Show aí pessoal boa noite a todo mundo né novamente essa aqui basicamente é a primeira reunião né que a gente vai fazer sobre a imersão que a gente teve a discussão sobre a matri SW né e os pontos que foram levantados e como as reuniões Vai demorar um tempo a mais do que normalmente dura né que 30 minutos e a gente achou melhor subdividir né as reuniões em cada uma dessas áreas seria no caso forças Fraquezas oportunidades e ameaças aí a gente vai dar mais foco inicialmente nas fraquezas e forças nas ó e ameaças quer
dizer né fraqueza e ameaça nas primeiras duas reuniões porque a gente vai estar mais eh com energia vai ter mais eh concentração e vai entender vai ficar mais animado né nas duas primeiras reuniões depois a gente vai vai vendo que vai ser um pouco mais cansativo né E vai acabar perdendo um pouco o foco e as forças e e e oportunidades talvez não Seja algo tão tão necessário uma discussão tão assídua quanto fr e ameaças que a gente estão sofrendo E aí a ideia Inicial é o seguinte a gente tem que na fraqueza né que
seria a primeira primeira das das a primeira reunião né Eh a gente elancar tipo assim beleza comunicação interna quem quem escreveu comunicação interna né dos quatro grupos levantar a voz e falar assim ah eu entendo que uma das fraquezas do canal é Comunicação interna por causa disso aquilo entendeu alguém que escreveu no dia pode falar pra gente O que acha que é uma das fraquezas do canal euac você pode mandar no chat Quais são os tópicos que a gente escreveu aquele dia só pra gente já já ir se preparando eu vou mandar o link aqui
calma aí beleza Tá aí o primeiro pode falar eu posso falar ah Levantar a mão desculpa pode falar andren ah não pode esqueci da função de levantar a mão eu levanto Vocês pode falar depois Tranquilo então na verdade eu nem lembro se fui eu ou se foi alguém do meu grupo que colocou eh esse tópico mas eu lembro que todo mundo concordou com com ele sabe eu acho que é aquela questão que a gente vem falando tem muito tempo da comunicação interna do canal e a gente tem já Procurado várias ferramentas e tipo assim eu
falei com o pessoal já melhorou muito em relação ao que era só que ainda tem algumas coisas que a gente tem que tentar melhorar e eu acho que essa questão também da da divisão né que teve no Social mídia realmente foi para tentar melhorar isso e eu acho que falta um pouco de realmente mandar mensagem ou falar com as pessoas por exemplo ou então às vezes só falta de lembrar mesmo igual no na semana do fazendeiro a gente Tava na correria né Eh fazendo vídeo preparando conversando com o pessoal editando e faltava gente para postar
os vídeos e aí a gente conversou Só que ainda ficou faltando vídeo para postar então tipo assim teve a comunicação mas alguma coisa falhou no meio que ainda ficou vídeo sem postar e coisas assim sabe não sei aonde se perde exatamente eu acho que isso tem que ser debatido dentro do canal porque normalmente acontece isso Às vezes a gente comunica E ainda não acontece sabe o que que acontece para não não funcionar entendi é até foi um ponto que eu conversei com a Gabi durante a semana fazendeiro né a gente marca tipo assim a gente
que tava ali aqui na UFV né trabalhando durante semana fazendeiro a gente viu qu corrido é todo mundo que tava trabalhando viu né foram os os sete dias e semanas correria danada quem fazer cobertura ficava sempre a Gabi o a Isa o Geovani E essas pessoas a Duda Também ajudou aí Alguns dias eh e aí tipo assim tinha os vídeos editados a gabit durante a noite editava os vídeos tinha quarto sobrando a gente marcava as pessoas no grupo mas não não havia o post e tipo assim igual eu falei com o bon também hoje na
sala Eh quem tá com internet tipo assim só ela mandar o vídeo no grupo baixar e colocar no Instagram tipo assim eh cria um um no chat PT né um cop tá ligado então tipo assim coisa simples Tá ligado não Precisa nem de de uma discussão muito assídua mas é Acho que até no dia a gente discutiu e andrina vai lev vai pode ser um dos pontos que ela vai falar que teve aquele acho que é mo no não sei um dos aplicativos que a gente vai tentar implementar sobre comunicação interna e aí pode falar
ô and Você pode levantar a mão Você pode falar Ah sim não mas eu nem ia falar desse aplicativo no tava olhando vai olhar a capacitação e tudo Mais mas o que eu sinto falta às vezes Nesse quesito de comunicação interna é falta de alinhamento eu acho que tem muitas informações soltas que eu acho que isso recai muito sobre não ter reunião entre as áreas todo porque assim eu pensando ah Andreina pertence ao canal eu tenho que estar ciente de tudo que acontece no canal e tudo que e tudo que acontece principalmente na minha área
eu sinto que às vezes as áreas não se comunicam não tem sabe esse Alinhamento interno então às vezes Ah o pessoal tinha que postar vídeo mas quem tinha que postar vídeo isso foi chegado falado paraa pessoa especificamente Olha Você Tem que postar o vídeo é uma uma demanda sua estou te transferindo isso eu acho que a gente peca muito nessa falta de aliamento interno Porque daí eu acho que aí que que acaba se perdendo tudo pode falar Bia igual na questão do grupo uma coisa que eu percebo que ajuda muitas vezes é invés de mandar
no grupo Já manda para alguém para alguém fazer aí se a pessoa falar assim ah não posso já direciona para outra pessoa porque se você deixar solto no grupo ninguém vai pegar todo mundo vai pensar Ah outra pessoa vai e pega só que quando você direciona para uma pessoa ela já responde imediatamente Posso ou não posso A Andreina uma vez tinha comentado eu não lembro em qual momento mas tinha falado sobre aquela questão de termos a sede que ia ajudar a ficar muito claro Eu sa que também falou isso da gente colocar ali a tarefa
que cada um tá fazendo eu acho que isso vai ser muito bom já desculpa aí pensando na resolução do problema porque vai ser meio que uma obrigação Nossa de deixar muito muito à vista aquela situação Então vai tá ali e a gente vai poder destinar exatamente para cada área assim talvez perfeito A Raquel pode falar ra então só falando dessa questão da postagem dos vídeos porque eu eu fi fui Uma das pessoas que me dispus a postar mas senti também essa falta de comunicação como andren falou por quê acho que no no primeiro dia que
vocês tinham mandado a Luise se dispôs a postar Aí eu mandei mensagem diretamente para ela eu falei Luiz você vai eh como vai ser assim pra gente dividir né o o trabalho os dias tal e aí ela falou Raquel posta esse e esse amanhã aí eh aguardei chegar o dia seguinte a Gabi tinha até falado também para tomar Cuidado com os horários né tentar postar com 4 horas de diferença e assim fiz postei 8 horas da manhã e enquanto eu estava esperando dar o às 4 horas outra pessoa postou E aí aí essa informação ficou
perdida também para mim entende porque eu eu tinha entendido que naquele dia eu ficaria responsável por por fazer essa tarefa aí depois eu não sabia mais o que fazer não entendi é é tipo assim eh na na na postagem eh eu acho que isso Aí acontecer a mesma coisa na mostra Universitário ano passado por exemplo eu tipo assim eu eu a gente tá tipo tentando corrigir o trem no meio do do emb tipo assim eh consertar o avião no meio do voo tá ligado e isso a gente fez a solicitação para vocês foi na quarta-feira
só que aí tipo assim no dia que a a Gabi pediu foi tipo assim que eu pedi no grupo né na verdade eu marquei você e a luí foi tipo numa quarta-feira por exemplo então tipo assim já tava no Da semana fazendeiro então tipo assim eu peguei vocês de Surpresa porque tipo assim a gente tem que eh antv isso aí pros próximos anos tipo assim ah o que melhorar no ano que vem quem tiver fora de Viçosa pode tá pode ter o favor de postar tá ligado Tipo assim porque quem ou não a Gabi tá
ali gravando e ela vai ter que postar gerar o cop editar eu acho que ficaria muito sobrecarregado então tipo assim no próximo ano quem tiver fora de Viçosa e não tiver na Semana do Fazendeiro Por Exemplo né aqui uma uma situação que que aconteceu recentemente é a gente passar isso tá ligado com organização mas aí tipo assim quando é igual aconteceu né que você solicitou Eh ó que a gente solicitou para você e teve esse de comunicação que a gente publicou tipo assim eh pode continuar postando tá ligado eu acho que tipo assim igual aconteceu
comigo eh a a Gabi me passou dois vídeos que era o da Agri Júnior e da ambiental Júnior então tipo assim eu eu dei um intervalo de Du horas para publicar aí você publicaria tipo 8 Depois às 10 Depois a meio-dia depois às 4:00 tá ligado e depois às 6 como era uma frequência muito alta na semana do fazendeiro mas é só tipo assim no momento em que teve uma publicação não precisa se perder pode continuar o processo só que aí você vai publicar depois de duas horas tá lendo mas é não não é você
não tipo assim você não Precisa saber disso só tô avisando que tipo assim muitas coisas que vocês podem fazer vocês pode ficar livre ent liando só usar o bom senso e continuar publicando continuando mantendo aquela sequência de vídeo não sei se eu se eu atrapalhei alguém falar Se alguém quiser falar andr tá com a mão levantada Ai eu tô só para tipo assim realmente dar um uma puxada aqui na reunião de a gente pensar em soluções acho que todo Mundo pautou aqui a gente discutiu e identificou alguns pontos porque a gente tem muito ponto para
discutir Então acho que se a gente ficar discutindo discutindo discutindo a gente não vai chegar em lugar nenhum eu acho que seria interessante agora a gente começar a propor soluções tipo a questão da acho que tem como puxar a perfeito igual a Carol falou ah tem essa possibilidade da sede tem a possibilidade da da sede Ok mas se não rolar a sede como que a gente Pode fazer Essa gestão à vista tipo assim uma reunião um por mês pra gente alinhar eh e mostrar o que cada um tá fazendo ou algum quadro alguma coisa que
fique exposta a gente pode começar a organizar aí E outra coisa que eu falei na outra reunião na outra reunião nas reuniões de feedback com as áreas que eu volto a reforçar é a questão das reuniões entre as áreas ter um um prazo estabelecido nessas reuniões direcionar tarefas específicas igual eu Andreina Dentro da área de gestão de pessoas sou responsável pelos feedbacks a tarefa é minha então assim que todo mundo da da da área principalmente Saiba que essa tarefa é minha essa função tem um prazo delimitado e eu tenho que entregar essa demanda Então acho
que a gente tem que começar a direcionar mais as coisas igual essa questão é que aconteceu do Instagram e foi solicitado as meninas só que elas não sabiam que aconteceu essa mudança alguém postou e daí ficou essa Falha Ah eu faço eu não faço então direciona bem cabe aos diretores orientar e a realização dessas tarefas Então eu acho que isso aí já resolveria assim bastante problemas nossos é isso minha minha meu Pitaco de resolução pode falar manda seria Mas seria esses esses três pontos aqui que você falou ô Andre isso em vez de repassar as
atividades coloca tipo assim eh Direcionar atividad para membros Específicos igual tipo que aconteceu é só um exemplo aqui na diretoria de social mídia que agora a gente tem gerentes responsáveis por cada mídia social então tudo que compete a eu não lembro agora ao tiktok A Raquel é responsável então assim a gente tem que ter pessoas responsáveis por atividades específicas pra gente saber quem cobrar caso isso dê errado pra gente ter um controle também ó Perfeito show de bola aí Amanda e o Patrick levantou a mão gente boa noite de novo então é o que A
Andreina falou que eu ia falar né Eh eu como gerente do Instagram a tarefa de postar os conteúdos é minha eh como a Malu já fez eh foi dia 12 foi no dia do agrônomo eu não não sabia que tinha que postar e aí ela me mandou e eu coloquei lá na planilha que dia 12 de outubro eu acho que é o dia oficial do agrônomo Enfim é o dia que a gente que eu vou postar lá no Instagram eh essa esse post então a tarefa de po de fazer as postagens é minha então vocês
