ah eu tô desafiando vocês a entrarem no tiktok e tentarem ficar 5 minutos sem passar ódio [Música] spagetti galera eu quero que vocês sejam sinceros de verdade do fundo do coração de vocês quem nunca sentiu um rancinho de um criador de conteúdo sabe quando você tá passando a for you assim em vários vídeos aí você começa a ver E aí você olha um negócio você fala não é possível não é possível que essa pessoa tá fazendo isso vocês sabiam que isso é uma técnica e que as pessoas usam essa técnica de diferentes maneiras a gente
tá caindo nelas o tempo inteiro What eu ouso dizer na verdade que a gente tá ficando com ranço de influencer e não criador de conteúdo porque eu tenho uma teoria de que criador de conteúdo geralmente cria um conteúdo que vai agregar alguma coisa na nossa vida sabe alguma coisa que vai fazer a gente refletir alguma coisa que vai fazer a gente se divertir mas essa galera que quer sabe deixar a gente desconfortável na verdade é a galera que a gente fica com ranso que são os famosos influencer sabe que não criam conteúdo só querem o
vi por View hoje estô aqui para falar sobre uma coisa bem polêmica que é Rage bait que é tipo a isca da raiva sabe alguns influenciadores jogam uma isca de raiva a gente vai lá e pesca o que mais me chocou foi entender o Rage bait e perceber que muitas vezes eu caí sem notar que eu estava caindo em um então se você tá passando só for you e se deparou com um conteúdo que você odeia parabéns você caiu no Rage bait pra gente poder entender esse conceito de Rage bait a gente tem que voltar
lá nos primórdios com clickbait que inclusive é uma coisa que usava bastante na internet usava bastante aqui no canal e acho que todo criador de conteúdo do YouTube usa bastante essa questão do click clickbait basicamente o clickbait é você usar uma thumbnail ou um título que chama muita atenção e instiga a pessoa a clicar naquele conteúdo e às vezes o conteúdo ou tem muito a ver com aquilo que tá no título ou às vezes não tem tanto a ver assim tem uma coisa meio média ali muita gente usa essa questão do clickbait e na verdade
eu não acho que o clickbait seja um grande problema porque no final das contas você precisa tentar chamar a atenção das pessoas para elas clicarem no seu conteúdo e assistirem para de fato saber se elas vão gostar ou se elas vão sentir que agregou alguma coisa na vida delas uma coisa importante da gente mencionar é que o próprio YouTube e a plataforma do YouTube como ela é feita já penaliza um pouco o criador de conteúdo que faz essa questão do clickbait muito forçado porque a pessoa vai entrar no seu vídeo só que ela não vai
assistir tempo suficiente então a retenção daquele vídeo né o tempo assistido daquele vídeo vai ser pequeno então o YouTube vai recomendar aquele vídeo para menos pessoas porque a pessoa entrou e ficou muito pouco tempo e saiu clickbait existe desde a época do jornal jornal fazia vários clickbaits bizarros exatamente então já é uma coisa bem antiga então o clickbait era isso era uma isca de clique fazer com que as pessoas clicasse né e eu acho que até aí não tem nada de demais pelo menos ao meu ver mas eu quero muito saber a opinião de vocês
aqui nos comentários também em relação a clickbait tá e já Aproveita que você já vai comentar e já deixa o likezinho para fortalecer esse vídeo e se inscreve se ainda não foi inscrito aqui no canal o fato é que a internet é pros mais fortes né virou uma coisa com tanta concorrência né tanta gente produzindo conteúdo que a galera começou a evoluir E escalonar essa questão aí do clickbait que na minha opinião até então era uma coisa mais tranquila E aí evoluímos para o Rage baate que é o que tá acontecendo absurdamente em plataformas de
vídeos curtos acontece também aqui no YouTube mas em plataformas de vídeos curtos é o o tempo todo na linguagem da internet aí Rage bait que também é conhecido como Rage Farming é essa tática manipuladora aí de provocar indignação com o objetivo de aumentar o tráfego em relação ao seu vídeo ou a sua né publicidade ali o que que você tá fazendo com isso o que que acontece mais View que significa o quê mais dinheiro e mais engajamento pro criador de conteúdo a ideia do Rage bait é manipular os usuários para fazer com que eles se
ignem tanto a ponto deles comentarem ou salvarem o vídeo ou enviarem para alguém reagirem à aquele conteúdo ou seja aquela pessoa que tá postando aquilo ela sabe que a aquilo vai gerar controvérsia ela sabe que aquilo vai gerar discussão e ela posta propositalmente esse tipo de conteúdo já dizia Nossa amiga Melody fale bem ou fale mal mas fale de mim a galera leva sério tá fale bem ou fale mal mas falem de mim Melody já dizia e é uma realidade e se vocês pararem para pensar a gente já sente raiva das coisas já tem muito
tempo sabe aquelas propagandas de joguinho quando você tá jogando um jogo e aparece propaganda de outro jogo ou quando você tá propaganda de jogo que tem uma pessoa jogando o jogo de uma maneira muito burra sabe que a pessoa não sabe tipo assim colorir um pedaço de um quadrado você fica gente não é possível que essa pessoa é burra nesse nível que ela não consegue colorir esse quadrado você começa a ficar revoltado com aquilo e aí você chega a baixar o aplicativo para você colorir aquele quadrado você fala não eu vou conseguir essa pessoa não
consegue Porque Não Eu sou bom eu vou colorir aí você baixa o jogo que que aconteceu com você você caiu no Rage bait você baixou o jogo você ficou com tanta raiva daquela propaganda que você foi teve a necessidade de baixar aquilo para resolver aquele problema que nem era um problema Ou seja é uma estratégia de marketing já bem batida e eu considero até meio podre apesar apesar de funcionar muitas vezes a questão aí do Rage Farming é um desdobramento do Rage bait né o Rage Farming é quando uma pessoa posta um vídeo e ela
