Livro de Gênesis, capítulo 3, versículo de número 9, diz assim o texto: "E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? " Amém. Meus irmãos, faz uns 10 dias que eu o Senhor colocou essa palavra no meu coração e hoje eu sentei para transformar aquilo que estava na minha alma num esboço, de um num caminho pra gente entender melhor esse assunto tão complexo.
E o assunto é o seguinte, quando Deus, bom, quando Adão caiu diante de Deus, rompendo com Deus na rebelião, eh, Deus não perguntou para Adão o que ele fez. Deus perguntou para Adão onde ele estava. E isso é muito importante, porque a sequência do texto mostra que o Adão está se escondendo e Deus, a voz de Deus aparece, surge no jardim.
E a primeira pergunta que Deus faz a Adão é: eh, onde você está? E o Adão responde: "Eu ouvi a sua voz pelo jardim, que ecoava pelo jardim e eu fiquei com medo e eu me escondi. " E a segunda coisa que Deus pergunta para Adão é: "Quem te mostrou isso?
Quem te mostrou que você estava estava nu? " Porque o Adão fala: "Eu vi que eu estava nu, eu me escondi". E pra gente entender, porque vocês já estão familiarizados com esse tema?
que Gênesis capítulo 3 é a razão profunda da queda. Gênesis capítulo 3 explica, por exemplo, porque você é como você é. Gênesis capítulo 3 explica porque a gente comete pecados mesmo sabendo das consequências deles.
Gênesis capítulo 3 é a chave. E em Gênesis capítulo 3 é uma questão tão merece um um curso à parte assim de muitos muitas semanas, muitos meses, porque é muito densa a teologia por trás de Gênesis 3. Por exemplo, quando a gente lê Gênesis 3 numa sequência, especialmente no início, a gente tem a percepção nítida.
Às vezes você não você pode não ter você pode não ter coragem de falar o que eu vou falar, mas numa leitura linear, a percepção nítida é que parece que o diabo tá certo o tempo todo e Deus tá errado o tempo todo. Lê aí o texto. Gênesis capítulo 3.
A serpente, a mais astusta de todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito, disse a mulher, não tá aí, disse a mulher, eu vou achar aqui, pera aí, presta atenção. É assim que Deus disse: "Não comereis de toda a árvore do jardim? " E aí a mulher respondeu: "Não, do fruto das árvores do jardim poderemos comer não sei o quê, mas do fruto da árvore que tá no meio do jardim".
Disse Deus, dele não comereis, nem nele tocareis para que não morrais. Grifa esse para que não morrais. A gente fica discutindo na teologia o que que aconteceu porque o homem não morreu, né?
E Deus tinha dito assim, ó: "No dia, no dia que dele comerdes, certamente morrerás. " E essa informação está no capítulo 2, versículo 17. Em 2 17, Deus tinha dito, eh, no dia em que você comer dessa árvore, certamente morrerás.
E e eles não morreram no dia. E aí a gente vai tentar, a gente vai buscar explicações para falar assim: "Não, Deus tá certo. Eh, eh, por exemplo, a que eu mais gosto, a que eu mais uso, porque é um problema, isso é um problema".
Deus disse assim, ó: "No dia que você comer, você vai morrer". E Satanás fala assim pra mulher: "Ah, não vai morrer nada. [risadas] Não vai morrer nada.
Pode comer que não vai morrer. Que é o capítulo 3, versículo de número, me ajudem aí, quatro. Então a serpente disse: "Mulher, você não vai morrer".
Não. Deus disse que no dia que eu comer, eu morro. E aí Satanás fala assim: "Morre nada, morre nada".
A mulher comeu e ela morreu? Não. Aí, aí a gente fica tentando agora, tá?
Por exemplo, a melhor saída que eu tenho, mais teológica, mais profunda, é que naquele dia o homem se torna mortal no sentido de que ele não tinha essa condição porque ele era perfeito, mas agora ele perde essa condição. Então ele se torna mortal. Então naquele dia ele se torna mortal.
Então, naquele dia ele morreu porque a gente nasce morrendo. A gente tá cada vez mais morrendo o tempo. Amanhã você tá mais perto da morte que agora.
Agora você tá mais perto do que a primeira vez que eu falei 10 segundos atrás. É isso. Mas eu confesso que essa explicação ela não dá conta de tudo.
Tem uma outra explicação que é a questão de que como um dia para Deus é 1000 anos e 1000 anos é como um dia, isso tá na Bíblia, não fui eu que inventei. No dia que dele comer diz, ninguém nunca passou de 1000 anos. O Adão teve em 900, não sei quantos anos.
O mais quem chegou mais longe que é o o Matusalém, teve 900 e não sei quantos anos. Faltou o Heraldo aqui que ele sabe a idade de todo mundo da Bíblia. Então ninguém passou de um dia, porque para Deus 1000 anos é como um dia.
Então tudo bem. Explica. É.