podem e mandar Direcionar para mim tranquilamente Mas Amanda igual você falou né que é responsabilidade sua só que a gente também tem que lembrar que tipo Em alguns momentos a gente vai est fazendo outras atividades igual semana do fazendeiro você tava lá ajudando a gente no stand então tipo assim a gente Direcionou para outras pessoas e o que a andrina falou eu acho que é realmente isso tipo a gente direcionou não para uma pessoa específica acho que foi Andreina mesmo que falou a gente só soltou no grupo então tipo assim eu entendo que a falha
na comunicação foi também um pouco da nossa parte porque a gente não tipo assim a gente mandou e não não cobrou que alguém falasse eu vou postar foi conversado A Raquel falou né e conversou no privado com a Luise só Que tipo assim a gente não ficou sabendo então a gente pensou Poxa talvez ninguém poste E aí gerou essa confusão toda então tipo assim foi erro também nosso de quem que pediu e não não conferiu né se as meninas tinham eh confirmado se ia postar então tipo assim eh Foi um erro que aconteceu mas você
falando também de você repostar a gente no caso pediu as meninas porque você tava ocupada então tipo assim vai acontecer momentos que por exemplo a Raquel que é do tiktok ela Vai est ocupada com alguma atividade e a gente que e as pessoas que são do Instagram também vai precisar postar para ela vice Vera sabe então tipo assim quando acontecer isso a gente tem que ter uma comunicação melhor mesmo que seja no grupo falar eu eu vou fazer ou Fulano vai fazer porque senão vira bagunça senão fica como se é todo mundo vai fazer e
também ninguém faz gente cortar rapidinho aqui eu um minuto que eu eu vou usar muito essa Frase que a Gabi falou agora Gabi eu concordo com essa sua fala só que eh o que eu penso Quem é responsável pelo Instagram é a Amanda então diretamente a gente tem que solicitar ela para postar caso ela esteja ocupada ela demanda isso para alguém entende então tipo assim eu acho que a gente tem que manter essa comunicação Direta com quem é responsável então se a Amanda está ocupada ela vai direcionar para outra pessoa então eu acredito que isso
seria Tipo sabe a gente começar a se orientar dentro do canal Quem é responsável pelo quê através do organograma era isso que eu ia falar agora eh quando eu não puder vocês podem deixar que eu vou Eu me comunico com vocês e direciono a tarefa para outra pessoa sem problema nenhum Ah show de bola é só o desculpa Ô caro só te cortar rapidinho mas é porque desde o início do canal o boren sempre falou isso E o que vocês estão percebendo agora antigamente A gente tipo assim mandava mensagem no grupo e aí tipo assim
ninguém fazia porque todo mundo achava que o outro ia fazer e de fato isso acontece E aí ocorre esses erros né eh e aí ele sempre batia na tecla de tipo assim mandar mensagem pro pessoal no no privado no caso vamos supor agora igual for direcionado paraa Amanda ela ela postar os FS no Instagram manda mensagem para ela no privado aí se ela não conseguir ela vai mandar para outra pessoa que a Outra pessoa vai ter que fazer para ela entendeu mas tipo assim deixa já detalhado mesmo para não para não perder o processo pode
voltar a falar o Carol desculpa interromper Não imagina é porque assim o que que eu pensei que nesses casos quando a gente vê algum evento que demanda mais pessoas e às vezes que nem foi o exemplo de Amanda aí ela tava muito ocupada lá com instante também eu acho que a gente pode meio que abrir uma umas coordenadorias ent entre Aspas a parte para que a gente consiga dividir melhor essas coisas também então por exemplo se a Amanda ela tá mexendo no Instagram então no período da semana do fazendeiro ela não vai est tão presente
no Instagram coloque outras pessoas para fazerem isso não só uma pessoa porque acho que às vezes pode ficar mais pesado também mas que aquelas ficam responsável por isso também não só nessa situação mas em qualquer outra pelo menos naquele período ali daquele Evento tá perfeito Tem mais outras pessoas para falar Patrick Andreina Amanda S só mais uma coisa eh se vocês tiverem alguma postagem que tiver uma data pré-definida vocês me mandem antes para eu colocar na planilha igual eu fiz com a Malu por favor perfeito Patrick não que eu ia falar essa questão de Divisão
por exemplo igual a questão de prospecção de vídeos quando tava com a Taíssa quando ela não dava conta ela repassava para mim então a gente nunca teve esse problema em questão de publicação sabe ficava bem definido quando ela não conseguia prospectar ela passava para mim ou seja e a cargo de mim dela tá organizando isso ou seja a gente tinha que se resolver entre si entendeu para não ficar perdido qualquer um tá fazendo a atividade tem que ter Uma pessoa mais definida dessas coisas esses pontos assim não perfeito eh igual vamos supor nesse caso da
semana fazendeiro aí não seria como a Gabi agora cuida de uma outra área ela deveria entrar em contato com a com a Carol a Carol entrar em contato com as meninas social mídia e definir quem publicar seria isso né Patrick e aí elas resolverem dentro do Social mídia mesmo Carol Luiz no caso que é a nova diretora lá isso que fica mais fácil já tem uma Planilha de se organizar sabe já fica dentro da área delas não fica subdivido as coisas e acaba não resolvendo nada se ficar dividido dentro da própria área aí a função
das meninas resolver isso tá dentro da área delas por exemplo viu um vídeo para mim para taa gravar uma ideia de vídeo isso fica como responsabilidade Nossa a gente tem que resolver ISO de uma forma ou outra mas tá entre minha tá esse que tá dentro da nossa área se tem áreas do canal cada área trabalha dentro Da sua área eu acho que funciona melhor assim não perfeito show de bola aí esse ponto Então tá resolvido comunicação interna tá resolvida né pessoal se Deus quiser na próxima com certeza vai ter comunicação interna porque querendo ou
não toda toda empresa tem e um problema de comunicação interna e vai continuar aparecendo mas talvez que tem evolução igual da última vez né que a gente teve esse problema aí foi melhorando foi Melhorando com pessoal de gestão melhorando e agora nós está tipo assim já num num estágio mais que são pequenos detalhes que vai melhorando se Deus quiser na próxima imersão pode a só tem mais um adendo eu mandei no chat mas eu acho importante reforçar que é a questão do nosso organograma ele tá no nosso drive então é de suma importância que todo
mundo saiba aonde que tá todo mundo ali Quem é responsável pelo que Porque daí a gente Tem para onde recorrer sabe então acho que isso aí já facilitaria assim muito a nossa comunicação interna e também não tirar a autonomia das outras pessoas já temos pessoas responsáveis então é demanda daquela pessoa é só isso mesmo show aí o a próximo ponto é marketing interno Quem colocou marketing interno que gente pode fazer para melhorar o que que é um problema pode falar Carol o meu grupo colocou marketing interno porque a gente Acredita muito que as outras pessoas
elas ainda não entendem muito bem como o canal funciona não olham o canal como uma atividade realmente importante porque tipo assim gente todo mundo tá aqui dentro todo mundo sabe que todo mundo tem muita tarefa a gente faz muita coisa pela UFV muita gente sabe que algumas coisas el são do canal mas outras não Eu já conversei com Inúmeras pessoas que quando eu falei de tal evento falou de tal vídeos Falam assim Nossa eu fui nesse evento não sabia que era de vocês e eu acho que isso é um ponto muito fraco nosso até tipo
para mim chega no mesmo nível da comunicação porque a gente tem que as outras pessoas elas TM que ver como a gente tá aqui a UFV ela tem que olhar e falar OK ele tem um grupo de pessoas muito importantes que fazem muitas coisas as pessoas precisam entender que a gente que faz e não por exemplo o ca muita gente acredita ainda que ciclo de Empregabilidade era do ca não era nosso sabe e falta isso não perfeito bem falado a Gabi também levantou a mão eu concordo com a Carol teve um dia desse também eu
acho que teve um um conhecido meu né que chegou assim e falou me perguntou Ah eu vi que tem processo seletivo aberto no no canal mas Mas tipo o que vocês fazem sabe aí eu fiquei tipo como assim você não sabe tipo Você viu o processo seletivo mas Você não sabe o que a gente faz então eu acho que isso fica um pouco apagado sabe do que a gente realmente faz do que que a gente promove então falta um pouco disso também E aí acaba que prejudica um pouco o processo seletivo porque a pessoa Ah
tem um processo seletivo mas eu não sei o que o que é o que fazem e também não vou procurar sabe então acho que isso pode prejudicar um pouco também Entendi e eu eu compactuo das mesmas dores que vocês porque eh normalmente já Já até chamei pessoas né para para pro canal né No início do canal e até pouco tempo atrás acho que foi na recepção de calores ali no no dia de campo e aí o pessoal assim ah o pessoal que mexe com videozinhos como se tipo assim a gente fosse tiktok E essas paradas
assim tá ligado Tipo gera até um incômodo Na minha opinião porque tipo é muito mais é muito é muito grande que a gente faz tá lendo então tipo assim a gente pensar que ah é só vídeo não é só vídeoo tá Ligado é evento organizar evento é pensar no público é entender as demandas do pessoal é tipo é muita coisa então tipo assim aí a minha a minha pergunta é tipo assim o que que a gente pode fazer para melhorar o marketing Inter é tipo assim fazer mais divulgação do que que a gente faz no
Instagram todo mundo aparecer vamos supor cada diretor fazer um vídeo explicando o que que cada área faz e colocar no destaque Eu acho que desculpa Andreina Você quiser falar Ah não pode terminar Carol Depois eu falo eu acho que é legal fazer essa coisa de mostrar no Instagram cada diretor cada diretoria né os membros ali só que também vai est muito ligado com essa parte do regimento interno de formalizar O que é o Azer de formalizar de falar assim ah é um projeto de extensão ligado ao qu Ah é como se fosse uma empresa júnior
ou não que ali eu acho que já começa a direcionar sabe o Que a gente é para as pessoas também T saber o que nós temos que saber o que nós somos antes para depois direcionar as pessoas no que a gente faz Nossa concordo super com a Carol nesse ponto porque tipo assim igual lá na S do fazendeiro mesmo Ah quando o pessoal perguntava Ah mas e aí o que que vocês são eu a gente é um projeto de extensão A gente é uma organização sem fins lucrativos o que que a gente é e eu
acho que seria muito legal até falei no chat Fazer tipo assim um programinha tipo ah Conheça o aaz Ah como é como é ser teve uma ideia muita muito tempo atrás em algumas reuniões que as meninas do tiktok eu acho que não sei se foi do Social mídia foi foi o pessoal do tiktok falou tipo ah como é como é a rotina de um dia sendo do aaz e eu acho que a gente tem que melhorar muito essa questão tipo qual que é a diferença qual que qual que é a diferença que o Az faz
na minha vida sabe oportunidades tudo Mais pra galera criar aquela expectativa aquele negócio tipo ah eu preciso entrar ali para conseguir o emprego Ah eu preciso entrar ali para sabe coisas assim não sei se deu para entender mas eu acho que a gente tem que igual a Carol falou partir do um ponto de início O que que a gente é de fato perfeito Luiz levantou a mão é eu acho que tá muito ligado realmente à formalização do que é o canal e eu também acho que uma das coisas que Poderia ajudar seria Por exemplo quando
a gente for colocar um processo seletivo no ar para igual a gente colocou de edição pelo menos ter uma reunião com os o pessoal que quer entrar pra gente fazer uma mini apresentação pelo menos todo o processo seletivo que já participei tinha essa etapa que aí a gente consegui ia mostrar todas as as diretorias e tudo e fazer uma apresentação Geral do canal mas eu acho que realmente Seria muito Bom primeiro começar pela formalização do que é realmente o canal calma aí que eu tô anotando as coisas que o pessoal parou de falar mas eu
