salve salve pessoal aqui é o Garu sejam bem-vindos aí a mais um vídeo pessoal queria falar uma coisa principalmente aí para você que tá querendo ser bitmaker é bitmaker iniciante e cara para mim bitmaker iniciante principalmente para você aí que quer viver de música é qualquer pessoa aí que ainda não consegue realmente trabalhar 100% do time ali com a música dela né se você faz bit por hobby Então você nem precisa assistir esse vídeo Pode fechar aí e ver outras coisas fica à vontade esse vídeo realmente é mais para quem sonha bitmaker svv de música
assim que nem eu e assim que nem muitos alunos aí da nossa comunidade Home Studio Pro assim como o Artur também que é meu outro sócio que não é bitmaker mas ele é produtor musical trabalha mais com a parte de mixagem e bom vamos começar já com essa distinção aí produtor musical e bitmaker qual que é a diferença né bitmaker é a pessoa que sabe abrir uma da né um programa aí no computador no celular e fazer um bit produtor musical não necessariamente ele pode sim saber fazer bits mas ele sabe coordenar uma música do
início ao fim então tipo é se você colocar um produto musical dentro de um estúdio ele pode até não saber ali abrir o FL Stúdio e fazer um beit mas ele vai saber coordenar um beatmaker coordenar um instrumentista coordenar um artista para sair uma música final comen Eu por exemplo eu sou produtor musical trabalhei aí por exemplo 3 anos num estúdio no centro da minha cidade aqui em Brasília tá e a gente atendia artistas pessoalmente né o artista vinha com a ideia a gente trabalhava fazia um instrumental gravar Ava ele às vezes ajudava até com
composição mixagem masterização Enfim tudo até finalizar a música com esse artista né E aí eu tenho esse meu sócio que é o Artur né que muitos de Vocês não conhecem porque ultimamente ele tá meio sumido aqui no canal mas ele que começou esse canal aqui depois que eu fui e começar aparecer mais mas a lebline em si foi criada por mim e por ele tá ligado isso lá em 2018 E aí eu foquei mais na parte de bitmaker ele focou mais na parte de mixagem masterização gravação e uma coisa que eu reparei é que tipo
assim o tu ele depende muito mais da questão da estrutura do que por exemplo eu que fui focar mais na parte de fazer bits que que eu quero dizer com isso pra parte de engenharia de áudio por exemplo o Artur ele quer gravar um artista ele precisa de um espaço com tratamento acústico se for um lugar que tem muito barulho externo isolamento acústico ele vai precisar de um uma boa interface de áudio um bom microfone aí pra parte de mixagem deixando a parte de gravação de lado ele vai precisar de uma boa monitoração a questão
da do tratamento de áudio né do tratamento do quarto vai ser útil também para ele conseguir escutar tudo balanceados aí que fazem ele depender de um espaço aí realmente um pouco mais caro se ele quiser realmente se destacar e ser um dos melhores Engenheiros de Mix e eu acho que aí da cena do Trap ele sim é um dos melhores aí da cena de Mix Justamente por isso também né Tem a parte obviamente que Ele estudou praticou e hoje em dia pô tá mixando aí várias coisas Mix no álbum do NOG aí que vai sair
em breve é então tipo assim o cara tá brab E ele depende dessa estrutura mais agora eu por exemplo eu foco mais em bit eu só preciso de um computador e um fone de ouvido e acabou e se e se brincar eu consigo fazer bit até sem fone de ouvido mas obviamente que é muito melhor ter um fonezinho mesmo que seja um fone bluetooth baratinho tá ligado eu por exemplo é uso um fonezinho de R 100 que eu escuto música no celular às vezes tô indo para um lugar coloco música nesse fone e ele tem
uma qualidade legal Eu até já fiz bits às vezes quando eu tô com preguiça de levar por exemplo esse meu fone aqui ó um fone de referência da audio técnica é um m40x mas ele tá modificado com o braço do m50x aqui mas em suma ele é um fone muito bom mas ele é grandinho né então às vezes eu não quero levar ele até porque ele é tem a qualidade 100% dele mais quando tá na interface e o meu fone bluetooth é desse tamanhozinho então ele é bem mais prático para levar e às vezes ele
