rapaziada mas que semana movimentada é projeto morrendo é projeto nascendo uma coisa é fato o chinês abalou a comunidade de verdade só para vocês terem noção do que tá acontecendo aqui ontem um dos criadores do rp CS3 simplesmente sem ninguém está esperando criou um repositório do RP para Android você consegue conceber o quão importante é isso aqui e que há uma semana atrás nem se conversava nada acerca disso pois é acabou que o ap s3z movimentou muito o tabuleiro até o desenvolvedor do sudachi apareceu pra festa e assim o jaral tocou terror lá no Twitter
falou pra caramba treit PR caramba mas eu não levo muita fé nele não ele costuma forcar muita coisa mas não dá prosseguimento eu acho que vai ser mais um desses casos aí e o chinada lá do AP s3z permanece tentando tirar o máximo de dinheiro possível da situação ele falou que ah concordou com o repositório ter sido derrubado da G Hub que vai deixar o código aberto e etc porém ele deixou lá um grupo privado que vai ser restrito somente para apoiadores do projeto E aí já tem versão nova com suporte a controle já tem
correção ali pra pkg pra importação do pkg portanto meu amigo ele ter sido ou não derrubado da J Hub não muda praticamente nada nada nada nada nada Na verdade ele só colocou porque Pediram então não muda muita coisa não nessa lacuna de cinco dias que se passaram eu fiz um teste mais aprofundado em outros jogos aí jogos que eu testei vamos lá Começando aqui pelo Dead Space como vocês podem ver tá rodando perfeitamente bem na verdade eu tava esperando que rodasse legal só que não tanto quanto eu estou vendo aqui detalhe praticamente todos os jogos
Eu testei na resolução 1080p é o resolution scale 150 o rpcs3 mais do que outros emuladores ele tem uma particularidade muito importante aqui de em certos jogos ele quase não usar nada da GPU geralmente quando a gente fala em emular um hardware a maior carga ela fica naturalmente pra CPU e isso no rpcs3 é ainda mais Evidente é por isso que mesmo se eu aumentar a resolução para 4K ele não vai afetar tanto assim no desempenho o dmc4 por exemplo mesmo em 4K ainda não bate 10% de uso no rsx que é o nosso sintetizador
gráfico e sabe o que é engraçado a versão de PS3 do dmc4 acaba consumindo menos energia do que você emular pelo en leito ou projetos adjacentes isso só prova novamente que todas essas camadas de compatibilidade ainda fornecem gargalos na CPU gargalos na GPU que a gente ainda vai comer muito arroz e feijão para ter algo eficiente como deve ser e cada vez mais isso vem acontecendo Outro teste que me surpreendeu foi a versão remasterizada do Dantes inferno e olha lá o que eu falei sobre o nosso uso de GPU o nosso rsx está dormindo a
mimi Então ainda que eu colocasse em 8k ele ia rodar Mas como eu havia dito não é é de forma nenhuma uma regra porque tem muitos jogos que usam Acima da média o sintetizador Um Bom exemplo é o The Amazing spider-man vocês podem ver que ele consegue ultrapassar a casa dos 20% de uso aqui já é um caso contrário se eu aumento minha resolução a tendência é piorar muuito a performance assim como se eu reduzir eu posso melhorar e até que o nosso Peter Parker aqui rodou razoavelmente bem até que o fps tá ok o
grande problema fica a par dois stuttering dá sim para melhorar esse frame time é questão de configuração E falando em configuração Teve até um maninho chamado R game se eu não me engano que fez um site para você importar o arquivo de configuração e conseguir alterar de forma mais intuitiva é bem útil enquanto não há essa possibilidade dentro do APS 3E uma dica que eu dou para vocês é duplicarem o arquivo de configuração para vocês não precisarem toda hora tá alterando deixa um como interpretador estático e outro como recompilar llvm E aí você só faz
renomear o que você não tá usando no momento coloca qualquer tipo de número ou letra na frente e quando você for trocar é só tirar esse número e colocar no outro arquivo vai ser muito mais rápido para você e bom outro jogo que eu testei aqui foi o batma arca na zyon roda muito bem mas já era de se esperar porque a rockster fez um trabalho de otimização muito acima da média não bate marca la zyon bate marcan City são jogos que unanimemente em todas as plataformas que pisaram rodaram muito bem e foram muito bem
otimizados agora uma grata surpresa para mim foi o jogo draken guard 3 ter rodado dessa forma se você não se recorda ou não viu Essa aqui era a situação do draken guard 3 a um mês atrás então a minha surpresa foi dele simplesmente ter rodado em Full HD e tão bem dessa forma baseando-se Claro no histórico e assim eu vou pegar o draken Gar 3 agora aqui para fazer um teste de fogo eu vou correr atrás de zerá aqui no Android jogar CCO minutinhos e gravar é uma coisa agora zerar é outra completamente diferente Vamos
