Esse é uma capsula e nós vamos falar agora da explosão do endividamento no Brasil, tá? O número de endividad no Brasil está crescendo, tá crescendo rápido, o valor da dívida tá crescendo rápido também. Isso tudo por quê?
Porque o Lula incentiva as pessoas a se endividarem. Você lembra, né? saiu consignado paraa SLT.
Agora o Lula falou em crédito para pequeno empreendedor, crédito para isso, crédito para aquilo, mas crédito não é dinheiro de graça. O Lula quer fingir que é dinheiro de graça, mas não é não. Você tem que pagar isso de volta.
O que tá acontecendo aqui é uma crueldade do caramba. Por quê? Porque o Lula tá oferecendo crédito para um monte de gente e ao mesmo tempo tá aumentando as taxas de juros aqui no Brasil, né?
A CELIC não para de subir justamente pela gastança do governo Lula. Ou seja, no final das contas, o Lula tá criando uma distribuição de renda ao contrário. Tá aqui a Folha de São Paulo falando isso.
O Lula faz as a festa dos ricos, tá tirando o dinheiro dos pobres e dando pros ricos, né, com esse negócio de dar dinheiro emprestado. Não pega dinheiro emprestado, faz consignado, faz empréstimo CLT e não sei que lá pagando juros caríssimos que tão caros por causa do Lula, né? Aqui tá também outro cara falando aqui, o cas o Lula, o distribuiçor distribuidor de renda.
Ele tá falando aqui o contrário, que o Lula não distribui renda, ele concentra renda, né? O estado sempre concentra renda. Essa ideia de que o estado consegue distribuir renda é ilusória.
Eu já expliquei para vocês isso. O estado, na verdade, é o grande concentrador de renda. Ele pega imposto de todo mundo, junta num caixa único e daí sai distribuindo.
Isso é isso é concentração de renda, isso não é distribuição de renda. mesmo quando ele tenta distribuir, eles ele acaba evidentemente priorizando quem tá dentro do estado. Não é à toa que no Brasil eh eh ricos aqui tipicamente são funcionários públicos, né?
Então é uma grande concentração de renda, mas não deixa de ser uma crueldade absurda o Lula piorar essa situação com esse negócio de oferecer crédito pro pobre, não porque vai ter e empréstimo para isso, empréstimo para aquilo, empréstimo para aquilo outro num ambiente de juros absurdos que a gente tá vivendo. Isso é é tirar dinheiro do pobre e dar pro banqueiro, né? Essa notícia foi sugerida por Felipe Mount Baten, João Smith e várias outras pessoas.
Muito obrigado aí ao pessoal que sugeriu notícias lá no nosso site novisonlibertaria. com e obrigado a você que tá assistindo o nosso vídeo. Se você gosta do nosso conteúdo, por favor, deixa o seu like, se inscreva aqui no canal, né?
Pois bem, e o Brasil bateu um recorde de endividados com no crescimento econômico do Brasil. Mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes, número que mostra o aumento do endividamento do Brasil e a fragilidade da economia. Olha só, isso é uma coisa trágica.
Por quê? Aqui, ó. Esse aqui é o aumento do endividamento entre outubro de 2023 e agora março de 2025.
Só soma, né? Só aumenta aqui o valor total devido por pessoas físicas no Brasil em trilhões de reais, né? E lembra quando o Lula entrou, ele fez aquele ferão do, como é que era o nome do negócio?
Desenrola. Desenrola não, porque o Brasil tem que voltar a comprar e temos que resolver a dívida dos mais pobres e coisa e tal. e fez um monte de de ações para reduzir a dívida, para tirar o nome do SPC do pessoal e coisa e tal.
Mas de novo é é o que eu falo para vocês, esse negócio de você tirar o nome das pessoas na marra, isso não resolve o problema, porque a pessoa no final das contas ela ela acaba caindo de novo. No mesmo caso, né? Tirou o nome de um monte de gente do SPC, o que que a pessoa fez imediatamente que tinha um um nome limpo, pegou empréstimo de novo e se embananou outra vez.
Isso resolveu algum problema? Não resolveu problema nenhum, né? Infelizmente, o problema do Brasil é muito simples.
O problema do Brasil é a CLT, que faz com que todo mundo ganhe muito pouco e tenha que pagar muito caro nas coisas, né? O custo, a diferença de custo aí são, é os impostos da CLT e os outros impostos que tem aqui no Brasil também. É isso que atrapalha o Brasil.
Enquanto o Lula tenta tirar o nome das pessoas do SPC na porrada, acaba ferrando o pessoal mais ainda. Ou seja, impressionante isso, que o governo Lula fez um mutirão para zerar pendências para solução de problemas crônicos e coisas e tal. E no final das contas já estamos agora, já subiu o endividamento de novo e estamos mais endividados do que nunca agora.
E por que que isso é particularmente cruel? Isso é particularmente cruel porque esse endividamento foi incentivado pelo governo Lula. O governo Lula falou: "Não, pega dinheiro emprestado.
Olha, você quer CLT, pega o consignado CLT aqui, pega empréstimo aqui, não sei que lá", né? O pessoal do INSS, o consignado INSS, o consignado INSS é ainda pior, porque tem muita coisa de fraude ali mesmo, né? de pessoas que não pegaram o dinheiro emprestado e a empresa colocou lá aquela dívida pra pessoa pagar ali e com juros caros, né?
