Muito bem. Então, hoje nós vamos ver, pessoal, vamos compreender, eh, que a Bíblia é uma narrativa única centrada na promessa de Deus, OK? Eh, essa é a base de tudo. Deus fez uma promessa do início ao fim, está cumprindo essa promessa e irá concluir. E o que que, qual é a referência que nós temos que ter de que isso vai acontecer, de que essa promessa vai acontecer de fato, a referência é simplesmente a própria palavra dele, OK? Aquilo que ele fala, ele cumpre, não volta vazio, não, não tem alteração por causa de gerações, por causa
de pessoas. Tudo que Deus fala, ele cumpre. Por isso, a narrativa bíblica de toda a história de Deus é baseada numa promessa, OK? Então nós vamos desenvolver uma leitura com visão geral da história da redenção, identificar o desenvolvimento da promessa ao longo das escrituras, reconhecer Cristo como centro da Bíblia, aplicar corretamente Exegés hermenética a partir desse olhar e entender como a promessa impacta a nossa vida espiritual, nossa vida diária, nosso cotidiano. OK? Vamos relembrar um pouquinho da última aula. Quem lembra o que que nós falamos última aula? Pode ver aí a cola. >> Vamos lá.
Tem que ser assim, senão 15 dias. É, já vai logo. >> Que que nós falamos? Vamos lá. >> Atenção. >> Sou termutica. >> Ok. Ok. >> Eu nunca tinha entendido a diferença de uma para outra. >> Maravilha. Isso é bom. >> Agora, agora entendeu, né, Lu? >> Agora maravilha. >> Sobre dicas. Deu algumas dicas práticas pra gente entender a Bíblia. >> Ah, ok. Boa. Mas só a Lu teve na aula, então, graças a Deus. >> Falamos, OK. Falamos um pouco. Sim. A o pregador é um é um construtor de pontos, né? Ok. Sim. Pessoas pontos
anotado mesmo. >> Dicas práticas. Exatamente. >> Que a ordem importa, né? Primeiro sentido, depois dação e quando a vida espelho nosso próprio ego, >> sim. >> Os dois Écional. >> Exatamente. Analítica, exatamente. Nova Jerusalém que a representação do povo. >> Qual era a diferença mesmo? Devocional para analítico. >> Analítico era uma leitura mais profunda. >> OK. >> Tá aí. menino, hein? >> O leoponal, ele só mantém, eu vou essa parte que eu achei interessante. Mantém o coração quente e o analítico mantém a mente ficou Muito bom. >> Eu acho dois que você falou assim, memorizar
e guardar a verdade com a fidelidade e não com adaptações. >> Uhum. chama atenção. >> Vemos que tudo isso se resume num ato também de reverência, né? Quando nós de fato nos aplicamos à técnicas da hermenêutica e da exegese, o entender o texto, entender o contexto, entender o que que eles falaram lá atrás, como isso Se aplica, entender de fato e respeitar isso, nós é um método de nós também demonstrarmos a nossa reverência diante de Deus, porque quando não o fazemos, estamos alterando a palavra de Deus, né? Às vezes a gente acha assim que quando
ele fala, não tirem nem um tio nem o i, nós achamos que é só retirar mesmo a palavra. Mas quando nós não interpretamos corretamente, nós estamos tirando também. Vocês já pararam para pensar isso? Você tá tá inventando Alguma coisa que não tá lá, né? >> Mas é desculpa, mas eu acho que é mais nesse, eu assim, mais nesse contexto que falam mesmo. >> Tu pensava nesse contexto >> de de alterar, >> não é tirar, >> é você entender uma coisa passar aquilo que eu entendi, não procurar assim. >> Ah, ok. É porque não, eu falo
porque até saiu recentemente aquela aquela Polêmica, né, do cara querer atualizar a Bíblia. Então a ideia é um pouco disso também, que é tipo mudar as palavras. >> E nós falamos semana passada também sobre as versões da Bíblia, né? E isso pode também ser um meio de alteração, né? Um meio de alterar o que o texto também tá de fato diz, né? Por isso eu eh eh incentivei vocês a sempre manterem-se fiéis, principalmente as versões mais antigas, mesmo que sejam mais arcaicas no seu falar, eh talvez Tenham dificuldade de entender certas palavras, permanecer nessas que
são geralmente as que estão mais próximas do original, né? Essas que são feit que foram feitas agora nos últimos anos ou até no último século, geralmente elas já vem com uma interpretação da interpretação da interpretação da interpretação e assim por diante. >> É bem isso aí é igual papa de atenção >> papa de neném mesmo. OK. Maravilha. Vamos lá então. Então hoje nós vamos Falar sobre a regra de ouro. Pessoal isso >> é uma das chaves importantes para nós entendermos a Bíblia. OK. E eu queria fazer iniciar aqui com duas perguntas para vocês. Me digam
vocês em uma palavra só, sem desenvolver, qual é a mensagem central da Bíblia? Vamos lá, Eduardo. >> Promessa. OK. >> Ah, mais ressurreição. >> Deus >> Deus. >> Redenção. >> Redenção. >> Palavra. A palavra Cristo, >> salvação. >> Salvação. >> Ok. >> E agora outra pergunta. Qual é a história que a Bíblia tá contando >> de Deus? Mais >> a nossa. A nossa, >> a nossa mais. >> É a nossa. delação, né? >> Ele é o protagonista da história. >> Pecado só colaboradores com isso. >> Exatamente. >> OK. >> Só somos só. Manda outra. >>
Essa tava difícil. Muito bem. Então, por que que eu fiz essa a Claro, hoje nós vamos nos basear Na promessa, né? Foi já o spoiler aqui do nosso irmão Eduardo. Mas eh por que que eu pergun eu fiz essa pergunta para vocês? Porque geralmente eh a nossa mente ela é projetada com aquilo que nós lemos ou com aquilo que nós ouvimos, com aquilo que nós aprendemos ao longo do tempo da vida, né? Então, por exemplo, se a gente lê um versículo isolado, aquilo pode definir uma construção da nossa mentalidade, né? Se a gente vê um
filme, aquilo pode Construir também ou ou pode dar segmento nessa construção. Se a gente lê um livro, então imaginem várias vertentes de diferentes linhas teológicas ou dentro do cristianismo que nós consumimos diariamente. Se nós não conseguimos ter um filtro saudável, nós vamos engolindo e aí vamos construindo um prédio, vamos supor assim. Cada andar é um tipo diferente de coisa, OK? Aí a gente pega um pouco de um autor, pega um pouco de outro, pega um pouco de outro e Etc. E aí nós dificilmente vamos conseguir ter um panorama, que é aquilo que tava falar do
que de fato a Bíblia tá falando. Então nunca pode partir do do conceito de eu leio várias pessoas, vários autores, várias eh comentários bíblicos e a partir daí eu vou ler a Bíblia. Isso nunca pode acontecer, pessoal. A Bíblia é sempre o livro dos livros. tem que partir dela. Nós temos que ter uma construção de mentalidade Através dela, por meio dela. E a partir daí, sim, nós vamos ler outras coisas, nós vamos ler outros autores, porque aí você vai ter um senso crítico, você vai conseguir de fato definir o que é bíblico e o que
que não é, né? Por quê? E isso é difícil porque às vezes nós vamos pegar autores que são muito capacitados, são muito letrados, são muito estudaram anos, né? mestres, doutores, e nós vamos achar que, por eles serem doutores, eles de fato eh Sabem a verdade. E às vezes nós nem vamos nos aplicar em buscar por nós próprios, estudarmos de fato, ver outros comentários, ver o que outras pessoas, não, porque ele tem um doutorado. Isso acontece na nossa vida, no dia a dia, não é? Não é, a gente fala: "Não, tu é médico, tu sabe o
que que o cara tirou ali o um cursinho com frou de fome e nós nem sabemos." Mas é na nossa vida, por quê? Porque a nossa mente também é projetada para isso, o falso sucesso, Né, que a sociedade impõe e nós definimos o que é sucesso e o que é certo. A partir daí nós conseguimos ver isso através dos nossos filhos. Nosso filho nasce, né? a gente vai, sei lá, ou batizar, quem é da Igreja Católica, ou vai aqui apresentar e e fala: "Não, meu filho vai ser um médico, meu filho vai ser um doutor."
Por quê? Porque o que nós projetamos é isso, o sucesso do mundo é isso, né? E Nós nunca falamos: "Não, o meu filho vai ser aquilo que o Senhor escreveu sobre ele e dependendo do que for, eu quero que ele cumpra o propósito." Olha a diferença de mentalidade, porque nós somos projetados pela sociedade, OK? E a e se nós não fizermos o mesmo com a Bíblia, vai ser assim ao longo da nossa vida. Nós vamos pegar um versículo solto, nós vamos ouvir uma pregação solta, um res que que são cortes às vezes até mentirosos, né?
