após a prova do concurso público Nacional Unificado também conhecido como o Enem dos concursos alguns relatos chamaram a atenção teve desde candidato que não assinou o próprio nome até quem esqueceu de preencher o cartão Resposta quem é concurseiro sabe que isso daí é eliminação da certa né a gente vai trazer todos os causos aí desse concurso público Nacional Unificado agora no plantão do meteoro [Música] gente não colocar o próprio nome hein Deixa eu chamar a Daia Oliveira aqui para falar sobre isso com a gente eu lembrei do episódio do do Eu a patroa as crianças
em que o Júnior Ky lá ele ganhou uma nota por só por escrever o nome mas na verdade ele ganhou menos ainda porque ele escreveu o próprio nome errado agora não p o nome Poxa então né São esses os causes assim que você imagina Poxa vai acontecer na ou também pode acontecer e agora né Brincadeiras à parte pode acontecer sim e para algumas pessoas que estão distraídas que né nervosas ansiosas sim a casa sem que pode acontecer mas também a gente tem algumas outras questões ali outros casos que são preocupantes a gente vai falar porque
são preocupantes que mostra como a gente vem né está numa geração e vem com algumas pessoas que sequer se preocupam lei o numerado da prova ler a capa da prova né ler as informações que constam ali no cartão de resposta inclusive porque se te entrega um cartão de resposta para você escrever naquele cartão as suas respostas né a gente já tem essa lógica ali pelo nome mas a gente tem várias pessoas que foram eh desclassificadas porque sequer fizeram isso escreveram né colocaram as respostas no cartão de resposta eh E por aí vai né vou te
pedir pra gente já começar mostrando sim os Twitter que a gente tem várias vários memes ali que saíram mas também vários comentários que surgiram justamente Depois desses relatos né Eh esse daí além da imagem né que fala sobre a comissão que precisava fez uma valiação eh para identificar ali se eh o que aconteceria com aquelas pessoas que não preencheram cartão de resposta e essas pessoas vão ser eliminadas e aí a pessoa vai lá e comenta também né Eh inclusive uma um que Eu discordo que é o que aconteceu no cnu foi uma verdadeira seleção natural
com todo o respeito a pessoa que não presta atenção instruções de uma prova não serve para ser servidor público e aí o comentário entre aspas que Eu discordo é o seguinte e olha que o nível dos nossos servidores públicos já é baixo a eliminação dos candidatos Foi justa aí vem um ponto discordo totalmente que o nível dos Servidores Públicos seja baixo não é o Brasil tem uma exigência imensa para os concursos concurso a gente tem concursos aí com 300 pessoas concorrendo uma vaga a depender do concurso então assim eh não é isso não é o
nível baixo ok que possa ser possa que aconteça que uma pessoa Ela estudou muito estudou Tecnicamente muito presta o concurso Faz uma prova e ela não gosta do que ela tá fazendo então ela não vai ser uma pessoa que se dedica ao trabalho que goste do que está fazendo que vá ter interesse em seguir aquela função ali então ela pode ser uma pessoa desagradável porque ela tem um uma vida né desagradável porque ela não está vivendo a vida que ela deveria ter então Sim há pessoas desse tipo mas isso não quer dizer que essa pessoa
ela não tenha condições de estar exercendo aquela função pelo quesito eh ter feito uma prova tá não é por isso então discordo desse pensamento Mas concordo com uma lógica que as pessoas precisam minimamente ler eh a prestar atenção no que no que tem ali nas informações naquele cartão de resposta naquele papelzinho que elas recebem para a prova ou o edital gente porque o edital é a primeira parte ali é o Primeiro Momento base para você ter acesso à informações né o edital que vai dizer e se você vai levar caneta azul preta vermelha se pode
usar lápis se não pode usar lápis e por aí vai né É o mínimo que a gente deveria fazer quando a gente busca um edital se inscreve fazer um concurso aí eu vou te pedir para mostrar o outro por favor Lúcio que traz né uma pessoa que já faz um relato pessoal você o concurso o concurso mais desorganizado que já fiz os fiscais não tinham nenhuma informação nem de horário de término sabiam direito fui desclassificada no turno da manhã por não preencher qual era o número da prova no Gabarito cnu então aí a gente tem