Então, quando você vai pro texto, parece que o diabo tá certo. Por exemplo, a coisa a coisa começa aí, mas eh versículo 4, Satanás, a serpente fala assim: "Não vai morrer nada". Cinco.
Porque Deus sabe que no dia que você comer, seus olhos se abrirão, que é o que acontece no versículo de número sete. Então, os olhos dele se abriram. Então, veja no cinco, ele fala assim: "No dia que você comer, eh, os seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".
Seis. A mulher viu que a árvore era boa, o fruta era desejável para dar entendimento, não sei o quê, não sei o que lá, comeu. E aí, versículo 7, abriram seus olhos.
Quer dizer, parece que o que o diabo tá falando tá funcionando ou não tá? Aí vai pro verso 22, eu nunca sei se é 22 ou 23, que diz eh no sete ele fala assim, não, no cinco ele fala assim: "Os seus olhos vão se abrir e vocês serão como Deus, sabendo bem e mal". Aí no sete os olhos se abrem e no 22 e Deus diz assim, ó.
Bom, deixa eu achar aqui o 22. Deus diz assim, ó. Eis que o homem se tornou com um de nós, conhecedor do bem e do mal.
Quer dizer, mais uma vez parece que tudo que o diabo tá falando meio que funciona e o que Deus tinha dito parece que não funciona. E essa é a essência básica da tentação. A tentação causa um curto circuito no homem e parece que tudo que ele sabe não funciona.
Parece que tudo que ele entende logicamente, teologicamente, biblicamente, espiritualmente, dá um tilte, dá um uma pan e parece que o que o Satanás fala é que funciona. Essa é a essência básica da tentação, mas não é nosso assunto. Então, eh, no capítulo dois, Deus dá ordem do que podia e o que não podia.
No capítulo 3 acontece a queda. Acontece a queda. E essa queda é por definição a rebelião.
Então vamos lá. Vamos dividir, tentar dividir em três pontos o que acontece nesse momento e porque é que ah, o lugar é tão importante? Porque que Deus chama Adão e pergunta e onde você tá primeiro para depois perguntar o que é que você fez?
Então, o primeiro ponto que eu queria deixar para vocês é que a rebelião transforma, deformou o nosso caráter. A rebelião, o pecado deforma caráter. O homem tem um caráter antes da queda e outro caráter depois da queda.
E isso é comum de todos os seres humanos. Não é o mais ou menos espiritual, não, todo ser humano. Porque no capítulo 3, quando acontece a ruptura, que é o versículo 6, e vendo a mulher que a árvore era boa, agradável para dar entendimento, tomou o seu fruto e comeu, entregou desse fruto ao marido, ele comeu.
Aí é a queda. E aí no verso sete aparece assim, ó. E abriu-se os olhos de ambos.
E abriu-se os olhos de ambos. E eles se perceberam nos. E eles cozeram do verbo cozer, não do verbo cozinhar.
E eles costuraram folhas de figueira para fazer uma espécie de aventais. Ali fala cintas, né? uma roupa para si.
Quer dizer, a rebelião deformou o nosso caráter. Você fala assim: "Pastor, que que isso tem a ver com esse texto? " Tudo.
Tudo. Porque quando o pecado entra na equação, quando o pecado entra na equação, a gente se percebe nu. Veja o último versículo do capítulo 2 é fantástico.
E ambos, o homem e a mulher, estavam nus e ninguém não era um problema para ninguém. Os dois estavam nus. No capítulo 2, verso 25, um e outro, o homem e sua mulher estavam nus e não se envergonhavam.
O que que esse texto diz? que um não tinha nada que esconder do outro. Você vê o que eu sou, você vê tudo que eu sou e eu enxergo tudo que você é e tá tudo bem para nós.
É, esse é o momento. Esse é o ponto. E esse ponto é o momento mais íntimo, mais lindo, mais profundo, mais perfeito do casal, que é quando um olha pro outro e enxerga tudo.
Não há senhas, não existe compartimento secreto, não tem nada debaixo do tapete, não tem nada. O esqueleto não tá dentro do guarda-roupa, tá tudo e o trânsito é livre. Você vê de mim tudo que eu sou e eu vejo de você tudo que você é em e maravilha.
Isso é uma declaração de amor. Isso é uma declaração de amor. Porque o Adão olha pra mulher dois versículos antes, no 23.
e se vê nela. Ele fala assim: "Essa é osso dos meus ossos". E é, né?
Porque a mulher não veio da costela, que é um osso que é dele. A mulher não foi feita de uma carne que é dele. Então ele tá dizendo o seguinte: "Eu olho para você e me vejo.
Eu me vejo olhando para você. Eu me encontro em você. Eu olho para você e me enxergo.
Então o Adão se vê olhando pra mulher, porque antes da mulher chegar, o Adão não falava no plural, ele não falava nós, ele não falava vamos, ele não falava temos, ele era vulso. Ou seja, ele passa a se conhecer quando ela chega, porque a gente se vê no outro. Você não consegue saber se você é bom ou ma sozinha.
