Ok, gente, vamos relembrar a última aula, então, já que eu irmão João não lembra. Acho que foi o único, o único que não lembra aqui é >> nós falamos sobre a regra de ouro. O que que era? Quem lembra o que que era a regra de ouro? >> O texto não pode dizer >> hoje o que não significou. >> Exatamente. Essa é a chave. Olha, >> chave da galáxia. Isso que não significou. >> Caraca, se nós lembrarmos disso, acabou. Não tem heresia que entre se trova revelação, a nova esquece se não >> foi a única
coisa que eu >> exatamente era a voz mais difícil. Tá vendo assim João? Nem precisava tanto. Então nós lemb o que que nós vimos que a Bíblia foi escrita para pessoas reais, né? >> Sempre foi intencional. Deus sempre foi intencional naquilo que ele tava falando com as pessoas, com pessoas específicas ou com o povo específico e era sempre direcionado ao grande propósito dele para toda a humanidade, né? Nunca era baseado em um grupo específico, mas era sempre no olhar macro, né? Muito que a gente esteja vivendo situações reais e o nosso mundo às vezes se
feche só no nosso contexto, Deus sempre tem uma visão ampla sobre tudo, né? Então essa é A base da regra de ouro, da hermenêutica, da exegese, de todo o contexto de interpretação bíblica. É nós sempre entender que quando nós estamos lendo um texto no Antigo Testamento ou até no Novo Testamento, porque se vocês forem reparar bem, o Novo Testamento é antigo para nós, né? Porque nós já passamos 2000, mais de 2000 anos até. Então, sempre que nós estamos olhando aquele contexto, o que o Senhor disse para para aquele para aquelas pessoas, Para aquela igreja ou
para aquele povo em específico, os princípios que foram ditos lá também precisam ser aplicados na nossa vida, OK? Nunca como uma revelação nova. Pode ser um sentido novo de nós nunca termos visto daquela maneira no nós nunca termos chegado ali de no entendimento. Mas não pode ser num contexto novo de que Deus falou algo para nós que não falou para eles lá atrás. Ok? H, então, qual é o problema que nós vimos também? Vocês lembram? Nós Vemos muitos problemas nesse contexto de não conseguir das pessoas por não ter não terem essas técnicas bem apuradas na
sua vida de hermenêutica, exegese, qual é o problema de nós fazermos uma leitura sem essas sem essa mentalidade? Que que surge? O que que >> out interpretação, né? >> Uma outra interpretação. Você tira um versículo fora do contexto e aplica na na tua vida ou na vida dos outros, né? >> Outros evangelhos. Exatamente. Outros evangelhos, você vai lá, usa o salmo quando você tá triste, usa outro outra passagem quando você tá alegre. Isso não quer dizer, irmãos, que o a palavra de Deus não possa fazer isso na nossa vida, OK? Não quer dizer que >>
é exatamente ela ela não tranquilo. Ela transforma. O objetivo da palavra de Deus é o que nós vamos ver hoje. Ela precisa transformar a nossa vida e ela Vai ter sempre consolo, vai ter misericórdia. O que nós não podemos é aplicar de forma eh eh literal, como se a palavra fosse eh para nós, ou seja, ela a Bíblia foi escrita para por causa de nós, para para saciar os nossos desejos e nunca é sobre isso, OK? Até mesmo na nossa tristeza e na nossa dor, o Senhor às vezes tem um propósito ou na grande maioria
das vezes tem um propósito. Então, por muito que nós sentimos de uma forma diferente, aquilo Provavelmente vai est criando em nós uma transformação genuína da parte de Deus. aquilo vai est criando em nós ferramentas também para ajudar outras pessoas no futuro a também crescerem em maturidade. Então o objetivo é nós sempre conseguirmos olhar de uma forma correta as escrituras, ler de uma forma correta as escrituras. >> Uma das coisas que eu tirei da aula foi por causa dessa promessa, não é? A promessa do iniciada e a promessa Consumada. >> Tu falaste que é existe a
dor, mas a o entendimento da promessa explica porque é que existe esperança >> mesmo no meio da dor, né? Exatamente. Muito bom. Exatamente. A base, né, de toda a regra que nós vimos é uma palavra, é promessa, né? Toda a Bíblia é contada com base numa promessa. Nós ainda estamos vivendo sobre uma promessa, não é? até que seja tudo concluído. Eh, a Bíblia foi descrita com Base em promessa. Foi dada uma promessa a Adão, foi dada uma promessa a Abraão, foi dada uma promessa a Noé, foi dado uma, enfim, a Bíblia foi descrita sempre nesse
contexto, trazendo sempre uma esperança convicta, né? Porque era o próprio Deus a dar essa promessa. Então, nós vemos ao longo de toda a Bíblia promessas que foram sendo cumpridas daquilo que ele falou. Então, nunca poderia ter uma margem de erro, porque a não ser que fosse um Homem a prometer. OK? H, e nós vimos então que podemos ver a Bíblia diferentes contextos também ou diferentes formas, né? Nós podemos ver a Bíblia como falando sobre o reino de Deus, ou seja, o governo soberano de Deus. Podemos ver a Bíblia como aliança, né? Deus firmando aliança com
povos específicos, pessoas específicas, a glória de Deus sendo estendida também sobre todas as escrituras, né? Mas a base de tudo é a promessa. Vemos Promessa em todo o contexto das Escrituras. Muito bem. E o que que nós podemos também para finalizar o contexto da última aula, aplicação prática que nós podemos colocar dentro da regra de ouro paraas nossas vidas. Quando nós entendemos isso, quando a Bíblia é norteada, e vocês vão ver que ao longo de igrejas que vocês forem, até mesmo da igreja que vocês pertencem, que nós pertencemos e etc, o nosso senso Crítico vai
ser sempre muito diferente agora, porque isso não é não é querer dizer que nós vamos julgar a pessoa que está pregando ou vamos querer dizer que a pessoa não é uma uma pessoa boa para pregar e etc. O nosso senso crítico no que toca a interpretação correta das escrituras. E isso nós podemos fazer. A Bíblia fala para nós julgarmos a palavra que é pregada, julgar a profecia, para que nós não sejamos enganados acima de tudo, mas para que nós possamos Também orientar os nossos irmãos a eh compreenderem corretamente as escrituras. Esse é o maior objetivo.
Então, quando nós entendemos isso, nós paramos de viver por emoção. Isso não significa dizer que nossa vida não pode ter emoção, mas nós não vamos viver sobre a base da emoção, né? Porque é muito mais sobre convicção, certeza, eh, do que propriamente um sentimento, né? Nós não, o ser humano não pode viver só de sentimento, senão ele morre, ele vai Ao fracasso, né? Eh, nós paramos de interpretar textos isolados e aplicar textos isolados e nós passamos a confiar na fidelidade de Deus, OK? Por quê? Porque nem sempre nós vamos achar uma resposta exata pro problema
que nós estamos passando na vida. E o problema de tentar achar um texto isolado, um versículo isolado para aplicar no atual situação que nós estamos vivendo é esse. Porque quando não acontece, nós aplicamos de forma Errada. Aí não acontece, não resultou, nós nos frustramos. Com quem? Com Deus. Mas Deus nunca prometeu isso. Nós é que interpretamos mal. Nós é que queremos tentar saciar o nosso problema com algo. Quando nós não fazemos isso e a e somos fiéis a correta interpretação das escrituras, nós aprendemos a confiar em Deus. Ou seja, OK, Senhor, o Senhor não deu
resposta pro problema da minha vida, mas eu confio em ti. Eu sei que o Senhor sabe o que é melhor e está Fazendo o que é melhor, mesmo que eu não esteja entendendo, mesmo que esteja doendo, mesmo que esteja muito difícil, OK? Eu até vi uma um vídeo, né? Eu acho que foi, não sei se foi do John Pai, porque ele falou eh não, acho que foi Spurion que disse isso, que quando você tiver e na dor mais profunda da sua vida, pense algo muito terrível que talvez nós já tenhamos passado mesmo quando, sabe aquela,
quando você nós estamos com aquela sensação de, cara, Não quero saber de mais nada, não tem solução pro meu problema, não adianta virem me falar. Aí ele fala assim: "Mesmo quando você tiver nesse fundo do poço, mesmo aí adore e busque ao Senhor, porque ele é fiel. Fidelidade dele tá acima de tudo. Isso é para mostrar o quê? Que nossa adoração a Deus não pode ser baseada em sentimento. Porque o que nós estamos sentindo ali? Uma dor terrível. Mas se eu for convicto que mesmo na dor ele ainda é Deus, a minha Convicção vai gerar
uma busca, uma adoração, mesmo que mínima, vai gerar uma busca e uma adoração genuína a esse Deus. E aí Deus vai ver, uau, de fato, a fé dele é genuína, é convicta, né? Eh, baseado em Hebreus, onde diz: "A fé, o firme fundamento daquilo que não se vê, daquilo que se espera, ou seja, da convicção que se tem, porque ele disse quem ele era nas escrituras, não por causa de um sentimento que nós estamos viver". Então, quando essas regras são Aplicadas, meus irmãos, e nós falamos em regras como se fosse uma escola, né? Porque nós
estamos aqui estudando teologia, mas vejam como tem uma aplicação muito prática no nosso cotidiano, porque nós somos rodeados de sentimentos todos os dias. Estamos alegres, estamos tristes, tem dor, tem sofrimento, estamos bem. >> É. E se a correta compreensão de quem Deus é >> for o alicerce das nossas vidas, nós Vamos saber aplicar a correta resposta a Deus nesses sentimentos. OK? Então já dizia quando estou fraco. >> Exatamente. Sempre com convicção, né? Muito bom. Falar no poço. Quando sempre pensamos que estamos no fundo do poço, às vezes >> o poço ainda consegue ser mais >>
às vezes temos um porão. Porão, >> ainda temos mais para >> Exatamente. >> A gente pensar que está no fundo do Poço. O poço ainda tem mais um bocadinho para descer. Ainda tem mais uma >> maravilha. Quem leu o livro aí? Quem leu o capítulo três do livro? Glória a Deus. >> Quem fez o resumo talvez leu. Não >> é? Não sei. >> Pode chegar aqui. Não, não. >> Quem lembra aí? >> O tru quiser >> Sim, sim. Agora estamos três. >> É, é o três. É exato. Resumo. >> É o três. >> Para ver
o que que vocês têm a dizer sobre esse esse capítulo três. >> Foi falado sobre a natureza, >> a natureza, né, da pregação expositiva. >> É, mas falou escritores, né? >> Sim. Ele trouxe, ele tá agora, ele tá basicamente construindo, né, uma mentalidade com base na na pregação expositiva, habilidade, né? >> Muito interessante a forma, o a muito Interessante como ele mostra que lá no Antigo Testamento, Neemias 8, né? Uau, que incrível aquela passagem >> que o povo chorava, né? Expressavam assim: "Meu Deus, a palavra de Deus sendo expostas aqui aos nossos ouvidos". É interessante
que Nemias, Nemias fala, >> pestejava, é, é um choro de de >> Nemias fala sobre um púlpito, não é? >> Uhum. >> Mas não foi só quem estava no púlpito que estava a pregar, porque era muita Gente, haviam várias pessoas em grupos, né? >> Mas não sei se vocês, >> não sei se vocês já viram de chosen. >> Era o que eu dizer, o The Chosen quando vai multiplicar, né, >> e ouço o eco, não é, dos discípulos a pregar para algumas pessoas queavam povo e lá dentro, né? Era tipo um telefone sem com fio.
