seja muito bem-vindo muito bem-vinda a mais uma live aí de aquecimento da semana do zero programador contratado eu sou Ricardo Dias sou Roberto Dias essa pessoal é a última Live de aquecimento né antes do evento para quem não sabe a semana do zero programador contratado é um evento online gratuito onde a gente vai te dar literalmente um mapa com um passo a passo do que estudar até as melhores formas de buscar a tua primeira vaga como um programador Júnior conseguir entrar no mercado de trabalho em Muito menos tempo do que se tu fosse fazer isso
sozinho sem um direcionamento Beleza o evento começa segunda-feira agora já às 8 horas horário de Brasília ainda dá tempo de se inscrever tá as inscrições elas vão se encerrar já na semana que vem quarta-feira mas se tu ainda não se não tá inscrito se inscreve não perde tempo depois vai passar o passar o período de inscrição E tu não vai conseguir mais entrar no evento não vai conseguir mais pegar o mapa tá então e a gente vai concorrer ao noteb a gente vai fazer um sorteio de notebook também né Para Quem participar do evento Então
tudo isso quem tiver inscrito vai poder participar tá bom link para fazer inscrição tá aí na descrição tá então já se inscreve aí não perde mais tempo último aviso importante né que nem eu falei a gente vai sortear sortear o notebook para quem participar do evento até o final Então a gente vai fazer aí tem algumas regras para participar do sorteio né tem que tá inscrito no YouTube Então já se inscreve tem que tá inscrito no nosso Instagram também @ Dev ind dobro se inscreve lá tá E tem que pegar palavras dentro das aulas do
evento tudo isso vai ser explicado no evento na semana que vem beleza mas já fica aí né para quem tá participando das lives de aquecimento pelo menos um spoiler de que vai ter esse sorteio aí do notebook tá isso é para ajudar alguém né um sortudo uma sortuda a entrar aí com pé direito na área de programação já com uma máquina muito boa né um notebook no valor de R 4000 para poder começar a aprender ação e entrar no mercado beleza que nem eu falei se inscreve no canal dá o like no no vídeo aqui
também se tu curtir o conteúdo e é isso vamos pro tema tema da Live de hoje é preciso fazer faculdade para virar um programador Então hoje tu vai sair daqui dessa live com muito mais clareza se tu precisa ou não fazer uma faculdade para conseguir um primeiro emprego como programador tá só antes da gente entrar no tema que é um tema bem interessante né faculdade é uma coisa que galera sempre quer saber né a gente recebe essa pergunta bastante mas antes da gente falar um pouco mais aprofundado disso a gente vai passar um um depoimento
aqui de uma pessoa que fez o nosso método até o fim conseguiu o primeiro emprego em seis meses sem ter feito faculdade e a gente espera que isso te motive também a conseguir o teu primeiro emprego como programador programadora vou dar o play aqui no depoimento dele e a gente volta rapidinho daqui um minuto beleza só deixa eu botar aqui na tela e a gente já volta eu sou de manos Amazonas e eu vi contar um pouco da minha trajetória para vocês de como eu consegui do zero me tornar um desenvolvedor de software e durante
muito tempo da minha vida eu trabalhei no emprego que eu trabalhava muito eu recebia pouco e eu não gostava Então esse ano eu Decidi mudar e comecei a estudar programação só que como tudo no começo a gente fica um pouco perdido um pouco sem saber que caminho seguir que linguagem escolher foi quando por acaso eu encontrei o curso dos gêmeos então assim que eu comecei eu percebi que eu comecei a ver um caminho na minha frente para trilhar comecei pelo básico e fui concluindo ess etapas seguindo as dicas Seguindo os métodos e após se meses
de estudos eu consegui a primeira vaga como desenvolvedor de software e hoje em dia eu trabalho no escritório eu ganho mais que eu ganhava antes e eu amo que eu faço voltar aqui nosso rosto viram aí né pessoal então bem legal né a história dele Ah se ele conseguiu tu também consegue tu não precisa ser nenhum gênio não precisa ser nada ter nada de especial para tu começar a aprender a programar o Beto e eu Nós não somos especiais também e conseguimos aprender então tu tambm CONSEG mãe nossa mãe diz que a gente é especial
sim é mas daí Ela é suspeita né mas não nós não somos especiais não temos nenhuma habilidade incrível não somos a gente nem era bom é a gente nem era bom em matemática no colégio né a gente era eh passava de ano com as calças na mão a gente diz aqui no aqui no sul passava raspando né É na média Então não é não tu não precisa ser gênio tu não precisa ter habilidades I beleza aprender programação é como aprender qualquer outra coisa e vocês vão ver isso durante o evento Então participe o dependo que
vocês vão sentir isso na pele lá fazendo junto com a gente projeto aprendendo sobre as linguagens então participe o Dev evento na semana que vem para ter tudo isso né E realmente participar né e colocar a prova tu mesmo para ver se a programação é para ti ou não com certeza tu vai ver que é muito mais fácil do que tu imagina Mas vamos lá pessoal Por que que as pessoas decidem fazer faculdade né Isso é uma dúvida que eu e o Cadu a gente tem né uma uma dúvida genuína assim que é baseada em