gostei muito das ideias da Andreina né e da e da e da Luiz pode falaria Po falar Luiz também eu tenho uma ideia eu vejo que funciona bastante mas eu não sei se alinha muito com o propósito do canal né que muitas pessoas elas lembram que uma entidade alguma coisa existe quando a Gente vai em um evento físico tipo presencial porque o online querendo não você tá só ali no evento físico você vai você vê as pessoas você interage com todo mundo igual no dia de campo um monte de gente ficou conhecendo o canal pelo
dia de Campo pelo menos assim pessoas mais novas pessoas de outro curso Então eu acho que seria uma proposta interessante talvez é acho que eu tinha até falado na No dia mesmo da emão a gente pensou nisso também acho que a gente colocou marketing Inter também Meu grupo e ou tem uma outra área aqui não sei se é fraqueza ameaça oportunidade mas eh a gente desde desde do do segundo semestre praticamente do ano passado a gente não fez nenhum evento presencial como se fosse o empregabilidade e no empregabilidade apesar da gente não ter tipo um
contato igual no dia de campo né que a gente acompanhando o pessoal tem Como você com a pessoa al direto tirar dúvidas etc eh o empregabilidade é só uma palestra da empresa e você fica lá com uniforme do canal mas eu via muitos estudantes vendo eu conversando com as pessoas que vieram da empresa eh fazer a palestra tipo assim como o boren não tinha chegado vamos supor um tempinho depois que ele que as pessoas chegaram eu que tinha que abordar as pessoas eu que tinha atender a pessoa deixar a pessoa lá no palco colocar apresentação
Dela então tipo assim esse é um momento em que você tem que conversar com a com a empresa e aí as pessoas pessoas vem você conversando tá ligado Tipo assim como é que é eh como é que é você tá na AZ e ter uma conversa Direta com essas pessoas que são tipo assim referência dentro do Agro E e esse ponto também que falou né tipo no evento presencial você tem mais contato e você consegue explicar pra pessoa as pessoas verem quem quem são Vocês que trabalham e tudo mais layout marca muita presença do canal
na universidade o dia de Campo Tá confirmado pro ano que vem já né então a gente vai ter outro dia de Campo você garantido mas eu acho que não vai ser tão o bor me explicou hoje como é que vai ser não vai ser tão tão chamativo igual foi no Vale entendo então a gente precisa fazer alum um de empregabilidade novamente para talvez colocar nosso nome Em eventos presenciais tem como fazer esse ano tô precisando do emprego hein tem tem ô dá para conversar com porem chamar Cargil ai graças a o bom Deus vamos lá
hein aí tá vai assistir a gravação depois boré ó pode chamar Cargil aí pra gente eh Então beleza aí realizar eventos presenciais né com Ah tem mais uma D daí pessoal eu acho Também que ao começar os vídeos se a gente der uma introdução sempre tipo assim ah Nós somos o canal agricultura a sabe não desse jeito mas tipo assim um jeito animado e tal e d introdução do do que que é o vídeo do quem está promovendo os vídeos entende tipo se for um vídeo de curiosidade aí falar Eh você sabia de tal coisa
nós do agricultura AZ vamos te contar e e expõe isso sempre deixa explícito o Que que é é o canal também assim ah leva informação canal agricultura leva informação até você deixa você mais próximo da Universidade tipo sempre começar com uma introdução assim Acho que ajuda também eu acho que essa ideia da Raquel é como se fosse criar um bordão não um bordão pro [Música] Canal tipo assim a gente tem um bordão que eu levando especialista até o Produto Rural tá ligo mas aí a gente não não utiliza tanto eu coloquei nos vídeos tudo que
a gente colocou lá no no CCA né e na na Fazendinha mas é só uma frasezinha que eu coloquei na no canto do vídeo é então pode ser sabe só que aí pegar o costume de toda vez que for gravar o vídeo a gente falar mesmo perfeito lev é eu coloquei ter produtor rural Mas é porque era semana fazendeira Né mas é até você eu acho que o até você fica mais curto e aí fica mais frisado Sim então beleza aí então e esse aqui seria também eh utilizar o bordão ahal em perfeito aí beleza
aí sede que quem falou acho que quase todo mundo escreveu sed né a gente mas aí depende mais de você do que de nós Ah mas pode falar por Por é uma ó Por que uma fraqueza Por que que a gente deve aprimorar Ah sim eu acho que assim uma grande fraqueza ou não uma grande fraqueza eu acho que por a gente ter uma equipe muito grande hoje e ter uma equipe multidisciplinar muitas vezes acho que falta integração né a gente às vezes entra no canal a gente não tem momentos de reuniões tão longas eh
momentos de integração de encontros assim fora a reunião rapidinha ali na hora do almoço eh que promovem isso né Então acredito que pra gente ter um bom alinhamento pra gente ter uma equipe motivada e uma equipe que veste de fato a camisa e tem esse pertencimento de ser um time às vezes falta essa Integração eu acho que a sede além de promover essa integração a gente vai ter um lugar físico pra gente guardar as nossas coisas para não ficar perdido sabe eh ter o nosso cantinho para gravar fazer um mini estúdio às vezes sabe a
gente tem equipamentos bons de última geração A gente tem eh recursos financeiro assim esplêndidos dentro do canal eu acho que falta um lugar pra gente falar ver assim esse aqui é o nosso lugar aqui a gente tem tudo que a gente precisa se a gente quiser fazer uma transmissão de um de um evento e que quiser fazer um QG igual nós fizemos no agror a gente tem um espaço adequado para isso e também nesses outras questões nessas outras questões gão à vista que já foi levantado onde todo mundo vai passar Pela sede vai ver o
que cada um tá fazendo entre outras mil e uma coisas né isso Carol eu também acho muito legal tipo assim esse horário de sede com pessoas distintas sabe Sei lá eu de gestão de pessoas com alguém da edição com Gabi da edição eh a gente tem uma troca querendo ou não de conhecimento ali que faz com que a gente aprenda sabe expande expanda nosso nohal ali de coisas que nós saberemos e eu Acho pode falar Car e eu acho também de novo que essee lance do horário de sede ele ia facilitar um pouco a nossa
comunicação porque eu saberia sei lá se eu ficasse com alguém do marketing do marketing uma vez por semana eu saberia o que que o marketing tá fazendo sabe naquela semana eu vou estar por dentro das atividades do marketing aí depois eu vou estar por dentro das atividades de edição e assim vai ciclando tanto que vai chegar um dia que vai ser muito mais Tranquilo pra gente saber o que cada um tá fazendo ali porque vai ser uma coisa rotineira sabe é o horário de sede ele também Vai facilitar muito para controle do nosso próprio material
né Tipo o celular do canal microfone eh o tripé tipo assim a gente consegue ter um controle mais rigoroso e fica mais fácil que é um ponto em comum além da gente tipo assim marcar nossa presença mesmo tipo na universidade tipo assim a gente tem uma Sala física acho que dá mais uma uma certa autoridade ao nosso trabalho que a gente tá fazendo a entendi Acho que até a parte da do do QG eh na última vez que a gente fez o o QG né que foi no agror é deve muita zoeira tipo assim de
porque a gente tava no no teatro né então a gente não tinha um controle num estúdio mesmo então tipo assim tinha muita muito som externo Tinha que adaptar acho que a andren tava no dia com Robinson E aí tipo assim eh não tinha como ele escutar tá ligado a gente não tinha aparelho suficiente para tipo assim colocar o áudio nele para ele escutar o que a alessand tá falando e o e o e o e o microfone dele funcionar também ao mesmo tempo foi muito sufoco porque era tipo assim totalmente improvisado sabe foi sufoco chuva
Foi uma foi uma eh foi uma bagunça então eh acho que a ideia do do de ter um um Um lugar pra gente fazer até esses estúdios mesmo seria muito bacana seja para podcast seja para QG seja para para fazer essa parte do canal aí beleza Bel aí a gente aqui tem prar solução né que no caso seria da seria isso eu olhei outros prédios e a maioria tá muito difícil eu acho que o mais fácil da gente conseguir vai ser mesmo Esse aqui é mais mais simples mas eu eu eu entendi os pontos e
achei até tipo Assim tá gravando né B vai assistir depois mas até para ele entender mais ou menos a importância dele né e os caminhos que ele abre tem aqui a Carol falou né que facilitaria aprender as coisas ela abriu o microfone a Amanda falou sobre formalizar né podcast futuramente e não retirar os equipamentos né Sempre já que a gente vai est no lugar lá a gente pode gravar lá dentro da da DM tá de Podcast L Vinha isso seria isso né não perfeito Tem outro ponto alguém se não tiver vai passar para outro ponto
eh regimento interno e formalização quem que colocou isso aqui acho que foi Andreina foi Foi sim eh bom a gente colocou o primeiro tópico aí Regimento Interno ligado a essa formalização por quê eh eu acredito que às vezes falta eh de maneira documentada eh isso que o que É o canal de fato Quais são as coordenadorias que a gente tem vigente hoje no canal e no Regimento Interno a gente detalha cada atividade que é do escopo de cada cargo então o diretor ele é responsável por realizar reuniões conduzir a equipe T assim como os assessores
né de cada ou então gerentes são responsáveis por tal e tal e tal coisa então assim pra gente ter eh isso bem delimitado para gerações futuras né Eh tá que estarem que estarão entrando No canal eh terem acesso Além disso O Regimento Interno ele também contém eh das penalidades como que a gente faz para eh ter novas pessoas no canal a gente tem um um processo seletivo a gente não tem é por indicação acho que o Regimento Interno ele é um documento muito completo que contempla tudo isso eu acho que às vezes eh a gente
entra meio perdido no canal por falta dessa orientação né e agora eh já migrando para essa parte da formalização para ter Uma formalização perante a UFV pelo menos para grupo de estudos que é o que eu sei a gente precisa de um Regimento Interno a gente precisa de um estatuto tudo que vai reger eh o funcionamento do canal a gente precisa ter isso documentado Então como o o nosso próximo passo seria essa formalização perante o FB pra gente ter essa segurança de ter uma uma durabilidade né do canal aí por mais quando que o boren
saia da UFV ou que ele não esteja mais presente a gente Tá assegurado de alguma maneira que o projeto de extensão canal agricultura a vai continuar talvez fosse necessário eh a esse esse esse Regimento Interno estatuto enfim perfeito e aí tipo assim eh essa parte do do Regimento Interno a gente tem que colocar tipo sem soluções agora mais ou menos calma aí que eu mexi aqui aí aí tipo assim é é necessário para essa formalização eh pontuação né do membros né pontuações Como é que é aquilo tem tudo tem a delimitação de eh cargos tem
a delimitação de coordenadorias eh qual que é a função de cada cada cargo aí Se tiver lá eh sede a gente tiver horário de sede como que funciona o horário de sede eh das penalidades que essa pessoa pode ter caso ela descum para alguma regra do canal ã deixa eu ver dos processos seletivos como que a gente faz para tá pegando mais pessoas ter adesão de novas pessoas tem tudo é uma coisa Assim que é tudo aqui estruturação mais outra coisa que eu esqueci acho que é mais ou menos esse aqui né formalização Geral do
do canal isso isso a gente já tem eh Inclusive acho que a Carolzinha também tem eu também tenho eh exemplos de Regimento Interno já estabelecido acho que isso aí é mais tranquilo assim entre aspas de montar já que a gente já tem um padrão ali um escopo sabe não entendi só só a Alterar né É E a gente chegar em consenso né Igual eu falei aqui a gente não tem nenhuma penalidade no canal hoje a gente não aplica nada tipo assim ah se você falou tá em tantas reuniões você tá desligado Só que eu acho
que como o grupo tá crescendo muito daqui PR frente a gente vai ter que começar a ter um parâmetro aí para tá podendo cobrar né exigir algumas coisas Maso futuramente perfeito aí e esse outro Ponto aqui referência próxima seria mais ou menos o quê a eu não lembro disso não algum outro grupo colocou isso tô al uma vai ficar assim Maria Fernanda eu sei que meu grupo colocou algo parecido Mas eu não lembro exatamente o que a gente pensou não sei se o Patrick lembra Ah eu acho que eu lembrei de referência próxima eu acho