Você não consegue saber se você eh tem orgulho ou tem humildade sozinho. Você não consegue saber se você é bonzinho ou se você é ruim. Sozinho.
Você não sabe se você é ciumento ou não. Sozinho. Você não sabe se você é bondoso ou maldoso sozinho.
Você não sabe se você cobiça ou não cobiça sozinho. Tudo para você saber. Você precisa de alguém.
A gente se enxerga no outro. Então o Adão não se conhecia. ele passa a se conhecer olhando para ela.
Então, quando ele ol ele olha para ela, ele se vê, ele se enxerga. E aí, quando entra o pecado na equação, ele olha para ele mesmo e ele percebe que há algo que ele precisa esconder. Ela olha para ela e ela fala assim: "Isso aqui eu não posso mostrar.
Isso aqui eu não posso mostrar. " Mas ontem podia e agora não pode mais. E o coer folhas, o tecer uma roupa, o costurar uma um seria um tapa sexo, que a Bíblia chama de avental, eh é definir as formas como eu quero ser visto.
Tipo assim, eu quero ser visto, mas eu não quero ser visto 100%. Você vai ver de mim o que eu quero mostrar agora. E essa é a essência da deformação do caráter.
Porque você é assim, né, pessoal? Você enxerga o que eu quero mostrar e eu enxergo o que você quer mostrar. Mas eu nunca consigo ver tudo de você.
E eu não tô falando do seu corpo. E você nunca consegue ver tudo de mim. Eu não tô falando do meu corpo.
A questão é mais filosófica e espiritual do que física corporal. Ou seja, o que tá acontecendo com Adão, o que tá acontecendo com a mulher, o nome que ela vai receber depois é Eva. Aqui ela não chama Eva ainda.
O que tá acontecendo com Adão e o que que tá acontecendo com a mulher é um protótipo da deformação do nosso caráter. Então, a rebelião deformou o nosso caráter e a partir da queda, você vai enxergar de mim o que eu quero. E quando alguém enxerga de mim o que eu não quero, é porque a casa caiu.
E quando eu enxergo de você o que você não quer mostrar, é porque você foi exposto. Não é essa a fala? Fulano foi exposto, a casa caiu.
Ou seja, a rebelião deformou o nosso caráter. Nós nós nos transformamos em pessoas falsas, porque a gente não vai mostrar tudo nunca. Você pensa que você sabe tudo do seu melhor amigo, não sabe tudo.
Você pensa que você sabe tudo, tudo, tudo da sua melhor amiga, não sabe tudo. Ah, pastor, porque o senhor não conhece a nossa amizade? Não, eu, você não sabe tudo.
E sabe por você não sabe tudo? Porque você também não contou tudo para ela e o seu amigo também não contou tudo para você porque você também não contou tudo para ele. Então você não sabe tudo, porque a gente sabe, a gente enxerga o que a pessoa quer mostrar, mas o que ela quer mostrar não é o tudo.
Pecado entrou na equação e a rebelião transformou o nosso caráter. E a partir de então você enxerga de mim o que eu quero. Dias atrás falando sobre isso, eu falei que a pessoa paga a terapia para mentir pro terapeuta.
E aí você vai falar o que a sua versão, você vai falar o que você quer. A segunda verdade desse dessa queda, o segundo ponto é que a rebelião deformou o nosso anseio por Deus. A rebelião deformou o nosso anseio por Deus.
Porque antes da queda, a voz de Deus entrava no jardim e o casal vinha ter com Deus. No mínimo sinal da presença, o casal vinha ouvindo essa voz e vinha ouvindo Deus e vinha se sentar para ouvir Deus. Mas agora no versículo de número oito, que o capítulo versículo 7 é o que nós trabalhamos aqui no versículo 8, ao voz do Senhor Deus que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, não sei o que lá, o homem e a mulher se escondem da presença do Senhor entre as árvores do jardim.
quando temos o que esconder, porque até então não tínhamos o que esconder, né? Agora temos o que esconder. E quando temos o que esconder, a presença de Deus migra de uma experiência esperada por nós e passa a ser uma experiência evitada por nós.
Porque se você tem o que esconder um Deus que vê tudo e sabe tudo, não é uma boa, né? Não, a partir de então não é uma boa ideia. Se você tem alguma coisa para esconder, você não quer se sentar com alguém que vê tudo.
Você quer se sentar com alguém que vê o que você quer mostrar. Você quer conversar com alguém que vê o que você posta. E o que você posta é sempre maravilhoso.
O que você posta é o que você quer que as pessoas saibam de você. Mas o que você não quer que as pessoas saibam está dentro do seu coração enganoso. Então, quem tem essa experiência não quer se sentar com um Deus que vê tudo e sabe tudo e olha para você e tira o raio X da sua alma na mesma hora.
Então, o segundo ponto é que a rebelião deformou o nosso anseio por Deus. Agora que eles têm o que esconder, eles estão sendo chamados por aquele que enxerga tudo. A voz de Deus é ouvida no jardim.
