Olá sejam todos muito bem-vindos se você não tava na minha última Live perdeu a explicação eu preciso passar um tempo sem fazer vídeos me aparecendo né na verdade Eu precisaria Mas eu sou tão narcisista maluca que eu pensei não preciso dar um jeito de aparecer nesses vídeos ainda que eu não possa distrair muito a minha audiência então eu resolvi usar essa máscara aqui do homem-aranha para continuar fazendo isso não sei até quando vou precisar fazer não sei até que ponto estão distrai mais a acia só para vocês terem ideia do tanto que a situação tá
tá ruim tá do tanto que tá difícil isso aqui eu peço que vocês rezem um Ave Maria por mim difícil para caramba toda essa situação de enfermidades físicas e psicológicas que aconteceram comigo ao longo desses últimos do anos e que assim parece que tem alguma coisa fazendo eu desisti disso daqui né desisti Desse Canal mas não desistiremos não desistiremos desse canal e hoje eu queria conversar com vocês sobre um conto um livro um romance um conto bem curtinho do tosty que se chama o diabo esse conto inclusive é um ótimo uma ótima iniciação para você
que tá procurando aí um alguma coisa para trocar né os livros mais simples pros livros clássicos os livros Russos T um pequeno né um um pequeno salto de aprendizagem que é o salto da dos nomes russos assim isso causa certo desconforto para quem não tá acostumado mas assim persista tá que com o tempo você vai começar a absorver os e nov PR orlov e por aí vai depois que você absorver esses nomes vai ser um mundo novo que vai se abrir e este mundo ele é sofrido mas é maravilhoso e este conto é excepcional assim
ele foi publicado após a morte do tosy é póstumo por algum motivo né e o final dele inclusive dá a entender que se fosse o próprio tolstoy fosse publicar Talvez ele mexesse em alguma coisa mas a construção desse conto é uma Coisa inacreditável inacreditável de de de bonita né de de brilhantismo mesmo coisa que só esses grandes gênios conseguem produzir e deixar para nós na história nós temos um jovenzinho que acabou de perder o pai o nome em Russo tem uma PR diferente mas em português ele se chama evgeni o evgeni é um clássico da
nobreza russa decadente porque estamos falando de uma Rússia de uma nobreza feudal decadente Estávamos falando dela H pelo menos 40 anos né ela demorou muito tempo para sumir ela só vai supostamente sumir depois da Revolução Russa de fato mas ele é um clássico porque ele é filho de um um um senhor porque ele ele tem um patrimônio muito grande e Ele viveu a vida toda achando que o pai tivesse muito dinheiro só que a situação dos L fundiários depois das reformas que foram feitas ao longo do século X eh é uma situação complicada que vários
romances demonstram as tentativas ali desses antigos latifundiários de Reconstruir né a forma com a qual eles lidavam com a terra e com as próprias relações H sexuais não relações eh sociais principalmente no quitan já lida ali com os Camponeses que não eram mais servos né não eram mais escravos então ele cresce na Bonança e faz uma faculdade é super inteligente ele é um prodígio assim ele é um filhinho da mamãe só que quando o pai morre todo mundo se surpreende porque Porque Nossa Senhora imagina só um cara que nunca pisou na fazenda que nunca administrou
A Fazenda de fato que deixava na mão dos outros essa administração que era um perdulário que era um pródigo que era um um um cara ah o típico de novo Nobre decadente quem diria que esse cara não tava gerenciando bem esse patrimônio e quando ele morreu as dívidas apareceram né E essas dívidas chegaram a comprometer a própria existência desse patrimônio chegaram a cogitar abandonar completamente aquilo ali para pagar os credores E alguém deu uma dica falou não não não manté aqui essa Fazenda principal né que é a mina de ouro vende as outras fazendas sa
se Lessa é uma bord rica também porque ao longo da história a gente percebe que o evg ele ele não é inteligente coisa cima nenhuma ele é um cara mamente burro ele acata essa essa opinião e se compromete a dar um dinheiro ali pro irmão por ano que também a gente percebe que é um dinheiro muito acima do que a fazenda pode fornecer então ele sequer tem ideia do faturamento líquido daquela Fazenda por ano né e ele e a mãe vão morar ali no campo a mãe dele que a Mária ela cara tem uma história