que é aquela questão da Gente ficar limitado com os professores da UFV com especialistas da UV e a gente não expande nossos horizontes Eu acho que isso entrou como uma das fraquezas eu acho acho que é isso entendi aí tipo assim eu propõe é manter Network com as outras instituições eu sai que eu não vou não sei eu te falar o certo Não porque eu acho que é isso aí foi isso então Giovane Pode falar então é que a gente tinha Conversado que a gente fica muito nessa bolha de Viçosa né e a gente tinha
falado sobre tentar cativar público de outras universidades né para poder dar uma expandida em relação a a buscar seguidor inscrito né E aí eu tinha dado a ideia de tentar estender pros efes da Zona da Mata talvez Lavras e eu consigo pro Rio de Janeiro é é tipo assim beleza esse ponto aqui de fraqueza etc mas é vamos vamos supor o o O canal tipo assim tem vídeo de todas instituições do do Brasil tá ligado na verdade tipo assim a gente saiu de Viçosa e ele táa sendo gravado aqui né Depois el tipo assim pô
a gente recebe muito negativa de muito professor dentro do da tá liendo tipo assim eu não eu não acho que hoje em dia a gente seja Refém Da fuv tá liendo acho que muito pelo contrário e tem muito professor que prefere não não não não fazer vídeo com a gente fazer Com globo rural ou outras outras meio de comunicação do que fazer com a gente tá Lio tanto é que tipo assim quer ou não o da né o Instagram do da vai tá aqui embaixo com uma ameaça porque muitos professores estão apoiando o Instagram do
da e poucos deles fazem vídeo com a gente tipo assim eu tô sendo posso tá sendo ignorante posso tá sendo tipo assim ah cabeça fechada mas eu acho que tipo assim a gente não não é dependente mais do FV próxima né vocês acham mas isso vira um problema também né Mesmo que a gente não seja tão dependente da UFV porque querendo ou não é o nosso Polo é onde a gente tá inserido se a gente não consegue algumas coisas aqui dentro como a gente vai conseguir com outras pessoas mesmo que hoje em dia eu sei
que seja muito mais fácil captar né professores de fora do que aqui de dentro mas aí Entra naquele Outro ponto a falta de reconhecimento que a FV tem com a gente ou às vezes reconhece tanto que talvez nós sejamos uma ameça pro da também né então é é um ponto tipo assim pros dois lados né na minha visão tipo assim eu acho que é uma um uma coisa boa é a gente como eh daqu da viver como um um grupo que começou aqui dentro da FV tem muita pessoa que viê a asade Nordeste de professor
que faz o vídeo do maracujá tem outros que também fazem sobre melão Lá de exportação entre outros tipo assim gravam pra gente com mais facilidade do que o pessoal aqui do fvm mesmo esse professor que gravou sobre o As queimadas Vou pedir lá pro pessoal da metrologia do do de tem gente que vai falar não tá ligando e o cara lá do da exal que pediu aceitou na hora sabe tipo assim hoje em dia e o canal tem o potencial de tipo assim quando recebe o convite do boré e um canal com mais de 50.000
inscritos é muito mais do que Tipo assim a gente depender do das dessas dos Professores Tá liga é entendi realmente é um problema de dois lados eu não sei sinceramente eu não sei uma solução para isso lá eu acho que talvez manter relações boas com eles tá vendo tipo isso mas eu pode falar Raquel gente eu acho que isso pode ser uma uma ameaça assim eh se a gente ficar limitado porém eu acho que a UFV e os professores da UFV ainda tem muita muita Coisa para oferecer pra gente de informação de tudo porque às
vezes a gente tá acostumado com a nossa vida na UFV já nada é novidade pra gente a gente conhece as pessoas Às vezes a gente não gosta go de professor x ou de professor Y mas paraas pessoas de fora Quem tá assistindo a UFV tem todo o peso do nome dela e a credibilidade de falar é um professor da UFV que tá fazendo isso então eu não acho um defeito ou uma ameaça a Gente vamos dizer espremer o o caldo da laranja até o final sabe eu acho que a gente pode eh focar inclusive nesse
nicho de assim tirar o máximo que a UFV tem pr pra gente expor o que que tá acontecendo dentro da UFV porque é um caminho até mais fácil pra gente né tá mais próximo é perfeito Ô tipo assim eh igual tem professor da UFV igual o caso Eduardo cas Eduardo tem muita proximidade com canal gosto de fazer Evento pelo Canal tem uns três quatro vídeos do canal que ele já fez que tem mais de 20.000 visualização tipo assim tem uns que tem 40 tem outros que tem 20 tem outros que tem e é um professor
muito bom da dentro da FV esses professores a gente cultiva um bom relacionamento com eles mas os outros que não aceitam tipo assim que não gostam a gente só vão parar de pedir vídeos Tá ligado tem tem igual esse professor da o Professo do Deck não não Não quis fazer vídeo com a gente a gente foi lá na exal e pediu um tem um outro em lavas que o Patrick também conseguiu contato que também pode ser uma pessoa que vai aceitar no futuro então tipo assim usar nome de outras instituições até eu acho que até
é bom pro Canal porque não vai ficar só em cima da FV Tá liendo mas acho que tipo assim Tem essa possibilidade que professores bons a gente vai se aproximando tipo assim acho que é Questão do canal tipo assim ter boa vontade de fazer um evento com cas todo ano entendeu então acho que seria isso o ideal Tod Mundo De acordo passar o próximo ponto eu gostei do ponto de vista da Carol da da da Raquel também Po falar Patrick é goo questão de evento que você falou a o pessoal da exal lá o pessoal
da UFLA convidar ess pessoal às vezes fazer eventos com eles também né às vezes não Ficar apresso os grupos da FV e aproveitar essa boa boa vontade Desse pessoal aí de tá gravando n às vezes sem ter essa visão que alguns professores da UFV tem né infelizmente ao canal questão de ego questão de ser disciplinar alguma coisa interna com o professor eh não fazer esse tipo de vídeo Aproveitar esses momentos para fazer esses eventos com eles também né Eu acho interessante mesmo bom é também conhecer outras instituições né Acho que acho que tipo assim a
gente não tem nada a perder em buscar referência de fora tá lendo a gente tem talvez as referênci aqui atima ter boa relação com os professores e se eles não gostam do canal não é culpa nossa a gente continua tipo assim tratando eles da mesma forma que que é normal tá ligado bem bem bem grado porque não não tem por ficar bravo com eles cada um tem seus os seus motivos né perfeito Vamos pro próximo ponto que é padronização acho que isso Aqui entra mais o pessoal do edição não sei quem colocou na na na
imersão algum grupo colocou não fui eu que coloquei mas eu acho que né como uma pessoa do marketing também cai muito no no que eu faço né Igual a acho que a Gabi tinha comentado as próprias Legendas do ros se a gente padronizassem me mandado mensagem pedindo capa pros Rios eu acho que se a gente colocasse isso padrões para ser seguidos o Instagram ficaria muito mais Organizado não sei qual a questão do YouTube acho que fica mais fácil entre eles se resolver né pessoal da edição Mas a questão social media e marketing a gente tinha
que alinhar alguma coisa nesse sentido sim o YouTube também eh inicialmente ele tava ele tinha uma padronização Mas depois foi que a gente tava testando Mas essa semana essa semana nós já vamos tentar fazer essa padronização Porque realmente é importante para o canal né Não só no Instagram igual você tá falando mas também no YouTube é normalmente quando eu tava trabalhando eu e o eu e o ent três áreas a longos des curtos e marketing quando tava eu e o e o João Souza a gente tinha já os prets tudo pronto aí ficaria mais fácil
tá liga de padronizar aí se conseguirem criar os presets para vocês e cada e todo mundo baixar ficaria mais Fácil sim fechou outra coisa também Instagram as cores eh capa de de rios saí aí também é uma boa de colocar aqui então eh falta de mobilidade Quem colocou esse daí foi o meu grupo que colocou porque igual a gente não como a gente vai fazer vídeo com outras entidades não tem como algum de nós ir gravar para eles aí muitas das vezes ocorre né pode ocorrer a questão da Pessoa gravar errado eu acho que eh
nessa quesito a gente tem que orientar melhor tem aquele roteiro mesmo né que o borm manda no grupo sobre como fazer uma gravação e tudo mas eu acho que essa falta de mobilidade essa falta de contato que a gente tem às vezes com outras entidades é um pouco uma nossa fraqueza É de fato é um pouco mais complexo isso aí mesmo tipo assim a gente igual falando né pedir as pessoas de fora para Fazer vídeo ao mesmo tempo que é um benefício da gente ter um networking com pessoas fora da instituição do FV gera também
uma necessidade da gente pedir para eles de forma bem mais detalhista como eles gravarem os vídeos vocês acham que dá tipo assim para criar um é porque aquele manual gente aquele manual que o bor leva manda pros outros é tipo assim é lá do tipo assim se quando eu entrei no canal já existia ele tá ligado ou seja desde acho que de março de 21 tem Aquele aquele aquele vocês acha que dá para para É acho que um um vídeo seria bom velho no Drive por e-mail tipo assim mostra como como o como a gente
grava o vídeo que Viçosa tá liando aí manda umaa pessoa por WhatsApp B fé pode falar Patrick não então é o que fica bom o pessoal que tá na edição aí ensinar às vezes até a gente mesmo gravar Eu por exemplo gravo mas não sei se é a forma correta se eles T algum trabalho em Relação a isso acho que partiria do pessoal da edição fazer um cronograma uma explicação de como fazer uns vídeos o o o Emerson mandou no grupo uma vez quando eu tinha gravado com a mulher ele mostrou o exemplo e tudo
mais mas dá para fazer uma capacitação e gravar capacitação e enviar pra pessoa no WhatsApp tá li pros especialistas pode falar luí acho que a gente podia fazer um uma ou uma capacitação ou um documento tudo organizado tanto do Rio De legenda tá eu sei que a Vitória tinha me mandado um sobre isso sobre como legendar de acordo com o padrão né que ela tinha criado mas eu acho que fazer um bonitinho um do vídeo do YouTube e tals eu acho que seria legal perfeito vou fazer ão criação eu acho que uma capacitação seria melhor
da mesma forma que a gente iria fazer do Norte eu não sei se ainda vai fazer eu acho uma capacitação de um Manual mesmo de como gravar o vídeo eu acho mais interessante do que um documento acho mais dinâmico é eu acho que tipo assim ah se acontecer isso você faz tipo assim mostrar certinho pra pessoa se se isso acontecer na sua cenário né de gravação por exemplo é iluminação iluminação O problema é que a gente utiliza a luz do sol então tipo assim ah se meu se o rosto da pessoa ficar com esse nesse
ângulo eh metade do Rosto vai ficar sobreado e é ruim para edição tipo assim mostrar pra pessoa também situação que acontece no campo e que gera problema ah se inventar muito o microfone porque tipo assim quer ou não até o microfone que as pessoas usam não é o nosso microfone em muitas vezes eu já peguei vídeo que tipo assim o vento estraga completamente o vídeo tipo assim ah coloca o o o microfone dentro da camisa que aí vai abafar o som do vento tá liendo Mas então tipo fica em um Ângulo em que o vento
não pega no microfone bota fé dá pra gente criar tipo assim um tutorial completo assim em vídeo acho que seria mais dinâmico e e pegaria mais situações de Campo que normalmente um documento só constitução não pega a luí e e a Beatriz abriu o microfone não eu só queria comentar que eu acho que esse vídeo teria que ser algo bem rápido né não algo muito detalhado Só realmente o que a gente precisa bastante porque eu acho que a Gente pode fazer um manual mais detalhado e esse vídeo mais suscinto porque às vezes a pessoa não
vai ter desculpe a palavra mas o interesse de assistir um vídeo tão longo Então acho que se a gente colocar de forma bem rápida bem sucinta a pessoa fica mais disposta perfeito 5 minutos será que é bom menos que isso TR minutos fazer em minutos mas eu acho que tá pouco ainda para explicar tudo né Gente na verdade eu acho queed pessoa or fazer isso acho que a gente podia eh simplificar o processo então dá dicas básicas de grave na horizontal eh se atente ao sol e e falar isso Ah se você ficar contra o