entende que várias pessoas vão reagir ou comentar em cima daquele vídeo e a coisa ela vai escalonar e vai tomar ainda mais proporção com um monte de gente falando sobre aquilo é como se aquela pessoa tivesse tipo Semeando colocando uma pequena semente ali que ela sabe que vai florear para todos os lados com um monte de gente falando e comentando sobre aquilo eu vou abrir um parêntese aqui que eu acho que é importante a gente ressaltar que algumas À vezes comentar sobre conteúdos que estão virais são problemáticos é importante mas a gente vai falar sobre
isso mais pra frente tá Agora estamos falando sobre essa galera que faz tudo por é vi eu vou causar aqui a galera vai falar mais sobre Esse aspecto mas a gente vai entrar mais pra frente em outros desdobramentos será que as blogueiras lançando maquiagem ruim é tipo uma estratégia de re beijo para as pessoas falarem da maquiagem delas é uma possibilidade inclusive é uma coisa que muita gente cita que elas fazem propositalmente será quero também ouvir a opinião de vocês aí e só para vocês terem uma ideia da proporção que tomou isso não é só
usado porque criador de conteúdo uhu quero ficar famosinho isso também é usado na política mas como a gente tá falando de criador de conteúdo Vamos focar em criador de conteúdo e mais pra frente quem tiver interesse a gente vai falar um pouco mais sobre essa parte política mas agora criação de conteúdo vocês conhecem esse bof que tá aparecendo na tela niiko avocado Já fiz vários vídeos comentando sobre ele e muita gente comenta sobre o nik do avocado Porque ele é o rei do Rage bait ele é capaz de Despertar um ódio no nosso coração gigantesco
ele faz vários vídeos de comida como vocês sabem né alguns vídeos aí de muky bang né se alimentando de uma forma muito bizarra jogando comida para cima brigando e isso fez com que muitas pessoas parassem para assistir o conteúdo e comentassem meu Deus que vídeo absurdo que bizarrice que desperdício é o mesmo exemplo que eu dei no começo do vídeo de pessoas que desperdiçam quilos de comida daquele videozinho do cara lá fazendo macarrão isso é bem comum nesse meio de pessoas que produzem conteúdo de alimentação mas não é só nesse meio de alimentação que isso
acontece Inclusive tem um trecho aí de um vídeo de um cara desperdiçando com mais um cara desperdiçando comida Ice Cream chocolate não indo muito longe dessa história de comida mas indo pro lado um pouco mais do entretenimento é teve um vídeo em 2018 que teve uma repercussão bem grande e que inclusive ajudou bastante também a catapultar o nome desse criador de conteúdo que é o Lucas Neto quando ele fez um vídeo com a banheira de Nutella aquele vídeo causou uma revolta em muitas pessoas por conta da quantidade absurda de Nutella que tinha naquela banheira e
por conta do vídeo ser meio desagradável de assistir digamos assim e foi uma coisa completamente viral ele tava dentro de uma banheira de notel e ele e ele imitava uma foca nessa banheira gente foi uma um surto esse vídeo na época quem tava em 2 18 na internet vai lembrar e muita gente sempre questiona que assim no país que tanta gente passando fome é de bom Tom fazer isso então será que quando a pessoa posta um conteúdo desse ela não sabe que essa discussão vai acontecer até porque o país que a gente vive Responde essa
pergunta né obviamente isso vai gerar discussão J mas só criador de comida faz essas coisas não é possível porque eu passo raiva com tanta gente no gente senta aí que tem blogueira fazendo isso vamos começar então com as blogueiragem e com a raiva que a gente sente de algumas blogueiras e o ris bait que elas causam na gente propositalmente uma uma das influencers mais famosas do Brasil Virgínia Fonseca ela é a rainha do Rage bait tá inclusive Esse é um dos motivos pelo qual ela é uma das criadoras mais comentadas porque no final das contas
se vocês pararem para pensar é uma quantidade absurda de pessoas que não gostam do conteúdo dela e tem as vezes até um desconforto assistindo e uma galera que em deus acha a vida dela incrível e é justamente isso que você precisa na hora de fazer um compo Rage bait uma galera que vai te apoiar ali e te defender quando você tiver passando por um problema e uma galera que vai ali te macetar e vai falar ma horrores de você para aumentar ainda mais seu engajamento então você meio que precisa das duas coisas ser legal e
ser desagradável por exemplo uma tática que a Virgínia usou foi quando ela postou lá a bolsa dela de R 500.000 ou R 400.000 tem uns lugares que falam R 500.000 outros lugares que falam R 400.000 mas uma bolsa cara erria inclusive esse vídeo ficou completamente viral né que é o famoso vídeo mimi mei da Virgínia sabe que ela mostrou a bolsa mimi mei galera mim mei galera mimim mei mimim mei Quando você posta um vídeo de uma bolsa que custa meio milhão de reais né que custa o preço de uma casa você acha que vão
falar que linda vou comprar uma dessa maravilhosa vi ou você acha que a grande parte dos comentários vai ser meu Deus 500.000 numa bolsa é uma realidade muito diferente da maior parte da população que consome os conteúdos dela então é óbvio que isso vai gerar uma grande controvérsia e comentários negativos pra Virgínia eu acho um pouco que esse pessoal que é muito grande Eles não conseguem ser tão grande sem usar r bait porque é muito mais fácil você odiar alguém e isso aumenta o alcance a visibilidade dessa pessoa do que você amar alguém então acho
