tempo ela é opressora, né? Por quê? Porque, cara, olha só, quando Você tem um cara especialista de algum assunto, o cara tem mestrado, doutorado, pós-doutorado, tal, ele ele fica confortável dentro do assunto dele. Uhum. Quando você fala de filosofia, e eu tenho,
né, minhas graduações também e você pode aplicar em qualquer coisa na vida, é, é tipo, é 1 milhão de vezes mais coisas que você pode aplicar do que um cara que fala sobre nanopartículas, por exemplo, entende? Um cara que fala só sobre o Cérebro ou fala só sobre, sei lá, carpintaria ou fala, enfim. Então, eh, eu costumo dizer que nada mais libertador que uma opressão e nada mais opressor que o livre arbítrio. Não, quando você é livre para falar de qualquer coisa, é opressor. Por quê? Porque a responsabilidade é toda sua. E é muita coisa
que você pode falar. E se você fala uma merda, a responsabilidade é sua. É verdade. A liberdade é algo perigoso Nesse sentido. Claro, cara. Por que que tu não se considera filósofo mesmo? Qual que é a tua visão sobre isso? Porque tem muita gente que se considera filósofo. Ah, tá cheio por aí. Tá cheio. Você entra no Instagram, o cara tá lá: "Filósofo, eu quero morrer quando eu vejo isso." Por que que eu não me considero filósofo? Eu falei no outro episódio tal, porque assim, quando a Gente começa a ver a capacidade intelectiva dos caras,
as teorias, como os caras elaboram pensamentos assim tão, tão difíceis, raciocínios tão refinados, sabe? Eu acho que o filósofo ele tá numa categoria assim, tipo 10 categorias acima de médias normais como nós, assim, embora compreender filosofia não te torne um filósofo, não. Não. Então, por isso que eu acho que eu sou um bom professor de filosofia. Eu sei das minhas qualidades. Eu sei que eu tenho uma habilidade de pegar pensamentos muito difíceis e transformar de maneira simples para que as pessoas entendam sem perder conteúdo. Uhum. Essa é uma habilidade que eu sei. Por isso que
eu digo, eu sou um bom professor de filosofia. Agora, gerar novos conhecimentos, quebrar paradigmas, né? Embora eu tenha a minha produção intelectual, eu acho que ela ainda é muito muito pequenininha para poder me Considerar, para poder me comparar um Niet. poder me comparar a um Freud, a um Kant, que são caras assim que mudaram a história da humanidade. Quais teorias tu tem tuas? Tu tem alguma coisa que não foi exposta ou que foi? Cara, eu tenho, eu tenho esse, por exemplo, que eu falo que o livre arbítrio é opressor e nada mais libertador do que
uma opressão, né? Porque as pessoas querem seguir um gurus, né? Querem seguir um Pastor, querem seguir um partido político. Por quê? Porque se der errado, você tá só obedecendo ordem, né? E eu tenho uma teoria, eu tenho algumas, mas eu tenho uma que eu acho muito legal, que é sobre a origem da vida, tá? Eu acredito de verdade, né? Hoje a gente sabe que o universo ele é gigantesco, né? Numa proporção assim que hoje no universo observável já se viu, já se conhece um trilhão de galáxias, cada uma Contendo de 50 a 400 bilhões de
estrelas que podem ser até 10 bilhões de vezes maior do que o Sol, né, com trilhões de planetas. Então eu, para mim, a vida é um processo natural, né? A vida e evolução é um processo cosmológico natural. ela vai acontecendo e a vida inteligente é autodestrutiva. Então eu acredito que nos nos 15 14,5 bilhões de anos ou 26 bilhões de anos, segundo James Web, do universo, a vida já ocorreu milhões e milhões de vezes, né, De várias formas diferentes, em lugares diferentes, mas a vida inteligente como a nossa, ela é autodestrutiva. Chega uma hora sempre,
sempre, sempre. Ou existe vida que não é inteligente, como foi o caso dos dinossauros, que dominaram a Terra por 150 milhões de anos, mas não produziram nada porque eram simples animais e aí não tem como a gente ter contato. Ou e desenvolve-se vida inteligente, como é o Caso da nossa, e ela acaba se autodestruindo. Tanto que o planeta não é mais azul, o planeta é cinza. Nós estamos acabando com o planeta e logo logo existirá uma nova extinção em massa. Já passamos por cinco grandes extinções em massa no planeta. Será que dessa vez a gente
não sobrevive? Será que a gente não consegue chegar em Marte e começar a colonizar a nossa galáxia? Pode ser, mas assim que garante que a Gente não vai destruir Marte também. Por que que tu diz que nós não somos simples animais? Porque nós temos o lóbulo frontal mais desenvolvido. A gente consegue tomar decisões que os animais não tomam. Tem um filósofo francês do século XX chamado Jam por Satre. E Sartre diz o seguinte, que tudo na vida, tudo na vida, a essência precede a existência. Então, por exemplo, se um carpinteiro vai fazer uma cadeira, ele
Já tem uma ideia de cadeira, certo? Se você vai escrever um livro, você já tem uma ideia do livro. Se um, quando nasce um gato, ele já nasce com instinto de gato, né? Se você pegar um gato no primeiro dia de vida dele, separar ele de outros gastos, de outros gatos, nunca ele ter contato com o gato, você vai dar leite, você vai fazer ele sobreviver, ele vai se comportar irritantemente como gato, certo? Porque o instinto dele vem Pronto. No caso do ser humano, não. Sart diz que no caso do ser humano a existência precede
a essência. Primeiro nós desistimos e depois construímos nossa essência. Se você pegar um bebê no primeiro dia de vida dele, separar de outros humanos, alimentar ele, manter ele vivo, só que não, ele não ter nenhum tipo de contato com outros humanos, ele não vira um ser humano. Até porque a nossa forma de pensar, ela se organiza linguisticamente e a nossa língua a Gente aprende por imitação, por neurônio reflexo, com o pai e a mãe imitando. Então, se você pegar uma criança e afastar ela de outros humanos, ela não vai ser um ser humano. Ela vai
ser biologicamente um ser humano, mas cognitivamente, emocionalmente, ela não vai ser. Ela vai ser um um vai ter uma demência aí, um retardo, certo? Por quê? Porque nós somos vazios de instinto, de Satre. O ser humano não tem instinto como os outros animais. Como os outros Animais, desculpa, minha voz tá tá ruim, tá gente? Então, eh, por isso que eu digo, né, que o o nós somos diferentes dos outros animais, nós somos vazios de extinto, mas nós temos uma capacidade adaptativa que outros animais não têm, né? Eu fiz o podcast com a Dra. Elisâre e
eu falei isso. Eu falei assim: "Você vê um pombo do lado de um filé, ele morre de fome, mas ele não come o filé". Você vê um tigre do lado do alpiste, ele morre de Fome, mas ele não come alpiste porque ele tem o instinto dele. Já o ser humano come o pombo, come o filé, come piste, come a secretária, come o o o tigre, entendeu? Come assessorista, come quem for, entende? Porque o ser humano ele é adaptável, ele tem a capacidade de gerar conhecimento, ele tem a capacidade de gerar adaptações, ele tem a capacidade
de gerar ferramentas, embora alguns poucos animais também tenham essa capacidade, ela é muito limitada. O ser Humano não, a capacidade de adaptação do ser humano e de desenvolvimento intelectivo, ela é é única no planeta. Mas tu acredita que ela exista, por exemplo, em na galáxia? Sei lá, não sei. Voltando um pouco para essa não sei se na nossa galáxia, mas que no universo, acredito que exista, porque a chance é é absurda. Matematicamente, se você parar para pensar, olha só, Nós vivemos em torno de uma estrelinha chamado sol, que é considerado uma estrela nã, certo? Eh,
existe um planeta com vida no sistema solar, que é a Terra, porque tá dentro da zona habitável. Ele nem é muito perto do Sol para evaporar a água e ficar muito quente e nem muito longe para de para congelar a água. Então, dentro da zona habitável, considerando uma vida baseada em carbono como a nossa, porque Podem existir outros tipos de vidas, né? Eh, o nosso sol considerado uma estrela na existe na nossa galáxia estimadamente cerca de 400 bilhões de estrelas, sendo que existem estrelas que chegam a ser 1 bilhão de vezes maiores que o nosso
Sol. E o nosso Sol é 1.300.000 vezes maior que a nossa Terra. Ou seja, se você pegar uma folha A4, tem uma foto do Sol, e você dividir em 1.300.000 1 vezes vai dar um pedaço impossível de ser visto a olho nu. Esse pedaço é a terra. Essa é a Proporção da nossa terra. Então aquela maquete que a gente faz no colegial, ela não é proporcional, certo? Agora você imagina que existem estrelas que são 1 bilhão de vezes chegam a ser, existem estrelas já no universo vistas que chegam a ser 10 bilhões de vezes maiores
que o nosso sol. E a gente já nem consegue dimensionar o que que é um um bi que é que é absurdo. Que é absurdo. Então o que acontece? Eh, hoje, hoje se você considerar uma bactéria no seu corpo, ela é insignificante, uma bactéria. E existem milhões de bactérias vivendo no seu corpo, certo? Que fazem você tá vivo, tem células que estão se regenerando, que comem as células mortas e tal. No intestino tem a microbiota que são células que são, né, bactérias que fazem bem e tal. Hoje no universo, proporcionalmente a Nossa Via Láctea com
400 bilhões de estrelas e cerca de 3 trilhões de planetas, sendo que existem estrelas que podem ser até 10 bilhões de vezes maiores que o nosso Sol. Proporcionalmente a Via Láctea inteira, não tô falando do Sol, nem do nem do do planeta Terra, a Valacte inteira é menor do que uma bactéria no seu corpo em relação ao universo. Meu Deus, pô. Imagina o tamanho do universo. Existe Hoje no universo observável pelo menos 1 trilhão de galáxias cada uma, contendo até 400 bilhões de estrelas, cerca de 3 trilhões de planetas cada uma, entende? Então, proporcionalmente, matematicamente,
eh eh tem uma frase muito legal do paradoxo de FM que diz assim: "Eh, se estamos sozinhos no universo é assustador e se não estamos sozinhos é assustador também, entende? Porque assim, cara, não é possível ter vida só Que é muito grande. É muito grande. A gente não consegue entender verdadeiramente. Não, não dá. Não dá, não dá. Você imagina que se a cabeça de um alfinete fosse uma galáxia, aqui a cabeça do alfinete fosse uma galáxia, o universo compreende cinco quarteirões em volta. É para você entender mais ou menos a dimensão. É muita loucura. E
a galáxia são 400 bilhões de estrelas, a cabeça de um alfinete. A gente tá falando de cinco quarteirões. Isso é um universo observável que a gente conseguiu observar até agora. Porque e daí ainda teoricamente ele continua expandindo. Exato. A gente não sabe. E o que que tem depois? Ele tá expandindo para onde? Porque infinito é um termo que só existe No mundo das ideias, né? Sim, cara. Eu pensei isso depois que eu tive o que eu conversei com o Sacani. É. A gente ficou, eu falei para ele assim, né? Se o universo é infinito, infinito,
né? Quando tem uma coisa que é infinita, tu tem tudo dentro dela. Eu falei, então, teoricamente existe um planeta igual à Terra. Tem que ter um planeta idêntico à Terra. Se é infinito, É infinito. Se é infinito, tem um planeta igual à Terra. Tem vários, tem infinitos planetas iguais à Terra. É um termo que não existe, que não existe na realidade, porque a realidade é que é tão grande que, cara, a gente considera infinito, tipo, ah, quantos grãos de areia na claro, não tem como a gente, mas na verdade, cara, então não, não tem um
planeta igual a Terra com um chileno e um fermento fazendo pod Infinita ou não. Existem algumas coisas que existem só no mundo das ideias. Então, uma vez eu falei para uns alunos meus, eu falei assim: "Fala pro teu professor de matemática que matemática não existe". E ele falou: "Como matemática não existe? Não, você nunca viu o número um andando por aí, o número dois que ah, mas tem uma caneca, mas o que existe é a caneca. O número não existe. É uma é uma linguagem, É uma construção intelectual para poder mapear a realidade. Claro, para
você poder entender como as coisas funcionam. Mas de fato a matemática não tem materialidade ontológica. A matemática não existe de fato. Quer ver outra coisa que não existe de fato? Frio, o frio não existe, ele é a Não tem como você falar ausência de calor. O que existe? O calor. Não tem Como você explicar o frio sem falar o calor. Tem como você explicar o calor sem falar o frio. Calor é aceleração de partículas. Quanto mais as partículas aceleram, maior a temperatura. O que que é a luz? São feixes de fótons. O que que é
a escuridão? Não existe. A escuridão é ausência de luz. E o que que é a morte? A morte não existe, não tem materialidade ontológica. A morte você só consegue explicar de falar da vida. A única coisa que existe é a vida. E o que é a vida? A vida é expansão. A vida são células se se e se regenerando, é se dividindo. São são é o que mantém a gente vivo. Isso é a vida. O que mantém a gente vivo, a gente não sabe. Tem gente que vai dizer que é a alma, tem gente que
vai dizer que é o espírito, tem gente que vai dizer que é o fôlego divino, enfim. Mas assim, a gente hoje a ciência não sabe o que mantém a gente vivo de fato. Quando você morre, por que que teu corpo para de funcionar? O que que sai do seu corpo? Porque teoricamente tem que ter alguma coisa, né, que os os filósofos naturalistas, os primeiros filósofos, chamavam de archer. O que é comum a tudo que é vivo para que eles sejam vivos? O que eu tenho, que o fermento tem, que o Gabriel tem, que uma planta
tem, que um macaco tem, que um cachorro tem, que uma bactéria tem, que uma ave tem, que é comum a todos os seres vivos, Que é muito diferente do que o que não é vivo, que é muito diferente. Agora, a nossa matéria é igual a dessa mesa. Tudo é feito de átomos. Atomos. Tomos do grego quer dizer divisão. Então, um dos primeiros teóricos atomistas é um cara chamado Demócrito, 300 anes de. Cristo. Então ele dizia, você pega a matéria, vai dividindo, dividindo, dividindo, dividindo, dividindo, dividindo, Dividindo, dividindo, dividindo, vai chegar no momento que ela é
indivisível. Tomos do grego quer dizer divisão, prefixo A quer dizer negação. Atomos, átomo é o que não pode ser dividido. Aí você fala: "Ah, professor, mas já dividimos o átomo?" Beleza, mas a ciência que deu o nome cedo demais, mas a teoria em si ela é perfeita porque tem alguma hora que chega em algo que não vai ter como que não vai ter como ser dividido. E a teoria atomista Ela foi ridicularizada durante 2500 anos. E a gente só descobriu que a gente tinha razão no final de 1900 com a tecnologia. Então hoje microscópios, acelerador
de partículas e uma série de coisas. Então, hoje tem coisas que a gente eh eh não consegue explicar, né, como metafísica, como Deus, como alma, como inferno, como reencarnação. E a gente não sabe se existe ou não. Aí é Uma questão de fé. Você acredita se quiser. Mas talvez um dia a gente tenha tecnologia para provar que existe ou que não existe, mas hoje a gente não tem. Talvez daqui 100.000 anos, talvez daqui 1 milhão de anos, talvez nunca tenhamos. essa tecnologia, porque existem coisas que nós estamos necessariamente presos à tecnologia. Então, se você não
pode provar, você também não pode negar, claro, pelo Mesmo motivo. Então, Kant, que é um filósofo do século XVI, que você gostou muito, já ouvi falar sobre ele no último nosso último episódio, ele diz que debater se Deus existe ou não é só para satisfazer o ego do ser humano de querer ter resposta para tudo, porque Deus só pode ser crido pela fé. E o que que é fé? acreditar sem provas. Ou você acredita ou você não acredita. Só, só que a questão é que muitas outras Coisas antes eh precisaram da fé, sei lá, quando
discutiam se a terra era redonda ou não. Devia ter gente que acreditava e gente que não acreditava e não tinham como provar. Exato. E isso era fé. Isso era fé. E tal, talvez a, só que a discussão de Deus, eu acho que ela tá muito além disso. A discussão de Deus tá além disso por motivos bons e ruins, porque Deus não tem nem plausibilidade, Vamos dizer assim. Então, primeiro a gente tem que discutir qual Deus. Qual Deus, né? Vamos trazer o livro. Tá lá em cima. Tá lá. Antes disso, eu quero te dar um outro
livro de presente que eu lancei. Na verdade, eu sou coordenador editorial, sou eu e outros nove co-autores, mas o primeiro capítulo, o texto de orelha, o prefácio e o texto da da capa são todos meus, tá? Então, Obrigado, velho. Histórias importantes demais para ficar anonimatos aí, ó, galera, um livro muito legal lançado pela Literári. Espero que vocês gostem. Você vai pirar no primeiro capítulo. Aliás, eu acho que você vai gostar mais do prefácio. Já tô com vontade de ler já. O outro muito maneiro, velho. O prefácio é Não seja feliz É o nome do prefácio,
[ __ ] Depois eu leio. Depois eu leio e dou o feedback lá no meu no meu inst. Obrigado, irmão. Muito obrigado. Então, por que que dei bater se Deus existe ou não é um assunto complexo do lado bom e do lado ruim? Primeiro, do lado bom, vou falar, porque Deus, ele serve de modelo e de horizonte para muitas pessoas. Uhum. Tem gente que precisa de Deus para poder ter um sentido na vida. Uhum. Certo. Por isso que que Deus eh o ser humano criaria Deus de qualquer jeito, mesmo se, tipo assim, tu fala assim:
"Não, não existe Jesus, vamos resetar a humanidade". Surgiria novamente Deus. sugiria. Não existe absolutamente nenhum povo ateu na história da humanidade, nenhuma tribo Isolada na África, na Amazônia, na nunca foi encontrado nenhum registro de um povo que seja teu. De alguma maneira até biologicamente a gente deve ter sido selecionado acreditando. Pode ser, pode ser em acreditar em algum uma consequência secundária de alguma seleção, maneira da gente não conseguir explicar e a gente tem uma necessidade que os animais não têm de explicar. Sim, Porque como a gente tem o lobbal desenvolvido, a gente tem uma necessidade
de entender algumas coisas e quando a gente não entende, a gente a gente inventa explicações. Uhum. Entende? Talvez se os animais sofisticassem a linguagem o suficiente, eles também tivessem essa essa necessidade. Mas nunca saberemos. Ou saberemos também. Ou saberemos mais paraa frente, não sei. Eh, esse lado positivo, Deus é importante, né? E tem um um escritor chamado Victor Frank, o pai da logoterapia. Ele tem um livro, dois livros muito bons. Um é chama Em Busca de um sentido que ele ele cria uma uma linha da psicologia inteira baseada no sentido da vida, chama logoterapia. Logos
do grego quer dizer sentido. Uhum. Então ele diz: "Achei o sentido da minha vida ajudando outros a achar o sentido Da sua". Acho que tem um aqui, ó. Tem um parecido, ó, que é do A vida sempre tem um sentido que ele veio aqui, esse Alberto Neri ou Neri, que ele falou justamente sobre a logo sobre Victor Frank. Victor Frank, pô. E Victor Frank é incrível. E Victor Frankel tem um outro livro muito bom. Ele fica conhecido como psicólogo das religiões. Por quê? E ele não era Religioso. Mas por quê? Porque ele percebe que a
maioria das pessoas precisa de Deus para dar um sentido na vida. Então ele tem um livro que chama a presença ignorada de Deus, entende? Então hoje, se você parar para pensar, a moralidade na nossa sociedade, ela é uma moralidade cristã. Uhum. Né? Embora os valores, os valores, embora nos últimos 30 anos a gente tenha perdido muito, né? Mas a Gente vive numa sociedade judaico-cristã. São os valores que constituem a nossa sociedade, certo? Então, muitas pessoas precisam de Deus para poder dar sentido à sua vida. E já é comprovado cientificamente que pessoas com doenças graves que
têm uma fé muito forte e que acreditam, elas recuperam melhor do que as que não têm. Uhum. Porque será que é porque é a fé ou porque o cérebro tem uma capacidade de Autorreeneração? Não sabemos. Efeito placebo e exato. Porque o efeito placebo ele é real. Ele é muito real. Muito real. Se você existem inúmeros estudos com pessoas com depressão, onde metade toma um placebo e outra metade toma um semio de tarja preta e o percentual de melhora é exatamente o mesmo. Uhum. Inúmeros estudos científicos assim, você pode procurar no clube médico, tem um monte.
É absurdo. E aí você fala, na verdade não é o remédio que cura a pessoa, é a pessoa que se cura, porque ela acredita que tá sendo curada. Uhum. E daí ela talvez atribua a fé, a a oração qualquer coisa, Deus, ao santo, ao milagre, a promessa que ela fez, que ficar um ano sem comer chocolate, a andar de joelho até Aparecida do Norte, enfim. Certo? Então esse é o ponto Positivo de de Deus das religiões. Mas quando tu fala assim, parece até um pouco ofensivo, vamos dizer, algumas pessoas precisam de Deus, mas é porque
elas precisam de verdade. Se elas não tiverem, elas perdem o rumo. Mas parece que tu se coloca numa posição de superioridade por não precisar de Deus. Não, não, não, não. Então, olha só, eh, isso é, muitos ateus acham que sim, mas é o contrário. Primeiro porque Eu nunca quis ser ateu. Uhum. Eu tenho inveja de quem tem fé. A verdade é essa. Eu me coloco num patamar abaixo, não acima. Eu tenho inveja. Sabe por quê? Porque olha só, a pessoa que tem fé, ela acredita piamente que quando ela morrer, a vida continua. Uhum. E que
ela vai poder reencontrar as pessoas que ela ama. Certo? Uhum. Eu não tenho essa fé. Para mim, morreu, acabou. Para mim, nós somos um acidente cosmológico. E quando a vida acaba, ela se dissipa e a nossa matéria se dissipa e ela vai formar outras coisas e acabou. Tem um filósofo do século antes de Cristo chamado Epicudo. E Epicudo falava assim: "A morte não é, não há porque se preocupar, porque quando a morte é, você já não é mais". Caraca, [ __ ] Porque na filosofia quando uma coisa é, ela é definitivamente. Então ele diz assim:
"Se você tá vivo, a morte não é, não chegou ainda." Uhum. E a morte para ele é ausência de sensações. Acabou tudo, acabou, morreu. Então ele fala: "Não se preocupe com a morte, porque a morte não é, porque você tá vivo. Se a morte for, você já não é mais. Então não tem por se preocupar com a morte. O Que faz sentido na minha visão, né? Muito [ __ ] Mas é porque você é um materialista como eu e como Epicuro. Nós somos materialistas. A gente não acredita numa segunda vida. Porém, eu tenho dois filhos.