sol Possivelmente seu rosto vai ficar escuro acho que isso em 5 minutos dá ou até menos sabe não ficar colocando muitos detalhes pontuar isso do áudio dar iluminação gravar horizontal e e coisas pequenas assim não sei né Ah o nível de de compreensão dos Outros também em relação à captação de imagem aí e som mas eu acho que uma coisa mais simples um guia bem rapidinho às vezes funcione melhor é a gente tem o o o negócio aí ó o homem das fotos calma aí cadê o o Giovani vai ajudar hein ajuda demais ué aí
ó aí você passa as instruções pro pessoal beleza pô então eu tava pensando em relação a isso tipo assim não dá para Fazer muita coisa mas por exemplo paraas pessoas que vão gravar fora que não são do canal eh eu não sei quem quem poderia fazer isso melhor seria social media eh eu posso passar as ideias e tipo assim meio que montar tipo um um panfletinho no canva tá ligado ah tipo assim botar tipo um bonequinho Ah não gravar com contra tipo assim na sombra ou tipo sabe algumas informações só tipo coisa rápida para não
tipo beabá mesmo da gravação Aham fazer um roteiro Zinho também seer para gravar perfeito ah top demais ué aí show de bola aí vai passar pro próximo ponto dificuldade de conexão acho que ass Entra muito na reunião de 30 minutos que a gente tem no PVA acho que foi nosso nosso grupo que colocou né Acho que até na semana fazendeiro foi bom se você a gente conseguiu se conectar bastante eu eu pelo menos fiquei muito animado com o time o boren também ficou todo mundo Trabalhou muito e todo mundo deu o espaço para se conhecer
então acho que tipo assim essa parte tipo assim ah você ficar uma semana com as pessoas conversando direto você acaba criando uma relação muito boa muito positiva que para trabalhar Acho que é muito benéfico e normalmente no canal a gente não tem durante boa parte do ano e aí a gente até sugeriu fazer uma uma já que o borm não não gosta muito de reunião um pouco mais demorada aí seria Esses pontos que que vocês acham outro grupo colocou isso também o meu grupo tinha posto isso também e entra muito no que você falou sabe
ter mais tempo dos Estudantes ali conversarem entre si e interagirem um pouco mais para facilitar as coisas também tipo acho que todo mundo que tava ali na semana do fazendeiro né a gente se conectou bastante tipo deu para conversar assuntos até de fora do canal isso é legal é interessante porque aí Depois até nas próximas imersões nas comações a gente fica um pouco mais alinhado ali uns com os outros assim e é bom né bom um grupo grande ter esse contato assim aí ó eu falando aí ó bem tá vendo o vídeo vai vai ver
o vídeo depois né Tem uma integração mas rasquinho para nós eh mas eu acho que é isso mesmo né tipo assim ter mais mais ó fazer reunião entre os alunos ter uma gestão à vista entre os alunos mesmo para ver o que tá Sendo discutido o que tem que ser melhorado acho que seria isso né talvez até eventos presenciais seria at mais fácil tá nendo no iní da reunião é tipo assim até que nesse nesse n últimas semanas de aula tava até colocando as coisinhas lá no quadro pra gente ficar descobrindo quem é a cidade
para brincar com pessoal mas se tiver outro tipo de dinâmica seria bom para colocar antes da da reunião aí o pessoal deg pode Pensar legalzin Vera aqui ao que tá bom isso aqui né Eh alinhar estratégia de engajamento e crescimento Ah esse aqui foi que o Pedro colocou Pedro não tá na reunião não né mas é o grupo do Pedro colocou isso aqui porque tipo assim a gente tem que entender mas mais ou menos o que que o canal quer se o canal quer ser um canal que tem um crescimento chegar no 100k que também
tipo assim vai acontecer no Futuro ou que ou que deseje ter um engajamento maior por exemplo os vídeos longos TM 200 views E aí tipo assim isso gera uma preocupação e na gente mesmo tipo assim ah por que que não tá gerando Por que não tá gerando views aqueles vídeos sabe então tipo assim vamos supor se a gente continuar crescendo pelo shorts ou por eventos as pessoas vão ficar a shorts eventos se a gente quer crescer de forma orgânica ter engajamento dentro do YouTube ver e mostrar vídeos mesmos de para produtores técnicas agrícolas tutoriais a
gente vai tipo assim focar em crescer mas tipo assim de uma forma mais lenta mas de forma mais orgânica e e preso nos vídeos longos aí seria a decisão deer a gente alinhar essas estratégias que que vocês acham como a gente pode alinhar isso tipo assim diminuir o número de eventos por ano eh não posso usar mais shorts dentro do canal no YouTube que que vocês acham eu acho que diminuir evento não seria uma estratégia boa não porque querendo ou não pelos eventos o povo conhece a gente também a gente pode divulgar o nosso Instagram
e e o canal também pelos eventos Eu acho que diminuir evento não seria uma boa estratégia não entendi talvez tá eu saco aquele trem que as meninas já tinham falado uma vez sobre humanizar mais ali nosso Instagram para ver se atrai mais gente né de como se fosse sei lá gente o canal de blogueira mesmo né blogueira tá ali o tempo todo tipo eu pelo menos às vezes sigo muita pessoa de tanto que eu vejo falo assim nossa vou seguir isso aqui de tanto que eu tô vendo aquilo ali de tanto que aparece então talvez
iso se a gente começar a colocar uma coisa ali mais humano e talvez aumentar ali sabe em algumas redes sociais assim entendi Eu vi outro dia um vídeo de uma moleque ela fica com com tipo com boi e uma galinha tá ligado mas tipo assim ela fica fazendo uns videozinho que é engraçadinho tá daí me pegou mas eu não não eu parei de assistir depois né que não faz sentido eu ficar assistindo mas a gente tem que pensar nisso aí tipo assim estratégia beleza é humanizar o Instagram por exemplo uai a galinha a Bia arruma
e o boy aanda arruma a gente vai ter os dois Eh Deixa eu pensar aqui humanizar mais o Instagram e aí tipo assim essa parte do YouTube que que vocês que que vocês pensam tipo assim pode fazer sobre isso postar mais vídeos mais vídeos e no YouTube tipo mais vídeos longos no YouTube tipo vídeo de 10 minutos publicar mais vezes para tentar ver se aumenta o engajamento vídeos iG vocês falaram diminuir o número de eventos Vamos sup para um evento a cada mes não não acharam válido né só tô jogando hipótese pra cabeça aí você
estão pensando tá Lio pode falar Raquel eu eu acho que isso é uma questão também de conceito sabe o canal ele ele vai se a que antes da gente decidir o que vai fazer por exemplo Ah vai deixar de fazer evento vai vai deixar de postar short vai postar mais eu acho que tem que eh decidir o que vai ser o conceito do Canal Ah vai ser um canal reconhecido por postar vídeo técnico vídeos longos não sei o quê isso é uma coisa ou não a gente vai postar informações rápidas ele vai ter o engajamento
maior sabe antes de antes de de decidir o que será feito eu acho que tem que que decidir o rumo mesmo o que a gente faz questão o que eh Quais são as motivações do canal Quais são os valores Entendeu entendi não perfeito é porque tipo assim na minha visão na minha visão não sei eu possar Errado mas tipo assim eu gostaria que o canal tivesse vídeos longos com mais visualização assim como o canal é elevar especialist produtor rural levar o espal você eu acho que os vídeos longos fazem mais sentido pelos valores do canal
mas nada impede da gente continuar postando shorts conteúdo mais rápido n talvez colocar o shorts ali para tentar engajar um pouco mais mas não tirar os vídeos longos do YouTube Porque para mim também YouTube só faz sentido Se tiver alguns vídeos longos porque né é uma plataforma para isso então é cara é F tipo assim quando a gente eu Pelo que eu entendi até agora de experiência no canal poss tá errado mas tipo assim até agora ao meu ver o algoritmo do YouTube entendeu como a gente cresceu como vídeos curtos tipo assim nos últimos 1
anos a gente cresceu bastante com shorts o YouTube entendeu no algoritmo dele que a gente é um canal de cortes só que agora a gente tá muito Tempo sem muito tempo sem publicar shorts aí ele vai tipo assim ao meu ver né o algoritmo vai entender que a gente virou um canal mais técnico com vídeos longos mas isso aí vai demorar tá ligado a gente vai ter que reconstruir a a o o algoritmo o você entendeu Tipo assim a gente vai ter que reconstruir a imagem como um canal de vídeo longo novamente dentro do dentro
do YouTube por exemplo uai mas aí começa uma danação né porque se a gente começa a postar muitos Shorts short traz muito muito muito como é que chama gente inscrito pro Canal dá muito views se a gente começa a postar muitos shorts o YouTube V entender errado se a gente não postar short talvez a gente perc engajamento então vai ter que achar um meio termo né só que é um pouco difícil mas a gente vai ter que pensar um pouco mais nessa possibilidade aí perfeito vamos pensando pode falando aí Ô eu tipo assim eu tem
no meu ver um pouco da da tem o ponto de algoritmo tem a o shorts talvez pode quebrar eu acho que talvez não tanto mas pode quebrar um pouco eh mas acho que a filtragem do tipo de conteúdo nosso Por quê o povo às vezes muitas vezes quer ver vídeo muito prático se você vê os top vídeo do canal são os vídeos práticos ah como não sei o que lá do do maracujá Como plantar maracujá espaçamento não sei o quê aí a Gente começa a aparecer ah vídeo ah o uso da nanotecnologia não sei o
qu fica um vídeo muito técnico não fica um vídeo muito prático f muito teórico Então acho que às vezes Talvez o tipo de conteúdo ajuda na hora das pessoas fazerem a busca para achar a gente e depois converte PR os outros não precisa tirar o conteúdo técnico mas eu acho que filtrar um pouco diminui um pouco esse tanto de técnica e tenta colocar um pouco mais de prático para ver se na no Algoritmo de pesquisa melhora beleza publicar mais vídeos isso calma aí publicar mais e por exemplo e quando eu atendi os produtores rurais na
semana do fazendeiro quando a gente fez um vídeo explicando cada uma das variedades de de café era um vídeo de 9 minutos mas tipo assim a mulher falou assim Ah não eu tenho que assistir esse vídeo que eu vou Estar implementando minha lavora Agora eu preciso saber o que que eu vou plantar tá ligado eu acho que tipo assim esses vídeos específicos mas tipo assim mais práticos é dá muita visualização Tipo isso que eu eu até bom que tá gravando aqui é o professor Márcio da cana que é um dos melhores melhoristas de cana do
Brasil ele não não fez nenhum vídeo pro Canal só que tipo assim a ofp tem as Canas que mais são plantadas no Brasil Tipo assim dá vontade de chamar um doutorando dele e o doutorando explicar tipo assim cada uma das variedades que tipo assim o produtor rural quer ver isso tá liendo ele quer ver tipo assim ah o que o qual que é a diferença da da RB lá 85 ó 86 75 15 para agora aquela lá RB 12 1278 2 tá liado tipo assim o produtor quer ver isso para impar na lavoura tá li
de uma parada muito prática só que a gente não tem vídeo tá lendo tipo assim pich José ou então Doutorando dele e qual que a diferença do feijão carioquinha pro feijão vermelho na produtividade qual que é melhor ser plantado Em que situação um é melhor que o outro e as três trafas de feijão tá ligado Tipo isso tudo isso tá ligado Tipo tem tem tem vídeos que a gente pode extrair que é prático E aí a gente não não postou ainda tá ligado isso é grandes n não é exatamente isso tipo assim esse comparativo isso
daí vai chamar o pessoal vai querer às vezes Fazer uma pesquisa no no Google o próprio Google já recomenda um vídeo do YouTube é esse tipo assim eu tô abri aqui ó para ver quais são os vídeos mais assistidos do canal nos 12 que aparece ó 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 de de parte prática ó indução floral poda na cerola e espaçamento no maracuj são tipo assim vídeos mais práticos são os mais assistidos não são tão técnicos aí tem Os técnicos variedade variedades do café ali ó Catuaí 785 Catuaí Amarelo
