Fala lendários vamos começar aqui mais um lendários podcast e hoje a gente tá com uma pessoa muito especial porque hoje a gente vai falar sobre desenvolvimento no code principalmente para você que quer trabalhar com tecnologia já trabalha com tecnologia quer desenvolver uma solução ia quer desenvolver uma Startup um negócio com ia esse cara que tá aqui vai te trazer muito Insight sobre isso fala aí zuão Beleza e aí galera seja muito bem-vindos mais um lendários podcast já já não esquece aí né se inscreve no canal deixa o joinha e hoje a gente tá muito feliz
de estar aqui porque é um assunto que realmente tá transformando a nossa comunidade e nada melhor do que falar sobre isso sobre com alguém que é desenvolvedor que respira tecnologia né Sabe conhece tá por dentro de tudo acontecendo Então Caio seja muito bem-vindo aí vai ser um prazer F raz Muito obrigado pelo convite prazer pessoal tudo bem sou o Caio Ah tô morando em Floripa agora sou de Campo Grande Segunda Vez do podcast dessa vez no canal pela primeira vez né fui convidado pelo Alan naquela outra vez tem um vídeo já no canal e eu
não diria que eu sou desenvolvedor eu diria que eu me tornei desenvolvedor porque eu me tornei desenvolvedor para começar negócios porque eu queria tirar a ideia do papel e tal foi assim que eu cheguei No desenvolvimento daí Primeiro de tudo né Vamos entregar aqui para todos os convidados que vem a gente entregam um óculos então Obrigado cara para quem não sabe rapaziada esse aqui a lente sai viu mano pô fiquei muito curioso quando vocês tiraram tu não ganhou da outra vez pô ganhei o Alan vacilou na al falou assim você não merece cara dessa vez
obrigado cara que legal tem o escuro também ali pô tem tem escuro também tem pô ó esse é o segredo Aí ó desenrolado L pra praia top brabo US polarizada polarizada polarizada dis dá para ver jacaré né polarizada já vi vídeo vio na Flórida lá a galera vê jacaré é embaixo d'água apece eu não sabia que na Daniela tinha viu Nossa senhora mas tá deixa Tá beleza então Caio até interessante tu tu falar sobre isso cara me tornei desenvolvedor porque temade é tem muita polêmica em volta desse rolê de Ah o cara é desenvolvedor no
code Tipo eu já vi muita cara na internet Ah desenvolvedor no code não existe porque se o cara não Coda ele não é desenvolvedor tá ligado e e uma coisa que eu vejo principalmente da Galera na real que é Técnica né Não só da programação o cara tem uma habilidade que é valiosa mas o cara não tem visão de Business saca consequentemente ele não sabe fazer grana cara a parte mais difícil é o business é muito fácil você fazer o produto eu digo para todo mundo A parte mais fácil é essa é muito fácil inclusive
você começar a desenvolver um monte de coisa e não vender tanto é que existe um monte de ideia no cemitério né o cara começou fez algumas coisas mas não foi PR FR 99% delas estão lá né ex cara você tem dinheiro você vai descobrir um jeito de fazer acontecer e tudo bem se não quiser chamar de desenvolvedor não tem problema não tenho zeros filmes com isso tá eu tô fazendo dinheiro do meu jeito não tem nenhum Problema pode pode chamar o que for eu tenho trato que daí em dólar em no code usando Bubble e
usando uma cacetada de outra ferramenta então não importa muito o que chama não não ligo muito para isso top mas e como é que você chegou lá da onde veio a tua jornada cara aí bacana essa conversa é longa viu mas pô a gente tem tempo né é Fiquei sabendo que tu vendi umas paradinas aí de de de estudo cara meu primeiro meu primeiro negócio descaradamente a gente vendia Cola sabe Universitário Universitário o cara trabalha às vezes e tal e tem que fazer tarefa você no caso era Universitário né eu era Universitário engenharia de engenharia
eu passei por três faculdades Campo Grande lá em Campo Grande Mato Grosso do Sul ufms passei na federal engenheira civil [ __ ] será que é esse daqui não gostei fui pra outra engenheiria mecânica fiz engenheiria mecânica se viu ao mesmo tempo também não gostei não Então é eu gosto de Química porque no ensino médio tinha um professor de química legal tá um beijo garbas ah não gostei também eu descobri [ __ ] não é faculdade então cara de cada eu fiz cara TRS 4 anos ao total é eu fazia engenharia aqui na federal também
você saiu por saí do mesmo tio você não não me encaixava e também não me encaixava nem nem com o ambiente nem com as pessoas ali com as outras mas fez um an de cada não eu fiz uns do anos e meio de Engenheira civil Pode crer assim né cara fui até o quinto semestre reprovei para caramba porque eu gostava de jogar bola também na facul é bom rompi o joelho já fiz cinco cirurgias eu tenho essa parte também na minha faculdade tambm exatas tem isso pô eu fazia direito fui até o qu qu ano
sem reprovar em nada sem assistir a aula também que era humanas não nossa senhora não ex não poderia fazer isso não Federal não mas eu também não não levava muito a sério né [ __ ] é Super cara eu adorava estudar então fazer um monte de coisa de estudo que ano que você entrou na faculdade isso foi 17 2017 éi 17 também é você é de 98 8 é nós temos 25 anos 26 agora você tá com 26 já também não vou fazer agora mês que vem mês que vem e você Você tá com que
idade eu sou 92 ih tá velho ele fala quando ele nasceu Mas ele não fala quando ele tem não eu eu tenho 32 32 eu é e daí 17 entrei na facu engenheiria civil fiquei daí uns 2 3 anos nela Eh fui PR fui pra mecânica na facul particular cara deu é até engraçado que eu não completei um semestre lá nessa engenheria mecânica Porque eu só queria ver se era da hora e tal mas [ __ ] baita ambiente chato comecei a aprender um monte de coisa nada a ver e pô não vi futuro e
eu já tinha já poderia aproveitar um monte de matéria e tal mas eu sempre fui com aquele mindset de Caraca eu tô aqui para aprender não tô aprendendo tchau Fui embora fui para engenheira química fiz a desgraça do Enem de novo passei e entrei daí de novo pra faculdade mas cara no fundo no fundo não curti aquilo eu fiz um estágio meu primeiro trampo pago ganhava r$ 600 que a princípio eu fiquei se meses lá R 600 vezes 6 meses deu uns 3000 e pouco eu coloquei tudo em Bitcoin tardar naquela top mas Fi burro
que ano foi pô isso foi 2018 top era R 3.000 eu cheguei a ter 7 centavos de bcoin pena que foi num negócio chamado Atlas Quantum que era golpe no final das contas enfim isso aí fica PR foi R 4 ho P pô foi pirâmide MBC né Não mas baita aprendizado ainda comprei carteira hoje eu guardo na na minha carteira daí bom bom bom é esse meu primeiro estágio Daí foi meu primeiro trampo pago Saí disso para construir o meu primeiro negócio que esse foi esse negócio de vender Cola finalmente que que era eu tava
na faculdade eu já tinha participado de um evento chamado Startup Weekend que é Tipo um racat tom super recomendo para todo mundo participar de evento assim foi meu primeiro contato com empreendedorismo eu fiz estágio nessa rola da facul que era Ah o departamento de empreendedorismo só cara empreendedorismo dentro da faculdade dentro do departamento de empreendedores uma baita burocracia então não curti tanto aprendi umas paradinhas e tal mas não foi meu grande a Pado eu aprendi para caramba quando eu Fiz meu primeiro negócio que esse foi a duv que era um Marketplace para conectar estudantes que
precisam de ajuda de exatas é literalmente o cara que faz e cálculo trava no meio da questão fala assim ô eu pago Vintão para quem resolver essa questão não tinha chat PT na época não tinha chat GPT hoje quem faz chat GPT [ __ ] hoje CHT tinha matado o teu negócio Eu lembro quando fazia engenharia tinha uma não eu teria surfado com GPT o aplicativo que eu Usava você tirava foto da Pior né não teria matado a você não usava esse você tirava foto da da equação e resolvia um pouco photomath photomath beleza mas
não resolvia umas integrais às vezes ainda precisava de um monte de raciocínio tá o fot meth não não resolvia tanto assim como que funcionava cara baita simples nossa nossa primeira versão a gente usou o jot form Quanto custa sei lá ó por mês a gente recebeu um formulário eu preciso de ajuda nessa matéria esse tá tá aqui Meu upload aqui o preço que eu proponho e tá aqui o prazo que que era o upload foto do do um PDF das questões do cara era literalmente a tarefa do Maluco Você tá entendendo a gente fez isso
20. mil vezes a gente recebeu 20.000 pedidos em dois anos a taxa alguns deles eram aceitos por tutores outros não quem que eram os tutores outros universitários eu chamava rapaziada da minha facu comecei a ter contato com um monte de outros caras como é que eu peguei esse contato De outros caras eu virei admin de um grupo de Facebook eras antigas e eles respondiam sim respondiam e cara era engraçado porque eu resolvia muita questão de graça pros outros e daí Sabe aquela ideia de [ __ ] vamos começar um um negócio em que nicho que
a gente começa que ideia tem aquela frase da Y combinator que é Scratch your own it é procure na sua própria [ __ ] sei lá qual que é a tradução Eu não manjo inglês 100% não viu Ah sim trabalha pra gringa E e o inglês Brass english Brass english é BR english 100% é ah mas tem essa ideia de você CCE a sua própria coceira uma parada assim e esse meu primeiro negócio daí chamei um monte de amigo Ô irmão aceita fazer essa questão aqui por R 15 o aluno tá pagando 25 é claro
que eu não falava pro tutor que o aluno tá pagando 25 mas eu fiz isso 10.000 vezes preço médio de R 75 R 750.000 faturados depois de 2 anos eu e meu sócio com pedidos de sabe eu só tava Transacionando esse momento aí você já tinha parado de estudar também só tava fazendo meio de campo só tava meio de campo exatamente só tava querendo uma oportunidade para parar de estudar a vontade ele já tinha li exatamente cara quando eu comecei a ter e se você fiz as contas Nossa cara R 750.000 em Marketplace não é
muito dinheiro né pô 750 quem pegava grande parte desse dinheiro era o próprio tutor que é 70% né 70% vai pro tutor se você pega 750.000 divide por 2 anos tira 70% divide entre dois sócios você vai ver que era minha condição você vai ver que eu tinha um salário de sei lá R 3 R 4.000 e e qual era o custo de vocês Ah era continuou deve ter chegava o quê $1.000 ou nem isso não custo de software não era baixíssimo é tipo assim o primeiro ano inteiro a gente rodou com código porque meu
sócio era meio autodata e tal ele foi o cara do código eu não sabia nada eu não sabia nada foi No segundo ano de duve que a gente começou a usar Bubble E aí foi o contato aí Renato a foi maluco que evangelizou o Brasil e tal trouxe bastante Bubble aí eu aprendi com ele entrei comunidade e tal aprendi bastante Bubble por lá e teu objetivo era melhorar o dov né dov melhorar o duv sim eu queria dov é um é um short é um termo simplificado de tira dúvidas Uhum é no fundo no fundo
era cola né mas mas o nome é god Pô mais é exato né [ __ ] que tinha acento nu então O pessoal não sabia se usava duv ou duvi a duvi ou duv enfim era uma confusão Ah até engraçado a gente nem tinha o domínio direito ou seja não importa o domínio não importa nome da empresa foi tudo [ __ ] ficou preocupando com o design Ah vou fazer uma logo bonitinha cara a nossa logo era uma página em cima da outra laranja com uma carinha feliz no meio e daí depois de um tempo
que começou a ter resultado na duve como é que foi esse processo de você pô agora Eu vou ter que aprender sobre negócio sobre Business como captação de clientes aquisição como é que V fazer crescer isso cara cara eu hoje tenho um cliente que é meu guru meu guru eram os nossos concorrentes daquela época a duv o meu negócio a gente não mandou muito bem marketing Eu nunca fui um cara bom de marketing Mas eu sempre fui muito bom muito bom de produto produto a nossa aquisição de clientes na duv foi baita manual e a
gente tinha baita manual Quero dizer grupo de Facebook orgânic né organico zero ads investido zero minutos investido em marketing a gente só tinha um produto bom nego abriu um pedido mandava a proposta dele recebia propostas de tutores fazia o pagamento dele e tudo isso com notificação Zinha no WhatsApp bonitinha seu pedido foi pago sua proposta foi aceita e tal e era um produto bom era redondinho top Então tinha um monte de automação e tal zero ai nem existia direito vocês usava o Queê para processar pagamento Mercado Pago 5% de taxa é hoje não uso mais
eles Nossa não recomendo baita é tivemos algumas experiências chatas E se alguém tem dúvida de [ __ ] Qual Gate de pagamento deve começar não importa cara o que importa no fundo no fundo não vai fazer diferença 2% de taxa 3% 5% 10% o que importa é ter a demanda e você vender e ter portfólio bacana tá ligado depois otimiza depois otimiza não importa né para quem tá começando é Enfim então essa foi essa foi a dov rapaz eu tô fazendo uma lambança aqui com essa água eu tô também eu tava nessa vibe aqui TDH
bateu uma hora eu fiquei tá rolando aqui Então esse foi meu primeiro negócio a duve e a tua pergunta foi qual mesmo você é que é como é que você foi pô agora vou ter que aprender sobre negócio você em algum momento chegou num topo de escala ali você pô PR onde que eu vou agora né negócio cara eu te digo que eu Nem sei se eu aprendi direito sobre o negócio ali eu aprendi muito sobre produto operação produto Ahã negócio para mim sempre foi cara tem que dar um jeito de atender a demanda sim