é o suficiente Então o meu ponto que eu quero falar é o seguinte se você é iniciante você só precisa de um computador às vezes nem isso você pode começar pelo celular tem muito bitmaker que faz muita coisa boa pelo celular beleza e um fone de ouvido e aí depois se você quiser elevar o nível aí você pode partir para um notebook se você começou no celular e depois que você já tem o seu computador você pode aí pensar em pegar um fone de referência melhor uma interface que vai te ajudar a escutar o teu
fone de referência com a qualidade máxima Mas você pode plugar ele direto no computador e já vai ser um som melhor do que o seu fonezinho de Bluetooth aí que você pagou baratinho tá ligado é você pode também ter monitores de referência se você quiser escutar os seus bits com mais qualidade se você quiser começar a mixar os seus próprios bits para eles terem uma qualidade melhor é bom você ter um fone ou um monitor de referência mas tudo isso vem com tempo isso aí você pode começar facilmente Sem essas coisas e focar principalmente em
consolidar o seu conhecimento porque os equipamentos eles vão ser só um Boost ali para te ajudar a ter mais clareza no seu trabalho mas a base de tudo é você ter fundamentos sólidos ali no que você vai realmente aprender tá ligado E aí vai até mais uma dica aí que é o seguinte você não precisa comprar curso de FL Studio por exemplo pô quero aprender a usar o FL Studio você precisa comprar um curso para isso não precisa cara e isso porque eu tô até falando aqui tô sendo meu contraditório porque no Home Studio Pro
eu é tenho um curso de produção musical e tem um módulo que ensino ali a usar a da né o FL Studio mas tipo assim é só porque é uma das partes ali do currículo de você aprender a produzir bits mas tem outros fundamentos que vão muito além da Dal que inclusive transcendem o programa Às vezes você vai até ter uma liberdade porque você vai aprender Um fundamento que não depende só do FL Studio você pode aplicar ele em qualquer programa tá ligado mas se você quer por exemplo aprender uma coisa simples tipo cara como
e usar o FL Studio Como fazer uma melodia como fazer um acorde tudo isso tá na internet de graça você não precisa comprar curso para essas coisas simples tá ligado Você vai precisar comprar um curso se depois de tudo isso que você já fez de assistir aulas online de tudo que é básico de tudo que te interessa pulsar o máximo a parte de gratuita você por exemplo achar um canal um produtor musical que você admire que você vê que ele ensina bem ou que ele tem um portfólio ali de músicas que ele já produziu que
são compatíveis com o nível de qualidade que você quer atingir aí vale a pena você comprar um curso que nem o Home Studio Pro que a gente oferece aqui tá ligado eu recomendo que por exemplo se você quiser entrar no Home Studio Pro que você entre aqui no canal do YouTube ou lá no Spotify Ouça a Playlist das músicas que eu produzi que o Artur mixou e aí você vai entender pô eles têm uma qualidade assim eles têm uma estética assim então acho que faz sentido aprender é um pouco mais com eles do que eu
não aprenderia em tutoriais aleatórios de internet Demorou Acho que é isso vocês não precisa de um equipamento muito caro e você pode começar focando aí mais em aprender se destacar aí como bitmaker tá ligado sem necessariamente ter os equipamentos mais caros e afins indo até pra parte agora do software né Eu já falei muito de equipamento falei de curso agora a parte dos plugins você pode começar cara pirateando mesmo tá ligado eu particularmente depois de um tempo eu me afastei dessa prática porque eu por exemplo eu sou meio das energias assim eu acredito nessas paradas
de Karma assim então eu comecei a entender que tipo cara se eu quiser que as pessoas me levem a sério que elas valorizem por exemplo a música que eu produzo eh um curso que eu quero aender um vídeo que eu esteja gravando aqui para vocês assistirem se eu quiser que outras pessoas valorizem o meu trabalho eu tenho que começar a valorizar o trabalho de outras pessoas então querendo ou não se eu quiser comprar um plugin eu sei que por trás daquele plugin teve uma equipe que teve que fazer a engenharia de áudio ali para criar