Esse era com fio, né? Não era assim. >> É exato. >> E é interessante que eles não só antes tinham esse desejo e se alegravam com esse desejo, com essa ansiedade de de ouvir, como depois se alegraram por perceber aquilo que estavas pregado. >> E isso é fenomenal. Claro. Nó >> primeiro, muitas das vezes nós não estamos ansiosos por ouvir. >> Sim. >> Não é? já é o começo e depois, claro que nós não temos aquela alegria transbordante de termos ouvido a Explicação e compreendermos a explicação, >> porque depois às vezes há a frustração de
nós não compreendermos o que foi explicado, >> mas mostra mesmo uma realidade de como o cristão deve de ser, não é? Cedendo da palavra e alegre quando entende, quando tá a ser explicado. É muito interessante. Eu gostei muito. Incrível >> é mostra. E o contexto de natureza vem mesmo daí, né? a essência >> do poder que tem na pregação expositiva, né? Onde não há uma interferência humana, né? Onde é Deus falando ali literalmente. Claro que vai trazer sempre um contexto do que o pregador tá entendendo do do texto, mas não foge, né? Não foge da
linha do raciocínio, >> nem permite fugir. >> Nem permite. Exatamente. Isso é importante. Eu acho que é a maior arma contra heresia, né? Porque a ideia de nós t sempre tentar, o ser humano já tem Isso, né? Sempre tentar buscar o novo, o novo, novo. Então, e antigamente era mais fácil, não tem tantas ideias que >> mas é por isso que é interessante nós nós também perceber o que nós da Bíblia, né? >> Porque tem muitos muitos mesmos aí, muitas pessoas pregadores que >> que lê a Bíblia e se te pegar na rua aí vai
te vai te falar a forma que ele quer. >> Sim. >> Sim. >> Você entendeu? A base é ess >> vai ficar ali e vai achar que aqui também é uma é algo expositivo e não é >> exatamente. A base é sempre o o quem tá ouvindo ter também o conhecimento, né? Paulo ensina isso, ele fala sobre os bereianos, que era um pessoal que basicamente eles analisavam o que estava sendo pregado. Só que nosso contexto de cristianismo trouxe muita coisa da da Igreja Católica Romana, Apostólica Romana. Então nós temos ainda o cristã, o crente protestante
ainda tem muito, mesmo que diga que não, intrínseco nele, ele tem ainda a ideia do papa é >> lá em cima. Então o púlpito já demonstra um uma uns um não o senso de autoridade no que toca Deus usando essa pessoa para ensinar a igreja, mas o que toca essa pessoa é um representante, a um sacerdote como era o papa ou como eram todos os os >> os os é tem uns que ainda reverenciam de Uma forma ainda mais pior ainda, né? Então, o que e o por que o cristão faz isso? Primeiro me tira
da responsabilidade de ter que ler e estudar supostamente, né? Porque já tem alguém fazendo isso por mim. >> Já foi. >> Exatamente. E depois de eu ser confrontado com o que eu tô lendo, porque às vezes eu quero viver a minha vida estando dentro da igreja, vivendo o cristianismo, Então eu não quero ser confrontado. >> Quarto capítulo já. >> Sim. adiantou, né, meu irmão? >> Tá empolgado. Tá >> engraçado aí no nesse capítulo no no três também onde onde depois que a pessoa leu a Bíblia e o que tá falando que leu a Bíblia e
pregou e a pessoa veio perguntar para ele se ele não ia fazer a pregação. >> Ah sim, sim. Não, mas isso isso é >> acontece muito muito >> porque a pessoa não tá acostumada, tá acostumada com aquela pregação emotiva e não sei o >> não tá >> pessoal que fala assim os pastor eu vejo muito vídeo já por acaso já tivemos esse contexto aqui também muito vídeo pessoal que os pastores que leem muito, tipo, muitos versículos, nossa, ah, a pregação até foi boa, mas leu muito a Bíblia. como Eliseu, com Eliseu, a pregação tava boa,
mas deu foi muita Bíblia, >> muita bíblia. Exatamente. Subirá, né? Porque quase >> exatamente. É porque é isso, o pessoal quer fast food, quer coisas, coisas que saciem de fato o nosso eu, né? nosso ego, não propriamente a Bíblia que vai no confrontar o nosso ego. >> Nós não vimos aqui para ouvir aquilo que nós queremos ouvir. >> É, não é essa a mentalidade, né, irmão J? Toda a gente tivesse essa Mentalidade, mas >> é assim, porque se assim for nem vale a pena vir aqui. >> Essa deveria ser mental, >> mas eu não quero
ouvir aquilo que que eu já sei >> ou que eu quero ou que eu gosto de ouvir, eu quero eu quero ser contrad, >> mas essa não é uma mentalidade popular, irmão J. Não, e eu quero ser inquisidor. Eu quero eu quero escutar a >> para transformar, né? Para ser Transformado. Quer >> fazer assim >> é que as pessoas quer ouvir em que levanta a emoção, sair daqui explodir uma dosagem de dopamina, né? >> Mas o problema é que me esse cara lá não ler da vida. >> Ele só lê. >> É, vai ser muito
difícil ele entender, né? >> Só ler explicar >> não conhecer, né? Entrar fala. Não, não, Eu não entendi. Desculpa. Eu estou a dizer que o irmão que veio, por exemplo, ao domingo brasileiro, faltava viajando. O irmão que não conhecer a Bíblia, que não lê, qualquer pregação que seja expositiva ou não, que seja simples, mesmo que agradei nada. >> E mesmo vai falar de aí vai sair daqui, tá até cheio ainda. >> É tipo McDonald's. Tu daqui a pouco uma hora tu já tá com a porque >> assim ao fim de meia hora ele já estragar
para o reló à espera que estrancava para ir embora >> não é porque assim não faz sentido. Nós não entendemos conhecemos >> mas mesmo se nós não conhecemos nós aprendemos nós viemos entendeu para aprender. Por isso que é importância porque quando a gente vem mesmo sem conhecer tem coisas que a gente não não conhece. Às vezes a gente >> é tem os novos convertidos, né? O Contexto dos novos convertidos são pessoas que não conhecem ainda, mas a grande questão é pessoas que já tão há tempo, é, >> e continuam nesse estado de não buscar, de
não >> não é certo. A gente tem que irar a gente vem para aqui, igreja, >> nós temos que entender, falou, nós temos que entender a pregação. Mesmo que eu não leio a Bíblia, eu tenho que entender a pregação. >> É, é mais difícil, né? É mais difícil, mas a pessoa não crente vem, ela tem a gente, por isso que não temos que ter cuidado como pregar, entendeu? Obra do espírito obra do espírito o espírito santo revela. Mas tem pessoas que pregam de uma forma tão, sabe, clara, aquele rapaz que veio aqui, ele prega uma
coisa tão simples assim, maravilhosa, dá para perceber, entendeu? Sim, vai deve, vai depender. >> Não, não, tranquilo, tranquilo. Fala que o pregador deve pregar e fazer com que a pessoa entenda pregar >> saia sem dúvida, né? Quando isso, >> sim, sim, >> com certeza. Se você tiver ali falar, falar, falar, as pessoas estão a volta, o seu objetivo não é só ficar ali a falar. É exato. >> Os objetivos se você então se você foi para lá para falar, então >> é tem que conhecer, não adianta, porque Tá tudo interligado, irmãos. Não adianta. Por exemplo,
as a pregação, ela tá interligada à vida da igreja. Então um pregador, é claro que quando é um convidado é diferente, mas eu, por exemplo, eu tenho esse cuidado. Quando eu vou em outra igreja, eu falo com o pastor, pergunto: "Qual é o contexto da igreja? Qual é a visão da igreja? O que que vocês estão vivendo?" fazer isso que era era à espera que o Espírito Santo tem que fala sobre exemplo de falou Senão tipo assim chegava no públo, a pessoa fala assim, eu venho eu venho aqui para ouvir a verdade >> da palavra
e o e o pastor tem que >> tem que ser coerente com o que aqui está e não se preocupar com aquilo que eu vou pensar de si não interessa não, mas não é sobre mim é sobre mim estar acima É sobre o contexto da igreja, a cultura ponto teológico que a igreja não crê. Exatamente. Igreja >> não mais um vai deixar >> não não é não. Porque porque aí nós temos que respeitar os nossos irmãos igreja. Não, não, mas ele diz que >> não, eu estou falando de igrejas, igrejas que eu vou, né, pregar
é diferente. Exemplo, eu amanhã vou pregar uma igreja em Felgueiras e eu já conheço a igreja tem relacionamento, mas se eu não conhecesse, eu perguntava ao pastor, pastor, como é que é a igreja e tal, quais quais são os temas que vocês até Estão a dar agora para ver se bate. >> Exatamente. Porque às vezes nós podemos tocar algum ponto que até a igreja possa dizer assim: "Ué, mas o pastor prega uma coisa e aquele prega outra pessoa aqui vai criar criar >> não, esse cuidado tem que se ter. Mas o que eu tava falando
é para até para interligar o que Moisés tava dizendo. Eh, a pregação tá interligada à vida da igreja, ou seja, conhecer as pessoas, conhecer o contexto, conhecer os pecados Que confrontam a igreja, >> as necessidades. Por quê? Porque na hora da da da ministração, isso não quer dizer que tu vá moldar a pregação a esse a esse sentido específico. >> Sim. Porém, tu vai entender qual é o contexto. Não vai pregar uma coisa totalmente alienada fora da daquilo que é a realidade da igreja local que tá vivendo. Vai se direcionar paraamos um período que as
pessoas tinham muito falta de entendimento do propósito de Vida. O que é que significa ter ser ser cristão? O que é que significa ter vida? Não é com aquela pergunta e o que é que eu estou aqui a fazer? Porque é que eu existo? Porque é que Então o que é que nós fizemos? Nós fizemos uma série sobre propósito, criação, propósito eterno, plano de redenção. Para quê? Para que haja um entendimento da igreja. Nós vimos que era uma necessidade, >> mas sempre com a base, a Bíblia, ó, na base da palavra, a palavra é o
norte. A Palavra é o norte. A palavra é sempre o norte. >> Agora é isso. É por quê? Porque ao conhecer também as pessoas, tu vai saber quem é mais letrado, tu vai saber quem é analfabeto, tu vai saber exatamente, tu vai saber quem tem uma >> Isso tudo, a parte do que é a revelação do Senhor através das Escrituras é técnica do orador, é técnica do pregador. Porque um pregador ele precisa também ter essas técnicas. Vieira quando Teve aqui, nós fomos a Sara a nossa terra. Aham. aquela igreja grande e era uma coisa de
jovens, >> só que ele não sabia o contexto que era mesmo só jovens. Ele tinha uma pregação preparada. Quando ele chegou lá, ele disse assim: "Eu vou ter que mudar a minha pregação toda, >> porque o contexto aqui não faz sentido aquilo que eu ia pregar". Então ele sentou enquanto estava a dar o louvor e sentou, pegou no seu computador e Começou a a modificar a sua pregação. >> Para quê? >> O conto é a linguagem, né? Não, mas não é o conteúdo da pregação. Atenção, a mensagem ela era a mesma, era a linguagem, entende?
Calma, >> é a forma com que tu fal aqui uma >> porque imagina, imagina, tu vais vai para o star para uma faculdade, como a coisa estava a dizer, tu tens que ter uma maneira de falar diferente de adolescente de 16 anos, >> entend? É só nesse sentido. Exatamente. >> Trabalhar de acordo com o seu com o público pela qual que >> é o que Paulo fazia. Paulo falava para os judeus de uma maneira, falava para os gentios de uma maneira. Conteúdo da mensagem nunca pode ser alterado. Agora, a forma com que é passada. >>
Muito bem, gente. Já >> de todos nós. De todos nós. >> Que posso dizer que a pessoa vai para o Inferno di assim, tu vais para o inferno. Eu posso começar a dizer assim, pá, tu és pecador porque Génesis diz e tal, há diversas maneiras. Tá caminhando, tá caminhando, tá caminhando. >> Tá caminhando, hein? >> Gente, olha só. Hoje nós vamos ver, então, nós vamos ver dois contextos aqui de como estudar as escrituras, tanto a ao não olhar para as cartas, por exemplo, as cartas que foram escritas Pelos apóstolos e as narrativas, né? A Bíblia
é composta por muitas narrativas. Nós vamos identificar que o o herói de toda a narrativa bíblica é Deus, mas um contexto para ter uma correta interpretação, né? Enquanto muitos vão exaltar Davi, vão exaltar eh eh vários personagens das Escrituras, o autor da palavra de o autor de toda a escritura é Deus, né? Não é Davi, não é Moisés. Eles foram ferramentas usadas por Deus, né? E às vezes é isso, até com os nossos Próprios filhos, nós colocamos a figura daquela pessoa, né? Claro que não é nunca com maldade, mas nós colocamos às vezes sem perceber
aquela figura como o bambamban, mas Deus é a história por trás, né? >> Diferenciar narrativa, doutrina e aplicação, evitar erros de interpretação, identificar elementos da narrativa, ler texto bíblico, observando o contexto completo antes da aplicação pessoal e desenvolver uma leitura Bíblica madura e fiel ao propósito do texto. OK? Então, a primeira pergunta que nós vamos pensar é: por que estudar a Bíblia, né? Quero que vocês imaginem o seguinte, que nós, vocês já leram outros livros que não fosse cristão? Alguém já, né? Então, por exemplo, >> OK, deixa abaixo isso, não precisa responder. Já leram um
livro cristão? Pensei assim, nós nunca vamos ler um livro, por exemplo, do Senhores Anéis, Um livro de ficção, da mesma forma que vai ler um livro de física, um livro de história, né? Uma poesia. Ou seja, são gêneros literários completamente diferentes. Nós vamos ter que ter uma postura na leitura completamente diferente. OK? A Bíblia é a mesma coisa. A Bíblia não tem só um gênero literário, ela tem todos os gêneros literários. Então nós na forma de leitura das escrituras, nós precisamos também compreender isso, que às vezes nós Podemos estar tratando de uma poesia, às vezes
nós podemos estar tratando de uma narrativa de uma história de uma pessoa, às vezes nós podemos estar tratando eh eh de um contexto mais histórico, ou seja, a Bíblia é composta de vários gêneros literários. Isso é importante dentro do estudo das escrituras. Antes de aprender, né, o que eu apontuei aqui, antes de aprender a estudar, nós precisamos entender o porquê estudar. Então, muitas pessoas vão estudar pelo Motivo errado. Primeiro para acumular conhecimento, para vencer debates, né? Hoje em dia tem muito disso, né? Para parecer mais espiritual. Olha o meu nível de teologia, ah, eu tenho
PhD, eu tenho doutorado. Mas o propósito das escrituras nunca foi esse, meus irmãos. Não que o conhecer, o estudar, se aprimorar ou fazer faculdade seja errados, mas o propósito das escrituras não é esse. Qual seria então o propósito? Primeiro, formar mentalidade. Quando nós estudamos as escrituras, elas está nos colocando com um padrão de pensamento correto, conforme Deus quer, conforme Deus estipulou. Transformar caráter. Acima de tudo, o nosso caráter é péssimo, pecaminoso e nos levaria facilmente pro inferno se não fosse intervenção de Cristo. Então, as Sagradas Escrituras, as leis do Senhor, os mandamentos do Senhor, quando
obedecidos, vem para nos transformar a Imagem de Jesus. E, meus irmãos, acima de tudo, para filtrar e nos dar a correta decisão na na nossa vida, em cada passo que nós damos na nossa vida. OK? Mais uma vez falo, o evangelho tem algo a falar sobre todos os aspectos da nossa vida. Então, todas as decisões erradas que nós tomamos na nossa vida é falta do evangelho. Amém? Todas as decisões que nós tomamos de forma errada é por uma incompreensão ainda do evangelho. Nós não chegamos lá Ou já ouvimos, mas ainda não desceu pro coração. OK?