algumas coisas né da nossa história e também dos nossos alunos e alunas Mas tem várias pessoas que nunca tiveram a chance de estudar né de fazer uma faculdade de fazer um ensino superior e às vezes ela ela tá numa realmente Numa família onde ninguém teve essa chance ninguém teve essa oportunidade pai e a mãe muitas vezes não teve os irmãos irmãs não tiveram e essa é a pessoa é a primeira pessoa muitas vezes da da geração mesmo que tem a oportunidade de fazer uma faculdade então ela se sente né muitas vezes numa obrigação assim de
até de ter que fazer outras pessoas só querem fazer porque parece o próximo passo Lógico né Óbvio de se fazer depois de fazer o o colégio depois de sair do ensino ã fundamental né Ensino médioo Fundamental ali então a pessoa vê isso como um próximo passo né Isso foi o que aconteceu comigo e com o Cadu né Por exemplo a gente também sentiu isso a gente terminou ali o o o ensino médio e daí a gente pensou bom e agora né que que a gente que a gente faz agora qual é o próximo passo daí
tu faz ve a família até faz um um pouco de pressão né Tua família quer saber o que que tu vai fazer Qual faculdade que tu vai fazer e tal e fica um pouco de pressão assim para tu escolher alguma área né escolher um caminho para seguir aí tu vai ter que acabar indo né indo pelo caminho da faculdade muitas vezes né e outras pessoas decidem fazer faculdade porque elas acham que é a única maneira de de de conseguir o emprego de conseguir entrar no mercado né isso em algumas áreas é muito é muito verdade
assim né com certeza por exemplo advoca medicina são áreas onde tu realmente vai ter que fazer uma faculdade para te poder entrar no mercado né de uma maneira boa e até porque tu não seja muitas vezes tu não tu não faz faculdade de advocacia ou não faz Faculdade de Medicina e quer trabalhar com isso tu pode até ser preso então é muito são áreas muito diferentes né na área de programação as pessoas já vem paraa área de programação principalmente pessoas que já vieram de outras áreas já vem com esse esse ess preconceito né de que
ah eu vou ter que fazer uma faculdade para poder trabalhar com programação senão eu não vou nem poder trabalhar né mas elas elas não sabem que na nossa área não existe obrigação nenhuma da pessoa ter um diploma ou tá cursando faculdade para conseguir o primeiro emprego então isso já é uma uma dúvida que muita gente dem que a gente já tá já tá falando para vocês que não existe tá não não não é não é obrigatório ter faculdade pelo menos ainda né não sabemos se um dia vai ser mas aproveita que ainda não é então
não não é obrigatório tu tu ter faculdade tu ter diploma para trabalhar com programação Ah claro não seria que tu queira pegar um estágio né daí daí tu tem que tá cursando uma faculdade mas tu tem várias outras maneiras de conseguir emprego eh de programação sem ser pelo estágio é e muitos muitos programadores já mais experientes aí que estão na área Muito muitos anos nunca fizeram Faculdade de Tecnologia não tem diploma trabalham em grandes empresas de programação no Brasil no exterior então na realmente não é uma obrigatoriedade iso é a gente né Tem tem amigos
nossos que trabalharam para pra Europa na Europa né foram morar lá trabalharam em em Milão grandes empresas aí empresas bem conhecidas e pessoas que ganham muito bem estão muito bem de vida né tão em cargos Altos de de como programador e não tem faculdade nenhuma nunca fizeram faculdade daí tu pode falar Tá beleza beleza Beto mas se existem empresas que não exigem diploma e nem faculdade o que que elas exigem nas vagas de emprego as empresas Elas Querem muito mais saber se tu tem conhecimento necessário para ajudar a empresa a entregar o resultado ponto final
né Elas querem ter certeza de que tu tem aquele conhecimento que elas precisam né muitas linguagens ou conceitos que elas usam as empresas usam a querem saber se tu tem conhecimento naquilo e se tu é capaz né Não só de Tecnicamente mas também nas habilidades né pessoais que a gente chama de soft Skills né comunicação ou entre outras tudo isso ela vai avaliar durante o processo seletivo então ela vai te chamar para fazer um processo seletivo paraa vaga primeiro né ela vai até antes de te chamar pro processo seletivo ela vai vai olhar as tuas
redes teu Currículo teu LinkedIn a gente já falou sobre LinkedIn né nas lives passadas e ela vai querer saber olhando tudo isso os teus conhecimentos os conhecimentos que tu possui as as linguagens que tu sabe as tecnologias os conceitos e se ela ficar satisfeita com tudo isso que ela viu ela vai te chamar para fazer o processo seletivo né daí no processo seletivo ela vai ter algumas etapas ela vai ver ah se tu tem um um um Fit cultural com empresa né se tu tu e a empresa estão alinhados se teu perfil né teu perfil
pessoal tá alinhado teus valores estão alinhados com os valores da empresa né Isso seria o Fit cultural que eles chamam né aí depois se eles se eles se tu for bem nessa etapa né Muito provavelmente eles vão te chamar para uma outra etapa que é o o famoso teste técnico né V te mandar um teste tu vai fazer o teste técnico se tu for bem nessas etapas as tuas chances de ser contratado aumentam bastante então a gente pode até fazer um exercício agora com vocês né gente coloca no lugar de um recrutador técnico então imagina
