um traficante sanguinário que resolve mudar de sexo e após arrancar o seu bigulim se transforma em uma pessoa sensível pois agora descobriu sua mulher interior o seu verdadeiro eu não eu não tô forçando a barra essa é exatamente a premissa do filme vencedor de melhor filme de língua estrangeira no Globo de Ouro Emília perz o negócio é tão ruim mas tão ruim que fez com que eu concordasse com a turminha da canhota que diz que ainda estou aqui foi injustiçado cal ainda estou aqui permanece sendo um filme Medíocre mas Emília perz é tão ruim tão
vergonhoso que o filme do Walter Sales perto dele parece um cidadão Ken para falar na linguagem moderna Emília perz é cringe então prepare-se para enru becer de vergonha alheia porque é dele que falaremos no Cine quinto roda vinheta antes de começar dois avisos O primeiro é que estamos sem censura no nosso telegram e no x do estúdio Quinto Elemento então se você não gosta dessas interrupções que tem aqui no YouTube vão lá assistir direto no x ou no telegram os links estão na descrição tá bom e o segundo aviso é que eu vou fazer spoilers
mas nesse caso é até um favor porque assim você não vai precisar assistir essa bomba não esqueçam também de comentar curtir e compartilhar o nosso conteúdo porque isso é muito importante para nós nascido em 1952 em Paris França JAC aiar é o filho do famoso roteirista Michel de ar ao longo de sua carreira ele dirigiu roteirizou diversos filmes aclamados isso não impediu de cometer Emília perz um musical em espanhol ambientado no México que narra a história de manitas um líder de cartel que deseja abandonar o mundo do crime e realizar uma cirurgia de mudança de
sexo para se transformar em Emília perz O filme recebeu o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa vencendo injustamente ainda estou aqui ou ainda estou aqui com todos os seus defeitos que eu já comentei nesse canal é um filme morno Medíocre sem alma justamente porque é uma história que já foi contada outras vezes de jeitos bem melhores até a minisérie anos Rebeldes da Globo tinha mais personalidade que esse filme mas Emília Pérez chega a ser revoltante de tão cringe é quase divertido assistir o janjan o técnico de som que trabalhou muitos anos
com áudio de cinema e trabalhou aqui com a gente trabalha ainda eh trabalhou com música e publicidade ele dizia que quando tinha algo muito vergonhoso lá na tela que ele tava assistindo ele falava assim que o carinha tava chegando na janela então o carinha chegando na janela é mais ou menos é como se alguém começasse a olhar assim você vendo aquilo né aquela vergonha ali que você sente que parece que tem alguém te observando Fala meu eu eu não posso estar assistindo esse negócio aqui então esse filme não é que tinha um carinha Tinha uma
multidão de pessoas na janela no sofá em todos os lugares olhando você assistir aquele negócio e você ficava com uma vergonha assim inenarrável só só você só consegue superar essa vergonha se você der risada daquilo O problema é que eles mesmo mesmo se levam a sério mas a gente vai chegar lá ah mas você conservador não sei o qu você é tudo isso fascista aquelas coisas que a gente ouve sempre ah não não é por não sou eu que tô falando isso ele tá sendo considerado por várias pessoas inclusive de esquerda o pior filme já
indicado alguma premiação importante na história isso antes de ganhar o Globo de Ouro porque ele certamente foi o pior filme lançado em 2024 e isso num ano que a gente teve feios e megalópolis os dois que eu também comentei aqui no canal vocês fazem eu sofr demais né para falar sobre esses filmes para vocês mas tudo bem eu faço isso com com amor audiar é FR audiar sei lá como é que fala o nome dele é francês e quis falar de todos os assuntos polêmicos ao mesmo tempo com a profundidade de uma conversa de elevador
para começar o assunto trans imigração narcotráfico só é polêmico na cabecinha de gente como os jurados do Globo de Ouro porque a Vitória a caixa pante de Donald trump na América mostrou que o senso comum é muito mais comum do que gostariam os inteligentinhos que ainda mandam na cultura Especialmente na área do cinema né todo mundo sabe o que é um homem o que é uma mulher essa confusão cheia de nuances artificiais é coisa de um tipinho que tomou conta da discussão intelectual Especialmente na área cultural a cultura hoje tá tomada pelo efeito danin Krueger