E isso acontece com todos nós, tá? Não é porque existe imatur não. Todos nós tomamos decisões erradas na vida por falta de uma compreensão. Então, qual é o objetivo de Deus com as Sagradas Escrituras? é nos dar todas as ferramentas para no momento certo da tomada de decisão nós tomamos segundo as escrituras, nunca ferindo princípios, nunca quebrando regras de Deus, mas agradando ele em cada decisão. Então, Nós nos tornamos aquilo que contemplamos repetidamente. Então, à medida que eu conheço Deus, mais e mais e mais e mais, todas as vezes eu vou repetir o mesmo padrão.
Eu conheço, eu me transformo, eu repito esse padrão. Ok? Então, todo hábito, tem uma frase que eu nunca esqueci, todo hábito gera uma habitação. Então, se eu tenho o hábito de ler as escrituras todos os dias, aquilo vai se tornar morada em mim. Eu já vai chegar um momento que eu já não consigo não Ler. Já todo o momento que eu não leio já me causa agonia, ok? Então, tudo que nós criamos de hábito e sempre vai começar de uma disciplina, né? Ler a Bíblia vai ser uma disciplina no início. Orar vai ser uma disciplina
no início. Ninguém é pode ser santa rã dizer: "Não, eu oro com toda a vontade do meu ser. Eu leio as escrituras porque eu sou Esquece isso. Nós somos completamente pecaminosos. Tem muito pecado dentro de nós e nós temos de fato a versão a ler As escrituras, ler ler qualquer coisa, né? a gente para ler já é uma dificuldade, mas eh se não for através da disciplina ã nós geralmente nós com certeza não vamos conseguir, ok? A partir da disciplina é óbvio que o espírito vai gerando em nós uma morada, vai gerando em nós aquela
habitação. Então estudar a Bíblia não é para aqueles pontos, mas sim para isso, para que nós sejamos transformados. Então todo cristão precisa estudar as Escrituras. Não venham com essa. Ah, não. Todos os cristãos. Todos os cristãos. Ah, França tem um analfabeto na igreja. Ótimo. Tem muitos irmãos aqui para ajudar a estudar as escrituras. Vai ensinar esse irmão até o fim da vida dele ou até ele aprender a a o alfabeto, até ele aprender a escrever, a estudar as escrituras. Então, >> eles sabem mais que é an. >> É verdade, eles ouvem melhor, né? Eles coisas.
Eu também já vi por acaso, já vi Uns vídeos muito bom. É, também. >> OK. Eh, então, a Bíblia ela é composta, como eu falei, por cartas, por narrativas. Todos sabem as cartas que existem no Novo Testamento, OK? Vocês sabem me dizer qual é a diferença de carta e epístola? Vocês já viram essa palavra epístola? Em algumas Bíblias vão aparecer. Qual a diferença para vocês? Carta e epístola. >> Carta foi enviada para determinada Pessoa, não? >> Ok. Boa >> epístola >> contexto geral. Muito bem. Vocês estão você >> Pois é mal era, né? Queria ver
se tava atento à pregações aqui. Exato. >> Muito bem. Exatamente. Então, exatamente isso. Uma carta. E acontece nas escrituras, tem, por exemplo, a carta que ele envia para Timóteo para tratar De um problema específico. Porém, a maioria das cartas escritas pelos apóstolos são epístolas, ou seja, que era para comunidades, que era para regiões, que era para cidades e que alcançou até nós, né? É endereçada para um um para muitos grupos específicos, OK? Hã, então ela, a Bíblia, ela não foi escrita por um, através de um único gênero, né, literário. Como eu falei para vocês, tem
narrativas, epístolas, Poesias, leis, profecias. E cada gênero, isso é importante pensarmos, cada gênero vai comunicar coisas de formas diferentes, mas nenhuma delas, nenhum desses gêneros vai fugir do plano de Deus. Todas elas vão convergir na mesma história, na narrativa bíblica da história de Deus. Isso que é o mais impressionante, porque como nós já vimos anteriormente, autores, né, eh, pessoas que viveram em épocas diferentes, eh, eh, e em passado muitos anos, mesmo Assim a Bíblia ela se completa em cada contexto, >> mas forma que não tá escrita, né? Porque uma não é escrito da mesma forma.
>> Sim, muda a forma. Exatamente. O que tá por trás é o princípio, né? é o princípio que carrega aquilo tudo. Ah, então isso é importante nós pensarmos que a Bíblia ela não foi dada para acumularmos informação, para vencermos qualquer tipo de debate, mas ela foi dada para nos transformar. E cada Gênero literário, por muito que comunique algo de forma diferente, ela está completando a narrativa bíblica, a história de Deus. Isso é muito bom. Então, nós nunca podemos pensar o seguinte. Nós precisamos entender o quê? Que a quando Paulo ah, e os apóstolos eles escrevem
as epístolas, as cartas, não era? E e essa, meus irmãos, nós temos que quebrar essa mentalidade, né? Porque eu sei, eu sei, os nossos irmãos cristãos, Eles têm a dificuldade com a palavra teologia e aí eles sobre Mas isso, a, esse tipo de mentalidade é igual de uma pessoa que está à espera de um papa. Vocês percebem isso? espera de alguém que faça algo por ele, que para que ele não tenha o que fazer. Então, quando nós transferimos uma desculpa na palavra teologia, na verdade nós estamos querendo também dizer que eu não preciso disso como
ferramenta para minha vida. Mas se vocês forem ver, e olha, Paulo Era um dos maiores teólogos do Novo Testamento, estamos falando do cara que a toda, hoje em dia, quase todas as faculdades de teologia, elas baseiam-se a sua teologia ou a estrutura de teologia naquilo que Paulo escreveu, né? Ele foi um dos maiores teólogos. Agora, quando nós vamos ler as escrituras com olho nu, meu irmão, Paulo em nenhum momento está sendo referenciado como um teólogo. Ele está trazendo cartas para resolver problemas reais, familiares, Filhos, esposas, problema de debate dentro da igreja, divisão dentro da igreja.
Vejam só, o grande teólogo está resolvendo através das suas cartas problemas do dia a dia, do contexto do dia a dia. Em nenhum momento ele tá trazendo uma linguagem assim para dizer: "Eu sou teólogo, aprendi na maior escola de teologia de Gamaliel". Não, o objetivo era resolver problemas, tretas que aconteciam no dia a dia. Então, quando vem essa ideia de teologia, é isso. A teologia ela serve, ela é uma ferramenta que serve para nos ajudar a resolver os problemas do dia a dia, os problemas do nosso matrimônio, os problemas dos nossos filhos, os problemas na
nossas contas de igreja, nos problemas do nosso trabalho. É para isso que a teologia serve. Se ela não servir para isso, ela não tem efeito nenhum para vencer debate, não vale de nada. Entendem isso? Então é muito importante a compreensão, correta. Sim. Força. >> Eu dou total razão no que está a dizer. O problema é que eu eu pego, se é um teólogo, eu pego no teólogo aqui no mesmo assunto há diferenças de de teologia. Esse é que é o grande mal. Sim, mas daí entra outro contexto problema porque é assim sobre um sobre um
assunto qualquer, eu como já lhe disse assim, eu já ouvi teologia reformada sobre esse assunto e já vi de Outro lado completamente diferente. E eu pergunto-me, como é que é possível? Estamos aqui a falar dos teólogos que andaram no seminário numa faculdade e tudo e tem uma perceção completamente diferente sobre o mês deembro. Não faz sentido isso. >> Sim. Mas daí vou vou responder da mesma forma que eu respondi até uma pessoa esses dias que fez uma pergunta. É, eu esqueci qual era a pergunta, mas era dentro desse contexto. Existem coisas e Isso vai ser
sempre natural. Isso não é mal. Atenção que isso não é mal, porque existem coisas que a Bíblia ela não ela não traz uma clareza absoluta sobre determinado. Então, ou seja, são teorias. Isso. >> Na teoria há espaço para debate, por isso que existem esses teólogos, mas não é o objetivo ali, não é uma construção para a edificação da igreja. É uma, é, é como tudo. É como a ciência, é como >> exatamente quem quer entrar por esses campos, top. Quem não quer tranquilo. Isso, isso é um espaço válido, porque da das teorias às vezes pode
sair uma coisa que a pessoa não não conseguiu entender e chegam exatamente agora, naquilo que é fundamental das escrituras, todos os teólogos concordam. >> Percebe? Paulo fal >> tem coisas que não vai >> é não vai ser um elementar. Exatamente. Não vai te tirar do céu. Exatamente. Igual principal >> é isso, meu irmão. Isso. Teólogos reformados, teólogos pentecostais, te todos os teólogos no que é fundamental, no que é na concordam. >> É igual a várias igrejas. >> Sim. Por isso existem várias igrejas inclusive de ouvir isso testemunho de Jeová. Porque ele falou: "Por que que
os os próprios teóricos cristão diverge muitas coisas?" Porque tem são tem pontos que podem dá Para >> tem pontos que tem margem de pensamento, não adianta. Isso foi ao longo de toda a história, né? Por exemplo, >> é por quê? Porque quando não é uma coisa exata, que a Bíblia por muito às vezes e atenção, às vezes a Bíblia pode até ter a o absoluto, só que a nossa compreensão é que não chega no absoluto. Exato. >> Exatamente. Exatamente. Então, então nesse sentido, nesse sentido há espaço para debate, desde que não altere, é Óbvio, o
que é fundamental que não é >> sem, sem dúvida. >> Ele não erra. O problema somos nós ao interpretá-lo. Exatamente. É isso. Percebe? Mas atenção, isso não é mal, irmãos. Isso vai existir ao longo. É, é mal quando ultrapassa a linha da irmandade. >> Exatamente. >> A minha a minha teologia me afasta de ti. >> É >> porque eu não concordo com que isso. Sim, isso é mal. Agora se eu se eu penso numa coisa e nós discutimos até, mas continuamos caminhando pro mesma direção, meu irmão, bora, não tem problema nenhum. Puxa a discussão. >>
OK. Então, o que que as cartas nos ensinam? Teologia bíblica prática. Teologia bíblica prática. A narrativa de Deus. É isso que nós fazemos aqui no nosso cultos na liturgia. Nós contamos a história de Deus, que é o quê? Criação, Queda, redenção e consumação. A história de Deus. Então, as cartas elas vão se é o dia a dia na prática. É como você vai lidar. Paulo tá te ensinando, Pedro tá te ensinando, os apóstolos estão te ensinando como tu vai lidar com o teu filho, como tu vai lidar com a tua esposa, como a tua esposa
vai lidar contigo, como nós vamos lidar com os irmãos da igreja, como nós vamos lidar com a liderança, como nós vamos lidar com o governo lá fora. >> Percebe? Nós vamos entrar agora na na carta de Pedro aqui na numa série expositiva de três meses. Nós vamos trabalhar três meses, Pedro. E ele vai falar sobre tudo isso, como lidar com o governo, como lidar com esposa, marido, tudo dia a dia. >> Tem revolução. >> Entende? Então, o que que é importante? Por que que é importante nós percebermos gêneros liter eh de literatura gêneros bíblicos? Por
quê? Porque nós vamos ler Da forma correta. Porque nós nunca podemos ler uma poesia como uma lei, como uma ficção, né? ou ou enfim, nós precisamos é quando você abre uma ficção, você vai ler já com a mentalidade de ficção, né? Quando você lê uma poesia, a mesma coisa. Então, é importante nós entendermos isso, porque senão você vai ler a Bíblia de uma forma só. É só assim, não. E tem coisa que não. E isso é motivo de discussão, né? que eu acho que é Génesis que causa Grande discussão porque há muita gente que diz
que é uma narrativa, uma poesia e >> por isso é que vem, não é uma poesia, é uma metáfora, >> por isso é que vem esses debates, não é essa própria ideia. Ol da poesia. >> Eu faço, eu vocês podem passar o dia ouvir música, mas eu eu passo o dia de ouvir debates. Então, só por olhar para uma uma narrativa, por exemplo, como uma Metáfora, já muda o sentido da teologia toda já. E isso tem que se ter muito cuidado. >> Existem existem cois nem toda a teologia é boa, né? >> Existem coisas que
mexem com a o fundamento da fé, inclusive. Então, nós temos que sempre ter eh esse cuidado no que nós estamos ouvindo também. Esse é o nosso perigo da proteção. >> É, >> é o perigo é esse. É daí que surge as Heresias, né? >> Então, ah, isso é importante, gente. Por quê? Porque se nós não lermos de forma correta as escrituras, entendendo e respeitando esses gêneros, nós vamos ler tudo da mesma forma, OK? Ah, então, qual é a aplicação direta que nós precisamos tirar aqui? É quando você abre uma epístola, quando você abre uma carta,
a pergunta não é o que que isso significa teoricamente. A pergunta deve ser o que isso resolve Na minha vida hoje? O que isso resolveu na vida dessas pessoas lá no passado? O que esse contexto, esse texto resolveu e o que isso resolve hoje na minha vida? OK? Isso é muito importante. Estamos falando de cartas, OK? Não, estamos falando de uma poesia. Você lê as cartas. É isso. Não, não fixa. Ah, não, isso é muito teólogo para mim, teológico para mim. Não fixa aqui o que que Paulo tá falando? Ele tá falando sobre o quê?