pessoas amadas são menos seguidas que pessoas odiadas tanto que eu quero que vocês façam exercício aí na casa de vocês pensando o seguinte quando vocês gostam de um conteúdo curtiram um vídeo ou curtiram um vídeo que vocês viram no tiktok em qualquer lugar vocês costumam engajar nesse vídeo Vocês deixam like Vocês deixam coração vocês comentam no vídeo ou vocês só assistem Ah que legal e passam pro próximo porque eu sinto que tem uma tendência maior de você parar para comentar ou parar para compartilhar para alguém quando você não gosta de alguma coisa do que quando
você gosta isso é muito louco se você parar para pensar o modo como a gente se movimenta na internet seria muito mais incrível se a gente né engajasse em coisas que de fato a gente gosta e no caso da Virgínia isso é uma coisa muito recorrente acontecem coisas extremamente megalomaníacas ela faz coisas extremamente megalomaníacas e a galera comenta sobre essas coisas critica essas coisas e é mais uma vez acontece o Rage Farming ali e a Virgínia consegue alcançar ainda mais gente e e conseguir cada vez mais uma quantidade maior de seguidores e a galera cada
vez mais falando sobre ela e o pior é que enquanto as pessoas estão lá criticando ela nos comentários elas estão ensinando pro algoritmo do tiktok delas que isso é um conteúdo que elas gostam então o tiktok vai entregar mais isso é muito importante gente porque se você engaja num conteúdo que você não gosta o tiktok ele vai te entregar cada vez mais esse conteúdo Então isso é uma coisa que você está prejudicando seu próprio algoritmo amor se você acha que você tá resolvendo alguma coisa ou se você acha que você tá prejudicando aquele criador sinto
te decepcionar você está ajudando aquele criador porque porque a realidade é que engajamento bom ou ruim é engajamento é número que aquele criador vai apresentar pra marca é número de visualização que ele vai mostrar na hora que ele esver vendendo um projeto e é óbvio que se tem o ódio a pessoa também precisa estar respaldada da Defesa você vê que as pessoas que mais aplicam a técnica de Rage bait São pessoas que já T uma fãbase formada então São pessoas que sabem que ai eu não vou precisar nem me defender eu não vou precisar nem
fazer nada porque as próprias pessoas vão se degladiar por mim então Além de estar causando raiva nas outras pessoas elas também não estão preocupadas com a própria audiência que vai tentar ficar defendendo Ela ali a todo custo enquanto todo mundo tá caindo em cima dela então é uma falta de preocupação não só com o conteúdo que é produzido como com a sua própria audiência e tudo isso por viu dinheiro e engajamento nesse caso da Virgínia vou dar um exemplo para vocês aqui a jornalista Maira ela fez um tweet falando sobre essa questão do valor da
bolsa da Virgínia a Maira Azevedo postou o seguinte meio milhão meio milhão são 10 casas populares vários tweets de resposta vieram em relação a esse tweet aí da Maira tá eu só sei sentir ódio pessoas concordando né E aí aumentando aí a a a fomentação da Virginia nas redes sociais e várias outras pessoas também defenderam e falariam que ela devia gastar o dinheiro aí como ela quisesse como esses comentários aqui ó mas o dinheiro é dela sua fubanga ela vai fazer o que bem pensar com ele o governo aí roubando todo mundo com impostos mas
vocês ficam caladas se Aonde se compra uma casa por 50.000 a outra respondendo 500.000 a outra falando 50.000 Mas enfim pensa não poder fazer o que quiser der com o próprio dinheiro fruto do trabalho de cada um mas ela falou 50.000 porque ela falou que dava comprar 10 casas populares então cada uma era 50.000 mas não é esse o ponto O problema não é esse amor O problema não é uma casa 10 casas não estamos falando sobre a quantidade de casas A questão não é essa a questão é que é um um conteúdo controverso que
faria as pessoas comentarem o problema gente que muita gente fala gente mas o dinheiro é dela O problema não é a pessoa comprar uma bolsa de R 500.000 é o desejo de mostrar essa bolsa de R 500.000 que é óbvio que geraria discussão não adianta falarem ai Não elas est estend da vida dela gente a gente tem que tirar essa venda da do nosso olho achando que as pessoas fazem as coisas despretenciosamente o tempo todo sendo que a gente vê sequências de Criadores de conteúdo gerando raiva o tempo todo em várias pessoas ai jeam mas
não tinha como saber que isso ia acontecer galera imaginar que isso poderia acontecer é uma coisa que com certeza deve pode ter passado pela cabeça dela eu vou dar um exemplo aqui muito prático para vocês a malub Borges uma outra criadora de conteúdo Anos Atrás a malub Borges é ela viralizou com um conteúdo que era uma bolsa de toalha o vídeo viralizou bastante e era um vídeo bem controverso porque era uma bolsa também extremamente cara e uma bolsa que muita gente achou extremamente esquisita a Malu ela não era tão conhecida nessa época ela já tinha
uma quantidade ali de seguidores mas ela não era esse Boom como ela é hoje em dia e esse vídeo deu uma virada de chave ali na carreira dela em relação à visibilidade e ela conseguir mais seguidores e mais visualizações e justamente foi o uso aí do Rage bait uma controvérsia que vai fazer as pessoas discutirem gente amar a gente odiar que vai fazer com que aquele conteúdo chegue em cada vez mais pessoas Vamos botar o vídeo aí da toalha para quem não assistiu eu tô louca nessa bolsa já tem muito tempo e ela tá esgotadora
no Brasil e eu consegui ela lá fora com uma personal Shopper maravilhosa diretamente de Londres e Ela enviou para mim chegou no Brasil em 15 dias eu não paguei nada de taxa extra e vocês não tem noção F sério tô apaixonada a malub bores inclusive é uma influenciadora que faz bastante uso de Rage bait nas redes sociais dela ela produz bastante conteúdo que gera essas controvérsias que geram esse ódio e essa raiva das pessoas meu Deus que absurdo que vídeo absurdo mas ela acaba conseguindo contornar não só ela acho que a própria Virgínia também elas
