Finalmente saiu o episódio 5 de The Last of Us entregando pra gente o que a gente queria ver. Eles sentindo o gosto da vingança pela primeira vez, os esporos que a gente esperava tanto vindo do jogo e casando tudo isso. Por que que eles demoraram tanto para trazer os esporos pra série?
Só trouxeram agora. Os esporos são mais perigosos na série do que no jogo. E a introdução da parte maldosa dos sarafitas, que é o que eles realmente são, e a questão do Jess chegando, revelando sobre o Tommy.
Vamos falar sobre esse episódio, vamos explicar tudo que a gente tem ali de importante analisar também. Você quer saber cola aqui. Fala povo bonito que assiste esse canal lindo chamado a gente faz agora.
Tudo bom com você que tá assistindo? Eu tô bem demais. Eu sou João Victor para você que não conhece e hoje eu tô de volta aqui para trazer para vocês mais um vídeo sobre The Last of Us segunda temporada agora para falar do episódio 5, o antipenúltimo episódio da temporada.
Meu jogo passa rápido, agora só tem mais dois. E sim, aqui a gente começa já a direcionar pros eventos mais importantes da primeira metade do jogo. Então tá bem encaminhado pro final da temporada.
Vamos explicar tudo, mas antes deixa o like, ajuda muito na divulgação. Se inscreva no canal para você não perder o vídeo de análise do trailer do próximo episódio que já saiu e é muito importante. Tem Joel.
E claro, eu quero pedir muito para você que curte meu conteúdo, puder dar o suporte aí, eu tô concorrendo num prêmio chamado prêmio Ibest na categoria influenciador de cinema TV streaming. Você puder dar um voto lá para mim, clica no link no topo da descrição. Pode dar um voto a cada 24 horas e vai ajudar demais.
E é o seguinte, temos aqui de cara um episódio que volta com ação com mais força, um episódio que continua ressaltando a maior quantidade de infectados nessa temporada. Continua ressaltando aquele ponto da evolução do fungo, que é muito a temática da segunda temporada, mas finalmente traz o gostinho da vingança para ele. Finalmente tira um pouco daquele incômodo que a gente estava tendo na temporada, a gente precisa admitir, né?
Da L muito pacífica, da Levando muita coisa na brincadeira, da ausência do peso da morte do Joel. A partir desse episódio, a partir da forma como esse episódio termina e o episódio seis que vai vir, que é muito importante, a gente começa a voltar com esse peso que é o que precisa para dar mais sentido à temporada. Fora aqui durante os anteriores, gradativamente a gente teve gostinhos da WF e serafitas.
Cada episódio tinha um gostinho a mais. Esse aqui trouxe de forma definitiva quem eles realmente são. Que assim o que e Dina mais tem nessa cidade são inimigos.
Assim, posso dizer que ele começa de uma forma lenta, ele começa de uma forma cautelosa ali, mais ou menos do jeito que o outro episódio 4 terminou para depois pisar no acelerador e não parar mais. Indo cronologicamente, a gente tem esse início focado inteiramente na WF e a ambientação pra gente pra chegada dos esporos, que já serve muito de explicação do por eles deixaram os esporos para trazer só agora, justamente porque eles querem tornar os esporos na série algo muito mais terrível e assustador do que no jogo. não tornar algo corriqueiro e comum igual é no jogo, mas tornar na série uma evolução que vai gerar temor nas pessoas, como por exemplo a forma como a mulher aqui, que é um dos soldados, está relatando sobre o que aconteceu, inclusive sobre a morte do filho dela, ressaltando que o fungo começou a se propagar no ar, então agora locais vão precisar ser isolados.
E uma coisa de cara que já me surpreendeu, que eu quero ressaltar aqui um ponto muito positivo, é que pelo trailer oficial da temporada, dava para saber que ia ter a cena da morte da nora, igual no jogo, dava para saber que ia ter esporos pela primeira vez, mas a gente não estava imaginando que realmente iam aproveitar a questão dos esporos para ambientar a questão da nora, porque é uma cena muito importante do jogo, a nora antes de morrer, perceber que a menina imune, o mito da menina imune que tá na frente dela ali. A gente vai falar mais sobre isso, mas assim, seguindo pra L e Dina, que é o foco principal, a gente tem um início mais cadenciado que ainda dá um gostinho de episódio 4, estão no mesmo lugar. E qual que é o motivo disso aqui que é dado?
Justamente porque a cabeça do grupo precisa fazer um planejamento. A cabeça do grupo é quem a Dina. E assim, ela continua sendo um destaque.
Em certos pontos, a Dina da série ofusca ele de tanto que ela é mais importante. A gente chega num ponto que literalmente se não tem a Dina indo pra Seattle com a L, a L não existiria. É, é um negócio assim tão crucial que é coisa de maluco.