que tu é um um recrutador técnico agora de uma empresa de programação e tu vai contratar uma pessoa tu recebeu duas candidaturas uma pessoa que tem diploma mas que não não tem um bom currículo não tem um bom LinkedIn portfólio para mostrar os conhecimentos tá tudo vazio tá tudo tudo não tem nada lá de de útil de bom a não ser o diploma só isso que ela tem e tem outro candidato que não tem diploma mas tem um bom currículo tem um bom portfólio tem um bom LinkedIn tem vários projetos interessantes que ela fez e
que estão nessas redes Então quem tu contrataria coloca no lugar do recrutador e e imagina essas essa situação levando claro que levando em consideração que o que que que o recrutador quer né Ele quer uma p ele tá buscando uma pessoa para preencher aquela vaga muitas vezes uma pessoa que já esteja mais preparada possível para já entrar agregando valor né pra empresa já consegue fazer já consegue se virar né melhor nem toda vaga é uma vaga por exemplo de Trein que tu vai entrar para ser treinado desde o zero né não Muitas vagas inclusive vaga
de estágio hoje também tu tem que ter um conhecimento Então é isso o recrutador ele vai ele vai sempre pender pra pessoa que parece que tem mais experiência com projetos né que tem mais bagagem já né para conseguir conseguir entregar melhor um melhor resultado no trabalho desde desde cedo né É então é isso a nossa á tem que entender que a empresa quer contratar quem se garante para fazer o serviço não uma pessoa que tem várias certificações mas não tem nada Para comprovar isso para corroborar isso né então é isso né na terceira aula da
semana do do zero programador contratado que vai que vai ao ar sexta-feira sexta sexta né É acho que sextafeira sexta que vem ah a gente vai falar mais sobre faculdade lá percorrendo o mapa Dev junto com vocês né o mapa funciona como um passo a passo completo então a gente eh tinha que falar também de faculdade dentro do mapa tá mas se inscreve no evento aí o link tá na descrição que daí tu vai receber a notificação da aula né quando a gente liberar essa aula vai receber também o mapa então entrre no grupo do
WhatsApp também depois de fazer inscrição no evento e não saiam do grupo do WhatsApp até o evento acabar porque senão vocês vão perder as os materiais n vão receber o mapa não não vão receber as coisas depois vão ficar pedindo não não vai ter porque só quem tá dentro grupo que vai receber então façam isso mas é isso a gente vai falar bastante sobre faculdade lá também dentro do mapa mais ainda sobre faculdade né aí tu pode falar Tá beleza mas eu Eu já decidi que eu não quero fazer faculdade agora o que que eu
vou perder com isso né Eu vou ficar em desvantagem comparado a alguém que tá fazendo faculdade e a primeira coisa que a gente pode falar que tu vai perder é o diploma né Tu não fizer uma faculdade tu não vai não vai ter um diploma no final mas o que que é o diploma né diploma que que é o diploma na faculdade o diploma é um pedaço de papel ou enfim um diploma online certificando que tu terminou aquela faculdade só né ele não certifica que tu sabe programar ele não certifica que tu tem bons projetos
para mostrar né botar no teu currículo no teu portfólio ele não não é não é bem isso não é bem para isso que ele serve né ele só serve para dizer que tu terminou a faculdade então o diploma é basicamente isso Um certificado certificado de conclusão da tem o certificado de conclusão de curso tem o certificado de conclusão da faculdade que é o diploma aí tu vai perguntar mas eu preciso de diploma para trabalhar com programação e não a gente falou não precisa de de diploma para trabalhar com programação a segunda até uma matéria do
da exame 50% dos programadores e e programadoras que eles que eles entrevistaram nessa nessa reportagem não tinham diploma na área de TI qu eu t até botando aí na tela eh a d um zoomzin também acho que fica melhor de ver mas na matéria eles se não me engano eles fizeram uma pesquisa com alguns programadores mobile né de programação de de aplicativos pro celular na pesquisa eles viram que 50% das pessoas que foram entrevistadas ali não tinham não tinham diploma na área de TI né Não não nunca nunca se formaram em faculdades de tecnologia e
estavam trabalhando com programação de aplicativos tá então tá aí a essa é a notícia você querem procurar depois ler ela com calma eh é isso e outra outra coisa que tu vai perder também né sem faculdade é a chance de ter uma visão mais Ampla da área de programação que é uma área bem extensa né com vários assuntos diferentes para aprender eh mas isso isso até pode ser um ponto negativo até né porque tu vai ter ter acesso a muita informação muitas áreas muitas linguagens muitas coisas diferentes e daí tu vai pode acabar até se
