A estratégia de aquisição que tu acha que é a mais interessante para para essas agências para chegarem nos 100K? Eu acredito que são dois canais principais. Hoje é o o canal de melhor Roi, Sérgio Fernandes, ele é CEO da Baseworks e já ajudou a escalar mais de 2.000 empresas usando inteligência artificial. Tem muito mentor de agência que ficava puto comigo quando eu falava isso, porque cara, é a vida real, mano. Eu não vou falar que tem um funil inbound para tu trazer lead que paga 50.000 mensal. Não tem, mano. Não tem. Eu atendi americanas, Melissa,
Mormai. E aí, cara, o que que tu fez daí para crescer mais? Qual que foi o próximo passo? Boa. E a partir dos 100.000, acho que já é hora de tu buscar esse benchmark de agência saudável, que é uma conta média de 8 a 12.000 de receita mensal por cada pessoa na sua equipe. 15.000 é ótimo. Assim, quando chega em 15 é um número difícil de passar, dependendo do tipo de agência. E aí é que entra IA, porque ultimamente você consegue aumentar muito isso usando inteligência artificial para algumas funções específicas. Muita gente usa o chat
EPT, usa o Gemney, usa o Cloud. Você que tem um time, um monte de funcionário, provavelmente teus funcionários, cada um usa uma IA diferente e coloca os dados da tua empresa, dos teus clientes lá. A minha Própria agência foi a cobaia da construção desse produto, que é treinar a própria IA para que eu tenha todas as ferramentas necessárias em um lugar só para poder criar campanha de marketing, criar conteúdo, criar documentos, planejamentos, tudo num lugar só. Nessa época a gente tava com 300 clientes ali, 350, algo do tipo. É, hoje a gente tá com mais
ou menos 2000 clientes. O que que a gente fez assim? O João tá rindo que ele sabe assim: "Será que vou cortar Essa parte?" Mas não vou deixar. E aí, pessoal, beleza? Antes de começar o podcast, olha só esses resultados aqui, tá, que vão aparecer aqui na tela. Como você tá vendo, toda essa galera aí tá aumentando a conversão dos seus vídeos de vendas, dos seus VSLs, ganhando muito mais dinheiro. E eu quero te mostrar, tá, como que eles estão fazendo isso na prática. E por isso eu gravei um vídeo te mostrando como que tu
pode fazer para ter Resultados similares a esses que apareceram aí na tela. Não tem nada ali para vender, tá? Não tem nenhum infoproduto, mentoria, nada disso. É realmente só uma maneira de te ajudar para tu conseguir ganhar mais dinheiro, tá? Com seus VLs, com seus vídeos de vendas. E esse vídeo tá ali no link da descrição, tá? Vai ser o primeiro link, vai aparecer na tela também. Então, se tu tem um vídeo de venda, se tu tem série e tu quer aumentar tua conversão, Tu quer ganhar mais dinheiro aí com ele, cara, clica nesse vídeo
aí e assiste esse vídeo até o final. E não só isso, tá? Mas aplica também em todas aquelas dicas ali, tá? Que eu te passo ali. São sete testes extremamente simples de fazer. Qualquer pessoa pode fazer, que vão aumentar tua conversão, fazer tua empresa crescer. E mais importante do que isso, né, colocar mais dinheiro no teu bolso. E além disso, caso tu não conheça aqui o podcast, esse aqui é o Podcast do Veturb, onde toda semana a gente traz pessoas que já escalaram seus negócios, já escalaram suas ofertas para que tu consiga pegar aí uma,
duas, às vezes três dicas, né, se o podcast for bom, aplicar no teu negócio e escalar ele também. Então, sem mais delongas aí, bora pro podcast. Bem-vindo aí, mano. Valeu pelo convite. Uma honra estar aqui, inclusive, né, eu acho que João é um dos caras mais inteligentes que eu conheço e também um dos caras mais Engraçados ao mesmo tempo, né? Às vezes meio paradoxal o negócio. É. Obrigado pelo convite, cara. Bora falar aí, tentar ajudar a galera com com a com escala, com tráfego, o que você quiser perguntar aí. Vamos tentar, mano. Eh, bom, obrigado,
mano. Eh, tu lembra quando que a gente saiu lá no Rio aquela época lá? Faz tempo, né? Nossa, velho. Daí faz uns 4 anos, talvez por aí. Inclusive, jogamos futebol. A gente não jogou uma folha de papel. Foi na minha Varanda. Ah, é verdade. É, lembrei. [ __ ] eu não tenho essa história com ninguém. É, não toma. É, foi legal, pessoal. A gente bateu uma bolinha lá, entendeu? Isso. Inclusive, você tomou uma caneta. Tem que deixar claro não, não. Aqui tomei caneta, mano. É. U. Então tá. Tu lembra melhor disso do que eu. Vou
vou te dar essa daí. Mas cara, eh, pras pessoas que não te conhecem, tá? Eh, conta aí pr pra audiência do Veturb aí quem que eh quem que tu é, o Que que tu já fez, o que que tu faz hoje. Dá um panorama assim pro pessoal entender meio que assim as tuas credenciais, digamos. Boa. Vou vou ser rápido na parte da historinha para entrar no conteúdo, mas é legal pra galera saber porquê, né, cara? De forma muito resumida, eu comecei no mercado de prestação de serviço, sempre fui focado em tráfego ali. Então, eu curo,
fiz o o caminho tradicionalzinho ali de faculdade, me formei em publicidade, fiz Tudo certinho, trabalhei em algumas empresas, até eu decidi abrir uma agência. E quando eu abri uma agência pela primeira vez, eu comecei a atender clientes muito pequenos ali, negócios locais, coisinha pequena de R$ 200, R$ 500 por mês ali. E foi meu, minha primeira experiência empreendendo de fato, né? Vendendo logotipo, cartão de visita, site nessa época. Eh, eu já contei isso em alguns outros lugares, mas sempre que eu falo a galera curte. Eu joguei tíbia por muito tempo, [ __ ] Também eu
era viciado em tíbia, completamente louco. E tinha uma história que é é engraçada que é assim, eu não tinha grana quando era moleque. E na época se jogou Tiba, tu sabe que para ter premium account, PA, né, custava uma grana, né, e tinha que comprar online. E na época os pais tinham medo de passar um cartão de crédito na internet, não era tão comum. Então eu nunca tive prem account, só que nesse meio eu descobri, Mano. Era pobre, mano. Pois é. Então, então você talvez viveu o mesma drama, o mesmo drama que eu. O que
que eu descobri que talvez você tenha descoberto também? Os outros servers. Sim. Aí o watch, eu falei: "Porra, legal, aqui dá para ser premium sem gastar dinheiro, né?" E aí eu fui entrando nos fóruns da época e comecei a aprender a fazer meu próprio Whats época aprendi a fazer os serves de XML, aprendi um pouco de banco de dados SQL, Aí tinha que fazer o site pro cara criar conta também. E com isso eu fui aprendendo um pouco de web design, porque tinha que criar o site. Eu fui aprendendo programação porque tinha que mexer em
xml e tal. Ah, tu tu era o dono do do teu Whats server, mano. É, eu criei um whatzinho quando era moleque. Eu rochei um watch server com internet de escada que cabiam 13 pessoas, mas que isso dava leg. Mas cabiam 13 pessoas comigo, então foi uma experiência legal. Eu desenhava os mapas ali no no Map Editor. Tinha tinham dois, né? Tinha o Simones Map Editor e tinha o RME que era o era o de rico lá. E aí construí os mapas, construí as quests, eu personalizava tudo. Só que isso assim eu dei uma sorte
ao mesmo tempo porque era um vício de moleque que eu só, cara, ia pra escola, jogava futebol, jogava tíbia, só fazia isso da vida. E aí, eh, meus pais reclamavam que eu ficava no computador o tempo inteiro, mas foi isso Que me deu toda a base para eu poder chegar onde eu cheguei profissionalmente, porque eu tive que aprender inglês, porque no TV tu tinha que aprender inglês para algumas coisas. Tive que aprender programação por causa do Whats Server e tive que aprender um pouco de marketing porque eu tinha que ir lá no Whats Server list,
entrar no servidor dos outros e convencer as pessoas a jogarem no meu. Então, tinha que fazer publicidade. É, era o outbound Do Whats Server, meu amigo. Eu logava no Whats server, tipo assim, um com 300 negos jogando lá, eu falava: "Cara, por que que tu tá aqui, velho? Tem um muito mais legal aqui que tá começando agora, que tu pode ser top level, velho. Vai para lá e tal. Aí eu ia convencendo a galera para poder jogar no meu watch. Ah, interessante, mano. Eu entrava naquele server list, sabe? Isso aí.org. Isso mesmo. Eu procurava o
server lá, entrava e convencia a galera aí pro meu. Então, por que que eu contei disso? Porque isso foi o meu primeiro passo aprendendo coisas técnicas assim, muito novo. Eu tinha acho que 11 anos, 12 anos na época já, já sabia programar e tal. Eh, então isso me abriu muitas portas porque quando eu fiz ali meus 15 para 16 anos, eh, eu queria grana assim, nessa época a gente tá começando a sair com os amigos, tal, o pessoal quer, pô, comer um negócio, quer ir no cinema, quer fazer alguma coisa, eu não tinha muita Grana
e eu ficava pensando, cara, como é que eu faço grana? Como é que eu faço grana para poder fazer isso? E na época eu lembro que eu comecei a vender uns itens dentro do meu servidor pro pessoal que jogava meu servidor na escola. E aí isso, cara, eu já ia fazendo uma graninha ali, pouca coisa, tipo R$ 5, R$ 10 assim, mas já era uma, gera um dinheiro. Eh, e aí quando eu eu saí, terminei ensino médio com 17 anos, eu fui pra faculdade e eu já consegui um Estágio muito rápido, porque eu já tinha
ali um portfóliozinho de de design e tal, por causa dessas coisas. E aí isso me fez começar a gostar ainda mais de marketing, porque eu estagei numa agência que era da faculdade, é uma agência experimental de marketing pra faculdade que eu estudava. E desde lá eu gostei do mundo de agência, eh, foquei nesse nesse meio, né? Aí pulando dos meus 17 ali pros meus eh 20 anos, eu, cara, comecei minha própria agência, eh Testei ali, começar a atender alguns clientes por causa disso, já tinha alguns conhecimentos legais e tal. E aí isso fez eu começar
a empreender, mas cara, foi altos e baixos. Eu já mei também, mas quebrei pequeno, né? Agência faturava pouco, tipo 5.000. Aí perdia todos os clientes, quebrei, tipo, não quebrei, só não tenho mais cliente agora. Uhum. E aí eu trabalhei em outros lugares no meio tempo disso e até até que eu resolvi eh começar a produzir Conteúdo. Só que a produção de conteúdo veio depois de eu já ter agência durante alguns anos. Eh, eu comecei o meu Instagram especificamente e YouTube ali em 2018, final de 2018. Eh, e o objetivo de fazer aquilo ali foi que
na época eu tava na eu tava na na minha pós-graduação e as pessoas perguntavam tipo que que sei que tu faz de tráfego, de anúncio online, de funil, de copo, tipo, não era tão comum no Brasil. E as pessoas perguntavam o que que era aquilo Que eu fazia. Eu falei: "Cara, vou fazer o seguinte, vou abrir um grupo no WhatsApp aqui e vou cobrar, sei lá, R$ 30 por mês e vou dar uma aula por semana. Se entrar 10 pessoas aí, eu vejo o que que eu faço com isso." E aí eu lembro que eu
falei só com amigos, só com pessoas amigos, né? Colegas assim de faculdade e tal, e entraram 32 pessoas, tipo assim, de um mês pro outro. Falei: "Caralho, a galera quer saber mesmo disso". E eu resolvi abrir um Instagram. Aí na época eu abri um Instagram com @magodomarketing na época porque chamava atenção. Mano, esse para mim é o mais massa, mano. Só que aí tu ficasse puto uma hora aconteceu alguma coisa na história aí que o mago do marketing ah vai contar. Contar, vou contar, vou contar porque que eu troquei. É uma é uma história boa
também. Aí tá, aí que tá, mano. É isso que eu queria saber, entendeu? Esse que é o motivo de de todo isso. Esse era o ponto secreto. Mas eu Queria esse arroba porque na época tinha tinha uma onda da galera botando os nomes engraçados assim no no arro do Instagram porque chamava atenção, né? E aí eu comecei a a postar o que eu falava no Instagram ali. E cara, na época o orgânico do Instagram era muito forte, né, velho? Então tu postava um conteúdo que era minimamente interessante, tu conseguia crescer mais rápido. Então eu consegui
crescer bem com isso. E a consequência positiva foi que a galera Começou a querer aprender comigo e eu não nem tinha curso, eu não tinha mentoria, não tinha nada disso, eu só atendia cliente e também vim a gente falando: "Cara, legal eu sei que tu fala, tu tu presta serviço para alguma empresa? Porque eu tenho uma empresa que eu tô precisando". Então eu vi que, tipo, tinha gente querendo aprender comigo e tinha empresa querendo ser atendida só porque eu tava falando no Instagram. E eu comecei a fazer isso com Muita frequência, diária ali, muita, muita
força. Resolvi abrir uma mentoria, tipo assim, falei: "Cara, deixa eu testar esse negócio se vender duas, três, beleza". Aí eu lembro que no, sei lá, no primeiro mês que eu abri a mentoria, eu tinha 2.000 seguidores no Instagram, 3.000 seguidores e eu fiz, sei lá, 20 pau de de receita. E eu falei: "Caralho, que isso?" E aí eu vi que tinha um potencial muito grande e com dois meses Instagram eu já tinha Fechado um cliente pra agência por causa do Instagram também. E eu falei: "Cara, tem que investir nisso". Aí eu fui de cabeça nisso,
eh, dei a win no no Instagram, no YouTube, no conteúdo para poder trazer cliente paraa agência e para poder ter aluno. E aí isso foi em 2019 especificamente. Aí essa virada aconteceu em 19. Eh, a agência que eu tive, a maior que eu tive, né, se chamou Lead, eh, LE AD com H no final. E cara, na Lídia a gente chegou a atender aí Clientes gigantes, tipo americanas, Mormai, Melissa, Casi Vídeo, eh Wolf Maia, Escola de atores, né, WebD, enfim, vários outros clientes grandes e tem um um escritório físico lá no Rio também, enfim. Então,
foi uma experiência legal até chegar lá, mas antes eu tentei várias coisas menores também, mas tinha um background, uns aprendizados que eu tinha tido para poder chegar nesse ponto. O nome da agência é lead com H no final. Isso era, né? Não, não tô mais Com a agência hoje, mas era esse nome que interessante. Opa, antes da gente seguir o podcast aqui, eu só queria te lembrar rapidinho que se tu tem um vídeo de vendas ou se tu tem um VSL e tu quer aumentar a conversão dele, quer conseguir ganhar mais dinheiro aí com o
teu VSL sem gastar um centavo a mais em tráfego e sem mudar a tua cópia, eu preparei um vídeo, tá, que eu te mostro sete testes extremamente fáceis que qualquer pessoa pode fazer e que Provavelmente tu consegue fazer aí no TVSL também para aumentar a conversão dele. Tá no primeiro link aqui nos comentários aqui do YouTube. É só tu clicar ali, assistir o vídeo e aumentar a conversão TVSL também, beleza? Então, se tu ainda não viu esse vídeo, tá? Clica ali, assiste o vídeo, aplica os testes, tá? Porque só assim tu vai ganhar dinheiro. E
agora de volta aí pro podcast. E depois, mano, daí tu criou essa agência aí, daí tu o essa essa Parte aí, eu sei que tu tens um software também, né? Eh, quando que tu transicionou assim de agência para para essas coisas? Cara, a agência a gente ficou com ela durante alguns anos. A Lídia, ela ficou, especificamente a Lid quase 4 anos. A gente quando tava no segundo ano de empresa, eh, eu conheci o meu sócio, meu sócio hoje na BaseWorks, o Felipe, ele é CO, ele é um ele é formado em ciência da computação, tem
mestrado lá e tal, ele Já sacava disso, só que ele tinha um negócio próprio, um e-commerce, e ele tinha sido meu cliente. E aí a gente acabou ficando amigo e tal. E numa conversa em algum grupo que a gente estava conversando sobre sobre marketing mesmo, ele falou: "Putz, eu tô querendo começar um software, tal, tô um pouco cansado do negócio aqui de de e-commerce". Eu falei, pô, também tenho umaor vontade porque eu já trabalhei em outras empresas que eram software, só Que não tenho uma ideia e cria um sócio programador para poder fazer isso. Aí,
beleza, vamos conversar e a gente literalmente marcou de ter uma ideia. Então, tipo, cara, vamos marcar qual semana que vem traz umas ideias aí, eu vou trazer umas também, vamos ver o que a gente vai fazer. Aí a gente trouxe ideias na mesa e aí, cara, a gente achou a IA Generativa. Isso em 2021, comecinho de 2021. Então, eh, ninguém falava disso, não sabia, não fazia menor ideia Do que que era. E a gente abriu lá o o site, só tinha um preview da Open AI, não tinha nada aberto para ninguém usar, a API era
fechada, eh, não era não era aberta. Então, tipo, eu só tinha exemplos. El falou: "Cara, vamos tentar aplicar para isso aqui. A gente tinha que fazer uma aplicação, escrever motivo de por que a gente queria usar API, qual que era o nosso objetivo, da onde que a gente era, é o que onde no que que a gente era formado." Eu tinha que Explicar tudo para Openi e esperar. Eles mandaram um e-mail. Aí lembro que três meses mais ou menos depois a Open mandou uma liberação da chave pra gente. Eh, a gente começou a testar e
ficou assim, cara, isso aqui é bizarro. E nessa época era o GPT3, era antes de existir CHPT. Então só tinha lá o playground da parte da PI da Open A. Então você conseguia testar lá dentro mexendo o da 20, a temperatura da da IA, tipo na mão. Aí a gente começou a testar isso e eu falei: "Cara, eu já eu já palestro alguns eventos de marketing, eu conheço muita gente do segmento, deixa eu mostrar essa [ __ ] pra galera e ver como é que o pessoal reage, tipo assim, para ver se eles vão se
impressionar também". E eu lembro de nos eventos assim, eu palestrava e mostrar: "Galera, olha isso aqui, ó". Aí os caras perguntavam: "Tá, mas qual o banco de dados que tu tá pegando essas informações para poder gerar esse conteúdo?" E eu vi que a Galera ficava tipo muito impressionada. Eu falei: "Felip, bora fazer um produto para isso aqui que acho que vai vai porrar." E a minha agência foi a própria Cobaia, porque na Lidia a gente tinha bastante cliente de segmento diferente. Eh, tinha os funcionários lá que às vezes estavam, como toda agência, né? Às vezes
fica ali com uma quantidade de trabalho bizarra e tem dificuldade com prazo. E falei, bora testar aqui para ver se a de fato vai começar a ajudar a Gente aqui a acelerar a entrega. Eh, isso, cara, 21 ainda, né? e começamos a testar com a própria LED, começou a funcionar muito bem e a gente abriu um beta e começou a vender assinatura abertamente. E aí, cara, em o lançamento do Chat EPT, ele foi em novembro de 21, se não me falha a memória, e ali, mas ele explodiu em janeiro de de 22, se não me
engano. E aí eu lembro que nessa época, quando o Chat EPT ele ele explodiu aqui no Brasil, todo mundo, Cara, que que é isso? Tal. A gente já tinha há quase um ano a empresa. Então, e a galera começou a pesquisar muito sobre a e para nós muita gente pensa que foi horrível, né? Tipo assim, cara, vocês existiam o chat PDF lançou. Pra gente foi bom porque todo mundo procurava a gente procurava e aí a gente tava no Google ranqueado, a gente tava com influenciadores do segmento de marketing falando sobre a gente, então a galera
acabava achando. Eh, e aí cara, Isso ajudou a gente a crescer e em determinado momento eu tomei a decisão de, cara, acho que pode ter sido parecido com você, talvez antes com a Veturb, mas de falar, não dá para tocar duas empresas como CEO muito bem, você vai fazer um trabalho mediano nas duas ou você vai fazer um trabalho muito bom em uma. E eu decidi, cara, focar 100% na BaseWKS ali, chamava COP base, né? Eh, e aí foi especificamente em 2023 que eu dei o a win ali, cara, os contratos da Leh, começaram a
tocar ali e tal, só que eu fui saindo da operação, não fiquei mais como se eu da lead e foquei 100% na Baseworks até chegar, enfim, uma rodada também com fundo, outras pessoas, etc. Mas é mais ou menos esse o caminho. E cara, por que que tu decidiu fazer isso e e não só escalar a agência mesmo e e continuar na na agência ali? Boa, cara, por dois motivos. Primeiro, porque eh a agência não é um modelo de negócio escalável, eh ele é expansível, né? Você Consegue eh subir receita, subir eh o teu ganho eh
final ali, só que você não consegue, a margem vai ser sempre apertada. Então a margem de agência no Brasil hoje é um benchmark de talvez 30, 40% no máximo, algumas até com 20%, dependendo do tamanho da agência. Isso aí tu diz a última linha lá do DRE, lucro B mesmo é margem. Isso. Margem final. Isso daí isso, isso é alto, não é mano? Tipo 40%. é alto, só que dependendo do segmento do negócio, Inclusive software, você consegue fazer isso com head count muito menor, ou seja, muito menos gente na equipe. E a agência tem uma
conta, cara, de benchmark, que as agências mais saudáveis t uma receita média de 8 a R$ 12.000 mensais por pessoa na equipe, na média. E e é difícil agências que passam muito disso. E a gente começou a ver que com o IA dava para passar. Então foi uma das coisas que eu resolvi olhar pro software com falei: "Cara, eu tenho esse Problema. é difícil subir muito a margem e cara, a IA tá ajudando a gente aqui internamente já. Então dá para olhar pro software e o software ele ele me seduziu por dois motivos. Primeiro porque
eu já tinha sido funcionário em empresa que era software antes, então eu vi de dentro, eu gostava como funcionava o negócio. E segundo que, cara, eh, a agência ele é uma forma de trabalhar que se você tem que lidar com uma quantidade de demandas muito grande em muito pouco Tempo e uma pressão de clientes que o tempo inteiro estão te cobrando. O software ele é um pouco diferente, tu muda a a forma de lidar, né? Porque você tem muitos clientes, só que são clientes que estão usando por conta própria e você tá melhorando o produto
para que eles estejam melhores e não cada um cobrando demandas individuais de você e te colocando a pressão de teu resultado. Não tem um modelo errado, mas eu particularmente, cara, eu eu me tenho Uma afinidade muito grande com o modelo de software em si, porque eu vi uma possibilidade de escalar mais rápido, de ter uma margem de negócio melhor, eh, e sei lá, eu acho que é mais divertido para mim como negócio. Então, como empreendedor, acho que no fim das contas a gente quer fazer um negócio que a gente gosta de fazer. Não que eu
não gostasse de agência, mas quando eu vi como o software funciona, eu falei: "Cara, acho que eu eu sou mais feliz Fazendo isso aqui, eu gosto mais disso aqui". E eu decidi por esse caminho. Mas foi foi essa junção de coisas, assim. Hum. Interessante, mano. Essa parte da da felicidade interna de fato é bem importante, né? Porque quanto mais motivado tu tá para fazer um negócio, em teoria mais longo prazo tu vai ter e aí consequentemente, quanto mais longo prazo, eh, o negócio ele escala mais, né? Porque tu consegue trabalhar nele por mais tempo. Tal.