A L que não sabe fazer nada disso, tem que aguardar a Dina, fazer o planejamento, anotar as coordenadas, ouvir o rádio e coletar todas as informações possíveis que ela pode ler da WF para planejar um caminho seguro que elas podem seguir. Uma coisa a se ressaltar é os papéis delas que você pega início e final do episódio, eles ficam exatamente muito claros. A Dina planeja e a L executa.
A Dina planeja o que vai fazer. No meio do caminho, a L aproveita a oportunidade para executar o que ela veio fazer ali, que é matar pessoas do grupo da EB. Mas tem uns pontinhos no meio do caminho.
Vamos voltar. Uma coisa que eu não posso deixar de falar aqui, que eu preciso ser sincero, claro, apesar de ter gostado muito do episódio, é que zoeira demais, alegria demais, principalmente nesse início, incomoda, tá? E aqui eu acho que ficou um pouquinho abusado disso.
A gente sabe que a Helen do jogo tem umas características assim, mas nesse momento já não é para ser assim. Mas tudo bem, quer pôr um pouquinho? Põe, mas aqui já ficou muito abuso e e aí o episódio satisfaz a gente fazendo ficar mais sério depois.
Então assim, uma coisa que começou a passar pela minha cabeça é que depois desse evento aqui da Nora Importante a L agora vai começar a tratar tudo com mais seriedade. Até porque as coisas do Joe, as lembranças do Joe vieram mais à tona. É por isso que ela ficou com mais raiva e querendo matar mais ainda a Nora, porque a Nora também provocou.
Mas assim, uma questão interessante é antes delas saírem ali, uma referência, claro, que eles colocam ao jogo é a L explorando o teatro, o espaço que eles colocam ali enquanto a Dina tá planejando para ela explorar aquele local que tá muito bem adaptado do jogo. Aqui seria um momento de gameplay que você tá explorando mesmo. Mas vamos para onde a história caminha, que é o que realmente interessa e que aqui ainda tem dilemas, né?
E a gente primeiro tem esse rolê inédito, Dina saindo do teatro, que no jogo na verdade a Dina fica no teatro. Mas aqui é como prometido pelo próprio Craig Maen, o showrunner da série, a série dando a oportunidade pra gente entender o por que a Dina tem esse comportamento tão diferente na série, porque que ela quer continuar tanto mesmo tando grávida. A cena lá quando elas encontram o corpo dos serafitas e a L já tá quase querendo voltar, tá revoltada porque a Dina tá junto, abre a brecha pra profundidade da personagem Dina aumentar mais ainda a ponto dela quase roubar o protagonismo da ele.
aqui quando ela conta essa história do passado, isso aqui é é um é uma evolução que que torna nessa personagem na série num nível sinistro, ela trazer todo esse background do passado dela, do que aconteceu com a mãe e com a irmã dela, com a família dela, e conectar tudo isso com a questão do Joel, do por que ela tá seguindo nessa vingança. Se não ficou claro para você, eu vou explicar de forma um pouquinho mais detalhada também a partir dessa história da Dina. Aqui em resumo, ela conta para ele de uma forma emocionante que ela vivia numa cabana com a mãe e com a irmã, e que a mãe e a irmã foram mortas por um saqueador.
E quando ela chegou lá, ela encontrou elas mortas e com 8 anos de idade ela se vingou, matou o cara ali. Por isso ela ficou sozinha, tipo uma criança muito pequena teve que fazer tudo isso. Olha a camada que os caras dão pra Dina na série.
Isso aqui foi espetacular, um dos melhores pontos do episódio. O raciocínio que ela traz aqui é que se aos 8 anos ela não tivesse matado aquele saqueador que matou a família dela ali, ela estaria passando a vida inteira dela caçando aquele cara. E é justamente por isso que ela não vai perder a oportunidade de caçar quem matou o Joho.
Ela quer seguir. Você pode ter qualquer crítica na série, mas a Dina não tem como você criticar o que fizeram com ela na série. É, é uma das melhores mudanças que fizeram, uma das melhores evoluções.
Mas aí a gente vem pra exploração do prédio abandonado, que é legal, deixa aquele ar de tensão, cumpre bem o papel aí de produção pós-apocalíptica e traz esse incremento de colocar elas para enfrentar os piores infectados que elas poderiam encontrar ali. Na verdade, pior do que isso seria se eles encontrassem um Bakaku ou até mesmo os trópegos, que parece que não vão ter na série. Mas tipo, a introdução que a gente teve dos stalkers, né, os perseguidores aí no primeiro episódio, justamente foi feita para mostrar que não dá pr as pessoas lidarem com esse bicho.
