[Música] Boa noite Brasil Boa noite Jão para de rir Ô joh a gente vai fazer um telejornal você começa a r Calma Vamos lá vamos vamos de volta sem cortar vai vamos lá cont Fala galera tudo bem com vocês eu sou o John a gente tentou Fala galera eu sou Joana e esse é o finalmente residente sua terceira temporada quarto episódio quarto episódio quarto episódio quarto Episódio quarto episódio e parece que foi seu podcast de escolhas de carreira e de especialidade E aí J É isso aí a gente vai conversar aqui ao longo dessa temporada
que tá começando sobre algumas especialidades algumas subespecialidades e por não um pouquinho a mais né um pouco sobre outros temas que algumas pessoas pediram sobre carreira sobre como se diferenciar no mercado tudo isso vem aí ao longo dessa nova temporada e hoje a gente vai falar de que John uma convidada que a gente já estava há algum tempo cercando para vir e ela é minha parceira de especialidade aqui dentro da medway quem que é Se apresente aí Oi gente tudo bom bom para quem não me conhece então eu me chamo Marina eu sou médica sanitarista
eu fiz minha residência em em Unicamp minha residência em Unicamp formal Parabéns como se como se eu não me apresentasse quase toda a aula né já tenho scrip Certinho em Unicamp enfim eu fiz minha residência na em medicina prativa e social na Unicamp e antes Eu me formei na UFA na Universidade Federal do Maranhão e aí eu vim fazer a residência e na unicampus de preventiva e é isso sou médica sanitarista animal partiu animal essa temporada a gente tem alguns Episódios já gravados também né Acho que por isso tá com situção que a já gravou
muito e tá sendo uma temporada muito maneira que a gente tá aprendendo muito Sobre várias especialidades que a gente tem Pouco contato Na graduação e por mais que né a eu convivo com vocês dois aqui tipo direto eu não tenho uma clareza tão grande né tav a gente monta aqui um uma pré entrevista quando a gente entrevista o o candidato é ótimo na época de política quando a gente faz aí um um bpo com entrevistado e eu batendo o olho aqui rápido eu falei Caraca tem muita coisa maneira que eu quero te perguntar assim eu
quero Conhecer mais essa pré entrevista sempre no fim das contas a gente nunca Segue o roteiro né John a gente vai o John filosofa é habitual aqui do nosso podcast não é é tudo improvisado e não é nada meio pré marcado mas Marininha seja muito bem-vinda prazer enorme tá aqui Marininha é Nossa professora de preventiva né tá a quem assiste extensivo quem é nosso aluno extensivo do intensivo extensivo base todo mundo aí já tem contato bastante com Marinha Uma das nossas ruivas da e cara eu queria primeiro te perguntar por que até nem por quando
essa escolha da preventiva foi feita e aí o por né é isso é uma história meio longa porque na verdade eu nem sabia que existia essa residência né na faculdade pode falar o pessoal tem tempo pode vai ser 3 horas podcast tranquilo nasci em tudo começou tudo comeou 91 conta a história do SUS pode falar dá uma aula fala de Sus junto com SUS Praticamente SUS praticamente eh mas então eu na faculdade eu nunca tinha tido contato com essa residência eu não sabia que ela existia ela é uma residência que ela é Antiga é da
década de 60 mas uma residência que ela foi tipo meio que eh sendo invisibilizada um pouco eh no começo ela era junto da MFC E aí na década de 80 elas se separaram e foi investido muito mais na MFC do que na preventiva então a gente saiu de um de uma residência que tinha em todo o Brasil para uma residência que tem em lugares selecionados bem pontual é tipo em São Paulo tem pouquíssimos lugares né a gente tem Unicamp USP e USP São Paulo no caso Sírio e parece que agora na Unesp voltou também ó
que legal então tem muito pouco mesmo assim lugar então eu não sabia que existia E aí eu sempre fui muito Perdida na faculdade e eu falo com maior orgulho que eu era a pior aluna da minha turma isso tem que bacana tem curioso Tem tem tipo provas eh factuais eh com as notas as minhas notas eram as piores né E tipo porque eu simplesmente aquilo não entrava na minha cabeça tipo eu não não nasci para ser médica meio que isso assim foi um erro de escolha mesmo só que eu gostava muito e o que me
segurou na na faculdade Foram duas coisas foi o movimento estudantil que eu era eh da denem eu era da do do centro do centro acadêmico e pesquisa então eu entrei no grupo de pesquisa no Terceiro período e tô no grupo até hoje inclusive e e e é um grupo de saúde coletiva e a preventiva nada mais é do que a residência da saúde coletiva legal E aí eu gostava muito daquilo gostava muito disso de entender o sistema como funciona etc mas na minha cabeça eu não tinha para onde eu ir na na Medicina né eu
tava naquela mente de que tem que fazer uma residência e clínica ou cirurgia essas que a gente já conhece eu não sabia que existia e eh a minha o meu Grupo de pesquisa ele era da saúde coletiva mas tinha muito pediatra e eu curtia eh muito o trabalho deles minha mãe é pediatra e e também trazia isso para casa e eu gostava muito do do RN do recém-nascido eu gostava muito do daquela primeira consulta do RN no na enfermaria É sério sério PR mim era era o que eu mais gostava mas é o normal geralmente
parte que a galera mais gosta é porque eles são bonitinhos el tu faz assim tu mexe eles para um lado pro Outro pega as perninhas enfia lá PR baixo ele chora tu devolve PR os pais então tipo todo é muito legal aí tu deixa o moro pro final PR que é quando ele chora mas enfim eu gostava E aí eu optei foi uma escolha relativamente racional bom se eu tenho que ir para algum lugar vai ser pra Pediatria E aí quando eu terminei a faculdade eu fiquei na cabeça de fazer Pediatria aí o primeiro ano
que foi quando eu tava no no último ano da Faculdade ou é da faculdade eu não passei eh e foi um ano que eu tipo tentei para absolutamente tudo quanto canto tipo assim eh eu ia fazer uma prova em em Campinas aí tipo tinha uma prova na cidade vizinha eu ia fazer também tipo assim nesse nível muito direcionada né estudou da maneira certinha Nossa ou seja eh se vai estudar para muita coisa tu não vai estudar para nada né basicamente isso foi exatamente o que aconteceu eh não passei em lugar Nenhum lugar nenhum aí o
segundo ano que eu estudei foi na minha opinião foi o ano que eu melhor estudei foi o ano que eu fui mais organizado eu tinha planilhas de organização foi o ano assim que eu realmente eh fiz mais esse direcionamento assim né e e e chegava a realmente pegar as provas ver o que caía mais em cada prova sozinha mesmo porque no cursinho não tinha isso e e planilhar e tal então foi uma coisa que eu fiz assim mais direcionada e nesse ano eu Fiz para poucos lugares pra Pediatria fiz muito PR Aliás a maioria pra
Pediatria quando eu tava no meio do ano eu tava numa aula do cursinho e a professora numa aula de preventiva uma professora falou mencionou a residência lá Inclusive tem a residência de medicina preventiva e social Só falou isso eu falei que É isso aí eu fui pesquisar eu vi tipo a a a grade né curricular da residência eu falei Caraca uma residência de saúde coletiva Aí eu Tipo assim eu não sabia nem o que eu não sabia nem que quem saía saía como médico sanitarista Aham eu só sabia que o aquela grá curricular me interessava