perdendo né Tu não vai saber onde onde d o foco eh mas participa do evento da semana que vem que a gente vai te dar um foco né um foco muito melhor do que estudar qual área quais linguagens o que estudar dentro das linguagens quanto tempo em cada uma das coisas então ali no mapa Dev a gente vai te dar esse foco que geralmente a faculdade não dá mas a faculdade não tem também muito esse objetivo muitas faculdades têm o objetivo de te dar uma visão Ampla mesmo e daí tu a partir disso tu vê
o que que tu gosta mais e escolhe aquilo ali e foca mas na faculdade tu vai ter que estudar tudo vai ter que né Eh terminar aquelas aquelas matérias para poder ir pras próximas né pros próximos semestres Enfim então tu vai ter que aprender no final das contas você teve uma uma uma pessoa que mandou uma dúvida no no Instagram esses dias ela falou ah eu tô vendo Java na faculdade que é uma coisa bem comum né mas eu quero estudar Python eu tô estudando Python eh eu eu preciso saber Java para trabalhar com python
daí eu falei não estuda Java na faculdade o suficiente para que tu consiga passar ali naquelas matérias e daí e em paralelo tu vai estudando Python que é o que tu gosta enfim a gente não aconselha muito um iniciante do zero começar com python tá a gente vai falar sobre isso também no evento mas é isso então a faculdade ela vai te ela vai te jogar um monte de coisas e tu vai ver várias áreas e vários conceitos Ali vai ver o que que mais tu gosta e vai seguir a partir daquilo Mas tu vai
ter que fazer aquelas cadeiras tá cadeiras matérias né aqui a gente chama de cadeiras Mas é isso e a terceira coisa que tu vai perder é a possibilidade de ter de conseguir um estágio né Isso serve para quem tá fazendo faculdade só só quem tá fazendo uma faculdade pode pode pegar um estágio mas o estágio não é a única forma de um desenvolvedor iniciante começar na área de programação tu pode entrar como um desenvolvedor Júnior direto né tu pode entrar como um trainy um jovem aprendiz tem várias maneiras de tu entrar com bolsa né CAD
Cadu entrou na área com uma bolsa de estudos Ah mas tu pode já começar como Júnior direto né inclusive recebendo um salário muito maior muitas vezes do que um estagiário porque o estagiário trabalha menos horas tem menos responsabilidades então ele vai receber geralmente ele vai receber menos do que um programador que já entra como Júnior e tu pode entrar como Júnior já direto então é só é por isso que a gente acaba dando uma para quem quer fazer faculdade chega pra gente falar Ah eu quero fazer faculdade a gente fala beleza faz a faculdade mas
junto com a faculdade estuda um curso de programação mais focado por por fora da faculdade né Pega conteúdo focado em programação porque na faculdade tu não vai ter tanto esse tipo de conteúdo tá então é bom que vocês saibam disso porque aí se tu tiver o conhecimento de cursos mais focados de programação e tu tem a faculdade também tu consegue concorrer a mais vagas porque tu consegue concorrer a vaga de de estágio vaga de Júnior também né a gente sempre aconselha que vocês peguem a vaga de Júnior se for possível porque paga melhor né então
é a gente aconselha isso mas é aquela coisa né No começo é importante que tu pegue qualquer a vaga que aparecer que for minimamente alinhada com o que tu quer né E não fica escolhendo muito né Então essas são as três principais coisas aí que a gente vê que a pessoa poderia perder se ela não se ela não fizer uma faculdade né então basicamente resumindo é o diploma é a chance de ter uma visão mais Ampla da área e a terceira era a estágio possibilidade de fazer o estágio tá Ah mas C Beto todas as
vagas que eu vejo por aí pedem faculdade isso não é verdade porque muitos alunos nossos conseguiram emprego sem faculdade certo A Grande MA tamb é e a gente tem também conhecidos amigos aí que que a gente foi fazendo ao longo desses 13 anos 14 anos aí de carreira que também não tinham faculdade de conseguiram emprego tá então tem vagas que pedem faculdade e tem vagas que não pedem tá existem empresas que vão sim pedir diploma ou que tu esteja pelo menos cursando uma faculdade mas isso também não te impede de aplicar para esse tipo de
vaga se o teu curc Currículo teu portfólio né tu tem bons projetos se tuas redes são boas mesmo que tu não esteja fazendo faculdade a empresa pode sim te chamar pro processo seletivo Tá então não ten um medo de aplicar para uma vaga que tá pedindo uma faculdade porque que nem a gente falou se tu tiver concorrendo com um monte de gente que tá fazendo faculdade mas tá despreparado que é que é a grande maioria e tu tiver preparado as chances são de que tu vai ser contratado mesmo sem ter faculdade é engraçado porque tem
mu muitas empresas que postam a vaga e pedem a faculdade né mas geralmente quem às vezes Quem posta vaga nem é o próprio Líder técnico da empresa é o RH então eles vão lá e botam isso e quando o líder técnico vai fazer o o o filtro né muitas vezes ele nem olha para ver se tem faculdade ele ele olha mais a parte do do currículo do portfólio do LinkedIn né ele vai querer ir atrás da informação para ver se a pessoa sabe fazer às vezes ele nem olha a faculdade então isso é interessante né
