Você não vai ser caveira. Você só vai ser caveira se você conseguir trabalhar no seu extremo e só trabalha no extremo com pressão. Pô, beleza, cada vou fazer coesp, faça uma luta aí, não precisa ser jitso, mas alguma uma luta ou algum esporte que te cause pressão.
Tu faz um esporte, cara, nada contra, sei lá, caminhada atlética. Pô, se tu se tu não é competidor de caminhada atlética, se tu não tá sendo exposto, se você não tá sofrendo pressão, não é o esporte que vai te aumentar o cortisol. Tu vai se tornar bom na tua habilidade, né?
Assim como jogar videogame, tu vai se tornar bom naquilo. Mas para desenvolver o cortisol tem que ser atividades que te façam pressão. E normalmente atividades que te façam pressão te testam sempre, certo?
Você tem metas a bater, você tem pressão, você tem pessoas cobrando, você tem várias coisas. E o jugitsu, cara, vai te testar a tua a tua moral, porque tu vai botar ali a faixa, vai lutar e tu não pode perder. Aí tu perde, aí tu fala: "Porra, eu tenho que melhorar".
O cara menos graduado te ganha, tu fala: "Porra, tô de tô desconsiderando minha própria faixa, tenho que melhorar". Essa pressão aí tu vai para campeonato e pressão de campeonato mesmo, campeonato e é e é por causa desse efeito do cortisol. Parece que você lutou 500 lutas e tu fez duas, irmão.
E tu, caraca, meu irmão, tô moído. Pô, eu lembro de ter travamento depois de um campeonato. Eu ganhei o campeonato e cheguei no cheguei em casa, quando esfriou eu travei todo duro.
Mas é o quê? O cortisol. Cortisol sobe.
Ele fez teu corpo ficar mais forte, mais rápido, resistência dor. E acabou. Ele acabou.
Vem, vem o colateral, vem trazendo todas aquelas, é como se você tivesse, né, para você queimar todo o teu glicogênio, você tem que fazer não sei quantas mil calorias. Nesse pico tu faz isso, tu consome todo o açúcar do teu corpo, né? O glicogênio vai todo embora.
E entre outras coisas, a pressão que uma luta causa, ela te ajuda em muita coisa na vida, tá? Tem o vídeo lá, RC73, fraqueza atrai agressividade. Veja, vai te ajudar.
E cara, por que o jitso ele é a melhor, na tua opinião, a melhor luta para defesa pessoal, cara? Pra defesa pessoal, eu vou falar que crave magá é muito bom, tá? E o jits é muito bom, mas legalmente falando, o jits é melhor.
Por que cadá? Porque o myai não é. E aí os caras que fazem muit vão ficar chateados comigo.
Não tenho moai box. Qualquer luta de contato, ela seja categorizada por peso, não tenha categoria absoluto, significa que a capacidade óssea e muscular influencia no resultado. Por isso que você não vai ver uma luta do Mike Tyson, né, com um cara de 60 kg.
Porque ele não consegue, o cara de 60 kg, causar o dano que ele causaria num cara de 60. E o Mike Tyson causa muito mais dano porque ele causaria no corpo de 120. Porque luta de contato, filho, no geral, no geral ela é moedor de carne.
Mas soco apaga, filho. Soco apaga. Quem não tiver, quem faz o curso de anatomia do combate sabe.
Surto, treinado, determinado, sobre efeito de drogas. Quem tá sobre essas coisas tá com cortisol elevado. Quem tá com cortisol elevado não sente dor, só funciona com falha mecânica.
E soco não vai causar falha mecânica se não se não desligar o cara na hora. qualquer outro soco não vai desligar o cara, não vai causar falha mecânica, só causa dor. E o cara quando tá mais determinado, insurto, eh, treinado, sobre efeito de drogas, o o, né, maluco, ele não sente dor, porque o cortisol quando sobe, ele a ele diminui a tua a tua ele diminui não, ele ele atrapalha o teu sistema imunológico.
Então, você não recebe alerta de dor. A dor que você sente, filho, é um alerta de de alguma coisa errada. Quando você tá em crise, o teu corpo ignora tudo que não precisa e isso atrapalharia.
Então ele para de sentir. Por isso que é normal quando você às vezes tá doente, mas tem um susto, você parece que não tá. E aí você fala: "Caraca".
Por quê? Porque o teu cortisol ele anula o efeito do sistema imunológico. Ele segura, porque ele troca prioridade.
Prioridade é sobreviver. A coisa estressou, a gente precisa sobreviver. Então o cara mesmo doente ele consegue lutar por causa do cortisol, sem perceber.
Essas lutas de contato, numa situação de sobrevivência, elas não elas vão precisar de categoria de peso. E aí, cara, não dá para você chegar numa defesa pessoal, que defesa pessoal, filho, não é tatame, não tem regra, é sobreviver. Não dá para você chegar num lugar de sobrevivência e falar: "Porra, não posso não, porque você é de categoria diferente.
