choraram e cada um rasgando o seu manto, lançava pó ao ar sobre a cabeça. Sentaram-se com ele na terra sete dias e sete noites, e nenhum lhes dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande. E aqui nós vamos começar a observar a revolta e a amargura de Jó na busca por respostas. Então essa é a primeira verdade. Ele estava revoltado e amargurado, procurando respostas, pensando por quê? Por que tudo isso está acontecendo isso na mente dele. É até difícil de nós imaginarmos, porque nós somos seres modernos. Então, imaginar sete dias e sete
noites sentado nas cinzas, sofrendo de dor, não entra às vezes na nossa cabeça, mas era muito comum do povo antigo e do povo do Oriente. Eles choravam vários dias pelos seus mortos. Então eles tinham uma prática mais longa de lamento. E aqui certamente Jó estava conversando com Deus, estava perguntando para Deus, questionando o Senhor. E a gente vê isso baseado em outros textos que vamos ler daqui a pouco. Então, Jó, sete dias e sete noites sentado nas cisas, calado. Os três amigos chegaram, choraram, viram a desgraça que aconteceu com Jó. Lembre-se, esses três amigos eram
homens bem-sucedidos também. Eles ouviram falar: "Jó tá numa situação muito difícil, vamos visitá-lo, vamos ver o que aconteceu, se é verdade mesmo tudo que dizem, porque é é quase que inacreditável que aconteceu com Jó." E de longe eles não reconheceram. Viram um homem que era próspero, família grande, um homem que ajudava e aconselhava as pessoas de boa saúde e agora estava sentado nas cinzas, cheio de feridas e imensa dor. Reação deles foi também de lamento, de tristeza, beirando o desespero. Rasgar o manto significa rasgar o coração. Eles começaram a sofrer também com ele e se
identificaram com Jó nesse momento. Muitas questões devem ter surgido ali na mente de Jó. E nós que estamos lendo o livro perguntamos: "Por que Jó estava se questionando se outrora ele disse: "No saí do ventre de minha mãe, no voltarei? Bendito seja o nome do Senhor. Se eu recebi o bem de Deus, eu também não vou receber o mal. Então, Jó em tudo isso não pecou. Mas, irmãos, nós somos seres humanos, pecadores. E no meio do sofrimento, o Senhor sabe das nossas fraquezas e dificuldades. E Jó passou por isso sim. Mas não esqueça, no final
do livro diz que Jó, em tudo isto, ele não pecou. No capítulo 3 do livro de Jó, olha o que diz o verso 1. Depois disto, depois de sete dias e sete noites, em silêncio, Jó sofrendo de dor, e os amigos com ele também calados ali ao redor dele, talvez chorando em muitos momentos. Veja que era uma cena desesperadora. Depois disto, passou Jó a falar e amaldiçoou o dia, o seu dia natalício. Disse Jó, pereça o dia em que nasci e a noite em que se disse foi concebido um homem. E aqui ele começa a
expressar sua revolta e amargura. Perdão. Ele não queria ter nascido. Por quê? porque ele não queria passar por esse sofrimento. Todo capítulo três, nós não vamos ler tudo, mas todo o capítulo 3 trata de Jó amaldiçoando o dia do seu nascimento. Esse amaldiçoar o dia é como se ele estivesse querendo evitar aquele sofrimento. Ele não queria passar por aquilo, estava muito difícil. Veja que era muita dor. E então ali ele comete, ele fala essas palavras de alguém que está sofrendo imensa dor. É isso que nós temos que refletir. Ao passar por imensa dor, imenso sofrimento,
nós, seres humanos, às vezes pensamos coisas que não devemos pensar. Foi o caso de Jó aqui. Então, a esposa de Jó poderia muito bem dizer para ele: "Agora, tu falas como um doido, acabou de bendizer a Deus e amaldiçoa o dia do seu nascimento como pode? Mas não apedreje Jó ainda. Afinal de contas, ele é um ser humano, está passando por um trauma terrível e os amigos dele chegaram ali para apoiar. O silêncio de Jó foi um tempo de meditação, foi um tempo onde ele refletiu e muito provavelmente ele ficou conversando com Deus sobre a
sua vida. S dias em silêncio, ele levantou perguntas sem respostas, né? Ele perguntou muitas coisas a Deus e não houve uma resposta na mente de alguém que estava emocionalmente devastado. Sete dias orando, tentando entender. Foram sete dias em silêncio para fazer uma varredura completa na sua vida. Onde eu pequei? Onde eu errei? Que pecado tão grave foi esse? Gente lê nos discursos de Jó que ele fez aliança com os olhos dele para não olhar de modo pecaminoso para uma mulher. Olha que homem íntegro. Provavelmente ele devia estar pensando onde eu errei na minha vida. um
homem correto, temente a Deus, sete dias em silêncio para rever cada pecado cometido nos atos mais íntimos do seu coração. E ele estava ali se avaliando. Os amigos de Jó, então eles chegaram para confortar a Jó, pensando nos amigos de Jó. Ele faz, quem era? Ele faz, parece o mais equilibrado. Ele era meio que um erudito. O discurso dele mostra essa ideia. Já no capítulo 4ro, alguém que demonstra muito conhecimento sobre Jó e sobre os ensinamentos do próprio Jó. Ele conhecia muito bem a vida de Jó, o impacto das palavras de Jó na vida das
pessoas. Quando você observa Jó, capítulo 4 verso 1 e 2, Jó ajudava as pessoas, aconselhava as pessoas. Era um homem que tinha riqueza, mas que estava sempre cuidando das pessoas. E a ideia do discurso de Elifaz lá na frente é como você aconselhou tantas pessoas e ajudou tantas pessoas. E agora, Jó, você não consegue seguir o mesmo conselho que você deu. Entende? Ele faz, joga isso na cara de Jó. Bildade, ele era um estrangeiro. Quando falou com Jó pela primeira vez, ele demonstrou a mesma visão de Elifaz. Muito provavelmente Bildade era um discípulo de Elifaz
e seguia os ensinamentos de Elifaz. E Zofar. Zofá é o menos sensível de todos os três amigos. Zofá ele era mais agressivo. E então ele diz até em Jó capítulo 11 verso 3, verso 1, Jó 11:1 diz assim: "Então respondeu Zofá o Naamatita: Porventura não se dará resposta a esse palavrório? Ele já vai indignado, né, os discursos ali entre os amigos de Jó e Jó. Jó rebatendo os amigos, o acusando de algum pecado. E a Esofá diz: "Acaso tem razão o tagarela? Será o caso de as tuas parolas fazerem calar os homens e zombarás tu