então eu tinha demanda Ah eu dava um jeito meu negócio sempre foi otimização de dar operação para atender a demanda é eu acho que até uma coisa bem essencial nisso na tua jornada você sempre tentou atuar onde tem uma demanda muito forte e poucas pessoas Estão suprindo ela exatamente cara exatamente eu acho que negócio só vai existir se tiver demanda sim aí eu vou eu vou te lançar um desafio Quais são os únicos negócios que existem aqui eu não vou entrar nessa pira mas só dar uma afinadinha Quais são os únicos negócios que existem que
não tem demanda Mas o negócio existe ainda ah os do Estado [ __ ] negócio estatal estatal que é bizarro que aí vem grana de porque o Estado tem um poder muito grande então [ __ ] essa demanda sim você tá ligado mesmo sem demanda vai ter um negócio sim então cara se não tem demanda não tem como é muito difícil ter negócio sim é o Sef goden fala uma parada dessa sobre encontrar o cadeado e criar a chave em pro cadeado em vez de todo mundo primeiro cria o produto e depois vai ver se
tem cria depois vai atrás da [ __ ] do cado em vez de achar o cadeado E aí depois Criar ch sim eu sempre tento vender primeiro e depois construir e e nessa jornada tu falou que teve dois anos de empresa né E tu falou que tu é um cara de produto o que que tu vê assim que foi essencial pro para otimizar o produto Ou tu acha que não deu tempo de de aprender sobre isso adoro esse tema cara e eu fui pro Vale do Silício porque eu tinha um um histórico muito legal sobre
otimização de produto a resposta para isso é eu não sei se [ __ ] vou ser muito Arrogante aqui falar assim mas não sei se tem uma outra resposta muito diferente dessa que é análise de dados para ver tendência e para ver o que que nego tá usando Cara o que que o pessoal tá usando de produto recolhe feedback deles melhora o produto lança uma nova versão existe o aquele livro [ __ ] famoso já faz já tá meio velho né Faz 20 anos que ele lançou Startup in shoo L startup do Eric Race ele
fala o seguinte existe um ciclo de construir medida aprender O Lan Startup cycle um bagulho assim build measure learn você tem que constrói alguma coisa Você mede se alguma coisa e você aprende assim que você aprende É 100% voltado ao experimento isso aqui que a gente tá fazendo é um experimento para vocês por exemplo e daí a gente vai fazer esse podcast a gente vai ver se Ah esse tipo de pauta esse tipo de o jeito que as câmeras estão trocando se vale a pena e tal a gente Tá experimentando bastante coisa a gente vai
aprender Vocês vão aprender no caso vocês vão refazer essa é a melhor forma é um processo iterativo e você nota o seguinte se você não está iterando o seu produto você não tá aprendendo se você não tá aprendendo você vai ficar muito para trás e a melhor forma de você iterar é tendo demanda sim tem margem de porque daí sempre vai chegar novos casos então eu já já já lanço esse outro tópico que eu adoro falar que é Ã Não adianta ser perfeccionista e tentar Lançar a versão mais otimizada de todas tem que lançar de
um jeito cagado mesmo para aprender medir e iterar e construir a próxima versão e sempre é uma construção infinita se tu lança o produto ele tá muito bom é porque você devia ter lançado antes né sabe quem falou isso Raid Hoffman o fundador do LinkedIn a galera tem dificuldade com isso pô eu não sei se é uma coisa muito da nossa cultura assim também é que eu acho que As pessoas têm medo de vender algo que não tá pronto e e sentir que as pessoas V gostaram é que assim a galera Tem Medo da rejeição
né acho que é isso isso é muito forte né Medo da rejeição tipo f de aí o perfeccionismo nada é do que tu tentar de todas as formas evitar rejeição evitar a rejeição exatamente T Tu tenta cobrir todos os pontos que alguém pode vir a criticar mas sabe um Framework muito bom para Framework é uma forma de pensar para Evitar esse tipo de problema que é difícil mental isso Eh cara se eu levar uma semana mais um mês a mais se eu esperar uma uma feature a mais para ser feita no meu produto eu posso
perder o timing E concorrente eu nem ligo tá ligado tem um monte de de empresa e tal no fundo no fundo não importa no fundo a gente o jogo é sobre você continuar jogando e não sobre perder sim É ah esse Framework é sobre Pô me perdi Aqui I falar sobre um Framework PR Ah sim perfeito tomada de decisão PR PR tomada de decisão e evitar perfeccionismo que é o seguinte evite arrependimentos futuros o que que seria melhor eu continuar montando umas duas três quatro features e ninguém usar ou uma duas pessoas usarem ou eu
pegar o que eu já tenho que é uma feature básica tentar lançar e ter 200 pessoas usando se 150 reclamarem é muito melhor do que eu gastar TRS 4 Meses montando um monte de outras coisas e ninguém usar ninguém usar ou TRS com a Marin e depois nem o feedback suficiente para você mhar produto não adianta aí volta naquela ideia de pô tem que fazer coisa que tenha demanda sim e tem que você tá ligado doideira é que me veio uma coisa na cabeça que na real as pessoas estão construindo empresas Ou coisas não para
ou construindo um produto não para criar uma empresa Mas para ser amado tá ligado E aí em vez de De pensar no eu vou jogar isso pro mercado para ser rejeitado não eu vou jogar isso pro mercado para receber afeto li validação do mercado tipo vala sim isso isso é muito poderoso cara e é um Loop Infinito que se você ainda não tá satisfeito você pode querer não vou gastar só mais só mais uma horinha só mais duas horas vou tentar deixar um pouquinho mais perfeito eu tenho um software hoje e a melhor forma de
deixar perfeito é validando com com o mercado Cara nunca vai ficar perfeito né n mas a melhor forma de você deixar menos merda melhorar de de otimizar é sabendo tiver testando e sabendo senão você pode estar fazendo uma cagada sem saber aquele maluco aquele maluco que que é é patrocinado é que fala mais é menos foco mais ansiedade sim o grata é ele fala o contrário no caso mas ele fala menos foco mais é enfim mais foc mais foco menos ansiedade isso a isso isso é que ele não trabalha com Y é Ah ele falou
e Ele parafraseio de alguém eu vou parafrasear ele que a gente ninguém faz ideia do que tá fazendo o que importa é a gente pegar e começar a fazer é dar o primeiro passo e aí já vamos parafrasear outro que eu gosto Adoro ele chama Alex formose ele fala o seguinte muita gente sabe o que tem que fazer a gente sabe o que tem que fazer dieta ah Total Pô né a gente sabe a gente só não faz e às vezes nem é tão complicado mas o fato da gente tá lá no fundo na nossa
cabeça que a Gente sabe que tem que fazer alguma coisa e fica isso por horas semanas às vezes meses anos a gente simplesmente não começa as pessoas postergam a primeira hora de dar início naquilo É verdade e com 20 horas a gente já fica melhor em qualquer coisa do que 95% das pessoas porque tem muita gente nem começou sim então às vezes o fato de isso ele fala também sobre isso é uma Skill se é uma Skill é treinável a gente pode aprender e business é um pouco de Skill também você também pode aprender a
fazer Business você pode aprender também a lançar produto se a gente nunca lança a gente é muito difícil de aprender cara ainda mais hoje com a II né porque é só você começar a fazer que a tua tua velocidade de execução vai ser infinitamente maior Nossa é lindo cara né é lindo eu faço eu fiz uma planilhas eu não sei se vocês já fizeram isso mas tinha uma planilha eu exportei minha meu estrato da no Bank da Conta PJ como é que eu tô gastando essa desgraça desse dinheiro aí eu queria rodar um chat de
PT para cada uma das Linhas eu queria fazer uma pergunta e classifica para mim se é cartão Pig por exemplo é cara é claro não era isso mas imagina o seguinte se é no mercado se eu gastei besteira é com base numa descrição toda feia lá com a asterisco Caps loock e coisa tem um monte de solu ção para isso já sim mas eram pagas e tal er meio Chatinha eu fui resolver Fazer a minha eu aprendi a fazer um app script no no Google sheets Só usando chat PT e funcionou e depois eu queria
fazer uma melhoria tá agora eu quero saber quanto custa cada uma dessas operações cada uma dessas chamadinhas Open para cada uma dessas linhas Quanto custa Quero colocar o código enfim eu fiz um aplicativo tão bonitinho cara que dá para aprender qualquer coisa hoje e você sabia alguma coisa de programação eu sabia algumas lógicas né mas nada de Código de Nossa Senhora eu sou analfabeto em JavaScript todas essas paradas é claro eu sei pô como é que funciona eu tenho um software hoje e funciona com no code bastante n8n mas é no no code ou tem
um pouquinho de low code não tem um ptinho a gente a gente roda bastante código né é aquela coisa chat PT salva a gente para caramba precisa de um código para transformar um conteúdo assim para esse outro aqui então chat PT gera um código Para fazer isso Eide aquela coisa é iteração conversar com o San altman lá no chat PT gera PR um negócio melhor Ah não deu certo e vai aquela coisa então assim a gente usa um pouco de código sim bastante até na verdade mas a base é é você ser autodidata e se
virar com chat PT assim hoje fica muito mais fácil de aprender Sim e tu tu tinha terminado o raciocínio do ormos cara é o raciocínio dele é que as pessoas demoram eternidades para começar a primeira hora Uhum E por não começarem simplesmente nunca tiram a ideia do papel e é só a a primeira hora para começar você tá ligado [ __ ] quero começar a correr às vezes é só botar o tênis é sabe a pessoa nunca chega a colocar o tênis mesmo que seja um tên uma bottin cara e hoje se você não sabe
como botar o tênis você pergunta pro chat de PT exato até para começar mais fácil você sabe para onde começar pô pergunta PR E aí voltando ao rapaz do mais foco menos ansiedade É ninguém sabe o que tá fazendo é só a gente começar [ __ ] simum a vai descobrir a gente vai descobrir é isso é muito poderoso né Tem um lance pô que às vezes parece que as pessoas elas acham que precisam de permissão PR fazer as coisas e isso eu acho que vem muito do nosso modelo Educacional de sério não precisa estudar
isso para fazer isso precisa se formar para fazer isso só que quando tu tá empreendendo chega um ponto que tu entende assim ah Man aquele cara Não fez isso aquele outro cara não fez isso aí tu pensa cara eu posso só fazer não preco pedir permissão PR né É por isso tem tanta gente super qualificada que não tem resultado e fica puto com a galera que não estudou e eu tenho muito problema uma das maiores eu já contratei muita gente pra minha empresa ou para outras empresas para quem não sabe eu fui no no Vale
do silis quando eu tava eu trabalhei na Will of no code que foi uma Startup feita em no code para Contratar gente no code e a gente precisava contratar gente desenvolvedor para outros clientes sim eu aprendi muito a bons parâmetros paraa contratação um desses é o cara ser um pouco teimoso ao ponto dele tomar risco de fazer alguma coisa mesmo que ele não tenha aprovação e aí volta alguns anos em válidos silício tem um lema muito forte que é não Peça permissão peça desculpas que é o rolê simplesmente de cara tem que fazer alguma coisa
existe Um tipo de profissional que vai perguntar Ô eu posso fazer isso existe outro cara que vai fazer vai dar merda vai falar desculpa aconteceu isso daqui mas tá aqui o aprendizado eu só contrato gente que é tomadora de risco que faz o bagulho mesmo sem ter todas as informações para começar aquela tesca aquela ação porque é muito melhor cara é o cara que tem energia o cara que você só tem que direcionar né você não tem que distrair energia do cara exatamente Eu não é um cara passivo não é um cara que Oi o
que que eu tenho que fazer agora porque senão tu contrata um cara ele te dá mais trabalho antes sim aí vou paraar a frase de novo agora Steve Jobs Adoro essa frase dele que é o seguinte ele fala que a gente contrata boas pessoas não pra gente dizer a elas o que elas TM que fazer mas sim para elas nos dizerem O que que a gente tem que fazer Ah isso fica é um pouco contraintuitivo porque às vezes o cara é Júnior mas Caraca meu irmão não sei o que que tem que fazer aí volta
uma outra parada que eu adoro também que é sobre o cara entender o porquê que é tá Por que que eu tenho que fazer alguma coisa aqui o cara vai explicar tá ele vai explicar o porquê você entendendo o por a gente propõe melhorias a ser feita no produto na alguma estratégia sabe não importa exatamente o que a gente faz o ponto é não é uma boa prática eu trampar num empresa e eu só receber demanda se Eu só recebo demanda Às vezes a ideia do cara é uma ideia bo gosta eu não coloco meu
senso crítico em cima dessa ideia e às vezes o cara ele tem que gastar maior tempo para eu passar que depois eu faço alguma coisa ou seja fechando esse raciocínio é um bita Framework pra contratação aí até voltando depois daquele parêntese de sequer trampo Gringo é ter muita iniciativa para fazer coisas tomar risco e fazer alguma coisa mesmo que ela possa estar errada não Necessariamente pegar todas as informaç Eu adoro falar disso de contratação daí a gente [ __ ] começou a entrar no parêntese gigantesco aqui mas isso é muito importante paraa carreira eu também