Por isso que é importante entender o Contexto. Sabe por quê? Porque aí você vai ver o que que tava acontecendo naquela igreja, o que, qual eram os problemas reais daquela igreja e por que Paulo ou os apóstolos escreveram aquela carta especificamente para aquela igreja. A partir dali você aplica na sua vida dentro desse contexto, porque senão vai ser até mesmo vai ser uma aplicação de contexto errado, né? Por exemplo, a a vocês já leram a passagem do véu? >> Quantos e quantas teologias erradas Sobre isso? Porque pessoas que não entendem o contexto histórico de lá.
Quantas situações também de contextos eh eh de igrejas do passado que adoravam, que estavam num contexto de ídolos que eram muito fortes dentro da cidade. E Paulo e os outros apóstolos tinham que combater isso, trazendo um contexto para dentro da igreja. Então tudo isso é importante para nós compreendermos e conseguirmos ler de forma correta, OK? É igual nós pensarmos num médico, por Exemplo. O médico ele não vai estudar, vocês perguntam para médico, ele não vai estudar 5, 10 anos da vida dele só para ele saber falar bonito, né? Ele vai saber todas aquelas palavras difíceis
para quê? Para que quando ele sentar no consultório médico, ele consiga entender qual é, diagnosticar o problema da pessoa e levá-la a uma possível cura. >> Isso é um bom exemplo como ele tem que estar constantemente a estudar. >> A estudar. Exatamente. >> Pode parar de estudar, >> não é? Então a Bíblia é igual. A Bíblia não é um livro de informação, ela é de transformação. Ela precisa causar um impacto direto em nós. Por isso que ela nos confronta tanto, porque ela precisa nos transformar o que é pecado. Nós somos pecado, no caso, né? Então
ela vai nos confrontar. Então Paulo, João, Tiago, Pedro, eles basicamente estão dizendo: "É assim que você resolve esse Problema na sua vida. É dessa forma. Quer agradar a Deus? Resolve dessa forma. faz dessa forma, obedece dessa forma, cumpre com esses mandamentos. OK? Agora, a verdade é que muitas vezes nós não queremos isso, né? Aí nós vamos tentando aplicar a Bíblia e por isso naquele contexto que eu tava dizendo, que eu até você achou que eu tava chateado, não tava chateado, mas o contexto era esse. É porque Romanos 1, capítulo 1, vai dizer isso, que o
Paulo Vai falar, vai começa na a carta falando o evangelho de Deus. Aí ele tá trazendo vári várias ideias dentro desse contexto, tá falando: "É de Deus, é impossível o homem alterar". Ou seja, ele, o evangelho fala sobre Deus, não sobre o homem. Ele fala sobre a condição do homem, que é diferente. Ele fala sobre como o homem se tornará a partir do conhecimento que ele tem de Deus. Mas o evangelho fala quem Deus é o que que ele quer fazer. Se eu tenho essa noção, Se eu tenho essa noção, é impossível eu adulterar a
mensagem do evangelho. É impossível. E aí eu falei sobre meias verdades, que é uma mentira. O que que é meia verdade? Ah, Senhor, abençoe minha vida, abençoe meu negócio, abençoe, prospera a minha a minha família, acordei hoje e abençoe o meu trabalho. Mas no que toca o restante, eu não quero viver, eu não quero ter comunhão. Eu não quero discipular ninguém. meia verdade. Ou seja, eu uso Deus no Que é benefício para mim, mas no restante eu não quero. Meia verdade. Toda meia verdade é uma mentira. Então não tá vivendo o evangelho, porque o evangelho
de Deus é impossível ser adulterado. >> Uma coisa é só, só para eu concluir meu raciocínio, uma coisa é eu ainda não cheguei a essa palavra ainda não desceu pro meu coração. Eu ainda não cheguei nessa maturidade. OK. Mas tu tá progredindo, irmão. Tu tá se esforçando Para isso. Mesmo que tu esteja em passos mais lentos, tu tá caminhando para isso. Ou tu já tá num estado onde tu não quer saber de nada, tu quer saber do que que o evangelho pode te trazer como benefício. Entende? Então é meia verdade. Meia verdade é uma mentira.
É justamente isso que Satanás quer que a gente viva. Meias verdades. Para ele tá tudo bem. A gente tá aqui, mas tá vivendo meia verdade. Não há Transformação, já não há regeneração. Nós nos abstemos da santificação. Uhum. >> Vai gerando tudo isso. Daqui a pouco nós estamos numa uma bolha confortável, usufluindo dos supostos benefícios, não é? Mas, >> ou seja, é quase Efésios 1 que nós tivemos a tratar, né? Nós já já somos abençoados em Cristo nas regiões celestiais, mas a gente só olha para isso, porque o resto a gente raja, >> os versos a
seguir a gente já raja, né? >> Exatamente. Ele é >> porque ele ele diz, "Somos abençoados nas religiões celestiais, mas é para nos tornarmos irrepreensíveis >> e filhos de Deus". Ou seja, o verso a seguir a gente já arrisca. Exatamente. Então, a Bíblia nunca pode ser só, ah, vou aqui estudando para adquirir conhecimento, não. Pergunta é: Quais as soluções e transformações para Minha vida que eu posso encontrar nas Escrituras? O que Deus pode fazer e me dar para me usar para edificar a igreja dele? O que que eu posso, como é que eu posso compreender
qual é a missão de Deus para me colocar dentro dos meus dons e vocações nessa posição? É isso, é olhar pra história de Deus, para quem Deus é, qual é a vontade de Deus e me colocar lá e me deixar ser moldado e transformado por ele. OK? Então, o que são as narrativas e qual o Seu propósito? 40 43% da Bíblia são narrativas e principalmente no Antigo Testamento. Isso é muito importante. Narrativas são as histórias, né, irmãos? As histórias que vão sendo contadas sobre personagens, sobre pessoas, sobre povos. Então, elas são relatos reais. pessoas reais,
OK? São inspiradas totalmente por Deus, Deus contando essa história e com propósito espiritual, com o objetivo, não o foco de todas essas histórias reais, por muito que se mostre O lado humano, o objetivo é sempre uma transformação de Deus para com aquelas pessoas, né? E para que elas sirvam de exemplo para nós. Então, muitas vezes nós temos que ter esse cuidado também. Quando Deus tá mostrando um pecado nas escrituras de uma pessoa, não é literalmente pra gente falar: "Ah, não, então eu posso pecar esse pecado". Não. O objetivo é ele mostrar justamente que não pode
fazer isso, né? E que todos nós estamos sujeitos a isso. Então, nós Temos sempre que olhar de uma forma correta. Então, não são histórias fiquícias, são histórias mais teologia acontecendo ao mesmo tempo. Que onde que entra a teologia nessas narrativas? Deus operando na vida do ser humano. Na medida que o ser humano vai compreendendo Deus, que isso é o papel da teologia, ele vai aplicando de forma correta na sua vida o que Deus deseja. Não foi assim com Abraão? Abraão entendeu a teologia, o Conhecimento de Deus e obedeceu. Abraão, quem? Como quem diz, todos aquios
todos. >> Exatamente. Como quem diz exatamente? Então, só na medida da compreensão de quem Deus é, nós conseguimos viver aquilo que ele deseja, irmãos. Então, a nossa vida vai ser sempre nessa progressão. É conhecer e prosseguir e conhecer. Oséias, conhecer e prosseguir e conhecer. Qual é o meu alvo? Conhecer e para quê? Para adquirir informação, Não. Para entender o que Deus tá fazendo na história, para ser transformado conforme ele deseja, para viver a vontade dele. Acho que todos nós queremos viver isso, né? Então, mais importante é isso. Então, a minha pergunta para vocês é essa,
é, vocês têm lido a Bíblia mais como conhecimento ou se deixando ser transformado por ela? Lido a Bíblia. >> Exatamente. Primeiro ponto é esse. Temos lido a Bíblia. Sim. Sim. >> Sim. Sim. >> Temos quase com três semanas atrás. >> Sim. E é importante, olha, essas aulas nos confronta, irmãos, porque nós vamos com esse conhecimento aqui, a gente tá vendo, meu Deus, o quanto eu preciso ler Bíblia >> e direito, >> direito e todos os dias e quanto isso, quanto esse livro precisa nortear a minha vida? Não, mas é importante esse é é nós Pensarmos
que ao longo da história da igreja isso, essa esse livro foi a base da vida de muitos homens e mulheres. Eles morriam por isso, porque eles sabiam que aquilo era o fruto da vida. Quanto mais eles compreendessem aquilo, não para se mostrarem melhores como hoje em dia, não para se dizerem bons teólogos, mas para eles conseguirem ser transformados e transformar uma sociedade, como aconteceu com muitos, porque Deus dá na medida do do quanto tu Primeiro conhece e quanto tu tá disponível. Por isso aconteceram inúmeros avivamentos, país de Gales, que o país todo foi, não é
porque os cara é e ah não, aquele não é assim que a gente olha quando olha pr pra Bíblia, não, mas é Paulo, né? Tá falando de Paulo. Ah, não, mas é é Pedro, né? Tá falando. Não, meu irmão. Essa é a é a é a é a narrativa que nós temos a respeito das Escrituras. Nós sempre colocamos a história de Deus Como a história de um homem. Não, eles se colocaram disponíveis, eles conheceram ao Senhor e a partir daí Deus usou. >> Mas até até mesmo pregações muitas vezes confirmam isso, sabe? Mas foi Paulo,
mas foi não sei quê, quem somos nós que nós >> nós fazemos parte >> mas as pregações muitas vezes >> é mas é isso, é porque nós >> é como se fosse um patamar, né? É porque Às vezes é isso, porque nós temos ainda uma mentalidade às vezes de um Deus distante e nós estamos falando aqui num globo terrestre. Então vamos focar, vamos ter uma referência aqui. É o quê? é o é o homem que tem mais dons, mais capacidade, fez mais coisas na história. Mas, cara, acima disso tem o Deus que tá contando a
história e não só contando, tá intervindo na história. E não só intervindo, ele tá operando na história. >> E o que isso é, se não fosse Deus, Paulo Nunca. E também a diferença de quem tá disponível para isso, >> acima de tudo isso, >> independente se tem capacidade ou não, porque eles não não ficaram >> Deus dá o que é necessário. Quando essa passagem de Efésios, capítulo 1, é isso. Ele fala: "Eu eh abençoei com toda sorte de bçãos espirituais nas regiões celestiais". Que que é isso? Ele já deu tudo que é necessário para todos
nós Para vivermos o propósito que ele escreveu sobre nós. Por que que nós não alcançamos? Porque somos imaturos. Já falei isso. Nós não vamos dar a chave do carro. Eu não vou dar o chave da do meu carro paraa Giovana. Ela não sabe, primeiro que ela não sabe dirigir. Se ela desengatar a a a marcha, ela bate no carro. Mesma coisa. Deus não vai dar nada para nós na imaturidade, porque ele sabe que se ele te der, tu vai usar para ti, paraa tua vida, paraos teus Negócios, pros teus benefícios. Mas exatamente, acho que existe
uma diferença entre a maturidade. Nós temos que buscar >> e porque muitas vezes nós nos sentimos capazes de chegar naquele, olhamos às vezes as pessoas num nível >> que parece que a gente nunca conseguir comparação. Tipo >> assim, >> ah, quem sou eu para comparar com sei lá >> 70% do >> nós vivemos por comparação. Mas olha, é isso. homens até alguns homens que viveram bem. Sim. Sim. >> Por quê? Porque nós pensamos isso justamente porque nós temos ainda uma visão limitada a respeito da história de Deus. Por quê? Porque tudo é Deus fazendo, gente.