conseguem dar uma contornada nisso produzindo outros tipos de conteúdo mesclados com Rage bait então elas usam o Rage bait para alavancar ou fazer um vídeo se tornar extremamente viral e ser comentado e mais pessoas conseguirem falar sobre o nome delas ao mesmo tempo que elas amenizam esse Rage bait passando alguma informação mostrando alguma coisa talvez interessante ou divertida do dia a dia delas mostrando que elas são meio família ou mostrando que não é só sobre isso o conteúdo mas sempre ali estimulando a audiência causando o ódio causando a raiva e mais uma vez voltando e
mostrando uma vida legal e divertida e aproximando essa audiência para não ser só porque se você começa Rage bait Rage bait Rage bait a galera só tem rans e ódio de você mas tem uma galera que pesa tanto a mão que hoje em dia a galera tem mais rans do que gosta supostamente outro vídeo da Malu que causou bastante controvérsia em relação a essa coisa do ódio foi o vídeo dela da carmed onde ela recebeu ali alguns produtos da carmed os produtos eles estavam aparentemente embalados em alguma os produtos eles tinham sabores específicos e eles
estavam dentro de uma comida eu não sei se foi a própria carmedia que enviou os produtos assim ou se foi uma coisa que a própria Malu fez mas de qualquer modo Não pegou bem Pra audiência A galera falou meu deus que desperdício de comida para divulgar produto vou colocar o trecho aí pr vocês assistirem conheçam os novos sabores de carmed chegaram três super potes e vários carmes novos o de leite condensado brigadeiro Esse aí é o da Boiadeira esse conteúdo incomodou muito as pessoas porque não foi só a Malu que produziu esse conteúdo tá como
eles tinham contratado outras criadoras várias tiraram os produtos de alimentos e foi muito estranho a galera falou que achou até um pouco escatológico assim o vídeo não gostou fora a quantidade de desperdício do próprio produto mesmo muita gente chegou a discutir poxa se um produto é tão bom você quer economizar aquele produto você não quer gastar ele apertar o produto inteiro e perder o produto né então muita gente falou que na verdade foi até um tiro do pé na carmed na época por conta disso mas acho que um bom parêntese aqui pra gente abrir é
que às vezes gente o rate exacerbado acontece com o influenciador e às vezes não é nem culpa do Rage bait era só um influenciador completamente sem noção falando uma coisa completamente sem noção e desnecessária que acabou despertando ódio nas pessoas de forma não intencional é que eu acho que é muito fácil de enxergar Ligar isso quando um criador fala uma coisa muito absurda ou quando um criador é cancelado não necessariamente é ele querendo causar Rage baiting né porque olha só pessoa fez uma grande besteira fez uma parada assim super bizarra você não vai ver essa
pessoa fazendo isso esporadicamente o tempo todo mas você vê que tem alguns criadores de conteúdo que estão sempre no meio de uma confusãozinha ou sempre causando alguma coisa desconfortável Pra audiência aí você começa a ver a aplicação disso porque se isso acontece com uma certa frequência Isso é uma técnica já não é mais uma in coincidência é eu acho que também tem dois lados tem um criador que tentou fazer R bait deu muito errado ele fala não foi sem querer e tem um criador que não queria fazer R bait fez viu que funcionou e usa
isso agora em todos os seus conteúdos Realmente isso também é uma realidade uma pessoa próxima aí desse nicho da Malu e da Virgínia que acabou causando um hate aí desproporcional E aparentemente não foi proposital né é a criadora de conteúdo Lelê bournier que fez um vídeo aí falando sobre um lugar que ela né e bafo da prainha e ela falando que elaa tá muito arrumada para lá que a galera não se vestia assim um discurso que suou bem elitista e foi bem esquisito não a galera não curtiu muito sou até um pouco preconceituoso e não
pareceu muito proposital pareceu mais uma coisa de uma pessoa meio desconexa que né Acabou falando um pensamento ali sem imaginar a proporção que aquilo ia tomar e também né regada ali de elitismo nas falas e da vivência que talvez ela tenha a gente não tem como saber porque a gente não vive na casa dela mas que pegou bem mal mas que não pareceu um Rage bit é proposital né para quem não faz ideia de como é joga no Google joga no Google vocês vão entender que é o último lugar na terra que vocês imaginariam me
encontrar então vamos montar um look eu posso usar duas partes de cima tá esse aqui é um body que eu ganhei esses dias mas eu acho que eu vou ficar com frio e lá é impossível de levar uma terceira peça porque não tem onde botar Vocês estão entendendo o nível do negócio e a outra opção é essa calça de afetaria que é meio tipo amarrada no corpo que não dá para entender aqui mas quando eu visto fica maravilhoso inclusive ela é muito old school aqui eu já fiz um dos meus primeiros Get Ready With Me
com ela quem é antigo nesse perfil vai lembrar Mas vocês já estão vendo aqui que vai começar a desandar a parada né porque eu quero de alfaiataria pro buraco do tattoo Mas tudo bem eu vou vestir a minha máscara de lele burnia que tá sempre mais arrumada do que todos e eu vou encarar isso aí gente agora eu tô no impasse aqui porque eu amo dar um toque de verdinho aqui mas é de tecido de tecido Nesse fim do mundo Parea que eu tô indo pra guerra né do jeito que eu tô falando as falas