Ele é muito mais inteligente, ele esconde e ataca de surpresa. A L no primeiro episódio, no primeiro enfrentamento que ela teve com um, ela perdeu porque ela foi mordida. Ela só conseguiu est viva porque ela é imune.
E nesse caso tem vários stalkers. E essa cena aqui prova que as duas não viveriam juntas sozinha, não iam durar muito tempo. Elas precisam de alguém para salvar ela.
E uma outra coisa que eu achei engraçada dessa cena é o seguinte: antes da cena, a Dina tá lá ressaltando um monte de vezes para ele. Você entendeu? Bala é o último recurso.
É faca ou você sai correndo. Bala é o último recurso. Chega na cena, a primeira leva de infectados que vão enfrentar é bala.
Bala dos dois lados até acabar o cartucho da arma. Isso foi muito engraçado, foi muito irônico, mas ressalta muito a inexperiência delas na série. Eu sei que muita gente vai querer focar muito nisso.
Nossa, na série elas são muito fraquinhas, são muito incapazes. Mas não se esqueça que tem o ponto que os infectados que tem na série são muito mais difíceis do que tem no jogo. O nível de dificuldade é como se fosse duas, três vezes mais do que do jogo.
E é por isso que elas precisam do Jess para salvar elas, né? O Jess que é uma edição aqui em Seattle. No jogo também ele encontra ali com a L.
Mas aqui ele traz uma informação importante que a gente já tinha confirmação pelo ator Gabriel Luna, que é o ator do Tommy, né? Ele fala que ele veio com Tommy. Então Tomy tá por aí.
Outra promessa do Craig Masing para esse episódio. Ele contou que a gente ia saber sobre o paradeiro do Tomy nesse episódio. Então finalmente a gente tem uma informação.
Só que na série, diferentemente do jogo, no jogo o Tomy foi na frente pra vingança. O objetivo principal do Tomy ter ido para Seatton no jogo é vingança. Na série é para resgatar e Dina e muito provavelmente vai aproveitar disso depois para realizar a vingança junto.
Mas aí também vamos falar um pouquinho da etapa dos serafitas, né? que como eu tinha dito lá no episódio três, quando elas chegam em Seat no final que a gente vê o tanto de Serafita morto pela WF, a série Brincando com a gente, né? Brincando com telespectador novato, tinha criancinha e tal, mas eu falava, né?
Vivia falando para quem não veio do jogo, não se contente com isso, isso é a armadilha da série. Tinha até gente teorizando na época, até quem sabe do jogo, né? Não, na série parece que vão enfraquecer os serafitos, eles não vão ser do mal, não vão ser do mal, sim.
esse episódio destacou isso e destacou de uma forma completamente visceral, tanto que eu não posso pôr aqui nesse vídeo a forma como o cara corta a barriga do cara de fora a fora. Cena totalmente brutal que depois leva a perseguição delas e ressalta como o Seattle não é o lugar para elas, o tanto de perigo que tem. Esse foi o episódio que mais ressaltou perigo dessa cidade.
Então assim, a gente tem um ponto agora de Dina ferida, mas pelo menos tem o Jess para cuidar dela. E a gente tem a L aproveitando disso como uma ótima oportunidade, justamente aqui começando a destacar a parte que precisa na série, a L impiedosa. Um dos motivos do porque a L abandona mesmo a Dina ferida e o Jess ali no meio é porque ela quer priorizar a vingança.
Essa cena destaca muito que apesar da L na C tá muito mais brincalhona e o peso da morte do Joe parece tá mais fraco, essa cena mostra que a prioridade dela é vingança acima de tudo. É por isso que ela deixa Dina e Jess no meio da bagunça dos serafitas e vai em direção ao hospital. Fora que também ela sabe que o Jess pelo menos tá ali, ele é bem capaz e pode cuidar da Dina.
O que nos leva ao primeiro gosto de L sem Piedade aqui aparecendo, ameaçando a nora, né, tendo encontro ali, as cenas sendo muito alinhadas com o jogo, que é muito legal. Eu não posso deixar de falar isso porque é muito bom ver isso, principalmente quem veio do jogo. E assim a nora provocando também acentua mais a raiva, né?
O que o gatilho que precisava para ele ficar maluca. Fora o ponto deles conectando isso no episódio com o Andar dos Esporos, que eu achei uma decisão de roteiro sensacional, que coube muito bem pra série. Tipo, a série tinha tudo para não ter nada de esporos e não ter nada de esporos no momento da nora.
A gente não sabia como eles iam resolver isso. Eles pegam no mesmo episódio, eles adicionam os esporos com uma novidade assustadora e aproveitam disso para gerar a cena da morte da Nora, que gera um momento em que a encontra ela lá lascada, tcindo e assim gera aquele momento da Nora percebendo tudo aquilo. E a atuação aqui, a cara que a Nora faz ao descobrir isso, falar você é ela.