um fenômeno psicológico que ocorre quando indivíduos com baixa competência em uma determinada área super estimam as suas próprias habilidades ou conhecimentos Sabe aquele cara que acha que sabe muito mais do que sabe então Em contrapartida aqueles que possuem alta competência frequentemente subestimam a sua capacidade ou seja quem sabe mesmo ele fala assim ah na verdade só sei que nada sei né Sócrates é um carinha sabia das coisas eu né pelo menos eu acho muito mais do que o o roteirista e diretor francês o efeito foi descrito pelos psicólogos David dunning e Justin ker em 1999
Olha aí foi pertinho de agora quer dizer pertinho né já Faz 26 anos mas enfim com base na ideia de que pessoas incompetentes carecem de habilidade não apenas para realizar tarefas mas também para avaliar o quanto são ou não habilidosas essa falta de autopercepção leva a ilusão de superioridade o problema de Hollywood hoje é que não apenas os produtores sofrem desse efeito os diretores as pessoas que produzem os filmes como seus julgadores que na verdade é a mesma turminha né isso só pode resultar numa bomba como Emilia Pérez sendo endeusada aí pelo pessoal inclusive parece
que vai ser indicada ao Oscar né a a lista enquanto eu gravo aqui ainda não saiu o oficial mas tudo indica porém o diretor inconsciente do seu ridículo e cheio de tapinhas nas costas recebidos pelos colegas que o elogiavam pela coragem de enfrentar essas questões tão necessárias teve que descer do pedestal menos por uma autoconsciência e mais por questões mercadológicas os mexicanos odiaram o filme mas mas odiaram muito o diretor inicialmente disse que não tinha problema não conhecia a realidade do México Porque tudo que ele sabia era o suficiente para saber para fazer o filme
A empáfia durou pouco e a coisa foi tão feia que ele teve que se desculpar publicamente afirmando se algo soou escandaloso em Emília Perez eu peço desculpas o cinema não fornece resposta apenas faz perguntas mas talvez as perguntas em Emília perz estejam incorretas é não é só as perguntas não tem muito mais coisa incorreta em Emília Pérez mas a gente chega lá audiar atriz principal Carla Sofia gascon nesse momento que eu tô gravando e na hora que estiver no ar esse cine5 estão em São Paulo que é entre os dias 20 e 22 de janeiro
de 2025 para promover o Emília perz Ou seja você vai provavelmente ouvir falar mais desse filme que até agora eu ouvi pouco no Brasil eu só só ouvi os gringos falarem e reclamarem aqui teve o pessoal porque ele ganhou do ainda estou aqui falou um pouco mas não sei eu procurei não no YouTube procurei nas nos jornais assim eu acho que o pessoal tá esperando para promover mesmo agora entre o dia 20 e 22 Não sei se é isso mas enfim eu posso ter procurado mal também E aí vocês me me xingam Tá bom mas
eles vem participar de eventos relacionados ao filme ou seja eles devem estar por aqui nesse exato momento tudo isso e eu nem cheguei no filme Nem na parte da transsexualidade e antes de chegar lá a gente ainda vai falar do elenco o elenco principal de emia perz não inclui atores mexicanos o que gerou uma crítica de que a produção não valorizou suficientemente os talentos locais a escolha de Carla Sofia gascon atriz e ativista espanhola que faz o papel da Trans foi criticada por ser uma figura completamente externa a cultura mexicana é verdade é como se
fossem fazer um filme do Pelé e escolhessem um jogador angolano para fazer o papel principal que fala português mas né na revista Rolling Stones a diretora de casing Carla Hall falou queríamos manter tudo realmente autêntico mas no final das contas os melhores atores que incorporaram os personagens são os que estão aqui nos Estados Unidos tivemos que ajustar a autenticidade com o sutaque considerando que eles não são mexicanos nativos ou seja foi mais um tiro no pé porque os mexicanos falam Como assim vocês acham que só americanos sabe atuar não tem um ator mexicano bom a
gente conhece o Chaves por exemplo ele é um excelente ator é uma brincadeira mas tem devem o México é um país enorme não é possível que não exista um bom ator ali mas enfim a a a diretora de Cash ainda deu essa bola fora aí que só deixou a coisa pior dos seis membros principais do elenco apenas Adriana pa que interpreta o caso da Emília perz uma namoradinha lá da da Emília perz que na verdade é o cara né que é o trans só ela é mexicana Imagina a gente vê um filme sobre o Brasil
