fala pessoal tudo bem com vocês meu nome é Tamires eu sou médica e este é mais um episódio da série do sflix sobre como turbinar o seu currículo no vídeo de hoje a gente vai falar sobre centro acadêmico E aí vale a pena participar E como é que você faz para colocar isso no seu currículo Vamos bater um papo pode rodar a vinheta Então pessoal alinhando aqui as nossas expectativas no vídeo de hoje a gente vai falar sobre o que é um centro acadêmico como é que você faz para fazer parte de um Quais são
as vant e as desvantagens dessa participação e como colocar isso no seu currículo para começar um centro acadêmico ele é a representação estudantil diante de todas as outras instâncias da universidade é uma organização civil sem fins lucrativos segundo a lei Pois é que está prevista desde 1985 então para começar já abandone aí da sua cabeça aquela ideia de que centro acadêmico é um lugar de oba oba onde só tem pessoas que querem fazer mera política partidária dentro da Universidade porque tá longe de ser apenas isso beleza bom o centro acadêmico é representação estudantil o que
que isso significa que ele vai ter representantes nas instâncias como congregação em cada departamento dentro da universidade e também no diretório Central dos Estudantes E aí já fica uma coisa legal para você lembrar o diretório acadêmico existe um para cada unidade de ensino da Universidade ou seja cada faculdade tem o seu centro acadêmico então você que faz medicina em algum lugar do Brasil a sua faculdade ela tem um centro acadêmico mas existe um diretório Central dos Estudantes que representa os estudantes não apenas daquela unidade de ensino mas de toda a universidade Isso é que é
um diretório acadêmico Mas afinal de contas quais são as vantagens e as desvantagens de fazer parte de um vamos começar pela parte boa vantagem número um Network uma vez no centro acadêmico você vai conviver e ter relacionamento com colegas de outras de outros semestres da faculdade que você poderia não conhecer de outras formas Além disso você pode ter acesso direto ao diretor da faculdade ao vice-diretor o chefe do colegiado os chefes de cada um dos departamentos que você não teria Muito provavelmente outras oportunidades você pode por exemplo através desse Network convidar um deles para ser
o seu orientador de TCC é uma coisa que você vai fazer em algum momento e o que vai te ajudar é o seu Network vantagem número dois agora é falando da produção lembrem-se que o diretório acadêmico é uma entidade reconhecida pelas diversas instâncias da Universidade então o diretório pode aprovar projetos de pesquisa de extensão quer ver um exemplo quando eu participei do diretório Acadêmico da minha universidade chamava-se eh da mé caroe foi a minha gestão lá em 2017 a gente aprovou um projeto de extensão diante da proesa pró-reitoria de extensão para revitalizar a biblioteca da
primeira faculdade de medicina do Brasil que era nossa e centenas de livros foram revitalizados reorganizados estão disponíveis para consulta graças a esse projeto e quer saber mais uma coisa bem bacana é que um estudante que fez parte ele foi durante todo o período de um ano bolsista desse projeto então ele ele levou paraa casa aí a vantagem de colocar no seu currículo a participação no diretório acadêmico E também o fato dele ter sido bolsista proest durante o ano bem legal né vantagem número três e aqui eu estou falando a respeito de conhecimento É isso mesmo
fazendo parte do diretório acadêmico você vai entender burocracias da faculdade que você não fazendo parte dificilmente conheceria você sabe quais são os papéis da congregação o que que pode ser decidido e o que que não pode dentro das reuniões de departamento de cada disciplina o que aqui é o Com suni todas essas informações você vai ter acesso vai entender como funciona e vai saber como é que os estudantes podem interferir nessas instâncias Essa é a vantagem número três e agora a vantagem número quatro é visibilidade É isso mesmo uma vez fazendo parte do diretor acadêmico
que está ali como uma comissão que foi Eleita pelos outros estudantes você provavelmente vai se tornar mais conhecido na Universidade do que se você não fizesse parte beleza mas e que vantagens Você pode tirar disso ora muitas os seus colegas vão te ver falando muito mais vezes do que eles tiveram se você não fosse representante Eu por exemplo que fui parte do meu diretório Acadêmico da Universidade apenas um ano lá em 2017 conversei e representei a minha turma em diversas instituições por conta dessa participação e acabei sendo escolhida para ser oradora da turma na minha
formatura se isso é uma coisa que te interessa fica ligado porque visibilidade é uma coisa que você também pode conseguir através da participação no centro acadêmico mas Nem tudo são flores não é mesmo então vamos falar agora das desvantagens dessa participação a a primeira desvantagem é briga é isso mesmo gente é uma comissão Eleita Então pode ter outras chapas na universidade e algumas pessoas tendem a levar isso para o lado pessoal ou a misturar isso com questões políticas que eles estão envolvidos fora da Universidade então Aí cabe a você decidir com o que que vale
a pena gastar o seu precioso tempo desvantagem número dois os seus coleguinhas podem começar a achar que você por fazer parte do diretório acadêmico por entender as burocracias da faculdade pode ajudar a resolver todos os problemas da vida dele inclusive quando eles são reprovados em disciplinas mas aí cabe a você cabeça fria para responder direitinho a essas demandas agora que você já sabe o que é um centro acadêmico Quais são as vantagens e as desvantagens de fazer parte de um vamos falar sobre como colocar isso no seu currículo beleza primeira pergunta comum é vale a
pena colocar essa informação no meu currículo galera vale Vale muito inclusive quase todos os editais do Brasil que consideram currículo na segunda fase pontuam participação de diretório Acadêmico lembrem é uma coisa legal Tá previsto em lei é reconhecido por todas as instâncias da Universidade Então vale em quase todos os lugares inclusive eu tenho amigos que foram aprovados em instituições importantes no Brasil USP Unifesp e que tiveram esse ponto de participação do diretor acadêmico pontuado ali na sua segunda fase Beleza então vale a pena colocar no seu currículo mas como é que eu faço isso a
sua gestão vai construir uma Um certificado de participação que você vai poder usar e colocar no seu currículo se você além de participar da gestão teve um cargo foi representante em algum departamento foi representante no na Congregação você vai ter inclusive vários certificados Eu por exemplo durante o meu período no no diretório acadêmico fui vice-coordenadora da gestão fui representante departamental em três departamentos diferentes e representante estudantil da Congregação E aí você acha que vale a pena colocar tudo isso no seu currículo se você tem pouco conteúdo no seu currículo e Acho que qualquer coisinha que
você colocar ali vai agregar valor tudo bem mas se lembrem-se as coisas são muito parecidas e acrescenta um pouco em termos de experiências diferentes você não vai pontuar duas vezes nenhum concurso porque fez representação em um departamento de Patologia e no departamento de cirurgia também então não precisa encher Essa linguiça não precisa ter um currículo Grosso cheio de informação Mas com pouca coisa que se aproveite de verdade Então Eu por exemplo tenho vários certificados de diretor acadêmico Mas coloquei no meu currículo apenas a vio coordenação e a participação como representante estudantil na Congregação porque são
duas coisas diferentes mas na maioria dos editais isso ia pontuar apenas uma vez Beleza e como colocar isso no seu currículo basicamente com as mesmas informações que já estão no seu certificado a participação em centro acadêmico foi em que período Qual era o nome do centro acadêmico Qual é o seu cargo e claro deixar o seu certificado sempre guardado em mãos caso você precise comprovar eu espero que esse conteúdo tenha sido útil para você e se foi Deixa o seu joinha compartilhe com seus amigos e se inscreva no nosso canal até a próxima h