porque Cadu e eu já trabalhamos como rec recrutadores então a gente sabe que é exatamente assim a gente não olhava faculdade a gente não olhava idade a gente não olhava faculdade a gente olhava diretamente lá o currículo e o portfólio da pessoa e via os projetos e a partir disso baseado nisso que a gente ia fazer entrevista com a pessoa pegava o projeto lá que ela tinha feito e ia na entrevista e perguntava por que tu fez isso por tu fez assim por que tu não fez assim e a pessoa tinha que defender ali o
ponto dela e era assim que a gente contratava as pessoas então a gente pode falar com bastante propriedade sobre isso tá beleza que que tu que que tu ganharia agora não fazendo uma faculdade Porque sim né se tu não fazer uma faculdade tu também ganha algumas coisas né primeiro tu vai economizar dinheiro né porque faculdade hoje em dia isso é uma coisa que vocês têm que entender também né boas faculdades faculdades de ponta são caras né são as melhores para tu ter um um ensino de qualidade são caras vai pagar bastante dinheiro por mês aí
vai ter gente que vai falar ah Bet cadum tem Faculdade Federal Sim se tu acha que é fácil entrar numa faculdade Federal que é de graça tu tá redondamente enganado e tá em Nárnia não sabe nada de faculdade é facade Federal é mais difícil de entrar a pessoa tem que ser mais preparada muitas vezes então é só às vez às vezes às vezes a galera que tem mais grana que tem dinheiro para fazer cursinho que tem dinheiro para estudar e pagar o estudo que vai pegar a vaga da federal né vezes é então infelizmente né
probabilidade da Galera conseguir ter que entrar numa faculdade paga é é grande e as faculdades pagas são caras a gente tá falando aí de 30.000 por ano né sei lá 20 30.000 por ano para fazer uma faculdade é então se tu não fizer uma faculdade tu vai economizar dinheiro né E outra coisa que tu economizaria é o tempo né porque fazer faculdade também exige um tempo de estudo certo então tu vai fazer uma faculdade hoje tu vai tu vai usar ali quro 5 horas no teu dia digamos assim do que tu por exemplo fazer um
curso é porque tempo tu vai ter que dedicar em qualquer em qualquer em qualquer ocasião fazendo uma faculdade fazendo um curso enfim estudando por conta própria só que a faculdade ela vai te demandar muito mais tempo Porque tu vai ter que estudar tu vai ter que na nossa época por exemplo a gente ia pra faculdade ficava lá estudando sei lá 5 6 horas na faculdade depois ia para casa EA tinha que estudar mais então oito 10 horas estudando por dia e fazendo um um curso tu pode estudar 3 horas me 4 horas por dia e
já tá muito bom um curso mais focado né É E acho que também ah o essa questão do tempo também entra uma um uma parte de foco no que tu vai realmente querer aprender né porque se tu já sabe que tu quer ser programador né vamos dizer tu participou do evento semana que vem e tu pensou realmente eu gostei quero ser programador Se tu entrar na faculdade tu vai ter que usar o teu tempo né investir um tempo gastar tempo para fazer estudar matérias lá da faculdade que não tem nada a ver com programação né
isso pode ser bom por te dar uma visão de outras áreas porém pode ser ruim né porque Ah daí vai a galera começa a pensar pô eu tô tendo que despender um tempo que eu poderia estar usando para aprender programação mesmo para matérias que não tem a ver diretamente com programação então tu vai acabar gastando Esse tempo é uma é uma coisa que vocês TM já também estar preparados tá que vai acontecer tá e outra coisa que tu ganharia não fazendo uma faculdade é mais prática né porque a faculdade Ela é bem teórica né É
bem acadêmico faculdades que são piores e faculdades que são não tão piores nessa questão da prática tem faculdade que é muito teórica Ciência da Computação engenharia da computação Então a gente vai falar um pouquinho sobre isso mas fazendo um um alguma coisa mais focada tu pratica acaba praticando mais né É E a prática é importante né para quem quer ser programador né Eh vai ser a prática que vai te fazer realmente pegar a teoria e colocar a prova né o que tu tá aprendendo praticando né legal é at é legal aprofundar um pouquinho mais nisso
porque é uma dúv é uma coisa que a galera erra né programação não é não é tudo lê o dia inteiro assistir vídeo o dia inteiro e achar que tá aprendendo né programação não é só teoria programação é muito prática a gente diria que é 50% teoria 50% prática tem que tu tem que aprender a teoria e praticar já logo em seguida senão tu não vai aprender a programar a gente sempre fala né que nem tocar violão tu pode ver 1000 vídeos de violão em um mês se tu não pegar o violão na mão tentar
tocar tu não vai aprender a tocar então é bem importante isso porque a programação é a mesma coisa se tu não praticar se tu não pegar ali o teu teclado e e codar né codificar escrever Código Tu não vai aprender tão bem Beleza então isso é bem importante a prática é importante e a prática é a parte mais legal também né É muito mais legal tu fazer um projeto teu Ou tu enfim pegar os teus teus amigos e criar um projeto junto né né E fazer essa parte de realmente botar a mão na massa e