Versículo de número oito. Ao ouvirem a voz do Senhor que estava ou que passava pelo jardim, agora que eles têm que esconder, eles estão sendo chamados por aquele que vê tudo. Então, a reação natural é: "Eu tenho outro compromisso, não vai dar para comparecer".
Quando você vê a pessoa dando desculpa para não estar no culto, quando você vê a pessoa dando desculpa para não congregar, quando você vê a pessoa dando desculpa para não ler, para não orar, para não comungar, para não caminhar, para não participar da roda da comunhão, Não é porque esse cara tem alguma coisa a esconder? É porque essa pessoa, o o a rebelião deformou o anseio dessa pessoa por Deus, pela presença de Deus. Porque a presença de Deus, a Bíblia diz que ele habita numa luz inacessível e essa luz transpassa tudo e todos.
E esse Deus, ele sabe tudo e de todos o tempo todo, a todo tempo, a qualquer tempo. Então, segunda coisa que acontece é que a rebelião deforma o nosso anseio por Deus. Se você tem alguma coisa a esconder, você não vai querer participar de uma reunião com alguém que sabe tudo e vê tudo.
Por isso que o texto diz que eles começam a se esconder entre as árvores, não é? No versículo 9, é, não, oito, né? a gente tá o homem e a mulher se esconderam da presença do Senhor entre as árvores.
E o entre as árvores já dá uma outra questão, porque as árvores foram dadas ao homem como uma missão. No capítulo 2, verso 15, nem existia ainda a mulher. Deus falou pro homem o seguinte: eh você vai eh cultivar e você vai guardar o Éden, o jardim.
As árvores estão aí dentro. Então aquilo que era para o homem trabalhar, aquilo que era para o homem cultivar, aquilo que era para o homem guardar, aquilo que era para o homem cultivar e guardar. Na minha versão aqui, não sei como tá aí, é cultivar e guardar.
Aquilo que era para o homem cultivar e guardar se torna agora um esconderijo, se torna agora uma desculpa para não congregar. Se torna agora uma desculpa para não comungar, se torna agora uma desculpa para não ouvir Deus. E isso é profundo, porque aquilo que Deus te deu como ganha pão nunca pode ser no impecílio para você comungar.
Nunca pode ser um empecílio para você congregar. Nunca pode ser um problema para você sentar e ouvir a voz de Deus. Verdade.
Porque Deus preparou esse trabalho para que você louvasse o nome dele, não para que você se afastasse da presença dele. E aí aquilo que era trabalho, eu não vou falar trabalho, mas porque o trabalho vai aparecer como um tipo de maldição depois, mas aquilo que era para exercício, para cultivar e para guardar, vira uma desculpa. Irmão, o irmão sumiu.
É, tá, tá difícil, pastor. Tá difícil. Tá muito complicado.
Porque e não sei o quê, porque agora tá tá vendendo, agora tá tá funcionando, agora tem funcionário, agora tem o quê, agora tem que bater meta porque dezembro tá aí, porque não sei o quê. Tá, mas e Deus te chamando pra comunhão? Como é que fica?
O Senhor tá chamando o irmão paraa comunhão. E agora você vê como o pecado é o segundo ponto. A rebelião deformou nosso anseio por Deus, nosso anseio pelas coisas de Deus.
Foi Deus que abriu essa porta. Você não pode usá-la como desculpa para se esconder da presença dele. Foi Deus que abriu essa porta.
Você vai usar essa porta para louvar o nome dele ou para se esconder dele? Você tá entendendo como é que é aí? Aquilo que o Adão recebe de Deus para cultivar e para guardar serve agora para se esconder de Deus.
Essa é a consequência da queda, irmão. Essa é a consequência da queda, irmã. É quando você usa aquilo que Deus te deu para cultivar, para guardar, para honrar o nome dele como desculpas esfarrapadas.
Eu não consigo. Para mim é difícil, eu não tenho tempo, é longe a gasolina, o tempo, porque o cansaço, porque não sei o que lá. Que Deus me guarde desse tipo de desculpa e que Deus te guarde desse tipo de desculpa.
Eu não posso usar o que Deus me deu como bênção para me esconder de Deus. É bem verdade que às vezes você precisa de férias, de folga, tá tudo bem. O que não pode é você utilizar o que Deus te deu para cultivar e guardar como desculpa para se como esconderijo.
Quer dizer, aquilo que era para cultivar e guardar se torna um esconderijo, se torna uma desculpa. Ai, pastor, que eu tô tão cansada, eu tô tão cansado, eu tô tão Tá. E quando você não tinha?
E quando você não tinha nada? Se você voltasse no tempo, quando você não tivesse nada, você ia flagrar você mesmo orando, assim: "Senhor, abre as portas. Senhor, tem misericórdia.
Senhor, tô cansado de necessidade, não tenho. Aí Deus te dá. E aí agora que Deus te deu, aí você usa isso para se esconder da presença de Deus.