Se meus filhos morrerem num acidente, eu vou ficar triste pro resto da vida. Uhum. E o que que me impede de botar uma arma na minha cabeça e acabar com a minha vida? Porque o meu sentido da vida são Meus filhos. Eu vou ter que ou ressignificar a minha vida ou eu vou ficar triste pro resto da vida. Uhum. Quem tem fé, ele tem uma reserva de combustível, ele tem um porquê continuar, porque ele acredita que vai reencontrar o filho, vai reencontrar a mãe, vai reencontrar a mulher, entende? Então eu de verdade, eu tenho inveja
de quem tem fé. Não é uma coisa que eu gostaria de não ter. Então é, pelo contrário, eu não me acho superior. Eu Acho superior quem consegue tem fé, porque eu não consigo. Mas é ilógico, né? Tipo, é que eu não tenho essa fé. Eu eu não sei o que tem depois, né? Eu diria que meio classificaria como um agnóstico, que é o Então, mas olha só, eh, muitas coisas são ilógicas e a gente não consegue explicar. Ah, sim. Entende? Vou te dar um exemplo. Hum. Como que os planetas se mantém na órbita sem ter
nenhum tipo de alteração por milhares e milhões e milhões de anos pela pelos campos gravitacionais? alguma coisa assim. É o que a gente supõe, mas com uma série de de explosões de galáxias colidinos, com cometas que entram na nas nas órbitas das galáxias, teoricamente eles teriam que bagunçar tudo isso e não bagunça. É que na verdade a realidade ela existe E a gente tenta entendê entendê-la. E aí a gente vai baseando tudo de acordo com os fenômenos que estão acontecendo. Mas tem coisa que não tem como a gente explicar, talvez não agora, com os modelos
que a gente tem. Exato. Foi o que você falou da Terra Redonda. Uhum. Muita gente morreu quando defendeu e Viam evidências científicas. Só para você ter uma ideia, quando Galilei, o Galilei, ele foi condenado pela igreja, Renê Decart, ele estava escrevendo uma obra sobre o heliocentrismo, como o a Terra e os planetas giravam em torno de Sol. Uhum. 1528, se eu não me engano. Sabe o que ele fez? Abandonou o livro. Por quê? Porque Galileu Galilei foi condenado à Morte pela igreja. Entendi. Entendeu? Aí ele falou: "Quer saber? [ __ ] nenhuma. Deixa esse assunto
para lá. Não quero saber." E ele era cristão. Ele era cristão. Renê Decart era cristão. E será que existem coisas hoje que daqui um tempo a gente vai olhar e vai e vai ter essa mesma sensação? Tipo, como é que os caras eram tão burros? E Cara, deixa eu explicar uma coisa. Eu passei por uma experiência e é muito [ __ ] para mim falar sobre isso porque eu não consigo acreditar. Eu não consigo acreditar em outras vidas, não consigo acreditar em alma, não consigo, não é uma coisa que eu não quero. Mas eu conheci
um cara há uns anos atrás, fui dar uma palestra num evento de espiritualidade, me chamaram para dar uma palestra sobre Deus e eu fui, mas eu já deixo claro que Eu falo para mim, vocês são bando de louco, eu não acredito em [ __ ] nenhuma acreditam tal e com respeito, claro, com respeito. E tanto que o legal que o dono do evento, ele fala: "Eu te chamo exatamente porque você não acredita. Porque eu não quero que as pessoas copiem tudo que eu falo, eu quero mostrar pontos de vista diferente. Eu achei do [ __
] por isso que eu Respeito ele para caramba. Eh, e eu ia dar palestra domingo de manhã e eu falei: "Cara, eu tô abarrotado de serviço, eu tenho evento, tal, eu só vou conseguir domingo de manhã da palestra". O evento começava na sexta à noite. E ele falou: "Não, sem problema". Quando foi sexta à noite, eu liberei mais cedo. Eu tinha umas duas horas livres assim e não valia a pena eu ir para casa. E eu tava perto do evento. Eu falei: "Quer saber? Vou passar um evento." Ninguém sabia que eu ia. O evento estava
rolando. Eu entrei na outra sala, sala de apoio, tava a menina que faz administração junto com um cara conversando. E ela falou: "Esse é o chileno, amigo nosso, vai dar palestra domingo, tal, não sei o quê. Esse daqui é o Lael e b pá b pã tal. Ele é professor de filosofia tal. Ela apresentou a gente, falou: "Gente, dá licença, eu preciso resolver o negócio Ali, já vem". Aí o cara começou a conversar comigo, falou: "Pô, que legal, professor de filosofia, tal". Cara, em 30 segundos o cara mudou a feição dele, começou a olhar pro
lado assim, só tava eu e ele na sala. Ele falou assim: "Você me permite encostar em você?" [ __ ] encosta, né? Aí ele botou a mão no meu ombro, virou pro lado e começou a falar uma senhora de cabelo branco, óculos, Óculos, tal e até aí eu tô tipo aí ele falou como Maria José Correa, cara, o nome da minha mãe. Aí eu arrepiei na hora, olhei assim para ele, aí ele, aí ele prendeu minha atenção, aí ele falou assim: "Ela manda dizer que olha pelos seus filhos, Gabriel e Gustavo, meus dois filhos. Faz
não, não faz muito tempo que ela desencarnou do anos, um ano não, um ano e meio. Fazia exatamente um ano e meio, Cara. O cara começou a falar só na mosca assim, absurdo, tudo, mas coisas absurdas assim, coisas do meu serviço que ninguém sabia, coisa, mas coisas assim absurdas, absurdas, absurdas, absurdas. Cara, eu fiquei muito abalada. falou de outras vidas, falou dos meus filhos, falou da minha mulher, falou das minhas irmãs. Eu tinha acabado de de descobrir uma irmã fora do casamento do meu pai, tipo um ano mais velha que a minha irmã mais nova,
Ninguém sabia. Ele falou nome, tipo assim, umas coisas bizarra. Uhum. Bizarra. E eu fiquei abalado. Depois outras pessoas, quando eu contei isso num podcast, outras pessoas quiseram conhecer ele e ele repetiu o mesmo processo com gente que ele nunca tinha visto na vida. O pessoa ligar, ele falar nome sobre nome, nome do marido, do filho, da mãe, tipo assim, gente, que que você fala: "Caraco, e aí eu liguei Para um amigo meu, professor de filosofia, falei: "Meu, pelo amor de Darwin, eu preciso de uma voz cética, lúcida. Eu preciso porque, cara, estão comendo minha mente,
a minha sogra é espírita, a minha mulher é espírita, a minha irmã é é é é é budista. Então, todo mundo falando, tá vendo? Você tem que acreditar, você tem que acreditar outras vidas e não sei que e tal, tal. E eu liguei pro cara 2 horas da manhã, falei: "Meu, pelo amor de Darwin, esse Amigo meu, ele tem uma página que chama Teu Radical". É, você ver não, ele é. Aí ele falou para mim assim: "Cara, eu tenho um irmão e esse meu irmão foi pra Itália e ele tava andando numa praça, um cara
esbarrou nele e falou assim: "Você me dá licença para eu dar um recado do seu pai?" E começou a falar coisas que seriam impossíveis alguém saber que não fosse o Meu pai. E ele falou, quando meu irmão voltou, meu irmão voltou de lá apavorado e falou: "Como você explica?" Ele falou: "Eu não explico". E aí eu fiquei horas conversando com esse meu amigo, Alexandre Leal e a gente chegou a uma conclusão, tá? Qual foi a conclusão? O Lael, ele fala que ele faz um negócio, ele fala: "Não é espiritual, é eu faço Expansão da consciência".
E aí eu me lembrei de Jung. Jung foi um discípulo de Freud que Freud rompeu com ele. Jung falava de uma coisa chamada inconsciente coletivo. Ele diz que existe uma malha invisível de conhecimento, que tudo que a gente faz a gente deposita e que pode ser acessado por qualquer ser humano. Só precisa saber como. Uhum. Na hora eu lembrei de Jung quando ele falou que faz esse negócio de expansão Da consciência. E a conclusão que eu e o Alexandre chegamos é o seguinte, beleza? O Lael ele acessa informação da onde não faço ideia se é
inconsciente coletivo, se é de outras vidas, se é um espírito, se é Deus, não faço ideia. Mas ele acessa isso, cara, não tem como negar. E isso aconteceu mais duas vezes comigo e com pessoas que eu conheço. E eu acho que isso é uma coisa que Várias pessoas já relataram, né, cara? Pergunta até, ô Gabriel, faz uma enquete no chat, quem já quem já ouviu história parecida com essa, cara? Porque eu eu lembro de um episódio assim, ó, vamos dizer, um episódio bem claro que disso que aconteceu, que foi aquela sida do BBB, eu não
sei se tu lembra mais ou menos isso, mas ela era uma participante do BBB, uma das primeiras edições, só para dar um dar um exemplo aqui. E ela tava, cara normal, participante do BBB lá, relaxada, aí um pegando um sol, aí um dia ela começa aqui assim: "Opa, alguém me chamou, alguém me chamou, tem alguém me chamando?" Eu escutei uma voz, escutei minha irmã me chamando, blá blá blá blá, cara. E daí ela, o outro pessoal, o pessoal falou: "Porra, acho que a Cida tá meio mal. Ela tava escutando uma voz, que negócio estranho assim,
não numa época que é hoje em dia que todo mundo Finge para chamar atenção assim. E aí, cara, a irmã dela tinha morrido tipo assim uma hora que pior, cara, uma hora antes, cara, que ela escutou e daí foi dada a notícia depois ela chorava. Ela falou lá, cara, eu escutei minha irmã me chamando assim e tem tudo filmado, né, cara? Bizarro. E você como você explica, cara? Como que não explica, cara. Não explica, não explica. Eu eu passei por uma situação assim na vida, cara, que não tem explicação para mim, que foi eu eu
a minha irmã, ela é espírita também, então, cara, eu não consigo acreditar igual mesma coisa que tu, assim, ela fala, eu falo: "Cara, eu não acredito velho. Não importa se eu não ver, se eu não experienciar". É, eu não acredito. E se eu experienar a minha percepção, velho. E eu vou te falar, quando eu fiz teologia, eu fiz estágio num centro de Umbanda e numa igreja evangélica. E continuou questionando. Bom, mas eu eu fui num evento, numa festa e eu tinha uns 15 anos, bem novo assim, e chegou lá nessa festa tal, eu fui no
banheiro e quando eu saí do do banheiro, eu sentei num lugar para dar uma descansada antes de voltar pra pista assim do rolê. E tinha uns maloqueiros nessa festa. Era uma festa meio suspeita assim, né? Não era festa ideal. Não devia estar lá com 15 anos, né? E aí, cara, sentou um cara e foi enrolar um baseado do meu lado. O cara enrolando baseado, ele falou assim: "Ô, quando se aparecer algum segurança aqui, tu me dá um toque para pá, o cara não vê". Daí, pô, foi aparecer um segurança, eu dei um toque no cara,
o cara guardou o baseado, daí já começou a ficar muito meu amigo, né? Ele: "Porra, irmão, valeu, tamo junto, tal, não sei o qu". Daí daqui a pouco ele mostrou uma arma, cara, e falou: "Vim aqui para matar um alemão Que tá pegando minha mina, não sei o quê". E daí eu já comecei a apavorar. Eu já pensei: "Irmão, que que eu tô fazendo nessa festa, irmão? Preciso pegar meus amigos e ir embora aqui dessa festa agora, assim, tipo, que onde é que nós estamos, cara?" E aí eu fiquei ali assim, meio que fingindo ser
amigo do cara, ele com a arma ali guardado. E aí do nada, irmão, esses cara drogado, louco, eu Peguei e falei para ele assim: "Não, então vou lá com meus amigos, pá, não sei o que". O cara virou a polaridade de amigo para inimigo. Ele falou: "Irmão, tu vai lá me denunciar. Como assim, irmão? Tu vai querer falar por segurança que eu tô com a arma, não sei o quê. Tu é de outra facção. Deixa eu ver tua canela, deixa eu ver se tu tem tatuagem. cara drogado, louco, irmão. Cara, fiquei preso ali nesse nessa
antala do banheiro, o cara não me Deixava ir, começou a juntar a gente, o cara falar que não sei o que, que ia me matar, que ia ter que, cara, eu já tava pensando que eu ia sair correndo no meio da pista, mano. Maior cena, ma cena, ma cena. consegui sair dali quando apareceu um outro amigo meu, um conhecido que caiu do céu assim, comprou a briga para mim, falou com o cara, não sei o quê, resolveu a situação lá, isso não importa, isso nada do que aconteceu importa, Mas foi sinistro, tá? Fui dormir, cheguei
em casa, peguei um táxi, cheguei chorando, fui dormir e pensei: "Caralho, sobrevivi, velho." No outro dia de manhã, umas, sei lá, 9, 10 da manhã, eu acordo, vem a minha irmã batendo a porta do meu quarto: "Vitor, tu vai sair hoje?" E daí eu falei assim: "Não, hoje não vou sair com o cu na mão, né? Nunca mais eu ia sair. E daí eu assim porque ela assim, tive um sonho contigo muito [ __ ] Eu sonhei que tu tava assim assim preso num lugar, alguém te ameaçava com uma arma, o [ __ ] Qu
Nossa cara, como, irmão, ela tava sonhando com o bagulho acontecendo, irmão. Como isso é possível, brother? Então, como cara? E aí que tá, quando isso aconteceu comigo, eu me senti um idiota, Porque eu falei assim, eu tava tão preso nas minhas certezas, certezas e nas minhas não crenças. E eu falei: "Cara, eu ensino as pessoas a questionar tudo e eu tô arrogantemente, né? É por isso que eu falo hoje que é o contrário. Eu não me sinto mais, eu me sinto menos. Eu acho que a pessoa que tem capacidade de acreditar, ela tem mais do
que a gente. A gente é menos, entende? Então tem pessoas que são arrogantes mesmo, que acha que Agora o que eu entendi que a base e aí eu entendi a base da filosofia de Sócrates não era hipócrata. Ele sabia que ele era muito inteligente, mas ele falava: "Só sei que nada sei". Quanto mais você sabe, mais você se dá conta que você não sabe [ __ ] nenhuma. Entende? Então, quanto mais ignorante a pessoa é, mais certeza ela tem. Se você imaginar, olha só, imagina esse essa Caneca, certo? E o círculo aqui dentro é a
sua zona de conhecimento. Uhum. Tá? O que tangencia, tangencia sua zona de conhecimento é a sua ignorância. Uhum. Então você se dá conta dessa ignorância. Quanto mais você conhece, maior a tangente, maior a tangente de ignorância. E quanto mais, maior sou tangente de ignorância. E maior. E é por isso que eu e o professor Alex Leal, a gente tinha uma brincadeira na faculdade. A gente falava assim: "A certeza é privilégio dos ignorantes, eu acho." Entende? Porque assim, e você vê, quanto mais sem estudo, quanto mais simples a pessoa, mais certezas absolutas ela tem na vida.
E quanto mais estudada, mais insegura e menos certeza ela tem. Por quê? Porque você se dá conta de que as Possibilidades são infinitas. E quando você entra agora nessa parte, na parte espiritual, na parte eh eh eh religiosa, né, e a gente sai do acadêmico, que é o que a gente gosta, né, do das provas e tal, você percebe que assim existe um universo absurdamente gigantesco que talvez a gente só não consiga provar ainda. Uhum. e que pode ser que o dia de amanhã a gente consiga provar ou talvez nunca consigamos provar, o que também
não quer Dizer que necessariamente é mentira, porque como você explica um cara desse? Só vou te dar outro exemplo do desse mesmo cara. Eu falei essa experiência um amigo meu que é ateu também, é lutador jits, chama pente campeão mundial de jitsu, chama Cláudio Godói, falou: "Quero conhecer esse cara". Ele tava com os problemas, separou da mulher, a filha não falava com ele e tal, não sei o quê. E esse cara ia est em São Paulo e eu ia assinar uns uns livros no evento. Aí eu Liguei para ele e falei: "Ó, meu amigo, não
falei não, falei: "Meu amigo quer te conhecer assim". Ele falou: "Olha, cara, eu não prometo atender ele porque evento eu fico muito carregado, tal". Mas assim, esses caras normalmente eles são mais abertos, né? De energia, assim, eles não gostam de É exato. Ele falou: "Mas eu conheço ele e tal". Quando foi no outro dia, esse meu amigo é muito chato, Hanzins, a Gente chama ele de velho Ranzinza. Ele falou: "Ah, eu não marquei nada com o cara, vou chegar lá do nada, tal". Eu falei: "Mas o cara é meu amigo? Eu falei que você ia
tal, ele falou: "Não, não, não". Eu outro dia eu ligo para ele, eu marco tal. Falei: "Beleza, cheguei no evento sozinho." Aí o Leal falou para mim assim: "Cadê seu amigo?" Eu falei: "Ah, ele ficou sem graça de vir, não quis vir e tal". Ele falou: "Ele é seu amigo?" Eu falei: "É". Ele falou: "Muito, eu falei: "25 anos." Ele falou: "Pensa nele." Pensei nele. Ele encostou em mim, falou: "Cláudio Godói, nome sobrenome." Ele falou: "Quem é Mariana?" Eu falei: "É ex-mulher. Quem é Valentina?" Eu falei: "A filha". Quem é não sei quê, ó, fulano,
não sei quê, tal. Ó, a ex-mulher fala para ela tomar cuidado numa rua tal com um carro branco assim, é uma rua que dá para marginal, ela pode ter um acidente esses dias para tomar muito cuidado, não sei que, não Sei que lá, tal. Aí eu fiquei assim, cara, que que eu faço? Vai parecer que eu sou louco, porque eu não acredito, tal. Mas eu falei que que eu fiz 10 horas da noite eu liguei para ela, falei: "Meu, vai que, né, porque aí agora nessa altura do campeonato eu já não sei mais de [
__ ] nenhuma. O cara falou tudo da vida do cara que eu conhecia e que o que eu não conhecia eu anotei, liguei para ele, ele falou: "Minha mãe, meu pai, meu sobrinho de BH e não sei que, tipo, como, velho?", entendeu? Aí eu liguei para ela, falei: "Meu, aconteceu isso, isso, isso, isso, isso, isso, isso". Ela falou assim: "Cara, e aí o cara deu nome da rua, deu não sei que tal. Ela falou: "Hoje nessa rua um carro branco bateu em mim". Cara, mas daí é muita loucura, velho. Daí como você explica? Entende? Então
assim, quando isso aconteceu, eu no mínimo hoje eu me permito a questionar. Tu já não nega tu. É, não tenho como negar. Não consigo acreditar. Consigo, não consigo que foi uma iluminação, que que foi Deus, que foi outras vidas, que foi, sei lá, um espírito guia espiritual ou que é um inconsciente coletivo, não consigo. Não consigo. Talvez a minha arrogância esteja aí em não conseguir acreditar, mas não consigo. Sou preso à materialidade, mas não posso negar as evidências. É, é claro, porque é Evidente que acontece agora da onde que ele tira? E e será que
sabe quem que me, só para terminar a história, sabe quem que me aliviou o pensamento? Porque eu fiquei pirado. Eu fiquei uma semana pirada. Eu deitei na cama, a minha mulher falou para mim assim: "Olha, muita coisa que a ciência não explicava e a gente achava que era magia, hoje a ciência explica." Talvez a gente só não Consiga explicar ainda. Talvez a gente tenha essa capacidade de acessar isso. A gente só não sabe o caminho. Só não sabe o caminho. Talvez algumas pessoas sejam mais evoluídas. Talvez quando a gente fala de Jesus, a gente fala
de K, a gente fala de Niet, a gente fala de Freud, a gente fala de Platão, a galera do budismo, os car, já viu os cara que morrem, os cara deitam e falam assim: "Não, gente, eu tô muito velho". Já viu isso aí? O cara morre, o cara escolhe a hora que vai morrer. Pô, tu nunca viu isso aí, cara? Já vi uns três ou quatro vídeos disso aí. Não, real, pô. O cara, tipo, o cara dos monges mais [ __ ] lá, [ __ ] tal, tá muito velho. E ele entra num estado de
meditação profunda, ele se despede de todas as pessoas, deita para meditar, medita tão profundamente que ele morre. Cara, cara, olha que louco. Escolhe o momento de morrer. Que bizarro o poder do cara. Então, talvez essas pessoas, esses grandes filósos, eh esses, esses pensadores, talvez sejam caras que ten uma capacidade além da nossa que a gente não consegue entender ainda, entende? Por que que eu não me considero um filósofo? Entende? Eh, os caras têm acesso a umas informações assim, talvez. E aí vamos pirar um pouco, tá? Vamos opirar um Pouco, um pouco, tá? Vamos opinar. Se
você parar para olhar a história da humanidade, o ser humano é um é um animal sem história. A gente não sabe a nossa história. Como assim? Porque a gente se perde? Não, não. Porque a gente não sabe a nossa história de verdade. Hoje a engenharia não sabe como que os romanos, eu não tô falando de pirâmide, eu não tô falando de Stone Hang, não tô falando de eh com a Gre Cap lá que são 30.000 anos. Não tô falando de 500 anos atrás a engenharia não sabe como que os romanos fizeram as obras de engenharia
deles. Uhum. O concreto deles, como que eles fizeram aquele arco, como que eles fizeram o o ai aquela arena que que quebrou uma parte, o coliseu. E o coliseu, ele tinha um telhado que fechava, ele enchia de água, tinha batalha de navio. Você sabia disso? Tinha. Ele tem todo um mecanismo que enchia de água, tinha encenação de Navio, os caras baixava a água. É um negócio bizarro. A gente não sabe como isso eles faziam isso. É 500 anos atrás, as pirâmides muito menos. Tá louco. As pirâmides não existe. Entende? Aqui em Floripa tem um tem
um um uma trilha que chama trilha do domen da oração que é [ __ ] que tem umas pedras ali alinhadas que foram feitas por civilizações antigas e tem inclusive no solstício, nos equinósos rola uns alinhamentos ali com Sabe quem que achou é um cara chamado que o apelido dele é maninho. É o Enedi. É o apelido dele é maninho. Ele era pescador, o cara foi fazer antropologia. E aí teve um evento na pandemia aqui no Santão de Santo Agostinho. Eu fui no último solício, eu tive lá assistindo as teve um evento no Santão do
Santo Agostinho no Resorte e eu vim e eu era palestrante depois dele. [ __ ] pô. E aí a prefeitura embargou o evento, eram 1500 pessoas. Então como tava na pandemia, muita gente embargou o evento e aí o que que fizeram? Todo mundo hospedado no resort. televisionaram e disponibilizaram no canal do Resorte, um dos canais resort. Então, a galera juntava ou nos quartos, ou na piscina, ou nos lugares que tinham TV para ficar assistindo as nossas Palestras e tava sendo televisionado pro mundo inteiro. Aham. Que era do Fábio, que é esse cara que me apresentou
Lael. E eu ia falar sobre teoria do conhecimento, como validar o conhecimento. E aí eu fui, o auditório gigantesco vazio. E eu fiquei assistindo o maninho da palestra dele, né? Ele foi, ele que foi o cara que achou essas pinturas rupes aqui em em em Floripa e Tal, não sei quê. E ele terminou a palestra dele falando assim: "Podemos concluir então que nós fomos criados à imagem e semelhança dos seres superiores?" Né? Aí acabou a palestra, aí subiu o apresentador tal, falou tal, me apresentou tal. Aí eu subi no palco, falei assim: "Olha, eu tinha
preparado uma palestra para vocês, mas eu decidi que eu não vou Fazer". Eu tava assistindo, eu assisti as duas horas de palestra do Maninho e eu fui fazendo anotação mental, né? De tudo que ele tinha falado, eu fui fazendo uma anotação mental e eu decidi que eu vou fazer outra palestra. Eu vou falar tudo o contrário do que o maninho falou. Então eu vou começar a minha palestra fazendo a situação de um filósofo alemão chamado Ludvig Fenbar do século XVI que ele diz Que nós criamos Deus a nossa nossa imagem e semelhança para ser o
suprassumo de tudo que gostaríamos de ser e não somos. E comecei pegar ponto por ponto da palestra dele e fazer e falar o contrário, velho. A galera derretendo, cara. Aí eu pensei, bom, nunca mais vão me contratar, agora fodeu, né? Vão me mandar embora, irmão. A galera pirou, imagina. Pirou porque o dono do evento, ele falou: "É isso que eu gosto em você, você traz o contraponto, cara". Entende? Só que assim, é do [ __ ] É muito massa. Só que aí quem que tem razão? E isso que é o legal da filosofia. Você pega
um cara, vou te dar um exemplo, você pega um, se você começar a ler livro de socialismo, você lê, lê, lê, lê, cara, você vai virar socialista. Você fala: "Meu, esse cara tem razão, Esse cara tem razão." Aí você pega um livro do liberalismo, John Lock, John Start Mill, Adam Smith, você começa a ler, ler, ler, você fala: "Caralho, esse cara tem razão se e tal". E aí de repente você percebe que você deu razão pros dois, só que são teorias excludentes entre si, entende? Não são complementares, elas são excludentes. E aí você fala: "E
aí? E agora, né? E agora?" "E aí?" O abacaxi é seu, Irmão. Entende? Por isso que quando eu ensino eh eh por isso que é muito é [ __ ] corte, né? De eu participo de muito podcast, né? E aí fazem cortes e a minha social mídia, ela adora polêmica, né? Eu falo para ela: "Porra, Marcela, se você desse 10 segundos a mais, né?" Ela falava: "Não, é legal é a treta, é o engajamento, tal". E aí o cara assiste 30 segundos numa conversa de 4 horas e o cara já sai. Não, porque você é
um idiota, porque Você não sei quê, você diz no outro texto, você diz no outro vídeo, você falou que não sei quê, né? Eu falo, gente, eu não falo [ __ ] nenhuma, eu falo o que os filósofos pensam e de vez em quando opin bem de vez em quando eu dou uma opinião minha, mas raro, raro. Então, por exemplo, se eu tô estinando o socialismo, eu vou defender o socialismo. Se eu tô defendendo o liberalismo, eu vou defender o Liberalismo. Se eu tô ensinando Kant, Platão, Aristóteles, eu vou encarnar o filósofo e vou mostrar
para você Decar, Pascal, seja qual for, entende? Porque é o meu trabalho apresentar perspectivas desses caras que são muito [ __ ] mas o a bucha de decidir quem tá certo ou errado é sua, não é minha. E também nem tem. Eu eu já me dei o direito de abraçar a dúvida, pô. Eu já me permiti. A minha função aqui É essa. É essa, pô. Eu não tenho que Porque eu entraria em parafuso, cara. Porque eu recebo pessoas que falam de coisas extremamente opostas aqui. Extremamente. Extremamente. É o nutricionista vegano, o nutricionista carnívoro, o religioso,
asqueiro. Examente. O ateu, né? E o marombeiro, sedentário, enfim. É, é isso. Mas, mas no final das contas, cara, eu Sempre fico, a gente conversou aquele dia com a Alice, né, que, cara, a galera tá falando a mesma coisa, pô. A galera que fala sobre desenvolvimento humano no sentido de se tornar uma pessoa melhor, vamos dizer, viver melhor, viver melhor, entenda, por ter menos sofrimento, todos estão falando a mesma coisa, cara. A neurociência, a religião, seja qual for das religiões. Por exemplo, eu estudo bastante neurociência, eu gosto, né? Eh, e aí tem Muita gente que
fala: "Ah, psicanálise é é pseudociência". Uhum. Né? E eu não vejo sentido na pessoa falar isso. Sabe por quê? Porque a psicanálise nunca pretendeu ser ciência. A psicanálise não pretende ser ciência. A psicanálise é um método investigativo do inconsciente. Para se ser ciência, a gente precisa de metodologia científica. Uhum. E o que que é metodologia científica? Eu Pego uma coisa, eu elaboro um método, eu tenho que dizer o método que eu que eu usei no meu estudo científico, eu tenho que apresentar provas que esse método funcionou tantas e tantas e tantas vezes que são aceitáveis.