criar o código é o mais legal do que tu ficar assistindo vídeo né e estudando é beleza mas essas são as três coisas né Acho que essas são as três coisas que tu ganharia né são os pontos positivos de tu não fazer faculdade ah G mas eu quero fazer faculdade Eu sempre tive esse Son Eu acho que eu acho que vai me ajudar aprender melhor vocês acham que vale a pena qual faculdade vocês indicariam e a nossa resposta para essa dúvida que é bem comum é sim vale a pena na faculdade tu vai ter uma
visão Ampla de várias áreas até para decidir o que tu quer fazer todo conhecimento é válido tá pessoal só que tu tem que ter condições para pagar né ou conseguir entrar numa Federal daí claro vai ser bom tu pode Tu tem essas oportunidades faça vai ser bom para ti a gente pode indicar com mais propriedade a faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas né a famosa ads que foi a que a gente fez eh por ser um curto um curso curto e mais prático também então tem faculdades de ads aí que são 2 anos e
meio 3 anos para se formar e são bem práticas eh tem outras faculdades também por exemplo sistemas da informação Então se tu quer ser um programador né rápido ou rápido na medida do possível né também não vai entrar no mercado em um mês mas é foca nessas faculdades que são mais práticas tá a gente só não indica muitas faculdades de ciência da computação e engenheiria da Computação não que elas sejam ruins mas é é muito pelo contrário são faculdades muito boas né são faculdades que tu vai aprender bastante com certeza ah aprofundar muito né em
várias áreas Mas isso também significa que são faculdades que são muito mais teóricas e mais demoradas também de completar cência da Computação se eu não me engano são 4 anos 5 anos se tu fizer tudo direitinho e conseguir passar de primeira em todas as matérias né se não é mais tempo então se tu quer quer entrar no mercado quanto antes Talvez esse não seja o caminho né são faculdades bem teóricas são faculdades muito voltadas para pesquisa tá e elas não estão muito preocupadas em te colocar no mercado rápido tá Não é esse o objetivo dessas
faculdades mas enfim é são faculdade se tu tá fazendo faculdade né Manda aí no chat inclusive quais faculdades vocês estão fazendo vocês estão gostando né ah tô fazendo ciência da computação e tô gostando Ah tô fazendo ciência da computação e não vi nada de programação ainda já tô no segundo semestre não vi programação que acontece bastante então mandem aí no chat que a gente gostaria de saber e e até pras outras pessoas também né verem aí qual é a opinião de vocês mas é isso tá então Nossa opinião é que vale a pena só que
tu tem tem que conseguir pagar e também optem por faculdades mais práticas tá é e para quem resolver fazer a faculdade então pessoal é agora prestem atenção porque isso aqui pode ser a diferença entre tu conseguir um emprego rápido ou tu ficar 2 anos 3 anos na faculdade e às vezes sair da faculdade sem saber programar e sem emprego tá tá então para quem resolver fazer faculdade a gente quer dar dois avisos que vão te ajudar muito o primeiro aviso é que mesmo que tu decida fazer a faculdade e tu quer enfim aprender programar mesmo
né é importante que tu estude com cursos específicos por fora e mais práticos quanto mais prático o curso melhor também né então já tenha isso em mente Ah Cadu mas eu não consigo Então só fazer a faculdade e enfim não não estudar mais nada à parte só o conteúdo que a faculdade vai me dar tu pode fazer isso só que se se tu depender da faculdade para aprender por exemplo a programar de uma forma mais profunda Pode ser que tu não consiga aprender tão rápido Quanto tu gostaria Pode ser que leve anos a gente pode
dar a nossa experiência né a gente fez faculdade de ads que é já é uma faculdade mais prática e no meu primeiro emprego né eu peguei eu consegui pegar um estágio né E no meu primeiro emprego eu lembro que eu tinha muita dificuldade de de fazer códigos simples de html CSS eh eu tinha dificuldade com HTML para ter para ter uma ideia né porque na faculdade a gente eu lembro que a gente não viu muito HTML Então se tu quer por exemplo trabalhar com desenvolvimento web que é o que a a gente vai te falar
no no no evento Inclusive a faculdade ela não vai aprofundar nisso ela muitas vezes não vai nem entrar nisso tão né tanto e eu lembro que a gente teve muito pouca aula de HTML CSS então eu tive muita dificuldade quando eu comecei quando eu peguei o meu primeiro emprego né então isso a gente pode né falar para vocês por experiência própria e também experiência dos nossos alunos alunas das pessoas que participam do evento né ã então a gente já faz esse evento aí a há do anos a gente tem muito muito muito depoimento da galera
falando mais sobre isso né Hã até mais do que dois anos é um pouco mais mas mas mas é isso muitas muitas faculdades tu não vai aprender nada ou quase nada de programação durante meses essa é uma uma realidade tá de novo não prátic alo prático né mais prático de programação é eh Então é isso não chega lá com uma expectativa de que tu vai sair da faculdade sendo um programador incrível só com o conteúdo que a faculdade vai te dar geralmente não ou que tu chegue lá ou que tu chegue muita gente entra na