sem que ninguém te envergonhe?" Então ele foi muito duro, pegou pesado com Jó naquele momento. Os amigos estavam a consolá-lo. Mas por que será que eles foram assim? trataram Jó desta forma, em vez de consolo, muitas acusações, tentando levar Jó a reconhecer algum tipo de pecado. O fato é que Jó estava numa revolta e amargura muito grande naquele momento. Por quê? Ele buscava respostas. A revolta e amargura por não ter respostas. Talvez você passe por um sofrimento grande, uma decepção, uma perda e você fica perguntando: "Por que, Senhor, o que foi que eu fiz? Por
que receber esse sofrimento?" Irmãos, assim como Jó, nesse momento, nós não temos essas respostas específicas e Deus não quer nos dar estas respostas, a não ser as que estão na Bíblia Sagrada, a de que a integridade é maior do que o nosso sofrimento. de que o Senhor Jesus, o nosso mestre, ele também sofreu para fazer a vontade de Deus e para glorificar o nome do Senhor. E Jesus não sofreu por ele mesmo, porque ele é Deus. Ele nem precisava vir morrer numa cruz pelos pecadores. Jesus sofreu por nós. E o que que ele ganhou? Ele
simplesmente ganhou o fazer a vontade do Pai, o agradar o Pai, o glorificar o Pai. Isso foi o que Jesus ganhou. Percebe? Adorar a Deus e glorificar a Deus, irmãos, é maior do que tudo e até do que a nossa própria vida. Eu sei que é fácil falar, é difícil viver, mas o nosso objetivo aqui é na nossa peregrinação nesta terra aprendermos a viver nessa perspectiva, porque nós fomos salvos das trevas do pecado para glorificar a Deus com a nossa vida. Todo crente em Jesus tem que viver para entregar sua vida plenamente ao Senhor Jesus
Cristo. Prendemos aqui também com os amigos de Jó que a maioria das pessoas elas se dispõe a nos ajudar, nos consolar nos sofrimentos, mas muitas, muitos dos nossos irmãos queridos não estão preparados para confortar e para consolar. Eles começaram bem. Os amigos de Jó ficaram em silêncio, chorando com ele. Talvez se eles continuassem assim, seria a melhor ajuda que eles teriam dado. Mas infelizmente eles foram por um caminho estranho que nós vamos observar no decorrer dos versículos que vamos ler. Primeira verdade, a revolta e amargura na busca por respostas. não queira buscar as respostas, porque
nós não vamos ter essas respostas. Talvez na glória, se Deus quiser nos dar, nós temos que entender o que Deus quer para nós quando passamos por sofrimentos. E o que é? A integridade é maior do que tudo. Integridade é você ser reto, obediente a Deus, é não blasfemar, é dar glórias ao Senhor, é permanecer firme na fé, apesar do sofrimento. Segunda verdade, a soberania de Deus é a cura para a incerteza do sofrimento. Queremos respostas, queremos saber por estamos sofrendo. O que é que vai resolver isso? A soberania de Deus. Irmãos, essa é uma das
doutrinas mais belas da Escritura, mais importantes da Escritura. E quando você entende bem, não só entende, mas aceita e vive debaixo da soberania do Senhor, você se torna poderoso no bom sentido da palavra. Você se torna um crente poderoso, porque você entende que nada de mal vai chegar até você, a não ser que Deus queira. Nada de mal vai chegar a você, a não ser que Deus permita que chegue algo de mal. Você vai perceber que o Deus todo- poderoso, criador do céu e da terra, ele está do seu lado. Porque Jesus fez uma aliança
com você, a nova aliança ao morrer na cruz pelos nossos pecados. E você vai poder viver em tranquilidade de vida. Não vai precisar ter medos, ansiedades e outros tipos de sofrimento. Não precisa. Às vezes a gente tem mesmo. Por quê? Porque nós somos frágeis. Mas olha, não precisa. Por quê? Porque o Senhor que é soberano sobre tudo e que tem o controle de todas as coisas, ele é por nós. O nosso Deus é gracioso, é bondoso, é maravilhoso e ele enviou Jesus para dar a vida dele por nós crentes no Senhor Jesus Cristo. Então, soberania
de Deus é a cura para a incerteza do sofrimento. Nós lemos Jó do versículo 1 até o versículo 4, não é? Diz aí o verso 4ro, Jó capítulo 3, verso 4. Converta-se aquele dia em trevas e Deus lá de cima não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz. O capítulo 3, Jó está amaldiçoando o dia do seu nascimento, porque ele tá sofrendo muita dor e ele não queria ter nascido para passar por essa dor. E então passa por um sofrimento prolongado. A partir daqui, Jó está sofrendo bastante e ainda tem os amigos de
Jó ali conversando com ele. Olhe Jó capítulo 7 verso 11. Jó, capítulo 7 verso 11 diz assim: "Vamos vero longo do livro de Jó para compreender o que está acontecendo." Nós vimos os dois testes, Jó capítulo 1 e Jó capítulo 2. E agora estamos vendo os discursos de Jó e dos seus três amigos. Lembre-se, eles estão sentados ali no chão, Jó nas cinzas. E esse diálogo está acontecendo nesse cenário. Jó raspando suas feridas com aquele caco de telha. Olhe Jó 7:11. Por isso não reprimirei a boca. Falarei na angústia do meu espírito. Queixar-me eii na
amargura da minha alma. Então veja que ele está um tanto revoltado, tá se querendo se queixar, se queixando do seu sofrimento. E olha o verso 20. Jó, capítulo 7 verso 20. Se pequei, que mal te fiz a ti, ó espreitador dos homens? Você sabe quem é o espreitador dos homens aqui? É Deus. Jó está dizendo que Deus é o espreitador dos homens. Porque Jó entende que Deus é soberano e que se ele está sofrendo é porque Deus quis. E nesse sentido ele está certo. Aí ainda no verso 20, por que fizeste de mim um alvo
para ti, para que a mim mesmo me seja pesado? Jó se viu como um alvo do poder de Deus. É certo que foi Deus quem quis, mas quem atingiu a saúde de Jó foi Satanás. Satanás recebeu a permissão do Senhor para mexer na saúde de Jó. Obviamente Deus tem um propósito com isso. Claro, Deus não fez isso por maldade, de modo nenhum. Deus é puro amor, pura bondade. Mas Jó não sabia dos diálogos do capítulo um e do capítulo dois. Ele não sabia. Então ele disse: "Por que eu virei alvo do Senhor?" Então ele estava
