estão de volta pessoal como é que vocês estão Tô aqui de novo um vídeo um pouco diferente eu queria conversar um pouco com vocês sobre um assunto um tanto quanto sério um aluno veio meio que desesperado no telegram conversar comigo dizendo o seguinte Professor vi um vídeo assim dizendo que a Security Plus não vai me ajudar que a Security Plus não tá sendo mais solicitada no mercado de trabalho fiquei muito e apreensível porque eu tô estudando para essa prova queria saber o que que o senhor acha e tal e me mandou um link lá do referido vídeo E aí ele pesquisando encontrou outros vídeos que não falavam tão bem sobre a Security Plus porém alguns vídeos antigos até E aí que acontece eu acho que é meio que uma questão de energias né quando você tá olhando para algo você acaba reparando mais talvez esses vídeos até parecia para ele e ele nunca dava atenção mas a partir do momento que ele viu um vídeo falando mal parece que começou a aparecer mais vídeos para ele ele ficou mais apreensivo ainda bom e primeiramente eu tranquilo iei né disse que primeiramente perguntei o que que ele tinha entendido do vídeo e logo após eu fui assistir o vídeo e então depois que ele me disse o que que ele tinha entendido do vídeo Eu respondi que não era bem o que eu também tinha entendido e até comentei de algumas falas que eu sempre estô falando nos webinares que a gente tá fazendo junto com a hack One para lançamento do treinamento da 701 que essa prova ela não vai mudar totalmente a sua vida da água pro vinho tá ela vai ser o primeiro de grau ali ela vai abrir algumas portas a partir do momento que você fez a prova você foi aprovado postou no seu LinkedIn no outro dia não vai chover de candidatura ou melhor de propostas de RH ali te oferecendo salários de 15 20 R 30. 000 não é isso que vai acontecer então o que que eu respondia para esse aluno e quero dizer para você aqui primeiramente quem tá falando que essa certificação Não vale tanto ou que não vai mudar sua vida ele já fez essa prova se essa pessoa não fez a prova já pode ignorar de cara o que que ela tá dizendo porque quem não fez algo ou quem não experimentou eu acho que não tem poder de fala para poder falar alguma coisa mal ou que não vai valer a pena até porque essa pessoa não viveu isso tá no meu caso eu não posso dizer que ah me fez mudar de emprego me fez mudar de área dentro do meu setor dentro da ti de onde eu trabalho eu mudei de setor migrei de setor e obviamente ess essa certificação ajudou eu entender melhor os desafios de cada dia tá então assim no meu caso como sou concursado tirar um ação lá não muda meu salário no máximo que eu ganho reconhecimento lá e o Parabéns do Chefe Mas você que tá no mercado privado tem uma diferença tá várias vezes nos webinários vários vídeos Eu já mostrei e você mesmo pode ir lá no Linkedin e procurar as vagas de Cyber segurança tem pedem lá ou é pré-requisito tá dependendo do contrato com a empresa ali ou vai ser um diferencial não vai ser algo ali que ah tô com a certificação tô dentro não é bem assim eu me lembro de um tempo atrás O pessoal sempre fazia algumas comparações de diploma de Universidade Federal com diploma de Universidade eh paga né particular sempre falava assim ah se você tiver disputando com um candidato e o seu diploma fori de Universidade Federal as suas chances aumentam Sério que aconteceu isso contigo comigo não eu tenho um diploma de um curso técnico de João Federal comecei a Faculdade de João Federal mas terminei numa graduação mas Terminei minha graduação em uma particular e fiz uma pos particular nenhum empregador asas entrevistas que eu fiz nunca me questionou isso ah por que que você começou num uma pública e depois foi pra particular ou por que você fez num particular a invés de uma pública nunca tive esse tipo de questionamento então assim é um paralelo que eu faço que às vezes as pessoas florei algumas coisas algumas ideias que às vezes é a visão percepção da cabeça delas mas enfim esse aluno demonstrou um certa preocupação e a partir disso como ele me falou ah porque eu já vi muitos vídeos do pessoal falando sobre a certificação que não vai mudar minha vida que a certificação é cumular papel e tudo mais e aí eu fui fazer uma investigação né fazer uma pesquisa investigação muito pesada um tri muito pesado de alguns vídeos Ali no YouTube tanto de pessoas do Brasil quanto pessoas na gringa o que eu percebi analisando esses vídeos é que lá fora essa certificação é muito mais reconhecida do que aqui no Brasil eu não sei se aqui no Brasil Aí é percepção minha tá minha visão eu não sei se aqui no Brasil a gente já tá acostumado a não ter reconhecimento da área Sociedade Brasileira de Computação não quer reconhecer a a a ti não quer regulamentar a área então qualquer pessoa que que acorda aí que quer resolver programar começa a aprender e e e vai arrumar o emprego não desmereço isso Tá Mas eu acho que se a gente tivesse sindicato se a gente tivesse um conselho né que regulamentasse a profissão Ou seja você só iria conseguir trabalhar se você tivesse um