Quantos reals Que que o pessoal tira de fora do contexto. Vamos pegar tudo isso e vamos começando a montar um padrão. E se a Bíblia não for e se a história, a narrativa de toda, toda a história da Bíblia não for o padrão que tá fazendo um senso crítico diante de tudo isso que a gente vai eh recebendo, nós nunca vamos conseguir entender de fato qual é a regra de ouro, vamos dizer assim, ou qual é a base daquilo que o Senhor está construindo. Por isso que a nossa mente É tão fragmentada. Nós temos tanta
dificuldade de compreender a Bíblia, porque nós recebemos tanta informação até mesmo dos de cristãos que a gente não consegue ter um filtro saudável sobre isso. Então esse tipo de pergunta é intencional. Por quê? Porque vai definir. Muitas vezes vocês vão conseguir fazer uma introspecção e vão conseguir ver que muito do que vocês responderam é com base não no que vocês sabem de fato sobre a Bíblia, é no que Vocês ouviram. Vocês percebem isso? E isso é importante para nós conseguirmos enxergar. Por quê? Porque aí vai nos trazer a consciência de que de fato nós precisamos
buscar. De fato, nós precisamos conhecer as escrituras, conhecer o Deus. Aqui nós tava até nós estávamos falando aqui João, né? Tava falando sobre o Antigo Testamento, esse Deus de matança. Então, se a gente consegue só ver Deus de forma paralela em partes, irmãos, nós não Vamos conseguir de fato entender todo o planeta. Nós vamos cair de fato no que a humanidade fala. Não, Deus é um Deus cruel, né? ou não. Deus é um Deus de amor e a gente nunca vai conseguir entender ele na sua forma plena, ok? Não que nós vá chegar nisso aqui
em terra, né? Mas é possível com aquilo que ele já revelou nas escrituras, nós conseguimos ter uma imagem de Deus sem alterar quem de fato ele é, OK? Quando de fato nos aplicamos a isso. Então esses esses Tipos de pergunta é importante vocês fazerem constantemente, né? O que que é promessa? Quem é Deus? Quem é Jesus Cristo? Eh, eh, é interessante. Nós fazemos aqui as entrevistas, nós fazemos aqui as o processo de membresia aqui na nossa igreja, né? E esses tipos de pergunta tem na no processo de membresia. Por quê? E às vezes nós pegamos
algumas pessoas que não sabem falar quem é Jesus Cristo, porque às vezes parece tão Óbvio, né? Tipo, a pergunta tão óbvio, mas quando a pessoa de fato é depada com quem é Jesus Cristo, aí a pessoa começa a dar várias características sobre o que Jesus faz, >> não sobre quem ele é, o que que ele de fato eh a pessoa dele, os atributos dele, né? Isso é importante para nós refletirmos, pessoal, o quanto nós conhecemos de fato Deus, o quanto nós conhecemos Jesus Cristo, o quanto nós conhecemos as Escrituras, OK? Então, a Regra de ouro
é baseada muito nisso, nesse aspecto, que é eh o que nós de fato conhecemos das escrituras, a ponto disso ser o alicerce pro nosso senso crítico de tudo que nós ouvimos no mundo. E no tempo que nós estamos vivendo, isso vai ser cada vez mais importante, porque as informações vão ser cada vez maiores, tanto a respeito de Deus, né, como a respeito de tudo que a sociedade propõe. E se você não conseguir filtrar isso, você vai ser Engolido. O ser humano não tem neutralidade. Ou ele é influenciado por um lado ou ele é influenciado por
outro. Não tem, não existe isso. Ou nós somos dominados pela carne ou dominados pelo espírito de Deus. Não tem uma neutralidade. Não, eu sou imparcial, eu sou neutro. Não é impossível, meu irmão. Você vai ser influenciado. Ok? Então, hoje nós vamos alinhar a nossa mentalidade de acordo com a promessa. Essa é a palavra que vai ser o destaque Daqui. Então, vamos ver a Bíblia como uma narrativa única. OK? Eh, por que que é importante conseguir enxergar a Bíblia como uma narrativa? Ho a história de Deus, né? A história que Deus está contando ao longo de
todo o tempo. Porque é aquilo que nós temos falado já em nas aulas anteriores. Quando eu consigo ver a história de Deus, eu consigo me encaixar nela. Eu consigo ver onde a minha história se encaixa nela. OK? Isso é importante. Não ao contrário. As irmãs que responderam eh eh que é sobre a nossa a Bíblia não é sobre a nossa história. Nós somos incluídos na história de Deus. E isso é completamente diferente, ok? Ou seja, Deus tá contando uma história e ah vamos usar aqui novamente, já usamos esse versículo, né? Deus amou o mundo de
tal maneira que Deus seu único filho. Todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Então veja, Deus deu seu único Filho. Ele amou o mundo. Mundo o quê? Cosmos. ordem criada. Tudo aquilo que ele criou, ele amou. Por ele ter amado tudo que ele criou, ele deu seu filho. Ok? Então, não foi porque ele amou o Francis de tal maneira que ele deu seu filho. Ele deu o seu filho porque ele amou tudo aqui. Ele viu tudo que criou e disse: "É bom, é muito bom". E a partir daí ele deu
seu filho para restaurar todas essas coisas novamente, aquilo que ele amava, ok? E a partir daí ele deu a Vida eterna. Então, por ele ter feito isso, agora que eu compreendi essa grande narrativa, eu vejo onde eu posso me encaixar, onde a minha vida se encaixa nisso, onde a minha profissão, os meus filhos, a minha esposa, o meu marido, onde eles se encaixam na história de Deus e não o contrário, ok? Porque geralmente a nossa e isso é o mal de de pensamentos neopentecostais, de pensamentos distorcidos, fragmentados, porque é sempre sobre o homem, é Humanismo.
O homem tá no centro. Então é onde Deus se encaixa na minha história, se encaixa na minha agenda, se encaixa no meu trabalho, se encaixa eh no meu lazer, se encaixa nas minhas viagens, onde Deus vai se encaixando nos nos espaços que tem vagos da minha vida. E aí, geralmente nós não carregamos cruz nesse tipo de estilo de vida, né? Geralmente nós não renunciamos, geralmente nós não queremos ser confrontados, geralmente É nós pensarmos que a Bíblia ela vai ter sempre algo a falar sobre nós, sempre. E geralmente vai ser ruim para que haja uma restauração,
né? Então, quando nós pensarmos assim, ah, tá acontecendo alguma coisa na nossa vida, uma situação na nossa vida, e a gente vem com frases do tipo, não, não, olha, mas não adianta vir com Bíblia, não adianta vir com teologia, não adianta vir com, OK, irmão, você pode até ser honesto e falar: "Não, eu quero viver a minha Vontade, OK? Há uma honestidade na tua parte, você vai sofrer as consequências, mas nunca poderá dizer que não está na Bíblia o que é para você". Às vezes as pessoas pensam que por nunca terem, por exemplo, vamos supor,
aconteceu alguma coisa com o Gilberto e aí uma coisa gravíssima, né? O Gilberto tá passando uma situação, uma situação, uma situação brava, meu. E aí de repente, por eu não ter passado nada Disso, eh, o Gilberto fala: "Não, que França não tem nada para falar para mim, porque ele nunca passou por isso". OK? Eu posso não ter passado por isso, meu irmão, mas a Bíblia tem algo para falar para ti. E talvez eu saiba o que a Bíblia fala sobre isso e possa te orientar, porque a Bíblia tem algo a falar sobre todos os aspectos
da nossa vida. Então, às vezes, nós queremos camuflar a nossa pecaminosidade de não Querer viver as escrituras com esses tipos de desculpas. Vocês percebem? Isso acontece muito na nossa vida. E aí a gente fala essas coisas. Não, não adianta vir com Bíblia porque ninguém passou o que eu tô passando, né? Tudo isso para quem não entende loucura. >> Sim, sim. >> Mas nós e mas agora, irmão nós estamos falando no contexto cristão. Nós estamos falando entre nós. Não, para quem isso Nem nem chega, né? Lá nem chega chegar com isso. >> É nem é impossível.
É impossível. Mas eu digo nós próprios, porque esse é o mal de ter um uma compreensão fragmentada da Bíblia, não é? >> Sermos egoístas, né? >> Sermos egoísta. Exatamente. A gente quer alimentar o ego. A única pessoa na face exatamenteando >> Uhum. >> Sim. E não, e ninguém tem o que falar Para resolver esse problema. Exatamente. Então isso é impossível, pessoal. Se nós lermos as escrituras, conhecermos as escrituras e Deus nos usar de fato, independente se passamos ou não por determinada situação, é claro que sempre se torna mais legítimo um testemunho, né, que passa por
aquilo, ela vai ter muito mais compaixão da pessoa, vai ser diferente. >> Mas como a Bíblia, >> exatamente, exatamente. Mas isso Exatamente. Isso não inibe o fato de que alguém pode ser usado para orientar uma pessoa a respeito das escrituras, para que a pessoa caia saia da da loucura e possa de fato ser orientado a viver uma vida correta e começar a acertar a partir dali, tomar uma decisão. >> Vamos acabar limitando Deus que é inimitado, né? Aconteceu uma coisa com aconteceu uma coisa também nesse sentido. Aham. >> Um grande amigo meu, >> eu mesmo
aquela vez falou: "Liga para ele, não sei o que dizer. Eu vi muito errado nesse nesse que eu falei, né? Eu tinha sempre alguma coisa para >> sempre alguma coisa. >> Só como eu não passei por aquilo e espero nunca passar. >> Rapaz, então eu não sabia o que falar. Não liguei. Não liguei mesmo. >> Aham. Sim. Não, mas é nós somos falhos mesmos. Mas isso é importante a gente entender. Por quê? Porque a até tem a Passagem, né? Quando Jesus, quando Jesus orienta os apóstolos, eh, depois ele vai, ele eh asende aos céus e
e ele, ele deixa uma frase muito impactante para eles. Ele fala assim, ó, vão nas cidades e se vocês não souberem o que falar, vão na mesma, porque lá vocês vão saber, na hora vocês vão saber o que falar, porque o espírito tá dentro de nós, entende? E tudo aquilo que tu, tu tem que pensar assim, quantos anos já tá no evangelho? >> Ah, eu acho que eu nasci para 60, >> 60 anos. Tudo que tu ouviu até hoje de forma bíblica e saudável, tá aí dentro. Mesmo que tu não lembre agora, pode não lembrar,
mas tá aí dentro. No momento exato, Deus vai usar isso através do espírito para orientar, para falar. Incapaz nunca poderia orientar dentro. Imagina ele não pegou. >> É, né? Nunca passaste por isso. >> Nunca passou por isso. Nunca >> não. Mas o sofrimento que ele passou, mas tava ano ali, é brutal. Ninguém conseguiria da >> Sim. Então, ouçam, por que que eu tô construindo todo esse pensamento com vocês? Porque a palavra promessa é muito deturpada. Eu tenho uma certa aversão às vezes até essa palavra, porque as pessoas acabaram por destruir o que de fato significa
a promessa de Deus para minha vida. Que promessa de Deus paraa tua vida, meu irmão, é a promessa que ele tem e de fato inclui por você ser Incluído nisso, você é abençoado também. você é transformado, você recebe coisas dele, você é direcionado, mas não tem uma coisa, às vezes não tem uma coisa específica como se você fosse o última bolacha do pacote da da da galáxia. Não é não é isso. Quando ele fala de promessa, é aquilo que ele falou, aquilo que ele falou nas escrituras, aquilo que tá se incumprindo nas escrituras, aquilo que
ele escreveu sobre você, OK? Escreveu sobre você, sobre o propósito, Mas não é a sua pessoa, é o que a sua pessoa vai ser. usada como ferramenta para o cumprimento do propósito dele. E isso não é um meio de manipulação de alguém que está nos usando, não. Porque na medida disso nós vamos ser abençoados, nós vamos estar satisfeitos, nós vamos estar sendo recompensados, vamos ter aquela sensação: "Uau, eu tô sendo usado por Deus, eu tô vivendo as promessas de Deus de fato." Mas as promessas dele não é as nossas Promessas, aquilo que nós falamos, não
é isso ou aquilo ou aquilo outro que Deus falou sobre mim ou não, meu irmão, é tudo sobre ele. E aí ele nos vai nos encaixando. >> Exatamente. Exatamente. OK. Então, ah, Deus vai me abençoar. Ah, tudo vai dar certo. Ah, eu vou prosperar. vai se estiver no propósito dele para o cumprimento do propósito dele. Porque se você tiver que ser pobre a vida toda para cumprimento do propósito dele, Glórias a Deus e você vai ser satisfeito por isso. Se você tiver que ser rico, você será e será satisfeito disso. Então é tudo sobre ele.