Tipo, tipo, na série, como já tinha ressaltado nos primeiros episódios, a questão de ter a menina imune parecia mais ser uma lenda entre os vagalumes ali. Vários até nem acreditavam, né? E quando ela vê isso real, materializando na frente dela, a menina respirando esporos e de boa, isso é maluco.
E o melhor disso que incrementou mais na cena, foi a atuação da Bella Ramsy com Desdem. Tipo, sou eu mesmo. E aí ela pega e pergunta: "Você sabe o que que o Joel fez?
Você sabe o tanto de gente que ele matou no hospital? " Ela sem ligou o o [ __ ] né? Desculpa a expressão, mas é isso.
É bem isso. A nora falar isso é como se fosse para quebrar ele. Você sabe o que o Joel fez?
Eu sei. Fez isso, devia fazer mais. Só faltou ela falar isso.
Isso foi extremamente satisfatório, porque igual eu já disse, a série vai tentar construir mais o lado da EB e o lado dos vagalumes. No jogo tem esse equilíbrio de você entender os dois lados, mas na série vai ser muito mais difícil, por mais que tente, vai ser muito mais difícil. Isso aqui é muito a série Aceitando, a série Aceitando que a maioria, infelizmente, que é novo aqui na história, não viu a história do jogo, vai ficar mais pro lado da L.
Juro que mesmo sabendo a história do jogo e e qualquer outra coisa, não me deu pena alguma da norá pena nenhuma. Mas é claro que aqui também tem a oportunidade da L ter informações sobre as motivações da EB, né, sobre a questão do hospital, que o médico lá era pai da EB, que foi informações que quando a EB matou o Joel no episódio 2, ela só deu pro Joel. Depois que a L chega, a não conta isso.
Então, a L ainda não sabia, mas ao mesmo tempo ela mostra que não está nem aí. A L está cagando. Se o Joe fez algo ruim para alguma pessoa, o ponto é a vingança.
E é isso que a gente queria, é isso que precisava. E eu fiquei me perguntando antes, né, desde os trailers da temporada, até falei em vídeo, se iam tornar essa cena aqui mais pesada do que no jogo, se iam mostrar mais em detalhes a L golpeando a Nora. Aqui ficou muito parecido.
Eles cortam antes de dar o golpe final ou tal, mostrar os resultados do corpo da Nora. Mas ainda assim tem um gostinho a mais que é a parte que mostra a Nora sofrendo. Mostra pelo menos um dos golpes da L ali na nora, né?
No no jogo não mostra isso, então mostra um pouco a mais na série mesmo. Então gerou uma satisfação maior, ficou uma cena um pouco mais completa. Claro.
A gente tem a cena final que tem o aparecimento do Joel. A gente tem a L acordando na cama ali e o Joel visitando ela ali dentro do quarto. E assim, eu queria muito, sabe?
ver essa série numa perspectiva de como se a maior parte do público não soubesse a história do jogo, sabe? Se fosse assim, se fosse algo completamente inédito, o que ia ter de teoria nessa cena dizendo que era tudo um sonho da L, que nada disso aconteceu? Na verdade, o Javio ia ter demais.
Com certeza pessoas que não sabem da história do jogo nesse momento podem estar teorizando isso, mas isso aqui nada mais é do que um flashback, né, dos momentos que a L tava com o Joel aí, que ela vai começar a lembrar mais disso a partir desse momento que ela começou a realizar a vingança. E isso aqui nada mais é do que uma introdução pro episódio 6, que vai ter muito flashback, vai voltar o Joel com tudo e todo que eles viveram antes, que ainda não tinha sido mostrado, vai est no episódio seis. Então assim, eles terminam o episódio 5 muito bem, empolgando a gente, porque a gente gosta do Jo, tá sentindo a falta dele e entregam que a gente queria desde o início da temporada, que é o peso da morte do Jo, a L mais séria, a L querendo a vingança e é o que ela faz aqui.
Então, um episódio ótimo na minha opinião, no geral, inclusive ocupa agora dos cinco episódios que saíram até o momento, o segundo lugar, né? Só não tem como ganhar do episódio dois, mas agora ganha de todos os outros. Para mim, o nível desse aqui em ação, desenvolvimento de personagem, desenvolvimento de motivações, andar da história.
Então para mim muito bom mesmo. Espero que não voltem atrás e coloquem a L para ficar zoando e tudo mais, porque esse seria mais um ponto sério da história. Comenta aí o que que você achou desse episódio.
Não deixa de se inscrever no canal. Já já vou trazer análise de trailer, vídeo de detalhes que você pode ter perdido, porque tem mais coisa para falar. Deixa o like, ajuda muito na divulgação.
Já já eu tô de volta no mais. É isso aí, um abraço.