falo um pouco sobre carreira então voltando sobre Como que pega uma oportunidade dessa por exemplo você tem que ter muita iniciativa para propor algo diferente e não ser um cara passivo que só recebe tesque entendeu vocês falaram por Exemplo um dia eu quero eu quero e entender como é que pô começou tudo aqui mas vocês falaram que foram vocês que tiveram iniciativa para começar esse podcast aqui por exemplo né imagina aí por exemplo provavelmente vocês concordam que é muito muito difícil levar a pro financeiro uma ideia assim ô financeiro é vamos fazer um podcast Ah
que tá numa reunião ah não mas pode ser assim assado ah não mas onde onde vai ter espaço não sei o quê Agora é totalmente diferente se vocês falam Vamos fazer um podcast tá aqui as duas melhores opções de lugares para locar tá aqui uma pesquisa que mostra que na gringa já deu muito certo tá aqui inspiração tá aqui um pouco de marca tá aqui oportunidade para negócios para colocar logo do per agentes aqui atrás para ser um canal de aquisição uh ah vai custar quanto vai tá ligado fica muito mais fácil a gente fala
assim ô a gente já gravou uma um podcast Á tá aqui o Boleto exatamente foi o que a gente fez foi o Que Vocês Fizeram a gente pegou tipo a gente sabia que que esse modelo porque tipo eu trabalho eu sou do marketing então eu já sabia que esse modelo era validado então eu peguei aluguei aqui peguei o boleto e mandei falei ó tem que pagar aqui ó e vamos ver o que acontece pagou Ah tá beleza e se desse merda pede desculpas eu acho isso bem melhor isso é 100% Vale do silice cara B
aprendizado não e deu boa pô deu Boa podcast foi tipo nossa que [ __ ] vocês fizeram isso aí mesmo sem fal ninguém fo espera né Tipo quando você só faz o que pedem de você é o que você tá fazendo esperado nunca vai ser extraordinário em cima disso Cara essa esse é o melhor tipo de parceiro para você ter para construir um projeto é gente que se você se desconecta por um dois dias e volta a conectar as cois são diferentes não os dois caras fizeram coisa para [ __ ] você tá ligado e
Parece que tem gente que tá no tempo que tá na corrida dos Ratos que só tá trabalhando que só tá recebendo demanda tá ligado é difícil para caramba é não você ser essa pessoa com iniciativa e tal Porque isso gasta muita energia é mas é é um perfil difícil cara por mas acho que dá de desenvolver isso aí também mano D iniciativa certeza com certeza é uma sk é uma Skill eu acho que é mais emocional do que qualquer coisa tá ligado eu acho que é a capacidade de Tu tomar riscos ela tá relacionada a
capacidade novamente de ser rejeitado tipo ou de assumir responsabilidade tipo fiz uma merda eu sei que vai vir uma uma vai vir uma energia negativa para mim acho que isso tem acho que isso tem muito a ver também com a clareza que você tem do objetivo da tua área o que que você tá fazendo lá tem gente que só recebe a demanda e faz as coisas nem sabe o porque que tá fazendo aquilo aonde que aquela tarefa vai levar a Empresa ou você mesmo como profissional Onde você quer chegar isso tem muito a ver com
educação também eu tive um amigo no ensino médio que ele falou o seguinte caiu [ __ ] Adorei o jeito que você faz pergunta Cara você acredita que ano passado e a gente estudava mitocôndria e tal eu nem sabia que [ __ ] que era essa eu não sabia que ficava no corpo [Música] humano ele falou isso ele é médico cirurgião hoje massa pô é claro ele [ __ ] Pivoto ele corre para caramba também adoro ele um grande amigo faz aniversário mesmo dia aqui ó ah foi muito engraçado isso porque a gente é levado
a a gente é levado num a gente tem um modelo de estudos e de trabalho que a gente é muito passivo uhum re nota estuda e depois é quanto você absorveu que você vai botar L na prova é o problema é não pode reclamar depois que o patrão comprou a Lamborghini dele a Porsche e tal sendo Que a gente só recebeu ele que teve a ideia e a gente só recebeu a parada e foi super passivo ele assumiu risco para caramba né Dá até pra gente polemizar dessas paradas mas é outra conversa ã tem muito
risco envolvido em você ter a iniciativa e dar merda total e não é só de dinheiro mas tem reput tem nome exatamente cara a pressão é a pressão é gigante tá ligado para quem ende é eu já tive dos dois lados já fui CLT eu já tive de vários lados Eu já fui CLT Já Fui concursado já fui concursado não quav no banco mano conhece como foi conheço uma merda foi horrível tipo trabalhar em banca é muito ruim todos os bancários do Brasil meus PES para vocês sinto muito trabalhar em banca é paira mano tipo
tu vende um produto ruim geralmente produto de banco é ruim pra [ __ ] que é capitalização empréstimo com juros altíssimos para pessoas que não TM dinheiro tanto vende produto ruim pro público que não é adequado e é Pressão o tempo todo tipo meta meta meta e a instituição não tá nem aí para ninguém entendeu isso é [ __ ] e daí você não se você não confia no produto desencaixou aí tô tô lutando aqui é pela frente ou por trás mas enfim o que eu ia falar é que sobre essa questão de tá de
todos os lados que eu sentia diferença eu saí do eu saí do trabalho do concurso para empreender Porque eu só entrei porque eu queria mais dinheiro para empreender falei pá vou fazer uma grana Vou sair para empreender Então espera ISS você ainda tava no concurso quando você começou a empreender sim tá ã E aí quando eu saí Total assim pulei fora mano tipo e eu eu tinha eu ganhava relativamente bem para Brasil eu podia est acomodado né eu morava numa cidade pequena então meu meu custo era baixíssimo morava sozinho Mostardas Mostardas existe uma cidade chamada
Mostardas cidade de 6000 habitantes interior Rio Grande do Sul meu custo Vida era baixíssimo entendeu tá ligado Então tava tipo uma situação extremamente confortável teve pandemia eu nunca nunca deixei de receber grana nunca deixei de receber participação nos lucros era muito confortável só que era uma merda entendeu odiava fazer aquilo e aí quando eu fui pro outro lado mano pera aí Por que que era uma merda cara porque eu não acreditava naquilo não acreditava no produto não tava linhado com os meus valores eu tipo a a Instituição banco ela é uma instituição que ela detém
muito poder Centralizado eu sou um cara que eu sou gosto de cripto então sou eu gosto de descentralização we3 Então tava totalmente desalinhado com os valores tá ligado Então Aquilo me feria tá ali dentro só que eu precisava sobreviver p e não tinha muita perspectiva né para não até tinha perspectiva de crescimento tem carreira não tô falando para fora do banco tipo ah se eu sair daqui o que que Eu vou fazer eu vou empreender mais no que que que eu vou fazer né é eu foi quando eu conheci o digital sim sim exatamente o
digital ele sempre é essa nova perspectiva a ouvi [ __ ] dá de fazer grana aqui e aí quando eu saí total da parada mano eu senti a diferença assim como você daí como foi tua transição pro digital do banco pro digital antes do banco eu eu tive um Marketplace Marketplace não né um e-commerce de camiseta saca só que aí [ __ ] não deu certo eu ah mano alta história não vou contar tudo agora que o podcast é sobre mim eu tava na faculdade de direito saí para empreender tipo era muito novo não sabia
[ __ ] nenhuma de empreendedorismo mudei de estado fui morar sozinho e aí deu tudo merda perdi dinheiro Voltei pro banco para fazer dinheiro e aí só que pensando em voltar tá com com e-commerce só que eu conheci o digital pensei [ __ ] por causa do Eric Rocha vi um negócio lá do não Comecei estudar tráfego por causa do ecommerce aí eu conheci o Sobral que eu tava estudando tráfego aí eu conheci o digital eu pensei [ __ ] dá de entregar sem ter stock Nossa isso aqui é é Disney tá ligado preciso ficar
enviando produto ficar preocupado com estorno [ __ ] muito bom aí comecei a estudar Isso estudar estudar estudar comecei com dropshipping também é E aí comecei a a tipo a a A prestar serviço entendeu E aí foi assim que eu conheci E aí depois eu saí totalmente e o ponto que eu ia chegar era essa diferença Se tipo se tu é uma pessoa que nunca empreendeu que sempre foi CLT e tu começa a empreender e não e vamos botar os pontos aqui se tu é uma pessoa que ninguém te sustenta que tu paga tuas contas
e que tu não tem tipo família para te sustentar cara é totalmente diferente a pressão de tu empreender e De tu saber que teu salário tá ali independente do que aconteça tá ligado Nossa é é é muito violenta diferença eu eu eu falei o Pedro Elias hoje meu sócio ele tem Eu sempre gosto de trabalhar com gente bem jovem porque eu eu tô Eu contratei um rapaz se chama Caio tem 17 anos hoje Caio Caio Caio F Adoro ele também tem ele tá no ensino médio cara fico besta Ô cara pô não posso ter reunião
se horar Tô na aula o Artur que veio aqui podcast eu vi também cara Bizarro bizarro é e cada vez mais fácil PR essa pra rapaziada conseguir e se conseguir ter oportunidade sim assim também com ai ah é uma baita oportunidade se mora ainda na casa dos pais para pô tentar tomar risco para caramba risível o máximo de risco possível eu queria ter a mentalidade que eu tenho hoje assim na época pais Nossa velho sim eu ia fazer umas loucuras assim [ __ ] imagina daí você ter 30 40 50 60 Anos no futuro daí
e se arrepender de não ter tentado Sim [ __ ] vida por isso que eu comecei a apesar de cinco cirurgia no joelho Fiz antes de ontem minha primeira meia maratona oficial você viu pô eu vi tu postando pô é pô curti cara e sei lá se a gente vai conseguir fazer isso no futuro né então rolé é fazer um monte de coisa o máximo possível agora quanto a gente consegue enquanto a gente pode questão de idade né é isso tudo tem a ver com cara evitar Arrependimento futuro tomar risco hoje e ter um porquê
grande Eu ainda quero me provar bastante an às vezes Pô eu tenho um cargo no dois trampos gringos hoje um principalmente que eu gasto já abrindo no jogo 50 à hora por exemplo gasto ali umas 30 horas por semana esse é um contrato que eu tenho desde agosto de 23 entrei por 45 foi para 40 hoje tô em 50 dólar a hora e isso que paga minhas contas isso que financia daí o software que eu tô montando por exemplo Já Cheguei a fazer tipo assim 330 horas por mês [ __ ] cronometrado sim eu fiz
isso em dezembro e janeiro dezembro do ano passado dezembro do ano passado eu fiz minha última cirurgia no joelho eu tava trabalhando que nem um filho da [ __ ] em duas empresas M 330 em dezembro 330 em janeiro 23 e 24 11 horas dia se a gente for colocar 11 horas por dia sim Tinha dia que os dias que eu menos trabalhava eu fazia umas 8 9 horas os dias que eu mais trabalhava Umas 14 ficava na média de 11 e como é que é a análise de métrica de produtividade dessas empresas gringas em
relação à hora existe um alguma coisa que bata isso assim que vai vai cruzar esses dados eles TM eles TM software para tirar screenshot que eu acho uma desgraça odeio isso é mas eu eu super entendo eles só mas como é que funciona tira screw shot aleatórios de vez em quando ou tu mesmo ti cada não a cada a gente Baixa um software no computador e a cada minuto a cada 10 segundos A cada 10 minutos tira um TR cinco screenshots Depende mas alguém avalia isso Analisa isso cara se os se é super é 100%
se precisar mas agora com ai vai vai ser tudo automático não sei É de fato mas eu digo a nível de entrega porque tá tem screenshot o cara pode est ali aberto e sim Exato eu Eu sempre tive o contrato de longo prazo porque eu faço minhas entregas e eu sou Super transparente com o que eu tô fazendo não fico fazendo múltiplas coisas ao mesmo tempo tá ligado se eu tô trabalhando no negócio eu fecho as outras às vezes demora para responder de um para fazer só somente a outra entende então eu faço eu faço
as entregas que tem que fazer e Eu sempre gosto de fazer sempre over delivery então sempre faço um pouquinho mais e tal como que faz para medir produtividade Então cara de acordo com as entregas se não tá Entregado é com resultado mas isso tudo é pré-definido isso tudo é pré-definido antes o cara diga ó eu espero É tem que ter um alinhamento né Eu espero que tu me entregue isso isso isso em tanto tanto tanto tempo cara Pior que não Pior que não sabia não não sabe por quê Porque pelo menos nessas empresas em que
eu estive lá era muito por hora a gente estava literalmente vendendo hora Top por ISO você sempre falam né vou vender Hora aqui eu já vi falando várias vezes cara Sim eu quero fugir um pouco disso porque não é tão saudável a gente ganha bem para caramba e nesses meses que eu fiz 300 horas se fizer as contas cotação de hoje dólar quase se isso dá quase R 90.000 irmão como é que você vai parar para almoçar como é que você não vai almoçar na frente do computador como é que você não vai querer fazer
mais uma reunião sabe que você tá ganhando dinheiro PR Car oportunidade de gante né Sim então então quer dizer Às vezes a gente fica viciado em fazer dinheiro a gente medira cara então quer dizer que tu é um desenvolvedor no code que fez R 90.000 no mês é isso que tu tá falando na cotação de hoje sim foi é é eu fiz no caso 7 só que nele botou tudo em Bitcoin então agora é bem mais não é massa falar isso cara me arrependi porque eu não fiz não fiz isso porque porque olha a diferença