Não é o mundo que define sucesso na nossa vida cristã. Ok, irmã. Um exemplo disso é quantas pessoas que são realmente ricas, são totalmente vazias e tem esse sentimento, né, de vazio dentro delas, tendo muita riqueza. >> Muita riqueza. Exatamente. E nós vemos também o contrário também, né? Pobres, pessoas que e são felizes, cara, estão Plenas, estão plenas em Deus, né? Estão prósperas de fato. Até porque a a própria palavra prosperidade não significa riqueza material, né? Significa ser satisfeito no teu propósito de vida. Contentamento. >> Contentamento. Exatamente. Então, esses tipos de palavra vai sempre, vão
sempre ser superficiais no nosso contexto de vida, OK? Ah, Deus vai te abençoar. E eu sei, nós temos muito jargão cristão, gente. Nós carregamos muito jargão Cristão. E isso de fato não é só um jargão na nossa vida. Às vezes até é um padrão de pensamento. Nós de fato vivemos sobre essa ideia. infelizmente é deturpada, porque e nós vamos nos frustrando com esse tipo de frases na nossa vida, porque quando as coisas não acontecem, nós nós nunca vamos falar com a nossa boca: "Não, eu sei que Deus continua soberano". Essa é a nossa frase, né?
Quando as coisas não acontecem, mas lá no fundo e ele conhece Som do teu coração, ele sabe que tu tá triste com ele, ele sabe que tu tá frustrado. Por quê? Não por causa dele, porque tu colocaste uma expectativa que ele nunca deu. Eu sei, eu já falei aqui uma frase que me marcou muito. Deus é especialista em frustrar sonhos, irmãos. Porque às vezes nós projetamos coisas que ele não projetou pra nossa vida. Não foi fruto da imaginação de alguém, seja dos nossos pais que falar: "Não, tu vai ser isso e não sei o que
e investiram Nisso". E nunca de fato foste culpa de nosso. >> Exatamente. É isso. Então tudo se reverte. Por isso a importância de nós compreendermos de fato o que, quem é Deus. Na medida da compreensão de quem é Deus, nós não vamos nos frustrar, irmãos. Nós vamos ficar talvez tristes por causa das situações da vida, vamos. Vamos ficar decepcionados por causa da dificuldade da vida, vamos. Mas nunca vamos nos frustrar com Deus, porque nós Não estamos colocando expectativas nele que não existem, que são meramente fruto da nossa imaginação, fruto da nossa mentalidade. OK? Isso não
deixa que eu não seja supor >> sim, isso não limita. Não limita. Isso não altera quem ele é. Tem um con >> não altera. Agora altera a nossa forma de vê-lo, de enxergá-lo, né? E de conseguir viver de fato o que ele escreveu sobre nós. Porque o o que mais Deus quer é que a gente viva de fato o Nosso propósito de vida na Terra para porque ele sabe que isso vai nos trazer satisfação. E nós às vezes não conseguimos viver. Primeiro a gente nem encontra, né? Por quê? Porque nós estamos correndo atrás de outras
coisas que não é aquilo que ele escreveu. Mas quando encontramos mesmo isso é uma expectativa errada, uma uma expectativa que nós criamos sobre aquilo. Muito bem vivendo uma história que não é que a gente escreveu história de outras Pessoas >> que outras pessoas comparações, néões e coisas assim, comparando com os outros, gastamos energia para e perdemos >> e perdemos. Exatamente. Não há na palavra. >> É, sem dúvida. pastor havendo uma situação >> é isso. né? >> É a limitação e >> na verdade é é confissão positiva, né? Que a teologia chama, que é do tipo
e tu >> isso nem nem chega nem ber a fé, porque isso é é pensamento positivo. Anestésia >> é exatamente isso não é fé. As pessoas falam: "Ah, não vai dar certo, ah, não vai, vai acontecer isso." Isso não é fé. >> A fé é tu ter uma convicção de que se acontecer ou se não acontecer, ele continua sendo Deus. Eh, e isso, esse tipo de fé, Deus compensa. Pode não acontecer. Vamos supor, tu tá com muita Fé de que alguém vai ser curado, mas não aconteceu a cura. Vamos supor, a pessoa faleceu, mas Deus
compensa a tua fé de alguma maneira, de outra, em outra situação, porque Deus também é justo na medida da nossa fé, OK? Mas fé é uma convicção e nele, de fato, nele, das experiências que nós estamos tendo com ele. E às vezes nem são sobrenaturais, às vezes são naturais, às vezes é só na leitura das escrituras, é uma experiência também. Ou seja, uma Experiência às vezes é baseada só no fato de tu conhecê-lo um pouco mais. Às vezes não é algo que acontece, uau, olha o que que Deus fez. Não. E tudo isso, essas coisas
vão vão gerando convicção dentro de nós, uma certeza. Não, eu sei quem Deus é. Isso é fé, pessoal. E fé sempre tá atrelada. Ah, Fran isso é muito vago, isso é muito subjetivo. Como é que eu posso ter palpável isso? Fé tá atrelada à obediência sempre. A fé não pode ser vaga. Ela tá atrelada à Obediência. Por eu crer na convicção que eu tenho em Deus, eu obedeço. Não é tipo, ah, pensamento positivo todo mundo lá fora tem, irmãos. Até pessoas que não são eh protestantes ou católicos, eles dizem que creem em Deus. É um
Deus vago, não é? Ou seja, pensamento positivo. Ah, minha vida vai dar certo, meus negócios vão prosperar, eh, meus filhos vão crescer com saúde. Isso é pensamento positivo. Tu não sabe de fato se vai acontecer ou não ou não vai. Mas a Convicção baseada numa fé é sempre da obediência. Independente do que aconteça, a minha fé tá intacta. Porque Deus não se altera por causa da daquilo que eu tô pensando ou tentando manipular e controlar ele para que ele faça o que eu quero. >> Sempre. Chegou um irmão, irmão assim, olha, vamos se pregar fal
assim, eu vou orar por ti fala que vai orar e não fazer a obra. Exatamente. Tá tudo atrelado. Às vezes eu vou orar por ti e Às vezes Deus tem um propósito, que é o inesto, tem um propósito para pro cara talvez ir para esse caminho ou até crescer até para uma empresa talvez cara com os braços e espera que seja uma passagem clara essa questão da da livro de Daniel que é quando Isael e Azaria sendo levado pra fornalha >> e eles falam: "Eh, eu creio que o meu Deus pode me livrar, >> mas
se não me livrar ainda se eu não volto para >> sim Isaque, né? Abraão e Isaque, ele leva o filho e fala: "Não, não se preocupe, nós vamos voltar". Ele não sabia, mas ele tinha convicção que aquia ressuscitar o filho dele mesmo matando, né? Mesmo matando, ele podia ressuscitar. Isso é fé, isso é convicção. É convicção obediência. Ele ouviu a palavra de Deus, vai sacrifica teu único filho, filho da promessa. >> Que que ele fez, irmãos? confissão positiva. Não, eu, ah, vai, vai Acontecer uma coisa boa, uma extra Não, ele obedeceu, ele foi matar o
filho, ele foi para matar o filho. >> Ele sabia que o filho de alguma forma iria ser ressuscitado porque ele era, >> mas poderia não ser, poderia também não ser, irmão. A questão é essa, a base da fé, >> a promessa de Deus, a promessa de Deus >> de alguma forma ia acontecer. Exatamente. Exatamente. Só que ele nunca tinha porque até porque o filho demorou Muito para acontecer, né? Olhando para uma perspectiva humana, provavelmente ele tava desesperado, né? Na lógica, na lógica poderia morrer. >> Poderia morrer, sim. E poderia sim, ele ele dizia o tempo
inteiro, deixa ver lá. Sim, >> de alguma forma ia acontecer porque Deus tinha prometido. Prometido. >> A grande questão é que isso tava atrelado à obediência. Ele foi para matar o filho. >> Sim. Aí e ok tu andas aí e ele também podia pensar, ok, mesmo que matou a conversa do >> Sim, mas dificilmente alguém alguém ia para matar o filho. V >> lógica razão, né? >> Sabia que alguma coisa iria acontecer ali. A fé é uma coisa pensamento é outra, né? Tá lá dentro >> lá dentro. Não, mas >> às vezes tem um pensamento
assim, vem lá dentro uma fé, uma Confessa, uma obediência em Deus, mas a o pensamento é uma guerra. >> Sim, tá querendo fazer o contrário, mas sim é a convicção. Mas ele pensar com Deus, só que ele vive e fala para o o ele vive Isaac fala, ele quer ver o seguinte, ele fala Deus proá. >> Aham. >> Sim. Ele não sabia o que ia acontecer, né? Sim, sem. >> Mas sabia que Deus iriaver iaver alguma coisa. >> Alguma coisa. Exatamente. >> É porque eu acho que eu acho que é nossas vezes, porque eu lembro
quando eu lembro uma vez uma frase que uma pessoa falou que eu eu sempre fiquei e me aceitei, né? Não aceitei mesmo. Eu mesmo escolher, ah que Deus tá abençoando aqui. Se tu não tás abençoar, vou estar contigo. Isso tá errado. Tá sentindo bem. Quer dizer que Deus tá escolher. Então eu eu vou realmente ficar mal. O outro vai ser só qual o par. >> Sim, é os Isso também é um jargão, né? O pessoal vai >> ah, só abençoa porque ah, se você tá abençoando tá pecando. >> Cada um cria um Deus. E todo
esse tipo de de visão, pessoal, é uma visão superficial da Bíblia. Por isso que é muito importante nós conhecermos a narrativa, a história de Deus, a história que ele de fato tá contando, porque caso contrário nós vamos cair Nesses erros assim. E erros são erros teológicos. erros que vão definir um padrão de pensamento. E geralmente nós levamos e arrastamos isso durante anos. E não só arrastamos, nós ensinamos outros isso. Porque às vezes o ensino não é só o fato de sentares com alguém e começares a falar sobre a tua fé. Às vezes essas próprios jargões
vão ensinando as pessoas. As pessoas falam: "Ah, não, mas um dia ele disse isso e de fato e Deus é assim". Então a pessoa vai Construindo já a sua teologia com base naquilo. Se vocês verem, todos constróem uma teologia. Você vai, se vocês forem ver, vocês vão, no, sei lá, vão lá na Ribeira e de repente tem um músico lá cantando sobre o amor, sobre a esperança. Isso é um tipo de teologia, irmãos. Por quê? Porque eles estão, eles criaram um padrão de pensamento também baseado em tudo que eles viveram, baseado em tudo que eles
ouviram. Então, todas as pessoas criam uma a grande Questão é até que o livro Somos Todos teólogos dizem, né? Se a teologia é boa ou má, né? Então, a teologia boa é aquela que é baseada na narrativa de Deus, na história de Deus. E a partir daí nós vamos encaixando a nossa vida e não vamos nos frustrar com Deus. Podemos ficar tristes mais uma vez, podemos até decepcionados com determinados nos que nós recebemos da parte dele, mas nós não vamos nos frustrar porque a imagem dele não vai ser alterada por causa daquilo Que nós estamos
construindo. Então, nunca podemos ter uma visão superficial, OK? Alguns, então são variados. Aquela pergunta que eu fiz para vocês, muitos teólogos vão definir a a palavra de Deus de várias maneiras. Isso não é um erro, OK? Nós vamos basear aqui numa em algo eh que acredito está muito próximo do que a hermenêutica exegés nos traz trazem, mas alguns teólogos vão definir como reino de Deus, como aliança, como glória de Deus, como juízo que salva e Também aquilo que vocês falaram aqui. Mas todas essas definições vão apontar para uma realidade. Deus fez uma promessa e ele
está cumprindo essa promessa na história. Então, a grande narrativa da história é sobre uma promessa que ele fez baseada no seu próprio nome e por isso é impossível ser quebrado. E está se cumprindo e irá se cumprir até o fim da história. E isso e nisso nós podemos ter esperança. Não é uma promessa vazia, não é uma promessa Que eu faço para vocês ou vocês fazem para mim, porque qualquer momento essa promessa pode ser quebrada, né? E quantas promessas nós já não quebramos na vida, né? Eh, mas é uma promessa que ele baseou e e
é tão incrível que nós conseguimos ler as escrituras e ver a forma com que muitas já foram cumpridas e continuam sendo cumpridas, né? Nada na história, nenhum pecado do homem, nenhum pecado da sociedade, de povos inteiros, nem mesmo de Israel, que foi o povo Escolhido por Deus, alterou as promessas dele serem cumpridas, não é? Isso é importante para nós termos uma perspectiva correta a respeito de quem Deus é. OK? Eh, semana passada, >> exatamente, ela é atual, né? Ela é eterna. Nós vamos falar sobre isso. Ela é histórica, mas também é eterna. Ela tá, ela
fala, ela comunica. No próximo, no outro módulo, nós vamos falar também sobre um pouco mais sobre os atributos De Deus, que é uma forma de nós conseguirmos enxergá-lo também da forma correta, né? eh um Deus que é eh equilibrado em todos os seus atributos, porque uma má perspectiva a respeito da Bíblia também vai fazer com que a gente comece a, por causa do nosso senso de justiça, a gente começa a colocar tipo numa balança os tipos de atributo. Ah, não, Deus é mais amor do que justiça. Não, Deus é mais, sabe? Deus não é isso.