aquele plugin ou se eu quero comprar um drun kit teve um produtor musical que dedicou um tempo dele para desenvolver os sons Enfim tudo isso tem um custo e a pessoa ela faz esse produto com muito esmero para ela ter um retorno né e por mais que existam marcas aí que já tenam milhares de reais e dólares aí eu prefiro comprar tudo originalzinho por essa questão ética e também pela questão eh de que às vezes quando você baixa programas suspeitos de sites suspeitos Piratas e assim tem uma chance alta de Às vezes você infectar o
seu computador seja de uma forma um pouco explícita né de você realmente perder desempenho ou não conseguir utilizar muito bem o seu computador seja de uma forma um pouco implícita por baixo ali dos panos de tipo instalarem rastreadores no seu computador ou até minerar em Bitcoin aí umas parad louca aí é utilizando o processamento do seu computador tá ligado pirataria é uma coisa que é legal no sentido de viabiliza mas depois de um tempo eu acho que se você quiser realmente bater o martelo e falar cara eu vou ser profissional com isso E no momento
que você começa a ganhar dinheiro você realmente entender que pô eu acho que no momento que eu começar a ganhar ganhar R por mês não vai fazer mais sentido eu opira tial eu vou ter condições de comprar por mais que eu abra a mão ali às vezes de um plugin muito muito caro que eu utilizava e tals Às vezes você vai ter que abrir mão e Talvez possa até ser algo bom porque você vai perceber que existem plugins que são gratuitos e acessíveis que são tão bons às vezes quanto um plugin que uma empresa tá
cobrando hiper caro e é só questão mais de você se desenvolver como artista produtor musical sem necessariamente depender de software a software B plugin a plugin b pelo menos essa é a forma que eu enxergo eu acho que é basicamente isso você não precisa de um pc super forte é interface de áudio é uma coisa que você vai precisar mais se você for artista que quer pô Quer se gravar num microfone bom Às vezes você vai precisar de interface de áudio Se você quiser utilizar um monitor de referência um fone de referência Você vai precisar
de interface de áudio Mas se você quiser fazer bit você não precisa de interface de áudio só precisa de um fone é isso Quis fazer esse vídeo aí um pouco mais conversado me fala aí se vocês gostam desse formato Eu particularmente ultimamente tô assistindo muitos canais que estão sendo mais assim mais de conversa papo reto mesmo eu acho que é bom sem tanto embromation e tals tá ligado Inclusive eu falei essa questão aí de evitar piratear e achar opções mais acessíveis e uma indicação que eu dou aí para vocês é o Lender Studio que ele
tem ah alguns pacotes ali mais acessíveis né Tem até pacote de sample que você consegue e baixar sem sons né então vamos supor que você tá precisando de de um drun kit bom aí para produzir Trap Com certeza você vai achar um drun kit bom lá e você tem 100 créditos aí pagando um papo de tipo r$ 1 16 16 e também tem o pacote anual que é o que eu acho que vale mais a pena aí tá custando uma média aí de r$ 2 e com o link aqui e da descrição você tem um
desconto e você ajuda a gente que a gente ganha uma comissãozinha para cada indicação que a gente faz e lá você vai conseguir achar uma versão do ebl On Live que é uma das melhores DS que existem plugins samples distribuição para as plataformas digitais com 100% dos royals e O legal é que você mesmo se você um dia decidir parar de usar o Lender as suas músicas vão continuar no ar para sempre tem distribuidor aí que vai derrubar suas músicas se você parar de pagar o que é muito paia e tem masterização automática também se
você não quiser ter aquela dor de cabeça de ter que fazer uma masterização super complexa aí nas suas músicas Às vezes você só quer fazer um som lançar rapidinho mas num volume Legal tem a masterização da Lender que é uma das melhores do mundo tá bom fica a dica aí Espero que vocês tenam gostado desse vídeo forte abraço e comenta aí ideias que vocês queiram aí para esse formato mais de conversa demorou é nós