cara um Dev [ __ ] hoje no BR de carreira trabalhando numa empresa o cara Vai tá ganhando quê 20 conos no máximo estour 15 20 o cara [ __ ] com com 20 anos de experiência né com 15 com 10 é Tem um brother meu que ele é full stack e ele é tipo ele tem uns sei lá uns 8 anos de experiência e ele faz isso aí uns 14 15 conto só que ele é muito desenrolado ele tem lábia PR [ __ ] também ele fala inglês sabe negociar tá começando não tipo fala
um pouquinho cara cara porque é bizarro mano ele é ftech E aí eu fico pensando a diferença do cara ter uma Visão de negócios uma visão de de de saber negociar de saber se posicionar tipo saber est nos lugares certos também e não só isso tá o fato de ser gringo faz muita diferença quando eu fui para lá pisei lá meu irmão eu vi o mendigo que o mendigo de lá é cinco vezes mais rico que o nosso mendigo daqui é pela cotação Pelota é sóa cotação 5x existe muita pessoa Medíocre lá tá ligado que
tá perdida também na vida que aqui no Brasil também para caramba só que só o Fato de tentar fazer negócio com gente de lá nossa te eleva um nível te eleva bastante top mano mas e como é que foi esse processo lá desde a duve perfeito para isso a gente não foi bom foi bom a gente foiu legal tá ó fiz duve a duve um parêntese Grande a gente fez isso eu fiz isso porque eu tava super surfando a onda da pandemia eu comecei em 2020 adu vamos lá entrei na facu em 17 fiquei uns
3 anos e pouco 2020 Maio 8 de Maio eu já tinha a ideia da duvia H um tempinho já Tinha feito um site WordPress feito alguma coisa só que eu nunca tava tentando vender D quando eu falei assim não meu irmão [ __ ] vou aproveitar que eu ainda tô na casa dos meus pais comecei isso em 2020 já tava lá 2021 eu saí fi fui fui morar fora Ah eu a a gente montou então na pandemia cresceu bem Chegou a fazer o mês que mais deu certo foi tipo ah 50.000 num mês 50.000 de
faturamento só que aquela coisa né não paga muito bem no final das Eu era um tutor da minha pra plataforma eu fazia muita coisa adorava resolver exercício e daí você ficava com com uma margem maior eu ficava eu tirei em dezembro de 21 eu tirei resolvendo questãozinha eu tirei R 15.000 como tutor da minha própria plataforma e era separado era separado do lucro da empresa né Então tinha o salário da empresa barra lucro e tal Tirou 15k só de 15k só de resolvendo questãozinha então não era bom só que esse foi o Nosso melhor mês
sim e é claro que eu era dono da plataforma sim pegava porque tu pega eu era dono P Ah sim mas aí tu não tu não repassava pra plataforma a margem dela não passava pass passava pegava só a parte que o tutor pega sim mas é claro eu era um tutor especial eu pagava 15% de taxa os outros tutores pagavam 30 alguns caras especial pagavam 20 Mas de qualquer forma É sim eu respeitava as regras da própria foi isso isso foi 21 não se qualquer Universitário que tirasse 10k em 21 tava dando risada um estágio
é 600 conto sim não eu velho eu peguei muita gente e [ __ ] eu paguei muito o aluguel de muito universitário foi foi mais de Rio milhão de reais em renda extra para Universitário em do anos aí vamos lá voltando a tua pergunta quando eu conto essa história para um maluco um cara da Rússia um cara da Ucrânia dois caras que com quem eu fiz entrevista numa empresa do Vale de silício quando eu conto que Eu paguei meio milhão de reais em dois anos em renda extra para Universitário no meu negócio sem saber o
que tava fazendo eles falaram pera aí você você tem alguma coisa diferente irmão bora trampar junto aqui aí a proposta que eles fizeram foi car E você tem a opção de ser um freelancer normal na plataforma forma ou trabalhar com a gente mas como é que você chegou nesses cara é Cara e tu tá trampando com eles ainda não el a empresa foi vendida eu fui para lá fiquei seis meses Voltei pro Brasil a empresa foi vendida em outubro de 23 eu tinha ações cheguei até tipo 1% a empresa chegou a est avaliada em 52
milhões de dólares imagina a proposta que eu tive para ir para lá foi de Caio você vai ter $1.000 dólares em ações eu falei beleza mas eu tava [ __ ] não tô ligando para nada disso eu tô ligando 100% para aprendizado uhum isso foi pós Duv Ah cara por que que a duv acabou porque primeiro teve um certo atrito com o sócio ele também recebeu uma proposta gringa Eu também então a gente foi para dois caminhos diferentes e a gente surfou muito bem a pandemia quando a pandemia acabou a gente a gente não manjava
de Ah muito marketing muita aquisição e quando a demanda acabou ah se e se tivesse vivo até hoje já teria morrido igual Mas isso é da hora Man aí que tá não morreu porque um dos meus Clientes hoje do meu software é meu guru que foi eram os concorrentes eles copiaram a gente para caramba a gente sempre conversa agora e Mas o negócio tá de pé e tal eles fazem uma grana legal eles e e eles também vendem Cola e tal né pô não é bacana falar assim mas mas não eles conectam universitários e tal
com com estudantes eu sempre falo deles na na minha jornada é eles fazem a conexão né quem é exatamente você tava lá na entrevista com o Russo e com o Ucraniano eu fiz uma entrevista com uma moça da Argentina aí como é que foi o meu inglês meti o BRZ english F primeira vez que eu fiz desenrol Total minto não foi a primeira vez que eu falei inglês primeira vez que eu fiz inglês foi dando aula de na DV olha só que bacana na DV eu tinha eu queria testar [ __ ] tem como a
gente internacionalizar vai Caio dentro de grupo de Facebook internacional tentar tirar dúvida de física de uns cara encontrei um maluco Da Inglaterra que tava de recuperação 100% aleatório ele me pagou eu fiz aula com ele e online eu contei como Ah um trampo da dov Beleza foi bem diferente mas ele me pagou em Bitcoin daí nem sei para onde foi isso foi engraçado ele me pagou é sei lá tipo 30 p e Valeu super a pena meu primeiro Mas você tinha background de inglês assim tinha estudado cantando música Só e jogando jogo Top então aí
caraca Eu lembro que uma vez a gente ficou um Tempão discutindo uma parada sobre Física 3 sobre giro e eu falei o termo errado eu falei spin e era outra coisa e aí a gente ficou tipo 20 minutos nesse rolê por conta de fala de inglês no fundo no fundo a gente se entendeu o ponto é um outra um outro perfil um outro parâmetro que o gosto muito de gente para contratar E aí já volto nesse parênteses eu não vou me perder agora não hein eu tô tô cuidando pô beleza Eh é o fato do
cara não ter medo de errar Então toma risco para não ter medo de errar então eu não tinha medo nenhum não eu cometo um monte de cagada hoje em dia também mas não tem que ter medo a gente tem que estar disposto a aprender voltando então fechando dois parênteses aprendi inglês 100% orgânico e aquela coisa eu aprendi de uma forma que dá para sobreviver barra me comunicar barra eu eu consegui falar que falar uma história que eu tive pros caras para um cara para uma moça da Argentina Ela falou ó esse cara é legal falei
com um cara da Ucrânia falo com ele até hoje também e depois pro CEO um cara da Rússia muita gente não gosta dele ele era um pouco Grosso tal Rude ã mas Aprendi muita coisa com ele sou muito grato e eles falaram caiu pausa tudo que está fazendo essa é a proposta chega para cá proposta $2 à hora eu falei no caso eu tava ganhando R 3.000 por mês aí c quanto é que é um valor suficiente trando da onde eu tava na Duve era o finalzinho a duve ainda era o finalzinho dela aind comecei
a fazer um pouco de agência de de marketing também entrei fiz um pouco aí foi meu primeiro contato com marketing digital de fato adorava fazer mesmo que pagava muito pouco eu entrei como consultor num Roli Mas puxa enfim ganhava R 3.000 duas três reuniões depois fui para $000 me perguntaram caro quanto é que é o suficiente falei dá Deixa eu fazer umas contas aqui acho que $000 tá bom de R 3.000 T ganando R 3.000 Ah eles falam Beleza você vai ganhar um pouquinho mais que isso vai ser 3 3.200 que isso dá 0 hora
Então esse foi meu primeiro trampo internacional 0 à hora era presencial daí era eu comecei remoto mas er é era um convite para mudar lá pra Califórnia top e aquela coisa né 100% legalzão também não legal tinha visto tinha [ __ ] nenhuma não não tinha porque era uma Startup pequena era tinha tinha um valuation bem legal tinha um buz bem Legal só que cara para você fazer para você TR trazer gente é um pouco mais burocrático não depende só da empresa e eles estavam Ok com isso todos eles eram assim tá todos eles tinham
visto de turista [ __ ] só o CEO nem eram americanos não eram Eram todos Eram todos É sim era um um cara Eu dividi apartamento com um cara da Rússia e perdão eram dois caras da Rússia e um cara da Ucrânia top tem história legal tal a gente foi pro meio do deserto a Gente alugou um airbnb gigante era pra gente trazer mais gente para lá no fundo no fundo a empresa foi um pouco mal financeiramente por isso até que a gente vendeu ã a empresa levantou 3 milhões de dólares em investimento e tal
quando eu cheguei lá Vi que [ __ ] foi gasto de uma forma meio irresponsável com ADS principalmente para trazer um monte de eh freelancer paraa plataforma deu super certo trouxe 70.000 usuários só que Aquela coisa não se Manteve é não trouxe trouxe muita oferta mas não muita demanda Uhum Então eu sempre fui muito crítico a ter um produto bom que o pessoal usa eles são retidos e eles indicam mas o produto então era era tipo Marketplace também era Marketplace er exatamente o o a falha tu vê foi na aquisição na estrutura de aquisição cara
tem tem muito motivo tá eh a gente por exemplo eu tava trab eu tava trabalhando nem um desgraçado então Não tinha tanto incentivo eu tinha menos de 1% da empresa Uhum E o outro cara tinha 80% founder por por exemplo então era um problema de incentivo era um problema de tomada de decisão eh de aquisição também cara aquisição Até que a gente um seo bom a gente era top 1 milhão de sites no mundo tem site para caramba a gente estava muito bem elencado imagina com 70.000 ã talentos no Marketplace o cara pesquisa eh no
noco developer Brasil a Gente aparecia bem rankeado em vários lugares entende uhum isso então era bom até chegava umas demandas e tal hã chegava muito indiano eu adorava fazer análise de dados porque era e assim que eu consegui provar bastante valor eu cheguei a mostrar por exemplo num momento baita simples mas que inclusive foi isso que eu Isso foi o desafio a pergunta que eu fiz quando tava sendo contratado foi qual que são os desafios eh Nick eu eu falei para ele eu não sei Inglês direito eu não sei bambo direito você tá me contratando
só que eu eu dou conta de de aprender Mas quais são os desafios ele falou caiu a gente tá recebendo Lead para caramba e eu quero que a nossa taxa de conversão de um lead chegando no site para um cliente pagante seja de 6% hoje tá bem menor que isso entrei trabalhamos um monte de coisa para melhorar melhoramos várias etapas do Funil lá nos meses finais daí da empresa Quando já tava um pouco mais decadente do ponto de vista financeiro a meu ao meu ver um dos principais motivos Daí foi retenção não não tinha uma
retenção bacana a gente já tinha a Bendita conversão de 6% se olhar o coror dos clientes de países ricos ou seja uma definição tão bobinha quanto essa que era se a gente filtrar por todos os clientes de países com renda per capita acima de 40.000 ano a gente tem uma conversão ótima é só a Gente focar neles e a gente estava todo momento analisando conversão de cada uma das etapas do Funil de um monte de indiano e brasileiro que nunca ia pagar 000 por mês e quem e quem qual era as duas pontas monetizam do
Marketplace tanto quem queria contratar quanto quem colocava o serviço cara a gente tentou cobrar do talento não deu muito certo mas era principalmente do cliente então o cliente pagava $000 mês a gente Cobrava 30% 20 sabe era bem um entrei e 23 estava pisando na Califórnia tu não ficou com medo mano de cara de falar inglês de não falar inglês assim quando foi falar com os caras tipo não deu cara Não não eu já eles olha só que bacana eles lançaram um vídeo no YouTube um tempo antes de eu entrar Como é trabalhar no Vale
do Silício esse vídeo não existe ainda e tal eles viajando e tal nem sei se é Como é trabalhar como é a empresa eu fiquei muito mais à vontade Deu para deu para fazer uma conexão bacana com os caras e tal e a gente fazia reunião já online então sabe foi bacana domingo à tarde Califórnia agora tá 5 horas atrás né então às vezes domingo à noite por exemplo até bizarro Tá [ __ ] Sempre trabalhei que nem um desengraçado e eles me chamavam para fazer reunião então eu me tornei um cara muito importante lá
Eram quatro pessoas eu era o cara do produto daí o Caio e eu fui para lá e fui como o cara do produto Fiz sempre muita melhoria em produto tanto é que hoje principal coisa que eu faço é montar produto validar e iterar o produto pega feedback e Tera pega feedback e Tera faço isso várias vezes pros clientes que eu tenho hoje inclusive se eu tive medo de falar inglês não então porque eu tinha essa Skill de não ter medo de errar e pedir desculpa se tiver errado e um pouquinho de teimosia adoro trabalhar com