eu falei se eu tenho que fazer uma residência é isso aqui que eu quero só que eu já tava inscrita para quase tudo pra Pediatria Aham no fim das contas eu não consegui eu só consegui fazer uma prova para preventiva nesse ano foi no Sírio Não consegui fazer a da Unicamp Não consegui fazer a da USP eh e aí no Fim das contas não passei PR do Sírio eu fui pra segunda fase mas não passei e n e aí eu passei pro suiz Bahia PR PR Pediatria ah fui me mudei pro suiz Bahia me mudei
pro SUS Bahia ó mor Olha a sorte a sorte é que eu namorava um baiano que tava fazendo residência lá oi Alfred tudo bem Não a gente ainda é amigo a gente é amigo ainda tudo certo é não é foi muito temos o lugar de Fala Deus lavar roupa Sug vamos falar então de relacionamento o nome dele Alfredo Alfredo e Alfredo beleza dhoe para de chorar Marina não e e tipo mas foi sorte mesmo porque o que aconteceu eu fui pra lá e lá tipo leilão é tipo su São Paulo eu fui pro leilão aí
é de primeira eu tinha passado pro Fui Morar no SUS Bahia comi leiloada em un pelo meu ex tá tudo tudo so controle e aí eu eh cheguei fui pro leilão aí eu fui primeiro para um hospital que não Era em Salvador ainda mas tipo uns dois dias antes de começar de fato a residência o leilão rodou de novo e eu consegui um hospital em Salvador mesmo então ótimo perfeito e curiosidade para quem quer Pediatria o suiz Bahia é muito bom pra Pediatria porque as as residências de Pediatria eh de Salvador elas praticamente rodam nos
mesmos lugares lugares tipo Eles rodam muito em emergência no hospital do subúrbio ambulatório vão rodar lá na na UFBA Então tipo isso é bem interessante programa parecido né programa bem parecido Apesar que Claro na UFBA Vai ter muito mais questões acadêmicas né enfim mas é bem parecido né os lugares onde roda É bem interessante eles usam muito o SUS nisso enfim fui cheguei aí eu bom não passei vou pelo menos ver aqui se eu gosto da pediatria tava na Pediatria eh eh comecei a residência aí por sorte eu não peguei tipo apartamento nem nada porque
falei Não já meio que sentia que talvez eu não fosse curti aí caraca autoengano Total total vou ficar no hotel né vai que E aí é fiquei E aí eu fiquei na casa é do Alfredo do meu namorado da época e graças a Deus né porque não né não me mudei de verdade graças a Deus e aí e eu fiquei lá e Beleza começou a residência primeiro dia ótimo incrível amei porque a gente basicamente foi para Hospital conheceu o hospital então eu entendi como era a como é que ele funcionava Como era a gestão era
uma gestão diferenciada era tipo o único hospital do Brasil que tinha aquele tipo de gestão eh e como é e tipo ah não sei que e ah blá blá blá então eu fiquei assim legal interessantíssimo terminou fizemos nossos rodízios lá Nossa organizamos quem ia para onde e eu era escala falou opa escala gestão de pessoas aqui definimos quem é quando é que cada um ia tirar feras Opa beleza primeiro rodo que Eu ia ficar Era exatamente na sala de parto e alojamento conjunto falei delicinha suave suavíssimo o que foi ótimo porque era tipo assim bom
se eu não gostar é porque eu não vou gostar mesmo né então isso me ajudou no caso cheguei na maternidade no outro dia eu e me igual aí a gente foi de manhã a gente conheceu a maternidade achei ótimo e aí quando a gente estava no conhecendo a UTI aí a gente tava lá a gente entrou na UTI e bom não sei quem aí já entrou em UTI quem não entrou mas geralmente UTI quando você entra tem um painel com dados Como é que tá a mortalidade de que que as crianças mais morrem e taxa
de infecção é E aí eu entrei e fiquei olhando Aquela aquele panel de dados com os coisas Ah interessante aqui acontece isso acontece aquilo quando eu viro pro lado quando eu olho pro lado A minha rigual tá tipo olhando para pras incubadoras pros bebês conversando com com os staffs aí eu falei acho que Talvez eu estejam no lugar errado aqui mas Bom vamos lá né Vamos botar a mão na massa ah inclusive fun fact Eu tinha eh saído do aeroporto aliás chegando no aeroporto de São Luís eu fechei a porta do táxi no meu dedo
nesse dedo que Inclusive a minha unha é bichada até hoje Meu Deus e Quase quebrou tipo ficou assim chadao sangue para todo lado minha mala até hoje é manchada e E aí que D tá muito personal esse esse podcast tá od Específico PR caramba e aí eu e aí eu tava eu tava com a tala e tipo um negócio desse tamanho então tipo eu tava andando assim não conseguia botar luva E aí eu cheguei no no plantão à tarde e a médica já brigou comigo porque eu não conseguia fazer nada eu falei tá tudo certo
tudo so controle pior a gente já passou na faculdade aí eu odiei cada minuto daquele plantão eu odiei falei no segundo dia da residência residência à Tarde porque de manhã a gente só conheceu a maternidade de manhã você ficou olhando o painel rodiei tudo ah o painel curti painel se curti entendi cara eu odiei cada minuto eu só queria sair daquele lugar falei Gente o que que eu tô fazendo aqui aí Eh aí beleza acabou fui pra casa aí quando eu cheguei em casa eu falei falei cara acho que eu vou desistir ó aí eu
isso era nos sexta aí por sorte sábado e domingo não não tinha nada na residência Eu peguei a sorte ainda de pegar um um primeiro Rod dis que não tinha nada porque eu não queria Nossa eu não iria para hospital no no dia seguinte aí eu fiquei o sábado inteo sábado domingo inteiro me preparando decidi falei com meus pais e aí segunda mandei a carta pedindo para sair se foi tipo dois dias de residência eh na prática oficialmente Fiquei cinco dias na residência de Pediatria aí beleza aí que acontecer a meus pais Foram muito compreensivos
Nossa Senhora Muito pai e mãe vocês são ótimos várias dedicatórias aqui Alfredo já ganhou beijinho vai mãe tô gostando T simpático aí aí beleza aí o que aconteceu isso era tipo segunda-feira segunda-feira saiu o edital de vagas remanescentes da Unicamp oh quatro vagas PR preventiva quatro de quatro ninguém entrou ninguém quis entrar tinha quatro vagas era certeza de eu entrar eu falei é isso partiu tá tudo dando certo isso não tinha nada a ver Com minha desistência porque quando eu desisti não tinha minha prima morava em Campinas falei com meus pais comprou uma passagem na
terça-feira para ir fazer a prova ter com Alfredo ainda não Alfredo não a gente termin isso tudo e depois ela Chutou o pé da não foi não a gente os dois terminaram alguns meses depois enfim você e aí eu fui PR Campinas quando eu tava no tax indo pro aeroporto eu abro meu e-mail tem um E-mail da Unicamp dizendo que o tinha sido cancelado meu Deus M real aí eu não isso não é verdade isso não tá acontecendo é possível eles eles não vão perder a oportunidade ter residente não gente Jesus fui PR fui pra
Campinas Cheguei na casa da minha prima lá não a gente vai lá fom lá a mulher vamos lá e f na corem aí o pessoal da corem falou olha infelizmente a gente vacilou porque pela lei a gente não podia abrir esse edital porque tem Aquele rolê de até 15 dias né não sei que de do céu mudou esse ano a gente vacilou não podia ter aberto e é isso é lei não vai poder falei Putz Voltei para São Luís e tal mas enfim é aí fiquei mais um ano em São Luís aí no final do