bem triste, um tanto rebelde e até ressentido. E então, por conta dessas falas de Jó ao longo do livro, a retidão de Jó ela é confrontada. Por existe dentro da Escritura, por que que a retidão de Jó foi confrontada? Existe dentro da escritura, principalmente na lei de Moisés, mas antes da lei, um tema chamado o princípio da retribuição. O que significa isso? Se você obedece a lei do Senhor, você é abençoado. Se você não obedece a lei do Senhor, você será amaldiçoado. Isso está muito claro em Levítico, capítulo 26 e Deuteronômio, capítulo 28. Por sinal,
em Deuteronômio é apresentado o castigo do cativeiro. Se o povo de Israel não obedecer a lei do Senhor. Óbvio que não se está tratando na lei de Moisés sobre salvação. Ali se está tratando de santificação. Se você é um crente em Jesus e obedece a Deus, o resultado é bênção. Bem, e isso tá na Bíblia e é isso mesmo, né? O resultado é bênção. A gente vê isso lá em Gálatas 6:7. De Deus não se zomba. Aquilo que o homem semear, isso também se fará. Se ele semear coisas boas, vai receber a bênção de Deus.
se semear coisas estranhas, o Senhor vai pesar a mão. Então, isso é verdade. Esse princípio existe e Deus abençoa seus filhos obedientes. No entanto, não significa que o Senhor não pode agir de modo diferente na vida dos seus servos. Claro que pode. O princípio da retribuição que está na palavra de Deus é uma norma geral. O que acontece com Jó é uma exceção. Um irmão aqui está passando por um grande problema, grande dificuldade, uma perda financeira, uma doença terrível. Aí vem na sua mente, é porque ele pecou. A gente não pode fazer isso porque a
gente não é Deus. A gente não sabe se Deus está julgando aquela pessoa por conta de um pecado. E o juízo é este sofrimento. Nós não podemos fazer isso. Nós não sabemos o querer de Deus. para essa pessoa, entende? Esse foi o grande erro dos amigos de Jó. Eles olharam para Jó e já julgaram. Jó está nesse sofrimento todo porque ele pecou. Jó, confesse o seu pecado, rapaz. Se você confessar o seu pecado e pedir perdão a Deus, Deus vai lhe perdoar e você vai sair desse sofrimento. Esse era o conselho dos amigos de Jó.
E esse foi o erro, porque eles acharam que podiam falar por Deus. Irmãos, nós temos que ter muito cuidado com isso, de dizer o que é a vontade de Deus. Porque a vontade de Deus, ela está revelada na Bíblia Sagrada. Fora da Bíblia, eu não sei o que é a vontade de Deus. Eu só sei o que Deus revelou na Bíblia. O fora disso são os decretos do Senhor que Deus realiza e acontecem a cada momento da nossa vida. Por exemplo, se você tá aqui hoje à noite, foi vontade de Deus, óbvio, porque aconteceu. Tudo
que acontece desse segundo para trás foi a vontade de Deus. E do minuto que vem paraa frente, eu não sei, eu não tenho como prever, eu não tenho como saber. Não dá, entende? Não é possível. E os amigos de Jó cometeram esse grande erro, tentando colocar Deus numa caixinha, tentando regular a vontade de Deus. E eles não pararam para pensar que Jó não cometeu nenhum pecado tão grave para receber tamanho sofrimento. Eles não imaginaram que na verdade eram testes para aperfeiçoar o melhor dos servos da humanidade daquela época, que era Jó, um homem íntegro, reto,
temente a Deus, que se desvia do mal e que no oriente não existia ninguém como ele. Então ele não, ele era pecador certamente, mas era um pecador que confessava o seu pecado. Era um pecador que buscava o Senhor, que sacrificava ao Senhor, oferecendo os sacrifícios que Deus requeria na velha aliança, mas ele não era um pecador obstinado. Entende? Olhe Jó capítulo 4 ainda, verso 3. Jó 4:3 diz assim: "Eis que tens ensinado a muitos". que é o discurso de Elifaz. Eis que tens ensinado a muitos, tens fortalecido mãos fracas, as tuas palavras t sustentado aos
que tropeçavam e os joelhos vacilantes tens fortificado. Então, Jó era um homem que ele aconselhava, que ele fortalecia, que ele ajudava as pessoas a ficar de pé no meio do sofrimento. Era um conselheiro, era um homem de Deus. Mas verso 5, mas agora em chegando a tua vez, tu te enfadas, sendo tu atingido, te perturbas. Porventura, não é o teu temor de Deus aquele em que confias? E a tua esperança, a retidão dos teus caminhos? Eles estavam chamando Jó de hipócrita. aconselhou os outros e não segue o próprio conselho, fortaleceu os outros e agora você
não é forte. Mas, irmãos, nós temos que entender as circunstâncias. O que eles não estavam entendendo era muito sofrimento. Era muito sofrimento. Temos que entender a natureza humana é frágil. E Jó aqui estava numa fragilidade enorme. Não é que ele não tinha fé, não é que ele não cria no Senhor, não é que ele não achava que Deus era soberano, é que ele não tinha forças. Essa é a verdade. E muitas vezes na nossa vida não temos forças. E se você quer ajudar um irmão que passa por sofrimento, não o julgue, né? Não pressuponha que
ele está daquele jeito porque cometeu vários e outros pecados. Nós não sabemos, não somos os juízes, nós somos servos, servos com servos uns dos outros. E devemos ajudar os nossos irmãos a se restaurar no meio dos sofrimentos. Então, veja o verso 7. O verso 7 e 8, Jó capítulo 4 fala desse princípio da retribuição. Lembra-te, acaso já pereceu algum inocente? É o princípio da retribuição. O inocente ele não perece. O justo ele não é abalado. Entende? É isso que ele tá falando aqui. Ele faz. E onde foram os retos destruídos? Segundo eu tenho visto, os
que lavram a iniquidade e semeiam o mal. Isso mesmo, eles cegam. Percebe? Então, ele estava sendo acusado de estar sofrendo por ter cometido grandes e graves pecados e por estar vivendo em pecados. Ainda em Jó capítulo 22 verso 3, diz assim: "Os discursos dos amigos de Jó". Jó 22:3. Ou tenho o todo poderoso interesse em que sejas justo ou algum lucro em que faças perfeitos os teus caminhos? Ou te repreende pelo teu temor de Deus? Ou entra contra ti em juízo, porventura não é grande a tua malícia e sem termo as tuas iniquidades? Olha, eles