aquela questão né logicamente a gente imagina que quando você faz um gabarito ali tem informação Qual é o caderno que você pegou porque várias provas Tem caderno 1 2 3 4 5 e você marca né o número ou acordo do seu caderno no Gabarito é muito comum que aconteça isso e essa pessoa ela né não foi informada que era para fazer isso tinha lá informação escrita na prova mas ela não fez e por isso ela foi desclassificada um detalhe é que os as informações também de começo de prova de intervalos né de horário tudo isso
também é informado no edital ou posteriormente tem essas informações sobretudo quando a gente fala né eh do cnu tinha todas as informações disponíveis em sites públicos E essas informações também não sei por qual motivo ela não teve tempo de buscar e aí ela Precisava dessa orientação dos fiscais e não teve também deveriam ter mas né é importante que essas muitas vezes vão só reclamar nas redes sociais hoje em dia e aí tem Unos memes né tem o primeiro meme que eu trouxe aí é o meme da caixa de ouo te pedi para mostrar por favor
Lucia da caixa de ovo eu achei Fantástico né que as orientações do cnu para o próximo tal seriam essas né E aí eh a gente tem uma caixa de ovo e a informação alérgicos em dois dois pontos contém ovos é algo agora muito óbvio né Tipo olha alérgicos cuidado tá porque isso aqui tem ovos você é alérgica a ovo melhor você se manter distante dessa caixinha aqui eh e eu senti que algumas pessoas alguns tweets que eu li eu não trouxe justamente para não expor as pessoas que tinham imagens e né os nomes verdadeiros mas
era muito né essa linha mesmo de tipo eh e a pessoa reconhecendo gente eu esqueci que eu tinha que preencher o cartão de resposta com muita sinceridade a pessoa dizendo esqueci e é estranho como a gente percebe que as pessoas estão fazendo isso um outro tweet é esse né O cn1 mostrou algumas algumas coisas eh as pessoas em regra não leem nem a capa da prova as pessoas em regra querem uma mãe do lado o tempo todo e reclamam de tudo então eu t Twitter então vocês já sabem que eu sou uma das pessoas que
reclam de tudo né a gente faz isso no Twitter mas eh você reclamar de tudo e você reclamar de algo que não faz sentido do tipo ah a os fiscais não tinham informação do término do horário da prova mas poxa é informação que né foi disponibilizada pelas entidades Então tudo bem esquecer mas reclamar disso não fazia tanto sentido né dizer que foi tudo desorganizado Lembrando que essas provas não são mínima não são simples de serem feitas não tem um custo baixo Elas têm um dispendio de tempo de organização eh de distribuição de organização logística para
chegar as provas para chegar as salas segurança então assim não é algo muito simples se eh as provas chegaram e cons todo mundo conseguiu fazer em todos os horários né bonitinho a gente imagina que o mínimo de sucesso já houve ali né a gente acredita nisso se não teve um vazamento geral não teve sucesso gente Eh ok que um ponto ou outro pode realmente ter desorganização desinformação mas de forma muito geral essa prova foi muito bem avaliada daqui a pouco a gente vai trazer alguns números mas eu vou te pedir Lu antes de trazer os
números para trazer um vid de uma pessoa né que faz muito sucesso nas redes sociais e que fez um comentário sobre essa prova que é Aim né hora da historinha diário o que que tá acontecendo a gente tá passando por um processo de emburrecimento coletivo é isso que tá rolando Fui fazer ontem a prova do concurso público Nacional Unificado o famoso cnu depois que a prova terminou eu fui ler comentários das pessoas que foram fazer a prova e eu Tô chocada com o que eu li Teve gente que levou caneta azul porque ninguém avisou que
tinha que usar caneta preta tava no edital Teve gente que só foi no período da tarde porque ninguém avisou que a prova era o dia inteiro tava no edital teve gente dizendo ai porque o fiscal da prova não me informou que eu tinha que colocar o nome na frente da prova tava escrito na capa da prova era só ler Teve gente que não marcou o gabarito porque não falaram que tinha que marcar o gabarito é uma prova e aí teve gente que marcou o gabarito mas fez x ao invés de bolinha porque ninguém falou que