tem uma história que aconteceu próximo a gente que é muito parecida com essa situação o fato das das personagens do tosty serem muito próximos a nós é o que torna tudo muito interessante é que uma senhora se viu sem o marido às longas tantas idas da vida né e o marido dela era extremamente rico né e deixou um patrimônio muito grande para ela que ela não conseguia gerenciar e ficou na mão de terceiros esse gerenciamento de administradores profissionais digamos assim e um dia ela chegou pedindo ajuda falou assim olha as pessoas estão dizendo que os
meus cheques estão voltando sem fundo que que é isso fundo de cheque olha só ela passou a vida inteira dando cheques e ela não sabia que aquilo ali não era dinheiro que precisava ter um dinheiro na conta esse cheque era descontado na conta né o equivalente seria um cartão de crédito uma mulher gastando no cartão de crédito achando que aquilo ali era dinheiro infinito né tiveram que explicar para essa senhora que não não é bem assim tudo mais e né ajudaram a organizar a conta dela contar o cheques e deu tudo certo no final e
essa mar é mais ou menos assim né ela viveu ali A Sombra do marido um péssimo marido ela provavelmente uma péssima esposa pelo que a gente pode pode observar aqui dos dos outcomes né dessa família que são os filhos e quando o marido morre ela continua a viver nesse con fadas aí né a tudo bem agora me meu filhote vai cuidar de mim pelo meu marido ela continua na na no casarão assim gerenciando O Casarão não entendendo muito bem os cortes de gastos que que o evg precisou fazer mas é isso meu filho sabe meu
filho é ele vai resolver ele é super inteligente e o em certo em certo sentido ele realmente resolve né ele realmente coloca as contas da fazenda em dia apesar das dívidas começarem a se sobrepor ele realmente aprende gerenciamento da fazenda e tudo mais e as coisas estão indo razoavelmente bem até que o evgen resolve H se relacionar com uma prostituta local ele se sente muito sozinho veja bem ele ele nunca foi um um devasso mas ele tem né as suas necessidades e aquilo ali começa a incomodá-lo e ele se encontra aí com essa prostituta que
se chama stepanida naturalmente ele se apaixona por essa prostituta Não no sentido romântico da coisa mas no sentido bem sexual do do termo mesmo e tem um relacionamento com ela ali durante um tempo pode ser que ela tenha engravidado dele fica ali meio no suspense a gente não tem muita certeza só que em determinado ponto CL começa a ficar insustentável ele corta o relacionamento com ela e resolve se casar quando quando ele resolve se casar aí que a gente percebe que aquele cara ali supostamente tão sabidão é um um bobo sabe é uma criança ainda
ele escolhe mais ou menos a primeira mulher que aparece que não não tem muitas poes não tem muitas terras ele se quer apaixonado por ela tá ele queria casar por amor não por contrato mas ele se quer Apaixonado Por Essa Mulher e essa mulher também é é uma borboletinha n aquelas meninas que vivem no mudo da lua que se vivem por em função de se apaixonar se apaixonou por um se apaixonou por outro era flutuando assim aí quando esse cara aparece e fala que quer casar com ela ela se apaixona por ele também e decide
dedicar a ele toda a sua vida toda a sua submissão toda a sua devoção e ajudá-lo a Construir ali aquela aquela fazenda e o narrador desse conto ele é parcialmente irônico o que deixa tudo melhor né ele ele descreve ali aquelas aquela relação entre o yug a mãe e a esposa como sendo assim olha tudo certo entendeu o evg não poderia estar melhor aquelas pessoas se relacionavam de forma maravilhosa coisíssima nenhuma as depois a sogra dela vai morar com eles né então ele tá ali cercado por três mulheres por três parcas e a situação é
insuportável é insuportável com quando o narrador nos apresenta com diálogos diretos assim das mulheres elas estão brigando se alfinetando alfinetando ele se xingando o tempo inteiro e o tá lá ó ai a vida nunca poderia ter sido melhor ele chega a falar que a esposa dele é uma ótima esposa que o entende que tá ali sempre próxima dele que inclusive defende ele com relação à sogra ele até precisa conter ela na verdade ela tá manipulando como um homem bobo né ela tá manipulando ele de de formas extraordinárias assim ela a gente só sabe disso quando