Tu acreditas que Existe algum tipo de critério assim pra pessoa decidir o que que ela tem que fazer em primeiro lugar? Porque essa é a decisão mais importante, né? Tu poderia, sei lá, continuar na tua agência ali ou tu poderia fazer software. Eu tomei uma decisão também similar, que é como como tu falou, né, que eu tinha empresa de tráfego também e daí eu decidi fazer software também. Eh, tu tu acha que tem alguma coisa assim, algum critério que que as pessoas Que estão em casa possam usar para eventualmente decidir o que que elas devem
fazer em primeiro lugar, se elas devem continuar eh com o business que elas têm ou eventualmente começar a pensar numa coisa nova? Eu acho que muita gente, principalmente no começo, o cara só segue o dinheiro, né? Tipo, ele acha uma coisa que dá dinheiro, começa a fazer mais e mais ali, mas eventualmente tu se profissionaliza assim, daí tu começa a ver outras coisas que Tu que tu, sei lá, que tu quer fazer ou outro modelo de modelos diferentes. Tu pensas alguma coisa assim ou tu não chegou a a refletir nisso? Penso, cara, eu tenho algumas
ideias sobre isso, assim, aí vai entrar num negócio meio filosófico também, subjetivo, mas assim, eh, eu acho que tu também veio de uma posição que você não tinha muita grana, então a gente deve pensar parecido até certo ponto. Eh, tem um momento da tua vida que tu precisa da grana, que você Falou, vamos seguir o dinheiro, vamos fazer um negócio para ganhar dinheiro. É, é, quando eu abri o servidor de Tibia para vender item, eu queria dinheiro para ir no cinema e comer McDonald's, mano. Era isso, [ __ ] Não era porque eu tinha um
propósito. Eh, é, a agência foi um pouco parecido também, porque eu vi que era o meu meio de mudar de vida ali e tal. Eh, mas no fim das contas eu acho que tem etapas de quanto eh o dinheiro vai te fazer feliz ou não. Eh, você não Precisa, e isso é de cada pessoa, né? Você não precisa ser podre de rico e ter dezenas de milhões na conta para ser feliz, porque tem gente que vai ter isso e não vai est bem. Tem gente que vai ter, sei lá, 10.000 guardado na conta e vai
ganhar um valor pequeno e vai ser feliz também. Então, é, depende do teu lado. Aí eu acho que tem um nível mínimo de conforto que você gostaria de ter para você e pra tua família, que você vai buscar o dinheiro em primeiro lugar, Sem ser hipócrita, porque tu vai buscar o dinheiro mesmo, óbvio, sem ser desonesto, sem pisar ninguém, mas você vai buscar grana. E depois de certo ponto, e esse certo ponto, muita gente pensa, né, cara, você tem que ficar multimilionário para chegar nesse ponto. Não, e eu acho que você tem, você pensar assim,
eu tenho a vida que eu gostaria de ter, porque eu viajo pros lugares que eu quero viajar, eu como nos restaurantes que eu quero comer, eu Tenho o carro que eu gostaria de, ah, mas eu quero ter uma Ferrari, [ __ ] beleza, velho, mas teu carro também tá legal, sabe? Então, tu pode estar ferado daqui a um tempo, não precisa ser agora. Então, se tu tá nesse nível pleno e o teu trabalho eh tu se sente mais eh ansioso ou chateado com o que tu faz do que animado como você tava antes, eu acho
que é uma boa oportunidade de pensar se vale a pena mudar ou não. Eu não falaria pras pessoas, tipo, seguirem Um propósito se elas não têm nem o conforto que elas gostariam de ter na vida delas. Tipo assim, propósito é legal, é bonito de falar, mas, mano, você precisa de grana. Simples assim, tem que ter grana. E se tu tem uma grana mínima para ter a vida que você gostaria de ter, tipo a a o conforto que você gostaria de ter, eu acho que você pode pensar se o teu negócio realmente é o que tu
gostaria de estar fazendo. Eu pensei isso na época da agência quando, Cara, eu tinha um escritório físico lá, tinha os funcionários, tinha uns clientes que a gente pegava e eu tive eu posso contar algumas histórias assim de estresse com clientes que são engraçados. Eu não posso falar só o nome do cliente, mas eu vou falar a história e aí as pessoas podem associar. Mas eu atendi um cliente que ele era o João tá rindo que ele fala assim: "Será que vai cortar essa parte?" Mas não vou deixar. Eh, tinha um cliente que ele era tipo
Muito famoso. Eh, e aí ele tinha uma empresa eh que tinha ali, era do segmento dele, ele era muito, muito famoso. E essas pessoas muito famosas, elas têm um hábito de, eh, pensar que tudo gira em torno delas e ainda mais quando você tá na posição de agência, você é como se fosse o funcionário de fora. Então, eles te vem como funcionário. Até aí tudo bem. Eu lembro que esse cliente especificamente para fechar contrato com ele, já foi um Início, eu tive que assinar o contrato de papel pessoalmente. Então foi uma exigência, tem que ir
lá assinar o papel pessoalmente. Falei: "Tudo bem". Era um bom contrato, era um contrato legal, era uma empresa de nome que, pô, valia a pena ter no portfólio da agência. E eu lembro que nesse dia, eh, a pessoa estava com as duas pernas cruzadas em cima da mesa, fumando um xuto numa sala pequena. Toma. Entendeu? E aí, tipo assim, você pode ver isso com duas Perspectivas diferentes, né? Esse cara é muito [ __ ] tenho que respeitar porque ele pode fazer isso e [ __ ] Ou [ __ ] pera aí, velho. Tu não precisa
fumar no lugar fechado. A perna na mesa, beleza, mas fumar é [ __ ] Então isso foi um uma coisa que já aconteceu no início e depois, cara, foi degringolando para vários acontecimentos desse cara, agindo assim, cara, a reunião tá marcada 2 horas, ele chegava quatro e [ __ ] não falava nada para ninguém. Então, fumava No ambiente fechado, ligava de noite, fora do horário, tipo, para mim que sou dono da agência, não era nem pro account manager. Então, várias coisas que eu falei, cara, eh, e isso começou a gerar um estresse dentro da agência,
porque eu tinha um funcionário meu que tava ficando super estressado pela forma como os funcionários dele tavam tratando a gente. Isso foi um cliente. Aí começou a acontecer outros problemas com outros e eu começava a olhar para aquela [ __ ] Assim, falar: "Cara, [ __ ] será que é isso aqui que eu quero mesmo, velho?" Tipo, e aí sei lá, tem gente que vai falar: "Sim, esse é o estresse de ter um negócio de serviço mesmo. Show." E e de fato é eh por um tempo, por alguns anos, foi isso. Só que depois de
4 anos, 5 anos fazendo isso aqui, eu falei: "Cara, beleza, acho que deu o tempo de fazer isso aqui. Eu tenho um conforto financeiro que eu gostaria de ter. Eu, [ __ ] tô rico para parar de trabalhar?" Não, mas eu tenho conforto financeiro e minha vida tá tranquila. E se eu trocar de negócio, minha vida não vai mudar por causa disso. Então, talvez esse seja o momento de responder o que você falou, de talvez trocar de negócio. O software apareceu nesse meio, entendeu? Interessante. Eh, tem um, tu conhece o Frank Kn? Sim, bem famoso,
né? Para quem não conhece aí, pessoal, vai aparecer uma foto dele aí, tá? Ele é um grande [ __ ] o cara é dinossauro assim do Marketing digital, fez lançamentos eh absurdos lá nos Estados Unidos. Ele é bem bom. E ele fala, ele falou uma coisa, cara, que há muito tempo atrás, tá? Tem tem na internet, tem no YouTube isso aí. Na internet tem, né? Tem no YouTube. É que ele falou assim, cara, eh, é é um é um conceito que ele chama de dia médio perfeito, tá ligado? Isso aí não tô. Eh, não, mas
conta que vale a pena. É, eu vou contar o pessoal de casa aí. E Como é que funciona o negócio, né? Essencialmente tu descreve como que é o dia que tu gostaria de viver, só que não é um dia, é tipo um dia muito diferente assim da da tua vida. Por exemplo, ah, eu tava lá em Paris, daí eu pulei de para-quedas, tal, e daí eu caí e numa piscina de dinheiro. Não, tipo, é um dia médio, tá ligado? Tu acordou numa quarta-feira e, enfim, vai fazer o quê? nessa nessa quarta-feira de junho, tá ligado?
Uma Parada assim bem bem bem média. S aí, cara, as atividades que tu vai fazer ali tem que ser elas têm que eh a soma delas, né? Tem que ser, tem que, que resultar num dia que ele é perfeito para ti, um dia que seja ótimo para ti, que tu consiga fazer isso por muito, muito tempo. E daí ele falou: "Cara, define qual que é esse dia aí, porque depois que tu define esse dia aí tudo que tem que fazer é criar a tua vida para que tu viva esse Dia. Isso daí sempre daí". E
daí eh ele falou isso e daí ele falou: "Cara, tem que colocar o máximo possível de detalhes ali para tu realmente ter clareza no que tu quer, desde sei lá onde é que tu vai acordar, com quem que tu tá, qual que é a cor do teu lençol, o que que tu vai fazer, mano? Eh, logo em seguida o que que tu vai tomar de café da manhã, o que que tu vai fazer meio-dia? Que que tu faz depois? Eh, teve um cara aqui que eu entrevistei que É o Peter Kell, que ele é um
cara de VSL e tal, e ele fala sobre lifestyle design também. E aí ele eh, enfim, a gente conversou sobre isso também. E aí, cara, a moral era tu criar esse dia mais de perfeit depois que tu criou essa visão, aí tu consegue só trabalhar para para aquilo ali, sabe? Porque tu vai saber mais ou menos o que que tu quer fazer ou muitas vezes o que tu não quer fazer. E daí quando tu remove as coisas que tu não Quer fazer, tu automaticamente tem muito mais opções daquilo que tu quer fazer. E aí, cara,
eu já fiz isso aí umas três vezes, tal. Hoje em dia eu tô mais zoado. Eu tô, como eu falei, né? Tô mais nos trancos e barrancos. É o estágio. É, mas quando eu fiz a primeira vez, cara, foi em 2017, meu dia mais perfeito era tipo, era acordar eh numa num é numa casa com lençóis brancos. Eu lembro que eu escrevi isso. E daí eu falava assim, daí Eu vou tomar café da manhã, eu como alguma merda que não dê câncer. Eu lembro que eu falava isso, tá ligado? Tipo, o jeito sutil, João, de
ser. É tipo não comer, sei lá, batata frita com, sei lá, tipo, comer uma parada saudável ali. Sim. E daí ou eu ia treinar ou eu ia surfar. Se tivesse onda ali, se tivesse dando um suel legal, ia surfar, tal. Quem olha assim, sou surfista, né, pessoal? [ __ ] nenhuma, tá ligado? Eu peguei tipo, acho que umas Quatro na minha vida, ô, mas teve uma que eu peguei, mano, nossa, ali no Campest que foi top, assim, ó, tubo e tudo era. Não, era, era uma onda. É que para mim, tipo, foi a primeira vez
que eu senti o poder da onda, tá ligado? Que que eu vi que que eu subi a onda começou já sou fácil? Não, deve ser uma experiência que eu mano, é doido. É. Já esqueiasse? Ainda não. Eu tá na meta pro próximo ano. Inclusive tem esse sonho há um tempo. Quase fui esse ano. Eu tava na Itália, quase fui, mas legal, eu fui, eu fui, eu eu esquei esse ano, mano. Faz tipo um mês atrás. É. Eh, mas enfim. Aí eu tinha na cabeça que eu queria surfar. Aí depois que eu fazia isso, eu voltava
para casa. Daí eu acho que eu que eu trabalhava. Aí depois eh eu falava, eu tenho eu tenho uma empresa de marketing chamada JC Medíia, João Campus Medídia. escroto, né? E a gente almoça tudo junto ali, cara. E por um tempo eu vivi essa vida, sabe? Eh, quando eu tava com a Nel Life, eu morava lá nos ingleses lá, tipo, era mais ou menos isso. Aí, eu acordava, daí a gente ia, às vezes a gente ia surfar, aliás, na verdade, acho que a gente nunca foi sofar, a gente ia mais treinar, acho que sofar a
gente sofava mais pro fim do dia ou meio-dia, tá? Sim. que a gente morava na frente da praia, a gente subia na cobertura, trabalhava lá com marketing ali, meio-dia tinha uma mulher cozinhava pra gente, ela fazia uma comida, mano, que Era assim, era comer e dormir, tá? Alguma merda que não dê câncer. É, não, a dela dava câncer, sim. Era óleo vegetal para [ __ ] e tal, só só, só nata ali, só que aí tu comia e dormir. Tá bom. Mas cara, a ideia é tu fazer esse documento, sabe? Depois que tu faz esse
documento, aí tu tu começa, tu consegue ter essa clareza na tua vida. E, mano, até é interessante, né? Porque eu preciso fazer esse documento de novo. Eu preciso criar isso aí. Porque hoje em Dia, cara, eu tô escalando VTURB, mas eu não tô com Eu, eu tenho uma meta tipo, ah, eu quero que o Vet chegue nesse tamanho aqui, só que no fim das contas e o o resultado final que tu quer é a é a tua vida da maneira X, né? Exato. E daí cai, às vezes a gente vai no automático, né, cara? É,
a gente fala isso que você falou do de tu olhar pro médio, eu não, eu não tinha esse framework exatamente, mas eu eu tinha esses momentos de, por exemplo, quando eu tava no escritório, Eu tinha um sonho de moleque que era ter uma agência, eu chegar no escritório e ver as pessoas trabalhando lá e era tipo minha empresa, era inimaginável. E aí quando eu via isso acontecer, por exemplo, a hora hora do almoço, você falou, eu lembrei, eu lembro da sensação que eu tinha quando descia do escritório e ia todo mundo junto e sentava numa
mesa e tipo assim, a mesa ficava grande, eu falava: "Cara, todo mundo aqui trabalha na minha empresa". É, mano, e Tipo assim, olhar aquilo ali e falar, cara, é surreal, é inacreditável, sabe? Tipo, é um negócio bobo, só que realmente tu começa a olhar diferente pr as coisas, isso era [ __ ] Já aconteceu isso aí também. Eu lembro lá na N Life, né? A gente chegou a ter, é, diz o Alan, diz o André que era menos, tá? Mas na minha cabeça eu acho que era 60 pessoas. [ __ ] galera, é, é muita
gente juntava assim da Eu falava: "Caralho, todos esses bichos aí eles trabal na minha Empresa." É. E eles acham que eu sou brabo, tá ligado? Eles pensam que eu sei o que eu tô fazendo. Eles acham que eu sei o que tá rolando aqui, mano. Mas eu não tenho [ __ ] tipo, não sei de nada. demais. É isso. É, mano. E daí? Isso é muito doido. De cara é cara maravilha. Então assim, mano, define tem o dia médio perfeito aí, tá? Tu que tá em casa aí, eh, faz o que que isso é importante.
Fala, pessoal. Antes de vocês seguirem aqui no podcast, eu só queria agradecer Vocês aqui, tá? Porque a gente conseguiu fazer um progresso, a gente diminuiu o número de pessoas que não são inscritas aqui no canal do Vetorby. Esse número hoje tá em 59,2%, vai aparecer o print aí na tela. E antes, tá, era 65%. Então, cara, obrigado aí, tá? Isso aqui tá ajudando a gente a crescer mais aqui no nosso canal. A nossa meta aqui é chegar a 50% das pessoas que assistem nossos vídeos sendo inscritas aqui no canal. Então, se Tu ainda não se
inscreveu, cara, clica aqui embaixo, se inscreve aqui. Tu não perde nada com isso, tá? Muito pelo contrário, só tem a ganhar com isso daí, porque quanto mais inscritos tem o canal, mais ele cresce, a gente consegue trazer convidados ainda maiores, que vai ter um conteúdo ainda melhor para que tu consiga assistir aí. Então, tu não perde nada com isso, só tem a ganhar. Então, cara, clica aqui embaixo, tá? ajuda a gente a bater a meta aí de chegar a 50% Das pessoas que assistem o canal como inscritos. Muito obrigado aí e bom podcast. Cara, sobre
a tua agência ali, tá? Eh, o que que tu fez para chegar ali? Aliás, eu não sei se tu vai querer falar ou tu vai compartilhar, mas eu vou te perguntar. Qual que foi o máximo de MRR que tu chegou a ter nessa agência, mano? 400, 400, 420, 450. OK. Era uma agência que a gente atendia menos clientes, maiores. Aham. Como que tu fez para fazer para chegar Nos teus 50k de MRR nos primeiros? Qual que qual que são os desafios assim? Boa, cara. Os 50 especificamente foram mais É [ __ ] falar isso, né?
