esse provavelmente vai ser o último vídeo que eu vou gravar aqui no meu carro fofo semana que vem já tô voltando para o dia e hoje eu ainda vou caminhar lá na praça da sé que eu tava querendo ir lá para o centro ainda que eu não fui desde que eu vim para cá agora e ver como é que tá né porque parece que recentemente estava zoado a situação lá né tal agora parece estar um pouco mais controlado vou caminhar lá filmar um pouco enquanto isso eu vou falando sobre alguns problemas aí relacionando aí alguns problemas do Brasil com alguns problemas do Japão algumas coisas que eu já posso são diferentes e tal que nem os outros vídeos que eu fiz aqui no Brasil quanto isso a gente vai andando gravando por lá uma caminhada lá pelo centro de São Paulo praça da Sé e os [ __ ] e é isso bom eu vejo muito né esse tipo de comentário não só nos meus vídeos mas por todo lugar na internet eu vejo sempre gente defendendo que desigualdade social não é necessariamente um problema né não é uma coisa ruim necessariamente principalmente em relação à violência né direto Eu vejo gente dizendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra porque tem países que são muito mais pobres do que o Brasil e que não são tão violentos quanto o Brasil né mas eu não acho né Realmente eu não acho que a pobreza tem a relação com a violência né mas sim é desigualdade social no caso né porque tem países que são pobres mas não são desiguais né e o Brasil na verdade se for ver o ranking lá o Brasil é tipo é o que é top 10 né top 10 nas economia do mundo né se não for top 10 tá próximo ali do Top 10 só que a maior parte da população não sente isso né a maior parte das pessoas sente como se o Brasil fosse um país pobre né e o fato dele tá próximo ali do top 10 das maiores economias do mundo quer dizer exatamente que que toda essa riqueza tá acumulada em muito poucas mãos né Essa é a grande realidade e É engraçado porque como eu nasci né e Vivi a minha vida toda aqui no Brasil né tinham algumas coisas que que para mim era um normais né eu considerava normais mas que hoje depois de ter passado alguns anos no Japão e voltado agora né pela primeira vez para mim algumas dessas coisas parecem absurdo agora né É lógico que o Japão também não é perfeito né Inclusive a desigualdade social vem aumentando lá também né por conta da economia estagnada né os salários no momento já fazem décadas né no Japão os idosos não tem aposentadoria as famílias não tem dinheiro para ter filho né mas ainda assim o Brasil ainda é um país muito mais desigual do que o Japão né infelizmente porque A questão aqui é o seguinte né na minha visão pelo menos a desigualdade social ela ela é um problema muito mais profundo do que uma mera desigualdade monetária né não é não é questão de uma pessoa ganhar mais do que outra simplesmente né a desigualdade social ela é uma ela é uma ruptura na estrutura social né e a desigualdade monetária Tá longe de ser o principal fator que leva a isso na minha opinião pelo menos tá ligado e o problema da gente não admitir que a desigualdade social é uma das principais causas da violência é que aí a gente precisa atribuir essa causa outra coisa né E o pessoal geralmente atribui a cultura por exemplo só que na minha visão a cultura Ela não é uma causa fundamental de nada tá ligado a própria cultura já é uma consequência de alguma coisa né a cultura não surge do nada tá ligado e no outro vídeo mesmo que eu fiz aqui no Brasil né agora primeiro vídeo que eu fiz depois que eu vi lá na Liberdade né eu falei um pouco sobre a minha visão bastante pessimista inclusive né sobre o Brasil e a humanidade a geopolítica e tudo mais e a gigantesca a maioria das pessoas concordou comigo em tudo que eu falei né mas geralmente as pessoas elas vão para esse discurso de que o problema do Brasil é o povo brasileiro tá ligado que os políticos são reflexos do povo e que o problema portanto é que o povo brasileiro é burro o povo brasileiro é ignorante o povo brasileiro é ladrão e tudo quanto é mais coisa ruim que possa ser tá ligado Mas de onde que vem isso tá ligado de onde que sai essa ideia né porque é até engraçado né porque a gente vê na internet milhões né de brasileiros usando esse mesmo de discurso né como se eles próprios não compusessem o tal povo brasileiro que eles tanto falam tá ligado no caso o problema sou eu e eu não vou mudar né só só se for isso que eles estão dizendo porque assim se torna óbvio que primeiro né O problema não é meramente cultural né e segundo mesmo que fosse tá ligado mesmo que o problema fosse