gente que é um pouco Teimoso é terrível trabalhar com gente que só aceita que sabe quando a gente vai discutir alguma coisa e daí o cara fala é é mesmo e daí sempre é um é é mesmo dai [ __ ] para que que V tá ali então né é unilateral não é tão bacana sabe ser o cara passivo assim por isso acho muito bacana nunca ficar com a desgra da câmera fechada em reunião participar bastante não importa com quem seja para colocar o seu tempero dentro da tá ligado se posicionar se posicionar Exato que
é muito importante daí para conseguir oportunidade essa foi ã essa foi o Love no code voltamos pro Brasil Voltei pro Brasil porque meu visto estava acabando turismo eu tava com visto B de turista que tem limite de se meses Ahã eu tava a gente tinha planos para voltar pro Brasil depois voltar para lá de novo só para resetar o visto eu poderia ficar mais se meses e tal só que a empresa foi vendida Tinha alguns Atritos também esse essa questão de o Caio trabalhando para caramba os outros caras também trabalhando para caramba e a gente
nós três os três caras tinha tipo 5% da empresa Enquanto o outro rapaz tinha 80% e o resto era de investidor os incentivos não estavam muito bem balanceados a empresa não a o processo de decisão não tava tão bacana enfim não gosto ficar falando mal assim e falando o que deu errado mas muito aprendizado tá Voltei pro Brasil aí olha Só eu só entrei pro Vale do cí porque eu contei a história da duve eu só consegui um trampo depois pela upwork $5 à hora porque eu contei a história do Vale do Silício Então essas
experiências se acumularam bastante você tá ligado sim e esse foi daí o segundo trampo eh me vendi como desenvolvedor Bubble acabo que eu faço um monte de coisa mais sempre recrutei bastante gente também PR essas empresas estamos com um processo aberto agora para Recrutar desenvolvedor Bubble não precisa saber Bubble só precisa ser um cara interessado em aprender tudo que você já falou aqui hoje né tu tá recrutando para essas empresas que tu presta serviço da Gringa Sim Sim eles querem um cara desenvolvedor Bubble e eu preciso também de gente de ui ux para trabalhar com
eles e um pouco comigo também Uhum E aí Ah não necessariamente quebrando o sigilo mas por exemplo à eu pago alguns salários de r a r 5.000 pra rapaziada do Brasil eu sei que se eu pego esse cara eu coloco na gringa ele vai receber R 10.000 pelo menos fazendo parttime porque o gringo não não é claro depende um pouco tá mas as empresas com que eu eu trabalho principalmente nem sempre elas pagam muito menos do que 15 a hora irmão pega 15 a hora vezes 40 horas por semana se o cara trabalha um pouquinho
mais isso dá quase 20 pau por mês cara Dá 15 20.000 por mês aí eu pego um Caio Firmino de 17 anos ele vai sabe é é muito difícil de pegar um cara daí treinar ele ele fica muito bom para o mercado gringo daí e no cod a gente aprende muito rápido principalmente com ai e é muito difícil daí reter talento mas é muito fácil daí a gente se preparar para isso mas por que que tem essa demanda tão grande no code Você acha que tem pouca gente olhando para isso e qual que é a
não mas digo assim Porque tem tem muito programador já codando né ees estão alocados e tal claro que agora vai diminuir bastante mas eu queria até entender um pouco da tua visão dessa comparação do programa ador comum agora com o cara do no code como é que tu V esse balanço essas demandas e como é que isso vai ser mais projetado daqui pra frente qual que é o problema o cara gasta muito tempo para fazer o bagulho perfeito em código que às vezes nem é perfeito mas não valida Direito não não tem usuário e é
caro e é caro ou seja gasta muito tempo e tem pouca validação Qual que é o benefício então de você usar código sendo que a maioria dos projetos vão pro cemitério mas agora com aar não tá bem mais fácil de usar código beleza Tá mas ainda assim não se trata do produto isso que eu quero dizer eu fui na Bubble com fui convidado por eles eu tive uma conversa muito da hora com maluco britânico porque eu tava explicando do meu Software para ele e ele me eu já sabia dessa lição só que ele tava reforçando
tanto que Caio não se trata imagina bar [ __ ] música e tal e coisa e não é sobre o produto é sobre aquisição de usuário o produto é fácil cara is toou tocou teu coração isso tocou isso tocou pra caramba tu não tinha essa visão ainda não não eu eu eu tinha isso só que não tava tão carimbada tá ligado E daí foi aquele maluco foi tá engraçado o cara Que falando assim e tchau pro bar pro Baron falando tchau na hora do pô enfim indo pra casa e tal tava no tava em manh
ele foi para outro canto e falei assim ó me dá três meses que eu vou fazer isso que você falou tá a gente só não tá no m da falou assim leva seis o negócio é ser o mesmo você que vai perder meu irmão mom fiquei chque que fil da mas ele tá certo cara porque eu eu eu estava montando mais coisas do que precisa isso é um erro É muito difícil Da gente parar de montar a gente é difícil sair dessa armadilha de One Extra feature ah voltando a esse tópico de no code no
escala cara quando chegar a hora de escalar quando rol viralizar a gente faz código [ __ ] sim eu não sou defensor de 100% no code eu sou defensor de no code para lançar rápido porque o meu rolê é você lança rápido você aprende e você melhora então a gente já tem um monte de pedaço de código e um monte de parte do da empresa dos meus Clientes e do meu do meu próprio negócio que a gente tá usando bem mais código porque precisa outros não o ponto é às vezes não vale a pena cara
eu odeio fazer coisa e é muito frustrante para programador às vezes fazer coisa que ninguém usa imagina imagina ninguém tá assistindo esse podcast que frustrante tudo bem a gente tá maior trocando ideia e tal mas você tá ligado Às vezes a gente não trabalha só pelo dinheiro Às Vezes a gente faz também coisa eu [ __ ] toda hora é muito arriscado para para eu falar pros caras da Gringa eu falo assim cara você tá fazendo isso errado mano eu falo eu sou um p cara o maior tesão de fazer um produto é ver o
cara usar e curtir result resultado exatamente velho é falar que o cara usou o bagulho e ele pediu o Uber e chegou rápido é falar que o Uber que ele pediu chegou a tempo no aniversário da vó até pra gente que na academia fala ele entrou mais na Comunidade na formação aprendeu vendeu teve resultado botar na empresa dele sim isso isso que no fundo no fundo é o que importa é nego usando por isso eu sempre isso é mais importante se eu tô recrutando alguém daí se eu tô se alguém vai contar a história Eu
go eu quero saber métricas de neg usando tá me conta sobre essa métrica é boa não mas é vou meter essa no no no power bi lá me AB usando várias formas de fazer isso com que frequência que nego tá usando quanto Tempo que não usa quanto tempo que não usa Quais as qual grupo de é [ __ ] fal grupo de negos Mas qual grupo de usuários tá beleza Peg todos os usuários que entraram nessa última semana ou todos os usuários que entraram via Facebook ads ah quantos deles que finalizaram a abertura do processo
x sabe é muito importante análise e podendo filtrar por coror usuário e tal cza Eu nem sei como é que a gente V parar nesse assunto mas aí já vira uma é Uma análise de aquisição de marketing já cara de tudo é isso que eu eu tenho um pesão muito grande mas que para isso para ter isso tem que ter gente usando né é isso exato sim sim é que quando a gente fala de produto muitas vezes a galera pensa só no success tá ligado ou no no customers ele analisar depois que ele já comprou
o produto depois que ele já já tipo já virou um cara para mim produto é é o contato do cliente com a empresa aquilo já já é algum tipo de Produto a gente tem um um setor que que é o setor de receita revenue Ops que ele trabalha o marketing as vendas e o sucesso então ele é um setor que liga toda essa essa esteira para tá analisando desde o início lá quando o cara entra em contato não é ainda não é cliente até o momento que ele já virou cliente ele tá usando produto para
ver que que a gente pode oferecer para ele no perfeito como é que vocês usam o ai lá nesse processo cara análise Principalmente né de dados eu acho que que é o principal e eu vejo que até eu queria ver contigo isso que eu vejo que existe uma dificuldade Geral das pessoas usarem dados eu não sei se é uma resistência do do mercado principalmente aqui no Brasil eu vejo isso eu não tenho contato com o mercado gringo não sei se é diferente lá mas não sei se é uma resistência do mercado ou uma inabilidade de
de conseguir tipo por exemplo a gente vem no mercado digital Né o zão também tem um background digital o que aconteceu no digital mano o cara comprava alit para [ __ ] fazer um lançamento e [ __ ] tipo a base joga fora vou comprar mais entendeu e e eu vejo tá o mercado sofisticou tá amadurecendo Mas eu vejo que a galera tem essa dificuldade muito grande assim conseguir analisar dados trabalhar com os dados e tomar decisões a partir desses dados cara não diria que é uma coisa só no Brasil viu Das sei lá das
quatro quatro cinco experiências internacionais que eu tive dois eram bem poucas des decisões baseadas em dados é no eu acho que é vamos fazer e eu acho isso terrível cara depende no caso tá depende tem muita decisão que não tem dado para você tomar iso tem que ser 100% feeling muita decisão importantíssima agora eu estou falando de otimização de produto quando a gente Sei lá vê que a gente precisa aumentar a Taxa de abertura de projetos a taxa de perfeito vamos pegar taxa de conclusão de sabe quais são dos maiores problemas de qualquer SAS no
mundo é nego que entra no produto e não ativa a conta o que que ativa é preencher o arding para ter o primeiro ah moment uhum certo é um problema gigantesco sim uma da uma das minhas clientes ela trabalhou na seos Force ela falava que Caio era bizarro tanto gente que criava conta no no CRM e para você usar bem o CRM você tem que Importar seus leads sim se nego não importa nego não vai ter valor tem um trabalho antes de ter o uma uma quick Win sim então quando a gente tá falando disso
especificamente dá para mensurar bastante e se não mensura cara tem alguma coisa errada tem muita coisa que sim dá para tomar baseada em feeling mas não diria que é uma coisa só no Brasil tá acontece em todo lugar a falha em tomada de decisão de dados e E eu vejo eu vejo falar muito sobre isso pô tomada de decisão já vi falando sobre isso no Instagram e eu acho que assim tem duas coisas em relação a tomada decisão que eu vejo que é uma dor grande também dentro das empresas a tomada de decisão tanto não
só de tático de estratégico e tático Mas também de operacional no sentido de priorização saca sim eu vejo que esses três níveis TM dificuldade de priorização e eu não sei tu no na no que tu falou no Instagram ali as coisas que tu tá falando tu Parecia ter bastante clareza em relação a isso em relação à priorização de de demandas de tarefas e tanto do contexto geral da empresa como é que tu faz esse processo de priorizar PR tipo cara isso aqui é mais importante e [ __ ] se isso aqui tá pegando fogo tem
que fazer isso aqui cara é muito velho é muito engraçado isso porque às vezes agora acabou de ter black friday né sim ah ah imagina que teve Reembolso por cliente internacional que teve problema com CP porque o cara não tinha CPF imagina que a gente tem um incêndio gigantesco na nossa empresa tô [ __ ] imaginando aqui um um infoproduto tá noida black friday tem lá 10 pessoas enchendo saco para caramba que não consegue pagar e se ela não fizer isso ela vai perder o benefício vai culpar a empresa depois não sei o quê se
a gente tem uma pessoa que é uma maçã podre dentro da empresa que ela fala assim Caraca rapaziada vamos corrigir isso agora tira aquele campo de CPF coloca validação para americano faz isso aquilo se tem uma pessoa que traz muita prioridade bate mais alto na mesa faz mais barulho ela vai trazer prioridade sem necessariamente baseado sem estar baseada em dados isso é um perigo muito grande se eu trabalho com com com esse tipo de gente a forma mais fácil da gente dar respostas para questões emocionais como essa eh tendo Dado de me irmão 95% das
vendas estão vindo de pix cartão de crédito de clientes nacionais se eu gasto uma hora 10 horas do meu tempo para resolver o problema de quem cria o pix não paga isso tem um retorno muito maiorum do que a Bendita da americana que não conseguiu fazer o pagamento porque não tem CPF é claro isso aqui é um exemplo mas mas deu ficou Claro PR caramb mas você entende Qual que é a melhor forma então pra gente Tomar decisão baseada em dados para priorizar cara priorização é nada mais do que cara tem uma não sei quem
que foi desgraçado que falou isso mas adoro que é o que o que que é priorização para vocês cara a priorização é tu escolher a única coisa que vai fazer real diferença e consequentemente tu vai ter que abstrair de todas as outras maior impacto com menor esforço ó priorização é o que fazer e quando fazer acabou se eu tenho uma lista de coisas Para fazer se veio a fulana que trouxe um incêndio eu falo assim deixa queimar Mas beleza tá na lista Tá Na lista tem muita gente trouxe incêndio beleza e eu não gosto muito
de scram tá essa essa scram essa parada de desenvolvimento ágil e tal a gente não curto muito S por quê nem sei direito tá não sei direito não Sprint não não não gosto porque eu acho muito demorado tá no code é muito mais rápido hoje um um dos clientes que com Que a gente tá hoje entrou um rapaz que ele é meio que professor de scrum já já a gente volta Nesse nas paradas de priorização mas ele ele é muito acadêmico cara daí ele fala assim ah ah não tem que priorizar vai pro backlog não