Mais fácil não, mas foi menos difícil do que vai ser pra maioria, porque eu tinha uma vantagem competitiva injusta. Qual? Eh, que era ter o canal no Instagram e no YouTube. Então, mas tu construiu isso aí, né? Construí. Mas pro negócio que eu entrei depois, é, cara, eu não lembro qual livro que eu li isso, cara. Eu acho Que é o Traction, eu não lembro. É que fala do Unfair Advantage. Tipo assim, todo empreendedor, isso é um é um negócio que eu nunca mais esqueci, cara. Toda toda vez que alguém vai falar comigo assim, cara,
tô pensando em começar um negócio tal, tô pensando em fazer um produto tal, tipo assim, todo empreendedor de sucesso, ele tem alguma vantagem injusta, que ele chama o termo unfair advantage em alguma coisa, por mais eh bizarro que isso pareça ser. Eh, Quando você vai começar alguma coisa, provavelmente, você pode não lembrar, mas provavelmente você tem alguma vantagem que é injusta se comparado com a média das pessoas que querem fazer aquilo ali. Então, o João tem uma vantagem injusta, porque o conhecimento que você sabe, que você tem de COP e o quanto você já vendeu
e o quanto você já conheceu na Neolife antes de FIFA, mano, de FIFA talvez não seja tão injusta assim, mas teremos que provar isso. Esse É meu minha vantagem just. Então, tipo assim, você tinha esse background, isso fez você ter o VTURB e escalar muito mais rápido, porque tu já sabia o que que precisava, porque você era esse cara. A minha vantagem justa na hora de começar a agência era: "Cara, eu já me comunico com todos os caras que querem aprender a fazer o que eu faço e os clientes que querem ser atendidos me assistem,
me colocam como régua, porque quando um um cliente um cliente é o quê? Um dono de uma empresa. Eu tenho uma empresa, eu preciso de uma agência, eu preciso ver o que que esses caras de agência falam e fazem. Ele ia procurar quem? Ele me achava lá no Instagram. E aí, se eu era referência e eu ia conversar com esse cliente para poder fechar o negócio, era injusto, porque nenhum cara que não tivesse o canal que eu tinha ia me ganhar. Então eu eu tinha uma vantagem injusta por conta do canal. Então respondendo a pergunta
dos 0 a 50k, cara, isso aí demorou, sei lá, 4 meses, talvez 3 meses, 4 meses, quando eu resolvi focar na agência em si. Eh, e tinha um infopruto em paralelo, né? Então eu eu não eu tinha o infopruto como receita com mais margem, porque o infopruto é margem gigante ali e é pro meu muita coisa pro meu bolso, pessoa física. E a gente tava começando, a gente foi investimento no escritório, teve obra, contratação de funcionário, criação dos processos, gasta mais Dinheiro no começo, no meu caso, né? Eu não comecei uma agência pequenininha e não
a lei então e demorou ali três, qu meses, eu imagino. E eu peguei clientes ali na faixa de 8 a 12.000 mensal. são clientes que talvez uma agência que tá começando do zero não pegaria de cara, mas eh se eu acho que fica pertinente aqui eu falar o que eu faria se eu não tivesse essa vantagem justa, primeiro é pode parecer bobo, mas acha a tua vantagem justa. Eh, pode não ser um Canal no Instagram, um um perfil no Instagram, um canal no YouTube, mas pode ser pessoas que você conhece meio que você tá inserido.
Tipo, teve um amigo meu que ele era advogado, tinha OAB, atuou como advogado durante tipo se anos e falou assim: "Cara, quero ter uma agência de marketing, mas, pô, não sei por onde eu começo". Falei: "Cara, qual a maior vantagem que você tem? você é advogado, você conhece o meio jurídico, você foi esse cara, você sabe as dores Que ele tem, você conhece os escritórios, você primeiro você sabe como chegar nos escritórios, você sabe todas as dores que ele tem. Então a vantagem justa dele é saber sobre marketing jurídico. Então o cara começa uma agência
para marketing jurídico. Ah, mas eu não quero. Beleza. Aí você escolheu não usar a tua vantagem justa. Tá tudo bem também. Mas eu acho que como primeiro passo para começar uma agência, eu escolheria ver ou o segmento que você Tem conhecimento, pessoas que você conhece, porque às vezes no teu círculo tem gente que você precisa e o teu primeiro cliente pode estar perto de você, que geralmente é. ou escolher alguma outra vantagem que você tenha direta ou indireta para dar esse primeiro passo. Segundo passo que eu faria depois de eh determinar ali qual é a
minha vantagem justa, seria eu definir eh um formato de trabalho, porque muita gente que começa a agência fala assim: "Puta, eu vou atender negócio local, infoproduto, e-commerce, lançamento, cliente pequeno, cliente grande, vou fazer tudo, 360". Eu acho que isso é meio cagado assim, porque quando tu começa tentando fazer tudo, eh, é só se colocar do outro lado do cliente, cara. Imagina que e alguém chega para você agora e fala assim: "Eh, fala João, tudo bem?" Pô, eu vi que você tá na Veturb aqui, cara. Eu tenho uma agência e eu trabalho aqui com mídia social,
com Tráfego, eh, trabalho com design também, também crio site, faço logotipo. E, pô, eu queria trocar uma ideia com você. Que que você vai perguntar para mim? Eh, que cliente que você já atendeu? Eh, que resultado que você já teve? Falei, não, tô começando agora e tal. Falei: "Aí tu vai ficar assim, [ __ ] o cara tá começando agora, já faz isso tudo então você não faz nada. Então, me mostra os resultados seu." Isso se tu me der credibilidade de pedir para ver o que Que eu já fiz. Então, quando tu fala assim, cara,
eu sou Fala João, tudo bem? Eu vi que você tem VTURB, cara, e eu tenho uma agência aqui especializada em site. Eh, então a gente já ajudou alguns softwares a crescerem aqui. A gente tá começando recentemente, mas eu trabalhei em mercado de software, aí minha vantagem justa. Eu fui funcionário em várias eh várias empresas de do segmento de SIES e eu conheço bem por dentro esse negócio. E, cara, a gente resolveu abrir A agência aqui porque a gente criou uma metodologia para ajudar SIS com o seu a escalar. Tô parei bater uma ideia, bater um
trocar um papo. Eh, então eu acho que isso é o é o grande ponto para poder te ajudar a dar o primeiro passo assim. definir vantagem justa, definir segmento de atuação e escolher um formato de trabalho. Vai focar em tráfego, vai focar em design, vai focar em site. Então, cara, eu olharia para um ou dois serviços inicialmente, não passaria Disso, mas é óbvio, né? A gente tá falando até aqui antes do podcast, a galera de de agência fala assim: "Não, faz só um serviço, você vai focar nisso e não vai, por exemplo, se tua agência
de tráfego, tu não vai fazer social, meu amigo. Se tu tá com agência de tráfego, tu tá faturando 20.000 1000 por mês e vem um cara falando que te paga oito. Só se você colocar social no contrato você não vai botar não. Certo é não botar [ __ ] nenhuma, cara. Você tá precisando Escalar, vai botar sim. Então assim, bota o negócio. Então até certo tamanho de empresa você tem que fazer isso. Você tem que abrir as sessões e ser mais flexível. Eu acho que até os 50k, até os 100, talvez seja o caso de
você flexibilizar um pouco mais e aumentar a gama de serviço. Hum. Interessante, mano. Tu falou que tu tinha uma vantagem justa, que era a produção de conteúdo, né? Sim. E daí tu produziu conteúdo, aí Tu virou meio que uma autoridade ali nesse nesse nicho e aí por causa disso tu conseguiu de maneira menos difícil, né, o próprio tema que tu usou, chegar nesses 50k de MRR. Aí eh, cara, tu acredita que essa produção de conteúdo, ela, pelo menos a estrutura que tu fazia naquela época, ela ainda funciona hoje? Eh, o que que tu qual que
é a diferença de de de dess desse negócio de conteúdo naquela época para agora assim? Eh, e o que que tu recomendaria para alguém que Queira se posicionar como autoridade nesse nesse mercado? Cara, na minha visão, não funciona o formato de conteúdo eh que funcionava em 2018, 2019. O que que eu fazia e o que que eu acho que eh acho não, o que eu acredito que funciona hoje pelos resultados sendo mostrados, né, na minha época. Eh, eu adoro falar essa frase. Na minha época, em 2018, tipo 48 anos atrás, eh, o, o conteúdo ele
era assim, tinha o digital ele era formado de pessoas que tinham um Perfil no Instagram, postavam fotos com legenda ou carrosséis ensinando alguma coisa e caixinha de pergunta no story o dia inteiro. Então, eu abri uma caixinha de pergunta com sei lá, 3.000 seguidores, eu tinha 40 perguntas num dia, velho. Isso não existe mais hoje em dia, tipo assim, dependendo do segmento, existe entretenimento, emagrecimento, alguns dias que são mais quentes assim, que nunca morrem, mas é um cara técnico abriu uma caixinha de pergunta e, cara, Com 3.000 seguidores ter quase 40 perguntas, isso não existe
mais hoje no Instagram organicamente, né? E aí na época eu lembro que tinha muita gente interessada porque era novo, eh, o assunto não era novo, mas pouca gente falava publicamente, então pouca gente falava de tráfego, de cop, de funil, tinha em fóruns, tinha em conteúdos que você estudava online, mas só quem ia muito deep para poder estudar. E aí, cara, gerou muito interesse porque eu Comecei a falar de uma forma técnica que pouca gente falava. Então, eu abria o o Facebook Ads na época e mostrava pro cara como fazer, eu explicava o que que era
cada coisa. Então, a galera começou a gostar. Então, isso fez com que eu tenho a rotina ali de responder caixinha de pergunta todo dia e postar no feed alguns carrosséis, explicações sobre termos técnicos todo dia, fizesse com que tanto os caras que queriam aprender me seguem para poder saber mais sobre Aquilo, quanto os clientes que estavam procurando uma agência queriam saber como funcionava. Porque o dilema do cliente é sempre assim: faço eu ou contrato alguém, deixa eu aprender essa [ __ ] para ver se funciona. Então o cliente tava lá também, sabe? Então, eh, em
algum momento esse cliente ele fala assim: "Ah, quer saber, cara? Eu preciso de alguém para fazer isso aqui". Quem é a primeira pessoa que ele vai pensar? Quem ele viu o conteúdo. Então, tipo Assim, que cara que eu lembro que fo ah pô, tenho Sérgio lá, deixa eu falar com o Sérgio. Aí ele lá e falava comigo. Então, isso me ajudava muito. E o que eu acredito que funciona hoje de diferença, se tu tentar abrir, e tem muita gente que faz isso, tentar abrir um Instagram, abrir caixinha de pergunta e postar uma foto no feed
todo dia, você vai ver que o Instagram não vai sair do lugar nunca. E mesmo que você coloque tráfego, vai ser um resultado, cara. Vou usar uma Palavra também diferente pro João adorar. Pífio. Então a pif eu conheço. Pifio é bom, viu? Tá bem. Sabia. Você não ia decepcionar. Então é que ele trabalha com e Ia generativa, né, pessoal? Aí fica com os filindo palavra para É verdade. Tá aqui um Llm aqui, ó, jogando. Fala uma palavra diferente, [ __ ] Aí entrou na cabeça dele e ficou de deu isso aí, ó. Já era. Deu
defeito. Então, tipo, se o cara tentar fazer conteúdo igual antes, ele não vai Funcionar. Hoje o que principalmente tá funcionando no momento, né? Eh, trabalhar com YouTube é atemporal quase. Então, YouTube, cara, sempre vai te dar uma vantagem de você ter um conteúdo que tá de forma perpétua sendo distribuído, se aquilo ali fizer sentido pro usuário que tá procurando. Então, eh, fazer conteúdos long, né, que é tu ser específico em algum termo, que você quer explicar e não o que é marketing digital, mas, por exemplo, como subir Uma campanha de captação de leads para um
size de tal coisa. Isso é um termo long termo muito específico, só que se você faz isso com volume e frequência, geralmente no YouTube você consegue um resultado muito bom organicamente. Só dá um trabalho da [ __ ] porque você tem que gravar um conteúdo com qualidade boa, horizontal. Antigamente você gravava com um Android, qualquer merda, com a qualidade mais ou menos e o cara ficava doido vendo conteúdo. Hoje em dia Eu mesmo assim é é é percebia isso, mas eu os canais do YouTube que eu mais gosto são os que tem uma qualidade de
áudio muito boa, que eu consigo ouvir muito bem e se eu tô assistindo o vídeo também tá legal. Se eu pego um canal que o som tá ruim, a qualidade da imagem tá mais ou menos, o cara compartilha a tela, tá meio pixelado, eu perco o interesse de assistir, não sei porquê. E eu acredito que isso é um movimento comum, porque a qualidade tem aumentado. Então, YouTube com uma boa qualidade ali. E, cara, não é tão caro assim, uma boa qualidade. Você pega um lapel aí hoje em dia, R$ 100 na Amazon, você compra um.
Sas de luzinhas, é um softbox no Mercado Livre, você compra R$ 100 também cada uma e você faz um conteúdo legal, só dá mais trabalho. Eh, então isso eu acho que é uma, acho, não acredito ser uma tendência eh que já tá no momento e, cara, ela não caiu, ela sempre foi, YouTube, só que pouca gente Faz porque dá muito trabalho, então a competição é menor. E em relação a conteúdo, assim, Instagram, cara, é indiscutível que é rescel. Eu acho que são os dois pontos que pouca gente explora bem. Eu acho que tem muitos nichos
que exploram, tipo entretenimento e alguns outros, mas o nicho técnico tem pouca gente se destacando muito nessas redes no formato que elas exigem. Então, infeliz, felizmente ou infelizmente o formato Mudou. E hoje para você conseguir alcance de forma orgânica, sem gastar muita grana com tráfego, com conteúdo, você tem que jogar o jogo da plataforma. O jogo da plataforma é watch time, é retenção. Quanto tempo se o usuário fica preso no que você tá fazendo. Então você tem que ter bons ganchos, você tem que fazer conteúdos em vídeo, você tem que trocar muitas vezes porque tem
o o incentivo dopaminérgico ali do cara, tipo, ele não quer ver um vídeo de um Minuto do Sérgio falando, ele quer ver um vídeo de 3 segundos. Por que tal coisa, tal coisa, aí corta a tela, eu tô em outro lugar, aí corta, tem um texto na tela. Esse incentivo faz o teu vídeo ter mais retenção e o algoritmo gosta disso, vai te distribuir mais. Por isso que entretenimento costuma ter mais entrega, porque naturalmente ele é assim, as pessoas ficam rindo, as pessoas encaminham umas para as outras e tal. Então, algoritmo de rede social Muda
o tempo todo. Só que eu acho que o formato hoje, se o cara tá disposto a fazer vídeo longo pro YouTube e jogar o jogo ali e da dopamina, né, nos views do Instagram e nos TikToks, ele consegue crescer da mesma forma que eu cresci em 2018, sendo uma vantagem competitiva também para ele ali na hora de captar cliente. Interessante, mano. É, no YouTube a gente tá fazendo, eu acho. Aí no Instagram a gente é meio meio tentando tipo isso aqui, né? mais Fraquinho assim. Não, aqui é o nosso YouTube, pô. É, então eu sei.
Aí aqui vai vai. A princípio eh o pessoal gosta assim. Total, total. Mas assim, mano, tu acha que o conteúdo do Instagram é o mesmo que a gente pode postar no TikTok? Não acredito que seja. Eh, tem, eu já falei muito desse cara também, o Gary V. Eh, eu comecei a produzir conteúdo por causa dele, inclusive. Eh, o Gary V. Ele é surreal, cara. Esse cara aí, eu também. Ele, eu acho que esse cara aí é Aquele cara assim, ó. Tu, ele te motiva quando você tá começando nos seus 20 anos ali a tu ser
[ __ ] Exato. Aí hoje em dia não consumo mais conteúdo dele, mas já consumi. Mas ele tem ele tem, eu eu oscilo porque tem vezes que eu falo assim, cara, tem uns três meses que eu não vejo um vídeo do cara e às vezes eu começo a ver para [ __ ] assim, porque depende do tipo de conteúdo. Mas por que que eu falei do Gary? Porque ele é o cara que me ajudou a a tomar a decisão De fal assim, quer saber? Vou fazer essa [ __ ] assim, criar um Instagram assim. De
tanto ficar vendo ele falando: "Cara, faz essa [ __ ] faz". Porque ele conta a história da Wine Library lá dele, que ele foi funcionário do pai dele. A a loja de vinhos não vendia [ __ ] nenhuma. ele começou a fazer vídeo no YouTube, ele mostra os primeiros vídeos do YouTube dele, tipo assim, ridículos, qualidade merda. Ele falou um negócio assim mais ou menos e cara, a loja Explodiu por causa do conteúdo, porque ele foi pioneiro naquilo ali. Uhum. E ele costuma falar das coisas muito antes. O o Gary V, ele falou do TikTok
dois anos antes do TikTok explodir. Ele falava que o TikTok ia ser a maior rede e em alguns países e nego ria dele. Ele falou isso do Facebook, ele falou isso do Snapchat antes de de crescer também, ele falou isso do Twitter. Ele é investidor de várias dessas, inclusive. Então, por que que eu tô falando dele? O Gary fala justamente de cada plataforma tem o seu formato nativo e apesar de ter a mesma duração e mesmo formato, uma plataforma exige coisas diferentes do que as outras por causa do hábito de consumo do usuário que tá
nela. Então o o caminho mais cômodo é tu fazer um é o mais o caminho preguiçoso tradicional. Grava um vídeo no YouTube, corta esses trechos em vertical, posta no shots, no TikTok, no Instagram, igual da mesma forma, e transcreve isso e transforma no E-mail, no artigo de blog. você fez um conteúdo e transformou em oito, sete. Isso funcionava um tempo atrás. Ainda funciona hoje? Sim, mas muito menos, mas muito assim, infinitamente menos do que se você fizer o conteúdo nativo. Então eu acredito, ouvindo caras como Gary e outros outras referências em produção de conteúdo, que
se você se adapta ao formato nativo daquele canal, eh, tu tem um resultado muito melhor. Então, é, é melhor que tu tire um tempo para Construir conteúdo no Instagram, no ReS, e outro tempo para construir um conteúdo no TikTok. e foque só nessas duas do que tu tente estar em 10 canais diferentes picotando conteúdo de um lugar só. Vai ser mais eficiente. Então é é legal que você faça isso. Se eu fosse dizer para escolher uma, eu começaria pelo YouTube, só que dá mais trabalho. Então o YouTube ele com certeza vai ser o que tu
vai colher mais frutos no longo prazo e no médio prazo. No curto prazo, talvez TikTok, Instagram vão te entregar mais, mas YouTube, cara, tem vídeo meu de 2019 até hoje dando view e gente perguntando se eu tenho curso de tráfego. Então assim, é bizarro. Que loucura, mano. Mas isso daí quando a gente tem conteúdos com esse com esse nível de consciência de resolver problemas específicos, no caso, porque, por exemplo, o nosso aqui, cara, é só podcast, sabe? E daí eu não sei se eu deveria fazer um vídeo mais longo, eh, por exemplo, sei lá, como
Criar um VSL, aí ficar aqui duas horas aqui explicando pro cara dando. Nossa, eu acho que se você perguntar pra tua audiência, metade dela vai dizer que assistiria esse vídeo tranquilamente. Ah, eles veriam sim, só que eu não, só que tipo, eu não sei se eu tenho essa disposição de fazer isso, sabe? Esse é o ponto. Mas assim, eh, o podcast ele é um bom conteúdo, até porque o teu podcast não é entretenimento, teu podcast ele é de conteúdo. Então, eh, ele sim é útil, Só que é diferente de, por exemplo, eu não tô, eu
não posso aqui abrir uma tela do MetaS e começar a ensinar tráfego mostrando pro cara na tela. Então é um pouco diferente, mas tu juntar o conteúdo que tu tem no podcast, que é história junto com aprendizado, junto com insight, e ter um braço técnico também vindo de você, porque você tem o teu background, você referência nisso, é uma boa receita para gerar retenção. Então, sei lá, o cara que tá ali no Veturb, ele é um cara que quer escalar a oferta dele. Se você é um cara que já escalou ofertas e fala sobre isso
de forma técnica, tu faz mais gente querer usar o Veturbo e querer ouvir o João, entendeu? Então, funciona, tá, mano? Beleza. Eh, como que eu faço daí para sair dos 50K e ir pros 100K com a minha agência? Qual que é o tipo de processo que eu tenho que instalar? Que que eu que que eu deveria fazer? Boa, cara. De 50 para 100.000, a depender do ticket médio que tu trabalha na tua agência, tem alguns passos que você vai ter que dar antes. Porque costuma acontecer quando o cara chega nos 50, ele se acomodar, principalmente