Inclusive o dom e a capacidade que ele vai nos dar para realizar é ele que vai dar. >> Ele só quer disponibilidade a partir Dali ele vai. Por que que tem muita gente que tem medo? Ah, não, liderança, Deus me livre. Ah, não. Eh, servir, Deus me livre. Por quê? Porque nós ainda somos hipócritas de achar que somos nós que vamos fazer. Hum. >> Orgulhosos. Eu li. >> É verdade. É verdade. Porque nós ainda achamos que é pela capacidade que nós temos. Eu li uma, desculpa de cortar uma frase, né, que diz que Deus ele
não te Dá uma porção dobrada por você não está preparado para aguentar, sabe? Tá, tá em Maturo ainda, né? E acho que se eu não me engano foi o Rui que colocou hoje, >> não colocou um vídeo hoje. >> Colocou, colocou um vídeo hoje, se eu não me engano, falando, né, que muitas pessoas hoje nas igrejas elas não estão ali para >> participar, frequentar, né, >> são mesmo eh >> justamente. Então hoje, né, a gente vê muito isso acontecendo. Então, por as pessoas, ah, Deus não me abençoa, mas será que estamos disponível para receber aquilo
que Deus tem? Eh, receber a responsabilidade do de um chamado, sabe? Muita gente não está preparada para isso, né? E Deus sabe >> porque sabe que se dá perde a pessoa. >> Por quê? Por não conseguir suportar tamanha proporção. Ó, vou dar vou dar um Exemplo real. O Francis, quando eu conheci ele lá no Brasil, ele não sabia nem sabia nem atenção, cuidado. Deixa atenção, atenção. >> Ainda bem que ele falou, fala no soltar >> ia desenrolar o rol dele, né? Aí, aí conhecia na igreja, jogava bola, tudo, mas o Francis era um cara que
nem conversava direito de poucas palavras, né? Ninguém imaginava que, tipo assim, é Uma coisa que até eu e a sua a gente conversa, né? O Francis no início a gente olhava, ele nem socializava direito de conversar, >> só que na hora de falar algo de aí lá, ele começou a dar o fazer o metanoia, né? O estudo bíblico, pá, se transformava lá, >> dividir uma igreja direito, mas >> assim, não fala, >> dividi, tirei um monte de membro da igreja. E hoje nós estamos aqui, ó, >> mas é mantendo a >> Pronto. Agora o que
o que que eu quis que eu lembrei disso, né? É justamente isso de ah pô olha a capacidade de Paulo, né? E o Francis é, eu vejo isso no Francis, >> é se colocar disponível, né, cara? >> Porque nós de mim mesmo, esquece, não tem nada. fala, explica tão bem. A gente tá tudo aí aprendendo, >> mas a gente vê Paulo, né, quando Apareceu para Paulo, Paulo ele se pôs disponível, né? Poderia muito >> assim Paulo também já tinha ali já quando ele vai falar do Senhor >> justamente. Então ele se pôs ali, se foi
disponível, sabe? >> Ele sabia que >> Sim, mas sem dúvida isso, sem dúvida. Até porque todo o conhecimento dele era nulo. Se não tivesse a revelação de Cristo, né? É igualmente, na verdade. >> Sim. A base só depois pronto, aquilo aflorou. Mas a disponibilidade é a base, meus irmãos, e para tudo na nossa vida, não é? Não falo só em contexto de servir igreja, até mesmo no nosso trabalho, porque isso sempre digo, o nosso trabalho é ferramenta na mão de Deus para o cumprimento do propósito dele. Então, quando eu sempre que eu me eu anulo
a a vontade de Deus na minha vida, não é por eu não acreditar que Deus é capaz de me usar, é por eu acreditar que Eu vou ser a pessoa responsável por aquilo, que eu vou ter o dom ou não tenho, que eu tenho a capacidade ou não tenho. Nós não temos, irmãos, capacidade. Nós não temos. Todos os dons que que nós temos, foi ele que deu. >> Se nós nos desprendermos disso, nós vamos ter muito mais facilmente colocados disponível diante de Deus. Senhor, eis-me aqui. Tô aqui. Pronto, agora faz o que que o senhor
quiser. Eu não tenho nada. Não, não trouxe nada. Não trouxe nada pra mesa. A música eu não trouxe nada pra mesa. Tem nada. É >> só tô aqui. Pronto. Graças. >> Mas acho que acho que a gente est acho que não, né? Tenho certeza. Nós estudamos que nos capacitamos. Por isso não tem que conhecer Deus. A base é conhecer. Se eu não conheço Deus, eu não me conheço, certo? Essa é a base. >> Então, o propósito central das narrativas, mostrar Deus em ação dentro da história humana. Nunca ao contrário, Não é mostrar a história humana
e vamos ver Deus a partir dali, não. É Deus em ação na história humana. OK? Tá contando aqui sobre Abraão, Isaque, Jacó, Davi. Fizeram grandes feitos, OK? Mas Deus é o é o grande protagonista. da história sobre nós sobre >> é é igual pelo amor de Deus não caiam nessas meus irmãos aquela, não sei se você já vejam pregações assim a a revelação das cinco pedrinhas de go que não tem nada disso nas escrituras pelo Amor de Deus a Bíblia não fala nada sobre isso. A história de Davi e Golias é sobre Deus. Tanto é
que o próprio Davi fala isso. Eu vou em nome do Senhor dos Exércitos. Ele exalta que >> Davi usa aquilo que Deus já trabalhou na vida. >> Sim, sem dúvida. O conhecimento que ele tinha, ele só foi inclusive porque ele conhecia Deus, que ele era franzino, senão >> é pregações assim, cada pedra tem uma Revelação diferente, não sei o quê. Sei que era mais que >> eu já ouvi que era cinco pedras porque o objetivo dele era matar os os cinco gajos quer >> Ah, pois tinha cinco. >> Então, vejam só, as narrativas não foram
escritas para criar novas doutrinas e nem para dar regras diretas para aquelas pessoas específicas, mas para ilustrar aquilo que Deus já revelou em forma de ensino. Era uma, quando nós lemos uma História, é para nos ilustrar, para nos dar exemplo, para nos mostrar o que que Deus estava operando naquela história, naquelas pessoas, naquele povo e como nós conseguimos agora facilmente aplicar no nosso dia a dia, nossa, nosso nosso contexto de vida, OK? Isso é muito importante. >> E é o mais difícil, >> é mais difícil. >> O que que muda? >> Diret um pouco >>
sobre o quê? quas diretas diretas >> dar regras diretas como se fosse direcionada totalmente só para aquelas pessoas, como se mais ninguém pudesse usufluir daquilo que o Senhor estava falando naquele naquele contexto, né? Isso acontece muito hoje em dia, né? Muito hoje em dia. Então, o objetivo nunca foi isso, né? Ah, então e essa é uma pergunta que nós temos que nos fazer. Eh, o que que muda essa forma de Leitura da Bíblia quando nós entendemos esse contexto, quando nós entendemos eh esses gêneros literários, quando nós entendemos que precisamos ler dessa maneira, como nós entendemos
que as narrativas não é sobre o personagem, mas sobre quem está por trás do personagem, que que isso muda? Muda tudo. >> Ah, faz sentir capaz de chegar lá, né? >> Também. Sim, porque é pensar isso. Se Deus fez isso neles, né? É, mas é uma boa, é uma boa mentalidade. >> É porque muitas vezes a gente acha assim, muitas vezes não é a Bíblia em si, sabe? Se eu não interpretar a Bíblia, imagina uma pessoa muito ouve uma pregação e Deus fala diretamente povo determinado dos povos. >> Pessoa fala: "Não, isso não é para
mim". >> Exatamente. >> Isso não. Então tô tranquilo. >> É, acontece muito também. Então se nós entendemos isso, que isso não é basicamente para determinada, que é para Todos, nos faz pessoas melhores, né? Capaz de chegar lá um dia, né? É difícil. >> Quantas vezes vocês já ouviram assim: "Não, hoje a palavra não foi para mim, não foi para tal pessoa." >> Foi porque tu não entende de Bíblia, tu não conhece a Bíblia, não sabe como aplicar na tua vida. Só por isso. E >> as negativas, elas elas também são boas, porque tu até falaste,
não é? os reis, Paulo, >> eh, Davi, podemos falar Noé, Abraão, todos esses grandes homens que desenvolveram toda a narrativa bíblica, todos eles pegaram em pecaram em coisas horrendas. >> Horrendas. >> Horrendas. >> Então, quando >> Davi é o exemplo, né? >> Salomão, não, mas por exemplo, Salomão, o Salomão acho que é o maior exemplo. Porquê? Porque ele é o homem mais sábio De toda a história humana. >> Aham. E foi o homem que chegou à sua velhice e disse: "Tudo é pobre. Tudo o que eu tinha, as milheres, todo o dinheiro do mundo, nada
disso se equivaleu a à presença de Deus, não é?" Então nós vemos aí que >> nós olhamos para esses homens. Davi, um homem segundo o coração de Deus. >> Paulo, um homem super inteligente, conhecedor da palavra, foi-lhe revelado Cristo >> assim à frente dele. E mesmo ele dizia que ele era o pior dos homens. Cara, nós nesse sentido dizemos assim: "Quem sou eu?" Para dizer que eu não sou pecador, para dizer que eu não tenho maldade em mim. Eu tenho maldade em mim. Porquê? Porque eu tenho a grande probabilidade de também cair nos que estes
homens caíram. >> E sabendo que não é uma metáfora, sabendo que foram homens reais, homens cheios de Deus, homens que foram Levantados por Deus, que caíram algum momento da sua vida, nós temos que dizer assim: "Eu tenho que ser humilde, dizer que eu sou passado ligado, né?" É, mas outro lado também me dá força para saber, não, >> o senhor perdoa. >> Não, eu também tenho capacidade, como eu como pecador sou capaz de chegar onde chegar também. >> Aham. Sem dúvida. É isso. >> A ideia é essa. >> E depois também vemos o outro lado
da moeda, que é misericórdia de Deus. >> Há há as consequências, não é? Que Deus também mostra as suas consequências, mas também há a misericórdia e a graça de Deus sobre esses homens. Então, tudo isso nos conecta porque são homens reais, >> são vida real, não é? São imagens reais para lembra essas imagens >> e mostra e mostra Deus como protagonista, né? Acima de tudo. >> É isso. >> Então é isso. Nós temos nós mais uma vez voltamos àquele contexto do que é exegese e hermenêutica, a importância que esse papel tem, né? Quando nós olhamos
pra carta, nós vamos ver eh por exemplo, aqui tem até o exemplo. Filipenses no capítulo 2, Paulo tá falando sobre a divindade de Cristo e como resolver esse conflito na igreja. Por quê? Porque o contexto deles, dentro aquilo que eu tava falando, o contexto Daquela igreja, eles estavam tendo dúvida por causa do gnosticismo, uma das maiores heresias na altura, estava colocando eles, o o que que o o gnosticismo fazia? Ele colocava, ele tava tentando proteger Cristo. Eh, por quê? Porque eles, eles diziam que a matéria era inerentemente mal. Ou seja, todo ser humano carne é
mal. Então eles para proteger Cristo fala: "Não, Cristo não é humano, ele parece ser humano, >> ele é um espírito, gnóstico, esp todos Os apóstolos combateram muito forte porque foi uma das maiores heresias." E aí, Filipenses Paulo vem escrever sobre isso, vem começa falando sobre capítulo dois falando sobre a divindade de Cristo e a humanidade de Cristo para combater combater. Então, todo tem sempre um contexto por trás, nunca alterando a mensagem, o conteúdo, mas há sempre um contexto, né? Problema real. Qual era o problema real? Tava abitolando a mente da igreja. Essa essa ideia, as
pessoas Estavam pensando completa, então era um problema real com pessoas reais dentro da igreja. Então o Paulo veio para resolver a linguagem é difícil e etc. OK? Por quê? Porque ainda não compreendemos o que que aquilo significa. Quando vai entendendo o contexto, vai perceber: "OK, eu percebo agora porque ele tá falando sobre divindade, por que ele tá falando sobre humanidade de Cristo, né?" E aí a gente vai entendendo quando Gálatas, por Exemplo, Paulo fala para eles como resolver o problema com líderes eh judaizantes, legalistas que estavam no meio deles, ou seja, pessoas que estavam tentando
impor novamente as regras do Então tem todo um contexto, né? Então, existe até esse livro aqui, o Intendes que lê, que lês, intendes o que lês, ele fala sobre eh ele chama isso de teologia da tarefa. Ou seja, que a teologia ela tem que ter uma tarefa, ela tem que ter um uma finalidade, ela nunca pode ser só Para nível de conhecimento. A teologia ela tem que ser aplicável num contexto, num conflito, numa situação da nossa vida. OK? Isso é a teologia eficaz. Então, eh, eles falam sobre isso, não simplesmente para contexto filosófico, né? Eh,
e até tem um exemplo muito interessante que é o exemplo do telefone. É como se, eh, nós estivéssemos ouvindo uma conversa de alguém no telefone, aí você tá do lado dessa pessoa e só ouve o que essa pessoa Tá dizendo e não o que a pessoa do outro lado tá falando. E aí tu vai tentando interpretar o que a pessoa do outro lado tá falando. Por quê? Porque eu tô falando, não, você resolve assim, esse problema, você resolve daquela maneira e aí tu fala: "Ah, que ah, então deve ser esse problema". Entende? Basicamente o nosso
contexto é esse. Então o por que que é importante entender todo o contexto? Porque aí nós vamos entender o que que aquela pessoa tava falando e aí Nós vamos entender o por que essa pessoa aqui falou para resolver aquele problema, entendeu? Quando não acontece isso, nós desligamos o telefone e aí a gente começa a interpretar: "Não, isso aqui é para isso aqui não, isso aqui não é para mim que era para eles lá, né?" Ah, não, isso aqui, isso aqui já é benefício. Então é para mim. Esse é o pior erro que nós podemos cometer,
né? Então nós temos a cartas, por exemplo, as cartas que Paulo mandou pra igreja de Corinto e temos a carta que Corinto mandou para Paulo. Porque temos que entender também que havia uma resposta. Corinto, meus irmãos, vocês não tem noção. >> Paulo era Paulo era recriminado. Os caras chegam a falar: "Olha, nós não queremos te ouvir". Imagina falar, né? Nós damos tanta importância para Paulo falar, os caras nem queriam ouvir o cara por arrogância, por dizer, não, tu não é ninguém, quem que tu é? Pregou para Onde? Pregou para quem? Basicamente isso. Ela por isso,
por isso é que ela teve que insistir em dizer que ela era apóstolo nessa cara. Sim. E ele afirma a autoridade dele, né? Eu sou apóstolo de Cristo e Cristo é arrogante, entre aspas, teve que mostrar. Isso também é importante, né? Às vezes a gente pensa assim: "Ah, humildade não, tem que ter humildade, meu irmão. Humildade diferente de falsa modéstia. >> OK? Exatamente. Se nós temos, se nós Estamos sendo capacitados pelo Senhor, temos conhecimento, estamos adquirindo, não é ser humilde, não quer dizer que tu tem que ser, ah, coitadinho, não, não. Humilde é tu, às
vezes humildade é tu mostrar que sabe realmente para ajudar a outra pessoa. Então, falsa modéstia não tem nada a ver com a humildade. OK? Então, muito bem. A Bíblia tem esses dois contextos, né? Esses dois aspectos, o histórico, que nós precisamos sempre olhar, e o eterno, que fala da Hermenêutica, que fala sobre o princípio que é aplicável em todas as narrativas, em todos os contextos, OK? Então, uma definição bem simples é exegese é entender o texto no passado, mais uma vez para relembrarmos bem, e hermenêutica, essas duas palavras nunca mais vai sair do do Agora