ver até que ponto o princípio de estabilidade se faz PR presente no próximo vídeo Portanto o resultado outro jogo testado e que rodou perfeitamente bem foi o jogo wolfenstein eu tive um BO al aqui para iniciar ele ele não tava iniciando nem no recompiling no interpretador da ppu E aí para testar eu coloquei o spu no interpretador também e funcionou é claro que colocar o spu no interpretador causa um impacto de performance só que não foi o suficiente para deixar o nosso off ST abaixo de 30 frames que já é o target máximo do jogo
Então tá tudo bem o que não tá tudo bem é esse cara me travando de passar essa porta daqui sa daqui Meu eu cheguei a testar o infam 1 e dois também só que não tive resultados bem interessantes assim o infam 2 para mim não funcionou Eu tentei várias configurações e nada talvez a demo funcionasse mas não deu tempo de testar já o infam um eu consigo iniciar normalmente tranquilo só que ao chegar em determinado ponto ele simplesmente trava independentemente da configuração que usava isso acontecia então fica aí um red Flag nele para eu testar
novamente em outra versão posterior outro jogo testado que eu particularmente não conhecia foi o Dark sector eu vi a comunidade testando tava rodando bem mal e aí eu resolvi testar tá E aqui rodou muito bem a qualidade gráfica desse jogo impressiona de verdade eu honestamente nunca ouvi falar uma questão que acontecia lá no Olympus e aqui também acontece e que é frequente acontecer é a questão dos assets demorarem muito para carregar a fila de compilação de shaders ainda não tá ajustada como deveria estar aqui no Android isso acontece em praticamente todos os jogos alguns mais
outros menos o Silent R acontece bastante o Toy Story acontece bastante o g of War acontece bastante então é uma coisa que ainda tem que melhorar muito e para fechar tivemos aqui também o grandiosíssimo virtual Fighter 5 esse aqui ficou tão leve que até em 4K rodou muito bem a galera com o hardware mais intermediário conseguiu rodar também e cara eu fico muito feliz de ver esse Progresso acontecendo para quem não lembra o RP CS3 como começou a botar aqui no Android através do harck e o seu projeto Box for Droid e já fazem dois
anos que isso aconteceu e só agora em dezembro através do Davi que a gente conseguiu ver a emulação de PS3 no mobile através de outra perspectiva uma perspectiva mais otimista e o Olympus ele foi transcendental ele chegou na China no Japão na Coreia na América do Norte aqui na Argentina em tudo que é lugar o APS 3E traz o conceito do Olympus ainda melhorado já que tem uma praticidade melhor superior acaba que o projeto tá sendo manchado pelas decisões erradas do desenvolvedor afinal se ele fizesse da forma correta ele teria um efetivo muito maior de
doações e um respeito maior da comunidade mas assim você pode falar do Dev das ações dele como quiser mas o projeto em si o projeto aqui que tá na nossa frente é muito bom e não não é um trabalho qualquer fazer isso aqui dá muito trabalho e agora que o rpcs3 criou um repositório para mobile para Android a gente pode esperar algo muito maior algo muito mais revolucionário já que muitos problemas que intercedem o Olympus e o APS 3z São por conta deles não conhecerem o código tanto quanto a equipe oficial conhece então vamos aguardar
o desenrolar dessa novela Afinal tem muito Capítulo pela frente o rpcs3 ainda não anunciou nada oficialmente em nenhum veículo de comunicação deles há qualquer tipo de menção ainda mas o indicativo já foi dado e não é qualquer coisa até o roper tá lá dentro do repositório a gente usa ele aqui não é como se eles criassem algo vazio só para dizer que tá ali não nada nada disso eu tô bem ansioso para ver o que que vai rolar o que que vai acontecer aí enquanto não acontece a gente vai usando a p s3z e o
Olympus o Olympus de certa forma ainda é mais completo do que o aps3 z já que ele tem o ropper E também o turnip Então vai ser bem interessante acompanhar essa jornada de ambos projetos simultaneamente e enquanto eu estava gravando esse vídeo O Wesley mandou para mim uma do termux que já vem embutida com overlay de controle deixando o Olympus muito mais prático muito mais fácil de usar a principal reclamação do Olympus até então é a questão do imper a questão do controle Claro que tem a parte da interface que tem a sua praticidade tem
a sua importância a galera foi atrás e Conseguiu resolver momentaneamente essa limitação até que seja implementada a a mais paraa frente eu vou fazer fazer um comparativo quando o Davi implementar as últimas PRS do rp aqui no Olympus PRS essas que a versão 0.0.5 Já parece estar fazendo uso Lembra que eu falei que a compatibilidade no lançamento tava meio mer agora tá bem melhor Nessa versão galera não mais é isso tiveram testes também mal sucedidos aqui tipo Resident Evil 5 e o Just c 2 muito obrigado por ter chegado até aqui e se você chegou
até aqui comenta aí a palavra Newton para eu saber que você chegou até aqui essa poucos vão pegar a referência Mas enfim um forte abraço obrigado e até mais