ano eu passei de fato aí no final do ano eu fiz pro Círio pra Unicamp e pra USP só que aí a prova do Círio ia ser tipo sábado à tarde e a da Unicamp no outro dia o dia inteiro Aí eu desisti de fazer a prova do Sírio fiz só USP Unicamp aí Passei pras duas segundas fases nem fui fazer a segunda fase da USP chicou no Unicamp é porque eu já sabia que eu ia passar e a passagem estava R 800 diferentes também né bem diferentes é e me diz uma coisa é curiosidade
da galera aqui né curiosidade da galera falando pela galera falando pela galera eu tô aqui represent representante do povo é os anos como que é divisão de Estágios mesmo da residência de preventiva conta Um pouco sobre como que é e como que foi a tua percepção assim como que foi a tua experiência deixa vendo isso só rapidinho Claro Marina você conseguiu ganhar da única pessoa que eu conheço que largou a residência com a maior velocidade possível que era eu então assim eu larguei com 15 dias 15 dias no papel né porque também foi igual você
você foi cinco no papel foi o qu oito plantões sei lá um negócio você conseguiu em dois Parabéns querida é Muito autoconhecimento né é muito autoconhecimento é muito erro que a gente fazendo Marina tipo a Marina tá aqui na Med e eu conheço ela desde o início assim extremamente organizada sim extremamente comprometida ali com o negócio o que que aconteceu como é que você partiu dessa pessoa para essa pessoa foi residência de preventiva te colocou na Como assim no coiso porque você falou que tuas notas eram ruins que você fe Eu nunca eu nunca fui
uma uma Aluna de tirar nota boa nem na escola nem na faculdade em lugar nenhum eu sou muito ruim com provas é bizarro assim tipo e eu nunca me achei tipo por isso eu nunca me achei tipo burra por isso assim tipo eu entendia que tipo a minha inteligência era diferente assim não melhor ou pior só diferente tanto é tanto é que quando eu fiz o meu cursinho PR residência Ô pra faculdade mesmo eu entendi o quanto a escola que eu estudei minha vida toda tinha uma Metodologia que não era a que era adequada para
mim porque no cursinho foi onde eu tipo brilhei no cursinho que eu fiz eu tipo estudava tranquilamente não pirei eu nunca não tive nenhuma matéria atrasada eu estudei tudo e é assunto para caramba puts eh então eu entendi isso sim né na preventiva também agora você brilha em prova né assim depois disso tudo vocês dois 20 quando é isso que eu penso quando você tem o método né que você entende o método que Funciona tudo facilita muito né então tipo verdade tá ouvindo né quem tá prestando prova toal olha só que história é porque é
um diagnóstico mesmo de as coisas não estão fluindo não tá andando olha pra estratégia olha examente exatamente e cada pessoa se conhece melhor né Tipo eu já tinha essa experiência com o cursinho da da época do vestibular e eu entendia que eu não que o meu tipo de estudo não era não não podia ser igual da a o de todo mundo né O padrão e quando e no meu segundo ano que eu estudei pra residência eu peguei isso e me adaptei e foi o ano que eu estudei melhor no terceiro ano eu dei uma voltei
um pouco pro normal e no Fin das contas deu certo né porque tô aqui falando com vocês mas eu considero que o meu segundo ano foi muito mais organizado assim mas eu acho joh que inclusive tipo eu por ser realmente interessada e e e no que eu tô fazendo uma coisa que pesou muito para mim é eu Não quero deixar tipo pro povo aqui na mão se eu já tô entendendo que eu vou sair eu vou sair o mais rápido possível que já abre a vaga pra outra pessoa e eles já conseguem se organizar organizar
escala e tudo mais para alguém que realmente vai ficar então tipo eu eu considero que os momentos que eu mais brilhei na vida foi os meus momentos de existência assim eh tipo que eu tive que tipo olhar porque eu acho que é muito fácil você topar as coisas mas você Desistir para mim não é fácil então tipo quando eu desisto é porque eu pensei e eu quis desistir mesmo assim S então é não mas é real é tipo a gente fica achando que tipo ah desistir é fácil não é fácil cara desistir tipo tem toda
uma uma uma pressão da da da sociedade em cima de ti dos teus pares e tudo né então tipo quando e eu saí assim o pessoal tava galera falou ah eu sabia que tu ia sair eu falei Ah então tá bom já me Conhe dia todo mundo aqui conheceu é isso todo mundo sabe rol falta mas é e mas a galera era legal assim nos dois dias que eu conheci minhas iguais ganhei Ah tinha uma que dava carona para todo mundo era uma galera muito gente boa eu não lembro o nome de vocês mas vocês
eram muito legais Ô eu interrompi o jo a gente não respondeu a pergunta que era da residência do fala como que é cada ano os estágios e como o que que tem mais ou Menos nesses estágios assim porque é uma coisa que a galera ainda não palpa não entende Gal no caso então eu quero saber também ó Então eu acho que começando é o que que é a residência da preventiva como eu falei uma residência da saúde coletiva saúde coletiva ela tem três áreas básicas três grandes áreas a gestão e saúde eh a epidemiologia que
é que vê os dados e a outra é ah Ciências Sociais em saúde então é meio que é é realmente bem amplo então a gente tipo a Gente usa o conhecimento de dados usa o conhecimento de gestão e usa esse conhecimento de Ciências Sociais para aplicar tudo e ter ess essa noção do que é o coletivo do que a sociedade precisa em termos de saúde né Eh e aplica isso também no indivíduo claro né e então é o que que o que que a Unicamp ela preza muito ela prea muito pelo SUS ela prea muito
pelo que o SUS representa Então ela prea muito pela atenção primária porque a Unicamp entende a saúde Coletiva da Unicamp entende que é o ponto principal dentro do SUS da rede de atenção à saúde é atenção primária então no primeiro ano da residência a gente roda o ano inteiro na atenção primária é ótimo mas é chato também é porque é muito tempo no mesmo lugar né mas é é tipo leva aprendizados incríveis do Rosália que é o centro de saúde que eu fiquei legal eh pessoas excelentes profissionais excelentes é uma uma uma equipe antiga e
com muito conhecimento Então tipo é realmente muito enriquecedor então R1 completo na atenção primária e aí o R1 acaba variando muito de residente para Residente por quê porque depende muito do lugar que tu tá eu fiquei num num local que eu pactue com o gestor para eu não atender porque eu queria realmente conhecer o a outra parte ali da do Centro de Saúde o nosso a nossa supervisão da residência eles até indicam que a gente atenda que a gente Seja até responsável por um grupo de pessoas eh Mas isso não é obrigatório é meio que
feito com pactuações a gente aprende muito a pactuar na residência de de preventiva então Eh na minha eu fiquei muito com eh sendo tipo braço direito do gestor ajudando a tipo preparar eh agenda agendando ajudando a eh participando das reuniões de equipe entendendo todos os espaços coletivos daquele local eh para vocês terem noção eu rodei os meus 15 primeiros dias da Residência eu eu rodei em todos os lugares da do do Centro de Saúde eu sabia como o Centro de Saúde funcionava em todos os locais eu rodei da da recepção até o consultório da Odonto
então tipo eh se me jogar numa num Centro de Saúde numa unidade básica de saúde eu vou saber tipo como funciona pelo menos como né É para funcionar legal eh meus R iguais um deles era responsável por uma equipe de saúde da família então ele Tava atendendo bastante além de ver as outras coisas e o outro eh atendia o outro era tava no centro de saúde que era meio bagunçado então ele ficava muito resolvendo pepino e atendendo também porque era um um centro de saúde com muita muita demanda Então é isso eh eu não atendia