dela foram consideradas extremamente elitistas né Parece até que ela fala com um certo desd ali do lugar que muita gente ama e adora frequentar e não pegou bem e pareceu mais um comentário de uma pessoa que achou que estava fazendo uma coisa sem maldade eu acho que dá para entender ali por mais que seja comentários desnecessários você consegue perceber que não foi uma coisa com o intuito de dar uma causada não sei se vocês conseguem sentir a diferença por isso que eu acho que esse caso aqui da lelei a gente não pode considerar um Rage
bait na verdade foi uma coisa que realmente escalon nohe outra coisa que acontece bastante também são aqueles criadores de conteúdo que contam histórias sabe acho devem ter visto histórias de seguidores ou histórias que fictícias né que rola muito no tiktok isso e às vezes pegam os conteúdos desses criadores cortam tiram de contexto levam para uma outra rede social e começam a comentar e a fazer né o famoso Rage Farm em cima desse conteúdo ou seja pegam a um mon de gente começa a criar conteúdo distorcendo o que aquele criador falou ou que aquele criador faz
né que no caso é contar histórias fictícias e trazendo rate para essa pessoa esse caso aqui não é exatamente Rage bait porque o criador ele não fez com essa intenção ele não criou o conteúdo para isso foi realmente tirado de texto e levado para um outro lado que foi o caso que aconteceu com essa criadora gringa chamada Louise me shert que ela faz vídeos aí contando histórias e fictícias aí de de pessoas né ou seguidores ou pessoas histórias que ela ouve aí na vida ela genuinamente é conhecida por contar histórias e casos tá gente isso
é um nicho que existe no tiktok Então as pessoas sabem que as histórias delas dela não são histórias que ela viveu histórias reais são histórias fictícias um tempo atrás ela fez um vídeo falando que ela era uma das dançarinas do user o cantor hher e ela disse que ela tinha dançado no super bow lá super bow com o hher e que ela tinha caído do palco esse vídeo ele pegou mais de 50 milhões de visualizações na época tá ele furou completamente a bolha mas você não acha que também é um pouco problemático a pessoa criar
história fictícia porque as pessoas no tiktok não vão ler descrição não vão entrar no perfil dela para saber eu acho que é mais problemático Quando a pessoa não avisa mas eu acho que se a pessoa tá avisando acaba acaba sendo como ver um filme ou uma série sabe é é um conteúdo de entretenimento que a pessoa tá produzindo eu não sei eu não acho que tenha nada demais mas eu também quero saber a opinião de vocês que que vocês acham vocês acham que acaba sendo um pouco proposital quero saber a opinião de vocês comentem aqui
embaixo também e a minha dúvida é será que pegaria 50 milhões de visualizações Se as pessoas soubessem que é uma história fictícia É talvez não isso eu tenho que concordar o fato é que essa história pegou foi para praticamente no strang in topics as pessoas não paravam de falar disso começaram a xingar ela absurdamente ela tomou uma onda de Ring vocês não estão entendendo chamando ela de mentirosa de aproveitadora sendo que ela assumidamente no perfil dela diz que ela é uma contadora de histórias fictícias isso tá no perfil dela isso tá nas descrições dos vídeos
dela e chegou gente a dar rate até no coitado do user achando que a história que ela tinha contado também era uma história verídica no Brasil a gente tem um caso que ficou muito famoso que é o da influenciadora cela a cela ela cresceu fazendo uma personagem rica mimadinha sabe que reclama de tudo que fala que tal coisa é coisa de pobre o perfil dessa personagem é ser uma pessoa riquinha mimada que reclama de tudo só que quando a cela começou a postar esses vídeos ela não deixava Claro lá no no início que era uma
personagem fictícia ela postava simplesmente esses vídeos e esses vídeos dela saíam da bolha porque quem acompanhava o perfil já tinha entendido que aquilo era um personagem porque era uma sequência de vídeos extremamente bizarros e quando você ouvia as falas você ficava gente você chegava a rir e a galera que que já seguia ali entendia que era um personagem Apesar dela não dizer abertamente lá no início que era hoje em dia ela já fala sobre isso e a galera pegava esses vídeos e ficava meu Deus Olha como essa menina é fora da casinha meu Deus Olha
como essa menina é preconceituosa a galera vinha em cima Mas querendo ou não também era Rig bait porque ela fazia as pessoas sentir sentirem raiva e ninguém do tiktok é obrigado a saber que aquilo é um personagem Exatamente isso foi uma estratégia de crescimento que a cela usou em relação usando ali o Rage bait a favor dela Porém meus amores por incrível que pareça existe um outro lado aí dessa moeda tá a Rolling Stones inclusive fez uma matéria com o Jamie Cohen que ele é phd e professor de Cultura digital e mídia no Queens College
vou ler para não errar né mas ele é isso ele é bem conhecido e ele disse que esses criadores desse nicho aí de Rage eles estão apenas explorando uma tendência online que tá acontecendo aí no mercado digital ele falou o seguinte abre aspas o algoritmo normaliza qualquer tipo de conteúdo então se a raiva se torna normal você tem que aumentar a aposta mais ao extremo para fazer o engajamento funcionar para a próxima postagem pro Cohen o maior problema desses conteúdos aí que geram raiva é a dificuldade aí de você ser preciso nos fatos sabe de
você ser preciso em coisas que de fato aconteceram por exemplo esses vídeos que nem a gente citou de histórias inventadas como é que a pessoa vai saber se de fato aquilo aconteceu ou não aconteceu se aquilo não tiver extremamente Claro qual é a linha que divide isso antigamente o alvo né eram pessoas que eram mais velhas que não eram tão educadas assim digitalmente né tipo não entendiam muito sobre tecnologia esse era um alvo das pessoas que acabavam caindo muito em Rage bait e até em fake News Porque tem uma proximidade aí dessa coisa de Rage