vão acusando direto. E Jó, nos discursos dele, ele estava dizendo: "Não, não cometi todos esses pecados que vocês estão dizendo. Não, eu não entendo o que está acontecendo comigo, né? Sou pecador, mas é muito juízo, né, para os pecados cometidos." Jó 32 verso 1. Cessaram aqueles três homens de responder a Jó no tocante ao se ter ele por justo aos seus próprios olhos. Então, os discursos dos amigos de Jó se encerraram aqui no capítulo 32. Teve outro Eliú, que apresentou também a mesma argumentação depois dos três primeiros amigos. E ele continuou enfatizando que Jó, ele
se colocava como justo aos seus próprios olhos. No capítulo 32 verso 2, nós lemos ainda: "Então se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o Buzita, esse é o quarto amigo que chegou lá, da família de Rão, acendeu-se a sua ira contra Jó, porque este pretendia ser mais justo do que Deus." Então essa era a perspectiva daqueles homens. Jó quer ser mais justo do que Deus. Ele só viam as coisas em dois sentidos. E nós temos que ter cuidado, irmãos, para avaliar as questões da vida ao nosso redor, principalmente no que se refere aos
nossos irmãos. Eles só viam o justo é abençoado, o ímpio é amaldiçoado. Se Jó está sofrendo, ele é ímpio. Pronto, a vida não é assim. Esse princípio existe, ele é uma verdade, sim, mas existem muitos outros desdobramentos na vida, certo? Jó é um exemplo claro disso. Existem muitos crentes fiéis e tementes a Deus que passam por grandes sofrimentos. Por quê? Porque cometeram grandes pecados? Não, mas porque o Senhor está querendo usá-los para a glória do nome de Deus. E então veja, eh, quer ser mais, pretendia ser mais justo do que Deus. Verso 3. Também a
sua ira se acendeu contra os três amigos, porque mesmo não achando eles o que responder, condenavam a Jó. Nenhum momento Jó cedeu. Em nenhum momento Jó reconheceu que era um crente que vivia em pecados. Depois dos discursos dos três amigos de Jó e de Eliú, aí veio outro grupo de discursos, os discursos de Deus. Agora Deus fala por quê? Porque todo o livro de Jó, praticamente foram esses homens acusando Jó e Jó dizendo: "Mas eu não fiz essas coisas e não resolveram nada". O Senhor em poucos capítulos vai resolver toda a questão e Deus começa
a falar. E aí é que entra a cura para a falta de respostas no momento do sofrimento. É algo muito difícil. Você está sofrendo, grande enfermidade, perda, luto, muitas situações difíceis e você não sabe o porquê. Por que, senhor? Por quê? E a resposta não está em lhe dar uma resposta aos seus questionamentos. A resposta está em Deus. E é isso que nós temos que tirar de lição para nossa vida em todos os sentidos. Não somente no sofrimento, mas em todos os sentidos. Sempre se volte para o Senhor. Sempre. Essa é a resposta. Está sofrendo?
Busque o Senhor, né? quer resolver questões da sua vida, busque o Senhor. A estratégia não é seguir muitas vezes a sabedoria do homem, as estratégias humanas para resolver os conflitos da vida. Óbvio que tem coisas nessa terra que nós temos que usar, é claro, mas a estratégia fundamental paraa nossa vida é você buscar o Senhor. Muitas vezes você não tem resposta para as coisas, não sabe o que fazer. Às vezes é uma ausência de emprego, é uma crise financeira, é uma questão familiar e você tenta resolver com todas as suas forças e no final do
dia estressado, abatido, deprimido, não consegue dormir, remédio para dormir e uma série de outras coisas. O que seria muito mais simples. Vá ler sua Bíblia, ore de joelhos, faça jejum e oração. Peça aos irmãos para orar por você constantemente. Aproveite a sua igreja, venha pros cultos adorar a Deus. Certamente, eu creio, não tenho dúvida, que o Senhor vai apresentar resposta no tempo certo. E você pode dormir tranquilo. Por quê? Porque você entende a doutrina da soberania de Deus, que nada acontece nessa terra se não for pelo querer de Deus. Uma folha não cai da árvore
se Deus não tiver decretado a queda daquela folha. Tudo acontece. está determinado pelo querer e pela vontade do Senhor. E então Jó 38 verso 1, os discursos de Deus. Depois disto, o Senhor, do meio de um redemoininho, respondeu a Jó. Veja, os discursos dos amigos de Jó foram interrompidos. É muito provável que eles também ouviram os discursos de Deus. Onde estava Jó nesse momento? raspando suas feridas com a telha, sentado naquelas cinzas e os amigos ali do lado e o redemoinho vem e Deus fala desse redemoinho vários e vários discursos. Então veja que a motivação
de Jó estava sendo testada novamente. Ele estava querendo inquirir Deus. Jó estava querendo respostas de Deus, como nós lemos lá em Jó, capítulo 7 verso 11. E Jó, capítulo 7 verso 20, só para te lembrar. Se pequei, que mal te fiz a ti, ó espreitador dos homens, por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado? Então, Jó estava querendo uma resposta de Deus. Jó estava querendo que Deus falasse. E Deus veio falar, Deus apareceu. Agora, isso só acontece na vida de Jó. Eu acredito que o Senhor não
vai chegar num redemunhinho para lhe dar as respostas e nem a mim, até porque nós temos a Bíblia Sagrada, a palavra de Deus. Na época de Jó, eles não tinham, ele é antes da lei de Moisés, então não tinha nem os primeiros cinco livros da Bíblia. A revelação que eles tinham eram as histórias passadas, desde Adão, desde Sete, Noé, 100, todos. E veja, lembre que Jó é do período de Abraão. Então, essas eram as histórias, a revelação de Deus que Jó tinha. Então, o discurso de Deus, o Senhor, ele começa a apresentar a sua soberania
para Jó. Isso é apresentado em algumas perguntas. Onde estava tu? Sabes tu? E quem? Essas perguntas estão permeando o discurso de Deus. E Deus, ele não responde o que Jó quer. Deus responde o que ele quer. Isso é muito interessante. O Senhor mudou o foco do discurso. O discurso não é responder o anseio humano, mesmo que seja no meio do sofrimento. O discurso de Deus é a glória do nome dele. Aprenda isso. E é muito interessante entender hoje, né, pastor Esto Mar pregou também sobre essa questão de uma igreja que muitas vezes se torna humanista.
