Você quer começar no YouTube, tá cheio de dúvida, você já aprendeu as coisas que tem que fazer, mas não sabe qual deve ser o primeiro passo. É muita informação, cada pessoa fala uma coisa diferente. Então, nesse vídeo daqui, eu quero falar para você como você vai descobrir o que realmente importa.
Porque existe uma forma de você fazer isso. Eu não estou postando no YouTube há 10 anos à toa. Para conseguir fazer isso, eu precisei de estratégia.
E eu vou passar um pouco dessa estratégia aqui para você nesse vídeo agora. Opa, aqui é o Joba e o tempo todo eu sou bombardeado com dúvidas também. Tenho que fazer o suporte dos alunos e na vida pessoal ainda tenho que lidar com os meus amigos que também estão sempre começando algo novo.
E o tempo todo as pessoas vêm me pedir conselho porque fala assim: "Pô, cara, você já construiu uma coisa bacana. Eu admiro bastante o que você construiu. Me ajuda nisso, me ajuda nisso daqui, me ajuda naquilo".
E só de ouvir a forma como a pessoa fala, as dúvidas que as pessoas têm, eu já consigo saber se aquela pessoa vai dar certo ou não. E aí, só para você ter uma noção, por que que eu não faço consultoria individual? Por muita gente chega para mim e fala assim: "Cara, eu tô, eu te pago X para você me ensinar a fazer YouTube, quanto que custa para fazer uma ligação com você por uma hora para eu tirar essas dúvidas em relação a crescer no YouTube?
Por que que eu não aceito fazer isso? Porque a pessoa que pergunta isso, esse aí claramente é um dos sinais de que a pessoa não vai dar certo no YouTube. Ah, mas como é que você sabe disso?
Porque eu tô fazendo isso há 10 anos. E ensinando o YouTube há menos tempo do que 10 anos, tudo bem. ensinando o YouTube a uma boa quantidade de tempo.
E eu sei que quando a pessoa não consegue nem dar o primeiro passo sozinha, quando ela não consegue ir atrás e estudar, quando ela quer uma consultoria para começar um canal que vai falar sobre um assunto que ela nem estudou ainda, quando é dessa forma, eu sei que a pessoa não vai dar certo no YouTube. Ah, Joba, mas você pode ajudar essa pessoa? Beleza, eu posso ajudar e eu também posso ganhar dinheiro, sendo que já tem um tempo, mais de ano que eu falo aqui no canal.
É, recentemente eu nem falei isso daqui para ser bem sincero. É, tem um tempo que eu parei de vender os meus cursos com o objetivo de ganhar dinheiro. Nossa, como você é bonzinho.
Não, eu ainda quero ganhar dinheiro. Eu sempre quis ganhar dinheiro e eu sempre entendi que para que eu ganhasse dinheiro, eu precisaria gerar valor pras pessoas. E uma forma de gerar valor era entregando o melhor conteúdo possível de graça.
E basicamente era isso que eu focava. Eu vou entregar o melhor conteúdo possível de graça e vou vender meu curso, a pessoa vai comprar. Vou entregar o melhor conteúdo de graça, vou vender meu curso, a pessoa vai comprar.
absolutamente nada de errado com isso, super tranquilo. Sendo que depois de fazer isso por tantos anos, você começa a querer um uma motivação a mais, um ikigai, uma razão, um propósito diferente. E em vez de querer ajudar as pessoas a crescer no YouTube, em vez de querer dar dicas sobre como crescer no YouTube, eu mudei para minha missão é ajudar outras pessoas a mudar de vida com o YouTube igual eu mudei.
Na verdade, essa minha missão surgiu primeiro depois que veio a mudança. Por qu se a minha missão é ajudar outra pessoa a mudar de vida com o YouTube, então o meu foco tá no resultado. Eu quero que a pessoa tenha resultado.
E se eu fizer consultoria e ajudar uma pessoa que quer começar no YouTube, eu vou conseguir ajudar essa pessoa. Ela vai aprender sobre YouTube, mas ela vai ter resultado? Não, ela não vai ter resultado.
Por quê? Para você dar certo no YouTube, você precisa de alguns requisitos. Eu já mostrei aqui no canal aqui no Guia Supremo do YouTube, que é o meu curso, logo no comecinho aqui, ó, logo no na no primeiro módulo, tem aqui sete requisitos obrigatórios para ter um canal.
Por que que essa daqui é logo a segunda aula do curso? Porque é simples, cara. Para que que eu vou querer que alguém compre o meu curso?