tinha que fazer bolinha na prova tá escrito no Gabarito velho o que que Como por que que ninguém lê mais o que que tá acontecendo Eu odeio ser essa tia velha que fala ai na minha época mas no meu ensino médio a gente fazia competição para ver quem terminava de ler primeiro um livro de 600 páginas sabe agora vocês não conseguem parar 10 minutinho da tua vida para ler um edital de maneira egoísta não acho ruim porque é menos competição para mim mas Caraca me revolta pelo mundo eu fico preocupada porque parece se a informação
não estiver mastigada na frente deste ser humano o cérebro dele é incapaz de fazer sinapses básicas para conectar ali meu Deus Olha um raciocínio que inovador aí começa né ah é culpa disso é culpa daquilo é culpa de todos nós tá como sociedade estamos falhando antes a gente tinha uma certa vergonha de admitir determinadas coisas para não parecer burro hoje a galera tem um total orgulho de falar caraca hein fui Burrão lendo Os relatos da prova eu fiquei ao mesmo tempo triste preocupada e de alguma maneira um pouquinho feliz também Porque conforme a progressão da
burrice for aumentando daqui a uns dias um concurso público vai ser só assine seu nome corretamente seu CPF seu RG Responda sim ou não você quer ser concursado e se você marcar certo isso aí pronto a vaga do cargo público é sua e baseado no que eu vi ontem com toda certeza muita gente ainda vai errar então aqui fica meu apelo se ninguém nos conteúdos que você consume na internet estão falando sobre Leiam livros criem pensamentos críticos pron quiser boa você quiser segurar é isso né acho que a Line ela resume muito o que eu
ia falar e não precisa ser dito muita coisa além disso por né um outro ponto que foi interessante também do do concurso Nacional né en dos concursos é que houve uma ão né de blocos intermediários 62% e que eh mais ou menos mais de 1 milhão de pessoas não fizeram uma prova então é uma eh é uma quantia muito grande é uma quantia enorme de pessoas que desistiram de fazer essa prova isso também deve ser avaliado pelo governo por algum motivo qual motivo por quê né porque a ster Deck que é a ministra de gestões
e da Inovação e serviços públicos ela fez um levantamento ela fez um uma uma eh uma deu uma entrevista uma coletiva sobre esses dados E aí tem uma questão Quando você vai fazer uma prova você emite uma prova você está inscrito para aquela prova tem um custo né para fazer essa lógica toda que eu já falei aqui sobre a entrega a distribuição e mais de 1 milhão de pessoas não compareceram para fazer essa prova significa 1 milhão de provas né cartão de respostas que estariam eh que deixaram de ser utilizados Então tem que se entender
também porque isso acontece o número de abstenção de 50% é um número muito alto eh e alguns outros pontos que a gente tem é que a maioria das pessoas né que se inscreveram e fizeram a prova 52% são de mulheres e que tem uma média ali salarial entre 2 e 4.000 logicamente as pessoas estão buscando uma vida um pouco mais estável uma vida melhor mas de certa forma eh né de uma forma muito geral o governo avaliou como positiva essa esse concurso Nacional porque foi a primeira vez que isso aconteceu um concurso que unificou todos
os eh o os concursos né públicos de todos os órgãos em lugar só então isso foi muito foi muito esperado foi muito aguardado eh e também teve algumas modificações de data a gente teve uma modificação de data inicialmente por causa da tragédia do Rio Grande do Sul que muita gente inclusive não queria né que houvesse a modificação de data Mas quem estava no Rio Grande do Sul não iria poder comparecer lógica ente por né motivos óbvios que a gente relatou aqui durante vários dias então houve esse adiamento para agora então o governo avalia também que