É isso que tem destruído as igrejas, essa ideologia humanista, como se a igreja fosse criada e voltada para os interesses humanos. E não é a igreja existe para a glória de Deus, para cumprir a missão de Jesus. O Senhor Jesus deixou uma missão, fazer discípulos até os confins da terra. O Senhor Jesus nos deixou como adoradores para dar glórias a Deus. A igreja tem uma missão específica e simples de entender. Não é uma missão difícil de entender. Difícil muitas vezes de viver, mas de entender não é. E pelo poder do Espírito Santo, essa missão fica
até mais fácil. Então, respostas para os anseios e dificuldades da vida, soberania de Deus. E então, olha o que diz o verso 4. Jó 38:4. Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra? Deus começa assim, tratando com Jó. Dízimo, se tens entendimento, quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Resposta para os sofrimentos da vida. Conheça Deus. Conheça o poder de Deus. Falamos muito sobre o Senhor, mas não procuramos conhecer a grandiosidade do poder de Deus. Irmãos, nós temos que chegar numa igreja, temer e
tremer diante do Senhor. Porque o nosso Deus, ele é grande demais. Ele é o todo poderoso. Ele sustenta o planeta. Ele ele faz a lua proteger a terra dos ataques dos asteroides. Se cair um asteroide um pouquinho maior nesse planeta, acabou o planeta. A atmosfera é ideal. A nossa, a nossa vida é muito frágil. Se você morder a boca de uma maneira errada, fizer uma feridinha e entrar determinada bactéria, que você sabe que a nossa boca é cheia de bactérias, né? Não sou médico, mas acredito que essa é a verdade. E entrar uma bactérizinha errada
na corrente sanguínea, você pode morrer. A nossa vida é extremamente frágil. Quem sustenta é o Senhor. E é isso que Deus está querendo mostrar para Jó. Primeiro, um breve relato da criação, conhecimento da profundeza da criação, a chuva, os aspectos climáticos, os animais da terra. Esse é o discurso de Deus. E ele fala tudo isso no capítulo 38. Isso que é muito interessante quando nós estamos sofrendo e em dificuldades contemplar a natureza para perceber o tamanho do poder de Deus, da perfeição do Senhor, porque foi ele que criou tudo isso. Ele sustenta. É também o
Deus da providência. E então no capítulo 39 o Senhor fala de vários animais. Deus fala das cabras e das costas e descreve a beleza desses animais. O jumento selvagem, o asno veloz, o boi selvagem, o avestruz, o cavalo, o falcão e a águia. E no capítulo 41, o Senhor fala do Leviatã. É o capítulo todo mostrando esse monstro marinho, grande, alguns chamam de crocodilo, mas que é lindo, belíssimo e só o Senhor poderia tê-lo criado. E ele quer dizer para Jó, Jó, se eu sou o todo poderoso que crio todas essas coisas, porque o que
é que você quer saber mais, né? Para que você precisa saber mais? Você não precisa saber mais de nada. Você só precisa perseverar na sua integridade. E então os discursos de Deus continuam no capítulo 40. Olha, Jó 40 verso 1. Disse mais o Senhor a Jó, acaso quem usa de censuras contenderá com o todo-pereroso? Quem assim argue a Deus que responda? E então isso começa a abalar Jó e parece que ele já não está mais querendo respostas. É muito interessante. Lá em Jó, capítulo 13 verso 3, diz assim: Jó falando, mas falarei ao todo poderoso
e quero defender-me perante Deus. Jó queria se defender diante de Deus. Jó queria confrontar Deus. Onde eu errei pro Senhor me dá tanto sofrimento. Jó 23 verso 2. Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado. Apesar de a minha mão reprimir o meu gemido. Então veja, ele estava realmente abalado e ele queria saber de Deus o porquê. O Senhor apresenta sua soberania diante de Jó. Então, Jó 40 verso 3 diz assim: "Então, Jó respondeu ao Senhor e disse: "Sou indigno, que te responderia eu? Ponho a minha mão, ponho a mão na minha boca. Uma
vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei." Ele se cala e ele reconhece o seu lugar. E é o que nós devemos fazer no meio do sofrimento, reconhecer o nosso lugar. Somos criatura de Deus, filhos agora pela graça do Senhor, mas somos frágeis, somos finitos, somos formados do barro. Quem somos nós para questionar o Senhor Deus todo poderoso no meio do sofrimento? Qual deve ser a nossa reação? Sou indigno. Como eu vou responder essas perguntas do Senhor? Eu não tenho essa sabedoria. E então Jó botou a mão na boca, se calou e