nós temos contato com esses diálogos diretos né através da narrador a gente até se o narrador até consegue nos ludibriar de que a situação seria aquela só que esse relacionamento aí com essa prostituta começa a aparecer na vida dele de novo e quando ele aparece ele começa a A sucumbir mesmo a a Luxúria então é realmente o pecado da luxúria que o acomete e ele sucumbe a esse pecado da luxúria de uma forma muito violenta assim de uma forma até meio inexplicável em certos sentidos né O destino o o fecho do do texto é muito
trágico existe um final alternativo Mas mesmo final alternativo continua sendo um final trágico então a a moral da história né a moral da história eh não sejam manipulados por mulheres né e aqui tem uma questão sobre a natureza feminina que é uma questão incrível assim né porque cada uma das mulheres que rodeia o ev elas são manipuladoras a partir dos seus próprios meios a a Estefan é manipuladora através do jogo da sedução a esposa dele o manipula com a docilidade dela né ela manipula com amorzinho vamos fazer isso e tudo mais a mãe dele faz
chantagem emocional que as mães sabem fazer de forma maravilhosa né Ah você sabe não você que sabe você sabe mais filho pode ir lá né ai tem uma situação que é o momento no qual V descobrir se a mãe dele vai ficar na casa ou se ela vai sair quando ele se casar e ela ela de alguma forma Ajeita para ela ficar ah insistiram muito para que eu ficasse sabe insistiram muito e aí eu fiquei então é sempre muito Sutil essa manipulação a manipulação feminina nunca é uma força diretamente exercida né sobre o homem é
sempre digo assim energias emanadas que fazem com que o cara eventualmente ah sucumba como foi o caso do yvg né e a a energia dig a natureza da prostituta tô falando energia que eu tô lendo tanta feminista que eu tô ficando contaminada por elas né a energia da prostituta é uma energia muito especial porque ela ela ela o TST usa aquilo ali como a como representativo da maldade sexual feminina que pode ser muito muito mais né do que a maldade sexual masculina que se usa de força enquanto a a maldade feminina é uma maldade mais
SEDU e aqui ela tá muito próxima daquele ideal que nós conseguimos enxergar nos textos medievais principalmente mas não somente nos textos medievais como a gente acabou de ver que é o fato da mulher quando ela é muito boa ela leva o homem até o apogeu né quando ela é muito ruim ela consegue destruir completamente o cara isso tá no antigo testamento também se a mulher for o cara que não for que não for tente a Deus ele vai acabar encontrando uma mulher que vai destruí-lo e eh olha dentro dos meus estudos assim né dos últimos
anos eu tenho me preocupado bastante com analisar como que a crítica ai essa máscara tá apertando mas ruim com ela pior sem ela como que a a crítica feminista consegue manipular essas mulheres que claramente são manipuladoras como que a crítica feminista consegue capturar essas personagens e transformá-las em vítimas das circunstâncias em vítimas da situação por isso que é é muito bom ter um personagem masculino como o evgen porque ao que tudo indica os personagens masculinos eles são seres humanos completos não falta a eles uma educação formal não falta a eles Liberdade não falta a eles
oportunidades não falta a eles livre escolha de forma geral e livre escolha motivada como se eles fossem Racionais as mulheres não então quando eles sucumbem a esse tipo de dilema né quando eles sucumbem a determinado pecado aqui no caso é o pecado da luxúria nós sabemos com toda a certeza que eles sucumbiram porque eles foram fracos porque eles foram fracos com relação às virtudes que eles deveriam ter cultivado nós sabemos que a educação formal não ajudou em nada sabemos que a a compleição física né a fortitude que ele era um cara atleta e tudo mais