Para que que eu vou querer que alguém consuma o meu curso se eu sei que a pessoa não vai ter resultado? Então, logo após a primeira aula, onde ela vê aqui como é que funciona o curso, tudo que tem aqui dentro, eu já começo logo. Esses são sete requisitos.
Se você não tem isso daqui ou se você não quer desenvolver isso daqui, e eu ensino como você desenvolve isso daqui, obviamente, ao longo do curso, peça o reembolso e tá tudo bem, porque tem 7 dias de garantia para você pedir reembolso e aí depois se a pessoa continuar, ela vai assistindo aqui o curso, assistindo e aplicando, que é a metodologia que eu uso aqui dentro do meu curso. Sendo que se eu estou preocupado com que as pessoas tenham resultado, por que que eu vou fazer alguma coisa dentro do meu negócio? negócio é ensinar YouTube que não vai culminar em uma pessoa tendo resultado.
Por que que eu tô falando tudo isso daqui? Porque o seu objetivo, a missão do seu canal, a primeira coisa que você precisa focar no seu canal, que é essa missão, tem que est extremamente clara. Então eu vou colocar aqui um X, como se fosse um mapa do tesouro de um pirata.
E quando você vai começar no YouTube, você tá deste outro lado daqui. Vou fazer você, ó. Olha só que bonitinho.
E você tá com uma bússola na mão. Ela aponta pro norte, pro sul, pro leste e pro oeste. Olha que bússola linda, cara.
Tô desenhando cada vez melhor. E basicamente quando você tá começando, vão surgir várias coisas, várias propostas, atividades, opções para você seguir. Então você vai ter a opção um, que aí vão falar que é para você fazer X YZ, depois vão falar que é para você ter um canal que você não aparece, depois que é para você focar em SEO, depois que é para você criar primeiro o logo, depois que você precisa comprar uma câmera excepcional.
E aí depois que você vê todo tipo de conteúdo no YouTube, tudo, gente te falando que é para fazer 1 milhão de coisas, vai vi um doidinho com a barba esquisita, um cabelo grande, um sotaque nordestino. E ele vai falar para você o seguinte: "No fim do dia o que importa é criar bons conteúdos". No fim do dia, o que importa é criar bons conteúdos.
Então, só um exemplo aqui, tá? Você tá começando no YouTube, aí você não sabe sobre edição e você acha que você precisa aprender 1 milhão de coisas sobre edição, depois que você precisa gastar um tempão lá para fazer o logo pro seu pro seu canal, por exemplo. E aí uma coisa que me tira do sério, gente que não sabe ai qual nome eu vou dar pro meu canal, beleza?
É muito importante. Não à toa, tem aula nesse módulo aqui, ó, chamado ajustes essenciais, tem uma aula de como escolher o nome certo pro seu canal. Não tô dizendo que não é algo importante, mas tem gente que passa semanas pensando nisso daqui.
Isso aqui é uma coisa que você resolve em um ou dois dias no máximo. E enquanto você resolve isso, você não para de fazer todo o resto que você precisa fazer. Isso aqui é uma coisa que em 30 minutos, ainda mais hoje em dia, com o uso de IA, você consegue já ter uma noção de qual caminho você vai seguir, quais são as suas opções, como não fazer uma coisa errada, como, por exemplo, ficar colocando números estranhos no nome do seu canal, palavras difíceis de pronunciar.
Tem uma galera aí que escolhe uns nomes pros pros canais que eu realmente não consigo entender. E aí vamos falar que é para você fazer canal dark, que é para você focar em SEO e eu lá no final vou falar que é para você que no fim do dia o que importa é você fazer bons conteúdos. Vou falar isso daqui para você.
E no meio desse monte de coisa, no meio de tudo que você precisa fazer, você vai ficar na dúvida: "Ai, o que é que eu vou fazer? Ai, é muita coisa. Ai, eu tô perdido.
O que é que você precisa fazer com tudo isso daqui? Veja bem, eu vou escrever aqui com base no exemplo do meu canal, tá? O que é que eu quero fazer no meu canal?
Aqui desse lado tá a missão do meu canal. Minha missão é ajudar outras pessoas a mudar de vida com YouTube, igual eu mudei. O que eu preciso fazer para alcançar a minha missão?
Eu preciso que as pessoas tenham o quê? Resultados. E para as pessoas terem resultado, elas podem consumir, obviamente o meu canal, assistir os conteúdos de graça, aplicar e tudo mais, mas além de ter a missão do meu canal, que é ajudar outras pessoas, eu também preciso pagar as minhas contas e gosto bastante de ganhar dinheiro.
