para um filme que tem tanta pompa que tem tanta pretensão em ser entre muitas aspas artisticamente superior Coringa 2 é um filme muito pouco criativo muito osso acima de tudo que não consegue levar para lugar nenhum nada que ele propõe e é um filme que já não propõe muita coisa mas antes de falar sobre o filme passo o recado de sempre para você que gosta de falar sobre cinema de debater cinema estão abertas inscrições do cineclube rebobinado para o mês de outubro em que vamos debater interestelar e plash esses dois filmes que vão ter relançamento
por causa dos 10 anos do seu lançamento original e também o meu curso de cinema cinema e crítica na era das redes sociais inclusive que tem uma aula gratuita todos os links aqui embaixo no primeiro comentário fixado bom Coringa 2 é claramente um filme que ele não não tinha sido pensado anteriormente né Muito aquele lance de fez sucesso primeiro tem que ter uma sequência vai ter pressão dos estudos por uma sequência e o Tod Philips parece que ele simplesmente falou tudo bem vai ter que ter uma sequência Então deixa eu mesmo fazer essa sequência o
Tod Philips que é esse diretor que já no primeiro filme Ficava muito claro e nos filmes anteriores né a gente falava que os filmes anteriores do Todd Philips tinha meio que aquele lance de quero ser scorcese e Coringa o primeiro tem muitas referências a muitas coisas mas sobretudo aos filmes do scores ao rei da comédia a todo esse lance do cinema da nova Hollywood ali da década de 70 mas apesar de todas essas referências era um filme que conseguia até que articular isso bem dentro de uma narrativa bastante própria Eu gostei muito mais se vocês
assistirem aqui a crítica do canal vocês vão ver que eu gostei muito do filme na época que saiu aos poucos com tempo reassistindo umas duas ou três vezes eu passei a gostar um pouco menos do primeiro f mas ainda assim acha um filme bom ainda que tenha criado um conflito meio bobo né de Ah isso daí é ou não é é um filme não se é ou não é um filme de super-herói né mas se é um filme de superhero que é verdadeira arte não uma arte menor esse tipo de discussão que para mim nem
deveria existir é um filme que trabalha a partir de alguns símbolos desse universo do Batman e do Coringa para construir algo pessoal do se diretor a partir das referências dele e tudo mais aqui esse segundo filme que por sinal é um daqueles filmes que o trailer engana bastante um daqueles casos que o trailer não tem nada a ver com que realmente tá em tela e que tava toda aquela discussão Inicial se seria um musical ou não seria um musical e no fal ele é um musical mas ao mesmo tempo ele não é né porque ele
é um filme que ele parece que ele tem algumas ideias ele quer trazer algumas referências mas ele não consegue levar nada muito à frente é até um filme bastante cansativo pela própria repetição dele né vi gente comentando que esse filme Era quando saiu as primeiras impressões ali quando ele foi exibido em Veneza que era um exercício de estilo do Todd Philips pela amor de Deus né Muito muito muito longe disso aqui é um filme como eu disse muito pouco criativo um filme que só quase protocolar às vezes né que vai se passar em um espaço
de tempo ali bem restrito e vai repetir a exaustão a própria fórmula essa fórmula que é basicamente pegar esses vou chamar de delírios aqui até pelo título em português até porque o filme ele não trabalha muito bem essa questão da loucura essa questão da mente do personagem nem nada do tipo nesse sentido ele até passa por isso mas como quase tudo que ele passa ele meio que não resolve muito então vai ser basicamente essa a dinâmica né A gente vai ver o personagem dormindo ou personagem olhando para algum lugar e de repente entra uma curta
sequência musical dele cantando e dançando muitas vezes cantando e dançando com a Arlequina aqui da Lady Gaga né que tem muitas passagens aqui que me parecem muito como uma imposição quase da Lady Gaga eu preciso ter um momento aqui para eu cantar sozinha e mostrar que eu tenho uma voz muito boa e coisa do tipo assim então todas essas entradas e eu sou um cara que amo assim musical amo mesmo musical mas mas todas as entradas musicais aqui elas são de uma falta de criatividade muito grande né porque é um filme que ele tá querendo
brincar com essa ideia da fantasia e da realidade mas ele não consegue o que o primeiro filme até consegue fazer bem de enganar a gente o que que é Real o que que só se passa na cabeça dele todas essas discussões que podem partir daí esse filme meio que não faz isso né porque ele cria essa espécie de ruptura constante né então é uma cena sobre algo específico em determinado momento ele vai ser confrontado por alguma coisa vai cortar para uma uma passagem musical uma passagem musical no sentido que é só eles cantando basicamente né
um filme que é muito pouco dançado claramente o Tod Philips ele não tem domínio nenhum é de encenar sequências musicais né então ele se resume a colocar esses personagens para cantarem quase de uma forma bem parada com algum jogo de luz e de sombra ou de cores que é justamente onde o filme Busca essa pompa maior né no uso daquela trilha sonora musical ao fundo ou em como ele vai fotografar ou como ele vai explorar a maquiagem como ele vai criar quadros bonitos dentro desse filme que no final são tão vazios quanto o restante do