ele não era doente isso não ajudou em nada e que no final das contas é você e Deus entendeu no final das contas é você prestando ali certos esclarecimentos para para Deus diretamente e e tentando ali lutar contra os seus pecados internos Então como os homens são vistos como esses esses seres humanos formados ã a é possível ver que é possível você passar das discussões a dentais né Será que ele teria sucumbido se ele tivesse ido pra faculdade Será que ele teria sucumbido se ele tivesse escolhido a própria a própria esposa que é o caso
da Ana Catarina Uma desculpa muito dada é que ela não escolheu o próprio marido por isso ela teve que sucumbir ao pecado da luxúria por isso porque ela não teve escolha enquanto as figuras femininas elas são sempre levadas terada situação por motivos alheios à suas respectivas vontades né então elas não têm essa vontade direcionada elas não têm elas não têm livre arbítrio dentro da crítica feminista Agora eu entendo e eu passo menos raiva exatamente por entender como funciona a lógica por trás o que me deixava com raiva era não conseguir enxergar nenhum tipo de lógica
como que alguém pode escrever um negócio daquele e simplesmente não explodir depois de terminar de escrevendo mas agora entendendo a lógica eu consigo passar menos raiva só que aí eu acho que Deus B bota assim certos testes na nossa vida né fala assim vamos ver mesmo vamos ver se você se você tá boa nesse negócio aí me aparece uma análise de uma moça supostamente conservadora né ela não se classifica como conservadora Mas enfim ela tá aí fazendo parte aí de livros antifeministas e tudo mais então eu imagino que de esquerda ela não é e essa
moça Ela acabou de me bloquear no Instagram Sim essa moça que acabou de me bloquear no Instagram mas graças a Deus eu salvei o post ela fez uma análise desse conto eu vou di é uma análise que nem a mais maluca feminista seria capaz de fazer por eu já falei que eu não vou poupar palavras aqui porque eu poupo palavras e mesmo assim as pessoas me interpretam mal por causa do meu jeito esquisito de ser então não vou poupar palavras principalmente isso aqui porque isso aqui é uma é uma mentira essa Moa a Natalia sulman
vou usar nomes dela menti ela criou uma história aqui que não faz parte do conto do tostoi o o título é acompanha aí comigo a ilusão da bolha conservadora como a mulher passiva pode destruir o lar o ponto de partida bacana a bolha conservadora dizendo Aí que a mulher tem que ser passiva se submeter ao homem em todos os sentidos possíveis inclusive perdoando idas ao cabaré já ouvimos falar né sobre esses horrores é melhor é melhor seu homem ir pro cabaré do que jogar videogame Sim já teve gente falando isso ela continua em o diabo
de tolstoy evg precisa trabalhar para pagar as dívidas de seu pai que embora rico era Pródigo começamos bem contudo sua mãe Mária permanece ali a situação e ao como Se Tudo estivesse bem pois sempre viveu na abundância e nunca imaginou a possibilidade de perder tudo situação clássica situação clássica acontece para caramba só que aqui o negócio começa desandou em uma velocidade igual aqueles textos de crítica feminista que eu li junto com vocês falando sobre J começa a fazer uma uma elaboração que parece que tá indo para um lugar bacana aí ponto a próxima sentença já
é uma coisa completamente disfuncional Mária preferiu ser uma dondoca recusou-se a ir à universidade e a trabalhar o que a tornou passiva incapaz de lidar com crises alguns confundem essa postura com o papel tradicional da mulher mas na realidade trata-se de um AB burgues do modelo Ah desculpa que faz no qual a vocação segue no qual a mulher segue sua própria vocação a Mara vamos lembrar ela tá falando da mãe do não existe isso aqui na história em momento nenhum eu tive que voltar e conferi falei Caraca eu tô ficando louca eu li outro livro
Será que a gente tá falando ou será que sei lá eu sou maluca né Às vezes o livro foi só frutos da minha mente loucuras da minha mente e a gente leu outra coisa vou lá conferir conferir não tem isso aqui em momento nenhum a Mária se recusou a ir à universidade e a trabalhar nunca na vida dessa Mária a gente Soube se ela se recusou aí a universidade ou se elas que loucura é essa gente que loucura é essa de inventar trem onde não existe o que a tornou passiva e incapaz de lidar com