certificado na área um registro na área ia dificultar um pouco mais o acesso mas imagino eu que iria aumentar o pouco salários porque os profissionais a maioria não TM essas comprovações Mas enfim ISS é discussão para um outro vídeo que eu quero trazer para vocês é o seguinte essa percepção que eu tive sobre ess esses requisitos né Essa exigência e tudo mais lá na gringa é algo assim que é mais levado a sério como eu já comentei alguns vídeos quem já conversou comigo eu sempre cito isso de alguns alunos que estão lá nos Estados Unidos ou na Europa e que falam assim olha eu só fui pra entrevista porque eu tinha a certificação porque era pré-requisito o RH já ia olhar ali e nem ia me aceitar eu não sei se a parte do RH de lá tem um pouco mais de noção do que cobrar do que do RH daqui porque parece que o RH daqui só faz um Ctrl C cont control V de algumas vagas Ontem mesmo eu já tava indo deitar já abri o linked em lá e vi uma vaga que me coçou e eu tive que comentar era uma vaga lá que pedia um profissional pleno com experiência de 2 a 5 anos mas pedia a cisp meu brother a cisp você tem que ter 5 anos de experiência de dois dos oito tópicos que ela cobra Eu até comentei isso lá aisp ela cobra e 5 anos de experiência vocês querem um profissional de 2is A 5 anos de experiência como que seria isso cara a pessoa que colocou essa exigência lá ela não tem a mínima noção do que que ela tá pedindo então eu não sei se essa diferença do RH daqui de fazer control c control V das vagas das exigências que eles nem sabem o que que eles estão pedindo eu já Participei de processo seletivo que a vaga era Júnior Barra pleno Por que Júnior Barra pleno eu tenho eu eu me entendo como Senior barra especialista pela experiência que eu tenho e a e a a quantidade de desafios que eu já já enfrentei e E aí a pessoa vira e fala a você precisa dar ch eu falei assim moça você sabe quanto que custa para tirar essa certificação ch ela não eu falei assim algo em torno de r$ 14. 000 vocês estão com um salário de R 3.
500 Como que você acha que a pessoa vai tirar uma certificação dessa você est exigindo aí para um profissional Júnior Barra pleno com um salário desse vocês pagam a certificação não a gente tem incentivo como é que é incentivo ah R 200 por mês Poxa pessoal é algo assim que é um tanto revoltante e o os motivos que eu vim gravar esse vídeo mas assim pessoal voltando Então à questão da exigência da Security Plus dessa importância muitos vídeos como eu disse para vocês parece que lá na gringa a percepção que eu tive e convido vocês também a fazer uma pesquisa rápida aí tá veja vídeo do Brasil e veja vídeo de fora do Brasil você vai ver a galera falando que é importante porque é bem requisitada lá fora você vai ver o pessoal falando que é muito importante que ele obteve conhecimentos ali pro trabalho e que teve uma exigência grande e que foi um diferencial então a minha visão que eu tive é que aa certificação É sim bem mais valorizada lá fora do que aqui dentro mas nada impede de que você continue nos seus estudos tá não se deixe abater por essas pessoas que dizem que é só um papel e tudo mais porque viva ali faça a prova e vai viver você ali ir pras entrevistas e sentir na pele se realmente vai adiantar para você ou não lá no grupo do telegram tem o link da descrição aí você pode perguntar lá o pessoal pessoal como é que foi aí quem passou aumentou as entrevistas tudo mais Vira e Mexe o pessoal fala ó eu mudei de vaga porque tinha a a especificação da da certificação muitos falaram assim eu tô fazendo a certificação porque uma exigência do meu trabalho para mim poder subir de área subir de cargo né então assim é uma exigência é real e novamente Não deu ouvidas essas pessoas que não fizeram a certificação que não Tiraram a prova eu falo isso aqui pessoal não é só porque Ah o que você tá falando você é porque você tem treinamento para vender pox pessoal todo mundo sabe aí o valor do meu treinamento da 601 é um valor assim eh simbólico basicamente tem lá a maioria dos vídeos estão abertos no YouTube Então não é te to quear tô querendo vender treinamento e tudo mais mas se você quiser comprar ajuda tá E aí pessoal um outro detalhe que eu vi em um dos vídeos é que o pessoal um dos vídeos lá é é até recente E aí o cara fala que ele fez a 401 401 pxa antiga para caramba Ele conta um pouco da trajetória dele e tal e ele diz que ele não tem mais a certificação porque ele migrou né Não tá mais trabalhando especificamente com segurança e tal como ele começou no estágio enfim que ele tá trabalhando com nuvem lá e aí trazendo pra minha realidade eu tô imaginando o seguinte de uns 3 anos para cá foi quando eu comecei a atuar e mais focado ali com parte de segurança Cyber segurança por mais que sei lá desde que eu entrei no no f corendo sempre tô trabalhando com redes e com redes você tem que ter o olhar ali pra parte de segurança mas focado mais com Cyber segurança deve ter esse tempo aí onde é onde eu tô mais estudando assim e tô dentro um pouco mais da área tendo mais contato digamos assim o que eu