eh por padrão eu só atendia quando realmente estava com a demanda alta eles pediam minha ajuda e Óbvio a gente tem que ser Eh parceiro né E aí eu eu Atendia e é interessante atender também porque você pega o que você aprendeu na saúde coletiva e aplica ali naquela no individual é bem legal R1 é isso mas ah mas além disso a gente fica então o ano inteiro lá mas a gente tem uma carga horária muito grande uma carga teórica muito grande então a gente faz eh quinzenalmente a gente tem aulas com o mestrado profissional
em saúde coletiva então a parte teórica da residência é feita junto do mestrado profissional Então a gente tinha aula toda quinta e sextas quinzenalmente e nas semanas que não tinha sexta-feira a gente também tinha aula aí era aula específica da gente só com os residentes uma era uma aula de Ciências Sociais e a outra era a nossa supervisão então a gente tinha uma supervisão com o nosso supervisor da residência eh quinzenalmente pra gente falar como é o que que tava acontecendo no estágio e ele ajudava a gente a melhorar tipo ah o que que a
gente pode Fazer aqui vocês podem acionar tal pessoa ah chama o pessoal do matamento que isso pode ajudar era muito legal muito legal Eh preciso fazer uma ressalva que eu fiz a residência eu entrei em 2019 então tipo óbvio que com a pandemia Isso mudou completamente e agora depois da pandemia não sei exatamente como eles estão se organizando né então pode estar diferente mas era mas é natural mesmo se olha do ponto de vista coletivo e tem Uma outra coisa de ampla magnitude tem que adaptar né é legal sim é e o meu R2 foi
na pandemia né e e o R2 como é que é então a gente roda na vigilância então a gente roda em todos os locais da vigilância a gente roda na sanitária na epidemiológica na na parte da informação é que lá em Campinas eles T tipo é como se fosse um departamento dentro da vigilância só de informação que é quem mexe com o sistema de informação roda na na no CEST na medicina do trabalho na Saúde do Trabalhador quer dizer então a gente meu que vê tudo isso é um rodízio outro rodízio é gestão hospitalar a
gente eu rodei quro meses no Hospital Estadual do Sumaré que é um Hospital Estadual da da de São Paulo aqui em algum momento jú A Júlia eu vi a Júlia apiz apaixonada pelo pelo r o r ele é ele tem uma gestão muito interessante e esse é o objetivo da gente rodar lá a gente não roda no HC da Unicamp Eu não eu só rodei por conta Da pandemia mas a gente nem pisa no HC então a gente roda no Hospital Estadual do Sumaré conhec a gestão de lá eh e e foi super interessante também
bem legal E aí lá é outro lugar que a gente roda em absolutamente todos os buracos daquele Hospital eu rodei da engenharia hospitalar até o pessoal que limpa eh os os instrumentais e tal Rodei na no refeitório tudo pessoal da limpeza eu rodei com todo mundo é então é bem legal assim pausa Joana O que faz a engenharia Hospitalar PR que que serve Caraca cara você você Tá inspirado porque você abriu um podcast aqui e alguém Comentou assim eu adoro as perguntas que o John faz pra Joana aí você virou e falou vou a Joana
com uma pergunta aqui que a Joana não tem a menor ideia do que responder eu vou eu vou acrescentar posso fazer então uma pergunta pro joh Qual a diferença entre corta parece que qual é a diferença entre Engenharia Clínica e Engenharia hospitalar ch Opa boa boa boa boa boa Marina aqu dá um tempo aqui boa boa não vamos lá a engenheira hospitalar vamos lá quando tem algum acidente de trabalho por exemplo a gente tem que acionar a engenheria hospitalar para verificar toda essa cadeia para verificar se não tem alguma coisa que eles podem fazer para
diminuir a chance de acontecer então às vezes Eles olham o ambiente e tudo mais engenharia Clínica Meu bem não sei eu tô só olhando a cara da Marina para ver se rola alguma ruga do tipo que merda ess tá falando ou alguma coisa engen hores que tá lá cuida da do da estrutura do hospital então ela vai cuidar tipo de coisas como de onde vem a água de onde vem aquele gás aqueles tubinhos do gás eh e mas isso eu diminui muito é tipo tudo só para vocês terem uma ideia mas um acidente perfurocortante Eles
olham também a parte de do ponto de vista de Engenharia para ver se eu lembro eu não lembro disso ter sido citado mas talvez sim acho que faz sentido né é e a engenharia clnica ela vai mexer com os os equipamentos clínicos então ela vai mexer com TC tipo e tal então É tipo pras coisas mais é voltada pra clínica mesmo J tem um robô aí como robô coisa mais comum do hospital realmente sempre que eu no hospital tem um monte de robô Eu sou recepcionada por uma Alexa humanoide Realmente você pensa em em robô
Pens em engenharia clínica que que eu penso robô ai prossiga Marina prossiga desculpa telespectadores cara mas eu tô achando sensacional porque é um conhecimento aprofundados de uma estrutura que é quase um organismo vivo que é um hospital Nossa a gente tipo eu Rodei na parte que vê tipo o faturamento tipo eu entendi para que que serve uma Ih A ih serve Óbvio PR gerad Mas é ela que dá o faturamento tipo A ih ela não é o que a gente preenche pro paciente entrar ele a gente preenche pro paciente entrar no hospital mas quando chega
no final da internação dele esse pessoal essa equipe ela olha isso e e realmente vê se tá tudo certinho é completa com as lacunas né que o médico já já já preencheu Ou liga para tirar dúvida que precisar e coloca no sistema E aí é por esse sistema que tem o faturamento e é o Que vai gerar o dado lá do do do sh também que tem uma informação hospitalar eu Rodei na parte que veio tipo ah a gente precisa comprar máscara bora ver aqui tem que pedir três eh três orçamentos tarará é ah a
gente precisa comprar a os equipamentos das da cirurgia oft oftalmológica tipo eh então eu realmente rodei em todos os lugares Foi bem interessante assim é curioso Porque tem uma parte de gestão mais dura gestão hospitalar gestão de estrutura Gestão de recursos enfim e tem uma parte mais técnica da gestão de não sei se eu tô falando Tem a parte de pessoas né Óbvio e tem entendo que a a a residência e a a função do médico sanitarista muitas vezes também flerta com a parte que é talvez mais a de pesquisa por exemplo você falou dos
painéis de dados tem toda essa parte de gerar dados né que acaba também não não sendo o dia a dia do Médico pediatra Clínico enfim e que também será Joana de onde que vem Esses dados se não é do atendimento individual da notificação ih Ana Pronto tem que me retratar agora na frente do preventi mas não é John a gente não fica lá olhando o dado trabalhando e deveria deveria não tô falando que não faz mas assim na formação mesmo a gente não tem tanto na graduação quanto na residência e aí a a a medicina
preventiva e social né ela junta muito as duas coisas e até curioso A gente tá falando durante o internato acho que too no internato é assim né a gente roda Teoricamente nas cinco grandes áreas da Medicina roda na G roda na GO roda na cirurgia roda na clínica e a preventiva No meu caso eu Rodei na MFC uhum e na realidade acabava que eu era muito ali vamos tocar fila e não sei que e vamos atender paciente é tipo é tipo Clínica era Clínica e pequenas cirurgias e Pediatria um pouquinho go era meio que um