se ele não tem sócio. Se ele tem um sócio só, ele começa a ganhar um dinheiro, tipo assim, ele tá tirando 7.000, 10.000 por mês, ele fala assim: "Porra, tô rico, né?" E aí isso é um perigo porque o cara começa a se acomodar, ele começa a buscar menos Cliente e aí acontece um negócio chamado turny, né? O cliente uma hora ele vai cancelar, o que é comum para qualquer empresa de serviço. E por que que os clientes cancelam na agência, cara? Porque teoria é para dar Roy, não é? É mesmo que dê Roy, sempre
tem alguns caminhos comuns. Primeiro é o cliente acha que ele consegue fazer por conta própria, porque a agência ficou cara demais. Então ele tem ROY, mas ainda que tem a ROY, ele olha assim: "Nossa, mas Eu gasto 10.000 com essa agência. Pera aí, acho que eu consigo fazer sozinho. Aí ele vai e faz merda. Ou às vezes ele consegue, mas é minoria quem consegue. Eh, o segundo é porque realmente não deu resultado. Uhum. Pode acontecer. Eh, o terceiro é porque alguma coisa no negócio do cara mudou e a agência não se adaptou. Então, tipo, ah,
a gente era um e-commerce e agora tem loja física e aí quando tem uma mudança de negócio, não funciona. E o quarto é algum concorrente Teu conseguir tirar esse cliente. São os mais comuns. Eh, não consigo lembrar de outros tão comuns assim. Tá, saquei. Mas beleza. Então, de de 50 K em teoria, o cara se acomodou. Esse é o primeiro fator ali que tu levantou, né, na jornada pro pro 100k. Boa. E de 50 para 100, cara, o que acontece é que começam a acontecer os turns e esse cara quando tá nos 50, ele costuma
não ter processos. E diferente do que muita gente pensa, cara, tu não precisa fazer Um curso de gestão, um MBA e ter processos pré-estipulados, missão, visão e valores da empresa. Quem te fala isso é mentor de processos que quer te vender o treinamento. Uma empresa de 50.000 Ela 50.000 mensal, ela não precisa de um uma [ __ ] gestão de processos, você precisa vender e reter. E só que eu acredito que ainda que tu não precise de um grande e eh uma grande quantidade de processos internos e burocracias que são necessárias em algum momento na
empresa, Você já tem que começar a ter algumas regras. Então, tipo, na lead, quando a gente tava com 50, 60.000 de receita, eu lembro que a gente começou a pegar o Notion e aí no Notion tinham os how to. Então, tipo, toda a área da empresa, o designer, o gestor de tráfego, a pessoa de conteúdo, redação e COP, o account manager, eles tinham alguns como fazer específicos. Então, um processo, exemplo aqui, eh, quando o meu gestor de tráfego, ele tinha que subir a campanha Para um cliente meu, tinha um processo que era assim, o gestor
ele tinha que ter acesso aos criativos, então ele precisava saber se os criativos estavam prontos, quando tava, ele precisava saber qual a pasta certa e aí ele pegava os criativos dessa pasta, subia na conta do cliente, revisava e subia. Aí ele avisava o account manager, o account manager avisava pro cliente no grupo dele. Beleza? Só que eu via que conforme a gente foi tendo mais clientes e esse Processo foi ficando mais maçante, o gestor de tráfego começou a reclamar: "Cara, não tá dando tempo de subir a campanha". E aí eu fui olhar o processo, como
é que o cara fazia, tipo assim, sobe uma campanha aí? Aí eu vi que ele, por exemplo, ele abriu o drive, Google Drive, né, com os criativos e sei lá, tinha cliente que ele ia subir 15 criativos numa campanha, eh, não em uma, né, mas 15 criativos pra campanha em si. E aí ele abria o arquivo, ele dava play, Ele via o que era falado. Aí ele pegava o arquivo, renomeava, baixava, aí ele pegava outro, fazia a mesma coisa. Aí depois ele pegava esses nomes e subia na campanha. Eu falei: "Caralho, ele tá renomeando o
arquivo, tá tendo que ver o que que é". Se o meu designer já colocar o nome e o formato, esse aqui é quadrado, esse aqui é horizontal, esse aqui é vertical, esse aqui é do produto A, esse aqui é do produto B, esse aqui é do produto C. Isso vai reduzir o tempo. Aí eu criei um processo no Notion que era o how to pro designer. Você terminou o criativo, você tem que botar se é vertical, se é horizontal, se é quadrado para qual canal de mídia é, se é Google PMX, se é Display, se
é Metaads. Você tem que colocar em poucas palavras o o assunto. Então, eh, homem de camiseta vermelha sorrindo. Você tem que descrever isso no criativo. Então, todos os criativos agora no drive tinha uma regra que tinha que ter essas Informações e como e como fazer. E aí eu percebi que eu ganhei uma eficiência absurda em como o gestor de tráfego subia a campanha, porque ele perdia 20, 30% do tempo dele dando play em vídeo, esperando carregar. Então isso é criar processo. E geralmente a galera fala de criar vários processos e ter tudo bem documentado, mas
a real é que quando tu chega nos 50.000 para ir pros 100, eh, o grande ponto é tu não se acomodar na aquisição de novos clientes e você Começar a criar regras para o caos não se instaurar, porque caos vai ter, mas tu tem que ver onde tá doendo mais. E esse eu via que era, cara, meu gestor de tráfego tá reclamando que não vai dar tempo, vou ter que contratar outro gestor e contratar outro gestor é caro para [ __ ] Então eu posso fazer alguma coisa para que esse cara consiga render mais. Aí
eu fui procurar e aí eu fui procurar eficiência, sabe? Mas enquanto tu não tem um problema de Eficiência, não fica procurando adicionar burocracia ou processo a alguma área, sabe? Ah, minha account manager e atende oito cliente. Nossa, acho que eu vou ter que criar alguns processos aqui, contratar outra. Cara, ela atende bem, atende, teu cliente tá satisfeito, tá? Então não é que [ __ ] mas tipo assim, olha o preço mais pra frente, com certeza você tem problemas mais urgentes que isso. E com 50.000 você tem recurso limitado, você pode Pagar pouco, né? Então, é
mais ou menos isso. Sempre tem eh alguma coisa dando merda e daí tem que saber priorizar qual que é a coisa que tá dando mais merda para tu mexer naquilo ali. E às vezes a solução é é relativamente simples também, só que as pessoas estão executando, às vezes não vem ali e tal. Mas cara, eventualmente, tá, é, vai ter que ter alguma coisa aí que vai agir diretamente no faturamento, né, pra pessoa chegar no nos 100K. A estratégia De aquisição que tu acha que é a mais interessante para para essas agências para chegarem nos 100K,
eh, qual que tu acha que é boa? Eu acredito são dois canais principais. Muita gente bate em indicação, mas indicação quase nunca deixa de ser o canal mais valioso da agência. Não pelo volume que ela traz, mas pela retenção dos clientes e facilidade de fechar esses caras. Então, muita gente tem que passar a trabalhar a indicação dos clientes da base dela, ao Invés de ser passiva, ser ativa. Como assim? Quando a agência tem um canal, toda agência tem um canal de indicação, eh, quer ela queira ou não, ela tem um canal de indicação porque os
clientes dela vão falar bem ou mal da agência para alguém. E quando tu, esse canal é passivo, tu não controla como ele funciona para você. E é geralmente como 80% das agências de infoproduto, de negócio local, de e-commerce vive. É assim, veio um cliente porque falou com O meu cliente, falaram bem de você, me explica aí como é que é o serviço de vocês que eu tô precisando. Se ativo, você cria um processo para isso. Um processo que eu digo é o teu account manager, assim que o seu cliente começa a trabalhar com você, já
tem uma forma de aumentar a satisfação desse cara no curto prazo, com uma quantidade de entregas bem maior logo no começo para esse cara ficar feliz. E quando esse cara tiver num pico de felicidade, tipo, [ __ ] resolvi meu problema, essa agência é boa, tô me entregando as coisas, você criar um processo para ela, cara, você tem algum amigo, empresário que também tá precisando de uma agência, tá precisando fazer marketing, que poderia eh ter interesse no nosso serviço? Então, eh criar esse processo padrão pode ser legal, então, o timing de quando perguntar e como
perguntar e indicar pra pessoa certa. Se você tiver alguém para indicar, você pode passar Esse contato aqui ou você pode passar o meu contato pra gente poder marcar um marcar uma conversa e aí eventualmente você pode colocar uma bonificação ou não. Eh, quando a gente é pequena, eu não coloco isso não, tá? Mas quando a gente é grande dá para colocar algum bônus no contrato, sabe? Tipo, eh, geralmente o cliente ele não quer o pagamento em dinheiro, ele quer algum bônus no serviço que você presta ou então é em alguma, algum software que Você tem,
alguma coisa para, para ele ter de vantagem por te indicar, mas tem que ser genuíno. E o outro canal, além da indicação, é a prospecção. Aí existem dois caminhos. Tem agência do cara, depende do perfil da pessoa, tá? Mas tem um cara do perfil do Outbound, que ele é cara de pau, ele é comunicativo, ele vai ligar, ele vai mandar e-mail, ele não se importa em tomar não. Esse cara ele geralmente cresce bem mais rápido porque ele não liga tanto de dar com a cara na Porta. Eh, e tem o cara que não lida muito
bem com isso, que assim, infelizmente esse cara vai apanhar bem mais, só que dá para sobreviver também. Então, a prospecção, eu acredito que o outbound ele é o mais eficiente, é você escolher segmento de cliente, você escolher uma abordagem eh boa para poder chamar a atenção desse cara e não pode ser padrão. Eh, tu mesmo deu um, deu uns exemplos aqui com a Veturb que você faz. É mais ou menos isso, quebra de padrão. É tipo onde o meu cliente tá, o que que ele tá consumindo e qual o problema que ele tem. Então, se
eu já sei disso, eu vou lá e falar assim: "Cara, o teu problema é esse aqui, eu resolvo esse teu problema dessa forma e tu tem uma forma de testar isso aqui que é, cara, no brainer, testa isso aqui, fala comigo, deixa eu te mostrar como é que eu te ajudo." Então isso é o outbound. Se o cara não for pro Outbound, eu acredito que o funil de sessão Estratégica paraa agência é o mais eficiente. Funil de sessão estratégica, basicamente o seguinte, o cara vai escolher um ou mais segmentos para ele poder trabalhar. Exemplo, segmento
de infoproduto, de autoajuda, sei lá. E aí ele quer falar com coaches motivacionais, porque eu sou uma agência que atende coaches motivacionais e ajudam eles a criarem os próprios infoprodutos. Eu vou fazer e inclusive tem um cara, não sei se tu conhece, Chamado John Pemberty. Ele é um gringo que faz funil de high ticket paraa agência com se fosse um VSL, só que voltado à geração de demanda. Eh, esse cara mesmo, ele fala de um formato de funil que eu achei legal, que é ele faz anúncios para um segmento específico tocando na dor daquele cara
e ele não tenta vender nada, ele tenta trazer um cara para uma aula gratuita para aquele segmento. Então, cara, você quer ter o teu próprio infopruto, eh, você trabalha Nesse segmento aqui e eu já tenho alguns cases, eu quero compartilhar contigo algumas boas práticas que eu já aprendi e erros que eu já cometi com os meus clientes aqui, que você pode aplicar no teu negócio. Se cadastra aqui de graça para poder assistir essa aula. E aí é um webinário. E aí nesse webinário ele faz um script que geralmente dura de 20 a 25 minutos para
levar o cara para tomar a decisão de falar com ele e não para comprar. Então, nesse webinário, ele tem Um um frameworkzinho ali, né, de falar quem é quem sou eu, então, qual é a minha autoridade para poder estar te falando isso, que resultados eu já tive, provas sociais de clientes que eu já atendi, eh, problemas comuns que aquela empresa tem para gerar identificação, tipo assim, [ __ ] é exatamente isso que eu tenho de problema, tem um nome, isso, você é copywriter, você vai poder falar. E no final, a levantada de mão é assim,
cara, eu eu te falei tudo isso, Eu te falei todos os meus aprendizados. tem uma forma de você aplicar e ter esse resultado mais rápido, ao invés de você pegar isso aqui tudo e fazer sozinho. A gente pode marcar um papo, você pode falar diretamente comigo aqui e eu te ajudo. Eu te ajudo aqui numa call para você poder entender como fazer isso da melhor forma. Então toca aqui embaixo, se cadastra. Então esse funil de sessão estratégica, geralmente você coloca tráfego, tem que ter bons criativos e Você joga para uma aula para poder gerar levantada
de mão. Pro inbound, pra agência é um ótimo canal e mais previsível. O outbound ele não custa nada. Então se é uma agência pequena e não tem grana para investir em aquisição, o outbound funciona melhor. Melhor dos mundos, o pessoal chama de funil em Y. faz os dois outbound inbound y que nego fala que você coloca um braço em outbound, outro braço em inbound e o CRM ele vai agregar todos esses leitad Que já estão numa etapa mais avançada e teu comercial vai vender pros dois. Então isso é um tempo comum em site sales ali
e tal, mas pra agência de 50k para 100, eu não recomendaria fazer os dois ao mesmo tempo. É a indicação eu acho que já vai acontecer independentemente e se for escolher prospecção, vai ou pro outbound ou pro inbound. Não tenta fazer tudo porque dificilmente vai funcionar bem fazendo ao mesmo tempo. Mas qual que tu Recomenda mais? Cara, eu acho que o outbo bound, se o cara não tem grana, inbound é o que melhor funciona e tem mais previsibilidade se você pode investir ele em um valor mensal, pelo menos 5 a 10.000 mensais. Menos que isso,
não sei, cara. Acho que pro balde é muito pouco valor. Eh, e pensa assim, a galera fica, tá, a galera tá ma acostumada no Brasil, na verdade, porque o nosso K é muito barato ainda. Então, o cara olha, fala assim: "Pô, eu vou Vender um serviço de, exemplo, R$ 3.000 mensais e o meu LT médio é 10. Então, cara, eu vou vender um contrato de 30.000 R$ 1000 e aí o cara não quer pagar, sei lá, R$ 15 no lead. F assim, bicho, tô vendendo um servido de 30 pau, eh, você tem que pagar caro
no lead, a competição é alta. Então, quando a galera quer começar com muito pouca grana, eh, geralmente eles tomam decisão de parar a campanha antes ou desistir falando que não funciona muito cedo, Porque é um lead de um serviço que é caro, não é um infopruto de R$ 30 que você vai vender, é um serviço de 30 pau em 10 meses, sabe? Então, eh, o inbound é o mais previsível, eu acho que é o melhor canal, só que se você não tem grana, eh, se você tá ali nos 50 pau, mas você tem, sei lá,
três sócios e tua margem tá apertada, dificilmente você vai ter 10.000 para investir em tráfego. Eh, então eu iria pro Outbound porque funciona também. Uhum. Só que aí, eh, Até aqui a gente não montou um time comercial ainda, né? Humum. Time comercial pra agência antes de antes de 100.000, eu sinceramente não acho que é ideal. Saquei de 100.000 1 até 250 ali. Eh, aliás, de 100.000 até 200, digamos, tem alguma coisa que muda ou é só fazer mais do mesmo? Tem algum processo a mais se coloca? O que vai acontecer de 100 em diante é
que você vai começar a encontrar gargalos operacionais que até então não existiam. Até os 100.000, Muita coisa é na raça. Então tu vai falar com o teu account manager assim: "Bicho, a gente precisa botar mais três clientes aí, aguenta aí ele não, vamos embora tal, bater 100.000 e tal". Só que vai chegar um momento que vai começar a ter o limite humano mesmo de entrega. Eh, o gestor de tráfego já não vai conseguir subir as campanhas que precisa. O redator/ copywritter não vai conseguir escrever tudo a tempo. O account manager não vai dar conta de
Responder todos os clientes e tua teu nível de qualidade de serviço vai cair. Então é legal que quando você passe de 100 você comece a fazer NPS com mais frequência, pelo menos a cada três meses. NPS para quem não sabe, é Net Promoter Score. Você pergunta lá pro cliente se ele indicaria o teu serviço para outra empresa de 0 a 10. E aí de zero a seis são os detratores, 7 a oito são os neutros e 9 a 10 são os promotores. São pessoas que estão muito Satisfeitas com o seu serviço. Esse teu NPS, se
ele começa a cair muito eh depois dos 100.000, Geralmente é a hora que você tem que mexer principalmente em qualidade do serviço prestado e atendimento. Não costuma ser e resultado gerado. Óbvio que você tem que gerar resultado como agência, mas se tu gera um resultado mediano para bom, mas eu tenho um [ __ ] atendimento e o cara tá muito satisfeito, tu NPS vai ser alto. Se tu Gado incrível, mas tu atende mal o cliente, o teu NPS vai ser lá embaixo e aí não adianta que o cara não vai reter. Então a partir dos
100.000 é mais importante você começar a fazer NPS. antes disso, acho que também muda pouco. Pode até fazer, mas vai mudar pouco. Eh, e aí a partir desse NPS vai começando a ter indicadores do que que tá virando gargalo. Costuma ser atendimento. Então tem um dilema muito grande nas agências desse tamanho que eles ficam na dúvida, É, eu boto o cara técnico para falar com o meu cliente e atender ele e aí eu pago um valor por cliente ou eu boto um account manager/cs para poder fazer a ponte. Quais são os pross e contras? O
account manager, ele não é gestor de tráfego, ele não é copywriter. Então se eu sou a agência que atende o João aqui, mas eu não sou o cara que faz as campanhas dele, na hora que eu vou te atender, tu vai me perguntar: "E aí cara, que que estratégia vocês estão Usando?" E eu falo assim: "Ah, estratégia de captação de lead, eu não tenho a a base técnica para te responder, você fica meio frustrado". Porque tu fala assim: "Porra, vocês sabem o que vocês estão fazendo?" Só que ao mesmo tempo eu sou uma pessoa especialista
em atendimento. Então eu sei se tu tá chateado com alguma coisa, se tu tá de mau humor, eu sei te acalmar, se tu tá nervoso, o cara técnico não. O cara técnico ele não tem O a manha geralmente de falar com o cliente. Então isso é um dilema muito comum em agência. Eh, o que eu costumo fazer, eu prefiro que tenha CS. Ainda que seja necessário falar com o cara técnico, às vezes, você pode ter sessões com cara técnico uma vez no mês ou uma vez a cada dois meses para explicar a estratégia da campanha,
mas quem sabe lidar com o cliente SS. Então, costuma ser esse o primeiro gargalo depois de 100.000. 1000, que dificulta passar Paraos 200.000. Eh, o segundo gargalo costuma ser braço técnico, porque começa a aumentar muito ter número de demanda, quantidade de campanhas para subir, quantidade de criativos para fazer, quantidade de e-mail para escrever, depender do que a tua agência oferece de serviço. E aí tu tem que escolher qual técnico primeiro tu vai contratar, porque o gestor de tráfego vai ficar puto, o redator vai ficar puto e o cara de conteúdo vai ficar puto também. E
aí Tu fala assim: "Vou contratar primeiro o gestor de tráfego." Aí tu agradou o gestor de tráfego, os outros dois ficaram com mais raiva ainda de você. falou assim: "Pô, tô ferrado aqui e aí não dá para você contratar os três". Então essa decisão ela costuma começar a ficar mais difícil, porque depois do CS, atendimento que costuma ser o primeiro gargalo, os caras técnicos vão ser quem você vai ter que agradar para poder falar assim: "Cara, ó, você vai ter que Sentar com ele e falar: "Olha, eu entendo que você tá com gargalo aqui, mas
deixa eu te mostrar e quais são os gargalos que a gente tem hoje. Em tráfegos são esses, em conteúdos são esses. Você concorda que esse aqui é o maior gargalo hoje? Aí o cara vai ver, não é? Mas tá fora. Então eu sei. Aí você reconhece o esforço do cara, fala que você sabe que ele tá ali eh dando gás, mas que você precisa pegar outra ponta, porque se essa outra ponta, por Exemplo, cópia não tá entregando. Não adianta COP não tá entregando, porque se você subir campanha não tiver COP, você não vai conseguir trabalhar
também. Então tem que resolver isso aqui primeiro. Então essa conversa, essas onas com os colaboradores começam a ficar mais importantes depois dos 100.000. Você tem que eh apaziguar ali, a acalmar os ânimos dessa galera porque eh eles vão estar mais na panela de pressão. E a partir dos 100.000 Eu acho Que já é hora de tu buscar esse benchmark de agência saudável, que é uma conta média de 8 a 12.000 de receita mensal por cada pessoa na sua equipe. Eh, isso aqui não quer dizer que toda pessoa gera uma receita diretamente. É uma conta média,