Então, eu preciso encontrar aqui um equilíbrio. Qual é o equilíbrio que eu preciso encontrar? Tem a parte da minha missão, tem a parte de ganhar dinheiro.
Então, o M de missão aqui, um cifrão. Eu preciso encontrar uma forma de equilibrar isso daqui. E eu tô falando isso daqui dessa forma, eu tô explicando dessa forma daqui, mas você tem que pegar a ideia, entender o que eu tô explicando aqui e aplicar na sua realidade, aplicar com base no que você quer fazer.
Então, eu quero que as pessoas tenham resultado e eu quero ganhar dinheiro. O que é que eu posso fazer, tá? Eu vou colocar aqui algumas opções.
Primeira opção, vamos colocar aqui esse quadrado aqui. E a segunda opção, eu vou colocar esse quadrado de verde. O que é essa opção?
Primeira aqui, opção, o quadrado verde é a opção que dá mais dinheiro. O que é que eu posso fazer? Eu posso simplesmente criar vídeos que vão que vai chamar a atenção de muita gente.
Então eu vou conseguir pegar um monte de views com esses vídeos. Com esses views daqui, eu vou conseguir levar as pessoas pro meu vídeo de vendas e vender paraas pessoas e ganhar muito dinheiro com isso. Esse vídeo de vendas pode ser um vídeo de vendas extremamente persuasivo e o meu objetivo vai ser ganhar dinheiro.
Basicamente eu vou ganhar bastante dinheiro. Eu consigo fazer isso daqui. Eu sei fazer, pelo menos sabia fazer um bom marketing.
Teria que aprender isso aqui de novo. Mas tudo bem. Esse aqui é um dos caminhos que eu posso fazer.
E o outro caminho é o caminho onde eu posso criar vídeos mais completos, vídeos mais realistas, onde eu falo a verdade que as pessoas não têm coragem de falar, vídeos que acabam sendo vídeos mais chatos, onde eu não vou ter um monte de views, porque os iniciantes, as pessoas preguiçosas, as pessoas que não querem fazer YouTube de verdade, às vezes ela elas até querem fazer, sendo que elas não são pessoas que têm coragem de correr atrás, esforçaras, então elas acabam não conseguindo. Geralmente são pessoas que vão assistir vídeos bobos, que vão reclamar dizendo que os meus vídeos são longos, que vão me xingar nos comentários. Geralmente pessoas bem desequilibradas, inclusive eu fico bem impressionado como o povo é maluco.
Mas tudo bem. Então eu tenho aqui essas duas opções. Eu posso ganhar um monte de view, eu posso ser extremamente persuasivo para vender para caramba.
ou eu posso fazer vídeos mais chatos, mais completos, mais realistas, que realmente funcionam, que realmente vão ajudar as pessoas pegar menos views. Mas no fim do dia esses vídeos vão me ajudar a completar a minha missão e eu ainda vou conseguir fazer umas vendas sem precisar fazer um grande marketing, porque as pessoas que realmente querem fazer YouTube, elas vão entender a proposta do meu curso. Elas vão ver que não é um curso como qualquer outro, vão entender como que funciona e vão querer comprar.
Então eu posso fazer só a minha missão e aí poderia só fazer vídeo de graça e não vender nada. As pessoas não teriam como se aprofundar também seria um um problema. A gente precisa às vezes investir alguma coisa para fazer aquele negócio de verdade, para se comprometer com aquilo.
Então, poderia fazer só a missão, ou eu poderia fazer uma coisa só para ganhar dinheiro, ou eu posso fazer uma coisa que mistura os dois. Para eu alcançar a minha missão e conseguir me manter, pagar as minhas contas, eu preciso encontrar isso daqui, ó. Preciso encontrar esse meio termo.
Aí eu pergunto para você, tá? Veja bem que pergunta complexa que eu vou fazer agora. Dessa vez eu não vou desenhar você não.
Eu vou desenhar eu. Aqui, tá? Eu, ó, como você sabe que sou eu?
Ó, cabelinho preso aqui. Fazer um bigodinho também. Fiz um bigodinho.
Tá igualzinho aqui. Tô. Eu tem essas duas opções.
Sendo que o que acontece o tempo todo, tá? O tempo todo me aparecem novas opções. Aparece gente falando assim: "Vamos criar um canal sobre o assunto tal".
