E aí Chico tudo bom o seguinte queria pegar um domin 400 só que tô muito em dúvida sobre assim preocupações né de tá pegando aí uma moto fora do do padrão vamos dizer assim das binárias E aí coloquei na cabeça que era moto já fiz aqui um teste R sou aqui de Recife né Tem uma unidade da bagem aqui perto de mim então sim e me preocupa muito em pegar essa moto são duas coisas principais que é uma coisa que todo mundo fala por uma boca só que primeira disponibilidade de peças inclusive recentemente no seu canal tem saído muitos vídeos aí sobre a falta de peças da bajaj e também a questão do do da revenda dela né então assim tô realmente na dúvida do se vale a pena pegar moto se não vale como é que vai ser assim o uma previsão pro futuro dela e é isso tio queria um direcionamento seu o que que o senhor acha realmente eu tô majoritariamente em dúvida entre a Twister e a dominar tá E é isso queria por mim eu dominar ganhei meu coração sabe pegaria Ronda mais pela segurança de ter peças praticamente a pronta entrega em qualquer lugar e mas eu dominar assim seria uma aposta que eu estaria disposto a fazer sabe um um voto de confiança digamos assim mas é isso tio aguarda o seu retorno Mateus Um beijo de fato é um voto de confiança na bajad né ainda mais dominar 250 com uma moto nova no mercado mas eu vejo uma moto que é equivalente a cb300f só que bem mais barata então a gente tá falando aí de uma moto R 7. 000 mais barata do que uma cb300f R 7. 000 você faz muita coisa por 2 anos R 7.
000 você paga o imposto paga as as manutenções paga o seguro e ainda você paga o do ano de 2026 é muita coisa agora e eu vou só contestar duas coisas primeiro você diz que cb300f você acha a peça em qualquer lugar não é assim você acha a peça mais facilmente do que a badad mas não é em qualquer lugar dependendo da peça Você vai esperar tem vários relatos aqui de pessoas que tem CB300 f e que peça original genuína porque você tá em garantia lembre-se disso tá vai comprar moto zero é garantia amiguinho você não pode botar peça paralela você tem que botar peça zero peça nova porque senão você perde a garantia então vendo nessa linha algumas peças você vai ter que esperar tá badad Tá pior do que Honda mas em algumas peças você vai ter que esperar já Outro ponto que é um ponto mais crítico que é o que todo brasileiro ele compra moto pensando na na liquidez da moto né ele pensa já ele compra a moto pensando na revenda porque eu sei é um país de de baixo eh baixo poder aquisitivo as pessoas têm muita dificuldade Mas isso não justifica achar que moto é investimento moto é passivo todo mundo que compra moto todo mundo que compra carro tem que saber que vai perder dinheiro não tem como ganhar comprar uma moto dizendo que vai ganhar dinheiro a não ser que seja ferramenta de trabalho é motorista de Uber é piloto de de de entrega de de motoboy moto taxista beleza é ferramenta de trabalho tem que tratar aquele veículo como ferramenta de trabalho quanto tempo dura um veículo ferramenta de trabalho 2 anos em média Ou seja você vai comprar a moto sabendo que você vai rodar da [ __ ] durante o dia e vai vender em do anos esse é o ponto é uma ferramenta mas lembre-se ferramenta de trabalho a manutenção é constante e Em Curto Prazo né o intervalo de manutenção de uma ferramenta de trabalho é menor do que de um usuário de deslocamento que tem veículo para diversão deslocamento é diferente então aí sim a gente lida Como investimento e ferramenta em ferramenta de trabalho mas se é um um veículo de deslocamento e lazer cara não faz sentido nenhum pensar em revenda ao meu ver é o meu ponto de vista eu não compro veículo pensando em revenda eu compro para usar Eu Não Sou revendedor eu compro eu uso eu faço valer o meu dinheiro e tendo consciência que eu vou perder dinheiro nessa aquisição porque cada movimento de compra que você faz você paga imposto paga não tem para onde correr cada moto que você troca você tá pagando imposto você tá perdendo dinheiro cada movimentação dessa você tá pagando imposto você paga um pouquinho que já vai tirando a moto ela deprecia no decorrer dos anos em raríssimas exceções valoriza mas quando a gente tá falando dessas motos é depreciar comprou a moto ela vai diminuir o valor então não existe como você ter aí uma vantagem Lembrando que eu não estou falando de uso para trabalho tô falando de uso deslocamento e lazer trabalho que eu tô falando é moto Uber moto taxi motoboy entregador é uma galera que tem aí um tempo específico para rodar com essas motos 2 anos o cara que roda 300 km por dia 200 km por dia ele vai rodar no máximo do anos com essa moto e vai passar porque aí sim ele pode perder muito mais ia demais a moto a moto vai est com alta quilometragem tem gente que não entende isso então quem quer comprar moto pensando na revenda minha dica dica de ouro hein anota aí não compre veículo aplica compra imóvel compra terreno tá valendo muito mais a pena você deixar o dinheiro aplicado porque aí rende taxa Seli lá em cima vai bater 15% hein Agora em março vai subir para 15% fácil fácil Março Abril 15% Ó você deixa o dinheiro lá um ano dois vai render 15% vai render F compra um terreno vai render o terreno ele valoriza muito mais compra o imóvel valoriza muito mais moto deprecia moto você gasta com imposto gasta com manutenção em garantia ou manutenção preventiva gasta com combustível já parou para pensar e seguro Olha quantas coisas você gasta Ah mas e imóvel tem IPTU mas o imóvel valoriza terreno tem tem IPTU também e mas o terreno valoriza a não ser que você tenha um azar tremendo de comprar um terreno numa localização que tem aí algumas situações a que tá a gente tá passando pelo Brasil e que você tenha a infelicidade de comprou o terreno numa situação aí de um local de risco aí você perdeu dinheiro mas é muito difícil isso acontecer dependendo da sua escolha do terreno não é impossível mas geralmente terreno imóvel você tem valorização então gente vamos parar de pensar dessa forma comprem a moto comprem o veículo na consciência de que vocês estão gastando não investindo compre para usar e aí você seguindo aquela premissa de que moto é proposta Pegou a moto de acordo com a sua proposta Qual é a proposta deslocamento pro trabalho então vou comprar uma moto racional deslocamento pro trabalho e lazer final de semana tá bom então vou ter que pegar uma moto aí que eu possa gastar mais um pouquinho para pegar Rodovia moto de lazer vai me tirar sorriso pronto legal você vai gastar mais em todos os aspectos porque moto para lazer para tirar sorriso para ir pra Rodovia e fazer a gente sorrir custa mais caro é mais cara de manter tem um seguro mais caro consome mais combustível tá disposto tá bom é lazer vai perder dinheiro agora ficar sempre nessa Ah eu preciso de uma moto que eu tenha bom valor de revenda Então você só vai comprar Honda amigo porque Honda é a maior montadora do Brasil Honda que vende mais moto Então você só vai comprar Honda porque as motos mais valorizadas na revenda são Honda de baixa cilindrada porque moto que não quer ver uma moto que não perde valor de mercado Harley Davidson difícil uma Harley perder mercado valor de mercado Olha tem Harley aí de 10 anos que não perdeu o valor de mercado Harley de 10 anos que você não compra uma Harley por menos de R 40. 000 com 10 anos de uso só você compra mais velha e com problemas mas uma Harley operacional com 10 anos de uso R 40.