não sei o qu tipo assim tem um ou outro que destoa pelo pela falta de pela necessidade demanda desse tipo de conteúdo mas aí todos os outros desse tipo vão ter a sua oportunidade mas pra gente crescer e converter mais visualizações no geral eu acho que precisa melhorar um pouco o conteúdo perfeito ah Raquel levantou a Mão de novo pode falar Raquel não eh só depois disso que vocês falaram eu também concordo né com o que vocês falaram e o YouTube é a plataforma justamente para ter os vídeos mais longos e pros mais curtos tem
o Instagram tem o tiktok e então eu gosto também bastante dessa ideia Acho que até porque pra gente mesmo é mais legal de assistir né esses comparativos tudo mais e eh conversar com o pessoal do analítico e tal Para para alinhar isso como a Carol falou encontrar esse equilíbrio né vai ter que contar bastante com a ajuda deles perfeito é isso aí até é uma outra coisa que a o pessoal da analítica vai tomar um pouco à frente do canal no futuro tipo assim começando agora falar a verdade porque aí vai vai criar tipo essas
ideias que vocês tiveram aprimorar mais buscar se realmente tá fazendo sentido se os números melhoraram esse tipo de coisa tá vendo mas vamos vamos Continuar aí replicar vídeos de para outras perfeito cí aqui etc perfeito eh manutenção de constância do público alguém que tava aí na na na reunião participou de Missão e colocou Skin foi o meu tópico eh do meu grupo Acho que foi o p Pedro que colocou isso Daí mas é na questão de que a Às vezes a gente não consegue manter um público que assiste a gente eh acho que até um
tem um outro tópico nisso que a gente não tem muito como segurar às vezes nosso público igual o próprio Bruno falou ah eu quero plantar café aí a pessoa vai lá e vê só o vídeo de café mas ela não se interessa nos outros conteúdos que a gente tem sabe eu acho que o Instagram em si é a ferramenta maior para Tentar segurar o Público igual não lembro quem falou que foi muita gente que tava falando mas falou que segue uma blogueira só porque ela aparece muito entendi no caso tipo assim como como o canal
ele é como a agricultura é um é um uma parada muito diversa com muito conteúdo diferente é impossível a gente manter a Constância do público porque são vários tipo assim o produtor rural de feijão ó e de café ele vai assistir o vídeo do catucaí que o que o Que o Bruno falou que é um dos mais assistidos do canal só que naquela semana vai ser publicado um vídeo de soja então tipo assim não vai atender ele porque el não faz sentido nenhum é isso que a gente tá falando né ah é um tópico tão
complicado mas acho que isso serve muito como um geral e também uma um problema que eu particularmente vejo que às vezes o pessoal que segue a gente pelo Instagram não acompanha o que a gente Faz no YouTube Então eu acho que essa conversão foi até bom na semana do fazendeiro o que acontece eu acho que é mais fácil a gente tem criar criar o público no Instagram e depois transferir ele pro YouTube acho que é difícil as pessoas do YouTube ir pro Instagram tá liendo acho que é muito difícil tipo acho que quase impossível a
pessoa tá no YouTube e ela ir lá pro Instagram nosso tá ligado mas eu acho que é mais fácil a pessoa do Instagram clicar no link que a gente coloca no story e ela ir pro YouTube tá ligando aí vale mais a pena acho que gastar energia em crescer o canal ou no Instagram ou no tiktok tá ligado e depois transferir para lá pode falar quem levantou a mão eu não sei se eu entendi muito bem mas eu eh não acho que a diversidade conteúdo seja um ponto negativo nosso porque isso abrange muito mais pessoa
Não é é no caso não é negativo amand é tipo assim é é como a gente a gente não consegue manter a Constância do público por exemplo se o nosso canal fosse só sobre café o nosso público seria só produtor de café aí toda semana a gente ia publicar três vídeos só sobre café aí esse público seria mantido porque ele sabia que seria alimentado por um novo vídeo na terça quinta e domingo sobre alguma coisa do café ah manejo do café é poda no Café sei lá algo do tipo assim Mas como nosso vamos supor
o produto de de café tá lá no no canal mas solta um vídeo de de soja tipo assim a chance dele clicar no vídeo é mínima tá ligado aí tipo assim a gente não consegue tá vendo manutenção da Constância do público a gente não consegue manter um público constante ali tá ligado entendi entendi agora eu ST mas eu acho que é esse o diferencial do Canal porque assim o nome já diz tudo né agricultura de a a z Então a gente vai abrang de várias áreas ali entendeu Acho que sabe para mim não faria sentido
sei lá focar em uma coisa não sei não é tipo a gente não vai focar tá ligado só só tô dando um exemplo que tipo assim o motivo da manutenção do público a Constância do público que você baixa no canal é por conta disso tá ligado mas aí no caso tipo assim eu vou excluir isso aqui então para não ficar confuso mas Perfeito is é uma a primeira ferramenta que a gente utiliza paraa manutenção do público seria o aí a outra solução que aí o pessoal do da da analítica me conversou comigo e falou que
era ideia era a criação da semana semática tá li ó temática aí eu até mandei no Instagram um dia uma publicação do Desimpedidos que tipo assim Ah terça-feira quinta e domingo a gente vai postar Três vídeos similares tipo assim ó no do tio vai Falar sobre o estado de minessota a minessota produz muito milho aí na terça-feira diente Coloca um vídeo de milho e no domingo a gente coloca outro outro vídeo de milho então tipo assim durante toda aquela semana o produtor de milho vai ser atendido pelo canal na outra semana vamos supor ele coloca
um vídeo de ia a ia é uma grande produtora de SJ tô dando só um exemplo não sei se é mas tipo assim ao na quinta-feira vai ter um vídeo e ao é produtora de soja na Terça-feira a gente coloca um vídeo só sobre soja melhores variedades de soja eh prática de soja Como colher a soja etc e no domingo outro vídeo de soja então naquela semana o produtor de soja vai ser atendido aí vamos supor acaba a série do ág do tusan E aí uma semana a gente vai postar um vídeo na quinta-feira sobre
café aí na terça-feira a gente coloca ah como eh como é realizada a coleta do café Como é feito a duba bação do café e como É feito os tratos sanitários do café então tipo assim naquela semana o produtor de café seria atendido tá ligado atender diversos públicos mas semanalmente um público pra gente tentar pelo menos manter a Constância do público Vocês entenderam eu entendi Oi sa eu acho disso daí também eh essa questão da semana temática que seria uma boa ideia pro YouTube criar playlists Sobre uma coisa tipo assim milho aí faz uma série
uma semana de milho como se fosse os livros do boren do plantil a colheita aí um vídeo falando tipo assim as etapas aí os mais uns dois vídeos eh detalhando essas etapas sabe e e deixa lá a Playlist pronta assim ah eu quero saber de milho vou no canal agricultura a z vejo que que eu preciso Quais são as variações que que é bom para mim que que não é sabe uma pesquisa rápida assim mas que que seja Completa entendi a gente a gente tem essa playlist ô ô Raquel tipo assim mas aí eu não
sei como é que é a entrega do YouTube é para essas playlist mas gente pode tipo assim renovar as playlist que talvez elas tenham ficado um pouco desatualizadas assim vou dar uma olhada lá aí eu perguntar o pessoal de de analítica comente cria aí mais para ficar mais detalhado mas é muito boa a ideia mas alguém levantar a mão Eu eu só levantei a mão para perguntar quantos tópicos a gente ainda tem só para não ultrapassar aquele horário Ixi foi mal né É duas horas mais ou menos mas aqui tá é 1 2 3 4
5 6 7 8 tem oito oito oito pautas aqui ainda mas vamos ver se a gente agiliza até 21 hora ou vocês quer sair mais cedo quando a gente volta na outra reunião e termina escuti em outra reunião tá li até às 9 a gente tinha combinado tá de boa só para não também professor depois né Conseguir ver duas perfeito agora informações pedid troca de gestão aí isso aí quem quem colocou pode falar acho que foi a gente colocou eh que as informações se perdem Eu acho que eu colocaria aí como solução com gestão e
também eh sempre manter ativo o drive eh colocar todos os materiais possíveis lá que gente que vai a auxiliar o próximo gestor e é isso não tem muito o que fazer não É qual que é o outro ponto depois da gestão é deixar todos os materiais utilizados no Drive e agora com esse drive menor Aí lascou nós aí eu já não sei falar ia dar um problema com esse drive aí agora tem que organizar alguns pontos também né não sei tá cheio já é outra coisa também pode tem fazer isso mesmo Patri mas é como
é que oome daquele que você falou ou que eu ficava sempre perguntando que palavra significava aquela escrever todo o Processo andr que sabe o nome Ah tá é pop pop uhum sim aham pop de todas as atividades seria interessante a gente marcar com os diretores e fazer isso aí perfeito aí esse ponto aqui aí colocar aqui análise fazer isso igual Patrick falou e ver o drive do próprio canal porque acho que se for coisa do canal os documento do canal a gente subir pelo Canal mesmo é dificuldade em in gerir o grupo crescimento Rápido tem
feixou essa palta esse tópico aí eu não sei se foi só o meu grupo que colocou acredito que não tenha sido só ele mas Entra naquele caso que Andreina já tinha falado mais cedo da gente saber muito bem o organograma e cada um ficar atento à suas funções né porque é difícil o canal tá ficando muito grande hoje a gente tem 23 pessoas ao todo a área de social mídia por exemplo é uma das Áreas que mais tem gente e ali agora a gente fez essa divisão para facilitar Um pouco as coisas para melhorar também
a nossa comunicação melhorar o nosso desempenho ali porque é difícil gerir um grupo muito grande então eu acho que é de suma importância assim a gente saber mesmo de que cada um tem função seguir a sua função ter aquela responsabilidade de ficar de acordo com o que você se propôs a fazer eu não digo só os diretores eu falo também dos assessores porque a gente tem que ser uma equipe né a gente tem que Est ali se a gente se colocou naquele lugar por vontade própria Então a gente tem que fazer algumas coisas que é
pedido para facilitar também o trabalho dos outros porque a gente tem que lembrar também numa uma coisa é que se você tá muito tranquila porque tem alguém afogado Isso é verdade aí Falou bem o cara eh e aí tipo assim todos os pontos aí é responsabilidade né com cada função Qualquer outra coisa que você fala mesmo a o que a andr já tinha falado né de decorar o organograma e eu acho que é isso Resumindo tudo Acho que é isso mesmo responsabilidade decorar organo GR bom senso mesmo ilidade utilizar também a planilha de de data
de conteúdo de postagem sim outro ponto que eu não sei se poderia encaixar aí na parte de Gerenciar o grupo mas é o controle de faltas Também de também ter essa coisa da gente por exemplo aqui agora tem uma reunião muito importante do canal eu sei que muita gente não pode estar disponível porque as pessoas têm vários outros motivos mas até das reun normais que a gente tem todas as semanas sabe ser pontual naquela situação ali conseguir estar presente numa coisa que de novo você que se proposa fazer isso aí eu acho que até a
gente tava conando Eu andrena e a e a e a Carolzinha pra gente fazer esse negócio aí mesmo pontuação de falta eu ao eu acho que tipo nesse sentido entra até naquela questão que Andreina falou um pouco lá atrás que foi questão de estabelecer um Regimento e o estatuto porque dentro do Regimento e do estatuto vai Tá previsto tudo isso sabe a questão de falta eh advertências advertências verbais ou formais porque isso faz com que a pessoa tenha um Compromisso maior e se atende com as tarefas que ten que fazer porque eu a gente entende
que igual essas reuniões essa que tá tendo hoje as próximas que vão ter para analisar são pontos Import Anes pro crescimento do canal então por exemplo aqui tá 15 pessoas participando então faltam 10 ainda então seria interessante que essas pessoas que faltaram que não puderam comparecer assistisse depois a gravação e pudesse dar um feedback por exemplo ai faz um Documento com feedback sobre o que aconteceu na reunião d seu ponto de vista para realmente eh comprovar que a pessoa assistiu porque a pessoa também pode falar eu assisti e não ter assistido eu acho que seria