Isso é fruto do pecado. A rebeldia deformou o nosso anseio por Deus. Deformou o nosso anseio por Deus.
Tinha uma música na época que eu me converti que falava assim, ó: "Estás vendo aquele crente, meu amigo? É servente de pedreiro. Lembra essa música?
Ele trabalha forçado, o serviço é pesado, porém canto o dia inteiro, mas vai conversar com ele, meu amigo, veja o que é felicidade. Para ele vai tudo bem, não tem crise, não, não tem. goza paz e liberdade.
Eu não lembro o resto, mas aí ele faz uma comparação na música do cara que tem muito dinheiro, mas não tem tempo para Deus e do cara que é servente de pedeiro, trabalha pesado, mas fica cantando os hinos, louvando e não vê a hora de ir pro culto, louvar a Deus. Para os dois, o cara rico que é banqueiro e para o servente de pedreiro, que foi Deus quem abriu a porta, tá? Dos dois tem um trabalho para fazer, mas um tá louvando a Deus.
Foi Deus que abriu essa porta. Então, na oportunidade que a voz de Deus surgir, eu estou lá paraa comunhão. E o outro é, tô muito muitas reuniões, muita coisa.
Não, não conte comigo. Eu não posso. E eu vou me escondendo atrás das árvores que Deus me deu para cultivar como desculpa para não me sentar mais para ouvir Deus.
Ou seja, a rebelião deformou o nosso anseio por Deus. E quando eu tava escrevendo esse sermão, o Espírito Santo me direcionou para fazer uma pergunta para você. E a pergunta é: Como é que tá seu anseio por Deus, irmão?
Como é que tá a sua expectativa para vir pro culto louvar o nome do Senhor, irmão? Porque se tá deformada, então isso precisa ser revisto, porque isso é fruto da rebelião. E nós vivemos uma época de vagabundos espirituais, de vagabundos ministeriais, de homens e mulheres que são um leão para trabalhar, para ganhar dinheiro, mas um gatinho pro ministério.
Se é para falar de ganhar dinheiro, de trabalho, de reunião, de evento, vamos embora, põe meu nome aí, eu vou e não sei o quê. Você é falar para 5 minutos de oração, ai para mim não dá, porque meu joelho, porque minha mãe, porque meu pai, meu cachorro, papagaio, não sei o que lá. E aí começa diz: "Vagabundos, vagabundos espirituais, vadios espirituais.
Aleluia! que se escondem atrás das árvores que Deus deu para cuidar como um esconderijo, um escudo para não ouvir mais a voz de Deus. Isso é fruto da rebelião.
Você tá entendendo? Isso é fruto da queda. Quando você escamoteia, quando você disfarça, quando você não, para mim tá muito corrido, não, para mim tá muito complicado, não, para mim tá muito não sei o que lá.
Mas se é para ganhar dinheiro, aí você vai. Se é por causa de vintão, você faz. Para ganhar R$ 20 a mais, você faz, mas você perde o culto e você vai ganhar os ventão.
O senhor está triste com isso. O senhor está triste com isso, porque isso é fruto da rebeldia. Isso é fruto da rebelião.
Você tá entendendo? Terceiro, a rebelião alterou o nosso locus. Eu tentei falar de outra forma, eu não, eu eu fico com o termo na cabeça, mas eu explico.
O locos é a não é a localização apenas, mas é o nosso lugar do ponto de vista filosófico ou espiritual, não físico, material. Vamos lá. Vamos pro versículo que é o assunto.
Falei que eu ia falar, pregar um versículo só. Era mentira da barata que começamos lá do dois, né? Vamos pro nove.
39. E o Senhor Deus chamou o homem, ele perguntou: "Onde estás? " Dá um pouquinho mais de retorno para mim, se der, aqui na caixa.
E o homem e e Deus pergunta ao homem: "Onde está? " Eh, é muito interessante que quando Deus chama Adão depois da queda, ele não pergunta para Adão o que a gente perguntaria. Cara, que que você fez?
Ele pergunta para Adão: "Cara, onde você tá? Aonde você está? De onde você está falando?
" E isso é tão profundo quanto eu não tenho competência para explicar. Chamou Deus ao homem e perguntou, obrigado. E perguntou: "Onde você está?
" Quer dizer, a rebelião muda a nossa localização. Não é localização física, geográfica, muda o locos. Muda de onde você ouve Deus.
Muda de onde você fala com Deus. De onde você se alimenta? Muda e isso, irmãos, muda tudo.
Deus não perguntou para Adão o que que você fez. Deus quer saber onde você está. Ou seja, você sumiu, né, Adão?
Você não quer mais me ouvir? Tá. Onde é que você tá?
Porque você não tá no lugar onde eu te coloquei. Você não está mais no ponto que você estava da última vez que nós tratamos. E e essa localiza e esse não é localização, é locos mesmo.
