Esse é um capso e nós vamos falar agora da plataforma p19 que sofreu um adernamento né uma inclinação agora recentemente segundo a Petrobras Tá tudo bem Tá tudo certo não teve problema nenhum e coisa e tal já tá tudo resolvido e eu posso dizer uma coisa isso não é normal assim tá tudo bem não tá tudo bem não pode ser que até aqui não tenha tido feridos não tinha tido não tenha eh desenvolvido um problema maior ainda do que poderia ser Que bom Tô torcendo para tudo dar certo para não ter problema nenhum no final
mas isso daqui não tá tudo bem não isso é um acidente bastante sério isso pode causar um desastre tanto físico pros trabalhadores lá quanto ambiental ali na região da Bacia de Campos aqui no Rio de Janeiro né isso não é normal e todo mundo lembra do que aconteceu com a p16 p36 ah já há bastante tempo né foi em 2001 que ela fundou e coisa e tal e causou uma tragédia enorme morreu um monte de gente Coisa e Tal não acho que são equivalentes as coisas tá essa esse caso aqui parece ser mesmo um caso
no sério mas a minha dúvida é justamente essa por quanto tempo que essa quantidade de Sindicalista inútil que o Lula colocou lá na Petrobras nas nos altos cargos de gerência atrapalhando as pessoas que sabem de fato gerir a Petrobras Por quanto tempo isso vai levar até causar um acidente desse até causar uma tragédia na Petrobras né essa notícia foi sugerida por Henrique daqui paraa frente é só para trás e várias outras pessoas Obrigado aí ao pessoal que sugeriu notícias lá no nosso site no Vison libertaria.com e obrigado a a você que tá assistindo o nosso
vídeo se você gosta do nosso conteúdo por favor deixe o seu like se inscreva aqui no canal né pois bem o mais curioso da história é que ninguém explica exatamente o que que aconteceu né como que aconteceu isso não é normal gente não não isso aqui ao contrário tem que falhar um monte de coisa do sistema de controle da plataforma para isso acontecer porque não é uma falha não é que o cara girou uma manivela ali em algum lugar e e a plataforma afundou Não não é assim que funciona essas coisas a plataforma ela tem
um monte de controles para garantir a estabilidade dela um monte de sistemas de segurança um monte de coisas que evitam um problema deixe acontecer para isso ter acontecido não foi uma falha não foi uma falinha não foi um cara que apertou o botão errado ali não pode isso não funciona assim né um monte de merdas aconteceu para chegar nesse ponto felizmente segundo diz a Petrobras eles Já conseguiram consertar o adernamento Já conseguiram resolver o problema não consta que tenha sido fator externo tipo uma tempestade ou alguma coisa assim a p16 é uma plataforma antiga do
campo de marlin ali na Bacia de Campos né E ela tá em decom missiono ou seja ela tá sendo retirada de operação Muito provavelmente vai sofrer uma reforma e depois vai ser colocada em um outro campo né campo de petróleo já expliquei para vocês eles duram um tempo né você descobre o campo de petróleo começa a extrair o petróleo dali chega uma hora que aquele Campo não dá mais petróleo suficiente o custo de você extrair petróleo é menor do que o que você ganha com o petróleo ali então você encerra um campo isso é normal
isso faz parte acontece com todos os campos de petróleo então o campo lá que é a plataforma de marlin atua eu nem sei qual que é Eles não falam aqui mas o que eles ela tá sendo preparada para ser decom Mission decom Mission é um termo diferente para dizer que vai ser desligada né já raramente é é ela isso é jogado fora tá gente não tem não sei qual vai ser o plano da Petrobras para ela mas tipicamente isso implica numa renovação ela é reaproveitada é reconstruída é reformada e colocada em outro campo né enfim
é uma plataforma eh eh flutuante que já atua ali nesse Campo há muitos e muitos muitas e muitas décadas não é muitos e muitos anos H muitas e muitas décadas então repito isso daqui não é uma coisa simplesinha não aconteceu alguma merda muito grande nesse nessa manobra da plataforma aqui tá não é isso não é uma coisa de algém Ah o cara apertou o botão errado moveu a manivela errada ali não não é isso foi uma coisa muito mais séria do que isso né tá aqui ó a plataforma da Petrobras da bacia de Campo sofre
inclinação acidental outra coisa que eu acha engraçado o pessoal tomando maior cuidado para dizer que não é um acidente que não é um problema sério sim isso aqui é um incidente e é um incidente muito sério Ok pode ter sido um incidente que não levou a danos físicos não teve nenhum trabalhador ferido ou morto nesse processo não teve vazamento de óleo como ela tá sendo retirada tá sendo decom Mission provavelmente os Poços já estão fechados lá embaixo essas plataformas tipicamente elas eh eu não sei essa plataforma especificamente mas tipicamente essas plataformas trabalham com árvores de