Aí eu publico o artigo pra comunidade científica, outros cientistas pegam aquele meu artigo, replicam o estudo com a mesma metodologia e tem que dar o mesmo resultado. Isso é metodologia científica. E aí você tem um fato Científico, beleza? Uhum. Beleza. A psicanálise ela é uma investigação da psiquê. E a psiquê humana ela é completamente subjetiva. Cada ser humano significa uma coisa diferente. Pode acontecer uma coisa aqui agora, nós estamos em três aqui. O mesmo evento, eu posso ficar excitado, você pode ficar com medo, ele pode ficar ansioso ou enfim, ele pode ficar traumatizado, você pode
achar legal para caramba. Enfim, Cada um interpreta a realidade de uma forma. uma forma, cada um assim de uma forma. Então, não tem como a psicanálise ser ciência. Não tem. Ela não pretende ser ciência, ela pretende só descobrir para você o que é que te tornou desse jeito, tá? Mas então ela não deveria ser usada como tratamento. Então, mas se ela é investigativa do que te faz, ela é um tratamento. Só que eu não diria tratamento, mas ela é um Método de investigação para você descobrir porque você é assim. Sim. E aí você pode escolher
seu tratamento. Eu concordo. Entende? Por isso que eu dig prática, ela algumas vezes ela é usada como tratamento. Claro. Claro. Mas tipo o cara, ah, tô com depressão, não vai fazer terapia. Qual terapia? Mas às vezes é por que que é a depressão? Foi o que a gente falou da Outra vez, descobrir o motivo fica mais fácil você tratar, certo? Agora, por exemplo, quer saber outra coisa que não é ciência e que tem gente que trata como ciência e que não pode nunca ser ciência? Homeopatia. A filosofia não, a homeopatia. Claro, homeopatia não é mesmo,
tá? Filosofia. A filosofia, a filosofia, porque a filosofia nunca vai ser Ciência. Ela não pretende ser ciência. Sabe por quê? Porque a filosofia são perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto. Então o pessoal entra no meu Instagram e fala assim: "Professor, o que que a filosofia diz sobre isso?" Eu falo, tanto faz. Qualquer assunto que você falar, você vai ter filósofos que falam a favor e filósofos falam contra, inclusive o nazismo, inclusive o fascismo. Tinha filósofos do fascismo, né? Tinha um filósofo chamado não sei o Que, Gentile, que era o filósofo do fascismo e tal. Então
assim, eh eh você pega o cara da constelação familiar, o o criador chamado Bert Helling, né, ele tem um um um poema, um ódio a Hitler, ele era nazista, entende? E então assim, qualquer assunto você vai achar a cara falando a favor e contra. Como que isso pode ser ciência? Uhum. A ciência, a a filosofia não tem como ser ciência, entende? Agora não quer Dizer que a filosofia é inútil, que nem aquela vez que eu falei que a filosofia é inútil, teve cara brigando comigo no Instagram falando: "O cara é um idiota usando a filosofia
para falar mal da filosofia". E eu falo: "Ai, meu Deus, esse cara não entendeu nada, né? É óbvio que eu não tô falando mal da filosofia. E quando eu falo inútil, é porque as pessoas têm o senso comum. Quando eu falo que uma coisa é inútil, não é que ela não presta, é porque ela não tem Utilidade posterior. Sim. Quer saber uma coisa? Quer saber uma coisa que é inútil, completamente inútil? A felicidade. A felicidade é um instante de vida que dá fim nele mesmo. Ela não tem utilidade a posterior. O que que você faz?
Você trabalha para quê? Para ter dinheiro. Você estuda para quê? Para ter o diploma. Você dirige para quê? Para chegar num lugar. Você compra coisa para Quê? Para ter a coisa, não sei quê. E a felicidade você é feliz para quê? Para ser feliz. Só ela não tem uma utilidade posterior, então ela é inútil. Uhum. É um instante de vida que dá fim nele mesmo. Mas na verdade tudo acaba sendo inútil. Depende qual o sentido que tu quer ir na vida. Não, porque se você precisa de dinheiro e você tem que trabalhar, trabalhar não É
inútil. Sim, mas eh no final das contas tudo vai levar a sobreviver e reproduzir. Pode ser. Eu tenho, mas e a sua capacidade de criação intelectual para mim é importante? Não, tem várias coisas que para mim são importantes, mas eu entendo que elas são inúteis numa perspectiva da vida. E eu discordo. Por exemplo, eu amo tocar piano. É inútil tocar piano. É útil para mim, nos Meus valores. Então não é inútil. Agora, se você, olha só, por exemplo, eu já recebi vídeos de gente falar assim: "Professor, eu já deixei de me matar porque eu assisti
um vídeo seu sobre depressão e hoje eu comecei a fazer terapia por sua causa, tal, e hoje eu tô bem. Como que eu posso dizer que o meu trabalho foi inútil? Não, eu entendi. Sendo que eu nem sabia. E você tocando piano, você pode tocar alguém? Sim, entende? Ou você pode trazer uma memória afetiva, vou te dar um exemplo. Existem pessoas com demência e com Alzheimer ou demência avançada que a música é a única coisa que consegue resgatar eles pra sanidade. Tem um vídeo que ficou famoso há uns meses atrás, um cara com demência no
dentro do avião, o cara começou a Ficar agressivo. [ __ ] eu vi esse vídeo, cara. E começou a todo mundo. E aí começou a vir uns homens, uns homens começaram a vir para querer segurar ele, ele agressivo. E a mulher começou a cantar e começou a explicar pro pessoal e começou a cantar. Me arrepia. Esse vídeo é [ __ ] Venda, mano. Demais, cara. E quando a galera percebe que ele é um doente, na verdade, e que a mulher cantando, ela tá tentando Resgatar a memória afetiva dele e isso volta à sanidade, todo mundo
canta e o cara volta, mano. Ele se acalma, velho. O cara se acalma e ele volta no semblante dele e aí ele começa a cantar e a mulher vem e abraça. Cara, não, esse esse vídeo aí é [ __ ] velho. Entende? Então, a verdade é o seguinte, eh, do mesmo jeito que a gente fala que se tudo é inútil, nada é inútil. Tudo tem um porquê, um um um posterior, uma causa, um motivo causal, diria Aristóteles. Tudo tem um telos. E e isso meio que seria o sentido da vida. É o é tu quem
define. Aí está. Aí está. Quando a gente fala em sentido da vida, a gente tem que entender que a a palavra sentido tem dois sentidos. Primeiro sentido é de direção. Uhum. Então, estamos sentido Curitiba. Estamos num ônibus sentido Curitiba. Então, estamos todos num ônibus sentido Curitiba, sentido de direção. Neste sentido de direção, estamos todos a caminho da morte inexoravelmente. Então, resposta universal. Qual é o sentido da vida que serve para todo mundo? A morte. A morte. inexoravelmente, certo? Porém, a palavra sentido tem um Segundo sentido, que é o que me faz sentir, o que me
dá significado. E esse sentido, ele é subjetivo e ele só pode ser eleito por você. E aí nasce a logoterapia de Victor Frankel. Tem gente que descobre o sentido da vida numa doença terminal. Tem casos quando você começa a estudar logoterapia, eu vi um caso de uma senhora com 60 anos que descobriu um câncer agressivíssimo E ela parou de trabalhar porque ela trabalhava muito e ela começou todos os dias a caminhar e a ir a almoçar com o filho e com a filha. E ela fez isso durante 4 meses antes de morrer do do que
ela descobriu câncer até ela morrer 4 meses. E antes ela morrer, ela deu uma declaração que ela nunca tinha sido tão feliz na vida do que nos últimos 4 meses que ela podia escrutar da da filha do filho e dos netos. E ela parou de se preocupar com o trabalho, entende? E o sentido da vida dela foi encontrado na morte, na perspectiva de morte. O professor Cortela, ele tem uma palestra e eu já fui aluno do carnal, já fui aluno do Pondé, já fui aluno do Cloves. O único que eu não estudei foi o Cortela,
que é o decano de todos eles, né? Professor Cortela, ele tem uma palestra que ele fala assim: "Eu Trabalhei muitos anos no hospital e eu nunca vi alguém falar assim: "Doutor, me dá mais cinco dias de vida porque eu preciso humilhar alguém. Doutor, me dá mais seis meses de vida que eu preciso comprar uma Ferrari. Doutor, me dá mais não sei quê, porque eu preciso ser promovido. As pessoas quando tão enxergando a perspectiva de morte, ela são: "Doutor, me dá mais uma semana, porque faz 20 anos que eu briguei com o meu irmão e eu
não falo Com ele. Eu quero falar que amo ele." "Doutor, me consegue mais seis meses de vida porque eu trabalhava tanto e eu não vi meus filhos crescer e eu quero poder ficar um pouco com os meus filhos, entende?" Então essa é a questão. A gente entra tanto no automático que a gente às vezes esquece de pensar o que dá sentido na vida. E aí quem fala sobre isso são os históicos. Uma linha da filosofia que nasce na Grécia, mas que ganha força em Roma, no Império romano, né? Então, entre os principais históricos, a gente
tem Picteto, que era escravo, CEC, que era senador da República, e Marco Olério, que foi o imperador de Roma, o homem mais poderoso do planeta. E os históricos dizem assim: "Ache algo pelo qual morreria, que é a mesma razão que você tem pelo qual viver". Caraca, que forte, né? Muito [ __ ] Muito [ __ ] Aí você fala: "Ah, meus filhos, minha família, beleza, teus filhos, tua família." Mas, por exemplo, um policial que sai todo dia para trabalhar e se põe em risco, sabe o que ele tá dizendo? A segurança dos outros vale mais
do que a minha própria vida. Um cara que tem um ideal político e sai para protestar, sabendo que vai bater de frente com outro grupo, que vai bater de frente com a polícia, que corre risco de morte. Ele tá dizendo o seguinte: "O meu ideal De querer ver as pessoas livres ou que as coisas sejam melhores de acordo com o que eu acho vale mais do que minha própria vida". E isso não pode ser desrespeitado independente da ideologia que seja. Uhum. Sabe? Porque é isso que a pessoa tá fazendo. Ache algo pelo qual morreria. Ela
tá dizendo assim: "Eu morreria pela minha ideia, pela minha ideia de poder melhorar a Sociedade para outros". Olha que coisa [ __ ] É muito forte isso. Muito forte. Muito forte. Tem um filósofo que me fugiu, fugiu agora da cabeça que ele dizia assim: "Eu posso não concordar com você, mas eu morreria pelo seu direito de falar o que você pensa". [ __ ] eu deveria saber porque eu já usei essa frase várias vezes. É porque é famoso que às vezes Da liberdade de expressão. É da liberdade de expressão. É. Então eu posso não concordar
com você, mas eu morreria para defender o seu direito de se de se exprimir, de dizer o que você pensa. Qual que é o teu sentido da vida? Cara, eu tenho vários sentidos na vida. O primeiro sentido na minha vida é ser pai. Cara, eu sou alucinado pelos meus filhos. Sempre foi ser pai e hoje eu sou continuo alucinado pelos meus filhos. Aí Fala: "Ah, professor, isso daí é fácil. Beleza. O meu segundo sentido na vida é disseminar conhecimento de maneira gratuita, poder ajudar as pessoas a crescerem intelectualmente. Por quê? Porque me dá um prazer.
Sabe o que me dá prazer? Quando eu comecei da palestra de filosofia, eu dava pros meus seguranças. E sabe quem me ajudava? o professor Cloves de Barros Filho, eu gravava a palestra, mandava, levava o pen drive para ele, ele assistia e depois ele falava para mim: "Ó, aqui você podia melhorar isso, podia melhorar aquilo, porque eu não tinha audiência, eu tinha só uma empresa de segurança com 80, 100 funcionários". Então eu juntava os caras, dava treinamento e eu falava de ética, eu falava de comportamento, eu falava de moral, né? E sabe o que era do
[ __ ] Os caras me agradeciam de um Jeito, porque todo mundo trata eles como ignorante. E muita gente falava para mim: "Você é idiota. Você tá falando de filosofia de ética para segurança. Os caras são burro para [ __ ] não tem nem segundo grau. E você se surpreende. E o próprio segurança ficava feliz pelo respeito que eu tinha por eles e em dar conhecimento de qualidade. E você não imagina o tanto de segurança hoje que me encontra e fala: "Professor, eu te sigo, pô, comprei seu livro, eu tô estudando, Eu tô comecei numa
faculdade porque você falou não sei quê, ou eu deixei de ser segurança porque você me incentivou a estudar e não sei quê". E eu acho isso do [ __ ] porque é o que você faz e a gente que tá na internet, a gente tem um alcance que a gente não imagina, cara. Eu fui dar uma palestra uma vez, vi um casal de 60 anos e falou assim: "Professor, nós dois entramos na faculdade, a gente nunca estudou na vida. A gente entrou na Faculdade de filosofia por causa dos seus vídeos." Car, caraca, cara. Uma menina
falou a mesma coisa, mandou uma mensagem falou: "Professor, não gostava de filosofia, entrei na faculdade por sua causa. Tem uma influencer famosa em São Paulo, ela é fitness, é amiga minha e ela me mandou mensagem uma vez, eh, me mandou mensagem no WhatsApp, falou assim: "Cara, eu queria te falar uma coisa. Eh, eu tinha esse negócio, esse drive de que você tem que ser eh eh o tempo inteiro você tem que trabalhar, trabalhar, trabalhar, você não pode parar, você não pode não sei que e tal. Tanto que a minha mãe morreu e no dia seguinte
eu tava treinando, eu tava trabalhando no dia seguinte, porque eu eu não podia parar, a gente tem que ser tal. E na pandemia me atacou uma depressão e tudo aquilo que eu tinha reprimido Voltou e eu tava na janela para pular. Ela falou: "Eu tava na janela para pular e o meu celular tava aberto e você entrou em live e você falou sobre depressão na live. E eu assisti a live sua sobre depressão inteira em pé no parapeito da janela. E por causa da sua live eu desci da janela, eu procurei um terapeuta, comecei a
fazer terapia e hoje eu sou a pessoa que eu sou. Eu não me matei por sua causa, [ __ ] velho. E ela veio me falar isso dois anos depois, cara. me arrep inteiro e você, a gente que tá na internet, não faz ideia do alcance que a gente tem nas pessoas. Insano, insano. Teve, eu recebi já relato assim de gente que falou e é esquisito, cara, porque a pessoa que nunca falou contigo, o dia que ela vem, ela só manda um texto. Cara, um ano e meio atrás, eu tava passando pelo período mais difícil
Da minha vida. Tava com pensamento, você me salvou. Salvou. É, você foi minha companhia, assisti os podcasts todo dia. Ah, com animal, cara. Isso é louco, velho. É louco demais. e e que a gente tem acesso a pessoas que a gente não imagina. Só que o o louco é que assim, não só a gente que tá na internet, mas todo mundo Tá influenciando o mundo o tempo todo com tudo que faz. Então, um pai que tem um filho, cara, tudo o que ele faz tá refletindo na vida do filho dele diretamente o tempo todo. Claro,
tudo, tudo. Mas o o o pai ele é exemplo o filho, né? Eu tenho uma frase que eu costumo dizer que é o seguinte, eu ouvia do meu pai essa frase, tá? Ela não é minha, do meu pai. Meu pai dizia assim: "Fale o que você quiser pro seu filho, mas o seu exemplo grita tão alto que ele não escuta o que você fala". Uhum. Isso é é é absurdamente verdade. E quando você tem filho, você percebe isso. Teu filho não faz o que você fala, ele faz o que você faz. Por isso que eu
falo que eu melhorei muito como ser humano depois que eu fui pai. Eu sempre tentei ser um ser humano De bem, ajudar todo mundo, tal, mas eu melhorei muito como ser humano, porque eu não me permito hoje alguns deslizes por conta dos meus filhos. Uhum. Entende? Entendo. E a capacidade hoje que a internet dá da gente atingir pessoas é é é absurda. Absurda. E a gente não faz ideia. Tem um um pensamento que quem trouxe para mim foi O Vinícius Lorenzete, mas eu acho que é baseado nas ideias do Iung ou alguma coisa que eh
tu caminhar em direção ao teu eu potencial. Eu acho que tu poderia até com certeza explicar melhor do eh do que eu isso, mas que justamente quando tu não caminha em direção a esse teu eu potencial, tu não só tá tornando a tua vida pior, como tu tá impactando diretamente na vida das pessoas que te cercam. Então, por exemplo, quando se se eu sou um bosta, né, e tu sempre sabe o Que tu tá fazendo, cara, tu tá tu tu vai antes de dormir, tu olha no espelho ali, tu se tu tiver uma conversa contigo
mesmo, tu vai saber quanto tempo tu ficou no celular, quantos res tu assistiu, o que tu tinha para fazer, se tu fez, se tu treinou do jeito que tu deveria, tu sabe quantos por cento do teu potencial tu tem indo. Se tu não tá caminhando em direção a esse teu potencial máximo, cara, tu tá não só prejudicando a tua vida, como a Vida dos outros. Porque se eu desperdiço tempo e ao invés de ler livros, ao invés de ir na academia, ao invés de fazer as coisas que eu tenho que fazer, me desenvolver, eu não
vou ser o melhor entrevistador. Por eu não ser talvez o melhor entrevistador, o S Groselia não vai ser tão grande quanto pode ser. Eu não vou conseguir os convidados que eu quero. Eu não vou ter o papo que eu quero. Por eu fazer isso, a vida do do Gabriel já vai ser pior, muito pior. Por consequência, a vida, sei lá, se o Gabriel namorar, tiver um filho, uma esposa, a vida dele já vai ser pior. Eu vou ganhar menos dinheiro. Sem grosélia vai, cara. Já ouviu falar do efeito borboleta? Já é isso? Diz que o
bater de asas numa borboleta no Japão pode gerar um tsunami aqui, né? porque tudo tá interligado. Agora vou fazer ressalvas, tá? Tá. Eu concordo em partes com esse pensamento. Por quê? Eh, Aristóteles dizia que nós temos potência. Todos nós temos tudo dentro de si tem uma potência. Vou te dar um exemplo. Um pedaço de madeira, ele potencialmente ele pode ser uma mesa, ele pode ser uma cadeira, ele pode ser uma escultura, ele pode ser um peso de papel, ele pode ser lenha, Lenha, ele pode ser potencialmente muita coisa, mas em ato ele é um pedaço
de madeira, tá certo? Uhum. E aí você pega um escultor e começa a esculpir esse pedaço de madeira, certo? E aí esse escultor ele é a causa efetiva, é o que faz transformação. E aí ele molda uma estátua de um cavalo. Não é um cavalo, mas é a causa formal. É Um cavalo, certo? Mas ele teria potência de ser outras coisas. Então ele diz assim: "Todos nós somos potência como uma semente. A semente é uma árvore em potência, mas ela é só uma semente. Uhum. O que vai depender se ela vai germinar ou não é
o solo que ela cair, certo? Então, claro que o ideal seria que todos nós estivéssemos buscando o Meu eu ideal, o ideal que é o projeto de mim mesmo. Só que você tem que tem que se lembrar que a maioria das pessoas é medíocre. Uhum. E medíocre não é ruim. Medíocre é tá na média. Na média. Nunca ninguém vai te julgar por ser medíocre, porque você faz o que todo mundo faz. Agora se você quiser, esses dias uma seguidora falou assim: "Nossa, Professor, essa tua viagem tá zicada, hein? Pô, você bateu o carro, você não
sei quê, você não sei que lá. Nossa, como sua vida é agitada". Ela falou para mim, porque sempre acontece alguma coisa. Eu tinha uma terapeuta que falava assim para mim: "Olha, você morre de qualquer coisa, menos de tédio, porque em uma, duas semanas acontece coisas na sua vida que tem gente que 15 anos, né, eu atendo, não acontece". Sabe o que eu respondi para essa seguidora? Eu falei Assim: "Olha, eu concordo com você. Minha vida é agitada, mas você só viverá coisas extraordinárias se você tiver disposto a fazer o extraordinário. E o extraordinário tem riscos.
Uhum. Vou repetir. Você só viverá coisas extraordinárias se você estiver disposto a fazer coisas extraordinárias. E o que é Extraordinário tem risco, porque você sai da média, sai da mediocridade. Certo? Einisten tem uma frase famosa que dizia: "Insanidade é fazer todos os dias a mesma coisa e esperar resultados diferentes, que é o que as pessoas fazem. Todo dia a mesma coisa. Reclama do patrão, reclama da condução, reclama da mulher, reclama do marido, reclama não sei que que não tem dinheiro. Final de semana vai pro barzinho, enche a cara, vai pra balada. Segunda, chega de Ressaca
e reclama que a vida não muda. O que que você tá fazendo para mudar? Hum. Né? Eu costumo dizer o seguinte, se você tem um grupo, porque a psicologia diz que nós somos a soma das cinco pessoas que a gente mais convive, certo? Então, se você tá num grupo e você é o mais inteligente do grupo, tá na hora de mudar de grupo. Uhum. Porque você tá causando evolução nos Outros, mas você tá sendo puxado para baixo. Tá sendo puxado para baixo. Claro. Tá sendo puxado para baixo. Claro. Eu não tô dizendo para você abandonar
sua família, você abandonar seus amigos, não é isso. Mas é buscar então se interar com pessoas. Então, por exemplo, eu tenho amigos meus que, indiscutivelmente, eu sou mais inteligente que eles, cognitivamente, intelectualmente, tem amigo meu que Fala: "Cara, eu não gosto de ler". Ele tem no escritório dele, ele tem um tanto assim de livro meu e ele dá de presente pros clientes dele, só que ele mesmo nunca leu. Só que o cara tem uma habilidade para fazer dinheiro que, cara, o cara saiu do Grajú, que é uma favela [ __ ] lá em São Paulo,
e hoje o cara é milionário e ele me ajudou muito na minha trajetória com o dinheiro a arrumar muitas coisas E até hoje ele me ajuda, ele me pegar, tem hora que ele me pega pela mão e fala: "Vem cá, tá fazendo cagada, é isso aqui, é isso aqui, é isso aqui". Na pandemia, quando eu quebrei, ele chegou um dia para mim e falou assim: "Para de falar que você tá quebrado, para, porque rico não faz negócio com quebrado. Só para, você não precisa mentir, não precisa fazer nada, só para você tá quebrado. Eu vou
te ajudar." Aí veio um outro amigo meu e falou: "Vamos Abrir uma empresa nós três". Aí a gente abriu uma empresa juntos e a empresa estourou uma confraria para donos de grandes negócios. Aí ele falou: "Tá vendo? Se você tivesse falando que tá quebrado, os caras não ia vir. Tudo cara com faturamento acima de 50 milhões, os caras não vem fazer negócio com quebrado, entende? E aí a minha vida voltou, tal. Então assim, se você falar academicamente, cognitivamente, Conhecimento, eu sou muito mais inteligente que ele. Mas em outros aspectos, uma inteligência emocional que ele tem
[ __ ] uma inteligência financeira que ele tem [ __ ] uma inteligência comercial que ele tem [ __ ] eu tôando os luz dele, entende? Então a gente se é a gente se equilibra e o cara é meu melhor amigo há 15 anos, entende? E a gente tem outros amigos assim, então cada um nas Então não quer dizer que você tem que ser o melhor ou Mais [ __ ] de tudo. Você pode ser bom em alguma coisa, de repente o melhor de sua turma, mas você tem que ter algo nos outros que te
acrescente. Não os outros fumando pen drive e Exato. E aí te puxando para baixo, só falando merda, entende? Sim. Então, e isso é ponto pacífico, né? Isso já é algo comprovado na psicologia, porque nós somos influenciados pelo meio. Sim. Não tem como você dizer que não, não tem como fugir disso. Tem uma frase que eu uso para isso que é: "Ou você muda as pessoas ao seu redor ou você muda as pessoas ao seu redor". É que é então ou tu vai causar mudança nelas e elas vão se tornar melhores, tipo, ah, sei lá, tu
parou de beber e as pessoas ao redor de te vão parar de beber, ou tu troca as pessoas ao teu redor, tu muda ou tu muda, Ex. Ou tu muda ou você muda. É que é a ideia do aá. A minha irmã hoje tá no aá, minha irmã tem problema com o alcoolismo e ela falou: "No Natal, chamei ela para ir lá na chácara porque minha mulher levou a família inteira dela. Na chácara não chamei ninguém na minha chácara, ela levou 50 pessoas da família dela, não chamei ninguém. Eu chamei minha irmã, minha irmã falou:
"Cara, eu acabei de entrar no ar, eu tenho problema com bebida, eu tô evitando lugares que as Pessoas bebam". E eu falei: "Massa, perfeito. E eu quando eu tiver com você, eu não vou beber, porque para mim, eu gosto de beber um vinho de vez em quando, tal, mas não é uma coisa que, ó, eu morro, posso ficar seis meses sem tomar vinho que não vai fazer diferença para mim". Entende? Então assim, você tem que entender isso, né? Tem um filósofo no século XX chamado Heidegger. Dificílimo, dificíimo, dificílimo. E e Hid, ele tem um um
conceito de coisificação do homem. Ele diz, porque ele diz, ao mesmo tempo que você muda o mundo, o mundo muda você. E se ele muda você, você também é coisa. Você muda a coisa, porque o mundo é coisa. Mas se o mundo muda você, você também é. Então, existe uma coisificação do homem, por isso que você também é alterado. Uhum. E é [ __ ] esse conceito. Isso, isso vai de encontro as as teorias Comportamentalistas ali de, sei lá, do homem influenciando o ambiente, o ambiente influenciando o homem. É a mesma coisa. Isso. É a
mesma coisa. É a mesma coisa. Tudo já foi dito pelos filósofos antigos. Cara, tem uma frase na filosofia de tá assim: "O professor Pondé gosta muito de usar tudo que você pensar na filosofia já foi pensado mais e melhor." Sabe por quê? Hoje a nossa capacidade de Pensar, ela é infinitamente menor do que antes, porque a gente não precisa, fácil, tudo muito pronto, passiva, cara, procura na internet depois, o Gabriel, o cara fala assim: "Ah, meu vô parou de estudar na quarta série, procura uma prova da quarta série dos anos 40." tem, ele vai conseguir
achar isso. Consegue. Se você vê as questões, nenhum de nós três consegue responder. Da quarta série dos anos 40. Tem uma outra que se quiser depois eu te eu eu tenho salvo no computador uma prova da USP que foi facilitada tipo há 20 anos atrás. Porque para facilitar pros alunos mesmã, você olha, você fala: "Caralho, o cara tem que ter doutorado para responder isso daqui". Uma prova assim que do cara que saía do colegial não precisava fazer cursinho para poder entrar, entende? Hum. Então, a gente foi emborrecendo com a televisão. A televisão começa esse processo.
