mas o legal você tá vindo aqui porque Putz fui atrás de você porque seu canal é muito bacana cara tem umas análises bem Profundas eu acho que você você pega um outro lado do cinema e e e da do universo pop que eu acho bem bacana cara e e como que foi essa ideia de montar o canal qual é tua tua formação então Originalmente eu queria falar de literatura é é eu comecei um canal onde eu falava de literatura era um ambiente que eu navegava melhor porque eu sou formado em teologia teologia não tem nada
a ver com nada eu fui aluno do Rodrigo Silva te Olha só fui aluno do Rodrigo Silva o melhor aluno do Rodrigo Sil já foi o museu novo dele lá não fui no museu novo eu tava morando lá até ano retrasado Né tava morando lá aí a gente voltou para Curitiba mas ele foi meu professor de Filosofia de arqueologia e de hieróglifo eu ia trazer para você a poxila de hieróglifo que não tem nada mais inútil hoje em dia Desculpa professor mas ia trazer para você apostila não consegui achar chega assaltante na sua casa e
fala qual é óo que que é significado desse isso ag aqui aí então daí eu queria falar de de literatura na verdade que é a minha minha paixão eu queria eu comecei o canal falando sobre isso Mas qual que é o número de brasileiros querem ver um canal falando de literatura né Muito menor do que os que querem ouvir falando de cinema é só que o que que eu percebi quando eu falava de literatura muitas vezes eu recorria a a imagens do cinema para explicar porque minha Meu foco sempre foi explicar como que a coisa
é feita que que é por por trás que que o cara pensou para fazer essa cena que que foi usado para construir essa imagem aqui que ele queria transmitir at usava imagens de filmes com o tempo eu fui migrando para mostrar como que o storytelling essa essas ferramentas criativas são usadas para fazer os filmes e daí comecei a falar mais sobre isso e hoje é foco é esse no canal né falar sobre cinema e as ferramentas que são usadas para fazer a esenas né E qual foi o primeiro que você fez que a galera falou
Putz legal e começou foi foi do como Vil porque vilões bebem leite e aí por por vilões bebem leite então essa eu lembro do do carinha lá do Bastos inglorio lá no começo da do fil o Hans Landa né cara aquele começo é é de arrepiar demais cara é muito bom é muito bom tá falando para você né coloquei minha mulher para ass falei ó o melhor começo de filme que você vai ver ela assistiu e falou ah legal legal bacana e é isso Prefiro prefiro as branquelas é As Branquelas cara eh eu comecei a
pesquisar sobre isso porque eu vi um vídeo de uma americano falando sobre e a dúvida dele por que vilões bebiam leite e tal ele dava algumas explicações deu Cara eu acho que eu posso expandir essa ideia querido kubric lá como que é o o Alex do Laranja Mecânica ele também toma e no m Max não sei se é é leite também é leite leite materno inclusive né que é tomado no Med Max Estrada da fúria tem vários o Anton shur do on Onde Os Fracos no TV já viu esse filme sim e daí eu fui
ver mais sobre qual que era o significado c da comida porque é muito legal que quando você vê um filme tudo tudo que tá na cena aquilo que a gente chama de m in scen é pensado Então você tem ali umas jujubas existe a controvérsia se isso é Jujuba ou não nós vamos considerar diz que não mas eu chamo de jujuba não importa é Jujuba é eh se ela tá ali num filme que foi pensado corretamente ela tá por um motivo ela quer transmitir uma ideia se o cara tá comendo Isso é para transmitir uma
ideia e daí eu descobri por exemplo que nos filmes do do Brad Pitt Ele come em quase todo filme é ele tá sempre comendo e comendo bastante comendo falando Comendo e falando e tal os hom segredo e teve um cara que fez um cálculo de quanto mais ele come no filme mais o filme tem sucesso financeiro tipo se ele não come nada 10 milhões de Bilheteria se ele come não sei ele acho que 2.000 calorias acima de 2000 calorias mais de 150 milhões que vai render de Bilheteria e deu mas por que que isso acontece
pô se ele tivesse feito filme Baleia estourar de beler aí ia ter aí ia ter sido aí ele teria ganh um oscar ele teria ganh um oscar mas a comida ela é muito simbólica e às vezes o personagem ficar de mão vazia só conversando é chato e colocar uma comida uma bebida alguma coisa ajuda complementar a personalidade desse personagem então se ele tá comendo um lanche um snack quer dizer que ele tá com pressa ele é um cara que não para para fazer uma refleção se ele é um cara que para e come calmamente você
vê que esse é um cara mais flexivo talvez mais frio mais calculista e a parada do leite é porque o leite ele remete a uma coisa mais infantil o leite é o primeiro primeiro alimento do ser humano tem uma coisa materna uma coisa inocente são é muito estranho é aquilo que a gente chama de justa posição você coloca uma imagem de um Assassino com algo tão puro que parece se o leite é uma coisa que causa um desconforto Por que que esse cara tá bebendo leite é o cara que chega no bar e fala me
vê um copo de leite cara é um bar Por que que você tá bebendo leite se é esquisito então causa esse desconforto né alguns Depois vieram falar que é por causa também da da questão do do nazismo símbolo do do nazismo porque os os nazistas diziam que os outros não conseguem eh outras raças inferiores de acordo com Eles não conseguem digerir leite mas essa é uma ideia que veio muito mais forte com o neonazismo a partir da de 2017 começou a formular mais essa ideia é mais por essa questão mesmo de eh ser um paralelo