crises em qual universo a Natália suma tá vivendo e dentro desse universo uma mulher que vai a universidade uma mulher que trabalha ela deixa de ser passiva e ela aprende a lidar com crises porque no universo do diabo do tostoi o filho da Mária que foi pra universidade a melhor universidade da Rússia que teve toda a educação possível que trabalhou pra caramba ele sucumbiu por causa de uma prostituta como enfim a burguesao do modelo natural a história não não tem nenhum burguês nessa história não tem nenhum burguês A Mara é uma Nobre feudal russa porque
diabos camar ia trabalhar Nobre nunca trabalhou nem na Idade Média nem na alta nem na baixa e continua não trabalhando Nobre trabalhou não é nobre tá ainda existe a casta Nobre pode ter certeza que a mulher Nobre não trabalha mas continuemos Além disso a esposa deve ser uma consorte aquela que divide a mesma sorte do homem mesmo que não precise trabalhar deve desenvolver habilidades para em caso de urgência ajudar no sustento a casa isso é Mary Won isso é um copicola da Mary Won eu eu não entendo por alguém faria isso porque alguém de direita
pegaria o livro da mar stonecraft e fariam copia Cola PR desenvolver virtude de alguma coisa tem tanto livro bom para se fazer isso por que usar o livro da primeira feminista da história é essencial entender não só de administração do Lar mas também do patrimônio da família para poder poder reergue caso o marido fale ou deixe este mundo o o companheirismo também é essencial Quando o homem se isola pode agir impulsivamente por estresse ou desespero gastando com bebidas e farras Coitada da mulher o cara que tá gastando com bebidas e farras é porque a mulher
não foi companheira dele ou algo nesse momento o apoio da mulher ouvindo e acalmando e aconselhando em vez de só cobrar com uma dondoca mimada Eu acho que eu tinha que ter falado isso aqui pra minha avó se a minha avó tivesse lido e tivesse acalmado e aconselhado a vida dela seria diferente Coitada da velia é necessário para que ele encontre forças para se reerguer a esposa a Mária a Mária nunca fez isso tá a gente não sabe como que foi o relacionamento da marrio com o marido dela quando o conto começa o marido já
morreu sei lá se ela não foi companheira Sei lá só Deus sabe a Natália inventou uma história aqui depois a gente tem que pedir para ela escrever a história que ela inventou pra gente poder analisar a personagem que ela inventou né mas dentro do conto as personagens que existem dentro das personagens que existem a a esposa do evg aí ela foi companheira pô ela era uma gatinha manipuladora era era mas ela foi companheira Ela ajudou ele administrar Fazenda Ela alimentava ali o ego do cara ela conversava com ele era deu filhos enfim ela era companheira
isso não impediu que ele na ó naab por causa de Olha a pessoa que ela quer se jogar no abismo ela vai se jogar no abismo independente do que você faça pode até tentar ali ajudar você pode até tentar dar certa estrutura para que né isso não aconteça mas se for da vontade do Caboco se jogar no abismo minha filha não tem Madre Teresa de calcut não tem Santa mnica que consiga resolver a situação não Mária porém Age de forma diferente ela cria Um Mundo Ideal onde o marido deve ser perfeito imune a qualquer Abalo
que esquizofrenia é essa nem eu cheguei nesse nível de esquizofrenia os mimos em vez de serem presentes tornam-se exigências muitos podem confundir isso com amor mas na verdade é uma forma de enganar fingindo que não precisa fazer sacrifícios e que terá tudo do marido trata--se de uma fuga existencial quem faz uma fuga existencial nesse livro é o evg não é o homem é o homem como é que você explica isso aqui que é o cara que tá fugindo do mundo que tá fugindo da vida como que você explica uma loucura dessa Por que que você
precisa inventar uma história que você não leu para fazer um Carrossel de virtude feminista faz o Carrossel deixa tu em paz deixa tua stó lá na casa dele sabe cria uma personagem fictícia Olha acabei de inventar uma personagem aqui da minha cabeça e essa personagem aqui era fraca submissa e ela não não ajudou em nada com marida ela devia ter ido pra faculdade por favor deixa as mulheres da literatura serem as mulheres da literatura sem nenhum tipo de transfiguração do caráter delas para encaixar no sei lá né para encaixando O que que você esteja fazendo