Na verdade, a a globalização ela começa em 1500 com as navegações, mas ela de fato ela ganha força no ano 50 com a TV. Uhum. E no ano 80 com a internet ela ganha um nítrio. Não é nem um turbo, é um nitrio. O o problema, na verdade é o entretenimento/ conhecimento transmitidos de forma Passiva, de forma rasa. Rasa e passiva também. Porque e uma uma criança que brinca com objetos se desenvolve mais intelectualmente do uma criança que fica assim na frente do Ex. Então, pela primeira vez na história da humanidade tem gerações nascendo com
o QI inferior ao QI dos pais. Sabe por quê? Porque o desenvolvimento da inteligência existe o triângulo da inteligência, a gente chama de Triângulo. Ele tem o tédio, a imaginação e a execução, certo? Então, a criança tá entediada, ela imagina uma brincadeira e ela executa. Hoje com as telas, com os videogames, com tudo pronto, não existe mais a imaginação. Tem tédi e execução. Tédio, execução. Aí cansa do jogo, passa para outro. Aí cansa do outro passa para você. Então, ó lá. Por verdadeiro o V, onde for verdadeiro E F, onde é falso. O conjunto de
números pais é um conjunto infinito. Essa é uma prova da quarta série. De que ano? 50 anos atrás. 50 anos. Da quarta série. Da quarta série, [ __ ] De 50 anos atrás. Eu faço, mas eu sou formado em engenharia civil, pô. Sim. Você faz. Tá louco na quarta série, velho. Na quarta série, você imagina, Mano. Nem a pau, velho. Uma criança hoje da quarta série, o que que ela faz assim? Ah, é exato. É, é, é assim, assim, assim. Que nem meu filho faz, meu filho da Ele fala assim: "É, é, tu resolve isso
aí, ô Gabriel. Ah, o Gabriel é engenheiro já também. O Gabriel é inteligente, pô. Mas só, mas só para você ter uma ideia da quarta série, [ __ ] Agora você imagina 2000 anos atrás que os caras valorizavam você parar e ficar dias pensando num problema, num único problema. Num único problema. Tem um filósofo que vai me fugir à mente agora. O audi da humanidade já foi, ó. Muito tempo, muito tempo. Por isso que eu falo que, olha só. E aí a gente, vamos, vamos entrar numa teoria da conspiração, né? Porque não tem como Fugir,
não. Não tem como fugir porque é óbvio, é óbvio que a grande, a elite, a elite, elite que domina o planeta, que são as poucas famílias, porque são cinco famílias detém 90% da riqueza do mundo. Isso daí é ponto pacífico. Rock lá, é, e todas outras, tal. Cara, esses caras que t conhecimento e cada vez mais a população tem menos conhecimento e os caras conseguem fazer foguete. Um musk da vida. Ah, o Elon Musk veio. O Elon Musk, o pai do cara tinha uma milha de De esmeralda. Então você imagina a educação que o cara
teve é a melhor possível do planeta, entende? Não tô tirando o mérito do cara. Não tô tirando o mérito do cara porque as pessoas tiram o mérito. Porque olha só, o meu pai tivesse uma e a gente tá cheio, eu trabalho na noite, 25 anos, eu tô cheio de ver de playboy aí que o cara não quer saber de estudar. Por quê? Porque o pai tem dinheiro para [ __ ] Para não sei quantas gerações. O cara não precisa estudar. O Elon Musk, além dele estudar, ele multiplicou e multiplicou e se tornou o cara mais
rico do mundo. Ele fez uma coisa que nem a NASA conseguiu fazer, que é fazer um foguete, voltar e ia pousar de ré, entende? Então não tô tirando mérito do cara, o cara é [ __ ] [ __ ] E eu acho ele mais [ __ ] porque o pai tinha dinheiro, porque para ele era muito mais fácil não Fazer [ __ ] nenhuma. Sim. Entende? Mas você percebe como o conhecimento ele tá cada vez mais restrito a uma elite pequenininha e e e a a massificação da burrice é um projeto de dominação ideológica. Sim,
mas ao mesmo tempo o conhecimento tá disponível. O problema é que a narrativa mundial e os os o hábito, o cotidiano engole a massa, vamos dizer assim. Mas hoje uma Uma se a pessoa cara, se tu botar uma pessoa hoje no mundo que queira estudar e ser [ __ ] ela consegue com muito mais facilidade do que antigamente. Conseg, mas o problema é o seguinte, OK? O problema é ela querer, OK? O problema é que ela é criada para não querer. Isso aí que é o problema. Ela é condicionada desde que nasceu para não querer.
A não querer. E todo o comportamento sociocultural do que é prestigiado faz com que ela não queira. Exato. O que vai dar mais like é um um um uma mina rebolando de sutiando TikTok. Que nem eu no meu canal do YouTube, faz anos que eu não posto nada novo. Agora que a minha social mídia corta os shorts, os shorts que ela coloca no Instagram, ela coloca lá tal. Eu tenho, sei lá, 7.000, 8.000 seguidores, assim, que eu tenho a desde 2013, são os mesmos Seguidores, entende? E esses dias um cara entrou e falou assim: "Puta
que pariu, como que esse cara não tem 1 milhão de seguidores, cara? Hum. Olha o que esse cara dissemina de conhecimento, entende? E se você olhar meu Instagram, eu tenho 43.000 seguidores, entende? Que não é nada demais. Diz para você, OK, não é 26, mas não é nada demais. E aí você vê a Blogueirinha lá que tava no Big Brother, que só faz assim a vida inteira, tem 40 milhões. Sim. 40 milhões. Sim. Sim. Para fazer o quê? Rebolar a bunda. Mas isso é assim, não tem o que fazer. É, não é? E e sempre
vai ser, porque as coisas, os conteúdos mais superficiais vão ficar com a base da pirâmide é mais larga, Mas claro. E aí vai ter uma linha da psicologia, um cara chamado Maslon, e ele já ouviu falar da pirâmide de Maslon, ele fala sobre as necessidades da massa, né? Quanto mais para cima, quanto mais para baixo, mais as necessidades básicas, comida, diversão, não sei quê. E a gente usa isso muito no empreendedorismo para saber como lidar com os funcionários. Como assim? Como assim? Como você incentiva os funcionários, tá? Que linha de funcionários primeiro você tem que
identificar qual fase da pirâmide de Mas tá o funcionário. Entendi. O nível de consciência. O é o nível dele de de social mesmo. Então, por exemplo, não adianta você querer dar uma viagem da Disney para um cara que tá com a luz atrasada. Hum. Entendeu? É melhor você dar um prêmio em dinheiro, sai mais barato para você e ele vai fazer muito mais. Eh, por exemplo, e um tempo atrás eu tava com problema com os meus líderes que não faziam o que eu mandava. Eu tava tentando estabelecer processo na minha empresa e os caras não
faziam. Uhum. E o meu, a minha tendência é mandar embora, ficar puto, porque se eu tô mandando, eles têm que fazer. Só que se Você fizer isso, não sobe a ninguém. Uhum. Então, o que eu tentei fazer? dá um incentivo. Pensei, pensei, vou dar uma viagem para o líder. Eu tinha, sei lá, 12 ou 15 líders que cuidavam da minha de toda a minha equipe. Cada equipe tem um líder. Para o líder que fizeram, todos os processos que eu estabeleci e deixar aprovado toda semana não falhar Nenhuma vez, eu vou dar uma viagem para uma
pousada no interior para ele, pra família inteira paga. Inclusive vou pagar a o final de semana dele como se ele tivesse trabalhando para ele não ter prejuízo, tal, tal. Beleza. Cagaram. Cagado. Aí eu num curso de empreendedorismo, um menino que tinha uma loja, ele tem uma empresa de TI, de aluguel, de tablets, de não sei que e tal, ele falou assim: "Irmão, por que Que você não dá um cartão de Netflix? Em vez de você escolher um, dá para todo mundo que fizer? Porque quando você escolhe um, você pretere os outros." Uhum. Né? Falei: "Pô,
mas um cartão de Netflix na época custava R$ 28". Falei: "Tá bom". Sabe o que aconteceu? Funcionou. Todos. Todos. Era um cartão de três meses. Todos. E você tinha que ver a felicidade do cara. [ __ ] meu filho tem Netflix, tá conseguindo assistir Netflix, patrão. Pô, muito obrigado. [ __ ] meu. Gastei R$ 500. Eu tava pensando em gastar 5.000, 7.000 numa viagem. Gastei R$ 500 e todos fizeram. Por quê? porque eu não tinha entendido em qual fase da pirâmide de mais lotavam meus funcionários. E aí um outro funcionário que eu outra classe de
Funcionários, os supervisores que eu queria eh eh agradar e eu ofereci mais dinheiro e os caras também não estavam rendendo. E aí sabe o que eu fiz? Eu mudei o título. A partir de agora, fulano é supervisor geral. Fulano é supervisor. [ __ ] meu. Mandei fazer uma plaquinha pro cara. [ __ ] o reconhecimento é o que o cara dava mais valor na época como do que o dinheiro, entende? Por exemplo, há um tempo atrás, Hoje eu tenho um braço direito que cuida de 200 funcionário meu, o cara ganha bem para [ __ ]
ganha mais que muita gente formada, muito engenheiro, tal. O cara tá certo que o cara trabalha que nem um filha da [ __ ] Sabe o que que eu fiz? Eu peguei um plano, paguei, comecei a pagar o plano de saúde dele pras filhas dele, que eu falei: "Como que você não tem plano de saúde? Você tem duas filhas pequenas, você é sua mulher, tal". Então eu falei, vê um plano de saúde para você E sua mulher e quem paga sou eu. Você tinha que ver a felicidade do cara, porque eu proporcionei um plano de
saúde para ele e pra família dele, entende? Então você entender em que a pirâmide pirâmide muda, você entende a necessidade do outro para poder incentivar ele ou não. Eu acho que vou nesse nesse nessa parada da pirâmide, eu até uma das coisas que eu falo é assim: Não Tem como eu comparar a audiência do conteúdo que eu produzo ou que tu produz e querer eh comparar com quem produz conteúdo pra base da pirâmide. Claro. Por exemplo, tu vai pegar, sei lá, um isso um um um programa que, cara, não tiro o mérito dos caras, é
irado, eu me divirto de dar risada. É, não, eu não tô tirando mérito, só que o público é diferente. O público é diferente. É um público que que que muitas vezes se cair aqui na Live talvez não vai nem entender as coisas que a gente tá dizendo. Exato. Exato. E aí não tem como, o [ __ ] a base da pirâmide sempre vai ter mais gente. Agora você quer saber o meu tesão da vida? Quando eu posto um corte ou vocês postam e me marcam e aí o os seguidores postam aquela figurinha que faz assim,
ó. Tipo, [ __ ] cara, isso para mim é o maior tesão da minha vida. Eu fico de Pau duro, cara. Entendeu? Porque assim, cara, eu consegui quebrar um paradigma na cabeça da pessoa, sabe? Ou a pessoa pergunta alguma coisa, eu respondo. Ela fala: "Nossa, eu nunca tinha pensado nisso na minha vida, cara. faz total sentido. E aí eu falo: "Yes, era isso. É isso, é isso. O tesão, ó, como você sorri, que é o tesão nosso, cara. [ __ ] então assim, [ __ ] Ah, não tem 2 milhões de seguidores, não tem. Por
Exemplo, a minha social mídia falou assim, quando ela me assumiu, eu tinha 24.000 seguidores, hoje tô 43. Ela falou assim, ó, vou te falar uma coisa, você tem pouco seguidor, eu tenho, eu tenho clientes que t, 500.000, Mas os seus seguidores são extremamente engajados. Quase todos participam das suas enquetes. Todos os todos eles eles eles eh interagem com você. E deve rolar os nossos rolams umas paradas. Os caras me mandam no Instagram. Meu irmão, meu irmão poema do Gate do não sei o que. Eu não sei nem responder. Às vezes eu não sei responder o
seguidor, eu falo: "Cara, desculpa, vou ter que ler para te responder isso. Imagina. É isso. É isso. Não, às vezes eu abro umas caixinhas de pergunta e eu dou risada porque assim, eh, eu sou, e eu imagino que você também seja o que a psicologia chama de polímata. Interessado em várias áreas, em muitas áreas, mas não não é superficial. você gosta de estudar muito sobre tudo. E eles me fazem umas perguntas assim tão aleatórias e eu falo assim: "Olha, eu fico feliz, eu não sei se eu fico feliz ou preocupado, como vocês acham que eu
sou capaz de responder qualquer pergunta?" Qualquer pergunta, cara, de qualquer área, entendeu? É, e essa é a responsabilidade da filosofia que a Gente tá falando. A filosofia é [ __ ] por causa disso, porque se você pega um físico Uhum. Ele é ele é fechado na física. Se você pega um um nutricionista, ele é fechado. Você pega um médico, agora e a filosofia, mas antigamente os filósofos eles misturavam todas as áreas, sempre, sempre foi assim, todas as ciências eram da filosofia. Todas, todas. À medida que elas foram ganhando especificidade, elas foram saindo da filosofia. Os
filósofos eram cientistas da época, eram os estudiosos. Tu tu diria que o auge da humanidade foi quando? Tu tu acha que realmente o auge já foi? Ah, com certeza. Intelectualmente? É, não sei. Vamos botar mais pontos de vista. É porque se a gente botar tecnológico, óbvio que é hoje em dia, né? Sim, óbvio que hoje em dia é tecnológico porque é progressivo, mas intelectualmente, [ __ ] eu eu Olha, e aí tem várias épocas, né? Da arte também, meu Deus, cara. Da a as músicas do Chopan. list. Meu Deus, não tem como, cara. Eu não
tem como. Não tem como. Não tem como. Não tem como. É muito. É, é tipo anos luz acima. É absurdo. Vou. Ontem eu tava falando com alguém sobre a Capela Cistina, foi pintada por Michelângelo, né? Que os os O dedo que não se encosta, né? O dedo de Deus. E aí é com você que eu tava falando, né, anteontem. É. E aí o que acontece? Se você olhar, Deus tá dentro de uma estrutura que é exatamente o cérebro. Põe aí, ô Gabriel, Capela Cistina é cérebro, deve aparecer Deus dentro do cérebro, uma coisa assim. Coloca
aí. E aí você vê a audácia do filha da [ __ ] porque existe uma teoria que diz assim: Michelangelo tava querendo dizer que Deus só existe na cabeça das pessoas, que por isso que ele não se encosta, entende? Que também a gente não sabe se é verdade, entende? Pode ser outra coisa, mas concorda que tem muita lógica essa, ó lá, ó. Ó. Exatamente. Um cérebro. Tá vendo? Deus tá ex Deus. E os santos e os e a audácia do filha da [ __ ] Muito É muito muito cérebro, muito. Inclusive a faixa da medula
ali embaixo, entende? E aí o que acontece? Você vê a audácia do cara contratado pelo papa para pintar para assistir e o cara pinta um negócio desse. Velho, olha só a capacidade do maluco, cara. Não, a capacidade de pintar isso aí já não existe hoje em dia. Falando certo. É, aí o cara ainda. E tem outra coisa, se você pensar os Grandes pensadores de antigamente eles eram filósofos, eles eram escritores, eles eram pintores, eles eram escultores, eles eram engenheiros, eles eram o cara era bom em tudo. Por quê? Porque para os gregos a excelência era
um hábito. E no cristianismo se perdeu isso. Por quê? Porque a excelência virou um dom divino. E o que você mais ouve é assim, não dá para você ser bom em tudo, que é a maior mentira que existe. Porque se Você se esforçar, você pode ser bom em tudo que você faz. Você pode não ser o melhor de todos, mas dá para ser bom. Mas dá para ser muito bom em tudo que você faz, entende? E você ouve o contrário. Não. Escolhe uma coisa, porque uma vez a minha mulher falou, meu filho falou assim: "Ah,
eu quero ser professor de filosofia, eu quero ser facha de jitso, eu quero ser empresário, eu quero ser psicanalista". Aí minha Mulher falou: "Não, não dá para ser tudo. Escolhe um só". Aí eu falei: "Você tá louca? Ele tá falando de mim. Eu sou exatamente tudo isso. Como que você tá falando que não dá para ser se eu sou?" Entende? Mas é tão tão já a sociedade é tão assim fechada. E nesse ponto Niet bate muito forte no cristianismo, né? Ele fala que o cristianismo acabou com a sociedade. E por por quê? Porque ele simplesmente
ele tirou todo o mérito do ser humano. E como que o cristianismo Terceirizou o mérito? E como que o cristianismo cresceu? Eles tomavam nas cruzadas as cidades, queimavam toda a cultura, todos os sacerdotes da cultura. Tanto que os únicos escritos que a gente tem dos dos filósofos gregos, eles foram preservados pelos árabes. Caraca, velho. Porque pelos cristãos foi tudo queimado, era tudo heresia. Você não podia nem ter a Bíblia, Ter a Bíblia na linguagem comum era heresia. Se era morto na fogueira. Caraca. Então, o cristianismo ele atrasou em milhares de anos a evolução da humanidade.
E quanto que se perdeu ali no meio? Imagina, talvez como que os romanos construíram. Imagina, exato. A biblioteca de Alexandria, talvez como que as pirâmides foram feitas, talvez como que o os Aquedutos romanos foram feitos, entende? Por milhares e milhares de quilômetros eles levavam água, entende? Eles tinham eh encanamento aquecido nas paredes, entende? Então assim, quanto de coisa que se perdeu? Por quê? Porque com a o aculturamento eles queimavam toda a cultura de um povo, queimavam o eh matavam sacerdotes e criavam as novas crianças já como cristãs. Então elas não tinham a cultura anterior. Uhum.
Entende? Por isso que Niet batia forte no cristianismo. Mas então o cristianismo ele tem uma culpa muito forte nesse emborrecimento, muito forte. Aí sempre tem alguém que fala assim: "Oh, Igreja Católica". Gente, durante 1500 anos, o cristianismo foi à Igreja Católica, não tinha outro. Ele começa a existir uma divisão em 1500 com a reforma luterana. Uhum. Né? Com Calvin e e e Lutero e os protestantes que começam a questionar muita coisa, a venda de indulgências, né? Então, se um padre queria favores sexuais numa menina e a menina não queria dar, ele acusava ela de bruxa
e matava ela, entende? Então, com a reforma protestante, calvinista e luterana, que começa a haver uma ruptura na Igreja Católica e começam a aparecer outras vertentes, mas durante 1500 anos o cristianismo foi a Igreja Católica. E aí o Niet critica muito tudo isso, pô. Por que que tu tu tem um Niet tatuado aí? Muito, tem um N tatuado, que eu sou fzaço e Freud. de Freud. Por que o Niet, cara? Fala um pouco do Niet e por que ele é tão [ __ ] cara. [ __ ] Nit, na minha opinião, um dos mais [
__ ] que existe. Tem uma aí, tem aqui, ó. Aí. Bom, vamos lá. Vários motivos. Primeiro, Niet, eu tenho uma identificação muito forte com Niet, porque Niet vem de uma tradicional família de pastores luteranos e eu venho de uma religião extremamente religiosa que meu pai é pastor. E ele começa a questionar muita coisa, a fé, a religião, a fé, Deus, a religião e tal. E Freud também vem de uma família judaica. Ele era judeu e ele virou ateu, né? Ele Também começa a questionar. E aí quando eu comecei a estudar, eu percebi que as minhas
dúvidas não eram tão absurdas, porque você aprende na religião que duvidar é pecado. Uhum. E quando eu comecei a estudar os grandes filósofos, como Niets, como Marx, como Freud, como Ludvig Forbá, você percebe que as dúvidas eram as mesmas. Então eu não sou tão louco. Uhum. Certo? E aí Niet, o que ele faz? Niet Ele bate de frente com o cristianismo. Tanto que ele escreve a autobiografia dele, chama eseomo. Esse do latim significa eis o homem. E você sabe onde foi escrito, falada essa frase? Quando Pôcio Pilatos apresenta Jesus à multidão, ele fala: "Eis o
homem, caralho". Então ele se coloca em pé de igualdade com Cristo. E quando você começa a ler, ele fala assim: "Vou guerrear com cristianismo". E a guerra Só se faz entre forças iguais, porque se um é muito mais forte que o outro, é um massacre. Então vou guerrear com o cristianismo. E depois ele escreve um outro livro chamado anticristo. E por incrível que pareça, Niet, ele era fã de Jesus, mas ele odiava o cristianismo. O cristianismo. E ele dizia o seguinte: o o único cristão morreu na cruz. [ __ ] [ __ ] E aí,
Niet, ao contrário do que umas pessoas pensam falando que ele era pessimista, ele não era pessimista, ele era extremamente otimista, porque ele era a favor da potência da vida. E ele falava: "Como que as pessoas podem gostar de uma religião que proíbe você de fazer tudo que você gosta? Pô, você não pode transar, você não pode comer demais, você não pode não sei quê, você não pode não sei que lá. O cristianismo é antinatural", ele falava. Tanto que ele fez uma previsão que em 200 anos da morte dele o cristianismo desapareceria. Faz exatamente 124 anos
que ele morreu. Ele morreu em agosto de 1900. Então não sei. Ainda falta aí uns 76 anos. 66 anos. 76 anos. 76. Vamos ver. Pode ser que ele esteja certo ou não. Eu acho que eu não estarei mais Aqui para saber, mas assim, eh, e aí ele pega e apresenta uma série de teorias. por exemplo, ele apresenta uma teoria que eu acho fantástica chamado o eterno retorno, tá? O que que é isso? E o que que é isso? Exato. Existem algumas pessoas que tentam dizer que ele fala assim: "Imagine que você viva essa vida eternamente,
que você vai repetir essa vida eternamente. Você gostaria de fazer o Que você faz?" E aí tem gente que fala: "Tá vendo? Ele acreditava que a vida se repete". Não, ele não acreditava. Experimento mental, não é? Então, por que que eu est Ele ele dizia: "Não me apoio em muletas metafísicas". Ele não acreditava em nada, em alma, em Deus, inferno, narri. Ele dizia: "Não, não te proporei novos ídolos". Ele falou: "Eu quebrantarei os ídolos". Ele tem um livro que chama Crepúsculo dos Ídolos que ele fala: "Qebrentarei os seus ídolos." O dinheiro, Deus, a ciência, inclusive
a ciência. Hoje a onda da moda é a neurociência, mas a neurociência também não explica tudo, como é o caso que a gente tava falando dos caras lá que acessa informação, tal, não tem explicação, tal, que ele chama de niilismo. Ele fala: "Quebrentarei os seus ídolos, porém não se iluda achando que porei outros no lugar. Tipo, [ __ ] Não vou pôr [ __ ] nenhuma, meu irmão. Ele quer te deixar cru, ele quer que tu pense por ti. Exato. Ele quer que você aja na sua potência de viver. E aí ele fala assim: "O
mundo pertence aos fracos". Ele não fala fracos, ele fala reativos. Mas eu vou te dar um exemplo. Que que quer dizer isso? Vou te dar um exemplo, você vai entender. Imagina a Associação dos Jogadores de Futebol, tá? Beleza? E aí qualquer jogador de futebol do mundo pode se associar, certo? O Messi tá lá, o Cristiano Ronaldo tá lá, o Ronaldo Fenômeno tá lá, o Ronaldinho Gaúcho tá lá. Certo? Mas tá o cara que joga no Kings de Pelicaba, tá o cara que joga no Jaú, tá o cara que joga na Vársia, tá o cara. Beleza.