vocês vão chegar assim, ah, tá tá aplicando exegés hermenêutica aí e aplicar o texto no princípio, né? Uma ilustração é exeges é como descobrir a receita original, por Exemplo, de um bolo, OK? E hermenêutica é cozinhar de acordo com essa receita original, não é começar, tem gente que quer, não vou pôr aqui mais açúcar, vou pôr que é inventar, >> mas olha que também existe a palavra, existe a palavra, existe a palavra exeges as tuas ideias, >> as tuas ideias, >> que é o contrário da exegés. Exatamente. >> Olhando pro contexto geral da vossa vida,
olhar a cabeça do >> olhando para esse contexto geral da vossa vida, vocês acham que aplicaram muito mais na vossa vida dentro do contexto religioso e do protestantismo? Textos fora de contextos ou textos aplicáveis ao contexto? >> Texto fora do contexto. Maior parte da minha vida. Vai sempre A pergunta. >> Pode repetir, por favor. Pergunta, >> eu tentei, eu tentei entender a pergunta primeiro eu não entendi esse final. >> É que eu >> não >> a minha pergunta a minha pergunta é olhando para essa essa ideia de receita de bolo, vamos supor, ao longo da
nossa vida aplicamos muito mais a receita original Da vida cristã, né? Tô falando >> a receita original ou aplicamos receita adulterada? >> Adulterada. >> Adulterada um pouquinho aqui. Acho que >> mais açúcar. Mais você tá pedindo kg de açúcar. Você k >> é assim culinária. Culinária é diferente. Culinária é diferente. A gente põe um caminho ali a nossa. Mas o problema todo, França, é porque no Decorrer dos anos mesmo de mais nós que já somos mais, já tem mais de cé recorridos anos, a própria a a própria a própria nós mesmos vamos enxergando coisas que
nós acreditamos no passado que >> que muitas vezes fomos empurrados para aquilo. Aí você fala: "Não, mas não era assim porque você começa a ler a Bíblia, né? É, >> mas no princípio nós estamos ali, >> no meu caso não aconteceu não. Eu acho Que eu leio menos hoje do que quando eu era novo, porque quando era novo eu lia muito a Bíblia, era era quase que obrigatório, hoje eu leio mesmo. Então >> se calhar eu quase obrigatória era quase era no meio no mudança de de de igreja, essas coisas, coloquei sim muitas coisas, usei
muitas >> eh coisas que não que não fazia sentido, que não >> que não dá, não faz sentido. você Olhando hoje realmente p não não faz mesmo. >> E o pior é que a nossa consciência ela afirma, né? >> A nossa consciência afirma: "Não, eu tô ainda, tô aqui vivendo a vontade de Deus, tô aqui, né? Porque nós nos autosabotamos. Nós somos perdoados pela nossa inocência. >> Nós não podemos, nós somos perdoados pela nossa inocência. >> Mas não é Se você pensa assim, mas você >> já tá fora do contexto aí. ver bem cont ignorância,
mas não nos vamos procurar lá nela. >> Se nós formos ver bem aqui na própria chama viva de 20 anos, quanto a minha fila nasceu até hoje, tem muitas coisinhas >> que foi mudando por pelo conhecimento, Leu a mais, interpretou melhor, não estudou mais. Então >> não, isso sim, Gil. Uma coisa é, por exemplo, assim, nós ainda não sabemos e estamos progredindo e vamos mudando. Outra coisa é, eu já sei, >> já. Exato. >> Por exemplo, tu é ensinado, mas daí tu ainda decide viver contra o ensino. >> É, aí não >> é totalmente diferente.
Tu tá, tu tipo, é >> sim, é isso. Nós estamos dando aso aos nossos desejos, aos nossos. >> Uma coisa é eu compreender e e depois tem outra, né? Não vou dizer assim que é de um dia para noite. Tu vai ouvir uma coisa e às vezes só vai germinar e descer pro coração anos pra frente. Tudo bem. Mas é, mas se tu tá sendo, se a, se a, se a igreja ou se tu mesmo tá se aplicando em conhecer aquilo e aquilo tá sendo revelado para ti e ainda tu se abstém disso por causa,
aí já é outra Coisa. Aí tu já tá eh querendo as consequências contrárias àquilo, né? >> É exatamente, >> porque é completamente diferente. Tu >> é é exagésico. >> Exeg. Eu >> muito bem, gente. Então, olha, existe uma diferença entre ouvir e ver, né? Quando ouvimos uma teoria, a ideia é que chegamos a um entendimento. Quando vemos uma história, Somos impactados. Então, a ao ouvir é aquilo que nós até estávamos falando sobre as teologias que não são que são teorias, né? OK? Nós entendemos, entendemos o ponto de vista do irmão A, entendemos o ponto de
vista do irmão B, só que aquilo não causou uma uma alteração na minha vida e não tem um sentido de transformação, apenas para conhecimento e pronto, algum dia pode ser que haja um absoluto naquilo e aquilo vai gerar uma transforma. Mas Quando trata-se de narrativa, quando nós olhamos as escrituras como lemos as escrituras como narrativa, o que que Deus está fazendo naquele povo, naquela pessoa específica, nós somos impactados. Por quê? Porque nós vamos ver quais são os princípios para serem aplicados na minha vida, >> entendeu? Isso é importante. Então, as narrativas fazem você ver >>
Deus. Isso aqui é, elas devem fazer, né? >> Não devem ver você ver Davi, >> eu sou >> Moisés, não. Ela devem fazer você ver Deus. Deus, como que o que que Deus está fazendo aqui, agindo aqui. Sabe por quê? Porque Simão, por exemplo, você não entende Mateus 24. Quando Jesus está falando sobre o fim dos tempos e ele usa inclusive a história de Noé. >> Uhum. >> Por quê? Porque nós focamos tanto lá na história de Noé sobre Noé, no personagem Noé e no porque e não consigo Compreender. Ele tá falando no Mateus 24,
uma estrutura capaz de suportar, assim como Moisés, assim como Noé foi preparado interiormente para viver as circunstâncias que ele estava vivendo, para depois quando ele pisasse em terra, ele continuasse em busca da suposta terra prometida. Então, a mesma coisa no fim dos tempos, não ser como no tempo de Noé, ele diz assim: "Muitos casavam, se davam casamento, ou seja, vida normal, pô, >> vontade >> normal, como nós estamos vivendo aqui, ninguém tava pensando que ia vir um dilúvio, ia, ia destruir tudo. Ninguém tava, o fim dos tempos vai ser assim, todo mundo vida normal. É
esse exemplo. Só que Noé tava fazendo o quê? Uma arca. >> Trabalhando. >> O que que é ar? Tu tem que Ah, então eu tenho que construir uma arca. Não, tem que construir uma estrutura capaz de suportar o que tá por vir. Perseguição, >> tudo. >> Crise contra a tua mentalidade, confronto contra a tua fé, preparar os teus filhos para isso. Noé fugiu? >> Em algum momento vocês vem Noé fugindo, >> enfrentou as áreas todas. >> Mas, mas aí em Pedro, em Pedro, né, acho que primeiro Pedro diz que vigiai e orai, né, porque o
diabo anda. >> Sim, mas isso também é uma forma de preparar. >> Tu tem que, como é que tu vigia e ora? Vigiar é tá é tá preparado >> justamente >> atento. Então tu tá preparando, é sempre interior, é sempre uma estrutura, não é fazer um bunker, não é, não é é sempre estrutura interior, porque o Mateus também diz que a gente não sabe a hora que ele vai vir, é como um ladrão. >> Sim, por isso é por isso que ele usa, não é? Ninguém sabia a hora do dilúvio, né? Mas pronto, só foi
um exemplo para Para nós entendermos que as histórias, as narrativas, é sobre Deus, irmãos. Sempre que vocês lerem as escrituras, vejam onde Deus está aqui. Onde Deus está aqui, né? Vocês vem, por exemplo, eh, é Rute, que não fala o nome de Deus na no livro de Rute. >> Aí você tem que ver onde Deus está aqui, onde Deus tá agindo aqui na libertação daquele povo, através daquela mulher que foi usada, né? Onde Deus está aqui. É isso. Por isso elas são tão poderosas as Narrativas, as histórias, por elas mostram consequências reais. Elas mostram o
que que acontece quando nós desobedecemos a vontade de Deus. Elas mostram decisões reais. O que que acontece quando você toma uma decisão segunda a vontade de Deus? Elas mostram Deus agindo de forma concreta. É muito nítido quando nós tomamos uma decisão segundo a vontade de Deus. Há testemunho, há fruto, há pessoas sendo transformadas no nosso meio. Porque Nunca uma decisão nossa afeta só a nós, afeta sempre o todo. Porque Deus trabalha no na sua grande narrativa e grande história. Por muito que nós sejamos abençoados, é aquilo que eu falei para vocês, né? Eh, Deus deu
o seu único filho, deu o seu filho de de tal maneira que todo aquele para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. O que que isso significa? Não é um olhar para mim, não é sobre o que ele tá fazendo em mim, é Sobre o que ele tá fazendo no todo. E por ele ter feito no todo, me inclui, é totalmente diferente. Então tudo isso vai sendo alterado no nossa nossa cosmovisão, nossa visão de mundo, visão sobre Deus. Então Deus não apenas falou, ele mostrou, ele deu ilustração clara. Olha, vive
assim ou olha, não vive assim. Deus fez. Exatamente. >> Então no no no Velho Testamento, os primeiros cinco capítulos, é é atroz algumas coisas que a gente vê lá >> já. É muito bem, já me perdi aqui. Então é isso, é o que nós temos falado, né? Um dos maiores erros é isso, é colocar o homem no centro. Infelizmente as escrituras dão margem para isso. Por isso nós vemos tanto as pregações egocêntricas hoje em dia, né? principalmente pregações coach. Hoje o o a a teologia da prosperidade foi substituída por essa confissão positiva ou ou pela
pelo coaching, né? Eh, que é Mais é mais soft, vamos dizer assim, é mais é mais sutil, mas no fundo pregou a mesma coisa. >> Mais gourmet. >> É mais gourmê. Exatamente. Mas é isso. Toda teologia, todo louvor, irmãos, louvores que colocam o homem no centro. Quantos e quantos? E eu sei, nós ouvimos muitos, eu sei porque aqueles momentos que nós estamos muito tristes, nós precisamos ver, ah, Deus vai te exaltar, Deus é, precisamos ouvir isso. Eu sei, Mas isso é perigosíssimo. Forma a nossa teologia, porque nós temos que pensar assim, nunca é uma coisa
pontual. Tudo que a gente absorve tá moldando a nossa mentalidade. Pode não afetar hoje, mas daqui uns anos vai afetar. Porque nunca começa de uma única coisa. Nunca é só sobre ouvir uma coisa errada. Ah, ouvir uma coisa errada não deu nada. Ah, não. É sobre um construção de mentalidade. Tudo que entra fica de alguma forma na nossa mente. E hoje em Dia, na era da informação que vem informação, hoje em dia ainda pior, entende? Então nós sempre temos que fazer esse filtro. OK. Tá exaltando quem aqui? Hum. Pitadinha do homem. >> É, né? Mas
acaba por É. Então, é aquilo que tu disseste no início, aquilo que nós contemplamos é aquilo que nós nos formamos, é aquilo que nós estamos a tornar. >> Sim. Se você quer olhar pros homens e mulheres das escrituras, olhem para isso aqui. Eles falham, eles pecam, eles são limitados como nós. Querem se comparar, comparem a isso, porque isso nós somos iguaizinhos a eles. Somos bons igual a eles nisso. Cheio de erro, cheio de falha, cheio de pecado. >> É claro. É, é claro que até falando na na música, não é? Aqui nós estávamos a falar
na centralidade do homem, não é? Na colocar homem no centro e em vez de Deus, não é? Tanto na música quanto na leitura da das escrituras. Mas é claro que nós não podemos também ir ao extremo de dizer assim: "Carlo, não vou deixar de ouvir uma música que falo da minha alma, do sofrimento da minha alma. Não, porque o próprio o próprio David também escreveu sobre isso. >> Salmos é tem muitas coisas. >> A minha alma tá angustiada, mas aí vê-se também a centralidade de Deus, não é? Porque onde é que ele vai buscar? à
Fonte de águas vivas, que é o próprio Deus, não é? Mas estou aqui angustiado, mas eu necessito da tua graça, necessito do teu amor, necessito da tua da tua provisão, não é? Então, não há problema nenhum. Agora, quando nós colocamos é o homem no centro, né? Aí é que >> Qual é a motivação que te leva aquela música? que acho que tem que ser, >> aliás, ele começa sempre a ser que já fugi dele e exatamente exatamente porque há momentos na nossa vida que a gente Vai pôr louvores que nem não é >> são muitos
louvores tem não, >> muitos muitos, muitos. >> É porque também tem muita música que nem presta atenção, né? >> É, nós só vamos ouvindo, ouvindo e tu canta e não presta atenção. Isso é igual, é igual tu não saber inglês e ouvir uma música em inglês falar: "Essa música é top por causa do ritmo". Mas o cara tá falando um monte de coisa lá. Ué. É, mas é isso. É igual. Às vezes nós Estamos ouvindo uma música, mas nem estamos dando conta >> no que tá dizendo. >> Então existem muitos, muitos meios que nós podemos
identificar contexto, irmãos. Hoje em dia tem livros, tem comentários bíblicos bons, tem eh introduções bíblicas boas que nos ajudam a entender o contexto da altura, o contexto da época. Isso é importante. Se a vossa igreja, se a nossa igreja ou a ou a vossa igreja, no caso, eh, for Fazer uma série expositiva, estudem antes. Eh, vejam qual é o contexto daquela cidade, eh, o que que tava acontecendo lá, qual era o problema daquela igreja, para que você chegue aqui, né, e entenda de fato ainda mais a a mensagem, o que que vai ser aplicado, né,
em cada contexto. depois descobrir quem escreveu para quem foi a tarefa que nós fizemos aí, né, nessa semana, para quem, quando, qual era o cenário, né? Por exemplo, um exemplo da igreja de Corinto, era uma cidade rica, comercial, cheia de templos pagãos. Então, sempre existe um contexto por trás daquilo ali. É importante a gente sempre aplicar isso, né? Quando é o contexto de cartas, o que que é importante? Nós lemos uma carta inteira, né? Isso é igual um filme. Tu não vai começar do fim o filme vai? Não faz sentido, né? carta é lê uma
uma sentada só depois, ok, leu, agora vai estudar agora, lê por partes, lê por capítulo, lê por Versículos, OK? Mas tu tem que entender todo o contexto da carta para entender o que que tava se passando ali, né? Porque o final pode inclusive explicar o começo. Tem gente, não, só leio o Novo Testamento, não entendeu nada da Bíblia ainda, então porque tu tem que entender toda a narrativa da história, né? É óbvio que existem contextos. Às vezes vão estar com novo convertido, OK? Começa a ler por Jesus e tal. Mas depois volta para Gênesis, precisa
entender a História, né? >> Não só porque Jesus e Paulo usam muitas passagens bíblicas. >> É, exatamente. Exatamente. Então é isso. Depois é um terceiro passo seria dividir em assuntos. A carta trata, as cartas geralmente tratam de vários. Só a carta de Corinto foram 11 problemas que Paulo resolveu lá lá dentro. O Paulo tava quebrado. Aquela igreja lá era só a graça. Então >> desce fogo. >> É. E aí quando nós estudamos por assuntos, nós conseguimos identificar na leitura da carta quando começa e quando termina um assunto. Ah, ok, agora vai, vai tá tratando de
família, OK, agora ele tá tratando de mulheres, OK? Agora então isso é importante também. >> O bom é que as Bíblias também já vem assim, >> já vem essa separação, né? É depois identificar os problemas, por exemplo, o Que que tava acontecendo aqui, né? Divisão, pecado, confusão, enfim, isso é mais uma vez a história do telefone, né? para nós conseguirmos identificar as soluções para isso e depois uma aplicação. OK? Agora, qual a resposta do Espírito Santo para essa igreja agora? OK, foi essa. Como isso se aplica no meu contexto, na minha história, na minha vida?