Eu não quis. Quando eu coloquei a palavra locos, eu não eu fiquei pensando numa palavra em português e eu não achei. Mas não é localização, mas é o local.
O local não físico. Eu sei que eu não tô me fazendo entender, mas tudo bem. Não é o local físico.
Deus não quer saber qual é a localização geográfica, latitude e longitude. Deus quer saber de onde o Adão está falando agora, porque agora o Adão não está mais falando do mesmo lugar. Antes ele tinha um lugar diante de Deus.
E qual é o lugar? O lugar de sentar para ouvir é o lugar da comunhão. E agora ele tem outro lugar de onde ele fala com Deus, que é o lugar da rebelião, do esconderijo, onde as árvores que Deus deu para ele cuidar servem de escudo para ele se esconder de Deus.
É outro lugar. Então Deus, a primeira pergunta que Deus faz para Adão não é cara que que você fez, é cara onde você está. Onde você está?
Deus quer saber o não o que Adão tem a dizer, mas Deus quer saber on de onde Adão está falando. Por exemplo, como pastor, muitas vezes a gente senta para falar sobre, ah, o casamento não tá dando certo. alguns casamentos de algumas pessoas que estão aqui agora, de outros que estão assistindo aqui, já estiveram na frente do na minha frente num gabinete pastoral, por exemplo, e eu já tive a honra, o privilégio de aconselhar eu e a Vanessa casamentos.
OK? E é muito nítido que eh para saber se um casamento tem jeito, depende de onde cada um tá falando e o que tá falando, entende? Depende.
Sei lá, a menina tá magoada dizendo: "Ah, eu não aguento mais esse homem. O cara tá magoado, fal não aguento mais essa mulher". Às vezes a mesma frase dita em duas dois aconselhamentos diferentes.
Aí eu chego, termino, falo pra Vanessa: "Isso é esse casamento acabou, né? " Ela fala: "Acabou". ou falar, isso aí tá precisando de essa, essa essa atitude.
Por quê? Porque é nítido de onde a pessoa está falando. Ou seja, para saber se um casamento tem ou não tem jeito, depende de onde cada um está.
Se você está de um lugar, não é lugar, de um locos onde você tá no casamento e você tá se doando e você tá se entregando e você quer lutar, tem jeito. Mas se você está falando de um locus onde essa pessoa não tem mais nenhum tipo de conexão com você, você não sente mais nada e você não quer mais nada e você não tem interesse por mais nada, é muito mais difícil. Mas veja que as falas são as mesmas, mas o locus é diferente.
Então, para saber se se existe esperança, ai pastor, eu tô tão fria espiritualmente, eu tô tão frio espiritualmente, eu quero ser, sabe, eu tô, ah, eu não sinto mais a presença de Deus, não sei o que lá, que tem jeito para mim. Então, depende. Como assim depende?
Depende do tipo de oração, depende do culto, depende do pregador, depende do pastor, depende da pregadora, depende do louvor, depende da igreja, porque hoje em dia as igrejas não, não. Esquece as igrejas, esquece os pregadores, esquece tudo isso. Depende de onde você tá falando isso.
Depende da sua posição ao dizer isso, para saber se existe ou não esperança paraa sua fé. De onde vem essa fala? Vem de alguém decepcionada ou vem de uma pessoa desconectada?
Depende. Por exemplo, qual foi a igreja que falou que Jesus disse que faltou e tinha tudo, mas não tinha primeiro amor? Éfeso.
Qual foi o conselho de Jesus? Lembra-te de onde é locos. Tenho, porém contra ti, é Apocalipse 2:5, salvo engano.
Tenho, porém contra ti, que deixaste a primeira caridade. Tenho porém contra ti que deixaste o primeiro amor ou coisa parecida. Lembre-te do locus.
Lembre-se de onde você tava, cara. Volta, muda o locus, porque se é é muito interessante, porque na minha experiência eh profissional, então eu tenho de lidar com pessoas eh que não estão mais conectadas com Deus ou com a igreja. Essa semana eu tive uma eh fiz um lançamento de um livro, né, lá que que duas pessoas falam sobre o fenômeno de desigrejados um ponto de vista técnico.
É um livro daqueles livros de 600 páginas, aqueles livros que fica em pé. Eu nunca tinha visto um livro sobre esse tema denso, né? E aí eu vi essa semana, ganhei esse livro essa semana, ainda não li.
E aí, mas é interessante porque veja, tem duas pessoas falando mal da igreja, instituição, mas uma é desigrejada e a outra é só desinstitucionalizada. São locos diferentes, entende? Uma pessoa tá saiu decepcionada porque o pastor, o obreiro, não sei quem, lá, lá, não sei o quê.
Então ele tava ferido, mas o outro ele tá fora. Ele ele tá fora. Então tem tem diferença.
Então a rebelião alterou o nosso locus. Ah, eu quero voltar ao primeiro amor. Depende.
Lembra de onde você caiu. Por exemplo, falando aqui pra internet que é o nosso público maior, né? De onde você tá me ouvindo?