Beleza. E aí tem uma votação Sobre um assunto X. Uhum. Quanto vale o voto de cada um? A mesma coisa. E Niet fala: "Tá errado. Por que que o jogador bosta da Vársia vale a mesma coisa que o do Cristiano Ronaldo? O Cristiano Ronaldo é um fenômeno, é um cara que vive toda a sua potência. O cara que vive a potência, ele não tá nem aí. Então ele fala: "Quem cria a regra, quem cria a lei", são os Bostas, são os reativos, são os fracos para tentar suprimir os fortes. [ __ ] [ __ ]
Pensamento muito louco. Muito louco. E quem que cria as regras no nosso país? Em todos os países? Quem que cria as leis? Os políticos. Os políticos. E o que que os políticos fazem? Merda. [ __ ] nenhuma. Eles não produzem nada. São os parasitas. Não produzem nada. Não criam riqueza, não dão emprego, não produzem. Mas eles têm o poder de cercear. Por isso que Nich faz, fala: "O mundo é controlado pelos fracos, pelos reativos". E o que que eles tentam fazer? Eles tentam [ __ ] quem faz. Então eles criam imposto, eles criam regra. regras
eles que não sei quê, que nem o Schumacher. O Schumacher quando o ídolo do Schumacher era o Sena, quando compararam o Schumacher com o Sena, o Schumacherou quando ele era um um moleque novo. E quando ele era um piloto [ __ ] e ele começou a fazer algumas coisas, a associação do da Fórmula 1 começou a criar regras que não podia mais isso, não podia mais aquilo, porque como ele ganhava todas as corridas, os caras estavam tentando equiparar, nivelar. Mas isso, mas esse Negócio de nivelar é você tirar a força do forte para poder engrandecer
o em vez de você dar força pro fraco, pro fraco desenvolver, não. Você rebaixa o forte. É isso que acontece na sociedade. E é isso que acontece. Nich falava: "Tá errado. Você tem que deixar o forte ser forte. E [ __ ] se o outro é fraco, se o outro não vai ganhar nunca. [ __ ] ele que se preocupa em ficar forte. E se ele não for, pau no cu dele, entendeu? deixa o Forte viver a potência da vida dele. E aí ele apresenta uma coisa que ele chama de amor fat, amor ao destino,
na tradução lateral do alemão. Só que ele não acreditava em destino. Cara, eu só vou fazer um parênteses que que eu entrei nesse pensamento assim outro dia, cara. Eu eu até tinha comentado com o Gabriel isso de que algumas situações na vida eh eu eu deixei de mostrar o meu talento ou alguma característica forte que eu que Eu tenho para não constranger os outros. Para não constrangir os outros, cara. Tá errado de sabe tipo assim, ah, vamos competir aqui. Ah, quem é mais rápido, pô? Tu vai lá e tu não quer tal, não vamos tocar
um piano, alguma coisa que eu faça bem assim. Hoje em dia, meu amigo, se tu me botou, a gente tava num evento outro dia lá e tinha que definir quem que era o líder da mesa. Eu, tchau, velho. Tchau. Sou eu. Eu sei que eu faço. Eu vou lá, Resolvo essa merda, porque eu tô num fluxo que eu tô bem. É isso. Deixa o pai. Isso aí. Não, eu perdi essa parada, tá ligado? Então eu eu entendi muito bem o que ele quis dizer. Muito. E aí quando ele propõe o eterno retorno, é uma medida
pra vida. Então, por exemplo, se eu fosse viver essa vida eternamente, eu gostaria de estar vindo aqui no Senos a segunda vez, gostaria. Então, eu tô vivendo bem, [ __ ] É uma medida pro, [ __ ] É uma medida pra vida agora, [ __ ] Mas cara, na viagem, para quem não sabe, na viagem para cá eu capotei o carro, aí eu aluguei um outro carro, bateram no meu carro alugado, eu tive que trocar o carro de novo, aconteceu uma parte de coisa e eu falei: "Eu deixaria de ter vindo". Falava para mim: "Ai,
professor, isso é uma coisa que você não devia ter nessa viagem". Eu falei: "Lógico que Não. Eu participei sexta-feira num podcast com a Alisanauto, que eu sou apaixonado nela, no marido dela, que eu acho ela inteligentíssima. Hoje eu tô aqui no Semelli que eu adoro fermento, adoro Gabriel, nossos papos assim, se eu pudesse eu ficava 18 horas aqui, entende? [ __ ] que eu capotei o carro, [ __ ] que bateram no meu carro, [ __ ] que eu me estessei, entende? Ontem eu fui jantar com duas senhoras amigas minhas uruguaias, me levaram no Lugar
para tomar vinho e elas são inteligentíssimas também, sabe? E ela falou assim: "Cara, a gente por tanto tempo que a gente não tinha uma troca intelectual com alguém assim, a gente ficou até tarde, pô, tomando vinho e batendo altos papos assim, sabe? Então assim, [ __ ] isso é medida da vida." E foi o que eu falei, se você não tiver disposto a fazer coisas extraordinárias, você não vai viver o extraordinário se você ficar na mesmice. Então, o eterno Retorno de N é uma medida pra vida. Agora, agora se o que eu tô fazendo não
tá me agradando, então muda. Você gostaria de viver eternamente isso? Não, não gostaria. Então muda. Aí ele propõe uma um amor fat. Ame a sua vida como ela é de verdade, inclusive com as coisas ruins. Ou seja, para eu tá vivendo um momento do [ __ ] desse aqui, trocando ideia com você, vibrando, falando de Niet, que é um cara que eu sou apaixonado, falando De Freud, falando de filosofia, eu tive que capotar um carro. Aí eu aluguei um carro, batendo no meu carro de novo. Eu tive que ir na, hoje de manhã eu fui
na locadora trocar o carro, entende? Tive que gastar um dinheiro, tive que comprar uma uma passagem de avião para voltar. Aí eu lembrei que eu que eu ando armado. Aí eu [ __ ] e agora? Aí eu tive que comprar um cofre para poder levar no avião a minha arma porque não sei que tal. Gastei mais dinheiro. Mas dane-se, Vale a pena. Por quê? Porque eu queria est aqui. E se eu puder voltar aqui mais 10 vezes, eu vou voltar mais 10 vezes, entende? Porque para mim, eu, se eu vivesse eternamente, eu gostaria de repetir
esse momento. E eu amo a vida como ela é de verdade, inclusive com as coisas ruins. Por que que é tão bom tá aqui? Porque foi difícil chegar. Deu deu sabor, deu sabor para caramba, entende? Seria legal. Seria legal do mesmo jeito. Seria legal do mesmo jeito. Mas vamos combinar que que dá uma marala. [ __ ] meu, eu passei por tanta coisa chegar aqui, então vou fazer esse podcast valer a pena, cara. Eu quero que esse podcast seja melhor do que o primeiro que E eu tenho um tesão. Eu quero agradecer vocês que participaram
e vocês que comentaram. Nossa, o melhor podcast, o melhor episódio que eu já vi do Sem Grosélia, tal. Eu não sei se eu concordo, porque eu vi uns outros animais também, meu. Eu vi uns fodidos Aquele teston. Eu hoje, infelizmente, eu ia ter um outro convidado aqui que eu gostaria muito de estar com ele, mas ele não pôde. Eh, mas assim, não, mas vamos ter mais umas misturas aí. Vamos, então, porque eu acho demais, cara. Entende? Então, essa troca intelectual que a gente faz, ela é enriquecedora. Por exemplo, você é um menino novo, eu tenho
muito mais tempo de estudo na vida Que você tem de vida. Só que você, a gente já tá no episódio qual? 200 e pô, temos que trazer a plaquinha. Tô sem a plaquinha, tá vendo? 264. 264. Você já falou com tantos caras, você já estudaram tanta coisa que eu não faço ideia do do assunto. Então você tem um repertório, tem coisas que você fala que depois eu fico pensando, eu falo: "Caramba, meu, olha que legal, essa Troca intelectual para mim ela é excitante". Uhum. Entende? E aí eu lembro de Niet. Eu eu tô nesse nesse
eterno retorno, cara. Eu tô muito satisfeito. Durante algum tempo atrás, talvez eu não tivesse exato. Mas nos últimos anos eu tô vivendo o que eu quero viver, cara. Se eu acho que não faz sentido, eu saio na hora, velho. Exato. Isso chama maturidade. Com o tempo você vai aprendendo a tá onde eu tinha época que eu brigava, que eu queria convencer as pessoas, tá? Hoje não. Se eu não tô sendo bem recebido, se eu não quero, se eu não tô me sentindo bem, muito obrigado, tchau. E saio fora rápido. Rápido. Por quê? Porque não é
meu lugar e porque tu lembra que a vida acaba, né? Claro. E aí para os gregos, para os hisóicos e para stóteles e e era um histórico, embora ele não acreditasse Nisso, eh todos nós tínhamos um lugar no cosmos e o papel da nossa vida era achar o lugar no cosmos. E achando o seu lugar no cosmos, o que Aristóteles chamava de telos. Então, todos temos um telos, uma propósito. E achando o seu lugar no cosmos, desenvolva as plenas habilidades para ser o melhor possível no seu lugar no cosmos. Então, qual é o meu lugar
no cosmos? Ser professor. Mas o Niet acreditava nisso? Não, ele não acreditava em lugar no cosmos, mas ele acreditava em desenvolver o máximo as suas habilidades para você viver a vida bem feita. E aí ele propõe o superhomem, que em português é chamado superhomem, mas na verdade é uma palavra em alemão chamado Uberm. E Ubermash, a tradução literal seria além do homem, um homem evoluído. Porque o Ubermh ele ele aplica o eterno Retorno, então ele só faz o que dá satisfação para ele. E ele ama a vida como ela é, o amor fate, inclusive com
as coisas ruins. Ele aceita as coisas ruins como uma parte robusta da vida e ele não fica chorando as pitangas. Ele faz disso um trampolim para melhorar a vida dele, entende? Uhum. Uber. Esse esse amor fatado [Música] como uma vida hedonista ou uma vida regada a prazeres momentos. contrário. Ao contrário, porque o amorfate diz assim: "Ame a sua vida como ela é de verdade, inclusive com as coisas ruins." A vida hedonista não aceita coisas ruins. A vida edonista só quer prazeres. Mas então, pelo eterno retorno, talvez, talvez pegando a mentalidade de Nich, a pessoa não
pode falar: "Não, então eu só vou fazer o que eu gosto". Pode ser e sei lá, tá? Então hoje eu vou chamar 25 [ __ ] e vou comprar um monte de Drogas e vou ficar fazendo isso semanas. Ah, então aí eu vou entrar em outros filósofos porque você tem que entender que a filosofia de Niet ela vem de 2500 anos de filosofia, né? Ele tá nas costas de Gas. Exato, né? Quem fala isso é Isaac Newton, né? Você lembra essa frase Isaac Newton? fala assim: "Eu só estou onde estou porque estou no ombro de
gigantes". Então eu só enxergo onde eu enxergo Porque eu estou bebendo do conhecimento anterior a mim, entende? Quem fala isso é Isaac Nilton. Isaac Nilton era teólogo também, embora as pessoas não saibam, né? E ele fala: "Pelos telescópios, pelos meus telescópios, eu vi Deus andando pelo universo." Não, [ __ ] Porque ele diz, "Não existe nada que garanta que os o as órbitas m se mantencerão se ah se manterão ali daquele jeito, com tanto de catástrofes que tem no universo que os os planetas Só podem estar ali pela vontade de Deus". E Isaac Nilton dizia:
"E cara, imagina que Newton foi um cara que estudou tanto a vida inteira que o cara morreu virgem. Nem transar, o cara não transou e a física mudou de nome pra física newtoniana por causa do cara. Então vamos respeitar, né? Então assim, quando a gente fala nisso eh eh do Niets, a gente tem que lembrar de Epicuro. Epicuro, filósofo 300 anes de Cristo, Que ele dizia que o segredo da vida era buscar o prazer, tá? E [ __ ] o tempo todo. Não, não. Aí que tá. Só que ele falava, existem prazeres bons e prazeres
ruins e aí você fala como ele faz uma categoria. Por exemplo, chamar 25 [ __ ] e usar um monte de droga é um prazer. É, mas é um prazer que demanda demais de você. Amanhã você vai acordar com dor de cabeça, você vai ter que ganhar muito dinheiro, você vai gastar muito. É uma Coisa difícil de de acontecer, você não vai conseguir fazer isso todo dia. Então é um prazer ruim. Uhum. Aí ele dá um exemplo simples. Ele fala assim: "Se você não consegue comer carne com molho, você já tá com paladar sem molho,
você já tá com o paladar poluído." Então, se você consegue sentir prazer tomando água, se você consegue sentir prazer em acordar de manhã, em dar uma caminhada, nas coisas simples da vida, sua chance de ser feliz é muito Maior. Uhum. Entende? Então, Niet não defendia esse prazer edonista. Tanto que eh Niet, ele fala sobre o Edonis e Apolo, entre essa briga. Por quê? Porque Apolo representava o Deus da perfeição, corretinho, o Deus da música, da lira, todo bonitinho, loiro, né? Do olho azul e tal. Enquanto o o Edis não era Edones, era o a Ares,
sei lá. Não, não, não. O deus do vinho. Baco. Baco não, não. Baco era no romano. Era Dionísio. Dionísio. Entre o Dionizioco e o e o Apolino. Dionísio, ele era um fauno, ele era gultural, ele era carnal, ele gostava de vinho, de [ __ ] de sexo. Então ele falava que a gente vive numa eterna briga entre o Dionisíaco e o e o Apol. Certo? Entre o que o que é a nossa essência e o que é certinho, tal. E aí quem vai falar sobre isso depois? Freud. Freud vai dizer que a gente nasce id
e id é desejo, é o desejo carnal, é o desejo. E os nossos pais construem, construem na gente o segundo construto da personalidade, que é o super ego. Não, não, não, não pode não. Menino, baixa essa e levanta essa calça aí, tira o cotovelo, não, não, não come de boca aberta e não sei que tá, tal, tá, tal. Não, não pode xingar, para de sar palavrão. E aí nasce na gente um malestar, diz Freud, entre o que eu quero do ID e o que eu não posso do super ego. E aí nasce o terceiro e
último construto da da personalidade que é o ego. Ego a palavra ego do latim literalmente quer dizer eu. O ego é o que uma hora dá vazão pro ID e outra hora da vazão pro super ego. Não, não, isso daqui não pode. Não, mas eu quero trocar de carro. Não, tudo bem. Você Quer trocar de carro? Mas esa aí, você não tem dinheiro guardado, então dá o seu carro de entrada. Então vamos guardar um pouco de dinheiro, tal. O ego que faz esse balanço entre o que eu quero e o que eu não posso. Uhum.
Certo. O ego vai ser mais forte ou mais fraco, dependendo da criação. Se os pais foram muito rígidos, o supergo vai ter mais força no ego. Se os pais foram mais Complacentes, como essa geração hoje, eu quero, eu quero, eu quero e os pais deixam fazer tudo, o ID ele é mais forte, né? Por isso que na psicologia a gente chama o ID de baixo ventre, o super ego de cabeça e o ego de tronco. O ego fica ali no meio, né? Então é isso que Niet propõe. Niet propõe: "Seja um ser humano melhor, né?
Eh, mas busque a sua felicidade no agora, nas coisas que você faz, sem [ __ ] os outros, né? E e sem precisar buscar prazeres muito Difíceis, porque esses prazeres difíceis vão custar caro para você depois. entende? E ele acabou daí enlouquecendo, mesmo sabendo disso tudo. É, na verdade ele enlouqueceu e supõe-se que de sífiles, né? Porque ele gostava muito de prostíbulas, né? E o que já é meio, mas é porque o seguinte, contraditório, não diria que é contraditório, porque Ele foi rejeitado por todas as mulheres que ele pediu em namoro na vida, né? E
ele era meio louco, ele era feio, né? Ele era um cara que devia ser meio esquisito, como todo filósofo, né? Imagina os papo que passa na cabeça do cara. Sim. E aí ele tinha uma paixão por uma uma mulher que era filósofa, que chamava Luiz Salomé e eles tinham um trzal, ele, um amigo e ela, Né? Eles tinham um trisal. E aí ele propôs ela em casamento e ela falou: "Não, e aí ele surtou. Ele surtou e depois ela acabou ficando com o amigo dele, entende? Uhum. Então o que ele fazia? Mas como era comum
naquela época, no século XIX, os homens, principalmente em Viena, na Alemanha, eles iam para puteiros toda semana. Uhum. E como não tinha camisinha, não tinha nada, ele pegou sífiles e supõe-se que ele ficou louco por causa da sífiles, né? Mas ele era um gênio e todo gênio tem um que de loucura. Uhum. Né? Por exemplo, o próprio Albert Einstein, ele abandonou um filho dele numa instituição para doentes mentais e nunca foi nem visitar um filho dele que tinha deficiência, não sei qual que Tinha, tal. E como pai ele era um bosta, mas você vai falar
que o cara não era um gênio. Era um gênio, mas como ser humano, será que ele era tão bom assim? Entende? Então todo gênio tem um traço esquiso, né? Um traço meio, a genialidade ela traz isso assim, né? alguma coisa meio e eh antissocial, negócio, porque quando o cara desenvolve muito de um lado, fatalmente o outro lado fica deficiente. Uhum. Entende? Mas a proposta de Niet é incrível, cara, do Uberh, do Superoma, que pode ser também ilusória, né? Da mesma maneira que ele condenava o cristianismo, ele propõe uma coisa de fé também. Sabe quando que
o ser humano vai ser evoluído, vai querer buscar todo mundo a melhor potência de si e vai se preocupar em viver bem sem querer [ __ ] o outro? Sabe quando? Nunca. Nunca. Todo mundo nunca. Nunca. Então ele era tão iludido quanto o cristianismo que ele batia tanto na na tão duramente. E parece que todos no final da das contas eh todos os lúcidos, vamos dizer assim, eles pregam pelo equilíbrio, porque tu vê o o o próprio Freud, ele tá pregando por esse ego. Sim. Trabalhando um equilíbrio. O Niet tá Dizendo a mesma coisa. E
eu diria que Aristóteles chamava de caminho do meio. O budismo vai chamar de Não, o budismo chama de caminho do meio. Aristótelees chamava de eh, como que ele chamava? Justo meio. Justo meio, entende? Ou seja, nem paraá a própria psicologia moderna, eu eu diria que ela prega por esse equilíbrio. O próprio TCC, A própria TCC. O próprio TCC. Eu faço terapia e eu tenho o meu o meu ideal de vida definido com a minha psicóloga e ele é um equilíbrio, pô. Claro. Um pouco de drogas, um pouco de salada. É isso aí. Muita salada e
um pouco de drogas. Senão não não tem, cara. Um dia na igreja, outro no [ __ ] É no no meu caso tá aí duas duas coisas Que eu não gosto. Pé assim, mas para dar uma analogia. Eh, cara, vamos fazer uma pausinha para fazer um xixi aí. Depois a gente volta, galera. A gente volta em c minutinhos, pô, que o banheiro é mais perto nessa nesse novo estúdio e a gente volta com outros papos loucos aí. Boa. 자. 자, 자, ча자. 자 ча 자, ча자. O que que O que que precisa para ser psicanalista?
Precisa fazer, cara, olha só, eh, a psicanálise é a única linha da psicologia que não precisa ser psicólogo para poder ser. E tu acha isso bom ou ruim? Então eu acho os dois. Qual é a vantagem? Qualquer um pode ser psicanalista. Qual Que é a desvantagem? Qualquer um pode ser psicanalista. Mas por que dessa história? Eu tenho que fazer o contexto histórico, né? Tá. Freud era um um jovem médico, né? neurologista e ele queria ser famoso. É, ele queria, ele queria ser famoso, ele queria qualquer curso ser famoso porque ele tava apaixonado e ele não
tinha dinheiro Para poder bancar, né, um médico recém formado e ele queria ser famoso. Então ele começou a estudar primeiro o órgão sexual das enguias. Ele secou mais de 2.000 enguias. Ele queria descobrir alguma coisa que fosse fantástico, [ __ ] É, ele queria ser famoso. E aí ele começou, ele descobriu a cocaína e ele começou a fazer testes com cocaína e e começou pros pacientes eh eh receitar cocaína, doses de cocaína e não sei quê. Fez muito testes de cocaína. E aí na época tinha uma doença muito comum entre as mulheres chamado histeria, tá?
Histéria do grego quer dizer útero. Por quê? Aquela que a mulher se contorce. É, entre outras coisas, tá? Porque no século XIX a mulher era extremamente reprimida, tanto que para transar tinha um buraco no lençol, ela não podia nem ficar pelada na frente do marido. E os homens tinham mania de ir Toda semana tinham costume de ir no [ __ ] e se aliviar. Então, tipo assim, o o mundo sempre foi machista, as mulheres não podiam abrir a boca, calava a boca, nem transar, não transava, o marido entrava lá e tal, não sei quê. E
aí as mulheres reprimidas, elas tinham eh começaram a ter doenças físicas que não tinham eh nenhuma causa aparente. Então, de repente ela ficava muda, não conseguia mais falar, ou então ficava torta assim, ou não conseguia beber Água, ou parava de andar. E aí os médicos na época em Viena, que era a coquelucho da medicina, começaram a falar que era frescura. Então era meio que os médicos que aceitavam as atender as histéricas eram mal vistos. Então todos pararam de nossa que horror deatar. Então as mulheres não tinham o que fazer, né? E aí Freud começou a
achar interessante esse negócio das histéricas. E aí ele Descobre que na França tem um médico que atendi as histéricas chamado Jan Charcot. Só que Charcot ele era meio que um showman assim. Então ele juntava 500 pessoas num auditório, ele pegava duas histéricas e hipnotizava as duas e trocava os sintomas. Então aqui não falava eh uma não falava, outra não andava. Aqui não andava, fala começava a ficar muda e a outra caía no chão, não andava mais. E aí Charcou prova assim Que não era um problema físico. O problema tava no que Charcou chama de segunda
mente, tá? Segunda mente. Esse conceito de inconsciente, ele não é de Niet, nem de Charcot, de Freud, nem de Charcot. Niet já tinha falado sobre ele, Schopenhauer já tinha de forma bruta e algum grego, com certeza também. Na verdade, quem tinha falado o apóstolo Paulo. Apóstolo Paulo tinha falado Assim: "O mal, o bem que quero não faço, o mal que não quero, esse que pratico". Já no primeiro século, entende? Então é o conceito de inconsciente. Eu quero fazer alguma coisa, não consigo e o que eu não quero fazer, eu faço, entende? E aí Schopenhauer trabalhou,
Niet trabalhou, Niet falava que que nós somos dois, né? Então você imagina uma luz na sua consciência iluminando e a sua consciência é um um oceano gigantesco e a única coisa que Você é consciente é a luz. Aonde a luz tá focada. Tá focada ali, certo? E ali é o que você pensa, o que você acha que você faz. E a luz vai mudando. E ali é você. Agora a pergunta é: quem mexe a luz? E a Init tem uma frase em alemão que eu tenho tatuado aqui que é exctic inar, que significa algo pensa
em mim, não sou eu que penso, algo pensa em mim. Eu sou mero espectador de algo que produz Pensamento em mim. [ __ ] [ __ ] Ou você nunca tava num debate e de repente você falou um negócio que você falou: "Caramba, que foto isso daqui que eu falei vou até anotar esse negócio que eu falei aqui. Isso prova que não foi você que falou". Sim, você foi só espectador de algo que tá dentro de você produzindo pensamento. Sim. E daí vem toda aquela nossa discussão de livre arbítrio. Exato. Ex. E aí Espinosa também
tinha falado sobre isso, que não existe um eu racional, só existe afeto. E que na verdade não é assim, pensei coisa triste, fiquei triste. É o contrário. O pensamento é subproduto do afeto. Fiquei triste, pensei coisa triste. Uhum. Entende? O o Perin outro dia falou uma coisa, o Fábio Perim Sim, que era para ele tá aqui, infelizmente, Não eh ele que não é você que faz as escolhas, as escolhas fazem você. É isso, mas é o conceito da psicanálise, entende? Por isso que eu falo que hoje a neurociência ela corrobora muitas teorias psicanalíticas. É que
quando a gente fala em psicanálise, o pessoal pensa em Freud, que era uma coisa muito bruta ainda, né? 1900. Mas se você pega os novos psicanalistas, as atualizações Manon Klein, Winicot e eh e Lacan, você vê que que evoluiu bem. Então Freud Descobre Charcot e ele manda uma carta para Charcot e pede uma bolsa de estudo e Charcot dá uma bolsa de 2 anos de estudo com ele e ele vai pra França estudar com o Charco. Só que ao contrário de Shark, que só queria saber de ganhar dinheiro, fazer os shows dele, Freud começa realmente
estudar e aí ele dá o nome de inconsciente e ele começa a desenvolver o primeiro método investigativo de do inconsciente, Que é a psicanálise, certo? E aí ele fica num tesão fugido que ele fala: "Meu, descobri um negócio, esse método começa como?" Tipo, ele vai, ele conversa com a pessoa, vai, é, começava ele hipnotizando as pessoas, tá? Porque quando ele hipnotizava, ele conseguia tirar o sintoma, só que depois de um tempo voltava. Tanto que chega uma hora que Freud abandona a hipnose e a psicanálise significa cura Pela fala. Cura pela fala. Porque uma vez ele
tava atendendo uma paciente, ele começou a falar, falar e ela falou: "Dá pr você calar a boca e deixar eu falar?" Ela falou bem assim para ele, aí ele ficou quieto e aí ela começou a falar e ela entrou no que a psicologia chama de catarse. Catarse é quando você tá numa sessão terapêutica de psicologia, seja qual for a linha, e você relembra um momento de um trauma ou Uma coisa e você revive a sensação minha mãe e você revive e catarse do grego quer dizer purificação e você consegue se libertar desse trauma. Então a
gente todas as linhas da psicologia, seja TCC, seja a Gestalt, seja logoterapia, seja a psicanálise, o que a gente procura é a é a catarse, revisitar o sentimento, revisitar pra gente poder ressignificar, porque quando você consegue acessar o trauma, consegue reviver com toda a Emoção e consegue ressignificar, ele para de te fazer mal, entende? Então Freud volta paraa Viena com pau desse tamanho para um Congresso louco para mostrar a descoberta dele que meu que ele é [ __ ] que ele tinha descoberto um inconsciente tal. E aí ele fala das três feridas narcisistas da sociedade
que a gente falou no outro episódio, né? E aí riem dele, tiram um sarro dele no Congresso e ele Fica putaço, muito puto, porque ele tinha certeza que ele tinha descoberto uma coisa que nunca ninguém tinha descoberto. E dão risada dele. E aí um médico super famoso e super rico chamado Joseph Bryer, em segredo estava atendendo uma hisérica. E aí ele chama Freud num canto e fala assim: "Ó, eu patrocino a sua pesquisa desde que ninguém saiba. Se alguém Souber, eu corto a verba." E aí ele começa a trabalhar com Broer e desenvolver a psicanálise.