com atores do Moçambique Angola e Portugal com seus sotaques mostrando estereótipos completamente rasos sobre o seu país né não que não tivessem feito coisas assim a respeito do Brasil antes tem até um exemplo que é o nosso editor vai colocar na tela aqui se uma piada do Simpson já causou tanto problema aqui imagina uma coisa dessa né só que nenhum desses ganhou o Globo de Ouro né Opa quer dizer em 1959 o filme Orfeu negro também dirigido por um francês Olha lá ele sempre causando confusão causou desgosto por um motivo parecido o Vinícius de Moraes
não gostou da adaptação da sua obra Orfeu da Conceição no filme Orfeu negro de 1959 dirigido pelo francês Marcel cami apesar da Conquista do Oscar de melhor filme estrangeiro e a Palma de Ouro no festival de cy Vinícius criticou a forma como sua peça foi adaptada ele chegou a chamar o filme de uma falsificação e criticou o fato de o filme ser uma interpretação europeia que não compreendia plenamente a realidade brasileira mas Orfeu negro é um Poderoso Chefão perto da palhaçada que foi Emília perz tá sendo na verdade né Vamos ao filme então né finalmente
ele começa com duas coisas que eu detesto marique e aut tutuni sim marique é como se um filme sobre o Brasil começasse com uma porta bandeira jogando futebol sabe esse é o nível do Clichê então nos é apresentado a advogada a personagem principal junto com o Manito que depois vai virar Emília Pérez também percebemos que a música desse musical promete ser muito mas muito ruim a letra é cringe no nível máximo uma vergonha em um musical você canta o que você não consegue expressar num diálogo não é simplesmente cantar as palavras né na Emília perz
é como se o o diálogo fosse colocado em uma inteligência artificial e começasse a ser cantado por exemplo no cantando na chuva o cara sai de uma noite que ele tem uma ideia sensacional que vai salvar o problema dele que é o filme mudo enfim quem viu cantando na chuva sabe a gente também fez um filme um Cine quin sobre esse assistir lá e aí ao invés dele falar nossa eu consegui agora o meu filme vai pro ar e não sei o qu ele fala sing in the ele tá cantando na chuva feliz da vida
aquilo e expressa a alegria interna dele não tem nada a ver com o diálogo que vai acontecer mas em Emília perz não o filme faz aquilo que as pessoas que odeiam o musical dizem que os musicais fazem que que é simplesmente chegar um dia eu tô andando na rua e falar nossa que dia lindo eu vou tomar um copo de café passe o sal por favor e é exatamente isso que ele faz ele não faz uma canção que ali a canção expressa algo maior do que o que ele tá dizendo não ele simplesmente eh olha
eu vou até bota uns trechos aí de música que depois eu vou editor sei lá pouca coisa rapidinho só pro pessoal ter uma [Música] ideia bom a gente já tem no começo uma crítica social [ __ ] contra o machismo estrutural o cliente da advogada bate na mulher e é inocentado advogada alega que a mídia está caluniando o meu cliente sabe é engraçado que eles pegam mais ou menos um discurso que a segundo eles direita fala né para para mostrar assim nossa olha como esse personagem é mentiroso ele diz que a mídia mente sobre ele
mas na verdade ele é um canalha que é o que trump faz o bolsonaro faz né Fala fala que a mídia tá mentindo porque a mídia mente mesmo mas no filme eles invertem essa lógica e assim olha só o cara é um filho da mãe mesmo e a mídia nunca mentiria a respeito dele né então isso é só um detalhe do detalhe numa cena do filme O filme é inteiro assim cheio dessas pequenos detalhes né só que que a única pessoa com peso na consciência é a tal advogada que é uma mulher ela é lutadora
os homens advogados Eles não estão nem aí eles acham que é isso aí o cara bateu na mulher tem que bater mesmo quase isso né não fala claramente mas o cara não tem peso na consciência mas ela uma advogada lutadora né a diferença entre ela e o advogado é que ela tem coração os dois fazem a mesma mas pelo menos ela faz com o coração pesado é que nem Obama né Obama ele fazia a mesma coisa que os republicanos bombardeavam a gente criança não sei o quê mas ele fazia isso com peso no coração então