pois Qual é a base do amor Sacrifício do Ego pelo outro uma relação que só limita o ego não é amor o qual só é possível quando entendemos realidades que vivemos e sabemos abdicar de um bem menor para conquistar um bem maior imaginar o parceiro como uma solução absoluta para suas crises existenciais é fugir da realidade concordo uma justificativa para ser ir responsável interesser concordo só não sei o que que isso aqui tem a ver com o diabo da tua stó M mamá por isso é importante evitar idealismos que tratam a figura como a mulher
como uma figura passiva ingênuo isso é feminismo a gente já vem conversando né a ideia de que existe uma ideia vamos lá existe uma ideia da mulher passiva ingênua né existe uma doxa da mulher passiva ingênua e eu preciso Superar Essa doxa eu preciso retirar a mulher desse eterno feminino que coloca ali numa posição de criança e colocá-la numa posição de ser consciente de ser que pode fazer as suas próprias escolhas de ser que não está presa nesta gaiola existencial e tudo mais isso mar Won Craft é um cop colola não sei eu acho que
ela jogou no chat GPT faça uma análise do diabo de TO partir da filosofia da mar Won Craft só isso explica os filhos também são afetados influenciados mães passivas geram crianças mimadas ansiosas straft de novo pois não ensinam a lidar com os próprios problemas incentivando a esperar por soluções mágicas e eternas com tudo isso Mária Coitada da Mária cara Coitada da Mária oh meu Deus do céu Mária Não serve como um alerta a idealização da segurança pode se tornar nossa maior armadilha é uma ilusão acreditar que as mulheres devem ser passivas em tudo pelo contrário
elas devem usar de inteligência e coragem para preservar a família Afinal uma vida mimada é bem diferente da das mulheres de antigamente não é mesmo e aqui ela faz a propaganda do curso dela como ter um relacionamento saudável sem ideologia sem idealizações o conteúdo deve ser incrível faça faça um discurso Mas voltando aqui ó a vida mimada é bem diferente da das mulheres de antigamente não é mesmo não Natália não é mesmo as mulheres de antigamente as nobres de antigamente eram mimadas as mulher sempre foi mimada gente desde 500 anos antes de Cristo tem uma
peça lá do terens falando assim as mulheres são como crianças precisam ser tuteladas porque elas não pensam direito desde que o mundo é mundo existe essa doxa que é a doxa da mulher mimada fútil da Dama é uma rejeição da Dama muito forte muito forte essa rejeição da dama em contraposição a Mulher trabalhadora a mulher que coloca a mão no arado que ara a Terra é uma constante e que se torna Universal a partir da do estabelecimento do feminismo que aí Dominou a opinião geral sobre as mulheres e ofuscou as outras doxas sobre a natureza
da mulher que aparecem aqui ali a partir de movimentos reativos diversos tipo movimento redpill movimento machista mas também é muito ruim o jeito que fazem isso e é muito ruim a doxa da natureza feminina que esses caras tentam resgatar mas não não as mulheres antigamente eram acusadas de serem exatamente assim posso te dar exemplo aqui ó eu posso começar a te listar que foi o que eu fiz no meu livro no caso né todas todas todas todas as feministas inclusive engels denunciando exatamente a mesma conduta de Don dooca mimada nas mulheres e muito me surpreende
eu ter passado raiva com análise crítica não feminista né porque as raivas que eu já passei Lando análise crítica de jer de mos Ventos lules de Ana Catarina de Madame bovar foram todas as raivas que eu passei com feministas então assim passar a mesma raiva com um feminismo aberto só que as feministas pelo menos não inventam história tá elas pelo menos não não criam ali uma personagem fictícia a partir de um conto fictício elas trabalham com o que tem elas fazem análise com o que tem não não fala que tá falando f de uma coisa
e fala de outra ou seja acabamos de descer um degrauzinho no em direção a a dissolução da estrutura da realidade né imagina pegar um livro assim e enfiar no livro coisa que não tem enfim bom é isso eu espero que vocês tenham odiado e até o próximo vídeo