tudão e não tinha essa parte né da Preventiva em si acaba que no fim a gente sai super cru numa parada que cara é o nosso dia a dia todo mundo vai dar plantão talvez por isso que eu não tô olhando né de um dado porque eu não a gente não teve que cois é a gente a gente não aprende a pegar um dado e aplicar isso na prática né a gente fica achando que isso é uma coisa eh eh fora da nossa capacidade é tipo ah quem vai cuidar desses dados são as pessoas que
cuidam dos dados é tipo eu vou olhar Aqui pra minha clínica Mas até quando a gente fala em gestão a gente faz sempre gestão baseada em dados a gente não pode chegar e falar acho que vai ser o melhor aqui para esse hospital fazer isso isso isso não vamos ver os dados vamos ver do que que o pessoal tá morrendo pra gente entender o que precisa ser feito s a eu eu sou uma Mica de famía exemplo e eu tô num numa região e eu começo a perceber que tá tendo muito caso de Tuberculose fal
Opa tem uma coisa errada aqui vamos ver talvez a gente pegando os dados a gente CONSEG entender que realmente tem a gente consegue inclusive ver as características dessas pessoas e compreender tipo de onde tá vindo por exemplo tipo ah se eu pego pessoas com tuberculose eu pego o endereço delas eu vejo que tá tudo localizado num pequeno local aí eu já peguei dados já apliquei isso PR minha clínica assim né então tipo eh é a gente realmente aprende isso E tá bem intrínseco no que o médico sanitarista faz mas realmente é uma coisa que todo
o médico é tem capacidade e é útil né tipo não imagina eu tenho uma dúvida o objetivo T dado é direcionar e guiar Quais são as medidas de saúde pública total né então pô é muito importante total é muito importante só que não é natural mesmo até porque as a própria faculdade assim quando a gente olha paraa preventiva é muito amplo né né Má a saúde coletiva Enim então às vezes tem departamentos de saúde coletiva que estão mais estruturados e que tem maior maior número de professores que fazem MFC então esses vieses Eles são muito
claros em relação aos programas de faculdade então é difícil tu ter uma preventiva forte junto com o Mc for MFC forte e que as duas tenham uma igualdade em relação a à diretriz curricular da faculdade sabe é bem difícil então na minha faculdade o departamento de de saúde Coletiva não tem MFC então a gente tinha a gente ia para pras unidades básicas de saúde mas a parte teórica era toda de saúde coletiva que era o pessoal do meu grupo de pesquisa que que ia lá a professora que que é a coordenadora do grupo de pesquisa
e que é a professora Zen ela era a professora que cuidava da cadeira de saúde coletiva assim então a parte teórica era muito boa tipo eu amava e as pessoas tipo ah é legal mas n Cadê os pacientes e tal sabe tipo mas Era dado de era dado com a mais tão grande que até quem tipo não não curtia muito via o valor assim sabe mas é muito difícil porque a gente o o a maioria das faculdades só coloca isso no final porque no internato tem que ter na Unicamp o primeiro período deles da da
Medicina e da fono eles rodam com a saúde coletiva A gente vai para eu fui eu fui pede disso que é programa de educação é tipo pra gente aprender a ser professor eh e aí a gente ia com os Alunos paraa unidade básica de saúde para eles entenderem como funciona a gente já começa a a lavarem cerebral do começo então ele já passa a faculdade inteira sabendo que a saúde coletiva é importante Pô maneiro e realmente né Unicamp tem essa pegada muito tem a coletiva Lá é muito forte isso é muito muito bacana mas voltando
para R2 e pronto vai então só tem puxar saco da Unicamp aqui nessa empresa nunca vi isso deve ser um lugar maneiro é o R2 então Eu falei que a gente tem a vigilância falei que a gente tem a gestão hospitalar E aí tem o o terceiro que é uma coisa que na minha é foi diferente mas que geralmente a gente roda em algum local do da secretaria de saúde pra gente entender como é que é o funcionamento mais Centralizado da secretaria Uhum E aí eh o o meu no meu ano a gente rodou na
Secretaria de uma cidade vizinha então eu rodei lá tipo para entender como funciona e tudo só Que foi bem no meio da pandemia então foi meu atribulado eu não gostei tanto nesse sentido e só que geralmente a gente rodava em Campinas nos apoios que é como se fosse mini Secretaria de Saúde e um certo e distrito da da cidade né então a gente era para ter rodado lá mas aí a gente acabou rodando nesse nessa outra cidade por causa da pandemia então é basicamente para entender um pouco da gestão em termos de de de município
outro pra gente entender gestão Hospitalar e e outro pra gente entender como é a vigilância né massa isso é o R2 né e depois você fez alguma outra coisa Quais são os campos depois de formado que vocês podem seguir na na preventiva é então é muito como tu falou a preventiva ela é muito Ampla né então eu essa é uma pergunta que sempre me fazem Eu sempre tenho dificuldade para responder assim porque cara a gente tem a possibilidade de ir pro lado de gestão Claro mas a gente o que é que Vocês veem geralmente quando
um gestão hospitalar Quem tá lá é uma pessoa que que era um clínico é uma pessoa que foi subindo e entrou na gestão Quando você vê o gestor de uma unidade basica de saúde ou foi uma um apontamento político que colocaram essa pessoa ali naquela unidade básica de saúde ou era uma pessoa que entrou por um curso para ser ou médico ou enfermeiro da daquele local em Campinas geralmente é assim e aí a pessoa sobe pro cargo de Gestão é no rio Geralmente é assim também então tipo assim Catarina também temos um padrão temos um
padrão então tipo assim a gente tem uma uma pessoa que fez uma residência focada nisso e não é ela que tá nesse espaço não tô falando que é errado colocar pessoas que que entraram eu acho super legal ter essa possibilidade da pessoa crescer naquele local né Eh mas acaba que para quem sai da residência em termos de gestão para entrar diretamente na já estão não tem Eh muito essa possibilidade no no campo mas já estão sem dúvidas é uma possibilidade até em serviços privados também né é uma coisa que tá no seu currículo ali que
é bem interessante eh tem a possibilidade de você entrar eh pra política mesmo mas eu digo no sentido da secretaria mesmo então entrar como um eh em uma Como é que chama quando o político tá no no tempo dele tem mandato Obrigado Mandato não me senti pressionado assim soletre eu pera aí calma mas brilhou então tip tá um mandato de um de um prefeito E aí você pode entrar para ser o o tipo supervisor de redes uma coisa nesse sentido é é um sanitarista Tá super É adequado para esse cargo por exemplo eh ou mesmo
e trabalhar na secretaria mesmo com outra coisa porque a gente meio que conhece a secretaria como todo como funciona Total vigilância é sempre uma Possibilidade também E aí Óbvio vai ter dependendo do local pode ser concurso só pode ser realmente eh designado né turisticamente Eh tem possibilidades na na pesquisa sem dúvidas a gente pode tipo sair e tem um um um um programa do Ministério da Saúde eu não vou lembrar o nome agora mas que é um programa de de vigilância EPS lembrei epsis é um programa de de vigilância epidemiológica é um programa que eh