E quando eu falo de onde, n? São Paulo, Aracaju, Lisboa, não sei o que lá. Não, não, não, não é localização, é locos.
Você que tá aqui sentado olhando paraa minha cara, de onde você tá me ouvindo? Essa é a pergunta que Deus faz a Adão na queda. Onde você tá, cara?
Onde você tá? De onde você me ouve agora? E isso definirá, por exemplo, se você está me ouvindo com atenção ou não.
Isso definirá, por exemplo, se você tá me ouvindo para aprender ou para julgar. Isso muda tudo. Isso muda tudo.
Então, por exemplo, eu tenho na internet, eu não sei os nomes, vai fãs. Eu tenho na internet haters. Muda.
É, cada um tá num lugar. Então eu tô falando isso aqui. Alguns estão se recebendo.
Como Deus tá usando o pastor César hoje. Glória a Deus. Eu nunca tinha parado para pensar nesse tema, nesse texto, que o locus não sei o quê, mas isso tem todo sentido, não sei o quê, não sei o quê.
Esse é um, essa pessoa tá me ouvindo de um lugar, de um locus. Mas o hater tão di Ah, o pastor falou vagabundo, então ele para mim não serve porque não sei o que lá. Então é assim, os pastores de hoje em dia, não sei o que lá, um tá com coração aberto e o outro tá com com coração fechado.
E para o cara que tá com coração fechado, pouco importa se eu orei para trazer essa mensagem, se eu estudei para trazer esse sermão, se eu eh como foi meu dia para escrever aqui e trazer essa mensagem. Pouco importa, entende? O locos muda tudo.
Por isso Deus disse para Adão, aonde você tá? De onde você me ouve? De onde você me ouve?
Porque isso definirá se você vai acolher ou se você vai escamotear. No casamento, a mesma coisa. Você não suporta ouvir a voz da mulher.
Sabe por quê? Porque você tá ouvindo de um lugar que você não estava antes. Você não suporta.
Sabe por que que você não suporta mais? Porque você mudou de lugar. E quando você muda de lugar, quando muda-se a posição, muda a disposição.
A posição define a disposição. O pródigo, por exemplo, o pródigo, por exemplo, ele estava mais perto afetivamente do pai do que o filho mais velho, que estava próximo. fisicamente do pai.
Não precisa ir lá no texto ler, né? Você lembra desse texto. Então, o pródigo no chiqueiro tava mais perto do pai afetivamente do que o mais velho que tá sentando na mesa, comendo e almoçando, jantando com o pai geograficamente.
As falas deles denunciam os locos. Porque no chiqueiro o pródigo fala assim: "Meu pai é o cara. Quantos funcionáes do meu pai são tão bem tratados, tem fartura de pão e eu aqui longe".
Só que ele não sabe que ele tá mais perto do que o outro. Ele tá dizendo: "Eu tô aqui longe". Mas ele tá mais perto do que o outro.
Porque a fala do outro, aliás, ele fala assim: "Eu me levantarei e irei ter com meu pai". Quer dizer, aí ele fala da localização. O locus é uma coisa, a localização é outra.
O lugar de fala dele é muito próximo do pai, mas a localização geográfica dele é muito distante do pai e é o contrário do filho mais velho, cuja localização é próxima e locus é distante, porque o filho mais velho tava muito mais longe do ponto de vista do locus, porque ele fala assim: "Faz anos que eu te sirvo sem transgredir". E o Senhor nunca me deu um cabrito. Esse cara tá tão longe do pai que o pai fala assim: "Você não me conhece?
Há quanto tempo você? Você é meu filho, cara. Tudo que eu tenho é teu.
Você não, você que distância é essa? Que distância é essa entre nós? " Então, um está a localização tá próxima, mas o local está quilômetros de distância.
A localização física é próxima. Ele fala baixo, o pai escuta. E o o pródigo, se ele gritar, o pai não escuta, porque a localização física tá longe.
Mas um tá mais perto do pai do que o outro. Porque, por exemplo, o filho mais novo estava geograficamente longe, mas afetivamente perto. E ele E aí é fácil resolver, né?
Aí é fácil resolver. Você levanta, pega o ônibus e vai. É fácil resolver a localização.
O difícil é resolver o locus. Porque o filho mais velho estava geograficamente perto, mas afetivamente longe. E às vezes viajar quilômetros, como fez o filho mais novo, o pródigo, é mais fácil do que caminhar alguns metros.
Do que caminhar alguns metros. E é impressionante como isso acontece nos lares. O filho e o pai se desconectaram e eles moram na mesma casa.
A filha e a mãe se desconectaram. Poucas conversas, poucas não sei o que lá, mas elas moram na mesma casa. Não tem mais sentido.
Abre o WhatsApp, abre da seu filho ou da sua mãe e vê que as conversas não têm sentido. Não há. E a questão é locos, não é localização.