Deus é reta. É linha reta, meu irmão. Todos os atributos dele é parte de quem ele é. Não é uma característica assim como nós temos, né? é quem ele é, a essência dele. Todos estão equilibrados na mesma instância. Exatamente. Então, a promessa no Novo Testamento, vamos ler, vamos abrir aí a nossa Bíblia em Atos 26, 26. Vamos ler o versículo 6 e 7. Quem achar aí pode ler. >> E agora esperando se >> 6 e 7. Agora estou sendo julgado por causa da esperança >> da promessa que Deus foi feita a nossos pais. >> Muito
bem. Vejam só qual é a palavra que ele usa aí. Promessas. >> Promessa. >> Promessa. Ele poderia falar. Ele tava diante de quem aqui? Ele tá falando aqui diante de quem? >> Diante do rei. >> Diante do rei. >> Diante do rei. Ele tá na frente dos líderes religiosos judeus. Ele tá na frente dos fariseus. E todos esses esses esses esses três tipos de pessoas tinham uma característica em comum que era qual? Nenhum deles criam no Cristo que ele cria. Então, vejam só, se aqui ele usa, se Paulo usa aqui a palavra Jesus, toda a
mensagem dele cai por terra. Ele nem sequer é ouvido. E aí ele usa uma palavra peculiar aqui, que é a palavra >> promessa. Por quê? Porque lá no Antigo Testamento todos estavam expectantes nessa promessa. Eles sabiam desde Gênesis que uma promessa iria ser cumprida. Então, toda a narrativa e todos os judeus, ninguém, nenhum deles, mesmo os fariseus, mesmo os líderes religiosos, nenhum deles poderia discordar disso, porque todos acreditavam nessa promessa. Eles podiam não estar acreditando que o Cristo que estavam vendo era a promessa, mas todos acreditavam. Então ele muda a intonação da sua da sua
mensagem. Ele diz: "Agora eu estou sendo julgado por causa da minha esperança no que Deus prometeu aos nossos antepassados." Veja o que exatamente e isso atrai o povo, isso atrai o olhar e o ouvido das pessoas, né? Isso também nos mostra que muitas vezes nós vamos ter situações assim na nossa vida, na Nossa família, né? Pessoas às vezes que não querem ouvir sobre Cristo, não querem ouvir sobre igreja, não querem ouvir sobre religião. Então nós vamos ter que saber, e isso é um bom é é usar aquilo que Paulo fala, Timóteo, domine bem as escrituras,
sabe? da sabedoria. Nós não estamos alterando as palavras da Bíblia. Nós estamos usando de sabedoria para alcançar o coração daquele que nem sequer quer nos ouvir. Então, nós vamos usar da Bíblia como um todo para Alcançar esses tipos de pessoa. Paulo era muito especialista nisso. Ele tava diante dos gregos, ele falava numa linguagem pros gregos. Ele tava diante dos judeus, ele falava numa linguagem pros judeus. Independente do lugar que ele estava, do contexto que ele estava, ele usava um meio para chegar na mesma mensagem. Isso é importante para nós, é o domínio que nós vamos
ter. Isso aqui entra também um pouco do que é omilética, né? Eh, é o domínio que nós vamos ter das escrituras. Não quer dizer que nós tenhamos que saber tudo, irmãos, mas nós temos que saber o plano geral de Deus. Isso todo cristão tem que saber. O plano geral, o que que Deus tá fazendo na história, ao longo de toda a história, OK? o que que ele tá narrando, como é que está acontecendo isso na história e a partir dali nós vamos conseguir contar essa história, ok? Isso é muito importante. Então Paulo aqui é muito
Inteligente. Ele tá pegando aquilo que as pessoas eh que estão julgá-lo aqui eh pegando aquilo que estão julgar contra ele, que eles inclusive creem também. Ah, e ele tá dizendo: "Eu creio no que vocês creem, na promessa, é a mesma coisa". OK? E no versículo 7 ele diz, né? Esta é a promessa que que as nossas 12 tribos esperam que se cumpra. Falando aqui numa parafraseando, né? Cultuando que que as 12 tribos cultuavam eh com fervor dia e noite. E por causa dessa Esperança, ó rei, eu estou sendo acusado pelos judeus. Aquilo que nós cremos,
eu tô sendo julgado pelo que nós cremos. Então ele tá a dizer que ele está sendo acusado por causa de uma da mesma promessa. Qual é a conclusão aqui? Que o cristianismo, que a história de Deus, ela não começa no Novo Testamento. Tá vendo, irmão? Por isso que a importância, eu percebo o que que a pessoa fez com com o irmão, mas ela não Começa lá a história, ela começa lá atrás. Porque se nós não compreendermos toda essa narrativa de Deus lá atrás, certamente nós vamos criar um novo Deus no Novo Testamento, né? Um Deus
a nossa imagem, um Deus que talvez seja mais amor, que não tenha tanta matança de fato, um Deus que eh nós vamos fazendo tudo isso. Então, o que que acontece? O cumprimento do Antigo Testamento é o Novo Testamento. Então, a história não começa no novo. O Novo é o cumprimento do antigo. Tá se cumprindo as promessas que foram faladas lá atrás. Então, se qual é o problema aqui? Se eu não conheço Antigo Testamento, eu não conheço as promessas. Se eu não conheço as promessas, eu não vou saber se elas estão se cumprindo ou não. Então,
isso vai gerar sempre dúvida a respeito de toda a história de Deus. Vamos ler outro texto. Romanos, capítulo 15. Romanos capítulo 15 verso 8. Digo, pois que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão por causa da verdade de Deus para que confirmasse as promessas feitas. >> Pode continuar. E para que os gentis glorifiquem-te a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: "Portanto, eu entre louvarei entre os gentios, cantarei ao seu nome". >> Uhum. Vejam só que interessante. Então, ele tá dizer aqui que Jesus se tornou judeu, viveu como judeu, serviu como Judeu e morreu como sacrifício
pelos nossos pecados, né? e pelos pecados inclusive de Israel, porque ele era um servo da circuncisão. Então, só quem entende circuncisão é quem tá lá atrás no Antigo Testamento, precisa compreender lá, né? Ah, mas aqui tem uma causa, tem a fidelidade de Deus. Por quê? Porque assim ele confirma que a promessa foi cumprida, feita primeiramente pros patriarcas e agora ah, alcançada pelos Pelos gentius que podem glorificar a Deus através de louvores, através eh de cânticos, né? Então aqui nós temos a promessa, que é o tema o tema central da Bíblia, ou seja, a forma com
que Paulo tá expressando aqui é a seguinte. Ele tá dizendo: "Olha, porque lá no Antigo Testamento, não sei se os irmãos também sabem, por muito que tem esse contraste de que os judeus não não aceitam os gentios, lá no Antigo Testamento Deus já falou sobre isso. Ele falou inclusive Que os povos seriam alcançados. Quando ele fala assim que todas as famílias da terra seriam abençoadas em ti, na promessa que ele fez para Abraão, isso estava incluído todas as famílias, irmãos, gentios, todas as pessoas que não eram judeus, todas as nações que fossem alcançadas por Cristo.