nossa né então é mais ou menos isso né agora é por isso que as pessoas odeiam o musical e elas têm razão n se é isso que elas imaginam que é um musical então por exemplo você você pega um coringa dois porque o pessoal tá falando Ah não mas esse filme ele é ousado pelo menos ele tenta fazer algo diferente só que o coringa 2 ele realmente é ousado não acerta em tudo às vezes ele peca em algum coisas da história mas ele realmente faz algo diferente esse aí parece uma uma sessão da tarde malfeita
de coisas que você já viu recheado de clichê no Coringa 2 é um bom exemplo de filme que tentou sair do Comum né esse aqui é o oposto disso tem a empáfia de quem tá inovando mas é um Projac de clichês né Eu não sei se vocês sabem mas Projac significa um coletivo de clichê então fiz uma redundância aqui mas é que eu sei que algumas pessoas não sabem disso tudo que acontece nesse filme podia ser engraçado aliás se fosse um quadro do Porta dos Fundos ou do hipócritas seria até uma coisa assim Ah legal
foi pô foi um dos mais legais assim mas ele é só ridículo porque a gente sabe que eles estão querendo fazer uma crítica social se fosse uma ironia sobre críticas sociais seria quase um filme bom aliás esse filme pode ser a essência de tudo que foi esse tempo w assim desde 2012 mas mais ou menos até eu acho que vai até uns 2030 ainda vai essa porcaria aí ele devia ser AD como um fóssil dessa época sabe e então vamos lá a gente conhece o manitas de Monte que é o que é o o traficante
né muito mal ele é muito mal a gente não sabe que ele é muito mal mas a gente conhece ele ali e ele sequestra a advogada e convida a advogada para trabalhar para ele para ele mudar de sexo ele quer uma pessoa que não tá Envolvida com ele que ninguém pode saber só ela então o cara sequestra a mulher ou seja mas sempre com muito coração também né E ele fala para ela eu quero ser uma mulher aí ela responde você quer mudar de vida ou de sexo e aí ele responde qual a diferença ou
seja né você mudar de para essa para essa galera é você realmente se transforma é quase uma conversão religiosa né então o aspecto religioso inclusive no wokismo tá muito presente nesse filme eh e a gente percebe nesse nesses detalhes que a gente sabe né o que que leva uma pessoa a se converter é algo mais profundo é uma mudança de vida às vezes muita porrada que o cara levou e seria possível um traficante por exemplo mudar de vida se converter encontrar né algo maior mas no filme parece assim ah não ele é uma um cara
que no fundo ele é uma mulher e isso se ele fizer isso ele vai mudar Vai ser uma pessoa boa ele vai deixar de ser o assassino cruel que ele foi a vida inteira né sendo que o cara tem sei lá uns 40 anos para mais isso vai ser visto em anos como a expressão máxima da bizarrice que foram esses anos de 2012 e 2030 Pelo menos eu espero que até lá tudo isso tenha acabado esse inferno bom laringoscopia vaginos plastia Você tem que ver essa música de novo editor eu queria passar quase o filme
inteiro aqui porque tem tanto tanta coisa que Beira o o engraçado bota aí um pouquinho dessa música maml vaginl ropl ropl bom então aí a mocinha vai procurar o médico e quando o médico Pergunta ele tem problema psiquiátrico a advogada simplesmente responde não o cara é um traficante no México é um psicopata é nível PCC assim o tráfico no México é é igual o PCC O pior é um negócio assim bizarro de E olha que cara bom Nem precisa falar né a gente conhece bem essa realidade do tráfico de drogas e aí ela perg ela
pergunta ele pergunta ah você ele é tem algum problema psiquiátrico Não não é um cara normal ele só coloca umas pessoas no micro-ondas né tipo só assassina tortura Mas tirando isso é um cara normal nada de psicopatia nem de psiquiatria ele é então assim eh enfim né aí tem uma parte da música que diz literalmente de uma das músicas né mudar o corpo muda a sociedade né isso sem contar o autotune em todas as músicas em todas as vozes não como um efeito né porque tem aquela coisa do efeito mas como correção então ah só