Ou às vezes eu mesmo, uma pessoa que lê todos os dias, sempre tenho ideias do que falar e fico pensando: "Putz, eu vou fazer um canal sobre X, eu vou fazer um canal sobre Y, eu vou fazer um canal sobre Z. Dá vontade de sair criando um monte de canal. " Ou então vai vir uma marca e vai falar assim: "Nossa, nós queremos patrocinar o seu conteúdo.
Nada conta, tá? Para patrocinar e tal". Eu já patrocinei aqui, pode ser que no momento futuro, se fizer sentido, eu faça aqui.
Sendo que eu estou aqui, tá, de boaça na minha vida tranquila e eu quero alcançar o meu objetivo. Então você, por exemplo, poderia estar aqui e poderia querer alcançar o seu objetivo de crescer no YouTube, de ter resultado. Veja bem, se o seu objetivo e você sabe claramente qual que é o seu objetivo, o que você quer alcançar, tá?
Isso aqui é extremamente importante você ter uma meta que você sabe exatamente o que você quer alcançar. Bota um período de tempo realista para alcançar esse resultado. Faz uma coisa bem definida para não ficar só divagando e falando besteira por aí, tá?
Então, se eu sei que eu tenho uma coisa aqui, ó, que eu quero alcançar e eu sei que tem várias opções aqui, várias opções, qual é o caminho? Suponha que cada coisa dessa daqui seja um caminho. Qual o caminho que eu tenho que seguir para alcançar a minha missão?
Eu, como sou uma pessoa que já sei qual é esse caminho, que já faço isso há muito tempo, que já testei, eu sei que é esse caminho daqui. Eu sei que é esse caminho daqui. Então, eu vou ficar fazendo vídeos só para pegar a visualização.
Se eu quero ter um resultado que esse negócio aqui não dá, é óbvio que não, né? Então eu vou descartar. Deixa eu pegar aqui até outra cor.
descartado. Se eu quero ter esse resultado, eu vou ficar fazendo patrocínio nos meus vídeos, atrapalhando a qualidade dos meus vídeos, me distraindo? É claro que não.
Eu vou ficar criando outros canais? É claro que não. Talvez em algum momento eu crie, mas vai ser num uma coisa separada.
Só depois que eu completar tudo que eu tenho que fazer aqui no meu canal, aí eu foco nesse outro canal que talvez eu crie em algum momento. Se eu quero ter esse resultado, eu vou aceitar todas as propostas, as outras coisas que me oferecem para fazer? É óbvio que não.
Se eu quero ter um resultado, eu preciso fazer o que eu sei que me dá esse resultado. E ponto final, esse é o raciocínio que eu tô fazendo há 10 anos, não só com o YouTube, com outras coisas na minha vida também. Quando eu comecei a trabalhar com a internet, que foi, eu comecei com marketing digital em 2015, eu também fazia a mesma coisa, porque no marketing digital você pode fazer anúncios, você pode ser afiliado, você pode ser produtor, você pode inscrever, criar canal no YouTube, você tem 1 milhão de coisas.
Qual foi a coisa que eu escolhi fazer? A coisa que na época foi isso que eu fiz, tá? A coisa que me dava mais resultado.
E como tudo isso daqui vai se aplicar para você. É muito simples. Se você quer começar no YouTube, se você ainda não tem resultado, não tem resultado, não sabe de nada, não começou ainda, tá muito perdido.
O seu objetivo, olha só que loucura, tá? Olha só que loucura o que eu vou falar agora. Nossa, Joba, eu quero ter um canal no YouTube.
Qual que é o meu objetivo? O que é que eu tenho que fazer para ter um canal no YouTube? Vou colocar aqui, ó.
Vou escrever para você. Você precisa fazer, pô, se você tiver em pé, é melhor se sentar agora, porque o negócio vai ser tenso, tá? O negócio vai ser tenso agora.
Você precisa fazer vídeos. Meu Deus do céu, Joba, eu nunca tinha pensado nisso. Eu tô querendo ter um canal no YouTube, estudando sobre YouTube, fazendo tudo que as pessoas falam que é para fazer, mas até esse momento eu não postei nenhuma porcaria de vídeo.
Olha só que loucura. Olha que loucura que eu tô falando aqui. Olha o que eu preciso falar em pleno século XX.
Para você que quer ter um canal no YouTube, você precisa focar em fazer vídeo. Você não precisa focar em ficar bom em edição. Você não precisa focar em ter um uma audiência, um público, em ser a pessoa que fala melhor, que tem a melhor câmera, que tem o melhor equipamento, que sabe exatamente tudo que tá fazendo.