o Senhor continuou o seu discurso. Perceba então que a soberania de Deus é a cura para a incerteza do sofrimento. Quando sofremos, queremos respostas. Busque o Senhor. Aprenda da soberania de Deus. Dependa de Deus. Se você aprender a depender do Senhor e do poder de Deus, você vai dormir bem e sem remédio. Você vai poder viver tranquilo e confiante, sem medo. Não porque você é uma pessoa boa, não porque você tem poder em si, mas porque o Senhor, nosso Deus, nos capacita e fortalece até no meio das dificuldades e dos sofrimentos. É isso que aprendemos
sobre a vida de Jó. E por fim, a terceira e última verdade, bem mais rápida agora, a bênção sempre chega. Aprenda isso. A bênção sempre chega. E ela chegou na vida de Jó. Jó, verso 1. Então respondeu Jó ao Senhor: "Bem, sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado." Agora ele entendeu, né? Não vou mais reclamar de nada. Não quero me queixar de nada. Não estou mais revoltado. Eu sei que o Senhor pode tudo e os planos do Senhor vão acontecer do jeito que o Senhor quiser e eu só devo me
conformar à tua vontade. Então não se estresse, não fique angustiado, não fique preocupado, principalmente quando passar por sofrimentos. Entenda, não existe acaso, não existe sorte, não existe destino. Só existe um Deus que é soberano e controla tudo. O dia do seu nascimento foi Deus que determinou. Você não nasceu por acaso. O dia da sua morte tá no plano de Deus também, como da minha morte também. E pela graça de Deus estaremos com o Senhor nos céus, aguardando a ressurreição. Tudo está no plano de Deus. Então, por que você não se dedica mais ao Senhor se
tudo é pela vontade, o querer de Deus e nós não podemos mudar o plano do Senhor. Vai acontecer do jeito que ele quis. Isso vai acontecer. Jó entendeu isso muito bem. Jó confessa a onipotência e a soberania de Deus com essas palavras. Olha o verso 3. Jó 423. Quem é aquele como disseste que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia. Coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Ele era o homem mais íntegro, justo e reto e temente a Deus e que se desviava do mal de todo oriente.
Ele ainda precisou aprender de Deus. Você pode ter lido a Bíblia 50, 100 vezes, 50 anos de conversão. Amém. Graças a Deus por isso. Mas não pense que ainda não há algo para aprender de Deus, porque Deus é infinito. Quando chegar nos céus, ou melhor, quando estivermos novo céu e na nova terra, todos nós ressurretos, com corpos glorificados à semelhança de Jesus, você acha que nós vamos saber tudo? Não, ainda vamos estudar Deus, aprender de Deus por toda a infinitude do tempo, porque Deus é infinito e nós somos finitos. Alguns crentes acham, e eu queria
que fosse assim, mas não vai ser. Alguns crentes acham que quando chegar no céu, eu vou saber todos os mistérios de todas as coisas, né? Não é só Deus sabe todas as coisas. Nós vamos passar a vida aprendendo do Senhor. Isso é maravilhoso. Aprender Deus é maravilhoso. Aproveite a sua vida, jovem, adulto, criança, aproveite para conhecer Deus. Essa deve ser a nossa ambição. Eu quero conhecer mais ao Senhor. Quanto mais eu ler a minha Bíblia, entendendo a Bíblia, mais eu vou conhecer Deus. Quanto mais eu tiver um tempo de oração com o Senhor, mais eu
vou conhecer Deus. Quando eu tiver com meus irmãos e amigos conversando sobre as coisas de Deus, sobre a obra de Jesus, mas eu vou conhecer Deus. Isso vai fazer você crescer certamente, cada vez mais. Jó falou do que não entendia. E ele precisou crescer e foi um sofrimento grande. E essa foi a obra que Deus quis fazer na vida de Jó, que ele se mantivesse íntegro. E ele passou nos testes. Óbvio que teve os momentos de fragilidade dele. É claro que ele falou coisas que não deveria ter falado, mas ele está confessando o seu pecado
aqui. Não é que Jó era um pecador obstinado que vivia em pecados. Não, às vezes quando passamos por sofrimentos, acabamos eh muitas vezes falando coisas que não devíamos, mas nos arrependemos, voltamos para o Senhor e o Senhor nos recebe. E Deus diz que em tudo isso Jó não pecou. Ainda o verso 6, Jó, 6: "Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza". Ele estava no pó e na cinza o livro todo. E aqui ele se arrepende das palavras, as poucas palavras. erradas que ele proferiu. É um homem justo, íntegro e reto.