Então, já era uma promessa do Antigo Testamento. Então, Paulo, ele estrategicamente, mais uma vez tá usando todo o contexto do Antigo Testamento para apontar para Cristo o sacrifício perfeito que iria fazer com que todos esses cumprimentos fossem real de fato. Vamos ler Romanos. Capítulo 4, verso 18 ao 22. Olha que maravilha. Abraão foi salvo como, irmãos? Que que ele tá dizendo? Qual é o primeiro versículo? Abraão contra toda a esperança creu. E depois ele fala, né? Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus. Então, Abraão creu numa promessa. Ele Não
foi salvo por ser obediente. Ele foi salvo como todos nós somos salvos. Ele creu numa promessa. Exatamente. Então, ele foi salvo por fé também mediante a uma promessa. Quem era a promessa? >> Não, quem era a promessa? Ele creu numa promessa. A promessa do Antigo Testamento é baseada em Gênesis 3:15. Leiam aí. Vamos ler Gênesis 3:15. A primeira promessa chamado protoevangelho na teologia. >> Exatamente. >> Ele diz que >> leia, leia o texto. Vamos ler o texto. >> Porém, inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente esta feridá
cabeça e feridá em qualquer Jesus. >> A primeira promessa. Exatamente. Ou seja, logo que o homem peca, Deus resolve o problema. já dando uma promessa, a promessa de que levantaria alguém que esmagaria a cabeça da serpente, o próprio Cristo. Então, Abraão cria em Cristo, irmãos. Quando nós falamos aqui de ser salvo, ele cria em Jesus. Por que agora, como é que nós fazemos esse paralelo? Porque lá na cruz, Jesus Cristo cumpriu o quê? Essa promessa. >> Tá vendo como se liga? Então, o que que é interessante aqui? Que Cristo veio confirmar as promessas feitas pelos
para os patriarcas. E ele cumpre no momento da cruz aquilo que está em Gênesis 3, capítulo 15, Garantindo a fé de Abraão, de Isaque, de Jacó, que nunca viram ele, >> mas que ele cumpriu através do seu sacrifício. Então, ser salvo é crer na promessa de Deus. E qual era a promessa de Deus? O Cristo que morreria pelos nossos pecados, nos restauraria e nos levaria à vida eterna para viver eternamente com Deus. Então, eh, nós olhamos sempre para trás e por isso nós podemos olhar paraa frente. Nunca ao contrário. Tem gente que olha pra frente
e nunca consegue ver o que tá lá atrás. Mas nossa, a nossa a garantia da nossa fé, a convicção da nossa fé só é baseada no fato de que nós, por conseguirmos olhar lá para trás, nas promessas que ele fez, nós agora temos esperança e consigamos olhar paraa frente, ok? Então nós olhamos para trás para poder dizer que o futuro tá garantido. Então por isso nós temos convicção, meus irmãos. Por isso que nós Podemos passar por toda situação ruim na vida e ainda assim não morrer, ainda assim não ser destruído, porque a nossa convicção, a
nossa esperança tá no fato de que já tá consumado, já tá garantido. Nada na história, nenhum tipo de guerra que possa ser levantado pode alterar o que ele já garantiu na cruz do calvário. Essa é a nossa esperança. É nisso que se baseia a nossa fé, OK? Então, nada pode nos abalar de fato, porque se essa for a compreensão correta do evangelho, nós Vamos conseguir seguir em frente. Então, isso mostra algo poderoso. Jesus não é uma ideia nova, ele é o cumprimento de algo antigo. Então, cuidado com essas igrejas que querem sempre o o novo
de Deus. O novo já tá tudo escrito nas escrituras, meus irmãos. A nova revelação, o novo, não. Romanos 15, Paulo reforça, Cristo veio confirmar. Pessoal, quem tiver com o áudio aí ligado, por favor, desligue. Cristo veio confirmar as promessas Feitas pelos patriarcas. Romanos 4, ele diz que Abraão foi justificado porque creu na promessa. Então, a salvação sempre foi a promessa, nunca foi pelas obras, OK? desde o Antigo Testamento. E eu sei que nós vamos ver eles fazendo vários rituais, nós vamos ver eles fazendo várias coisas, mas o que movia eles por a fazer aquilo era
a promessa. Era a promessa. Ok? Entendido? Isso aqui? Isso aqui é importantíssimo. Isso aqui é a base do evangelho pra gente não Achar, continuar tentando fazer coisas para alcançar salvação. Pelo amor de Deus. OK? Então, Gênesis 3:15, conforme nós falamos aqui, é o começo de tudo, meus irmãos, né? É o que chama o próoevangelho, né? Porque, eh, Gênesis 3:15, a promessa, a ideia da promessa, ela muda completamente nosso pensamento e teologia. Porque de fato, quando o homem pecou, Deus poderia destruir tudo. Poderia ou não poderia? Poderia inclusive criar um novo ser humano. >> Poderia, exatamente,
poderia inclusive tirar a árvore lá do meio. Ele poderia fazer tudo isso, encerrar a história, executar o juízo imediato, porque ele era Deus, mas ele não fez isso. >> Começava atravessando de novo com com o >> Sim, mas mesmo assim, mas criou-se a partir do diabo de pecado, né? Eu digo, eu tô falando, é, eu falo lá no Gênesis, né? No Gênesis, quando ainda não havia Nem pecado. >> Exato. Exatamente. Foi criado alguma expectativa, não é? Porque a Eva quando teve o primeiro pensav que ela que era um o tal que ia pisar na cabeça
da serpente >> a serpente resto da história mais >> pois. >> Uhum. Então, isso é interessante porque o que ele promete de fato é a redenção. Vamos abrir aí eh Hebreus capítulo 11 39 e 40. Quem achar pode ler. >> Eh, 11, 39 e 40 falando sobre os heróis da fé. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito para que eles sem nós não consigo perfeiço >> quem entendeu essa passagem? >> Todos estes quem tá falando uma lista de homens para trás, né? Abraão,
>> uma galera. E ele tá dizendo, viram, >> exatamente, >> mas que todos foram salvos mediante promessa, mediante fé, né? Mas nenhum deles recebeu o que havia sido prometido, >> né? Porque Abraão recebeu uma promessa, né? Ele falou: "Do teu descendente vai sair o Cristo", basicamente. E ele nunca viu isso. Depois vários outros homens ao longo das escrituras também receberam Promessa. Então, cuidado com a música. Não morrerei enquanto a promessa não se cumprir. Porque porque essa galera morreu tudo. Abraão lá se se remexendo no túbulo. Eu morri. >> Exatamente. Tá vendo? Até a própria música
cria teologia. Cuidado, meus irmãos. Cuidado. Realmente é verdade. Recebeu a promessa e >> e não viu creu, né? >> Muito. >> E olha que ele viveu bem, né? Viveu muitos anos, veu a ser. >> Então o tema central das escrituras, eu diria que é isso, é uma promessa que Deus fez. OK? Isso baseado lá em Gênesis capítulo 3:15. Conforme nós estamos vendo, essa foi a primeira promessa da Bíblia, Gênesis 3:15. A primeira vez que o evangelho é pregado na íntegra, o homem peca e logo a seguir o Senhor lança uma sentença de redenção para para
Toda a humanidade, né? Porque Adão ali e Eva estavam representando toda a humanidade. E na sequência ele cobre Adão com roupas, né, ou com a pele. H, e segundo alguns até teólogos dizem que é possível que Adão tenha sido ah salvo ali mesmo, que ele ouve logo o evangelho e aquela roupa eh aquela roupagem significa que Deus estava limpando ele, né, eh teoricamente. Então, logo após a queda, Deus faz uma promessa. Isso muda completamente, de Fato, o pensamento que nós podemos, possamos ter sobre obras e sobre salvação, meus irmãos, desde o início das escrituras, o
Senhor sempre mostrou isso, OK? Então, detalhes importantes aqui. Descendente da mulher era uma humanidade real, né? Ou seja, eh, viria um homem de fato para resolver o problema da humanidade. Esmagar a serpente seria a vitória final. Isso não é tipo Jesus pisando numa cobra, isso é mostrar que de fato ele venceria Satanás, que era o príncipe, era o príncipe do mundo, né? E que domina a esfera eh da mentalidade humana e da maldade. E a vitória dele seria alcançada lá na cruz. E o calcanhar ferido seria todo o sofrimento que ele passou e viveu aqui
na terra, né? O principal de todos os sofrimentos foi tomar o cálice da ira do Pai, uma separação que nunca havia acontecido. Então, ah, isso é o evangelho de forma integral, né? Cruz, vitória e redenção. Então, vejam só como é interessante que toda a Bíblia narra a mesma coisa. Toda a Bíblia está falando sobre a história da redenção, né? tá celebrando a redenção, não só a redenção inicial, quando é lançada a promessa, não só a redenção do meio, que é quando Jesus vem e resolve, mas também a redenção final, que é quando ele irá restaurar
todas as coisas para que nós vivamos eternamente com Deus, ok? Então isso é importante compreendermos para de fato alinhar a Nossa mentalidade com as escrituras, ok? Então qual que é a essência da promessa, pessoal? é Jesus. E este é o presente especial que Deus deu para toda a humanidade. Jesus Cristo é a base que norteia toda a história de Deus. OK? Então nós vemos aqui em Gênesis 12, Deus amplia essa promessa. Vamos ler Gênesis 12. Abra aí >> 12 do 1 ao três. Vamos ler. >> Um ao >> Tá bom. Tá bom. Tá bom até
aí. aqui eh é a base. Depois é interessante que lá em Gálatas 3 Paulo vai falar sobre essa mesma passagem. Ele vai dizer que inclusive Deus anunciou previamente o evangelho para Abraão através dessa dessa promessa que ele ia fazer dele uma grande nação e que iria abençoar através dele eh todas as famílias da terra. E essa bênção é óbvio que não é uma prosperidade terrena, né, meu irmão, é a salvação em Cristo, a bênção que sairia Da descendência dele. Então ele, Paulo vai dizer que Deus pregou o evangelho para Abraão naquele exato momento. Ah, então
o que que nós temos que entender aqui? Que Deus não está abençoando só Abraão, OK? Deus está começando a restaurar o mundo a partir dali. Ele está dizendo que através dele, através de toda a sua descendência, ou seja, ele iria levantar pessoas mediante Cristo para restaurar a criação, para pregar o evangelho e para exatamente em Toda a sequência. Então é muito mais do que uma promessa particular. Não era sobre Abraão, não é sobre vocês, meu irmão, meus irmãos. Deixa começar a falar a partir de Abraão. Então, >> exatamente >> decepção agora >> vocês decepção não,
né? Porque Deus promete, olha o que que Deus promete. Descendência, terra e bênção. Sempre. Que que vocês conseguem enxergar Aqui? Coletividade em tudo. >> Nunca individualidade. E por ele prometer de forma coletiva, Abraão foi abençoado ou não foi? individualmente, mas nunca o contrário. Ele não abençoou Abraão para que as coisas pudessem dar certo. Ele abençoou a promessa dele e por Abraão tá encaixado nisso, ele foi abençoado. Muda completamente o nosso estilo de vida, a nossa forma de ver as coisas. Percebem? E é a mesma coisa que ele, essa promessa terrena é a mesma promessa eterna.
uma descendência, um povo, uma família habitando eternamente, uma terra nova Jerusalém que desce do céu, a bção viver eternamente com Deus. Então Deus fala no aspecto histórico, mas também fala no aspecto eterno, sempre, quase sempre, no mesmo momento. OK? Então, o que que é uma bênção? No capítulo 1 e 2 de Gênesis, o autor escreve que quando Deus criava as coisas, ele via que era bom. E O autor citava o seguinte: Deus abençoou e disse: "Então, bênção é o quê? É estar tudo no seu devido lugar. O que que é ser abençoado? É ter uma
vida tudo no seu devido lugar, conforme o evangelho, >> equilibrada, sóbria, >> ou seja, vivendo sobre a vontade de Deus. Ah, Franco, mas tô passando por tanta coisa. Está vivendo sobre a vontade de Deus? está em obediência a ele, está buscando a ele, está vivendo De forma equilibrada, a sua mentalidade permanece intacta, convicta, com fé, independente do caos da humanidade, você está vivendo sobre a bênção do Senhor. Então, bênção nunca é definido pelo que nós achamos que é. Bção é definido pel aquilo que ele diz que é. Amém, irmãos? >> Agora, isso precisa descer, né?