é muito bom e viável realmente para ver que todo mundo tá se comprometendo porque se a pessoa entrou a pessoa ela tem que se comprometer a fazer aquilo que eh tá de acordo com a função dela achei perfeito acho que até nessa Reunião aqui já seria tipo assim um motivo de tipo assim pô a gente mandando ess essa essa essa parte da reunião des semana passada tá li das duas últimas reuniões e quem não avisou com quem não avisou né previamente que vi é tem que no mínimo apresentar um motivo plausível e ainda assistir o
vídeo tá ligado e fazer igual que a que a Duda falou tipo fazer pelo menos um documento dando os detalhes do que ele do que do que ele percebeu do que que ele achou o ponto de Vista dele em cada um dos pontos ou então alguns deles para não para não falar que assistiu e só só só para falar mesmo tá nend eu acho que o ideal seria estipular mesmo uma porcentagem de faltas tipo assim 7 25% de falta eh no GD su a gente tem isso e funciona muito se passar dos é calma aí
se passar dos 25% é é desligado Tipo isso isso é ou sei lá primeiro você toma uma eh chama atenção da pessoa e na segunda vez aí a pessoa é Desligada não sei alguma coisa assim eu acho que deveria estipular mesmo uma porcentagem 75% de presença num período é eu acho que até tipo durante o período todo né a gente fazer esse tipo de levantamento seria bom só que a gente teria ter estatuto no caso mas aí pode falar Duda pode falar eu acho que cabe as meninas de gestão de pessoas eh trabalhar nessa questão
né do estatuto e do Regimento porque são duas coisas importantes e são duas coisas diferentes E aí fazer tipo uma reunião para apresentar isso com todos os membros é nem que seja algo tipo assim que marque um mês de antecedência mas que tente alcançar o máximo de membros possível para que todo mundo realmente Fique atento a essas normas e começar a colocar isso em vigor a questão das faltas a questão de advertência porque isso eu acho que vai tornar tudo um pouco mais sério e as pessoas vão vão ter essa noção Também aí eu acho
que a gente teria que ver em relação por exemplo se essas ftas seriam contadas só em reuniões presenciais ou se a gente separaria ou juntaria né Eh Porque a partir de agora a gente vai ter reunião online também Aí teria que ver essa questão se as faltas serviriam somente para reuniões presenciais ou também paraas reuniões online perfeito queridas eh vou ver com a minha querida diretora Carol pra gente começar a trabalhar nisso eh de antemão Já aviso aos diretor que Possivelmente a gente vai entrar em contato principalmente relacionado à atribuição de cada área para est
montando certinho e Duda concordo muito com você eu sei que é uma coisa extremamente chata e ler documentos assim que são grandes porque não é um documento pequeno no mínimo 30 páginas mas é necessário então assim vou falar com Carol pra gente começar a trabalhar nisso já eu acredito também eu não sei se Seria meio inviável PR as meninas de GG ou se as outras pessoas não concordariam mas vendo né a opinião de todo mundo eu acho que a gente já tinha que começar a implementar Esse sistema de futas já pra primeira semana de reunião
porque gente real desmotiva muito quando você está sempre ali e você vê que outras pessoas não estão né E isso ajudaria mesmo a levar ver que as outras pessoas estão levando o nosso grupo mais a sério porque se a gente vacila um pouquinho aí Já abre espaço para muitas outras coisas né perfeito pessoal muito bem e a gente coloca em prática eí O que foi necessário de ajuda andr e Carol eu tô à disposição para ajudar só manda mensagem altera o documento sei lá escrever o que foi necessário E aí depois a gente manda pro
Bolem para formalizar isso é V pelo menos isso né Eh show de bola aí aqui indisponibilidade de alguns profissionais acho que provavelmente Essa parte de vídeos mesmo quem quem colocou essa parte acredito que foi meu grupo mas acho que é uma coisa que a gente já discutiu né Foi aquela questão do pessoal dos Professores Dau FV alguns falarem não pra gente a questão de a gente eh tenta contactar profissionais de outras entidades ó outras universidades e eles não terem um lugar pra gente na agenda mas eu acho que já foi algo discutido perfeito aí esse
aqui eu posso Colocar junto com o daqui de cima aqui acredito que pode sim aí que referência é próxima Tipo isso aqui né Colocar ent parente o outro aqui tá oh meu Deus do céu pronto colocar aqui entre parentes a mesma coisa aqui debaixo aí Person personalidade física eu tinha colocado foi meu grupo que colocou era mais ou menos eh entender que tipo assim como o canal são diversos eh tipo de Especialista que entra no canal e faz um vídeo a gente não cria uma personalidade igual tipo assim eu coloquei lá como exemplo ibero manual
do mundo ou então o castanhar do esqueci nome do canal dele aqueles dois carinhas do você sabia lá tipo assim você cria uma aquele sarcan Sei lá o carinha do foguete lá o gordão do Foguete você cria uma personalidade e a pessoa vincula com com a personalidade e aí se apaixona pela tipo assim pela personalidade da pessoa pelo tipo de Conteúdo que ela faz pelo tipo de escrita que ela coloca dentro do do do vídeo que ela faz né o roteiro que ela escreve tipo assim isso é um diferencial que tipo assim isso gera eh
agregação de valor eu sei que o diferencial do canal igual vocês falando anteriormente né é ser abrangente e trazer diversas especialistas de cada área da Agricultura só que ao mesmo tempo você não cria uma relação entre o público e a pessoa física ali na frente do vídeo aí Eu tinha até colocado aqui uma das sugestões seria aquele vídeo de notícia que seria tipo assim um vídeo específico do canal que seria uma pessoa do canal para ler Seria tipo como se fosse o o boletim acho que boletim ou impulso Bayer que é um conteúdo que eu
já mostrei já em reuniões que aí Tipo assim seria algo específico que o canal produzia e com a qualidade do canal mas nada e igual o alo do ti também é uma ideia de você criar uma personalidade Física que são aqueles dois agrônomos e criar um vínculo Ah e na quinta-feira na quinta-feira à noite eu vou assistir aquele conteúdo do agricultura AZ porque os dois carinhas que fazam vídeo lá do do tusan parece é uma pessoa gente boa comunica bem faz um vídeo bem legal a mesma coisa quando foi agrip F assim Ah beleza vou
criar uma identidade com aquele projeto todo domingo de manhã todo domingo na hora das 6 horas da tarde que é os vídeos né Eh vai ter uma Pessoa assistindo aquele conteúdo da gripens para ver do plan a colita acho que seria isso faltaria esse tipo de conteúdo que seria padrão do canal e que geraria um valor tá Lig acho que a gente consegue incluir na agenda que que vocês acham criar um quadro eu acho interessante fazer outras pel nesse sentido igual a gente tá tentando criar com danil agora acho que é V acho que tipo
assim a gente tentar padronizar essas coisas seria Bom de assim criação de eu falo muito com com Borem do tipo o eh eu já vi bastante canal que tipo assim tem parceria com com uma outra empresa por exemplo e E aí durante toda aquela semana tipo o pessoal da insider lá que tem sempre canais no YouTube que sempre faz propaganda eles usam a personalidade da pessoa para eh vender o produto etc e aí tipo assim na minha visão se o Boré ou a gente aqui do canal fechasse sua parceria com tipo Assim a centa aí
a centa traz 10 profissionais da centa para produzir conteúdo pra gente tá liendo eu acho que tipo assim ó 10 profissionais não um profissional para trazer 10 vídeos específicos tá Lio talvez seria uma ideia da gente criar um padrão só que aí esse evento seria patrocinado esse esse conteúdo seria patrocinado pela centa outra coisa tipo assim a centa eu acho que tem uma fazenda tecnológica lá ou então uma uma fazenda de experimentação Pedir para um profissional que é lder líder desse projeto lá da da centa fazer tipo assim uns cinco vídeos explicando como é que
a fun como é que a fazenda funciona o que que eles testam Como é o teste eh se o o em que o produto ajuda o produtor tá ligado Tipo assim fazer uma série de vídeo com empresa patrocinada tá liendo é o meu sonho seria isso falar a verdade eu eu acho que tipo assim a qualidade que o pessoal da edição aí Eles encontram uma dificuldade né normalmente os os pesquisadores trazem uns vídeos que às vezes é muito ruim tá liendo e se você pega um vídeo que que a centa gravou pô os cara vai
investir em em equipamento em microfone e tudo mais vai vir um vídeo redondinho Vai facilitar a edição e o vídeo vai ficar tipo assim com uma dinâmica muito boa a a ideia seria essa tá lendo de criar esse tipo de coisa você tiver outras Ideias colocar aqui ó aqui Vistosa mesmo se não tiver outra ideia vamos passar pro próximo falta de contato com influencers Quem colocou isso aqui ninguém não todo mundo tá cansado eu acho que esse aqui é tipo algum alguma coisa do primos Agro alguma coisa assim não o que dá para fazer nesse
às vezes é aproveitar essas oportunidades com a gente por exemplo iG o boren teve aí com Com o pessoal Estados Unidos igual um vídeo do pentinho assim a gente ser às vezes mais invasivo até que essas pessoas né pedir para gravar vídeo pra gente pro Canal Às vezes a gente fica com receio e tal igual fizeram os vídeos lá não publicou pô tem que dar mais valor nisso aí também às vezes é difícil conseguir um vídeo desse e o vídeo sumiu o vídeo não foi pro ah às vezes tem que aproveitar esses momentos aí às
vezes em viagem gente topar com alguém não sei eh Essa forma de contato mas aproveitar esse essas oportunidades que tem aí show Como é que o nome do menininho João alguma coisa que José Marcos João Marcos alguma cois José Marcos perfeito acho que esses vídeos aqui ainda tem eu tenho no celular eu consigo consigo postar eles é bom acho que a gente sempre tem Que esperar o Boré voltar dos Estados Unidos para para publicar tá ligado eh processo seletivo Quem colocou esse aqui eu acho que foi a gente Mas é só para estabelecer uma padronização
de um processo seletivo não precisa ser uma coisa burocrática mas que a gente avalie de fato as pessoas que vão estar entrando no canal não só em tipo assim habilidades mesmo específicas para aquela área mas que ela que elas tenham tipo características eh em comum com o Canal principalmente os valores e questões que vai trazer uma Harmonia pro Canal Então acho que a gente tem que padronizar agora toda pessoa que for entrar passar por um no mínimo uma entrevista ontem eu e Carol fizemos entrevista com o pessoal que enviou currículo pra edição e assim dá
pra gente dar uma filtrada com certeza eu tava lá dá dá para filtrar bem mesmo coloca aí então tipo assim só estabelecer um processo Seletivo padrão para todas as áreas show eh eu acho que eu tinha colocado isso aqui também eh É porque quando o pessoal entra no canal and foi até tem uma discussão lá na na na reunião da diretoria que a Taíssa e outras pessoas se sentem quando entra no canal um pouco de não entende 100% como é que funciona o canal e vai conhecendo as pessoas ao tempo tá ligando com tempo no
caso aí tipo assim tem o trainy por exemplo na Agroplan que você conhece todas a a as áreas Você já conhece tudo aí quando você entra você já tipo assim já sabe tudo que que cada um faz e no canal não tem muito isso tá ligado num apresentação a gente até fez com com as seis pessoas que entraram durante esse primeiro semestre de 24 mas a gente tenta fazer alguma coisa assim tá liando apresentação dos das áreas show demais pode falar Bruno Bruno levantou a mão eu acho Tá há muito tempo esse trem aqui ligado
não que eu que levantei rapidinho mas só aproveitando que você tá falando sobre o processo seletivo essa semana vai ter reunião não surpresa mas não vai ter não Ah tá é porque depois eu vou passar o contato para você para você adicionar os novos membros no grupo e Adicionar nos grupos também de cada diretoria perfeito é ou porém não tá querendo dar folga para vocês mas aí se vocês acharem que é viável fazer uma reunião na quinta-feira Sobre esses temas aqui dá pra gente continuar tá li andr Não que acha uma boa ideia não eu