E no começo eles começam com a hipnose, depois eles abandonam a hipnose. Chega uma hora que eles rompem porque Freud foca na sexualidade dizendo que tudo era sexual e e Broyer discorda tal e Freud continua, mas até aí ele já tinha ganhado a notariedade. Uhum. já respeitavam ele, já respeitavam ele. E aí, de raiva que Ele tinha da comunidade científica, ele fez questão de que a psicanálise não dependesse nem de ser psicólogo, nem de ser médico, que ele queria que qualquer um pudesse ser psicólogo. E aí ele desenvolve o clube das quartas-feiras. Toda quarta-feira na
casa dele em Viena reuniam algumas pessoas para estudar psicanálise. Grandes psicanalistas passaram ali, grandes psicanalistas, tal. E aí, mas até então Freud era judeu e eles estavam vivendo no auge do Antissemitismo, tanto que ele conseguiu fugir, né? não conseguiu tirar a irmã. A irmã morreu, os pais, todo mundo morreu no nazismo e ele conseguiu fugir dos Estados Unidos porque ele já era Freud, tal, com a família, mas eh todos os grandes psicanalistas eram de origem judaica e na Europa já tava um antissemitismo muito forte. E ele não queria que a psicanálise ficasse conhecida como uma
arte judaica. Ele queria que fosse uma coisa para Todos. E aí ele começa a se corresponder com um médico presidente da Associação de Psiquiatria da Suíça chamado Carl Gstav Jung. E aí ele fica centenas de cartas discutindo e quando eles se conhecem pessoalmente eles ficam tipo 26 horas conversando direto assim. Sentam imagina o papo. Imagina cara. E aí ele deposita todas as fichas em Jung. Ele queria que Jung fosse o sucessor da psicanálise, porque como o Jung era suíço, não era judeu, ele falou: "Meu, aqui tá para todo mundo, pro mundo inteiro ver que o
negócio é [ __ ] tal". Só que Yung, diferente de Freud, ele era muito espiritualista. Uhum. Então, Jung, ele acreditava em coisas como inconsciente coletivo, uma malha invisível de conhecimento que tudo que você faz fica depositado ali, qualquer ser humano pode acessar. Ele acreditava em sincronicidade. Ele dizia que não Existe coincidência, que a energia do universo se organiza para mostrar coisas para você que você precisa saber. Tudo, coisas que Freud abominava, porque Freud era teu, a teu, a teu, a teu total, entende? Jung, a Freud defendia que você tinha que ser o mais neutro possível,
então ele sentava atrás dos pacientes no no div para influenciar o mínimo possível e e Jung comia as pacientes, entende? Porque é comum no sé terapêutico as pacientes se apaixonarem Em um que se aproveitava e Freud ficava puto com isso. Então chegou uma hora que eles romperam e Freud banne Jung e Jung vai e cria o que hoje a gente conhece como psic eh psicologia analítica, que é uma linha criada por por Jung, certo? E tem coisas muito legais. por exemplo, eh, Jung tava atendendo uma mulher no segundo andar do prédio que ele atendia, a
clínica dele ficava no segundo andar. E ela tava falando que ela tava repetidamente eh sonhando com Escara velho, um besouro, um besouro. E começou no segundo andar, começou a bater na janela. Toque toque toque, toque toque, toque, toque. Essa história é bizarra. Tá no livro vermelho de Jong. Toque, toque, toque. E ele começou a ficar incomodado com essa batida na janela. Ele levanta, abre a cortina e tem um bisouro batendo para tentar entrar. Aí ele abre a janela, pega o Besouro na mão e fala para ela: "Tá aqui seu escaravel". E aí eu te pergunto:
"Qual é a possibilidade disso acontecer?" Ah, é bem baixo. E aí Yung vai dizer: "Não existe coincidência. O universo se organiza para te mostrar o que você quer. Pra e aí o que que tu vai me dizer? Eu digo que eu não sei. Eu digo que eu não acredito, porque tu Só vai relatar se aconteceu, né? Então, mas olha só, por exemplo, vou te dar um exemplo, se não tivesse acontecido, não estaria no livro e a gente já mais estaria falando disso. Vou te dar um exemplo. A uma ex psicóloga minha que não é yunguiana,
ela é da Gestalt e ela tem até meio raiva de yungiuiana porque os yungiuianos geralmente são muito paz e amor. Então, nossa, ela falou assim: "Meu, tava com uma amiga minha outro dia que é em Yunguiana e a gente estava andando, voltando de um café e uma folha desprendeu da árvore, caiu no peito dela e ela falou: "Nossa, eu preciso entender o que o universo quer dizer com isso". Ela: "Ah, sabe? Tipo, mas ela falou, a gente se encontrou, não é coincidência, sincronicidade". Exato. Entendeu isso? Mas, por exemplo, ela falou assim, mas tem coisas são
inexplicáveis. por exemplo, ela falou: "O meu pai era um italianão charmosíssimo e ele usava uma capa de couro, tal, e ela era apaixonada pelo pai. E e um belo dia ela tá mexendo numas fotos e ela acha as uma foto do do pai dela com a capa de couro que ela gostava. E aí ela vai no terapeuta dela e atrás da porta ele tem uma exatamente igual. E No dia seguinte ela vai visitar a mãe e a mãe depois de 40 anos foi mexer nos baús e pendurou na porta a capa do pai dela. Essas
paradas acontecem. São E aí você fala: "Como é possível?"Ó, Só, só que tipo, em três situações distintas, porque se fosse uma ou duas, mas três situações absolutamente distintas. Qual que o problema? Isso é louco, isso acontece. É sim. Só que a gente só observa esse fenômeno porque ele aconteceu, entende? As coincidências que não acontecem, tu não observa. Tipo, sei lá, se essa lâmpada que cai e ela para em pé aqui, cara, a gente ia falar, [ __ ] mas as coincidências que não estão acontecendo, a gente Claro, não, eu não tô falando que eu concordo
com Jung. Eu não tô falando que eu concordo com Jung. Só tô querendo Dizer que assim, essas coisas que Freud, que era muito materialista rompe com ele por causa disso. Só que tem coisas que você, no começo a gente quando quando vira materialista a gente fala: "Isso daí é absurdo, tal". Mas com o tempo você começa a olhar e fala: "Cara, tem coisa aí que tipo, meu, o cara era puto inteligente, o cara também era um gênio. Não é à toa que o cara tá falando um negócio desse, tipo, o cara não é um lock
da esquina, entende? Então, por Exemplo, o Jung ele tem, é, não é um charatãozinho da esquina, não. Eu tô falando num cara que estudou a vida inteira, entendeu? Yung tem uma frase sensacional que ele diz assim: "Enquanto você não tornar consciente o que te faz mal, o seu inconsciente regerá a sua vida e você chamará de destino." É, você é [ __ ] [ __ ] que o pariu, cara. Que [ __ ] Entende? Uhum. Então, olha só, Jung tem outra coisa, ele tem uma coisa que ele desenvolveu chamado tipologia. Ele diz que existem 16
tipos possíveis de personalidade, quatro letras. Se você for nas grandes empresas, hoje eles têm testes de personalidade e tal, então cada um tema, por exemplo, eu sou ENFP, então eu sou extrovertido, né? Eu sou eu sou eh sensível, eu sou um cara e eh que não planejo as coisas, quero fazer tal. E existem 16 tipos possíveis de Personalidade. E aí eu fui fazer um curso e com um psicólogo fudidas que eu quero trazer ele aqui, chama Luiz Fernando Garcia. É um monstro da psicologia assim, eh, e ele fala de todas as linhas. Ele é conhecido
como pai da psicodinâmica no Brasil, atua em todas as linhas. Então, não é um cara que escolhe uma linha, né? E quando ele falou, eu falei: "Meu, esse negócio é meio lorota". Porque a gente, na nossa arrogância, a gente começa a se achar Muito especial, né? Principalmente a gente que tem uma inteligência um pouco acima da média, tem hora que a gente fica meio arrogante, achando, né, tal. E aí ele fez um exercício na sala, eram uns 30 pessoas, ele dividiu em grupos de cinco, seis grupos de cinco. E ele falou: "Organize um churrasco". Só
que ele dividiu todos os eh todos os TS e todos os jots, cada um em cada grupo. Uhum. Que que é o T e o J? Algumaalidade. Então o J é um é alguma um fator da personalidade, tá? Eu vou já vou explicar. E aí no final do exercício falou: "Organiz". E aí ele pegou todas as os papéis depois no final dos jado e dos ts do outro e todos eram praticamente iguais. Então os ts como sou eu, quanto mais gente vier no churrasco, melhor. Quem que vai, quem Que vai ficar na churrasqueira? Ah, quem
quiser, a gente vai trocando. Um, uma hora fica um, outra hora fica outro. É melhor sobrar do que faltar. A gente vai no mercado, se faltar, vamos lá. A gente compra mais. O amigo apóster, o amigo e tal e não sei quê. Esse era o T organizando o churrasco. Aí ele pega o Jotas. E são grupos assim que estavam separados, ninguém tinha contato com ninguém. E no Jas, todos os grupos J, quantas pessoas ouvindo o churrasco, Quantas gramas de carne por pessoa? Qual vai ser a playlist? Quem vai alugar o salão? Vamos chamar churrasqueiro ou
não? Quantos litros de bebida dá para cada um? e não sei quê, porque o J ele é extremamente metódico. E cara, quando eu fiz esse exercício, explodiu minha mente, porque eu falei assim: "Eu sou um bosta, sou mais um, eu sou só mais um dentro de caixinhas." E quando você pega um cara que nem esse Que tá dando curso, que é um gênio da psicologia e ele a Nestlê, chama ele para arrumar gatilhos psicológicos de campanhas de marketing e assim, tipo, meu, quando o HSBC e o e o Bradesco fundiram, chamaram ele para ele analisar
os diretores que ficariam ou não, é nesse nível que o cara trabalha, um gênio da psicologia. E aí você fala: "Cara, você na mão de um cara desse você é um marionete." E eu aqui me achando inteligente para [ __ ] porque eu falo de Kant e de Niet e o cara, meu, o cara te manipula. Te lê em segundos. Em segundos. É sinistro. É sinistro. E aí você vê que Jung tinha razão, né? E Yung tem uma outra teoria muito legal que ele chama de persona. Ele fala que cada que nós temos várias personas,
seriam como máscaras, né? E cada situação social você usa uma persona diferente. Então comigo aqui Você fala de um jeito. Quando você tá conversando com a sua mãe, você fala de outro. Quando você tá com a sua namorada na cama, você fala de outro. Quando você tá na delegacia com o delegado, você fala de outro. E é normal essas personas, não é falsidade, são máscaras sociais que você usa quando a gente tem uma psicopatologia ou quando tem uma despersonalização da persona e você não tem persona nenhuma, ou quando você tem uma cristalização da Persona, sabe?
Aquele cara que é é o militar o tempo inteiro e ele trata a mulher como se fosse soldado e ele trata o filho como se fosse soldado e ele trata o cara na rua como se fosse, né, bandido, o polícia que é assim ou um médico que acredita que é médico que, nossa, como o professor Cláudio de Barros Filho fala, eu tenho raiva das pessoas que acreditam em si mesmas, né, que se acham que elas são, então disseram para ele que ele é médico e ele Irritantemente acredita que ele é médico o tempo inteiro. Então
você tá num churrasco, na piscina, todo mundo na família. Ele tá de ele tá de de camisa polo da Lacooste com uma Momblan na no bolso, um moca assim fazendo churrasco porque ele é médico e ele não pode estar de sunga com a camisa do Corinthians. E ele com certeza não perde uma oportunidade de contar. Exato. Porque ele acredita nele que ele É médico, entende? Então esse cara, ele teve uma cristalização da persona, isso é uma psicopatologia, ele tá doente psiquicamente, entende? Ele não tá conseguindo se libertar da persona. E quando você começa a estudar,
você fala: "Caralho, é muito [ __ ] É muito foda." Então, apesar de Jung ter essa parte meio mística que a gente questiona, tem coisas na teoria dele que são sensacionais. Sensacionais, como tem nas De Freud também, né? como tem na na nas outros, como tem na TCC. Então é essa essa multiplicidade de conhecimento dos pensadores que me encanta. E é louco que uma não anula a outra. Tu falou dessa questão das personalidades, cara. Eu tive aqui com o Rafael Medeiros, que ele falava sobre o os eneagramas. Tu já ouviu falar disso aí de eneagrama?
Meu meu amigo [ __ ] né? Eu nunca fui tão bem Descrito por uma pessoa assim, ó. A as cara é insano, velho, porque a descrição que ele me deu, que ele já tinha feito da minha leitura de ele leu a minha personalidade, né, antes, né, conversando comigo e a leitura que ele me deu da minha personalidade, o que eu o que eu interpretei lá e tal, e tu vai vendo qual que é a descrição, tu é um C7 que liga com não sei o que, com não sei o quê. Se eu tivesse lido aquilo
uns dois Anos atrás, cara, eu teria economizado de terapia, cara. Porque ele te entrega quais são os teus desafios, teus problemas e quais são as causas. Cara, eu fiquei assim, ó, ensandecido com aquilo, cara. Ensandecido, porque foi a mesma [ __ ] Eu olhei essas merdas de personalidade aí vai se [ __ ] Esses testes de internet aí, não sei o que me vem com N a grama. Meu amigo, aquilo ali é uma loucura, cara. Aquilo ali é um mapa que A partir do momento que eu que eu que eu interpretei, que ele com o
conhecimento dele assim me trouxe, velho, eu vi que eu euia tempo de de terapia se eu já tivesse visto aquilo antes. É muito dar um motivo para você trazer o Nando aqui, o Luiz Fernando Garcia, ele é um dos poucos credenciados do Impretec no Brasil. Você sabe o que é Impretec? Não. É a escola de formação de empresários da ONU. E o Impretec é a maior formadora de metodologias do planeta. Sabe essas essas grandes empresas? O RH faz aqueles teste de personalidade, teste sei que e tal. A maioria é criado pelo Impretec. E o Nando,
Luiz Fernando Garcia, eu falo Nando porque é meu amigo, ele é o maior criador de metodologias do Implatec do planeta. Ele tem 57 metodologias criadas. Então, para saber se você é introvertido, para saber se você é Extrovertido, para saber o grau de resiliência, para saber qual é a sua personalidade, se você é N, se você é J, se você e tal, tem 57. Então, se você for para uma grande empresa, provavelmente os testes que o RH vão fazer, vários foram desenvolvidos pelo Nan. Cara, e o pior é que esses testes são legal de se fazer,
né? Porque às vezes tu tá fazendo algo na tua vida que não tá dando certo e é um traço de personalidade que tu não entende direito Porque que não tá. Quando você lê, você fala: "Caralho, meu, sou eu escrito aqui. Parece que o cara tá me assistindo e tá tá tá escrevendo sobre mim." Sim. E e com base, tipo, nesse nessa compreensão que eu tive, eu entendi o caminho que eu tenho que seguir pr alguns comportamentos que eu tenho. Eu tenho lá uma personalidade que que busca muito o prazer. Eu sou um entusiasta que gosta
do do do prazer em tudo. Então eu Tive que partir para um caminho de me blindar esse prazer, cara, que eu naturalmente já tinha meio que percebido. Bit te chamaria de hedonista. Hedonista. Isso. Claro. Então, eu eu já tinha percebido, eu já tinha meio que através da terapia percebido que eu precisava me blindar disso de alguma forma. Então, já tinha feito o desafio lá o 75 Days hard, a Galera participou, já tinha percebido que para mim era algo muito benéfico fazer uma blindagem radical para Eu funciono muito assim, mais radical. É, eu se eu fuser
mais ou menos, eu não vou. Então, por exemplo, eu perdi 20 kg da última vez que eu vim aqui para cá, perdi 20 kg, mas eu faço 20 horas de jejum por dia. Pessoal fala: "Ah, por que tudo isso? Primeiro porque existem Estudos mostrando que o jejum ele ajuda a controlar algumas compulsões psiquiátricas e eu tenho algumas compulsões que que me atrapalham no meu dia a dia por alimento mesmo. Não só por alimento, por várias outras. Alimento. Entendi. Então o jejum ele ajuda a controlar as compulsões. Eh, e aí me liga o drive do atleta.
Eu fui atleta há 20 anos, então, tipo, eu Preciso ser radical. Se eu não for radical, não sei se é mais ou menos depois que eu tô dois, três meses, aí [ __ ] Aí você pode comer pizza na minha frente, que aí eu eu já tô no drive, entende? Mas se eu não for radical, então a pessoa tem que aprender a se conhecer também. Foi o que você falou, se você tiver noção de quem você é, e aí a gente volta pro início da filosofia que Sócrates dizia: "Conhece-te a ti mesmo". E conhecerá o
universo e dos deuses. E é isso. Por qu por que que você conhece a ti mesmo? Porque para ele a gente tinha um lugar no universo, né? E a gente só ia ser feliz se você achasse o lugar no universo, que ele chamava deudaimonia. Euudaimonia é uma palavra do grego que eh eh que significa bom espírito, né? Diamon é uma palavra da onde vem a nossa palavra demônio, que significa espírito. E o prefixo eu quer dizer bom. Daí que Vem evangelho. Evangelho que caiu. U. Evangelho significa do grego boas notícias. né? Então, eu daonia seria
um bom espírito. Então, você só seria feliz, a gente traduz hoje do grego antigo por felicidade, mas significaria bom espírito. Você só seria feliz se você achasse seu lugar no cosmos e desenvolvesse as plenas habilidades. E como que você acha o seu lugar no cosmos? Conhece-te a ti mesmo. Uhum. Não tem como você saber. E eu acredito que também que não seja possível em alguns comportamentos tu conhecer esse lugar de equilíbrio sem antes visitar um extremo. O que que eu quero dizer com isso? Assim, as pessoas bebem o são acostumadas a beber, né? A sociedade
tá muito acostumada a beber. Tipo, é normal o cara tomar cerveja toda sexta, sábado, domingo, quinta, sei lá, três vezes por semana. E aí eu acredito que a pessoa Para ela poder obter o equilíbrio de cara tomar um vinho controladamente quando tem vontade assim, cara, dois, tr meses, eu acho que pra pessoa chegar nesse ponto de equilíbrio, ela precisa primeiro aprender a ficar sem durante muito tempo, entendeu? Porque ela já tá acostumada a beber durante semana, blá blá. Eu acho que ela primeira precisa ir pro extremo oposto. Eu eu eu acho que em alguns comportamentos
isso é necessário e daí falou: "Não, mas isso é muito isso é muito rigoroso, isso é muito terrível, cara. Vai se [ __ ] tu que tá bebendo toda semana. A vida é assim, é assim". Mas esse é o princípio do a você passar pelo menos um ano, você não é assim, você não vai poder beber nunca mais na vida, mas enquanto você não se sentir confortável para ter controle, é que a verdade é que o adicto dificilmente ele Vai ter controle. A verdade é que a a ideia é que ele vai nunca mais beber
na vida. Mas se você chega lá no primeiro dia e falam que você nunca mais vai beber na vida, você não volta mais. Volta mais, entende? Então, inclusive, estão me chamando para dar uma palestra lá no que massa. No aá, tal. E eu falei que vou com maior prazer, né, para ajudar tal. E o que que tu falaria que que liberdade Não pode ser escravo do desejo? Por exemplo, por exemplo, eh, Kant, v, vou falar de Kant, que você gosta de Kant. Kant diz o seguinte: "Se eu perguntasse para você o que é liberdade, o
que que você me responderia? eu poder fazer as coisas que eu quero fazer, poder fazer tudo que eu quiser. Certo? Vamos concordar Que 99,9% das pessoas vai dizer isso e C vai falar: "Tá errado, tá errado, porque você fazer só o que você quer, você é escravo dos seus desejos. Você só é livre quando você delibera contra o seu desejo, porque o desejo é manifestação corpórea. Ele faz uma diferença entre desejo e vontade. Embora no português sejam sinônimos para canto. É manifestação corpórea. Lembra que eu falei da outra Vez? O toque glúteo, né? Então, se
eu vejo uma mulher, por exemplo, hoje eu tava na praia, eu vejo uma mulher bonita passando, gostosa, aí me veio o desejo de tocar nela, certo? Esse desejo ele não é passível de moral. Uhum. Porque ele nasce. Não importa se eu sou casado. Exato. Se ela é casada, se não sou, é um desejo. Certo? Agora, o que eu vou fazer com esse desejo é vontade. O que eu decido Fazer para Kant é um resultado de uma equação intelectual. Kant era um racionalista diferente de Espinoza, certo? Uhum. Então, beleza. Então, Kant diz o seguinte: quando você
dá vazão aos seus desejos, você é escravo dos seus desejos. Você só pode ser livre quando você delibera contra os seus desejos, porque você faz o que tem que fazer. É Quando você acorda 5 horas da manhã para correr, quando você não quer, você quer ficar dormindo, nessa hora você é livre. Uhum. Porque você delibera contra os seus. Ou seja, você percebe que na verdade a liberdade ela é o oposto do que as pessoas pensam que ela é. Uhum. Como a moral. Como a moral. Por exemplo, a gente tá numa escola Ou a gente tá
num supermercado e enchem de câmera para evitar roubos ou para evitar que os alunos se comportem ru de forma ruim, porque seu pai tá em casa assistindo, entende? E aí esse aluno vai perceber que o dia que ele não tiver nenhuma câmera, ele vai poder fazer o que ele quiser ou ele vai poder roubar. Ou seja, a moral, se eu te perguntar o que é moral, você vai dizer que é o que serseia. Que é o que te limita. Concorda? 99% das pessoas vai dizer que moral são regras. São. E é o contrário. É o
É o que tu faz quando não há regras. É o que tu faz quando não há regras, quando ninguém tá te olhando. Então esse monte de radar ele é amoral. O monte de câmera ele é amoral ou imoral, certo? Porque ele não deixa que a sua moral funcione. Porque o que é a moral? É o que você faz quando ninguém tá te olhando, o que você faz quando não tem Punição, o que você faz quando não tem câmera. Então você falar que você coloca um monte de radar para moralizar o trânsito é a coisa mais
imbecil que existe. Mas não é uma forma de construir moral, não? A forma de construir moral é com educação, não é com punição. Sabe o que que faz o radar? O radar faz que quando você freia e assim que passa você corre mais para compensar o tempo que você freou. E é o Que todo mundo faz, inclusive eu e você. Sim. Entende? Enquanto a gente tinha que entender que não precisaria de radar porque o limite da velocidade é 100 ou 80. Uhum. Ou 60. E que se o limite é aquele, você não pode passar. E
isso é moral, entende? Então K vai na contramão do que do do que o senso comum diz. Então, liberdade não é fazer o que você quer, é o contrário. É fazer o que você não quer. Nesse momento você é feliz, é, você é livre. Aí eu te pergunto, que vantagem Maria leva se você só é livre quando você é infeliz? Porque se você só é livre quando faz o que não quer, você nunca vai ser feliz fazendo o que quer. E aí? E aí? Tu que tem que responder, velho. Eu não sei, cara. Eu não
tô nem, eu não tô aqui para responder. Eu tô aqui para para proportivas. Agora, eu posso te responder o seguinte: se você usa a sua liberdade por um bem maior ou por um objetivo maior, ele é benéfico. Como, por exemplo, eu quero ficar no shape, então para isso, por exemplo, eu levanto 4:40 da manhã todos os dias para treinar. Uhum. Quantas vezes eu quero acordar 4:30 da manhã? Uma por mês, nenhuma, velho. Ou uma por mês e uma por cada por ano. E e aí eu fico, nossa, [ __ ] meu Deus, eu vou, não
vou, não vou. Depois eu lembro que se eu não for de manhã, não vou mais treinar, não sei quê. E se eu não treinar, eu vou comer merda. E se eu comer merda, eu vou Engordar. Aí eu levanto e vou. Aí eu treino musculação da musculação, eu treino jitso, tal, não sei que tal. Eu treino, treina, aí quando dá 8, 9 horas da manhã, eu já treinei 3 horas direto e aí me montou com aquela dopamina, não sei que tal, aí eu posso comer tal, não sei quê, porque eu treino em jejum e aí eu,
nossa, ainda bem que eu vim e aí eu vejo o shape mudando, aí eu vejo as roupas entrando, aí eu vejo o abdômeno, aí eu vejo aí no final das contas a Liberdade que era ruim no momento lá na frente, ela tá me trazendo o que eu quero. É meio que se privar do prazer momentâneo, fazer o difícil. E a gente chama isso como? Não sei. Disciplina. Disciplina. Disciplina não tem nada a ver com motivação. Disciplina é fazer o que precisa ser feito, independente se você quer ou não. Uhum. É a diferença. A motivação, ela
sai na urina. Mas é estranho, né? Porque parece que é uma privação de liberdade, mas é o contrário. É o contrário, pô. O contrário. E aí a até quando tu decide eh fazer, por exemplo, eu hoje se eu decido beber, se eu escolho um dia que eu vou beber, eu me sinto decidindo, né? Eu não me sinto mais Um escravo desse desejo imediato, né? Eu me sinto tomando a decisão. Mas eu só acho que tu consegue chegar nesse ponto se tu tem um rigor extremo anterior. Concordo com você. Eu acho não tem como uma pessoa,