né? Se você tem 10 funcionários, eh, e você tem 100.000 de faturamento, você tem 10.000 de receita por funcionário. Então, essa conta média de 8 a 12.000 é um bom benchmark de uma agência que tá saudável. 15.000 1000 é Ótimo assim, quando chega em 15 é um número difícil de passar, dependendo do tipo de agência. E aí é que entra IA, porque ultimamente você consegue aumentar muito isso usando inteligência artificial para algumas funções específicas, mas até aqui eu não entrei em IA, então fui no tradicionalzão. Então resumindo, né, de 100 a 200.000, gargala com atendimento,
começar a fazer NPS, eh, aumentar o número de leades no teu comercial, se for em bound, aumentar O investimento em marketing, se for outbo bound, contratar mais um vendedor. E é contratação de braços técnicos para poder dar conta, sem perder muito esse benchmark de 8 a 12.000 de receita. Hum. Tu acredita que o braço técnico ele vai realmente, como tu falou, eh ser uma coisa que vai variar de agência para agência ou geralmente tem um um que é sempre o principal ali, sabe? Eu acho que talvez vai variar porque o serviço que tu vai oferecer
ele muda, né? Aí se Tu faz muito e-mail, sei lá, talvez seja mais um copywritter. Se tu faz muito conteúdo de, sei lá, pra rede social, talvez seja mais um editor de vídeo. Aí, eh, tu tu acredita que tem uma forma de identificar esse esse cara assim, que as pessoas possam eh sei lá, aplicar assim, que isso é muito importante, né? Saber o que que tu vai contratar em primeiro lugar? Total. Geralmente o primeiro técnico é o do teu core business. Ainda que a tua agência faça mais de um Serviço, é, você costuma se posicionar
por um braço que você tem mais fama. Tipo assim, ah, o Sérgio é o cara lá do tráfego, o João é o cara lá da COP, então geralmente o teu negócio, ele tem um viés que é costuma ser o principal. Esse core costuma ser o braço técnico que dá gargado primeiro, porque tu, a expectativa do cliente é que tu entregue isso nota 10. É o é o principal. Então, se eu sou uma agência de tráfego e eu faço um, eu faço também marketing, eh, o Cliente vai ficar muito mais puto sem entregar uma campanha de
tráfego ruim do que um e-mail que tá mais ou menos, entendeu? Então, eh, é melhor que eu foque no meu cor business para não perder a satisfação do meu cliente, o que as pessoas esperam de mim. Para identificar isso, geralmente é conversando com os próprios colaboradores. Então, fazer o one é importante para [ __ ] nesse ponto, mas principalmente o que a tua empresa tem Como serviço principal. Uhum. Só que, mano. Eh, e finalmente, tá, pra gente chegar aí nos, enfim, tu falou que chegou até 400k, né? Isso. Eh, pra gente chegar nos 400.000, então
a gente tava, sei lá, de 100 para 200. Aí, o que, o que que é uma agência de 400.000, como que funciona? Boa, cara. O que que muda? Principalmente existem caminhos para chegar lá. Você pode optar pelo volume, você pode aumentar pelo ticket barra Qualidade. Eh, no meu caso, eu não tinha um grande volume de clientes, só que eu tinha muito, poucos clientes pagando muito. Então, eu comecei a conseguir atender clientes de ticket muito maior e isso fazia com que eu tivesse processo um pouco diferente, né? Cara, tem amigos meus que t agência com tipo
600 clientes. Você fala assim: "Bicho, eu não sei como você consegue dormir, cacete." É, então, mas são clientes que pagam muito baixo, né? É um valor Pequeno. E aí o que assim, [ __ ] R$ 1.000, R$ 2000, R$ 3.000 no mês máximo. Então o turn desse cara é muito alto. A dor de cabeça que ele dá é muito alta, nada contra empresas que só podem pagar isso. Mas assim, quando você atende 500 clientes, 600 clientes desse tamanho, meu Deus do céu, assim, é realmente tem que tomar Rivotrio todo dia para dormir. Então eu não
optei por esse caminho, eu optei pelo caminho de pegar um ticket maior. Então existem eh três formas de Escalar uma agência, né? Uma é você captando mais cliente, outra é você aumentando teu ticket e outra agora que é recente você usando IA em alguns processos porque tu vai escalar diretamente tua margem, porque tu vai te colocar um literalmente um funcionário a para alguma coisa. Então, eh, até então, na época que eu tava com a agência, não tinha exatamente aí, tava começando, tava sendo a cobaia do meu próprio produto, mas uma agência de 400 cal que
Vai mudar, principalmente, eu vou falar do meu caso, que é o que eu teria, eh, que eu posso falar, porque eu não vivi agência de 500 clientes, mas no meu caso foi eh como eu tinha juntado ter bons cases construídos com clientes de médio porte eh junto com o conteúdo e a autoridade que eu tinha, eu tava palestrando em eventos, eu era visto como autoridade no segmento, eh, eu tava em outros lugares. Então, a pessoa juntava: "Pô, aquela agência é a agência Do Sérgio. O Sérgio já ouvi falar, ele é um cara bom, ele atende
o cliente tal, o cliente tal é grande, deixa eu conversar com ele." Eh, então eu conseguia fazer um ter um inbound, literalmente. Eu não precisei fazer outbound para cliente grande, eh, para que esses negócios acontecessem. Então, eu atendi Americanas, Melissa, Mormai e todos esses esses caras eles vieram. Cas vídeo, que não é tão famoso aqui no Sul, mas Casídeo é um varejo de 1 bilhão ano De receita. Então eles são muito grandes e todos esses caras vieram de inbound, ou de indicação ou de inbound. E aí quando esses caras vêm, o ticket deles é muito
mais alto. Eu te falei aqui de um inclusive. E aí, cara, um cliente como esse, qual que é o pro e o contra? O pro é que ele te dá, é assim, muita gente não acredita, mas dá menos trabalho do que um cliente pequeno. É a maioria das vezes. Eh, o contra é que ele te exige muito mais burocracias que o pequeno não Tem. Então, qualquer mudança ou tomada de decisão leva mais tempo, envolve muita gente. Eh, geralmente o founder da agência tem que estar presente nesses clientes maiores, que era o meu caso. Eu tinha
que estar presente em muitos dos dos grandes, né? Eh, mas no geral é um negócio que eu acho que vale mais a pena, porque eu conseguia ter eh uma tranquilidade maior para pensar, porque quando tu tem 500 clientes, eu imagino, não vivi isso, mas eu imagino Conversando com meus amigos, que é, tu não tem tempo de sentar com o teu time estratégico e vamos pensar uma estratégia para esse negócio aqui, meu amigo, é no automático, você não tem braço para fazer estratégia. Claro. Agora, quando eu tenho, sei lá, 30 clientes que pagam muito alto, eu
consigo sentar assim e falar: "Cara, vamos tirar aqui uma, duas horas para pensar na estratégia, planejamento desse cara aqui. Dá tempo de fazer isso, então Eu consigo entregar um trabalho melhor. E eu tô mais envolvido como founder." Eh, o problema da agência é quando o founder sai muito, não dá para manter o nível de qualidade de serviço lá em cima, porque, cara, tu tem um nível operacional para ser contratado que tem um limite técnico, é normal. Eh, então eu preferi por esse caminho de aumentar o ticket médio. Eh, isso aconteceu, por um lado naturalmente, porque
as indicações começaram a acontecer. Eh, Uma dica pra galera de agência é assim, eh, tu começa cobrando R$ 2. R$ 1.000, R$ 2.000, R$ 3.000 e aí o cara tem medo de, tipo assim, cobrar caro. Eu comecei a falar assim, cara, vi um cliente falar, ó, custa R$ 5.000, putz, não, mas é pesado. Então, falei: "Pô, é, meu preço é esse" e tal. Aí eu vi um segundo, pô, custa 5.000. Aí o cara fechou. Falei: "Quando eu fechei o primeiro de 5.000, falei: "Pô, acho que dá para cobrar seis." Aí eu começava a Cobrar seis,
aí tinha alguns não, eu ia subindo. E foi assim que eu falei: "Cara, as pessoas pagam. Primeiro porque a empresa dela pode pagar e segundo porque eu sei que eu vou gerar resultado para se voltar. Então, elas vão pagar". O que eu tenho que fazer como agência é deixar claro como que se voltar para ela. E esse é o ponto onde a maioria peca. Então, cara, eu eu brincava lá na agência que quando a gente tinha um escritório físico, quando o cliente ia Lá, a taxa de conversão era 90%. Era muito raro um cliente ir
lá fazer uma reunião comigo, ficar duas, três horas, porque é o tempo que ele levava as vezes de conversa e não fechar, porque eu mostrava pro cara por a mais b porque que ele por que que ia dar certo, porque eu perguntava ticket médio, produto que mais vende, produto que menos vende, margem, objetivo que ele tem de faturamento, quanto ele teve no passado, quanto ele tá tendo agora, como tá o Marketing dele e eu começava a fazer conta na frente dele e aí ele via, [ __ ] faz sentido, faz sentido, não, beleza, vamos fechar.
Então, eu tenho tempo e a atenção total dele e eu não posso fazer isso com um cliente pequeno, não tem tempo para fazer uma prospecção dessa. e um vendedor, um closer, por mais [ __ ] que ele seja, cara, ele não vai fazer igual você que é founder da agência, não vai, velho. Então, eh, isso funcionava para mim. Então, eu escolhi Começar a cobrar mais caro pelo meu serviço. Eh, isso naturalmente começou a atrair clientes maiores e ao mesmo tempo, e não vou falar que eu não fazia nada de outbound, mas o meu outbound era
assim: "Porra, eu tô aqui com o João." Aí eu falei: "João, [ __ ] eu vi que tu é amigo do fulano que trabalha na empresa tal, você me passar ali o contato dele, velho?" Passo, pô, fulano é gente boa, vamos almoçar junto. E almoçava com o cara, conhecia o cara, Pô, vocês trabalham na empresa tal legal, cara. diretor. E eu chegava no cara, esse era o meu outbound, era um ABM, é Count Bed Market nome disso. Então a galera botou um nome bonitinho para tipo networking, tomar café. Então ABM em meio de inside sales
assim é tipo assim, é é a formalização do O que eu vou falar é muito feio, mas a formalização do lobby. [ __ ] Mas é porque tipo assim eh o cara falou assim, é [ __ ] vou ser Cancelado por alguns amigos. Mas o o o ABM é o seguinte, formalização do lobby. Tops. É, mano, porque pensa assim, ó. Eu conheço o João. O João conhece o diretor, sei lá, da Nike e sei lá, eu eu quero prospectar a Nike. É impossível eu chegar lá e mandar um contato @Nike: "Olá, sou uma agência de
marketing." [ __ ] nunca vamos responder. Mas se eu sei quem é aquele cara e eu estrategicamente o João, eu conheço o João e ele gosta de mim, confia em mim, Eu tenho que ter uma estratégia para chegar naquele cara. E não é chegar vendendo, é chegar primeiro tem que conhecer esse cara. Então, João, [ __ ] fulano gosta de quê? Ah, pra esse cara joga, sei lá, velho, joga golf todo domingo no total lugar. Eu falei: "Puta, nunca joguei golf na minha vida. Aí eu vou aprender a fazer duas aulinhas de golf". Falar: "João,
tu tu [ __ ] passa o contato desse não, vamos buscar com ele e tal, pô, fala com ele que convidar ele Para jogar golf com a gente lá". Aí o cara vai lá, pô, vamos jogar então. Aí eu começo a jogar golf com o cara aí, daqui a pouco eu vou almoçar com o cara. Aí daqui a três meses, pô, não vi que na Nike vocês estão fazendo tal coisa e tal, né? [ __ ] a gente tá precisando de uma agência lá, pô. Vamos conversar então vamos. Aí chegou no cara, isso aí, Bian.
Isso é lobby também, só que tem o jeito certo de fazer e o jeito ilegal de fazer. Eh, então isso pr para cliente Grande funciona muito, cara. E sendo bem sincero e cara e tem muito mentor de agência que ficava puto comigo quando eu falava isso, porque cara, é a vida real, mano. Eu eu não vou falar que tem um funil inbound para tu trazer lead que paga 50.000 mensal. Não tem, mano. Não tem. O lead de 50 pau é o cara que você conheceu o conhecido do conhecido. Você não vai chegar nesse cara no
inbound assim, pá. Pode acontecer se a tua empresa tem uma [ __ ] marca, só que Estamos levando em conta aqui a média, maioria, maioria não é assim. Então esse cliente de 30, 50, 70 pau mensal, que é muito atípico, ele é um cara que tem que ser muito grande e para fechar contigo, ele ele vai passar para uma etapa de burocracia quase que uma diligência gigante. Fechar com esses clientes eu tinha que mandar 12, 15 documentos da empresa e meu. Lou loucura, mano. É, tem uns clientes lá no Veturb lá que teve um que
chegou a pagar 100.000 por mês, tá, [ __ ] É, hoje ele abaixou e ele tá pagando e acho que 13.000. 000, que ainda é uma grana bem boa. É uns 70 pau aí. 60. Sim, mas teve um cara que [ __ ] que eles são muito grandes assim da Romania. Aham. E aí, mano, esse bicho aí ele testou a gente por seis meses, tá? Ficou assim, ó. Testou a gente contra todos os poderes que ele podia imaginar, tal. Fez um um du de gente ali [ __ ] tá ligado? Que revirou a gente suando
cada m o cara mandava suava cabeça. Não, Era tudo conversa no Skype. Aham. E só tudo ali pelo Skype. Pá, pá, pá. Mas enfim, foi foi bem interessante. É, cara, tu usa um termo que é inside sales, tá? É, eh, o o teu canal então principal para tu escalar tua agência para esses 400k foi essa esse esse negócio de contato, de networking, foi ou tu chegou a de fato montar um time comercial que fazia ali a as? Fui o caminho muito atípico. Eu não fiz inside se, mas eu acredito que a partir eu, eu Falei
aqui da minha jornada de como eu fiz, que eu acho que é o mais óbvio para poder explicar o que eu já fiz. Mas sendo bem sincero, eu não acho que hoje uma agência que chega nos 200 pau de receita ali, eh, não deveria ter inside sales. Acho que ela tem que ter inside sales. Mano, explica pro pessoal aí o que que é inside sales. Boa. O básico da estrutura seria você precisa de uma pessoa que qualifica e uma pessoa que vende. Esse é o ponto zero. Então, o Cara que qualifica, ele tem dois, ele
pode ser duas, duas coisas: SDR ou BDR. O SDR ele, ele qualifica leads in bound. O que que isso quer dizer? Um cara cadastrou no teu formulário em algum lugar, esse SDR vai lá, vai ver se esse cara segue requisitos, por exemplo, ele é da do segmento que eu atendo, ele tem um faturamento que deveria ter, ele é um lead qualificado. Sim. Aí ele passa pro vendedor. O BDR ele faz quase a mesma coisa do SDR, só que Outbound, ele vai Atrás do lead. Então é aquele cara que vai lá no LinkedIn, vai achar um
diretor da empresa tal e vai mandar um inbox para ele. Ol lá fulano, tudo bem? Eu sou especialista em tal coisa da empresa tal. ele vai mandar abordagens frias ali, code, code, mensagem social selling. Então, o BDR ele é o qualificador do outbound, o SDR é o qualificador do inbound. Esses dois caras têm como missão gerar agendamentos ou reuniões pro closer. Closer é o Vendedor, que pode ser chamado também de executivo de vendas, enfim. Eh, e aí esse closer ele tem como missão, o nome dele é closer, não é à toa, fechar a venda. Então
ele tem que fazer o fechamento e aí quando ele faz a venda, leva para CS ou account management, que é o cara que vai gerenciar a conta dentro da empresa. Isso é estrutura básica, tá? Mas aí existem vários outros eh vários outros caras dentro de inteligência de vendas, seios Engagement, coisas que um cara especialista de CRM que vão aumentando a complexidade. Mas sendo bem honesto, eu acho que para uma agência eh não exige tanta complexidade, porque a agência tem uma coisa que é ele não precisa provar o market fit, todo mundo sabe que marketing funciona
e todo mundo sabe que subir campanha vende. Então tu não precisa explicar porque que teu produto funciona, tu tem que só mostrar que tu sabe o que você tá fazendo. É diferente De um em um site. Por exemplo, lá na BaseWorks, o cara precisa saber que o software é bom, que realmente funciona pro que ele quer, que vai entregar o resultado que ele gostaria, além de toda a credibilidade. Tem, eu tenho que provar o market fit, uma agência, não, serviço não. Então, eu não preciso tanto de tanto trabalho técnico para poder provar eh para esse
cara o que que o meu serviço faz. Então, eh, eu olharia assim para uma estrutura de inside sales, que Na tradução é vendas internas, é porque o o oposto disso é o cara que vai lá bater de porta em porta vender mesmo, sabe? Então, eh, mas o, o inside sales, ele é tu colocar alguém para qualificar, se for inbound, colocar um SDR, se for outbo boundr. É, botar um closer pelo menos, e o CS para receber essa venda depois do closer. E por muito tempo, até pelo menos de 150.000 ali de receita, talvez até 200,
dependendo da agência, o founder é o é o closer. Simples assim. Então, se tu tá pensando em contratar alguém, primeiro, contrate SDRs ou BDRs para você ser o closer, porque ninguém fecha venda melhor do que você. E quando você contratar um closer, não espere que ele feche igual você, porque não vai de jeito nenhum. Uhum. E quem que é o líder disso aí, cara? Porque parece que o SDR e o BDR são pessoas bem operacionais, sabe? A gente tava até querendo contratar uma pessoa para criar essa área de vendas lá no Veturb e a gente
Chamou a vaga de BDR, só que eu acho que tô fazendo merda. Então, talvez tu queria um líder e botou BDR. É, é, a gente chama de BDR internamente, assim, eu e o André, a gente fala: "Ah, como é que tá a vaga do BDR?" "Ah, terminei". Daí e conseguiu achar alguém? Não, não, a gente nem soltou ainda. A gente tá, a gente fez tipo isso ontem. É, talvez não funcionasse, mas o BDR ele é um cara, na verdade é um cargo qualifica, é um cargo menor. Então tu tem que contratar um R De vendas,
eh, diretor comercial, enfim, chamar como quiser. Mas na agência o líder desse cara, na minha visão, por muito tempo tem que ser o founder, tá? Eh, eu cheguei até 400 e eu acho, mas como que, tipo, eu iria eh meio que saber o que fazer, sabe o que? Da eu vou ter que estudar, entendeu? Eu queria alguém que já soubesse e já aplicar, tá? Se você já quer alguém que sabe, tem que trazer um Líder de vendas. O trabalho desse cara vai ser principalmente traçar metas que são, é, alcançáveis, mas ainda assim usadas o suficiente
para isso. Esse cara tem que sacar de CRM. E aí dentro de CRM tem alguns processos técnicos que você vai ter que fazer. Por exemplo, fluxo de cadência. Fluxo de cadência é o seguinte, quando você fala com o cliente, eh, você manda uma mensagem uma vez para ele e aí esse cara não te respondeu. Tu não vai desistir desse Lead. O estudo médio é que até nove fluxos de cadências é o ideal para você conseguir o máximo de taxa de resposta possível de um lead frio. Então, cara, tu vai mandar um e-mail, vai mandar um
WhatsApp, vai trocar de canal ao mesmo tempo, vai mandar uma mensagem no LinkedIn dele, vai tentar o e-mail de novo, vai ligar até você chegar nesse cara. E geralmente nove é o número ali de último teste. E aí, por exemplo, um negócio engraçado em Vendas que tem um é breakup, não sei se vocês já ouviu falar. Breakup é assim, ó. Eu te mandei assim: "Oi, João, tudo bem? Meu nome é Sérgio, sou da agência tal, sou especialista tal coisa, você não me respondeu. Aí eu tentei te ligar, você não me atendeu. Aí no dia seguinte
mandei o WhatsApp, você não me respondeu. Aí eu chego, tipo assim, no oitavo dia ou no nono, falo assim: "João, eh, eu entendi que você não tem interesse a metagem da tua empresa, Então eu vou desistir aqui de eh fazer mais contato com você. Eu entendi que você não tem interesse mesmo. Então, eh te agradeço aí o contato e valeu, um abraço." Aí tu não não pô, minha agenda aqui tá cheia e tal. Esse breakup, por incrível que pareça, isso é cópia, querendo ou não, né? Funciona para [ __ ] porque muitos clientes voltam no
breakup. Tipo no oitavo, no nono contato, porque ele tá vendo. Aí esse cara abre o e-mail, fala: "Ah, depois eu Respondo essa [ __ ] Ah, eu tenho que ver". Mas não, agora não. Aí quando manda assim, ó, entendi que você não quer, vou paraa outra aí, valeu, obrigado, vou deixar essa oportunidade que passar porque eu entendi que para você não faz sentido. Aí o Li de volta, não, não, cara, faz o seguinte, eu tô pegado agora, mas vamos, vamos falar tal dia? Ah, então beleza. Então, breakup funciona muito. E aí isso tem que ser