filme né então é um filme que ele parece que em alguns momentos ele até quer abordar esses temas um pouco mais sérios ele quer temas mais sérios não só relacionado ao Coringa e a questão psicológica dele mas até o que ele representa pra sociedade como ele vira essa espécie de Marte como se ele fosse debater e o social mesmo né Como as pessoas reagem a esse tipo de coisa mas basicamente tudo que tem aqui tudo que se apresenta no filme meio que tá lá é jogado em algum momento mas nada é muito resolvido né então
parece uma sequência repetitiva da mesma coisa durante mais de duas horas Como eu disse não tem inventividade um filme que não tem impulso parece que é um filme que não tem vontade de assistir eu raramente uso termos como tedioso como osso para um filme Mas é isso que Coringa 2 é ele não é aquele filme é um filme que daqueles que são ruins tem muitos filmes ruins que a gente tem vontade de falar a gente tem vontade até de odiar esses filmes né de falar o porque a gente não gosta de falar porque o diretor
faz tal coisa que incomoda muito a gente né aqui nesse caso de coringa 2 é só um filme que vai passando durante 2 horas não dá para sentir simplesmente muita coisa tem uma ou outra escolha um pouco mais interessante Em alguns momentos ele consegue tirar uma ou outra risada aqui e ali Mas no geral é um filme que não propõe quase nada é um filme que não tem quase nada que não tem qualquer tipo de substância e quando eu tô falando de substância não tô falando só temática né Não tô falando que o filme precisa
ser super profundo ou coisa do tipo mas ele não propõe nada em termos de ensinação ele não propõe nada em termos de roteiro mesmo ele não propõe nada em termos de nada né um filme que que ele simplesmente parece que ele existe e é um grande trailer parece né quase como se fosse um grande trailer de 2 horas com esses pequenos momentos que vão se cortando que eu não vou dizer que são como se fossem skets né porque a gente tem uma continuidade aqui da história principal do personagem que remete muito ao primeiro filme mas
essa repetição da Fórmula né então é o mesmo artifício sendo repetido durante todo o filme acho que é um filme que vai ser bastante rejeitado já vem sendo um pouco rejeitado né pela crítica mas acho que vai ser muito rejeitado pelo público também um filme que parecia que o Todd Philips ele não tinha muitas ideias do que fazer ele simplesmente soca um monte de referências Né desde a abertura em animação até como ele usa alguns filmes seja em cartazes ou em filmes passando ao fundo para ele mostrar que ele tá trazendo uma referência Ah o
Chaplin ah os musicais de Fred Aster entre outros e coisas do tipo né até como ele tenta iluminar algumas essas cenas musicais mas é um filme que é isso ele não faz muito se o primeiro articulava até que bem as referências que ele tinha e criava algo a partir daquilo esse daqui meio que as referências se jogam e o filme ele se joga assim sem ter muita coisa para apresentar é um filme que você tem que cavocar bem para se tirar alguma coisa dele porque El ele não dá muito material Apesar de eu senti aqui
um Todd Philips com um ego um pouco maior né Não só em como ele tenta ensinar alguma dessas coisas ou como ele quer parecer se Em alguns momentos que é um filme maior do que o gênero e coisa do tipo até como ele faz uma questão isso nem me incomoda se fosse bem utilizado mas ele faz questão apenas de usar aqueles símbolos desse universo para dar uma ridicularizada neles né então ele ridiculariza o harvy Dent por exemplo entre algumas outras coisas e ao mesmo tempo ele se coloca em alguns momentos específicos parece que ele tá
se colocando em um pedestal de discurso né quando sempre que ele vai citar o o primeiro filme que é quase que uma meta linguagem aqui né que é personagem da da Arlequina fala que Assistiu ao filme Daquele personagem do Arthur flek como se tivessem feito um filme sobre ele e sobre tudo que aquilo que a gente viu no primeiro filme como se tivesse feito um filme dentro daquele universo Então sempre que ele pergunta para ela falando Ah eu não assisti esse filme o filme sobre a minha história é bom e ela sempre fala É ótimo
É um filme ótimo parece que é quase o Todd Philips falando pra gente não o primeiro Coringa é muito bom né enfim algumas dessas bobagens achei Coringa do filme bem Fraco mas um filme bem fraco a ponto de eu nem conseguir sentir muita coisa com ele nem sentir raiva não consigo sentir Basicamente nada são Du horas de um filme bem cansativo repetitivo muito muito muito pouco inventivo um filme que acha que é muito criativo mas é muito pouco criativo enfim curte o vídeo Se gostou se inscreve no canal se não é inscrito passa no primeiro
comentário fixado comenta aqui embaixo se vocês estão esperando alguma coisa se quando vocês estão assistindo esse vídeo você já assistiam ao filme que que você vocês acharam passa no primeiro comentário fixado para ver o tudo que eu comentei com vocês no começo do vídeo e minhas outras redes sociais por hoje é isso e ca