esquisito ess no governo do bolsonaro que alguém tomou leite veio essa discussão né lemb teve Teve teve na no governo do bolsonaro teve nos Estados Unidos quando eh aquele ator sh Buff ele fez um uma um lugar lá ele fez uma uma uma amra de arte ante eh trump contra o trump e do lado de fora tinha várias pessoas fazendo protesto e usando o leite como símbolo de que se você não consegue beber leite saia do nosso país esse lugar não é para você se você não consegue girir leite e d em diante com começou
a ser usado como esse símbolo mas hoje em dia alguns utilizam como essa referência mas existem várias formas de você poder utilizar são ferramentas que você coloca em cena o famoso M encen que ajuda a compor a cena eu tava até conversando com a Jose Mas o que você falou faz muito sentido eu acho que o Nossa não morra e se fosse Leite oli um negócio ag sabe quando você engole a a saliva corta depis entrou pelo buraco errado é isso é muito essa frase é perig essa frase é muito perigosa que eu ia falar
desculpa o que que você tava falando antes Ah que ia falar Ixe cara do leite Deixa eu lembrar agora antes você estava falando eu falei do trump falei que isso foi crescendo agora mas que M em cena e as coisas são colocadas em cena são importantes para enfatizar o que tá acontecendo no no filme ah é mas eu eu acho que o motivo principal mesmo do diretor pode ter outros mas esse lance do que você falou do da quebra né de expectativa um um um um vilão tomando leite é uma coisa que gera gera uma
estranheza mes estesa e a mesma pegada que tem por exemplo da música clássica Ah tem um vídeo sobre ISO eu fiz um recente sobre a música clássica porque é muito louco como você tem vilões pessoal até fica zoando que no Brasil o vilão e ouve funk e tal não mas e eu fiz até no vídeo uma diferença entre o que Hollywood considera vilão e considera criminoso Ah tá criminoso é o cara cara que comete um crime tal criminoso o vilão é aquele cara premeditado é aquele cara que ele quer manipular as coisas é o grande
vilão e esse vilão ele normalmente ouve música clássica porque a música clássica ela tá associada com planejamento é então o vilão ele é um cara que planeja um certo gosto um refinamento musical refinamento isso tem a ver com a forma de descrever vilões como pertencendo sempre a uma elite os grandes vilões é só ver moriarte do do Shock moriar do Sherlock Holmes os vilões também do do 007 é s pessoas m elitizadas cultas e pessoas elitizadas ouvem música clássica O que é uma bobeira todo mundo pode ouvir e apreciar só que tem essa questão de
também você colocar algo que é muito bonito que é uma música clássica tem a cena a única cena em que o o Hannibal do filme Silêncio dos Inocentes mata alguém é quando ele tá fugindo No No Silêncio dos Inocentes é só ali no primeiro filme porque depois é que vai explorar o passado dele o filme Silêncio dos centes não é sobre ele ele tá só ali para ajudar a Clarice a encontrar o o verdadeiro vilão ali da história mas quando ele vai fugir da prisão ele mata ali os guardas e tá tocando o bar é
e aquela música calma de bonita para caramba e ele lá arrebentando com a cabeça do pessoal depois com a boca toda ensanguentada e aquela música calminha porque gera e esse esse desconforto é uma música que não parece não Tá associada o pessoal quer ver um rock pauleira pesado Apocalipse sinal também toca Wagner né também toca o Wagner e tem essa Associação também porque quando você Você vai pra história os grandes vilões da história eles gostavam de arte música clássica arte próprio Hitler né H ele era fã de Wagner ele era pintor né pintor fracassado tal
é Napoleão cara se ele conseguisse fazer uma exposição boa não teria tido nada disso cara ele foi rejeitado duas vezes é Era só a galera falar que quadro bonitinho velho coloca na parede faltou a mãe dele falou Ai que gracinha meu filho velho e após que o pai dele falava assim vai aluma coisa Presta artista você vê Paquito como um artista que não é compreendido pode se tornar um vilão cara artista po destruir o mundo rapaz então cuidado com os artistas mas eu acho que tem um pouco disso não tem um pouco de de de
de de dessa amargura dele de não ter sido um Artist frustração frust tanto que quando ele chega chegou na França em todo lugar ele pegava as artes né roubava as artes ele tinha um rava isso isso era uma um costume de todos os grandes imperadores Napoleão fez isso no museu do luvre tem até hoje obras de ar roub foram devolvendo tempo mas ainda tem muita coisa que não devolveram eh na própria Bíblia tem a descrição da invasão de Jerusalém por Nabuco do nozor ele invade e a primeira coisa que ele faz é roubar todos os
utensílios sagrados Como o povo Judeu não tinha Artes por causa da questão da representação de não ter não fazer imagens então ele pega todas as obras de arte que seriam taças coisas de ouro refinadas e leva ele fazer isso com todas as nações então boa parte das Artes do mundo estão hoje de onde estão porque foram roubadas de outro lugar por grandes imperadores toda arte egípcia né Toda co arte egípcia e para conseguir devolver isso daí depois é um BO mas daí você carrega toda essa carga de que a arte ela tá relacionada com essas
coisas uma carga já histórica e você joga em cima do personagem então eu acho isso muito legal porque o cara quando ele tá escrevendo uma história ele pensa em mínimos detalhes e quando você vai ver por exemplo os heróis muitos deles gostam de jazz é é outra pegada ah você vai ver um herói que é o cara que quer ouvir música clássica não o Jazz é aquela coisa mais espontânea descolada legal então os heróis gostam de ouvir jz enquanto os vilões gostam de ouvir música clássica e isso ajuda a definir a personalidade deles verdade m