bait fake News que a gente vai falar um pouco mais paraa frente também mas hoje em dia tem tanta informação e tanta coisa circulando e tantas redes sociais diferentes que que hoje até jovens caem em fake News e né e no raz bait no geral eu mesmo e Lucas várias vezes a gente Comenta uma coisa você viu tal coisa não sei qu e depois eu descubro meu Deus quando eu pesquiso o que eu falei eu falo meu Deus gente isso não tá acontecendo Eu vi tanto vídeo falando disso que eu levei aquilo como uma verdade
praticamente e gente querendo ou não nós somos jovens Você tá entendendo que loucura é e eu acho que também que tem uma coisa de que cara enquanto eu tô no meu momento de diversão eu não quero ficar pesquisando sobre o conteúdo até porque no tiktok Você consome sei lá do conteúdos por dia imagina ter que pesquisar sobre tudo isso pois é mas aí é complicado porque levar tudo como fato é é mais complexo porque às vezes passa desinformação Vocês estão entendendo a complexidade o quão profundo é esse buraco do R bait é E aí também
é uma questão que muita gente às vezes fica culpando os as pessoas que criam mas eu acho que o tiktok já é uma plataforma que incentiva isso porque se você faz isso você cresce então querendo ou não não é sobre culpar o jogador é sobre culpar o jogo em si exatamente E aí gente é uma bola de neve muitas pessoas compartilham o vídeo às vezes sem assistir ele inteiro outras pessoas pegam esse vídeo recortam o tiram de contexto e a coisa às vezes vai realmente tomando uma proporção bizarra chega até o ponto de né chegar
até essas pessoas maldosas que realmente o intuito delas é causar com aquele conteúdo e a gente tem exemplos muito próximos de pessoas até aqui no Brasil que né foram tiradas aí de contexto em situações que claramente eram uma zoeira Como foi o caso do matando Mateus agrito que inclusive são amigos amam eles que fizeram uma música sátira sobre a as kapt Girls que era uma coisa que estava muito viralizada no Twitter as cpto Girls acho que vocês sabem as meninas que mostram os furtinho ali no Twitter e eles fizeram uma música sátira sobre isso o
Mateus fez um vídeo né como se fosse ali um pai preocupado mas a própria audiência dele entende que aquilo é maz zoeira conhece ele sabe que ele não é pai né de crianças e entendeu aquilo como um vídeo satírico né mas o vídeo estourou a bolha do Mateus saiu as pessoas tiraram aquele vídeo do contexto que ele tava inserido que era um perfil de zoeira onde as pessoas sabiam que eles não eram pais tiraram desse contexto e levaram aquele vídeo como uma verdade absoluta pessoas falando olha que absurdo que estão colocando as crianças para escutar
um vídeo sobre meninas cleptomanas incentivando as meninas a serem clepto Girls e roubarem as coisinhas na loja e claramente era um vídeo de humor porque foi postado em um perfil de humor onde todas as pessoas que acompanham esse perfil sabem que eles nem pais eram eu inclusive já reagi a esse vídeo eu acho que eu junto com as mail se vocês quiserem assistar aqui no canal também a gente comentando sobre essa questão aí das clept Girls e é e como sai estourou na toda as bolhas esse vídeo do Mateus mas só para vocês entenderem como
Às vezes o Rage bait é uma coisa feita que não necessariamente é intencional você faz para dentro da sua bolha uma piada e uma pessoa que é de outra bolha Pega aquele vídeo tira de contexto e vem uma onda de ódio ou seja o Rage bait faz com que outros conteúdos que não são Rage bait caiam nessa teia doida aí e comecem a receber uma quantidade de ódio absurda mas no vídeo do Mateus especificamente Eu acho que só gerou R bait Porque alguns perfis começaram a reagir o umu ponto que eu tenho é se eu
estou consumindo eu não quero pesquisar mas se eu vou reagir ao vídeo de alguém eu tenho sim obrigação de minimamente tentar entender o contexto daquele vídeo porque senão eu estou propagando desinformação pro meu público aí eu acho que é uma falta de responsabilidade de quem de quem fez react também sim eu acho Exatamente isso a questão por isso que às vezes vocês pedem para eu reagir a alguma coisa que ainda não não caminhou e eu espero para reagir porque algumas coisas eu sinto que eu não tenho todas as informações necessárias para comentar sobre aquilo sabe
é óbvio às vezes todo mundo falando sobre um assunto o assunto Tá quente daria muita visualização mas é importante a gente esperar Porque neste caso aqui do Mateus foi literalmente as pessoas não informarem contexto sabe contexto para compartilhar aquele vídeo é exatamente isso a falta de informação faz com que as coisas elas escalon quem também ama ama assim adora usar Rage bait nos conteúdos são os coachs tá inclusive eles são os reis de fazer isso coach de tudo quanto é tipo ama de bait eles ficam fazendo uns vídeos sobre o que pode e o que
não pode fazer Ah isso é Breg isso não é ah porque você para ser uma boa esposa tem que fazer x YZ Ah porque você para trabalhar tem que trabalha enquanto Eles dormem fica criando um mão de regra e a galera fica com ódio e comenta nesses vídeos dando ódio e gera engajamento para essa galera é sempre assim um exemplo por exemplo é o thalis Gomes Ele é um empresário que ele sempre deu palestras aí nessa vibe meio Coach Até que em um momento ele postou esse Stories aqui que tá aparecendo aí na tela que