pessoa que bebe uma vez por semana e fala: "Não, agora eu decido quando eu bebo." Parênteses, pessoas como eu e você precisamos do extremo. Talvez nem todos precisem. Exato. Exato. No nosso caso, é verdade. Uhum. Talvez outros não. Talvez outros não. Eles cheguem no equilíbrio de uma maneira gradual. Talvez outros. Exato. É verdade. Entende? Agora nós temos nossos transtornos psiquiátricos. É verdade. Entende? E aí entender também a a a pluralidade do ser humano e e entender Que você é único em algum aspecto, né? Porque em outros somos tão tão iguais quanto qualquer outro, mas em
outros aspectos somos únicos. entender essa dicotomia entre, ao mesmo tempo que eu sou igual a todo mundo, eu sou diferente, que é o que faz você começar a entender o seu lugar no mundo. As pessoas não entendem por causa disso. Ou elas se acham muito diferente, ou elas se acham muito iguais e elas não Entendem que, na verdade, nós somos esse paradoxo, os dois, dois, os dois, coisa coisificação do homem, entende? Ao mesmo tempo que eu influencio, sou influenciado. Ao mesmo tempo que eu sou parecido, eu sou totalmente diferente. Eu significo experiências de maneira única,
mas posso responder como qualquer um. Cara, como é que tu vai educar teus filhos sem enlouquecer eles, velho? Já perdi essa esperança, coitado. Meu Filho já louco já. Meu porque tu e eu não sei que idade que um tem 10, outro tem sete. É, então já passou do ponto já. Não, ontem me ligou o meu filho. O meu filho tá numa dúvida se ele é ateu ou não, de 10 anos. Vocês têm diálogos? Sim. E aí eu falo assim: "Filho, você não precisa decidir isso agora. Quando você for mais velho, você estuda, você vê outras,
porque eu não quero Influenciar ele e tal". E aí ontem, anteontem eu tava vindo para cá na estrada, ele me liga, ele falou: "Pai, eu decidi que eu não acredito em Deus". Aí eu falei: "Por que, filho?" Ele falou: "Porque eu sou uma pessoa da ciência e a ciência tem provas. E Deus, você precisa de fé. E fé é acreditar sem provas. Por que que é bom acreditar sem provas? Eu não vejo motivo que seja bom acreditar sem provas. Então, eu prefiro de provas, eu prefiro a ciência." Aí o que eu respondi para ele? Falei:
"Filho, uma coisa não invalida a outra. Você não precisa ser ateu para acreditar na ciência. É verdade, entende? Porque tem coisas que a gente porque tem coisas que a gente não pode explicar e Deus pode ser uma delas." Uhum. Só que para isso você tem que estudar. Ah, pai, eu quero ler a Bíblia. Então leia a Bíblia, vai estudar, vaiá visitar Outras religiões, não seja só porque o papai é ou porque alguém falou que é, entende? Tenha crie a sua consciência e esse é meu trabalho com os meus filhos, fazerem eles pensarem. Ele chegou um
dia para mim e falou assim: "Pai, fala a verdade, a fada do dente e o cohinho da Páscoa não existem". Eu falei: "Por que que você tá falando isso, filho?" Porque eu acho que são vocês que põe o dinheiro debaixo da da Não sei quê. Eu acho que são vocês que compram. Fala a verdade, não menche para mim. E eu falei: "Filho, é verdade, é a gente mesmo, porque eu não minto para meus filhos". Mas ele que foi pensar, ele que foi decidir, ele que fez uma elocubração intelectual para poder chegar à conclusão, entende? Tu
estimulou o raciocínio. Claro, é isso que eu quero. Eu não quero que ele pense igual a mim. Aí eu lembro De uma frase da Frida Caralo, que é aquela lista, aquela líder feminista. Ela tem uma frase que eu acho de uma genialidade incrível. Ela fala assim: "Eu não quero que você pense igual a mim. Eu quero apenas que você pense é por isso que me dá tanta raiva em ver o professor querendo doutrinar os alunos." Uhum. Entende? Porque o nosso trabalho não é doutrinar alunos, é ensinar a pensar. Não é fazer um monte de robozinho
que replica o que eu penso, entende? Isso é coisa de gente fraca que precisa, gente que necessita de alta validação pelo olhar do outro. Então ele precisa de um monte de gente seguindo ele, falando que ele é maravilhoso, que ele tem razão e tal. E eu discordo disso. Eu adoro quando as pessoas eh eh me contrapõem, claro, porque o contraponto é importante, ele me obriga a pensar, ele faz eu rever as minhas as minhas Certezas, seja eu tenho que reavaliar os minhas os meus paradigmas, seja para alterar alterá-los, seja para reafirmá-los, entende? Então eu repasso
todo porque senão é o que acontece hoje na política, fica os da direita de um lado, os da esquerda do outro. Sabe qual a imagem que eu tenho na minha cabeça? Uma grande roda, todo mundo pelado, um batendo [ __ ] pro outro, uma masturbação assim de um masturbando o outro. Então na nossa roda aqui, ó, você Tem razão. O outro, nossa, você tem razão. Sabe é? Você é muito [ __ ] É lacron. Entendeu isso? Os dois lados. E ninguém tá disposto a sentar e conversar e tentar enxergar a verdade do outro. Porque você
pode falar que não existe nada na vida que é de todo bom e de todo ruim. Então, vai ter partes boas e ruins de um lado e vai ter partes boas e ruins do outro. E o que que a gente pode fazer para tentar amenizar as diferenças? Ninguém senta para esse diálogo. Por Quê? Porque não é interessante. Porque quem incentiva a briga é o próprio governo. Porque para eles é interessante, um povo dividido cai entre si. Isso o general Shunsun falava 500 ant. Cristo no livro Arte da Guerra. Dividir para conquistar. E é exatamente isso
que acontece. Que tristeza, velho. A perspectiva é ruim. Eh, cara, em relação aos teus filhos, eu queria saber que que valores eh para ti é essencial passar para eles? Tipo, eu queria entender porque eu imagino que como eles são a coisa mais importante para ti e tu tem bastante conhecimento, eu entendo que tu pretenda passar coisas essenciais, essenciais para eles. Primeiro eu falo pros meus filhos o seguinte, algumas coisas. Então, eu tenho dois filhos homens, começa por aí. E inclusive tem um um um livro, acho que o que o Gabriel tá lendo, que é o
12 Regras do Jordan Peterson, que uma das regras é: "Nunca deixe seus filhos fazer algo que vai fazer com que você deixe de gostar deles." Alguma coisa assim. Uma das regras é essa. Entendi. Que é, cara, faz bastante sentido. Faz sentido, mas eu discordo porque o meu amor pelos meus filhos é incondicional, tá? E ele é incondicional não, não sentido De que eles podem fazer o que eles quiserem. Porque quem ama pune, quem ama dá disciplina. É incondicional no sentido que não tem condição. Uhum. Entende? Eu amo meus filhos de graça. Nada do que eles
fizerem fará com que meu amor diminui ou deixe de existir. Eu posso ficar chateado, eu posso achar que eles têm que preso porque eles fizeram uma coisa errada, tal, mas eu continuarei amando-os. diferente da minha mulher, o meu amor Romântico pela minha mulher é condicionado. Se eu descubro que a minha mulher me traz, se eu descubro que a minha mulher começa a ser grossa, tal, meu amor diminui, entende? Então o amor incondicional é no sentido de que ele não tem condição, certo? Mas eu gosto muito de algumas coisas do Jordan Peterson, muito, muito. Por exemplo,
uma das coisas que eu falo meus cílios é uma das coisas que Jordan Peterson fala, a violência ou a paz, ser pacífico só é uma virtude para quem é capaz de gerar violência. Uhum. Entende? Porque se você é fraco, ser pacífico é a sua única opção. Uhum. Entende? Se você, se não tem mérito, pô, você é um cara fraco, o cara vem mexer com a tua mulher, entendeu? Você pega tua mulher e sai andando, não é porque Você é bonzinho, é porque se você for lá, você apanha, entende? Então, a a a ser pacífico só
é um mérito se você é capaz de gerar violência, tá? E o homem tem que ser capaz de gerar violência. Sabe por quê? Porque, e aí eu falo porque eu trabalho com segurança, porque enquanto hoje a gente tá feminizando, feminilizando os nossos meninos, né, tudo muito sensível, não, não pode, não pode, feminilizando no sentido de de assim e eh tá a tô tudo super Protegendo, o crime continua continua aliciando as crianças desde pequeno e vai chegar uma hora que não vai ter mais cidadão para proteger a comunidade dos criminosos. Uhum. Entende? Porque as nossas crianças
são fracas. Uhum. Na minha época a gente brincava de sair na porrada, brincava e brigava na rua e se chegasse em casa e reclamasse, Apanhava e em casa porque reclamou, entende? Então um dos valores que eu faço pros meus filhos, proteger os mais fracos. Então eu falo para eles assim, existem três tipos de pessoas no mundo: pessoas fracas, pessoas fortes que abusam das pessoas fracas e pessoas fortes que protegem as pessoas fracas. Na minha casa não tem fracos, muito menos pessoas fortes que abusam Das fracas. Certo? Então, para mim é inadmissível se vocês verem alguém
sofrendo bullying, vocês não fazerem nada, seja chamar o mais velho, seja interceder, seja apanhar junto e falar pro papai que o papai depois, se vocês não conseguirem resolver, o papai resolve. Mas é inadmissível vocês serem passivos ante a injustiça. E aí Mart King tem um discurso no famoso discurso dele, né, que ele começa a Have a Dream, Né, ele diz assim: "O que me assusta não é o barulho dos maus, é o silêncio dos bons. Então para mim é inadmissível os bons ficarem em silêncio. Então esse é um dos valores que eu passo pros meus
filhos. Aí eu vou te dar um exemplo. Duas vezes eu fui chamado na escola meu filho mais velho brigou na escola. Uma vez ele tinha dado um soco na no nariz do menino. E aí eu cheguei lá na escola, me Chamaram e a professora falou assim: "Pai, na verdade é o seguinte, tem um menino que é repetente, é bem maior e o meu filho ele é menor que ele entrou um ano antes, ele entrou com 5 anos na primeira série. Então ele sempre foi o menorzinho da sala, só que meu filho sempre treinou box, sempre
treinou jits desde pequenininho comigo. E eu falo para ele, você não pode bater nos outros, porque a arte marcial é para se defender. E o menino batia nele, ele Não fazia nada. Só que o dia que ele viu um menino batendo numa menina, aí ele ele atravessou a sala, catou o moleque pelo pela camisa e falou assim: "Meu pai falou que eu tenho que defender as mulheres e pau e deu um murro na boca do moleque e o a professora já tinha mandado mais de 40 bilhetes pro pai e pra mãe desse menino e nunca
ninguém foi. No dia Seguinte, o pai dele estava lá gritando com as professoras e ele deu um azar tão gigante, porque eu precisei entrar na escola para resolver um negócio de uma matrícula que tal, tal. E eu vi o cara gritando e eu vi meu filho assustado porque um adulto gritando. Eu quero ver o pai desse moleque, não sei quê. E eu cheguei atrás e tô aqui. Bati no ombro dele e falei: "Pois não". E ele falou: "O que que foi?" Eu falei: "Eu sou o pai do mamãe. Que valentia é essa com mulher e
com criança? Você quer gritar? grita comigo agora. Engraçado que os 40 bilhetes do seu filho batendo em todo mundo, você nunca veio. Aí agora que seu filho apanhou, você vem. Chamei meu filho e falei: "A partir de hoje você tá autorizado a bater nele todos os dias se ele bater em alguém. E se acha ruim, vem falar comigo você". Aí o cara ficou me olhando assim porque eu falei: "É para Bater nos filhos dos outros é fácil, né? Enquanto ele tá batendo é fácil. apanhar não quer. Eu falei: "A partir de hoje você tem obrigação
de defender todo mundo". Aí ele não sei que pô, não sei quê. Deu duas semanas ele te dou o filho da escola, [ __ ] E tem um monte de pai que é assim, né? Que o filho mo porrada. E aí não tá nem aí. E aí agora faz um seis meses atrás, o meu mais novo tinha 6 anos, não tinha feito sete ainda. Eu fui chamado na escola porque o meu de 10 tinha apagado, o moleque de 15 tinha dado um mata leão e tinha apagado. Aí me ligaram a dona da escola, eu falei:
"Calma que eu tô indo". Quando eu cheguei, ele tava chorando na diretoria. Eu falei: "Calma, filho. Papai tá aqui". Entrei na sala, tava dona da escola, coordenadora da pedagógica, diretor, meu e a dona da escola começou: "Não, porque Eu falei: "Os vou escutar meu filho". Falei: "Calma, calma, antes de mais nada, eu quero escutar meu filho, porque ele não mente. Ele não mente hipótese nenhuma". Porque eu falo para ele: "O dia que você mentir para mim, você perde comigo". Chamei ele e falei: "O que aconteceu?" Ele falou: "Pai, a gente tava no intervalo e o
o Gustavo, que é o meu de que tinha seis na época, tava com os amiguinhos do primeiro ano, tudo se anos. E chegou os Grandes, os grandes era do ano e primeiro ano, cinco. E começaram a falar de maconha. E aí o meu mais velho sido eu, entrou no meio da roda e falou: "Meu, vocês não estão vendo as crianças aqui de 6 anos? Vocês estão falando de maconha?" E aí um moleque falou assim: "Ah, vai se [ __ ] estamos numa democracia". E aí o meu filho foi e empurrou ele. Aí o moleque armou
para dar um soco nele. Quando armou para dar Um soco, ele saiu pras costas, catou pelo pescoço e apertou. Só que ele, como ele tem 10 anos, ele não sabe a hora de largar. E a coordenadora passou, o moleque tava roxo estribuchando, né? Aí foi aquele aué. Aí eu perguntei pra coordenadora, foi isso que aconteceu mesmo? Ela falou: "Foi isso". Aí eu virei pra dona da escola e falei assim: "Cadê o pai dos mais velhos?" Ela falou: "Como assim?" Eu falei: "É, Cadê o pai dos mais velhos?" Porque eu quero entender a lógica da escola.
Os de 15 anos falar de maconha por seis, tá beleza. O de 10 anos defender o irmão, não pode. É isso. Esses são os valores de vocês. É para isso que eu pago escola, para vocês deixarem os de 15, 16 anos ensinar os de seis a fumar maconha. E eu não sou de defender o meu filho, tá? Eu quando ele tá errado, eu dou valor sempre se eu sou professor também, só que tem coisas e coisas. Aí eu virei Para ele e falei: "Você tá de parabéns por defender seu irmão. Papai não vai brigar com
você. Eu só vou te pedir um favor. As próximas vezes não, as próximas vezes, antes de você tomar a justiça pelas próprias mãos, você chamea, uma coordenadora, porque você tá numa instituição que tem adultos responsáveis para isso. Mas se ninguém fizer, você tá autorizado a defender seu irmão, que é exatamente isso que eu espero de você. Então isso são valores que eu passo. Ser honesto, ser honesto. Ele tava andando de com 9 anos ele tava andando de bicicleta no condomínio, escorregou e bateu num carro. Fez um amassadinho na porta, ninguém viu. Sabe o que ele
fez? Ele tocou no vizinho. Só a criança ele falou: "Seu pai tá aí?" Saiu meio um alemãozão. Pensa um cara grande. Esses caras que parece que foram criados com mamadeira de picanha no cu do Alasca. Meu, um cara gigante. E ele falou assim: "Tio, eu tava andando de bicicleta, eu caí, eu amassei a porta do seu carro". Ele falou: "Foi muito?" Ele falou: "Não, foi pouco". Aí ele falou: "Não, eu falo com seu pai". Ele falou: "Não, não precisa. Eu vou falar com o meu pai, amanhã eu venho aqui". Tá bom? Eles 9 anos. Cheguei
em casa do serviço, ele veio contar para mim. Aí minha mulher já começou: "Não, porque aí eu falei: "Calma, Deixa, deixa ele contar. Ele tá, ele tá contando para mim". Ele falou: "Pai, aconteceu isso, isso". Eu falei: "Não tem problema, filho. Você machucou não". machucou muito o carro. Ele falou: "Não". Falei: "Então amanhã a gente vai lá". Era um sábado, no outro dia, eu peguei ele de manhã, fom tocar. Meu cara, o cara não acreditava. O cara falou: "Meu, eu não tô acreditando." O moleque veio falar aqui e tal. Aí eu vi, falei pro cara,
faz o orçamento do martelinho de ouro e e me passa o Pix que eu te pago, certo? Beleza. E aí nada, nada, nada do cara mandar o Pix, nada, nada, nada. Quando foi no outro sábado, eu peguei meu filho e fui lá de novo. Uhum. Falei pro cara: "Meu, e aí, cadê o Pix?" O cara falou assim: "Cara, sabe porque eu não te mandei ainda? Porque eu tô achando muito caro. O mais barato que Eu achei foi R$ 550." Aí eu peguei e falei: "Não tem problema". Falei para ele, não tem problema. Você me passa
o Pix que eu já te pago aí virei pro meu filho na frente do cara e falei assim: "Olha, vamos fazer o seguinte. Papai vai pagar metade e a outra metade eu vou descontar do seu cofrinho e da sua mesada". Beleza? Aí o cara falou: "Não". Aí eu falei: "Falei pois não". O cara falou: "Não". Eu falei: "Não, o quê? Não, você vai descontar dele?" Falei: "Vou". Mas ele veio aqui avisar que bateu. Eu falei: "É por isso que eu tô pagando metade, porque senão ele ia pagar sozinho." Ué, ele tem que entender que mesmo
sem querer as nossas consequências, nossas ações têm consequências. E eu ensino educação financeira pros meus filhos. Eu ensino a guardar dinheiro, eu ensino a fazer. Sabe o que meu filho faz? Ele compra saco de bombom e ele sai Vendendo. No meio do ano, ele queria uma guitarra. Aí ele falou: "Pai, quero uma guitarra". Eu falei: "Filho, já passou seu aniversário o Natal só em dezembro. Continua estudando violão, que na escola estuda violão. Se chegar em dezembro, você ainda quiser guitarra para te dar." Falou: "Não, eu quero agora". Eu falei: "Agora não vou te dar". Ele
falou: "Posso comprar com o meu dinheiro?" Eu falei: "Se ele tiver dinheiro". Aí ele Foi nas economias dele, ele tinha R$ 300 só guardado, que ele tinha usado dinheiro, tal para outras coisas. Aí ele entrou no Mercado Livre e achou uma guitarra por R$ 620 com boas avaliações para iniciante, tal, porque minha mulher ensinou a olhar as avaliações e tal. Falou: "Pai, 620 é guitarra". Eu falei: "Te vira". E aí ele falou: "Eu vou dar um jeito, cara. Juro por Darwin, ninguém falou nada para ele. Ele foi em todos os Vizinhos. Eu moro no condomínio
de casa, começou a tocar e falar assim: "Posso andar com o cachorro? R$ 10 minutos, R$ 5, meia hora R$ 10. Promoção, né, pai? Meia hora R$ 10, né? Pra pessoa não sei que tal. Ele botava o despertador 8 horas da manhã no sábado para ir andar com o cachorro. Ele fechou com duas casas, aí ele ia, começava a andar. E ele tem uma coleção de conchas e pedras que a vida inteira ele faz. Ele montou uma barraquinha no Condomínio e eu pensei: "Quem que vai querer comprar comp?" Ele vendeu mais R$ 120 de pedra
concha, de pedra concha, tal. Ele em três semanas ele chegou com R$ 620 da minha mãe e falou: "Toma, compra minha guitarra". [ __ ] velho. Com 9 anos de idade, 10 anos. Tá. Daí tá tocando já. Tá. Aí o que eu fiz? contratei um Professor profissional toda semana, um professor massa isso, porque tu deixa ele fazer a parte dele, daí quando ele fez tu recompensa. Isso. Eu recomí ele falou assim: "Agora eu preciso juntar na pró porque eu dou R$ 50 de mesada por mês". Ele falou: "Preciso juntar R$ 40, comprar uma capa". Falei:
"Pa parte da capa de presente". E aí contratei um professor, então de quinta à noite o professor ensina guitarra e de sexta ele estuda Violão na escola. Pô, irado. Irado. E na virada cultural, a sala dele ia cantar, ele levou o amplificador e a guitarra. E ele tocou a música e cantou indo maior tesão. Você tem o vídeo dele, ele cantando assim, cara, maior orgulho, com a guitarra dele que ele comprou com o dinheiro dele. E o de 7 anos é igual. Outro dia tinha qu R$ 8 trocado assim no console, falou: "Pai, dá pra
gente tal, pra gente comer na escola, tal". E Geralmente só deixo levar dinheiro de sexta, não deixo ficar gastando porque eu já pago integral. Mas como tinha R$ 8 trocado, quatro notas de dois, eu falei: "Tá bom, dei R$ 4 para cada um". Quando foi final de tarde, fui buscar eles na escola, o de sete falou assim para mim: "Pai, gastei 7,50 na cantina". Olhei e falei: "Gastou como?" "Se eu só te dei R$ 4, porque eu não deixo fazer dívida, né? Eu ensino que dívida é ruim e tal". Ele falou: "Não sabe o que
que É, pai? Pacote de bala é R,50". Aí eu comprei o pacote de bala, fiquei com 1,50, vinha seis balas. Aí eu vendi paraos meus amigos R$ 1 cada bala. Aí eu fiz R$ 6, mais 1,50, R 750. Eu fui e comprei o que eu queria. 6 anos, 7 anos de idade. Tá louco, já estamos contratando aí pro sem groseria. Então, mas é isso que eu tô falando, são os valores que eu ensino, educação financeira, proteger os mais fracos, Entende? Então eles vêm, os velhinhos lá levando lixo pra lixeira, eles vão lá, eles pegam, eles
abrem a porta, eles seguram a lixeira ou eles levam o lixo. São esses os valores que eu tento ensinar para eles. Valores de homem, de homem, de bons cidadãos, entende? A segurar a porta. A gente tava na no Paraguai agora em outubro e eu fui no banheiro com o meu Deus lá no Paraguai, tava fazendo 7 anos lá. E aí chegou o elevador e eu falei para Ele, segura a porta. E aí tinham dois casais assim uns 60 anos, tal, e falaram: "Não, pode entrar, pode entrar". E eu falei: "Permisso, pode entrar". E o cara
não, não. Aí eu falei para ele assim: "Permisso para ensenhar meu hijo a ser hombre?" Falei: "Me dá licença de eu ensinar meu filho a ser homem, né?" Tipo, [ __ ] você tá atrapalhando a educação no meu filho? Aí o cara fez assim, o cara falou assim: "Mu cara falou: "Muen, parabéns". E aí Ele entrou com a esposa, tal, quando parou o elevador, meu filho saiu, segurou a porta para todo mundo sair. Esses são os valores que eu tenho ensinar pros meus filhos. Que que é o que eu faço, que é o que eu
faço, puxar a porta do restaurante, abrir uma porta, cuidar das pessoas, porque isso não tem mais hoje em dia as pessoas, Isso aí morreu, né, cara? Morreu, cara. Isso morreu. Morreu se preocupar com os outros. Que [ __ ] cara. Pô, parabéns, velho. Parabéns. Que bom. Tem esperança ainda, né? Tem esperança, claro, tem. Eu sempre falo pra galera que a gente vai fazer uma ilha aqui, pegar Floripa, explodir as pontes e deixar só as pessoas boas e fazer a nova sociedade aqui. Pô, talvez vai ser tipo a Grécia antiga, mas sem dispensar os comentários aqui
que eu ia retirar da Gracia que eu sei. Tu acha Que tu imaginou o que eu ia falar? Imaginei, imaginei, imaginei. Ou não. Pode ser também, né? Vai que você gosta. É cada um com cada um cada um com seu cada qual. Ah, eh, bom, eu vou abrir para as perguntas da galera, que a galera deve ter mandado umas coisas ali. A gente vai ler todos os super chats e algumas perguntas que mandarem no chat. A gente sorteia algumas aqui. A gente pega para mandar. Gabriel já deve ter mandado aqui. Tá no Nosso grupo aqui,
Gabriel. Só não sei se eu recebi, velho. Tu mandou só uma ali. Uhum. Tá, então vou pegar aqui. Bom, quem não mandou ainda e quiser, Nossa, gente, façam perguntas só uma. Tô me sentindo mal. É aqui no chat a galera tá louca. A hora que eu fui no banheiro ali, eu olhei, a galera tava alucinada, pô. Eh, o gasto em dinheiro, faz favor. Firmente Precisa manter o padrão de vida dele. Custa caro. Vocês não viram poste na garagem? Não viram mesmo. Porque não tem. Essa geração nem quer carro. O o Vinícius Silva perguntou aqui por
nos programas de terapia era mais fácil se apaixonar. Não sei se eu entendi a palavra programas. É, na na nas terapias nas terapias lá do Jung, do Freud. Na verdade, até hoje, é, É, é, porque o que acontece, eh, existe um mecanismo em qualquer s terapeutico chamado transferência. E é, ele é muito importante que a transferência seja estabelecida, porque vamos chamar de paciente, porque psicologia usa paciente, a psicanálise usa analisando, mas paciente fica mais fácil. O paciente ele precisa colocar o terapeuta numa condição de suposto saber. Uhum. Tipo, esse cara sabe o que fazer para
me ajudar. Uma autoridade, certo? É uma autoridade. Isso chama transferência. Você transfere a ideia que você tinha do seu pai ou da sua mãe pro terapeuta. Existem algumas profissões que essa essa transferência ela é instalada automaticamente. Psicólogo, médico, professor. Por isso que é muito comum se apaixonar por professor, se apaixonar Por médico, por cuidador, líderes espirituais. Então, você acha que João de Deus estuprou 600 mulheres? Não, ele se aproveitou do momento de fragilidade delas e depois que passou. Por quê? Porque dentro da transferência existem dois tipos de transferência: A transferência boa e a transferência ruim.