sei o qu ele usa um monte de termo só que meu irmão no tempo que a gente tá discutindo aquilo lá é exatamente o tempo que eu faço a melhoria sim então às vezes a gente tá discutindo se vale a pena ou não fazer só que no no code é Muito rápido Uhum eu vejo então até com avanço das novas tecnologias os sistemas de gestão vão ter que se atu avisar bastante né porque hoje Qualquer coisa você faz muito rápido é só você ficar falando sobre isso você já perde tempo esse cara é acadêmico não
Ou ele só tem eu acho que sim cara eu acho que ele tem um monte de curso gravado e tal sabe e eu às vezes sou um pouco temoso mas não V é o caso não gosto muito dessa parada de porque é um pouco lenta para o que a Gente tá é um pouco lento para que a gente tá vivendo hoje de no code E ai que é muito mais rápido para montar software voltando nessa parada de priorização é o que fazer e quando fazer como que a gente prioriza cara primeiro quem que é o
dono do negócio esse maluco tem que dizer pra gente qual que é a direção que o barco vai certo Uhum Então se o dono da empresa fala que E aí tem um problema gigantesco Às vezes a gente trabalha sem saber para onde que tá indo Irmão eu não quero ser o cara que tá dentro do bar só puxando sabe aquelas cenas de filme [ __ ] vamos pegar 500 anos atrás nem existia motor elétrico ainda e os os caras no lá no fundo do barco como é que o nome Remo só remando e tal é
meu irmão em Startup em Corporação Não nunca trabalho com Corporação tá tô tentando negociar com uma só que é uma desgraça é lento para caramba demorado Não curto sim então eu não sei falar tudo que eu tô falando Isso aqui é sobre Startup tá sobre empresa pequeno enxuta agência e que é rápido não dá pra gente não saber o o por Estamos fazendo as coisas então uma das melhores formas de priorizar é ter dados sobre o que que tá acontecendo na empresa e enquanto não tem os dados não adianta discutir não adianta fazer reunião fazer
Brainstorm é sentar a bunda na cadeira e providenciar Os dados enquanto não tem os dados tem que fazer algum tipo de dinâmica para providenciar a arquitetura para salvar os dados apropriadamente então entende então tenha os dados entenda o porquê e assim fica muito mais fácil de priorizar você vai saber o que fazer e quando fazer eu acho que é isso resposta de perfeito como priorizar que que você acha não eu acho que faz sentido pô faz sentido e eu eu vi muito sobre isso na imersão que eu fiz no G4 lá que a gente Tava
falando antes como foi foi foi interessante pô mas sobre essa questão de do achismo né Doo vamos fazer porque eu acho acho que vai ser assim tipo E como tu falou não que não possam ter decisões que vão ser baseadas no feeling porque nem sempre a gente vai ter dados para tudo e também a gente pode muitas vezes distorcer os dados às vezes para Sabe de uma coisa para tomar decisão porque os dados eles não eles não apontam uma direção a gente tem que Traduzir eles eu também tenho pergunta posso fazer claro pô tá como
que é a tomada de decisão de vocês para teses para quem faz o quê eh se aprova se não aprova eh e como que a pessoa que vai executar aquela tesque ela recebe o que ela tem que fazer tu dizes de estrutura cara de tipo ferramenta cara é que hoje interno operação isso hoje a gente os líderes eles têm liberdade de escolher como eles vão conduzir o time então cada setor Acaba fazendo de um jeito diferente Ah pode se comunicar tem time que prefere se comunicar pelo WhatsApp outro pelo pelo Slack outro pelo clickup a
gestão também das tarefas tá de jeito diferente então isso vai depender muito do setor e da pessoa que tá comandando aquele tipo de de tarefa que vai ser executada Então e e vocês tem que reportar pro time ou como que funciona resultado reunião mensal alguma coisa assim a gente usa mais ou menos o notion ali mas tu diz Como assim reportar pro time não reportar resultados do que que a gente gastou tanto das ações que foram executados como como funciona a gestão de fato dentro da empresa a liderança tem bastante autonomia tá ligado É bem
isso que tu falou quando tu tava falando de Ah eu quero um cara que que cara ele não vai ficar me perguntando o que faz mas is muito da cultura da empresa também né é a liderança tem bastante autonomia tem pessoas chaves dentro da Empresa que tem uma cultura violenta a nossa cultura é violenta mano tipo se não tiver alinhado é questão de pouco tempo pra pessoa vazar Então a gente tem algumas pessoas dentro da da empresa que são chave e estão muito alinhados dentro da cultura e isso eu acho que assim é o principal
ponto que faz funcionar tão bem mesmo não tendo processo é ter essa cultura violenta porque essas essas pessoas chave elas compartilham disso e o comportamento delas dentro da empresa E a visão delas ela emana pras outras pessoas e as pessoas conseguem absorver isso e conseguir se manter motivadas e conseguir executando com performance e gerar resultado mesmo sem ter o processo bem definido entendeu mas Óbvio a gente entende a ância do processo e tá buscando isso e o que o que que você faz Daí se o maluco não te entrega se cara feedback né tá já
deu feedback e aí feedback feedback Claro feedback novamente se tipo tu vários vários Feedbacks e o cara não entregou parou de entregar daí não é é ele vai rodar pô é entendeu ele vai rodar hoje vocês contratam com base in que daí como que fun tem setor de recrutamento né ah tem setor tem cara mas é com base tipo primeiro de tudo a gente tenta buscar alunos né São pessoas que já estão alinhadas com a cultura base base na cultura é que assim se não o cara não vi alinhado com a cultura não vai funcionar
ent se lá 80% dos colaboradores eram Alunos não vai funcionar então tipo tem que ter Cultura a gente tem os a cultura Clara a gente tem os valores Claros o fato do Alan ser um personagem da empresa já faz os valores ficarem Claros entendeu e cara competência né o cara tem que ter a habilidade que a gente demanda e saind no olho [ __ ] ele tem que entender o que a gente tá fazendo muita adaptabilidade mas isso aí o cara que trabalha com i se ele não não for Adaptável ele tá [ __ ]
que a gente decide fazer uma coisa ou sei lá a gente trabalha 15 dias fazendo alguma coisa e daí do nada não a gente não vai mais fazer isso joga fora volar por isso que eu não gosto tanto de scrum porque às vezes ahi dentro de um Sprint nós não podemos ter tasks dependentes umas das outras noas sim se for uma Task nova tem que ser priorizada tem que entrar no back log vai ser priorizada vai ser meu irmão isso não dá tempo isso não dá Tempo cara desculpa é isso é [ __ ] o
que acontece que a galera fala por causa disso Ah então tudo acaba virando prioridade pode acontecer esse problema pô é mas é não acho cara Sim e eu um dos meus clientes ele falava que tanto é que não deu muito certo com ele porque ele costumava querer priorizar tudo mas cara sempre tem uma duas coisas que você precisa priorizar não necessariamente uma duas tasks mas um dois objetivos um objetivo que seja Eu adoro falar daí de retenção ou análise das métricas de cara tem duas coisas que você precisa medir em qualquer produto conversão e delay
demora entre cada uma das fases de do Funil certo então você tem um usuário que entrou no produto criou a conta dele beleza ele passou paraa primeira etapa quando ele cria a conta dele ele pode fazer upload ou ele pode ã falar aqui do superagentes ele vai criar conta quanto tempo ele leva Para criar o primeiro agente perfeito perfeito a princípio Talita é muito semelhante super agentes é praticamente a mesma coisa tá Ah meu negócio Talita Poni o cara cria a conta dele ele seleciona o template ele conecta o WhatsApp tem alguma etapa mais de
vocês personaliza o template daí uhum mexe no prompt ali se quiser sobe uma base de conhecimento perfeito perfeito sobe a base de conhecimento conecta as outros end points que ele tenha certo isso é a Ativação dele quando que vai ser o ar moment dele é quando ele tiver Sei lá o primeiro usuário quando ele testar quando algém mand mand mensagem no WhatsApp quu mens mandar mensagem no WhatsApp né aí que que a gente tem que fazer como empresa para garantir que esse meu cliente tem a primeira mensagem dele sendo enviada no WhatsApp dentro de uma
janela de uso que a gente acha que é saudável é o problema é às vezes a gente nem sabe o que que é saudável a gente Nem sabe o que que outras empresas né mas o ponto é Você nota que existem Existem várias mais mas entende pô o cara que ele consegue fazer isso em menos de uma semana ele tem uma retenção muito maior dentro do meu produto ag o cara que demora mais você vai consegu entender ex exato Por que que tudo vira prioridade É cara se a prioridade imagina imagina o seguinte beleza Super
Agente faturamento tá eh 10 milhões por mês é muito mais tá rapaziada não tô Zoando ah faturamento tá x desse faturamento Será que a prioridade é faturamento ou será que a prioridade é retenção porque às vezes somente 12% dos usuários estão sendo ativados desses 12% bora fazer um filtro vamos filtrar por todo mundo que veio do Instagram do Alan ncolas aí essa média é de 17% opa bem melhor aí quem vem do orgânico dos e-mails é de 99% tá que que a gente tem no Instagram do Alan ncolas que a Rapaziada do email não tem
por que que Tá essa diferença tão grande porque você concorda se eu tomar as mesmas práticas do Instagram pro e-mail a conversão pode aumentar também a gente descobre por algum motivo que o motivo é nutrição quem vem do Instagram tá muito mais nutrido por isso a conversão deles na alteração de template Ela é bem maior Ou seja a priorização eu tenho que checar Será que o motivo Será que faz sentido eu mexer nesses 12% aqui ou lá na lá no botão de checkout onde somente 70% paga uma vez que a gente define se a gente
quer priorizar qual é qual a etapa do Funil taca alhe um monte de experimento pra gente ã melhorar É essa a única etapa mas não sei se tem como a gente ter muitas etapas sendo priorizada ao mesmo tempo ent não tem como ai tudo é prioridade meu irmão não tem como nada vai ser feito assim então em software ou até mesmo infoproduto também ou até mesmo Padaria A gente tem que trabalhar com algumas hipóteses fazer rodar alguns experimentos de por vez para aprender e melhorar e por aí vai agora voltando um pouco pra tua história
né você tinha voltado pro Brasil foi contratado novamente e esse ano você acabou trabalhando com Avan também você envolveram junto num projeto né Acho que ser legal se você Contasse um pouco sobre isso também foi cara que é foi quando a gente conheceu né foi foi que Foi Foi motivo da gente ter vindo para cá eu mandei pra Floripa porque por conta do Alan por conta do Renato ass a gente fez outro podcast aqui também adorei a vibe agora tá bem mais nublado não tô curtindo tanto foi aquele dia aquela semana que tu decidiu fo
aquela semana cara tá chegando verão aí né agora vai exatamente quero ver falaram que o trânsito é ruim né bom vamos descobrir agora tá morando aonde aqui tá morando no centro Centro Cent tem uns Noiado lá de vez em quando mas eu tô adorando cara viu é como que foi essa experiência Ah eu já tava começando a fazer a Talita um tempo antes mas é super parttime a princípio o primeiro mês de Talita Eu cronometro tudo que eu fa todas as as atividades todas as testes tudo que envolve Trabalho meio que cronometro por isso que
eu sei que eu em dezembro em janeiro de 23 para 24 eu gastei 330 horas depois 324 você faz isso por Dentro da agenda lá do Google não eu faço isso por uma f chamado Toggle to ggl é um aplicativo em rosa que adoro des coloca o celular aqui mostrando bita a dica de produtividade para você não ficar mexendo o celular e mostra o tempo que você tá e se você se distrai pum notificação daqui notificação dali o negocinho seu cronômetro tá mostrando ali o que que você deveria tá fazendo então é só é só
o nome da Task e o e o cronômetro Mas você monta por exemplo o Backlog da semana claro que você não gosta de Sprint mas por exemplo você vai ah hoje eu vou fazer isso isso isso ou você só começa a fazer alguma coisa e e bota ali cara não a tem algumas teses tem alguns objetivos principais do dia da semana é é esse mês por exemplo novembro eu preciso validar Talita uhum o que que eu quero dizer por validar T lita eu preciso de uma história de uma narrativa de que a nossa solução de
fato consegue fazer venda por eii porque é Muito é novamente é muito fácil você criar um agente eii colocar no WhatsApp uhum sim agora fazer o cara funcionar em outros 500 é outros 500 sabe é muito fácil você fazer um ag gente não necessariamente fácil né Mas beleza vamos supor que você tenha contato com o dentista você vai lá e coloca lá é muito fácil do cara falar [ __ ] cai eu não vou usar cara porque eh os meus clientes existentes tá dando conflito com os clientes novos me irmão É faço para caramba também
para eu fazer uma alteração e pô se for cliente novo se for cliente antigo e tal e diferenciar e tal só que é muito fácil do cliente fazer um turn Qual que é o rolê existem muitas possibilidades de dar errado é muito fácil de você começar a barreira de entrada tá muito baixa para fazer um agente no WhatsApp agora fazer o negócio dar certo é é muito mais difícil então esse mês por exemplo pra gente é validação o que que eu tenho de Test de validação eu tenho alguns clientes rodando a gente teve cliente na