que isso faz sentido né na cabecinha Desse pessoal um homem pode ser mulher então um surdo também pode ser cantor né um cara que não sabe nem falar Pode ser cantor normal faz faz sentido com a lógica desses caras os diálogos chegam a insinuar que o humanitas virou traficante porque reprimiu aquela feminilidade sabe então ele no fundo não seria seria uma pessoa boa se ele pudesse sempre expressar esse lado feminino que ele ele tinha preso dentro dele né antes no cinema o cara virava bandido porque era pobre sei lá agora o cara é psicopata porque
não solta a rosca basicamente é isso cada vez que o filme avançava eu pensava assim meu essa esse negócio é uma mistura de rock e horror show com Cinderela baiana e uma babá quase perfeita charin vinha um monte de filme na minha cabeça humanitas que agora é Emília né descobre a sua sensibilidade então e ele numa das músicas ele fala ai me falta ar sabe só faltava ele descobrir a sensibilidade gente é porque você sabe que os homens são muito maus então basta ser homem para você ser um psicopata Mas aí você vira mulher você
vira uma pessoa sensível né a gente sabe que não existem mulheres má mulheres psicopatas a gente sabe que só os homens fazem coisas ruins né então uma vez que ele virou mulher então ele só faltava cantar né Aí a gente vê numa cena logo depois o trauma da ex-mulher dele né de mudar pra Suíça porque você sabe né mudar do México para Suíça é algo muito traumático ainda mais você tá no meio de traficante Ali você vai mudar PR os Alpes é uma coisa assim que deve realmente traumatizar uma família isso nessa hora eu fiquei
fiquei com dó da Mocinha antigamente nos filmes os os heróis passavam por provações tinham que lutar contra si contra todos para salvar alguém agora ele paga uma fortuna de dinheiro roubado né de dinheiro do tráfico deita é mutilado e acorda essa foi a sua luta nada dentro dele é modificado ao contrário o mundo é que tem tem que se modificar e moldar aos seus desejos e a sua grande tragédia é uma dor pós-operatória autoinfligida Esse é o problema dele as crianças e as e a esposa voltam pro México depois de um tempo e agora ele
é uma tia distante por isso que eu par falei que parecia uma babá quase perfeita porque é ele vestido de mulher ali cuidando dos próprios filhos como se fosse uma tia distante na sua música né na música da da Mocinha da ex-mulher a gente descobre que o problema da vida dela não foi ser casado com traficante violento não foi perder a vida né com coisas fúteis com atrás de dinheiro de poder o problema dela foi ter criado filhos né Esse foi a o grande drama né ela perdeu a vida porque ela criou os filhos uma
Aliás ela é uma ótima mãe se tratando de uma mulher de traficante ela parece uma ótima mãe no no filme né até a certo momento que ela fala assim ai já fiz a minha parte agora eu quero ser livre a gente vai chegar lá tem um diálogo que eu preciso dividir com vocês que é tão natural como um tangue de plutônio ela diz assim ai me dói a [ __ ] só de pensar em você eu juro que é isso que ela fala eh tem até aí a cena se vocês quiserem ver para não dizer
que eu estou mentindo de repente a gente conhece a mãe de um desaparecido né o filme vai evoluindo e a gente conhece a mãe de um desaparecido do tráfego a a Emília tá num numa feira com a advogada né el elas se reencontram porque em um determinado momento elas se separam e a advogada nunca mais quer saber dessa história e a Emília também a única que sabe o que aconteceu foi a advogada então elas se separam mas aí elas se reencontram a advogada Até fica com medo Pô você vai me matar para eu não contar
nada e tal mas a Emília não ela é uma nova mulher né mulher eh Então ela acolhe advogado até fala se você precisa de um homem eu compro um homem para você né E aí nesse momento chega essa mulher que tem o filho desaparecido né em Londres Eu Acho É engraçado porque ele se encontram em Londres não sei se isso se passa no México fica meio confuso no filme Mas enfim essa mulher vai lá e fala ah o meu filho é desaparecido do tráfico e nesse momento a Emília fala nossa eu não sei mais quem
é manitas eu penso nele e me arrependo olha só que fofo não que eu não acho que as pessoas possam se arrepender mas você vocês sacaram né que o problema é que não aconteceu nada ela simplesmente cortou o peru e de repente virou uma pessoa sensacional que se arrepende que até ontem tava enterrando gente vi e hoje tá arrependida porque a mãe de um desaparecido apareceu lá né o [ __ ] dos cartéis mexicanos agora é sensível bate um coração ali dentro sabe e agora sobre o roteiro vamos falar sobre o roteiro conflito não tem