Então veja que se viajar alguns quilômetros é mais fácil do que caminhar alguns metros, porque o filho mais velho ele para, quando ele chega ele vê a festa. Aí o o ele pergunta pro funcionário que que tá tendo aí o funcionário que que tá tendo seu tá tendo uma festa porque seu seu irmão chegou. Teu irmão chegou.
Sabe o teu irmão? Aí ele chegou, do nada ele apareceu aqui fedendo, tudo sujo, não sei o quê. E e meu pai não, seu pai fez uma festa.
Seu pai não não vai dormir essa noite. E aí a Bíblia diz que ele se indignou e não quis entrar. A distância é alguns passos, mas a verdadeira distância é alguns quilômetros.
Esse cara tá longe do pai. Agora o pródigo, a distância era alguns quilômetros, mas a verdadeira distância era alguns passos, porque o locus muda tudo. Por isso ele fala: "Eu me levantarei, irei ter com o meu pai".
Então, se você tá me ouvindo e está alguns passos, é fácil resolver. Mas se você tá alguns quilômetros, é uma jornada difícil. É uma jornada difícil, porque você viajou tão longe de Deus, tão longe de Deus, tão longe de Deus, que agora você se desconectou.
Por isso que quando Deus entra no jardim, ele não pergunta para Adão: "O que que você fez? " Ele pergunta para Adão de onde, onde é que você tá, porque você não tá no lugar que eu te deixei. A última vez que nós falamos, você não tava nesse lugar, você mudou de lugar.
E se você mudou de lugar, muda sua disposição para falar comigo. Muda sua disposição para falar comigo. Então eu tenho que terminar o sermão, mas onde estás significa como você foi parar aí?
O que te motivou a mudar tanto? E a próxima frase do versículo 9, eh, você porque Deus fala assim para ele, onde estás? Aí ele fala, eh, eu ouvi a tua voz e porque eu tava nu, eu tive medo e me escondi.
E a segunda pergunta também não é o que você fez. A segunda pergunta é: Quem te mostrou isso? Quem que te mostrou isso?
Porque isso não vem de você. Isso não vem de você. Esse papozinho que eu tô nu, que eu não sei o que lá.
Isso não vem de você. Tem alguém entre nós. O Senhor olha para Adão e fala: "Tem alguém entre nós dois?
" Aliás, o Senhor fala pra gente, né? Agora tem alguém entre nós dois. Quem?
Quem é que te mostrou? Da onde você tirou essa história? Porque até ontem você não tinha roupa e tava tudo bem.
Até ontem você não tinha o que esconder. Agora você tem o que o que esconder e você que tem o que esconder, passa a se esconder. Isso não vem de você.
Quem te mostrou isso? Deus. Qual é a fonte?
Onde é que você tá bebendo dessa fonte? De onde vem essa história? O Senhor está inquirindo Adão e o Senhor está inquirindo a mim e a você.
Como você foi parar aí? E quem te mostrou tudo isso? E aí na próxima pergunta Deus fala para Adão: "Você fez o que não o que eu falei para você não fazer, né?
Você fez o que eu disse para não fazer". Ou seja, às vezes dobrar o joelho e falar com Deus é uma viagem muito mais longa e muito mais difícil para alguém que tá dentro da casa do pai, como aquele filho que estava dentro da casa do pai e não queria entrar na festa. Porque a viagem dele entrar a porta dentro e abraçar o seu irmão, que era uma viagem de cinco passos, 10 passos, era uma viagem longa e dura demais, porque ele fala de um lugar diferente de onde ele estava.
Já a viagem do pródigo saindo do chiqueiro sujo, porco, fedendo imundo e viajar quilômetros até a casa do pai é uma viagem simples e fácil e uma delícia de fazer, porque ele já tá próximo do pai. O locus é diferente. O locos é diferente.
que às vezes atender o apelo de um pregador que diz depois de uma mensagem simples, se tem alguém aqui essa noite que quer entregar vida a Jesus e você tá a 20 m, mas é uma distância longa demais por conta da sua honra, por conta da sua da sua queda, por conta do seu afastamento, então você não vai ser você não vai querer ser visto indo lá na frente do culto para um pastor que vai orar na sua cabeça. onde já se viu que Deus tenha misericórdia, irmãos, e que o nosso locus nos seja revelado. Aliás, já tá revelado, né?
Essa pergunta que Deus tá fazendo, onde você tá? Deus sabe já. Deus sabia onde Adão estava ou não?
Deus sabe. E agora você também sabe de onde é que o irmão está ouvindo esse sermão. Quantos passos ou quantos quilômetros você está do lugar onde Deus deixou você?
Porque Deus falou para Adão, você não tá onde eu te deixei? Não, porque eu vi que eu tava no não sei o que lá. E falou assim: "Isso não vem de você.
alguém te mostrou. E se alguém te mostrou, tem alguém entre nós dois. Quem?
Como é que funciona? Que Deus abençoe você, meu irmão, em nome de Jesus. [aplausos] Amen.