cultural a cultura não é o primeiro motor né a cultura não é a raiz do problema porque pra cultura ser a raiz do problema ela teria que ser uma característica biológica tá ligado ela teria que ser uma força da natureza que não é consequência de nada né e acreditem ou não acreditem ou não o brasileiro não nasce com o gênio da violência tá ligado o cérebro de um brasileiro médio não é diferente do cérebro de um japonês médio né então o problema não é o povo brasileiro em si mas o que leva o povo brasileiro a se tornar o que é tá ligado É lógico que a gente tem que entender que as pessoas não são todas iguais né É óbvio e tem pessoas que têm mais aptidão para uma coisa e pessoas que têm mais aptidão para outra coisa é lógico né normal mas a questão é que enquanto membros de uma mesma espécie né que nós somos as nossas similaridades são muito maiores do que as nossas diferenças né os nossos organismos são praticamente idênticos tá ligado Não importa se você nasceu aqui ou se você nasceu no Japão né então uma coisa é a gente chegar na conclusão de que a cultura brasileira é assim problemática né no sentido de que acentua conflitos sociais né mas outra coisa é a gente acreditar que a cultura seja a razão primordial de todos os problemas porque não é tá a cultura já decorre de outros fatores a cultura já é produto inclusive da desigualdade social né é exatamente isso é questão de não inverter a ordem dos bagulho né a violência não é consequência da Cultura a cultura é que é consequência da violência e de tantas outras coisas tá ligado e isso me traz até o Japão né porque como eu falei né apesar do Japão via aí nas últimas décadas principalmente né passando a enfrentar problemas aí com a com a economia estagnar e tudo mais a distribuição de renda no Japão ainda é muito melhor do que no Brasil né o Japão ainda é um país muito rico né mesmo estagnado ainda é a terceira maior economia do mundo e o número de moradores de rua no Japão vem aumentando né Principalmente entre os idosos e tudo mais mas é claro que os números ainda não chegam nem perto dos dos números do Brasil né Eu não tô falando que lógico né que essa Seria uma boa medida pro Brasil imitar né Por exemplo porque eu também não entendo nada de política nem de Economia nem de [ __ ] nenhuma né mas no Japão todos os impostos são com base na renda né ou seja quanto mais a gente ganha mais a gente paga de imposto né e Até onde eu sei né no Japão a progressão ela ela é infinita né Ou pelo menos é bem maior do que no Brasil né porque no Brasil acho que é acima de r$ 5. 000 não sei se mudou né mas pelo menos até onde eu sabia acima de 5 mil reais o imposto de renda fica igual né a porcentagem no Japão a porcentagem Não Para de subir né Quanto mais você ganha mais você paga infinitamente tá ligado e que nem eu falei né no Japão essa regra ela se aplica a todos os impostos não só ao imposto de renda então por exemplo né no Japão todo mundo é obrigado a pagar imposto de saúde tá ligado não tem no Japão no Sistema de Saúde Público gratuito né Igual SUS por exemplo então todo mundo paga imposto de saúde e esse imposto ele cobre 70% dos gastos médicos os outros 30% você tem que você tem que pagar lá na hora no hospital ou na clínica que você for atendida tá ligado Então assim Claro que seria muito melhor se houvesse um sistema público gratuito né que todo mundo tivesse acesso e tudo mais né de qualidade né mas eu acho interessante que que no Japão né não existem por exemplo pelo menos não são comuns porque eu nunca ouvi falar planos privados né convênios particulares de saúde né que nem tem aqui no Brasil porque no caso né aqui no Brasil quem tem mais dinheiro paga um convênio melhor e tem acesso ao hospitais que pessoas mais pobres não tem né no Japão isso não acontece tá ligado o cara que ganha 200 mil yenes por mês que é um salário bem bem básico assim no Japão né os trabalhos mais simples assim já pagam em torno disso esse cara ele paga muito menos imposto de saúde do que o cara que ganha 2 milhões por mês por exemplo né mas os dois frequentam os mesmos hospitais tá entendendo Os dois têm acesso ao mesmo atendimento médico mesmo pagando valores completamente diferentes de imposto né e a mesma coisa vale para tudo né o cara que ganha 200. 