black friday teve chip banido foi uma desgraça até queria conversar com vocês como é que funciona se questão de WhatsApp porque não tá 100% do nosso controle né o cara ap oficial pô usa api oficial beleza aí dá certo beleza a gente também ah mas tem tem cliente que daí a gente não que não quer utilizar ep oficial E aí aquecimento chip hã aquecimento chip Aquecimento de chip tem que aquecer não você não vai usar FP oficial tem que aquecer tem que fazer uma fazenda decimento cara quer aquecer chip cara tu vai lá no Facebook
abre Marketplace vai abrir três coisas grupo de relacionamento grupo de pet e grupo de Ah vou ensinar as ratarias Maral e grupo de venda tu vai no grupo de venda tu vai anunciar uns iPhone num preço que não seja muito ridiculamente baixo Mas um pouquinho abaixo tá ligado e bota o Número tu vai no site relacionamento pega o perfil [ __ ] entendi pega o perfil pega o perfil de uma de uma mulher de uns 40 anos de idade vai no site de relacionamento e fala que tá procurando relacionamento e bota I para responder não
não precisa responder só é só receber rece se botar para responder daí vai que vai mas esse é o melhor Ah tem mais um depois vou entregar vai no site de pet e pega um cachorro de raça bota foto lá siberiano R 150 não diso Que tá tô doando porque vou me mudar vou me mudar aí o melhor cara vai num grupo de marketing digital e diz que você tá querendo contratar gestor de tráfego E aí vai ch mensagem no teus números de WhatsApp vai aquecer os números aa Von cara mas bacana cara eu vou
começar a fazer isso Onde é que vocês compram um chip daí você cara tem uma não eu acho que tem uma plataforma é eu não mas tem acho que uma plataforma que o pessoal compra online eu não Lembro o nome Eu tô ligado eu acho que eu compro no mesmo lugar mas o que você pode fazer também é botar vários Iá para conversar entre elas mesmas através dos números é tem isso tem é a galera tá rodando uma automação assim é que eu não eu não eu vi o clus falando sobre isso mas eu não
vi como é que tá funcionando mas eu vi que a galera tá testando mas automação de Aquecimento lá Legal cara legal esse mês pra gente daí ficou como valida porque assim o problema já tá Baita validado já tem muito cliente interessado a a proposta de solução já tá super validada também teve gente que pagou tem um monte de gente que já pagou pra gente o que a gente daí precisa validar como que vai ser a solução e tal então eu eu não lembro que que a gente tá falando disso como você vai ah como você
gerencia o teu tempo dentro dessas atividades ah perfeito cara eu tô gastando hoje metade do meu tempo com Uns 30% 40% com o cliente gringo e o a outra porcent mas como esse processo de gestão ali do teu tempo você começa a fazer a test que você anota ali dentro da do aplicativo agora eu vou fazer isso ele parte do porquê da semana Entendi então a minha o meu mês por exemplo tem um objetivo de validação o próprio software tem isso não não não não aí não aí não eu que defino tá ligado eu que
defino e daí eu faço eu quebro o não se eu se eu quero saber se você coloca esse Porqu lá dentro não não é tudo só o tempo mesmo aí é gambi rado aí eu sei que aquela tesque tá associada a Algum objetivo entendeu E aí execução dessa tasque eu eu voltando aquele tópico de deixar o celularzinho aqui por que que eu t falando do celularzinho mesmo porque é o é o cronometro falei digit é que a gente I você ia falar sobre a gente tá falando sobre a se mudar Startup é e o Marketplace
como você veio Para academia quando conheceu eu tava ouvindo um podcast ontem que não é ontem que o Alan até inclusive que mandou que é do I combinator em que eles estavam falando sobre agentes e ã superar os os SAS digamos assim ou seja a a prerrogativa é que vai ficar tão fácil utilizar agentes e os Agentes vão ficar cada vez mais avançados que daqui a pouco ninguém vai precisar de aplicativo para [ __ ] nenhuma porque tu Vai tipo vai ser tudo meio que conversacional entendeu tu vai chegar e vai F assim em vez
de pedir um Uber tu vai chegar no teu agente pessoal e dizer assim ah eu quero um carro e aí ele vai entrar num num sistema e vai pedir o Uber e o cara lá vai pedir vai receber no tipo você tá ligado aquele aplicativo que tem da na China lá o We Chat que é uma [ __ ] de coisa num num negócio só tipo isso Sim tu acha que a gente caminha por uma perspectiva Dessas onde os agentes vão começar a flopar aplicativos com Interface e tal da mesma forma que o nocode tá
começando já a se sobressair sobre o próprio sistema operacional vai fazer tudo né Por exemplo dentro do E aí talvez o controle fique no meio dessas grandes corporações assim tipo Open ou o próprio Google cara pergunta interessante pergunta interessante eu vou te falar uma coisa eu acho isso um pouco Distante da minha real e eu já gastei muito tempo discutindo sobre política e tal coisas que não necessariamente estão no meu alcance e às vezes eu eu não curto muito discutir sobre essas paradas que eu acho um pouco distante porque eu não tenho tanto tanto poder
eu acho tanto assim não sei se eu vou fazer tanta influência então eu nem costumo formar opinião sobre essas paradas eh Porque tudo que eu fou falar aqui só Vai ser 100% opinião é conversa de bar tá ligado eu não não tenho dados não tenho experiência o que eu falar aqui vai ser mesma coisa que entende Apesar de eu Poxa ter software nisso eu trabalhar com ISO então isso não tá no teu radar não não vê como uma ameaça tipo não você sabe por quê Porque cara a loja de pneu dos Estados Unidos o cara
usa papel e caneta ainda mano nem tem internet direito em alguns países da África Tá ligado tem muito Chão tem muito oportunidade aqui no Brasil pô Pizzaria que não tem software direito para controle financeiro sabe sabe a cada vez mais vai ainda assim vão precisar de muitas outras soluções de Code com Interface simp você tá ligado e eu falo isso também cara porque um dos meus clientes a gente é uma empresa de olha olha só que maluquez nem nada a ver isso mas o governo de Nova York lançou uma lei Falou rapaziada quem tem prédio
Agora tem que ter prédio Verde fechou não pode ter não pode ter gás poluente ah po entendeu então até 2040 você tem você em 2024 em 2030 2035 2040 você tem alguns limites de gases poluentes que o seu prédio Pode emitir aí você perguntam irmão como é que um prédio produz gás poluente a partir da fonte de energia dele se ele tem lá tem muito aquecedor né tem prédios imagina com sistema inteiro aqui tem ar condicionar tipo embutido tá ligado calefação e tal a Própria iluminação então é fonte de energia elétrica ou é gás o
prédio gasta energia para caramba aí sabe o prédio velho sabe que a gente às vezes com mentalidade de escassez À vezes dependendo da família que a gente veio o pai não deixa ligar o ar condicionado porque gasta energia imagina um prédio agora com ar condicionado velho é isso enfim te dei esse contexto para quê Por que que essa parada a gente tentou fazer um compliance checker um chatbot lá no Início de openi cara não [ __ ] não tão no início mas quando logo que eles lançaram api tal tava bem fácil de construir a gente
a gente fez um usando Flow conect api o cara digita o endereço dele e a gente diz Para Ele Ô irmão Essas são suas penalidades ninguém usou ou seja interface conversacional Ah beleza então o negócio é a gente ah conectar isso num SMS cara a gente fez várias outras coisas que o pessoal usa muito mais então Caio será que tudo Vai pra interface conversacional Será que eu acho isso um pouco distante é isso que eu quero dizer tá eu acho que tem muita oportunidade ainda de montar muita interface e Talvez eu esteja sendo pouco visionário
não sei mas eu eu tenho uma postura um pouco mais de pé no chão e entendeu e achar que ainda vai ainda vai ter Interface para caramba eu acho que a gente fica meio Vado também porque a gente fica conversando só com cara de a E lendo coisas de a e assistindo podcast de a e a e a e se esquece que a igreja faz um evento que fatura R 300.000 por semana e e resolve papel e caneta sim você esquece que daí aí voltando no ajuda RS que foi projeto que não existe solução por
exemplo para desastres ambientais direita eh nego ainda uso WhatsApp você tá ligado nego usava o WhatsApp e até que a gente fez para dar contexto pra rapaziada usar WhatsApp Sim a gente fez O WhatsApp rapaziada mandava um áudio Oi tô aqui no telhado tá aqui minha localização acciona as enchentes do Rio Grande do Sul enchentes do Rio Grande do Sul isso quando teve em Maio de 2024 meio que a gente meio que introduziu o assunto ela louco né tip Ah para quem não sabe G mas fechando ó ó pelo menos a gente não tá tão
viajado hein eu fui no podcast daí falaram assim o o a adh do Caio bateu louco nessa aqui né enfim ó não tô Não tô nessa não e eu nem tenho sei lá se tem essa parada mas acho que sim qual é velho mas beleza fechei o parênteses tá ligado tinha perguntado o zuk tinha perguntado sobre Como que foi o primeiro projeto com Alan foi um agente dei voluntário a gente gastou toquem para caramba nem fez mas funcionou um monte de gente mandou pedido de ajuda Uhum aí nota é o seguinte foi muito fácil fazer
a primeira versão agora é difícil ter nego Usando mas como é que você foi parar nesse projeto é para quem não entendeu ainda o Caio desenvolveu um aplicativo que ele ajudava as pessoas que estavam na enchente do Rio Grande do Sul a ser resgatadas conectando quem tinha barco com quem precisava de resgate na localidade e tudo era feito através do WhatsApp né e através do WhatsApp mandava para uma um site que tinha uma interface bonitinha lá perfeito em dois dias a gente fez top o a gente já tinha Começado um pouquinho de pesquisa um tempinho
antes sobre automação para WhatsApp era esse foi o início da Talita tá já tinha gastado um tempo já tinha feito pesquisa vi que tinha possibilidade então eu meio que já tinha algumas coisas setadas mas não sabia nada de servidor não sabia nada de API de WhatsApp não sabia nada gente já tava rolando sim começou aí começou Beleza quando começou eu falei Pedro Pedro meu sócio que que você acha da gente fazer Ele foi comigo agora para Bubble com e tal ele começou junto comigo eu recrutei ele lá no no Vale do suist tá a gente
tem uma história bem legal Ahã ele tava no podcast com outro com ala também enfim Pedro O que que você de gente fazer assim assado [ __ ] um ag gente do WhatsApp a gente já começou pode dar certo tudo isso Começou porque a thí minha esposa ela Caio Olha esse vídeo aqui dos animaizinhos se afogando vamos para lá agora vamos fazer alguma coisa Aí Taí queria pegar mala e tal coisa ir para lá falei não pô pera aí sou programador não quero fazer coisa repetitiva manual é é claro que pô iria ajudar e tal
mas eu achava que daria para casar mais Impacto à distância e deu com o que a gente já sabia resumo é a gente fez um aplicativ inho então em uns dois dias a gente lançou via WhatsApp que jogava recolhe informação de WhatsApp Joga isso no estruturado numa tabela no aplicativo Ahã e o objetivo a gente teve mais de 4.000 pedidos de ajuda ocorrências mais de 4.000 voluntários se cadastrando mais de 1 milhão de buscas no app em isso no mês de maio de 24 por aí cara no no resumo foi uma experiência bem legal é
claro que a gente não fez muito otimizado Teve muita empresa que apoiou daí o Bubble deu storno a gente fez isso com Bubble se não tivesse Bubble eles a gente teria que pagar uns 10.000 em em no plano do preço deles mas foi bem Legal essa foi a experiência e o Alan Ah ele ajudou para caramba se não fosse f a gente não teria tido tanto alcance porque a gente entrou com ala e falou Alan já fizemos isso aqui isso aqui ele falou beleza uma ligação contatou Pablo Marsal divulgou e tal bum um monte de
gente acessou aparecemos na Globo aparecemos em 40 notícias em 40 jornais enfim resumo é a gente ajudou bastante gente foi legal PR caramba e acabei mudando pra Floripa Muito provavelmente Por conta disso por que que eu comecei a fazer e Olha só cara eu tava com eu tava numa mania de vender hora para caramba nessa época só que não tava fazendo coisa que tava me dando tesão e eu fiquei um mês sem trabalhar direito porque fiz esse projeto voluntário ã e deixei de ganhar tipo assim sei lá R 50.000 porque eu fiz esse projeto voluntário
daí Porque eu deixei de vender hora pros gringos por exemplo entendeu eh Porque dava muito mais tesão Fazer coisa que nego usa tá ligado é [ __ ] falar assim né mas faz muita diferença você fazer coisa que tem gente usando isso dá uma história muito mais legal uhum tanto é que a gente tá discutindo agora né a gente não tá discutindo do compliance checker do chatbot que a gente fez tá ligado é que vira é palpável né vira realidade causa impacto muda transforma tipo tu vê a parada acontecendo exatamente ou seja cara a gente