Não é isso que você precisa fazer. Se você quer ter um canal no YouTube, você precisa fazer vídeo. E qual o objetivo de um vídeo no YouTube?
Eu, desculpa, mas eu tenho que falar isso daqui de novo, porque é complicado. Eu vou, aí eu falo o negócio, aí fala: "Ai, você tá falando isso daí de novo, meu amigo? " É o seguinte, ó.
Olha, presta atenção aqui. Existe o que funciona para dar certo no YouTube e existe o que não funciona. E existe um monte de loucura que as pessoas ficam falando por aí também.
O meu canal é para ajudar outras pessoas a mudar de vida com YouTube, igual eu mudei. Você acha que no meu canal eu vou ficar falando do que funciona ou do que não funciona? Eu vou ficar inventando coisas só para ter assunto para falar, falar que ai a nova atualização, ai agora já o YouTube acabou, nossa agora a iado sei lá das contas.
Quantos vídeos meu, você viu falando de atualização do YouTube, o novo algoritmo? Até tem, né? Mas nesses vídeos eu falo a verdade e não fico fazendo sensacionalismo.
No meu canal, aqui nesse canal, aqui nesse canal eu vou falar o que funciona para crescer no YouTube. E felizmente, felizmente, o que funciona para crescer no YouTube são pouquíssimas coisas. Eu vou falar aqui para você, tá?
São pouquíssimas coisas que funcionam para crescer no YouTube. Então, agradeço. Agradeça que são pouquíssimas coisas.
Se você for consumir o conteúdo de pessoas boas no ramo delas, você vai ver que elas sempre falam as mesmas coisas. Sempre falam as mesmas coisas, sendo que de forma diferente. Tem canal de finanças que eu assisto que o cara posta todo dia e todo dia ele fala a mesma coisa.
E tá ótimo, cara. Eu vou ali, eu assisto. Se você for ver vídeo, por exemplo, do Primo Rico, você vai ver que todo vídeo, todo vídeo, quase assim, 75% dos vírus, vamos, vamos ser, porque agora ele testa uns formatos diferentes.
Até nos vírus com formatos diferentes, ele sempre fala a mesma coisa, porque o que funciona para investimento é só uma coisa e esse cara vai falar o que funciona, porque ele não é maluco. Então, aqui no meu canal é a mesma coisa. Eu vou falar o que funciona para crescer no YouTube.
E dentro de um canal no YouTube, o que você precisa focar para ser um vídeo que dá resultado? Esse vídeo precisa, E aí de novo, né? Desculpa, mas eu tenho que falar aqui.
Esse vídeo precisa gerar valor. Ai, Dioba, tá falando isso de novo. Se você já sabe isso, por que que você não tá aplicando isso daqui, né?
E o que é um vídeo que gera valor? É um vídeo que a pessoa entra no seu vídeo de uma forma e ela sai diferente. Isso aqui ela pode sair mais entretida se for um canal de entretenimento, mais bem informada, se for um canal de informação, não importa, precisa gerar valor e geralmente também precisa ser um vídeo cool.
Um vídeo cool aqui, ó. Botar o cu aqui para você. >> Um vídeo chamativo.
Deixa eu escrever. chamativo, útil e legal de assistir. Chamativo, útil e legal de assistir.
Sendo que se você tá começando agora do zero, se você não sabe o que você precisa fazer, como que você faz, por exemplo, um vídeo ser legal de assistir, tudo bem. Se você não sabe como que faz um vídeo ser chamativo, tudo bem. Se você não sabe como faz um vídeo ser útil, aí não tá tudo bem não.
Por quê? Ser útil é o mínimo que o seu vídeo precisa ser para ele conseguir ser um vídeo que gera valor. Eu acabei de assistir um vídeo, inclusive um vídeo de 7 minutos, que o cara tava com a câmera torta, uma qualidade horrível, a qualidade de áudio era boa até, mas a informação do vídeo foi uma coisa assim que eu fiquei, caramba, que negócio impressionante.
Era um gringo que falava para pessoas que querem ter uma atitude melhor no trabalho. Basicamente quando quando elas se sentem atacadas e tal no trabalho, como que revidar isso? Eu fiquei bem de cara com a qualidade da informação que tinha ali.
Era um vídeo muito útil, apesar do cara não ser um um grande youtuber, inclusive tinha mais de 600. 000 visualizações. E esse inclusive é uma das coisas que eu mais olho e eu penso assim: "Putz, cara, os youtubers brasileiros, as pessoas que criam conteúdo aqui no Brasil, elas estão muito, vamos dizer assim, atrasadas.