entendo que esse rapaz falou que você às vezes não mantém a certificação imagina comigo o seguinte Hoje você tá começando com cber segurança ou segurança informação enfim ou às vezes tá querendo migrar então o seu conhecimento ali ele tá tá tá pequeno pequeno na média tá então assim você tem contato com algumas coisas algumas coisas você tem noção de como implementar outras você sabe gerenciar daqui se meses quando você olhar para trás falar assim caramba eu não sabia a diferença de um ids para um IPS Hoje eu tô aqui configurando um ids mexendo aqui com o suricata da vida como é que são as coisas hein se meses atrás eu nem tinha da existência disso daqui por exemplo no meu caso eu sempre entendi o que que era um Af mas hoje a gente hoje eu tô atuando por exemplo com o Big IP que é um dos afos mais de ponta eu já tô correndo atrás para tirar certificações dele dessa solução coisa que ano passado eu tinha um leve contato sabia o que que era mas nunca tinha mexido tinha visto se lá prente alguma coisa assim então o que que acontece como eu digo para vocês a Security Plus e algumas outras certificações de entrada também né a ch acho que entraria nessa também elas são modificações ali do da da dos primeiros degrais da escadinha então pode ser que daqui a sei lá TRS 4 anos quando a sua certificação já tiver perto de vencer você já seja um especialista por exemplo em fireo seja lá um fortnet um Palo Alto checkpoint ou outro do tipo aí ou que você seja especialista em devops você esteja trabalhando em segurança para nuvem ou que você se especializem por exemplo em um Af que eu comentei seja sei lá um big IP aí um A10 ou outra solução ou na fortnet ali Acho que é o Fort waf né o nome enfim e aí se você tem uma experiência disso por exemplo Poxa você acha que o empregador vai falar ah você tem aqui três níveis de certificação aqui tem um nse4 por exemplo lá da fortnet que eu acho que é um mais né mais arrochar digamos assim ou uma mais top lá acho que vai até a oito né você acha que a a o empregador virar para você falar assim poxa mas você não tem a Security Plus você acha que vai acontecer isso só se for uma exigência de contrato se for uma terceira que prestar serviço um órgão público ou para uma outra empresa que precise disso a nível de contrato caso contrário você não vai precisar então Ah o que você tá dizendo que a Security Plus ela vai ser passageira talvez pode ser que daqui 3 anos quando ela vencer ela não faça mais tanto sentido para você para você ter ela no currículo mas não significa também que você precisa deixar ela vencer se você pretende depois sei lá fazer um scp da vida que é o meu plano em breve você não precisa deixar ela vencer Poxa eu fiz a pen teste e renovei mais um ano Depois tenta fazer a casp e tentar renovar paga paga lá a educação continuada mantém que você teve um trampo mas a questão é que conforme você vai aprendendo outras tecnologias aprendendo aprendendo mais sobre cybersegurança essa certificação Ela passa a ser um requisito Ah eu tenho isso aqui mas a importância dela vai diminuindo conforme você vai conquistando outros conhecimentos outras certificações mas e bem V não é bem bem vistas mas assim que tem um meso maior tá a gente não pode comparar por exemplo com a Security Plus com scp até porque a scp para você tirar ela aí eu acho que é mais de 10 conto fácil também então o que eu quero dizer o seguinte primeiro não deu ouvidos a pessoas que não passaram o que você tá passando ou que não estão recomendando você fazer o que você tá tentando fazer que você acha que é interessante e que você já viu outras pessoas dizendo que é interessante tá lá no grupo telegram pessoal tem muita gente que passou na prova muita gente não só nessa na pentech Cisa então assim quase todo dia tem alguém lá pelo menos duas três vezes por semana até alguém dizendo que passou alguma prova dessa da comptia mas são pessoas que estão anando na área Você acha que a pessoa ia gastar aí só quase R 2. 000 só de voucher para fazer graça pros outros não não vai fazer então ela tem um certo peso tem uma certa exigência um certo reconhecimento que ela por si só não vai mudar sua vida obviamente né você tem que ter aquela parte soft Skills um pouquinho de inglês né que é meio pré-requisito então não adianta Só porque você fez uma prova aí de Plus você vai chegar lá no RH jogar o o certificado na M Ah sou certificado se aqui não é bem assim não calma respira que o mercado tá ficando muito aquecido e ao mesmo tempo a concorrência tá muito alta na época né que vocês sabem lá teve um um buom assim de profissionais Então eu acho que a minha percepção foi que muitos profissionais conseguiram migrar de área com conhecimento muito baixo e esse negócio eles tiveram um tempo assim que conseguiram se manter Mas agora tá caindo então agora ah tem muita vaga tem muito defic profissionais tem mas pras vagas boas a exigência é alta a régua a régua tá muito alta então não adianta você achar que só porque é um usuário expert em Windows que você vai conseguir uma vaga aí de R R 20.