A transferência boa é exatamente essa. Coloco você no lugar de suposto saber e quando você fala, sua palavra tem muito mais peso do que de um amigo, Entende? O amigo pode falar a mesma coisa, mas você como é um profissional estudado, sabe? tá ali no sesto terapêutico. Então isso é transferência boa. Na transferência ruim tem dois tipos de transferência. A transferência violenta, quando você descarrega no terapeuta as mágoas e raivas que você tem do seu pai e da sua mãe, como se fosse eles, [ __ ] você não me entende, eu falo com você. Então,
transferência violência e a transferência erótica. Hum. E a transferência erótica é muito comum. Então, é muito comum, por exemplo, eu parei de atender mulher, parei de atender mulher. É muito difícil atender mulher, porque fica, é claro, quando se estabelece a transferência erótica. E se você não tiver um terapeuta ético, ele contransfere, que é o que Jung fazia. Ele se aproveitava quando as mulheres seove se apaixonavam E comia, né? Ele e vários outros psicanalistas. E Freud ia expulsando todo mundo, porque Freud ficava louco com isso. E existem linhas como He, por exemplo, que são poucos desconhecidas
no Brasil, que ele incentiva a transferência erótica, né? Só que se você ignorar, você terapeuta, ignorar, uma hora passa. Uhum. Uma hora passa e às vezes a a a paciente fica até sem graça. Eu tava outro dia Conversando com a minha primeira terapeuta. Nossa, deve ser muito perceptível quando acontece isso, cara. Olha só. E a gente paciente não percebe. A gente como como terapeuta é nítido porque a mulher começa a vir arrumada, começa a vir de decote, ela fala: "Ai, sonhei com você, ai não sei que tal". E você tem que cara de paisagem. Ah,
tá bom. E aí e finge que nada Aconteceu, entende? Você não pode estimular isso. Eu tava conversando com a minha primeira terapeuta há um tempo atrás, que virou minha amiga e para mim é uma mãe, sabe? é uma senhora muito mais velha que eu e fumava para [ __ ] Odiava que ela fedia porque ela fumava durante a sessão assim e eu odiava tal. E eu tava conversando sobre isso, sobre transferência erógica, que eu tava tendo um problema com uma paciente, não sei que assim, assim, assado. E eu fiquei se Anos com ela. Nos primeiros
se anos eu não não estudava psicologia, não estudava psicanálise, estudava nada na época. Ela falou assim: "Você lembra o que você fazia quando você chegava no no meu consultório? E na época eu era saradão, porque eu competia no box, competia no jits, competia tal tudo. E eu falei: "Não, ela falava assim: "Você tirava a camisa e deitava no sofá". E eu falei: "Mentira que eu fazia isso". Ela falou: "Fazia toda a sessão, cara." E me deu uma vergonha. Me deu uma vergonha porque, tipo assim, sexualmente nunca nunca senti atração sexual por ela, mas é óbvio
que a que a transferência erótica foi instalada. Uhum. Entende? Então pode acontecer, é normal acontecer. O que é importante que o terapeuta ou a terapeuta sejam éticos e Simplesmente não contrata, porque você pode contratir. Eu eu eu tenho uma visão também que o que o paciente tem um papel nisso. Por, por exemplo, quando eu fui começar terapia, eu, bom, por algum motivo, eu queria uma uma psicóloga mulher, mas eu já fui desde cedo condicionado com a minha cabeça de que eu queria resolver os problemas da minha vida. E por esse motivo era muito importante que
eu Expusesse toda a minha vida com todos os comportamentos bons, ruins, tudo, absolutamente tudo. Só que quando tu, quando tu, eu não sei exatamente como funciona a cabeça de todas as pessoas, né? Acho que ninguém sabe, mas tu tem uma tendência a quando é uma pessoa do sexo oposto e que tem uma faixa de idade parecida com a tua ou alguma coisa assim, tu não quer expor o teu lado mais negativo porque em algum lugar subconsciente é uma possível mesmo mesmo Que tu esteja no relacionamento, mesmo que a pessoa esteja num relacionamento, eu não tenho
vontade de mostrar o meu pior, eu já não tenho vontade de mostrar o pior lado para ninguém, mas para uma possível cara, pelo amor de Deus, entend Entendi. Uma possível parceira sexual. Sim, mas pode ser o contrário, cara. Pode ser o contrário. Você não quer, você não quer ter nada sexual, então você não se importa de mostrar o seu lado ruim. Isso. Só que um dos papéis do terapeuta, do psicólogo, é acolher. Uhum. entender como você se sente e fazer você elaborar isso e se sentir melhor. E aí nasce na gente um sentimento de fala:
"Nossa, essa mulher me entende nunca nem nunca me entenderam como". E aí nasce a transferência erótica, entendeu? Agora você imagina um cara que nem eu, eu sei que eu tenho Uma presença masculina forte, né? Sou lutador, orelha de gitso, cento e poucos quilos, tal, então é barba, tal. Então eu tenho esse jeito de homem, de macho alfa, né? usando o termo red pill, né? Vamos usar e eh de proteção, que já é já é uma coisa assim que naturalmente as mulheres buscam. Mas o estereótipo de um cara que nem eu é um cara ogro, é
um cara ignorante, é um cara insensível, tal. E aí ela chega a fazer terapia comigo e de Repente, cara, ela me entende. Esse cara me entende como meu marido nunca me entendeu, como nunca nenhum namorado meu me entendeu. Nossa, parece que ele tá na minha mente. Tem paciente minha que fala assim: "Meu, sai da minha cabeça, você fala tudo que eu penso". Mas é que porque pra gente é tão claro, né? E aí é fácil ela pensar e falar assim: "Ele minha alma gêmea, minha alma gêmea, o cara me entende. O cara é protetor, tem
jeito de homem, tem Postura de homem, é sensível, gosta dos filhos, me entende, sabe? É, é, [ __ ] achei o homem da minha vida. Uhum. Entende? Sim. Então, cabe a gente tá preparado para quando perceber a transferência erógica, falou: "Teve paciente que eu tive que encerrar a sessão, que eu tive que parar de atender porque ela não se conformava, que eu não queria sair com ela." E aí eu falei para ela, cara, se você não parar, Eu vou parar de te atender. Mesmo tu explicando isso. Mesmo explicando. É, é isso. Porque, por exemplo, quando
ela vem com o papo assim, nossa, a maioria não é não é tão tão direta, a maioria é mais discreta. Mas assim, nossa, sonhei com você. Aí eu falo já assim, é muito normal as mulheres sonharem comigo, principalmente paciente, inclusive sonho erótico, tal, Mas eu nem ligo. Aí, tipo, meio que já quebra, tipo assim, você não é a única. Tô acostumado com isso, entende? Meio que já para coibida ela continuar falando, porque ela quer, ela quer o quê? Ela quer que você fala assim: "Ah, é mesmo? Como que foi? Conta aí. Vamos fazer ao vivo.
Não sei o que." É, entendeu? Então você tem que que cortar e se você se mantiver Neutro, daqui a pouco passa. E aí ela fica às vezes até com vergonha. Como eu fiquei com vergonha da minha, quando eu lembrei, eu fiquei morrendo de vergonha. Nunca tive pretensões sexuais com a minha terapeuta. Mas, cara, eu, nossa, eu falei: "Meu Deus do céu, como que eu fazia um negócio desse? Tirava a camisa e deitava. Que absurdo, sente? Uma senhora, uma mulher casada, como que eu faço um negócio desse?" E eu nem lembrava. Que loucura. [ __ ]
velho. [ __ ] Vou pegar mais uma aqui. O o Lifestyle Vini mandou aqui: "Boa noite, Fermento. Salve para vocês." Salve. Eh, pergunta para ele sobre o livro. Fala um pouco do teu livro, pô. Do outro e desse. Bom, pô, o outro eu podia ter um aqui para mostrar, né? Deixa eu ver se não tá Aqui. Tá aqui, ó. Tem. Tá aí. Aí o deus da filosofia. É muito linda essa capa, cara. Cara, é demais, né? Muito [ __ ] velho. Cara, é de umas de umas meninas do Rio Grande do Sul. É uma agência
que chama Nôme. As meninas são muito boas. E sabe o que significa agora que você leu? Hum. Eh, Espinosa diz que Deus é infinito, Né? Uhum. E um a gente pode dizer que o círculo é o símbolo do infinito, porque não tem começo nem fim. E como Deus escreve certo por linhas tortas e a gente tá falando de vários deuses, a capa representa vários deuses. Círculos tortos, [ __ ] Animal, não é? Não é animal. Animal, porque Deus ele tem uma questão Meio parkson assim, né? Escreve certo por linhas tortas, entende? Que massa. Então assim,
esse livro é um livro resultado de dois anos de pesquisa, né? Eu falo sobre, ao contrário do que as pessoas pensam, acham que eu vou falar mal de Deus. Tem gente que fala: "Não vou ler livro de ateu, tal". Muito pelo contrário, eu passo 90% do tempo falando bem de Deus, porque eu não falo a minha opinião. Eu falo como os principais Filósofos defenderam Deus durante a história da da humanidade. Porque essa linha ateísta da filosofia, ela tem 150 anos só. Ela começa com Ludvic Forembá. Nos 2500 anos anteriores, a filosofia foi a ciência que
mais defendia o Deus. Por quê? Porque ela usa a razão. Porque, presta atenção, se você fala com uma pessoa que não acredita na Bíblia e você fala, a Bíblia diz, não tem validade. Você usar a Bíblia para defender Deus Com quem não acredita na Bíblia, é a mesma coisa você usar o gibid do Homem-Aranha para querer provar que o Homem-Aranha existe. Uhum. Certo. Então, o que os filósofos fizeram? Bom, a Bíblia não vai funcionar, os filósofos cristãos, a Bíblia não vai funcionar com os descrentes. O que que o que que eles acreditam? Ah, eles acreditam
na lógica. Então, vamos usar a lógica para provar Deus. E cada um tenta provar a lógica de uma maneira diferente. E é sensacional o pensamento deles. Cara, eu fico toda vez que eu que eu lembro, que eu dou uma aula, esse livro ele era uma aula minha, virou um livro e eu já dei centenas de vezes essa aula e cada vez que eu falo eu vibro. Porque eu acho os caras de uma capacidade intelectual assim e eh [ __ ] São conceitos diferentes, né? [ __ ] Por exemplo, Deus de Espinosa. Espinosa diz assim: Deus
é infinito. Deus é infinito. E por ser infinito, você que é finito não pode limitar Deus. Então você necessariamente é Deus. Porque se você que é finito não for Deus, você limita Deus. E Deus é infinito não pode se limitar. Pô, mas eu morro. Você é a parte mortal de Deus para que Deus seja eterno. Como se eu tivesse dentro, você faz parte de Deus, é um Deus imanente. Então, para Espinosa, Deus é uma energia que só é e por ser organiza Tudo. Não é um Deus que exige dogmas, não é um Deus inteligente que
fica pensando se você é gay, se você não é, se você dá cu, não é, se você vai na igreja ou não. Não. é uma energia e essa energia organiza tudo no universo, só por ser. Ela não é mais nada. E e tá onde? Em tudo. Tá em tudo, inclusive em você, inclusive em mim. E nós somos a parte mortal. Da mesma maneira que as nossas células morrem e regeneram e e nascem todos os dias para que a gente Continue vivo, nós somos a parte mortal de Deus para que ele seja eterno. [ __ ]
como pensamento. [ __ ] O Deus cristão é o Deus cristão. Você não precisa, a gente não precisa nem falar. Mas, por exemplo, Santo Agostinho fala assim: "Olha só, nós somos imperfeitos". Beleza? Podemos todo mundo concordar que a gente é imperfeito? Então, tá bom. Deus é perfeito, não é? Tá bom. Tá aí a prova que Deus é perfeito. Tá aí a Deus, a Prova que Deus existe. Não é innegável. E aí você fala: "Como assim?" Ele fala: "Vou te explicar. Tudo que é imperfeito é impossível conhecer da perfeição, porque é imperfeito. Então nós como imperfeitos,
sequer poderíamos elaborar o conceito de perfeito. Se assim o fazemos, é porque Deus nos permite. Então Deus existe. Olha que sim como um pensamento [ __ ] de uma capacidade intelectual assim refinadíssima. E tem Decar, e tem Pascal. Pascal faz a famosa aposta de Pascal. Pascal fala assim: "Mesmo que por suas deliberações você chega à conclusão de que Deus não existe, logicamente é mais provável que você acredita que ele existe. Acredite que ele existe do que não. É mais inteligente você acreditar que ele logicamente, mas você fala por que logicamente? Dado que um Dos fatores
é a vida eterna. Um dos tratores da vida eterna. Se você for ateu e tiver certo, você ganhou 80 anos porque você viveu aqui do jeito que você quis, não deu satisfação, não fez o que a Bíblia quis, tal, morreu e acabou. Se você for cristão e tiver errado, você perdeu 80 anos aqui, porque você fez o que a Bíblia queria, fez o que Deus queria, tal. Na verdade, ele não existe. Você perdeu. Agora, se você for cristão e você tiver certo, você ganhou a Eternidade. Não é 80 anos aqui, 80 anos no paraíso. Não
é 80 anos aqui, 800.000 1 anos no paraíso. Não é 80 anos aqui, 8 bilhões de anos no paraíso. É eternidade. E se você for ateu e você tiver errado, porque não é 80 anos ateu aqui, 80 anos no inferno, 8.000 1000 anos no inferno, 8 trilhões de anos no inferno, é eternidade no inferno. Então, mesmo que se você chegar a conclusão que Deus Deus não existe pelas suas elaborações eh eh Intelectuais, logicamente é melhor você ser cristão, porque como você tem um dos fatores da vida eterna, se você acreditar, a tua chance é maior
de se dar bem. [ __ ] é uma aposta melhor. Uma aposta melhor. Aposta de Pascal. [ __ ] [ __ ] [ __ ] tá louco. Isso é o que tem nesse livro, rapaziada. Nesse livro. E o que que tem nesse livro? Esse livro ele é uma colaboração de 10 autores diferentes. Histórias importantes demais para ficar no anonimato. Eu fui coordenador editorial, então o texto da contracapa é meu, o texto da orelha é meu, o primeiro capítulo é meu e o prefácio é meu. Os outros nove capítulos foram outros autores que escreveram. São são
histórias diferentes que cada autor achou interessante. Algumas são verídicas, outras são contos, né? Outras São histórias de vida. Eh, o meu capítulo eu falo sobre as fases psicossexuais de Freud. Eu conto uma história verídica, né, da minha mulher queria tirar a chupeta do meu filho, eu não queria tal. E aí eu explico e eu aproveito essa fase, essa essa história para explicar como que a personalidade se desenvolve. Então, fase oral, fase anal, fase fálica, a fase de latência e a fase genital no final. Então é um livro muito legal, que é um livro que Vai
trazer uma pluridade de pensamentos diferentes, os dois lançados pela literária. Que [ __ ] pô. Muito massa. Parabéns. Legal, pô. Tá louco. Tô produzindo outros dois, um sozinho e um com meu filho de 10 anos. Ele pediu de presente de aniversário fazer um livro contigo, escrever um livro comigo de mitologia grega e filosofia para criança. [ __ ] que irado, velho. É, é. E aí eu vou pedir para ele desenhar que eu quero que as ilustrações sejam dele. Nossa, vai ficar muito massa, muito massa. Muito massa. [ __ ] merda, velho. A vontade de ser
pai já tá [ __ ] esse ano já, velho. Preciso ficar. Mandem super chat aí, galera. Quanto mais super chat vocês mandarem, mais próximo Mais próximo eu tô de ser pai, velho. Ser pai. Vou pegar mais uma aqui, a saidira pra gente, pô. Eh, não acreditar em Deus porque Darwin é. Ah, olha só, é uma brincadeira, tá? Porque eh como figura de linguagem eu falava vai com Deus, né? Graças a Deus e tal. E aí o pessoal falando: "Ah, mas você não é teu, é, você não sei quê e Tal". E aí eu comecei essa
brincadeira, né? Graças a Darwin. Darwin é bom o tempo inteiro, né? Darwin é bom o tempo todo. Inclusive ali tá um a origem das espécies e uma bíblia lá e uma bíblia. Claro. Mas você sabe que essa frase de que deu origem à origem das espécies, eh, que o mais adaptado sobreviveu meio não é de Darwin, não é dele. Ela é de um filósofo grego chamado Impédoclis, 490 anes de. Meu Deus, ele dizia e 490 antes de Cristo, ele dizia que só mais adaptado sobrevivi o meio. Por que que Darwin leva a E Darwin não
era teu, tá gente? Darwin era cristão. Eh, eh, tanto que ele tá enterrado debaixo de uma catedral junto com um outro famoso, tal, acho que Isaac Newton, tal. Mas por que que ele é considerado um dos pais do ateísmo? Porque ele ficou durante 20 anos fazendo uma pesquisa, recolhendo fósseis, Mostrando que as espécies evoluíam, né? Evoluíam. Então, existe o processo de evolução, ele é real, o que não explica a origem da vida. Uhum. Não explica a origem da vida, né? É, é a origem das espécies. Das espécies. Exato.IG da vida. Todos viemos de um ancestral
comum. Isso daí é ponto pacífico pra ciência. A gente foi evoluindo e a gente evolui de acordo com o meio. Isso Com o meio. Tanto que existem ele ele usa nas ilhas Canários, né, que tem várias ilhas, os o mesmo pássaro, só que como cada ilha tinha um alimento diferente, cada pássaro desenvolveu um bico diferente. Começa aí a pesquisa dele. Ele ficou durante 20 anos eh eh fazendo essa pesquisa. E aí eu lembro da outra vez que fez o corte do mundo, teoria teoria, não sei quê. Gente, para a ciência teoria é algo comprovado. É
diferente de hipótese. Hum. Hipótese é algo que não é comprovado, é uma possibilidade. Teoria é algo comprovado. Então, a teoria da evolução, ela é real, o que não invalida, né, o criacionismo em algum em algum aspecto assim, vamos colocar, né? Eu acho que invalida Adão e Eva. Adão e Eva invalida, mas por exemplo, [ __ ] mas daí o cara que tá acredita em Adão e Eva daquele jeito clássico, para mim ele tá de sacanagem, pô. Não, cara. Mas aí você tá subestimando a capacidade do ser humano. Olha, Einstein tinha uma frase muito famosa que
ele dizia o seguinte: duas coisas, eu tenho, duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Só que o universo a gente não tem certeza. É. É tipo terra planista, velho. É tipo terra o cara. Não dá nem para conversar. Umas paradas assim que não dá tipo, [ __ ] não tem plausibilidade. Não tem, não tem. Ok. Ah, de acordo com e meu, o Guto veio aqui, o Guto Galambo, meu, você é amigo dele, né? Pode falar que eu sou fãzaço dele. Ele fez outro dia um vídeo que fizeram a pergunta, ele falou: "Segundo
eh, como que é? Voices the head of my dick, né? Segunda pesquisa de voices the head of my dick. [Risadas] É as fontes dele são é fontes. É cabeça, vozes da minha, entendeu? É, é isso, cara. É por aí que vai. Qual que era a pergunta? Porque Darv Bom, tá explicado. É uma brincadeira, uma brincadeira, uma E aí acabei ficando conhecido por isso e acabou virando um jargão meu. Graças a Darwin, né? Não, Darwin te proteja, tal. E é esse tá maneiro. O o Sérgio Sacani. Sabe quem Que é o Sacani? Acho que um um
tempinho atrás ele teve o celular roubado num num num assalto e aí pegaram o celular dele desbloqueado e foram pedir dinheiro para algumas pessoas, pô, e mandavam justamente, pô, pelo amor de Deus, me ajuda, não sei o qu, cara. E a galera meio que se ligou que não era ele, velho. Cara, que que demais, velho. Demais. Óbvio, cara. Ó, não, ele é muito bom. Ele é muito Bom, irmão. Muito obrigado por ter vindo aqui, cara. Agradeço. Eu fico felizço. Assim, eu sou bom. Sou fãzaço seu do Gabriel. Quantas vezes me chamar, venho? Com maior prazer.
Vamos fazer uns mix aí, trazer um. Vamos aí. Aí é legal, né? Uns papo louco, escurecer mais a luz e ficar aí ficar o dia inteiro conversando. A Gente, eu trago uma garrafa de vinho, a gente fica, pô. Daí até eu bebo. Aí eu escolho, né? Aí sim, aí sim. Senão se reclamar a gente, você sabe que às vezes a minha mulher vai viajar com os meus filhos, tal, e eu não posso ir porque eu tô trabalhando, tal. Aí eu pego um dia assim, uns um de sexta à noite ou um sábado, aí eu chamo
três, quatro professores de filosofia, compro uns queijos, uns vinhos irmão, Mano, você não faz ideia. A gente fica horas e horas e horas conversando nosso puto papo assim, umas divagações que no final das contas a gente não chega a conclusão nenhuma. Mas é uma delícia, porque você usa sua capacidade intelectual de de de criar raciocínio, de debater com outro de forma respeitosa de debater no sentido de, né, de de contrapor ideias e tal. Isso é muito legal, cara. Isso é muito legal. Que loucura, velho. Que cara, que honra então te receber aqui. Obrigado. Marcaremos mais
oportunidades. Eu acho que a gente sempre pede para indicar um livro. Tu quer indicar um livro? Eu acho que indicar esse aqui, né? É histórias importantes demais para ficar no anonimato. São livro e o Deus da filosofia, né? Agora vou indicar um que eu falei no no podcast que é o de Freud. É o único livro de Freud que você pode ler e você Vai conseguir entender porque é o único livro que ele escreve para as Parece que não é nem ele que escreveu, porque os outros você não vai conseguir entender que é malestar na
civilização. Por que que os outros não dá para entender? Porque os outros são sobre teoria psicanalítica e aí ele viaja. Mas aí como é que entende? Quem quer estudar Freud começa como? Começa lendo comentador igual quem quer estudar filosofia. Por exemplo, eu sou Um comentador, então você vai pegar os meus livros. Então antes de você ler Platão, antes de você ler Kant, antes de não sei quê, você lê meu livro, antes de você ler Niet e tal. E aí você vai entender mais ou menos já como que é. Porque se você for direto no filósofo,
eu peguei uns anos atrás, eu peguei um livro do Niet lá, acho que era usar a trusta. É o pior, é o mais não tem. É o pior. E o pessoal começa com Zarator. Eu não sou burro, mano. Mas não é porque você não tem repertório para poder entender, porque é difícil mesmo. É difícil, [ __ ] Que nem chegou um moleque todo dia para mim e falou assim: "Pô, cara, eu tenho estudar filosofia, mas eu não consigo, eu não consigo entender, cara". E um moleque inteligente, eu falei: "O que que você tá lendo?" Ele
falou: "Eu comprei um Livro de Kant". Eu falei: "Porra, mas você quer começar no doutorado sem aprender a ler a a abecedário? Entendeu? Você quer começar do Kant? É um dos caras mais difíceis da história. Qual que você comprou? A crítica da razão pura. [ __ ] que pariu. Impossível de ler. Até a gente já conhece, que já sabe, além de ser difícil, é chato para [ __ ] entendeu? É um negócio assim, tem tem autor que você lê, Heidegger, por exemplo, que você, se você não tiver Um dicionário e de alguém que interpreta Heidegger,
especialista em Heidegger, assim, cara, você fica três dias num parágrafo de de quatro, cinco linhas e você se sente um imbecil. Você fala assim: "Cara, eu sou muito". É por isso que eu não gosto que me chama de filósofo, entende? Porque eu acho que esses caras tão num numa outra camada, tão numa outra atmosfera, um outro nível. intelectual numa outra dimensão, Sabe? Eh, e por isso que eu falo, eu sou um bom professor de filosofia, eu pego esses conceitos complicados e e consigo explicar de maneira que todo mundo entenda. E tem vários livros também comentados
assim, né? Não só livro de comentador, mas v Sim, sim, sim. Vários livros comentados. Que da hora, velho. Então, esse, qual que tu Malestar na civilização de Freud? Freud. Bem legal. E cara, pra gente encerrar, uma pergunta. Uma pergunta? Isso. Deixa uma pergunta pra gente. Por que você faz o que você faz e não tem coragem de fazer o que você quer? Valeu, irmão. Ah. [Música] 자. 차차 [Música] [Música] เฮ [Música] ча자 [Música] [Música]