000 yenes por mês ele paga muito menos imposto mas tem acesso ao mesmo transporte público que o cara que ganha 2 milhões por mês né o cara que ganha 2 milhões Provavelmente tem carro né e o que ganha 200 mil Talvez não tenha né mas o transporte público é tão bom né que muitas vezes até o cara que tem carro provavelmente vai preferir usar o trem né que é mais rápido e mais barato né então isso tudo Eu tô falando de toque Lógico né ou de outras grandes cidades do Japão que é onde se encontra mais de 90% da população japonesa né Mas com tudo tá ligado a mesma coisa com moradia né o cara que ganha dois milhões de ienes por mês vai poder morar numa casa maior claro né mas mesmo as casas mais baratas né Por mais que sejam pequenas minúsculas né às vezes todas garantem uma condição de vida razoável né Eu falo isso por experiência própria mesmo tá ligado eu eu tenho mais conforto num kitnet no Japão do que eu tinha não sobrado no Brasil né então mesmo cara que ganha 200 mil ienes por mês vai ter um ar condicionado tá ligado vai ter um aquecedor vai ter água quente na torneira vai ter um exaustor na cozinha né claro como eu falei o Japão vem cada vez mais se atrapalhando aí né nessa questão Econômica né Tem cada vez mais idoso morando na rua tem cada vez mais gente optando por não constituir família Até porque não tem como você manter uma família num apartamento de 15 m², né Então essa questão da moradia ela já está longe de ser perfeita no Japão né mas se for comparar com o Brasil né onde tem milhões né de pessoas que não tem acesso nem a eletricidade nem saneamento básico né que são os bagulho mais né o mínimo que se precisa para viver tá ligado aí não tem nem o que falar né o Japão ainda proporciona uma qualidade de vida melhor né E aí claro né como o cara que ganha 200 mil ienes por mês não precisa gastar tanto com imposto sobra um pouco de dinheiro para ele poder dar um rolê no fim de semana por exemplo né ou para comprar uma roupinha mais legal tá ligado é isso que eu falo né o cara que ganha 200 mil e o cara que ganha 2 milhões por mês Os dois estão dando rolê em shibuya no fim de semana entendeu Os dois estão comendo nos mesmos restaurantes tá entendendo Os dois estão lado a lado no trem os dois coexistem na mesma sociedade né Ou seja a desigualdade monetária nesse caso ela não acarreta numa desigualdade social né então não é questão de raça obviamente né é questão de que o atendente de loja de conveniência e o engenheiro eles dão um rolê no mesmo bairro entendeu é questão de você olhar para eles no parque no fim de semana e você não conseguir distinguir qual é qual pelas roupas que eles estão entendeu os dois compartilham a mesma cultura não é por uma questão genética né mas porque os dois coexistem na mesma sociedade os dois tiveram acesso à mesma educação os dois tiveram acesso a mesma alimentação Os dois têm acesso ao mesmo lazer né como eles poderiam ser tão diferentes tá ligado aí entra lógico a questão de pessoa para pessoa tem pessoas que tem mais aptidão naquilo tem pessoas que têm mais aptidão naquilo que o outro não vai ser todo mundo que vai ser engenheiro E vai ganhar 2 milhões por mês tá ligado mas oportunidade todo mundo tem entendeu Então é completamente diferente no Brasil né onde você tem um hospital de rico um hospital de pobre né você tem shopping de rico Shopping de pobre né você tem roupa de rir de rico e roupa de pobre as pessoas elas não existem tá ligado as pessoas estão ao lado a lado só fisicamente mas mas existe um abismo social entre elas né e justamente por existirem tantas realidades diferentes lado a lado numa mesma cidade a empatia se torna quase impossível né porque você não passou pelas mesmas coisas que o outro você não entende o raciocínio dele você não entende os valores dele tá ligado E aí no Brasil acontece exatamente o oposto do Japão muitas vezes né no Japão que nem eu falei a desigualdade monetária não produz uma desigualdade social aqui no Brasil às vezes nem sequer existe a desigualdade monetária Às vezes o cara que tá saltando tem até mais dinheiro do que o cara que está sendo que está sendo assaltado né mas o fato de não haver desigualdade monetária entre eles não quer dizer que não age desigualdade social né os dois podem ganhar r$ 2.
000 por mês de salário mas não tem ensino superior e o outro não terminou o ensino médio tá ligado um nasceu no Sírio Libanês o outro nasceu no Hospital Municipal do Campo Limpo tá ligado um da rolê na linha verde outro da rolê na Linha Azul o avô de um era maçom e o avô do outro era escravo tá entendendo Agora os dois estão aqui fudido né com o desemprego nas alturas e a mão de obra cada vez mais desvalorizada né nem o cara que se forma numa universidade consegue ganhar mais de 2. 000 por mês aqui no Brasil mas isso não quer dizer que todo mundo que ganha r$ 2.