faculdade já com a expectativa de que vai chegar programando chegar aprendendo programação chegar programando e geralmente não é assim então controla a expectativa controla a ansiedade aí porque às vezes tu vai entrar na faculdade e vai ficar um tempinho sem ver programação de novo né quem tá fazendo faculdade aí no chat manda aí pra gente saber eh em quanto tempo vocês começaram a ver um conteúdo de programação mais prático mas é isso na faculdade Tu vai estudar vários assuntos que tu vai achar nada a ver pro teu momento de Dev iniciante por exemplo teoria Econômica
rede de computadores gestão de pessoas tem várias eh dessas matérias né que vão ter lá na faculdade que são obrigatórias e que não são geralmente voltadas para paraa tecnologia e é assim porque a faculdade muitas é obrigada a ensinar alguns assuntos desses então tu vai precisar investir algumas horas aí nisso para ser aprovado nessas matérias né porque como eu falei são obrigatórios tem que ser aprovado para continuar paraos próximos semestres então não que sejam matérias ruins também né não é isso que a gente tá falando que são matérias ruins é só que não tem não
tem às vezes não tem uma ligação direta com programação né que é alguma coisa a área de programação uma se tu quer entrar numa área de desenvolvimento web por exemp tu vai achar um saco é se tar uma pessoa que gosta né do estudo acadêmico e tal realmente tu vai achar um saco mas se tu gosta do estudo acadêmico a faculdade vai ser muito boa para ti né só tem que tomar cuidado também com a faculdade que tu escolher né a gente já falou um pouquinho disso né mas hoje em dia tem várias faculdades de
ensino à distância aí que vão ser mais baratas que vão te cobrar sei lá 50 por mês enquanto que faculdade de renome vai te cobrar R 500.000 por mês ou às vezes até mais do que isso né então se a faculdade cobra r$ 50 por mês Muito provavelmente a qualidade dela vai ser inferior né H mas para muita gente é o que dá para fazer então ah eu só tenho grana para pagar uma faculdade mais barata beleza é uma alternativa para tu pelo menos começar a uma faculdade e poder concorrer a estágio né mas o
o a atenção daí é redobrada né se tu faz uma faculdade uma faculdade que não tem tanta qualidade Porque daí sim né se tu depender dela são altas as chances de tu sair dela e não saber fazer nada de programação e daí é dinheiro jogado no lixo tá então esse foi o primeiro aviso segundo aviso é que hoje eu acredito muito que eu ter teria aproveitado 10 vezes mais a faculdade se eu já tivesse algum conhecimento de programação prévio tá então se eu pudesse eu já estudaria algo de programação antes por exemplo Ah vou estudar
um pouco de desenvolvimento web frontend que é o que a gente vai mostrar para vocês no evento por exemplo Então vou pegar cursos cursos da internet eu vou pegar um conteúdo na internet um vídeo ou vou participar de um evento que nem a semana do zero programador contratado né que é gratuito que é uma semana que tu vai receber conteúdo para ver se tu gosta daquilo ali se tu gosta daquela área tá E daí eu faria isso eu procuraria mais esses eventos me informaria mais sobre quais as áreas que existem para ver até a área
que eu gosto né E daí tomar uma uma decisão de estudar programação mais focado isso me ajudaria muito na faculdade também com toda certeza isso a gente sabe por experiência própria e também por experiência dos nossos alunos e alunas né Muita gente vem falar pra gente ah eh graças ao curso eu tô indo muito melhor na faculdade hoje então qualquer conteúdo que tu fizer que complemente que seja mais focado e mais prático ele vai com certeza te ajudar a entender muito melhor as matérias da Faculdade talvez se a gente tivesse feito isso na nossa época
Essa época era um pouco mais difícil né porque era 2000 e sei lá 8 então não tinha tanto conteúdo Mas se a gente tivesse feito isso na nossa época né estudado em paralelo com conteúdos de curso da internet ou enfim a gente com certeza teria entendido muito melhor as matérias da Faculdade né e teria ido melhor e teria saído não teria acontecido o que aconteceu comigo né de sair da faculdade pegar um estágio e não conseguir performar tão bem no início lá porque na faculdade não consegui ver tanta coisa prática então é daí vocês vão
falar ah gêmeos mas daí eu vou ter que estudar mais né porque eu vou eu vou ter que estudar a faculdade e estudar também por fora sim tu vai ter que estudar um pouco mais mas vai valer muito a pena tá porque se tu fizer isso em seis meses tu vai est com uma boa bagagem e tu já vai começar a conseguir buscar emprego talvez até antes disso e talvez tu seja contratado aí por para um estágio para uma vaga de Júnior tá então vale muito a pena sim fazer isso desde o início Beleza então
tá começando do zero na programação não sabe nada mas tu quer receber um cronograma de estudos pronto de bandeja para que tu consiga entrar no mercado de programação mais rápido então não perde a segunda aula da semana do zero programador contratado que vai ser na quarta-feira que a gente vai falar exatamente sobre isso um cronograma que a gente desenvolveu ali que são os quatro grandes Marcos de aprendizado de programação para que tu consiga sair do zero e a gente fala quanto tempo a gente aconselha que vocês estudem cada linguagem para se preparar o máximo possível