nenhum conflito que você se envolva até pelo menos uma hora de filme depois tem um confli assim né mas ao fazer o bem o manita diz né Aí ele ele começa a pensar não vou ajudar as pessoas que foram desaparecidas E aí quando parece uma uma a mãe de um dos desaparecidos ela chora porque o a Emília perz ela faz uma ONG para buscar desaparecidos cara sério o traficante de ontem foi não passou um ano eu acho que não passou uma semana ele virou um cara que criou uma ONG para achar os desaparecidos que ele
mesmo desapareceu e dizem que são 100.000 desaparecidos ou seja o cara é um genocida no estrito senso literalmente um genocida um cara que matou mais de 100 desapareceu com mais de 100 mil pessoas pelo menos o Cartel dele né E aí ele diz assim quando uma das Mães vai lá e chora porque o filho foi encontrado o filho não o cadáver do filho foi encontrado Ela ela diz quando beijei suas mãos e senti suas lágrimas eu amei a mim mesmo Olha só olha só olha a lógica desse filme O Psicopata Vai lá se compadece com
os desaparecidos e o que que acontece quando ele vê o resultado das do bem ele ama mais a si mesmo é o cara é a inversão satânica do mundo da da Verdade né então o que não faz um um pênis né estraga uma pessoa mesmo não satisfeita em se arrepender ela como eu disse cria uma ONG e na ONG ela diz aqui não julgamos ninguém né e aparece um monte de traficante aqueles cara mau cheio de tatuagem super arrependidos e as letras sem sentido tem uma letra que é um traficante falando para aprender a calcular
que 1 mais do São tr três para limpar a minha pele de tatuagens eu estou aqui curiosamente eles tem uma música que fala estou aqui e ainda estou aqui entendeu bom nesse musical Chico Buarque nesse nessa parte musical Chico Buarque encontra Jorge versilo Roda Viva encontra o Queen bota a cena aí do Queen com a Roda Viva bom E aí acaba essa cena né super também crítica social Aliás o filme é uma crítica social atrás da outra e aí a gente volta pra mulher do traficante pra ex mulher do do do manitas eh ela tá
cheia de sentimentos e ela acaba se abrindo com a prima que é o próprio manitas né claro né porque afinal de contas você é ex-mulher de um Traficante você você abre Com uma prima que você mal conhece do próprio traficante falando que você traiu o traficante que você que você sempre amou um outro homem parece bem real né bem real bom em uma em uma das cenas a Emília lá na ONG começa a criticar a polícia e o cara que é um genocida tá criticando o trabalho da polícia e o filme tá criticando o trabalho
da polícia então né enfim né é uma sequência TRS e isso é a prova de que o mercado do cinema tá realmente desligado das pessoas né bom a advogada fica revoltada porque a Emília resolve ajudar os outros usando dinheiro sujo onde já se viu o grande problema da advogada é que ela tá ajudando as pessoas mas com dinheiro sujo não foi o problema ela simplesmente sumir com um dos maiores traficantes do México o problema para ela não teve nenhum problem problema de consciência ao fazer o cara mudar de de coisa e esconder mudar de esconder
o cara não teve nenhum problema de consciência tudo que ela fez antes né era uma probleminha de consciência que não fazia ela deixar de de ser advogada daquelas pessoas mas ali não está usando dinheiro sujo tudo bem que você tá salvando a a consciência de milhares de pessoas que vão poder enterrar os filhos vão poder tudo bem mas aí Aí ela viu o problema ali por porque tinha que ter um tinha que ter algum algum conflito ali o roteirista falou não eu preciso ter um problema aqui então e aí aparece uma cena também sensacional que
é a música que ganhou melhor música Eu acho que se eu não me engano ela ganhou melhor música no Globo de Ouro também aliás esse musical ganhou de Wicked como melhor musical Cara é inacreditável O Globo de Ouro tá completamente fora de si nesse musical com a advogada ela julga todo mundo aponta o dedo fazendo tudo que ela faz ela consegue apontar o dedo ou seja ela não leu aquele trecho da Bíblia né de olhar a trave no próprio olho ela é a heroína porque afinal de contas ela é negra ela é mexicana e ela