É verdade que o juros do consignado é mais baixo que os juros típicos aqui, ó, qu pessoal consignado, é mais baixo que o juros típico de cartão de crédito, esse tipo de coisa, mas é muito alto no Brasil, tá? Lembra? Todas as taxas de juros no Brasil acabam sendo eh o piso delas é a Selici.
E aí olha a crueldade do Lula nesse negócio. Lula incentiva as pessoas a pegar dinheiro emprestado ao mesmo tempo que aumenta a taxa de juros. Ou seja, você cria o pior dos mundos, a pior das situações para concentrar renda, né?
É o que o pessoal tá falando aqui. O Lula tá fazendo a festa dos banqueiros. Eu acho muito engraçado isso porque se você perguntar pros petistas, o pessoal fala: "Não, que o Lula é a favor dos pobres, é contra os banqueiros e não sei que lá".
Mas é só você ver a história do PT. A história do PT, os banqueiros sempre tiveram lucros recordes em governo do PT. Por quê?
Porque o governo Lula gosta de gastar dinheiro. Ele gosta de torrar grana como se não houvesse amanhã. Aqui, ó, quando terminar 2025, o governo Lula terá destinado quase 1 trilhão de de reais a juros a uma minoria que tem dinheiro aplicado no banco.
Esse dinheiro, esse 1 trilhão aqui, tá indo principalmente para banqueiros, tá? Principalmente são banqueiros que estão ganhando dinheiro com isso daqui e grandes empresários que t quem tem o tesouro direto, quem compra tesouro direto, muitos investidores também tm tesouro direto hoje em dia, né? Será praticamente o mesmo valor orçado nesses anos ao pagamento da previdência social para 41 milhões de beneficiados mensais, né?
Ou seja, o o Lula tá dando dinheiro para banqueiro, paraa gente rica. E é isso que o Lula faz sempre. Aí você pergunta: "Poxa, mas por que que o Lula faz isso?
" O Lula não gosta de banqueiro. Ele diz que não gosta de banqueiro, mas na prática ele gosta de banqueiro. Por quê?
Porque se você gasta mais do que você arrecada, você tá ajudando o banqueiro. Não tem alternativa. A culpa não é do banqueiro, a culpa não é de ninguém.
A culpa é de quem gasta. O problema do do Brasil é esse. O Lula tá gastando dinheiro demais, tá torrando dinheiro como se não houvesse amanhã.
E e não é para ajudar os pobres, não é para ajudar os cupincha dele. Botou um monte de gente lá nos correios, os correios passaram até a dar prejuízo de tanto sindicalista empurrado lá nas funções lá dos correios. O a Petrobras com lucro mais baixo, o Banco do Brasil com lucro mais baixo.
Por que que esses lucros estão mais baixos? Porque o Lula encheu essas estatais todas de sindicalistas, de amiguinhos dele, de coleguinhas do PT, de um monte de gente e eh que não traz nada de benefício para essas empresas, só gera custos e daí cai o o o lucro. tem ele tem que imprimir mais dinheiro para bancar essa coisa toda.
Quando o Lula imprimiu mais dinheiro, quando o governo gasta mais dinheiro, ele tem que pegar emprestado dos bancos. Do que ele pega emprestado dos bancos, o a taxa de juro sobe. É o que a gente tem visto a CELIC subir dia após dia.
E aí você cria o grande problema pros pobres. Por quê? Porque o Lula fica incentivando o pessoal a pegar dinheiro emprestado.
Não faz consignado. Não pega dinheiro consignado. CLT não faz crediário.
Compra aí a sua geladeira nova e não sei que lá. Ele quer estimular a economia brasileira desse jeito, incentivando os pobres a pegar dívida com juros altíssimos, tá? E e o juros é culpa do Lula e o Lula sabe disso.
A questão do Lula é que o Lula não tá nem aí pr os pobres. Lula quer ganhar a eleição. Ele acha que fazendo essa coisa toda de consignado, de vender e coisa e tal, de de pegar dinheiro emprestado, o pobre vai ficar satisfeito que tá com dinheiro agora porque pegou emprestado, mas quando chegar na eleição vai est satisfeito e vai votar nele.
E não vai, porque aí o pobre vai ter problema daqui pra frente para pagar esse consignado que ele pegou. Vai chegar em 2026 mais endividado ainda, vai ver, vai est na merda completa no final das contas. Lula não vai conseguir o voo de galinha que ele espera, a melhoria na economia brasileira que ele espera e no final das contas vai ferrar o pobre ainda mais.
O Lula como sempre ajudando o banqueiro e piorando a vida do pobre. Uma tristeza isso. As outras colunas aqui são no mesmo sentido.
Fernando Canzian fala que é a mesma coisa aqui. É é o mesmo cara, tá? Ele tá falando em duas colunas aqui.
As colunas são diferentes, mas ele fala basicamente a mesma coisa. O Lula tá incentivando o pobre a pegar emprestado no momento em que tem juros altíssimos. eh devido a selique que ele próprio causa.
Ou seja, o Lula tá dando dinheiro, tá tirando dos pobres e dando pros ricos. É o Robin Hood ao contrário, o Lula. Obrigado por assistir o vídeo até o final.
Além de curtir, compartilhar e se inscrever no canal, considere se tornar patrocinador com valores a partir de R$ 1,99. Clique no botão Seja membro abaixo para saber as condições e vantagens de patrocinar o canal. Mais informações sobre o nosso projeto, visite nossos sites indicados na tela.