tal então ela tem a os Poços ficam na verdade no fundo do mar não ficam na plataforma né a plataforma tem só a a os raisers lá que sobem da da da árvore de natal até a plataforma Então eu imagino se ela tava sendo decom Mission esses Poços já estavam fechados então a chance de um de um desastre ambiental era relativamente pequeno mas de novo isso é uma merda isso aqui não é um um detalhezinho não isso aqui é uma merda grande Porque mesmo com os Poços desligados né você não consegue tirar uma plataforma ela
produziu petróleo durante anos e anos tem petróleo para caramba ali nos tanques nos nos separadores nos elementos intermediários ali dentro da plataforma tem um monte de petróleo ali isso causaria sim um desastre ambiental na região se seguisse né o o a tragédia que foi a plataforma P1 p36 para quem não lembra desse caso da p36 a p36 era até então a maior plataforma desse tipo contratada pela Petrobras foi construída na época ano 2001 Coisa e Tal ia custou não sei quantos milhões de dólares e Coisa e Tal e ah no momento que ela foi colocada
em operação ocorreu uma explosão dentro de uma das dos componentes lá da plataforma E com isso a água alagou uma um dos lados lá dos flutuadores dela né porque essas plataformas aqui ó elas não vão até o fundo do mar não tá gente ela existem plataformas fixas que tem que tem a estrutura que vai até o fundo do mar essa daqui é semissubmersível ela tem um flutuador ali ela tem uma espécie de boia debaixo dela que justamente mantém ela flutuando Além disso ela tem um monte de cabos que ligam ela ao fundo do mar para
ela não ficar passeando por um lado e pro outro além de diversos sistemas de controle para garantir que ela tá estabilizada que ela tá respondendo em caso de uma tempestade né De vez em quando tem umas tempestades grandes ali na região do do da Bacia de Campos né mas não tem problema ela consegue se manter flutuando né e e como eu falei os postos de petróleo ficam no fundo do mar são instalados lá no fundo do mar são operados por aqueles rov aqueles robozinho que desce lá e aí tem o riser que é tipo uma
mangueira tá em termos T uma mangueira que sobe do poço até a plataforma a plataforma faz o tratamento desse petróleo e depois dali bombeia ele via eh um duto para a a o continente né então ou seja essa plataforma aqui aparentemente é semi submersível igual a p36 também e a p36 foi uma tragédia aqui foi um acidente que não tem como dizer que não foi um acidente grave né 11 pessoas morreram a plataforma afundou a Petrobras teve um prejuízo danado teve dano ambiental teve tudo que você possa imag n aqui tá a imagem da p36
adern na época né tá vendo aqui ó isso daqui que aparece aqui ó é o flutuador isso normalmente fica debaixo d' água nessa imagem aqui não chega dar para ver o flutuador mas tem flutuadores aqui de um lado e de outro para manter a plataforma flutuando né enfim é é um susto isso daqui tá é um susto e de novo não é uma ocorrência simplesinha não isso aqui para isso ter acontecido tem que ter falhado um monte de coisa um monte de sistemas falhou para isso aqui acontecer então o pessoal devia est muito preocupado com
com isso porque se tanto sistema assim tá falhando é indicativo de má gestão da Petrobras e pode est vendo isso olha só tipicamente a Petrobras é extremamente bem gerida do ponto de vista técnico tá tem pessoas Tecnicamente muito qualificadas lá o meu medo é justamente o pinguço corrupto que por algum motivo tá sentado na presidência da república e que encheu a Petrobras de Sindicalista nos altos cargos né o Lula quer trazer o sindicalismo né da época dele lá quer quer dar um um ossinho pros sindicalistas que ficaram sem dinheiro depois do fim do roubo do
imposto sindical e botou um monte deles lá na Petrobrás que são pessoas absolutamente incompetentes né e o quanto que isso já não está afetando a capacidade da Petrobras de tomar decisões corretas eu não sei pode ser que não tenha nada a ver com isso mas eu não tenho dúvida nenhuma que está sendo muito ruim para petrobrs essas pessoas elas não custam só o salário inútil delas porque elas são totalmente inúteis né É tudo afiliado político né da da Petrobras essas pessoas não custam só isso se fosse só isso era menos pior elas também bem custam