Não que seja uma coisa ruim isso, por isso significa que tem muito espaço no YouTube para para você falar sobre todos os nichos. A gente tem uma sorte absurda. Você não faz ideia da sorte que a gente tem, que a gente vive num país onde tem mais de 200 milhões de pessoas.
Muita gente consome internet, tem esse hábito de consumir YouTube, é um público potencial absurdo que as pessoas estão ficando cada vez mais espertas em como se consome YouTube. E, cara, quem souber usar isso a seu favor, quem souber parar de ser a pessoa que consome, só consome YouTube, só gastar dinheiro e começar a ser a pessoa que cria conteúdo, que ajuda os outros, que vendem alguma coisa, ai ai, quem não faz o YouTube é maluco. Então isso daqui é o que faz um bom vídeo.
E você que está aqui, vou fazer, você tinha esquecido de fazer você, você precisa, você sonha e ter um canal no YouTube. Tudo que você quer é ter um canal no YouTube. Você precisa viver de, você quer viver do YouTube e não fez nenhum vídeo ainda.
Você precisa fazer vídeo. Ou se você já fez vídeo, você precisa fazer um vídeo que seja útil. Como que você vai fazer isso daqui?
Quando você pegar sua bússola e você apontar na direção ali que você quer ir. No caso, quando a bússola apontar na direção que você quer ir, você vai ver que você precisa fazer um vídeo. Então, o que que você vai fazer?
Vai pegar o seu celular ou uma webcam ou uma câmera, seja lá o que for, ou vai pesquisar no Google como se filmar com o celular, como ter uma qualidade melhor com o celular, ou compra esse microfone aqui ou veja review desse microfone aqui, o Boia BYM1, é o link, inclusive da loja oficial do da Boia, tá? Para mim assim é o melhor custob benefício. Tem um fio lá grandão que você consegue colocar no celular, passar aqui por baixo da camisa.
É maravilhoso. Usei ele por muito tempo. Aí você vai pegar o seu celular, tá aqui o seu celular, você vai pensar num tema, um tema.
A melhor forma de você fazer isso é você modelar o que funciona, você pensar como que eu posso ajudar essas pessoas, você pensar o que as pessoas gostariam de ouvir ou a palavra, uma pergunta muito importante que é por que alguém assistiria o meu vídeo? Porque alguém assistiria o meu vídeo. A forma mais fácil de começar é você, essa dica que eu aprendi com o Kelvin, vai aí em 10 canais que você gosta, vê nesses canais quais são os 10 vídeos mais assistidos e aí você já vai ter 100 ideias de vídeos.
Não é para copiar, tá? Mas aí, ó, olha como você faz isso. Deixa eu clicar aqui num canal qualquer para você ver.
Você vai no canal, aqui é o link do canal, aí você vai aqui em vídeos e você vai aqui em alta e vão aparecer os vídeos que tem mais visualizações. Óbvio que é para fazer isso em canais que fazem algo parecido com o que você quer fazer. Aqui eu peguei um canal, um canal qualquer só para dar o exemplo.
Não é para copiar, é para você entender. Nossa, o cara falou sobre esse assunto, eu posso falar sobre esse assunto aqui também. Inclusive, a ideia de fazer esse vídeo daqui veio quando eu vi, cadê esse daqui?
Quando eu vi esse vídeo que não tem nada a ver com o meu nicho, eu pensei: "Nossa, eu posso adaptar isso daqui pro meu canal". Então, eu posso até copiar, entre aspas, essa tamb. Eu posso escrever: "Faça isso faça isso antes de postar qualquer vídeo.
" O título posso adaptar também e fazer seu canal pequeno só vai ser ruim até você aprender isso. E claro que eu tô fazendo aqui com vídeo em inglês, mas você pode fazer também com vídeos em português. Vamos pegar aqui, ó.
Esse aqui não é em português, mas tá traduzido automaticamente. Eu poderia adaptar isso daqui. Esse daqui são vídeos que vão aparecendo para mim aleatoriamente no YouTube.
Tem o meu próprio vídeo aqui, mas tudo bem. Para eu usar justamente como ideias de vídeo. Tá escrito aqui ideias de vídeos.
Porque tirar ideia de vídeo da própria cabeça é coisa de gente maluca, tá? Não, talvez coisa de gente, não pode chamar disso. Minha mãe disse, pera aí, com uma preguiça intelectual.
Tá? Então você vai pensar no tema, você vai pensar como você pode ajudar as pessoas de alguma forma, você vai fazer um roteiro simples, tá? Roteiro simples em tópicos.