é mulher né bom aí corta pra ONG de novo chega uma mulher com o marido desaparecido e o diálogo entre essa mulher e a Emília perz é bizarro porque ela começa a falar ah a gente achou o seu o seu marido e a mulher começa a dar ah Pergunta ele tá morto mesmo Será que ele tá mor e a Emília fala é infelizmente tá ela começa a dar risada porque ela matou o marido dela batia nela Então Que bom que eu matei o macho escroto né que que ela isso a Emília pensa né dá para
ver na cara dela que bom que eu matei o macho escroto e aí no final da cena a a moça mostra a faca que ela trouxe Porque se o marido tivesse lá ela ia ela mesmo tá E aí a Emília peréz mostra de volta um revólver e eu acho que era para ser uma cena fofa entre as du eu não sei Engraçado não sei que é essa cara é um negócio tão bizarro enfim ganhou o Globo de Ouro esse filme não dá para acreditar eh bom a divisão interna também né eles eles exploram isso né
que o manitas agora é uma mulher se apaixona por Epifânia que é então ele é um homem que virou mulher mas que continua apaixonando por mulher eh porque eles precisavam ter um casal lésbico também né e na cabeça deles uma um homem que se transforma em mulher é uma mulher então ali seria um casal lésbico bom o fato é que até os trans estão reclamando desse filme e agora quem reclamou do prêmio pode ser acusado de transfobia mesmo os trans porque quando a gente reclama de algum filme ruim ou de alguma coisa ruim e a
pessoa é Trans as pessoas acusam a gente de transfobias e agora os trans são transfóbicos como é que ficou isso aqui né se a gente usar os próprios padrões deles sim né bom aí vai pro musical da mulher do traficante que é uma espécie de Manifesto sobre o que é ser moderno então parece uma coisa meio Coach meio autoajuda assim a letra diz assim ó quero querer-me a mim mesma quero amar-me a cada dia a cada hora a cada segundo e no final da música Ela ainda faz um sinal da cruz e rola um Amém
cara sério é eu acho que vocês precisam ver esse filme eu me arrependi de estar contando tudo porque ele é tão ruim que tá quase no limite né no filme também a transa é superior à mulher porque enquanto a mulher quer ir pra balada a trans né que é o que a Emília cuida dos filhos e e a mulher que só quer curtir e a e a Emília fica brava com a ex-mulher Como assim você quer curtir o cara um traficante lembrem que era um traficante sanguinário E aí fica revoltado porque a mulher só quer
curtir e não quer cuidar dos filhos porque ele tem muito amor pelos filhos é emocionante E aí a mãe quer levar os filhos embora e ele não é o pai né ele é só uma tia e aí o a Emília é feita de vítima da situação né é uma grande vítima só que justiça seja feita ele ainda tem um lado monstruoso eles não fizeram a TRC né Para dar aquela disfarçada Então ela ele o o antigo eu né aquele eu masculino que tem pênis vai lá e dá uma porrada no namorado novo aí da ex-mulher
então ele mostra que no fundo ele ainda tem aquela violência dentro dele né mas tem um coração porque chora quando eles fogem quando os filhos fogem aí ele ele fala essas coisas que eu fazia isso era em outras vidas isso era em outra vida quando eu era né o o cara lá eu quero os meus filhos é é quase um herói um anjo com asas quer dizer na verdade tirou a asa né como dizem Os Amantes dos dos trans manitas então é sequestrado pela ex-mulher tem os dedos mutilados O que é mais uma mutilação né
ele mesmo se auto infligiu a primeira E aí a advogada vai tipo Rambo uma cena meio Rambo vai pra porrada e aí a gente descobre que foi ais que sequestrou o cara e tem um momento Epifânia epifania sei lá que os dois se arrependem pedem perdão e o namorado de repente do nada você pensa aí está com raiva do cara descobre que que o cara é um cara ela sempre amou o o amante lá segundo ela mesma foi o grande amor da vida dela E aí eles estão saindo com o carro e a a a
Emília Perez no porta-mala de repente ela Fala Não mas ele é o meu marido e começa a ficar contra o cara que ela sempre amou ou seja o pessoal não não dá para saber a personalidade de ninguém é tudo bagunçado vira do dia pra noite da noite pro vinho como diz o Janjão é uma bagunça ou seja nem sei porque que eu tô explicando tandoo esse filme Porque é tanta confusão de roteiro E de tudo que é só pra gente se divertir um pouco mesmo né bom nessa briga aí e depois de todos perdoados o