Um um crente, ele é perfeito. Não porque ele acerta tudo, porque nós não acertamos tudo. Somos pecadores. Um crente, ele é perfeito, ele é maduro, quando ele entende pela palavra de Deus que ele errou, quando ele entende que ele tem que ser humilde para reconhecer: "Eu pequei". E quando ele confessa e pede perdão, esse crente ele é perfeito, ele é maduro, porque ele se arrepende do pecado. E é o que Jó está fazendo aqui ainda no verso 4, Jó 4. Escuta-me, pois havias dito, e eu falarei, e eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Agora
ele mudou. Ele não quer mais apresentar uma queixa, agora ele quer que Deus ensine no meio do sofrimento. Ele tá cheio de feridas, raspando as feridas, mas agora ele tá num sofrimento abençoador. Olha a mudança da perspectiva ao longo do livro de Jó. Aqui o verso 5 diz: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vem." Ele conheceu sobre Deus porque certamente seus pais, avós, família falou de Deus para ele. O Deus de Adão certamente se arrependeu dos seus pecados. O Deus de sete, o Deus de Noé, o Deus de 100
e agora o Deus de Jó. Agora ele tem um relacionamento íntimo com Deus. Ele ele ele conversa mais com Deus. Ele entende mais a soberania do Senhor no meio do sofrimento. Ele está sofrendo ainda com dores, ainda com as feridas, mas ele está feliz no seu relacionamento com Deus. Por quê? Porque ele aprendeu essa doutrina da soberania de Deus. Você percebe como é importante aprender da Bíblia as doutrinas da palavra do Senhor? Irmãos, a palavra de Deus, ela é libertadora. Quanto mais você entender isso, mais certamente você será abençoado no seu relacionamento com Deus. Você
vai ler mais a sua Bíblia pros seus filhos, vai fazer cultos domésticos, vai pregar para as pessoas, porque este livro não é um livro comum, é a revelação de Deus. Só através da Escritura conhecemos o Senhor. Nessa época, Jó não tinha nada da Bíblia. escrita ali para ele. Talvez por isso Deus mesmo num redemoinho se revela ali a Jó com discurso sobre a soberania de Deus. Então, Jó aprendeu: "Eu te conhecia só de ouvir, agora eu sou mais íntimo." A intimidade do Senhor é para os justos. Sejam desses. Não seja um religioso frio, um religioso
que tá só ali visitando a igreja. Tenha intimidade com Deus, assim como Jó. E os amigos de Jó, Deus os repreende porque erraram na interpretação da verdade. Erraram no trato com Jó. Jó, verso 7. Tendo o Senhor falado estas palavras a Jó, o Senhor disse também a Elif, o temanita faz era tal o mais sábio, o mais erudito dos amigos ali. Deus disse: "A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos, porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó." Jó errou, quis se defender diante de
Deus, mas se arrependeu. Agora eles não estavam arrependidos naquilo que eles disseram para Jó. Eles achavam que Jó era um grande pecador e por conta disso, ele tinha que confessar tais pecados. Ainda no verso oito, tomai, pois sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós, porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura, porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Deus só perdoou os três amigos pela intercessão
de Jó. Jó foi o mediador nesse momento. Que coisa! Eles, por eles mesmos, não poderiam confessar os pecados diante de Deus. Lembre-se que isso era na velha aliança, era bem distante do período que nós estamos vivendo aqui. E Jó foi lá, sacrificou os animais e eles tiveram o perdão do Senhor. Verso 9. Então foram Elifaz o Temanita, Bildade, o Suí Sofal na Amatita, e fizeram como o Senhor lhes ordenara. E o Senhor aceitou a oração de Jó. Certamente Deus fez isso também para mostrar que o ensino dos três amigos estava errado. Isso é importante, né?
o ensino desses três amigos estava errado e que Jó foi correto, apesar de certa rebeldia, né, de certo questionamento, mas ele se arrepende e confia no Senhor. O verso oito, então, fala dos novilhos, dos carneiros e de como deveria ser este sacrifício. Do verso 10 ao 17, o Senhor restaurou a vida de Jó. Ele teve mais filhos, ele teve mais bens e ele ainda viveu mais longos anos, cerca de 140 anos depois de todo o seu sofrimento. Irmãos, eu sei que nem sempre a nossa vida ela termina como a de Jó. Nós sabemos que alguns
irmãos sofrem eh ou uma enfermidade grave ou uma tragédia e partem nesse sofrimento. Alguns sofrimentos não se resolvem nessa vida. Isso acontece. Então, nem sempre nós teremos essas bênçãos em terra que Jó teve, mas a bênção sempre chega. A grande bênção de Jó não foi tudo isso que ele teve de volta e a longevidade. A grande bênção de Jó foi a intimidade com Deus. Essa bênção, ela sempre chega e é a maior de todas as bênçãos. é você ter um conhecimento mais profundo do Senhor. Lá em segundo os Coríntios 4 verso 17 diz: "Porque a
nossa leve momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vem, mas nas que se não vem, porque as que se vem são temporais e as que se não vem são eternas. Passamos por sofrimentos e tribulações nesta terra. Que sejam sofrimentos e tribulações para honra e a glória de Deus. Porque nós temos que mirar a nossa vida nas coisas que se não vem no reino de Deus que vai descer do céu para se estabelecer nessa terra para vivermos por toda a eternidade com o Senhor,
temos que buscar os tesouros celestiais. Invista sua vida nos tesouros celestiais. Busque ao Senhor, dedique-se ao Senhor. Não perca tempo. Saia dessa vida. Se você vive assim, saia dessa vida de uma falsa fé, de uma religiosidade mais ou menos. Isso não é dos filhos de Deus, irmãos. nos consagremos para vivermos em integridade, para que o Senhor nosso Deus brilhe na nossa vida. Não nós, mas que as pessoas vejam o Senhor Jesus em nós. E então lá em Mateus 25:21 lemos: "Disse-lhe o Senhor: "Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito
te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor." Parábola dos talentos aqui. Entra na felicidade de Deus. E certamente nós estaremos lá pela graça do Senhor. Porque Jesus morreu na cruz. pelos nossos pecados. Então, nesta terra, use a sua vida para glorificar o nome de Deus, mesmo no meio do sofrimento. Esteja nesse momento da vida de Jó, do capítulo 42, onde ele entendeu que ele podia sofrer muito e estar muito perto de Deus e ainda ser feliz, né, com a intimidade no relacionamento do Senhor. E o que é que fez Jó chegar nesse ponto? Conhecer Deus,