para conseguir teu primeiro emprego no nesse período de 7 meses né são s meses de estudo dentro desse desse cronograma beleza tudo isso vocês vão receber na semana que vem no evento Então fazer ou não faculdade é no final das contas algo muito pessoal para cada um de vocês aqui né então não tem como a gente uma resposta definitiva todo mundo tem o seu momento de vida todo mundo tá tá em em tá em fases diferentes da vida né mas o que a gente pode te dizer com certeza é que se tu quiser entrar no
mercado de programação e conquistar o teu primeiro emprego em menos tempo tu precisa estudar com conteúdos mais específicos tá então se tu já tá fazendo faculdade agora faz isso estuda com conteúdos focados em programação tá depois vai nos agr parpando do evento quem tá participando do evento já tá um passo à frente porque tu já tá fazendo isso já tá participando já tá empreendendo por fora muitas vezes da faculdade né ã Então tem um pessoal fazendo faculdade aí no chat se você e vocês estão participando do evento Então parabéns você já tão um passo à
frente aí da galera que não tá fazendo isso que provavelmente você vai sair da faculdade e não vai não vai conseguir performar tão bem quanto Quanto poderia isso então é isso pessoal lá durante a semana do zero programador contratado a gente vai dar tudo todo esse planejamento para vocês de bandeja dentro do mapa Dev qual área que a gente indica que tu foque no início quais linguagens quais conceitos enfim é um passo a passo mesmo um mapa né O que que é um mapa o mapa é um caminho que já foi trilhado por alguém né
sem ter um mapa tu levaria muito mais tempo para chegar no objetivo final que é conseguir o teu primeiro emprego Talvez tu não chegue nunca sem o mapa porque tu vai se perder no meio do caminho tu vai desistir então participa do evento pega o teu mapa e foca em fazer o que a gente tá te dizendo ali né todas as dicas que a gente dá para que tu consiga entrar no mercado de trabalho mais rápido e com qualidade beleza as inscrições do evento ficam abertas até a semana que vem eu falei então não esquece
de se inscrever depois a gente fecha as inscrições daí não dá mais para se inscrever O link tá aqui na descrição tá então acessem aí o link se inscrevam e eu tenho certeza que tu vai sair de lá com a tua cabeça explodida de tanto conteúdo que vai ter a gente não esconde conteúdo a gente não esconde o ouro não é aquele tipo de evento que tu entra e e sai do evento e tá com mais dúvida ainda do que quando tu entrou muito pelo contrário os feedback feedback a gente sempre recebe é Nossa esse
evento Clareou muito aqui a minha cabeça já sei no que focar agora é só só estudar só aprender e focar aqui no que o mapa tá dizendo e conseguir o primeiro emprego beleza acredito que é isso pessoal então muito obrigado para todo mundo que participou né Outra coisa só só os os finalmentes deixem o likezinho aí no na Live se vocês gostaram se inscrevam no no YouTube aí no canal tá primeiro porque vocês vão receber conteúdo diariamente praticamente de programação né conteúdo que ajuda vocês a entrar no mercado mais rápido até crescer na carreira de
uma maneira mais rápida então geralmente a gente posta conteúdo no YouTube A gente também faz as lives toda quinta-feira às 18 horas participe n lives e é isso né a inscrição de vocês Ajuda também a gente e ajuda vocês porque quem tiver inscrito no canal do YouTube para poder participar na semana que vem do sorteio do notebook no valor de R 4000 Então já faç tua inscrição aí no canal é gratuito não custa nada muito pelo contrário tu pode ganhar um notebook e também vai ganhar muito conteúdo de programação Sigam a gente no Instagram também
no @dev indobro lá a gente também posta conteúdo diariamente de programação e a gente também abre caixinha de perguntas todos os dias com uma mini consultoria ali para vocês vocês mandam uma pergunta qualquer coisa e a gente responde todos os dias tem caixinha então Sigam a gente lá também tá E acho que é isso daí de recados finais a gente até segunda né pessoal até segunda segunda-feira agora né segunda-feira 8 horas horário de Brasília começa o evento de fato Então se inscreve Entra no grupo do WhatsApp para não perder quando a gente te mandar o
link ali para tu assistir a primeira aula que a gente vai falar de oportunidades né com são os benefícios e a oportunidades as recompensas de se trabalhar na área de tecnologia poder trabalhar de casa trabalhar pro exterior ganhando em dólar a gente vai mostrar lá eh valores das vagas do exterior também vocês vão ficar meio chocados talvez com o que um desenvolvedor pode ganhar fora do Brasil pode trabalhar de casa enfim a qualidade de vida eu acredito que aumenta bastante quando a gente consegue trabalhar de casa né e ganhar em dólar né quem quem dera
né todo mundo pudesse fazer isso ganhar em dólar então participem lá do evento e vocês vão ver aí na primeira aula tudo isso Beleza um abraço para quem ficou aí até agora abraço se V segunda-feira cuidem até mais