>> Essa é a verdadeira. >> Exatamente. Isso precisa descer. Vocês percebem? Porque nós vamos ser Atribulados, nós vamos passar por muita coisa ainda na vida, já passamos por muita coisa. >> Agora a grande questão é que é esse entendimento tem que descer, porque nesses >> ser tu é uma bção. Exatamente. Então a bção não é o que a gente recebe, é o que a gente é, tá se tornando, percebe? muda completamente, completamente. Nossa teologia dispara tudo aquilo. Agora vem, sabe, Aqueles filmes de retrocesso, vem tudo que a gente já ouviu e cai aqui em análise.
Isso é crítica sobre aquilo que a gente ouve. Porque eu só consigo entender isso estudando, meu irmão. Senão nós nunca ia pensar, nós ia continuar dizendo, não, a bção é quando eu ficar rico, bção é quando der certo as coisas na minha vida, bção é quando eu não tiver nenhum problema na vida, né? E aí a gente vive uma vida de frustração. Deus, >> exatamente. Inclusive, foi o contrário, foi o diabo, né? >> É. Pois é. Deus. >> Então isso muda completamente. É estar. O que é ser abençoado? Agora vocês vão chegar o que que
é ser abençoado? Está tudo no seu devido lugar. Vejam só em Gênesis capítulo 1, quando antes de criar, antes de quando tava o mundo tava um caos e vazio, o que que que Deus falou? E disse Deus, haja luz, né? Não Sei o quê. E o que que haja luz, né? Ou seja, ele colocou ordem na criação. Esse é o mesmo reflexo de estar tudo abençoado, tudo alinhado, tudo equilibrado, porque o o as coisas estavam na criação, só que tava tudo em desordem. A água tava sobre toda a terra e ele fala: "Haja luz" e
houve luz. Então tudo ficou na cidade da vida restaurado >> e viu que era bom. >> E viu que era bom. Exatamente. >> Então, a bção na nossa vida é quando estiver tudo equilibrado. Ah, tô passando por um caos, mas a minha mente tá aqui, ó, convicta. Eu sei >> quem eu tenho crido >> quando a luz acendeu. É. E a verdade vos libertará. Exatamente. >> É exato. >> Glória a Deus. É um bom sinal. Mas é, meus irmãos, nós somos desafiados porque isso é muito difícil. Nós estamos falando sobre um nível espiritual muito Além,
né? Mas é é a convicção que ele quer gerar em todos nós. Uma promessa >> todos nós. Exatamente. >> Porque o que ele diz, né? A tresa pode noite, mas alegria ter pelo amor >> no recomeço. >> Exatamente. Quanto cair a lucidez vai voltar ao equilíbrio. Não quer dizer que nós nunca vamos ser altos e baixos, >> mas a nossa mente vai chegar no momento são, que o espírito vai dizer: "Não, não É essa a realidade da vida, não é essa, é essa aqui." Então, vejam só, em Gênesis 11 nós vemos a história da Torre
de Babel, >> que é quando o homem na sua loucura acha que pode ser igual a Deus, conforme em Gênesis, né? Ah, não. O que a serpente propôs não foi não, ele sabe que do dia que comer o fruto vai ser igual a Deus. Aí vai lá na torre de Babel, tá vendo, irmão João? O homem é mal, por isso Deus tem que exatamente. E ele ele progride Na sua maldade. Por isso, na na quando isso é comparado com a justiça de Deus, é normal que haja a consequência, a punição pelo devido pecado, né? Então,
Gênesis 11 é o ápice de novo do pecado. É o homem querendo ser novamente como Deus, né? E aí o que que Deus faz? Separa ali as línguas, etc., né? E o que que nós vemos aqui? E nós vamos tudo fora do lugar de novo. >> Gênesis 11. >> Isso é fácil. >> Exatamente. Vou vou reset. >> Resete >> aí tudo de novo. >> Exatamente. >> Aí Gênesis 11. Aí o que que ele faz? No >> Mas vejam só. Exatamente. Mas vejam só como a a promessa ela tá sempre evidente. A promessa ela nunca se
cumpre, porque se fosse por mão por por palavra humana já tinha sido quebrada. Gênesis e Adão peca. Deus fala em Gênesis 3:15 a Promessa, não é? Aí depois a ele vê que a humanidade tá mal de novo, manda o dilúvio, mas deixa uma família, né? que é base da promessa. Depois Gênesis 11, torre de Babel, o ápice de novo da maldade do homem. Gênesis 12 é o quê? Nasce, aparece do nada Abraão na história. De novo, Deus respondendo a promessa. Então, Deus vai cumprir a sua promessa, independente da maldade do homem. independente da maldade do
homem da circunstância Sempre restaurando, sempre dando uma resposta ao pecado do homem, sempre >> até chegar >> no Cristo. >> É, mas hoje a gente está de novo, né? >> Exatamente. >> A exegese que exatamente >> porque hoje o homem faz muita coisa que >> é uma repetição. Sim. É igual a criação. Tu viu agora, essa semana é mais nessas tecnologia, eles escanearam a mente de Uma moça, >> sério, >> jogaram e ela se comporta com a mentalidade dela. Então >> o que é aquela aquele papo, né? O que é acessível para nós, tem muita
coisa que a gente não sabe tá. Então hoje os cara consegue escanear a mente dele aqui. Aí ele morre, não tem robô aí os cara bota lá, tá ali. >> Tá ali. >> Já tem filme disso. É, >> mas é >> a consciência. É sim, >> a maldade do homem sempre vai evoluir, não tem hipótese. Mas na mesma medida que a maldade evolui, ah, o evangelho também avança sempre. >> Sim. >> Então é, é uma história repetitiva. Essa é sempre. Então ele diz que todas as famílias tentar a tirar o ADN Desse par onde supostamente
Jesus tinha o pancar. >> Aham. >> E há uma parte desse p que está em Espanha. Eles estão a tentar e retirar ali o ADN Santo a ver até hoje >> o povo é louco, né? Nós continuamos >> superiores. É, é sempre o mesmo pecado, né? Exejar. >> Exejar. Exatamente. >> Tá. Tá. >> Nós repetimos exatamente >> a mesma. É pecado. É, >> nós repetimos tudo o Antigo Testamento, né? Andamos em co, >> somos todos iguais. Não adianta. O primeiro que foi >> foi a ovelha, né? >> Clone foi a ovelha. Foi a ovelha. Do
que foi feito quadrado da costela da >> que eles pegaram a matéria e fizeram em outra veela, >> tá vendo? Cos? >> É uma lado do Egito, né? >> Igual, né? >> Maravilha. Pessoal, quando nós chegamos aqui, quando nós chegamos aqui em Davi, né? o rei prometido. Segunda a Samuel, nós vamos ver que Deus faz aqui uma aliança com com o rei Davi. Então, ele promete o quê? Que a Davi? Um descendente, um filho que se assentaria no trono e reinaria para sempre. Ele tava falando dois aspectos aqui, né? O Aspecto terreno e o aspecto
eterno, porque os du as duas coisas aconteceram de fato. E o resultado do reinado do filho de Davi foi o quê? Que Israel possuiu a terra plenamente para sempre. Então foi quando de fato Jerusalém foi alcançada, conquistada, né? E o interessante que no momento que Deus aqui faz a promessa para Davi, o povo o povo de Israel já tava na terra prometida. Então Deus, ao falar para eles que ainda teriam posse plena Daquela terra, soava meio estranho, não soava? Como é que Deus promete que eles eh teriam a terra se eles já estavam na terra?
Como é que Deus tá falando num aspecto futuro se no presente eles já estavam lá dentro? Vocês percebem? Deus estava falando em do em duas realidades paralelas ali, >> tanto num aspecto eterno como no aspecto. Tanto é que quando acontece com Israel, né, o povo de Israel no deserto, etc., eles estão faz estão vivendo o Retrato do que também seria a eternidade, né? Eles estavam indo para uma terra distante, uma terra que mana leite e mel, que era uma representação também da Jerusalém, né? E da e e Abraão tinha essa sensação. Por que que vocês
acham que Abraão pula de cidade em cidade, irmãos? Ele tava com aquela sensação, tipo, não é a promessa ainda, não é? Porque a promessa dele, lembra aqui, era baseada numa descendência, numa terra e na bênção, né? Então, Abraão ia de cidade. Ele, Deus falou para ele assim, ó, sai da tua terra e da tua parada. Ele não falou para onde ele ia. Ele não falou que terra era. Não falou nada. Ele saiu nas escuras. Então, Abraão sempre que saltava de cidades, cidades, ele tava naquela sessão. Não, não esta terra. Por isso que a Bíblia vai
nos chamar de peregrinos estrangeiros. Nós estamos aqui, mas parece que nós não somos daqui nunca. Nenhum nós podemos mudar de país, não. Aqui é a minha nação, mas nós estamos sempre com aquela sensação, tipo, qualquer momento eu posso mudar de país de novo, porque não é o que eu tô, porque essa sensação tá intrínseca dentro de nós, a aquela esperança da mesma promessa. Quando Jesus morre e ressuscita, essa promessa ela entra dentro de nós, né? Nós estamos sedentes por um povo, por isso que nós pertencemos a igrejas locais. Nós estamos sedent, por isso nós almejamos
Sempre procurar um país que possa nos proporcionar a melhor coisa, a melhor sensação de vida, a melhor oportunidade de viver a vontade de Deus. Mas nunca preenche, nunca sacia, né? E não é só a nossa, nosso desejo de todas as pessoas querem isso. Todas as pessoas querem uma boa família, querem um bom país para morar, porque na sua consciência o sopro de Deus está em todas as pessoas, né? Então, ah, é interessante esse aspecto que ele tá falando para Davi aqui em Duas perspectivas. A terrena, OK, vai nascer um filho, Salomão, ele de fato vai
restaurar o templo, de fato vocês vão vão habitar aqui em Jerusalém e tudo é um protótipo do que daquilo que vai vir no que é eterno, no que é futuro. OK? Então, Deus fala de uma forma eh de uma forma complexa, né? mas traz duas realidades. Então agora aqui a promessa vai ganhar uma forma tanto política como espiritual, né? Porque o rei ali passa então a a exercer uma lei sobre toda a Nação de Israel. Ele passa a ser reconhecido pelo mundo todo. E ele já começa também trazer um outro aspecto da característica de Deus,
né? O Deus dos exércitos, que era muito chamado na altura. Ah, e não só de Deus, mas do próprio Cristo, que virá como um um um guerreiro, né? Ah, ele traz esse aspecto de um reino que também terá isso. Terá um aspecto político, terá um aspecto econômico, terá um aspecto eh onde haverá súditos, onde haverá um rei, onde Haverá um espaço geográfico, porque a eternidade também é isso, tá, irmãos? Eu sei que você vê anjos aí. Foi esse propósito de >> Eu sei. Hã, >> nunca foi esse propósito de de Jesus >> quando veio. >>
Quando veio, não. A primeira a primeira menção de Jesus era alcançar o coração, né? Ele queria fazer uma obra de dentro para fora no ser humano. Essa é o primeiro impacto que nós temos. Só a Partir daí, dessa transformação, então, é que virá o reino futuro, né? Então, Gênesis 3:15, nós temos a semente da promessa. Gênesis 12, nós temos um território, um povo prometido que iria resultar numa bênção prometida. E aqui em Samuel, segunda a Samuel 7, nós temos um rei prometido. Vejam só, a promessa tá se desenvolvendo ao longo de todo o Antigo Testamento.