ele escreveu assim Deus me livre de mulher seou falando que né Deus me livre Liv mulher seou e aí meus amores ele escreveu esse textão aí salvo raras exões escreveu um textão mas botou essa frase em destaque né Deus me livre de mulher seou o sentido ali né que ele tava que ele disse que ele tava querendo dizer é que ele não se casaria com uma mulher seou mas é isso uma frase solta ali amor a galera começa a entender e tirar as suas próprias conclusões Até porque não ficou muito claro de fato mas mesmo
se fosse não me caso com mulher siol também é problemático exatamente não tem não tem como Minimizar isso mas aí vamos lá a questão é que essa história Saiu tanto estourou tanto a bolha que chegou um ponto que ele teve que renunciar ao cargo dele e pmen quem assumiu e pegou o cargo dele foi quem uma mulher cara gente isso cinema absoluto cinema tá isso aí para mim não tem palavras para mensurar o plot que aconteceu nessa história e nesse meio de influenciador e criador de conteúdo também é importante a gente mencionar a gente já
falou isso em outros vídeos também vocês sabem que vários criadores de conteúdo Eles pagam páginas de fofoca para que terem o nome noticiado ali de várias maneiras diferentes né supostamente sup isso acontece né a gente sabe que acontece mas enfim supostamente acontece bastante e aí o que acontece é que essas pessoas Parece que elas gostam só quando elas comandam a narrativa né quando elas sabem o que vai sair quando elas conseguem controlar as notícias só que elas usam tanto dessa técnica que várias vezes as pessoas começam a ter ranço e ódio por outras coisas e
começam a fazer outros tipos de comentário e aí você vê que essa galera geralmente não segura Então parece que eles só conseguem ficar de boa quando eles controlam a narrativa E os comentários e as notícias que saem sobre eles e quando a coisa toma outra proporção eles não aguentam então assim pô você usa de uma ferramenta que é Rage bait para poder fazer as pessoas comentarem ficarem com raiva quando você sabe que é o que você queria fazer quando sai um pouco do contexto você fica com ódio fica com raiva aí também é complicado você
só queer a parte boa do jogo aí não dá né Eu acho que é importante as pessoas entenderem se elas normalizam o público de fazer esse comentário de ódios para ela o público vai fazer em qualquer situação exatamente ele vai enxergar isso de várias maneiras diferentes então é muito complicado e a real gente é que na internet é muito mais fácil você fazer as pessoas odiarem você do que você fazer as pessoas gostarem de você é muito mais fácil porque as pessoas engajam que nem a gente falou muito mais em conteúdos que elas não gostam
do que os conteúdos que elas curtem e acho que a gente tem que pensar muito sobre questão de intenção porque várias vezes os criadores falam ai eu não acredito que isso aconteceu Ah eu não acredito que isso saiu ah eu não acredito que isso vazou por exemplo reality shows aí que às vezes saem gente um Reality Show ele é editado se uma pessoa falou uma coisa absurda dentro de um Reality Show aquilo poderia ter sido cortado se aquilo não foi cortado Era óbvio que o intuito era fazer as pessoas sentirem algum tipo de indignação porque
se um programa é editado e isso entra no ar é porque as pessoas sabiam que isso é gerar discussão então assim fiquem atentos nessas coisas Sabe de o que que é proposital ou não porque tudo que tá na internet é intencional a pessoa ela escolheu postar aquilo ela escolheu tirando você tá numa Live e Acontece uma catástrofe sei lá acontece alguma coisa ao vivo é mais complicado mas um programa que é editado ou um Reality que é editado as coisas elas são intencionais elas são elas elas foram selecionadas para estar ali ou por exemplo a
mãe da pessoa falando num programa de tv sobre uma treta foi editado foi intencional aqui aí gera uma polêmica obviamente isso foi proposital obviamente era para acontecer o que acontece era paraas pessoas falarem sobre aquilo saindo um pouco desse lance dos influenciadores a gente também percebe que o Rage beiten é usado em questão política isso aí gente esse negócio que vocês vem as influenciadoras fazendo que parece que é para ritar é usado muitas vezes na política como cortina de fumaça como por exemplo a a PEC do aborto sendo discutida na mesma época da PEC da
escala 6 por1 A ideia é justamente criar uma cortina de fumaça de alguns assuntos que claramente não vão pra frente mas que geram ali polêmica para poder encobrir algum assunto que de fato poderia dar em algum lugar e poderia né resolver alguns problemas ali da sociedade principalmente da parcela mais pobre da população e vocês veem que isso passou em datas muito próximas propó da redução da jornada de trabalho e fim da escala 6 por um gera debate no planá da câmara E aí ó ccj prova admissibilidade de proposta que garante direito à Vida para fet
emé de aborto legal inclusive o cientista político americano Jared Wesley da Universidade de Alberta ele declarou que em 2022 o uso da tática aí de Rage Farming tava aumentando aí com políticos de extrema direita usando técnicas aí de abre aspas como ele mesmo falou teorias da conspiração e desinformação Ou seja a famigerada fake News A medida que os políticos aumentam aí o Rage Farming contra os oponentes deles eles acabam atraindo mais seguidores online né quando eles acabam atacando aí os os oponentes ideológicos e políticos assim eles atraem cada vez mais seguidores mais gente com raiva
e com ódio do outro lado e mais gente propagando muitas das vezes na maioria das vezes desinformação e Mentiras com o único intuito de propagar ódio esse Jared Wesley ele cita inclusive que aqueles envolvidos no rid Farming combinam meias verdades com mentiras descaradas então eles pegam uma coisa que é mais ou menos uma verdade parcialmente uma verdade Enfim uma grande feins uma mentira absurda para fazer a galera ficar com ódio no coração e por que que eu tô falando isso gente para vocês entenderem que o buraco é é muito mais embaixo do que só pessoas