aprende a lidar com epidemias Pandemias então tipo você precisa ficar disponível para viajar pelo Brasil inteiro para lidar com surtos e tudo mais né É bem legal ah isso é legal eu tentei eu tentei não eu pensei em fazer e tal mas eh entrei na média é e assim Viar Baí inteiro não cons gravar realmente não vai não quietinho E aí então tem por exemplo epsis pro médico sanitarista é super legal né que aí ele aprende aprende isso e tudo e tá super preparado para ir pra Vigilância por exemplo eh pesquisa e área acadêmica que
é para onde eu eu era eu queria ir né então é uma grande possibilidade também mas enfim para qualquer um é eh e enfim é muito amplo né eu conheço gente que faz consultoria para serviços privados de saúde consultoria para eh prefeituras às vezes no prefeitura menor que não tem interesse realmente de trazer muita gente mas precisa de uma consultoria né Tipo diagnostica esse Rolê todo e me dá um plano de ação fazer diagnóstico situacional total é tem gente que faz isso então é é uma gama muito Ampla e tem gente também que acaba indo
pra parte Clínica é pega esses conhecimentos da que aprendeu na da saúde coletiva e aplica isso na clínica tem muitas pessoas que gostam muito de clinicar e gostam muito da atenção primária acabam indo pro pro ramo da de ser médico de família daquele local com o conhecimento que aprendeu na saúde Coletiva então tem isso também um R menos meu por exemplo ele tá fazendo residência de MFC Agora imagina o MFC que ele vai sair né baita aí ele é então é isso é tem muit múltiplas possibilidades é muito difícil falar tipo e é uma coisa
que para quem vai prestar medicina preventiva que é interessante é olha o programa de residência também porque o programa da Unicamp parece ser mais voltado para epidemiologia e para ciências APS Ciências Sociais Ciências Sociais já o da USP É parece que pelo que eu converso com ess alunos que estão fazendo lá ser muito voltado paraa gestão muito por causa do proasa e muito relacionado à saúde suplementar também parece tem um contato muito grande com é então ali e o Sírio é completamente administração administração saúde eles especificam isso inclusive tomar esse cuidado né Na hora de
escolher para onde que você quer ir sem dúvidas sem dúvidas eu eu tenho Um amigo também que foi para preventiva e ele tinha eh um plano assim muito bacana de trabalhar com políticas públicas de saúde especificamente voltadas pro público lgbtq a mais Então são oportunidades que às vezes a gente nem pensa do nosso currículo muito engessado da Medicina e tudo que como é uma formação Ampla que aborda e a saúde realmente de uma maneira muito integral né então você vai desde um início você não tá Atendendo aquele paciente individual Mas você serve a um um
bem muito bacana cara vamos fazer uma reflexão aqui ó fui longe aqui não mas é verdade porque por exemplo tanto a gente sai da faculdade com uma visão muito invisibilizada da respeito da potência que é MFC e medicina preventiva assim por diversos motivos por pelo pela cultura mesmo que é a forma como a coletividade em medicina pensa e você pensa pô é uma coisa que também não é Rentável cara gestão é um dos principais cargos em relação a a a um sistema entendeu a gente vai lá muito tentando ser especialista individual achando que é ali
que tá concentrado o poder de mudança ali que tá Não não você vai Olha que você é um um o a base da cadeia você é O Operário dentro do sistema óbvio que tá fazendo uma diferença gigantesca naquela pessoa né E tem uma a varidade é muito válido P exato mas saindo dessa dessa ponta e você começa a olhar mais De longe que é a parte de gestão do próprio MFC cara é uma potência muito grande e todo mundo pensa depois de formado vou viver de sacerdócio vou ser um vou ser médico dos pés descauso
não não é não tipo tem muita grana envolvida em relação a isso também tem muita gente fazendo muita carreira estável e de crescimento potencial assim exponencial relacionado à Medicina formação de medicina preventiva e medicina de família comunidade bem assim eu não Quero Romantizar e dizer que tipo ah é uma É uma carreira que você sai da residência e e tá tipo ah abriram-se portas não é a gente sai muito perdido tem uma uma um caminho muito bem desenhado né não é que nem uma pessoa faz uma residência de Clínica Ela sabe que o próximo passo
é ou tipo ah beleza Sou quero só isso mesmo e vou dar plantão etc ou ela vai fazer uma sub e na sub ela vai ter mais direcionamentos a gente Não tem isso a gente precisa ir traçando o nosso caminho né é que é uma coisa que a gente faz muito na residência a nossa residência a gente precisa muito e se enfiar no que a gente vai fazer tipo quando a gente tá no serviço se a a gente não for atrás do que a gente precisa fazer a gente não vai fazer porque não é que
nem uma residência de clínica que você é essencial naquele local para que aquela fila de pacientes diminua a gente não a gente tá ali para Compor na gestão daquele lugar ou no na vigilância etc então tipo a gente precisa ir meio que se enfiando e tentando Ah posso ajudar nisso daqui Ah eu sei fazer esse gráfico aqui posso ajudar e tal então tipo é uma residência que tu aprende a quebrar a cara é é exatamente isso né Você falou uma parada legal né é tipo quando n Você tá no meio do F do mato na
clínica já tem um monte de gente que passou num caminho você já sabe qual é a trilha ali do negócio você Não você tá no mato ainda e você tem que traçar o seu próprio caminho até para que outras pessoas sigam atrás curioso quando a gente pensa que é uma residência já antiga né antiga é sofreu muita coisa assim de veio o MFC como você comentou e muito interessante de pensar fiquei fiquei encucada tinha tava até com uma dúvida eh pensando até no das aulas que eu já vi de vocês né aqui aprendendo preventiva com
vocês tem uma área que eu acho muito interessante que Eu queria até saber se flerta aí com a a medicina preventiva social e acho que ao longo da graduação a gente não tem a clareza eu comecei a Tera clareza contigo John eh da importância de por exemplo você analisar sensibilidade especificidade teste diagnóstico probabilidade pré-teste e para melhorar o seu raciocínio Clínico de uma maneira geral medicina é isso e a gente não aprende isso na faculdade a gente fica eh a gente aprende raciocínio Clínico de Uma maneira muito rada a gente aprende Às vezes o raciocínio
muito dedutivo e pouco um raciocínio de outra forma e indutivo né indutivo que a gente aprende perdão ele é pouco dedutivo exatamente Fiquei na dúvida quando eu falei ele é muito indutivo e pouco dedutivo a gente se Prende muito a padrões Em alguns momentos e não bota toda essa carga que eu aprendi com vocês aqui eh na hora de pensar no nosso raciocínio Clínico porque isso não É valorizado ao longo da graduação a gente acha chato todo mundo acha chato se cria-se um estigma que não faz o menor sentido a medicina no fim é isso