conhecer a soberania do Senhor. Que Deus lhe abençoe, lhe fortaleça, que a palavra de Deus e tudo que nós estudamos aqui venha a transformar sua vida, seu coração, para que você seja um servo, mas habilitado para servir ao Senhor nesta terra. Vamos orar, pedir que o Senhor nos abençoe. Obrigado, Senhor, pela bênção de hoje, o tempo maravilhoso que o Senhor nos dá para te cultuar, para te adorar. Abençoa, Senhor, a tua igreja, 75 anos servindo a Ti. Momentos difíceis, mas certamente grandes bênçãos e alegria. E que festa maravilhosa para o Senhor, que é o dono
da igreja, para o Senhor Jesus Cristo, cabeça desta igreja. Obrigado porque o Senhor nos tirou das trevas do pecado. Nos ajuda a sermos firmes no Senhor, mesmo no meio do sofrimento e da dificuldade. É o que te pedimos, ó Deus, em nome de Jesus. Amém. >> Amém. Queremos agradecer a a vocês que estão nos assistindo. Não é o final ainda, nós estamos só nos aproximando. Nós teremos ainda oportunidade com o nosso irmão Estânio Márcios, terá cantar novamente para depois a gente ter um encerramento. Obrigado, Vamos ficar em pé um pouquinho. Eu vou cantar essa canção
com os irmãos de pé para vocês descansarem um pouco. Para onde iremos? Onde [canto] está aquele [música] moço de olhar brilhante que não me largava, [canto] que me acompanhava todo instante [música] se foi. >> [música] >> E o velho [canto] comovido que sempre chorava quando eu falava [música] e que parecia tão arrependido. [canto] Se foi [música] onde [canto] aquele homem que eu ajudei e a mulher aflita que [música][canto] eu consolei. Se foram, se [canto][música] foram, meus amigos, [canto] meus irmãos, hoje é tempo de uma decisão. [canto][música] Se vocês quiserem ir, não há [canto] nada [música]
que os prenda aqui. Essa é a hora de [canto] partir. [música] Para [canto] onde iremos? [música] Só de perguntar-me: [canto] "Some o chão dos pés?" [música] Para onde iremos? Logo agora [canto][música] que sabemos quem tu és, para onde iremos? [música] Ó bendito e santo filho de Deus pai, para [canto][música] onde iremos? Se é em ti somente que encontramos paz, [música] para [canto] onde iremos? Só de perguntar-me sobre o [música] chão dos pés, para onde iremos logo agora que sabemos quem tu és? [música][canto] Para onde iremos? Ó bendito e santo filho de Deus [música][canto] pai, para
onde iremos? Sem ti somente que encontramos [música] paz, a verdade [canto] fere. Mas quem não prefere [música] que ela o abrace, se ao depois [canto] renasce no momento [música] para um tempo mais feliz, vida eterna. encontro [canto] [música] e me encanto sempre com tuas palavras. Para onde iremos? [música][canto] Se é ouvindo a tua voz que viveremos. Só [canto] Jesus [música] tem palavras [música] de vida eterna. Só Jesus tem [canto][música] palavras de vida eterna. [música] Podem sentar, irmãos. O sonho. [música] Ei, [música] [canto] ei, ei, ei, [música] sonhei que eu tinha morrido. [música] Não lembro [canto]
direito do quê. Me vi frente a um alto e belo portão [música] com a placa escrito [canto] céu. [música] Bati [canto] com um certo receio. Um anjo saiu [música] para [canto] atender. Me disse: "Pois não, eu falei: "Quero [música] entrar, pois aí é o meu [canto] lugar. >> [música] >> O anjo me disse [canto] curioso, eu não acho seu nome [música] em nossos [canto] registros. Eu disse: "Procure num [música][canto] livro antigo escrito antes que houvesse mundo. E ali achará [música][canto] com a letra do rei meu nome em tinta vermelha. [canto][música] Ei, [canto] [música] ei, ei,
[música] ei. Alguém entregou para o anjo registros que [música][canto] eu reconheci. Pente de todas as [música][canto] leis que eu quebrei e os pecados que cometi. [música] [música] O anjo olhava os registros visivelmente [música][canto] assustado, e me perguntou: [canto] "Foi assim que viveu?" Eu então respondi [música] que [canto] sim. Então, como é que [música] você [canto] tem coragem de vir nessa porta bater? Eu te olhe [música][canto] bem, no final dessa lista, você reconhece esta letra. E o anjo sorrindo [música][canto] me disse: "É verdade, o rei escreveu: Perdoado. E ao som dessa bela [canto][música] palavra, aquele portão
[música][canto] se abriu. Então eu entrava cantando um [música] hino. Que pena [canto] que o sonho acabou. Ficaram comigo [música][canto] aquelas palavras. Primeiro eu quero ver meu Salvador. [canto][música] Ei, [canto] [música] ei, ei, [música] vou fazer a última canção. Queria convidar Natália que pediram para eu tocar muralhas. Eu vou cantar essa com a Natália. Essa aqui foi de surpresa, viu, irmãos? [roncando] O povo dizem por aí, né, que quem sabe faz ao vivo. Ainda bem que o Este. [risadas] Quer começar cantando? >> Desde os tempos de criança, agora sei [canto][música] que a tua graça esteve sobre
mim. Lá em casa eu aprendi [música] a [canto] te amar e a cada dia foste [canto] sendo meu. [música] Por tantas vezes quase que eu morri, [canto] mas tinhas [música] muita vida para eu [canto] viver. E quando eu tentei fugir [música] de ti, [canto] fiquei sabendo um tanto que sou teu. Hoje eu sei que [música][canto] estavas ali quando eu tive que vir me enchegar. [canto] A minha alma chorava a seu modo, escrevendo [música] canções para ti. Me seguiste por [música] tantas esquinas, me guardaste [canto] nos vbrios. >> [música] >> Me levaste aos corões da minha
alma, me trouxeste [música][canto] de volta para casa. Hoje eu sei [música] que estavas [canto] ali. Eu vivi [música] [canto] nas fortes muralhas. [música] Que tua graça sobre [música] mim >> antes mesmo [canto] do tempo [música] existir. Sì. [música] [música] [música] Obrigado. >> Amém. [risadas] Deus abençoe, irmãos. Muito obrigado. A gente tem aqui os meus livros do pastor Valnei também e tem o nosso pen drive com 85 músicas e inclusive um CD para crianças. Está nesse pen drive também. M. Nós estamos chegando ao final dessas conferências e nós queremos louvar ao Senhor por este momento, momento
de alegria, um momento de de comunhão, de prazer de estar com cada um dos irmãos, amigos, visitantes e prazer conhecê-los, aqueles que muitos de nós não conhecemos, como o próprio pastor Valnei, o nosso irmão também cantor Stion Márcios, a sua esposa, a esposa do Valnei e muitos outros aqui que estão nos visitando. Nós louvamos ao Senhor por esta noite e queremos agradecer também a você que nos assistiu, teve durante esses três dias de conferências, eh, conectado pelas redes sociais, as mídias sociais, eh assistindo essas conferências. Com certeza você se edificou como nós temos edificados aqui.
E louvado seja o Senhor por tudo que ele tem feito por nós. E queremos agradecer a você e desejar uma ótima noite, você que está nos assistindo. E que a graça do Senhor seja com todos e que tenha uma ótima semana na presença do Senhor Deus.