OK? Então, essa é a regra de ouro que nós vimos, né? Um problema real, solução real. Muito bem, vamos lá. Sim, se nós já vimos. Então, como funcionam as narrativas? Elas têm características, as histórias, né, elas têm características muito específicas. São compactas, por exemplo, elas elas resumem anos em poucos textos, né? Às vezes nós não damos conta disso, mas uma história para outra, meus irmãos, são muitos anos que passaram, né? Nós parece que foi, ah, Não aconteceu, amanhã já acontece essa história. Não, mas são muitos anos que acontece. Então, própria história, né? >> Sim. E
as narrativas elas fazem isso, elas trazem um um um texto mais compacto para nós conseguirmos ter uma compreensão mais mais detalhada de tudo de da forma com que Deus tá trabalhando, né? Elas são seletivas, elas mostram apenas o que é essencial. Mais um erro aqui, as pessoas tentarem achar as entrelinhas do que não tá escrito, né? Inclusive o próprio Deus fala: "O que é revelado é para vocês, o que é oculto não é para vocês. Mas tem gente que cisma em querer achar o que é oculto, né? Aí aí também entra aquilo que é os
os textos rabínicos, não é? Porque há muita, muitos documentos judaicos que supostamente complementam. >> Isso é importante porque, gente, toda toda a Bíblia toda a Bíblia ela foi escrita num contexto de o contexto oral, OK? Então, era tudo falado, era em Histórias faladas. Então as pessoas iam escrevendo, é, escrevendo o que então tem muita coisa que não estão nas escrituras, mas estão dentro da tradição oral do que os judeus vivenciaram. Por isso é que ia passando de pai para filho, pai para filho, pai para filho, eles iam escrevendo a partir daí. Então existem sim muitos
literaturas e livros que complementam as escrituras nesse nessa compreensão mais ampla, >> mas só em termos históricos, atenção, Não com inspiração, não é? Em termos históricos. >> Históri. Então, os detalhes eles são intencionais, nada está ali por acaso. Então, não adianta pular Levítico, não adianta pular Números, não adianta. Tudo que >> é tudo que tá na Bíblia é intencional. E quando tu estuda >> é >> vai pular. Exato. >> E às vezes quando quando nós nos Aplicamos em estudo mesmo sistemático e expositivo e etc., a gente vai ver que uma coisa vai se interligando com
a outra e uma coisa vai encaixando com a outra, vai fazendo todo sentido. Inclusive toda a genealogia tem todo tem sentidos, tem um contexto todo numérico ali das histórias. Enfim, todos os detalhes são intencionais. A dificuldade é que nós de fato não compreendamos por causa de uma leitura às vezes rasa, né? uma leitura que nós fazemos assim para Passar rápido. Eh, e acima de tudo, a Bíblia, assim é intencional até mesmo nas repetições. A Bíblia é um livro de repetições. As pregações devem ser constantes repetições. Sabe por quê? Porque nós ouvimos aqui, saímos ali já
não esquecemos. Teve um pastor chamado Mar eh Mark Lloyd Jones. Ele pregou durante 14 anos o livro de Romanos na igreja. Não sei o, >> não sei se só era ele e um membro, né? Porque provavelmente a igreja esvaziou, mas foram 14 anos, meus irmãos. >> Só as pessoas chegavam enquanto vocês não mudarem, eu não vou sair. Os os os pessoal chegava, pastor, mas de novo, Romanos, de novo Romanos. E tu continua errando da mesma coisa. Então vou continuar versículos. Exatamente. >> Porque é isso, irmãos. Nós temos ação Temções também, né? >> Sim. A repetição.
Sim. >> Olha a repetição da >> até que ela se torne, né, vida dentro de nós. O Moisés repete a lei duas vezes. >> E Gênesis isso >> repete duas vezes as mesmas coisas para evidenciar. >> Sim. >> Sim. >> Exatamente. Então tudo é muito intencional, né? de de de Moisés em Levítico e Dumas e ele já morreu ali atrás. >> Tá morrendo várias vezes ressuscitando. >> Ele morreu. Ele morreu. Morreu espiritualmente. Fto deste povo. >> Coitado do homem. E ele não me viu c e tal anos. Meu pai 300 tinha que ver cada um.
OK, >> deixa eu só ver onde que eu tô aqui. É, era isso. Era, elas nasceram, eu Tinha falado, elas, a, toda a Bíblia, ela nasceu da tradição oral, inclusive. Então, toda a grande parte histórica foi sempre passada. Eh, e nós estamos falando aí de 20, 30, 40, 50, 60 anos, né? Hã, os detalhes são intencionais. Eh, e até tem uma ilustração interessante que é como assim uma uma câmera que seleciona o foco. OK? Então, a Bíblia ela às vezes não conta detalhes, porque o objetivo de Deus é tu prestar atenção mesmo no naquele naquele
Detalhes que eu digo na história, porque o objetivo de Deus é tu prestar atenção naquele foco ali, naquele princípio, ok? Então, é como uma câmera que tá focando a pessoa, apesar de ter muitas, muitos pontos, muitos detalhes em volta. OK. H, >> então é um propósito já. >> É um propósito, sim. Propósito daquilo que Deus tá escrevendo. Depois as repetições, né? Então são ferramentas mais muito importantes. Quando o autor repete palavras, temas ou ideias, ele tá Sinalizando o eixo central da narrativa. Então a vida, a nossa vida cristã e e até a ideia central da
vida, eh, do culto, inclusive, é essa ideia, repetir constantemente para que até isso se até que isso se torne dentro de nós, né? Há uma uma diferença de nós ouvirmos a palavra e é uma diferença da palavra entrar de fato dentro de nós e nós começarmos a aplicá-la na nossa vida, né? Porque isso não acontece de dia paraa noite. Então é importante às vezes Por exemplo, nós podemos estar agora falando de Pedro, vamos falar de Pedro esse ano e ter que voltar para Pedro o ano que vem, no outro ano, entende? Por quê? Porque é
isso a palavra e ela vai sempre se renovando dentro de nós, né? E repetição na na Bíblia não é um erro, né? quando quando nós olhamos. Mas é uma intenção. O autor ele começa a usar a mesma palavra com frequência por ele quer mostrar algo que geralmente é como se fosse uma luz piscando. Sabe quando Nós estamos um farol assim, tá piscando pro É basicamente isso. Quando tá repetindo muitas vezes é porque atenção, isso aqui é importante e você precisa prestar atenção aqui. Direção, né? >> Exatamente. Uma direção. >> OK. Então aqui entramos para caminharmos
pro nosso fim do estudo, que é os erros de interpretação das narrativas. Um dos dos erros que existem dentro de uma interpretação Das histórias é a alegorização, que acontece quando, basicamente é criar significados que o texto não apresenta, que eu falei agora para você das pedrinhas, né? Ó, por acaso tá ali. Cinco pedras representa. Ou seja, nós usamos, transformamos elementos da narrativa em símbolos ou até em nova doutrina, >> que a Bíblia, inclusive não expõe. Tu não achas que isso seja >> também motivado por causa, vamos dizer assim, da repetição do do pregador pensar assim,
cara, para mim tantas vezes, então preciso de arranjar algo aqui que é novo para preciso inovar, não é? Às vezes acho que é essa essa dependência da do >> Mas aí tu vai ver que é sempre um erro atrás do outro, né? é o erro dele não entender hermenêutica exegese, é o erro dele não entender todos esses contextos e aí a partir daí ele parte para pra Alegoria, né? >> Então se o leitor original não teve um entendimento, então não é o entendimento de hoje. Nós não podemos entender uma coisa no texto que o leitor
original não entendeu. Imagina, não, o Paulo não entendeu isso. Olha só a revelação que eu tive aqui. É loucura isso, gente. Então, qual é o problema? O texto não foi escrito com esse código de conduta, ok? Isso cria interpretações erradas, isso cria doutrinas erradas e inclusive Isso cria novas igrejas. Uhum. >> Porque pessoa sai dali para abrir outra igreja com a nova interpretação que ele tem. Então a gente vê de tudo, né? Ah, até teve o É, tá? ele traz esse exemplo que é é é o das cinco pedrinhas. Mas é importante nós pensarmos isso
também no contexto de igreja, porque quando eh nós temos temos temos sempre que ter como base o que é fundamental nas escrituras, OK? Então, quando Igrejas são abertas num contexto de não tem nessa cidade uma igreja ou essas pessoas precisam ser pastoreadas ou o evangelho não foi alcançado aqui, OK? É um contexto de progressão do que é o ID, ido e vão pregar em todas aquelas regiões do mundo. Agora, quando é um contexto de divisão e rebelião, e divisão aqui eu digo, não é uma divisão eh eh saudável, o que que seria uma divisão saudável?
A igreja preghereesia, aquele grupo de pessoas sai e de fato Monta uma igreja ou abre uma igreja saudável por causa da compreensão correta das escrituras. OK? Isso. OK. Agora, uma divisão é rebeldia, porque tá tá recebendo supostamente algo novo e tira, inclusive leva um grupo de pessoas para aquilo. Eh, é o mal por causa da da alegoria. Então, o que que é importante? Quanto mais nós compreendermos todas essas regras, meus irmãos, isso aqui eu gostaria de ressaltar para vocês que isso não é só pro nosso nível de Conhecimento, isso é para nível de instrução. Vocês
vão se deparar com o contexto anormal é esse aqui, ou melhor, o contexto normal é isso aqui. O anormal é não ter esse essa compreensão. Então vocês vão se deparar com inúmeras pessoas e dia após dia entram pessoas que vêm desse tipo de contexto, má interpretação, abusadas pela má doutrina, pela má compreensão de escrituras, pelo por líderes fraudulentos. Vocês vão se pegar e Deparar. Nosso papel com esse conhecimento é isso, meu irmão. Você já leu as escrituras? Primeiro. Segundo, você interpreta corretamente as escrituras. Você entende o que que Deus falou no passado, o que que
Deus falou no Novo Testamento e o que que como isso se aplica a nós? Tudo isso é importante nós conseguirmos passar para as pessoas. Vocês dificilmente agora vão cair no erro de um de um charlatão, né, meus irmãos? você já sabe. Se não tiver no Texto, é alguém falando abobrinha para vocês. Mas acima de tudo, como nós somos chamados para o mandato cultural, que relembro cultivar e guardar a criação, que engloba a humanidade, o que que é cultivar e guardar? O que que é o cultivo? Você estáando >> semeando, >> né? Você está cuidando, você
está investindo, você está instruindo, ajudando. E guardar é proteger, é Continuar convicto no que as escrituras dizem e proteger as pessoas também de uma mentalidade corrupta. Fala, meu irmão. É isso que sempre fala, mesmo quando eu vou em outras igrejas e eh eu falo sempre: "Meu irmão, eh a Bíblia é a fonte, não acredita nem no que eu tô dizendo." Para ele já ter noção, se eu não posso acreditar nele que tá pregando, eu não posso também acreditar nem no meu pastor e nem em outros líderes. >> É complicado. >> É, mas é novamente. >>
Sim. A Bíblia é a fonte de tudo, porque é ela que vai mostrar se tem uma pessoa nos enganando ou se não tem. Ok? Então a base é sempre isso, para não corrermos riscos de a alegoria tá no topo um, porque isso acontece, >> isso aí é a nível mundial, né? Uma relatividade. >> É, depois vem isso, vem a descontextualização, Ler fora do contexto, não é? Por quê? Começa de uma alegoria. Não, Deus tá me revelando. Já li muitas vezes isso, mas agora preciso de algo novo. Então, Deus tá me revelando isso aqui nas entrelinhas.