testado o tempo inteiro. Fluxo de Cadência é uma coisa que tem que ser testada. Processos do teu do teu CRM. Então, CRM são as etapas que o lead vai estar para poder fechar com você. Então, você tem um pipe ali no CRM, né? Então tem a etapa do lead gerado, tem a etapa do lead qualificado, tem a etapa da demo realizada ou da da call de vendas realizada, proposta enviada e fechamento, algo do tipo. Então você tem que controlar taxa de conversão dessas etapas do teu funil. Geralmente o líder De vendas, ele tá de olho
nessas taxas de conversão, tá de olho nos processos que os vendedores seguem, tipo playbook de vendas, regras de como mandar mensagem, o que mandar, qual canal usar e quando enviar. Eh, e nas metas, resultados a ser alcançado. Só que nas agências em si, eu acredito que o head de vendas é o founder por muito tempo. Eu, se eu não tivesse a vantagem injusta do conteúdo e do inbound, que era um pouco mais barato para mim por conta do Trabalho que eu fazia de conteúdo, eh, eu até 400.000 acho que eu não teria contratado, até 300.000
não teria contratado um líder de vendas. Talvez de 300 em diante, tendo a margem ali acima de 30%, eu traria um R de vendas. Mas até 300 acho que não. Tu chegou a contratar então um cara de vendas mesmo na lá na agência de vendas? contratei, mas não contratei head, eu contratei closer. Então hoje na BaseWK a gente tem time de vendas, só que foi a primeira Vez que eu montei time de vendas com líder, com com SDR, com Closer. Na agência não. Na agência e na maioria das vezes, quando era um um lead deste
grande que eu te falei, um contrato de talvez 50 pau, a última cor era comigo. Não era o closer. Uhum. Então era eu que ia fechar, mas tinha gente no processo ajudando. Sim. O cliente médio ele fechava sozinho. Talvez o cara que ia pagar 5.000, 8.000 que eventualmente podia ter. Beleza. Uhum. Mano, show de bola. Eh, vamos entrar aqui agora, tá, na base e explica pro pessoal aí o que que é exatamente, qual que é a proposta de valor de vocês, que que vocês fazem. Boa, de forma resumida, BaseWorks é permitir com que você, teu
time de marketing, treine a tua própria IA. Então, muita gente usa o chat EPT, usa o Gemney, usa o Cloud para diversas operações específicas. Você que tem um time, um monte de funcionário, Provavelmente teus funcionários, cada um usa uma IA diferente e coloca os dados da tua empresa, dos teus clientes lá. E a Baseworks, ela surgiu justamente, como eu contei aqui, a minha própria agência foi a foi a cobaia do da construção desse produto, que é treinar a própria IA para que eu tenha todas as ferramentas necessárias em um lugar só para poder criar campanha
de marketing, criar conteúdo, criar eh, na verdade pautas de reuniões que a gente tem essa Fitway hoje lá também, criar documentos, planejamentos, tudo num lugar só, que com controle do gestor e que o time tenha separado por projetos, por cliente, tudo em um lugar só. Então, a a principal proposta de valor é tu ter um controle maior como dono da tua empresa da do que tá sendo feito com IA e os teus colaboradores terem todas as ferramentas que eles precisam num lugar só. Uhum. Eh, pelo que eu entendi, então tu treina Uma IA com o
teu conteúdo. Exato. E a partir disso aí tu consegue daí criar vários eh conteúdos, várias coisas a partir desse treinamento que tu fez e tu consegue separar isso aí por projetos e por clientes, correto? Exato. Imagina que cada projeto é como se fosse um segundo cérebro. Então, no projeto tu pode adicionar links, documentos, textos, exemplos. Então, cara, eu quero que atender o João na Veturb. Então, eu quero pegar os principais anúncios de Metaads e de Google funcionaram para VTURB e vou adicionar lá como exemplo para ir a entender que aquilo ali funcionou. Eu vou pegar
um documento em PDF explicando o que que é a Veturb, o que que ela faz e vou jogar lá para ensinar para IA também. Eu vou dizer o tom de voz que eu quero me comunicar e quem é o meu cliente. Então eu dou todas essas infos dentro do projeto e eu posso criar vários projetos lá dentro da Baseworks. Então esse projeto quando ele Aprende o que que é, toda vez que você ou alguém do teu time quiser criar alguma coisa, um novo anúncio, um novo e-mail, um novo planejamento, você vai usar eh buscando a
inteligência que foi treinada lá nesse projeto, entendeu? Então, como agência, por exemplo, a agência tem vários clientes de tamanhos diferentes, segmentos diferentes. Então, cada projeto pode ser para um cliente, por exemplo. E aí toda vez que alguém daquele time que atende aquele cliente For criar alguma coisa, ele cria a partir do projeto, a partir daquele treinamento. Uhum. Entendi. E o foco principal, tu falou que são agências, né? Hoje, principalmente, são agências de marketing, mas a gente atende também pequenas e médias empresas. A gente tem como cliente lá, cara, Jus Brasil, Conta Simples, OCTESC. Então, a
empresas que têm times de marketing conseguem usar a gente muito bem. A gente foca em agência hoje por ser estratégico pelo nosso Plano de longo prazo, né? Porque a gente acredita que as agências vão estar operando a para as empresas, principalmente paraas pequenas e médias, eh, no futuro. Então, a gente acredita que eles têm que estar próximos da gente ali. Uhum. É, a princípio, acho que também é, sei lá, eu não sei qual que gera mais valor, para ser sincero, as agências, como tu separa por projeto ali, parece que é uma coisa bem montado pra
agência, sabe? É, hoje a agência é Quase no brainer assim, cara. Porque quando eu tenho que falar com um cliente, com, por exemplo, um cara que tem uma equipe de marketing, mas ele tem, por exemplo, um produto só ou um serviço só, eu demoro, esse cara demora mais tempo testando meu produto. A agência, como ela já tá no no incêndio, ela tá assim, cara, eu tenho, sei lá, 30 clientes aqui, meu time não tá dando conta. aquele problema que a gente falou aqui do gestor de tráfego tá reclamando, O corporate tá reclamando, falou: "Cara, se
você implementar BBURGS e treinar os projetos aqui dentro, teu time vai conseguir fazer isso aqui muito mais rápido e mais eficiente, mantendo a qualidade". E aí ele implementa e vê que ele ganha uma produtividade absurda e consegue aumentar a margem dele. Então essa conta de receita pro head count sobe imediatamente quando ele começa a usar works, entendeu? Uhum. Esse é o grande ponto. Entendi. Cara, como que tu Fez para conseguir aí os teus primeiros clientes? Aliás, como você fez para ter essa ideia aí, cara, de de agência de fato? Tu falou que tu chamou, tu
chamou o teu Cio lá, né, no call lá, daí vocês começaram a ter, a pensar nessas coisas. Ele já sabia ou ele teve que estudar ou como é que é o negócio? Ele sabia o que tava acontecendo, mas a gente não tinha estudado a fundo o que que era, né? Mas a a ideia da agência, ela veio depois da gente começar. A gente começou antes Falando, cara, vamos ver, tá? Desculpa, como ter a ideia do do software? Ah, do software, tá? do software, ele foi o seguinte, a gente conversou e eu já tinha problemas internos
ali da empresa de gargalos operacionais normais que uma agência tem. O Felipe, ele tinha um e-commerce, eh, então ele ele tinha gargalos de e-commerce, mas que, cara, tinham muitas soluções já para resolver esses problemas. E eu falei: "Cara, meus problemas aqui são eh que que eu como Dono de agência quero? Eu quero captar mais cliente, eu quero aumentar minha margem, eu quero crescer sem precisar contratar tanta gente assim." E é isso, é o o principal. E qual quais os problemas eu tenho, cara? Eh, eu tenho uma limitação técnica da quantidade de cliente que meu time
consegue atender. Eu tenho uma limitação de serviço que eu consigo oferecer por causa do prazo, porque quanto mais clientes eu tenho, menos tempo eu tenho para poder fazer um Negócio bem feito. E eu quero cobrar mais caro pelo meu serviço. Só que para cobrar mais caro pelo meu serviço, eu tenho que ter duas coisas: marca e entregar mais. E eu não consigo entregar mais. Então a gente meio que pensou assim, vamos tentar então dar como primeiro passo na IA ajudar você a criar os conteúdos. Na época os primeiros foram anúncios de de Facebook Ads, depois
e-mails, depois artigos. A gente começou assim, então era focado nesses Três primeiro ali. Ah, tinha algum alguns frameworkzinhos de COP também, tipo aquele d umas paradas assim mais bobinhas, mas no começo isso foi o que, cara, vamos testar. E eu botei meu time para usar e, cara, de fato, ganhava um tempo legal, assim, não era incrível ainda, porque o produto tava no beta, né? Produto em beta é sempre uma merda. Então, eh, o time usava, falou assim, é tipo assim, o funcionário queria falar que tava ruim, né? Tipo assim, ah, não é Legal. Eu falei:
"Caralho". Aí ol a Teresa, que era redatora lá na época, eu falei: "Tereesa, fala a verdade, está uma merda ou está bom?" Aí ela: "Não, isso aqui tá ruim". Falei: "Tá, tá uma merda, mas isso aqui tá legal". Falei: "Tá beleza." Então, ela falava três coisas tava uma merda e uma que tava boa. Beleza. Então, por que que isso aqui tá boa? A gente foi começando a internamente ajustar. E aí eu eu nos eventos que eu tava, eu por exemplo fiz Uma palestra, por exemplo, tu ia lá palestrar também, aí tu saía lá, eu sentava
contigo, João, deixa eu te mostrar uma parada, mano. Abri meu telefone aqui, cara, fala o nome de um produto aí que tu vende, tal, beleza, fala aí para quem que tu vende, tal. Eu apertava, mostrava pro cara girando. Aí os caras ficaram assim, ó, [ __ ] como assim escrever isso agora? Aí eles não sabiam o que que era isso. Então eu comecei a a ganhar capilaridade com os Caras maiores, assim. Aí, por exemplo, o João ia lá e falava para mim: "Porra, dá uma aula no meu meu grupo de mentoria lá sobre isso aí,
a galera vai se amarrar". Aí eu ia lá e falava da da Copase na época, né? E aí comecei a crescer assim e a gente foi começando a ajustar o produto para isso. Só que chegou um momento, aí eu não sei se isso cabe na tua pergunta, por que que a gente virou pra agência? Eh, a gente tinha mais ou menos um ano e meio de empresa, um ano, É mais ou menos isso. E a gente viu, a gente fez uma análise de corort. Corort é quando você separa eh por fatias ali específicas de uso,
né? Então, a gente fez o corhort por segmento. O que que isso quer dizer? a gente analisou a retenção e a quantidade de conteúdos gerados por segmento na nossa base. Então, ao invés de pegar a média, tipo assim, ah, qual a média de conteúdos gerados? Qual a média de retenção? A gente falou assim, vamos separar por Segmento e vamos ver a retenção do cara que é infoprodutor, do cara que é agência, do cara que é e-commerce e vamos ver a diferença. E a gente viu que a agência tinha uma retenção absurdamente maior do que os
outros segmentos de clientes. A gente, [ __ ] tem coisa aqui, velho. Eu usando a minha agência, testei primeiro e eu conheço muita gente do segmento. Essa galera se anima muito quando eu mostro. E aqui nos números diz que dos nossos assinantes, a Agência são os que tm melhor retenção. Vamos começar a focar nesses caras. Isso foi em foi em fevereiro de 2023 e a gente começou a focar no B2B, especificamente para agências. Primeiro, naturalmente, por a gente ter focado no B2B, também vieram empresas pequena, pequena e média empresa assim tendo interesse, a gente vende
também. Só que o agência é o mais fácil porque eu sei o problema do cara, eu sei o que que ele tá pegando fogo lá na empresa dele, Sabe? Eu fui esse cara também. E aí o que tu falou, tu também foi copywriter, tu também tinha uma empresa de marketing direto, então tu sabe o que que esse cara quer. É a mesma coisa comigo. Eu tinha agência, eu sei exatamente onde tá doendo o calo dele. Então se é uma agência grande, eu ainda participo de algumas algumas calls assim que eu, eu apesar de ter time
de vendas, tipo assim, eu vejo que é uma agência lá que tem, sei lá, 200 funcionários, cara, eu Entro na call e troco ideia com o cara. E eu sei que quando eu eu entro para trocar ideia com o cara e eu vejo ele ele falando, tipo assim, tudo que eu tô falando, [ __ ] tua agência tá passando por isso. Eu vejo o cara assim fazendo tipo assim a cara de, [ __ ] é isso mesmo, [ __ ] É verdade, velho. Isso é maior dor de cabeça. Eu sei qual é o problema dele.
Eu vejo que eu tô ganhando ele e aí eu vou falando todos os problemas, no final falou: "Cara, Tudo isso aí que eu falei, tu consegue resolver com isso aqui, ó." Aí eu começo a mostrar o produto, aí eu consigo fechar, então é o que o playbook de vendas do meu vendedor tem que ser feito ali, né? Mas essencialmente, então, o que tu fez foi, tu identificou essa esses problemas na tua operação da tua agência. Isso. E daí a partir disso tu criou daí um MVP com o teu sócio, né? Exato. E daí depois disso
tu começou daí a o principal canal de vocês de Aquisição lá no começo foi tu fazer aulas eh em mastermind de amigos de vocês. A em grupo de mentorias, foi dois. Foram três, na verdade, foram as aulas em cursos, foram eh palestras que eu já dava, então eventos que eu tava, né? Então, na palestra eu sempre citava o meu produto e também ads. A gente rodou meta ads, na verdade, a gente rodou Google Ads desde o começo. Meta a gente demorou um pouco mais para fazer, mas Google foi desde o dia zero ali. Ah, É
cara. É. E e funcionou o o qual qual que era o funil assim que tu rodava no Google? Era o mais no briner possível. Inteligência artificial para marketing, inteligência artificial, o que é inteligência artificial, chatt brasileiro, tipos de que hoje desse jeito. E eu levava o cara pra home. Na home tinha um vídeo de dois a tr minutos explicando como o software funcionava. Tinha um trial, o cara entrava e assinava. Uhum. E funcionava mais básico Do mundo. Funcionava para [ __ ] Pegamos um hype, né, cara? Então, imagina que quando a gente começou a fazer
isso, não tinha ninguém fazendo. O cara tinha de de opção. Primeiro, quando a gente começou nem existia chatt, então o cara não tinha nem outra opção, só tinha o meu software no Brasil só o meu software, então zero concorrência. É por isso que o funilor era ridiculamente fácil e funcionava. Depois a concorrência que eu tinha indiretamente Era o chat EPT, mas o meu intuito não é substituir o chat G EPT. Eh, eu tenho uso empresarial para times de B2B. Eu não quero substituir o chat EPT para você perguntar a receita de bolo que você faz.
Eu uso chat EPT também, então não, meu intuito não era esse. Só que a única coisa que o cara comparava era o chat EPT e eu já tinha um ano de empresa e ainda assim tinha pouca opção. Então, até hoje eu tenho poucos concorrentes. Eu tenho concorrentes indiretos Dependendo do segmento, porque o software hoje ele abrange bastante coisa. Ele tem documentos, ele tem modelos específicos para marketing, ele tem o a o Meet Basic, ele escuta as calls com o cliente e permite tu treinar a inteligência artificial baseado no que foi falado numa call do Google
Meet, por exemplo. Então eu compito indiretamente com outros players ali, entendeu? Mas no começo era um funil ridículo. Saquei. E como que era a tua estrutura de equipe, Cara, nesse começo da da basebol? Era tu, o teu sócio? Tinha mais alguém? Não tinha Deus. Mentira. Mas no começo, nos primeiros, sempre esteve, né? É, nos primeiros nos primeiros três, quatro meses era só eu e ele. Uhum. Eh, e ainda com as nossas operações em paralelo, né? Ele tava tocando o negócio dele, eu, agência e a gente tocando isso em paralelo. Mas o primeiro, a primeira pessoa
que a gente contratou foi, na verdade, na ag eu trouxe gente da Agência para Baseworks, né? Então, eu trouxe a redatora, eu trouxe a CS e eu trouxe a pessoa de operações. Isso já de cara, isso com qu c meses de empresa. Mas tipo assim que tu começou a primeira leva de contratação, isso. Por que que tu trouxe essa pessoa de operações e e a redatora? O suporte, eu entendo, tipo, ah, vai ter que dar suporte, mas operações é porque era a pessoa mais versátil da equipe e eu precisava de gente que fazia muita coisa
sem se Prender um cargo só, porque como eu tinha pouco funcionário, eu precisava de uma pessoa que se eu precisasse mandar o e-mail, ela ia mandar, se precisasse falar com o cliente, ela ia falar, se você precisasse vestir a camisa num evento aí presencialmente, ela ia, entendeu? Então essa foi a decisão e a redora, principalmente porque a gente tava começando a anunciar muito em Google e indo pra meta, então precisava escrever e cara a gente viu que ela Fazia isso muito mais rápido do que se a gente fosse fazer na mão e usando a própria
A também. Então era a melhor cobaia possível. Interessante, mano. Eh, cara, esse canal de anúncios aí pra gente ele nunca funcionou direito, tá? Só que eu nunca fiz anúncio direto assim pro pro Vetorbi, acho que eu tenho meio que um preconceito, sabe, de fazer. Imagina tipo, ah, que você pede seu vídeo, tá ligado? Sei lá, eu acho tão tão básicozinho, sabe? Funciona. É mesmo, cara. [ __ ] o Google Ads funciona bem para [ __ ] cara. Meta para para size é mais difícil. Nosso funil hoje no Metaads, a gente faz um funil que eu
tenho um material que geralmente a galera pagaria para ter de lead magnet. Só que o meu funil no lead magnet é o cara vai para uma página, eu dou para ele planilhas prontas, modelos prontos, templates ali e tal, esse cara baixa e na página de obrigado eu tenho um incentivo pro cara agendar uma demo Para descobrir o produto que tem a ver com os templates que ele baixou. Aí isso eu faço no meta. Aí dá muito bom. Eh, tem bem menos MQLS do que vindo do Google, isso é um fato. Mas pelo volume, por quão
barato eu pago nesse list do Metaads, compensa. Então, aí eu ten integração para esse cara cair no pipe drive lá, que é o meu CRM. Aí dependendo do critério que ele preencheu, cara, para você ter ideia, eu vou te abrir o número aqui. Ele é um formulário de nove Etapas e eu cheguei a pagar nesse lead 1,80. Nossa, só que assim, tem muito lead desqualificado, tem. Só cara, são nove etapas do formulário. Eu sei o site do cara, o faturamento dele, quantidade de funcionários, segmento que ele tá, tudo. E aí ele já cai no pipe
drive, já tem uma automação lá no CRM que é se for tal coisa, não passa para etapa seguinte. Se for, o SDR vai falar com ele. Então, pelo volume do Metaads, esse funil valeu a pena. Eh, e em Google Ads É termo direto e alguns longe. Long tail não vou não dá volume, né, que é uma ferramenta específica lá, pequena, mas o termo institucional vale e concorrentes indiretos também funciona. Então, quando o cara pesquisa alguma outra solução e acha minha, também dá bom. Uhum. Hum. Interessante, mano. Mas beleza, aí tu trouxe essas pessoas, né? Uma
redora, o cara de operações, um cara de CS. Nesse período aqui, então tá, tu tava crescendo principalmente através dos Três canais ali que tu falou, que é aulas, mentorias, palestras e tráfego pago daí. E aí tu falou de Google Ads e aí, cara, o que que tu fez daí para crescer mais? Qual que foi o próximo passo? Boa, cara. A gente Qual o canal que tu usou assim no no tu fez mais do mesmo? De algum desses canais? Tu focou mais ou como é que foi? foi mais do mesmo. A gente intensificou muito em Google
Ads. Eh, entramos bem ali em Google porque a gente viu que tava Sempre batendo a meta de gasto diário. Então, Google Ads é aquela parada, né? Quando tu trabalha com intenção, tu bota orçamento de R$ 100 por dia, ele tá gastando 100, dá para tu pagar mais. R50 dá para pagar mais. Aí começamos a crescer. Até porque quando teve o lançamento do chatt, muita gente estava pesquisando sobre inteligência artificial, então os termos estavam em alta e tinha pouca gente anunciando. Eh, e a parte de conteúdo em si começou a Ser um negócio mais formalizado. Então,