eu eu vou est ocupada não vou conseguir desculpe tchau beleza é não eu sou um um baita de um líder P fo vem vamos fazer reunião Pô falga o que o Flamengo de 2019 não folgou um jogo família e ganhou tudo para que que para que vai ter folga botf você não gostou dessa ideia não meu amigo eu também não sou uma máquina não Né a você que brão is não tem condição não u ah que isso pô o Flamengo vive só de futebol aqui não vive só de canal que como é que vocês são
gente que time unido você até o arrascaeta que lesiona todo o jogo em 2019 não descansava tá vendo para que descansava eu que você já ouviu falar em Getúlio Vargas quem que é ISS aí trabalhista nada nada nunca vi isso aí não conheço não pô não conheço não S LT não não conheço não graças a Deus quando eu Vejo Car de trabalho eu meto Pepa até choro vamos próxima vamos vamos PR próxima rotação de membros grandes aí ó acredito que foi a gente que coloc deve ter sido o meu grupo também é uma coisa inevitável
da gente fazer aqui dentro do do canal acho que todo o projeto de extensão dafv A gente vê essa rotação muito grande Principalmente uma galera que entra fica um ano e sai porque são muitas oportunidades oportunidades na ofv né o que a gente faz para diminuir Isso para ter essa fidelização de mais membros é trabalhar nessa motivação e eu acredito que isso aqui é solucionado muito também com essa questão de ter um marketing interno bom sabe da gente vê isso aqui como um diferencial V isso aqui como uma porta de uma porta que uma oportunidade
gigantesca né então eu acredito que se a gente trabalhar no Marketing interno a gente consegue fidelizar e reter mais membros e motivação também Isso aqui entra muito naquela parte que a gente discutiu em cima do marketing interno lá né assim essa parteo acho que dá até Puxar esse marketing interno ali para baixo que eu acho que uma coisa complementa a outra tipo tudo isso aqui lá não só colocar ali tipo trabalhar no Marketing interno lá embaixo tá ótimo Ah beleza e eu acho que isso é importante mesmo para motivar os pessoal a entrar diminuir a
rotação perfeito agora você concorda com tudo né Até semana passada podia falar nada eu como assim é você mesmo você não desfarça não eu que eu fiz que que eu fiz ahora hein qualquer mentirada que o pessoal tá contando aí no vídeo aí ó é mentirada pô ou não é vamos lá eu não fiz nada semana passada não família é que que é isso cara é canal como plataforma de evento tá como vocês são velho tá me deixando nervoso aqui pô eh calma aí ó canal como uma plataforma de Vídeo ou como plataforma de eventos
eh basicamente pessoal eh eu acho que foi isso que a gente colocou e o piedro também colocou no grupo dele eh e também foi um que eu discuti até foi até muito bom a gente ter a discussão eh que eu fiz a reunião junto com o pessoal da analíticas para mim Eh já sab alguns pontos que a gente ia ter que discutir na ensão e no SWAT é que tipo assim essa parte do canal sem uma plataforma de eventos eh a gente vai lá no canal no YouTube se você s paraem lá ver os vídeos
no nos conteúdos dos vídeos longos né que a gente tem de 20 minutos ó de 10 minutos até 20 minutos tem poucas views mas quando você vê eh na aba ao vivo do YouTube tipo assim todos os todos os dias de evento é tipo assim 1200 visualizações 100800 visualizações 3.400 visualizações 5100 visualizações 3100 visualizações 35 ó 3500 visualizações em lives que tipo assim tem mais de 2 horas de duração ou seja Tipo assim as pessoas que estão no canal hoje em dia são pessoas que acompanham as transmissões se a gente tivesse tipo assim o pessoal
de edição que que tá trabalhando se você tivesse 2.000 visualizações em um vídeo que você lança em uma semana vocês ia est feliz tem certeza disso tá ligado porque tipo assim são números altos então tipo assim os nossos eventos tem números altos tem muitas pessoas inscritas tem visualização nas transmissões Só que os Vídeos curtos não tem aí que que a gente entrou em conscia tipo assim beleza Tem muita gente que viu o can como se fosse uma plataforma de eventos e tipo assim a gente igual inicialmente que discutiu é a gente não quer que o
canal seja uma plataforma de eventos e nem um um um canal de conteúdo de vídeos curtos a gente quer levar o especialista produtor o evento leva leva mas a gente também quer levar com os vídeos longos de 10 a 20 minutos então tipo assim a gente Precisa também propor soluções para esse tipo de situação aí novamente Não não Vamos diminuir o número de eventos por ano então vai ter um um evento por mês cada mês o que que a gente pode pensar em alguma coisa diferente disso tentar fazer um marketing de vídeos dentro dos e-mails
que a gente tem aí eu não sei vocês podem me ajudar Ah eu não acho que é uma coisa ruim nós sermos assim né talvez ser vistos como a Plataforma de evento porque querendo Nós também traz engajamento e seguidores novos ali no tanto no Instagram quanto no YouTube né Principalmente no YouTube inscritos novos entendi Dá dá tipo assim dá pra gente fazer o seguinte pessoal na próximo evento nos próximos eventos a gente não formulário de inscrição pedir o número de telefone do pessoal não sei se eles vão ficar feliz e vão passar e aí pode
diminuir o número descrição nos Próximos eventos mas eu acho que se a gente criar uma comunidade no WhatsApp a partir de eventos Seria uma boa opção então criar News L Aqui Acontece Ô Duda se a gente criar uma newsletter é tipo assim a plataforma de de envio desses e-mails ela precisa de uma saber da onde a gente conseguiu aqueles e-mails justificar tá ligado Tipo consegue fazer isso só pedi a invent para para fazer só que pelo que eu e o e o e o Pedro Chegamos em Consciência que tipo assim vai dar um trampo danado
criar ela porque tipo assim as pessoas que se inscreveram em eventos não necessariamente elas vão querer fazer parte da News leer a gente pode criar uma newsleter a partir tipo assim nosso site pedir pro pessoal se inscrever tá liga ah você quer receber conteúdo agrícola eh atual atual tipo assim você coloque seu e-mail tá lendo mas ISS aí a gente vai ter que criar criar uma outra áa lá No lá no e-mail lá no site nos mas dá para fazer aí fica para cargo da da Carol de social mídia que é nova diretora executiva aí
trabalhar ain né Carol cara 8:51 da noite horári de trabalho pô é horá de serviço é trabalho de serviço não sei o Patrick aqui meu Deus do céu tô servida mesmo de Hater nada jamais fo muito amor mas aí dá para fazer eu coloquei aqui News L também Perfeito acho que seria isso tem mais alguma coisa pessoal é a dupla da Carol aí dupla Carol põe deas mulher aí ost vamos falá eh é que assim você falou de membro novo Eh e acho que foi uma surpresa aqui para nós na edição que vai entrar gente
nova e não teve nemuma comunicação entra em Pauta antiga a pauta antiga não paa de mais cedo como é que funcionou que que que vai entrar aí de gente só para ter Uma ideia não mas então um moleque a gente mandou nos grupos Pô a gente pediu arte pro Gustavo foi mandado lá no grupo do do WhatsApp do canal foi tudo falado sim não mas eu falo tipo assim sobre aprovação de gente para entrar nemum Erson tava sabendo como assim não tava sabendo mandou no grupo no grupo não a questão não não não aqui ó
a questão que ele tá falando é o Motivo de nós três eu o Bruno e o Geovani não ter participado da seleção no caso do do como é que eu Posso dizer da reunião que teve para ter a seleção deles entendeu para entrar ah não perfeito foi erro nosso Porque então pode falar não é porque assim experiência do gecot normalmente Quem faz o processo seletivo é gestão de pessoas e o professor boren por exemplo o diretor geral que participa então assim me desculpem também porque eu não sabia que tinha que teria que ter essa dinâmica
aqui e por esse motivo gestão de pessoas e o Diretor-geral fizemos o processo seletivo entendi mas tipo assim até na atlética acontece de por exemplo ter o pelo ao menos o diretor da área para acompanhar porque o diretor que é o que entende do assunto que que ele vai realizar para poder dar uma uma orientação porque às vezes o cara vocês podem estar querendo passar um cara que domina ao ver ao ver de vocês domina muito a ferramenta mas não não não domina o suficiente ou às Vezes eh pode ser muito bom de de de
ambiente mas não mas para trabalhar vai ser péssimo então tipo assim teria que ter tido pelo menos o diretor da edição alguém da edição para para acompanhar é no caso tipo assim pelo que eu tive experiência com a Carolzinha trabalhando ontem tipo assim a Carolzinha ela ela definiu vários parâmetros que seria tipo assim necessário pro Canal tanto é que eu até falei com ela Carol Eh vocês de gente de gestão tem uma habilidade que tipo assim ao meu ver eu mesmo que tô na diretoria tipo assim executiva do canal mesmo tendo uma experiência Mesmo trabalhando
com várias pessoas diferentes às vezes tipo assim eu não sei uma pessoa exata que vai encaixar no time mas a Carol e Andreina conhece todos os membros pelos feedback já já tiveram com ela pelo que é necessário para cada um para trabalhar bem e aí tipo assim ela já tinha uma Visão de que tipo de personalidade que era para ser melhor alocada na área de edição tá ligado e a e a e quando eu tava na na na reunião tipo assim eu pelo menos eh dava o suporte para elas para ver tipo assim Ah quem
essa pessoa é se ela trabalha bem se ela tem domínio então tipo assim a gente AD juntou o o o que a Carol entende de ção de pessoas que ela sabe muito e o que eu entendo um pouco sobre edição tá liendo para tentar mesclar os dois e ser e entrar uma Pessoa bem mas tipo assim nos próximos processo seletivo a gente vai chamar Os diretores para não ter tipo de problema tá liendo mas a pessoa que entrou é boa não é é porque acho que já Aproveita e entra a padronização da questão do processo
seletivo né porque como a gente não tem costume de fazer então foi uma coisa ali um pouco mais rápido e para uma diretoria só mas é como falou nos próximos a gente vai fazendo de uma forma que fique bacana para todo Mundo uma quem participou da seleção foi você quem ahe tipim por sorte foi era assim rodada aqui dentro do canal que que participou de várias áreas foi da edição Já fez muita prospecção fez não sei o quê mas assim vou citar um um um exemplo na não é crítica por exemplo a Carol que vai
sumir assumir o posto de star se ela for para esse para essa etapa sem ela não tem tipo conhecimento da edição de Vídeos longos ela teve do do vídeos curtos então tipo assim sai uma defasagem por sorte e ostakio conhece a a a a ferramenta o como que a gente na edição trabalha mas achei assim eu vi uma falha aí nesse processo Ah eu entendo completamente e tipo assim como é o nosso primeiro processo seletivo pessoal então tipo assim a gente tem algumas coisas a concertar então tipo assim serve de de aprendizado pras pras próximas
pró processo seletivo tem uma Discussão até M entre os diretores tipo assim ah todo mundo conhece essa pessoa acho que vale a pena então até pedir feedback de outras pessoas também só que tipo assim tem que participar da reunião porque é na entrevista ali que a gente descobre quem é a pessoa se pessa pessoa comunicativa se ela tem os perfis que que o canal deseja ter uma pessoa que corre atrás uma pessoa comprometida que sabe mexer então tipo é é bom pra gente aprender pros próximos processo seletivo Né Foi só o primeiro mas é aí
tem que tá presente na na entrevista tá liga é coisa é coisa rápida 30 minutos cada entrevista tá Lio se fosse tipo 10 pessoas vai ser 10 minutos para cada um lá e aí vocês conhecem as pessoas tá ligado 30 minutos quer dizer para cada um mas é de boa é bom muito obrigado pela pela pela orientação aí Bruna a gente pede desculpa o emon também você e Giovan pelo deslize mas a pessoa é boa pode Confiar perfeito show de bola então deixa eu parar a gravação aqui