" não tem como. Você precisa ter alguma luta que sobreponha categorias. Judô, ele sobrepõe categorias, só que ele é feito para ser esporte.
Ele não é feito para finalizar. Ele ele é bom, ele te dá disciplina, ele te dá todas as outras valências que a luta dá, te dá pressão, te melhora o cortisol, mas ele não tem a a ele não tem como objetivo a letalidade, né? A gente chama de dano contundente e dano eh não causa, acabei de falar, eh, falha, não é falha técnica, não é, é, cara, esqueci agora, pô, acabei de falar, deu branco.
Enfim, ele só faz a contusão, só faz a contusão, entendeu? E falha mecânica, desculpa. Foi mal, mãe.
Tu vê que eu tô falando menos palavrão, hein? Ele não causa falha mecânica. Se ele não causa falha mecânica, ele não vai poder solucionar a maioria dos problemas.
E aí entregso e crave magá, o crave magá, ele trabalha em pontos de pressão, ele é bom para caramba. Goó, ponta de dedo, né? Só que, só que eu, eu explico isso no curso de anatomia do combate.
Legislação, filho. Qualquer dano que você cause e tem a marca permanente por mais de 30 dias ou mais de 6 meses, é, aumenta tua pena de agressão, pode te enquadrar em tortura. O jitsu, ele consegue neutralizar alguém sem deixar marca, filho.
Sabe? Ele é tão nobre, ele é tão nobre que ele dá a possibilidade do inimigo se render. Você consegue fazer as estabilidades no jeito sem precisar quebrar o braço do cara.
sem precisar eh sei lá, quebrar alguma coisa. Tu consegue apagar às vezes o cara sem quebrar nada e o cara acorda daqui a 2 minutos já algemado, já em condições. Então, legalmente falando, você entra com menos as menos coisa para te dar problema.
E cara, todo policial responde sozinho. Todos os homicídios que eu fiz, que eu participei, né, que foram eh atribuídos como auto de resistência e só por isso que eu não fui preso, eu respondi sozinho. Eu, né, você não tem advogado instituído, a tua a instituição não vai para lá contigo.
Você às vezes você é chamado para depor na tua folga. Tu não ganha nada com isso. Ninguém reclama, pô.
Tá entendo que depor só perde. Por isso que muita gente fica dando desculpa de pô. Não vale a pena.
Nunca valeu, tá? Nunca valeu, mas essa é a realidade. Quem quiser é isso.
E aí, filho, quanto menos tipo assim, aí tu chega lá, tu é lutador de Moitai, tu teve que mo para parar o cara. Então o cara tá lá sem dente, dando permanente, olho roxo, eh, costela quebrada, muito problema. Pr tu pro juiz falar assim, pô, você não teve treinamento, de excelência.
Isso aqui o que eu sei eu prendi fora porque o treinamento que dão é muito básico. Nego não te dá uma escola de arte marcial, você traz de casa e o o Mai e o box, eles vão deixar, tirando essa parte de categoria e dano, eles vão deixar desejar na parte legal. E filho, o jujitso ele acaba sendo o rei desse jogo.
Você consegue neutralizar as pessoas sem causar dano. No X1, o Jitso é rei, tá? Jitsu, Westen, sei lá, a luta lá do cabibe, enfim, as lutas de de alavanca, filho, elas possibilitam o cara de com menos categoria ganhar o cara com mais.
O meu o o vento sul, ele ele é mais leve que eu, ele tem 70 kg hoje, 70, 80. O Saulo, né, que foi aluno dele também, hoje é professor e eu treino direto com Saulo. O Saulo tem 64 kg, cara.
Desde que eu conheço o Saulo, eu cheguei, ele já era azul, sempre foi um moleque fenômeno, dedicou a vida inteira e hoje ele é professor também, tem academia. Eu treino direto com ele, eu não ganho do Saulo, cara. Eu tenho, eu cheguei a ter 110 kg.
Eu não ganho do Saulo, porque o jitso ele trabalha com a alavanca, filho. Alavanca possibilita você lutar fora de categoria. Por isso que no jitso tem a categoria absoluto.
E nem sempre a categoria absoluta é vencida pelo mais pesado. Tem uma tendência, porque o peso para um cara mais técnico vai ajudar. Filho, não é o comum.
Não é o comum. Uma briga que eu tive no quartel. Eu eu eu briguei com um cara que tentou me dar trote.
O cara tinha 120 kg, filho. Eu tinha 80. E eu finalizei ele três vezes.
Só o jits possibilita isso. No soco. Se fosse só soco, trocação nível, ele tinha muito mais dano.
Ele me causar muito mais dano do que eu causava nele, sabe? No desenho é maneiro, no filme do comb é maneiro. Mas na prática, filho, qual é a luta que reina mais no FC?
É ali que você tem que olhar, filho.