carro explode E aí Realmente eu não tô brincando é uma coisa que tá clara no filme a Emília peréz vira uma santa né Afinal toda a gente poderia colocar esse filme como uma espécie de evangelho woke né porque é isso tem todos os elementos religiosos ali e no final ela é uma santa pro México ela virou uma santa justamente porque aí a gente tem mais clichês de de de México que é o pessoal com a bandinha lá e ela no no seu neral com uma estátua de Santa mesmo e acaba o filme assim Emília perz
é uma santa mexicana fim tá fechou o filme agora vou comentar rapidamente só o finalzinho no Rot and tomatoes esse filme tem 76% de de aprovação da crítica e 38 de aprovação do público como todo filme desses que são bizarros eh tem essa inversão entre público e crítica E aí a gente vê a distância que o cinema tá realmente do grande público e a realidade né na verdade o o queísmo é uma religião né não a gente já não tem dúvidas porque assim como as religiões tradicionais possuem doutrinas ou crenças fundamentais o o queísmo é
baseado em um conjunto de ideias centrais imutáveis Como o racismo machismo estrutural apesar do verniz científico né que que eles têm as suas ideias são dogmas não adianta você mostrar demonstrar cientificamente o contrário é o próprio mudança climática né quando você dá dados eh científicos não interessa porque aquilo são dogmas que são imutáveis para eles e aí se você vai contra os dogmas existem rituais e expiações públicas pedidos públicos de desculpas né os indivíduos e empresas que são acusados de comportamentos ou opiniões erradas frequentemente pedem desculpas em público né ou então são cancelados eh e
lembram muito os atos de Penitência né que o cara fica lá se chicoteando em público tem também um pecado original e a redenção né A questão do privilégio branco ou seja todo mundo é culpado até que que provem a inocência que nunca vai vir porque o branco sempre vai ser um grande culpado por tudo o homem branco heterossexual e assim como o pecado original nas religiões cristãs essas ideias implicam que todos nascem culpados de algo né racismo sistêmico e Bá cabendo reconhecer e trabalhar continuamente para superar essa culpa só que ela nunca vem no caso
do cristianismo por exemplo a culpa pode ser perdoada Aliás ela sempre é perdoada se você se arrepende no caso do o queísmo não existe perdão não existe é uma religião Sem perdão né que é o grande problema dela Além disso tem os profetas e os textos sagrados né Eh as suas figuras centrais os acadêmicos ativistas que desempenham o papel de profetas como Kimberley kencha autora Central na teoria da interseccionalidade ou Robin de Angelo com seu livro White fragility que foi desmascarada recentemente no filme do Mat sobre racismo que tem lá no Daily Wi enfim eh
é isso né o oiso é uma religião e a gente só que é uma religião sem Deus né é uma religião pagã a único Deus se a gente pode colocar alguma coisa seria o Deus agaia né o Deus Terra natureza enfim e a gente já viu as consequências disso tanto é que os Estados Unidos agora se voltaram Contra isso e o mundo inteiro tá se voltando contra essas coisas só o Brasil continua com essa palhaçada de ambientalismo de moeda de carbono e não sei o quê que continua no sentido de que tá botando gasolina né
não estamos falando o resto do mundo ainda tem esse papo mas tá todo mundo meio deixando de lado aqui no Brasil a gente continua com isso e nós aqui do Quinto Elemento a gente vem falando sobre isso há muito tempo mas é o que temos né A solução é a gente continuar falando rezando e seguindo a nossa vida contra essa bobagem e esse absurdo que é o wokismo e esse esse filme eu acho que é o wokismo numa nutshell numa casca de nós certo espero que vocês tenham gostado ficou meio longo mas eu acho que
esse filme é ruim o suficiente pra gente falar bastante dele e vamos ver o que acontece no Oscar se eles vão comprar essa pata Quada E como que isso vai se desenvolver daqui pra frente Muito obrigado pela presença de vocês É sempre um prazer não esqueçam de curtir compartilhar e de assistir aos outros programas aqui no estúdio Quinto Elemento um grande abraço e a te a prossima