O que é um roteiro em tópico? É você pensar: "Nossa, eu tenho que falar isso. Nossa, eu não posso esquecer de falar isso daqui.
E o que é que você vai fazer, criatura? Pelo amor de Deus, você precisa fazer isso. Senão eu vou atrás de você, eu vou encontrar você.
E toda vez que você pensar assim: "Nossa, eu quero ter um canal no YouTube, eu vou aparecer e não vai ser bom para você não. Você precisa, pelo amor de Deus, pera aí, pelo amor de Deus, que é isso aqui? " Ah, é, é ódio no meu coração.
Você precisa gravar até escrever errado. Gravar a porcaria do vídeo. Você precisa gravar o vídeo.
Tem que gravar o vídeo. Ai, Jova, mas o vídeo vai ficar ruim. Meu amigo, não tem como você gravar um bom vídeo se é o seu primeiro vídeo.
Então você vai dar o seu primeiro passo, fazer o seu primeiro vídeo. E aí quando você for editar esse vídeo, vai ser um saco. Botar aqui primeiro.
Você vai gravar o vídeo aí, vai ser um saco, vai ser horrível. Aí você vai derrar pra caramba. Você vai achar que tá uma merda, talvez você nem consiga gravar, aí no outro dia você tenta de novo.
Foi o que aconteceu comigo, tá? A primeira vez que eu tentei, não consegui gravar. Depois tive que tentar no outro dia, no outro dia, no outro dia.
Passei dias tentando. Depois que você gravar, você vai lá editar. Passei uma semana para editar o meu primeiro vídeo.
Ficou uma porcaria. Se você quiser ver o meu primeiro vídeo, é só pesquisar aí. Ansiedade pré-prova.
[risadas] Jobaí Cardoso. Uma semana para editar aquilo ali, viu? E aí depois talvez você ache uma porcaria.
Aí você vai postar o vídeo e vem a melhor parte, que é que você não vai ter resultado. Não vai ter resultado. Olha que maravilha.
sendo que é o que o que é que vai acontecer se você focar em fazer vídeo. Quando você for fazer o seu segundo vídeo, você vai tá, ó, um pouquinho, um pouquinho de nada melhor em fazer vídeo. Você já vai saber como abre o programa de edição, você já vai ter ele instalado, você já vai saber como que arrasta o arquivo para dentro do programa de edição.
Então já vai ser um pouco menos chato. Não tô dizendo que vai ser legal, não. Vai ser insuportável.
você vai ficar com raiva, vai pensar em desistir e isso vai continuar acontecendo por todo o tempo que você fizer YouTube, sendo que vai acontecer menos e você vai ter mais força para continuar fazendo. Aí você vai postar, aí depois não vai ter resultado de novo e você vai melhorando de pouquinho em pouquinho, sendo que o que é inadmissível, a outra coisa ai mas eu vou postar um vídeo ruim, eu não quero ter vídeo ruim no meu canal, ninguém vai assistir o seu vídeo. Ninguém vai ver esse vídeo.
Esse vídeo é para você, para você evoluir, para você aprender. Ninguém vai deixar de comprar nada de você ou de dar dinheiro para você, até porque você não tem o que vender, você não tem nada para oferecer pr as pessoas. Ninguém vai deixar de comprar nada porque o seu vídeo é ruim.
Só tem uma forma de você fazer um bom vídeo no YouTube, que é você fazendo uma de vídeo ruim, que foi o que eu fiz por muito tempo. E há quem diga que até hoje é ruim. Então, faz vídeo ruim, o outro é um pouco melhor.
O outro é um pouco melhor. Olha que loucura que eu tô fazendo aqui. Você quer ter um canal, faça vídeo.
Para de se preocupar com detalhe. Para de se preocupar em como vai ser a logo, como vai ser o nome do seu canal, como é que você vai aprender no seu cenário. Não tô dizendo que é para fazer com desleixo.
Não tem que fazer nada com desleixo. Se uma coisa tem que ser feita, que seja bem feita. Atenção aos detalhes.
Atenção aos detalhes. Se você for uma pessoa que presta atenção aos detalhes, você já vai sair da média pra caramba. Porque na internet a maioria das pessoas só faz merda.
As pessoas são preguiçosas, as pessoas não sabem se expressar. As pessoas vão escrever o nome delas e erram na hora de escrever o nome delas. Não sabem escrever os e-mails delas, não sabem pesquisar no Google.