isso também tá presente dentro do do programa do conteúdo programático da Medicina preventiva e social não muito a gente não tem por exemplo Quando a gente tiver estudar saúde coletiva mesmo as cadeiras que a gente tem no no mestrado por exemplo não é uma coisa que tem lá a gente no mestrado a gente vê muito isso Né dependendo Depende muito do mado M coletiva A gente vê a parte que tem tipo de cálculos etc da saúde coletiva é mais a parte de epidemiologia mesmo né então tipo ver idade especificidade esse tipo de coisa mas o
Essa parte a gente é muito mais levado para você fazer a medicina baseada em evidências né então a gente não vê a teoria não é o que a gente leva é tipo ah se a gente tá praticando a gente precisa trazer a a evidência para compor isso né e a gente Tá sempre muito atento às evidências né porque a gente tá sempre lidando com dados e tudo mais né Isso sim exato bacana é quero indicar um artigo para quem gosta de raciocínio Clínico indica por favor de um grande autor muito conhecido chamado Lopes Dr Machado
Machado Lopes como é que tu falou Lopes Aí eu fque sou eu eu também sou L Quem Sou Eu para chegar em frente a Marina pesquisadora desde os 3 anos de idade qual que é o nome do artigo João é the Process não o processo ia meter um CC aqui isso não é uma publicidade não é um publ não é publ o processo de raciocínio Clínico de estudante de medicina foi o meu TCC olha ele daí fala dos tipos de raciocínio clínico e a gente fez uma pesquisa qualitativa no qual entrevistei eh olha olha que
legal o meu TCC eu entrevistei 40 estudantes no internato dei um caso protótipo em clínica médica e pedi para Ele que eles raciocinem em voz alta gravei transcrevi e depois eu fui analisando quando quando eles fizeram Qual foi o tipo de análise análise de conteúdo Oi análise de conteúdo para tentar enquadrar dentro do raciocínio em voz alta qual que era o método de raciocínio Clínico empregado para chegar nos diagnósticos pô que rá leg né legal aí fica a dica tá disponível aberto na internet tá na Cielo tá onde vocês quiserem Se quiser manda pelo Instagram
Narra PR vocês em casa qual periódico foi na revista brasileira educação médica olia revista boa é boa É boa e é boa eu acho que eu acho que eu tenho um artigo nele também nela também tá aqui revista Eu tenho um artigo Eu tenho um artigo lá nela tamb quantos artigos publicados mano Acho que 11 11 uh por aí 10 11 12 achou me fala um pouco do teu papel de pesquisadora tu é professora o povo quer te conhecer vou te perguntar Coisa aqui tu é bailarina também que eu sei bailarin noa né Lago dos
SOS em Campinas em Dezembro tá gente não eu não vou ser nada de solista nem nada mas vai ser muito bonito estaremos lá dezembro de 2022 dezembro não sei quanto tempo esse podcast vai ficar no Spotify vai que a galera tá ouvindo esse podcast em 2049 verdade é tá meio desatualizado né gente eh e bom eu sou então eu entrei na no no grupo de pesquisa no terceiro período E Aí eu era trabal ficava no grupo de normal né como qualquer aluno E aí eu gostava muito e aí quando eu me formei eu fiquei uns
anos estudando ainda né para passar na residência e aí eu fiquei lá eh meio que esses dois anos intensivamente com as professoras escrevendo então eu aprendi muito como escrever eh artigos e tudo mais com as duas professoras perfeitas desse mundo Zeni Lami Laura Lamas Eh e e aí ela enfim eu praticamente a professora Laura praticamente pegou minha mão e me ensinou a escrever assim e aí de E aí eu fiquei como uma pessoa até meio referência eh obviamente não referência com relação às professoras para as outras pessoas né claro referência para as outras alunas e
tudo para tipo ajudar a submeter e eu comecei a conhecer todos os sistemas de submissão então tipo eu era aquela pessoa que ah quando eu precisava disso Ao invés de para professora Zen ia meio que para mim sabe aham eh então aí eu terminei a a faculdade continuei esses dois anos lá e aí quando eu vim pra residência eu continuei no grupo então quando tem aula do grupo de pesquisa eh a gente tem faz aulas todo ano para quem tá entrando a gente faz umas aulas introdutórias né tipo é importância de de usar as referências
corretas esse tipo de coisa como é que uso o Mendeley eh e aí eu sempre dou algumas aulas Eu Geralmente dou três aulas e sigo também tipo eh escrevendo e sempre que dá ajudando também com as análises e tudo né e o meu mestrado que eu tô fazendo a Unicamp agora em saúde coletiva a pesquisa é de lá também qual que é a linha hã a linha a linha é ah qual é qual é a linha de pesquisa a linha é um fio do zer tem um tem uma pesquisa bem grande que é uma pesquisa
multicêntrica que é o regid é uma pesquisa que tá estudando mulheres que imigraram pro Brasil da Venezuela e como é o processo de saúde materna e da mulher saúde sexual e reprodutiva dessas mulheres quando chegam no Brasil e no caminho né E aí o meu o meu projeto tá dentro desse é tipo um um mini bracinho desse desse a eu tô na verdade t no processo de definir isso e a Unicamp aceitar né mas mas a ideia é essa ISO legal cara quado bem doido as entrevistas são em espanhol Pânico Bem doido é Eu não
sei falar espanhol pois é todo brasileiro sabe Falar um pouquinho espanhol um portun alzinho todo mundo entende queria perguntar até porque a gente já tá um bom tempo aqui discutindo foi bem maneiro e a gente sempre faz essa pergunta e acho que vai ser bem difícil responder visto o que a gente comentou mas da amplidão né da amplidão existe amplidão a gente já teve essa discussão na primeira temporada você me calou e amplidão existe e mas é muito curto né gente e aí a parada é quando você se Forma médico sanitarista médico preventivo e social
não né a gente chama sanitarista sanitarista é especialista em saúde coletiva Então pode ter por exemplo enfermeiro sanitarista ah animal legal quando você se forma você termina a residência qual que é a expectativ assim que uma pessoa pode esperar em termos salariais eu nem sei te dizer é eu não sei tipo é eu eu não sei eu tive a não sei se é se eu posso dizer que é uma como é gente eu tô ótima com Palavras hoje quando você tem uma tem uma pessoa que não ai meu Deus ótimo você tem uma sorte é
não é sorte é tipo ação vou usar sorte vou usar sorte faz uma mímica não gostou não gostou da minha indicação sorte C sorte cer eu eu tô completando mais a gente pensa igual isso é que ela fez dois dias de Pediatria eu tive a a sorte aí eu vou botar entre aspas eh de meio que já sair Empregada Porque eu meio que já tava na média e acabei que sair da da residência já com uma certa eh perspectiva ali e e é eu eu eu fui pra residência sabendo que eu queria seguir a área
acadêmica Então para mim nunca foi uma eu nunca pensei tipo para para outro lado então eu já tinha essa isso traçado na minha cabeça eu ia para eu ia fazer residência eu ia fazer o mestrado eu ia esperar sair um concurso para professor enquanto eu fazia o Doutorado eh então eu nem tive essa necessidade de ir pro pro mercado de trabalho buscar alternativas sabe então tipo realmente o que eu posso dizer é que eh não é não é muito Claro não é muito fácil quando você sai saber o que fazer eu e como o John
falou existem muito as oportunidades nesse sentido até do setor privado que vão ser muito eh benéficos em termos salariais né Eh mas em termos de Sus eu acredito que Se a gente for comparar o que o médico sanitarista ganharia exceto se ele tiver realmente já no cargo de Gestão e tudo mais porque se a gente for comparar isso e comparar o que um cirurgião cirurgião ganha tipo médico sanitarista é bem pobre em termos comparativos tá gente não tô falando que médico é pobre não sim perfeito eh e mas e eu já cheguei a ver concursos