públicas ou influenciadores usando do Rage bait para conseguir visualizações e aumentar o engajamento isso é muito mais profundo e complexo do que isso a verdade é que a gente tá sendo na maioria das vezes usado como massa de manobra para poder entregar exatamente aquilo que essas pessoas ou até os políticos querem que é engajar comentar fazer comentários de ódio em volta de uma coisa em vez da gente simplesmente ignorar ver um conteúdo que a gente gosta e botar não que a gente não gosta e botar não interessado pular aquilo cada comentário que a pessoa deixa
num vídeo que irrita ela cada compartilhamento que a pessoa faz falando amigo olha isso que absurdo cada vez que você faz isso dentro de um conteúdo da própria pessoa porque por isso que eu abri o parêntese sobre pessoas que comentam sobre algumas polêmicas isso que a gente tá falando por exemplo a gente deu vários exemplos de Rage Band a gente comentou sobre isso a gente tá criando uma discussão sobre algum tema isso eu acho muito válido conversar sobre as coisas debater sobre problemas debater sobre questões problemáticas ou ações problemáticas das pessoas é muito legal porque
a gente gera discussões a gente consegue evoluir até como sociedade isso é muito [ __ ] o problema é você Eng os conteúdos destas pessoas que estão fazendo isso com o único intuito de conseguir o seu engajamento Elas não querem fazer você pensar Elas não querem criar uma discussão elas querem simplesmente alienar e fazer vocês ficarem com raiva ou rancinho delas para engajar cada vez mais nos conteúdos delas hoje em dia gente visualização não é só mais influência não é só mais tornar uma pessoa conhecida é dinheiro viu é dinheiro influência é dinheiro essas pessoas
elas não tão preocupadas se você tá mandando elas tomarem no no no nos conteúdos delas ou se vocês estão falando linda diva amei as pessoas não estão preocupadas com isso elas estão preocupadas em aumentar o alcance se é um alcance bom ou ruim não importa Então eu acho que a melhor coisa que a gente pode fazer como audiência que é uma coisa que eu faço muito é eu sempre procuro me informar sobre páginas que eu confio ou sobre criadores de conteúdo que eu confio a gente vê muitos tiktokers e muita gente no tiktok ou até
aqui no YouTube produzindo conteúdos muito legais inclusive trazendo notícias né apontando coisas bizarras que acontecem na internet mas aí vocês estão criando discussões vocês estão debatendo sobre alguma coisa e isso é muito interessante porque faz a gente crescer como eu falei como pessoa e como sociedade agora engajar esses criadores que fazem isso engajar e não são só as pessoas que eu dei o exemplo aqui ou exclusivamente essas pessoas que eu dei o exemplo aqui isso acontece muito na internet e Vale lembrar também gente que eu dei alguns exemplos aqui de coisas que podem ser Rage
bait mas é óbvio que eu não tenho como garantir para você que todas essas coisas foram feitas para gerar ódio mas quando você vê isso acontecendo com uma certa frequência é muito Provável que seja então é só você fazer uma análise básica e um se você fizer uma pesquisa de 5 minutos e né ouvindo aqui também tudo que eu falei sobre Rage bit em pesqu pesquisando mais sobre pessoas que falam sobre isso você vê que realmente é uma coisa recorrente então o meu conselho para você é vi um conteúdo que você não gosta ignora aquele
conteúdo vi um conteúdo que não vai fazer você refletir sobre nada vi um conteúdo que o único intuito era fazer você ficar com raiva se você viu um conteúdo Você ficou com ódio daquele conteúdo passa aquele conteúdo não interaja com aquele conteúdo ou se possível até coloca não interessado no tiktok para você ensinar o seu algoritmo que aquele conteúdo não é para você e também se reeducar se você gosta de um conteúdo se você gosta de um criador curta comp compartilhe comente no vídeo de quem você gosta eu sei que às vezes parece mais do
mesmo mas isso ajuda muito um criador gente qualquer coisa que você comentar qualquer interação que você tiver com o vídeo que você gosta ajuda ao ao algoritmo entregar mais daquele vídeo e ajuda você também a receber coisas muito mais divertidas para você a intenção desse vídeo é alertar vocês sobre essas questões do Rage bait fazer vocês né refletirem sobre o que que pode ser Rage bait ou não e é muito louco porque muitas vezes eu caí nessas situações ou cair em vídeos de pessoas que praticavam isso e eu não entendia que o que eu tava
que eu tava caindo em uma grande arapuca sabe eu não entendia como isso funcionava E como isso Isso batia em mim tem uma frase muito famosa americana né mas que em tradução em português é parem de fazer pessoas estúpidas famosas e para mim é exatamente isso a gente precisa parar de fazer gente idiota famosa a gente precisa parar de fazer gente desesperada por atenção famosa Eu acho que o poder tá nas nossas mãos a gente engaja e a gente levanta quem a gente quer então vamos refletir sobre Que tipos de Criadores a gente tá aplaudindo
e que tipos de Criadores a gente deveria repensar na hora da gente e seguir ou se inspirar tenha um senso crítico e percebam que essas pessoas estão usando a sua revolta para colocar cada vez mais dinheiro no bolso tá então Enquanto vocês estão aí cheio de raiva no coração passou o vídeo ficar ah espumando de ódio O povo tá lá viajando e comprando bolsa extremamente cara com a sua visualização enfim é isso espero que tenham gostado desse vídeo Um beijo e aguardo vocês no próximo vídeo tchau se puder engajar nesse vídeo Se vocês gostaram ajuda
ajuda o criador tá é isso beijo tchau