As pessoas só fazem merda em todas as profissões, todo mundo que você encontra na rua. Mas é muito, muito difícil você encontrar um bom profissional. É o caixa que tá te atendendo, que é horrível.
Aí você vai numa loja, o cara que te atende, ele quer que você morra, não queria que você tivesse ali. As pessoas dirigem que nem imbecis, não cuidam bem do dinheiro. Você só precisa fazer o básico bem feito.
Se você fizer o básico bem feito, prestando atenção aos detalhes com zelo, você já vai descolar pra caramba da média das pessoas. Porque se você continuar fazendo o que todo mundo faz, você vai ter o resultado que todo mundo tem e o que todo mundo faz. É, é só merda.
As pessoas só fazem merda o tempo todo. Presta atenção, criatura. Presta atenção.
Vai fazer vídeo. Ah, eu quero ter um canal no YouTube. Vai fazer vídeo.
Joba, gostei muito de você. Você é um cara calmo, um cara educado. Eu quero a sua ajuda.
Eu quero aprender com você. Gostei que você manda real. Guia supremo do YouTube.
Tá menos de R$ 1. 000 o curso. Garantia de 7 dias.
Todas as aulas já estão liberadas. Tem tudo que você precisa saber para aprender. YouTube, plano de ação, tudo muito bem explicado.
Eu estudei como dava uma boa aula, como fazia um bom curso para fazer esse curso daqui. Bônus que você não encontra por aí. Eu mostrando como que eu crio um vídeo do zero e um curso de thumbnails, mostrando exatamente como eu faço as minhas capas.
Ai, mas o ser é rico. Eu uso um programa gratuito. Pô, Jova, tá falando que programa gratuito tem uma coroa no teu nome.
É que eu paguei só para não ter anúncio. O a as funcionalidades aqui são todas as mesmas que tem sempre, tá? Eu paguei só para não ter anúncio.
Tanto que às vezes eu entro e nem tô logado e edito e acabo nem percebendo que tem um anúncio aparecendo na minha tela. Porque como tá escrito aqui, esse site, os projetos ficam salvos no seu computador, tá? Não fica na sua conta, na nuvem.
Inclusive, é bem importante sempre baixar os modelinhos para não perder. Então, ó, só para você ver aqui, né? Ó, fiz tudo aqui, ó.
Tudo aqui, ó. Isso aqui eu fiz com IA. Esse calendário aqui, tudo fui eu que fiz, ó.
Aqui, ó. Tudo bonitinho. E você vai precisar aprender tudo isso para conseguir fazer?
Não. Por quê? Porque a hora certa você aprender a fazer uma coisa é quando você precisa fazer aquela coisa.
Tem aqui, se você seguir a ordem do curso, você vai ver que tem um momentinho aqui. Não que não. Calma, nesse daqui.
Como dominar o algoritmo do YouTube? Hora de colocar a mão na massa. Um dever de casa para você fazer aqui e depois ir pro próximo passo.
Então tem todo o passo a passo, tudo que você precisa fazer, o módulo imã de audiência, que é uma estratégia extremamente poderosa, a estratégia que eu uso para fazer os meus vídeos e muito mais. Se você quiser me ajuda, o link tá aqui na descrição. Não vai ter vídeo de vendas mega chamativo querendo convencer a comprar nem nada do tipo.
Enfim, todos os detalhes estão aqui na descrição. E aí, ó, pelo amor de Deus, velho. Se eu ver mais alguém chegar para mim e falar: "Ai, meu sonho é ter um canal no YouTube e a pessoa não tem a coragem de pesquisar como ter um canal no YouTube, qual programa de edição eu uso, como que faz isso, como que faz aquilo".
e não ter nenhum vídeo. Você não quer ter um canal no YouTube, tá de palhaçada. Essa é a verdade.
Você tá de palhaçada. Não tem problema nenhum. Tá de palhaçada.
Tem problema nenhum. Eu tô de palhaçada com várias coisas. Eu fico falando que vou aprender italiano, fico falando que vou aprender teoria musical, que eu não sei nada.
Também tô de palhaçada com várias outras coisas. Mas se você quiser me ajuda para crescer no YouTube, tira dúvida comigo, nas aulas do custo, eu sou um pouco mais simpático. [risadas] Se você tá na dúvida qual nicho escolher, tem um tutorial aqui no canal, tem tutorial de tudo aqui.
Se você quer saber como começar no YouTube com pouco tempo, tem esse vídeo daqui. Desculpa aí qualquer coisa. >> [risadas] >> Yeah.