E não era só uma promessa terrena, né? Porque olhando nessas perspectivas, estavam acontecendo Coisas terrenas também na vida desse dessas pessoas, mas era uma promessa futura e eles viam essa promessa futura. Por isso a fé deles eh Davi inclusive é chamado segundo o coração de Deus, né? Não é porque ele era bonzinho e obediente, irmãos, é porque a esperança e a fé dele tava nesse Cristo que viria e reinaria. Ok? Então, uma pergunta para vocês. Se vocês lerem a Bíblia como promessa, o que que muda na forma de vocês Interpretarem o texto ou os textos?
Se a vossa perspectiva agora da Bíblia for de fato na promessa de Deus, naquilo que ele fez, tá fazendo, o que que muda na forma com que vocês interpretam agora quando vão ler, quando vão estudar? O que que significa isso para vocês? a promessa vai se promessa na >> Uhum. Ok. Mas como é que quando tu lê as escrituras a fidelidade >> a fidelidade >> obediência totalia dele? >> OK. Talvez seja uma uma maior realidade. Sabe por quê? Porque isso como entendimento é importante. Todos nós agora estamos aqui numa vibe de tipo: "Uau, eu quero
viver isso." Mas amanhã, meu irmão, quando sair daquela porta ali, tem uma coisa chamado vida que pronta para estar lá de novo. E aí nós vamos ser deparados com toda essa realidade, entendeu? E aí essa essa Frase eh eh do Marcos é importante, é nós termos essa perspectiva de que, cara, ok, eu tô entendendo as coisas espirituais, mas lá fora não é assim que acontece. Eu vou ser confrontado com isso. Eu vou ser desafiado. Deus vai inclusive me provar para ver se de fato isso já entrou dentro de mim. E é aqui que nós demonstramos
a nossa fidelidade. Porque de fato, irmão João, nós queremos ser obedientes em tudo que as escrituras diz. Quem não quer, que que deseja? Quem Não deseja isso? Porém, quando nós somos deparados com a nossa, o nosso pecado, as nossas falhas, nossas inconstâncias, os nossos traumas, as nossas dificuldades da vida, as coisas que vão acontecendo mal, a nossa ignorância e até mesmo nossa rebeldia de saber isso, mas não querer aplicar porque a vida tá, o pau tá quebrando lá fora, é esse momento que nós temos que conseguir de fato ter essa perspectiva de pegar a palavra
de Deus e falar: "OK, Tudo tá acontecendo assim. Mas eu preciso caminhar em fidelidade. Preciso amanhã dar um passo a mais. Eu preciso de novo dar um passo. Ah, voltei para trás. Se eu tiver essa realidade de da minha natureza falha com a verdade de Deus, eu vou conseguir caminhar com mais fidelidade. Eu não vou viver uma utopia. Sabe? Tipo, quando tu sai aqui de um culto em extas, uau, hoje foi incrível, amanhã tu já tá pecando, tu já esqueceu o que tu falou, tu já não quer saber Mais nada de Deus. >> Esse esse
é o equilíbrio que nós precisamos ter, porque a vida é má. Mas nós não o podemos ter através do Espírito Santo nos faz isso. >> Se nós pegarmos no cultos do espío, >> Sim, >> falá tudo >> ele faz a nossa vida. >> Mas ao mesmo tempo é podemos dar Ouvidos. >> É isso. É aí que entra. É aí que entra. É >> o espírito. É o que é o que a palavra diz. O espírito tá pronto. Quem não tá somos nós. >> Percebe? >> Mas nós temos capacidade, >> não é? Exatamente. Porque é isso
o que o pastor Carmélio pregou, né? Quando o espírito de Deus entra em nós, quando o Espírito de Deus entra em nós mediante Cristo, mediante salvação, Deus tá fazendo o quê? Ele tá nos Ele tá capacitando a nossa potencialidade de conseguir obedecer. Sim, mas entra também a nossa natureza >> que não é só má, ela nos puxa ao desejo errado, entendeu? ele de le. >> Então, de fato, o espírito tá pronto. Ele tá pronto para sempre nos ajudar a obedecer quando nós vamos até ele, quando nós queremos, quando nós queremos ouvir, quando nós queremos de
fato, Porque geralmente nós somos tendenciosos a vir para este lado. >> Exatamente. >> Exatamente. É, mas quando a gente falou de ler a Bíblia, sempre ler a Bíblia, >> muitas vezes nós a gente sem querer nós já fazemos isso. Por quê? Porque o mundo acontece muito com já aconteceu várias vezes, gua vontade De jogar tudo, mas você tem uma você tem uma promessa de que quer morar no céu. Você vai morar no céu, >> né? Você quer morar no céu, porque senão se não fosse essa promessa, >> é sim, sim. Porque na hora a gente
na na vida é nesses momentos nós somos levados a refletir >> refletir lá no momento >> porque senão dá chuta. >> É, é verdade. É verdade. >> Eu acho que até mesmo alguns que a gente vai começando a gerar, a gente começa a refletir. >> Uhum. Sim. Sem dúvida. Ah, deixa falar. Sempre esteve. sempre esteve nada foge. É porque a gente sempre vai olhar, infelizmente, uma perspectiva da nossa vida, né? >> É tudo que envolve nós quando nós usamos Deus, é tipo o que que tá acontecendo comigo agora que aí Deus de fato tem um
controle sobre tudo. Por quê? Porque eu Tô passando por isso. Ah, não, Deus. Ah, por quê? Porque eu tô passando por isso, por aquilo. Não, cara, não é sobre nós, é sobre o plano dele. E eu tô incluso nisso. Outros outros irmãos já passaram por isso. Outros irmãos estão lá morrendo por isso, outros irmãos já morreram por isso. E eles não pensaram na sua própria vida, pensaram na promessa, pensaram no plano de Deus. E eu tô aqui pensando na minha vida, mas não é sobre a minha vida. Então essa Essas inconstâncias vão chegando até nós
e o mais esses de >> vocêos ao domingo aqui no >> nós todos os dias vamos fazer aquela coisa da nossa batalha espiritualmente. >> Sim. Mas o que eu quero levar vocês aqui ao raciocínio é o seguinte, é que isso só é possível, só é possível andar nessa linha reta mesmo na inconstância da vida, se eu conhecer as escrituras. Não é, mas não é um, não é uma ideia que Eu tenho das escrituras, não é uma ideia que eu tenho da Bíblia ou do que me falaram, é se eu conhecer, porque aí eu vou de
fato conseguir fazer um paralelo da minha vida com aquilo que eu sei de fato, com aquilo que tá dentro de mim, porque é muito conhece, >> é conhecer, é viver, né? É tá dentro de ti. É dentro de ti. Conhecido aia da palavra. Certo. >> Às vezes >> mesmo assim éador. >> Claro. >> E pega >> não. >> Já está, >> já tá a pegar. Exatamente. >> Sim, sim. >> Sim. >> Meu irmão, mas é assim, é tudo da >> Não é impossível. É, >> mas existe a dificuldade de tu buscar e Mesmo diante da
tua capacidade, conhecimento, pecar e existe a a situação de tu não querer buscar, >> tu não dá mínima para isso, só ouvir coisas e aí tu ter uma potencialidade de pecar muito maior. Essa é a grande questão. >> Diferença de pecar e viver no pecado é simplesmente isso. >> Não, Fáb, nós não estamos falando de ímpios e cristãos. Nós estamos falando de cristãos que não querem eh eh não Conhecem as escrituras ou não conhecem tudo isso que nós estamos falando. Dizem que >> sim, mas é o paralelo que eu tô falando, porque às vezes as
pessoas não estão num pecado deliberado. Às vezes as pessoas só querem viver na ignorância para não viver de fato aquilo que Deus escreveu, né? Elas estão criando um um escrever porque não tem seu povo. >> Por isso, >> vai >> não é bem assim o texto também. >> Não é bem assim o texto também. Sim, mas é quando tá ignorância. >> Sim. Até o momento em que tu conheceu ele. Na verdade, isso já não tá mais ignorante. >> Ou seja, se eu for ignorante mesmo, >> Deus é o seguinte, irmão João, pensa assim, >> enquanto
tu tá vivendo uma vida de ímpio, >> isso >> aí tu encontrou Deus, Cristo te encontrou, >> ele não levou em conta essa tua ignorância. Então ele tá te dando uma nova oportunidade de viver, mas isso a partir do momento que tu entra, tu já não já não tem isso >> não. Aí já é, né? >> Até a natureza, essa essa tem que tomar cuidado, tem pessoas falar: "Ah, não, mas ele perdoou quando Ele não se você tá na ignorância, tu >> tu queres não >> queres ficar na ignorância que não lê a palavra." >>
Exatamente. Tomar cuidado com essas frases >> é engana, pô. Versículo, se você não tiver conhecimento, >> versículo fã de contexto pretexto para heresinha. É isso, >> gente, para caminharmos então pro fim. E quando nós chegamos aqui nos profetas e Nova aliança, novo testamento, nós vamos ver aqui que aparece problemas também, né? Como sempre, Israel falha de novo diante dos profetas. Por isso Deus levanta inclusive profetas. Os profetas só existem para ser uma chamada de atenção contra Israel. Eh, eles desobedecem, eles quebram a lei. Então, Deus faz uma promessa ainda maior. Eu vou escrever agora a
lei no vosso coração, porque eu tô vendo que não tá Dando certo. Então, ele transforma o coração de pedra, coração de carne. OK? Então, essa é a base. O que que era aliança? Sabe essa lei que vocês estavam tentando cumprir fora de forma externa e não deu certo? Então agora eu vou pegar essa lei e vou escrever dentro do vosso coração. E aí o espírito que vai habitar dentro de vocês, foi uma promessa, Jeremias, o espírito que vai habitar dentro de vocês, vai potencializar vocês para conseguir de fato obedecer o que Essa lei que estava
no externo agora vai que vai estar agora no interno, eh vai capacitar vocês a viver a vontade de Deus. Então vejam, Deus sempre restaurando, né, meus irmãos? Deus sempre restaurando as promessas dele que ele faz com ele mesmo, OK? Basicamente ele está dizendo assim, ó: "Eu prometo que vocês vão obedecer". É o que é o que Deus estava dizendo. Ele leva a capacidade do homem de conseguir obedecer. OK? Vocês estão tentando, não Tô conseguindo. Eu prometo que vai dar certo, não se preocupe. Ah, então Deus entregou. Quanto que, veja só, quando que Deus entregou as
leis para Israel? Quando foi >> lá no >> Monte Sinai, né? Então, 42 49 dias depois deles terem saído do Egito, ele entrega a lei no dia exato que é marcada a festa de Pentecostes. >> OK? No Novo Testamento, Quando é que acontece o Pentecoste? >> 49 dias. O 10 o 10o o o dia 50 é o >> é o dia do Pentecostes, né? 49 dias depois da Páscoa e da chamada paixão de Cristo, né? Quando é a ressurreição. Então Deus neste momento derrama o seu espírito. Então vejam como as promessas se cumprem mesmo numa