a gente começou a falar com influenciadores da área, eh, tipo, o cara que tinha muitos alunos de, sei lá, e-commerce, o outro cara que tinha muitos alunos de negócio local, o outro cara de infopruto. E eu comecei a falar com esses caras e fechar contratos com eles, porque eu pagava um valor fixo e ele tinha também um variável depender de quantos clientes ele trazia. Então essas inserções elas não eram inserções do Tipo assine agora baseworks, tipo, porque isso é uma merda, na minha visão não funciona, mas era do tipo eh o cara ele tinha um
uma comunidade eh para donos de agência de negócios locais. Aí o dia eu tava com ele combinado que toda vez que ele fosse falar sobre, por exemplo, criação de conteúdo pros negócios locais, ele usar BaseWorks como exemplo, não mandar a galera assinar, mas usar a ferramenta nos exemplos que ele dava, nas palestras que ele dava, Nas aulas que ele dava pro curso. Então a gente foi entrando indiretamente com os influenciadores. Isso aí vou usar a palavra que você adorou, chancelou nossa marca junto com esses caras. Porque tipo assim, né? Pensa aqui o seguinte, se eu
sou fã do João, aí o João quando foi me mostrar o exemplo de como ele escreve alguma coisa, ele usou uma ferramenta, eu quero saber que ferramenta é essa. Então eu comecei a aparecer com vários influenciadores. Então minha marca Começou a aparecer sendo falada por vários caras que eram muito respeitados além de mim, porque eu sou suspeito para falar. Eu sou dono do software, então não tem tanta credibilidade assim para falar, né? Tipo assim, tu tá falando porque a empresa é tua, [ __ ] Aí quando tem outro cara que teoricamente ele e não não
tem por indicar minha empresa se ele não confiar, eu comecei a ganhar a capilaridade com esses caras. Então, influenciadores foi um canal bom também Para mim, cara, bem bom. E tu media daí o retorno dele sobre esse esses eh, aliás, como que tu media esse retorno? Curto prazo não mede. Então, quando eu digo curto prazo assim, menos de três meses é difícil. Tu vai até ter uns picos de venda específicos a depender da ação. Por exemplo, ah, hoje o influenciador tal fez um story de tal coisa e botou uma call to action. Tu consegue ver
que que tu veio lá pela UTM e tal de venda. Mas num geral Influenciador é uma parada que eh é um é um investimento meio perigoso, principalmente uma startup que tem pouco dinheiro no começo, mas que eu eu não acho que eu deixaria de fazer, não. Acho que eu faria de novo se eu tivesse naquele momento, porque quando a gente tava em eventos, que depois virou um canal muito forte, eu vou falar também, acho que foi mais para frente, eh, por exemplo, tava no stand, chegava um cara no stand, ah, pô, eu vi o fulano
falando De vocês. Então, a gente viu o tempo todo alguém tomando a decisão de começar um trial, de começar a usar meu produto ou de falar com a gente, porque viu alguém falar da gente e não na mesma hora. Não é que o cara viu story hoje e foi lá ver. É porque o cara viu o story do cara que ele segue hoje. Aí ele recebeu um e-mail do outro cara, sei lá, um mês depois. E aí no fim do ano, quando a gente fez uma ação de Black Friday, o cara viu o anúncio, falou:
"Porra, já vi um monte de gente falando isso, deixa eu ver, deixa eu testar essa porra". Que talvez se eu não tivesse falado com os influenciadores antes, esse cara nem me dá um voto de confiança, ia ser só mais um. Então é um investimento que você mede geralmente por trimestre, é o máximo que dá para fazer. mensalmente é difícil, cara, tu de fato conseguir pegar retorno ali. Então eu pego trimestralmente o que é meu budget de marketing, o quanto foi Para influenciador e aí eu vou rotacionando de três em três meses o grupo de influenciadores
que tá falando de mim e aí eu vou medindo esse ROI assim dessa forma. Só que o Roy direto final, les click, tu não pega com influenciador. É muito difícil, cara. É, pois é. Complicado. Daí é difícil de medir, sabe? Daí eu por isso que eu nunca usei muito esse canal. funciona na apenas. Eh, uma coisa que eu fiz muito foi tipo colocar cursos do Veturb na Área de membros dos influenciadores. Aí lá a gente consegue medir porque tem um um link direto lá, sabe que ele deixa lá, da ele fala que ele é parceiro
da gente e tal, isso funciona também. É, daí a gente consegue meio que medir ali, tem uma ideia de de um possível ROI, mas muitas vezes é indireto também o negócio, sabe? Exato. Tem e tem um cara que vai ver o curso, aí ele vai terminar o curso, ele vai digitar no Google VTube. É, aí vai o left click, vai lá Pro teu tua campanha no Google Ads. É, sim, sem dúvida. Além da redor ali, essa pessoa de operações e e de CS, quais foram as próximas contratações aí que tu fez para começar a escalar
ainda mais aí a a Bask? Boa, cara. Time de desenvolvimento foi o próximo passo mais importante. A gente, a empresa de tecnologia e de IA, né? E até então o Felipe tava na loucura ali, quase sozinho. Eh, então a gente contratou, primeira contratação foi um back end, Sobrevidor back end. Eh, e aí posteriormente a gente trouxe um front, ficou com um front, um back e o Felipe como Cityou. E logo em seguida a gente já trouxe mais um desenvolvedor full stack para ajudar nas duas partes, front e back. Eh, depois disso a gente trouxe mais
uma pessoa para suporte. Pera aí, pera aí. A, ainda nesse nessa galera aqui, tá, nessas contratações, tem algum cara desses que ele era especialista em IA ou meio que o teu sócio ele era o Cara? Daí o front back era mais sistema mesmo. Sistema assim, quando a gente começou a contratar a galera, não tava nem perto de estar popularizado I, então nem existia esse conhecimento, engenharia de prompt e não nem existia. E com o tempo foi surgindo essas possibilidades da pessoa estudar sobre isso e tal. Foram surgindo mais papers, mais conhecimentos sobre, mas a parte
de ya em si sou eu e o Felipe principalmente, pelo menos hoje até Hoje. Sim. Olha, mas é uma coisa complicada assim de tipo de programação, tal. Não, porque na verdade quando fala de A, muita gente confunde. O o cara de A não é o desenvolvedor. Olha, ó, o desenvolvedor ele pode sacar de Python especificamente para lidar com quantidade grande de dados que te ajudaria a trabalhar melhor com IA tecnicamente, só que você não precisa saber desenvolver para ser um especialista em. Então, geralmente o Cara de é o cara de dados, não de software, de
programação. Eh, causa. O que acontece é que muitas vezes esse cara de programação é um cara que tem já tá habituado com esse tipo de de trabalho e ele costuma aprender rápido, sabe? Mas não é uma característica. Se tu contratar um cara de Iá pra tua empresa, não necessariamente vai ser um programador. Então, esse é um ponto. Então, o Felipe, ele é um cara tecnicamente muito bom de IA, acabou se Tornando, né, a gente se tornou. E eu assim, eu eu tenho uma coisa comigo que se eu fosse eu de uma empresa, eu tenho que
minimamente ter noção do que tá sendo feito, não para controlar, mas cara, eu não posso ser líder de uma coisa que é main AI e eu não saco de AI, tipo, é loucura. Sei lá, pode acontecer dependendo do tamanho de empresa. Tu já é um cara muito, tu é dono de um grupo de 20 empresas aí, beleza. Agora, se é o meu Core business, eu sou seor desse negócio. Eu não saco de AI, mas uma empresa de AI, eu acho meio doido, até porque hoje eu sou um influenciador da empresa, então toda a minha imagem
hoje e do Sérgio, ele é o Sérgio da BaseWKs. Então eu não sou o Sérgio que tem um curso de tráfego, eu não sou o Sérgio que vende outra coisa, sou o Sérgio da Baseworks. Então eu sou um canal da empresa e aí se eu vou falar, por exemplo, eu tô aqui agora, tô me falando Uma parada de EA, eu falo não sei. É meio meio zoado. Eu posso não saber a parte técnica de desenvolver o software, então entrar muito deep no negócio ali, mas eu vou saber conversar sobre a então pras palestras isso é
legal. Paraas aulas que eu dou, pro pras pessoas que dão mentorias e eu tô no na comunidade deles para poder trazer cliente também é legal eu tá falando. Eh, então eu entrei a fundo nisso sim, cara. Mas os desenvolvedores eles não têm Conhecimento de af profundo. Não. Entendi. E por que que tu colocou esse layout de um back, um front e um full stack? Por que que tu não só contratou só full stack ou então só back, front? Sabe? Cara, o full stack ele é meio perigoso assim, porque é raro você achar um cara muito
acima da média que é bom em full, é, é bom em back e front end. Então o full stack geralmente ele precisa ser um cara mais versátil e agilizado. O back end ele tem que ser um Cara muito técnico e lógico. E o front end tem que ser um cara técnico e caprichoso, então, e detalhista ali, né? Então são características um pouco diferentes para tu esperar de um profissional só. O Beck foi primeiro porque eh o Felipe, meu meu sócio, né, o City, ele ele tinha já facilidade com front. Então ele falou assim: "Cara, já
que, pô, o Felipe já tem mais facilidade de confronto, ele tá fazendo os dois, traz um back end para Poder começar a ajudar aqui." A gente trouxe lá o Guilherme, eh, e depois o Fronte, eu acho que seguida, não sei, foi a Isa, eu não lembro se foi a Isa. A Isa tá com a gente até hoje, foi bem no comecinho ali que ela entrou. E aí a Isa, ela é especialista em front, pô, ela era bem caprichosa. Porque que isso quer dizer caprichoso para um front? O frontend ele tem que ser bom tecnicamente, mas
ele tem que seguir exatamente o que o designer tá fazendo De de layout, porque o toda a nossa usabilidade, ela é estudada antes. Então a gente faz teste com o usuário, a gente faz as interfaces, testa essas interfaces e joga no ar. Se o front end desenvolve um negócio diferente do que tá na interface, fodeu. Todo o trabalho de estudo com o usuário vai pro ralo. Então o backend nem sempre é esse cara. daqu um cara lógico. Ah, se eu pedir para gerar um conteúdo, ele tem que gerar, tem que aparecer aqui. Ele tá Pouco
se [ __ ] Esse o conteúdo vai ser animado, se a fonte é maior ou menor, se tá alinhada à esquerda ou não. O backend não é esse cara, entendeu? E o fullstack, geralmente ele se chama full stack, mas quase sempre ele tem o viés para um dos dois lados. Claro, sempre assim. Então a gente escolheu trazer o fusc depois porque ia ser Versátil ajudando nos dois lados, mas a gente sempre que a gente traz um fusc a gente sabe que ele tá atendendo mais para um Deles. Então eh essa a decisão foi por isso,
principalmente o back, principalmente porque o Felipe já tinha já tá mais habituado com Front, o o Front depois para poder escalar o trabalho do Felipe também e o Full Steack para ser Versátil ajudando os dois. E tu se arrepende dessa decisão? Não, acho que esse foi o correto mesmo. Acho. E assim, não vou falar que eu me arrependo de uma decisão, mas a gente chegou a trazer um uma pessoa de dados, Só que era uma pessoa muito júnior. E pra etapa que tava, essa talvez em time de desenvolvimento seria a única que eu teria me
arrependido hoje, assim, se eu pudesse fazer diferente. Mas eu não tinha como saber. Então, tipo assim, se arrepender é [ __ ] porque tu falar assim: "Ah, eu não faria". Mas eu não tinha o conhecimento que eu tenho hoje para saber que não seria o certo, sabe? Sim. Então, não sei se eu me arrependo, mas assim, foi uma decisão ruim trazer Um cara de dados naquela naquela época da empresa. Saquei. Entendi. Cara, maravilha. E o que que tu fez daí para escalar mais a empresa? Qual foi o próximo time que tu fez ou o canal
ou a ação que tu tomou? Boa, cara. Nessa época a gente tava com 300 clientes ali, eu acho, 350, algo do tipo. Eh, hoje a gente tá com mais ou menos 2.000 clientes. O que que a gente fez assim, cara? Quando eu tinha um time minimamente OK, isso é [ __ ] né? Pode Reduzir o tamanho dele, mas assim, não é minimamente OK, é um time confiável para fazer um software com que a gente precisa fazer, porque quando era só o Felipe tinha coisa de falar assim: "Cara, não dá para fazer essa porra". Tendo time
de desenvolvimento assim, dá, mas vai demorar muito. Então vamos tomar decisão. Quando eu comecei a ter um time que consegue fazer qualquer coisa e eu ter ter que começar a tomar decisão, a gente começou a trazer gente pro Marketing, eh, porque a gente precisava trazer clientes melhores e também e designer. Então, eu trouxe um designer para desenhar as nossas interfaces. Isso fez muita diferença, porque o Xi daí é e tem demanda para esse cara, mano, ele fica o dia inteiro fazendo tela. Pari lá é infinito. Se eu quisesse contratar três agora, eu tinha três agora.
Sério mesmo, mano? Sério mesmo. Mas vocês têm uma alta alta produtividade de de funcionalidades novas, então ou ele fica Refazendo as coisas antigas? Como tem muita coisa que a gente estuda o que tá sendo feito hoje também, mas tem muita funcionalidade nova, porque assim, AI, cara, é um mercado é é [ __ ] porque não tem um benchmark. Então eu não tenho um player para olhar e falar assim: "Puta, o que esse cara fez é o caminho". Eh, eu eu tô cortando mato, entendeu? Então, como eu não tenho esse benchmark, eu tenho que ser um
pouco mais versátil no que eu desenvolvo pro meu usuário poder Me mostrar qual o resultado disso. E aí, se eu escolher verticalizar a minha solução para uma uma coisa só, eu não validei que aquilo ali é meu product market fit. Então, eu vou est dando um chute, tipo assim, não, vamos botar Baseworks agora para ser só uma ferramenta que cria e-mail, mas tipo assim, qual o indício que eu tenho que e-mail é o meu market fit? não tenho. Então eu preciso ter mais flexibilidade de integrações, funcionalidades e Possibilidades, porque eu tô abrindo um mercado que
não existe. Eh, você tem hoje no Brasil o mercado de Martec, o de fintech e tal. Eh, e beleza, a minha empresa é uma Martech, mas é uma Martec AI first, então não tem mercado de AI. Então, que que player que eu tenho para ver qual o caminho? Eh, tipo, se eu vou abrir um CRM agora, eu vou estudar o case do Hubspot, eu vou estudar o case do Pipeedrive, do seu esforço, vou ver o que esses caras fizeram no começo. Para Abrir a BaseWK, que que eu posso estudar? Nada. Tipo aquele Jasper lá, tá
ligado? Jasper lá fora tem três caras grandes, tem mais até, mas acho que os quatro maiores são Jasper, W Sonic, Copii, que acabou virando uma empresa de GTM, de Go to Market, que é específico lá de fora, e a Writer que acabou virando pra Enterprise. Os outros, cara, quase todos morreram. E a diasper, ainda assim que a gente veja como referência, eh, eu tenho algumas hipóteses, tá? Eu Acredito, posso est falando besteira e o tempo fazer o calar minha boca, mas eu acho que a Jasper tá passando [ __ ] de um aperto agora, porque
hum eles levantaram a rodada, uma rodada de 125 milhões de dólares a 1.5 bilhões de dólares de valuation com 18 meses de empresa. [ __ ] É. E o chatt foi lançado um ano depois disso. Então assim, eles eram um assistente de criação de conteúdo em AI. Não era como eu me posicionava, era como Eles se posicionavam. Então o chat PT com certeza fodeu eles. Uhum. E o Dave Roder, que era o CEO e cofundador lá da Jasper, ele era dono de agência antes também. Ele tinha uma agência, começou a Jasper, parou agência igual. E
aí ele foi retirado do cargo de CEO, eh, ele tá como chamou algo assim para não ficar tão feio. E eu acho que trouxeram um cara da espeps uma [ __ ] assim para para estar como líder lá. E em startup, quando tu pega uma rodada errada, meu Amigo, é, tem dois caminhos. Ou tu vai falir ou tu vai apanhar. Porque bem carioca. É quando pega uma rodada errada, meu amigo. É porque, [ __ ] tem um negócio chamado downround. Já ouviu falar nisso? Não. Quando você vai levantar o investimento numa empresa, eh, tua empresa
tem um valuation. É quanto ela vale perante ao mercado a depender de alguns fatores. Faturamento, mercado que você tá, maturidade da equipe, história dos founders, tudo Isso, tudo levado em conta. E aí é definido um valuation. Beleza? Foi definir esse valor aí, vamos supor que a empresa vale R$ 10 milhõesais. Eh, eu quero levantar 1 milhão, então eu vou vender 10% da minha empresa para essa rodada. Eu fiz uma rodada a 10 milhões de valuation post money depois do dinheiro. Então, beleza, isso é um valuation. E se eu fiz uma rodada de investimento posteriormente, por
que que um investidor que coloca 1 milhão, um Investidor não, ou um conjunto de investidores que coloca dinheiro numa empresa valendo 10 milhões, entra nessa empresa? Porque ele espera que ela valia mais do que três, quatro vezes, até que é capital de risco, porque se o cara dobrar o patrimônio em 3 anos, 4 anos, não faz menor sentido ele fazer correr esse risco, certo? Então ele espera que a empresa multiplique o valor. Então, como founder da empresa, eu tenho que fazer esse val multiplicar. E aí não só Multiplicar como também manter a liquidez disso. Tem
que ter gente querendo entrar nessa rodada ou comprar com a empresa no futuro. Quando eu faço uma rodada no valoration de 10 milhões, os investidores que entraram nessa rodada esperam que na próxima o valor seja muito maior, obviamente, ou pelo menos maior, no mínimo. Se eu faço uma rodada subsequente, porque eu tô precisando de dinheiro, se eu não levantasse dinheiro, eu vou quebrar e eu Levanto num valor menor do que 10 milhões, eu tô fazendo um downround. E significa que o dinheiro que os investidores colocaram ali vale menos agora depois de um, dois anos. Ou
seja, esse cara podia ter botado esse dinheiro de tesouro Selic que ia ter rendido mais do que na minha empresa. Ou seja, eu fico mal com os meus investidores. O cara que tá entrando tem poder de barganha porque falou assim: "Tu tá precisando de mim, se eu não botar Dinheiro, tu vai quebrar, então aceita o meu termo". E tu fica meio que na merda. E a Jasper, isso é um problema quando tu faz uma rodada muito grande porque brilha os olhos, né? Eh, a mesma coisa que pro info prodrodutor, o cara quer ter o Rolex
e andar de Ferrari, porque é o status dele, pro startup dele ele quer levantar uma [ __ ] rodada porque ele é bem visto no meio de todo mundo. Então, nessa bolha, eh, os caras levantaram uma rodada, cara, assim, ignorante, velho. Eles com certeza não precisar daquela quantidade de dinheiro. Só que foi foi falado no mundo inteiro e é um dinheiro infinito, mano. 125 milhões de dólares é dinheiro infinito, [ __ ] para uma startup tá louco. É, dá para fazer umas coisas legal, dá para fazer muita merda também, entendeu? Então, tipo, dá para você,
ah, quero um escritório legal, vou gastar 2 milhões de dólar no escritório, [ __ ] é infinito o dinheiro. Então, é muito fácil fazer cagada, só que eles Esquecem que tem a rodada subsequente também. A cobrança de uma empresa que vale 1.5 bilhões de de dólares é esperado que, sei lá, em 3 anos el esteja valendo 5 bilhões de dólares. Qual, como é que vai di 1.5 para 5 bilhões de dólares em 3 anos, sabe? Não é usual. E aí, provavelmente pop lá no pit lá. Exato. Então, é, talvez isso. Aham. E talvez eles estejam
eh olhando ali para uma possibilidade de um downround futuro e isso tá deixando eles Inseguros, até porque falta clareza na na proposta deles, né? Bom, enfim, o o tu não se inspira muito neles, aliás, tu tu se inspira muito, mas tu acha que eles também No começo eu me inspirei muito neles porque é, mas hoje eu acho que eles estão um pouco perdidos no no na proposta de valor, entendeu? Saquei. Mas cara, e como que tu fez para escalar mais, tá? Para sair desses 300 aí que tu falou, chegar nos 2K que tu falou? Boa,
cara. que esses canais eles não mudaram Muito, tá? Então o que mudou principalmente, que eu adicionei dentro dessa gama, que eu era preconceituoso com isso, era evento. Eu achava que evento era tipo só palestra, que eu era convidado e beleza, tá show. E eu vi aquelas empresas lá com stand e eu falava assim: "Puta velho, o cara tá pagando uma bala aqui para est no stand pra galera ir lá falar com o pessoal e depois ir embora". Tipo, que merda, né? E aí eu testei, alguém me falou assim: "Cara, evento funciona". Foi um investidor meu,