o custo das decisões erradas que elas tomam e as decisões erradas que elas tomam são realmente trágicas no final das contas né E olha só até o Estadão tá falando aqui da da da do Absurdo da implicância do Lula com a iniciativa privada ele tá falando que chama de imbecis os que defendem a privatização da Petrobras por quê Porque Empresário é malvadão porque a iniciativa privada só quer o lucro e não sei que lá aquelas coisas idiotas de sindicalismo né Aí ele fala que ao mesmo tempo ele quer o comp perge o comp perge uma
coisa totalmente sem sentido uma coisa que foi criada pelo Lula para tentar fazer política Não tem lógica Econômica nenhuma mas ele insiste lá né o complexo custou 6 bilhões consumiu cinco vezes mais e ainda não funciona como planejado e nunca vai funcionar e quando funcionar vai ser inútil porque não é o que a gente precisa é o que eu falo a iniciativa privada aloca bem os recursos aloca naquilo que é necessário aquilo que tem consumo governo quando tenta fazer as coisas por política só faz merda só desperd dinheiro né E aí ele fala aqui ó
e assim chegamos ao cerne do discurso de lula que deveria ser tomado como um exemplo do que o petista deseja pro seu terceiro e talvez último mandato mais do que em qualquer outro momento desde que começou a exercer o poder o Lula parece determinado a ressuscitar o líder sindical dos anos 80 que ele nunca deixou de ser mas que as qualidades nas necessidades políticas o haviam obrigado a domesticar ou seja o que que ele tá falando aqui o Lula quando foi presidente lá em 2003 de 2003 até 2010 ele moderou o discurso era o Lulinha
paz e amor mas o que que eu falei para vocês o aquilo aquilo era enganação o lula agora é o Lula autêntico aquilo era enganação o Lula naquela época ele achou que bom beleza Cheguei No Poder eu tenho infinitos anos agora para transformar o Brasil no comunismo que para implantar a revolução Comunista no Brasil transformar o Brasil numa grande Cuba E aí tava tranquilo ele foi devagarzinho ele foi pegando leve não tava preocupado não queria correr não queria fazer nenhuma medida drástica nada desse tipo tenho todo o tempo do mundo para transformar o Brasil numa
Cuba né E essa era a estratégia do Lula no primeiro governo dele aí o pessoal queria trazer o Lula moderado achando que o Lula ia ser moderado não iria nunca ia acontecer isso por quê Porque o lula agora já sabe que o pessoal tá no pé dele que se ele der bobeira ele vai ser tirado de novo ele não tem mais todo o tempo do mundo para implementar o comunismo Agora ele quer implementar o comunismo Agora ele quer o Brasil transformado numa grande Cuba agora e aí tá aqui ó aí ele fala aqui aquele personagem
que investi toda sua energia na ideia que empresários são Inimigos da classe trabalhadora né aquela Idiot iscia que que Como é que você chama isso daqui que ele tá falando aqui comunismo aquele personagem que investia toda a sua energia no comunismo é isso que é o Lula né aquele Lula não escondia sua repulsa iniciativa privada né mas ele fez uma coisa fazer um negócio assim né Mais ou menos Lulinha paz e amor e Coisa e Tal dos marqueteiros agora o Lula abandonou tudo isso mas isso Era óbvio que ele iria fazer só um idiota achava
que ia ser diferente o Lula TR né o lula agora tá com raiva amigo tá com sangue nos olhos Ele quer o comunismo e digo mais o grande risco é esse vai chegar 2026 o cara já tá falando aqui ó talvez seu último mandato né porque até o pessoal que votou no Lula já tá sabendo que não tá querendo Lula demais não Lula fez merda né agora e eh o Lula quando perceber que vai perder a eleição em 2026 aí que é a grande coisa que que ele e os amiguinhos dele do STF vão fazer
por quê Porque não é só o Lula é o Lula e o STF lembra é a Coligação PT STF que tá governando o país o pessoal do STF vai ter da mesma forma a ideia de que se o Lula perder 2026 a gente sofre em pachman então meu amigo o que que esse pessoal vai fazer para se manter no poder eu tenho medo de 2026 vamos ver o que que vai acontecer Espero que a Petrobras melhore tomara que não tenha realmente nenhum dano que não cause nada aqui o negócio da Petrobras tenho certeza que do
ponto de vista técnico Tem gente mais do que competente para resolver esse tipo de problema lá na Petrobras Obrigado por assistir o vídeo A até o final além de curtir compartilhar e se inscrever no canal considere se tornar patrocinador com valores a partir de 1,99 clique no botão seja membro abaixo para saber as condições e vantagens de Patrocinar o canal mais informações sobre o nosso projeto visite nossos sites indicados na tela