grande distância de tempo, né? E por quê? Porque Deus estava escrevendo a lei no coração. A mesma lei que foi dada no Sinai, eh, era a mesma lei que estava sendo agora Implementada ali. Imagine o que que é 120 judeus em Jerusalém na festa de Pentecostes recebendo o Espírito Santo, recebendo a promessa sendo cumprida, que estava lá em Jeremias. Então, agora eles começam a pregar o evangelho, primariamente a judeus. Depois eles começam a declarar a mesma mensagem para eh gentios para se arrependerem, para voltarem-se a Deus. E fizeram tudo isso porque uma promessa se cumpriu
sobre eles e agora eles estavam transmitindo a Mesma promessa para outros povos. Então o dilema do Novo Testamento é: Jesus cumpriu ou não cumpriu a promessa? cumpriu, >> cumpriu aquilo que estava escrito. Então esse é o, vamos dizer, o problema do Novo Testamento. Porque os, por que que os judeus hoje não se convertem, ou alguns, né, os ortodoxos, por que que eles não se converteram eh na altura, alguns deles, né? Por que que João Batista pergunta, por exemplo, para Jesus se ele era aquele que haveria de vir ou se haveria outro, né? Por que que
essa dúvida era gerada? Porque eles achavam que a promessa iria se cumprir de uma vez só. Ou seja, o mesmo Jesus que viria para transformar coração era o mesmo Jesus que viria para implementar um reino terreno eh físico e geográfico. Eles não tinham ainda essa compreensão nítida a respeito da grande promessa, apesar de que eles também de fato criam nesse >> exatamente de uma vez só. Então, como Jesus ainda tava só na parte interna, ainda não tinha sido estabelecido de forma total, eles ficaram com dúvidas, eles geraram essa dúvida. Muitos não creram porque acharam que
porque estavam vivendo. Por isso que eu disse para nós termos atenção a esse contraste da nossa vida, né? O êxtase, porque foi um êxtase para eles quando eles viram o Cristo aparecendo. Uau, finalmente nós vamos ser libert. Finalmente nós vamos sair do julgo opressor. Finalmente ele vai estabelecer o seu reino milenar sobre toda a terra. Expectativa e real a respeito de Deus. >> Estavam vivendo sobre um êxtase e de repente aparece um cara montar num jumento. >> Até porque foi o contrário, né? Os romanos >> depois os romanos. Sim. Depois >> teve. Exatamente. Então, a
grande questão é essa, é a expectativa que nós Temos a respeito de um Deus que às vezes não é porque só porque ouvimos falar, só por uma ideia errada que nós temos e a realidade da nossa vida do dia a dia. Então, não é não é mal vivermos sobre um êxtase de uma realidade da palavra que está sendo agora revelada para nós, mas é nós entendermos que amanhã tem o dia mal, amanhã tem o dia normal e eu vou precisar aplicar essas coisas que eu tô aprendendo no meu contexto do dia mal, OK? Não perdendo
a fé, não perdendo a Esperança, crendo e de fato ele é o mesmo Messias que vai vir implementar o reino milenar aqui na terra, mas sobre uma realidade do que eu tô vivendo hoje, que ainda não está restaurado plenamente. OK? Então eles ouviram o evangelho, o espírito habitou neles. O espírito eh não é só o cumprimento pleno da promessa, ele também é a garantia da promessa. O fato do espírito agora estar dentro de nós é a garantia de que vai dar certo, de que vai se cumprir, certo? É o selo. É o que ele fala
em Efésios, inclusive. Vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa. Então não é mais uma ilusão, meus irmãos, é uma garantia de que de fato vai acontecer, OK? Ele aparece como garantia. Então o Pentecoste começa, isso começa a acontecer. Mas atenção, né? Aqui ainda não é o fim, é o começo do cumprimento. É como um sinal de entrada. O pagamento final ainda vem. Mas já está garantido. Isso que é o mais incrível. E hoje no tempo que nós vivemos, sim. >> Pode dizer 150. >> Sim. >> 120 perderam. >> Os 70 >> não 120
foi que ficaram. Foi >> sim. Os que ficaram. >> Sim. Provável. Deixaram. Deixaram. Não quiseram. Sim. >> Não quiseram. os de 80, mas os 12 de >> não quiser porque ah era isso também que eu tava a falar depois muitos rejeitaram, né? Os judeus rejeitaram, eh, ainda não continuaram não crendo e ainda hoje muitos judeus não creem, né? Porém, isso não pode ser uma vanglória para nós gentios, porque Romanos 9:10 e 11 vai mostrar a promessa que Deus tem Com Israel ainda hoje. O remanescente será salvo. Inclusive, a Bíblia aponta eles como sendo o relógio
da volta de Jesus Cristo. OK? Por isso nossos olhos devem sempre se atentar para Israel de fato. Ah, e inclusive Paulo fala: "Vocês que são jambuzeiros, chamando os gentios, não se vangloriem por eles terem sido rejeitados num primeiro momento para que vocês sejam salvos, porque senão tal condenação também cairá sobre vocês." Então ele tá dizendo, pelo Contrário, ele diz: "Orem por eles para que eles sejam salvos e então a promessa seja cumprida." Que é isso? Todos acreditar >> é é o remanescente, né? todos é vago, é o remanescente eh que será salvo, mas de fato
Deus tem uma promessa diante deles. OK? Isso é importante nós pensarmos eh tanto para isso como também para essa rejeição que houve lá em Israel, OK? E para concluirmos o tempo em que vivemos, nós vivemos entre uma promessa iniciada, Vivemos sobre ah uma promessa consumada, porque Cristo já o fez. E isso explica porque ainda existe dor, porque ainda existe pecado e porque ainda existe luta. Isso aqui explica, mas também explica porque existe esperança. Então nós estamos nesse contraste, meus irmãos. >> Esperança >> é uma esperança. Nós ainda não nós não experimentamos ainda, não é? A
realidade ela já foi consumada, mas nós estamos na Expectativa ainda de acontecer. Por muito que nós acreditemos, nós ainda estamos num expectativa. Nós não vivemos a promessa no seu ainda, porque ele não implementou o seu reino milenar ainda na terra, sobre a terra. >> A fé de a fé é baseada numa esperança, né? Você pode ter convicção, mas a fé ela baseada numa esperança. Então Jesus não é parte da Bíblia, ele é o centro. da Bíblia. Ele é o novo Adão, o verdadeiro Israel, o filho de Davi, o cumprimento da promessa, tudo se converge em
Cristo Jesus. >> Amém. >> Isso foi o que nós falamos. Então, a fidelidade de Deus tá nisso. Se Deus falhasse com Israel, ele poderia falhar conosco. Mas Deus é fiel a promessa e a promessa muda como nós vivemos hoje, porque ele continua cumprindo. OK? Uma aplicação prática, então, para nós é quando falhamos, não Vivemos em condenação, vivemos em esperança. Esperança do quê? De que assim como ele ressuscitou, nós também seremos ressuscitados. Porque é o que Paulo fala também em Coríntios. Então, quando lutamos, não desistimos, confiamos, OK? Que ele venceu o mundo, OK? Então, Deus vai
completar tudo aquilo que ele começou, porque ele mesmo disse, né? Aquele que começou a boa obra é fiel para >> cumpri-la. Amém, irmãos. >> Amém. Então a Bíblia aqui é como um puzzle, sem visão geral, ou seja, nós não conseguimos ver o que como é que tá todo o a imagem, né? Só só Deus consegue. Ah, mas quando nós temos essa visão geral da história, da narrativa, você começa a encaixar de fato as peças de forma correta. Imagina que vocês construírem um puzzle com essas ideias malucas do gospel que existe ao longo da história e
Montar as peças todas erradas. Quando nós estudamos de fato hermenêutica, exeg, respeitamos as técnicas do texto, entendemos o contexto e etc, nós estamos como pegando essas peças e encaixando de forma correta para que a gente consiga ver o plano geral, o que que tá acontecendo, a imagem perfeita, né, que tá acontecendo sobre tudo. >> Mas vai se encaixar. É peça por peça, irmão, de todos nós. Isso aí acontece. OK. Então, qual é a regra de ouro? O Texto não pode significar hoje o que não significou antes. O texto não pode significar hoje o que não
significou antes. Então não adianta pegar hoje as palavras da Bíblia e dizer frases de efeito como se fossem acontecer, se nunca aconteceram antes na história. Deus não é Deus de confusão, OK? Porque ele falou permanecendo eterno, meus irmãos. Todo o princípio de Deus é é eterno. As leis vão variando de acordo com o tempo, de acordo com o Local, mas princípio de Deus é eterno, não se altera, não muda. OK? Vou dar um exemplo muito claro para vocês. A palavra dízimo é uma lei. Ela se alterou com o tempo, ela já não existe. Mas o
princípio do dízimo é eterno. A contribuição continua sendo um princípio de Deus. OK? Então, existem muitas leis que foram se alterando ao longo do tempo, igual a lei, por exemplo, que proteg que basicamente resguardava, né, a o povo das mulheres que tinham Menstruação irregular. Não tinha nada que nós temos contraceptivos e etc hoje. E isso trazia doenças pro povo. Então elas tinham que se isolar, tinham um sério ritual. Na medida que o tempo foi passando, a tecnologia, o avanço, a lei alterou, mas o princípio continua sendo o mesmo. É o quê? a impureza, ok? Então,
várias leis cerimoniais que aconteciam em Israel era para preservar a vida. Deus tem um princípio que é elementar, preservação da vida. OK? Então, essa Engloba todas, quase todas as leis da humanidade. Então, exatamente, tudo era preservação de vida, era coisas que poderiam, de fato, trazer uma doença e matá-los. Então, Deus privava-os de comer, privava-os de fazer certas coisas para preservar a vida. E as leis foram se alterando com o tempo, na medida do avanço da sociedade. Porém, o princípio sempre é eterno. Preservação da vida, preservação da saúde, preservação de tudo aquilo que ele designou como
Bênção. OK? Então, exegese é o quê? Entender o passado, hermenêutica, aplicar >> no presente. Ok? Então é isso, meus irmãos. A Bíblia é a história de um Deus que promete, a história de um Deus que cumpre, a história de um Deus que vai consumar. Se Deus prometeu, certamente ele vai cumprir. Amém. Glórias a Deus por isso.