que tem cargo específico para médico sanitári Isso é raríssimo raríssimo e que paga meio que o Equivalente que pagaria pro médico nos concursos públicos né então é isso varia Varia muito e eu não sei dizer porque eu não tive que ir pro mercado assim né Eu já vi gente que que foi para cargo de Gestão mesmo médico sanitarista cara privilégio lembrei privilégio privilégio falando em Privilégio aqui que ganha muito bem muito bem assim tipo uns 30k bom hein 30k bom sim que não vamos Romantizar não é o não é o normal normal até porque Também
se se depende Para onde você vai enveredar como é amplo se for pra gestão e for de uma saúde suplementar ou de alguma algum porque o hospital é uma empresa no fim das contas Então tudo depende você pode estar na gestão de uma empresa pequena que tem poucos recursos e obviamente teu salário vai ser proporcional a isso ou de uma empresa gigante super bem estruturada com sei lá com uma boa remuneração Então tudo depende em relação a isso mas também eu Acho que é um GAP muito grande entre se entrar para esse nível de gestão
você por exemplo querer pesquisa e carreira acadêmica a gente sabe que qualquer área Vai ser menor menor remunerado entendeu ou então você for pr pra SUS mesmo assim de uma forma geral que temha um salário padronizado Praticamente em relação ao que que é que que é ser médico né então é isso eu acho que o que o que dificulta de responder pergunta na preventiva é justamente por ser tão Ampla e por não Ter essa essa essa esse caminho tão bem estabelecido né Eu acho que é mais isso mas Total faz muito sentido então eu tô
satisfeita Eu também estou Você tá satisfeita mar tô você curtiu vim aqui no podcast curti curti C legal é maneiro né vim ver o que do que que o povo tanto falava é isso o pessoal tá animado nessa terceira temporada Tá chegando muita coisa boa até aproveito e já deixa o gano daqui a pouquinho chamo seu ar aí mas pra galera que tá assistindo no no YouTube ou em algum reprodutor de áudio né ouvindo no caso e a gente tem um formulário aqui no link da descrição em que a gente abre para vocês cara que
que vocês querem ouvir e até fiquei pensando aqui a gente falou muito de gestão hospitalar talvez fosse uma coisa bacana da gente conversar jun não sei se interessar a galera trazer algum gestor de fato hospitalar não importa o que a gente pense que importa que o povo quer manda esse formulário aí meu Deus do céu Eu tô sugestion Tá bom já me calou aqui me calou Então manda um formulário pra gente especialidad que vocês queiram saber caminhos da Medicina que vocês queiram acho que teve uma coisa muito bacana aqui nesse podcast que foi a medicina
não é reta sempre que a gente fala desse sentido eu acho muito bacana Então teve momento de crise em que eu também passei na faculdade pensando gente será que é isso mesmo que eu queria acho que no início da faculdade Todo mundo passa por isso inclusive sei lá bioquímica para mim foi meu Deus do céu e era o que eu tava achando que eu ia gostar então foi um back muito grande mas também 4 horas sobre mitocôndria cara pelo amor de Deus pel Amor pelo amor de Deus o que que é o início da faculdade
de medicina e como a gente não valoriza uma parada que no fim vira muito importante né a gente realmente caga pro negócio todo Enfim acho que são coisas interessantes aqui a gente Comentar e sempre que a gente fala de coisas que fogem do caminho tradicional acho sempre muito interessante sim porque abre a cabeça e bem ou mal nós três aqui fugimos do caminho natural entre muitas aspas a História Natural da Medicina a gente deu uma fugidinha e eu tô absolutamente satisfeita também é eu acho que inclusive assim tipo eu eu sou uma pessoa que eu
falo claramente assim cara se eu tivesse feito outra faculdade eu eu eu teria feito uma faculdade muito Mais feliz que teria muito mais a ver comigo assim eh mas eu tive uma grande sorte de encontrar uma uma pequena parte da Medicina que eu me vejo completamente me identifico completamente e sou completamente plena que foi a saúde coletiva mas foi sorte assim tipo se eu tivesse tido a a mesma mentalidade que eu tive Quando entrei na Pediatria a a mesma maturidade mesmo eu teria largado no primeiro período segundo terceiro só que eu não tinha né não
tinha maturidade No fim das contas deu super certo e eu tô muito grata de ter passado por isso né É mas é curioso isso né às vezes quando a gente tem a coragem de seguir um caminho menos convencional e de ir contra o caminho ou o que estão falando a pressão social a gente acaba se encontrando muito até dentro da Medicina Eu já ouvi muito pessoal aqui dentro falando isso também outros médicos aqui dentro sim falando que foram pra gestão por exemplo falando cara eu marquei o Xiz errado quando eu escolhi medicina Uhum E hoje
tô super feliz sendo médico fazendo uma coisa isso é um tema legal para podcast ISS é um tema maneiro porque a gente ouve muito falar da galera que fez outro curso e depois entrou na medicina e se encontrou sim e a galera que escolheu medicina e se encontrou em outro curso e não saiu por pressão só da sociedade né tem sa CL eu tenho inclusive um convidado legal para trazer que é um um um amigo meu que se Formou comigo na faculdade e saiu no meio da residência para fazer direito eu conheço alguns que fizeram
direito depois e que continuam clinicando mas fazem direito tem uma noção Esso é muito maneiro é verdade se vocês quiserem formulário formulário ou Instagram manda pra gente é manda pra gente @l mzj aí manda pra gente @marina Pulp isso aí Marina com l só Manda aí um l só não um n Só meu Deus do céu Socorro Mara mar Marília marinita prazer imenso est aqui com você foi ótimo esse podcast muito obrigada pela cara todas as histórias eu foi dos podcast que eu mais me diverti sinceramente rachei o bico no início e acho que deu
para ter tenha certeza que tu fala isso para todo mundo não fala isso para todas Marina não falo foi um podcast que acrescentou muito O João fala para todos que teve uma análise muito aprofundada não é para todos nessa Temporada tá sendo especial né tá tá sendo diferente né tá não tá não todo mundo vem aqui entrega muito muito valor assim né mas tem dinâmicas e dinâmicas assim de de Podcast eu acho que essa temporada em especial tá os episódios são mais longos porque a gente tá indo mais profundo assim sabe verdade a tá quase
já tá com uma hora de Podcast vamos encerrar Bora encerrar o povo tem que abar tem que comer tem que dormir tem que fazer as coisas deles Quinta-feira que vem a gente tá de volta é isso não sei qual espade não vou falar não sei nem se é especialidade ou não a gente se vê no quinto episódio é isso segue a gente no @med residênci médica no nosso Instagram no @med aqui no YouTube segue os nossos perfis pessoais que a gente já falou aqui sei lá meti essa agora e manda o podcast pros seus amigos
seja esse seja os próximos episódios Estamos nos principais reprodutores de áudio não vamos falar Hoje quais são fala todo mundo já sabe e é isso galera Ó jozin um prazer imenso Marinho um prazer imenso beijo grande para vocês a gente se vê aqui que tchau gente beijão