foi um sucesso ter essa modificação ter sido remanejado eh certamente a gente vai ter aí algumas outras repercussões alguns outros meme sobre essa prova mas foi a primeira vez que o governo trouxe né de uma forma unificada esses concursos e que deve continuar assim durante certo tempo a gente tem um déficit muito grande no serviço público eh e tem um um déficit orçamentário uma luta orçamentária para se contratar porque Existe sim uma tentativa de precarizar o serviço público de terceirizar eh a mão de obra e também por outro alguns outros interesses né como os desmontes
que a gente vem acompanhando então a gente espera que o governo continue fazendo esse papel né de de manter firme o serviço público e chamar pros concursos que também não é só fazer o concurso também é chamar né exatamente agora a gente vai para o nosso Clube do Clube do fim é o nosso clube de membros aqui do meteoro por uma colaboração simbólica você faz parte do nosso grupo do telegram recebe conteúdo antecipado e exclusivo também e ainda pode interagir com o nosso time hoje no clube do fim a gente vai a gente perguntou pro
nosso chat durante a Live a gente fez uma enquete a enquete era a seguinte você já prestou o concurso público a gente teve aqui eh quase 1000 votos e as respostas foram Olha só daí 35% do nosso público durante a Live disse que já prestou público e passou então o nosso nosso público aí tá esperto e e não deixou de escrever o nome no cartão ali eh 29 falou que já mas não passou e tá tudo bem né não tem vaga para todo mundo tudo é uma seleção né então só tentar de novo 15% o
menor índice diz que não mas ainda quer tentar alguma vez e 21% não mas também não quer não é o objetivo de vida então a gente tem boas bastante gente aqui que já fez concurso público já passou ou não passou mas já fez também então o nosso público ele tem um conhecimento sobre concurso eu quero trazer aqui dai eh alguns comentários sobre concurso público que o nosso o nosso chat colocou aqui olha só Sim a gente tem aqui deixa eu vir pro nosso chat aqui a gente tem um comentário eh que eu achei bem interessante
aqui sobre essa questão do concurso público que é sobre o nervosismo né O nervosismo mesmo eh o a Cassiana Domingos falou assim algumas pessoas tremem de nervoso depende muito das pessoas a função do fiscal também é colaborar essa opinião da Cassiana sobre isso hã aqui também tem uma uma um comentário falando sobre a que realmente o A questão não é as as as perguntas mais difícil não é responder perguntas mais difícil é controlar o nervosismo e ganhar da concorrência né porque é muita gente a gente viu agora um concurso Unificado com muita gente né mesmo
com 50% a menos ainda é muita gente né dai e ainda tem aqui o pessoal falando sobre a a questão da leitura né da da prova A dona Adre falou assim quem não ler instrução básica do edital não vai ler instruções na capa da prova A culpa não é do fiscal né ponto relevante também né acho que a gente tem que ler as instruções antes de começar a fazer a a questão ali do do concurso bom eh a gente tem vários outros comentários aqui só que o nosso tempo ele tá acabando e o que que
você acha de tudo isso dai Qual que é o maior inimigo é o nervosismo são as questões ou é a concorrência ou outra coisa olha tem muitos fatores mas eh inicialmente Eu acho que o nervosismo você luta contra você mesmo contra o seu corpo e aí quando você já tá mais habituado né você pode pensar E aí você começa né sobre as questões e sobre a concorrência mas inicialmente é contra você mesmo então para mim é o nervosismo sempre perfeito bom isso pode acontecer quem não conseguiu Quem foi eliminado Tenta de novo vai lá vai
lá uma hora você consegue se é seu objetivo de vida estuda estuda e vai lá Tenta né daí um apoio aí pro pess boa sorte para vocês sim não desistam boa forte para vocês porque tem gente que passa na quinta tentativa então assim vai não desista isso aí obrigado dai eu que agradeço antes de ir embora um convite especial Olha só youtube.com btv cring Brasil é o nosso canal lá da TV cringe mas a gente tem um vídeo especial que é um vídeo da TV cringe no modelo TV cringe mas no canal do meteoro nesse
canal que você tá assistindo esse plantão e tem um vídeo especial que tá chegando aí ó sobre videog gringos descobrem a história do videogame no Brasil é TV cringe no canal do meteoro tá esse daí Estreia dia 20/08 às 21 horas grande abraço abraço tchau [Música]