Aí tu já tirou do contexto. Quando tu fez alegoria, tu já tirou do contexto. Já não, já não tem nada a ver com aquela história. Já não tem nada a ver com aqueles personagens. Já não tem. Tu pode até usar não, mas Abraão, não sei o quê. Uma coisa agora aqui que eu sou casado como como vi aqui um um padre era um podcast qualquer. Pronto, agora já não me recordo bem, mas eu só fiquei com ensinamento com com o ele dizia que José foi traído por por Deus. Deus fez um filho da em Maria.
Então José, >> eu vi eu vi esse eu vi esse. Fog >> é o padre que faz com o César Alcal. Isso era era >> não, mas isso é uma é teologia católica que Deus Deus dizia Deus >> Deus Deus pai é é pai de Maria >> Deus filho é filho de de Maria Espírito Santo é o marido de Maria >> tem coisa que ultrapassa a heresia né gente isso aí é isso aí isso aí é meia coragem dizer uma coisa e atenção, não é só isso, é que Maria é virgem os filhos os os
filhos de Maria, o que ele defendia que são primos irmãos de Jesus. >> Desde logo se Deus é divino, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Ponto. >> Mas é isso, é as interpretações de >> olha só, um terceiro, moralização, que é basicamente transforma tudo em lição de comportamento. Então nem toda a história é um exemplo a seguir. Mais uma vez ressalta os pecados das pessoas que cometeram, né? não é o exemplo a se seguir. Às vezes Deus só está mostrando aquela história. Por exemplo, o próprio Abraão, que tem uma revelação da
parte de Deus, e logo a seguir fala pro fala pro pro reio, foi pro reio, pro faraó Que a que Sara era irmã dele. E aí? É e leva >> não é totalmente mentira. >> É, não era totalmente mentira, >> mas a a intenção dele é a intenção dele >> depois ele revela a intenção dele. Inclusive, ele ele mentiu para não morrer. >> Ele ocultou a verdade. Ele ocultou. >> É meio a verdade. É meio é mentira. Exato. Aprendeu à frente. E lá está. Se nós aplicarmos com a gente pensar com a Minha >> Exato.
>> Não é confusão. >> Então nem toda a narrativa vai ser faça isso ou faça aquilo, meus irmãos. Isso é um erro que nós também ao longo da vida vai vamos cometendo também de fazer de forma literal o que tá ali como uma aplicação de uma lei, né? Eh, isso é importante. E depois a apropriação indevida, aplicar tudo diretamente a Nossa vida, né? Se aconteceu com ele, vai acontecer também comigo. Mas nós só aplicamos o que é bom, né? O que é ruim a gente não aplica. >> É. Pois é. Então isso é importante. OK.
H, então esse tão tão escrevendo. Então esses erros aqui vão sempre produzir uma fé infantil, uma fé infantilizada, uma fé que não consegue nem se proteger, nos proteger, né? E nós vamos ser facilmente manipulados. Eh, esse é o contexto que nós vemos, infelizmente, ao longo de toda aí a história, né? >> Tem uma ilustração que é copiar experiência leia, né? Quando, por exemplo, nós vamos ver alguém vencendo uma luta específica e vamos assumir que quando nós passarmos pela luta vai ser a mesma coisa. Não, eu vou vou aplicar que tudo que ele fez é tudo
que ele fez vai acontecer isso também comigo. Não é, meu irmão. Cada história é uma história. Talvez o princípio de transformação no final vai ser o mesmo, mas o processo aprendizado. >> É exato. É totalmente diferente. Da sorte. >> É igual, olha quando fala assim, ó. Daniel na cova dos leões. Não, os leões da minha vida vão ser todos, os leões da minha empresa vão ser todos. >> Que loucura, cara. Não, então nós não podemos fazer esse tipo de de leitura. >> É quase é quase é quase que não ouvi uma Vez, né, que é
Deus fala comigo como tu falaste com Abraão. Só que a pessoa esquece que que Deus falou com Abraão hoje e só 20 anos depois é que falou com Abraão, não é? Então o problema pode demorar tempo. >> Se Deus, se Deus livrou os >> Se Deus se Deus livrou o Sadrc, Mesak e Abid Negra, ele vai me livrar. Fica aí. >> Cadê o meu se queimando tudo lá? >> Vou manterar. >> Ok. Então existem esses elementos da narrativa para interpretar corretamente. Vamos lá. Observe sempre o narrador, >> Deus onisciente e conta sem explicar tudo. >>
Ele é a base de tudo. Esse é o elemento fundamental, OK? Ele sabe tudo, mas escolhe o que revelar. Isso é importante nós pensarmos. Ele não interpreta moralmente os fatos, mas ele conduz o leitor a enxergar o propósito maior da história. Isso é importante. As cenas, OK? As partes da história elas devem ser sempre entendidas no todo, OK? As narrativas elas são sempre organizadas em cenas com início, desenvolvimento e conclusão. E cada cena vai contribuir pro enredo maior. Isso é importante. Ou seja, o plano macro de Deus, né? Nunca deve ser uma interpretação isolada. A
pergunta então que devemos fazer ao estudar narrativa é como essa cena se encaixa no todo e a partir daí como se aplica na minha vida. OK? Rápidésemos isto aqui já. Tá aí, por acaso, já tá liberado no CL, meu irmão. Inicial, >> olha, inclusive tem dois eh eu deixei lá para vocês dois conteúdos complementares para vocês irem lendo, que são, é, como estudar a Bíblia, OK? Eh, tem lá duas coisas, dois textos para vocês aplicarem lá. Outro, personagens, eles são centrais nas narrativas, né? Ao Mesmo tempo, complexos, histórias complexas, histórias humanas. Ah, não são perfeitas
nem completamente ruins, OK? Ah, mas revelam aspectos de Deus e revelam aspectos do ser humano através dos personagens, né? Nós vemos vários exemplos. O rei Davi, por exemplo, nós já demos exemplo aqui, era um homem segundo o coração de Deus, mas ao mesmo tempo foi um adúltero, um assassino, né? >> Exatamente. >> Falou que uma vontade agora foi adulto, foi assassino. >> É, mas é, então é isso, é importante nós percebermos que também tem isso dentro dos elementos da narrativa. Depois tem os diálogos, né? revelam tanto as intenções boas ou ruins dos personagens, como as
emoções, o que eles estão sentindo, né? O que que eles estão vivendo naquela, muitas vezes o que é mais importante na narrativa está na fala e não na na descrição da história. Isso é importante nós também identificarmos. Depois tem o enredo, né? Mostra o plano de Deus acontecendo, a estrutura geral do que é a história. H. E é o que Deus tá revelando. Então, as narrativas basicamente existem para mostrar Deus em ação dentro da história humana e nunca ao contrário. Elas não são apenas relatos antigos, mas são revelações vivas pros nossos dias. OK? Esse é
o grande objetivo das narrativas. E quando quando elas são lidas corretamente, elas nos tiram do centro e colocam Deus no centro. Elas tiram os protagonistas, personagens do centro e colocam Deus como protagonista, como narrador, como o alvo principal da história. Aí sim nós conseguimos viver aqui na Terra de forma coerente com o evangelho de Deus, só quando Deus é o centro de toda a história. >> Amém, irmãos. Isso é muito importante, Porque mesmo no sofrimento nós vamos poder dizer assim: "Senhor, eu percebo o que que o senhor está fazendo na história". Ainda não percebo o
que tá fazendo na minha vida, mas na história eu percebo. Então eu confio. Confio, eu confio. Então essa é a pergunta para nós. Final. Você está lendo narrativas bíblicas apenas como histórias ou está aprendendo a enxergar Deus agindo nelas? Essa pergunta final. Isso aqui já falando. Amém, meus irmãos. >> Amém. >> Amém. >> Amém. >> Ah. Amém, >> pessoal de casa aí. Amém. >> Hoje foi a aula mais fácil hoje. >> Foi >> mais fácil, >> mais fácil de compreender. >> Maravilha. >> S alegre o pessoal do >> Muito bem. som. >> Olha só, então,
hoje nós encerramos essa parte, vimos tudo que era, foi intencional nessas quatro aulas e mostrar para vocês tudo o que é o que toca, é claro, de forma ainda muito superficial, né? Dentro da hermenêutica exeges tem muita coisa. Vocês têm que entrar numa faculdade, não é aqui. Eh, mas fui intencional no sentido de mostrar a base para que, primeiramente, vocês nunca Mais sejam enganados, espero eu, para que vocês analisem nas escrituras cada mensagem, cada pregação, ajudem as vossas igrejas locais a crescer em maturidade, compreensão das escrituras, OK? e ajuda principalmente na a cada irmão a
preparar essa estrutura capaz de suportar os dias que vão vir. Porque se nós tivermos uma compreensão correta de quem Deus é, meus irmãos, nós vamos conseguir passar por qualquer coisa. Só quando nós temos uma Expectativa errada sobre Deus, é que nós nos frustramos com ele, porque ele é especialista nisso, em frustrar expectativas. H, e agora nós vamos passar, >> não que eu queira, >> não que ele queira, mas por causa não, ele é Sim, mas por causa da nossa incompreensão. Exatamente. Se nós compreendermos corretamente ele, nunca vamos nos frustrar. >> Ele nos dá tudo que
é preciso para não Nos frustrarmos, mas nós queremos. É um exemplo. >> Sim. E agora nós vamos entrar a partir das próximas aulas na homilética. Não é omelete, é omilética. Quem não pensou? Quem não pensou na omelete aqui agora? >> OK. Nós vamos começar basicamente a aprender a pregar. Vamos montar pregações. Vamos ter aqui uma aula só de vocês pregando, OK? Não é como eu uma Hora e tal, não. Pregações rápidas, >> mas vamos aprender como é que se monta a introdução, como é que se monta o contexto, como é que se aplica. Eh, vamos
ver regras de oratória, vamos ver muitas coisas. Vamos começar, é claro, da teoria, né? Nós vamos eh trabalhar contexto prático. Isso não quer dizer que vocês vão se tornar pregadores. Isso vai às vezes ajudar até no contexto de vida de vocês, de como falar de Deus e da história de Deus para as pessoas no Contexto que vocês estão. Então, eh, vai ser uma ferramenta útil, OK? Eh, então nós vamos trabalhar todos esses aspectos, vamos ver os diferentes tipos de pregações, pregações temáticas, expositivas, eh, por exemplo, dentro do contexto de pregações temáticas, não quer dizer que
você tem que tirar um contexto, um texto fora de contexto para fazer uma pregação temática. Você pode escolher um tema e ainda assim usar uma pregação expositiva para esse tema. Exatamente. Então, eh, nós vamos ver tudo isso a partir das próximas aulas, OK? Vamos trabalhar no livro que eu não trouxe, eh, pregação e pregadores. Eh, e vamos trabalhar outro outro livro, homilética e hermenêutica, que também eh depois eu mostro para vocês, tá bom? Paraa próxima aula, só temos a atividade do quiz e do livro. Próximo capítulo, capítulo quatro, tá bem? Quem não fez ainda a
o trabalho, vou dar mais uma oportunidade, faça trabalho. Se Tiver muita dificuldade com os dois capítulos, faça de um capítulo, tá bem? Mas é importante que faça, porque assim eu também consigo perceber se vocês estão entendendo isso, né? >> É muito, >> eu vou conseguir perceber se vocês estão entendendo realmente texto, contexto, né? Mas estiveram muito bem. Os os de vocês estiveram muito bem. Alguns foram numa linguagem popular safadinhos, né? Fizeram um resumo do Resumo, mas o objetivo ali era principalmente trazer o contexto. Tem uns que fizeram excelente, trouxeram todo o contexto da cidade, o
que que estava acontecendo. Ah, principalmente Efésios capítulo 1, o que que estava acontecendo? Por que que Paulo trouxe essa mensagem? Porque que ele estava falando sobre aquilo. Perfeito. OK. Quem quiser complementar, perfeito. Porque o objetivo é esse. Eu quero Perceber, não é ver o quem escreve mais. Eu quero perceber se vocês estão entendendo o que é um contexto, né? O que que ele tá falando, quem é o autor e etc. Como que se aplica aquilo para pros nossos dias, OK? Mas num geral tá muito bom. M.