sempre tem que se policiar Para fazer coisas de impacto de Impacto Tá ligado [ __ ] aprendizado que eu tive e eu acho que isso tem muito a ver também com o que a gente tá fazendo agora juntos né sim exato que a gente tá fazendo agora um Marketplace você quer falar te D as honras então É ISO Esse foi um primeiro capítulo né da academia principalmente o Alan com o Caio e esses tempos faz o que uns TRS meses que a gente se encontrou aqui foi foi por aí cara a gente já tava com
essa dor de a Gente já tinha tentado fazer al um Marketplace por dentro lá do próprio do Circle tal e foi meio que do nada assim a gente foi o primeiro dia presencial que a gente veio aqui aconteceu um monte de coisa eu acabei te conhecendo também e a gente a academia e o Caio acabou fechando a parceria e a gente tá agora pronto para lançar o primeiro Marketplace lendário né perito por quê porque muita gente deve procurar o Alan Alan precisa De um cara top dei toda hora né eu tenho certeza H né Assim
como procuram Sobral procuram Renato a procuram todas as referências os Players grandes comunicam entre eles e tal e esses caras não t tempo de fazer né o rolê é indicação como é que você organiza indicações Como é que você sabe da reputação do cara do portfólio dele o que que ele já fez avaliações irmão é Marketplace Marketplace que você conecta as duas pontas Apesar de eu não ser fã 100% de Marketplace adoro SAS muito melhor receita recorrente e tal bem melhor mas Marketplace é uma baita solução de comunidade S exatamente precisa cara precisa conectar as
duas pontas entendeu então e tem e Tem empresas que precisam de serviços de A então a gente tem que que tá as empresas se elas não utilizarem ah dentro dos processos el vão acabam ficando para trás e elas precisam de pessoas para implementar isso e esse é o lugar perfeito onde a Gente consegue conectar os nossos alunos com pessoas que realmente precisam suas soluções que vão ser ajudadas perfeito então agora se quiser fazer um merchan é hora de ir lá pra câmara e se você tá precisando pegar trampos de projeto de ai entra em iati.com.br
não Iati paii Opa Claro pegou Dom a gente tá pegando domínio caro pô domínio de 1000 conto e a tesi e é porque você fala o que né você quer botar iar no teu negócio e atiz aí [ __ ] Da hora cara da hora e atiz aí já ficou né e é ótimo pra empresa que precisa ah contratar algum profissional aqui são muito tanto quanto talento que manja de ai mas não tem uma aplicação palpável e qu é um projeto né perfeito esse é o projeto que a gente fez com Bubble que eu fiz
algumas partes deleguei a maioria para um ótimo desenvolvedor Bubble também e esse projeto ele envolve um pouco de Talita do meu negócio para facilitar por exemplo cadastros Exatamente lembra do ajud de H que eu acabei de falar que o cara manda pelo WhatsApp e a gente subia isso no aplicativo bubo automaticamente vai ser semelhante o cara manda no WhatsApp e a gente abre a conta dele automaticamente no itiz ou seja se alguém quer esse tipo de Olha só como é poderoso porque povo usa o WhatsApp vou mudar não vou falar nego agora o povo usa
o WhatsApp ainda então é uma o que a gente quer fazer na Talita por exemplo é estender as Aplicações de um aplicativo pro WhatsApp daí entende é é é um pouco diferente dos superagentes e tal são bem semelhantes mas é é mais ou menos isso e cara o eu quero voltar numa coisa que a gente tava conversando que tu falou sobre interface conversacional e tal Hum e no quesito a interface Principalmente tu que trabalha muito com sas o que que é mais importante em relação a interface o que que tu vê que tem maior adoção
o que que o a a o público engaja mais o povo Engaja mais em relação a interface assim tu vê que tipo na tua visão uma parada mais vamos dizer ã com design mais bonito ou com sei lá com Framework mais bacana com coisas que chamam atenção engaja mais o público ou que qual o Insight assim que tu tem dessa visão de de produto cara isso é difícil de falar viu É depende muito do nicho da solução sabe por quê Hum porque é muito teste é é Óbvio né É óbvio a gente tem que testar
mas tem algumas coisas que você já já imagina né claro e e sabe qual que é sabe qual é o meu processo para desenho de interface uhum copiar copiar os outros valid valito iso tem um negócio chamado mob.com MB i m ou n sei lá com em que você vê [ __ ] precisa de um fluxo de validação de e-mail me irmão você não tem que mandar um link pro e-mail do cara que para vai passar pelo WhatsApp Dele que vai entrar numa interface clicou no botão ele vem um popup não isso já existe um
monte de inspiração já existe inspiração são uma cacetada de coisa É é até um pouco difícil a gente fazer por exemplo interface de superagentes de Talita em que precisa treinar um template de ai mas cara até para isso já existe um monte de inspiração e não necessariamente no mesmo nicho a gente não tá falando às vezes de treinar um agente ai mas a Gente pode est modificando um template de script de vendas que aí vai ter em algum outro software do hubspot por exemplo enfim é 100% cópia cara eu adoro falar isso é copia pedir
desculpa se der merda e mas no mundo do software todo mundo se copia entendeu Então esse é o melhor Framework PR ah experiência de usuário para definir qual que é o melhor fluxo que mais valida é o que já funciona não reinvente a roda não reinvente a roda de jeito Nenhum um monte R Robe como artista perfeito top top o que eu queria trazer aqui agora é para você dar uma uma dica para alguém que tá querendo começar o que que você faria o que que você não faria e principalmente em relação a eu eu
percebo assim que tu é um cara de bastante tomada de ação assim tu não racionaliza muito acho que tu age executa bastante né e eu vejo que a galera tem muito Bloqueio em relação a isso assim a gente falou sobre isso com O lider R também e com o viní e tipo Tem muita gente que sabe trabalhar bem dentro da comunidade e que não sabe como para quem entregar isso não sabe como vender eu tenho certo receio né cara quer botar dinheiro no bolso né é E aí eu vejo tipo tu tem esse ímpeto por
isso que eu te perguntei cara [ __ ] tu não teve medo de de falar lá com os gringos porque porque tive eu tive uma experiência semelhante que eu fui trabalhar para uma empresa da Ucrânia li nov não sei se conhece é uma empresa de captação de leads E aí o meu brother falou ah só tem vaga no time gringo e eu falei bora [ __ ] tipo e o meu inglês era Sei lá eu escutava muita coisa em inglês mas não fazia tempo que eu não falava inglês tá ligado e eu fui [ __
] mano fui tenso assim tipo P vou chegar a entrar num time gringo os caras vão ver que o meu inglês é minha boca PR [ __ ] mas era um de Russo também enfim e aí tipo o cara tem asse mas o cara vai E faz tá ligado sim e e eu vejo que a galera tem esse bloqueio mano e o que que é que eu não sei se tu vai também saber falar isso porque talvez seja muito natural para ti mas qual é a tua visão assim que tu que tu falaria para um
filho entende assim de Pô cara já pensei nisso e eu acho que a resposta é meu irmão O que que vai te dar prazer de contar a história para outras pessoas Ah deixa só abrir um parênteses Às vezes a gente faz viagem às vezes a gente faz alguma coisa mas o momento que a gente passa o show que a gente vai o gol que a gente faz é é muito rápido só que é muito prazeroso ficar lembrando daquilo ficar vendo foto e contar pros outros né Às vezes uma caída [ __ ] cair aqui na
cadeira a gente vai ficar rindo Isso aqui por anos ah aquela vez aconteceu isso mas o momento foi rapidão isso vale Também nos negócios então às vezes a gente tem que ter muita intencionalidade para fazer as coisas pra gente contar a história daquilo que a gente fez e dar tesão pra gente contar daquilo Ou seja é 100% qual é a história que a gente quer deixar tá ligado Então tem que pensar Qual é a narrativa que eu quero deixar quando eu entrei na Love no code eu já tinha narrativa da duv quando eu entrei na
outra empresa gringa de compliance status de prédio e tal eu já tinha a Narrativa de We love no code de V do Silício Então se o cara tá meio travado para começar o que tem que pensar é cara você vai ter uma oportunidade você vai num evento vai ter um um maluco que trabalha em algum outro lugar que ele pode te facilitar uma conexão ele pode ser seu cliente ele pode te contratar ele pode montar um negócio contigo que história que você vai contar para ele porque o cara não Vai lembrar de tudo de você
ele vai conversar com um monte de pessoas ele vai lembrar de você por conta de uma coisa rapaziada que às vezes vai asstir de esse podcast vai lembrar de uma duas três quatro coisas principais vai lembrar do Caio vai lembrar do Igor do Gabriel por conta de ã sabe é é uma ideia são Du dois tópicos Então pensa em qual história que quer deixar e Pô eu falei tudo isso com base no por fazer né mas tem que aí eu não Sei se vou responder mas tem que fazer essa história acontecer então é dar a
cara tapa é correr risco é tentar Executar a ideia mesmo que dê merda porque você precisa dessa história sem essa história você não vai conseguir conversar com outro cara que você tem um negócio assim ou que você fez algum teste assado você só vai ser Ah pô é legal tava pensando em fazer uma ideia assim viu por que que não F fico por isso né É ô Pô legal cara então valeu Deixa eu ir lá no banheiro já volto e daí o cara vai conversa com o outro pronto acabou sua oportunidade de 30 segundos com
aquele cara que você tava pensando porque você não tinha uma história legal e as oportunidades vão aparecer né cara V aparecer oportunidade é você ah sorte tem uma frase né que fala assim de sorte oportunidade é gente tá preparado né sorte favorece Os Preparados alum cois assim exato Então Você tem que se preparar eu nem sei eu não eu com certeza não respondi sua dúvida porque você perguntou de como que a gente se distrava não cara é eu acho que tu não respondeu a minha dúvida não respondeu o que você queria mas era o que
precisava é mas foi um Insight [ __ ] entendeu o lance das histórias foi um foi um site [ __ ] para [ __ ] para mim para mim pessoalmente talvez para quem tá assistindo não mas [ __ ] para mim foi tá ligado eu deixaria essa lição Então rapaziada Qual a história que a gente quer contar isso até pra gente evitar arrependimento futuro olha só que forte sim tem uma tem uma pergunta que eu faço muito que é daqui 5co anos o que eu me arrependeria de não ter começado hoje o que qual que
é a resposta para você ah todo dia muda né É mesmo eu começo as coisas aí né não mas ISO di de 5 anos atrás não e não se arrependeu daqui 5 anos que que eu V ter pedido no começado hoje hoje é por exemplo Talvez começar a correr Bora é par de correr parou parei tá emagrecendo muito mano perdi k quero botar o shape de novo não sen [ __ ] entendi aí eu comecei a gravar o podcast vou dar real para vocês aí comecei ver no [ __ ] T magro para [ __
] mano editor tem que dar uma ficar mai aqui ó não aí eu falei pô não vou par que eu tava correndo todo dia também tava tava [ __ ] do da corrida entendi cara Para mim Seria não montar a minha empresa de software continuar vendendo hora continuar na algema de ouro preso vendendo hora porque isso é viciante eu eu já pensei muito nisso beleza eu iria enriquecer você não tá não tá construindo alguma coisa não tô construindo uma história legal entende fé beleza pô faz uma Granda legal tal mas mas é o que você
precisava PR começar a construir tua história né sim sim de fato faz parte ag tá num parte do Momento agora é questão de fazer isso eu quero eu eu fiz a dúvida deu certo fui para vício deu certo Peguei uns trampos gringos deu certo eu quero ainda ter um relacionamento muito bom com esses caras eu tenho só que eu vou ter uma moral muito maior com ele se eu pegar e falar assim caras Eu acho que a prioridade de vocês tinha que ser diferente não acho que tem que ter scrum eu acho que tem que
ser de uma forma diferente e o que eu falo eu não sou louco a diferença Entre o louco e o g o gênio é o resultado resultado p é perfeito que você sabe a frase que daí eu fico travado e a gente desenrola Ou seja eu quero ter o resultado do meu software para conseguir Ter mais oportunidade de gringa é isso então se eu a resposta que eu daria é se o cara tá travado meu irmão você precisa de ter resultado em alguma coisa para contar essa história é para começar outra coisa uma escada né
a oportunidade vem a partir de você contar Uma história bacana exato é é qual a história que você quer deixar uhum perfeito cara muito massa conversa muito bom cara eu tô saí transformado um recado aqui então né para todos e a ti. nosso Marketplace de projetos tá precisando de projetos de a acessa lá que você vai encontrar os melhores e você que é aluno se cadastra lá também que a gente você vai ser um ótimo talento vai vai ter muito projeto pra Gente d m aí né Caio perfeito com certeza se encontrar bug reporte pra
gente a gente ainda tá trabalhando tá em agora mas tenta hackar é que a não sabe quando o cara vai ouvir daí já deixa assim né Mas fechou cara é isso perfeito é isso aí estamos junto rapaziada espero que vocês tenham gostado não esquece de curtir o Episódio de se inscrever no canal e também a gente vai deixar aqui um q code para quem quiser acessar aí a Academia lendária quem quiser começar a trabalhar com i vai vai conseguir acessar através desse q code Aqui estamos junto toda sexta-feira tem Episódio novo aqui fechou Valeu rapaziada
valeu ah