inclusive, o Carlos. Ele falou assim: "Bicho, você tem que tá em evento". Falei maluquícia. E aí, cara, eu decidi pagar uma cota cara, inclusive no RD, que o RD é um evento para agências gigante. E aí, cara, quando a gente foi no RD, velho, botamos o stand lá e o nosso plano era o seguinte. Meu plano no stand era assim: "Por que que viram um [ __ ] canal?" Porque a gente faz alguma oferta pro evento, coloca como Como urgência ali. Você tem que vir do evento e fazer fazer o cadastro ali no evento, senão
você perdeu a oferta. Então tem que tá ali. Segundo ponto, a gente tem alguma coisa da ferramenta focada naquele público. Então como é um público, o RD tem muita agência de inbound, a gente trouxe eh funcionalidades e e propostas de valor relacionadas à galera que tá nesse segmento. Então o nosso stand todo era voltado nisso e o pessoal do stand tava Treinado para poder falar sobre isso. E terceiro, cara, o fluxo era o cara vinha lá, vinha lá, via demonstração do software, agendava uma demonstração. E e aí podia ser depois porque ninguém quer fazer uma
demonstração na hora ou então no dia seguinte, o cara tá viajando, tá no evento e tal. Então, a gente falava assim, ó, você vai agendar a demonstração. Essa demonstração dura tipo 30 minutos, vão te mostrar tudo como funciona pra tua empresa. E você Decide se você quer usar o software depois ou não. E aí, se você decidir nessa call, você tem a condição aqui do evento que a gente fez. Se você, ah, não, não vou comprar agora, beleza, você pode comprar depois, mas você vai perder a condição aqui do evento. Então, esse virou o nosso
funil de evento. E aí no RD foi uma porrada, cara. A gente conseguiu agendar 200 demos, [ __ ] Surreal. E a convers e o no show, que o no show é a galera que não aparece na Call, foi baixíssimo, porque se tu não aparecer nessa call, essa condição que eu te falei aqui não existe mais. Tu veio do evento, se desmarcar, acabou. Então o cara aparecia, o no show foi baixíssimo. E o segundo é que a taxa de conversão foi muito alta porque o cara já tava minimamente treinado, porque ele ouviu a gente falando
no stand, ele sabia mais ou menos o que que já era o software, então ele já falou com sócio, já falou com outras pessoas e fechava Muito. Então funil de evento é uma porrada pra gente e quando junta com palestra aí, cara, é hoje é o o canal de melhor ROI. Ah, é mano. É, então a palestra ela não, geralmente a galera que tem empresa costuma querer fazer inserção de patrocinador. Eu acho isso uma merda, inclusive. Eu nunca subi num palco para falar da BaseWKs. Tipo assim, fala pessoal, eh, vou falar hoje aqui da da
minha ferramenta e abre o PPT e começa a mostrar a ferramenta. Isso não Funciona. Eh, eu eu continuo dando palestra como eu dava antes de ser dono da BaseWKS, porque minha palestra sempre foi falar de alguma coisa técnica que as pessoas que estão ali têm interesse em aplicar na empresa delas. Uhum. Só que eu faço isso hoje colocando IA dentro do contexto que eu tô que eu tô ensinando. E a BaseWorks é por acaso a ferramenta que eu tô usando como exemplo. E no final eu geralmente faço uma qu action ou pro cara pegar o
PPT ou pro cara ter Alguma coisa gratuita. Eh, e isso faz com que as pessoas vão no stand depois. Então quando eu faço uma palestra e tem um stand, cara, é o melhor combo, porque eu vou lá, faço a palestra, aí o cara gosta do conteúdo e viu que foi usado base, então ele fica curioso também. Aí ele vai no stand fala assim: "Porra, viu o site falando aquele negócio lá, como é que funciona?" Aí o cara começa a ir lá e a gente agenda uma porrada de demo. Então melhor como para mim palestra Stand
e e de melhor roi, mas não é o de maior escala. Mas se vou colocar por quanto é investido, para quanto volta, cara, evento com palestra é [ __ ] pra gente. Então eu vejo poucas pessoas fazerem nesse formato que a gente faz, assim, não acho que eu fui que eu fui a pessoa que inventou isso, não, tá? Mas eh eu eu não vejo muita empresa do tamanho da nossa assim que não é tão grande, eh olhar para isso como um canal da forma que é, porque eu vejo muita Empresa fazendo isso de subir no
palco, falar do software, botar o stand, ser mais institucional e entregar folder. Isso eu não, eu nunca vi funcionar para mim. Uhum. E aí a gente juntou, né, as duas coisas. E bom, a princípio, né, [ __ ] o teu LTV ali tem que ser alto para justificar tu conseguir pagar ali, né, pelo evento, porque os eventos são caros também, né? Exato. A gente vende muito plano anual no evento. Essa é uma Condição inclusive. Então o cara pode pegar o mensal, mas a gente bota uma condição mais agressiva se o cara fechar o ano alto
no ali no evento, porque a gente paga o roy de quase todos os eventos com as demas agendadas dele. Uhum. Só que aí tu vende o anual no evento, isso aí ajuda a pagar ali o o custo do evento ali. Exato. É muito raro a gente ir para um evento e não pagar no mínimo que a gente gastou no evento. E tu vai em evento todo mês, mano? Se Tivesse eu iria, mas não tem evento todo mês que que vale a pena pro nosso CP. Mas eu vou bastante, cara. Eu tenho, acho que por ano
deve ser uns, pelo menos uns sete, [ __ ] mano. É tudo com stand lá, tal, sempre que dá stand palestra alguns, eu sou convidado. Aí, por exemplo, tem eventos que me convidam para palestrar. Eu falo assim: "Bijo, já que tu tá me convidando, vamos fazer o seguinte, eh, me dá uma contação maneira no instante que eu patrocino também". Aí O cara vai lá e patrocina. E tem outros que, tipo assim, eu já tô com patrocinador e falou: "Cara, posso me dar uma sugestão de pauta de palestra? Tu acha que vale a pena?" Aí o
cara vai lá, [ __ ] vale a pena, vou lá ir palestra. Alguns não, alguns eu não palestro. Eh, e tem outros que, por exemplo, o cara tem a cota com inserção da marca. Eu falo: "Bicho, eu não quero inserir minha marca, eu não quero subir no palco falar da Baseworks, mas eu Tenho uma palestra que eu já dou em alguns eventos, vê se o tema te interessa." "Ah, [ __ ] pode ser legal". Falei: "Cara, então vou te patrocinar, se tu achar que faz sentido, eu paljo no evento." Então, eu sempre puxo pro lado
do conteúdo. Uhum. E o então o time de vendas, ele não foi uma coisa interessante para ti? Ele foi porque quando não tem evento, eu preciso desse fluxo, né? Então, sem evento eu não tenho leíd com nível de consciência tão Alto chegando lá fácil assim. O evento não é que é fácil, mas é que [ __ ] tu bota um dinheiro, investe um tempo e aí o cara que vem do evento, ele vem, cara, comprado, eh, dá o cartão na mão e como é que funciona? Compra. Uhum. Eh, o cara que não vem do evento,
ele vem do tipo, cara, achei interessante. Vi fulano falando sobre, mas não entendi. Deixa eu, deixa eu ver como é que é pro meu negócio. E ele, a, o vendedor, ele precisa deixar claro na, na, na qual de Demo que aquilo ali funciona pro negócio do cara, porque é muito assim, interessante isso aí. Eu sei que eu tenho que usar IA, eu já ouvi em tudo que é lugar e sei que funciona. Eu já ouvi falar de vocês. Mas como é que vai ajudar o meio o negócio? Porque todo mundo pensa que o negócio dele
é diferente de todo mundo, né? Não, não. A minha agência é diferente. A minha eu faço tal coisa diferente. Ele tem, o vendedor tem que pegar um geralmente a c De venda é assim: "João, me fala o nome de um cliente teu, tal". Fala o site dele, beleza? Aí eu abro a BaseWorks junto contigo, bota o site do teu cliente, aperta o botão, aí a já diz tudo sobre aquele cliente, treina a toda. Aí o cara falou assim: "Porra, maneiro isso aí." Aí então a partir disso aqui, ó, o teu time vai ter essas ferramentas
aqui para criar. Aí eu vou lá e crio um anúncio de Facebook, escrevo um e-mail, faço um documento, o Cara vê o negócio funcionando. Aí depois eu começo a falar dos planos, quebra objeção e venda. É basicamente isso, entendeu? Então num geral é o que acontece no funil de quando não tô no evento, o cara vem menos comprado, eu preciso convencer ele. Uhum. E como que tu montou esse time, cara, de vendas? Tu chegou, tu contratou um líder primeiro ou tu, como é que foi o o negócio? Boa. Primeiro eu fiz cagada, depois eu acertei.
Mas qual foi A cagada? Eh, primeiro eu tentei contratar Closer, vendedor mesmo. Então, tipo, ah, vou contratar um Cler e vou botar esse cara aqui para fazer a escola de venda e vou treinar ele. Eh, e aí botei esse cara e [ __ ] não andava, não saía do lugar porque o cara não não conhecia o produto tão a fundo. Aí quando ele começou a conhecer o produto a fundo, ele não conhecia tanto o ICP, então ele não sabia das dores que a agência tinha e tal. E ficou aquela [ __ ] me arrastada. Eu
falei: "Puta, não funcionou". Eh, depois eu fiz com a ajuda de um pessoal que fez uma consultoria pra gente quando a gente estava virando pro B2B. Então, em fevereiro ali que eu contei fevereiro para março de 2023, a gente virou de planos individuais para empresas. Então, isso fez com que a nossa venda fosse uma venda um pouco mais consultiva, o ciclo fica mais longo, né? Então, basicamente quando tu começa a vender um produto Mais caro ou para empresas demora mais tempo para esse cara tomar decisão de comprar. Foi o caso tu falou do cara testando
aí da Romania um tempão teu software. E aí eu preciso de um time de vendas nesse ponto, né? Não posso ser só eu tocando isso. Então, trouxe um SDR e trouxe um closer. Nessa hora funcionou melhor, mas eu ainda tinha que ser o líder desse cara, né, indiretamente. Então, a minha agenda é é uma merda, porque [ __ ] eu tenho que estar em Evento palestrando, eu tenho que est olhando pro pra contratação, pro time, eu tenho que estar resolvendo pepino de outras áreas da empresa que são geralmente com seu, tipo financeiro, eh, relacionamento com
os investidores, eh, outras coisas. E aí eu falo, cara, não tem como olhar pra venda todo dia, abrir o CRM todo dia e vai bater o pipe ali e aí a terceira tentativa, eh, que é a que tem funcionado para nós, que foi com com a empresa desse amigo que eu te falei, Que é uma consultoria que nos ajuda, eh, a gente trouxe um R de vendas e junto com esse R trouxe dois SDRs e um closer. E aí tinha um processo mais bem feito, um playbook a ser seguido, um líder dono dessa meta que
é o cara ser cobrado para ir ser batido e tal. Eh, e aí funcionou um pouco melhor pra gente. E, pô, juntando isso pros lead free junto com os canais que dão picos de venda, por exemplo, lançamento, citação de de influenciador grande ou evento, a gente Conseguia ter um crescimento legal mês a mês. Então, isso tem funcionado pra gente. Hum. Então, tu que foi o líder ali do negócio, eh, hoje em dia tu ainda é o líder desse time de vendas ou tem alguém que que eu tu acumul? em dia não, mas eu ainda participo
muito mais do que eu participava antes. Eu acho que quando tu tem um time de inside sales, eh, sendo uma startup, isso vale pra agência também, eu acho. E eu não acredito que vale a pena tu se sair muito. Acho que é O coração da empresa ali. Então, tu decidiu que tu vai ter inside sales, tu é uma empresa sales LED. Então, se você como CEO da empresa tá totalmente fora desse processo, sei lá, eu acho que tua empresa perde muito com isso, porque tu conhece, né, não pode ser PLG preparada growth com sair de
sales? Tentamos, tentamos não ser com inside sales, assim, dá para ser. Agora, base, especificamente, eh, as duas tentativas que a gente fez não performaram por dois Motivos. Primeiro que o meu software, ele não é um software verticalizado, ele tem muita possibilidade de uso. Então na Veturb o cara tem que fazer o upload de um vídeo de vendas, embedar isso na página dele e é essa ação que ele tem que fazer. É, no meu ele tem muitos possíveis caminhos, tem. E aí, a depender do segmento que ele tá, esse caminho é melhor começar por outra ponta
e aí ter um vendedor orienta ele a conseguir fazer a venda mais rápido. Quando a gente tentou fazer o PLG, eh, a gente consegue um volume grande porque é um software que gera atenção. Primeiro porque a AI tá em alta, todo mundo quer saber o que funciona. Segundo, tem muita gente falando, então, cara, deixa eu testar essa vez o Works para ver como é. Então, não era tão caro trazer lead. O [ __ ] é que a conversão que eu tinha da quantidade de leads que viam self service, né, por conta própria ali paraa venda,
era muito pequena a taxa de Conversão. Então eu tava me queimando com muita gente testando meu produto, não entendendo. Eh, se eu podia, cara, ao invés de botar essa galera, esse camião de lead para entrar aqui para assinar o mesmo número de pessoas, eu boto menos que fala que meu vendedor eu tenho um LT maior, porque esse cara retém mais tempo, ele sabe exatamente como usar, entendeu? Então foi uma decisão que a gente tomou, mas não é algo que eu fecho as portas, não. Eu Acredito que a gente em algum momento vai ter algum braço
PLG. Mas eu acho que a gente ainda tá na fase de eh amadurecer a proposta de valor principal do produto, sabe? Porque ainda tem mais de uma e eu não acredito que a gente tem um viés de um uso bem determinado. Entendi, mano. Entendi, mano. Então, e é isso daí, tá? Eh, vou encerrar o podcast agora. Me diz o que que tu achou. Cara, gostei bastante. É o que eu esperava, o negócio mais técnico. Foi divertido Também. Valeu a pena, cara. Curti bastante. Valeu pelo convite. Não, valeu, mano. Valeu tu. Eu queria aprender mesmo como
fazer essa parada aí do time de vendas aí. Agora é se tu quiser, né, a gente vai almoçar e daí tu tu já vai me contar mais também. Isso é um convite ao vivo. É um convite ao vivo. Quer dizer, ao vivo não, é um convite que vai est gravado. Se eu falar que não, você corta. Se eu falar que não, a gente vai cortar. Fal assim, pô. João, não queria hoje não. Tá tranquilo. Obrigado. Claro que não. Tu que sabe, mano. Mas cara, queria te agradecer, tá, por por ter, enfim, saído lá do do
Rio lá para para vir aqui para no nosso podcast. Pessoal, se vocês gostaram do podcast, tá? comenta aqui embaixo o que que tu achou do podcast pra gente saber. E e assim, ó, caso alguém queira conhecer mais aí sobre a a base, tal, ou até mesmo so sobre os seus conteúdos, como que o pessoal faz? Boa, cara. Se Quiser me seguir no Instagram é @eusergiandes, antigo mago do marketing, né? Inclusive, eu não contei a história de porque eu troquei. Você quer que eu conte? Cont, conto, conto. Tá. Eh, porque eu acho muito mais legal o
mago do market, tá? Tu é o mago do market, mano. É. Tá. É, é muito mais simples do que parece, mas de forma muito resumida, eu tinha o @mago do marketing lá e aí a galera me chamava de mago, não me chamava de Sérgio, então as pessoas não Sabiam que eu era o Sérgio. E aí tem esse ponto, né? E aí até aí tudo bem, tipo assim, chegava no evento de marketing, fala mago, beleza? Falei: "Puta que pariu, velho, mago, será que eu gosto disso?" Beleza. Aí ficava lá até chegar um ponto quando eu fechei
o negócio com americanas e foi com americanas especificamente, eh, a diretora comercial da Americanas mandou um e-mail para todo o time da americanas empresas que tinham 37 pessoas. e a Diretora regional falando, eh, e hoje mais tarde temos a call um mago no e-mail da Americanas formal. Eu li aquela merda, eu falei: "Não é isso que eu quero ser. Eu não quero ser o mago para americanas", tá ligado? Então assim, quando ela mandou o e-mail e botou hoje tem a callo para fecharmos para tipo todas as pessoas americanas, eu falei: "Tá, eu acho que eu
deveria trocar pr as pessoas saberem que eu sou Sérgio." Mano, mas o mago é Muito massa, cara. Ô, se tu quiser me, se tu quiser meu direitos, tá? Eu seria o mago do marketing. É, então o mago do marketing era bom, cara. Funcionou, funcionou bastante na gosta, cara. Mago do marketing eu gosto. É, mas beleza. Boa. Mas então é isso. Instagram eu Sérgio Fernandes, né? Eu. Sérgio Fernandes, não é? Eu Sérgio Fernandes. Eu Sérgio Fernandes. Beleza. Não é mais o mago do market pessoal, mas vão lá no Instagram e chamar ele de mago só para
Dar uma zoada. Isso acontece até hoje, velho. Quando eu vou nos eventos, a pessoa me chamar de mago. Fal, bicho, tem 4 anos. Não é possível que tu t me chamando de mago ainda. [ __ ] Pô, mano, eu sinto vontade de chamar de mago, tá? Pô, tem uma galera que faz isso. É, quando chegou aqui eu falei, pô, vou ter que chamar o Sérgio de Sed porque é mais mago o cara. Ele fez o rebranding, né? É, mas mago é bem mais legal. É. E a Baseworks também, se quiser entrar, Baseworks.com.br. Base, vai aparecer
na tela aí, né? Eu acho. Ou vai aparecer. A gente vai botar aí, ó. Baseworks.com.br. Falou isso. Tem um Instagram também, @ eu. Sérgio Fernandes. Pessoal, se tu quer ajudar a gente, o que que tu vai fazer, tá? Não custa nada para ti, é bem simples. Aí se inscreve aqui no canal porque aí tu ajuda a gente a aparecer para mais para mais pessoas. Aí a gente pode trazer convidados que são ainda maiores, tá? É para, enfim, gerar um Conteúdo aí para ti e também, tá? O que que tu pode fazer a mais, tá? Se
tu quiser, tira um print aqui e aí tu marca lá no Instagram, marca o [Música] veturb@veturb. Marca também o Sérgio @sérgioferandes. Aí compartilha, tá? eh, para que aí mais pessoas vão ver aqui o podcast, vão ver que tu tá vendo e vão querer ver também. Aí, isso aqui ajuda a gente, tá? Daí, enfim, a gente eh gerou um valor aí para ti. Se tu gostaria de Retribuir, agradeço. E, cara, eu queria eh mais uma vez te agradecer por tu ter vindo aqui. Eu queria que tu deixasse um recado final aí pra galera. Pode falar o
que tu quiser, se quiser dar um conselho, quiser xingar os caras, xingar os car, pode fazer o que tu quiser, mano. É, tens aí um tempo livre aí de microfone livre. Dá algum recado final pra galera aí, cara. Primeiro, pô, queria agradecer, inclusive, você tá me agradecendo por vir para Floripa, um Sacrifício gigante, né? Vi pra Floripa terrível. Então, infelizmente tive que vir, mas eu vim só porque eu sou teu amigo, tá? É, mas cara, de recado final fica assim, se tu tá ouvindo esse podcast, tá pensando em começar um negócio ou escalar um negócio
que ainda tá travado, eh, uma coisa que eu sempre falo quando eu vou falar sobre um recado motivacional ou para animar a pessoa que tá na dúvida, tem uma palestra do Steve Jobs, né, que é famosa lá do Connect the Dots, que acho que ele fala pra galera de Stanford lá na na formatura, que é tudo que tá acontecendo hoje no teu negócio, de certo ou de errado, ele é necessário para tu atingir o que tu precisa. Então, tudo que eu fiz, desde começar meu Instagram até começar a minha agência, até começar base e tudo
que tem acontecido, mesmo as coisas que eram ruins para mim na época, tipo um cliente grande que saiu, uma cagada que Aconteceu e eu ficava puto quando acontecia, eu via que na real era algo importante pra etapa seguinte que eu precisava seguir. Então, eh, o recado que fica é, cara, as coisas se conectam, elas sempre fazem sentido no final. E se tu tá na dúvida sobre alguma coisa que você tá fazendo, obviamente pega um repertório, estuda para isso, faz o que você tem que fazer, mas não fica com medo de errar, porque apanhar você vai
apanhar do caminho. Mas isso é Importante para tu conseguir chegar onde você quer. Boa e esse aqui foi mais um episódio pessoal do Segredo da Escala. Valeu. Valeu, cara. Muito obrigado aí por ter assistido aqui mais um episódio do Segredo da Escala. Se tu gostou do episódio, não se esquece, tá, de curtir aqui esse episódio, de se inscrever no canal do Veturb para tu receber aí mais episódios aí na tua caixa de entrada. Isso aí é muito importante pra gente e se tu fizer isso, eu te garanto, tá, que Eu vou trazer os melhores convidados
aqui para passar conteúdo para ti, beleza? E se você tá procurando aí mais episódios aí para assistir, cara, eu vou deixar dois episódios aqui, tá? Em algum lugar aqui da tela aqui do segredo da escala para tu ver. Então, clica ali, vê eles, tá? Assiste também, vale a pena. Grande abraço e até mais.